ABRACOMEX Passo a Passo para Conquistar o Registro de Ajudante de Despachante na Receita Federal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ABRACOMEX Passo a Passo para Conquistar o Registro de Ajudante de Despachante na Receita Federal"

Transcrição

1 ABRACOMEX Passo a Passo para Conquistar o Registro de Ajudante de Despachante na Receita Federal

2 Apresentação do Professor Marco Antonio da Silva Administrador de empresas; Formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na área de Comércio Internacional: Importação, exportação e câmbio; Diretor de Negócios do Grupo Comex Online; Professor Universitário; Consultor da Thomson Reuters; Professor da Ass. Bras. de Assessoria em Com. Exterior ABRACOMEX; Autor de diversos artigos e palestrante em eventos de comércio exterior; De 2010 a 2014 escreveu mais de 25 cursos de comércio exterior e logística para diversas instituições de ensino em São Paulo; Livro: Estratégias para Atuação em Comércio Exterior pela Editora SENAC,2013. YouTube: marco comex online Blog:

3 Objetivo do Registro - Legislações

4 Tópicos a serem abordados: Fundamento legal para o registro de ajudante e despachante aduaneiro; A carreira do despachante aduaneiro e; As restrições para o exercício dessa atividade.

5 Objetivo do Registro O registro tem a função de habilitar o profissional para praticar em nome dos seus representados os atos relacionados com o despacho aduaneiro de bens ou de mercadorias, inclusive bagagem de viajante, transportados por qualquer via, na importação ou na exportação.

6 Legislação Embasamento Legal: IN RFB Nº 1209, de 7 de novembro de 2011 Decreto nº 7213, de 15 de junho de 2010 Decreto Nº 6.759, de 5 de fevereiro de 2009 Regulamento Aduaneiro IN RFB nº 1.273, de 6 de junho de 2012

7 A Carreira A carreira profissional: Ajudante de Despachante Aduaneiro Despachante Aduaneiro Forma de promoção: Comprovante de 2 (dois) anos de registro na qualidade de Ajudante de Despachante Aduaneiro, e Exame de qualificação técnica, conforme discriminado na IN 1209/11.

8 Atividades do Ajudante de Despachante Aduaneiro Os ajudantes de Despachantes Aduaneiros SOMENTE terão competência jurídica para exercer as seguintes atividades relacionadas ao despacho aduaneiro de mercadorias, na importação ou na exportação: preparação, entrada e acompanhamento da tramitação e apresentação de documentos relativos ao despacho aduaneiro; acompanhamento da verificação da mercadoria na conferência aduaneira recebimento de mercadorias desembaraçadas; solicitação e acompanhamento de vistoria aduaneira.

9 Restrições Cargo público É vedado, a quem exerce cargo, emprego ou função pública, o exercício da atividade de despachante ou de ajudante de despachante aduaneiro (IN 1209/11 Art. 17). Exportador ou Importador Realização, por despachante aduaneiro ou ajudante, em nome próprio ou de terceiros, de exportação ou importação de quaisquer mercadorias, exceto para uso próprio, ou exercício, por estes, de comércio interno de mercadorias estrangeiras (Decreto 7213/10 Art 735, inciso II, alínea e ).

10 Documentos Necessários

11 Tópicos a serem abordados: Documentos necessários para o registro de ajudante de despachante aduaneiro e para despachante aduaneiro; Orientação para obtenção dos documentos; Certidões exigidas pela autoridade aduaneira e; Orientação para obter as certidões.

12 Documentos Necessários Conforme IN 1209/11 1 Foto 3x4 recente e com data Cópia autenticada: Documento de identidade (RG) CPF Título de Eleitor Documentos Pessoais Certidão de Reservista (para homens) Certidão de conclusão do Ensino Médio

13 Petição de Entrada Declarações: de que não exerce cargo público. dos locais de residência nos últimos 5 anos. De que não efetua, em nome próprio ou de terceiro, exportação ou importação de quaisquer mercadorias, nem exerce comércio interno de mercadorias estrangeiras. De que nunca foi indiciado em inquérito policial ou processado criminalmente, ou, ainda, em caso contrário, notícia específica da ocorrência, acompanhada dos esclarecimentos pertinentes. Declarações e Formulários Vínculo Técnico com um Despachante Aduaneiro.

14 Folha de Antecedentes: Expedida pela Polícia Civil. Expedida pela Polícia Federal. Certidões: Distrib. Crim. da Justiça Militar (Estadual e Federal). Certidões e Atestados Distrib. Crim. da Justiça (Federal e Estadual). Quitação com a Justiça Eleitoral.

15 ATENÇÃO: É necessário ATUALIZAR O ENDEREÇO residencial no CPF junto aos Correios, quando residir em local diferente, daquele declarado ao solicitar o CPF (exigência da Receita Federal). Onde solicitar a alteração e procedimentos: Nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. Na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). No Portal e-cac (acesso com Certificado Digital).

16 Certidões e Atestados As certidões de nível Estadual geralmente são retiradas pessoalmente (Polícia Civil, Justiça Estadual, Justiça Militar Estadual). As certidões de nível Federal geralmente são retiradas através da internet (ex.: Polícia Federal, Justiça Eleitoral, Justiça Federal e Justiça Militar Federal) exemplo em seguida.

17 Atestado de Antecedentes Criminais Emitido pela Federal Endereço:

18

19 Declarações e Formulários Declarações exigidas: Declaração firmada pelo requerente, na qual conste que nunca foi indiciado em inquérito policial ou processado criminalmente, ou, ainda, em caso contrário, notícia específica da ocorrência, acompanhada dos esclarecimentos pertinentes. Declaração firmada pelo requerente indicando os municípios de residência nos últimos 5 (cinco) anos.

20 Declaração firmada pelo requerente na qual esteja consignada que o declarante não efetua, em nome próprio ou de terceiro, exportação ou importação de quaisquer mercadorias, nem exerce comércio interno de mercadorias estrangeiras. Declaração firmada pelo requerente na qual esteja consignada que o declarante não exerce cargo público. OBS: Todos as declarações e formulários redigidos pelo candidato a Ajudante de Despachante deverão ser digitados através de meio eletrônico para que seja agilizada a sua conferência. Deverão estar legíveis, completos e sem rasuras.

21 Documentação entregue e... Atendidos os requisitos estabelecidos na legislação, o titular da unidade da RFB com jurisdição aduaneira sobre o domicílio do requerente expedirá Ato Declaratório Executivo, com vistas à inclusão do nome do profissional no Registro respectivo. Parágrafo único. O Ato Declaratório Executivo de que trata o caput especificará o nome completo, o número de inscrição no CPF, o número do processo e o número de inscrição no Registro. Fonte: (IN 1209/11 Art. 12º)

22 - Exame de qualificação técnica - Assessoria da Abracomex - Vínculo Técnico

23 Tópicos a serem abordados: A qualificação técnico para obtenção do registro; Exame de qualificação técnica; Assessoria ABRACOMEX para obtenção do registro

24 O exame de qualificação técnica Necessário para ajudantes de despachante aduaneiro registrados após 5 de fevereiro de 2009, que desejam exercer a profissão de despachante aduaneiro (IN 1209/11 Art. 15º). Serão aplicadas 2 (duas) provas objetivas e serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a 70% (setenta por cento) do total de pontos das provas objetivas. (IN 1209/11 Art. 7º e 8º - adaptado).

25 O prazo de validade do exame de qualificação técnica será de 1 (um) ano, a contar da publicação do resultado do certame. (IN 1209/11 Art. 9º). O exame será precedido de edital publicado no DOU, com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias da realização da prova, e divulgado nos sitios da RFB na Internet ou da entidade responsável pela realização desse exame. (IN 1209/11 Art. 5º - adaptado).

26 A Assessoria da Abracomex IMPORTANTE: A Assessoria da ABRACOMEX é destinada aos alunos do curso de Despachante Aduaneiro, tem por objetivo oferecer ao aluno a prática de como pesquisar e analisar documentos, relacionamento com órgãos públicos e análise de legislação. É fundamental que o aluno tenha contato com os ambientes no qual atuará.

27 A Assessoria da Abracomex 1. Suporte à dúvidas referentes a documentação e burocracia para o registro. 2. Suporte para pesquisa da DRF responsável pela recepção dos documentos referentes ao Registro. 3. Vinculação técnica, quando o aluno está cursando o Curso de Formação de Despachante Aduaneiro (vide procedimentos no portal de ensino). OBS: suporte do item 1 será através do Fórum do Portal de Ensino.

28 Vinculação Técnica Legislação vigente: Art. 14. Os ajudantes de despachantes aduaneiros somente terão competência jurídica para exercer as atividades relacionadas nos incisos I, IV, V e VI do art. 2º, podendo estar tecnicamente subordinados a um despachante aduaneiro.

29 O vínculo técnico fornecido pela Abracomex é somente para fins de Registro na qualidade de Ajudante de Despachante Aduaneiro. Esta vinculação não gera nenhum vínculo empregatício com o Despachante Aduaneiro vinculado. Esta vinculação não fornecerá subsídios para emissão de credencial em portos/aeroportos e demais recintos alfandegados, uma vez que não há vínculo empregatício.

30 Quando atuar junto a um Despachante Aduaneiro, diferente daquele que lhe forneceu o vínculo técnico, é necessário atualizar as informações junto à RFB. Os dados do Despachante são confidenciais e em hipótese alguma deverão ser repassados a terceiros.

31 Registro Informatizado de ajudantes e despachantes aduaneiros IN 1273/12 A partir de agora é necessário realizar um Registro Informatizado de despachantes aduaneiros e ajudantes de despachante aduaneiro. Conforme compendia feito pela Federação dos Despachantes Aduaneiros, orientamos que este cadastro deverá ser realizado quando vincular-se ao despachante a qual atuará como ofício, uma vez que o vínculo técnico da Assessoria da Abracomex não gera vínculo empregatício com o despachante.

32 Pesquisando o nome no DOU - Questões frequentes sobre o registro

33 Tópicos a serem abordados: A consulta do registro aprovado; Pesquisa no Diário Oficial da União.

34 Procedimentos para pesquisa da publicação no DOU Para Ajudantes e Despachante Aduaneiro

35 Pesquise no GOOGLE com a sigla DOU e depois o seu nome completo. Caso tenha sido publicado, haverá um link com a publicação no site JUSBRASIL.

36 Após clicar no link, abrirá a página onde há a citação do seu nome no DOU.

37 Você pode pesquisar na página para confirmar se a nomeação ocorreu, antes de realizar o download.

38 Feito isto, você terá o arquivo à sua disposição para download.

39 Para obter uma via autenticada de sua publicação Veja o local de revenda da Imprensa Nacional mais próximo da sua residência e providencie uma via original ou cópia autenticada da página onde conste a sua nomeação. no seu navegador Você também pode obter uma cópia da página aonde consta a sua nomeação, diretamente da Central de Atendimento da Imprensa Nacional e receber via correios: Central de Atendimento da Imprensa Nacional: OBS.: para ambos os casos é interessante dispor da página aonde consta a publicação em PDF para agilizar a pesquisa.

40 Resumo Final Abordamos sobre a legislação que orienta a carreira e as restrições para o exercício da atividade do ajudante de despachante aduaneiro e do despachante aduaneiro. Sobre os documentos que são solicitados pela autoridade aduaneira para início do processo de obtenção do registro de ajudante de despachante aduaneiro e despachante aduaneiro bem como orientações para obtenção dos documentos e declarações. Falamos sobre o exame de qualificação técnica aplicado pela Receita Federal do Brasil a fim de aprovar o registro de despachante aduaneiro e o papel da ABRACOMEX na ajuda e assessoria nesta etapa e sobre a pesquisa do registro após aprovada pela autoridade aduaneira e a maneira de consulta no Diário Oficial da União.

41 E receberá nossas dicas, promoções e notícias sobre comércio exterior e logística.

42 Contatos: Portal de ensino: Facebook: Telefone:

Registro do Ajudante e Despachante Aduaneiro na RFB

Registro do Ajudante e Despachante Aduaneiro na RFB Registro do Ajudante e Despachante Aduaneiro na RFB Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida

Leia mais

Formação de Despachante Aduaneiro

Formação de Despachante Aduaneiro Formação de Despachante Aduaneiro Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na área de Comércio

Leia mais

Esperamos que tenha uma ótima leitura e, nunca é demais lembrar que todos as bases legais estão citadas no final de cada capítulo.

Esperamos que tenha uma ótima leitura e, nunca é demais lembrar que todos as bases legais estão citadas no final de cada capítulo. Guia Trabalhista: Despachante aduaneiro Resumo: Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos os requisitos e procedimentos para o exercício das profissões de despachante aduaneiro e de ajudante de

Leia mais

D.O.U. de 05/10/1992. INSTRUÇÃO NORMATIVA DpRF Nº 109, DE 2 DE OUTUBRO DE 1992

D.O.U. de 05/10/1992. INSTRUÇÃO NORMATIVA DpRF Nº 109, DE 2 DE OUTUBRO DE 1992 D.O.U. de 05/10/1992 INSTRUÇÃO NORMATIVA DpRF Nº 109, DE 2 DE OUTUBRO DE 1992 O Diretor do Departamento da Receita Federal, no uso de suas atribuições, e tendo em vista a necessidade de uniformizar os

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone Formação Analista em Comércio Exterior Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento,

Leia mais

CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR

CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR CADASTRO ADUANEIRO INFORMATIZADO DE INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR CAD-ADUANA IN-SRFB Nº 1.273 DE 06.06.2012 DOMINGOS DE TORRE 26.06.12 Do Cadastro A RFB criou o Cadastro Aduaneiro de Intervenientes

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior

Formação Analista em Comércio Exterior Formação Analista em Comércio Exterior Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento, coordenação

Leia mais

Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR

Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR Habilitação de Empresas para Importação e Exportação - RADAR Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Formado em Administração com ênfase em comércio exterior, Especialista em Gestão de Negócios Internacionais e carreira profissional desenvolvida

Leia mais

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação 0800.7183810 Apresentação do Professor Douglas Cândido Graduação em Administração c/ Hab. em Comércio Exterior pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

Leia mais

Fonte: Resolução CFF Nº 638/17, Resolução CFF nº 517/09, Resolução CFF 660/2018,

Fonte: Resolução CFF Nº 638/17, Resolução CFF nº 517/09, Resolução CFF 660/2018, PERGUNTAS & RESPOSTAS DO SERVIÇO DE SECRETARIA Fonte: Resolução CFF Nº 638/17, Resolução CFF nº 517/09, Resolução CFF 660/2018, 1 - Como fazer a inscrição de Farmacêutico no CRF-RJ? O primeiro passo é

Leia mais

Formação de Agente de Carga Internacional Telefone

Formação de Agente de Carga Internacional Telefone Formação de Agente de Carga Internacional Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Agente de Cargas, que é o responsável pelo planejamento e a intermediação

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 040/2012 MFZ /06/2012 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 040/2012 MFZ /06/2012 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL A S S U N T O Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima Rua Visconde de Inhaúma, 134 Gr 1005 CEP 20094-900 - Centro - Rio de Janeiro RJ Brasil Tel.: (55 21) 3232-5600 Fax.: (55 21) 3232-5619 E-mail: syndarma@syndarma.org.br

Leia mais

Despachante Aduaneiro

Despachante Aduaneiro Mercadores Despachante Aduaneiro Coletânea (ersão Histórica) ersão 2.01 - Fevereiro de 2012 Atualizada até: nstrução Normativa RFB nº 1.209, de 7 de novembro de 2011 Paulo Werneck mercadores.blogspot.com

Leia mais

CONVERSANDO COM ESPECIALISTAS DE MERCADO: O papel do despachante aduaneiro no comércio internacional

CONVERSANDO COM ESPECIALISTAS DE MERCADO: O papel do despachante aduaneiro no comércio internacional CONVERSANDO COM ESPECIALISTAS DE MERCADO: O papel do despachante aduaneiro no comércio internacional Horário: 19h10 Local: Sala UL 25, bloco amarelo, FCA Limeira, 05 de setembro de 2012. O DESPACHANTE

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na área de Comércio Internacional: Importação, exportação

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS PIÚMA Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce Piúma ES (28)

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS PIÚMA Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce Piúma ES (28) INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS PIÚMA Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce 29285-000 Piúma ES (28) 3520-0600 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA POSSE CONCURSO 2014

INSTRUÇÕES PARA POSSE CONCURSO 2014 INSTRUÇÕES PARA POSSE CONCURSO 2014 1. Procedimentos iniciais: a) Os candidatos nomeados deverão enviar curriculum vitae atualizado para o e- mail gestaodepessoas@tcm.go.gov.br; b) Os candidatos nomeados

Leia mais

Aprendendo na Prática Siscomex

Aprendendo na Prática Siscomex Aprendendo na Prática Siscomex Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV,

Leia mais

Como Habilitar Exportadora e Importadora no Radar / RFB

Como Habilitar Exportadora e Importadora no Radar / RFB Como Habilitar Exportadora e Importadora no Radar / RFB Apresentação do Professor Professor: João Marcos Andrade. Despachante Aduaneiro desde 1998, formado em Administração de Empresas pela Facet Faculdades

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº1176, DE 1º DE JANEIRO DE 2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº1176, DE 1º DE JANEIRO DE 2017 DECRETO Nº1176, DE 1º DE JANEIRO DE 2017 Regulamenta as nomeações para cargos em comissão, no âmbito dos órgãos do Poder Executivo Municipal. O PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, ESTADO DO MARANHÃO

Leia mais

EDITAL DE TESTE SELETIVO N 006/2018 CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO

EDITAL DE TESTE SELETIVO N 006/2018 CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO EDITAL DE TESTE SELETIVO N 006/2018 CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO Considerando o artigo 6º da Constituição da República Federativa do Brasil, garantindo a saúde como um direito social pétreo e inalienável;

Leia mais

EDITAL Nº 001 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO

EDITAL Nº 001 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO Página 1 EDITAL Nº 001 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO O presente edital regulamenta o processo para inscrição no Centro de Formação de Aprendizes, Circuito Adesaf Jovem CIA JOVEM, curso de formação técnico-profissional

Leia mais

EDITAL Nº 01/DIR-CL/UFFS/2017 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS

EDITAL Nº 01/DIR-CL/UFFS/2017 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS EDITAL Nº 01/DIR-CL/UFFS/2017 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS O DIRETOR DO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS torna pública a realização do Processo Seletivo para Contratação

Leia mais

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais

Leia mais

EDITAL Nº 06/ Processos Seletivos de Bolsistas ENEM

EDITAL Nº 06/ Processos Seletivos de Bolsistas ENEM EDITAL Nº 06/2018 - Processos Seletivos de Bolsistas ENEM 2019.1 A FACULDADE RODOLFO TEÓFILO- FRT, credenciada pelo parecer CNE/CES nº 537/2017 homologado pela Portaria N o 1582, de 22 de dezembro de 2017,

Leia mais

EDITAL Nº 001/2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO. O presente edital regulamenta o processo para inscrição no INICIA.

EDITAL Nº 001/2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO. O presente edital regulamenta o processo para inscrição no INICIA. Página 1 EDITAL Nº 001/2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO O presente edital regulamenta o processo para inscrição no INICIA. 1. INTRODUÇÃO O INICIA é mais uma iniciativa da Associação de Desenvolvimento Econômico

Leia mais

EDITAL N 001/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO (PROVA DE TITULOS)

EDITAL N 001/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO (PROVA DE TITULOS) EDITAL N 001/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO (PROVA DE TITULOS) ABRE INSCRIÇÕES PARA CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS DE TOTAL EXCEPCIONALIDADE DE INTERESSE PÚBLICO NO MUNICÍPIO

Leia mais

Programa Comex Infoco. Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação

Programa Comex Infoco. Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação Programa Comex Infoco Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação Apresentação do Professor André Renato Gomes Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior pela Universidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 271/UFFS/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 271/UFFS/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 271/UFFS/2017 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ESTÁGIOS NÃO-OBRIGATÓRIOS O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PENHA ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PENHA ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO O Município de Penha, vem por meio deste convocar o(a) candidato(a) para se apresentar na Prefeitura Municipal de Penha, ao departamento de Recursos Humano, endereço Avenida Nereu

Leia mais

EDITAL Nº 02/ Processos Seletivos de Bolsistas ENEM

EDITAL Nº 02/ Processos Seletivos de Bolsistas ENEM EDITAL Nº 02/2019 - Processos Seletivos de Bolsistas ENEM 2019.2 A FACULDADE RODOLFO TEÓFILO- FRT, credenciada pelo parecer CNE/CES nº 537/2017 homologado pela Portaria N o 1582, de 22 de dezembro de 2017,

Leia mais

EDITAL Nº 030/2011-GRE

EDITAL Nº 030/2011-GRE GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 030/2011-GRE CONVOCA CANDIDATOS APROVADOS NO 2º PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO/ 2009 DA UNIOESTE, PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR PRAZO DETERMINADO, EM REGIME ESPECIAL, PARA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBÉ ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBÉ ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBÉ ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2018 EDITAL Nº 14/2019 DISPONIBILIZAÇÃO DA FIS E CURRÍCULO PROFISSIONAL Pierre Emerim da Rosa, Prefeito Municipal de Imbé,

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL DE PERNAMBUCO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL DE PERNAMBUCO ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL DE PERNAMBUCO PROCEDIMENTOS PARA REQUERER INSCRIÇÃO NOS QUADROS DESTA SECCIONAL (ADVOGADOS EM CARÁTER PRINCIPAL, ESTAGIÁRIOS, SUPLEMENTARES E TRANSFERÊNCIAS): I

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA 2ª chamada

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA 2ª chamada ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA 2ª chamada INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS E EXCEDENTES PARA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO LEC PARA INGRESSO EM 2017 Como realizar sua manifestação

Leia mais

Resolução SEMAC nº 20 DE 23/10/2014

Resolução SEMAC nº 20 DE 23/10/2014 Resolução SEMAC nº 20 DE 23/10/2014 Norma Estadual - Mato Grosso do Sul Publicado no DOE em 24 out 2014 Regulamenta dispositivos da Lei n. 11.959, de 29 de junho de 2009 relativo ao registro dos pescadores

Leia mais

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto FEA-RP Programa de Pós-Graduação em Economia Área: Economia Aplicada PROCESSO DE SELEÇÃO MESTRADO Turma

Leia mais

ADMISSÃO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA EDITAL Nº 01

ADMISSÃO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA EDITAL Nº 01 ADMISSÃO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2015.1 EDITAL Nº 01 SUMÁRIO 1. Da Validade...3 2. Das Inscrições...3 3. Período de Inscrição e Horário...4 4. Da Avaliação...4 5. Da Matrícula...4 6. Do regime escolar

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA 1ª chamada

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA 1ª chamada ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA 1ª chamada INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA DE ESTUDANTES APROVADOS PARA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO LEC PARA INGRESSO EM 2017 Como realizar sua matrícula 1. Para realizar a

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS REMANESCENTES E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO DO IFES O Diretor-Geral do Campus Santa Teresa do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Estado de Santa Catarina

Estado de Santa Catarina EDITAL Nº 001/2019 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO (PROVA DE TÍTULOS) A Prefeita Municipal de Santa Cecília, através do Departamento de Recursos Humanos e do Conselho Municipal

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFES CAMPUS DE COLATINA

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFES CAMPUS DE COLATINA PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFES O Diretor-Geral do Campus Colatina do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

AVISO AOS EXAMINANDOS APROVADOS NO XXV EXAME DE ORDEM UNIFICADO

AVISO AOS EXAMINANDOS APROVADOS NO XXV EXAME DE ORDEM UNIFICADO AVISO AOS EXAMINANDOS APROVADOS NO XXV EXAME DE ORDEM UNIFICADO DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REQUERER INSCRIÇÃO NO QUADRO DE ADVOGADOS DA OAB/PE, APÓS A APROVAÇÃO NO EXAME DE ORDEM ART. 8º DA LEI 8.906/94

Leia mais

tomaram posse nos cargos para os quais foram nomeados pela Portaria nº 234, de 1º de novembro de 2013.

tomaram posse nos cargos para os quais foram nomeados pela Portaria nº 234, de 1º de novembro de 2013. 2ª chamada para nomeaçã ção Prezados Candidatos, A ANP informa que foi publicada no Diário Oficial da União de 16 de dezembro de 2013, a portaria nº 272/2013, que tornou sem efeito as nomeações dos candidatos

Leia mais

ADMISSÃO DE PORTADORES DE DIPLOMA EDITAL Nº 04

ADMISSÃO DE PORTADORES DE DIPLOMA EDITAL Nº 04 ADMISSÃO DE PORTADORES DE DIPLOMA 2016.1 EDITAL Nº 04 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Período de Inscrição e Horário...5 4. Da Avaliação... 5 5. Da Matrícula... 5 7. Aproveitamento

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO E PREVIDÊNCIA. Resultado Exames Médicos e Odontológico. Cargo Localidade Inscrição Nome

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO E PREVIDÊNCIA. Resultado Exames Médicos e Odontológico. Cargo Localidade Inscrição Nome O SECRETÁRIO DE ESTADO DA GESTÃO E PREVIDÊNCIA, na qualidade de Presidente da Comissão Central de Concurso Público, criada por meio do Decreto Estadual n.º 28.608, de 28 de setembro de 2012, torna público

Leia mais

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria Edital 054/2016 (Vagas remanescentes para mudança de curso para Comércio Exterior, Transporte Terrestre, Eventos, Gestão da Tecnologia da Informação, Logística, Gestão Empresarial) O Diretor da Faculdade

Leia mais

EDITAL Nº 27 DE 08 DE MARÇO DE 2018

EDITAL Nº 27 DE 08 DE MARÇO DE 2018 EDITAL Nº 27 DE 08 DE MARÇO DE 2018 PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO A Diretora-Geral do Campus Santa Teresa do Instituto Federal

Leia mais

AVISO AOS EXAMINANDOS APROVADOS NO XXIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO

AVISO AOS EXAMINANDOS APROVADOS NO XXIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO AVISO AOS EXAMINANDOS APROVADOS NO XXIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REQUERER INSCRIÇÃO NO QUADRO DE ADVOGADOS DA OAB/PE, APÓS A APROVAÇÃO NO EXAME DE ORDEM ART. 8º DA LEI 8.906/94

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA UFABC 2017 CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A MATRÍCULA

PROCESSO DE ADMISSÃO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA UFABC 2017 CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A MATRÍCULA PROCESSO DE ADMISSÃO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA UFABC 2017 CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A MATRÍCULA Data: 12 e 13 de julho de 2017. Horário: das 9h às 21h. Local: Campus Santo André, situado à Avenida dos

Leia mais

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA GESTÃO E PREVIDÊNCIA,

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA GESTÃO E PREVIDÊNCIA, O SECRETÁRIO DE ESTADO DA GESTÃO E PREVIDÊNCIA, em exercício, conforme art. 67 da Lei n.º 9.340, de 28 de fevereiro de 2011, na qualidade de Presidente da Comissão Central de Concurso Público, criada por

Leia mais

COMO SE REGISTRAR NO CORE-RJ

COMO SE REGISTRAR NO CORE-RJ COMO SE REGISTRAR NO 1 Registro de Pessoa Física (Autônomo) RELAÇÃO DE DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA O REGISTRO PESSOA FÍSICA (Lei nº 4.886/65, Art. 3º) Com a aprovação do novo Código Civil em 11 de janeiro

Leia mais

1º São requisitos preliminares para o registro de que trata o caput deste artigo : (1) a) b) c) d)

1º São requisitos preliminares para o registro de que trata o caput deste artigo : (1) a) b) c) d) Publicada no D.O.U. - 15/12/93 Seção 1 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 148, DE 26 DE NOVEMBRO DE 1993 (Alterada pela Resolução Normativa CFA n.º 179, de 25/04/96) (Revogada pela Resolução Normativa CFA nº 304,

Leia mais

PORTARIA PROPG Nº 06, DE 21 DE JUNHO DE 2017.

PORTARIA PROPG Nº 06, DE 21 DE JUNHO DE 2017. PORTARIA PROPG Nº 06, DE 21 DE JUNHO DE 2017. Trata das exigências e documentos para ingresso de discente regular. O PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), nomeado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 295/UFFS/2013 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS O REITOR PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

ADMISSÃO DE PORTADOR DE DIPLOMA

ADMISSÃO DE PORTADOR DE DIPLOMA ADMISSÃO DE PORTADOR DE DIPLOMA 2015.2 SUMÁRIO 1. Da Validade...3 2. Das Inscrições...3 3. Período de Inscrição e Horário...4 4. Da Avaliação...4 5. Da Matrícula...4 6. Do regime escolar e semestralidade...5

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2017 DE 16 DE MARÇO DE 2017

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2017 DE 16 DE MARÇO DE 2017 Processo nº 012/2017 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2017 DE 16 DE MARÇO DE 2017 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO. O MUNICÍPIO DE CACIQUE DOBLE torna pública

Leia mais

Resolução 01/2017-PPGEP Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos

Resolução 01/2017-PPGEP Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos Resolução 01/2017-PPGEP Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP do, no uso das atribuições que lhe são conferidas no

Leia mais

EDITAL Nº 053/2009-GRE

EDITAL Nº 053/2009-GRE GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 053/2009-GRE CONVOCA CANDIDATA APROVADA NO 1º PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO/ 2008, PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR PRAZO DETERMINADO, EM REGIME ESPECIAL, DA UNIOESTE, PARA

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO E PREVIDÊNCIA

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO E PREVIDÊNCIA O SECRETÁRIO DE ESTADO DA GESTÃO E PREVIDÊNCIA, na qualidade de Presidente da Comissão Central de Concurso Público, criada por meio do Decreto Estadual n.º 28.608, de 28 de setembro de 2012, torna pública

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 013/2010

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 013/2010 EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 013/2010 O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO REAL, Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais; R E S O L V E Art. 1º Ficam convocados os aprovados no concurso público

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE JUIZ SUBSTITUTO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE JUIZ SUBSTITUTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE JUIZ SUBSTITUTO EDITAL Nº 16/2016 DE RETIFICAÇÃO O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, tendo

Leia mais

ANEXO II - REQUERIMENTO DE CADASTRO PROCEDIMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PMI COPASA 01/2018. Companhia de Saneamento de Minas Gerais COPASA

ANEXO II - REQUERIMENTO DE CADASTRO PROCEDIMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PMI COPASA 01/2018. Companhia de Saneamento de Minas Gerais COPASA PROCEDIMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PMI COPASA 01/2018 Companhia de Saneamento de Minas Gerais COPASA Procedimento de Manifestação de Interesse para a obtenção de estudos, levantamentos e propostas

Leia mais

ADMISSÃO DE PORTADORES DE DIPLOMA

ADMISSÃO DE PORTADORES DE DIPLOMA ADMISSÃO DE PORTADORES DE DIPLOMA 2015.1 EDITAL Nº 08 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Período de Inscrição e Horário... 5 4. Da Avaliação... 5 5. Da Matrícula... 5 7. Aproveitamento

Leia mais

EDITAL Nº 28/2019 IFRS-BG TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA EM CURSOS SUPERIORES

EDITAL Nº 28/2019 IFRS-BG TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA EM CURSOS SUPERIORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL Nº 28/2019 IFRS-BG TRANSFERÊNCIA

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 04/2016 DE 27 DE JANEIRO DE 2016.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 04/2016 DE 27 DE JANEIRO DE 2016. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 04/2016 DE 27 DE JANEIRO DE 2016. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIM- PLIFICADO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA ESTÁGIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. ANTENOR ANTONIO DESCONSI, Prefeito

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Dúvidas Frequentes

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Dúvidas Frequentes PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Dúvidas Frequentes Seguem abaixo dúvidas sobre a documentação a ser entregue para os cargos efetivos das carreiras de Técnico-Administrativo em Educação e Professor do

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PFS MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PARA O ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE ALUNO ESPECIAL

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PFS MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PARA O ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE ALUNO ESPECIAL PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PFS MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PARA O ENSINO NA ÁREA DA SAÚDE ALUNO ESPECIAL O Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) torna

Leia mais

AGENTE DE ESCOLTA E VIGILÂNCIA PENITENCIÁRIA Convocação para 4ª Fase Investigação Social. Data da publicação: 03/03/2016

AGENTE DE ESCOLTA E VIGILÂNCIA PENITENCIÁRIA Convocação para 4ª Fase Investigação Social. Data da publicação: 03/03/2016 AGENTE DE ESCOLTA E VIGILÂNCIA PENITENCIÁRIA Convocação para 4ª Fase Investigação Social Data da publicação: 03/03/2016 ATENÇÃO: Abaixo está a publicação do Diário Oficial com todas as instruções, porém

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE ADENDO 01 AO EDITAL N 13/2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE ADENDO 01 AO EDITAL N 13/2018 ! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE ADENDO 01 AO EDITAL N 13/2018 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO PERÍODO LETIVO DE 2019/1

Leia mais

EDITAL Nº. 02, DE 25 DE JANEIRO DE 2017

EDITAL Nº. 02, DE 25 DE JANEIRO DE 2017 EDITAL Nº. 02, DE 25 DE JANEIRO DE 2017 EDITAL DO PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO E EXPEDIÇÃO DE DECLARAÇÃO PARCIAL DE PROFICIÊNCIA COM BASE NO RESULTADO DO ENEM

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 927/UFFS/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 927/UFFS/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 927/UFFS/207 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ESTÁGIOS NÃO-OBRIGATÓRIOS O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Leia mais

EDITAL 010/2014 COMPERVE

EDITAL 010/2014 COMPERVE Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Comissão Permanente

Leia mais

SIARE MÓDULO IMPORTAÇÃO VISTO ELETRÔNICO DE LIBERAÇÃO DE MERCADORIA ESTRANGEIRA

SIARE MÓDULO IMPORTAÇÃO VISTO ELETRÔNICO DE LIBERAÇÃO DE MERCADORIA ESTRANGEIRA SIARE MÓDULO IMPORTAÇÃO VISTO ELETRÔNICO DE LIBERAÇÃO DE MERCADORIA ESTRANGEIRA PASSO A PASSO PARA O USUÁRIO EXTERNO SOLICITAR VISTO ELETRÔNICO PARA LIBERAÇÃO DE MERCADORIA ESTRANGEIRA Solicitação de Visto

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA EM CURSOS SUPERIORES

TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS E INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA EM CURSOS SUPERIORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL Nº 36/201 8 IFRS-BG TRANSFERÊNCIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 003/PPGE/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 003/PPGE/2019 EDITAL Nº 003/PPGE/2019 Abertura de Processo Seletivo para Bolsas de Pós-Doutorado PNPD/CAPES - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC/PPGE/UFSC. 1. O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROCESSO SELETIVO ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA EM RINOPLASTIA EDITAL Nº 007/2017

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROCESSO SELETIVO ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA EM RINOPLASTIA EDITAL Nº 007/2017 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROCESSO SELETIVO ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA EM RINOPLASTIA EDITAL Nº 007/2017 A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE, pessoa jurídica de direito privado, representada por SAULO

Leia mais

1 DO PRÉ-REQUISITO que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2016, 2 DAS INSCRIÇÕES 2.1 Período: 2.2 Horário: 2.

1 DO PRÉ-REQUISITO que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2016, 2 DAS INSCRIÇÕES 2.1 Período: 2.2 Horário: 2. EDITAL 26/2017, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017. PROCESSO SELETIVO PARA OFERTA DE VAGAS REMANESCENTES E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Leia mais

1ª CHAMADA DE EXCENDENTES EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO

1ª CHAMADA DE EXCENDENTES EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 1ª CHAMADA DE EXCENDENTES EDITAL DE SELEÇÃO 2018 - MESTRADO E DOUTORADO De acordo com o edital do processo seletivo para o Processo Seletivo do PPGEM/2018, perderá automaticamente o direito à vaga e será

Leia mais

DA DESIGNAÇÃO DE SUBSTITUTO PARA OS CARGOS DE GERENTE DE SECRETARIA E DE CONTADORIA

DA DESIGNAÇÃO DE SUBSTITUTO PARA OS CARGOS DE GERENTE DE SECRETARIA E DE CONTADORIA RESOLUÇÃO (MINUTA 2) Regulamenta a designação de substituto para o exercício das funções de cargos de provimento em comissão e de função de confiança do Quadro de Pessoal da Justiça de Primeira Instância

Leia mais

Prefeitura Municipal de Castro Alves publica:

Prefeitura Municipal de Castro Alves publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 209 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 437/2017 - Designa servidores para integrarem a Comissão Especial do Processo Seletivo PPS 05 e dá outras providências.

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA Nº 002/SMS/2018

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA Nº 002/SMS/2018 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA Nº 002/SMS/2018 O Prefeito Municipal de Canoinhas-SC, torna público que se encontram abertas as inscrições ao Processo Seletivo para Contratação

Leia mais

EDITAL Nº 028/2017 ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE

EDITAL Nº 028/2017 ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE EDITAL Nº 028/2017 ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE EDITAL Nº 028/2017 ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE O Coordenador do Curso do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Castro Alves publica:

Prefeitura Municipal de Castro Alves publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1114 Prefeitura Municipal de publica: Edital de Convocação 01/2019 - Torna público a convocação dos candidatos aprovados, relacionados no anexo II deste Edital, para o

Leia mais

Prefeitura Municipal de Castro Alves publica:

Prefeitura Municipal de Castro Alves publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 722 Prefeitura Municipal de publica:. Gestor - Thiancle Da Silva Araújo / Secretário - Governo / Editor - Ass. de Comunicação - BA 2 - Ano - Nº 722 Editais CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

PORTARIA N.º 329/2016

PORTARIA N.º 329/2016 PORTARIA N.º 329/2016 Dispõe sobre a CONVOCAÇÃO de candidato ao cargo de Controlador Interno no Concurso Público para provimento de vaga do quadro efetivo de servidor do Instituto Municipal de Previdência

Leia mais

ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE

ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE O Coordenador do Curso do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) torna público que serão abertas vagas para alunos

Leia mais

2 DA DOCUMENTAÇÃO 2.1 Os candidatos deverão apresentar os documentos abaixo relacionados, presencialmente, na data e no local informados no item 2.

2 DA DOCUMENTAÇÃO 2.1 Os candidatos deverão apresentar os documentos abaixo relacionados, presencialmente, na data e no local informados no item 2. TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA O CARGO DE TÉCNICO FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO COMUNICADO O Instituto Serzedello Corrêa (ISC)

Leia mais

EDITAL DE TESTE SELETIVO N 009/2018 CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO

EDITAL DE TESTE SELETIVO N 009/2018 CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO EDITAL DE TESTE SELETIVO N 009/2018 CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO A Prefeitura Municipal de Garuva, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais, conferida pela Lei Complementar n. 018/2002,

Leia mais

ERRATA DO EDITAL Nº 81/2017 Errata nº 1

ERRATA DO EDITAL Nº 81/2017 Errata nº 1 ERRATA DO EDITAL Nº 81/2017 Errata nº 1 1.5 Após preencher o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário (GRU) e pagar a taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais) que deverá ser

Leia mais

EDITAL Nº 33, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2018

EDITAL Nº 33, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2018 EDITAL Nº 33, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2018 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS POR TRANSFERÊNCIA INTERNA / EXTERNA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais