APRESENTAÇÃO. afetos. Petrópolis/RJ: DP et Alii, 2009.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APRESENTAÇÃO. afetos. Petrópolis/RJ: DP et Alii, 2009."

Transcrição

1 APRESENTAÇÃO Este livro nasce da experiência de pesquisa e extensão voltada para o exame da potência das redes de conversações e ações complexas na produção do currículo no cotidiano escolar, focando, especificamente, a relação currículo e infância. Insere-se em pesquisa mais ampla intitulada Potência das redes de conversações e ações complexas na produção do currículo praticado no cotidiano escolar e as políticas curriculares em ação: entre formas, forças e modos de constituição, 1 coordenada por mim, financiada pelo CNPq ( ), realizada com a participação de alunos de doutorado, mestrado e de graduação em Pedagogia e vinculada aos grupos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq: Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos e Formação de professores e práticas pedagógicas. A intencionalidade do projeto foi realizar um trabalho preocupado em compreender os processos curriculares desenvolvidos nos cotidianos de escolas, nas redes de conhecimentos e significados que seus praticantes, professores e alunos, em suas conversações e ações, formam com os outros tantos cotidianos que os atravessam em zonas interpenetradas. A intervenção no campo ocorreu na intercessão entre procedimentos dos estudos com os cotidianos e a pesquisa cartográfica, tendo acompanhado fluxos de conversações tecidas em redes de subjetividades ao longo do ano de 2010, em encontros de compartilhamento das vivências dos alunos, professores e equipe técnico-administrativa de uma escola pública de ensino fundamental (1ª. a 8ª. série), situada na periferia. Assim, o enfoque de trabalho visou, conforme apontado por Alves (2010), 1 aos múltiplos contextos cotidianos, à formação de professores e à aprendizagem expressiva dos alunos em comunidades compartilhadas 2 em que vivenciamos as práticas discursivas 1 Projeto de pesquisa em desenvolvimento Potência das Redes de Conversações e Ações Complexas na Produção do Currículo Praticado no Cotidiano Escolar e as Políticas Curriculares em Ação: Entre Formas, Forças e Modos de Constituição. Vitória/ES: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); PPGE/UFES, Coordenadora: Profª Drª Janete Magalhães Carvalho. 1 Trabalho apresentado por Nilda Alves no XV ENDIPE denominado Redes educativas dentrofora das escolas, exemplificadas pela formação dos professores. Publicado em SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, p Conceito desenvolvido por Janete Magalhães Carvalho no livro: O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis/RJ: DP et Alii, 2009.

2 político-pedagógicas, atravessado por algumas pistas que nos levaram a refletir com alunosprofessores e professoresalunos: como os professores veem e falam os alunos e os processos do aprenderensinar; Como os alunos veem e falam os professores e os processos do aprenderensinar? Como se constituem os currículos escolares fundados na dimensão da conversação para a recriação de saberes e fazeres da escola como uma territorialidade nômade? Por onde deslizam as redes de conversações e ações no cotidiano escolar? Como dar visibilidade às forças e fluxos de afetos e afecções na produção dos bons encontros entre infância e currículo? Tendo em vista que o currículo e a aprendizagem mudam à medida que nos envolvemos com ele, refletimos sobre ele, consideramos sua complexidade e agimos em direção à sua realização, buscamos, pelos saberes, fazeres, linguagens, afetos e afecções, a realização inventiva de um currículo não burocratizado e normalizado. Desse modo, constituíram-se como campo problemático de escrita deste livro os possíveis de produção no cotidiano escolar do estabelecimento de outras relações entre aprendizagem, currículo e infância em suas consequências nas teoriaspráticas de educação escolar. Enfim, o projeto se desenvolveu em encontros quinzenais com os professores e alunos da EMEF Tancredo de Almeida Neves (EMEF TAN), durante todo o período letivo de 2010, totalizando 200 horas, por meio de conversações referentes a questões curriculares, buscando, também, estabelecer consonância com as realidades vividas pela comunidade escolar. Assim, as conversas temáticas foram desenvolvidas com os professores e os alunos de 1ª. a 8ª. séries com a utilização de diferentes linguagens, como o cinema, a contação de histórias, a música, o desenho e a cultura corporal do movimento. Os resultados mais tangíveis foram relativos ao envolvimento de toda a equipe da escola e dos alunos nas atividades desenvolvidas. Os estudos, problematizações e novas alternativas pontuadas como experimentações desembocaram na produção de textos que foram socializados e debatidos com a escola. Os textos produzidos e as temáticas correspondentes à relação currículos e infâncias emergiram do processo de conversações, problematizações e levantamento de alternativas teoricopráticas. São eles:

3 CARVALHO, Janete Magalhães. Potência do olhar e da voz não dogmáticos dos professores na produção dos territórios curriculares no cotidiano escolar do ensino fundamental HOLZMEISTER, Ana Paula; LOPES, Sammy William. Currículo como corpo afetivo: aprendizagem e diferença em uma educação para a potência DELBONI, Tânia Mara Frizzera Guerra Zanotti. Movimentos de corpos de alunos que vibram na criação do conhecimento como o mais potente dos afetos SILVA, Sandra Kretli da. Fragmentos de vida: segredos e astúcias de alunos nos usos de produtos culturais compõem o mosaico da escola PEREIRA, Dulcimar. Entre conversas, bonecos e currículo GOMES, Marco Antonio Oliva. Sobre cores, seres, tintas e vida nos muros da escola: o grafite como potência para uma estética da existência RODRIGUES, Larissa Ferreira; PRATES, Maria Riziane Costa. Colorindo o currículo: outros possíveis pela experiência MACHADO, Sandra Maria. O povo criança no universo estranho da escola FARIA, Ana Paula Ribeiro; LOURENÇO, Suzany Goulart. Por uma política do sensível na experiência do currículo: encontros e desencontros Tais textos, que constituem este livro, foram agrupados em dois capítulos, envolvendo duas dimensões entrelaçadas entre si, o olhar e a voz dos professores e o olhar e a voz das crianças no encontro entre os dois termos que são chave nesta composição: infância e currículo. Buscamos, desse modo, inverter as premissas usualmente utilizadas nesta relação, ou seja, ao invés de apresentar um currículo para educar a infância, procuramos apresentar imagens infantis para revigorar o pensar sobre currículo, com o propósito de contribuir para pensar o espaço da infância nos estudos sobre o currículo. Com Manoel de Barros, 3 poeta mato-grossense, procuramos achadouros de infância para fazer vicejar e trepidar a tríade: infâncias, currículos e aprendizagens Afirma o poeta: 3 Manoel de Barros. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, Memória XIV.

4 Acho que o quintal onde a gente brincou é maior do que a cidade. A gente só descobre isso depois de grande. A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade que temos com as coisas. Há de ser como acontece com o amor. Assim, as pedrinhas do nosso quintal são sempre maiores do que as outras pedras do mundo. Justo pelo motivo da intimidade. Mas o que eu queria dizer sobre o nosso quintal é outra coisa. Aquilo que a negra Pombada, remanescente de escravos do Recife, nos contava. Pombada contava aos meninos de Corumbá sobre achadouros. Que eram buracos que os holandeses, na fuga apresada do Brasil, faziam nos seus quintais para esconder suas moedas de ouro, dentro de grandes baús de couro. Os baús ficavam cheios de moedas dentro daqueles buracos. Mas eu estava a pensar em achadouros de infância. Se a gente cavar um buraco ao pé da goiabeira do quintal, lá estará um guri ensaiando subir na goiabeira. Se a gente cavar um buraco ao pé do galinheiro, lá estará um guri tentando agarrar no rabo de uma lagartixa. Sou hoje um caçador de achadouros de infância. Vou meio dementado e enxada às costas a cavar no meu quintal vestígios dos meninos que fomos. Hoje encontrei um baú cheio de punhetas. Esperamos com este livro que, como educadores, nós também possamos descobrir achadouros de infância como memórias de lugares de encontros que nos permitam olhar e ouvir, de modo não dogmático, as experiências que envolvem os currículos com as infâncias. Necessitamos de uma outra visão da infância, como espaço de liberdade e inventividade. Segundo Kohan 4 (2003), em educação, associamos infância à primeira idade, pensando os seres humanos atravessando estágios, etapas, fases, cujas travessias costumam ter o signo do progresso, da ascensão. A infância seria o primeiro degrau, degrau, esse, [...] associado a uma marca do ser em potência e não em ato, do que pode ser, mas ainda não é, do que virá a ser, se acompanhamos a infância com um bom currículo, com uma boa educação (p. 3), referindo-se, entretanto, sempre a potências definidas de fora, de uma exterioridade à própria infância. A tarefa parece ser não só a de encontrar uma infância para si, mas ir ao encontro da infância do mundo e restaurá-la. Buscar propiciar relações infantis com os outros e com o mundo, encontrar o que o mundo tem de novo, inventar um novo mundo, encontrar um outro mundo. Necessário se faz pensar, em vez de um currículo para as crianças, um 4 Walter Omar Kohan. Imagens da infância para (re)pensar o currículo. Texto apresentado no I Fórum Amazônico de Educação, O pensamento Brasileiro em Currículo, Belém, Pará, de outubro de 2003.

5 currículo infantil? O que seria achar uma nova infância para o currículo? Invertendo a lógica de pensar um currículo para a infância. Inverter a lógica de pensar infância e currículo envolveria, porém, uma ruptura com um modo dominante de pensar a infância e o currículo, pois o enfoque mudaria de um currículo para educar a infância para uma infância que educasse o currículo e, para isso, precisamos, como sugere Kohan (2003, p. 5) [...] esquecer nossa obstinação por educar as crianças e alimentar nossa paixão de encontrar infâncias que nos eduquem. Janete Magalhães Carvalho

DEVIR-CRIANÇA POTENCIALIZANDO IDEIAS MATEMÁTICAS: O DESENHO DAS CRIANÇAS COMO POSSÍVEIS IMAGENS DE UM APRENDER INVENTIVO

DEVIR-CRIANÇA POTENCIALIZANDO IDEIAS MATEMÁTICAS: O DESENHO DAS CRIANÇAS COMO POSSÍVEIS IMAGENS DE UM APRENDER INVENTIVO Resumo DEVIR-CRIANÇA POTENCIALIZANDO IDEIAS MATEMÁTICAS: O DESENHO DAS CRIANÇAS COMO POSSÍVEIS IMAGENS DE UM APRENDER INVENTIVO Jaqueline Magalhães Brum 1 Suzany Goulart Lourenço 2 Este artigo traz uma

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONHECIMENTOS TECIDOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO SUL FLUMINENSE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONHECIMENTOS TECIDOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO SUL FLUMINENSE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONHECIMENTOS TECIDOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO SUL FLUMINENSE Educação ambiental e conhecimentos tecidos no cotidiano de uma escola pública da região Sul Fluminense.

Leia mais

CURRÍCULO EM REDES COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA AO INSTÍTUIDO: SOBRE AS REDES DE CONVERSAS E PRÁTICAS COTIDIANAS EM UMA SUPERIOR

CURRÍCULO EM REDES COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA AO INSTÍTUIDO: SOBRE AS REDES DE CONVERSAS E PRÁTICAS COTIDIANAS EM UMA SUPERIOR CURRÍCULO EM REDES COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA AO INSTÍTUIDO: SOBRE AS REDES DE CONVERSAS E PRÁTICAS COTIDIANAS EM UMA INST TITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Drº Wellington Machado Lucena Faculdade Estácio

Leia mais

ESCREVENDO SOBRE A PESQUISA COTIDIANO ESCOLAR: TEMPOS E PRÁTICAS

ESCREVENDO SOBRE A PESQUISA COTIDIANO ESCOLAR: TEMPOS E PRÁTICAS ESCREVENDO SOBRE A PESQUISA COTIDIANO ESCOLAR: TEMPOS E PRÁTICAS Resumo Juliana Ramos de Faria i Rafaela Aparecida de Abreu ii Renata Morais Lima iii Encontramos-nos para a construção deste texto através

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia em Educação Infantil II Código da Disciplina: EDU 334 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: PEDAGOGIA

Leia mais

Planejar o cotidiano das crianças de 0 a 5 anos nas instituições de educação infantil de acordo com a

Planejar o cotidiano das crianças de 0 a 5 anos nas instituições de educação infantil de acordo com a Achadouros Manoel de Barros Acho que o quintal onde a gente brincou é maior do que a cidade. A gente só descobre isso depois de grande. A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela

Leia mais

Tecendo diálogo com o projeto clube da leitura: a gente catarinense em foco : relato de uma formação continuada

Tecendo diálogo com o projeto clube da leitura: a gente catarinense em foco : relato de uma formação continuada Tecendo diálogo com o projeto clube da leitura: a gente catarinense em foco : relato de uma formação continuada Eliane Santana Dias Debus (Professora, UFSC) Simone Cristiane Silveira Cintra (Pós-doutoranda,

Leia mais

SOBRE OS PROCESSOS DE TESSITURAS DOS CURRÍCULOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS: AS MARCAS DAS NEGOCIAÇÕES E DAS EXPERIÊNCIAS PRODUZIDAS NOS COTIDIANOS

SOBRE OS PROCESSOS DE TESSITURAS DOS CURRÍCULOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS: AS MARCAS DAS NEGOCIAÇÕES E DAS EXPERIÊNCIAS PRODUZIDAS NOS COTIDIANOS SOBRE OS PROCESSOS DE TESSITURAS DOS CURRÍCULOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS: AS MARCAS DAS NEGOCIAÇÕES E DAS EXPERIÊNCIAS PRODUZIDAS NOS COTIDIANOS Adriana Pionttkovsky Barcellos UFES Resumo O texto apresenta

Leia mais

NÍVEL MÓDULO COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA MODALIDADE NÚCLEO 1 Infância História da Educação e Direitos da Criança

NÍVEL MÓDULO COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA MODALIDADE NÚCLEO 1 Infância História da Educação e Direitos da Criança As tabelas a seguir apresentam os componentes curriculares, carga horária, modalidade e em consonância à Resolução n o 2, do CNE/CP, de 1 o de julho de 2015 o núcleo integrado por cada componente. Em relação

Leia mais

ANEXO 01 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UENF SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS

ANEXO 01 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UENF SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDADES - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS DE VAGAS ANEXO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UENF SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES PROGRAMAS / ATIVIDADES PERFIS DOS CANDIDATOS NÚMEROS DE VAGAS Coordenador (PA2) Conteudista (PA3) DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDADES

Leia mais

CURSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INFANTIL 2019

CURSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INFANTIL 2019 CURSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INFANTIL 2019 Coordenação do Curso Desenvolvimento Profissional em Educação Infantil Flavia de Figueiredo de Lamare (COGEPE/ ) Késia Pereira de Matos D

Leia mais

I Fórum da Educação de Jovens e Adultos. Região das Águas. Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA

I Fórum da Educação de Jovens e Adultos. Região das Águas. Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA I Fórum da Educação de Jovens e Adultos Região das Águas Roda de conversa nº 3: Matriz Curricular e Livro Didático para EJA Professora: Dinorá de Castro Gomes gomes.diza@gmail.com Itumbiara Agosto de 2010

Leia mais

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica,

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica, PROJETO TECENDO CIDADANIA: PROJETO DE APOIO AO ESTUDO DOS TEMAS TRANSVERSAIS Autores: Leonardo Cristovam de JESUS, aluno do IFC Campus Avançado Sombrio e bolsista do projeto. Ana Maria de MORAES, Pedagoga

Leia mais

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE CURSOS E EVENTOS DE EXTENSÃO. Modalidade Curso Evento

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE CURSOS E EVENTOS DE EXTENSÃO. Modalidade Curso Evento Dados da proposta FORMULÁRIO DE REGISTRO DE CURSOS E EVENTOS DE EXTENSÃO Modalidade Curso Evento Cidade de realização Jaguarão Título INFAGRUPOS DOCÊNCIA: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E RECREACIONISTAS

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

BRINCADEIRA TEM HORA?

BRINCADEIRA TEM HORA? BRINCADEIRA TEM HORA? Natalia Gonçalves EMEF Prof. Roberto Plínio Colacioppo No ano letivo de 2009, a escola onde leciono sofreu uma alteração em sua estrutura de horários e de distribuição dos anos de

Leia mais

BRINCANDO DE FAZER ARTE EM UM AMBIENTE MULTIETÁRIO

BRINCANDO DE FAZER ARTE EM UM AMBIENTE MULTIETÁRIO 1 BRINCANDO DE FAZER ARTE EM UM AMBIENTE MULTIETÁRIO RESUMO RODRIGUES, Paula Adriana UNINTER profepaulatelie@gmail.com ROCHA, Gabriele de Andrade UFSM gabriele.ufsm@hotmail.com Há dois anos temos vivenciado

Leia mais

CEI MUNDO PARA TODO MUNDO. Bases pedagógicas e de gestão

CEI MUNDO PARA TODO MUNDO. Bases pedagógicas e de gestão CEI MUNDO PARA TODO MUNDO Bases pedagógicas e de gestão BASES PEDAGÓGICAS Garantir educaçao inclusiva como fundamento de toda açao pedagógica. Garantir o acesso a educação de qualidade como direito de

Leia mais

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA APRESENTAÇÃO Apresentar os resultados do XVII ENDIPE tem para nós o significado especial de dever cumprido. É a alegria de fazermos parte desta história, de estarmos juntos nesta caminhada de mais uma

Leia mais

ISSN do Livro de Resumos:

ISSN do Livro de Resumos: PROGRAMA PIBID: O OLHAR DOS DOCENTES DAS TURMAS DAS ESCOLAS PARCEIRAS A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS PIBIDIANOS. Natali Gonçalves GOMES, Priscila Flores ETCHEVERRY Bolsista de inciação à docência - PIBID. Pedagogia

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Universidade Federal do Espírito Santo Plano de Ensino Campus Goiabeiras Curso: Publicidade e Propaganda Departamento

Leia mais

CONISE 2015 Eixo Temático: Desafios da Educação Básica Tema: Saberes e Práticas Pedagógicas na Educação Fundamental

CONISE 2015 Eixo Temático: Desafios da Educação Básica Tema: Saberes e Práticas Pedagógicas na Educação Fundamental Lidia Maria Soares Bizo lidia.bizo@essj.com.br Francisco Evangelista francisco.evangelista@am.unisal.br CONISE 2015 Eixo Temático: Desafios da Educação Básica Tema: Saberes e Práticas Pedagógicas na Educação

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação das relações étnico-raciais. Educação.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação das relações étnico-raciais. Educação. A PRODUÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS GTS 18 E 21 DA ANPED (2009 2013): CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA Bruna Rocha Ferraz UnB Maria Clarisse Vieira UnB Resumo

Leia mais

Biodiversidade no contexto do Ensino de Ciências e Educação Ambiental 1

Biodiversidade no contexto do Ensino de Ciências e Educação Ambiental 1 Biodiversidade no contexto do Ensino de Ciências e Educação Ambiental 1 Pereira Sobrinho, Osleane Patricia Gonçalves 2 & Zanon, Angela Maria 3 Categoria: Trabalhos de Investigação. Linha de trabalho 1:

Leia mais

A questão central de pano de fundo no trabalho com materiais didáticos é:

A questão central de pano de fundo no trabalho com materiais didáticos é: Educação de Jovens e Adultos: materiais didáticos Professoras: Dinorá de Castro Gomes gomes.diza@gmail.com Maria Emilia de Castro Rodrigues me.castro@terra.com.br A questão central de pano de fundo no

Leia mais

RESUMO: Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana.

RESUMO: Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana. RESUMO: Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana. Concurso para Coordenador Pedagógico SME PMSP - 2019 SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica.

Leia mais

Infância contemporânea, desafios e inquietudes: uma reflexão sobre o processo de escolarização inicial

Infância contemporânea, desafios e inquietudes: uma reflexão sobre o processo de escolarização inicial Infância contemporânea, desafios e inquietudes: uma reflexão sobre o processo de escolarização inicial Resumo O ensaio a seguir apresenta apontamentos sobre a concepção de infância e criança que emergem

Leia mais

portanto ativos no mercado de trabalho. Aproximadamente 95% de nossos alunos são professores da Educação Básica.

portanto ativos no mercado de trabalho. Aproximadamente 95% de nossos alunos são professores da Educação Básica. HISTÓRICO Desde 2007 a Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) vem investindo na formação de recursos humanos na área de Ensino de Ciências e, também, no processo de atualização de professores da Educação

Leia mais

Rodas de Histórias como espaços de Interações e Brincadeira A experiência do Projeto Paralapracá em Olinda

Rodas de Histórias como espaços de Interações e Brincadeira A experiência do Projeto Paralapracá em Olinda Rodas de Histórias como espaços de Interações e Brincadeira A experiência do Projeto Paralapracá em Olinda A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO: REFLEXÃO SOBRE O ESTÁGIO E PRÁTICAS DE ENSINO i

CURSO DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO: REFLEXÃO SOBRE O ESTÁGIO E PRÁTICAS DE ENSINO i 1 CURSO DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO: REFLEXÃO SOBRE O ESTÁGIO E PRÁTICAS DE ENSINO i LIMA, Vanda Moreira Machado Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP- Presidente Prudente, SP Este artigo apresenta

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE FACCAT

Leia mais

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO INICIAL E INTERVENÇÃO NA ESCOLA BÁSICA

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO INICIAL E INTERVENÇÃO NA ESCOLA BÁSICA 1 HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURSO DE PEDAGOGIA: FORMAÇÃO INICIAL E INTERVENÇÃO NA ESCOLA BÁSICA Heldina Pereira Pinto Fagundes (UNEB) 1 RESUMO Este trabalho tem como objetivo realizar

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

3 Creches, escolas exclusivas de educação infantil e escolas de ensino fundamental com turmas de educação infantil

3 Creches, escolas exclusivas de educação infantil e escolas de ensino fundamental com turmas de educação infantil 1. Introdução No campo da educação brasileira, principalmente na década de 90, a concepção do professor como mediador ganhou um lugar comum nos textos oficiais e na fala dos educadores. No entanto, é possível

Leia mais

Educação, Linguagem e Memória

Educação, Linguagem e Memória TAMBORES MATRIARCAIS DO GRUPO DE CARIMBÓ SEREIA DO MAR DA VILA SILVA EM MARAPAIM, NO PARÁ: RESISTÊNCIAS, IDENTIDADES E PERTENCIMENTO ANTES QUE O TEMPO PASSE TUDO A RASO 1 Educação, Linguagem e Memória

Leia mais

Anais Semana de Geografia. Volume 1, Número 1. Ponta Grossa: UEPG, ISSN PAISAGEM E IDENTIDADE: ALGUMAS ABORDAGENS

Anais Semana de Geografia. Volume 1, Número 1. Ponta Grossa: UEPG, ISSN PAISAGEM E IDENTIDADE: ALGUMAS ABORDAGENS PAISAGEM E IDENTIDADE: ALGUMAS ABORDAGENS 111 MIRANDA, Everton NABOZNY, Almir Introdução A relação entre paisagem-identidade constrói-se um jogo sem fim, onde as identidades são construídas ao longo do

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO RESUMO

ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO RESUMO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO RESUMO A Educação Física escolar tem um papel fundamental no processo educativo

Leia mais

1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA

1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA 1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA Josiane Gonçalves 1 Márcia Gomes Pêgo 2 RESUMO: O objetivo do presente texto é apresentar as reflexões e as práticas acerca

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ISBN 978-85-7846-516-2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Letícia Alves E-mail: alvesleti@hotmail.com Natália Sotoriva

Leia mais

DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR LINHAS ORIENTADORAS PARA ELABORAÇÂO DO PROJETO CURRICULAR DE GRUPO

DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR LINHAS ORIENTADORAS PARA ELABORAÇÂO DO PROJETO CURRICULAR DE GRUPO DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR LINHAS ORIENTADORAS PARA ELABORAÇÂO DO PROJETO CURRICULAR DE GRUPO ANO LETIVO 2017/2018 É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.- Aristóteles. Introdução

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA 8 Eixo: Práticas para aprimoramento e aperfeiçoamento da gestão educacional INTRODUÇÃO CRUZ, Milani Marques da 1 SILVA, Thalyta Alves Cotrin da 2 SILVA, Janice Mendes da. 3 KNAUT, Michelle Souza Julio

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

Palavras-chave: educação infantil; estágio curricular; interações sociais;

Palavras-chave: educação infantil; estágio curricular; interações sociais; IDENTIDADE E AUTONOMIA Samara da Silva Machado Silandra Badch Rosa Ulbra Cachoeira do Sul samarasilva_machado@hotmail.com RESUMO O trabalho a ser apresentado tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português) MATRIZ CURRICULAR. Móduloe 1 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português) MATRIZ CURRICULAR. Móduloe 1 Carga horária total: 400h Curso Técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue (Libras/Português) CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Móduloe 1 Carga horária total: 400h Projeto Integrador I 40 Não tem Aprendizagem Infantil

Leia mais

Comunicação ENSINO INTEGRADO DE ARTES: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Palavras-Chave: Ensino de Arte; Artes integradas; Arte na escola

Comunicação ENSINO INTEGRADO DE ARTES: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Palavras-Chave: Ensino de Arte; Artes integradas; Arte na escola Comunicação ENSINO INTEGRADO DE ARTES: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Profª Drª Denise Álvares Campos (Coord.) Profª Mara Veloso de Oliveira Barros Prof. Esp. Wanderley Alves dos Santos Universidade

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DE FORMAÇÃO* Transformando os Ambientes para a Aprendizagem. Juan Carlos Melo Hernández Bogotá - Colômbia

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DE FORMAÇÃO* Transformando os Ambientes para a Aprendizagem. Juan Carlos Melo Hernández Bogotá - Colômbia PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DE FORMAÇÃO* Transformando os Ambientes para a Aprendizagem Juan Carlos Melo Hernández Bogotá - Colômbia 22 e 23 de outubro 2014 Porto Alegre RS Brasil 22/10 (quarta-feira) 18h

Leia mais

A PRÁTICA CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: desafios e possibilidades

A PRÁTICA CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: desafios e possibilidades 1 A PRÁTICA CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: desafios e possibilidades Mariana dos Reis Alexandre UNESP, Bauru/SP e-mail: mari.agd@hotmail.com Thais Cristina Rodrigues Tezani

Leia mais

O GPADE tem projeto de pesquisa nas duas linhas de pesquisa do curso:

O GPADE tem projeto de pesquisa nas duas linhas de pesquisa do curso: Projeto de Pesquisa 2017 Nome do Grupo Endereço do CNPQ GPADE Grupo de Pesquisa Aprendizagem, Práticas Docentes e de Gestão Escolar. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3236379403225032. Docentes coordenadores

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO INTRODUÇÃO As diferentes unidades que compõem o conjunto de cadernos, visam desenvolver práticas de ensino de matemática que favoreçam as aprendizagens dos alunos. A

Leia mais

Achadouros : uma leitura bakhtiniana do contradiscurso das memórias da infância de Manoel de Barros

Achadouros : uma leitura bakhtiniana do contradiscurso das memórias da infância de Manoel de Barros Linguística Achadouros : uma leitura bakhtiniana do contradiscurso das memórias da infância de Manoel de Barros Prof. Drª Luciane de Paula 1 (UNAERP) Mestranda Marina Haber de Figueiredo 2 (UFSCar) Resumo:

Leia mais

PRODUÇÕES CULTURAIS SURDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILINGUE

PRODUÇÕES CULTURAIS SURDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILINGUE Resumo PRODUÇÕES CULTURAIS SURDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILINGUE Beras, Júlia J.(IC); Lunardi-Lazzarin, Márcia L. R. (O). Universidade Federal de Santa Maria CNPq/ FIPE O projeto de pesquisa Produções

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA E PEDAGOGIA: QUAL O SEU IMPACTO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UM BOM PROFESSOR?

FORMAÇÃO INICIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA E PEDAGOGIA: QUAL O SEU IMPACTO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UM BOM PROFESSOR? 1 FORMAÇÃO INICIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA E PEDAGOGIA: QUAL O SEU IMPACTO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UM BOM PROFESSOR? Elisa Gomes MAGALHÃES 1 RESUMO: O presente trabalho versa sobre a formação

Leia mais

MESTRANDA: PATRÍCIA DANIELLE FEITOSA LOPES SOARES ORIENTADORA: SYLVIA HELENA BATISTA

MESTRANDA: PATRÍCIA DANIELLE FEITOSA LOPES SOARES ORIENTADORA: SYLVIA HELENA BATISTA MESTRANDA: PATRÍCIA DANIELLE FEITOSA LOPES SOARES ORIENTADORA: SYLVIA HELENA BATISTA PRODUTO NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO AOS DISCENTES INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ICS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Leia mais

PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO

PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO - 2013 PORTARIA Nº 1.566 DE 18/03/08 Nome da Unidade Educacional EMEI MÁRIO SETTE Diretoria Regional de Educação CAMPO LIMPO Modalidade (art.2º): A tematização das práticas desenvolvidas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 010/2017 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

A FAVOR DO SUCESSO ESCOLAR: PROFESSORES SÃO A PONTE. Palavras-chave: Pedagogia de Projetos. Práticas Pedagógicas. Sucesso Escolar.

A FAVOR DO SUCESSO ESCOLAR: PROFESSORES SÃO A PONTE. Palavras-chave: Pedagogia de Projetos. Práticas Pedagógicas. Sucesso Escolar. A FAVOR DO SUCESSO ESCOLAR: PROFESSORES SÃO A PONTE Ana Carolina Fernandes Maria 1 ; Juliana Claro Arrabal de Souza 2 ; Luis Mateus da Silva Souza 3 1 Graduanda em Letras Português e Inglês pela USC; 2

Leia mais

Conexões: a poética das crianças de 0 a 3 anos e a arte contemporânea Relatório trimestral julho de 2016

Conexões: a poética das crianças de 0 a 3 anos e a arte contemporânea Relatório trimestral julho de 2016 Conexões: a poética das crianças de 0 a 3 anos e a arte contemporânea Relatório trimestral julho de 2016 Coordenação geral: Cisele Ortiz Coordenação técnica: Denise Nalini Formadoras: Cinthia Manzano e

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Educação. Letramento. Extensão e pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE Educação. Letramento. Extensão e pesquisa. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO

Leia mais

Universidade Federal do Pará Campus Universitário de Bragança.

Universidade Federal do Pará Campus Universitário de Bragança. LEI 10.639/2003: UM ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE AÇÕES EXTENSIONISTAS EM BRAGANÇA-PA 1 Morgana da Silva Pereira

Leia mais

Potencialidades de atividades baseadas em Categorias do Cotidiano em uma sala de aula da Educação Básica

Potencialidades de atividades baseadas em Categorias do Cotidiano em uma sala de aula da Educação Básica Potencialidades de atividades baseadas em Categorias do Cotidiano em uma sala de aula da Educação Básica Cleiton Ramos de Souza 1 GD 7 Formação de Professores que Ensinam Matemática Este trabalho tem porobjetivo

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA DA FFP/UERJ E INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CLÉLIA NANCI: DIÁLOGOS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA

CURSO DE PEDAGOGIA DA FFP/UERJ E INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CLÉLIA NANCI: DIÁLOGOS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BRAGANÇA, I. F. S. Curso de Pedagogia da FFP/UERJ e Instituto de Educação Clélia Nanci: Diálogos entre Universidade e Escola In: Articulando a Universidade e a Escola Básica no Leste Fluminense ed.rio

Leia mais

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos

I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos I FÓRUM PEDAGÓGICO Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos Currículos Educação Infantil na BNCC: possibilidades para uma construção curricular Alessandra Jácome Coordenadora de Currículo da Educação

Leia mais

PUBLICAÇÕES LIVROS ADRIANA ROCHA BRUNO

PUBLICAÇÕES LIVROS ADRIANA ROCHA BRUNO PUBLICAÇÕES LIVROS ADRIANA ROCHA BRUNO Tem professor na Rede (2010) Organizado por Adriana Rocha Bruno, Eliane Borges e Léa S. P. Silva (Ed. UFJF), o livro conta com textos de diversos pesquisadores sobre

Leia mais

DIDÁTICA MULTICULTURAL SABERES CONSTRUÍDOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM RESUMO

DIDÁTICA MULTICULTURAL SABERES CONSTRUÍDOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM RESUMO 01566 DIDÁTICA MULTICULTURAL SABERES CONSTRUÍDOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Elana Cristiana dos Santos Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO O presente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Universidade Federal do Espírito Santo Plano de Ensino Campus Goiabeiras Curso: Jornalismo Departamento Responsável:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Apresentação A proposta ora apresentada para debate no âmbito do colegiado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

DIMENSÕES PEDAGÓGICAS PRESENTES NOS DIÁRIOS DE AULA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

DIMENSÕES PEDAGÓGICAS PRESENTES NOS DIÁRIOS DE AULA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS 1 DIMENSÕES PEDAGÓGICAS PRESENTES NOS DIÁRIOS DE AULA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS Resumo Dirce Hechler Herbertz Doutoranda em Educação - PUCRS dhtz@hotmail.com Maria Inês Corte Vitória

Leia mais

Recomendada. Coleção Geografia em Construção. Por quê? A coleção. Na coleção, a aprendizagem é entendida como

Recomendada. Coleção Geografia em Construção. Por quê? A coleção. Na coleção, a aprendizagem é entendida como 1ª série (144 p.): Unidade 1. Quem é você?; Unidade 2. A vida em família; Unidade 3. Moradia; Unidade 4. Escola; Unidade 5. Rua, que lugar é esse? 2ª série (144 p.): Unidade 1. O lugar onde você vive;

Leia mais

O DIÁLOGO DE SABERES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL RIBEIRINHA NO CONTEXTO DO BAIXO AMAZONAS

O DIÁLOGO DE SABERES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL RIBEIRINHA NO CONTEXTO DO BAIXO AMAZONAS 1 O DIÁLOGO DE SABERES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL RIBEIRINHA NO CONTEXTO DO BAIXO AMAZONAS Maria das Graças Pereira Soares 1 Eixo Temático 2: Didática e prática de ensino nas

Leia mais

NADAL, BEATRIZ GOMES. POR VÁRIOS

NADAL, BEATRIZ GOMES. POR VÁRIOS NADAL, BEATRIZ GOMES. POR VÁRIOS AUTORES. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS: CONCEPÇÃO E AÇÃO. SLIDES Prof. Amarildo Vieira PROFESSOR RODRIGO MACHADO MERLI PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA

Leia mais

EDILAINE RORIGUES DE AGUIAR MARTINS

EDILAINE RORIGUES DE AGUIAR MARTINS EDILAINE RORIGUES DE AGUIAR MARTINS Rua Chiara Lubich, 371 Ap.74 Torre Pinheiro Jundiaí/SP. Tel. (11) 7119-3172/7406-4695 e-mail: edilaine.aguiar@hotmail.com Casada 31 anos (08/02/1984) Objetivo Atuar

Leia mais

Vagas Remanescentes para o curso Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira

Vagas Remanescentes para o curso Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira 72 118 2447 4 4 Ciências Sociais 2447 Antropologia I Noturno 3a feira 72 118 2447 0 0 Ciências Sociais 6547 Sociologia I Vespertino 4a feira 72

Leia mais

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O JOGO MANCALA COMO POSSIBILIDADE

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O JOGO MANCALA COMO POSSIBILIDADE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O JOGO MANCALA COMO POSSIBILIDADE José Sávio Bicho de Oliveira 1 Eixo Temático: Etnomatemática e educação para inclusão Resumo: Este

Leia mais

Organizadoras: Veronica Branco Marília Andrade Torales

Organizadoras: Veronica Branco Marília Andrade Torales Dossiê O valor do tempo em educação: Jornadas escolares ampliadas, Educação Integral e outras experiências sobre o uso e o significado do tempo educativo escolar Organizadoras: Veronica Branco Marília

Leia mais

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO RESUMO

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO RESUMO EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO Marly Cutrim de Menezes RESUMO O estudo refere-se ao O Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo

Leia mais

1- APRESENTAÇÃO e JUSTIFICATIVA:

1- APRESENTAÇÃO e JUSTIFICATIVA: A FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DA HABILITAÇÃO DE EJA DOS CURSOS DE PEDAGOGIA SOARES, Leôncio UFMG leonciosoares@uol.com.br GT: Educação de Pessoas Jovens e Adultas / n.18

Leia mais

O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RIO GRANDE DO SUL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RIO GRANDE DO SUL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 03028 O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RIO GRANDE DO SUL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Vanessa Zuge Luis Sebastião Barbosa Bemme Paula Lucion Resumo O presente trabalho é fruto de

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES E PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES E PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES E PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA SANTOS, M. M. O. ; MOYA, P. T. RESUMO A apropriação da linguagem escrita como

Leia mais

EDITORIAL 6 REVISTA NUPEART VOLUME

EDITORIAL 6 REVISTA NUPEART VOLUME 6 REVISTA NUPEART VOLUME 20 2018 EDITORIAL Ensino de arte e políticas de formação docente foi a temática do Dossiê coordenado pela professora Andréia Veber, da Universidade Estadual de Maringá, apresentada

Leia mais

O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Autor: Almir Lando Gomes da Silva (1); Co-autor: Antonio Fabio do Nascimento Torres (2); Coautor: Francisco Jucivanio

Leia mais

ENSINO MÉDIO. Qualidade e Equidade: RESULTADOS PRELIMINARES AVANÇOS E DESAFIOS EM QUATRO ESTADOS: (CE, PE, SP, GO)

ENSINO MÉDIO. Qualidade e Equidade: RESULTADOS PRELIMINARES AVANÇOS E DESAFIOS EM QUATRO ESTADOS: (CE, PE, SP, GO) ENSINO MÉDIO Qualidade e Equidade: AVANÇOS E DESAFIOS EM QUATRO ESTADOS: (CE, PE, SP, GO) RESULTADOS PRELIMINARES Sobre a pesquisa Sobre a pesquisa O debate sobre ensino médio está centrado... É preciso

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PENSAR E O FAZER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PENSAR E O FAZER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PENSAR E O FAZER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Lucilene Aline da Rosa 1 Jéssica de Góes Bilar 2 Daniela Medeiros 3 Resumo: Este texto se situa nos debates presentes no contexto

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Pedagogia º Período CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA. História da Educação

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Pedagogia º Período CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA. História da Educação CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Pedagogia 2017 1º Período CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA História da Educação SE TE TOTAL 04 52 72 EMENTA História da Educação e seus fundamentos epistemológicos.

Leia mais

ERA UMA VEZ...O JARDIM DE INFÂNCIA SUZANA DE PAULA DIAS UBERLÂNDIA-MG( )

ERA UMA VEZ...O JARDIM DE INFÂNCIA SUZANA DE PAULA DIAS UBERLÂNDIA-MG( ) ERA UMA VEZ...O JARDIM DE INFÂNCIA SUZANA DE PAULA DIAS UBERLÂNDIA-MG(1969-1972) Polyana Aparecida Roberta da Silva 1 Humberto Guido 2 Ao iniciarmos uma pesquisa, existe sempre a subjetividade do autor

Leia mais

Conteúdos e Didática de Matemática

Conteúdos e Didática de Matemática Conteúdos e Didática de Matemática Equipe de autores: Marcelo de Carvalho Borba Professor Livre Docente da Unesp de Rio Claro-SP e especialista em educação matemática. Kátia Stocco Smole Coordenadora do

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

Foucault e a educação. Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil

Foucault e a educação. Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil Foucault e a educação Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil Prefácio A educação abrange os processos de ensinar e de aprender e se desenvolve em todos os espaços possíveis:

Leia mais

4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11

4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11 4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira 12 3326 MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11 6752 PESQUISA II: MÉTODOS QUANTITATIVOS V B C. Sociais segunda-feira 18 3734 POLÍTICA

Leia mais

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo **

Education and Cinema. Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Educação e Cinema Education and Cinema Valeska Fortes de Oliveira * Fernanda Cielo ** Rosália Duarte é professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC do Rio de

Leia mais

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos Raça Orientação Educacional

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos Raça Orientação Educacional DIÁLOGO ENTRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NEGRA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Resumo Marcela Paula de Mendonça Professora do Ensino Fundamental I

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790 Altera os anexos da Resolução CEPEC nº 698, que fixa o currículo pleno do curso de graduação em Pedagogia Licenciatura Plena

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ BAHIA

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ BAHIA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ BAHIA Germana Souza Ramos Rocha 1 Eugênia da Silva Pereira 2 INTRODUÇÃO A Educação do Campo vem

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul VIVÊNCIAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE SARANDI: O PROJETO BRINCADEIRAS EM AÇÃO

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul VIVÊNCIAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE SARANDI: O PROJETO BRINCADEIRAS EM AÇÃO 29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul VIVÊNCIAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE SARANDI: O PROJETO BRINCADEIRAS EM AÇÃO Área temática: Direitos Humanos e Justiça Verônica Regina

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOS LEITORES NAS AULAS DE LITERATURA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOS LEITORES NAS AULAS DE LITERATURA ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOS LEITORES NAS AULAS DE LITERATURA SOUZA, Fabiana Maria dos Santos (Autora) Universidade Estadual da Paraíba souza.fmsantos@hotmail.com Drª NEVES,

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS FORMATIVOS: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos Reis UFF

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS FORMATIVOS: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos Reis UFF PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS FORMATIVOS: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos Reis UFF Resumo Ao incluir a Educação Infantil no sistema educacional

Leia mais

UMA MATEMÁTICA PARA O PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR NO SEGUNDO CICLO DE ENSINO Cristiane Custodio de Souza Andrade UERJ/FFP

UMA MATEMÁTICA PARA O PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR NO SEGUNDO CICLO DE ENSINO Cristiane Custodio de Souza Andrade UERJ/FFP UMA MATEMÁTICA PARA O PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR NO SEGUNDO CICLO DE ENSINO Cristiane Custodio de Souza Andrade UERJ/FFP custodioandrade@uol.com.br Resumo: Este trabalho apresenta parte das investigações

Leia mais

EDITAL Nº 001/2014 I - BOLSA

EDITAL Nº 001/2014 I - BOLSA EDITAL Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSA PNPD/CAPES DE PÓS- DOUTORADO NO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade

Leia mais