O prazer de recortar e colar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O prazer de recortar e colar"

Transcrição

1 MONTAGEM MANUAL DO JORNAL ESCOLAR Tutorial GIMP - 1 O prazer de recortar e colar Jornais, revistas e qualquer outro tipo de impresso são atualmente montados através de procedimentos eletrônicos, utilizando-se programas específicos de computador. Até não muito tempo atrás, esses procedimentos eram manuais. A montagem acontecia em folhas onde se colavam textos, fotos e desenhos. Com régua e caneta faziam-se os requadros e outras artes. Esse lado artesanal dava à atividade um encanto que o eletrônico apagou um pouco. O procedimento manual continua sendo uma opção válida, que pode inclusive combinar com a tecnologia. É o que propomos aqui. Você prepara sua colagem, depois escaneia e utiliza um programa de tratamento de imagem para limpar o original tirar as sombras produzidas pela colagem e melhorar os contrastes. Utilizaremos, para tanto, o GIMP, um programa gratuito muito simples. Neste tutorial você verá: Como montar o jornal Como preparar o jornal para impressão

2 Tutorial GIMP - 2 MONTAGEM MANUAL DO JORNAL ESCOLAR O prazer de recortar e colar Passo 1: Preparar o original Reúna o material: textos digitados, fotos, desenhos, textos manuscritos. Recorte e cole esses materiais conforme a disposição desejada, na FOLHA MODELO PARA MONTAGEM MANUAL (você encontrará no CD e em ou em folhas A4. Complete com boxes e outros elementos de ilustração, feitos com caneta preta, preferencialmente. Observações importantes Desenhos e textos manuscritos Os alunos devem escrever (no caso da publicação de textos manuscritos) ou desenhar dentro de quadros cujas bases tenham uma destas três dimensões: 6,5 cms - 12,5 cms - 19,5 cms. A altura não importa. A regra é muito importante: siga-a mesmo que no momento não entenda o porquê; vai entender ao fazer a colagem. Desenhos e textos manuscritos devem ser feitos com caneta preta, para uma melhor reprodução. Fotos Prefira sempre a curta e media distância. Fotos de paisagem têm reprodução mais difícil. Não use fotos recortadas de revistas para colar no jornal, a menos que seja um primeiro plano, de muita qualidade. Talvez precise recortar as fotos, para tirar os elementos que você não deseja incluir (uma pessoa que está passando etc.). Textos Devem ser revisados, antes de iniciar a montagem. Eles podem ser digitados em duas ou três colunas (não apenas blocos que ocupem a página de lado a lado). Veja como fazer Digitação em colunas No LibreOffice Abra um documento novo. Configure-o para o tamanho A4 com margens; Esquerda 1,2 - Direita 1,2 Superior 1 e Inferior 1 cm. Digite o texto normalmente. Terminada a digitação e a revisão, vá ao menu Formatar e clique em Colunas. Esse comando abre uma janela onde você escolhe a quantidade de colunas que desejar (seta 1). Digite 0,40cm em Espaçamento (seta 2) antes de dar OK.

3 Tutorial GIMP - 3 No Word 2003 Abra um documento novo. Configure-o para o tamanho A4 com margens; Esquerda 1,2 - Direita 1,2 Superior 1 e Inferior 1 cm. Digite o texto normalmente. Terminada a digitação e a revisão, vá ao menu Formatar e clique em Colunas. Esse comando abre uma janela onde você escolhe a quantidade de colunas que desejar (seta 1).

4 Tutorial GIMP - 4 No Word 2007 e 2010 Abra um documento novo. Configure-o para o tamanho A4 com margens; Esquerda 1,2 - Direita 1,2 Superior 1 e Inferior 1 cm. Digite o texto normalmente. Terminada a digitação e a revisão, vá ao menu Formatar, clique em Colunas (seta 1) e escolha sua opção. Passo 2: Escanear e numerar Escaneie as páginas que montou, com uma resolução mínima de 300 DPIs A extensão de arquivo deve ser.jpg Numere os arquivos (imagens) Nome do Jornal página 1, Nome do Jornal página 2 etc. Essa numeração é importante para que a gráfica não imprima de forma errada. Passo 3: Abrir o programa para acabamento Utilizaremos o Gimp, que é um programa gratuito de tratamento de imagens. Ele está instalado em computadores Linux. Se o seu computador for Windows, você terá de instalá-lo primeiro. Baixe gratuitamente o programa neste link Procure esta imagem: Nota: o acabamento pode ser feito também no Photoshop ou em qualquer outro programa de sua preferência.

5 Tutorial GIMP - 5 Abra o Gimp (se não estiver instalado, veja as instruções acima). Veja que a tela do Gimp aparece de forma reduzida, com duas barras laterais. Tudo isso superposto ao programa que você estava utilizando quando o abriu (no exemplo abaixo o GIMP se sobrepôs ao Word). Para melhorar a visualização, clique no ícone Maximizar da tela central do programa GIMP (seta 1). É possível que as extremidades da tela que acabou de ampliar fiquem por debaixo das barras laterais. Nesse caso, basta reduzir estas últimas, clicando no seu contorno e puxando para baixo. Veja abaixo como deve ficar. Passo 4: Apagar sombras e restos de linhas Inicialmente vamos tirar as sombras deixadas pelas colagens. Vá para Ficheiro (também pode ter o nome de Arquivo) e localize o material PARA EXERCÍCIO NO GIMP que consta no CD. Você encontrará esse material também em Veja que é uma imagem.jpg É esse mesmo tipo de arquivo que você vai abrir quando estiver trabalhando no seu jornal escaneado. Aumente o tamanho da imagem do jornal, para trabalhar com mais tranquilidade. - Clique na ferramenta Lupa (seta 1) e depois no jornal. A cada clique a imagem aumenta. - Também pode apertar a teclar Alt e mexer com a rodinha do mouse para frente e para trás. - Em seguida selecione a ferramenta Borracha (seta 2). Clique na borrachinha e arraste nos locais que deseja apagar.

6 Tutorial GIMP - 6 PARA DESFAZER ERROS BASTA CLICAR CTRL + Z Passo 5: Transformar em tons de cinza Inicialmente vamos passar tudo para preto e branco. Esta instrução só se aplica se na página houver alguma imagem colorida. Abra o menu Imagem na barra horizontal de ferramentas, e, na seção Modo, selecione a opção Tons de Cinzento (ou Tons de Cinza).

7 Tutorial GIMP - 7 Passo 6: Melhorar o contraste das fotos Melhorar o contraste é fazer com que o branco fique mais branco, e o preto mais preto. Vamos inicialmente trabalhar as fotos. Para selecionar a foto marque o ícone Seleção (seta 1). Clique no canto superior esquerdo da foto (seta 2) e a arraste até o canto inferior direito (seta 3). Uma vez selecionada a foto, abra o menu Cores da Barra de Ferramenta principal e clique em Automático e em seguida em Equalizar (veja abaixo).

8 Tutorial GIMP - 8 RUIM RUIM Excesso de tons escuros. RUIM Excesso de luminosidade. IDEAL Faltou contraste. Harmonia. Caso não esteja satisfeito com o resultado obtido, poderá fazer ajustes usando a opção Níveis, como explicamos a seguir a propósito do ajuste de contraste de textos e desenhos. ADVERTÊNCIA: O espaço que você marcou ficará selecionado até você fazer outra seleção. Também pode desfazer clicando uma vez no ícone Seleção da Caixa de Ferramenta e depois fora da página. Estando um espaço selecionado, o programa não permite fazer nenhuma outra operação em áreas não selecionadas. Passo 7: Melhorar o contraste dos textos e desenhos Vamos agora melhorar o contraste dos textos, desenhos e textos manuscritos. O procedimento inicial é o mesmo das fotos (passo 6). Amplie a imagem do jornal e marque a área que quer trabalhar.

9 Tutorial GIMP - 9 A seguir abra o menu Cores (seta 1), da Barra de Ferramenta principal e clique em Níveis (seta 2). Puxe para direita o triângulo indicado pela seta 3, até a letra ou o traço ficar bem escuro (o fundo também vai escurecer, não se preocupe com isso) A seguir, puxe para a esquerda o triângulo indicado pela seta 4, para clarear o fundo. Vá devagar, pois pode apagar as letras. Para terminar, mexa o triângulo indicado pela seta 5, para fazer o equilíbrio entre os tons claros e escuros.

10 Tutorial GIMP - 10 Repita o procedimento até corrigir todos os textos e desenhos. NOTA: O espaço que você marcou ficará selecionado até você fazer outra seleção. Também para desfazer clicando uma vez no ícone Seleção da Caixa de Ferramenta e depois fora da página. RUIM RUIM RUIM IDEAL

11 Tutorial GIMP - 11 Passo 8: Exportar o arquivo ADVERTÊNCIA: o programa dá as opções Guardar e Exportar. Desconsidere a primeira alternativa. Vá em Ficheiro (ou Arquivo) Seta 1 e escolha a opção Exportar Seta 2. Determine o lugar onde vai salvar o arquivo (seta 3) e clique em Exportar (seta 4). O arquivo deve ser salvo em formato de imagem (terminação jpg). Se não estiver fazendo isso é porque há algo de errado. Repita o procedimento Vai aparecer uma tela que solicita confirmação da qualidade da imagem. Certifique-se que esteja em 100 (seta 6)

12 Tutorial GIMP - 12 FIQUE ATENTO 1. Os originais devem ser escaneados com resolução de 300 DPI. 2. Numerar as imagens (página 1, página 2 etc) para evitar erros de impressão. 3. Verifique que os textos manuscritos sejam ilegíveis 4. Evite grandes espaços em branco. 5. Todo jornal deve publicar o EXPEDIENTE, que é o espaço onde se colocam informações sobre quem o produziu, a tiragem e outras. Veja um exemplo: 20 ENVIO PARA IMPRESSÃO - Arquivos muito pesados, acima de 9 megabytes, podem travar na internet. - Enviar para impressao@comcultura.org.br EXPEDIENTE Jornal... (nome). produzido pela (nome da escola ou da turma). Coordenadora do Jornal: Maria da Conceição Ferreira Digitação e Diagramação: Antonio Silva Magalhães Júnior Impressão: Comunicação e Cultura Código do Jornal: PLCE06/488 Tiragem: 200 exemplares de contato:... - Caso esteja utilizando o serviço de impressão a preço de custo do Comunicação e Cultura verifique que o pagamento tenha sido feito. Ver Apoio Impressão em - Confira no seu o aviso de recepção do jornal na gráfica. Caso não receba, entre em contato pelo telefone (85) , ou o anteriormente citado. - Os jornais diagramados corretamente são impressos em até oito dias úteis. Para acompanhar o processo, utilize a ferramenta Localize seu Jornal no Portal do Jornal Escolar ( Rua Castro e Silva 121, Centro Fortaleza-CE (85) / 2154 comcultura@comcultura.org.br participe@jornalescolar.org.br Creative Commons Atribuição - NãoComercial- SemDerivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 ) Uso não comercial irrestrito. Vedada a criação de obras derivadas sem autorização do autor Comunicação e Cultura

LibreOffice. versão 2012.2

LibreOffice. versão 2012.2 versão 2012.2 LibreOffice LibreOffice Para diagramar, vamos utilizar o editor de textos Writer, do pacote de programas LibreOffice. As instruções valem também para outras versões, como BrOffice e OpenOffice.

Leia mais

Tutorial para Elaboração de Atividades

Tutorial para Elaboração de Atividades Escola Estadual Dr. José Januário Carneiro Decreto Lei n.º 7879, de 25/09/64 Rua Cel. Sebastião Ramos de Castro, s/n Bairro Eldorado Ubá/MG 3531-7556 Tutorial para Elaboração de Atividades Artur Pires

Leia mais

ÍNDICE. Diagramar em quatro passos. Trabalhando os textos. Trabalhando as imagens. Finalizando a diagramação. Principais erros. Envio para impressão

ÍNDICE. Diagramar em quatro passos. Trabalhando os textos. Trabalhando as imagens. Finalizando a diagramação. Principais erros. Envio para impressão 0 5. Ausência de expediente T o d o j o r n a l t e m q u e p u b l i c a r o EXPEDIENTE, que é o espaço onde se coloca o crédito de quem o produziu e outras informações para os leitores. Abaixo um exemplo:

Leia mais

LibreOffice. versão

LibreOffice. versão versão 2013.1 LibreOffice LibreOffice Para diagramar, vamos utilizar o editor de textos Writer, do pacote de programas LibreOffice. As instruções valem também para outras versões, como BrOffice e OpenOffice.

Leia mais

O jornal com a cara que você quer

O jornal com a cara que você quer O jornal com a cara que você quer DIAGRAMAR é determinar a localização dos textos e figuras (ilustrações) no seu jornal. Para isso utilizamos uma Folha de Diagramação, fornecida pelo Projeto. Nas próximas

Leia mais

FORMATAÇÃO: WORD. 2. ed.

FORMATAÇÃO: WORD. 2. ed. FORMATAÇÃO: WORD 2017 2. ed. Sumário Fonte e tamanho do papel Como inserir quebra de página Formatando as margens na parte pré-textual Formatando as margens nas partes textual e pós-textual para impressão

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 3 NOÇÕES BÁSICAS DE MICROSOFT WORD Relembrando... Gabinete Relembrando... São três passos básicos para ligar o Computador Relembrando... Área de trabalho Barra de tarefas

Leia mais

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta.

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Dentre os participantes de uma videotutoria temos: hosts (administradores da sala função em que se enquadram

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais. GISELE - TUTORIAL Gimp Montagem

Oficina de produção de tutoriais. GISELE - TUTORIAL Gimp Montagem Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais GISELE - TUTORIAL Gimp Montagem Oficina de produção de tutoriais

Leia mais

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2013...2 1.1 Regras básicas para a digitação de um texto... 3 1.2 Verificando a ortografia e a gramática do texto... 3 1.3 Localizando ou substituindo uma palavra

Leia mais

Passo a Passo medidas angulares,métricas e análises clinicas com ImageJ. Prof. Carlos

Passo a Passo medidas angulares,métricas e análises clinicas com ImageJ. Prof. Carlos Passo a Passo medidas angulares,métricas e análises clinicas com ImageJ Prof. Carlos Clicar no ícone do programa Abrirá esta tela sobre a área de trabalho Selecionar o menu File e Open para abrir a imagem

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

GPROTECH. Gestor4_PAF-ECF

GPROTECH. Gestor4_PAF-ECF GPROTECH Gestão de Processos & Tecnologia Ltda. Gestor4_PAF-ECF MÓDULO INTEGRAÇÃO GPROTECH - Gestão de Processos & Tecnologia LTDA. CNPJ 05.371.599/0001-93 AVENIDA SANTOS DUMONT, 1740, SALA 308 CEP: 60.150-161

Leia mais

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2 Microsoft Word 2007 Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física 1 Microsoft Word O Microsoft Word é um processador de textos, utilizado para criar e editar diversos tipos de documentos

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Relacionamento e Gestão do Conhecimento Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Criação de Etiquetas passo a

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Instalação - FlexiStarter

Instalação - FlexiStarter Inserir o CD de instalação, após abrir o CD clicar em Autorun Inserir também o Token no computador. Na janela que vai abrir, deixe selecionado «Português(padrão) e clique em Ok. Aguarde que o programa

Leia mais

Vamos dar prosseguimento a nossas edições! Estamos, agora, com uma animação básica de neve. Vamos torná-la uma verdadeira nevasca!

Vamos dar prosseguimento a nossas edições! Estamos, agora, com uma animação básica de neve. Vamos torná-la uma verdadeira nevasca! Vamos dar prosseguimento a nossas edições! Estamos, agora, com uma animação básica de neve. Vamos torná-la uma verdadeira nevasca! Para isso, agora, com a janela do editor de partículas aberta (acompanhe

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos

Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos Técnica de Reportagem II (ECO/UFRJ) Paulo César Castro [Criado pela monitora Thamírys Andrade] No presente tutorial, aprenderemos como gerar gráficos

Leia mais

LibreOffice. Writer AULA INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS. A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson)

LibreOffice. Writer AULA INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS. A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson) LibreOffice Writer AULA 6 INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson) Autor: Emerson Luiz Florentino Borges Pró-Reitoria de Extensão Universidade

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Oficina: Processador de Texto

Oficina: Processador de Texto Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

TUTORIAL PARA PEDIDOS DE DIÁRIAS VIA SEI!

TUTORIAL PARA PEDIDOS DE DIÁRIAS VIA SEI! TUTORIAL PARA PEDIDOS DE DIÁRIAS VIA SEI! 1 - Iniciando o processo 1) Clique na opção Iniciar Processo no menu lateral. 2) Clique no + verde para listar todos os processos disponíveis no SEI. 3) Selecione

Leia mais

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr:

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Manual FLICKR e LR 1 1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Existem várias maneiras de reduzir o tamanho de suas fotos via programas de edição (os que fizeram o curso básico

Leia mais

MATÉRIA DE MICROSOFT WORD REGRAS BÁSICAS PARA A DIGITAÇÃO DE UM TEXTO 1. Nunca defina parágrafos ou alinhamentos de texto utilizando a tecla espaço do teclado; Dica.: Muitos usuários marcam parágrafo utilizando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX NORMAS DA XI MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA A XI MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFG acontecerá

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

Exercícios de Corel Draw

Exercícios de Corel Draw Centro Profissional de Educação a Distância Exercícios de Corel Draw Utilizando Mistura para criar um Pião Este tutorial utiliza conceitos básicos do CorelDraw, como formas regulares, clonagem, ordenação

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SOFTWARE ifox NFe

INSTALAÇÃO DO SOFTWARE ifox NFe INSTALAÇÃO DO SOFTWARE ifox NFe VERIFICAR PRÉ REQUISITO:.NET 4.6.1 FRAMEWORK Antes de iniciar a instalação, abra o PAINEL DE CONTROLE e ADICIONAR ou REMOVER PROGRAMAS, procure se o Microsoft.NET Framework

Leia mais

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop Criando Mensagens - Editor Drag and Drop AKNA TREINAMENTOS AKTR01002000401 1/17 Sumário Criando Mensagens Editor Drag and Drop O que é?... 3 Pra que serve?... 3 Criando a mensagem... 3 Componentes... 5

Leia mais

Salvar Relatórios em Arquivo

Salvar Relatórios em Arquivo Salvar Relatórios em Arquivo Av. José Souza Campos 1815 Cj 1204 Caro Cliente, Nas versões mais recentes de nossos softwares, alguns relatórios adquiriram o recurso de poderem ser salvos em arquivos PDF

Leia mais

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro Novo projeto Dê um nome ao projeto (Cada projeto deverá ter um nome diferente), certifique-se onde será salvo e dê OK.

Leia mais

Personalizando o seu PC

Personalizando o seu PC Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia contém muitas informações

Leia mais

Oficina: Editor de Texto

Oficina: Editor de Texto Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Uso do Easy Interactive Tools

Uso do Easy Interactive Tools Uso do Easy Interactive Tools Inicialização do Easy Interactive Tools Para iniciar o Easy Interactive Tools no seu computador, siga um destes passos: Windows: Clique duas vezes no ícone do Easy Interactive

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

Migrando para o Access 2010

Migrando para o Access 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Access 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais partes

Leia mais

GUIA Assinaturas de

GUIA Assinaturas de Pensando no novo posicionamento da empresa em relação ao mercado, elaboramos esse pequeno guia para que você possa utilizar a sua nova assinatura de email. Sua assinatura será enviada juntamente com este

Leia mais

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Agora apague o que estiver escrito na etiqueta e digite o texto que quiser colocar o efeito, depois selecione uma área vazia do texto para que o processo se conclua. ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Para

Leia mais

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 02 2 DISCIPLINAS... 07 3 PERSONALIZANDO O SEU PERFIL... 09 4 PARTICIPANTES DA

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

https://www.epiloglaser.com/downloads/pdf/mini_helix_ pdf

https://www.epiloglaser.com/downloads/pdf/mini_helix_ pdf Olá pessoal, hoje vamos aprender como usar a nossa popularíssima cortadora laser. Neste tutorial vamos mostrar desde como ligar a máquina, até como configurar seus materiais e arquivos para usar na laser.

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

MINI ÁLBUM DE VERÃO. Passo 1. Passo 2. Erin Bassett. projetos. Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão!

MINI ÁLBUM DE VERÃO. Passo 1. Passo 2. Erin Bassett. projetos. Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão! projetos MINI ÁLBUM DE VERÃO Erin Bassett Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão! MATERIAIS: Álbum de Chipboard Maya Road 15,24cm x 15,24cm (6" x 6"), papéis decorados (Crate

Leia mais

Tutorial para lançamento de notas pela secretaria

Tutorial para lançamento de notas pela secretaria Tutorial para lançamento de notas pela secretaria Conteúdo 1 Lançamento de nota e falta manualmente pela secretaria... 2 2 - Calcular a média das notas e faltas digitas pelos professores... 4 3 Alteração

Leia mais

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:..

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. Tutorial 2 Fireworks CS3..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. ::Objetivo:: Mostrar algumas técnicas básicas de uso da ferramenta Caneta (Pen-Tool). Nesta primeira parte

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

Tutorial básico excel 2000

Tutorial básico excel 2000 Tutorial básico excel 2000 Unicentro Izabela Hendrix Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Informática Aplicada à Arquitetura Prof. Willi de Barros Gonçalves Conceito de planilha eletrônica O Excel usa

Leia mais

Website do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle GEPOC

Website do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle GEPOC Website do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle GEPOC Manual para Atualização das Informações Pessoais 1 A seguir é apresentado um tutorial sobre o procedimento para atualizar o perfil pessoal na

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ILLUSTRATOR Gráfica_Digital Illustrator_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores

Leia mais

Circuito CELEPAR de Software Livre 2010 GIMP 2. 4. 7. Editor de Imagens. CELEPAR Companhia de Informática do Paraná.

Circuito CELEPAR de Software Livre 2010 GIMP 2. 4. 7. Editor de Imagens. CELEPAR Companhia de Informática do Paraná. Gimp 2. 4. 7 Editor de Imagens 1 GIMP GNU Image Manipulation Program é um programa de código aberto. Utilizado na criação ou manipulação de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos, logotipos,

Leia mais

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias.

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias. TUTORIAL DO HQ O Software Educativo Hagáquê - Versão Original O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Tratase de um editor de histórias com um banco

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Completar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode Aula 1 Word 2007 O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode criar uma grande diversidade de documentos,

Leia mais

Aula 04 (todas as atividades vale 0,5 ponto).

Aula 04 (todas as atividades vale 0,5 ponto). Ivinhema-MS Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com Atenção alunos, caso você faltou em alguma aula, pode fazer as atividades, lembrando que a pontuação será menor.

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara

Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara Tutorial de Instalação Linux Mint 19 Tara (Cléber Ribas dos Santos e Nataly Pozzer Aloy Krentkowski) Introdução: Este tutorial tem por objetivo auxiliar, passo a passo, na instalação do sistema operacional

Leia mais

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Índice: Apresentação _ 3 O que é o Word 3 Iniciando o Word _ 3 Representação Gráfica de Interface do Word _ 4 Abrindo um documento _ 5 Formatação de Texto _6 Inserindo

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E CULTURA I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONEPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E CULTURA I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONEPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E CULTURA I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONEPE NORMAS PARA A MODALIDADE PÓS-GRADUAÇÃO A apresentação dos alunos dos Programas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONEPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONEPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA I CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONEPE NORMAS PARA MODALIDADE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA A apresentação

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Tutorial para Usuários. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação

Tutorial para Usuários. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Tutorial para Usuários Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Para logar no sitema, é necessário acessá-lo através do endereço www.templatetrack.com, preencher o campo login (com

Leia mais

Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas.

Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas. Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas. Para ilustrar melhor esse tutorial, iremos gerar um arquivo

Leia mais

JORNADAS.LIDi. Manual. de uso do LIDi

JORNADAS.LIDi. Manual. de uso do LIDi JORNADAS.LIDi Manual de uso do LIDi JORNADAS.LIDi Manual de uso do LIDi Menu da obra Este é o menu da obra. Ele permite que você navegue por áreas selecionadas de cada livro, como seções, boxes, obras

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Identificar elementos no Texto Para a produção

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

CERINFO. Passo a passo sistema de distribuição. Versão 1.0

CERINFO. Passo a passo sistema de distribuição. Versão 1.0 CERINFO Passo a passo sistema de distribuição Versão 1.0 Última atualização em: 23/03/2016 Passo 1 Tenha em mãos o usuário e a senha do site da CRA, o usuário sempre se inicia com, dist., caso não possua

Leia mais

Tutorial da Utilidade DTMLink da Trimble

Tutorial da Utilidade DTMLink da Trimble Tutorial da Utilidade DTMLink da Trimble A utilidade DTMLink da Trimble lhe permite importar superfícies de outras marcas e criar novas superfícies. Pode-se então editar as superfícies, se necessário,

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

01- Instalação do driver da Sony UP-DR200

01- Instalação do driver da Sony UP-DR200 01- Instalação do driver da Sony UP-DR200 1.1- Insira o CD de instalação de sua impressora Sony UP-DR200 no leitor de seu micro. Conecte o cabo USB em seu micro, conecte o cabo de força e cabo USB à sua

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal 1/32 O endereço do site da WordPress é: http://pt-br.wordpress.com/?ref=footer Este pode ser acessado

Leia mais

Tutorial Google Docs

Tutorial Google Docs Tutorial Google Docs Drive virtual onde você cria, faz upload e compartilha documentos (textos, planilhas, formulários,etc). Podemos utiliza-lo como alternativa para salvar os documentos criados pelos

Leia mais

Ajuda Inicial do Programa SIGI

Ajuda Inicial do Programa SIGI Ajuda Inicial do Programa SIGI Agradecemos sua preferência por nosso software! Os softwares da SN Systems são muito práticos e fáceis de operar, siga este tutorial para ter uma noção rápida de como utilizar

Leia mais

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul 1

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul   1 Manual do Aluno Blackboard 1 Introdução O Blackboard é um sistema de gestão de aprendizagem desenvolvido pela Blackboard Inc. em 1997. Ele promove soluções de e-educação e aprendizagem à distância. É utilizado

Leia mais

PRIMEIRO ACESSO. www. COMO REALIZAR O. Existem três maneiras de realizar o acesso: Pelo endereço da Biblioteca Virtual;

PRIMEIRO ACESSO. www. COMO REALIZAR O. Existem três maneiras de realizar o acesso: Pelo endereço da Biblioteca Virtual; MANUAL DE USO Sumário Meios de acesso à Biblioteca Virtual... 3 Definição de interesses... 7 Exploração de conteúdo por categorias... 8 Progresso de leitura... 9 Listas de leitura... 10 Inclusão de títulos

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E CULTURA II CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONEPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E CULTURA II CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONEPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E CULTURA II CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONEPE NORMAS PARA MODALIDADE IV SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

Leia mais

ACESSO AO PORTAL. Para acessar o Portal entre no site Área Restrita Portal de Pedidos

ACESSO AO PORTAL. Para acessar o Portal entre no site  Área Restrita Portal de Pedidos Manual Portal 1 ACESSO AO PORTAL 2 Para acessar o Portal entre no site www.latinex.com.br Área Restrita Portal de Pedidos Insira Usuário e Senha, selecione LATINEX no quadro abaixo e clique em ACESSAR

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Iniciando no Gimp Material Desenvolvido por Henrique Barone

Iniciando no Gimp Material Desenvolvido por Henrique Barone Iniciando no Gimp Material Desenvolvido por Henrique Barone Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Este guia é um ponto de partida para aqueles que desejam aprender o Gimp. Nele você

Leia mais

O iphone é um dos melhores smartphones do mercado e ele ajuda bastante a facilitar a sua vida.

O iphone é um dos melhores smartphones do mercado e ele ajuda bastante a facilitar a sua vida. O iphone é um dos melhores smartphones do mercado e ele ajuda bastante a facilitar a sua vida. Apesar de ele ser mais caro que a maioria dos celulares do mercado, se bem usado, o iphone pode facilitar

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Word

1. Introdução a Microsoft Word 1. Introdução a Microsoft Word Introdução a Microsoft Word Microsoft Office Word 2007 1 é um processador de textos concebido especificamente para o ambiente operacional Windows. O Microsoft Office Word

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Resposta Escrita Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais