Uma pequena reflexão...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uma pequena reflexão..."

Transcrição

1

2

3 Uma pequena reflexão... Nosso ambiente de trabalho poderia ser mais agradável? Não estamos guardando coisas que poderíamos jogar fora ou retirar do posto de trabalho? Nosso posto de trabalho está realmente limpo? Estamos seguindo as regras de segurança? Os recursos que precisamos estão sempre à mão? Estamos sabendo aproveitar o espaço de trabalho? Não podemos aproveitar melhor nosso tempo?

4 5S [logo] A partir de agora, conheça programa que vai melhorar sua vida no trabalho! Com ele, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente de trabalho ficará mais harmonioso e produtivo.

5 Praticar o 5S é ter o sentido amplo de educação e vontade A filosofia 5S foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra e inspirou vários países do mundo. O senso reflete melhor a idéia de profunda mudança comportamental indicando que é preciso SENTIR a necessidade de fazer A proposta do 5S é trazer melhoria para todos, enquanto colaboradores ou na vida particular. A prática dessa filosofia não deve ser entendida como imposição, mas sim como criação de hábitos diários, essenciais para o crescimento pessoal, profissional e o consequente aumento da competitividade da empresa no mercado global, sobretudo pela redução de desperdícios.

6 O Significado dos 5S SEIRI SEIRI S S S S EITON EISO EIKETSU HITSUKE Senso de Utilização Senso de Ordenação Senso de Limpeza Senso de Saúde Senso de Autodisciplina

7 Objetivos do programa 5S Melhorar as condições do ambiente de trabalho Despertar a criatividade e a inovação; Estimular o trabalho em equipe; Melhorar o atendimento ao cliente interno e externo; Redução dos acidentes de trabalho; Melhorar a comunicação dentro da empresa; Preparar o ambiente para o programa de Qualidade.

8 O papel de cada um Criar um ambiente de trabalho adequado; Remover barreiras para a implantação do programa 5S; Obter o envolvimento de todos; Ser exemplo positivo dos 5 sensos; Ser defensor dos 5S s Promover a melhoria contínua; Participar efetivamente da implementação dos 5S

9 5S Senso de Utilização

10 Senso de Utilização Interpretação do Ideograma Correto, verdadeiro. Colocar em ordem o que está desarrumado sei ri Campo, terra natal. Dentro da lógica e da razão. Governar com regras. Outros termos propostos: arrumação, seleção, lógica e prática, organização

11 Senso de Utilização É o senso de separar as coisas por grau, tipo ou tamanho para manter no local de trabalho apenas o que é realmente necessário. COMO FAZER : Classificar o que é ou não necessário. Colocar à disposição o que não é utilizado. Utilizar os recursos de acordo com a necessidade e adequação. Solicitar e adquirir somente material necessário. QUAIS OS BENEFÍCIOS : Reaproveitamento de recursos. Liberação de espaço Diminuição de custos. Combate à burocracia.

12 Senso de Utilização EXEMPLOS : Manter na carteira / bolsa somente o necessário. Doar roupas que você não usa mais. Não guardar informações desnecessárias em seu computador, evitando o lixo eletrônico. Requisitar materiais nas quantidades corretas. Garantir que as normas existentes são utilizadas, verificandoas periodicamente. Descarte imediato de normas / padrões desatualizados.

13 Senso de Utilização Manter no local de trabalho apenas objetos e dados necessários; Nada mais, nada menos; só o necessário! Evitar excessos e desperdícios de qualquer natureza; Utilizar os recursos adequados para as atividades específicas.

14 Senso de Utilização Desenvolva critérios para o descarte de itens desnecessários; Estabeleça uma área protegida e segura para guardar os itens desnecessários; Avalie e remova os itens desnecessários do local. Se estiver em dúvida, remova-o

15 Senso de Utilização Perguntas que você deve fazer a si mesmo: Este item é necessário? Se for necessário, é necessário nesta quantidade? Ele está sendo utilizado de maneira adequada? Você pode identificar quaisquer itens desnecessários que estão obstruindo a sua área de trabalho? Há ferramentas ou material largados no piso?

16 Senso de Utilização Exemplos Áreas de Segregação

17 Senso de Utilização Exemplos

18 Senso de Utilização Exemplos

19 5S Senso de Ordenação

20 Senso de Ordenação Interpretação do Ideograma sei ton Correto, verdadeiro. Colocar em ordem o que está desarrumado Assentar, estabilizarse, tranqüilizar-se de uma só vez ao mesmo tempo. Outros termos propostos: sistematização, organização e classificação, ordem.

21 Senso de Ordenação O sentido do Senso de Ordenação é efetuar a arrumação dos objetos, materiais e informações úteis, de maneira funcional possibilitando acesso rápido e fácil. COMO FAZER : Determinar locais para guardar os recursos utilizados. Dispor dos recursos de acordo com a freqüência de uso. Identificar de forma padronizada os locais e recursos utilizados Obedecer as regras estabelecidas para a ordenação (Manter).

22 Senso de Ordenação QUAIS OS BENEFÍCIOS: Maior rapidez e facilidade para encontrar equipamentos, objetos e informações; Diminuição do cansaço físico por movimentação desnecessária; Diminuição de acidentes por tudo estar no lugar certo; Facilidade de comunicação visual.

23 Senso de Ordenação EXEMPLOS: Mesas e cadeiras em locais corretos; Procedimentos operacionais padronizados,atualizados (Normas, etc.); Quadro de Aviso/chaves Padronizados; Tomadas com identificação de tensão; Organização de documentos eletrônicos no computador; Mantenha bolsas e objetos pessoais dentro da sua gaveta.

24 Senso de Ordenação Ter um layout funcional e prático; Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar! Utilizar comunicação visual; Ter um sistema para guardar e localizar rapidamente aquilo que se utiliza.

25 Senso de Ordenação Determine a localização de cada item; Defina e marque a localização dos equipamentos, suprimentos, áreas comuns e zonas de segurança com linhas; Identifique itens necessários.

26 Senso de Ordenação Armários e gavetas

27 Senso de Ordenação

28 Senso de Ordenação Padronização de cores

29 Senso de Ordenação Armários

30 Senso de Ordenação Ordenação - Exemplo Mesas e bancadas

31 Senso de Ordenação Gavetas

32 Senso de Ordenação Demarcação e identificação

33 Senso de Ordenação

34 Senso de Ordenação

35 Senso de Ordenação

36 Senso de Ordenação

37 Senso de Ordenação

38 5S Senso de Limpeza

39 Senso de Limpeza Interpretação do Ideograma Azul. Límpido, limpo, puro sei sou Varrer limpar Outro termos proposto: Zelo

40 Senso de Limpeza O Senso de Limpeza inspira a manter o ambiente sempre limpo e higienizado de maneira habitual e rotineira pois mais importante do que limpar é não sujar. COMO FAZER Manter limpo o seu ambiente de trabalho; Não comer ou beber na mesa/posto de trabalho; Definir responsável por áreas comuns; Descobrir e eliminar as fontes de sujeira; Limpar o que está sujo; Realizar coleta seletiva corretamente.

41 Senso de Limpeza BENEFÍCIOS: Boa impressão aos clientes e visitantes; Melhoria do ambiente de trabalho; Redução dos riscos de acidentes; Ambiente saudável e agradável; Eliminação de desperdícios; Facilita a manutenção dos equipamentos.

42 Senso de Limpeza Mais importante do que limpar é aprender a não sujar! Limpar o que está sujo; Criar o hábito de não sujar; Inspecionar enquanto limpa; Descobrir e eliminar fontes de sujeira;

43 Senso de Limpeza Faça uma limpeza inicial da área de trabalho e do equipamento; Encontre formas de manter tudo limpo; Adote a limpeza como uma forma de inspeção; Faça com que a limpeza seja parte do trabalho diário.

44 Senso de Limpeza Identifique qualquer item que possa causar contaminação Analise as razões para a contaminação e discuta para levantar propostas para a contenção dos problemas e criar soluções definitivas para eles Use a técnica dos 5 porquês para encontrar a causa raiz do problema

45 Senso de Limpeza CATEGORIAS DE LOCAL DE TRABALHO Ninguém suja 1 Todos zelam pela limpeza Alguns Sujam 2 Alguns Limpam (Faxineiros) Todos Sujam 3 Ninguém Limpa CARDOSO, Alexandre, GAMBIRASIO Jr., Luigi, ONODA, João, Gerenciamento Visual - Workshop para implantação de Gerenciamento Visual. Lean Institute.

46 Senso de Limpeza Limpar o que está sujo! Antes Depois

47 Senso de Limpeza

48 Senso de Limpeza

49 Senso de Limpeza

50 5S Senso de Saúde

51 Senso de Saúde Interpretação do Ideograma Azul. Límpido, limpo, puro sei ketsu Bravo, limpo, sem mácula, sem impurezas nos sentimentos e nos atos. Outros termos propostos: Asseio, aperfeiçoamento, higiene, pureza e integridade.

52 Senso de Saúde O Senso de Saúde instrui todos para manter as boas condições de trabalho. Saúde significa muito mais do que o bem-estar físico. Diz respeito também a higiene mental, bom clima para o trabalho, conforto e segurança. COMO FAZER Esteja atento às condições de segurança e de higiene; Busque informações sobre como manter a sua saúde física e mental em boas condições; Mantenha os seus exames periódicos em dia; Durma bem; Tome um café da manhã reforçado, nunca exagere no almoço e modere no jantar; Pratique exercícios físicos.

53 Senso de Saúde QUAIS OS BENEFÍCIOS: Maior disposição física e mental; Auto estima elevada; Sentimento de amor próprio; Melhora do humor.

54 Senso de Saúde Estimular um clima de confiança, amizade e solidariedade; Identificar oportunidades de melhoria quanto a segurança e ergonomia das atividades; Bons hábitos contribuindo para nossa saúde! Cuidar do corpo e da mente; Obedecer as normas de Segurança; Manter excelentes condições de higiene nas áreas comuns;

55 Senso de Saúde Identifique e elimine as fontes de risco; Monitore a coleta seletiva no descarte de materiais.

56 Senso de Saúde Higiene Segurança

57 5S Senso de Autodisciplina

58 Senso de Autodisciplina shitisuke Beleza, belo, harmônico.

59 Senso de Autodisciplina Auto disciplina é o senso que demonstra maturidade do ser humano. Por meio dele as pessoas expressam conhecimento do que fazer, quais os padrões, normas ou regras exigidos no ambiente onde vivem. Este senso retroalimenta todos os demais. COMO FAZER Tenha sempre em mente que no seu local de trabalho sempre há algo que pode ser aperfeiçoado com criatividade; Procure se colocar no lugar do seu cliente interno (colegas, gerentes, setores, etc) e externo (os consumidores de nossos produtos); Esteja sempre disposto a aprender e praticar o conhecimento adquirido. Compartilhe o que você sabe.

60 Senso de Autodisciplina QUAIS OS BENEFÍCIOS: A manutenção dos 4 sensos anteriores; A criação de um ambiente propício para a competitividade; Desenvolver a capacidade de cumprir compromissos; O aperfeiçoamento do seu profissionalismo; Desenvolvimento da capacidade criativa das pessoas; Consolidação dos valores da empresa; Melhoria contínua em nível pessoal, social e organizacional.

61 Senso de Autodisciplina EXEMPLOS: Respeitar o semáforo; Respeitar a opinião dos outros (religião, time de futebol, etc); Ter tempo para família; Praticar os 4 sensos; Respeitar as leis e a Constituição; Aperfeiçoar nível de instrução com cursos e treinamentos; Respeitar e educar a família; Disseminar hábitos e valores positivos (ser exemplo); Cumprir horários; Respeitar filas; Utilizar corretamente EPI s, crachás, uniformes; Seguir instruções de trabalho.

62 Senso de Autodisciplina Reconhecer o esforço e incentivar a criatividade; Compartilhar informações; Exercitar o aprendizado continuamente; Sentir-se responsável pelo bemestar coletivo; Ter paciência e persistência. Melhoria contínua: respeito, persistência e comprometimento.

63 Senso de Autodisciplina Envolvimento periódico da Coordenação; Respeitar os padrões estabelecidos; Os padrões do 5S são parte do trabalho diário; Envolvimento do funcionário e alteração nos hábitos de trabalho.

64

65 Etapas de Implantação do 5S Sensibilização Definir a aprovar modelos de avaliação Realizar o Dia D Definir cronogramas de avaliações Realizar primeiras avaliações (auditorias) Premiações

66 Avaliadores Serão indicados pelos coordenadores Avaliarão os setores e acompanharão as avaliações no seu setor; Serão responsáveis pelo plano de ação de melhorias.

67 Avaliações Acontecerão semestralmente; O avaliador não auditará o próprio setor; Haverá check-list como apoio; As pontuações serão divulgadas por meio de mural e intranet

68 Premiações Troféu itinerante ao setor vencedor no mês; Café da manhã para entrega do troféu com a presença da Direção; Prêmio a ser definido para o setor com melhor pontuação no ano.

69 Vídeo

70 Dinâmica de Grupo

71 Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito. Aristóteles Qualidade significa fazer o certo quando ninguém estiver olhando (Henry Ford, industrial americano 1863 a 1947); Se você não tem tempo de fazer alguma coisa certa, aonde você vai achar tempo para consertála? (Stephen King escritor Americano 1947).

OS CINCOS SENSOS O termo 5 S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S. SEIRI - senso de utilização ou de descarte

OS CINCOS SENSOS O termo 5 S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S. SEIRI - senso de utilização ou de descarte Desvendando o 5S... 2 OS CINCOS SENSOS O termo 5 S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S. SEIRI - senso de utilização ou de descarte SEITON - senso de ordenação ou de arrumação SEISO

Leia mais

EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE. Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano.

EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE. Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano. EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano. O Programa 5S é um conceito que foi trazido do oriente para melhorar a qualidade de qualquer ambiente de trabalho,

Leia mais

PROGRAMA DE QUALIDADE 5S. Stefan A. Rohr. Patos de Minas MG

PROGRAMA DE QUALIDADE 5S. Stefan A. Rohr. Patos de Minas MG PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Stefan A. Rohr Patos de Minas MG OBJETIVO Esta aula permite que os alunos implementem o programa de qualidade 5S em uma granja, uma vez que fornece a base teórica para tal. O QUE

Leia mais

Prof.ª: Suziane Antes Jacobs

Prof.ª: Suziane Antes Jacobs Prof.ª: Suziane Antes Jacobs Introdução Filosofia de qualidade originária do Japão Objetivo: elevar a organização a um nível superior de qualidade Japonês Seiri Seiton Seiso Seiketsu Shitshuke Português

Leia mais

Os 5 sensos da qualidade. Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior

Os 5 sensos da qualidade. Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior Os 5 sensos da qualidade Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior Principal objetivo da Técnica dos 5S Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, diminuindo os

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL UNIFEBE Centro Universitário de Brusque Engenharia Civil Construção Civil II SISTEMA DE GESTÃO DA DEFESA CIVIL/SC 300 CASAS QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL Prof. Diogo Visconti GESTÃO DA QUALIDADE NORMALIZAÇÃO

Leia mais

Sensibilizando para Organização e Limpeza

Sensibilizando para Organização e Limpeza Sensibilizando para Organização e Limpeza Origens 1 9 5 0 Kaoru Ishikawa Japão Pós-Guerra Também conhecido como Housekeeping... promove uma revolução dentro das empresas Objetivos Melhorar a qualidade

Leia mais

Processo/Programa 8 S. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho

Processo/Programa 8 S. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Processo/Programa 8 S Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho O programa 5s ou processo 8`s Começaremos falando sobre os 5S, é uma prática desenvolvida no Japão, pelo engenheiro químico KAORU ISHIKAWA

Leia mais

O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios.

O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios. PROGRAMA 5S INTRODUÇÃO O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios. É fundamentado em 5 regras básicas que promovem intensa mobilização e educação

Leia mais

Housekeeping 5S. Gestão e otimização da produção. Gestão e Otimização da Produção. Marco Antonio Dantas de Souza

Housekeeping 5S. Gestão e otimização da produção. Gestão e Otimização da Produção. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão e otimização da produção Housekeeping 5S Marco Antonio Dantas de Souza MSc. Engenharia de Produção Engenheiro de Segurança do Trabalho 1 Fonte: www.tpfeurope.com/en_5sinfo.html 2 1 O é uma filosofia

Leia mais

OS 5S INTRODUÇÃO OS 5S VSTREAM.WORDPRESS.PT

OS 5S INTRODUÇÃO OS 5S  VSTREAM.WORDPRESS.PT OS 5S INTRODUÇÃO OS 5S WWW.VALUESTREAM.PT VSTREAM.WORDPRESS.PT 1 OS 5S Seiri ( 整理 ) Seiton ( 整頓 ) Seiso ( 清掃 ) Seiketsu ( 清潔 ) Shitsuke ( 躾 ) Senso de Utilização Senso de Ordenação Senso de Limpeza Senso

Leia mais

INTRODUÇÃO A QUALIDADE

INTRODUÇÃO A QUALIDADE INTRODUÇÃO A QUALIDADE Profª Teresa Cristina Castilho Gorayeb - 2011 A P Definir as metas e os meios para atingi-los Treinar e educar o pessoal, e colocar o plano em ação AGIR VERIFICAR PLANEJAR

Leia mais

Gestão da Qualidade e 5S s. Gestão da Qualidade e 5S s SECRETARIA DE ESTADO DE SANEAMENTO E ENERGIA

Gestão da Qualidade e 5S s. Gestão da Qualidade e 5S s SECRETARIA DE ESTADO DE SANEAMENTO E ENERGIA SECRETARIA DE ESTADO DE SANEAMENTO E ENERGIA O instrumento de gestão documental que autoriza a eliminação de documentos públicos ou determina a sua preservação é a TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS,

Leia mais

Porque mudar é preciso!!

Porque mudar é preciso!! 5S Porque mudar é preciso!! COMO SURGIU: Após a Segunda Guerra (1950), o Japão, sem recursos, reuniu engenheiros japoneses e americanos para criar um método de combate ao desperdício Nosso Hospital SEIRI

Leia mais

Relembrando o conceito da Filosofia 5S

Relembrando o conceito da Filosofia 5S Desvendando o 5S... Relembrando o conceito da Filosofia 5S A filosofia dos 5S busca promover, através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho.

Leia mais

GRUPO SPEEDY PROGRAMA 5S

GRUPO SPEEDY PROGRAMA 5S PROGRAMA 5S 1 PROGRAMA 5S SPEEDY FILM Implementar programas internos de Segurança, Ordem, Limpeza e OPA(Observar, Planejar e Agir) 2 Qual o objetivo do 5S? GRUPO SPEEDY Melhoria no ambiente de trabalho;

Leia mais

Programa 5S s UDESC/CCT/GQL

Programa 5S s UDESC/CCT/GQL Programa 5S s UDESC/CCT/GQL Prof. Alan Schmitt 1 O que é o Programa dos 5s? É um programa de melhoria comportamental, cuja principal característica é a simplicidade. Seus conceitos são bastante profundos

Leia mais

O PROGRAMA 5 S. Prof.ª Ghislaine Bonduelle, Drª UFPR

O PROGRAMA 5 S. Prof.ª Ghislaine Bonduelle, Drª UFPR O PROGRAMA 5 S Prof.ª Ghislaine Bonduelle, Drª UFPR SUMÁRIO O PROGRAMA 5 S (PROGRAMA 8 S) O PROGRAMA 8 S IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA 5 S / 8 S MANUTENÇÃO DO PROGRAMA 5 S / 8 S A EDUCAÇÃO E O 5 S / 8 S CONCLUSÃO

Leia mais

Responsável: Gerente de Projetos e TI Revisado em:

Responsável: Gerente de Projetos e TI Revisado em: Responsável: Revisado em: Abrangência/Aplicação Área de Vendas: Todos os cargos. Área Técnica: Todos os cargos. Serviços Compartilhados: Todos os cargos. Objetivos Estabelecer critérios, responsabilidades,

Leia mais

OBJETIVOS. O que são os 5 S

OBJETIVOS. O que são os 5 S OBJETIVOS Preparar uma empresa, departamento, bairro, escola, cidade, ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente. Histórico Concebido por Kaoru Ishikawa; 0 no Japão; Colocar

Leia mais

DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I. Aula 24 Programa 5S

DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I. Aula 24 Programa 5S DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I Aula 24 Programa 5S Origem 2 No Japão pós-guerra faltava tudo: Alimentos, roupas, Moradia, trabalhadores, Máquinas, equipamentos, Materiais, métodos de gestão. Não podia

Leia mais

Objetivo: Garantir a continuidade das ações de melhoria no ambiente de trabalho, visando a produtividade e bem estar dos colaboradores da Unidade.

Objetivo: Garantir a continuidade das ações de melhoria no ambiente de trabalho, visando a produtividade e bem estar dos colaboradores da Unidade. Definição: Prática desenvolvida no Japão com o objetivo de manter padrões de organização e limpeza, agilizando atividades diárias e diminuindo tempo e custos. Objetivo: Garantir a continuidade das ações

Leia mais

Programa 5S. Profa. Reane Franco Goulart

Programa 5S. Profa. Reane Franco Goulart Programa 5S Profa. Reane Franco Goulart 1 Real Conceito do Programa 5S Devido ao novo cenário econômico mundial intensificado pela globalização fica mais intenso o código de defesa do consumidor em função

Leia mais

Capacitação - Monitores. Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S )

Capacitação - Monitores. Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S ) Capacitação - Monitores Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S ) Capacitação Monitores Gramado, RS - 2017 Capacitação Monitores Organização e funcionalidade O 5s é uma prática

Leia mais

Vale destacar: VERDADEIRO SENTIDO DO PROGRAMA 5S. O objetivo é mudar atitudes e comportamentos, com foco na eliminação de desperdícios.

Vale destacar: VERDADEIRO SENTIDO DO PROGRAMA 5S. O objetivo é mudar atitudes e comportamentos, com foco na eliminação de desperdícios. VERDADEIRO SENTIDO DO PROGRAMA 5S É a porta de entrada para qualquer programa de qualidade; É o ambiente da qualidade; A maior virtude do programa não é alcançada pela maioria das pessoas; O 5S não se

Leia mais

5S Aplicação. na Gestão

5S Aplicação. na Gestão 5S Aplicação na Gestão Praticamos?? Metodologia de trabalho 5S é uma metodologia de trabalho que usa uma lista de cinco palavras japonesas: Seiri utilização, seleção Seiton arumação ão,, ordem Seiso -

Leia mais

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA

FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA O se baseia em cinco passos aparentemente muito simples para embasar o desenvolvimento da qualidade. São eles: organização, arrumação, limpeza,

Leia mais

Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S )

Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S ) Capacitação - Monitores Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S ) Capacitação Monitores 1 Capacitação Monitores Organização e funcionalidade O 5s é uma prática desenvolvida

Leia mais

Apostila de Treinamento UNIDADE II PROGRAMA 5S

Apostila de Treinamento UNIDADE II PROGRAMA 5S Apostila de Treinamento ABRIL D 2018 ORIGM IGNIFICADO DO 5 COLOCANDO M PRATICA O 5 RFLXÕ Origem Prática desenvolvida no Japão pós guerra com o objetivo de desenvolver padrões de limpeza e organização.

Leia mais

Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita

Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Quantas vezes não olhou para sua mesa e pensou: preciso fazer uma arrumação... Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Você pensou no 5s Origens do 5S

Leia mais

Técnicas e Ferramentas da Qualidade. Apresentação da Professora. Aula 1. Contextualização. Organização da Aula. Função e Objetivos da Qualidade

Técnicas e Ferramentas da Qualidade. Apresentação da Professora. Aula 1. Contextualização. Organização da Aula. Função e Objetivos da Qualidade Técnicas e Ferramentas da Qualidade Aula 1 Apresentação da Professora Profa. Rosinda Angela da Silva Organização da Aula Visão geral da área de Qualidade A importância do uso de Ferramentas Qualificação

Leia mais

Programa IFSC 5S. Equipe. Instituto de Física de São Carlos. Programa de Qualidade e Produtividade

Programa IFSC 5S. Equipe. Instituto de Física de São Carlos. Programa de Qualidade e Produtividade Instituto de Física de São Carlos Programa de Qualidade e Produtividade Programa IFSC 5S Equipe CGQP Ana Paula Ulian de Araújo Lírio Onofre Batista de Almeida Maria Helena Braga de Carvalho Marilza Aparecida

Leia mais

MELHORIA CONTÍNUA. 5 S: fundamental para enfrentar os momentos de crise

MELHORIA CONTÍNUA. 5 S: fundamental para enfrentar os momentos de crise MELHORIA CONTÍNUA 5 S: fundamental para enfrentar os momentos de crise Eliminação de desperdícios, otimização do espaço e criação de um ambiente de trabalho agradável. Estes são alguns dos benefícios da

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Rita Agosto - 2014 Conteúdo Programático 1. Ferramentas de qualidade 1. Programa 5S qualidade, organização 2. Balanced Score Card (BSC) 1. Organização das informações em diversas ferramentas Introdução

Leia mais

KAIZEN. Por que implantar a metodologia 5s?

KAIZEN. Por que implantar a metodologia 5s? 5 S Por que implantar a metodologia 5s? Para isso! 5S Ferramenta de melhoria contínua. Muito comum você perguntar para as pessoas e o 5s? Resposta: Já implementamos o 5s. Ferramenta com ciclos intermináveis

Leia mais

APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação

APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

PROGRAMA 5S Ferramenta para gestão da rotina

PROGRAMA 5S Ferramenta para gestão da rotina UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição PROGRAMA 5S Ferramenta para gestão da rotina Comissão de Gestão da Qualidade

Leia mais

Objetivos do curso. Durante este curso iremos:

Objetivos do curso. Durante este curso iremos: Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa do autor. Housekeeping 5S Objetivos do curso Este curso é dirigido a todos

Leia mais

Responsável: Supervisor Emissão e Processos Revisado em: 31/10/2016

Responsável: Supervisor Emissão e Processos Revisado em: 31/10/2016 Responsável: Revisado em: 31/10/2016 Objetivos Estabelecer critérios, responsabilidades, regras e procedimentos aos colaboradores na execução das suas atividades profissionais dentro da metodologia do

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Comissão GesPública de Gestão da Qualidade e Produtividade

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Comissão GesPública de Gestão da Qualidade e Produtividade Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos Comissão GesPública de Gestão da Qualidade e Produtividade Programa IFSC 5S Instruções para implantação 2ª edição São Carlos 2009 Programa IFSC

Leia mais

Qualidade em Farmácia hospitalar. Andiara L. F. Neuwiem

Qualidade em Farmácia hospitalar. Andiara L. F. Neuwiem Qualidade em Farmácia hospitalar Andiara L. F. Neuwiem 10.08.2012 O QUE É QUALIDADE? COMO ALCANÇÁ-LA, BUSCÁ-LA? Qualidade: Um termo subjetivo, para o qual cada pessoa, ou setor, tem a sua própria definição.

Leia mais

Motivos para Implantar os 5 S s

Motivos para Implantar os 5 S s O que é Programa 5S: O Programa 5S é uma ferramenta muito importante para a busca da Qualidade Total, no trabalho e na vida. Teve sua origem no Japão no fim da década de 60. Foi um dos fatores para a recuperação

Leia mais

Carga Horária : 80 horas

Carga Horária : 80 horas Carga Horária : 80 horas Sumário 1- A Metodologia 8S 2- Seiri (Utilização) 3- Seiton (Ordem, Arrumação) 4- Seiso (Limpeza) 5- Seiketsu (Padronização) 6- Shitsuke (Disciplina) 7- Shido (Capacitação) 8-

Leia mais

PROGRAMA 5S. Alessandra Cristina Toledo Miranda

PROGRAMA 5S. Alessandra Cristina Toledo Miranda PROGRAMA 5S Alessandra Cristina Toledo Miranda Realidade e Percepção Os nossos sentidos e os nossos valores podem nos confundir. Quando isso ocorre, deixamos de ver a bagunça, o desperdício, e todo tipo

Leia mais

MÉTODOS ESPECÍFICOS DE GESTÃO: 5S e Benchmarking. Me. Edvin Kalil Freitas Granville Foz do Iguaçu, Setembro de 2010

MÉTODOS ESPECÍFICOS DE GESTÃO: 5S e Benchmarking. Me. Edvin Kalil Freitas Granville Foz do Iguaçu, Setembro de 2010 MÉTODOS ESPECÍFICOS DE GESTÃO: 5S e Benchmarking Me. Edvin Kalil Freitas Granville Foz do Iguaçu, Setembro de 2010 OBJETIVOS Conhecer um pouco do histórico, do conceito e da metodologia do 5S Conhecer

Leia mais

APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação

APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO 5S E GESTÃO DE ESTOQUES DE ITENS PARA AULA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA NO CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA.

UTILIZAÇÃO DO 5S E GESTÃO DE ESTOQUES DE ITENS PARA AULA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA NO CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA. UTILIZAÇÃO DO 5S E GESTÃO DE ESTOQUES DE ITENS PARA AULA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA NO CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA. MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO UNESP ÁGUAS DE LINDÓIA/SP SETEMBRO/2010 Introdução O entendimento

Leia mais

SISTEMA 5S. Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval CoTCN

SISTEMA 5S. Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval CoTCN Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval CoTCN SISTEMA 5S Sâmara Pinto Souza, 3 Período Matrícula: 1011367282 Rio de Janeiro 2011 SISTEMA 5S Trabalho

Leia mais

Apostila do curso de. OS 8S s Administrativos

Apostila do curso de. OS 8S s Administrativos Apostila do curso de OS 8S s Administrativos 1- A Metodologia 8S 2- Seiri (Utilização) 3- Seiton (Ordem, Arrumação) 4- Seiso (Limpeza) 5- Seiketsu (Padronização) 6- Shitsuke (Disciplina) 7- Shido (Capacitação)

Leia mais

Qualider Consultoria e Treinamento. Instrutor: José Roberto

Qualider Consultoria e Treinamento. Instrutor: José Roberto Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto 5 S Introdução PROGRAMA 5 S Surgiu no Japão final da década de 60 - É a visão sistêmica de todos os agentes envolvidos no processo produtivo,

Leia mais

1. CARTILHA 10 S 1.1 Apresentação

1. CARTILHA 10 S 1.1 Apresentação 1. CARTILHA 10 S 1.1 Apresentação O Programa 10 S faz parte de uma proposta da gestão administrativa da Escola Saber. Este conceito resultou de uma evolução dos 5S, concebido no Japão, na década de 50,

Leia mais

12 Meses 12 Temas. Metodologia 5 S. SST Setembro de 2018

12 Meses 12 Temas. Metodologia 5 S. SST Setembro de 2018 12 Meses 12 Temas Metodologia 5 S SST Setembro de 2018 O que é? ( ) a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza),

Leia mais

FORMULARIO PADRAO AVALIAÇÃO PROGRAMA 5S. Senso de Utilização

FORMULARIO PADRAO AVALIAÇÃO PROGRAMA 5S. Senso de Utilização FORMULARIO PADRAO AVALIAÇÃO PROGRAMA S BASE DATA COORDENADOR Senso de Utilização Verificar se existem materiais, mobiliários e equipamentos em excesso ou sem utilidade sobre mesas, armários, bancadas ou

Leia mais

Os cinco sensos 5Ss. Qualidade de Software. Cinco esses e cinco sensos. Resultados obtidos com a prática dos 5S

Os cinco sensos 5Ss. Qualidade de Software. Cinco esses e cinco sensos. Resultados obtidos com a prática dos 5S ORDEM E PROGRESSO Prof. Ms. Luiz Alberto Contato: lasf.bel@gmail.com Qualidade de 5S Slide Adaptado Nelson Suga Curso de Pós-Graduação Especialização em Informática UFPR Os cinco sensos 5Ss Objetivos do

Leia mais

Identidade Organizacional

Identidade Organizacional Política de Segurança de Alimentos Por ser uma indústria de alimentos, a São José Agroindustrial adota uma política de segurança na produção do açúcar que atende às exigências sanitárias vigentes e preserva

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profº Emerson Oliveira Técnico em Mecânica. Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade. Profº Emerson Oliveira Técnico em Mecânica. Gestão da Qualidade Profº Emerson Oliveira emerson.oliveira@ifsc.edu.br O que é qualidade? O termo qualidade tem sido confundido com luxo, beleza, virtudes, etiquetas, preço alto ou baixo, entre outros. Não que cada um desses

Leia mais

PROGRAMA 5 S. Jailson de Souza* Reginaldo Otto Nau** Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

PROGRAMA 5 S. Jailson de Souza* Reginaldo Otto Nau** Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI PROGRAMA 5 S Jailson de Souza* Reginaldo Otto Nau** Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI RESUMO O programa 5s surgiu no Japão, na década de 50. É formado de 5 sensos, que em japonês todos

Leia mais

Qualidade. Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços!

Qualidade. Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços! Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços! Breve Histórico O Japão evoluiu muito o conceito de qualidade, mas na verdade ela vem da época dos artesãos. A revolução industrial introduziu

Leia mais

APOSTILA. SEIRI: Senso de Utilização

APOSTILA. SEIRI: Senso de Utilização APOSTILA SEIRI: Senso de Utilização Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

CURSO ONLINE: OS 8S s ADMINISTRATIVOS

CURSO ONLINE: OS 8S s ADMINISTRATIVOS CURSO ONLINE: OS 8S s ADMINISTRATIVOS 2 8S é o nome de um método, ou antes, uma filosofia, de administração japonesa e se refere à inicial de oito palavras: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke, Shido,

Leia mais

APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde

APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios

Leia mais

QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS

QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS PREFÁCIO O Programa 5S surgiu, no início da década de 1960, quando a equipe do Prof. Kaoru Ishikawa lançou um método de combate aos desperdícios visando otimizar os parcos

Leia mais

APOSTILA. Implantação do Programa 5S

APOSTILA. Implantação do Programa 5S APOSTILA Implantação do Programa 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS

QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS PREFÁCIO O Programa 5S surgiu, no início da década de 1960, quando a equipe do Prof. Kaoru Ishikawa lançou um método de combate aos desperdícios visando otimizar os parcos

Leia mais

APOSTILA Implantação do Programa 5S

APOSTILA Implantação do Programa 5S APOSTILA Implantação do Programa 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DA FERRAMENTA DE 5S NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA EXPERIMENTAL EM UMA EMPRESA AUTOMOBILÍSTICA

IMPLEMENTAÇÃO DA FERRAMENTA DE 5S NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA EXPERIMENTAL EM UMA EMPRESA AUTOMOBILÍSTICA 1 IMPLEMENTAÇÃO DA FERRAMENTA DE 5S NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA EXPERIMENTAL EM UMA EMPRESA AUTOMOBILÍSTICA OLIVEIRA, José Ricardo (UNITRI) joseoliveira@mmcb.com.br SANTANA, Sonia Aparecida (UNITRI)

Leia mais

Módulo 2 Seiso/Limpeza, Seiketsu/Asseio, Shitsuke/Disciplina, o 6º S Setsuyaku/Economia, o 5S no dia-a-dia e seus benefícios, exercícios

Módulo 2 Seiso/Limpeza, Seiketsu/Asseio, Shitsuke/Disciplina, o 6º S Setsuyaku/Economia, o 5S no dia-a-dia e seus benefícios, exercícios Módulo 2 Seiso/Limpeza, Seiketsu/Asseio, Shitsuke/Disciplina, o 6º S Setsuyaku/Economia, o 5S no dia-a-dia e seus benefícios, exercícios Seiso Limpeza Conceito Sentido literal: retirar pó e sujeiras utilizando

Leia mais

PROGRAMA DE QUALIDADE

PROGRAMA DE QUALIDADE PROGRAMA DE QUALIDADE PALESTRA NÓS SOMOS O QUE FAZEMOS Maria Luiza Abrantes São Carlos, 06 de junho de 2011. NÓS SOMOS O QUE FAZEMOS COMO PERCEBEMOS? COMO AGIMOS A PARTIR DO QUE PERCEBEMOS? COMO RESPONDEMOS

Leia mais

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3 Prof. Fábio Arruda Observação: Tanto a melhoria contínua como a qualidade total são abordagens incrementais para se obter

Leia mais

Introdução: Sistema da Qualidade Conceito

Introdução: Sistema da Qualidade Conceito 1 5S Introdução: A gestão da Qualidade é primordial para o estabelecimento e sobrevivência de uma instituição e para viabilizar o controle de atividades.informações e documentos. A meta é a boa prestação

Leia mais

Princípios de Gestão da Qualidade Programa 5S

Princípios de Gestão da Qualidade Programa 5S Princípios de Gestão da Qualidade Programa 5S O que é Qualidade? 1. Desempenho produto atinge o objetivo pretendido? 2. Confiabilidade qual a frequência de falhas do produto? 3. Durabilidade quanto

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho AULA 2

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho AULA 2 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho AULA 2 COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTA AULA Os fundamentos do 5S e 8S ; Princípios de Gestão

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: GESTÃO AMBIENTAL: EM BUSCA DA CONSOLIDAÇÃO DE UM CEFET SUSTENTÁVEL

RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: GESTÃO AMBIENTAL: EM BUSCA DA CONSOLIDAÇÃO DE UM CEFET SUSTENTÁVEL Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação DIPPG Coordenadoria de Pesquisa e Estudos Tecnológicos COPET RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

PROGRAMA 5S. Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.

PROGRAMA 5S. Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz. Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz. Deve-se ter em mente: que não há nada mais difícil de executar, nem de sucesso mais duvidoso, nem mais perigoso de se conduzir, do que iniciar uma nova

Leia mais

Módulo 3 Indícios de 5S, etapas para implantação do 5S e exercícios

Módulo 3 Indícios de 5S, etapas para implantação do 5S e exercícios Módulo 3 Indícios de 5S, etapas para implantação do 5S e exercícios Indícios para 5S 2. Odor 3. Ruído TEMA 1. Iluminação 4. Vibração 5. Temperatura 6. Pó e poeira 7. Material tóxico, volátil e/ou explosivo

Leia mais

Os Recursos Humanos e o TQM

Os Recursos Humanos e o TQM Os Recursos Humanos e o TQM Considerações Iniciais> Círculos de Controle de Qualidade> Trabalhos em equipes> > PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Os Recursos Humanos e o TQM TQM conjugação de métodos

Leia mais

Apresentação do programa 5S

Apresentação do programa 5S Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID 2011 Ciências da Natureza Apresentação do programa 5S Dia 04 de janeiro de 2012 Local: Escola Elisa Ferrari Valls Horário: 09h O "Programa

Leia mais

Realização. Patrocínio

Realização. Patrocínio Realização Patrocínio O QUE É O PROJETO SOL? É um programa que visa reduzir os acidentes de trabalho, criar e manter o ambiente limpo e organizado, com o objetivo de aumentar a satisfação e a qualidade

Leia mais

Conteúdo 2 -Qualidade em Saúde. Profª Melissa Rodrigues de Lara

Conteúdo 2 -Qualidade em Saúde. Profª Melissa Rodrigues de Lara Conteúdo 2 -Qualidade em Saúde Com o fenômeno da globalização da economia, aliado ao código do consumidor, as exigências do mercado consumidor, coloca as empresas e hospitais em desafio frente aos novos

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

REGULAMENTO 5S COLETIVO (ADMINISTRATIVO)

REGULAMENTO 5S COLETIVO (ADMINISTRATIVO) REGULAMENTO S COLETIVO (ADMINISTRATIVO) 1 REGRAS GERAIS PARA AUDITORIAS: 1.1 SENSO DE UTILIZAÇÃO E DESCARTE (SEIRI): Selecionar materiais, documentos, peças e equipamentos de acordo com a frequência de

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

A Base para a Qualidade Total

A Base para a Qualidade Total A Base para a Qualidade Total 1 HISTÓRIA Foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão pós-guerra; Surgiu com a necessidade de por ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após a derrota

Leia mais

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Objetivos de uma empresa Objetivo principal Pessoas Meios Satisfação das necessidades das pessoas CONSUMIDORES EMPREGADOS ACIONISTAS VIZINHOS Qualidade Crescimento

Leia mais

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Unidade II SISTEMA DE QUALIDADE Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Sistemas e Ferramentas de Gestão da Qualidade Estudaremos neste módulo técnicas e metodologias trabalhadas na área da administração

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA 16 TÍTULO: APLICAÇÃO DO 5S PARA DESENVOLVIMENTO DOS POSTOS DE TRABALHO, TEMPOS E DE ROTINAS DO DIA A DIA PARA PADRONIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NUMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CATEGORIA:

Leia mais

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I Ensino Fundamental I 2017 O nosso modo de ser e proceder 1 O Colégio Loyola é uma instituição da Rede Jesuíta de Educação. Nossa Missão é educar com excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos

Leia mais

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY PROGRAMA 5S DA QUALIDADE UNIDADE DE PLANEJAMENTO/SUPERINTENDÊNCIA HULW

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY PROGRAMA 5S DA QUALIDADE UNIDADE DE PLANEJAMENTO/SUPERINTENDÊNCIA HULW HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY PROGRAMA 5S DA QUALIDADE UNIDADE DE PLANEJAMENTO/SUPERINTENDÊNCIA HULW Maio/2016 PROGRAMA 5S DA QUALIDADE Equipe da : Alessandro Delmiro José Nascimento Assis Sérgio

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Curso: Engenharia de Produção Disciplina: GESTÃO DA MANUTENÇÃO Prof. Eduardo Morais 1 O QUE É MANUTENÇÃO? Manutenção é o termo usado para abordar a forma pela qual as organizações tentam evitar as falhas

Leia mais

Bem vindos ao curso de: Formação de Auditores Internos 5S - Housekeeping

Bem vindos ao curso de: Formação de Auditores Internos 5S - Housekeeping 1 1 Bem vindos ao curso de: Formação de Auditores Internos 5S - Housekeeping 2 2 Professor: Eng. MSc. Aloysio de Aguiar Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP. Pós Graduado em Engenharia Mecânica

Leia mais

SENAI-PE. Programa 5S

SENAI-PE. Programa 5S Programa 5S 2 Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco Presidente Jorge Wicks Côrte Real Departamento Regional do SENAI de Pernambuco Diretor Regional Antônio Carlos Maranhão de Aguiar Diretor

Leia mais

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade Infepi Soluções em Proteção Ltda. A empresa Infepi Soluções em Proteção Ltda é uma empresa de tecnologia da

Leia mais

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho.

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Programa 5 S A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente vai ficar mais alegre

Leia mais

Cada vez mais acredito na aplicação do conceito de massa

Cada vez mais acredito na aplicação do conceito de massa Prefácio Cada vez mais acredito na aplicação do conceito de massa crítica como fundamental para assegurar as condições necessárias à gestão auto-sustentável de uma organização em processo de intervenção

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec POLÍTICA SGI ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Nº 09/2018

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec POLÍTICA SGI ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Nº 09/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec POLÍTICA SGI ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Nº 09/2018 POLÍTICA SGI: Política Integrada da Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente 3 4 POLÍTICA SGI ITEM A ITEM

Leia mais

5S: A ESSÊNCIA DA ORDENAÇÃO RESUMO

5S: A ESSÊNCIA DA ORDENAÇÃO RESUMO 5S: A ESSÊNCIA DA ORDENAÇÃO RESUMO Surgem diversos programas voltados à Qualidade com o objetivo de promover a melhoria contínua dos produtos e dos seus processos. O programa 5S, motivo deste trabalho,

Leia mais

TRABALHADOR. Relações profissionais Com investimentos. Empresa Lucro. Relação de domínio. Perda do Cliente Processos trabalhistas Gastos

TRABALHADOR. Relações profissionais Com investimentos. Empresa Lucro. Relação de domínio. Perda do Cliente Processos trabalhistas Gastos TRABALHADOR Relações profissionais Com investimentos Empresa Lucro Relação de domínio Perda do Cliente Processos trabalhistas Gastos RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO ETAPAS: Recrutamento Divulgue a

Leia mais

Módulo 4 Continuação das etapas para implantação do 5S, estudo de caso e exercícios

Módulo 4 Continuação das etapas para implantação do 5S, estudo de caso e exercícios Módulo 4 Continuação das etapas para implantação do 5S, estudo de caso e exercícios 13 - Feedback para ações não-viáveis QUEM Representantes das áreas Dicas: Ser claro Não desmotivar COMO Explicar recusas

Leia mais