RESUMO DAS LIÇÕES DO TRIMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESUMO DAS LIÇÕES DO TRIMESTRE"

Transcrição

1 RESUMO DAS LIÇÕES DO TRIMESTRE Esta série de lições da Escola Bíblica foi baseiada em três cartas do apóstolo João, que fazem parte do Novo Testamento, escritas entre d.c. Nelas, ele apresenta as características inconfundíveis de uma pessoa que realmente é salva em Cristo. Deste modo, expõe e rebate os ensinos e as falhas éticas dos falsos mestres e motiva os crentes em Jesus Cristo a manter sua fé e a fazer o que agrada a Deus.

2 Orientações para os professores Prezado(a) professor(a): Você tem em mãos um resumo das 13 lições do último trimestre. A ideia é fazermos um resgate do conhecimento adquirido nesse tempo verificar o que foi apreendido e garantir que aqueles que faltaram, em uma ou mais aulas, tenham a oportunidade de conhecer minimante o conteúdo. O texto abaixo é um guia estude e utilize para ajudá-lo na explação. Não é necessário ler tudo o que está escrito, ao mesmo tempo em que tem liberdade para acrescentar o que entender ser necessário sem, naturalmente, exceder o tempo. Que Deus o abençoe em sua missão! Lição 1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015 Mostrar ao estudante da Palavra de Deus a importância de crer no testemunho dos apóstolos sobre a pessoa e a obra de Jesus e defender este testemunho diante dos ataques de falsos ensinadores. Falamos que, cristãos de verdade são aqueles que conhecem Jesus reconhecem sua pré-existência, humanidade, encarnação, missão e comungam (relacionam-se com ele) e compartilham (reproduzem com a vida e com a voz a vida que receberam) do verbo da vida com outras pessoas, para que estas também possam conhecê-lo, comungar com ele, e compartilhá-lo com outros.

3 Lição 2. Leve o pecado a sério 11 de abril de 2015 Explicar ao crente em Jesus as razões pelas quais é preciso levar o pecado a sério, a fim de preveni-lo sobre o terrível perigo de ser um falso cristão, mentindo a si mesmo e aos outros. Cristãos de verdade levam o pecado a sério, pois entendem que este pode atrapalhar sua comunhão com Deus. Para João o pecado no crente é um acidente, e não a situação normal em que ele vive. Em outras palavras, o pecado na vida do cristão não deve ser um hábito. Uma vez que esse acidente aconteça, pode o crente contar com o justo advogado, Jesus. Lição 3. Obedeça aos mandamentos 18 de abril de 2015 Mostrar ao estudante da Bíblia que o verdadeiro conhecimento de Cristo se manifesta na obediência aos seus mandamentos. Os destinatários da carta estavam sofrendo assédio de alguns mestres que afirmavam conhecer a Deus e a Cristo de uma forma mais profunda do que eles. O apóstolo, porém, apresenta um critério que acusa se, de fato, alguém conhece verdadeiramente a Deus e se está em comunhão com ele, a saber, a obediência aos mandamentos de Deus. Lição 4. Não ame o mundo 25 de abril de 2015 Objetivo Mostrar ao estudante da Escola Bíblica as razões pelas quais o cristão não pode amar o mundo, a fim de que não admire seus valores, nem caia em suas ciladas. O mundo é antagônico ao reino de Deus. Os valores desse sistema maligno são extremamente sedutores. Eles não provêm de Deus. O cristão verdadeiro não pode amar o mundo e, ao mesmo tempo, amar a Cristo. Por isso, João mostra aos seus leitores que a opção por Cristo é, sem sombra de dúvida, a atitude mais sensata.

4 Lição 5. Rejeite as heresias 2 de maio de 2015 Objetivo Mostrar biblicamente ao estudante da palavra as mentiras que os anticristos contam a respeito de Cristo e as verdades que os cristãos precisam saber para discernir o erro e permanecer na verdade. Muitas pessoas dizem que não importa o que você crê, o importante é ser sincero. Mas não é isso que João ensina nesse trecho da carta. Ele emite um alerta quanto aos anticristos, isto é, contra aqueles que procuram torcer os ensinos de Jesus. Ao cristão cabe o cuidado de identificar os hereges e as heresias na igreja, que negam, sobretudo, a encarnação e a divindade de Jesus. Lição 6. Viva como filho de Deus 9 de maio de 2015 Ajudar o aluno da Escola Bíblica a identificar os legítimos filhos de Deus, entender seus direitos e seus deveres, e, desse modo, desafiá-lo a viver como tal. Nesta lição enfatiza-se a necessidade que o cristão tem de afastar-se do pecado, procurando crescer na santificação, zelando pelo seu bom testemunho diante de todos. Além disso, deve-se mostrar que todo filho de Deus ama o seu irmão, aliás, esta é uma prova de que somos filhos de Deus (1 Jo 3:14). João contrasta o ódio de Caim como protótipo do mundo (1 Jo 3:12-13) com o amor de Cristo que deve ser visto na igreja (1 Jo 3:14-18). O amor não é uma opção ao cristão, mas um mandamento (1 Jo 3:23). Lição 7. Não seja ingênuo! 16 de maio de 2015 Mostrar ao estudante da Escola Bíblica o risco de sermos ingênuos acreditando em todo e qualquer ensino, sem, antes, analisarmos cuidadosamente as Escrituras. Cristãos de verdade não acreditam credulamente em tudo o que ouvem. Não somos obrigados a acreditar em tudo o que os outros nos afirmam. João termina o capítulo 3 dizendo que o Espírito Santo na vida de uma pessoa é o sinal que temos de que ela pertence a Deus ou é de Deus. Mas como saber se uma pessoa tem realmente o Espírito Santo? Como saber se o que uma pessoa diz é verdadeiro? É disso que João trata neste trecho de sua carta.

5 Lição 8. Ame do jeito de Deus 23 de maio de 2015 Esclarecer ao estudante das Escrituras que, para amar do jeito de Deus, é necessário conhecer a origem do amor, a sua manifestação em Jesus Cristo e o seu resultado numa vida de serviço e cuidado com o próximo. Os cristãos de verdade são aqueles que amam de modo radical. Neste trecho da carta João apresenta três questões fundamentais sobre o amor: sua origem (1 Jo 4:7-8), seu exemplo (1 Jo 4:9-11); sua manifestação (1 Jo 4:12-21). O amor que se originou em Deus, foi manifesto através de seu Filho, e agora é demonstrado pelos salvos. É disso que trata esta lição, que é quase que uma teologia do amor. Lição 9. Creia no Filho de Deus 30 de maio de 2015 Ensinar ao aluno da Escola Bíblica que Jesus deve ser o centro da sua fé, que esta deve ser acompanhada por uma vida de amor e obediência e confirmada por motivos racionais. Cristãos de verdade têm sua confiança posta no Filho de Deus, creem nele de verdade. Neste trecho temos os benefícios de se crer em Jesus: ganhamos nova vida, vencemos o mundo e temos a vida eterna (1 Jo 5:1-6; 11-13). Mas e como saber que Jesus realmente é Deus? É isso que é provado na sequência (1 Jo 5:7-10). Esta lição tratou destas questões. Lição 10. Desfrute de privilégios 6 de junho de 2015 Ajudar o estudante da palavra a refletir sobre os privilégios concedidos por Deus a todos que são nascidos dele, a fim de que desfrute do privilégio de confiar nele e o adorar. João agora fala sobre as certezas daquele que é nascido de Deus. A palavra sabemos repete-se 7 vezes nesta seção final. Cristãos de verdade sabem que: possuem a vida eterna (1 Jo 5.13), suas orações são respondidas (1 Jo 5:14-17); são vencedores sobre o pecado e sobre Satanás (1 Jo 5:18), pertencem a Deus (1 Jo 5:19), sabem que Jesus é o verdadeiro Deus (1 Jo 5:20-21).

6 Lição 11. Caminhe na verdade 13 de junho de 2015 Objetivo Mostrar que os cristãos devem caminhar na verdade sobre Cristo, transmitida a nós pelos apóstolos, acautelar-se e agir com seriedade, diante dos falsos ensinos e novidades, que vão além dessa doutrina. Em sua segunda carta, João se preocupa em tornar seus leitores inteirados na verdade. Isso porque a igreja estava sendo bombardeada pelos falsos mestres. Eles saíram de dentro da igreja (1Jo 2:19), abandonaram a sã doutrina e se converteram em agentes do anticristo. Para João, a igreja precisa conhecer a verdade (2 Jo 1: 1-3); andar na verdade (2 Jo 1: 4-6) e permanecer na verdade (2 Jo 1: 7-11). Lição 12. Siga bons exemplos 20 de junho de 2015 Promover nos estudantes da Palavra de Deus a reflexão sobre bons e maus exemplos, dentro da comunidade cristã, e sobre o cuidado que devem ter para não se deixar influenciar pelos maus exemplos. Uma das palavras-chave desta terceira carta de João é a palavra testemunho (3 Jo 3,6,12). Ela significa não somente o que dizemos, mas também o que fazemos. Gaio é um presbítero exemplar em sua comunidade. O seu bom testemunho se manifesta em sua hospitalidade, amor e firmeza na verdade. O cristão autêntico de nossos dias não deve ser diferente. Ele precisa pautar a sua vida de modo a edificar os outros. Lição 13. Fale o que eles precisam ouvir 27 de junho de 2015 Ajudar o estudante da Escola Bíblica a saber, por meio do exemplo de Jesus, que devemos pregar o evangelho verdadeiro, ainda que haja rejeições e mesmo que os resultados não venham a ser favoráveis. A proposta desta lição foi o de mostrar que Jesus, quando apresentava o evangelho, sempre disse o que as pessoas precisavam ouvir. Ele não lhes massageava o ego para ser popular. Importava-se em ser fiel. Aprendemos que nós precisamos pregar a verdade apesar das rejeições e apesar dos resultados. Ainda que as pessoas não creiam, continuemos a anunciar a verdade a cerca do pão da vida.

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR A ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR #4 A ARTE DE AMAR COMO DEUS NOS AMA Henri Nouwen A volta do filho pródigo Esta é a filiação divina. E é a esta filiação que sou chamado.

Leia mais

Estudo 16 Ser e Fazer a Igreja de Cristo. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 16 Ser e Fazer a Igreja de Cristo. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 16 Ser e Fazer a Igreja de Cristo Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende que faz parte da Igreja de

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR LIÇÃO 03 VIDA ETERNA EM CRISTO ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR Em todas as eras os homens têm procurado saber o segredo da vida após a morte. Dentro de algum tempo, cada um de nós teremos que encarar a eternidade.

Leia mais

IRMÃO NA HORA DA ANGÚSTIA. 08 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Em todo o tempo ama o amigo. e na hora da angústia nasce o irmão.

IRMÃO NA HORA DA ANGÚSTIA. 08 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Em todo o tempo ama o amigo. e na hora da angústia nasce o irmão. IRMÃO NA HORA DA ANGÚSTIA 08 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Em todo o tempo ama o amigo e na hora da angústia nasce o irmão." 1 / 5 (Provérbios 17:17) Sempre que falamos sobre Amizade,

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Amizades, dentro e fora da igreja... E aí? Salmos 1:1-3 Bem-aventurado o homem que

Leia mais

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (1ª Mensagem)

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (1ª Mensagem) Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna Uma Exposição de 1ªJoão (1ª Mensagem) Imagine um homem com seus noventa e poucos anos, por quem você tem um profundo respeito, cujos ensinamentos estão carregados

Leia mais

1. Completei os Exercícios e respondi a todas as perguntas da 1ª Lição. 2. O mundo criado por Deus no princípio era bom ou mau?.

1. Completei os Exercícios e respondi a todas as perguntas da 1ª Lição. 2. O mundo criado por Deus no princípio era bom ou mau?. Relatório do aluno Lição 1 1 Completei os Exercícios e respondi a todas as perguntas da 1ª Lição 2 O mundo criado por Deus no princípio era bom ou mau? 3 O primeiro homem era chamado e o nome da primeira

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Maturidade Cristã

EXAME UNIDADE 1: Maturidade Cristã EXAME UNIDADE 1: Maturidade Cristã Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. Um crente cresce em maturidade cristã mesmo que este não queira. 2. Deus tem um plano

Leia mais

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath 1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS EBD 07.04.2019 Miguel Horvath : 1 Pedro 2.4-10 Vocês têm se aproximado de Cristo, a pedra viva. As pessoas o rejeitaram, mas Deus o escolheu para lhe conceder grande

Leia mais

1Jo 1:4 Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.

1Jo 1:4 Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. Capítulo 1 Prefácio e saudação 1Jo 1:1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida 1Jo 1:2 (Porque

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

Verifique As Suas Respostas

Verifique As Suas Respostas Verifique As Suas Respostas Lição 1 1 Ajuda-nos a aprender o que precisamos saber para viver neste mundo. 2 c) a ensinar. 3 a) Deus. b) crescer espiritualmente. c) Deus. 4 a) 2. pregação. b) 3. testemunho.

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

A suficiência da Bíblia

A suficiência da Bíblia A suficiência da Bíblia Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO

ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO Ao contrário da maioria das epístolas, o autor de 1 João não é mencionado no corpo da carta. Entretanto, a igreja cristã sempre reconheceu a autoria do apóstolo João. A primeira

Leia mais

Quais são os mandamentos de Cristo? Jesus especificou qual o comportamento daqueles que o amam?

Quais são os mandamentos de Cristo? Jesus especificou qual o comportamento daqueles que o amam? A Obediência Hoje, são muitas as mensagens que dizem que o cristão deve servir e obedecer a Cristo dando-lhe o primeiro lugar em suas vidas. Para uns, servir a Cristo é ter uma religião; outros entendem

Leia mais

uns aos OUTROS APRENDENDO O PRIVILÉGIO DE VIVER EM UNIÃO

uns aos OUTROS APRENDENDO O PRIVILÉGIO DE VIVER EM UNIÃO uns aos OUTROS APRENDENDO O PRIVILÉGIO DE VIVER EM UNIÃO uns aos Temos comunhão uns com os outros OUTROS OBJETIVO: Assinalar as bênçãos e a importância da comunhão nos relacionamentos edificados na igreja.

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência Estação Vermelha Escola de Líderes Aula I A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO Estamos vivendo a Estação da Salvação.

Leia mais

Sumário. O método 5 Os resultados 5

Sumário. O método 5 Os resultados 5 Sumário O método 5 Os resultados 5 Lição 1 Novo nascimento 7 Lição 2 Arrependimento do pecado 14 Lição 3 Fé e perdão 20 Lição 4 Obediência 26 Lição 5 A família de Deus 34 Lição 6 Cheios do Espírito Santo

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã.

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. Uma missão irrenunciável da igreja como um todo e do cristão particularmente. O QUE É INDISPENSÁVEL PARA A EVANGELIZAÇÃO? Conversão

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello COMUNHÃO CULTO PERDÃO PREGAÇÃO ADORAÇÃO AMOR ORAÇÃO MINISTÉRIO A comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello Leitura

Leia mais

Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5)

Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5) Escola Bíblica Dominical Lição 02 Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5) Rodrigo da Silva Gomes e Diác. Vítor Hugo 12/04/2015 Roteiro da Aula Introdução; A Sua preexistência A Sua humanidade A Sua

Leia mais

Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória. Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014

Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória. Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014 Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014 Compromissos IPBVIT 1- Compromisso com as Escrituras e os Símbolos de Fé; 2- Compromisso com a

Leia mais

Tema: Pedras e Perdas

Tema: Pedras e Perdas Tema: Pedras e Perdas Para essa aula você vai precisar: Mapa-múndi / Figuras para contar a lição / Uma figura da porta de Jerusalém para montar um painel com sugestões Texto Bíblico: Atos 7. 54-60 Versículo

Leia mais

1 João 1:1 1 1 João 1:10. João

1 João 1:1 1 1 João 1:10. João 1 João 1:1 1 1 João 1:10 Primeira Carta de João A Palavra da vida 1 Ela existia desde o princípio. Nós a ouvimos e a temos visto com os nossos próprios olhos. Nós a contemplamos e as nossas mãos a apalparam.

Leia mais

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 1 Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco:

Leia mais

A fé que uma vez nos foi dada

A fé que uma vez nos foi dada A fé que uma vez nos foi dada Em crer em Cristo não há mérito, pois não há vanglória em obedecer, ou jactância em se fazer servo. Crer em Cristo é o mandamento de Deus, e o amor de Deus é que obedeçamos

Leia mais

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; INSTITUTO RECIFE NORTE PREPARAÇÃO MISSIONÁRIA Professor Willian Silva AULA 10 FÉ E CONVERSÃO DOUTRINAS E PRINCÍPIOS A COMPREENDER A fé no Senhor Jesus Cristo é essencial

Leia mais

Verifique As Suas Respostas

Verifique As Suas Respostas Verifique As Suas Respostas Lição 1 1 c) compartilhando com Adão a Sua própria natureza. 2 a) dando-nos o Seu Filho Jesus. 3 Porque Ele nos amou muito 4 a) Ele foi enviado por Deus. b) Ele preocupou-se

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013. Maximinizar as potencialidades do nosso aluno.

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013. Maximinizar as potencialidades do nosso aluno. ENSINAR É... CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 3º Trimestre/2013 Maximinizar as potencialidades do nosso aluno. LIÇÃO 4 JOSUÉ CONDUZINDO O POVO A SANTIFICAÇÃO Base

Leia mais

A Bíblia é um livro de perguntas. O primeiro diálogo entre Deus e o homem após o pecado, começou com uma pergunta: ONDE ESTÁ VOCÊ?

A Bíblia é um livro de perguntas. O primeiro diálogo entre Deus e o homem após o pecado, começou com uma pergunta: ONDE ESTÁ VOCÊ? A Bíblia é um livro de perguntas. O primeiro diálogo entre Deus e o homem após o pecado, começou com uma pergunta: ONDE ESTÁ VOCÊ? Na Bíblia... Existem 3.298 perguntas; 2.274 no Antigo Testamento, 1.024

Leia mais

A atualidade da lei.... a Lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom. (Rm 7:12)

A atualidade da lei.... a Lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom. (Rm 7:12) A atualidade da lei... a Lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom. (Rm 7:12) OBJETIVO Mostrar ao estudante da Escritura que a lei de Deus é atual, pois é baseada em Deus, e, portanto, é eterna e

Leia mais

1ª Perspectiva:: Terrena e mundana

1ª Perspectiva:: Terrena e mundana 29.05.16 Introdução Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão. 1Jo 3.10 1ª Perspectiva::

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo: Células Intergeracionais Crianças de 03 à 10 anos. 07 à 13 de Maio de 2017. As Crianças são "as meninas dos olhos" de Deus, a igreja tem que se preocupar com sua formação. Amar. Ensinar. Cuidar.

Leia mais

Jovem, Igreja e Sociedade Paulo Alves

Jovem, Igreja e Sociedade Paulo Alves PASTORES, LOBOS E POODLES Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mateus 24:24 Porque tais falsos apóstolos

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; DOUTRINAS E PRINCÍPIOS A COMPREENDER A fé no Senhor Jesus Cristo é essencial para o crescimento espiritual. A fé pode aumentar. A fé leva à conversão. A conversão

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

O primeiro e o último Adão

O primeiro e o último Adão O primeiro e o último Adão O ritualismo, o formalismo e o legalismo são ferramentas utilizadas para caracterizar devoção religiosa. Criam mecanismos para medirem e serem medidos e forçam outros a seguirem

Leia mais

O Serviço Cristão. Exposição de 3ªJoão. (1ª Mensagem) Gaio, um bom exemplo de cristão a ser seguido. 3Jo v.1-8

O Serviço Cristão. Exposição de 3ªJoão. (1ª Mensagem) Gaio, um bom exemplo de cristão a ser seguido. 3Jo v.1-8 O Serviço Cristão Exposição de 3ªJoão (1ª Mensagem) Gaio, um bom exemplo de cristão a ser seguido 3Jo v.1-8 Pouco sabemos das situações em que esta carta foi escrita. Não sabemos onde João estava quando

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO

TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO Jörg Garbers Ms. De Teologia O QUE SIGNIFICA O TERMO? A palavra triuno pode ser facilmente subdividida em duas palavras: tri uno. Três elementos que formam uma unidade.

Leia mais

Introdução. Ação Geral. Deus e a Graça comum. Espírito restringe Satanás

Introdução. Ação Geral. Deus e a Graça comum. Espírito restringe Satanás Novo homem: O ser espiritual Introdução Mensagem:03 de 13 Data: 17/04/2011 Ação Geral Deus e a Graça comum para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol

Leia mais

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Vida cristã ESTUDOS

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Vida cristã ESTUDOS ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA Vida cristã ESTUDOS 1. A Bíblia e eu 2. Agradar a Deus 3. A vida e as provas 4. Semelhantes a Cristo 5. Amar a Deus ESTUDO 1 TEXTO BÍBLICO: Filipenses 4:8 e 9 Por

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR Marcos 8:35 Na semana passada aprendemos um pouco mais sobre Salvação, que nada mais é que a própria pessoa de Jesus Cristo agindo em nosso interior, transformando

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: OBJETIVO: Que a crianças entenda que Jesus não fazia milagres só na Bíblia, mas que Ele faz milagres ainda hoje, na vida de todo aquele que crê e O obedece. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas

Leia mais

Vitória sobre o mundo

Vitória sobre o mundo Vitória sobre o mundo O bom ânimo é uma ordem de Cristo, e está deve ser uma das características dos cristãos neste mundo. Aqueles que creem em Cristo não devem estar turbados ( Jo 14:1 ). As aflições

Leia mais

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé.

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 30 PERGUNTA 30: Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo? Resposta: O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo pelo chamado eficaz,

Leia mais

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3... SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador

Leia mais

Igreja Evangélica em Silvalde - pag. 1

Igreja Evangélica em Silvalde - pag. 1 Igreja Evangélica em Silvalde - pag. 1 O Baptismo "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente". Hebreus 13 A PALAVRA "BAPTISMO" D e acordo com eruditos da língua grega, a palavra "baptizar" significa

Leia mais

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 E-mail: trabalhoemconjunto@celulas.com.br edile@celulas.com.br

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mateus 13.58)

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mateus 13.58) OBJETIVO: Que a crianças entenda que Jesus não fazia milagres só na Bíblia, mas que Ele faz milagres ainda hoje, na vida de todo aquele que crê e O obedece. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas

Leia mais

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 03-03-2012 CREIO NO ESPÍRITO SANTO 10-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Que quer dizer a Igreja quando professa: «Creio no

Leia mais

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO VIDA FRUTÍFERA ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO O homem sabe que algo está errado com a humanidade. Criado à imagem de Deus, parece incapaz de comportar-se como filho Dele e sua tendência

Leia mais

Lições do 3º Trimestre 2015

Lições do 3º Trimestre 2015 Ev. Jacson Austragésilo 05/07/2015 1 Lições do 3º Trimestre 2015 205/07/2015 Ev. Jacson Austragésilo 05/07/2015 3 405/07/2015 505/07/2015 Ev. Jacson Austragésilo 05/07/2015 6 Objetivo Geral 705/07/2015

Leia mais

EV. PAULO MELO REALIZAÇÃO:

EV. PAULO MELO REALIZAÇÃO: EV. PAULO MELO REALIZAÇÃO: Entender que a tarefa de evangelizar exige tanto esforços pessoais como de grupos organizados, no sentido de ganhar convertidos para Cristo; Desenvolver uma cooperação mais de

Leia mais

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE 0 2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE por Apóstola Valnice Milhomens JUÍZO ANALISANDO A IMAGEM ACIMA Aqui estão duas montanhas separadas por um grande abismo. Ninguém pode passar para o outro lado. No lado

Leia mais

Voltado a Deus I. O Imperativo Divino

Voltado a Deus I. O Imperativo Divino Deus trabalha movido por oração. Quando Deus quer fazer certa coisa, Ele inspira oração para que Ele possa agir. Ele somente trabalha desta forma. Em Gênesis 20 lemos a primeira estória sobre cura narrada

Leia mais

EXAME DAS LIÇÕES 1 8 (Nós Cremos)

EXAME DAS LIÇÕES 1 8 (Nós Cremos) EXAME DAS LIÇÕES 1 8 (Nós Cremos) As afirmações seguintes ou são verdadeiras ou são falsas. Circule a resposta certa. 1. há diferença entre a Bíblia e outros grandes livros. 2. Deus é misericordioso mas

Leia mais

Citações: Ser confiável é um elogio maior do que ser amado. George Macdonald

Citações: Ser confiável é um elogio maior do que ser amado. George Macdonald Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos CRISTIANISMO??... O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento.

Leia mais

CONHECIMENTO ESPIRITUAL

CONHECIMENTO ESPIRITUAL CONHECIMENTO ESPIRITUAL II Pedro 1.1-21 19/Maio/19 A VERDADEIRA VIDA CRISTÃ COMEÇA COM UMA PALAVRA BEM PEQUENA MAS QUE, É FUNDAMENTAL PARA TER UMA VIDA PLENA AO LADO DE JESUS F É O início do conhecimento

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 Preparo para o céu 1 - Rota errada A seriedade do pecado Características do pecado Solução 2- Giro de 180 graus Sentimento de culpa Verdadeiro

Leia mais

LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9

LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9 LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9 1. Considerando as grandes mudanças ocorridas na sociedade, como a igreja deve responder a elas à luz do ensino do NT? A resposta é se adequar

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 7 satanás como acusador O mundo, a carne e o diabo Palavra Viva O mundo, a carne e o diabo SANTIFICAÇÃO Nossos três grandes inimigos: O M U N D O A C A R N E O D I A B O

Leia mais

LIÇÃO 10 ÉTICA CRISTÃ E VIDA FINANCEIRA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 ÉTICA CRISTÃ E VIDA FINANCEIRA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 ÉTICA CRISTÃ E VIDA FINANCEIRA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A PROSPERIDADE BÍBLICA Nem a teologia da prosperidade e nem a teologia da miséria, e sim a prosperidade bíblica Nesta

Leia mais

Exames de Unidade e Relatório do Aluno EXAMES DE UNIDADE E FOLHAS DE RESPOSTA EXEMPLO DE PERGUNTA VERDADEIRO OU FALSO

Exames de Unidade e Relatório do Aluno EXAMES DE UNIDADE E FOLHAS DE RESPOSTA EXEMPLO DE PERGUNTA VERDADEIRO OU FALSO Exames de Unidade e Relatório do Aluno 207 Oração e Adoração EXAMES DE UNIDADE E FOLHAS DE RESPOSTA INSTRUÇÕES Quando completar o estudo de cada unidade, realize o Exame de Unidade usando o enunciado e

Leia mais

Instituto Recife Norte Preparação Missionária Professor Willian Silva

Instituto Recife Norte Preparação Missionária Professor Willian Silva Instituto Recife Norte Preparação Missionária Professor Willian Silva Doutrinas e Princípios a Compreender Prestar testemunho convida o Espírito a nosso ensino. Obtemos a palavra pela fé. Deus promete

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Vivendo Teologicamente S O que a teologia tem a ver com a vida diária? S A teologia geralmente é considerada como algo abstrato.

Leia mais

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz ... estava João (Batista) outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois

Leia mais

Estudos Bíblicos para o mês das vocações

Estudos Bíblicos para o mês das vocações Estudos Bíblicos para o mês das vocações SEGUIR A CRISTO EXIGÊNCIAS ÉTICAS E ESTÉTICAS O mês de outubro em nossa Diocese é dedicado a orar, trabalhar e celebrar as vocações. Em primeiro lugar devemos saber

Leia mais

«O Evangelho que continua»

«O Evangelho que continua» Diocèse de Lausanne, Genève et Fribourg Carta Pastoral «O Evangelho que continua» Mgr Charles MOREROD OP Fevereiro 2018 Pergunta-se, com base nas estatísticas, qual será o futuro da Igreja na Suíça. Antes

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR I Co 13.13 O QUE É UMA IGREJA? Três coisas, na verdade, permanecerão: fé esperança e amor e a maior delas é o amor O amor é a evidência maior de maturidade

Leia mais

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. COLOSSENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18 CARTA DE PAULO AOS COLOSSENSES

Leia mais

Pr. Jaziel Rodrigues,

Pr. Jaziel Rodrigues, www.ierueti.ch Pr. Jaziel Rodrigues, 13.03.2016 Introdução 1: A palavra «Apocalipse» quer dizer Revelação. Por isso este livro é conhecido também como: «A Revelação de Deus ao apóstolo João» (1.1) Foi

Leia mais

AMIGO VERDADEIRO do DEUS VERDADEIRO. 17 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Já vos não chamarei servos,

AMIGO VERDADEIRO do DEUS VERDADEIRO. 17 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Já vos não chamarei servos, AMIGO VERDADEIRO do DEUS VERDADEIRO 17 de Agosto de 2011 Ministério Loucura da Pregação Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; 1 / 5 mas tenho-vos chamado amigos, porque

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39)

TEXTO DO DIA. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas. (1 Co 14.39) TEXTO DO DIA "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39) SÍNTESE Os dons espirituais são presentes dados por Deus à sua Igreja para edificação do Corpo

Leia mais

pedindo a coisa certa 02 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal,

pedindo a coisa certa 02 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, pedindo a coisa certa 02 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." 1 / 6 (Tiago 4:3) Muitos dos nossos amados irmão

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

História e Ministério

História e Ministério História e Ministério 1 - Ministério e propósito 2 - Resumo da história da Igreja 3 - Responsabilidades espirituais e oficiais 4 - Documentos relevantes 1. MINISTERIO E PROPÓSITO O Ministério da Igreja

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

LIDERANÇA: Cristo, a cabeça. Líderes servos. ORGANIZAÇÃO: A doutrina. A disciplina. MISSÃO.

LIDERANÇA: Cristo, a cabeça. Líderes servos. ORGANIZAÇÃO: A doutrina. A disciplina. MISSÃO. Lição 12 para 22 de dezembro de 2018 Os crentes reconhecem que Cristo é a cabeça da igreja. No entanto, é fundamental que haja certo grau de organização humana para a missão e para a unidade da igreja.

Leia mais

Fundamentos Teológicos

Fundamentos Teológicos Fundamentos Teológicos Introdução à teológia sistemática Introdução à Teologia Sistemática O que é Teologia Sistemática? 1 Introdução à Teologia Sistemática O que é Teologia Sistemática? Wayne Grudem define

Leia mais

Começou na eternidade, antes da Criação. I. A pre-existência de. Jesus

Começou na eternidade, antes da Criação. I. A pre-existência de. Jesus Histórias do Natal Começou na eternidade, antes da Criação I. A pre-existência de Jesus 1. Nosso contexto Pós-modernismo e Modernidade Líquida (Zygmunt Bauman) Tudo é relativo Nada de verdades absolutas

Leia mais

I João 3: Estudo II slide 1

I João 3: Estudo II slide 1 Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram

Leia mais

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus!

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus! TEMA : O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS ESTUDO PARA CÉLULAS Nº 066 Líder leia, junto com a célula, todos os textos (versículos) citados. Texto inicial : Jo 1.12 e 1 Jo 3:1-2 TADEL: (05JUN à 09JUN17) PERGUNTE

Leia mais

CATECISMO do Século XXI

CATECISMO do Século XXI CATECISMO do Século XXI IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL Sumário Introdução 1 Prefácio 3 A Chamada de Deus 7 A Fé Cristã 11 A Obediência Cristã 17 O Crescimento

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais