PAINÉIS METÁLICOS: PROSPECTANDO INOVAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PAINÉIS METÁLICOS: PROSPECTANDO INOVAÇÕES"

Transcrição

1 PAINÉIS METÁLICOS: PROSPECTANDO INOVAÇÕES Vanda Alice Garcia Zanoni (1); José Manoel Morales Sánchez (2) (1) Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Universidade de Brasília, Brasil - vandazanoni@unb.br (2) Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Universidade de Brasília, Brasil - sanchez@unb.br Resumo O artigo apresenta uma revisão bibliográfica do uso dos painéis metálicos na arquitetura desde o século XIX e a Revolução Industrial até o período atual. Analisa o desenvolvimento tecnológico dos painéis metálicos para vedação vertical, mostrando o potencial para a inovação e aplicação, refletindo sobre o seu uso nos diversos tipos de edificações e contextos gerenciais. Palavras-chave: Painéis metálicos, Sistemas de vedação, Prospecção tecnológica, Inovação tecnológica. 1. INTRODUÇÃO O uso de painéis metálicos como elementos dos sistemas de vedação vertical datam desde a década de 1840 em Boston e na cidade de Nova York, quando edifícios receberam fachadas metálicas de ferro fundido (fig.1), com o intuito de proteger as edificações dos incêndios que, naqueles tempos, alastravam-se rapidamente devastando a densa malha urbana das cidades em expansão. Compradas por meio de catálogos, exigiam montagem por mão de obra com pouca qualificação e encantava as pessoas pela sua rapidez na execução (ADDIS, 2009). A idéia da industrialização de edifícios surgiu com a construção em ferro. Desde meados do século XIX, as construções em ferro e vedos em chapas de ferro onduladas, principalmente exportadas pela Inglaterra, predominaram em inúmeras partes do mundo. Esse tipo de pré-fabricação foi experimentado e largamente difundido até o pósguerra, quando o método construtivo que se disseminou em toda a Europa, com pequenas variações, foi de painéis de grandes dimensões com função estrutural em concreto armado (BRUNA, 1976; SILVA, 1988).

2 Desde a década de 90 do século XX, intensificou-se o uso de estruturas metálicas na construção civil brasileira e, conseqüentemente, o consumo de painéis de fachada com a presença de materiais metálicos associados ou não a outros materiais. No Brasil, a utilização de painéis metálicos como fechamento para vedação ainda é predominante nos edifícios industriais, em salas limpas e, menos freqüentemente, nos edifícios comerciais e institucionais. Este trabalho considera como painéis metálicos aqueles que são estruturados por perfis metálicos com fechamento em lâminas metálicas, em pelo menos uma das suas faces. Este artigo de revisão bibliográfica pretende apresentar o uso dos painéis metálicos na arquitetura desde o século XIX e a Revolução Industrial até o período atual. Analisa o desenvolvimento tecnológico dos painéis metálicos para vedação vertical, prospectando o potencial para a inovação e sua aplicação nos diversos tipos de edificações. 2. PRECEDENTES HISTÓRICOS NO USO DE PAINÉIS METÁLICOS A partir da segunda metade do século XIX, elementos metálicos arquiteturais, principalmente em ferro fundido, foram disponibilizados para o mercado internacional, por meio de catálogos, por algumas firmas européias. Além de componentes e elementos de catálogo, países como a Inglaterra e posteriormente a Bélgica, a Escócia, entre outros países que se industrializaram, passaram a exportar edifícios inteiros em ferro fundido, como galerias, coretos, estufas, pavilhões de exposição, estações ferroviárias, mercados públicos, casas, etc. O uso do ferro fundido na execução de paredes não se mostrava satisfatório, pois não se adaptava facilmente a qualquer vão; a junção entre chapas dependia da sua largura. Segundo Silva (1988) com o processo de ondular as chapas, esse problema ficou resolvido: o comprimento das ondas era pequeno e as emendas podiam ser feitas em qualquer ponto, permitindo a utilização das chapas sem limites, como se fosse uma superfície contínua (SILVA, p.53). As chapas onduladas e as chapas de ferro fundido foram os materiais que predominaram nas construções, no século XIX. Quando galvanizadas possuíam boa resistência à corrosão e tinham grande durabilidade. Os processos de galvanização são patenteados desde 1837, pelos ingleses e pelos franceses. Os edifícios em ferro fechados e cobertos por chapas onduladas foram vendidos para todo mundo que precisava de construções

3 rápidas devido à crescente urbanização, às novas fronteiras econômicas ou às situações geradas pelas guerras, além da influência que os estilos dominantes exerciam nas colônias e nos países subdesenvolvidos. Segundo Silva (1988) o uso das coberturas e estruturas em ferro já estava consagrado, mas os países produtores como a Inglaterra precisavam gerar novos pólos de interesse e consumo para os produtos siderúrgicos; os fechamentos ainda eram um dos problemas sem solução. A estética das vedações em chapas onduladas não satisfazia ao consumidor, que a comparava com armazéns. Outro problema era o isolamento térmico, principalmente nos países de clima tropical. Apesar dos esforços em promover o novo material, os construtores não eram unânimes em relação ao seu uso e preferiam os materiais tradicionais como o tijolo para as vedações, embora reconhecessem as vantagens do ferro para a estrutura. O caso das estações ferroviárias brasileiras, com suas belas coberturas metálicas e colunas de ferro fundido, é uma tipologia que ilustra perfeitamente essa situação do uso intensivo do tijolo como vedação, e muitas vezes revestindo parte da estrutura metálica. No Brasil, em particular, os elementos arquiteturais de apelo decorativo eclético foram intensamente usados, como as colunas dos alpendres, escadarias, gradis, etc. Mas, os exemplares com uso de chapas de ferro fundido, chapas onduladas ou perfuradas, também fazem parte da nossa arquitetura de ferro (SILVA, 1988; REIS, 1970). Entre as edificações brasileiras totalmente pré-fabricadas importadas da Europa, destaca-se o sistema construtivo Danly (fig.2), que foi patenteado pelo belga Joseph Danly em fins do século XIX. FIG. 1 - Fachadas de ferro fundido. Edifício Haughwout em New York. Arquiteto John P. Gaynor, 1857 (AVELLANEDA, 2010). FIG. 2 - Estação ferroviária em Bananal, São Paulo, Foto: Ralph M. Giesbrecht (SILVA, 1988).

4 O sistema Danly era formado por painéis de chapas metálicas almofadadas duplas, formando um colchão de ar de 26cm entre si, constituindo uma estrutura resistente e rígida decorrente das chapas de ferro estampado fixadas a perfis metálicos através de parafusos. Nesse sistema pré-fabricado as chapas deixavam de ser elementos de vedação independentes da estrutura e se tornavam elementos essencialmente estruturais. Nos rodapé e junto aos forros, chapas perfuradas permitiam o fluxo ascendente do ar passando pelas paredes ocas. Fazendo os orifícios coincidirem ou não conforme o movimento das chapas, o sistema funcionava como um registro móvel, possibilitando controlar a ventilação dos ambientes e o isolamento térmico necessário (SILVA, 1988). A partir da década de 1840, a cidade de Nova York passou a presenciar as fachadas principais de seus edifícios serem revestidas com chapas de ferro fundido imitando pedra, inclusive sendo pintadas na cor de pedra. Imitar a pedra, tornando o material mais nobre era uma forma de acompanhar o estilo em moda da época. Posteriormente, esta técnica também foi disseminada para outras cidades americanas (SILVA, 1988). Os Estados Unidos da América do Norte foi um dos países que, aproveitando-se do conhecimento pioneiro e da tecnologia desenvolvida pelos ingleses, produziu ferro com certa abundância a partir de meados do século XIX. Portanto, havia um terreno fértil para o desenvolvimento dos arranha céus e o florescimento da Escola de Chicago (SILVA, 1988). As fachadas cortinas se desenvolveram passo a passo, manifestação de uma arquitetura de vidro e o metal como expressão perfeita da tectônica de sua época. Muitas inovações foram experimentadas desde a Escola de Chicago. Muitos foram os precedentes, como a Fábrica Fagus de Walter Gropius e os arranha-céus de Mies van der Rohe. Desde o final dos anos 50 a fachada cortina (painel de fachada de metal e vidro ou madeira e vidro suspendida, em toda a altura do pé direito) foi evoluindo, passando pelos reticulados modulados de vidro formando fechamentos nervurados até chegar ao painel suspenso, quando a estrutura de suporte passou para trás da superfície exterior. A primeira fachada cortina metálica, de montantes e travessas de metal com os fechamentos em vidros, genuinamente suspensa como um painel pré-fabricado, foi construída em Paris em 1949 na sede do Fédération du Bâtiment de Jean Prouvé, cuja estrutura era em esqueleto de concreto armado (HART, HENN e SONTAG, 1976). Como alternativa às fachadas cortinas, foram empregadas fachadas com diversos tipos de elementos suspenso.

5 Especificamente falando das fachadas compostas por elementos metálicos é possível citar as fachadas tipo screen (uma rede de elementos de metal suspendida em frente à fachada) e os painéis de pedra natural fixados em dispositivos de metal. A partir destas idéias, a indústria americana desenvolveu em alumínio o screen, como uma tela de mascaramento que garantia a transparência de dentro para fora e agradável sombra obtida pelo paramento. O screen foi muito usado pelo arquiteto Yamasaki que, partícipe do movimento anti-mies, foi o grande difusor deste tipo de paramento. Nos anos 40, Le Corbusier usou o screen como um brise-soleil. Nos anos 50, o grupo de arquitetos do SOM usou as laminas verticais de alumínio, distantes das paredes em 1m, possibilitando a limpeza das janelas além da função de proteção solar (HART, HENN e SONTAG, 1976). Os primeiros exemplos modernos de fachadas em aço são encontrados nas patentes dos anos 20 e 30 do século XX. O sistema Fillod (fig.3) consistia em montantes duplos de tubos de aço (a) unidos por braçadeiras (b). Cada tubo possuía uma ranhura vertical (c) onde se encaixava a borda das chapas (d) previamente dobradas. Essas chapas formavam o revestimento tanto interior como exterior. Os tubos eram a estrutura da fachada, as chapas conformavam o revestimento e a camada entre as chapas recebia um material isolante (AVELLANEDA, 2010). Sob a influência da escola Bauhaus, os arquitetos modernistas pretendiam construir casas para todos, pelo método da produção industrial, reduzindo custos e prazos de produção. Mesmo não se efetivando na produção em escala, o uso de painéis metálicos foi uma iniciativa proposta e experimentada em muitas unidades habitacionais em relação à tecnologia e aos ideais sociais da casa como máquina de morar. Le Corbusier, em 1929, propôs a Maison Loucher como uma pequena casa a seco, produzida industrialmente com estruturas leves e revestidas em chapa de ferro galvanizado (BRUNA, 1976). A primeira obra realizada em alumínio foi provavelmente a Aluminaire House de A. Lawrence Kocher y Albert Frey em A sua aplicação na arquitetura veio associada às obras de Buckminster Fuller e Jean Prouvé (AVELLANEDA, 2010). A Casa Wichita de Buckminster Fuller (fig.4) foi pensada para ser fabricada em série pelos métodos próprios da indústria aeronáutica. Pré-fabricada em alumínio para a produção em massa, a tecnologia e a escolha do material visavam facilitar o seu transporte e as tarefas de montagem e desmontagem (CASTELO, 2008).

6 FIG. 3 - Sistema Fillod (AVELLANEDA, 2010). FIG. 4 - Casa Wichita USA, Arquitecto Buckminster Fuller, 1946 (CASTELO, 2008). Walter Gropius em 1931 utilizou painéis de cobre nas suas casas pré- fabricadas em Finow na Alemanha, sendo as chapas metálicas corrugadas de 0,5mm fixadas à estrutura do painel. O revestimento interior era com chapa de alumínio ou chapa de fibrocimento. A camada isolante era formada pela câmara de ar separada por folhas de alumínio revestidas por papel alcatroado (AVELLANEDA, 2010). Nos Estados Unidos do pós-guerra, um grupo de arquitetos modernistas, entre eles Eames, Neutra, entre outros, participaram de um momento inovador na produção habitacional, usando sistema modular com detalhes refinados e complexos, ambos característicos da arquitetura High-Tech. Estes arquitetos participaram do desenvolvimento de uma série de modelos modernos de habitação, entre eles o Case Study House Program promovido pela revista Arts and Architecture. O casal Eames projetou e construiu várias habitações em estrutura de aço modulada totalmente pré-fabricada com os novos materiais desenvolvidos durante a 2ª guerra mundial. O exemplo de modelo metálico Case Study House # 8 é a própria casa de Charles e Ray Eames (fig.5). Baseando-se em uma estrutura leve de aço do tipo pilar/viga, a habitação é totalmente construída com elementos pré-fabricados de catálogo. Todos os seus elementos, a estrutura, as travessas e as paredes de aço, assim como as janelas, os vidros e as placas de cimento amianto, foram aplicados segundo um sistema modular que os articula e lhes dá o aspecto de conjunto. A estrutura foi montada no local em um dia e meio. Este exemplo arquitetônico tornou-se um dos mais significativos da produção industrial habitacional do período e um paradigma para muitos arquitetos (CASTELO, 2008).

7 FIG. 5 - Case Study House # 8: Fachada e Interior da Casa Eames. Arquiteto Charles Eames, 1945/49 (CASTELO, 2008). 3. PAINÉIS METÁLICOS NA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA As tecnologias disponíveis e a sua diversidade na produção contemporânea de painéis metálicos basicamente são agrupadas em duas tipologias: painéis perfilados (chapa única) e painéis compostos (compósitos ou sanduíche). Os painéis perfilados ou chapa única constituem-se em uma lâmina de revestimento perfilada, fixada sobre perfis metálicos. A face interna do painel e seu isolamento são geralmente colocados no local. A rigidez do painel depende da espessura da chapa e da quantidade e espaçamento dos enrijecedores. A espessura da chapa é determinante para evitar ondulações e garantir uma superfície plana. O processo de fabricação deve ser preciso para evitar problemas de aparência e corrosão (SILVA e SILVA, 2004). As figuras abaixo mostraram algumas obras que são referência no uso dos painéis metálicos com chapas perfiladas.

8 FIG. 6 Fachada em aço inox. Edifício da Chrysler Building em New York. Arquiteto William Van Alen, FIG. 7 Fachada com placas de cobre. Price Company Tower em Oklahoma EUA, Arquiteto Frank Lloyd Wright. FIG. 8 - Fachadas revestidas com placas de cobre. Hotel Unique Flat, São Paulo, SP, Arquiteto Ruy Ohtake. FIG. 9 - Fachadas revestidas com placas de zinco. Jewish Museum, Lindenstrasse, Berlin, Alemanha, Arquiteto Daniel Libeskind. FIG Fachadas revestidas com placas de titânio. Museu Guggenheim de Bilbao, Arquiteto Frank Gehry. Os painéis compostos (compósitos ou sanduíche) são formados por duas lâminas metálicas vinculadas entre si através de um material leve, geralmente um isolante termo-acústico. O espaçamento entre as lâminas determina o nível de isolamento. A rigidez do conjunto final pode atingir resistência maior que os painéis perfilados. Entre os painéis compostos estão aqueles em alumínio (ACM - aluminium composite material), cobre (CCM - copper composit material), titâneo (TCM - titanium composit material) e aço inox (SCM - stainless steel composit). Basicamente, os sistemas construtivos que empregam os painéis metálicos podem ser identificados como: 1) Sistemas Leves tipo Light Steel Framing; 2) Estrutura principal com vedação em painéis metálicos e 3) Sistema tridimensional tipo células estruturais.

9 Entre os sistemas construtivos mais usuais estão aqueles em que a estrutura principal é definida por um sistema estrutural em Pórtico, Treliça ou Grelha, cujo sistema de vedação em painéis metálicos é fixado na estrutura principal. Desde abril de 2010, o Light Steel Framing, sistema construtivo cuja principal característica é ser estruturado por perfis de aço conformados a frio e fechamentos em chapas delgadas, passou a ser validado pela Diretriz 003 para Avaliação Técnica de produtos inovadores do SINAT. Muito usado em outros países, mas somente agora sendo experimentado no Brasil, o sistema construtivo em células estruturais metálicas configurando-se em um sistema tridimensional de pré-fabricação leve consiste em uma estrutura do tipo chassis metálico, executada em módulos como uma estrutura resistente constituída por perfis metálicos e fechamentos em chapas metálicas. O contêiner é um exemplo deste tipo de sistema construtivo. Os painéis metálicos, quando classificados no grupo das fachadas leves, possuem densidade superficial menor que 60kg/m² (ABNT NBR ) e caracterizam-se como vedações verticais sem função estrutural. Alguns sistemas de painéis metálicos podem trabalhar juntamente com a estrutura contribuindo para o seu contraventamento. O painel metálico como elemento de vedação é composto por quadros, componentes de fechamento, acabamento, isolamento termo-acústico, dispositivos de fixação e componentes de vedação. Os quadros formados por perfis metálicos (montantes, travessas, diagonais, guias, etc.) e seus acessórios (parafusos, porcas, presilhas, arremates, luvas, etc.), possuem a função de apoiar os componentes de fechamento e isolamento, suportar cargas laterais e absorver deformações compatíveis com a sua função de vedação. Podem ser de aço carbono, aço inox ou alumínio. São fixados como uma estrutura secundária na estrutura principal do edifício. Os componentes de fechamento externo são como um revestimento. As lâminas (chapas ou réguas) metálicas são fixadas nos quadros formados pelos perfis metálicos, ou diretamente na estrutura principal do edifício (quando painéis autoportantes), constituindo a face externa da parede. As lâminas metálicas podem ser de aço galvanizado, alumínio, aço inoxidável, cobre, zinco, titânio, ou outras ligas metálicas (OLIVEIRA, 2009).

10 Os componentes de fechamento interno são fixados nos quadros formados pelos perfis metálicos, constituindo a face interna da parede. Essas chapas delgadas podem ser de lâminas metálicas, réguas metálicas ou vinílicas (siding), chapas delgadas de OSB (Oriented Strand Board), chapas de madeira compensada, placas cimentícias, placas de gesso acartonado para drywall, placas de rocha, placas cerâmicas, entre outras. As chapas metálicas podem receber diferentes e inovadores sistemas de acabamento. Os sistemas de tratamento e proteção das superfícies dependem de sua composição. O isolamento térmico é constituído por camada de placas de lã de rocha ou lã de vidro, poliestireno expandido ou outro material cuja condutividade térmica seja menor que 0,06W/mºC (condutividade térmica máxima de um material considerado isolante) e resistência térmica 0,5m 2 K/W (MC, 2010). O isolamento acústico é uma camada de material absorvente acústico, como placas de lã de rocha, lã de vidro, fibras cerâmicas, entre outras. Os dispositivos de fixação (insertos metálicos) são responsáveis por fixar a estrutura secundária que conforma o painel à estrutura principal do edifício, ou eventualmente fixar os componentes de fechamento (lâminas de revestimento ou painéis de fechamento) à estrutura principal, quando estes são autoportantes. O sistema de fixação dos painéis depende das pressões do vento, especialmente em prédios altos, que pode alcançar até 200 kgf/m 2. Assim, o projeto deve basear-se na norma ABNT-NBR 6123, que traz um mapa das velocidades de vento nas várias regiões do País. Os componentes de vedação das juntas podem ser selantes, guarnições (ou gaxetas) em perfis termoplásticos pré-formados ou membranas flexíveis. Esses componentes são responsáveis por absorver deformações diferenciais entre elementos ou componentes construtivos, e também pela estanqueidade do elemento de fachada. Para a seleção de painéis metálicos como uma alternativa de sistema de vedação na fase de projeto, a caracterização dos painéis metálicos ajuda na especificação do produto. O Quadro1 apresenta a síntese da caracterização proposta.

11 QUADRO 1: CARACTERIZAÇÃO DOS PAINÉIS METÁLICOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS SISTEMA LEVE LIGHT STEEL FRAMING ESTRUTURA PRINCIPAL COM VEDAÇÃO EM PAINÉIS METÁLICOS SISTEMA TRIDIMENSIONAL CÉLULAS ESTRUTURAIS Fonte: divulgação. Fonte: Diagonal 80 AMID. Fonte: hdistillstudio.com. SISTEMAS DE MONTAGEM PAINÉIS MONTADOS NO LOCAL (STICK) PAINÉIS PRÉ-FABRICADOS OFF-SITE Renovação de fachada com painéis de ACM, montados no local, no edifício da FNDE em Brasília, Fonte: hunterdouglas.com.br TIPOLOGIAS PAINÉIS PERFILADOS (CHAPA ÚNICA) PAINÉIS COMPOSTOS (COMPÓSITOS OU SANDUÍCHE) COMPONENTES QUADROS COMPONENTES DE FECHAMENTO CAMADA DE ISOLAMENTO DISPOSITIVOS DE FIXAÇÃO E VEDAÇÃO

12 4. PAINÉIS METÁLICOS: TENDÊNCIAS INOVADORAS Quanto ao processo de montagem, os painéis metálicos podem ser classificados como: Painéis montados no local (stick): são aquelas onde as estruturas secundárias e os outros componentes do painel são montados no seu local definitivo; Painéis pré-fabricados off-site: são painéis modulares (módulos unitizados) produzidos em unidades fabris (na fábrica ou em canteiro de obras) e que são transportados para seu local definitivo com o auxílio de equipamento de transporte vertical (gruas, guindastes, etc.) e são fixados à estrutura do edifício por meio de dispositivos de fixação. Prospectando as inovações tecnológicas, identificou-se uma predominância nos sistemas construtivos que utilizam os processos de montagem de painéis metálicos in loco (stick). Mas os sistemas off-site mostram uma tendência expressiva quando os painéis metálicos estão associados aos vidros, assim como os sistemas tridimensionais (células). O uso das chapas metálicas perfiladas em cobre, zinco, titânio ou aço inox é predominante nas edificações de caráter monumental como marcos arquitetônicos de um lugar (figuras 6, 7, 8, 9 e 10). Por outro lado, há uma diversificação e difusão crescente no uso dos painéis compostos, não só de alumínio, mas de outros metais e suas ligas (figuras 11, 12 e 13). FIG Painéis de Alumínio Composto (ACM): tecnologia difundida a partir da década de 70, chegou ao Brasil no final dos anos 80. Plaza Centenário ("Robocop"), São Paulo, Arquiteto Carlos Bratke. FIG Fachada com painéis compostos de cobre (CCM). Edifício Ceridean Corporation, em Minneapolis, Estados Unidos. FIG Fachada em painéis compostos de aço inoxidável (SCM - stainless steel composit material). Eight Spruce Street, Nova York (EUA), Arquiteto Frank Gehry.

13 Dentre as tendências para a inovação tecnológica dos painéis metálicos estão os sistemas de malha arquitetônica instalada em estrutura tensionada. A partir da sua produção como produto para a arquitetura, em meados dos anos 90, o tecido metálico em aço inoxidável como envolvente externa teve o seu uso intensificado como um sistema que pode ser usado para atender às solicitações de sombreamento, mantendo a ventilação e integração visual, ou apenas como componente estético. FIG Aria rebort & Casino, US, Pelli Clarke Pelli Architects. Foto: Cambridge Archtectural. FIG. 15 Sede do Sebrae Nacional, Brasília DF, Projetado por Grupo SP e Luciano Margotto. FIG.15 Edifício Sede do CONFEA, Brasília DF, Projetado por Pedro Paulo de Melo Saraiva Arquitetos Associados. 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS A participação dos produtos metálicos no setor da construção civil no Brasil é ainda pequena. Por uma série de fatores conjunturais, tanto relacionados ao crescimento do país, à capacidade instalada das modernas siderúrgicas, como a fatores relacionados à mão-de-obra, os componentes metálicos estão mais competitivos para sua utilização como elemento estrutural ou vedação. Apesar de grande produtor, a maioria das tecnologias empregadas no Brasil é importada. Ainda, é predominante o uso da alvenaria como sistema de vedação em fachada, mesmo quando a estrutura é metálica, o que a princípio pode ser um contra-senso considerando que uma das vantagens da estrutura metálica é a sua leveza e rapidez, que não se verificada nos sistema de vedação em alvenaria. Nos países de clima frio é freqüente o uso de sistemas de fachadas leves em painéis metálicos, onde é mais fácil incorporar a camada de isolamento térmico, proporcionando assim uma melhor exposição às temperaturas. Nos países de clima quente, a fachada metálica pode ser adaptada ao conceito de fachada ventilada, permitindo um melhor desempenho térmico da envoltória.

14 Durante o processo de revisão bibliográfica deste trabalho com foco na identificação do potencial para o desenvolvimento tecnológico e a tendência para a inovação dos elementos de vedação constituídos de painéis metálicos, verificou-se a necessidade e a importância da sistematização na classificação e na caracterização dos sistemas de vedação em painéis metálicos. As inovações podem ocorrer tanto no sistema como um todo como em suas partes (componentes) ou, ainda, nas formas de produção ou montagem. A falta de informação sistematizada relacionada principalmente à caracterização dos elementos dificulta o acesso aos dados necessários para a especificação e aplicação no projeto. 6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ADDIS, Bill. Edificações: 3000 anos de projeto, engenharia e construção. Tradução: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS ABNT- NBR : Desempenho de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos, Parte 4: Fachadas e paredes internas. São Paulo, AVELLANEDA, Jaume. Envolventes metálicas Revestimientos metálicos em fachadas y cubiertas. Tectonica n32. Envolventes metálicas. Madrid: ATC Ediciones S.L. mayo de BRUNA, P. J. V. Arquitetura, industrialização e desenvolvimento. SP: Perspectiva, CASTELO, João Luís de Couto. Desenvolvimento de modelo conceptual de sistema construtivo industrializado leve destinado à realização de edifícios metálicos. Tese de Mestrado. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Abril de HART, F., HENN, W. e SONTAG, H. El atlas de la construcción metálica. Barcelona: Gustavo Gili, MINISTÉRIO DAS CIDADES (MC). Diretriz SiNAT nº Diretriz para Avaliação Técnica de sistemas construtivos estruturados em perfis leves de aço conformados a frio, com fechamentos em chapas delgadas (Sistemas leves tipo "Light Steel Framing"). Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). Sistema Nacional de Avaliação Técnica (SINAT) Disponível em Acessado em fevereiro de 2012 OLIVEIRA, L. A. Metodologia para desenvolvimento de projeto de fachadas leves. Tese (Doutorado em Engenharia Civil). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, REIS, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil. 4. ed. São Paulo, Perspectiva, SILVA, G. G. Arquitetura do Ferro no Brasil. 2.ed. São Paulo: Nobel, SILVA, M. G. e SILVA, V. G. Painéis de vedação. 2.ed. Rio de Janeiro: IBS/CBCA, (Série Manual de Construção em Aço).

PAINÉIS METÁLICOS: PROSPECTANDO INOVAÇÕES. Autores: Vanda Alice Garcia Zanoni José Manoel Morales Sánchez

PAINÉIS METÁLICOS: PROSPECTANDO INOVAÇÕES. Autores: Vanda Alice Garcia Zanoni José Manoel Morales Sánchez PAINÉIS METÁLICOS: PROSPECTANDO INOVAÇÕES Autores: Vanda Alice Garcia Zanoni José Manoel Morales Sánchez PAINÉIS METÁLICOS: PROSPECTANDO INOVAÇÕES Objetivo: Apresentar uma revisão bibliográfica do uso

Leia mais

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle.

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle. CONCEITO Light (LSF estrutura em aço leve) é um sistema construtivo racional e industrial. Seus principais componentes são perfis de aço galvanizado dobrados a frio, utilizados para formar painéis estruturais

Leia mais

INSTITUTO ALGE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JANILSON CASSIANO

INSTITUTO ALGE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JANILSON CASSIANO CONSTRUINDO NO SISTEMA (CES) LIGHT STEEL FRAMING O sistema Light Steel Frame é caracterizado por um esqueleto estrutural leve composto por perfis de aço galvanizado que trabalham em conjunto para sustentação

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME ANITA OLIVEIRA LACERDA - anitalic@terra.com.br PEDRO AUGUSTO CESAR DE OLIVEIRA SÁ - pedrosa@npd.ufes.br 1. INTRODUÇÃO O Light Steel Frame (LSF) é um sistema

Leia mais

SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME

SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME Sistema de ds A SOLUÇÃO INTELIGENTE PARA A SUA OBRA SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME www.placlux.com.br VOCÊ CONHECE O SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT STEEL FRAME? VANTAGENS LIGHT STEEL FRAME MENOR CARGA

Leia mais

Steel frame - fechamento (parte 3)

Steel frame - fechamento (parte 3) Página 1 de 6 Steel frame - fechamento (parte 3) Hotel Villa Rossa, fechamento em steel frame No segundo artigo desta série sobre steel frame, abordamos a estrutura da edificação. Nela são aplicadas as

Leia mais

LIGHT STEEL FRAMING. Em Portugal o sistema é vulgarmente conhecido por Estrutura em Aço Leve.

LIGHT STEEL FRAMING. Em Portugal o sistema é vulgarmente conhecido por Estrutura em Aço Leve. Light Steel Framing PORTEFÓLIO 2 QUEM SOMOS A INSIDEPLAN foi criada com o intuito de responder às exigências do mercado no âmbito da prestação de serviços a nível de projecto e obra. Na execução de projectos

Leia mais

Nº2 JUNHO 2002 PAREDES DIVISÓRIAS DE PAINÉIS LEVES

Nº2 JUNHO 2002 PAREDES DIVISÓRIAS DE PAINÉIS LEVES Nº2 JUNHO 2002 PAREDES DIVISÓRIAS DE PAINÉIS LEVES Catarina Aguiar Bentes A monografia apresentada foi realizada no âmbito da cadeira de Tecnologias da Construção de Edifícios do 11º Mestrado em Construção

Leia mais

Paredes Maciças as de Concreto

Paredes Maciças as de Concreto Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 4B Paredes Maciças as de Concreto Prof. Dr. Luiz Sergio Franco Escola Politécnica da USP Dep. de Engenharia de Construção

Leia mais

Sistema de Construção Rápida, Limpa e Econômica QUALIDADE E RESPONSABILIDADE É O NOSSO COMPROMISSO

Sistema de Construção Rápida, Limpa e Econômica QUALIDADE E RESPONSABILIDADE É O NOSSO COMPROMISSO Sistema de Construção Rápida, Limpa e Econômica Quem somos? A Empresa A Monteky - Especializada em construção a seco Produtos: STELL FRAME e DRYWALL. Atuamos na região da grande Florianópolis, desenvolvendo

Leia mais

CONSTRUÇÃO MODULAR. Rev A 1-7-2011

CONSTRUÇÃO MODULAR. Rev A 1-7-2011 CONSTRUÇÃO MODULAR SM Rev A 1-7-2011 1 A U.E.M. Unidade de Estruturas Metálicas, SA com 15 anos de actividade, inicialmente direccionada para a fabricação e comercialização dos módulos pré-fabricados que,

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

/estudo preliminar pesquisa de materialidades: o steel framing e seus componentes

/estudo preliminar pesquisa de materialidades: o steel framing e seus componentes /estudo preliminar pesquisa de materialidades: o steel framing e seus componentes Gustavo Alves Rocha Zago Izabela Dalla Libera O Light Steel Framing (LSF) é um sistema construtivo de concepção racional

Leia mais

Manual de Montagem Casa 36m²

Manual de Montagem Casa 36m² Manual de Montagem Casa 36m² cga -gerência de desenvolvimento da aplicação do aço Usiminas - Construção Civil INTRODUÇÃO Solução para Habitação Popular - é uma alternativa econômica, simples e de rápida

Leia mais

NOX SISTEMAS CONSTRUTIVOS

NOX SISTEMAS CONSTRUTIVOS LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LMCC ENDEREÇO: Cidade Universitária Camobi, Santa Maria/RS CEP 97105 900 TELEFONE: (55) 3220 8608 (Fax) Direção 3220 8313 Secretaria E-MAIL: lmcc@ct.ufsm.br

Leia mais

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Knauf Folheto Técnico 2008 Paredes Knauf Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Estabilidade, resistência a impactos, proteção termoacústica e outras características inovadoras que não dividem

Leia mais

São assim denominados pois não utilizam o processo de queima cerâmica que levaria à derrubada de árvores para utilizar a madeira como combustível,

São assim denominados pois não utilizam o processo de queima cerâmica que levaria à derrubada de árvores para utilizar a madeira como combustível, TIJOLOS ECOLÓGICOS Casa construída com tijolos ecológicos Fonte: paoeecologia.wordpress.com TIJOLOS ECOLÓGICOS CARACTERÍSTICAS São assim denominados pois não utilizam o processo de queima cerâmica que

Leia mais

C2faup. Construção em Light Steel Frame. Ana Luísa Mesquita Marco Moreira Orlando Guimarães

C2faup. Construção em Light Steel Frame. Ana Luísa Mesquita Marco Moreira Orlando Guimarães C2faup Construção em Light Steel Frame Ana Luísa Mesquita Marco Moreira Orlando Guimarães Introdução Neste trabalho pretendemos estudar o sistema construtivo de estrutura em aço leve, ou Light Steel Frame.

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO EM PAREDES DE CONCRETO:

SISTEMA CONSTRUTIVO EM PAREDES DE CONCRETO: SISTEMA CONSTRUTIVO EM PAREDES DE CONCRETO: Adequações frente às s normas de desempenho. Marcelo Moacyr Diretor de Engenharia, Construção e Relacionamento 1 Escolha do Sistema Construtivo 2 Avaliações

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE ALVENARIA ESTRUTURAL: BLOCOS DE CONCRETO DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE O uso de alvenaria como sistema estrutural já vem sendo usado a centenas de anos, desde as grandes

Leia mais

Parede de Garrafa Pet

Parede de Garrafa Pet CONCEITO As paredes feitas com garrafas pet são uma possibilidade de gerar casas pré fabricadas através da reciclagem e é uma solução barata e sustentável. As garrafas pet são utilizadas no lugar dos tijolos

Leia mais

SISMO BUILDING TECHNOLOGY, TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO ANTI-SISMICA: APLICAÇÕES EM PORTUGAL

SISMO BUILDING TECHNOLOGY, TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO ANTI-SISMICA: APLICAÇÕES EM PORTUGAL SÍSMICA 2007 7º CONGRESSO DE SISMOLOGIA E ENGENHARIA SÍSMICA 1 SISMO BUILDING TECHNOLOGY, TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO ANTI-SISMICA: APLICAÇÕES EM PORTUGAL M.T. BRAZ CÉSAR Assistente IPBragança Bragança Portugal

Leia mais

Wood Frame CONCEITO. O Wood-Frame é um sistema composta por perfis de madeira que em conjunto com placas estruturais formam painéis

Wood Frame CONCEITO. O Wood-Frame é um sistema composta por perfis de madeira que em conjunto com placas estruturais formam painéis CONCEITO O Wood-Frame é um sistema composta por perfis de madeira que em conjunto com placas estruturais formam painéis estruturais capazes de resistir às cargas verticais (telhados e pavimentos), perpendiculares

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE. Professora ROSELI VALLE

ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE. Professora ROSELI VALLE ENGENHARIA CIVIL 5º SEMESTRE Professora ROSELI VALLE MARINGÁ 2015 Denomina-se CONCRETO ARMADO à associação do aço ao concreto para que haja melhor resistência em determinados tipos de esforços. Fatores

Leia mais

LINHAS ESPECIAIS CONSTRUÇÃO CIVIL

LINHAS ESPECIAIS CONSTRUÇÃO CIVIL LINHAS ESPECIAIS CONSTRUÇÃO CIVIL 01 Sumário 04 Esquadrias Master Inova Extrema Gold IV Única 08 Fachadas Soluta Citta Due ACM 12 Proteção & Estilo Brises Guarda-corpo Grades e Gradis Portão Vidro Temperado

Leia mais

COBERTURAS ETERNIT. Tradição, confiança e qualidade.

COBERTURAS ETERNIT. Tradição, confiança e qualidade. COBERTURAS ETERNIT Tradição, confiança e qualidade. TELHAS METÁLICAS Trapezoidal 25 Trapezoidal 120 Trapezoidal 40 Telha Sanduíche Ondulada 17 Telha Forro Ondulada e Trapezoidal A linha de Telhas Metálicas

Leia mais

GUIAS & MONTANTES COBRA

GUIAS & MONTANTES COBRA GUIAS & MONTANTES COBRA EMPRESA I PROFILI SRL é uma empresa que produz perfis flexíveis em aço galvanizado para atender aos mais exigentes requisitos que se evoluem no contexto da arquitetura em geral.

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 STEEL FRAMING: COMPARATIVO DE CUSTOS E AS NOVAS PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE UBERABA Jéssica Cristina Barboza 1 ; Amanda Bernardes Ribeiro 2 ; Cássia Fernanda Borges da Silva 3 ; Pedro

Leia mais

Desenvolvimento de diretrizes para projeto de edificações para fins didáticos com sistema estrutural construtivo modular em aço

Desenvolvimento de diretrizes para projeto de edificações para fins didáticos com sistema estrutural construtivo modular em aço Desenvolvimento de diretrizes para projeto de edificações para fins didáticos com sistema estrutural construtivo modular em aço Maria Emília Penazzi mepenazzi@yahoo.com.br Prof. Dr. Alex Sander Clemente

Leia mais

CAMARGUE PÉRGOLA PARA TERRAÇOS COM LÂMINAS ORIENTÁVEIS E COM LATERAIS COSTUMIZÁVEIS APLICAÇÕES

CAMARGUE PÉRGOLA PARA TERRAÇOS COM LÂMINAS ORIENTÁVEIS E COM LATERAIS COSTUMIZÁVEIS APLICAÇÕES PÉRGOLA PARA TERRAÇOS COM LÂMINAS ORIENTÁVEIS E COM LATERAIS COSTUMIZÁVEIS. Proteção solar com sistema de drenagem incluído e invisível;. Proteção solar e ventilação com lâminas de alumínio orientáveis;.

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA Orçamento Unidade Básica de Saúde - Fronteira Estrutura para o acesso e identificação do

Leia mais

CATÁLOGO PERFIS PERFIL DRYWALL PERFIL STEEL FRAME PERFIL DIVISÓRIA NAVAL 35 MM PERFIL PAINEL WALL TOPCLICK PERFIL CLICADO PERFIS ESPECIAIS

CATÁLOGO PERFIS PERFIL DRYWALL PERFIL STEEL FRAME PERFIL DIVISÓRIA NAVAL 35 MM PERFIL PAINEL WALL TOPCLICK PERFIL CLICADO PERFIS ESPECIAIS CATÁLOGO PERFIS PERFIL DRYWALL PERFIL STEEL FRAME PERFIL DIVISÓRIA NAVAL 35 MM PERFIL PAINEL WALL TOPCLICK PERFIL CLICADO PERFIS ESPECIAIS KIT HIDRÁULICO PORTA EMBUTIDA FORRO PVC ACESSÓRIOS 30 GUIA DE

Leia mais

Kit. A estrutura para portas corrediças embutíveis em paredes drywall PATENTEADO

Kit. A estrutura para portas corrediças embutíveis em paredes drywall PATENTEADO Kit A estrutura para portas corrediças embutíveis em paredes drywall PATENTEADO Scrigno Kit Composto de um kit simples, sólido como uma estrutura tradicional e rápido de montar devido ao seu sistema de

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS. Prof. Marco Pádua

TIPOS DE ESTRUTURAS. Prof. Marco Pádua TIPOS DE ESTRUTURAS Prof. Marco Pádua A função da estrutura é transmitir para o solo a carga da edificação. Esta carga compõe-se de: peso próprio da estrutura, cobertura, paredes, esquadrias, revestimentos,

Leia mais

Painel pré-isolado Uma nova maneira de fabricar dutos

Painel pré-isolado Uma nova maneira de fabricar dutos Painel pré-isolado Uma nova maneira de fabricar dutos Catálogo de materiais, ferramentas e acessórios AluPir: o painel pré-isolado AluPir representa uma maneira inovadora de fabricar dutos de ar. O sistema

Leia mais

Empresa. R. Estado do Amazonas, 609 Jd. Imperador São Paulo SP CEP 03935-000 PABX: (11) 2107-0499 www.isar.com.br

Empresa. R. Estado do Amazonas, 609 Jd. Imperador São Paulo SP CEP 03935-000 PABX: (11) 2107-0499 www.isar.com.br Empresa Com sede própria, construída em uma área de 6.000 m² e localizada estrategicamente próxima ao Pólo Petroquímico da região leste de São Paulo, a Isar é uma das maiores e mais competentes empresas

Leia mais

qualidade é o nosso perfil

qualidade é o nosso perfil Alumínio qualidade é o nosso perfil Fachada Unitizada - Thera Corporate / São Paulo Extrusão Jateamento Para atender a demanda do segmento da construção civil e da indústria, a Olga Color possui equipamentos

Leia mais

A equipa desenvolveu dois sistemas de pré-fabricação pensando num desenho atrativo e amável, do qual a parede curva é o testemunho desse compromisso.

A equipa desenvolveu dois sistemas de pré-fabricação pensando num desenho atrativo e amável, do qual a parede curva é o testemunho desse compromisso. Construção Modular Conceito A equipa técnica da dreamdomus aprofundou o conceito de pré-fabricação, levando ao limite a noção de economia habitualmente associada a este tipo de construção, conseguindo

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em

Leia mais

ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO

ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO INTRODUÇÃO As estruturas mistas podem ser constituídas, de um modo geral, de concreto-madeira, concretoaço ou aço-madeira. Um sistema de ligação entre os dois materiais

Leia mais

O SISTEMA SF DE FÔRMAS

O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF DE FÔRMAS A SF Fôrmas utiliza o sistema construtivo para estruturas de concreto desde a década de 70, quando trouxe para o Brasil as primeiras fôrmas de alumínio. O Sistema SF de Fôrmas para

Leia mais

Conceito AULA 4. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil

Conceito AULA 4. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 4 Gesso Acartonado Prof. Dr. Luiz Sergio Franco Escola Politécnica da USP Dep. de Engenharia de Construção Civil Construção

Leia mais

ISOLAMENTO ACÚSTICO DAS VEDAÇÕES VERTICAIS EXTERNAS. Como escolher a esquadria da sua obra e atender a NBR 15.575

ISOLAMENTO ACÚSTICO DAS VEDAÇÕES VERTICAIS EXTERNAS. Como escolher a esquadria da sua obra e atender a NBR 15.575 ISOLAMENTO ACÚSTICO DAS VEDAÇÕES VERTICAIS EXTERNAS Como escolher a esquadria da sua obra e atender a NBR 15.575 Em julho de 2013 entrou definitivamente em vigor a NBR 15.575, a norma de desempenho de

Leia mais

Artigo. Desempenho acústico de divisórias para escritórios

Artigo. Desempenho acústico de divisórias para escritórios Artigo Desempenho acústico de divisórias para escritórios Raros escritórios comerciais não possuem divisórias para definir ambientes. Trata-se de um elemento arquitetônico versátil, com boas opções de

Leia mais

Sua obra coberta de qualidade TELHAS DE AÇO. www.comercialgerdau.com.br

Sua obra coberta de qualidade TELHAS DE AÇO. www.comercialgerdau.com.br Sua obra coberta de qualidade TELHAS DE AÇO www.comercialgerdau.com.br Tipos de revestimentos Galvanizado por imersão a quente: apresenta grande resistência à corrosão atmosférica e atende a obras mais

Leia mais

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO Página: 1 de 5 ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.15.1 Manter 18.15.1.1 18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão

Leia mais

CENTRO UNIVERSITARIO DE BELO HORIZONTE

CENTRO UNIVERSITARIO DE BELO HORIZONTE CENTRO UNIVERSITARIO DE BELO HORIZONTE Estúdio de Arquitetura: Sustentabilidade Steel Framing Aluna: Gabriela Carvalho Ávila Maio de 2014 ÍNDICE 1 Introdução... 4 2 Sistema Ligth Steel Framing... 5 2.1

Leia mais

O SISTEMA SF DE FÔRMAS

O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF Fôrmas: A SF Fôrmas utiliza o sistema construtivo de paredes de concreto desde a década de 1970, quando trouxe para o Brasil as primeiras fôrmas de alumínio. O SISTEMA

Leia mais

Bairro Novo: Sistema Construtivo em Paredes de Concreto.

Bairro Novo: Sistema Construtivo em Paredes de Concreto. Bairro Novo: Sistema Construtivo em Paredes de Concreto. 1 Escolha do Sistema Construtivo Sistema construtivo com foco nas seguintes características: Alta produtividade Baixo custo de construção Redução

Leia mais

ALVENARIA E OUTROS SISTEMAS DE VEDAÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I

ALVENARIA E OUTROS SISTEMAS DE VEDAÇÃO. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I ALVENARIA E OUTROS SISTEMAS DE VEDAÇÃO Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I SISTEMAS DE VEDAÇÃO VERTICAL SISTEMA DE VEDAÇÃO Um subsistema

Leia mais

PAINÉIS E PAREDES DE MADEIRA

PAINÉIS E PAREDES DE MADEIRA PAINÉIS E PAREDES DE MADEIRA As paredes de madeira dividem-se em: Paredes Estruturais Divisão e fechamento de ambientes Suportar cargas verticais e transmití-las as fundações Suportar cargas horizontais

Leia mais

LIGHT STEEL FRAMING COMO ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS POPULARES

LIGHT STEEL FRAMING COMO ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS POPULARES Contribuição técnica nº 23 LIGHT STEEL FRAMING COMO ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS POPULARES Autores: ALEXANDRE KOKKE SANTIAGO MAÍRA NEVES RODRIGUES MÁRCIO SEQUEIRA DE OLIVEIRA 1 CONSTRUMETAL

Leia mais

Componentes para telhas Brasilit

Componentes para telhas Brasilit Componentes para telhas Brasilit Selamax Selante Selante elástico para elástico colagem para e vedação colagem e vedação SolarMaxxi Manta impermeável, térmica e acústica LitFoil e LitFoil Plus Mantas térmicas

Leia mais

DETALHE ARQUITETÔNICO: FACHADA VENTILADA LAMINUM

DETALHE ARQUITETÔNICO: FACHADA VENTILADA LAMINUM DETALHE ARQUITETÔNICO: FACHADA VENTILADA LAMINUM Orientadores: André Penido/Renato César O QUE É FACHADA VENTILADA? O sistema de revestimento externo de edificações denominado fachada ventilada caracteriza-se

Leia mais

PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM

PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM Com mais de 20 anos de experiência na fabricação de pré-moldados em concreto, a PRÉ-MOLD RM oferece uma completa linha de produtos para a dinamização de sua obra. Laje Treliçada Bidirecional; Laje Treliçada

Leia mais

Manual de Projeto de Sistemas Drywall paredes, forros e revestimentos

Manual de Projeto de Sistemas Drywall paredes, forros e revestimentos Manual de Projeto de Sistemas Drywall paredes, forros e revestimentos 1 Prefácio Este é o primeiro manual de projeto de sistemas drywall publicado no Brasil um trabalho aguardado por arquitetos, engenheiros,

Leia mais

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto.

Telhas GraviColor. Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Telhas e Tijolos www.telhado.com Beleza e modernidade para o seu projeto. Telhas GraviColor Estilo, inovação e qualidade. As Telhas GraviColor chegam ao mercado trazendo o rústico com

Leia mais

Gesso Acartonado CONCEITO

Gesso Acartonado CONCEITO CONCEITO As paredes de gesso acartonado ou Drywall, são destinados a dividir espaços internos de uma mesma unidade. O painel é composto por um miolo de gesso revestido por um cartão especial, usado na

Leia mais

Manual de Instalção Version n. 01 of 14/06/2013

Manual de Instalção Version n. 01 of 14/06/2013 Manual Técnico Manual de Instalção Version n. 01 of 14/06/2013 pag. 2 Index Index... 2 Introdução e informações gerais... 3 Guia Flexível... 3 DESCRIÇÃO... 3 MATERIAL... 3 CERTIFICADOS... 3 MEDIDAS...

Leia mais

Produtos de Aço para Indústria e Construção Civil

Produtos de Aço para Indústria e Construção Civil Produtos de Aço para Indústria e Construção Civil CATÁLOGO 2015 AÇOS longos E PLANOS PRODUTOS DE AÇO PARA INDÚSTRIA E CONSTRUÇÃO CIVIL SUMÁRIO Sobre a Dimensão Aços Longos e Planos Produtos para Produtos

Leia mais

APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP

APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP Autores: Nayra Yumi Tsutsumoto (1); Cesar Fabiano Fioriti (2) (1) Aluna de Graduação

Leia mais

EDIFÍCIOS GARAGEM ESTRUTURADOS EM AÇO

EDIFÍCIOS GARAGEM ESTRUTURADOS EM AÇO Contribuição técnica nº 19 EDIFÍCIOS GARAGEM ESTRUTURADOS EM AÇO Autor: ROSANE BEVILAQUA Eng. Consultora Gerdau SA São Paulo, 01 de setembro de 2010. PROGRAMA Introdução Vantagens da utilização de Edifícios

Leia mais

A Planivis incorpora nas suas construções modulares materiais sustentáveis, nomeadamente*:

A Planivis incorpora nas suas construções modulares materiais sustentáveis, nomeadamente*: Princípio construtivo: O conceito de construção modular, assenta na execução de módulos com uma estrutura metálica mista, 100% reciclável, de aço laminado a quente (aço pesado ) e aço leve galvanizado.

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS ISOPORTEC A ISOPORTEC é focada na produção de soluções em isopor de alta performance para a construção civil, valorizando produtos que fazem diferença nos projetos mais complexos.

Leia mais

CONSTRUÇÃO RÁPIDA LEVE E FORTE CONSTRUÇÃO MODULAR CONFORTO E QUALIDADE A CONSTRUÇÃO E SOLUÇÃO PERFEITAS AIRCRETE SISTEMA DE CONSTRUÇÃO

CONSTRUÇÃO RÁPIDA LEVE E FORTE CONSTRUÇÃO MODULAR CONFORTO E QUALIDADE A CONSTRUÇÃO E SOLUÇÃO PERFEITAS AIRCRETE SISTEMA DE CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO RÁPIDA LEVE E FORTE CONSTRUÇÃO MODULAR CONFORTO E QUALIDADE A CONSTRUÇÃO E SOLUÇÃO PERFEITAS AIRCRETE SISTEMA DE CONSTRUÇÃO AIRCRETE SOLUÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE CASAS O Concreto Celular Autoclavado

Leia mais

Descrições Técnicas (Armários)

Descrições Técnicas (Armários) Produtos Metálicos e Equipamentos, Lda (Grupo Levira) Descrições Técnicas (Armários) Armários de Parede O sistema de armários proposto consiste na execução de armários modulares, totalmente desmontáveis,

Leia mais

Painéis de concreto pré-moldados e soluções complementares para o segmento econômico. Otávio Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia Ltda

Painéis de concreto pré-moldados e soluções complementares para o segmento econômico. Otávio Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia Ltda Painéis de concreto pré-moldados e soluções complementares para o segmento econômico Otávio Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia Ltda Painéis de concreto pré-moldados e soluções complementares para

Leia mais

Empresa jovem e 100 % nacional, a Bazze está sediada em PORTÃO RS e é referência na extrusão de perfis em PVC.

Empresa jovem e 100 % nacional, a Bazze está sediada em PORTÃO RS e é referência na extrusão de perfis em PVC. Empresa jovem e 100 % nacional, a Bazze está sediada em PORTÃO RS e é referência na extrusão de perfis em PVC. Comprometida com a qualidade e o desenvolvimento dos nossos produtos investimos continuamente

Leia mais

Soluções REHAU PARA A REABILITAÇÃO. www.rehau.pt. Construção Automóvel Indústria

Soluções REHAU PARA A REABILITAÇÃO. www.rehau.pt. Construção Automóvel Indústria Soluções REHAU PARA A REABILITAÇÃO Uma APLICAÇÃO PARA CADA NECESSIDADE www.rehau.pt Construção Automóvel Indústria A REABILITAÇÃO, UMA SOLUÇÃO COM SISTEMAS PARA O AQUECIMENTO E O ARREFECIMENTO POR SUPERFÍCIES

Leia mais

Plásticos: Novas aplicações no mercado de construção civil. Maceió, mai/2014

Plásticos: Novas aplicações no mercado de construção civil. Maceió, mai/2014 Plásticos: Novas aplicações no mercado de construção civil Maceió, mai/2014 INDÚSTRIA PETROQUÍMICA INTEGRAÇÃO COMPETITIVA EXTRAÇÃO Matérias-Primas 1 ª GERAÇÃO Petroquímicos Básicos 2 ª GERAÇÃO Resinas

Leia mais

Alta produtividade Engenharia de projetos Qualidade assegurada Certificado de garantia Sigilo industrial Confiabilidade.

Alta produtividade Engenharia de projetos Qualidade assegurada Certificado de garantia Sigilo industrial Confiabilidade. Há mais de 46 anos no mercado, a Torcisão iniciou as suas atividades no desenvolvimento de materiais para a indústria automobilística, que exigia um rigoroso controle técnico e de qualidade. Em 2006, com

Leia mais

TRANSMISSÃO. Ao ser atingido por uma onda sonora, o obstáculo vibra, funcionando como uma nova fonte sonora.

TRANSMISSÃO. Ao ser atingido por uma onda sonora, o obstáculo vibra, funcionando como uma nova fonte sonora. TRANSMISSÃO Ao ser atingido por uma onda sonora, o obstáculo vibra, funcionando como uma nova fonte sonora. PAREDES HOMOGÊNEAS obedecem à LEI DA MASSA : o isolamento sonoro aumenta de db a cada vez que

Leia mais

Estruturas de Madeira. Telhados. É a parte superior das construções, destina-se a dar-lhes proteção.

Estruturas de Madeira. Telhados. É a parte superior das construções, destina-se a dar-lhes proteção. Estruturas de Madeira Telhados É a parte superior das construções, destina-se a dar-lhes proteção. Funções básicas: Proteção das partes internas da instalação, contra o sol excessivo, chuva, neve, etc.

Leia mais

Marca registrada.todos os direitos reservados.

Marca registrada.todos os direitos reservados. Marca registrada.todos os direitos reservados. ESTUDO DAS ESQUADRIAS PVC E ALUMÍNIO BENEFÍCIOS PVC - Conforto térmico, menor gasto de energia conseqüentemente - Conforto acústico excelente com vidro duplo

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos Gesso Convenciona O gesso é um material versátil: ele auxilia nas tarefas de embutir a iluminação, esconder ferragens e disfarçar vigas, além de criar efeitos fantásticos, especialmente

Leia mais

ESQUADRIAS Resumo da aula

ESQUADRIAS Resumo da aula ESQUADRIAS Resumo da aula Os vãos têm como funções a vedação e a comunicação dos ambientes internos e externos do edifício. Ambos necessitam de obras e serviços, executadas com materiais, segundo determinadas

Leia mais

COMPONENTES. Chapa de gesso: 3 tipos

COMPONENTES. Chapa de gesso: 3 tipos Paredes internas Estrutura leve GESSO ACARTONADO Fixado em perfis de chapa de aço galvanizado (esqueleto de guias e montantes) Parede: chapas de gesso em uma ou mais camadas Superfície pronta para o acabamento

Leia mais

Prof. Dr. Marcelo Ferreira, 14/03/2012

Prof. Dr. Marcelo Ferreira, 14/03/2012 Aplicação do Concreto Pré-Moldado em Sistemas Construtivos Mistos / Híbridos Prof. Dr. Marcelo Ferreira, 14/03/2012 Concreto Pré-Moldado em Sistemas Mistos O benefício da Construção Mista Industrializada

Leia mais

Memorial Descritivo. Habitação Social API5

Memorial Descritivo. Habitação Social API5 Memorial Descritivo Habitação Social API5 O projeto de Habitação Social projetado para o Jardim Holanda foi pensado em modulações, tendo todas as suas medidas multiplas de 60cm, usando medidas de 1,20,

Leia mais

Profª. Angela A. de Souza DESENHO DE ESTRUTURAS

Profª. Angela A. de Souza DESENHO DE ESTRUTURAS DESENHO DE ESTRUTURAS INTRODUÇÃO A estrutura de concreto armado é resultado da combinação entre o concreto e o aço. Porém, para a sua execução, não é suficiente apenas a presença desses dois materiais;

Leia mais

Aula 4 : Desenho de Estruturas

Aula 4 : Desenho de Estruturas Aula 4 : Desenho de Estruturas Índice: UNIDADE 4 DESENHO DE ESTRUTURAS 4.1 Introdução; Fundações: - São elementos estruturais cuja função é a transferência de cargas da estrutura para a camada resistente

Leia mais

Caixilharias em Alumínio Fabricadas Sob Medida. AlumiSouto. Caixilharia de Alumínio

Caixilharias em Alumínio Fabricadas Sob Medida. AlumiSouto. Caixilharia de Alumínio Caixilharias em Alumínio Fabricadas Sob Medida Caixilharia de Alumínio Caixilharias em Alumínio para todos os fins habitacionais, comerciais e industriais: Portas em Alumínio - Janelas em Alumínio - Portadas

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas. Alvenaria Estrutural.

Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas. Alvenaria Estrutural. Alvenaria Estrutural Introdução CONCEITO ESTRUTURAL BÁSICO Tensões de compressão Alternativas para execução de vãos Peças em madeira ou pedra Arcos Arco simples Arco contraventado ASPECTOS HISTÓRICOS Sistema

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO EM WOOD FRAME FICHA CATALOGRÁFICA-21 DATA: OUTUBRO/2012.

SISTEMA CONSTRUTIVO EM WOOD FRAME FICHA CATALOGRÁFICA-21 DATA: OUTUBRO/2012. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos. SISTEMA CONSTRUTIVO EM WOOD FRAME FICHA CATALOGRÁFICA-21 DATA: OUTUBRO/2012. Tecnologias, sistemas

Leia mais

Aula 7 : Desenho de Ventilação

Aula 7 : Desenho de Ventilação Aula 7 : Desenho de Ventilação Definições: NBR 10821:2001, Caixilho para edificação: Janela Caixilho, geralmente envidraçado, destinado a preencher um vão, em fachadas ou não. Entre outras, sua finalidade

Leia mais

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2.1. Generalidades As vantagens de utilização de sistemas construtivos em aço são associadas à: redução do tempo de construção, racionalização no uso de

Leia mais

- Steel Framing - Versatilidade na Construção Industrializada

- Steel Framing - Versatilidade na Construção Industrializada 28 de junho Belo Horizonte COMAT/CBIC - Steel Framing - Versatilidade na Construção Industrializada Arqtº Sidnei Palatnik Fabricação de tijolos de adobe Antigo Egito (3100 a.c. e 30 a.c.) Construção em

Leia mais

ESTRUTURA METÁLICA Vantagens da Construção em Aço. Maior limpeza de obra: Devido à ausência de entulhos, como escoramento e fôrmas.

ESTRUTURA METÁLICA Vantagens da Construção em Aço. Maior limpeza de obra: Devido à ausência de entulhos, como escoramento e fôrmas. ESTRUTURA METÁLICA Vantagens da Construção em Aço Menor tempo de execução: A estrutura metálica é projetada para fabricação industrial e seriada, de preferência, levando a um menor tempo de fabricação

Leia mais

INTEGRAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS DA CADEIA PRODUTIVA, DA PRODUÇÃO DO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO ATÉ O USUÁRIO FINAL

INTEGRAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS DA CADEIA PRODUTIVA, DA PRODUÇÃO DO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO ATÉ O USUÁRIO FINAL Cadeia Produtiva da Construção Civil - PlanHab INTEGRAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS DA CADEIA PRODUTIVA, DA DO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO ATÉ O USUÁRIO FINAL Prof. Alex Abiko Escola Politécnica USP 09 de Abril de

Leia mais

Avaliações Técnicas ITA reconhecida pelo PBQP-H

Avaliações Técnicas ITA reconhecida pelo PBQP-H PBQP-H INMETRO Programas Setoriais da Qualidade EGT credenciada pelo PBQP-H e acreditada pelo INMETRO Avaliações Técnicas ITA reconhecida pelo PBQP-H Mais de 250 ensaios acreditados pelo INMETRO SINAT

Leia mais

Relatório de Estágio Curricular. Rafael Menezes Albuquerque

Relatório de Estágio Curricular. Rafael Menezes Albuquerque Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica Relatório de Estágio Curricular Rafael Menezes Albuquerque São José dos Campos Novembro2005 Relatório de Estágio

Leia mais

A EVOLUÇÃO D A S ESQUADRIAS

A EVOLUÇÃO D A S ESQUADRIAS A EVOLUÇÃO D A S ESQUADRIAS Imagine um sistema de esquadrias completo, com três versões distintas para as principais tipologias, que podem ser fabricadas com os mesmos perfis, em um mesmo estampo, com

Leia mais

LANÇAMENTO. ualitysol O R T A S E J A N E L A S D E A Ç O

LANÇAMENTO. ualitysol O R T A S E J A N E L A S D E A Ç O LANÇAMENTO RÊMIOS Os prêmios recebidos confirmam o reconhecimento e a preferência dos construtores, lojistas e consumidores pelos produtos Ramassol. Entre as premiações recebidas estão: TO of MIND, Ranking

Leia mais

COMPORTAMENTO TÉRMICO DA CONSTRUÇÃO

COMPORTAMENTO TÉRMICO DA CONSTRUÇÃO COMPORTAMENTO TÉRMICO DA CONSTRUÇÃO Capítulo 2 do livro Manual de Conforto Térmico NESTA AULA: Trocas de calor através de paredes opacas Trocas de calor através de paredes translúcidas Elementos de proteção

Leia mais

Catálogo de Produtos FÔRMAS E ESCORAMENTOS

Catálogo de Produtos FÔRMAS E ESCORAMENTOS Catálogo de Produtos FÔRMAS E ESCORAMENTOS Apresentação Fundada no ano de 000, a TEMEC Terra Maquinas Equipamentos e Construções LTDA é uma empresa especializada no fornecimento de Soluções de Engenharia

Leia mais

Transformando aço, conduzindo soluções. Andaimes e Escoras

Transformando aço, conduzindo soluções. Andaimes e Escoras Transformando aço, conduzindo soluções. Andaimes e Escoras TUPER Mais de 40 anos transformando aço e conduzindo soluções. A Tuper tem alta capacidade de transformar o aço em soluções para inúmeras aplicações.

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO

MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO PROPRIETÁRIO: Prefeitura Municipal de Carmo de Minas. ENDEREÇO: Rua Luiz Gomes, nº. 150, Bairro: Centro, CEP: 37472-000. CNPJ: 18.188.243/0001-60. ENDEREÇO DA OBRA: Rua Euclides

Leia mais

SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO

SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO MAIOR RAPIDEZ MAIS PRATICIDADE MAIOR RESISTÊNCIA MUITO MAIS ECONOMIA acabamento SUPER LISo SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL Aircrete PAINéIS INTERNOS AIRCRETE PAInéis divisórios A SOLUÇÃO INTELIGENTE

Leia mais