Estados Físicos da Matéria. Prof. Henrique Dantas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estados Físicos da Matéria. Prof. Henrique Dantas"

Transcrição

1 Estados Físicos da Matéria Prof. Henrique Dantas 2016

2 Introdução A matéria pode se apresentar basicamente, na natureza, em três estados: o estado líquido; o estado sólido; o estado gasoso.

3 Introdução ESTADO SÓLIDO: As moléculas estão dispostas com regularidade, em um arranjo denominado retículo cristalino. Os átomos (ou moléculas) constituintes estão sujeitos a forças de coesão muito intensas devido à pequena distância entre as moléculas. A forma e o volume são bem definidos. Praticamente incompressível.

4 ESTADO SÓLIDO: Introdução

5 Introdução ESTADO LÍQUIDO: As interações entre as moléculas têm menor intensidade, devido à maior distância em relação ao estado sólido. A moléculas apresentam movimentação mais acentuada. A forma é indefinida mas o volume é bem definido. Também é praticamente incompressível.

6 ESTADO LÍQUIDO: Introdução

7 Introdução ESTADO GASOSO: As interações entre as moléculas são muito pequenas devido à grande distância entre elas. As moléculas apresentam uma agitação molecular muito acentuada. As moléculas se movimentam muito desordenadamente e com grande velocidade. Apresenta forma e volume indefinidos uma vez que ocupa todo o espaço que lhe é fornecido.

8 ESTADO GASOSO: Introdução

9 PLASMA Considerado o 4 estado da matéria, difere-se dos sólidos, líquidos e gasosos (estados de baixa energia) por ser um gás ionizado, constituídos por átomos ionizados e elétrons em uma distribuição quase-neutra (concentrações de íons positivos e negativos praticamente iguais). A pequena diferença de cargas torna o plasma eletricamente condutível, fazendo com que ele tenha uma forte resposta a campos eletromagnéticos.

10 PLASMA

11 Condensado de Bose-Einstein Em 1995 conseguiram algum avanço significativo nesse sentido quando submeteram um conjunto de 2000 átomos de rubídio à uma temperatura próxima do zero absoluto, obtendo com resultado uma matéria completamente diferente, em que as partículas vibravam de maneira uniforme, ou seja com a mesma energia e direção como se fossem um só átomo

12 OBSERVAÇÃO Se colocarmos os estados físicos da matéria em ordem crescente, conforme a quantidade de energia que cada um possui, teremos: Condensado de Bose-Einstein Sólido Líquido Gasoso Plasma

13 OBSERVAÇÃO O condensado fermiônico é uma coleção de milhares de partículas ultrafrias ocupando um único estado quântico, ou seja, todos os átomos se comportam como um único e gigantesco átomo. O Superfluido de Polaritons é um superfluido que é capaz de levar energia de um lugar para outro utilizando-se de um feixe de luz, também pode gerar raios laser potentes com baixo consumo e fazer transporte de bits em meio sólido.

14 Superfluidez e supercondutividade Estudos com arrefecimento de hélio às temperaturas semelhantes, revelaram propriedades fantásticas do quinto estado da matéria como a superfluidez. Fenômeno no qual a matéria não possui viscosidade e flui de maneira uniforme em determinado recipiente. Outra propriedade identificada foi a supercondutividade, onde determinado material apresenta resistência zero a corrente elétrica.

15 Superfluidez

16 supercondutividade

17 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO A fase em que uma substância se encontra é função da pressão e da temperatura a que a substância esta sujeita.

18 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO ESTADO SÓLIDO ESTADO LÍQUIDO ESTADO GASOSO

19 FUSÃO/SOLIDIFICAÇÃO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO Em uma dada pressão, cada substância possui a sua temperatura de fusão. Sob pressão constante, a temperatura do corpo permanece constante durante a fusão. Em um diagrama pressão x temperatura, a CURVA DE FUSÃO representa os pontos de coexistência entre os estados sólido e líquido para uma determinada substância. O aspecto dessa curva é diferente entre substâncias que se expandem na fusão e substância que contraem na fusão.

20 FUSÃO/SOLIDIFICAÇÃO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO Note que quanto maior é a pressão sobre a substância, maior é a sua temperatura de fusão. Curva de fusão para substâncias que se expandem na fusão.

21 FUSÃO/SOLIDIFICAÇÃO T MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO Ponto de fusão As substâncias com temperatura acima do ponto de fusão encontram-se no estado líquido. As substâncias com temperatura abaixo do ponto de fusão encontram-se no estado sólido.

22 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

23 FUSÃO/SOLIDIFICAÇÃO P MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO P 2 Note que quanto maior é a pressão sobre a substância, menor é a sua temperatura de fusão. P 1 T 2 T 1 T( C) Curva de fusão para substâncias que se contraem na fusão. (água, ferro, bismuto, antimônio e etc.)

24 FUSÃO/SOLIDIFICAÇÃO Analisando o gráfico... P MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO Qual o estado físico da substância representada pelo ponto B? Note que: B T B > T fusão Assim, a substância representada pelo ponto B encontra-se no estado LÍQUIDO. T fusão T B T( C)

25 FUSÃO/SOLIDIFICAÇÃO Isso explica... MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

26 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO FUSÃO/SOLIDIFICAÇÃO Regelo (Experiência de Tyndall) Consiste em pendurar um fio de metal fino, com pesos adequados nas pontas, sobre um bloco de gelo. O arame atravessa a barra sem decepá-la.

27 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO FUSÃO/SOLIDIFICAÇÃO Regelo (Experiência de Tyndall) A pressão elevada exercida pelo fio baixa o ponto de fusão do gelo.

28 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO FUSÃO/SOLIDIFICAÇÃO Regelo (Experiência de Tyndall) O fio passa pela camada líquida. Após a passagem do fio a pressão volta ao normal e o ponto de fusão aumenta.

29 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO FUSÃO/SOLIDIFICAÇÃO Regelo (Experiência de Tyndall)

30 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

31 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

32 FUSÃO/SOLIDIFICAÇÃO Sobrefusão ou superfusão MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO É o fenômeno no qual um líquido é mantido em seu estado de agregação em uma temperatura inferior ao seu ponto de solidificação. Ao se resfriar o líquido suas moléculas se organizam para formar a estrutura cristalina do estado sólido. Algumas moléculas não conseguem se posicionar e a substância permanece no estado líquido mesmo estando abaixo da temperatura de fusão. Qualquer perturbação no sistema gera energia suficiente para que as moléculas se organizem e a substância mude para o estado sólido.

33 FUSÃO/SOLIDIFICAÇÃO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

34 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

35 Questão Extra

36 (Unifesp-SP) Sobrefusão é o fenômeno em que um líquido permanece nesse estado a uma temperatura inferior à de solidificação, para a correspondente pressão. Esse fenômeno pode ocorrer quando um líquido cede calor lentamente, sem que sofra agitação. Agitado, parte do líquido solidifica, liberando calor para o restante, até que o equilíbrio térmico seja atingido à temperatura de solidificação para a respectiva pressão. Considere uma massa de 100 g de água em sobrefusão à temperatura de 10 C e pressão de 1 atm, o calor específico da água de 1 cal/g C e o calor latente de solidificação da água de 80 cal/g. A massa de água que sofrerá solidificação se o líquido for agitado será: a) 8,7 g. b) 10,0 g. c) 12,5 g. d) 50,0 g. e) 60,3 g. Questão Extra

37 Vaporização/Condensação MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO A vaporização pode ocorrer basicamente de três maneiras: Ebulição (fervura): ocorre quando a substância atinge uma determinada temperatura chamada de temperatura de ebulição.

38 Vaporização/Condensação MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO A vaporização pode ocorrer basicamente de três maneiras: Evaporação: ocorre na superfície e com a substância ainda abaixo da temperatura de ebulição.

39 Vaporização/Condensação MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO A vaporização pode ocorrer basicamente de três maneiras: Calefação: ocorre quando a substância entra em contato com uma superfície de temperatura muito acima da temperatura de ebulição.

40 Vaporização/Condensação MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO A vaporização pode ocorrer basicamente de três maneiras: Ebulição (fervura): ocorre quando a substância atinge uma determinada temperatura chamada de temperatura de ebulição. Evaporação: ocorre na superfície, a substância se encontra com temperatura abaixo da temperatura de ebulição. Calefação: ocorre quando a substância entra em contato com uma superfície de temperatura muito acima da temperatura de ebulição.

41 Vaporização/Condensação Curva de vaporização: P P 2 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO P C P 1 T 1 T 2 T( C) Quanto maior a pressão, maior é a temperatura de ebulição da substância.

42 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

43 Vaporização/Condensação MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

44 Vaporização/Condensação Curva de vaporização: MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO O C refere-se ao ponto crítico. Corresponde ao par de valores de temperatura crítica e pressão crítica. Abaixo do valor da temperatura crítica a substância pode variar entre os estados líquido e gasoso por simples compressão ou descompressão

45 Vaporização/Condensação Curva de vaporização: MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO Substância não retorna ao estado líquido. Substância no estado líquido. Substância no estado gasoso

46 Vaporização/Condensação OBSERVAÇÃO: MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO A substância no estado gasoso, abaixo da temperatura crítica, é chamada de vapor. Estando a substância acima da temperatura crítica ela é chamada de gás. O vapor pode sofrer condensação por uma simples compressão isotérmica. Com o gás, essa condensação não é possível.

47 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO QUEM É GÁS É QUEM É VAPOR? A bolha do refrigerante é de gás e a bolha do aquecimento da água é de vapor.

48 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO PANELA DE PRESSÃO E AUTOCLAVE Com o aumento da pressão a temperatura de ebulição aumenta e a água ferve a uma temperatura de cerca de 120 C.

49 Caiu no enem...

50 Caiu no enem...

51 Questão extra

52 Questão extra

53 Questão extra (Ufrn)Preocupado com a inclusão dos aspectos experimentais da Física no programa do Processo Seletivo da UFRN, professor Samuel Rugoso quis testar a capacidade de seus alunos de prever os resultados de uma experiência por ele imaginada. Apresentou-lhes a seguinte situação: Num local, ao nível do mar, coloca-se um frasco de vidro (resistente ao fogo) com água até a metade, sobre o fogo, até a água ferver. Em seguida, o frasco é retirado da chama e tampado com uma rolha que lhe permite ficar com a boca para baixo sem que a água vaze. Espera-se um certo tempo até que a água pare de ferver. O professor Rugoso formulou, então, a seguinte hipótese: "Se prosseguirmos com a experiência, derramando água fervendo sobre o frasco, a água contida no mesmo não ferverá; mas, se, ao invés disso, derramarmos água gelada, a água de dentro do frasco ferverá" (ver ilustração abaixo).

54 A hipótese do professor Rugoso é a) correta, pois o resfriamento do frasco reduzirá a pressão em seu interior, permitindo, em princípio, que a água ferva a uma temperatura inferior a cem graus centígrados. b) errada, pois, com o resfriamento do frasco, a água não ferverá, porque, em princípio, haverá uma violação da lei de conservação da energia. c) correta, pois a entropia do sistema ficará oscilando, como é previsto pela segunda lei da termodinâmica. d) errada, pois o processo acima descrito é isobárico, o que torna impossível a redução da temperatura de ebulição da água.

55 Vaporização/Condensação MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO Por que os copos contendo líquidos gelados ficam suados?

56 EVAPORAÇÃO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO A evaporação é um fenômeno lento e que ocorre apenas na superfície do líquido. Algumas moléculas do líquido, com alta energia cinética, conseguem vencer a tensão superficial e escapam para o ambiente produzindo a evaporação.

57 EVAPORAÇÃO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

58 EVAPORAÇÃO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO FATORES QUE INFLUENCIAM A EVAPORAÇÃO: 1- ÁREA DE EXPOSIÇÃO Uma vez que a evaporação é um fenômeno que ocorre na superfície do líquido, quanto maior a área superficial, maior é a taxa de evaporação. Exemplos: Espalhar com um rodo a água acumulada no chão. Roupas bem abertas estendidas no varal.

59 EVAPORAÇÃO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO FATORES QUE INFLUENCIAM A EVAPORAÇÃO: 2- TEMPERATURA Quanto maior a temperatura do líquido, maior é a energia das moléculas e com isso conseguirão vencer a tensão superficial mais facilmente. Por exemplo, quanto mais quente estiver uma xícara de café, maior é a quantidade daquela fumacinha que se forma sobre sua superfície.

60 EVAPORAÇÃO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO FATORES QUE INFLUENCIAM A EVAPORAÇÃO: 3- PRESSÃO DE VAPOR: A pressão de vapor corresponde à pressão que o vapor de uma certa substância exerce sobre sua superfície. Algumas moléculas escapam do líquido enquanto outras retornam para ele. Quando o número de moléculas saindo do líquido é maior que o número de moléculas retornando, a pressão de vapor está aumentando. Quando o número de partículas saindo do líquido é igual ao número de partículas retornando a pressão de vapor é máxima (pressão de saturação).

61 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO EVAPORAÇÃO FATORES QUE INFLUENCIAM A EVAPORAÇÃO: 3- PRESSÃO DE VAPOR:

62 EVAPORAÇÃO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO FATORES QUE INFLUENCIAM A EVAPORAÇÃO: 3- PRESSÃO DE VAPOR: Assim, quanto menor a pressão de vapor, maior é a taxa de evaporação da substância. A VENTILAÇÃO também influência a evaporação pois tende a eliminar o vapor acumulado sobre a superfície diminuindo a pressão de vapor.

63 EVAPORAÇÃO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO FATORES QUE INFLUENCIAM A EVAPORAÇÃO: Ao soprarmos a fumacinha formada sobre a superfície do café estamos diminuindo a pressão de vapor e aumentando a taxa de evaporação. Com a evaporação a temperatura do líquido diminui.

64 EVAPORAÇÃO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO FATORES QUE INFLUENCIAM A EVAPORAÇÃO: Os lençóis no varal secam mais rapidamente se além de expostos ao Sol estiverem expostos também ao vento!!

65 EVAPORAÇÃO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO FATORES QUE INFLUENCIAM A EVAPORAÇÃO: Sentimos frio ao sair da piscina pois a água acumulada sobre a pele retira calor dela para evaporar.

66 EVAPORAÇÃO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO FATORES QUE INFLUENCIAM A EVAPORAÇÃO: A moringa de barro (pote) é constituída de material poroso e permite que o líquido tenha contato com o meio externo. Esse líquido evapora e sua temperatura diminui

67 Caiu no enem...

68 EVAPORAÇÃO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO UMIDADE RELATIVA DO AR Corresponde à concentração de vapor de água no meio. Quando a umidade do ar é alta a velocidade de evaporação da água diminui. Em umidades baixas a água evapora mais rapidamente. Ambiente muito úmidos nos causam certo desconforto pois o suor tem dificuldade de evaporar. Em ambientes mais secos o suor evapora mais facilmente e isso nos causa uma sensação de maior conforto. A fisiologia do corpo humano corrobora os indícios fósseis de que o Homo sapiens teve origem nas planícies quentes da África.

69 Questão extra

70 Questão extra

71 Caiu no enem...

72 DIAGRAMAS DE FASES MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO Substâncias que expandem na fusão Curva de fusão Curva de vaporização Curva de Sublimação

73 DIAGRAMAS DE FASES MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO Substâncias que contraem na fusão Curva de fusão Curva de vaporização Curva de Sublimação

74 DIAGRAMAS DE FASES PARA A ÁGUA

75 OBSERVAÇÃO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO O ponto T é o ponto triplo (ou tríplice) que corresponde ao par de valores de pressão e temperatura no qual a substância coexiste nos três estados. No caso da água, esses valores são 4,8 mmhg e 0,01 C.

76 Ponto triplo

77 SECAGEM A FRIO (freeze dry) Liofilização A liofilização é uma técnica de desidratação utilizada na indústria onde o produto é congelado e submetido a baixas pressões (sob controle de temperatura), de maneira que o gelo formado é sublimado (transformado diretamente em gás) retirando a água do alimento. Sem conservantes ou produtos químicos, é o processo mais adequado para preservar células, enzimas, vacinas, vírus, leveduras, soros, derivados sanguíneos, algas, bem como frutas, vegetais, carnes, peixes e alimentos em geral.

78 Liofilização

79 Questão 22

80 . Questão 15.

Os estados físicos da matéria e suas transformações

Os estados físicos da matéria e suas transformações Os estados físicos da matéria e suas transformações Letícia Silva 1 Estados Físicos A matéria é formada por partículas extremamente pequenas como os átomos que interagem entre si formando ligações químicas,

Leia mais

Mudanças de estado. Estados de agregação. Intensidade das forças de coesão e arranjo dos átomos ou moléculas

Mudanças de estado. Estados de agregação. Intensidade das forças de coesão e arranjo dos átomos ou moléculas Mudanças de estado Estados de agregação Intensidade das forças de coesão e arranjo dos átomos ou moléculas Estado sólido: sujeito a forças de coesão de grande intensidade; vibração atômicomolecular reduzida;

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos 1 T.102 Resposta: Soma 28 (04 08 16) (01) Incorreta. O estado X corresponde à região onde a substância está na fase sólida e o estado Y à região onde a substância está na fase líquida. Portanto, a passagem

Leia mais

Física 3 aulas 11 e 12

Física 3 aulas 11 e 12 www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Mudança de Estado Processos Q > 0 Q < 0 Calor e Mudança de Estado Curva de Aquecimento Temperatura e Calor Exercício 1 Um calorímetro ideal possui em

Leia mais

Diagramas de fases. Antes de estudar o capítulo PARTE I

Diagramas de fases. Antes de estudar o capítulo PARTE I PARTE I Unidade C 6 Capítulo Diagramas de fases Seções: 61 Diagrama de fases 62 Equilíbrio sólido-líquido Fusão e solidificação 63 Equilíbrio líquido- Ebulição e condensação 64 Pressão máxima de Isotermas

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos 1 P.109 p a) AB corresponde a uma fusão (passagem da Sólido F fase sólida para a fase líquida). A B Líquido G b) B corresponde a uma vaporização E (passagem da fase líquida para a fase de D Vapor vapor).

Leia mais

Forças intermoleculares

Forças intermoleculares Forças intermoleculares Ligação de hidrogênio Forças intermoleculares Ligação de hidrogênio Forças intermoleculares Ligação de hidrogênio As ligações de hidrogênio são responsáveis pela: Flutuação do gelo

Leia mais

FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Diagrama de Fase

FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Diagrama de Fase Estuda as fases em que uma substância pura pode se apresentar, de acordo com as condições de pressão e de temperatura a que está submetida. A neblina que se observa na foto resulta da transformação do

Leia mais

Professor: Rodrigo Rocha Monteiro

Professor: Rodrigo Rocha Monteiro Professor: Rodrigo Rocha Monteiro Pressão Máxima de Vapor Definição Vamos imaginar um cilindro munido de um êmbolo totalmente apoiado em um líquido puro contido no seu interior. Se elevarmos o êmbolo,

Leia mais

Física 3 aulas 11 e

Física 3 aulas 11 e www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Mudança de Estado Processos Q > 0 Q < 0 Calor e Mudança de Estado Curva de Aquecimento Calor e Mudança de Estado A vaporização (passagem do estado líquido

Leia mais

C m Q C T T 1 > T 2 T 1 T 2. 1 cal = 4,184 J (14,5 o C p/ 15,5 o C) 1 Btu = 252 cal = 1,054 kj

C m Q C T T 1 > T 2 T 1 T 2. 1 cal = 4,184 J (14,5 o C p/ 15,5 o C) 1 Btu = 252 cal = 1,054 kj A teoria do calórico (~1779) Para atingir o estado de equilíbrio térmico, T 1 T 2 T 1 > T 2 -Substância fluida - invisível - peso desprezível T a quantidade de calórico Esta teoria explicava um grande

Leia mais

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor CALORIMETRIA Calor É a transferência de energia de um corpo para outro, decorrente da diferença de temperatura entre eles. quente frio Unidades de calor 1 cal = 4,186 J (no SI) 1 kcal = 1000 cal Fluxo

Leia mais

Exercícios 4 Diagramas de Fase

Exercícios 4 Diagramas de Fase Exercícios 4 Diagramas de Fase 1. É dado o diagrama de fases de uma substância: 10 a) O que representam os pontos x, y, w e z assinalados no gráfico? b) Sob pressão normal (1 atm) e à temperatura ambiente

Leia mais

CALORIMETRIA E TERMOLOGIA

CALORIMETRIA E TERMOLOGIA CALORIMETRIA E TERMOLOGIA CALORIMETRIA Calor É a transferência de energia de um corpo para outro, decorrente da diferença de temperatura entre eles. quente Fluxo de calor frio BTU = British Thermal Unit

Leia mais

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história?

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história? 2 - AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA A matéria pode passar por diversas transformações. Essas transformações podem ser físicas ou químicas. > Alterações físicas caracterizam-se por não ocorrer mudanças na

Leia mais

DIAGRAMA DE FASES. 4) (ITA) Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir, sob

DIAGRAMA DE FASES. 4) (ITA) Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir, sob DIAGRAMA DE FASES 1) O gráfico abaixo apresenta a variação das pressões de vapor do sulfeto de carbono, metanol, etanol e água em função da temperatura. De acordo com o gráfico, assinale a afirmativa INCORRETA.

Leia mais

Tarefa 13 Professor Marengão

Tarefa 13 Professor Marengão TAREFA 13 Tarefa 13 Professor Marengão 01. (Centro Universitário de Franca SP) O gráfico representa a variação da temperatura em função do tempo de uma amostra de 1,0 kg de água, ao receber uma certa quantidade

Leia mais

MEDINDO TRABALHO E CALOR

MEDINDO TRABALHO E CALOR MEDINDO TRABALHO E CALOR 1 Eixo III: Energia - Aplicações Tema 7: Calculando a energia térmica Tópicos / Habilidades 18 Medindo Trabalho e Calor 18.1 Saber distinguir situações em que há transferência

Leia mais

Os estado )sicos da matéria. Prof. Marco Simões

Os estado )sicos da matéria. Prof. Marco Simões Os estado )sicos da matéria Prof. Marco Simões Estados )sicos Os estados 3sicos relacionam-se com o grau de agitação das moléculas que cons=tuem o material. No nosso ambiente, os mais comuns são: Sólido:

Leia mais

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS Faculdade Sudoeste Paulista Engenharia Civil/Produção Notas de aula: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS PROPRIEDADES TÉRMICAS Prof. Msc. Patrícia Corrêa Avaré, 2014 Propriedades de materiais: 1. Térmica

Leia mais

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor).

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Lee Prince/Shutterstock/Glow Images Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Como ocorrem as transformações de um estado para o outro?

Leia mais

Termologia. Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles.

Termologia. Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles. Calor e Temperatura Termologia Estuda os fenômenos ligados a calor e temperatura Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles. Temperatura: É uma grandeza

Leia mais

Equilíbrio Físico. Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança.

Equilíbrio Físico. Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança. Equilíbrio Físico Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança. FASES E TRANSIÇÕES DE FASES SOLUBILIDADE PROPRIEDADES COLIGATIVAS MISTURAS

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos 1 P.83 Dados: m 1 g (gelo a θ 2 C); θ 6 C; θ fusão C; c gelo,5 cal/g C; L F 8 cal/g; c água 1 cal/g C 1 a etapa Aquecimento do gelo de 2 C até C ( θ 2 C): Q 1 m c gelo θ Q 1 1,5 2 Q 1 1. cal 1 1 3 cal

Leia mais

III. Pode-se afirmar que é(são) correta(s) apenas: a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) Todas estão corretas.

III. Pode-se afirmar que é(são) correta(s) apenas: a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) Todas estão corretas. PROVA DE FÍSIA 2º ANO - 3ª MENSAL - 1º TRIMESTRE TIPO A 01) onsidere seus conhecimentos sobre mudanças de fase e analise as afirmações I, II e III, referentes à substância água, um recurso natural de alto

Leia mais

CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão

CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão 1 ACOMPANHE A DISCIPLINA PELA INTERNET Página com as aulas e listas de exercícios: Palavra-chave no

Leia mais

AULA 13 CALORIMETRIA. 1- Introdução

AULA 13 CALORIMETRIA. 1- Introdução AULA 13 CALORIMETRIA 1- Introdução Neste capítulo estudaremos o calor e suas aplicações. Veremos que o calor pode simplesmente alterar a temperatura de um corpo, ou até mesmo mudar o seu estado físico.

Leia mais

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido Estados físicos da matéria A matéria é composta por pequenas partículas e, de acordo com o maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O

Leia mais

Quí. Quí. Abner Camargo. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Quí. Abner Camargo. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Allan Rodrigues Abner Camargo Monitor: Gabriel Pereira Estados físicos da matéria e gráficos de mudança de fase 06 fev RESUMO Estado físico da matéria A matéria se apresenta em três estados

Leia mais

Capítulo 3: Propriedades de uma Substância Pura

Capítulo 3: Propriedades de uma Substância Pura Capítulo 3: Propriedades de uma Substância Pura Substância pura Princípio de estado Equilíbrio de fases Diagramas de fases Substância Pura Substância pura é a aquela que tem composição química invariável

Leia mais

Temperatura. Escalas de Temperatura. Aula 8 Termodinâmica por Luiz Otávio Limurci. Lei zero da termodinâmica. Conversão de Temperaturas

Temperatura. Escalas de Temperatura. Aula 8 Termodinâmica por Luiz Otávio Limurci. Lei zero da termodinâmica. Conversão de Temperaturas Física Aula 8 Termodinâmica por Luiz Otávio Limurci Temperatura A primeira noção que se tem de temperatura é a sensação de frio ou quente, verificada ao tocar um corpo. Porém, isso não pode ser considerado

Leia mais

PRINCÍPIO GERAL DAS TROCAS DE CALOR

PRINCÍPIO GERAL DAS TROCAS DE CALOR PRINCÍPIO GERAL DAS TROCAS DE CALOR Aluno: Professor: Wellington Jesus FÍSICA Data: / /016 Turma: Ano EM 01. (USP-15) O espelho principal de um dos maiores telescópios refletores do mundo, localizado nas

Leia mais

09- (PUC-PR) Um menino inglês mediu sua temperatura com um termômetro graduado na escala Fahrenheit e encontrou 96,8 F.

09- (PUC-PR) Um menino inglês mediu sua temperatura com um termômetro graduado na escala Fahrenheit e encontrou 96,8 F. 01- (UFPR) A água pode ser encontrada na natureza nos estados sólido, líquido ou gasoso. Conforme as condições, a água pode passar de um estado para outro através de processos que recebem nomes específicos.

Leia mais

Calorimetria. Considere um pedaço de ferro quente colocado no interior de um recipiente contendo água fria.

Calorimetria. Considere um pedaço de ferro quente colocado no interior de um recipiente contendo água fria. Calorimetria Considere um pedaço de ferro quente colocado no interior de um recipiente contendo água fria. a troca de calor não é infinita Calor é energia em trânsito que vai espontaneamente do corpo mais

Leia mais

Lista de Exercícios - CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR

Lista de Exercícios - CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR 9º EF EXERCÍCIOS Lista de Exercícios - CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR 1 Quantas calorias são necessárias para vaporizar 1,00 litro de água, se a sua temperatura é, inicialmente, igual a

Leia mais

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali Termodinâmica Calor Física II 2016 - IO Calor Final do século XVIII: duas hipóteses alternativas 1) Fluido indestrutível (calórico) que preencheria os poros dos corpos, escoando-se de um corpo mais quente

Leia mais

ESCALAS TERMOMÉTRICAS E DILATAÇÃO

ESCALAS TERMOMÉTRICAS E DILATAÇÃO REVISÃO ENEM ESCALAS TERMOMÉTRICAS E DILATAÇÃO Temperatura é a grandeza física escalar que nos permite avaliar o grau de agitação das moléculas de um corpo. Quanto maior for o grau de agitação molecular,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL FÍSICA TÉRMICA E DAS RADIAÇÕES. Calor e Temperatura. Professor Elder Latosinski

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL FÍSICA TÉRMICA E DAS RADIAÇÕES. Calor e Temperatura. Professor Elder Latosinski INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL FÍSICA TÉRMICA E DAS RADIAÇÕES Calor e Temperatura Professor Elder Latosinski INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL

Leia mais

Temperatura TEMPERATURA DO AR E DO SOLO. Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes

Temperatura TEMPERATURA DO AR E DO SOLO. Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes AC33F AGROCLIMATOLOGIA TEMPERATURA DO AR E DO SOLO PROF. DR. FREDERICO M. C. VIEIRA Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes Temperatura Conceito 1: no aquecimento de um corpo, a energia cinética

Leia mais

Propriedades dos Materiais

Propriedades dos Materiais Propriedades dos Materiais Matéria O universo é composto de átomos, que ao se unirem formam a Matéria que pode ser denominado como tudo que ocupa lugar no espaço. Os Estados Físicos A matéria pode apresentar-se

Leia mais

A) condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa.

A) condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa. lista_1-conceitos_iniciais_em_termologia Questão 1 Os cálculos dos pesquisadores sugerem que a temperatura média dessa estrela é de T i = 2.700 C. Considere uma estrela como um corpo homogêneo de massa

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM CALORIMETRIA TEMPERATURA Todo corpo que esteja a uma temperatura acima do zero absoluto é constituído de partículas

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformações físicas - Mudanças de estados físicos

Atividade complementar de Química. Transformações físicas - Mudanças de estados físicos Atividade complementar de Química Transformações físicas - Mudanças de estados físicos Educação de Jovens e Adultos Neste material serão revisadas as mudanças de estados físicos da matéria, relacionando-as

Leia mais

2. Considere um bloco de gelo de massa 300g á temperatura de 20 C, sob pressão normal. Sendo L F

2. Considere um bloco de gelo de massa 300g á temperatura de 20 C, sob pressão normal. Sendo L F 1. Considere um bloco de gelo de massa 300g encontra-se a 0 C. Para que todo gelo se derreta, obtendo água a 0 C são necessárias 24.000 cal. Determine o calor latente de fusão do gelo. 2. Considere um

Leia mais

Físico-Química Farmácia 2014/02

Físico-Química Farmácia 2014/02 Físico-Química Farmácia 2014/02 1 2 Aspectos termodinâmicos das transições de fase A descrição termodinâmica das misturas Referência: Peter Atkins, Julio de Paula, Físico-Química Biológica 3 Condição de

Leia mais

Energia: Capacidade de realizar trabalho.

Energia: Capacidade de realizar trabalho. Energia: Capacidade de realizar trabalho. Formas de energia: Matéria: - Cinética (movim. macroscópico, térmica, etc) - Potencial (elétrica, gravitacional, elástica, etc) Tudo que tem massa e ocupa lugar

Leia mais

Aula 6. Forças Intermoleculares

Aula 6. Forças Intermoleculares ACH5521 - Química Geral Aula 6. Forças Intermoleculares Profa Káthia M. Honório (kmhonorio@usp.br) Quais são as forças envolvidas em cada caso? Questões Por que a água é encontrada na forma líquida e não

Leia mais

Curvas de aquecimento e diagrama de fases

Curvas de aquecimento e diagrama de fases Curvas de aquecimento e diagrama de fases PROF : JOSÉ LUCAS FÍSICA B Curvas de aquecimento Curva de aquecimento e resfriamento é o gráfico que mostra a variação de temperatura de uma amostra quando aquecida

Leia mais

CALORIMETRIA - EXERCÍCIOS E TESTES DE VESTIBULARES

CALORIMETRIA - EXERCÍCIOS E TESTES DE VESTIBULARES CALORIMETRIA - EXERCÍCIOS E TESTES DE VESTIBULARES 1. (UFV-96) Ao derramarmos éter sobre a pele, sentimos uma sensação de resfriamento em conseqüência de: a. o éter penetrar nos poros, congelando imediatamente

Leia mais

PROPRIEDADES DA MATÉRIA. Em relação aos três estados físicos de agregação da matéria: sólido, líquido e gasoso, é correto afirmar que

PROPRIEDADES DA MATÉRIA. Em relação aos três estados físicos de agregação da matéria: sólido, líquido e gasoso, é correto afirmar que LISTA: 02 1ª série Ensino Médio Professor(a): Leonardo Gomes Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: PROPRIEDADES DA MATÉRIA DIA: MÊS: 02 2017 Questão 01 - (IFGO/2015) Em relação aos três estados

Leia mais

1 Conceito de calorimetria. 2 Introdução. 3 Definição de caloria. 4 Calor específico. 5 Calorímetro (interativo) 6 Tabela de calores específicos

1 Conceito de calorimetria. 2 Introdução. 3 Definição de caloria. 4 Calor específico. 5 Calorímetro (interativo) 6 Tabela de calores específicos 1 Conceito de calorimetria 2 Introdução 3 Definição de caloria 4 Calor específico 5 Calorímetro (interativo) 6 Tabela de calores específicos 7 Capacidade térmica 8 Trocas de calor 9 Calor latente 10 Curva

Leia mais

Aula 15 Diagramas de Fase

Aula 15 Diagramas de Fase Aula 15 Diagramas de Fase 1. Introdução O diagrama de fases de uma substância é um mapeamento que mostra as condições de temperatura e pressão em que as diferentes fases são termodinamicamente mais estáveis.

Leia mais

CALORIMETRIA. 1) Um bloco de zinco de capacidade igual a 20 Cal/ o C recebe 100 Cal. Calcule a variação de temperatura do bloco.

CALORIMETRIA. 1) Um bloco de zinco de capacidade igual a 20 Cal/ o C recebe 100 Cal. Calcule a variação de temperatura do bloco. CALORIMETRIA 1) Um bloco de zinco de capacidade igual a 20 Cal/ o C recebe 100 Cal. Calcule a variação de temperatura do bloco. R: 5ºC 2) Uma esfera de ferro tem capacidade térmica de 40 Cal/ o C. Ao receber

Leia mais

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 4 Calor específico 15 Resumo das equações e unidades 5 Calorímetro

Leia mais

Unidade A: Introdução À Termologia Capítulo 1: Conceitos fundamentais de termologia Controlar as variações de temperatura no ambiente onde vivem é

Unidade A: Introdução À Termologia Capítulo 1: Conceitos fundamentais de termologia Controlar as variações de temperatura no ambiente onde vivem é Unidade A: Introdução À Termologia Capítulo 1: Conceitos fundamentais de termologia Controlar as variações de temperatura no ambiente onde vivem é uma preocupação dos seres humanos desde quando habitavam

Leia mais

GABARITO TC DE CIÊNCIAS. 1- Analisando a figura, identifique qual o processo está ocorrendo em cada número abaixo.

GABARITO TC DE CIÊNCIAS. 1- Analisando a figura, identifique qual o processo está ocorrendo em cada número abaixo. GABARITO TC DE CIÊNCIAS 1- Analisando a figura, identifique qual o processo está ocorrendo em cada número abaixo. 1 2 3 4 5 1---FUSÃO 2---VAPORIZAÇÃO 3---SOLIDIFICAÇÃO 4---CONDENSAÇÃO 5---SUBLIMAÇÃO 2-

Leia mais

Aula 2 Termodinâmica de substâncias puras: diagramas de fase

Aula 2 Termodinâmica de substâncias puras: diagramas de fase Uniersidade Federal do ABC P O S M E C Aula 2 Termodinâmica de substâncias puras: diagramas de fase MEC202 Susbtância Pura Uma substancia que tem uma única composição. Exemplo: N 2, álcool, CO 2. Pode

Leia mais

Dados: - calor latente de vaporização da água: 540cal/g - calor específico da água: 10cal/g C

Dados: - calor latente de vaporização da água: 540cal/g - calor específico da água: 10cal/g C 1. (Fuvest 92) Adote: calor específico da água = 1 cal/g. C Um recipiente contendo 3600g de água à temperatura inicial de 80 C é posto num local onde a temperatura ambiente permanece sempre igual a 20

Leia mais

Diagramas de fases. Capítulo

Diagramas de fases. Capítulo unidade c Capítulo 6 Diagramas de fases A fase na qual uma substância pura se encontra ou a ocorrência de mudanças de fases podem ser analisadas por meio do diagrama de fases, que é a representação gráfica

Leia mais

1. Algumas Propriedades dos Líquidos

1. Algumas Propriedades dos Líquidos 1. Algumas Propriedades dos Líquidos 1.1 Viscosidade Alguns líquidos, como o melaço e o óleo de motor, fluem lentamente; enquanto que outros, como a água e a gasolina, fluem rapidamente. A resistência

Leia mais

Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é

Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas. Tem

Leia mais

TERMODINÂMICA. Prof. Otávio Castellani

TERMODINÂMICA. Prof. Otávio Castellani TERMODINÂMICA Prof. Otávio Castellani TERMODINÂMICA Termo + Dinâmica Calor movimento Ramo da Física F que estuda os fenômenos relacionados ao aquecimento e resfriamento dos corpos. TEMPERATURA Grandeza

Leia mais

Propriedades dos Materiais

Propriedades dos Materiais Propriedades dos Materiais Matéria O universo é composto de átomos, que ao se unirem formam a Matéria que pode ser denominado como tudo que ocupa lugar no espaço. Os Estados Físicos A matéria pode apresentar-se

Leia mais

ACH1014 Fundamentos de Física. Usinas térmicas. Profa Dra Patricia Targon Campana

ACH1014 Fundamentos de Física. Usinas térmicas. Profa Dra Patricia Targon Campana ACH1014 Fundamentos de Física Usinas térmicas Profa Dra Patricia Targon Campana Pcampana@usp.br 2013 A Termodinâmica e o conceito de usina térmica Estudo das transformações e as relações existentes entre

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA Promover transformações químicas; Produzir novas substâncias; Descobrir novos elementos; Melhorar a qualidade de vida das pesso

IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA Promover transformações químicas; Produzir novas substâncias; Descobrir novos elementos; Melhorar a qualidade de vida das pesso REVISÃO DE QUÍMICA QUÍMICA A e B 1ª SÉRIES PROFESSORA CIBELI TAQUES IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA Promover transformações químicas; Produzir novas substâncias; Descobrir novos elementos; Melhorar a qualidade

Leia mais

Introdução ao conceito de propriedades coligativas

Introdução ao conceito de propriedades coligativas Introdução ao conceito de propriedades coligativas Em países quentes, é costume adicionar à água do radiador dos automóveis o etilenoglicol, que eleva a temperatura de ebulição da água. Evita-se assim

Leia mais

IFSP - Pirituba Prof. Renato Pugliese renatopugliese.wordpress.com. Curso Preparatório para o ENEM (frente 2) 2º semestre de 2016

IFSP - Pirituba Prof. Renato Pugliese renatopugliese.wordpress.com. Curso Preparatório para o ENEM (frente 2) 2º semestre de 2016 IFSP - Pirituba Prof. Renato Pugliese renatopugliese.wordpress.com Curso Preparatório para o ENEM (frente 2) 2º semestre de 2016 Aula 1 - Temperatura e Equilíbrio térmico; Escalas Apresentação - Professor

Leia mais

CALORIMETRIA (CONTINUAÇÃO)

CALORIMETRIA (CONTINUAÇÃO) CALORIMETRIA (CONTINUAÇÃO) Calor latente Nem toda a troca de calor existente na natureza se detém a modificar a temperatura dos corpos. Em alguns casos há mudança de estado físico destes corpos. Neste

Leia mais

ESTUDOS DIRIGIDOS - DATA DE ENTREGA: 23/05/17 ESTUDO DIRIGIDO 5 (ED5)

ESTUDOS DIRIGIDOS - DATA DE ENTREGA: 23/05/17 ESTUDO DIRIGIDO 5 (ED5) Y Campus Brasília-DF Curso: Engenharia Civil Disciplina: Fundamentos de Termodinâmica Profº: MSc. Demetrius dos Santos Leão NOTA (Valor: 1,0 ponto) Nome do aluno: RA: Turma: AVALIAÇÃO GERAL: ( ) Completo.

Leia mais

PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Professor: Fábio Silva

PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Professor: Fábio Silva PROPRIEDADES COLIGATIVAS Professor: Fábio Silva PROPRIEDADES COLIGATIVAS São as propriedades do solvente que se modificam na presença de um soluto não volátil. PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR Moléculas da superfície

Leia mais

1ª série FÍSICA CIENCIAS DA NATUREZA LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor: SANDRO SANTANA DIA: MÊS: 04. Segmento temático :

1ª série FÍSICA CIENCIAS DA NATUREZA LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor: SANDRO SANTANA DIA: MÊS: 04. Segmento temático : CIENCIAS DA NATUREZA LISTA: FÍSICA 03 1ª série Ensino Médio Professor: SANDRO SANTANA Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático : DIAGRAMAS DE FASES DIA: MÊS: 04 2017 Questão 01 - (PUCCAMP SP) POUCA

Leia mais

Descrição Macroscópica de um Gás ideal

Descrição Macroscópica de um Gás ideal Descrição Macroscópica de um Gás ideal O gás não tem volume fixo ou uma pressão fixa O volume do gás é o volume do recipiente A pressão do gás depende do tamanho do recipiente A equação de estado relaciona

Leia mais

Professor Marco Antonio

Professor Marco Antonio Professor Marco Antonio observações macroscópicas interpretações microscópicas Termologia Quente ou frio? Termologia Temperatura é uma grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um

Leia mais

EM 524 : aula 3. Capítulo 3 : Propriedades das. Substâncias Puras

EM 524 : aula 3. Capítulo 3 : Propriedades das. Substâncias Puras EM 524 : aula 3 Capítulo 3 : Propriedades das 1. Definições; Substâncias Puras 2. Equilíbrio de fase; Diagrama temperatura volume; Título de uma mistura líquido-vapor; Diagrama pressão temperatura; Diagrama

Leia mais

SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS

SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS Química Professora: Danielle Átomos & Moléculas H + H H H H + H + O O H H Átomos Moléculas Sistemas Materiais Substância Pura Mistura Simples Composta Homogênea Heterogênea

Leia mais

Note que, no Sistema Internacional de Unidades (SI) o calor é medido em calorias (cal) ou joules (J).

Note que, no Sistema Internacional de Unidades (SI) o calor é medido em calorias (cal) ou joules (J). Calor e temperatura Prof. lucasmarqui Calor e Temperatura são dois conceitos fundamentais na termologia (Termofísica) os quais, são considerados sinônimos. No entanto, o calor designa a troca de energia

Leia mais

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 4 Calor específico 15 Resumo das equações e unidades 5 Calorímetro

Leia mais

Essa relação se aplica a todo tipo de sistema em qualquer processo

Essa relação se aplica a todo tipo de sistema em qualquer processo Módulo III Primeira Lei da Termodinâmica e em Ciclos de Potência e Refrigeração. Propriedades de Substâncias Puras: Relações P-V-T e Diagramas P-V, P-T e T-V, Título, Propriedades Termodinâmicas, Tabelas

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II - QUÍMICA

ENSINO FUNDAMENTAL II - QUÍMICA ENSINO FUNDAMENTAL II - QUÍMICA PROFESSOR(A): KLICIA REGATEIRO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 8º ANO TURMA: TURNO: / /2019 Unidade 1 Os materiais outras. Essa organização está relacionada as propriedades da matéria

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma:

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma: ROTEIRO E INSTRUÇÕES: Estados físicos da matéria. Mudanças de estado físico. Substâncias e misturas. O trabalho deve ser respondido à

Leia mais

Disciplina: Física da Terra e do Universo para Licenciatura em Geociências. Tópico 3 Umidade. Profa.: Rita Ynoue 2010

Disciplina: Física da Terra e do Universo para Licenciatura em Geociências. Tópico 3 Umidade. Profa.: Rita Ynoue 2010 Disciplina: 1400200 - Física da Terra e do Universo para Licenciatura em Geociências Tópico 3 Umidade Profa.: Rita Ynoue 2010 Revisão das aulas passadas Tópico 1: Evolução da atmosfera terrestre Composição

Leia mais

TEMPERATURA. Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação.

TEMPERATURA. Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação. TEMPERATURA Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação. É possível associar a existência de uma energia à energia cinética média desses constituintes

Leia mais

Por que desaparecem as poças de água depois de um certo tempo? Como se explica que a roupa molhada seca quando pendurada?

Por que desaparecem as poças de água depois de um certo tempo? Como se explica que a roupa molhada seca quando pendurada? Por que desaparecem as poças de água depois de um certo tempo? Como se explica que a roupa molhada seca quando pendurada? 1 Por que é que essa evaporação ocorre se a água somente ferve a 100ºC? O que aconteceu?

Leia mais

MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO As mudanças de estado físico não ocorrem em qualquer temperatura, mas sim em temperaturas específicas de cada substância. E sempre é valida a seguinte

Leia mais

Capitulo 1 Propriedades fundamentais da água

Capitulo 1 Propriedades fundamentais da água Capitulo 1 Propriedades fundamentais da água slide 1 Propriedades fundamentais da água A palavra hidráulica vem de duas palavras gregas: hydor (que significa água ) e aulos (que significa tubo ). É importante

Leia mais

FÍSICA QUANTIDADE DE CALOR CALORIMETRIA. Prof. Rangel M. Nunes

FÍSICA QUANTIDADE DE CALOR CALORIMETRIA. Prof. Rangel M. Nunes 1 FÍSICA QUANTIDADE DE CALOR CALORIMETRIA 2 CONTEÚDOS: Quantidade de calor; Unidades de calor; Calor específico; Calor sensível e calor latente; Mudanças de estado físico; 3 Conceito de Calor Vimos que

Leia mais

Calorimetria - Quantidade de calor - Calor especifico - Capacidade térmica - Mudanças de fase da substância

Calorimetria - Quantidade de calor - Calor especifico - Capacidade térmica - Mudanças de fase da substância ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDO PARA ATENDIMENTO DA PROGRESSÃO PARCIAL ESTUDOS INDEPENDENTES- 1º e 2º SEMESTRE RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ANO

Leia mais

PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Tonoscopia Pg. 320

PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Tonoscopia Pg. 320 PROPRIEDADES COLIGATIVAS Tonoscopia Pg. 320 O que é estudado em propriedades coligativas? É estudado a alteração de algumas propriedades devido à adição de um soluto não volátil a um solvente. As variações

Leia mais

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas 244-257; Caderno 2 páginas 258-280. Exercícios 1. As substâncias podem ser encontradas em três estados físicos, sólido, líquido

Leia mais

Sistemas de Refrigeração Parte I

Sistemas de Refrigeração Parte I Sistemas de Refrigeração Parte I 1 Tópicos da Aula de Hoje Introdução / definições sobre sistemas de refrigeração Ciclo de refrigeração por compressão Fatores que influenciam o desempenho do sistema de

Leia mais

Calorimetria. A transferência de calor ocorre até o instante em que os corpos atingem a mesma temperatura (equilíbrio térmico).

Calorimetria. A transferência de calor ocorre até o instante em que os corpos atingem a mesma temperatura (equilíbrio térmico). Conceito Físico de Calor Calorimetria Calor é a energia transferida de um corpo a outro, devido à desigualdade de temperaturas existente entre eles. Essa transferência sempre ocorre do corpo de maior temperatura

Leia mais

O ESTADO GASOSO - CARACTERÍSTICAS GERAIS

O ESTADO GASOSO - CARACTERÍSTICAS GERAIS Estado Gasoso O ESTADO GASOSO - CARACTERÍSTICAS GERAIS Os gases sempre tendem a ocupar todo o volume do recipiente que os contém (capacidade de expansão) Os gases têm massa (Volumes iguais de gases diferentes

Leia mais

Propriedades da água e o ciclo hidrológico

Propriedades da água e o ciclo hidrológico Capítulo 2 Propriedades da água e o ciclo hidrológico Os conceitos fundamentais do ciclo hidrológico. A água é uma substância com características incomuns. É a substância mais presente na superfície do

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Eduardo Calsan. Polímeros/Engenharias

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Eduardo Calsan. Polímeros/Engenharias INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Eduardo Calsan Polímeros/Engenharias Introdução: II Medição de Temperatura Energia térmica: é energia de agitação ou movimento das moléculas devido ao estado de constante

Leia mais

Prof. Paulo Henrique Muel er Biologia e Ciências Naturais TERMOLOGIA

Prof. Paulo Henrique Muel er Biologia e Ciências Naturais TERMOLOGIA TERMOLOGIA Introdução Todos os corpos são constituídos por partículas que estão sempre em movimento. Esse movimento é denominado energia interna do corpo. O nível de energia interna de um corpo depende

Leia mais

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 11 Forças intermoleculares, líquidos e sólidos David P. White Uma comparação entre líquidos e sólidos As propriedades físicas das substâncias entendidas em

Leia mais

Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA. Alguns conceitos importante que aparecem nesta lei:

Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA. Alguns conceitos importante que aparecem nesta lei: Lei Zero da Termodinâmica 4300259 Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA Se dois sistema estão em equilíbrio térmico com um terceiro sistema, então eles também estão em equilíbrio entre si. Alguns

Leia mais

TC 1 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo

TC 1 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo 1. (IFCE 2011) Um estudante de Física resolveu criar uma nova escala termométrica que se chamou Escala NOVA ou, simplesmente, Escala N. Para isso, o estudante usou os pontos fixos de referência da água:

Leia mais

Temperatura, Calor e a Primeira Lei da Termodinâmica

Temperatura, Calor e a Primeira Lei da Termodinâmica Temperatura, Calor e a Primeira Temperatura; A Lei Zero da Termodinâmica; Medindo a Temperatura; Escala Celsius e Fahrenheit; Dilatação Térmica; Temperatura e Calor; Absorção de Calor por Sólidos e Líquidos;

Leia mais