ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA O PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA O PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA"

Transcrição

1 Olá, Esta é uma orientação que te ajudará no processo da redução de peso e conquista de uma melhor qualidade de vida. A Cirurgia Bariátrica a qual você foi submetido(a) é apenas mais uma etapa deste processo de decisão de mudança. A partir de agora, devemos nos preocupar em nutrir o organismo, entendendo que o alimento não é apenas fonte de calorias, mas fonte de matéria prima, rica em nutrientes essenciais para o bom funcionamento de todos nossos órgãos. Devemos estar atentos à qualidade dos alimentos que estamos ingerindo, pois a quantidade, após a Cirurgia Bariátrica, começará a ser restringida, principalmente nos dois primeiros meses. O apoio da família e das pessoas que convivem com você é muito importante. Peça ajuda e compreensão quanto ao tipo de alimentos a serem oferecidos, quanto aos intervalos das refeições e aos alimentos que deverão ser evitados nesta fase inicial. Na maioria das vezes, os erros alimentares responsáveis pelo ganho de peso são provenientes do meio que vivemos. Sendo assim, todos os familiares serão beneficiados com novos hábitos mais saudáveis. ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA O PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA Durante o período de internação, é comum alguns hospitais fornecerem bebidas isotônicas e porções de gelatinas aos internos. Aditivos químicos, corantes, aromatizantes, excesso de sódio, etc, não devem ser ingeridos, principalmente após a operação. Solicite produtos mais naturais para sua alimentação. Ex: água de coco é um excelente substituto para bebidas isotônicas industrializadas, sendo mais nutritivo, mais hidratante e sem aditivos. ATENÇÃ0: A alimentação no pós operatório deverá ser feita várias vezes ao dia e em pequenas quantidades. Tudo que você ingerir, deverá ser mais natural e ter o mínimo de substâncias químicas, tendo como objetivo principal a nutrição correta. Prefira os produtos frescos aos industrializados. Os produtos industrializados possuem muitos aditivos químicos que competem com as vitaminas e minerais, inibindo sua absorção e aumentando a excreção. Evite o consumo de açúcar. Se necessário adoçar as bebidas, utilize adoçantes naturais: Frutose(100%), adoçante a base de estévia (Stevita ou Neotévia) ou adoçantes a base de sulcralose ( Línea ). Não utilizar adoçantes a base de aspartame, sacarina sódica e ciclamato de sódio.

2 Alimentar-se a cada 2 a 2,5 h. com pequenas refeições, em intervalos regulares. Esse hábito mantém o nível de energia regular para o sistema nervoso central e faz com que você fique saciado e não acumule fome para a próxima refeição. Ingerir de 2 a 3 litros de líquidos por dia (chá, sucos diluídos, água de coco, água). Os líquidos são essenciais para a eliminação de toxinas mobilizadas no processo de emagrecimento. MASTIGAR bem os alimentos (+- 20 vezes), alimentando-se com calma e com consciência. Isso te ajudará no processo de digestão dos nutrientes, evitando os enjôos e os vômitos. Esta Dieta evolui em 5 estágios: 1 o Dieta liquida restrita 2 o - Dieta liquida completa 3 o Dieta pastosa 4 o Dieta branda 5 o Dieta livre DIETA ALIMENTAR 1 o Dieta Liquida Restrita com duração de 5 a 7 dias Água, sucos de frutas + adoçante se necessário, Caldos de carnes e hortaliças coados. Volume: 50ml 30/30 minutos por 2 dias. Após 7 dias, aumentar a quantidade em 10ml a cada dia, até completar 15 dias. Atenção: Não utilizar caldos, temperos ou sopas prontas, de pacote e industrializadas. Os preparos deverão ser feitos com ingredientes frescos e naturais. 2 o Dieta Liquida Completa com duração de 15 a 20 dias Iniciar com 80ml de 2/2 horas e aumentar a quantidade aos poucos até chegar em 200ml. Tome água nos intervalos. Café da manhã suco de frutas com folhas verdes escuras ( couve, hortelã, salsinha, agrião). Lanche da manhã leite desnatado ou leite de soja ( natural ou com sabor) Almoço Sopa de 1 vegetal de cada grupo e 80g de carne, 1 colher de chá de azeite, batido no liquidificador. Lanche 1 Suco de frutas natural diluído na água Lanche 2 água de coco ou iogurte desnatado Jantar Sopa batida semelhante à do almoço Lanche da noite Vitamina de leite desnatado ou leite de soja + com fruta Ceia Chá de ervas

3 3 o Dieta Pastosa com duração de 15 a 20 dias Iniciar com 200g ( 1 pires raso ) de 3/3 horas. Depois de 5 dias aumente aos poucos a quantidade até 300g. Café da manhã 200ml de mingau com leite desnatado e adoçante ou vitamina de frutas com leite desnatado. Lanche da manhã 150g de frutas amassadas ou raspadas ou 200ml de suco de frutas. Almoço 2 colheres de sopa de Arroz bem cozido (papa) : carne moída 70g ; purê de legumes - 2 colheres de sopa. Lanche 1 iogurte desnatado ou 200ml de vitamina de frutas. Lanche 2 água de coco Jantar Sopa de legumes com carne - 2 conchas grandes Lanche da noite Suco de frutas 200ml Ceia Chá de ervas 4 o Dieta Branda com duração de 20 a 30 dias Sirva-se com pouca quantidade de comida, respeitando a tolerância. Intervalos 3/3 horas. Mastigar muito. Café da manhã 200ml de leite desnatado; 1 pão Frances com requeijão light, Cottage ou Ricota Lanche da manhã 150g de frutas Almoço Arroz - 3 colheres de sopa; carne moída ou inteira muito macia 90g; 50g vegetal A; 50g Vegetal B Lanche 1 200ml de suco de frutas; 2 fatias de pão integral; 1 fatia 30g de queijo branco magro. Jantar Sopa de legumes ou feijão com carne - 2 conchas grandes ou repita o almoço em menor quantidade. Ceia Vitamina de frutas 200ml ou iogurte desnatado.

4 5 o Dieta Livre Coma de 3/3 horas. Não force a ingestão e não exagere. O jantar pode ser semelhante ao almoço, mas em menor quantidade, ou pode ser substituído por suco e sanduíche. Café da Manhã Opção 1: 200 ml de Suco de frutas com batido com 1 folha de couve Acompanha: 3 unidades de Torradas ou 2 fatias de pão integral com azeite de oliva + requeijão light, Ricota ou Cottage ou pasta de grão de bico 1 ovo mexido. Opção 2: 1 xícara de café Acompanha: 2 fatias de pão integral 1 colher de sopa de geléia de fruta natural sem açúcar (Queensberry 100%) 1 porção de fruta com 1 colher de aveia. Lanche da manhã: Opção 1 1 porção de fruta ou 200 ml de suco de fruta + 1 unidade de Barra de cereal crocante de gergelim; Bio 2 organic; );Ebar );Airon (Crocante de gergelim); Beauty bar (com e vitaminas);nativita (Saladinha); Opção 2 6 unidades de Biscoitos integrais ou Coockie (Ex: Vitao, Jasmine, Bem Nutri) ml de água de coco. Almoço: 2 colheres rasas de servir ou 4 colheres de sopa rasas de arroz integral ou arroz parboilizado ou 1 porção do grupo do arroz 1 concha de caldo de feijão ou 2 colheres de sopa de ervilha ou de grão de bico ou lentilha. 1 bife magro (120g) de boi, peixe, frango ou 1 porção do para cozidos, assados ou grelhados. Vegetais folhosos ou grupo dos vegetais A e B (alface, rúcula, tomate, couve-flor, couve, repolho, acelga, cenoura, beterraba) a vontade. Sempre colocar os vegetais do grupo das crucíferas (agrião, brócolis, couve, couve-flor, couve de Bruxelas, mostarda, nabo, rabanete e rúcula) a vontade. 1 colher de sobremesa de azeite extra virgem, utilize também temperos como limão, vinagre, salsinha, cebolinha, orégano, alecrim e demais temperos naturais. Sobremesa: 1 fruta ou fruta seca (ex: 1 banana, 3 ameixas, 3 damascos) ou 20g de chocolate meio amargo ( Cacau Show, Intense, etc)

5 Lanche 1: Mix anti-oxidante - 2 castanhas de caju, 2 nozes e 2 damascos. + Varie misturando 3 tipos dos ingredientes abaixo: Amêndoas (2 UNIDADES) Nozes (2 UNIDADES) Castanha de caju picada (2 UNIDADES) (2 UNIDADES) (2 UNIDADES) ) Damasco (2 UNIDADES) Ameixa preta seca (2 UNIDADES) Fruta seca (2 UNIDADES) Lanche 2: 1 porção de fruta + 1 colher de sobremesa de aveia ou linhaça ou quinua. Jantar: Opção 1: 2 colheres de sopa de arroz integral 150g de carne magra (frango, peixe ou boi) 4 colheres de sopa de legumes cozidos Vegetais folhosos a vontade regados com Não se esqueça de colocar opções de crucíferas. Opção 2: Omelete: 2 ovos inteiros + Tofu + 2 colheres de sopa de vegetais picados (cenoura, palmito,tomate, brócolis, etc) + 1 colher de sopa de aveia em flocos e orégano Misturar tudo e rechear a omelete. Opção 3: Sopa de legumes e verduras + proteína ( carne, frango ou ovo) ou Sanduíche natural Opção 4: 1 porção de frutas + granola Ceia: Iogurte ou mingau de leite desnatado + aveia e adoçante. O acompanhamento nutricional é de extrema importância para o combate da obesidade e manutenção da saúde. Além de ajudar a evitar o reganho de peso, visa a elaboração de planos alimentares individualizados, baseados nas tolerâncias e necessidades de cada um, suprindo assim, as deficiências nutricionais causadas pela Cirurgia Bariátrica. Não deixe de procurar auxílio do médico da nutricionista. Boa sorte e muita saúde para você!

6 LISTA DE SUBSTITUIÇÃO DE ALIMENTOS Os alimentos são classificados pelo nutriente que contêm em maior quantidade. Não existe nenhum alimento que sozinho, contenha todos os nutrientes que o organismo necessita. Portanto, para uma boa nutrição, é importante que haja uma combinação entre os grupos alimentares, pois cada grupo contém nutrientes essenciais, vitaminas e minerais, todos com funções especificas para manutenção da saúde. A variação dos alimentos é importante a fim de evitar a monotonia e o desequilíbrio nutricional, principalmente após a Cirurgia Bariátrica. É fundamental que em todas as maiores refeições contenham um alimento de cada grupo alimentar: Carboidrato Proteína animal Leguminosas ( feijão, grão de bico, lentilha, soja) Vegetais (legumes e verduras ) Frutas Óleos e gorduras A seguir serão apresentados os grupos alimentares: VEGETAIS A: 01 Porção = 100 g = 4 colheres de sopa Folhas cruas 01 porção = 30 g = 1 pires Acelga Berinjela Espinafre Palmito Abobrinha verde Bertalha Escarola Pepino Agrião Brócolis Hortelã Repolho Aspargo Cebola Jiló Rabanete Alcachofra Cebolinha (folhas) Maxixe Rúcula Alface Chicória Mostarda (folha) Salsão Almeirão Couve Ora-pro-nobis Serralha Aipo Couve-flor Pimentão Tomate VEGETAIS B: 01 Porção = 100 g = 4 colheres de sopa Abóbora Madura Alho Poro Ervilha fresca Petit-pois Abóbora Moranga Beterraba Nabo Abóbora D Água Cenoura Quiabo Alcaparra Chuchu Vagem VEGETAIS C: 01 Porção = 100 g = 3 colheres de sopa Batata inglesa Batata Baroa Inhame Milho verde Batata Doce Cará Mandioca

7 FRUTAS : 01 Porção = 100 g FRUTAS FRUTAS Abacaxi 2 fatias médias Maracujá 2 unidades médias Carambola 1 unidade grande Melancia 1 fatia média Caju 1 unidade grande Melão 1 fatia média Goiaba 1 unidade média Morango 10 unidades pequenas Laranja Lima 1 unidade média Nêspera 3 unidades grandes Laranja Selecta 1 unidade média Pêssego 1 unidade grande Lima da Pérsia 2 unidades médias Tangerina 1 unidade média Ameixa fresca 4 unidades médias Jaca 2 bagos grandes Ameixa amarela 3 unidades médias Jambo 2 unidades grandes Amora 15 unidades Maçã 1 unidade pequena Ananás 2 fatias médias Mamão 1 fatia média Banana prata 2 unidades médias Manga 1 unidade pequena Banana D Água 1 unidade média Nectarina 1 unidade grande Cajá Manga 2 unidades pequenas Pêra 1 unidade pequena Caqui 1 unidade pequena Sapoti 2 unidades médias Cereja em calda 10 unidades Uva 15 unidades Figo 2 unidades grandes Abacate ½ Unidade pequena OU 1 fatia Côco ralado 1 Colher de sopa CARNES: PROTEINA ANIMAL 01 Porção = 100 g CARNES Carne de boi( retirar a gordura aparente) Carne de frango (sem pele, assada, cozida ou grelhada) Sardinha Peixe Carne de porco( retirar a gordura aparente) Vísceras Bacalhau Ovo Presunto / Blanquet de Peru / Chester Farinha e carne de soja 1 bife médio 4 almôndegas pequenas 2 hambúrgueres caseiros médios 4 colheres de sopa de carne moída 4 colheres de sopa de carne picada cozida 2 fatias finas de carne assada 2 bifes médios enrolados (de panela) 2 coxas grandes 2 anti-coxas médias ½ peito médio 3 unidades grandes ( frescas) 1 unidade (lata em óleo) 2 unidades (lata em molho de tomate) 1 posta média 1 filé grande 2 bifes pequenos 2 fatias finas de lombo 1 fatia fina de pernil 1 bife grande de fígado 3 corações 3 fatias finas de língua 1 pedaço médio 2 unidades 4 fatias médias 2 colheres de sopa cheia

8 OVOS. PROTEINA ANIMAL: 01 Unidade pode ser substituída por: Carne Queijo ALIMENTO ½ porção 1 fatia fina(25g) LEITE E DERIVADOS: 01 Copo de 200 ml de Leite tipo C Pasteurizado pode ser substituído por: ALIMENTO Queijo minas frescal Queijo prato Queijo mussarela Iogurte tradicional com frutas Iogurtes light Iogurte natural sem açúcar Coalhada caseira com soro Requeijão cremoso de copo Requeijão cremoso de copo light Ricota Leite em pó integral Leite em pó desnatado Leite desnatado Leite semi-desnatado 2 fatias médias(50g) 3 fatias tipo lâmina(30g) 4 fatias tipo lâmina(40g) 1 copo de 200 ml 1 copo de 300 ml 1 copo de 200 ml 1 xícara de 100 ml 1 colher de sopa(30g) 1 ½ colher de sopa 3 fatias médias(70g) 2 colheres de sopa rasa(25g) 3 colheres de sopa rasa(37.5g) 2 copos de 200 ml 1 ½ copos de 200ml ATENÇÃO: para este grupo de alimentos a avaliação da tolerância individual deverá ser avaliada e orientada pela nutricionista, pois é comum ocorrer a intolerância às proteínas do leite e derivados, podendo levar a náuseas, vômitos, vontade de comer doces e carboidratos. CARBOIDRATOS PARA O ALMOÇO E O JANTAR: Arroz - 01 Porção = 30 g = 01 colher de sopa Pode ser substituído por: ALIMENTO Arroz integral ou branco cozido 1 colher de sopa ( 30 g) Feijão cozido ( branco, preto, azuki) 3 colheres de sopa (60 g) Farofa 1 colher de sopa (20 g) Vegetais C 2 colheres de sopa (60 g) Massas 2 colheres de sopa (50 g) Angu 1 colher de sopa (60 g) Pirão (farinha de mandioca) 3 colheres de sopa (100 g) Panqueca 1 unidade pequena (30 g) Purê de batata 2 colheres de sopa (50 g) Lentilha/Grão de bico 3 colheres de sopa (60 g) CARBOIDRATOS PARA O CAFÉ DA MANHÃ E LANCHES Pão Frances 01 Porção = 50 g = 01 unidade Pode ser substituído por: ALIMENTO Pão Integral 1 unidade pequena (50 g)

9 Pão de forma 2 Fatias (50 g) Biscoitos Salgados e água e sal 6 Unidades (40 g) Aveia, Maizena, Fécula, Fubá. 1 colher de sopa = ½ pão francês Pão de Queijo 1 unidade média ou 2 unidades pequenas (30 g) Pão Sírio 1 unidade grande Biscoito de cereais 3 unidades (60 g) Biscoito de polvilho 3 unidades (20 g) Cereais 2 colheres de sopa (60 g) Granola 2 colheres de sopa (60 g) Pão de centeio 2 fatias ( 50 g) Pão sírio 1 unidade (30 g) Tapioca 1 unidade (50 g) Torrada 3 unidades (60 g) ÓLEOS MARGARINAS E MANTEIGAS Para refogar e cozinhar os alimentos utilize de preferência óleo de canola ( em pouca quantidade) e para temperar utiliza azeite de oliva extra virgem. Não utiliza margarinas e manteiga para cozinhar BEBIDAS OU INFUSÕES: ATENÇÃO: O álcool e cafeínas ( chá mate, cha preto, café, chocolate e refrigerantes mesmo diet ou zero) deverão ser evitados, principalmente nos 2 primeiros meses. Além de serem agressores da parede do estômago e do intestino, ainda não deixam que alguns nutrientes sejam absorvidos e aumentam a eliminação de vitaminas e minerais. Optar por: Chás de ervas, sucos naturais de frutas diluídos na água, água de coco. Não utilizar adoçantes artificiais à base de sacarina sódica, ciclamato de sódio e aspartame. Utilizar adoçantes à base de estévia. TEMPEROS E CONDIMENTOS: Permitidos à vontade. Alho Cravo Louro Salsa Noz moscada Baunilha Cebolinha Orégano Limão Manjericão Canela Cominho Pimenta Vinagre E outros ATENÇÃO: Não utilizar temperos prontos e industrializados, caldos de carne, galinha, arroz, legumes, etc. Preferir os temperos naturais e frescos para dar sabor aos alimentos.

Sugestão de Cardápio para o Jejum de 21 dias do MIESF12

Sugestão de Cardápio para o Jejum de 21 dias do MIESF12 ALMOÇO 1 Dia 2 Dia 3 Dia de ervas -Pão torrado -Mamão - fruta (melão) ou água de côco -Salada de folhas temperadas c/ azeite e orégano. -1 prato de sobremesa de legumes cozidos ou purê de batatas. - Arroz

Leia mais

Dieta do Mix de Fibras - 2 Kg em 4 Dias

Dieta do Mix de Fibras - 2 Kg em 4 Dias Dieta nas Festas Dieta nas Festas Selecionamos aqui três dietas eficazes para você se preparar antes das festas e uma dieta desintoxicante para recuperar seu corpo depois delas! Dieta do Mix de Fibras

Leia mais

LISTA DE SUBSTITUIÇÃO DOS ALIMENTOS

LISTA DE SUBSTITUIÇÃO DOS ALIMENTOS LISTA DE SUBSTITUIÇÃO DOS ALIMENTOS VEGETAIS FOLHOSOS CONSUMO À VONTADE Acelga, agrião, aipo, alface, alcachofra, almeirão, broto de bambu, cogumelo, couve, couve-de-bruxelas, escarola, mostarda, palmito,

Leia mais

Tapioca. Delícia. sem gluten. Mais saude com. 5kg em 1 mês. Ideal para evitar o inchaço. Receitas nutritivas. Melhor do que pão? recheios.

Tapioca. Delícia. sem gluten. Mais saude com. 5kg em 1 mês. Ideal para evitar o inchaço. Receitas nutritivas. Melhor do que pão? recheios. Mais saude com consultoria de Tapioca R$ Queime 5kg em 1 mês incluindo tapioca no cardápio Todas as matérias com especialistas Mais Saúde com Tapioca Ano 1, nº 1-2015 4,99 Receitas nutritivas Sucos, cereais

Leia mais

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES.

A PIRÂMIDE QUE SEGUE ABAIXO É A BRASILEIRA, ADAPTADA POR SÔNIA TUCUNDUVA PHILIPPI AOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES. PARA SABERMOS COMO A ALIMENTAÇÃO DEVE SER EQUILIBRADA, PRECISAMOS CONHECER A PIRÂMIDE ALIMENTAR, QUE É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS ALIMENTOS E SUAS QUANTIDADES QUE DEVEM ESTAR PRESENTES EM NOSSA DIETA

Leia mais

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? O Ministério da Saúde está lançando a versão de bolso do Guia Alimentar para a População Brasileira, em formato de Dez Passos para uma Alimentação Saudável, com o objetivo

Leia mais

Plano de alimentação para perder 3 KG por mês mas para alcançar esse objetivo tem que ser feito arrisca.

Plano de alimentação para perder 3 KG por mês mas para alcançar esse objetivo tem que ser feito arrisca. Plano de alimentação para perder 3 KG por mês mas para alcançar esse objetivo tem que ser feito arrisca. Exemplo: A hora é você que decide somente estou dando um exemplo de horário; Café da Manha 7h Antes

Leia mais

Sugestão de Cardápio da Dieta Detox para 1 Semana

Sugestão de Cardápio da Dieta Detox para 1 Semana Sugestão de Cardápio da Dieta Detox para 1 Semana Preparamos essa versão em PDF do cardápio completo da Dieta Detox para uma semana, assim você poderá imprimir e ter todo o cardápio em suas mãos, facilitando

Leia mais

Dieta. Lanche da manhã. Almoço. Café da manha:

Dieta. Lanche da manhã. Almoço. Café da manha: Café da manha: Dieta opção 1 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado 1 pão francês sem miolo na chapa com 1 col. (sopa) rasa de margarina ou 1 fatia de queijo fresco ½ xíc. (chá) de cereal 1 xíc. (chá)

Leia mais

Primeiro dia. Café da manhã. Pro lanche entre o café e o almoço. Para o almoço. Pro lanche entre o almoço e o jantar. Pro jantar. Segundo dia.

Primeiro dia. Café da manhã. Pro lanche entre o café e o almoço. Para o almoço. Pro lanche entre o almoço e o jantar. Pro jantar. Segundo dia. Dieta alimentar saudável com esta dieta você conseguira emagrecer ate 5 quilos em um mês sem prejudicar a saúde. Primeiro dia. 200 ml de leite desnatado, 1 colher de chá com azeite de oliva extra virgem,

Leia mais

Observação: crianças, adolescentes, gestantes e praticantes de atividades físicas intensas têm recomendações diferenciadas.

Observação: crianças, adolescentes, gestantes e praticantes de atividades físicas intensas têm recomendações diferenciadas. Atualizado em 15.01.2014 O Lanche Certo tem como objetivo orientar sobre escolhas alimentares adequadas de lanches no trabalho, o que possibilita a melhora de hábitos alimentares, além da promoção da saúde

Leia mais

Cardápio. Cardápio. 26 janeiro. 27 janeiro. 28 janeiro. 29 janeiro LANCHE MANHÃ ALMOÇO LANCHE TARDE. segunda-feira. terça-feira.

Cardápio. Cardápio. 26 janeiro. 27 janeiro. 28 janeiro. 29 janeiro LANCHE MANHÃ ALMOÇO LANCHE TARDE. segunda-feira. terça-feira. agosto Cardápio 2014 jan/fev 2015 26 janeiro 27 janeiro 28 janeiro 29 janeiro Bisnaga com patê de atum. Ameixa. Suco. Pão francês integral com manteiga. Banana com aveia. Leite com chocolate. Pão de mandioquinha

Leia mais

CARDÁPIO SEMANAL - 7 a 14 anos 02 a 06 de NOVEMBRO. Lanche da Manhã Biscoito de aveia e mel Tostex (queijo e peito de peru) Pão de forma com margarina

CARDÁPIO SEMANAL - 7 a 14 anos 02 a 06 de NOVEMBRO. Lanche da Manhã Biscoito de aveia e mel Tostex (queijo e peito de peru) Pão de forma com margarina CARDÁPIO SEMANAL - 7 a 14 anos 02 a 06 de NOVEMBRO 02/11/2015 03/11/2015 04/11/2015 05/11/2015 06/11/2015 Biscoito de aveia e mel Tostex (queijo e peito de peru) Pão de forma com margarina Cereal Matinal

Leia mais

Rua Roque Petrella,1146 Brooklin-São Paulo SP CEP.04581-051-Telefone (11) 5533.1026

Rua Roque Petrella,1146 Brooklin-São Paulo SP CEP.04581-051-Telefone (11) 5533.1026 PRIMEIRO DIA Somente Frutas Suco de frutas + 1 fruta Ex. suco de laranja com morango + 1{ mamão papaia DA MANHÃ 1 copo 250 ml Suco de melão + 1 fruta (ex. 1 ameixa ) Ex. Folhas de rúcula a vontade + 4

Leia mais

Pão com queijo branco Salada de fruta + Biscoito de polvilho Bisnaguinha com geléia de morango + Maçã Pão de leite com margarina

Pão com queijo branco Salada de fruta + Biscoito de polvilho Bisnaguinha com geléia de morango + Maçã Pão de leite com margarina CARDAPIO SEMANAL - 2 a 6 anos 05 a 09 de OUTUBRO 05/10/2015 06/10/2015 07/10/2015 08/10/2015 Lanche da Manhã Bisnaguinha com queijo cremoso Cereal Matinal (Flocos de milho) Pão francês com margarina Pão

Leia mais

Cardápio. Cardápio. 1º de abril. 2 de abril. 3 de abril. 6 de abril. Comemoração de Pesach. Véspera de Pessach e feriado nacional.

Cardápio. Cardápio. 1º de abril. 2 de abril. 3 de abril. 6 de abril. Comemoração de Pesach. Véspera de Pessach e feriado nacional. agosto Cardápio 2014 abril 2015 1º de abril Pão francês integral. Ricota majericão e tomate cereja. Suco de melancia. Maçã. Espaguete alho e óleo. Bife empanado no forno. Frango de panela. Arroz integral/

Leia mais

(EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) Alface. Inhame cozido Frango acebolado

(EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) (EM CASA) Alface. Inhame cozido Frango acebolado CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) JUNHO/2015 Observações: A utilizada será sem lactose. Oferecer água durante todo dia. Não oferecer bebida durante o almoço ou jantar somente depois de no

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE FREQÜÊNCIA ALIMENTAR ADULTO

QUESTIONÁRIO DE FREQÜÊNCIA ALIMENTAR ADULTO Setor: N o. do quest QUESTIONÁRIO DE FREQÜÊNCIA ALIMENTAR ADULTO PARA TODAS AS PESSOAS COM 20 ANOS OU MAIS Data da entrevista / / Hora de início: Nome do entrevistador: Nº de identificação: Nome: Sexo

Leia mais

Vida bem estar. Menu Semanal e Lista de Compras. Para uma alimentação saudável!

Vida bem estar. Menu Semanal e Lista de Compras. Para uma alimentação saudável! Vida bem estar Menu Semanal e Lista de Compras Para uma alimentação saudável! Vida bem estar Lista de Compras Lista de Compras Frutas Abacate Banana Maçã Tomate Frutas secas Damasco Banana Abacaxi Ameixa

Leia mais

CARDÁPIO MENSAL - SIMONE ORIENTAÇÃO ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA: CAFÉ DA MANHÃ ATÉ AS 7:00 *1 COPO DE SUCO DE FRUTA OU SUCO VERDE + 2 POLENGUINHOS LIGHT

CARDÁPIO MENSAL - SIMONE ORIENTAÇÃO ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA: CAFÉ DA MANHÃ ATÉ AS 7:00 *1 COPO DE SUCO DE FRUTA OU SUCO VERDE + 2 POLENGUINHOS LIGHT CARDÁPIO MENSAL - SIMONE ORIENTAÇÃO ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA: CAFÉ DA MANHÃ ATÉ AS 7:00 APÓS A ATIVIDADE FÍSICA: *VITAMINA: 1 COPO DE LEITE DESNATADO BATIDO COM1 FRUTA + 1 COL. SOPA DE FARELO DE AVEIA

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL IRMÃ CATARINA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL IRMÃ CATARINA 28/09 29/09 30/09 01/10 02/10 Leite com achocolatado Iogurte com polpa de Biscoito integral salgado Pão de leite com frutas Pão de forma com Pão integral com geleia com margarina requeijão Rosquinha de

Leia mais

CARDÁPIO ESCOLAR 2015

CARDÁPIO ESCOLAR 2015 JULHO DE 30/07/2015 A 31/07/2015 2º Feira 3º Feira 4º Feira 5º Feira 30/07/2015 31/07/2015 Lanche da manhã Maçã Banana Arroz, Feijão Preto, Espaguete, carne coxinha da asa moída, molho de Almoço assada,

Leia mais

Cardápio de OUTUBRO 2015 Berçário e Maternal - BARRA

Cardápio de OUTUBRO 2015 Berçário e Maternal - BARRA 01/out 02/out Biscoito passatempo / Alface lisa Vagem com champignon Berinjela com cebola e orégano Caldo verde Bife de panela Suco de goiaba Biscoito sal integral Maçã / Manga Maionese de legumes com

Leia mais

Cardápio do Primeiro Ciclo da Dieta para Emagrecer de 17 dias

Cardápio do Primeiro Ciclo da Dieta para Emagrecer de 17 dias Cardápio do Primeiro Ciclo da Dieta para Emagrecer de 17 dias DIA 1 2 ovos mexidos 1 laranja ou outra fruta fresca Salada de folhas com atum; regue com 1 colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de linhaça

Leia mais

Cardápio de OUTUBRO 2015 PRÉ I e II - BARRA

Cardápio de OUTUBRO 2015 PRÉ I e II - BARRA 01/out 02/out Biscoito passatempo / Banana Alface lisa Vagem com champignon Berinjela com cebola e orégano Caldo verde Bife de panela Suco de goiaba Biscoito sal integral Maçã / Manga Maionese de legumes

Leia mais

Cardápio Escolar ALMOÇO 1º SEMANA DE SETEMBRO PERÍODO 01/09/10 A 03/09/10. Arroz, Feijão, Brócolis alho e óleo. Arroz, Feijão, Purê de Batata

Cardápio Escolar ALMOÇO 1º SEMANA DE SETEMBRO PERÍODO 01/09/10 A 03/09/10. Arroz, Feijão, Brócolis alho e óleo. Arroz, Feijão, Purê de Batata 1º SEMANA DE SETEMBRO PERÍODO 01/09/10 A 03/09/10 Acompanhamento Salada Sobremesa 01/09/10 Frango Assado com Creme de Cebola Brócolis alho e óleo Tomate Abacaxi 02/09/10 Bife a Role Purê de Batata cozida

Leia mais

Cardápio do Berçário I (4 Meses a 1 ano) 1ª Semana

Cardápio do Berçário I (4 Meses a 1 ano) 1ª Semana Cardápio do Berçário I (4 Meses a 1 ano) 1ª Semana Matinal Papinha de mamão Papinha de pêra Papinha de banana Papinha de manga Papinha de maçã Papinha de carne moída com, beterraba e couve Papinha de batata

Leia mais

DIETA DUKAN. Fase 1. Café da manhã

DIETA DUKAN. Fase 1. Café da manhã DIETA DUKAN Fase 1 A primeira etapa é a mais intensa da dieta e vai fazer você perder até 3kg em uma semana. Ela vai preparar o organismo para responder melhor à dieta. Café da manhã Opção 1: 1 pote de

Leia mais

Cardápio Personalizado ( 1200 calorias )

Cardápio Personalizado ( 1200 calorias ) Café da Manhã Cardápio Personalizado ( 1200 calorias ) Torradas integrais Wickbold light (2 unidades) Requeijão zero Danúbio Tampa rosa (2 colheres de chá) Suco Ades light sabores (1 copo de 200 ml) Mamão

Leia mais

CARDÁPIO JUNHO 2015. Sopa: Caldo verde ( alho, fubá, carne, óleo de soja, cebola, couve manteiga, tomate molho e ervas naturais)

CARDÁPIO JUNHO 2015. Sopa: Caldo verde ( alho, fubá, carne, óleo de soja, cebola, couve manteiga, tomate molho e ervas naturais) EXTERNATO SANTO ANTÔNIO 1ª SEMANA 01/06 (segunda-feira) 02/06 (terça-feira) 03/06 (quarta-feira) 04/06 (quinta-feira) 05/06 (sexta-feira) Leite com achocolatado Leite fermentado Iogurte CARDÁPIO JUNHO

Leia mais

CARDÁPIO DA SEMANA. 2ª Feira (29/09) 3ª Feira (30/09) 4ª Feira (01/10) 5ª Feira (02/10) 6ª Feira (03/10) LANCHES (PERÍODOS MATUTINO E VESPERTINO)

CARDÁPIO DA SEMANA. 2ª Feira (29/09) 3ª Feira (30/09) 4ª Feira (01/10) 5ª Feira (02/10) 6ª Feira (03/10) LANCHES (PERÍODOS MATUTINO E VESPERTINO) 2ª Feira (29/09) 3ª Feira (30/09) 4ª Feira (01/10) 5ª Feira (02/10) 6ª Feira (03/10) Feriado Feriado Barquinha de minipão francês integral com mussarela e orégano Suco de manga Mamão com granola Soft roll

Leia mais

www.500receitasparaemagrecer.com.br SUPER 9 DIETAS 500 Receitas para Emagrecer Dicas Dietas sobre Metabolismo

www.500receitasparaemagrecer.com.br SUPER 9 DIETAS 500 Receitas para Emagrecer Dicas Dietas sobre Metabolismo SUPER 9 DIETAS Esta dieta é baseada principalmente na ingestão de alimentos que aumentam a densidade nutricional e diminuir a densidade calórica. É uma das dietas mais equilibradas, uma vez que não se

Leia mais

Parte 1 REVISTAS E PROPAGANDAS

Parte 1 REVISTAS E PROPAGANDAS Parte 1 REVISTAS E PROPAGANDAS Levaremos revistas diversas para as meninas folhearem. Pediremos que reconheçam nas revistas, anúncios relacionados à beleza, moda e dietas, voltados para o público feminino.

Leia mais

Infantil. Suco de laranja Suco de acerola Achocolatado Suco de uva Suco de abacaxi

Infantil. Suco de laranja Suco de acerola Achocolatado Suco de uva Suco de abacaxi Infantil FEVEREIRO 01 Terça- feira 02 Quarta- feira 03 Quinta- feira 04 Sexta-feira Lanche Bolo mármore Pão coió recheado com Torrada Sucrilhos com sorvete queijo minas geléia / requeijão Biscoito cream

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - JOINVILLE/SC CARDÁPIO CEI INTEGRAL Referente ao período: 05/05 a 30/05/2014 1.ª Semana

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - JOINVILLE/SC CARDÁPIO CEI INTEGRAL Referente ao período: 05/05 a 30/05/2014 1.ª Semana Cereal de milho com Pão de beterraba com requeijão ou doce de Lanche da tarde Jantar 1.ª Semana Pão fatiado integral com Cuca integral de banana doce de frutas ou doce de Ovo cozido com cheiro verde colorido

Leia mais

Orientações para o preparo da papinha.

Orientações para o preparo da papinha. Orientações para o preparo da papinha. Olha o aviãozinho... As primeiras refeições são muito importantes para o bebê. Quando começa a comer outros alimentos além do leite materno, ele descobre novos sabores,

Leia mais

DIETA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE 1600 calorias

DIETA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE 1600 calorias 1.600kcal CAFÉ DA MANHÃ 1 fatia de pão de banana verde - Cellis 1 fatia de pão de banana verde pode ser substituído por 5 Cookies integrais sem glúten mel e laranja - Jasmine 1/2 Muffin de cenoura - Sabor

Leia mais

CARDÁPIO TO BE - JUNHO/2015

CARDÁPIO TO BE - JUNHO/2015 01/06 02/06 03/06 04/06 05/06 Manhã - Bebida Suco de laranja Suco de limão Achocolatado Pão de batata com requeijão Biscoito salgado com mel Bisnaguinha com margarina Sobremesa Maçã Banana Uva Prato principal

Leia mais

Cardápio. Cardápio. 3 de agosto. 4 de agosto. 5 de agosto. 6 de agosto LANCHE MANHÃ ALMOÇO LANCHE TARDE. segunda-feira. terça-feira.

Cardápio. Cardápio. 3 de agosto. 4 de agosto. 5 de agosto. 6 de agosto LANCHE MANHÃ ALMOÇO LANCHE TARDE. segunda-feira. terça-feira. agosto Cardápio 2014 agosto Cardápio sujeito a 2015 alterações 3 de agosto Pão sírio com queijo branco e tomate. Creme de abacate. Iscas largas de carne grelhada ao molho roti. Picadinho de frango. Arroz

Leia mais

CARDÁPIO. Beber bastante água. SAÚDE. Comer frutas e legumes. HORÁRIO INTEGRAL

CARDÁPIO. Beber bastante água. SAÚDE. Comer frutas e legumes. HORÁRIO INTEGRAL SAÚDE Comer frutas e legumes. HORÁRIO INTEGRAL CARDÁPIO 20 14 Beber bastante água. CARDAPIO 1 13 a 17 01 10 a 14 03 05 a 09 05 30 06a04 07 25 a 29 08 20 a 24 10 15 a 19 12 SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

Leia mais

Receitas de Sucos. Sucos com Frutas. Suco de abacaxi e gengibre. Suco de laranja, amora e grapefruit. Batida de papaya e laranja

Receitas de Sucos. Sucos com Frutas. Suco de abacaxi e gengibre. Suco de laranja, amora e grapefruit. Batida de papaya e laranja Receitas de Sucos Sucos com Frutas Suco de abacaxi e gengibre 1 abacaxi médio bem maduro 1 colher de sopa de gengibre fresco picado 4 copos de água Lavar bem o abacaxi usando uma escova. Descascar com

Leia mais

CARDÁPIO ESCOLAR 2015

CARDÁPIO ESCOLAR 2015 Camila de O. G. Paiva 02/11/2015 03/11/2015 04/11/2015 05/11/2015 06/11/2015 COLAÇÃO - FRUTA Maçã Banana Melancia Melão ARROZ Arroz Integral Arroz Branco Arroz Integral ****** FEIJÃO Grão de Bico Feijão

Leia mais

SALADA Mix de alface Almeirão com tomate em cubos Acelga com beterraba cozida Alface americana com tomate

SALADA Mix de alface Almeirão com tomate em cubos Acelga com beterraba cozida Alface americana com tomate CARDÁPIO SEMANAL - 7 a 14 anos 30 de NOVEMBRO a 04 de DEZEMBRO 30/11/2015 01/12/2015 02/12/2015 03/12/2015 Lanche da Manhã Pão frances com queijo cremoso Pão de leite com presunto Cereal matinal (Flocos

Leia mais

O ritmo acelerado de emagrecimento é observado até o terceiro mês, e a partir daí, passa a ser mais lento.

O ritmo acelerado de emagrecimento é observado até o terceiro mês, e a partir daí, passa a ser mais lento. Manual de Orientação Nutricional na Cirurgia Bariátrica- GCBV Elaborado por: Célia Ap Valbon Beleli Nutricionista CRN3.1501 Especialista em Obesidade e Emagrecimento Nutricionista do Grupo de Cirurgia

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. Quarta-feira 03/06. Suco: laranja com beterraba Pão francês com queijo

EDUCAÇÃO INFANTIL. Quarta-feira 03/06. Suco: laranja com beterraba Pão francês com queijo CARDÁPIO JUNHO/05 Elaborado e aprovado por: Luiza Crozariol Campos Nutricionista CRN3 4488 Semana 0/06 0/06 03/06 04/06 05/06 Pão francês com Biscoito de leite com geleia com bolo de banana Bisnaguinha

Leia mais

CARDÁPIO TURMA INTEGRAL I (Crianças de 1 ano e 4 meses até 3 anos) 1ª Semana COLAÇÃO ALMOÇO LANCHE JANTAR

CARDÁPIO TURMA INTEGRAL I (Crianças de 1 ano e 4 meses até 3 anos) 1ª Semana COLAÇÃO ALMOÇO LANCHE JANTAR CARDÁPIO TURMA INTEGRAL I (Crianças de 1 ano e 4 meses até 3 anos) Leite suco da fruta) Sucrilhos com maçã picadinha e karo Guaraná natural (Ana Clara, Isis e Isadora = suco da fruta) Pão de fôrma com

Leia mais

CARDÁPIO 1A - BERÇÁRIO (8 A 12 MESES) SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA Creme de. Papinha de abacate. Suco de

CARDÁPIO 1A - BERÇÁRIO (8 A 12 MESES) SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA Creme de. Papinha de abacate. Suco de CARDÁPIO 1A - BERÇÁRIO (8 A 12 MESES) Creme de abacate Biscoitos maisena Fanta caseira,, chuchu, salsinha, arroz maçã com batata, mandioquinha, couve-flor e, maxixe, batata inglesa, beterraba, e caldo

Leia mais

Cantina Hora do Lanche CARDÁPIO NOVEMBRO 2015

Cantina Hora do Lanche CARDÁPIO NOVEMBRO 2015 Cantina Hora do Lanche CARDÁPIO NOVEMBRO 2015 1 a SEMANA: 03/11/2015 04/11/2015 05/11/2015 de Presunto e queijo Pão de Forma c/ queijo e tomate Manga picada Bolo de chocolate recheado Bolacha Salgada Salada

Leia mais

PROGRAMA QUÂNTICO REDUÇÃO DE PESO MEDIDA CERTA

PROGRAMA QUÂNTICO REDUÇÃO DE PESO MEDIDA CERTA PROGRAMA QUÂNTICO REDUÇÃO DE PESO MEDIDA CERTA 1 PROGRAMA QUÂNTICO REDUÇÃO DE PESO MEDIDA CERTA é muito simples, prático e acessível. Basta Você seguir o passo a passo do Programa que elaboramos exclusivamente,

Leia mais

1 xícara de café com leite desnatado c/ 1 colher de chá de açúcar ou adoçante

1 xícara de café com leite desnatado c/ 1 colher de chá de açúcar ou adoçante SEGUNDA-FEIRA Café da Manhã - 07:00 2 colheres de chá de requeijão ou margarina 1 xícara de café com leite desnatado c/ 1 colher de chá de açúcar ou adoçante 1/2 mamão papaia (1 fatia) ou 1 fatia de melão

Leia mais

A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança

A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança Recomendações para a prática dietética do pré-escolar: Intervalo

Leia mais

CARDÁPIO FASE 1 - DEZEMBRO

CARDÁPIO FASE 1 - DEZEMBRO CARDÁPIO FASE 1 - DEZEMBRO PRIMEIRA SEMANA DIAS 30 1 2 3 4 COLAÇÃO suco de laranja lima suco de mamão suco de melão suco de maçã suco de melancia frango músculo frango músculo gema de ovo ALMOÇO inhame,

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília /SP

Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília /SP Colégio Sagrado Coração de Jesus Marília /SP CARDÁPIO DO LANCHE DA MANHÃ/TARDE- Educação Infantil Mês de Janeiro e Fevereiro 2ª FEIRA 1 iogurte (beber) sabor morango 4 biscoitos cream cracker c/ manteiga

Leia mais

CARDÁPIO DE OUTUBRO LANCHE DA MANHÃ

CARDÁPIO DE OUTUBRO LANCHE DA MANHÃ LANCHE 01/10/2015 02/10/2015 BEBIDA Chocolate Quente Chocolate Quente BEBIDA Suco Laranja Suco de Limão BEBIDA Chá Iogurte de morango SALGADO OU DOCE Pão de Leite com Requeijão Pão de Queijo OPÇÃO Pão

Leia mais

CARDÁPIO FLAVIA E DUDA JANEIRO

CARDÁPIO FLAVIA E DUDA JANEIRO SEGUNDA FEIRA TERÇA FEIRA QUARTA FEIRA QUINTA FEIRA SEXTA FEIRA SÁBADO DOMINGO *1 XÍCARA DE CHÁ + 1 DISCO DE BEIJU COM CHIA NA MASSA E RECHEIO DE 2 FATIAS DE QUEIJO SEM LACTOSE 1 BANANA + 2 CASTANHAS DO

Leia mais

CARDÁPIO ESCOLAR 30/01/12 31/01/12 01/02/12 02/02/12 03/02/12 MELÃO

CARDÁPIO ESCOLAR 30/01/12 31/01/12 01/02/12 02/02/12 03/02/12 MELÃO 30/01/12 31/01/12 01/02/12 02/02/12 03/02/12 MELÃO PERA ARROZ, ESTROGONOFE, BATATA PALHA E SALADA DE TOMATE E ALFACE BOLO DE CENOURA COM CALDA DE CHOCOLATE FEIJÃO, CARNE ASSADA, FAROFA DE CENOURA E SALADA

Leia mais

Tirinhas de fígado picado abóbora Arroz/feijão Sob : fruta. Leite com nesquik de morango + mini sanduiche de pasta de espinafre

Tirinhas de fígado picado abóbora Arroz/feijão Sob : fruta. Leite com nesquik de morango + mini sanduiche de pasta de espinafre 1ª SEMANA Vitamina de Suco + biscoito maçã Mingau de farinha Suco + broa de milho e Iogurte + waffer com +torradinhas e lactea Carne moída com cenoura Fidelinho na peixe desfiado Purê de batatas arroz/

Leia mais

Cardápio de Novembro 2015

Cardápio de Novembro 2015 03/nov 04/nov 05/nov 06/nov Biscoito passatempo sem recheio Maçã / thompson Suco de caju Biscoito de polvilho Suco de goiaba Biscoito leite e mel Maçã / Suco de tangerina Biscoito mini gergelim Banana

Leia mais

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA. - Leite com Nescau. -Sucodeacerola. - Mini francês com margarina. - Biscoito Cream Cracker integral com requeijão

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA. - Leite com Nescau. -Sucodeacerola. - Mini francês com margarina. - Biscoito Cream Cracker integral com requeijão 1 09 a 13 03 04 a 08/05 29 06 a 03 07 24/08 a 28/08 19/10 a 23/10 14 12 a 18 12 -Sucodeacerola - Biscoito Cream Cracker integral - Mini francês com margarina - Bolo de beterraba - Suco de abacaxi - Sanduíche

Leia mais

Carbo- Fibra Número do Umidade Energia Proteína Lipídeos Colesterol idrato Alimentar Cinzas Cálcio Magnésio Alimento Descrição do Alimento (%) (kcal)

Carbo- Fibra Número do Umidade Energia Proteína Lipídeos Colesterol idrato Alimentar Cinzas Cálcio Magnésio Alimento Descrição do Alimento (%) (kcal) Carbo- Fibra Número do Umidade Energia Proteína Lipídeos Colesterol idrato Alimentar Cinzas Cálcio Magnésio Alimento Descrição do Alimento (%) (kcal) (kj) (g) (g) (mg) (g) (g) (g) (mg) (mg) &HUHDLVÃHÃGHULYDGRVÃ

Leia mais

CARNES. Estrogonofe acompanha arroz com ervilha fresca e cenoura. Carne de panela acompanha purê de batata e couve refogada

CARNES. Estrogonofe acompanha arroz com ervilha fresca e cenoura. Carne de panela acompanha purê de batata e couve refogada CARNES Carne de panela acompanha purê de batata e couve refogada Porção de 350 g (1 unid) 379 kcal 1584 kj 19 Carboidratos 32 g 11 Proteínas 33 g 44 Gorduras Totais 13 g 24 Gordura saturada 5,5 g 25 Fibra

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 3 Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Risoto de casca de Abóbora Cascas de 2kg de abóbora (ralada ) 3 xicaras de arroz cozido 1 cebola grande (picada)

Leia mais

RECEITAS SEM GLÚTEN ALERGIAS ALIMENTARES RECEITAS

RECEITAS SEM GLÚTEN ALERGIAS ALIMENTARES RECEITAS RECEITAS Souflê de brócolis (4 - Porção(ões) - 120 - Caloria(s)) Ingredientes: 100 g de queijo minas ou tofu 1 xícara de leite ou extrato de soja 2 ovos 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) 1 pitada

Leia mais

especial SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA - Biscoito polvilho (sem leite e sem glúten) -Frutadaépoca -Bebidadesoja

especial SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA - Biscoito polvilho (sem leite e sem glúten) -Frutadaépoca -Bebidadesoja 1 09 a 13 03 04 a 08/05 29 06 a 03 07 24/08 a 28/08 19/10 a 23/10 14 12 a 18 12 - Suco de maracujá -Sucodeacerola - Suco de abacaxi - Alface crespa Cenoura - Ovos de codorna -Brócolis -Alfacelisa - Alface

Leia mais

DIETA SEM GLÚTEN 1600 calorias

DIETA SEM GLÚTEN 1600 calorias 1.600kcal CAFÉ DA MANHÃ 2 fatias de pão sem glúten Bem Nutrir 2 fatias de pão sem glúten pode ser substituído por 6 torradas integrais sem glúten Aminna ¾ xícara de granola sem glúten (VITAO) 8 cookies

Leia mais

Luciana Marques Naturóloga e Dermaticista Gerente Ouro FLP

Luciana Marques Naturóloga e Dermaticista Gerente Ouro FLP Luciana Marques Naturóloga e Dermaticista Gerente Ouro FLP Luciana Marques Naturóloga e Dermaticista Gerente Ouro FLP O que é DETOX? Sabe aquela faxina que de vez em quando a gente faz em casa? A gente

Leia mais

Como eliminar o inchaço

Como eliminar o inchaço Como eliminar o inchaço Descubra quais alimentos ajudam você a acabar com o inchaço do corpo e perca até 5 kg em apenas 15 dias! por Belisa Rotondi Desinche, seguindo uma dieta rica em comidas anti-inflamatórias

Leia mais

CARDÁPIO INFANTIL KIDS -AGOSTO 2015

CARDÁPIO INFANTIL KIDS -AGOSTO 2015 1 a SEMANA: CARDÁPIO INFANTIL KIDS -AGOSTO 2015 2 a 03/08/2015 Mini francês com margarina Banana picado Frango em Cubos com Legumes Abobrinha refogada Cenoura salteada no alho e manteiga Farofa Brasileira

Leia mais

CARDAPIO DE 1 A 5 ANOS SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA 01 DE SETEMBRO 02 DE SETEMBRO 03 DE SETEMBRO 04 DE SETEMBRO

CARDAPIO DE 1 A 5 ANOS SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA 01 DE SETEMBRO 02 DE SETEMBRO 03 DE SETEMBRO 04 DE SETEMBRO SETEMBRO DE 2015 01 DE SETEMBRO 02 DE SETEMBRO 03 DE SETEMBRO 04 DE SETEMBRO SUCO DE LARANJA SUCO DE ABACAXI C/ SUCO DE MELÃO SUCO DE UVA BISCOITO INTEGRAL HORTELÃ BISCOITO DE POLVILHO BISCOITO DE MAISENA

Leia mais

Unidade Praia Data Colação Almoço Lanche Jantar Suco de melão Rosquinha de coco

Unidade Praia Data Colação Almoço Lanche Jantar Suco de melão Rosquinha de coco Suco de melão Rosquinha de coco 02/03 03/03 04/03 05/03 06/03 Suco de abacaxi Maçã Suco de maracujá com melão Pão francês com requeijão cremoso Opção: Pão francês com Becel Suco de acerola Biscoito cream

Leia mais

PACIENTE: Andrea Santos Montes DIETA FUNCIONAL DATA: 20-10-2009. CAFÉ DA MANHÃ : 07:30hs

PACIENTE: Andrea Santos Montes DIETA FUNCIONAL DATA: 20-10-2009. CAFÉ DA MANHÃ : 07:30hs PACIENTE: Andrea Santos Montes DIETA FUNCIONAL DATA: 20-10-2009 REFEIÇÃO CAFÉ DA MANHÃ : 07:30hs SUBSTITUIÇÕES Suco verde:1 cubinho de couve + folhas de hortelã + 1\2 maçã sem casca + água de coco ou água

Leia mais

ENTRADA Salada Requintada

ENTRADA Salada Requintada ENTRADA Salada Requintada Rendimento: 6 porções (1 pires = 75 g) 1 pé de alface americana pequeno lavado 1 maço pequeno de rúcula lavado 100 g de peito de peru defumado em tiras 100 g de queijo minas em

Leia mais

Unidade de Saúde do Afonsoeiro DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR

Unidade de Saúde do Afonsoeiro DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR Unidade de Saúde do Afonsoeiro DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR GRUPO A Batata Cenoura Abóbora Dente de alho Nabo Cebola 4 5 meses SOPA DE LEGUMES GRUPO B Alho Francês Alface Brócolos Nabiça Agrião Espinafres

Leia mais

Perder peso Comendo. Pare de comer depressa

Perder peso Comendo. Pare de comer depressa Vou passar a você, algumas receitas que usei para poder emagrecer mais rápido e com saúde. Não direi apenas só sobre como preparar algumas receitas, mas também direi como perder peso sem sofrimento e de

Leia mais

pates Modo de Fazer: Bata o milho no liquidificador e misture-o aos demais ingredientes, temperando a gosto. Acrescente maionese até obter uma pasta.

pates Modo de Fazer: Bata o milho no liquidificador e misture-o aos demais ingredientes, temperando a gosto. Acrescente maionese até obter uma pasta. PATÊ DE BERINJELA COM QUEIJO Ingredientes: 2 berinjelas picadas, previamente aferventadas 1 cebola picada 3 colheres de sopas de óleo 1 colher de sobremesa de amido de milho 1 xícara de chá de queijo parmesão

Leia mais

Modo de Fazer: Reserve a cebola, Bata os outros ingredientes no liquidificador. Misture com a cebola e tempere a gosto

Modo de Fazer: Reserve a cebola, Bata os outros ingredientes no liquidificador. Misture com a cebola e tempere a gosto PATÊ DE AGRIÃO Ingredientes: 1 xícara de chá de folhas de agrião (secas) 1 xícara de chá de maionese ½ copo de requeijão 1 dente de alho amassado ½ xícara de chá de cebola picadinha Modo de Fazer: Reserve

Leia mais

Importante saber. Para o exercício ter um bom resultado, a escolha alimentar faz toda a diferença. Preste atenção nas escolhas!

Importante saber. Para o exercício ter um bom resultado, a escolha alimentar faz toda a diferença. Preste atenção nas escolhas! FITNESS Importante saber Para o exercício ter um bom resultado, a escolha alimentar faz toda a diferença. Preste atenção nas escolhas! O que comer antes do exercício: Alimente-se sempre antes do exercício.

Leia mais

RESUMO EXECUTIVO COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA AMOSTRA DE CARDÁPIOS - 2011

RESUMO EXECUTIVO COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA AMOSTRA DE CARDÁPIOS - 2011 RESUMO EXECUTIVO COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA AMOSTRA DE CARDÁPIOS - 2011 1 Objetivo e Metodologia O presente relatório apresenta os resultados da

Leia mais

Arroz/Feijão Arroz integral Filé de frango ao molho champignon. Bife de Caçarola

Arroz/Feijão Arroz integral Filé de frango ao molho champignon. Bife de Caçarola Prato principal 1 01/06 02/06 03/06 04/06 05/06 Filé de coxa assada com batatas Filé de frango ao molho champignon Iscas de frango aceboladas FERIADO AULAS SUSPENSAS Prato principal 2 Strogonoff de carne

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FLORESTA ENCANTADA LANCHEIRA SAUDÁVEL

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FLORESTA ENCANTADA LANCHEIRA SAUDÁVEL ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FLORESTA ENCANTADA LANCHEIRA SAUDÁVEL A lancheira deve ter pelo menos um alimento fonte de cada grupo alimentar, levando em consideração as opções mais saudáveis: 1) Um alimento

Leia mais

LINHA TRADICIONAL. Arroz, cenoura, cebola, presunto, vagem, passas, manteiga, óleo e sal. Feijão, bacon, cebola, óleo e sal.

LINHA TRADICIONAL. Arroz, cenoura, cebola, presunto, vagem, passas, manteiga, óleo e sal. Feijão, bacon, cebola, óleo e sal. LINHA TRADICIONAL ACOMPANHAMENTOS ARROZ À GREGA FEIJÃO FEIJÃO TROPEIRO PURÊ DE BATATA AVES FILÉ DE FRANGO À PARMEGIANA ESCONDIDINHO DE FRANGO STROGONOFF DE FRANGO FRANGO A MODA CAIPIRA FRANGO ASSADO FRANGO

Leia mais

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof

Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof Clique aqui http://emagrecaki.com.br/emagrecimentom Clique aqui http://emagrecaki.com.br/medotof ÍNDICE Pasta & Feijões 3 Perú 4 O Roti Saudável 5 Massa De

Leia mais

1 Uso reduzido de produtos industrializados.

1 Uso reduzido de produtos industrializados. Somos um EMPÓRIO e RESTAURANTE de alimentação saudável, orgânica, sem glúten, sem lactose, vegetariana e vegana. Optamos por não servir alimentos com carne por uma questão de respeito aos animais. Mas,

Leia mais

Almoços Saudáveis Para Uma Semana De Moura

Almoços Saudáveis Para Uma Semana De Moura Índice Índice Massa & Feijões Perú O Roti Saudável Almoço Mexicano Pizza Saudável Vegetais Grelhados Almoços Saudáveis Para Uma Semana De Moura Massa & Feijões Este prato saudável combina feijão que enchem

Leia mais

Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP. Saúde da Criança. Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê

Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP. Saúde da Criança. Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê Centro de Saúde Escola do Butantã/FMUSP Saúde da Criança Receitas para as primeiras papinhas do seu bebê Receita básica para PAPA SALGADA Não podem faltar estes alimentos no preparo do papa para a criança

Leia mais

ITENS DA MERENDA ESCOLAR 2015

ITENS DA MERENDA ESCOLAR 2015 ITENS DA MERENDA ESCOLAR 2015 Nº ITEM UNIDADE DE MEDIDA 1 ABACATE 2 ABACAXI 3 ABÓBORA 4 ACHOCOLATADO EM PÓ EMBALAGEM DE 800G FARDO COM 24 PCT DE 400G 5 ACHOCOLATADO EM PÓ DIET EMBALAGEM DE 210G 6 ACHOCOLATADO

Leia mais

SEMANA DAS MÃES. Professora: Lígia Melo ENCONTRO DE SABOR E SAÚDE SALADAS

SEMANA DAS MÃES. Professora: Lígia Melo ENCONTRO DE SABOR E SAÚDE SALADAS SEMANA DAS MÃES Professora: Lígia Melo ENCONTRO DE SABOR E SAÚDE SALADAS MOLHOS VARIADOS MOLHO FRANCÊS BÁSICO ½ XÍCARA DE AZEITE DE OLIVA ; ½ XÍCARA DE ÓLEO; ½ XÍCARA VINAGRE DE UVA; 1 DENTE DE ALHO PICADO;

Leia mais

Unidade de Nefrologia. Orientações dietéticas gerais para o paciente renal crônico

Unidade de Nefrologia. Orientações dietéticas gerais para o paciente renal crônico Unidade de Nefrologia Orientações dietéticas gerais para o paciente renal crônico Índice Como lidar com a ingestão de líquidos Quanto posso ingerir de carne / leite? Quais os alimentos que contêm maior

Leia mais

FATOR DE CORREÇÃO DE ALIMENTOS

FATOR DE CORREÇÃO DE ALIMENTOS 1 FATOR DE CORREÇÃO DE S AVES Frango 2,38 Galinha 1,72 Pato 1,56 Peru 1,64 CARNE (VACUM) Acém 1,11 1,28 Alcatra 1,12 1, Chã-de-dentro 1,01 1, Patinho 1, 1,13 CRUSTÁCEOS Camarão 4, Lagosta 2,78 FRUTAS FRESCAS

Leia mais

Uma Boa alimentação e sua relação com a dor, humor e. outros sintomas

Uma Boa alimentação e sua relação com a dor, humor e. outros sintomas Uma Boa alimentação e sua relação com a dor, humor e outros sintomas Nutricionista Camila Costa Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício InCor/FMUSP Será que o que você come influencia

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS EM OBESIDADE GRAVE (GEOG) RECEITAS DE LANCHES LEVES OU PARA DE BAIXO VALOR CALÓRICO SANDUÍCHE NATURAL

GRUPO DE ESTUDOS EM OBESIDADE GRAVE (GEOG) RECEITAS DE LANCHES LEVES OU PARA DE BAIXO VALOR CALÓRICO SANDUÍCHE NATURAL GRUPO DE ESTUDOS EM OBESIDADE GRAVE (GEOG) RECEITAS DE LANCHES LEVES OU PARA DE BAIXO VALOR CALÓRICO SANDUÍCHE NATURAL 2 folhas de alface 2 rodelas de tomate 2 colheres de sopa milho verde - opcional 1

Leia mais

GRUPO 01 - CARBOIDRATOS. PÃES, CEREAIS, RAÍZES E TUBÉRCULOS 1 porção = 150 kcal

GRUPO 01 - CARBOIDRATOS. PÃES, CEREAIS, RAÍZES E TUBÉRCULOS 1 porção = 150 kcal SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUCMINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA TABELA DE CALORIAS GRUPO 01 - CARBOIDRATOS PÃES, CEREAIS, RAÍZES E TUBÉRCULOS 1 porção = 150 kcal ALIMENTOS PESO ( g) MEDIDA

Leia mais

Merendeira. Benefícios de uma alimentação saudável o Critério das Cores Diversas dos Alimentos Ajuda na prevenção da obesidade Bullying

Merendeira. Benefícios de uma alimentação saudável o Critério das Cores Diversas dos Alimentos Ajuda na prevenção da obesidade Bullying Merendeira 1) Objetivos Gerais Através do trabalho da merendeira, aprofundar os conhecimentos sobre a preparação de uma refeição saudável com o uso dos utensílios e eletrodomésticos presentes na cozinha.

Leia mais

Terraço Comercio de Alimentos ago/15 DATA SERVIÇO PRATO PROTEICO OPÇÃO VEGETARIANA GUARNIÇÃO SALADA SOBREMESA SUCO

Terraço Comercio de Alimentos ago/15 DATA SERVIÇO PRATO PROTEICO OPÇÃO VEGETARIANA GUARNIÇÃO SALADA SOBREMESA SUCO SEGUNDA 03/08 Bife grelhado acebolado PTS de frango Batata doce na Mix de folhas (acelga, almeirão e escarola) Salada especial (pepino e beterraba) TERÇA 04/08 Iscas de frango Lasanha de abobrinha com

Leia mais

Cardápio 04.05 até 08.05.2015

Cardápio 04.05 até 08.05.2015 Cardápio 04.05 até 08.05.2015 COLAÇÃO Pera Suco de acerola Goiaba Suco de uva Manga pepino/carne moída com proteína de soja/ Berinjela cozida/ /inhame cozido/arroz/feijão Salada de tomate e repolho/frango

Leia mais

CARDÁPIO INFANTIL 1ª SEMANA 04/05 A 08/05 SEGUNDA FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA

CARDÁPIO INFANTIL 1ª SEMANA 04/05 A 08/05 SEGUNDA FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA 1ª SEMANA 04/05 A 08/05 CARDÁPIO INFANTIL Suco uva Melancia picada Suco de manga picado Suco de pêssego Carne moída rica ( e Iscas de frango Bife de panela Moqueca capixaba Ensopado de frango vagem) Angu

Leia mais

O Cardápio é montado seguindo a sequência de dias úteis do mês. MÊS: / CARDÁPIO nº 1. Dia do mês REFEIÇÃO Café da manhã 8:00hs

O Cardápio é montado seguindo a sequência de dias úteis do mês. MÊS: / CARDÁPIO nº 1. Dia do mês REFEIÇÃO Café da manhã 8:00hs Grupo 1 e Grupo 2 e 3 O Cardápio é montado seguindo a sequência de dias úteis do mês. MÊS: / CARDÁPIO nº 1 Carne Moida Batata doce Frita Repolho c/ cenoura Arroz/feijão Frango ensopado Purê Acelga Arroz

Leia mais

Segredo do Emagrecimento Rápido http://www.coisasqueemagrecem.com.br/segredoemagrecimentorapido

Segredo do Emagrecimento Rápido http://www.coisasqueemagrecem.com.br/segredoemagrecimentorapido ÍNDICE Pasta & Feijões 3 Perú 4 O Roti Saudável 5 Massa De Gergelin Com Frango 7 Almoço Mexicano 8 Pizza Saudável 9 Vegetais Grelhados 10 Imformações importantes! Este Ebook não pode ser modificado / editado,

Leia mais

CARDÁPIO FLAVIA E DUDA JANEIRO

CARDÁPIO FLAVIA E DUDA JANEIRO SEGUNDA FEIRA TERÇA FEIRA QUARTA FEIRA QUINTA FEIRA SEXTA FEIRA SÁBADO DOMINGO *1 XÍCARA DE CHÁ + 1 DISCO DE BEIJU COM CHIA NA MASSA E RECHEIO DE 2 FATIAS DE QUEIJO SEM LACTOSE 1 BANANA + 2 CASTANHAS DO

Leia mais

SEGUNDA 04/5 TERÇA 5/5 QUARTA 6/5 QUINTA 7/5 SEXTA 8/5 Pão de milho com geleia e creme de leite Café com leite

SEGUNDA 04/5 TERÇA 5/5 QUARTA 6/5 QUINTA 7/5 SEXTA 8/5 Pão de milho com geleia e creme de leite Café com leite CARDÁPIO ENSINO FUNDAMENTAL e PRÉ ESCOLA= MAIO DE 2015 SEGUNDA 04/5 TERÇA 5/5 QUARTA 6/5 QUINTA 7/5 SEXTA 8/5 Pão de milho com geleia e creme de leite com ao molho pomodoro* Salada de alface Bebida láctea

Leia mais