Identificação do Monumento: Baixa Pombalina. Data: Tipologia do monumento: Plano de Urbanização. Encomendado por: Rei D. José I.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Identificação do Monumento: Baixa Pombalina. Data: Tipologia do monumento: Plano de Urbanização. Encomendado por: Rei D. José I."

Transcrição

1 Identificação do Monumento: Baixa Pombalina Localização: Museu da Cidade Campo Grande, Lisboa, Lisboa, Portugal Data: Photograph: Artistas: Engenheiros militares Manuel da Maia ( ), Eugénio dos Santos ( ); Carlos Mardel (c ), Elias Sebastião Poppe; escultor: Joaquim Machado de Castro ( ); arco triunfal: Veríssimo José da Costa [n.d.], coadjuvado por Vítor Bastos ( ) e Anatole C. Calmels ( ). Tipologia do monumento: Plano de Urbanização Encomendado por: Rei D. José I. Historial: A 1 de Novembro de 1755, um violento terramoto sacudiu Lisboa, seguido de um maremoto e de um incêndio que durou quase uma semana. Dois terços da cidade foram destruídos e terão morrido cerca de pessoas. A parte mais importante da cidade ficou arrasada, incluindo o Terreiro do Paço, onde estavam instalados, à beira do rio e da área comercial, o Paço Real do século XVI, de D. Manuel I (reformado por D. Filipe II e enriquecido por D. João V), a Casa da Índia, a Alfândega e o Arsenal, inúmeras igrejas (entre as quais a Basílica Patriarcal), hospitais, a Ópera e as ruas mais opulentas. A sua reconstrução obedeceu aos conceitos iluministas de urbanismo e arquitectura do século XVIII, pragmática e racionalmente planeada e edificada sob a mão férrea do Marquês de Pombal. Com uma praça aberta para o rio, onde sediavam os principais edifícios do governo e da administração, um arco triunfal e uma estátua equestre de D. José I no centro, reafirmava-se o poder do rei, segundo os princípios do despotismo esclarecido. Descrição: O projecto da Baixa, concebido por Manuel da Maia e Eugénio dos Santos, estrutura-se numa malha ortogonal, com ruas paralelas e perpendiculares de dimensão variável, entre o Tejo e a Praça do Comércio, a sul, e o Rossio e a Praça da Figueira, a norte. O desenho do conjunto incluiu a definição de fachadastipo, com esquemas de composição simples, simétricos e estandardizados, da autoria de Carlos Mardel, entre outros. A Praça do Comércio tem uma estrutura quadrangular, com três lados construídos e dispostos em U sobre o rio, acessível através do Cais das Colunas. É rematada lateralmente por torreões e nobilitada por extensa arcaria térrea. Ao centro, dispõe-se a estátua equestre de bronze de D. José, de Machado de Castro. A articulação com o restante núcleo urbano é feita através de um arco triunfal, realizado já no século XIX por Veríssimo José da Costa e equipa.

2 View Short Description A Baixa de Lisboa, reerguida no rescaldo do terramoto de 1755, conforme os inovadores e pragmáticos preceitos iluministas de urbanismo e de arquitectura, é designada Baixa Pombalina por ter sido a sua reconstrução eficazmente pensada e coordenada pelo Marquês de Pombal, em conjunto com a sua equipa de arquitectos e engenheiros. Com malha ortogonal, fachadas e traçado regulares, enquadrada entre a Praça do Comércio e o Rossio, é uma área de grande valor cultural e patrimonial, que lhe valeu, respectivamente, a classificação de Monumento Nacional e de Imóvel de Interesse Público. Como foi estabelecida a datação: Evidência histórica. Bibliografia seleccionada: França, J.-A., Lisboa Pombalina e o Iluminismo, Lisboa, França, J.-A., A Reconstrução de Lisboa e a arquitectura Pombalina, ICP, Lisboa, Calado, M., Ferreira, V., Lisboa, Lisboa, Tostões, A., Catálogo Exposição Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje, Lisboa, Citation: Henrique Carvalho, Cristina Correia, Miguel Soromenho Baixa Pombalina in Discover Islamic Art, Museum With No Frontiers, database_item.php?id=monument;bar;pt;mon11;28;pt Autoria da ficha: Henrique Carvalho,Cristina Correia,Miguel Soromenho Número interno MWNF: PT 28 Três de seis projectos originais, com o novo alinhamento sobreposto ao pré-existente; plano definitivo e ortofotomapa de Lisboa ; século XIX Engenheiros militares Manuel da Maia ( ), Eugénio dos Santos ( ) Após o sismo, o Marquês de Pombal rapidamente encomendou seis planos, de entre os quais escolheria o melhor. A 4 de Dezembro de 1755, Manuel da Maia sugeriu a substituição do velho Terreiro do Paço pela nova Praça do Comércio, concebida como uma entrada monumental da cidade, através do Cais das Colunas.

3 DIGC Câmara Municipal de Lisboa DIGC Câmara Municipal de Lisboa Praça do Comércio Frente ao estuário do rio Tejo Planos iniciais da Praça do Comércio: Manuel da Maia ( ), Eugénio dos Santos ( ); Carlos Mardel (c ). Arco triunfal: Veríssimo José da Costa [n.d.], coadjuvado por Vítor Bastos ( ) e Anatole C. Calmels ( ) A Praça do Comércio, debruçada sobre o Tejo, é uma das peças emblemáticas da Baixa Pombalina. De acordo com a gravura atribuída a G. Fróis Machado, os planos iniciais não foram totalmente cumpridos. O Arco só foi edificado em 1873, segundo um projecto posterior de Veríssimo José da Costa.

4 Estátua equestre, em bronze, do rei D. José I. (Gravura em cobre de Carneiro da Silva, 1774, executada antes da inauguração) Terreiro do Paço ou Praça do Comércio 1771 Joaquim Machado de Castro ( ) Machado de Castro seguiu os planos iniciais de Eugénio dos Santos. A estátua foi inaugurada a 6 de Junho de 1775, dia do aniversário do rei D. José I, para cuja cerimónia se produziram vários objectos comemorativos. Esta gravura comemorativa, em cobre, foi executada por Joaquim Carneiro da Silva, tal como um serviço de jantar em porcelana, com a reprodução da estátua.

5 Desenho das fachadas pombalinas Museu da Cidade Carlos Mardel e outros As fachadas dos edifícios pombalinos são uniformes, com lojas, três pisos de habitação e águas furtadas. A preocupação com a segurança na reconstrução motivou a utilização de paredes cegas, ou corta-fogo, em pedra, que separavam os edifícios, impedindo a propagação do fogo, uma das causas fatais do incêndio após o terramoto. A uniformização das fachadas e das janelas prendeu-se com o controlo dos custos. Assim, a instalação de portas e janelas em todos os edifícios obedeceu às mesmas medidas, independentemente do destino final, não tendo sido, por isso, permitida a colocação de brasões. José Faria Museu do Regimento dos Sapadores Bombeiros de Lisboa Gaiola Pombalina Baixa Pombalina. Estes desenhos estão expostos no Museu da Cidade e existe um protótipo no Museu dos Bombeiros Eugénio dos Santos ( ); Carlos Mardel (c ), Manuel da Maia ( ) O sistema de construção adoptado, a gaiola pombalina, consiste numa estrutura em madeira que garante uma boa distribuição de forças, alguma mobilidade estrutural aos edifícios e uma maior resistência aos terramotos. Todos os prédios da Baixa foram construídos segundo este sistema, que constituiu uma primeira utilização de estrutura antisísmica. Este protótipo foi construído no início do século XX para formação dos bombeiros. José Faria Museu do Regimento dos Sapadores Bombeiros de Lisboa

Outra designação: Basílica da Estrela. Data: Encomendado por: Rainha D. Maria I.

Outra designação: Basílica da Estrela. Data: Encomendado por: Rainha D. Maria I. Identificação do Monumento: Basílica do Sagrado Coração de Jesus Outra designação: Basílica da Estrela Localização: Largo da Estrela, 1200-667 Lisboa, Lisboa, Portugal Data: 1779 1790 Photograph: Artistas:

Leia mais

Outra designação: Santuário dos Remédios

Outra designação: Santuário dos Remédios Identificação do Monumento: Santuário da Nossa Senhora dos Remédios Outra designação: Santuário dos Remédios Localização: Santuário de Nossa Senhora dos Remédios 5100-025 Lamego, Lamego, Portugal Data:

Leia mais

Data: (interior) Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa

Data: (interior) Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa Identificação do Monumento: Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo Localização: Praça da República 4900-5321 Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal Data: (interior) Photograph: João Paulo Artistas:

Leia mais

Identificação do Monumento: Igreja da Falperra. Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa (igreja)

Identificação do Monumento: Igreja da Falperra. Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa (igreja) Identificação do Monumento: Igreja da Falperra Outra designação: Santuário da Falperra; Igreja de Santa Maria Madalena da Falperra Localização: Santuário de Santa Maria Madalena Falperra Freguesia de Longos

Leia mais

Outra designação: Casa da Livraria. Data: Tipologia do monumento: Biblioteca, civil

Outra designação: Casa da Livraria. Data: Tipologia do monumento: Biblioteca, civil Identificação do Monumento: Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra Outra designação: Casa da Livraria Localização: Largo da Porta Férrea 3000-447 Coimbra, Coimbra, Portugal Data: 1728 Photograph:

Leia mais

Identificação do Monumento: Casa do Corpo Santo

Identificação do Monumento: Casa do Corpo Santo Identificação do Monumento: Casa do Corpo Santo Outra designação: Casa do Corpo Santo (Museu do Barroco) Localização: Terreiro de Santa Maria, Setúbal, Portugal Data: 1714 (palácio primitivo do século

Leia mais

Identificação do Monumento: Palácio Nacional de Mafra. Outra designação: Palácio e Convento de Mafra. Data: 22 de Outubro de 1730

Identificação do Monumento: Palácio Nacional de Mafra. Outra designação: Palácio e Convento de Mafra. Data: 22 de Outubro de 1730 Identificação do Monumento: Palácio Nacional de Mafra Outra designação: Palácio e Convento de Mafra Localização: 2640-492 Mafra, Mafra, Lisboa, Portugal Data: 22 de Outubro de 1730 Photograph: Associação

Leia mais

Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa

Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa Identificação do Monumento: Igreja e Convento da Madre de Deus Localização: Igreja da Madre de Deus Rua da Madre de Deus, 4 1900-312 Lisboa, Lisboa, Portugal Data: 1509 1589 Photograph: Artistas: Arquitecto:

Leia mais

Identificação do Monumento: Aqueduto das Águas Livres. Outra designação: Aqueduto das Águas Livres. Data:

Identificação do Monumento: Aqueduto das Águas Livres. Outra designação: Aqueduto das Águas Livres. Data: Identificação do Monumento: Aqueduto das Águas Livres Outra designação: Aqueduto das Águas Livres Localização: Rua do Alviela a Santa Apolónia, 12 1170-012 Lisboa, Lisboa, Portugal Data: 1731 1799 Photograph:

Leia mais

Identificação do Monumento: Igreja e Torre dos Clérigos. Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa (igreja)

Identificação do Monumento: Igreja e Torre dos Clérigos. Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa (igreja) Identificação do Monumento: Localização: Igreja dos Clérigos Rua S. Filipe Neri 4050-546 Porto, Porto, Portugal Data: 1745 1763 Artistas: Arquitecto: Nicolau Nasoni (1691 1773); entalhadores: Luís Pereira

Leia mais

Identificação do Monumento: Fortaleza de Almeida. Outra designação: Vila Fortificada de Almeida. Data:

Identificação do Monumento: Fortaleza de Almeida. Outra designação: Vila Fortificada de Almeida. Data: Identificação do Monumento: Fortaleza de Almeida Outra designação: Vila Fortificada de Almeida Localização: Praça Forte de Almeida Câmara Municipal 6350-130 Almeida, Almeida, Guarda, Portugal Data: 1641-1680

Leia mais

Identificação do Monumento: Igreja de São João Evangelista. Outra designação: Igreja do Colégio

Identificação do Monumento: Igreja de São João Evangelista. Outra designação: Igreja do Colégio Identificação do Monumento: Igreja de São João Evangelista Outra designação: Igreja do Colégio Localização: Largo do Município e Rua dos Ferreiros 9000 Funchal, Funchal, Madeira, Portugal Data: Construção:

Leia mais

Identificação do Monumento: Palácio Real de Queluz. Outra designação: Palácio Nacional de Queluz. Data: Século XVII; 1751 c.1800

Identificação do Monumento: Palácio Real de Queluz. Outra designação: Palácio Nacional de Queluz. Data: Século XVII; 1751 c.1800 Identificação do Monumento: Palácio Real de Queluz Outra designação: Palácio Nacional de Queluz Localização: Palácio Nacional de Queluz Largo do Palácio 2745-191 Queluz www.pnqueluz.imc-ip.pt, Queluz,

Leia mais

Identificação do Monumento: Santuário de Nossa Senhora de Aires

Identificação do Monumento: Santuário de Nossa Senhora de Aires Identificação do Monumento: Santuário de Nossa Senhora de Aires Localização: Igreja Matriz de Viana do Alentejo Largo da Igreja Matriz 7090 Viana do Alentejo, Viana do Alentejo, Évora, Portugal Data: 1744

Leia mais

Mapa. Percurso total (em linha recta): 3 Km. Duração: 2 h. Partida: Metro do Martim Moniz. Final: Metro da Baixa Chiado

Mapa. Percurso total (em linha recta): 3 Km. Duração: 2 h. Partida: Metro do Martim Moniz. Final: Metro da Baixa Chiado Mapa Percurso total (em linha recta): 3 Km Duração: 2 h Partida: Metro do Martim Moniz Final: Metro da Baixa Chiado Checkpoint 1 Castelo de S. Jorge Declarado Monumento Nacional em 1910, pouco antes da

Leia mais

Identificação do Monumento: Convento de S. Gonçalo. Outra designação: Recolhimento de S. Gonçalo. Data: Séculos XVII e XVIII

Identificação do Monumento: Convento de S. Gonçalo. Outra designação: Recolhimento de S. Gonçalo. Data: Séculos XVII e XVIII Identificação do Monumento: Convento de S. Gonçalo Outra designação: Recolhimento de S. Gonçalo Localização: Rua da Rosa 9700 171 Angra do Heroísmo, Paróquia do Santíssimo Salvador da Sé, Angra do Heroísmo,

Leia mais

Identificação do Monumento: Santuário do Bom Jesus de Braga. Outra designação: Bom Jesus do Monte

Identificação do Monumento: Santuário do Bom Jesus de Braga. Outra designação: Bom Jesus do Monte Identificação do Monumento: Santuário do Bom Jesus de Braga Outra designação: Bom Jesus do Monte Localização: Bom Jesus do Monte, Tenões 4710-455 Braga, Tenões, Braga, Portugal Data: Século XV (fundação);

Leia mais

Name of Monument: Downtown Lisbon. Also known as: Baixa Pombalina. Date: 1755 1759. Denomination / Type of monument: Urban Planning

Name of Monument: Downtown Lisbon. Also known as: Baixa Pombalina. Date: 1755 1759. Denomination / Type of monument: Urban Planning Name of Monument: Downtown Lisbon Also known as: Baixa Pombalina Location: Museu da Cidade Campo Grande, 245 1700-091 Lisbon, Lisbon, Portugal Date: 1755 1759 Photograph: Artists: Master builders and military

Leia mais

ARQUITECTURAS DO HABITAR COLECTIVO FLEXIBILIDADE, TRANSFORMABILIDADE E ADAPTABILIDADE NO BAIRRO DE ALVALADE

ARQUITECTURAS DO HABITAR COLECTIVO FLEXIBILIDADE, TRANSFORMABILIDADE E ADAPTABILIDADE NO BAIRRO DE ALVALADE ARQUITECTURAS DO HABITAR COLECTIVO FLEXIBILIDADE, TRANSFORMABILIDADE E ADAPTABILIDADE NO BAIRRO DE ALVALADE Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Arquitectura I Instituto Superior Técnico Tatiana

Leia mais

O PROJECTO PROPÕE A CRIAÇÃO DE UM CONJUNTO HABITACIONAL COM TIPOLOGIAS T1 A T4 COM UMA FILOSOFIA DE CONDOMÍNIO FECHADO PAUTADO COM INFRAESTRUTURAS

O PROJECTO PROPÕE A CRIAÇÃO DE UM CONJUNTO HABITACIONAL COM TIPOLOGIAS T1 A T4 COM UMA FILOSOFIA DE CONDOMÍNIO FECHADO PAUTADO COM INFRAESTRUTURAS D A F U N D O O PROJECTO PROPÕE A CRIAÇÃO DE UM CONJUNTO HABITACIONAL COM TIPOLOGIAS T1 A T4 COM UMA FILOSOFIA DE CONDOMÍNIO FECHADO PAUTADO COM INFRAESTRUTURAS EXCLUSIVAS DE LUXO. T I P O L O G I A

Leia mais

3. Se for apresentada mais do que uma resposta ao mesmo item, só é classificada a resposta que surgir em primeiro lugar.

3. Se for apresentada mais do que uma resposta ao mesmo item, só é classificada a resposta que surgir em primeiro lugar. Prova de ferição de História e Geografia Prova 87 8.º no de Escolaridade 19 ecreto-lei n.º 17/16, de 4 de abril ritérios de lassificação 9 Páginas 1. Todas as respostas são classificadas através de códigos

Leia mais

Identificação do Monumento: Capela-mor da Sé de Évora. Data: 1746

Identificação do Monumento: Capela-mor da Sé de Évora. Data: 1746 Identificação do Monumento: Capela-mor da Sé de Évora Localização: Catedral de Évora Largo Marquês de Marialva 7000-809 Évora, Évora, Portugal Data: 1746 Photograph: Artistas: Arquitecto: João Frederico

Leia mais

Ficha de Caracterização Edificado com Interesse Cultural

Ficha de Caracterização Edificado com Interesse Cultural Ficha de Caracterização Edificado com Interesse Cultural (Art. 19º e 45º da Lei 107/2001, de 8 de setembro) I. Identificação 1.1 Data 1.2 Nome do imóvel: 1.3 Freguesia: 1.4 Localização: n.º 1.5 Proprietário

Leia mais

Praça da Liberdade: Uma história de Arquitectura e Urbanismo no Porto

Praça da Liberdade: Uma história de Arquitectura e Urbanismo no Porto Rafael Santos Silva Praça da Liberdade: 1700-1932 Uma história de Arquitectura e Urbanismo no Porto Volume ll Faculdade de Letras da Universidade do Porto Índice Introdução 3 1. Cartografia 4 2. Arquitecturas

Leia mais

DESIGN PORTUGUÊS: MEMÓRIA, CULTURA E GÉNERO MARIA HELENA SOUTO UNIDCOM/IADE

DESIGN PORTUGUÊS: MEMÓRIA, CULTURA E GÉNERO MARIA HELENA SOUTO UNIDCOM/IADE INVESTIGAÇÃO EM ARTE E DESIGN DESIGN PORTUGUÊS: MEMÓRIA, CULTURA E GÉNERO UNIDCOM/IADE helena.souto@universidadeeuropeia.pt Anjoom Satar, Márcia Gomes OBJECTIVOS Contribuir para: - o conhecimento aprofundado

Leia mais

Centro Europeu de Riscos Urbanos (CERU) / Unidade de Intervenção Territorial do Centro Histórico (UITCH) 2 de julho de 2016

Centro Europeu de Riscos Urbanos (CERU) / Unidade de Intervenção Territorial do Centro Histórico (UITCH) 2 de julho de 2016 Technical Visits / Visitas técnicas - ICUR2016 Centro Europeu de Riscos Urbanos (CERU) / Unidade de Intervenção Territorial do Centro Histórico (UITCH) 2 de julho de 2016 The Technical Visits are organized

Leia mais

O contexto Europeu dos séculos XVII e XVIII

O contexto Europeu dos séculos XVII e XVIII O contexto Europeu dos séculos XVII e XVIII Índice Da revolução científica aos ideais iluministas ; A difusão das ideias iluministas ; O despotismo esclarecido ; A herança do iluminismo ; Políticas de

Leia mais

Com o desenvolvimento e conclusão deste trabalho, o aluno deverá:

Com o desenvolvimento e conclusão deste trabalho, o aluno deverá: U LISBOA - FACULDADE DE ARQUITECTURA MIARQ / MIAINT / MIAU ANO LECTIVO 2016-2017 LABORATÓRIO DE PROJECTO III - SEMESTRE VI Docentes: Carlos Dias Coelho (coord.) António Lobato Santos, Carlos Macedo, Daniel

Leia mais

O uso da abóbada na construção pombalina

O uso da abóbada na construção pombalina O uso da abóbada na construção pombalina nas áreas limítrofes da Baixa de Lisboa José Pedro Jesus Gouveia Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Arquitectura Orientador: Professor Doutor João Vieira

Leia mais

Actualmente, assume-se como um museu polinucleado, integrando os seguintes núcleos museológicos: 1/5

Actualmente, assume-se como um museu polinucleado, integrando os seguintes núcleos museológicos: 1/5 O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, também designado de MUSLAN, encontra-se sedeado na Covilhã, em instalações da Universidade da Beira Interior, que o tutela. Foi instituído pelo

Leia mais

MACHADO DE CASTRO DA UTILIDADE DA ESCULTURA

MACHADO DE CASTRO DA UTILIDADE DA ESCULTURA Miguel Figueir a de Faria (coord.) DA UTILIDADE DA ESCULTURA nova perspectiva pluridisciplinar e em contexto internacional. Partindo do domínio próprio da História da Arte, procurou-se estabelecer igualmente

Leia mais

O primeiro valor indicado em euros corresponde à reserva contratada com o proprietário cabral moncada leilões Q página 117

O primeiro valor indicado em euros corresponde à reserva contratada com o proprietário cabral moncada leilões Q página 117 594 CONJUNTO DE SEIS CADEIRAS DE ESPALDAR ALTO, nogueira e castanho, assentos e costas em couro lavrado com pregaria, portuguesas, séc. XIX, faltas e defeitos Dim. - 129 X 51 X 43 cm 1.000-1.500 596 CONJUNTO

Leia mais

Museu Nacional dos Coches Lisboa

Museu Nacional dos Coches Lisboa Museu Nacional dos Coches Lisboa 16 Museu Nacional dos Coches APRESENTAÇÃO O Museu Nacional dos Coches foi inaugurado no dia 23 de Maio de 1905 e criado por iniciativa da Rainha D. Amélia de Orléans e

Leia mais

1 - OBRAS PUBLICADAS. 30 ANOS DE AUTONOMIA, , 2.ª edição revista, Assembleia Legislativa, Região Autónoma da Madeira, 2009.

1 - OBRAS PUBLICADAS. 30 ANOS DE AUTONOMIA, , 2.ª edição revista, Assembleia Legislativa, Região Autónoma da Madeira, 2009. 1 - OBRAS PUBLICADAS ROTEIROS REPUBLICANOS, MADEIRA, ed. Comissão Nacional para a Celebração dos 100 Anos da República, vol. 3, Diário de Notícias, Lisboa e Jornal de Notícias, Porto, lançamento a 31 de

Leia mais

REFORÇO SÍSMICO EM PAREDES DE. Paula Lamego

REFORÇO SÍSMICO EM PAREDES DE. Paula Lamego N.24 Novembro 2005 REFORÇO SÍSMICO EM PAREDES DE ALVENARIA DE PEDRA ARGAMASSA REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS Paula Lamego EDIÇÃO: CONSTRULINK PRESS A monografia apresentada foi realizada na cadeira de Reabilitação

Leia mais

Barro vermelho e a luz de Aveiro, Luís Delgado Aradas Diário de Aveiro, p.2, de 6 de Novembro de 1997.

Barro vermelho e a luz de Aveiro, Luís Delgado Aradas Diário de Aveiro, p.2, de 6 de Novembro de 1997. PERIODICALS: Newspaper s Articles Barro vermelho e a luz de Aveiro, Luís Delgado Aradas Diário de Aveiro, p.2, de 6 de Novembro de 1997. Câmara Municipal de Oeiras Diário de Notícias, p.35, de 13 de Outubro

Leia mais

Pontos de venda Saiba onde pode aderir à campanha Passe a Passe

Pontos de venda Saiba onde pode aderir à campanha Passe a Passe Pontos de venda Saiba onde pode aderir à campanha Passe a Passe Barraqueiro Transportes Boa Viagem: Rua da Rodoviária Urb. Quinta do Bravo, ALENQUER Telefone: 263 730 500 Barraqueiro Oeste: Terminal de

Leia mais

INVENTÁRIO DAS SÉRIES DOCUMENTAIS DA FBB DISPONÍVEIS PARA CONSULTA

INVENTÁRIO DAS SÉRIES DOCUMENTAIS DA FBB DISPONÍVEIS PARA CONSULTA INVENTÁRIO DAS SÉRIES DOCUMENTAIS DA FBB DISPONÍVEIS PARA CONSULTA SR: ACTAS DAS REUNIÕES DO PRÉMIO BISSAYA BARRETO DE MEDICINA SOCIAL 1986.12.12 1987.12.04 (liv.) CDB-F-7-1 SR: COPIADOR DE CORRESPONDÊNCIA

Leia mais

ÚLTIMAS REPORTAGENS FG+SG

ÚLTIMAS REPORTAGENS FG+SG 40 ARQUITECTURA & CONSTRUÇÃO fevereiro 2011 PRÉ-FABRICADO retiro idílico Erguida à beira do Tejo, próximo de Azambuja, esta casa poderia situar-se em qualquer lugar onde a natureza é protagonista. Dois

Leia mais

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Profª. Ana Paula Zimmermann EVOLUÇÃO

Leia mais

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 Profª. Ana Paula de O. Zimmermann Curso de Arquitetura e Urbanismo Escola de Artes e Arquitetura Pontificia Universidade Católica de Goiás

Leia mais

SÃO SILVESTRE DE LISBOA

SÃO SILVESTRE DE LISBOA PRESSUPOSTOS A medição da São Silvestre de Lisboa teve por base os seguintes pressupostos: Durante a competição os atletas não podem utilizar os passeios e/ou zonas para estacionamento de viaturas, se

Leia mais

VILAS OPERÁRIAS EM LISBOA EMERGÊNCIA DE NOVOS MODOS DE HABITAR O Caso da Vila Berta

VILAS OPERÁRIAS EM LISBOA EMERGÊNCIA DE NOVOS MODOS DE HABITAR O Caso da Vila Berta VILAS OPERÁRIAS EM LISBOA EMERGÊNCIA DE NOVOS MODOS DE HABITAR O Caso da Vila Berta MOTIVAÇÃO / JUSTIFICAÇÃO / OBJECTIVOS Viabilidade de utilização de edifícios de habitação pluri-familiar que se inserem

Leia mais

Um camarote sobre o Tejo. A special seat over the Tagus.

Um camarote sobre o Tejo. A special seat over the Tagus. Um camarote sobre o Tejo. A special seat over the Tagus. Uma localização privilegiada A privileged location Desfrute de uma das mais belas capitais do Mundo. Viva a cidade. Desfrute de uma das mais belas

Leia mais

Painel : ARQUITECTURA E PATRIMÓNIO NA 1ª REPÚBLICA

Painel : ARQUITECTURA E PATRIMÓNIO NA 1ª REPÚBLICA Painel : ARQUITECTURA E PATRIMÓNIO NA 1ª REPÚBLICA Comunicação : Técnicas de construção da época da 1ª República: memória arquitectónica revisitada e activação patrimonial na Golegã. METODOLOGIA 1. Enquadramento

Leia mais

Palácio Nacional de Mafra Mafra

Palácio Nacional de Mafra Mafra Palácio Nacional de Mafra Mafra 9 Palácio Nacional de Mafra APRESENTAÇÃO Mandado construir por D. João V para cumprir um voto de sucessão, é o mais importante monumento do barroco em Portugal. Construído

Leia mais

Centro Histórico Oeiras

Centro Histórico Oeiras Centro Histórico Oeiras T1 + Loja T1 T1 + Store T1 Apartamentos com Projecto de Arquitectura Apartments with Architecture Project 200.000 525.000 Centro Histórico Oeiras T1 + Loja T1 T1 + Store T1 Apartamentos

Leia mais

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio PALACETE

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio PALACETE PALACETES Casa de Bouças P1 Anteriores donos da Quinta de Bouças, vieram morar para esta casa, deixando o solar desabitado. Séc. XIX (finais): construção da casa. Cabeceiras de Basto Bouças Hayford Gauss

Leia mais

A EMEL ESTÁ NO SEU BAIRRO

A EMEL ESTÁ NO SEU BAIRRO JUNHO // 2019 BENFICA A EMEL ESTÁ NO SEU BAIRRO E isso é uma boa notícia MAIS FÁCIL MAIS CÓMODO MAIS SIMPLES Facilite a sua vida. Descarregue a aplicação da EMEL numa app store A EMEL QUER MELHOR MOBILIDADE

Leia mais

AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS PARTE II APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ARICA AO CENTRO HISTÓRICO DO FUNCHAL

AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS PARTE II APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ARICA AO CENTRO HISTÓRICO DO FUNCHAL AVALIAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIO EM CENTROS URBANOS ANTIGOS PARTE II APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ARICA AO CENTRO HISTÓRICO DO FUNCHAL Rui Alberto Faísca Figueira (DPCB/CMF) António Leça Coelho (LNEC) João Paulo

Leia mais

PROGRAMA CURRICULAR ANO LETIVO

PROGRAMA CURRICULAR ANO LETIVO PROGRAMA CURRICULAR ANO LETIVO 2015 2016 Unidade Curricular: Docente responsável: Respetiva carga letiva na UC: Outros Docentes: Respetiva carga letiva na UC: ECTS: História do Ensino Artístico II Prof.

Leia mais

As construções de betão armado e os sismos.

As construções de betão armado e os sismos. As construções de betão armado e os sismos. Raimundo Delgado Os sismos e as construções Movimentos das placa e génese dos sismos Os sismos e as construções Transmissão do movimento do terreno às estruturas

Leia mais

Centro Regional das Beiras Viseu. Terreiro do Paço. Eixo Urbanístico De Lisboa. Ricardo costa

Centro Regional das Beiras Viseu. Terreiro do Paço. Eixo Urbanístico De Lisboa. Ricardo costa Centro Regional das Beiras Viseu Terreiro do Paço Eixo Urbanístico De Lisboa Ricardo costa 2009/2010 Universidade católica Portuguesa Centro regional das beiras Viseu Arquitectura e mestrado entregado

Leia mais

ZOOM O palácio azul ID: Património. TEXTOS Marfaria Madrinha FiffOGRAFLA joão POiftriO. Tiragem:

ZOOM O palácio azul ID: Património. TEXTOS Marfaria Madrinha FiffOGRAFLA joão POiftriO. Tiragem: Património Pág: 20 Cores: Preto e Branco Corte: 1 de 5 B ZOOM O palácio azul Termina esta semana a primeira fase das grandes obras de reabilitação do Palácio Nacional de Queluz. E, após tantos anos em

Leia mais

18h30 Inauguração da Exposição: 100 Anos de Património: memória e identidade Portugal Palácio Nacional da Ajuda, Galeria do Rei D.

18h30 Inauguração da Exposição: 100 Anos de Património: memória e identidade Portugal Palácio Nacional da Ajuda, Galeria do Rei D. Todos os eventos são de entrada livre excepto em espectáculos de sala 29 de Setembro 17h00 Desfraldar da Bandeira Nacional Praça do Comércio, Arco da Rua Augusta Passeio inaugural Decoração dos pilares

Leia mais

Projecto Final de Mestrado em Arquitectura 2008/09

Projecto Final de Mestrado em Arquitectura 2008/09 Universidade da Beira Interior Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura Projecto Final de Mestrado em Arquitectura 2008/09 Recuperação e Requalificação do Edifício da Companhia Leiriense de Moagem

Leia mais

5. EDIFÍCIO NA ESTRADA DA VITÓRIA, N. O 30

5. EDIFÍCIO NA ESTRADA DA VITÓRIA, N. O 30 5. EDIFÍCIO NA ESTRADA DA VITÓRIA, N. O 30 Edifício na Estrada da Vitória, n. o 30 5 EDIFÍCIO NA ESTRADA DA VITÓRIA, N. O 30 5.1 INFORMAÇÃO GERAL Nome Localização Edifício na Estrada da Vitória, n. o

Leia mais

ARQUITECTURA EXERCÍCIO 2. Uma Forma Um Contexto: Construir um Mapa de Análise Arquitectónica

ARQUITECTURA EXERCÍCIO 2. Uma Forma Um Contexto: Construir um Mapa de Análise Arquitectónica ARQUITECTURA EXERCÍCIO 2 Uma Forma Um Contexto: Construir um Mapa de Análise Arquitectónica EXERCÍCIO 2 - Enunciado Analisar os tipos arquitectónicos - fazer o elenco de diferentes tipologias de edifícios

Leia mais

Caminhe ao som da Melodia da Água

Caminhe ao som da Melodia da Água Caminhe ao som da Melodia da Água PERCURSO 3 Caminhe entre Fontes, Chafarizes, Tanques e Lavadouros Percurso: Circular Duração: 2h Distância: 4 km Dificuldade: Baixa Inicie o percurso no Chafariz D. Maria

Leia mais

4.CARACTERIZAÇÃO HISTÓRICO-ARTÍSTICA

4.CARACTERIZAÇÃO HISTÓRICO-ARTÍSTICA .IDENTIFICAÇÃO Local/Endereço- Rua de Sobre Ribas, nº5 Função Actual NH(comércio); Habitação; Habitação. Enquadramento Acima do Pátio de Castilho nasce a Rua de Sobre Ribas, assim Descrição Geral e Pormenores

Leia mais

Forte de S. Francisco Xavier Castelo do Queijo

Forte de S. Francisco Xavier Castelo do Queijo Forte de S. Francisco Xavier Castelo do Queijo Porto Praça Gonçalves Zarco 4100-274 Porto Tel: 22 618 10 67 3ª a Domingo : 13.00 às 18.00 Encerra: 2ª Fª Escolas, reformados e deficientes: gratuito. Restante

Leia mais

Dia 28 de Maio Renovar com Sustentabilidade. Prof. João Appleton A2P. Reabilitação Sustentável. João Appleton

Dia 28 de Maio Renovar com Sustentabilidade. Prof. João Appleton A2P. Reabilitação Sustentável. João Appleton Dia 28 de Maio Renovar com Sustentabilidade Prof. João Appleton A2P Reabilitação Sustentável João Appleton 28 de Maio de 2009 1 Reabilitação Sustentável A reabilitação de edifícios antigos é hoje uma tarefa

Leia mais

Câmara Municipal MUNICÍPIO DE MATOSINHOS

Câmara Municipal MUNICÍPIO DE MATOSINHOS MUNICÍPIO DE MATOSINHOS Câmara Municipal PLANO DE PORMENOR PARA O TERRENO ENTRE A AV. DOS COMBATENTES DA GRANDE GUERRA E A RUA NOGUEIRA PINTO - LEÇA DA PALMEIRA R E G U L A M E N TO NOGUEIRA PINTO LEÇA

Leia mais

Bens em regime de proteção federal IPHAN

Bens em regime de proteção federal IPHAN Bens em regime de proteção federal IPHAN Casa de Câmara e Cadeia de Santos Número do Processo: 545 - T. Livro das Belas Artes: inscrição n.º 448, fl. 83, 12/05/59. Tombamento pelo CONDEPHAAT: inscrição

Leia mais

Porta Fora Lisboa aos nossos pés. http://www.museudacidade.pt/coleccoes/gravura/cml_pecas_suporte/mc.gra.1404.jpg

Porta Fora Lisboa aos nossos pés. http://www.museudacidade.pt/coleccoes/gravura/cml_pecas_suporte/mc.gra.1404.jpg Porta Fora Lisboa aos nossos pés http://www.museudacidade.pt/coleccoes/gravura/cml_pecas_suporte/mc.gra.1404.jpg PONTO DE PARTIDA MNHNC 1. Edifício MNHNC Observação dos fósseis existentes nas cantarias

Leia mais

Memória Descritiva e Justificativa Calendarização da Obra Fotografias

Memória Descritiva e Justificativa Calendarização da Obra Fotografias CÂMARA MUNICIPAL DE CARREGAL DO SAL 560 REMODELAÇÃO DAS FUTURAS INSTALAÇÕES DA LOJA DO CIDADÃO DE CARREGAL DO SAL RUA FRANCISCO SÁ CARNEIRO CARREGAL DO SAL PROJECTO DE ARQUITECTURA Memória Descritiva e

Leia mais

A CIDADE DE BRUXELAS SÉC.XV-XVI

A CIDADE DE BRUXELAS SÉC.XV-XVI UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS CURSO DE ARQUITECTURA A CIDADE DE BRUXELAS SÉC.XV-XVI Trabalho realizado por Pedro Nuno Afonso Dias Vieira, Para a disciplina de Urbanismo I:

Leia mais

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO PATRIMÓNIO E PAISAGEM URBANA 23 SETEMBRO 2011

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO PATRIMÓNIO E PAISAGEM URBANA 23 SETEMBRO 2011 JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO PATRIMÓNIO E PAISAGEM URBANA 23 SETEMBRO 2011 Faculdade de Arquitectura Universidade Técnica de Lisboa Silvia Paula Pelham, PhD (FAUTL), R.I.B.A. 1 QUE TERÁ ACONTECIDO

Leia mais

PRÉMIO JOÃO DE ALMADA 10.ª Edição

PRÉMIO JOÃO DE ALMADA 10.ª Edição CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO Pelouro da Cultura / Direcção Municipal de Cultura Departamento de Museus e Património Cultural / Divisão de Património Cultural PRÉMIO JOÃO DE ALMADA 10.ª Edição RECUPERAÇÃO

Leia mais

A - Do Terreiro do Paço ao Rossio. 1 - Praça do Comércio. Praça do Comércio, Panorâmica, 1945 AFML A6204

A - Do Terreiro do Paço ao Rossio. 1 - Praça do Comércio. Praça do Comércio, Panorâmica, 1945 AFML A6204 A - Do Terreiro do Paço ao Rossio 1 - Praça do Comércio Praça do Comércio, Panorâmica, 1945 AFML A6204 Localiza-se na actual Freguesia de São Nicolau. Esta praça era o antigo Terreiro do Paço. Até1400

Leia mais

Casa-Atelier Casa-Laboratório Casa-Mãe No início do século XX José Marques da Silva ( ) habitava num andar do inovador edifício

Casa-Atelier Casa-Laboratório Casa-Mãe No início do século XX José Marques da Silva ( ) habitava num andar do inovador edifício Casa-Atelier Casa-Laboratório Casa-Mãe No início do século XX José Marques da Silva (1869-1947) habitava num andar do inovador edifício plurifuncional (comércio, escritórios e habitação) que projectara

Leia mais

Casa-Atelier Casa-Laboratório Casa-Mãe No início do século XX José Marques da Silva ( ) habitava num andar do inovador edifício

Casa-Atelier Casa-Laboratório Casa-Mãe No início do século XX José Marques da Silva ( ) habitava num andar do inovador edifício FMS_notebookG.indd 1 FMS_notebookG.indd 2 Casa-Atelier Casa-Laboratório Casa-Mãe No início do século XX José Marques da Silva (1869-1947) habitava num andar do inovador edifício plurifuncional (comércio,

Leia mais

- ANEXO II - APRESENTAÇÃO DO PROJECTO

- ANEXO II - APRESENTAÇÃO DO PROJECTO - ANEXO II - APRESENTAÇÃO DO PROJECTO PROJECTO FPM 41 CENTRO DE INFORMAÇÃO URBANA DE LISBOA 1/12/2014 PROJECTO FPM 41 I. INTRODUÇÃO PARQUE MAYER AV. FONTES PEREIRA DE MELO CALVANAS FEIRA POPULAR REQUALIFICAÇÃO

Leia mais

REABILITAÇÃO DE 3 EDIFÍCIOS NO CENTRO HISTÓRICO DE GUIMARÃES SAAVEDRArquitectura

REABILITAÇÃO DE 3 EDIFÍCIOS NO CENTRO HISTÓRICO DE GUIMARÃES SAAVEDRArquitectura REABILITAÇÃO DE 3 EDIFÍCIOS NO CENTRO HISTÓRICO DE GUIMARÃES email: isabel.saavedra@mail.telepac.pt Rua Dr. Carlos Saraiva nº259, 4810-026 Guimarães, Portugal Telef: (00351) 253 41 27 23 Fax: (00351) 253

Leia mais

2. Localização São Vicente de fora - Alfama - Lisboa São Vicente de Fora - Lisboa lisboa 1 Percurso São Vicente de Fora - Lisboa [ 30] Área de

2. Localização São Vicente de fora - Alfama - Lisboa São Vicente de Fora - Lisboa lisboa 1 Percurso São Vicente de Fora - Lisboa [ 30] Área de elementos de análise morfológica 222 Contexto Urbano e Percursos 2.1. São Vicente de Fora - Lisboa 2.2. Pelourinho - Salvador 2.3. Stare Mesto - Bratislava 2.4. Plaza Mayor - Trujillo 2. Localização -

Leia mais

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis Av. D. João II, lote 1.12.03 8º Parque das Nações 1999-001 Lisboa +351 210471516 S. VICTOR - BRAGA Rua Professor Doutor Elísio de Moura 39 1 / 5 1. OBJECTIVO Esta brochura tem como objectivo a apresentação

Leia mais

A criação do Românico

A criação do Românico O ROMÂNICO A criação do Românico Só no século XIX foi reconhecido um estilo arquitectónico original designado de «românico» - que se desenvolveu na Europa Ocidental durante os séculos XI e XII. O termo

Leia mais

Destaque HABITAÇÃO UNIFAMILIAR

Destaque HABITAÇÃO UNIFAMILIAR HABITAÇÃO UNIFAMILIAR Habitação unifamiliar Casa Lopes Localizada no concelho de Oeiras, à entrada da localidade de Tercena-Barcarena, junto a uma linha de água e a escassos metros da Fabrica da Pólvora

Leia mais

O «Museu da água» no reservatório da água de St-Pétersbourg

O «Museu da água» no reservatório da água de St-Pétersbourg O «Museu da água» no reservatório da água de St-Pétersbourg A Endereço do sítio : rue Schpalernaïa, n 56 / RU-193015 St-PETERSBOURG B Contacto : V.Ia.Krestianikov, Director do Museu E-mail : museum@vodokanal.spb.ru

Leia mais

Tiragem: Pág: 26. País: Portugal. Cores: Preto e Branco. Period.: Diária. Área: 26,72 x 25,97 cm². Âmbito: Informação Geral.

Tiragem: Pág: 26. País: Portugal. Cores: Preto e Branco. Period.: Diária. Área: 26,72 x 25,97 cm². Âmbito: Informação Geral. Tiragem: 124921 Pág: 26 Cores: Preto e Branco Área: 26,72 x 25,97 cm² ID: 22720584 11-11-2008 Porto Tiragem: 40000 Pág: 10 Área: 4,06 x 4,57 cm² ID: 22679098 07-11-2008 Lisboa Exposição Alfândega do Porto

Leia mais

JORNAL DA CONSTRUÇÃO. Lisboa, 28 de Maio de 2007

JORNAL DA CONSTRUÇÃO. Lisboa, 28 de Maio de 2007 JORNAL DA CONSTRUÇÃO Lisboa, 28 de Maio de 2007 1. LISBOA OCIDENTAL, SRU (ENQUADRAMENTO) O Município de Lisboa criou a Sociedade de Reabilitação Urbana Lisboa Ocidental, SRU, em Julho de 2004. A Empresa,

Leia mais

Ficha de Sítio 2 ID 10. Freguesia/Concelho Pombal - Paradela Coordenadas N O Coor. Geográficas CMP nº 117.

Ficha de Sítio 2 ID 10. Freguesia/Concelho Pombal - Paradela Coordenadas N O Coor. Geográficas CMP nº 117. Ficha de Sítio 2 ID 10 Designação Moinho de Água Topónimo Frarigo Freguesia/Concelho Pombal - Paradela Coordenadas 41 16 123 N 7 20 854 O Coor. Geográficas CMP nº 117 Tipologia Moinho de rodízio Cronologia

Leia mais

3.ª REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

3.ª REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA 3.ª REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA Exmº(ª) Senhor(ª) Vereador (ª) Comunico a V.Ex.ª que se realiza no próximo dia 25 de Novembro de 2009, às 15:00 horas, na Sala de Reuniões dos Paços do Concelho

Leia mais

Igreja Matriz de Meinedo / Igreja de Santa Maria / Igreja de Nossa Senhora das Neves. IPA Monumento Nº IPA PT

Igreja Matriz de Meinedo / Igreja de Santa Maria / Igreja de Nossa Senhora das Neves. IPA Monumento Nº IPA PT Page 1 of 5 Igreja Matriz de Meinedo / Igreja de Santa Maria / Igreja de Nossa Senhora das Neves IPA Monumento Nº IPA PT011305130002 Designação Igreja Matriz de Meinedo / Igreja de Santa Maria / Igreja

Leia mais

Barreiro, 9 de Maio de O reforço sísmico na conservação e reabilitação de edifícios em Portugal. Mário Lopes

Barreiro, 9 de Maio de O reforço sísmico na conservação e reabilitação de edifícios em Portugal. Mário Lopes Prof. do Dept. de Engª Civil do Instituto Superior Técnico mariolopes@tecnico.ulisboa.pt Barreiro, 9 de Maio de 2018 O reforço sísmico na conservação e reabilitação de edifícios em Portugal Mário Lopes

Leia mais

Continuação do percurso pela zona ocidental de Lisboa

Continuação do percurso pela zona ocidental de Lisboa JÁ ESTEVE AQUI? ELISABETE SALEIRO Continuação do percurso pela zona ocidental de Lisboa A monumentalidade de Belém - Parte I Ao terminar o passeio realizado na Junqueira e continuando junto ao rio Tejo,

Leia mais

PROJETO DE OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PARA O NÚCLEO POMBALINO DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO. Artigo 1.º. Objecto e âmbito de aplicação

PROJETO DE OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PARA O NÚCLEO POMBALINO DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO. Artigo 1.º. Objecto e âmbito de aplicação PROJETO DE OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PARA O NÚCLEO POMBALINO DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO Artigo 1.º Objecto e âmbito de aplicação O presente normativo estabelece as regras para a ocupação do espaço

Leia mais

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis Av. D. João II, lote 1.12.03 8º Parque das Nações 1999-001 Lisboa +351 210471516 ESCRITÓRIOS SANTARÉM Rua Teixeira Guedes Escritórios- Santarém, Rua Dr. Ernesto Teixeira Guedes 1 / 6 1. OBJECTIVO Esta

Leia mais

Património Industrial Definição TICCIH. Património Industrial. Património Industrial. Património Industrial. Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro

Património Industrial Definição TICCIH. Património Industrial. Património Industrial. Património Industrial. Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro Manuel Vieira Núcleo de Betões, Pedra e Cerâmicos Departamento de Materiais PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO INDUSTRIAL EM BETÃO ARMADO Património Cultural Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro Todos os bens testemunhos

Leia mais

ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA ERICEIRA ANEXO II FICHAS DE PROJETOS ESTRUTURANTES JULHO DE 2018 LEVANTAMENTO DE ABRIL DE 2018

ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA ERICEIRA ANEXO II FICHAS DE PROJETOS ESTRUTURANTES JULHO DE 2018 LEVANTAMENTO DE ABRIL DE 2018 PROGRAMA ESTRATÉGICO DE REABILITAÇÃO URBANA DA ARU DA ERICEIRA Anexo II FICHAS DE PROJETOS ESTRUTURANTES - Julho 2018 ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA ERICEIRA ANEXO II FICHAS DE PROJETOS ESTRUTURANTES JULHO

Leia mais

IMPÉRIO E MONARQUIA ABSOLUTA NO SÉCULO XVIII

IMPÉRIO E MONARQUIA ABSOLUTA NO SÉCULO XVIII IMPÉRIO PORTUGUÊS NO SÉCULO XVI IMPÉRIO PORTUGUÊS NO SÉCULO XVIII Houve grandes alterações no Império Português entre os séculos XVI e XVIII. O BRASIL NOVA FONTE DE RIQUEZA BRASIL Com a diminuição dos

Leia mais

Uma intervenção desafiante

Uma intervenção desafiante Uma intervenção desafiante A EMPRIPAR Identificação do Convento das Bernardas Os outros intervenientes A intervenção da EMPRIPAR O resultado final Luis Almeida e Sousa l EMPRIPAR - Obras Públicas e Particulares

Leia mais

A APAA FAZ 25 ANOS. Pedro Ré Carlos Saraiva

A APAA FAZ 25 ANOS. Pedro Ré  Carlos Saraiva A APAA FAZ 25 ANOS Pedro Ré http://www.astrosurf.com/re/ Carlos Saraiva carlos.saraiva@netcabo.pt A Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores - APAA comemora em 2001, 25 anos de existência. A nossa

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA AVALIAÇÃO DAS SOLUÇÕES ESTRUTURAIS DEFINITIVAS DE INTEGRAÇÃO DA CORTINA DE ESTACAS DO EDIFÍCIO Nº 41, REALIZADA NO ALINHAMENTO ADJACENTE À AV. FONTES PEREIRA DE MELO EDIFÍCIO

Leia mais

URI:http://hdl.handle.net/ /37210

URI:http://hdl.handle.net/ /37210 Maria José Marques da Silva: memória, continuidade, intervenção Autor(es): Publicado por: URL persistente: DOI: Trigoso, Ana Filipa Almeida; Coutinho, Carlos André Ribeiro; Gonçalves, Cláudio Ferreira;

Leia mais

Programa. sujeito a confirmação

Programa. sujeito a confirmação PROGRAMA Programa sujeito a confirmação 2016 NOV. 17 Sessão inaugural Conferência por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás da Silva Martins 23h00 Terreiro D. João V, Mafra

Leia mais

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL - 6º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL º PERÍODO: 13 semanas (+/- 26 tempos)

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL - 6º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL º PERÍODO: 13 semanas (+/- 26 tempos) HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL - 6º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 2013-2014 1º PERÍODO: 13 semanas (+/- 26 tempos) Diagnóstico e atividades preparatórias (2 tempos) Rever a última matéria de 5ºano 3.3. A vida

Leia mais

RISCO SÍSMICO. Análise do Concelho do Barreiro Avaliação Vulnerabilidade Sísmica EB1 Penalva. Seminário Riscos Sociais, Naturais e Tecnológicos

RISCO SÍSMICO. Análise do Concelho do Barreiro Avaliação Vulnerabilidade Sísmica EB1 Penalva. Seminário Riscos Sociais, Naturais e Tecnológicos Seminário Riscos Sociais, Naturais e Tecnológicos Auditório i da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro RISCO SÍSMICO Análise do Concelho do Barreiro Avaliação Vulnerabilidade Sísmica EB1 Penalva Pedro

Leia mais