SEMIÓTICA ENQUANTO CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO: A NECESSIDADE FORMAL DA CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO EM PEIRCE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEMIÓTICA ENQUANTO CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO: A NECESSIDADE FORMAL DA CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO EM PEIRCE"

Transcrição

1 SEMIÓTICA ENQUANTO CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO: A NECESSIDADE FORMAL DA CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO EM PEIRCE Paulo Henrique Silva Costa (FAPEMIG/UFSJ) Mariluze Ferreira de Andrade e Silva (Orientadora/DFIME/UFSJ) Resumo: O objeto de investigação desse trabalho centra-se na análise da necessidade formal da Categoria da Representação em Peirce, pensada a partir da Fenomenologia. O objetivo da investigação é demonstrar de que forma Peirce extrai da Fenomenologia à necessidade de uma Ciência Formal do Pensamento denominado por ele de Semiótica. Palavras-Chave: Fenomenologia. Categoria da Representação. Necessidade Formal. Semiótica. Introdução: P ara Peirce o estudo dos Signos é dirigido à ciência denominada Semiótica, que se encontra dentro da divisão das Ciências da Filosofia, na chamada divisão das Ciências Normativas 1. Na Semiótica, há três subdivisões: (i) Gramática Pura ou Especulativa (ii) Lógica Crítica (iii) Retórica Pura ou Metodêutica. Iremos nos ater somente à primeira divisão em nossa análise, à medida que nela se encontra às 1 Cf: CP, An outline classification of the sciences. CP refere-se à Collected Papers, o primeiro número ao capítulo, e o segundo ao parágrafo.

2 28 P á g i n a Paulo Henrique Silva Costa condições conceituais necessárias para a construção da Semiótica pensada enquanto Ciência Formal do Pensamento. Antes, contudo, é necessário primeiramente entender como Peirce formula sua Semiótica partindo da Fenomenologia. Diagrama das ciências em Peirce: 1. CIÊNCIAS DA DESCOBERTA (i) Matemática (ii) Filosofia 1. Fenomenologia 2. Ciências Normativas 2.1Estética 2.2Ética Lógica ou Semiótica Gramática Pura ou Especulativa Lógica Crítica Retórica Especulativa ou Metodêutica 3 Metafísica (iii) Ciências Especiais (Físicas e Psíquicas) 1. Fenomenologia Analisando o diagrama acima, verifica-se que Peirce segue uma ordem de complexidade crescente. Para ele, a Matemática é a única Ciência da Descoberta que lança as bases conceituais (axiomas, princípios, teoremas) que necessita. A Filosofia, em comparação à Matemática, está em um nível abaixo, à medida que não extraí de si mesma todas às suas propriedades. De modo similar funciona à Filosofia, e suas áreas. Para Peirce a Filosofia inicia-se com a Ciência da Fenomenologia, que por sua vez fornece os subsídios

3 P á g i n a 29 Semiótica enquanto Categoria da Representação: a necessidade formal da categoria conceituais para as Ciências Normativas, e, por conseguinte, fornece os elementos constitutivos da Metafísica. O que a Fenomenologia fornece são as Categorias do Pensamento ou Categorias Fenomenológicas responsáveis em apresentar os elementos primários, isto é, as propriedades primárias que constituem a experiência, e o fenômeno. Essas categorias, em termos fenomenológicos, são descritas através das categorias de Qualidade, Relação e Representação, conhecidas também como Primeiridade, Secundidade e Terceiridade. 2 Diferentemente da tradição fenomenológica, cujo maior expoente é Edmund Husserl, Peirce define sua fenomenologia em termos lógicos, visando analisar a experiência concreta em que um fenômeno ou faneron 3 está presente para uma mente 4. Fenomenologia é, assim, descrita enquanto a ciência que analisa os modos concretos da experiência. As habilidades referentes a esta análise é definida por Peirce como: atento olhar, discriminação e generalidade. Toda mente 2 A definição das Categorias com o nome de Primeiridade, Secundidade e Terceiridade é uma definição apenas terminológica que pretende livrar os termos de interpretações errôneas ocasionadas pela linguagem, e pelo significado corrente vinculado às categorias. Entretanto, mesmo com essas dificuldades presentes, reportaremos apenas à definição de Qualidade, Relação e Representação. Pode-se encontrar também o termo Relação e Representação como similares aos termos Reação e Mediação, nomenclatura postulada pelo próprio autor, posterior ao artigo de 1868 On a The New List Categories. 3 Fenômeno ou faneron significa o total coletivo de tudo o que está de qualquer forma ou em qualquer sentido presente à mente, independentemente de ele corresponder a qualquer coisa real ou não (CP, ). 4 Mente para Peirce não se refere a uma estrutura psicológica, mas sim, lógica, na qual qualquer relação pode ser descrita e verificada. O que não define uma estrutura lógica como meramente pensamento, dado que Peirce busca qualquer noção real em qualquer nível de consciência passível de ser percebida e analisada.

4 30 P á g i n a Paulo Henrique Silva Costa que se propõe analisar qualquer fenômeno presente, deve satisfazer essas três habilidades. Da análise conjunta dessas três habilidades, Peirce define somente três propriedades ou categorias 5 presentes no fenômeno. (i) Qualidade refere-se à categoria primeira que descreve o fenômeno em sua imediaticidade, enquanto mera possibilidade. Logo, Qualidade é, assim, a propriedade primeira do fenômeno, que quando presente à mente é apenas um tatear de um evento. (ii) Relação é a propriedade adversativa da Qualidade. Toda Qualidade é expressa em uma duração ou Relação, isto é, em uma propriedade concreta quando se torna objeto de análise. Assim, a cor vermelha identificada em um objeto X define apenas uma Qualidade que é expressa em uma Relação. 6 (iii) Representação é a terceira categoria do fenômeno presente à mente, que diz da condição mediativa em que uma Relação X (que é para a mente, uma oposição real) se encontra 5 Cf: CP, The categories in detail. 6 Essas definições são sucintas, mas abordam uma complexidade importante de ser destacada ao se comparar ao todo da proposta peirceana. Por isso, segue um exemplo concreto: Imaginemos alguém sentado em uma sala. Há nessa sala diversos aparelhos como rádio, televisão, impressora, etc. Imaginemos que todos funcionem ao mesmo tempo. A pessoa que está dentro dessa sala, não consegue observá-los a todo o momento. Para isso, ela identifica numa Relação à Qualidade X, e em outra a Qualidade Y. Assim, ela observa que o objeto X fez tal som, e o objeto Y outro som. A Qualidade aqui só pode ser analisada porque foi expressa em uma Relação concreta. Entretanto, a constituição diádica Qualidade-Relação carece de um terceiro elemento que possibilite a conexão concreta entre ambos. Isto porque, não há nada que possibilite fazer a mediação entre a Qualidade X e a Relação Y, dado que ambas são categorias adversativas, e tão-logo, não constituem para a mente que as observa uma comunicação real, uma vez que não há como pensá-las para fora da estrutura diádica, ou da imediaticidade da relação. Logo, a única categoria que possibilita essa comunicação formal denomina-se Representação.

5 P á g i n a 31 Semiótica enquanto Categoria da Representação: a necessidade formal da categoria expressa de forma mediada com uma Qualidade Y (um mero sentir de um som, em meio a N sons, por exemplo). A questão que Peirce elucida mediante a estrutura das Categorias é que há uma irredutibilidade crescente entre elas, de modo que a Categoria primeira, não pressupõe a segunda, mas a segunda pressupõe a primeira e, de modo similar, a terceira pressupõe a segunda e a primeira. Sendo as Categorias interligadas, a questão inicial é saber: como uma Qualidade pode se ligar a uma Relação? Para responder essa questão, Peirce define que toda a filosofia deve se iniciar pela experiência 7, contudo, este olhar da filosofia para a experiência deve ser um olhar lógico, e não subjetivo. O olhar lógico, para Peirce, deve visualizar todos os modos concretos em que um fenômeno pode estar expresso em uma mente. Logo, Peirce quer entender como qualquer coisa pode estar expressa em uma mente, e como podemos definir esses modos. A análise define três Categorias, ou três propriedades presentes no fenômeno quando posto à mente, conforme descrito. Assim, se a Relação, nesses termos, define algo que é adversativo à Qualidade, algo que não pode ser abarcado pela mente, então, toda Qualidade para ser pensada é expressa em uma Relação. Entretanto, na Fenomenologia de Peirce, observa-se que para uma Qualidade ser expressa em uma Relação fato que se opõe à mente há a necessidade real de algo que faça a mediação entre essas duas Categorias. Se a Fenomenologia estuda os modos concretos do fenômeno na forma como este está expresso em uma mente, logo conclui-se que a Fenomenologia em Peirce, não 7 Cf. CP, A experiência é a nossa única mestra. [...] O que a experiência gradualmente faz é, e por uma espécie de fracionamento, precipitar e filtrar as falsas ideias, eliminando-as e deixando a verdade verter em sua corrente vigorosa.

6 32 P á g i n a Paulo Henrique Silva Costa pode ser sinônimo de matriz da realidade 8, isto é, não pode ser um discurso da realidade, mas, tão-somente do modo como algo pode ser conhecido da realidade. Assim, chega-se à seguinte questão: o fenômeno que a princípio possui uma estrutura diádica Qualidade-Relação expresso em uma mente, é insuficiente para representar a Categoria do fenômeno que analisa o fenômeno fora do fluxo imediato do tempo que define qualquer propriedade do fenômeno, através da dicotomia isto/este, aquilo/aquele. Para isso, há a necessidade de algo que faça essa mediação, ou seja, há a necessidade da Categoria da Representação ou Terceiridade, que introduz alguma generalidade daquilo que se opõe à mente e que se encontra dualmente relacionada a uma Qualidade. 2. Categoria da Representação A dualidade Qualidade-Relação só diz do modo como uma Qualidade é expressa em uma Relação, mas, não define todas as condições lógicas possíveis em que uma implica a outra, e tampouco é capaz de analisar tal estrutura para fora do fluxo da presentidade, do imediato, algo que torna a tarefa do conhecimento restrita e insuficiente 9. Tal incapacidade não responde, também, questões tradicionais sobre a aparência do conhecimento, assim como, a questão de como é possível pensar dois objetos ao mesmo tempo, se não há uma Relação real entre eles, através de uma Qualidade real. Logo, a 8 A Fenomenologia não pretende ser uma ciência da realidade, mas, apenas, buscará escrutinizar as classes que permeiam toda experiência comum. (IBRI, 1992, p. 5). 9 Grande parte daquilo que eventualmente chamamos de conhecimento, se insere em uma estrutura que se encontra fora da dualidade Qualidade-Relação, e isso inclui de modo geral toda forma de linguagem formal.

7 P á g i n a 33 Semiótica enquanto Categoria da Representação: a necessidade formal da categoria Categoria da Representação 10 ou Terceiridade traz consigo esse problema, e tenta superá-lo, à medida que define que uma coisa é algo que está posto a uma mente, outra coisa é o modo como essa mente pensa de modo formal esta coisa. Mediante a estrutura da Fenomenologia posta em destaque, sobretudo sua estrutura triádica, Qualidade, Relação e Representação, evidencia-se a necessidade de uma ciência que estude formalmente as condições reais da possibilidade da Representação. Tais condições reais só podem ser definidas logicamente, dado que a própria categoria da Representação para a Fenomenologia diz de um grau de complexidade superior as anteriores. Outra questão igualmente importante para o surgimento de tal ciência, diz da própria proposta assumida por Peirce ao definir à Filosofia enquanto ciência. Se no diagrama iniciamos com a experiência, isto é, com os modos concretos em que um fenômeno está presente à mente, então, agora há a necessidade das Ciências Normativas, que definem não mais os modos como os fenômenos estão presentes, mas, como pensamos formalmente a partir deles das categorias, em especial da Categoria da Representação. Definida essa necessidade formal, se insere então no itinerário de Peirce a Ciência formal do Pensamento ou Semiótica Geral. 3. Semiótica enquanto Categoria da Representação A Semiótica nasce como uma Ciência formal da Categoria da Representação, só que não se reportando à experiência exclusivamente, mas sim, às condições que definem a relação entre uma Qualidade e uma Relação. 10 Representação é um nome genérico para a categoria do terceiro, há outros nomes igualmente importantes, tais como, generalidade, mediação e regularidade.

8 34 P á g i n a Paulo Henrique Silva Costa Dessa forma, Semiótica é pensada por Peirce como sinônimo de Lógica 11, uma vez que a Semiótica se ocupa com as condições formais do pensamento referentes à constituição da representação do próprio pensamento, disposto em uma estrutura modular triádica. Se observarmos a Divisão da Semiótica, veremos que a Semiótica ou Lógica se ocupa tanto com as condições formais do pensamento quanto com a análise dos argumentos das ciências e da própria constituição da representação. A estrutura da Semiótica - Gramática Pura ou Especulativa - é pensada por Peirce 12, em uma relação triádica, que tem por finalidade lógica criar um inventário ou mapeamento de todas as formas possíveis de representação, em seus diversos níveis. O que Peirce visa é criar um Diagrama da realidade como é expressa pela mente. No Diagrama conceitual 13 abaixo está descrito à estrutura da Gramática Pura pensada por Peirce: 11 Lógica na Semiótica é usada para se referir a uma Ciência Normativa do Pensamento, em especial, da construção representativa do pensamento. Cf. CP, Gramática Especulativa é a doutrina da condição universal do simbolismo e de outros signos, que têm o caráter de significação. É o departamento da lógica universal que estamos a todo o momento nos ocupando. CP, Ou, Podemos denominá-la gramática pura. Tem por objetivo determinar o que deve ser verdadeiro a propósito do representamem utilizado por toda inteligência científica para que possam incorporar um significado. Cf. PEIRCE, Charles S. Semiótica e Filosofia. Trad. Octanny Silveira da Mota e Leônidas Hegenberg. São Paulo: Cultrix, 1975, p É importante salientar que o Diagrama utilizado aqui não é o único trabalhado por especialistas em Semiótica, entretanto, é o mais usado, por se referir ao terceiro momento do desenvolvimento da Semiótica do autor de 1906 a Cf. Peirce's Theory of Signs. In: Stanford Encyclopedia of Philosophy. Disponível em: Acesso 06 de Março de Conferir também: The Cambridge Companion to Peirce, cap 9, The Development of Peirce s Theory of Signs.

9 P á g i n a 35 Semiótica enquanto Categoria da Representação: a necessidade formal da categoria (1) Signo Obj. Dinâmico Int. Imediato (2) Objeto (Imediato) (3) Interpretante (Dinâmico) Fundamento Int. Final A Estrutura da Semiótica segue esses três elementos: Signo, Objeto e Interpretante. Se a Semiótica é a Ciência que estuda as formas de Representação, ou como uma Qualidade X pode estar expressa em uma Relação Y, para fora de um fluxo de presentidade, então os elementos Signo, Interpretante e Objeto seguem, de modo formal, o andamento descrito na Fenomenologia, em especial, o andamento das categorias. Entretanto, a Fenomenologia se ocupa da experiência, já à Semiótica da representação ou do pensamento. Logo, a questão inicial na Semiótica é saber: como é possível o processo de Representação, de modo que tal processo estabeleça formalmente uma mediação real entre Qualidade e sua Relação para uma mente lógica. Decorrente dessa questão pode-se extrair duas questões filosóficas igualmente importantes, qual seja, (i) quais são às condições reais para a referência signo/realidade, linguagem/signo, pensamento/objeto; (ii) e o que torna tal processo significativo, isto é, quais as condições reais para o significado de um signo, palavra, imagem, impressão, lembrança. A primeira

10 36 P á g i n a Paulo Henrique Silva Costa condição lógica para que isso ocorra, e a única que iremos nos ater na análise é a seguinte: Todo Signo representa um Objeto para um Interpretante 14. Todo Signo é significativo, isto é, representa algo, à medida que denota sempre uma relação triádica com o Objeto e logo com o Interpretante, mesmo que tal relação possa ser expressa de modo não genuína ou incompleta, também chamada por Peirce de degenerada. Representar, em Peirce, refere-se à propriedade lógica de estar no lugar de, corresponder em algum aspecto à, ou mediar alguma ideia, propriedade, qualidade, etc, de alguma coisa. No caso da Semiótica, o Signo representa o Objeto para o Interpretante. O Objeto, nesses termos, é algo em parte diverso do signo, é aquilo que determina a representação do Signo, ou o que o Signo intenta representar. Entretanto, para representálo, tanto Objeto quanto Signo devem estar expressos em alguma condição real de significação, ou algum meio lógico para que tal relação seja de fato realizada. Assim, o Interpretante surge, enquanto condição, para que o Signo represente o Objeto de fato, em algum aspecto ou qualidade. Se voltarmos à Fenomenologia, veremos que a Relação que pode ser muitas coisas, desde um evento, um fato, um meio, etc que é posta a uma mente, só pode ser conhecida se essa mente reconhecer nela alguma Qualidade. Ou seja, não é porque algo está posto em uma mente, que este algo pode ser pensado, e conhecido de fato. A Categoria da 14 Ao longo do The Collected Papers, Peirce fornece inúmeras definições de Signo, algumas sucintas outras complexas. Para conferir a variedade de definições vinculadas a este conceito, Cf. SANTAELLA, Lúcia. A Teoria Geral dos Signos: como as linguagens significam as coisas. Cap, 1 Do Signo e Cap, 4º Signo revisado.

11 P á g i n a 37 Semiótica enquanto Categoria da Representação: a necessidade formal da categoria Representação tenta formar a mediação entre o evento, o fato, ou fenômeno posto, visualizando a sua relação de fato com uma Qualidade. Isto porque, assim como o Objeto a Relação é algo diverso da Qualidade, é algo que impõe resistência à mente, e que para ser conhecido de fato, necessita de algo que faça a mediação dessa resistência ou tensão. Para isso, o que está posto é pensado de forma mediativa pela Representação que o liga à Qualidade. Nessa estrutura triádica, tanto a Qualidade quanto a Relação são reconhecidas pela mente, formando uma estrutura genuína. E de modo similar funciona a Semiótica, como iremos analisar a seguir. Iniciaremos nossa análise pelo objeto. O Objeto não é tão-somente um fato físico, diverso da mente, mas pode se referir a um conjunto de propriedades, a uma ideia, uma abstração, um universal. Nesse sentido, Peirce divide o Objeto em dois tipos: (i) Objeto Dinâmico (ii) Objeto Imediato. O Objeto Imediato é o objeto tal como está expresso pelo signo. Já o Objeto Dinâmico é o objeto real, aquilo que o signo não o representa de forma absoluta. Na estrutura Objeto, Signo e Interpretante, o Objeto Imediato é o modo como o Objeto Dinâmico se apresenta para o interpretante. O Objeto Dinâmico é sempre mediado; ele mesmo não é representado, e eis um problema que a tradição filosófica sempre trabalhou. Isto é, uma coisa é a forma na qual algo é representado, algo que diz acerca de um conjunto de propriedades, outra forma, é todo o conjunto de propriedades de um objeto ser representado. Assim, o Objeto Imediato é esse conjunto de propriedades que são representadas pelo signo para um interpretante, algo totalmente diferente da representação se possível -, de todas as propriedades de um objeto, algo que Peirce define como Objeto Dinâmico. Caso fosse possível

12 38 P á g i n a Paulo Henrique Silva Costa representar todas as propriedades do Objeto Dinâmico, não haveria erro ou lacuna no conhecimento da perspectiva daquilo que é representado. Problema que até então nenhuma ciência conseguiu resolver. Se admitirmos tal capacidade representativa, então, o erro real da representação não deveria estar na matriz do objeto, mas do Interpretante. Do outro lado da tríade há a noção lógica de Interpretante, que não é definida pelo termo interpretação, leitura, etc, mas, denota o lugar ou condição real no qual o signo toma forma. Logo, Interpretante é sinônimo de condição real em que o signo deve representar de alguma forma o objeto. Sem a noção de Interpretante, não haveria a noção de signo, e nem de objeto para o signo, dado que tal relação é triádica. Assim, a noção de Interpretante é ampla, e Peirce a divide em três modos: Interpretante Imediato, Interpretante Dinâmico e Interpretante Final. (i) Interpretante Imediato refere-se aquilo que o signo está apto a produzir. Significa uma propriedade ainda não atualizada. Ex: Antes de Jean- François Champollion conseguir decodificar os hieróglifos Egípcios, todas as informações ali contidas nada significavam de fato, apenas um potencial ainda não explorado da cultura egípcia. (ii) Interpretante Dinâmico refere-se ao que o signo efetivamente produz em uma mente, o que pode ser descrito em três níveis. Interpretante Emocional (o efeito se realiza como qualidade de sentimento), Interpretante Energético (o efeito se realiza como uma ordem física, psicológica, ou ação mental); e Interpretante Lógico (em que o efeito se realiza como uma regra ou lei de interpretação). Nessa tríade, primeiro os hieróglifos provocariam admiração, sem nada denotar; segundo, a admiração seria vista nas formas ali

13 P á g i n a 39 Semiótica enquanto Categoria da Representação: a necessidade formal da categoria contidas, denotando algum sentido, mas nenhum significado; terceiro os hieróglifos seriam decodificados exaustivamente, denotando algum significado. (iii) Interpretante Final refere-se ao efeito real e geral no qual todo signo levado a cabo no processo semiótico pode produzir, entretanto, tal processo para ocorrer evocaria exaustivamente todos os interpretantes dinâmicos. (Nesse Interpretante todas as condições dos interpretantes anteriores teriam ocorrido exaustivamente, alçando um grau altíssimo de significação). Na Tríade Semiótica, no entanto, a primeira estrutura não é o Objeto, nem o Interpretante, mas, o Signo. O Signo exerce uma função mediativa, na qual um objeto é posto em relação a um interpretante. Nessa relação, entende-se que o Objeto gera um Signo para um Interpretante. Entretanto, a ação lógica na qual a Semiótica se insere, define o Signo enquanto o primeiro correlato da tríade, em que um objeto só é posto a um interpretante, graças ao signo. Assim, o Signo é todo e qualquer mecanismo no qual um objeto para ser pensado por um interpretante, deve assumir, isto é, passar pelo signo. Logo o signo denota um objeto, sendo o objeto denotado o objeto do signo. Essa estrutura se articula em diferentes níveis, desde a simples qualidade na qual um signo denota um objeto chamado Ícone, passando por uma relação existente como um Índice, até chegar a uma estrutura triádica genuína, que gera em tal ação uma lei ou hábito, classificado por Peirce de Símbolo. Ícone, Índice e Símbolo são as relações que o signo estabelece com seu objeto. Mas, há também duas outras relações. A 1º a relação do signo consigo mesmo; e 2º a relação do signo com seu interpretante. O

14 40 P á g i n a Paulo Henrique Silva Costa quadro abaixo mostra a tricotomia 15 que é mais explorada na semiótica peirceana, tricotomia que enfatiza a relação que o signo exerce com a tríade semiótica: Signo mesmo consigo Signo com seu Objeto Quali-signo Ícone Rema Sin-signo Índice Dicente Signo com seu Interpretante Legi-signo Símbolo Argumento Ao extrair da Fenomenologia, em especial, da terceira Categoria à noção de representação, Peirce, insere as propriedades da Semiótica. Isto significa que a Semiótica pensada enquanto Categoria da Representação, diz de um modo peculiar da experiência, que analisa todo e qualquer signo, em seus diversos níveis de significação, conforme exposto pela tabela acima. Assim, ao analisar os modos pelos quais algo que é posto à mente pode ser conhecido, Peirce está fundamentando uma Ciência Formal do Pensamento, e logo uma Teoria do Conhecimento. 4. Conclusão Habitualmente atribui-se à Semiótica a definição de uma ciência que se ocupa única e exclusivamente da 15 Embora a tricotomia acima seja a mais explorada, Peirce estabelece 10 tricotomias, ou seja, 10 divisões triádicas do signo, o que gera por análise combinatória 64 classes de signos, ocasionado cerca de tipos de signos logicamente possíveis. Cf. SANTAELLA, Lúcia. A Teoria Geral dos Signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira, 2000.

15 P á g i n a 41 Semiótica enquanto Categoria da Representação: a necessidade formal da categoria Linguagem. Entretanto, tal definição possui um erro conceitual, qual seja, que a Semiótica não é uma Ciência da Linguagem, mas sim, uma espécie de Teoria do Conhecimento. Sendo a Semiótica uma Teoria do Conhecimento, ela deve se ocupar com as condições reais e formais do próprio conhecimento. Logo, seu domínio deve se restringir apenas a estruturas formais, que possibilite dizer da realidade e do conhecimento, e isto inclui a própria linguagem. Tal domínio da Semiótica - Gramática Pura ou Especulativa - pretende responder à questão de como uma Qualidade pode se ligar à Relação? Para responder essa questão Peirce inicia-se pela análise da experiência, admitindo que algo possa ser extraída dela. Da análise da experiência são extraídas três categorias gerais que dizem de modo concreto o que define algo posto à mente. Surge então, no campo da Fenomenologia as Categorias do Pensamento e da Natureza, que definem de forma triádica a possibilidade de uma experiência real. A primeira e segunda categoria, isto é, Qualidade e Relação são insuficientes para responder questões importantes para a ciência, como por exemplo, como é possível 3+2=5 ou como podemos nos referir de modo acurado a algo não expresso imediatamente. Desse problema inicial, Peirce extrai a Categoria da Representação, que define a condição real que liga uma Qualidade a uma Relação para fora do fluxo da presentidade, dado que a presentidade nela mesma é ilusória, por não admitir conceitualmente análise. Surge então, no itinerário das Ciências da Descoberta à Semiótica, ou Ciência da Representação, que pretende analisar e traçar todas as formas possíveis de Representação. Tal ciência é uma ciência formal, pois define apenas formalmente as condições de

16 42 P á g i n a Paulo Henrique Silva Costa Representação. Assim, o fenômeno que é do domínio da Fenomenologia é transposto para a Semiótica a partir da Categoria terceira de Representação. Nesses termos, o signo não é um fenômeno, mas, é uma estrutura diferente do fenômeno, dado que o signo denota uma relação triádica conceitual signo, objeto, e interpretante e o fenômeno não. Assim, justifica-se a necessidade de uma Ciência Formal da Representação que é criada enquanto a ciência da representação em signos chamada por Peirce de Semiótica Formal. Referências HOUSER, Nathan: KLOESEL, Christian (Ed). The essential Peirce: selected philosophical writings. Bloomington: Indiana University, IBRI, Ivo Assad. Kósmos Noétós: a arquitetura metafísica de Charles S. Peirce. São Paulo: Perspectiva, MISAK, Cherd. The Cambridge companion to Peirce. Cambridge: Cambridge University, PEIRCE, Charles Sanders. The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Harvard: Harvard University, Escritos Coligidos. Trad. Armando Mora D Oliveira e Sérgio Pomeranglum. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Os Pensadores). Ilustrações da lógica da ciência. Trad. Renato Rodrigues Kinouchi. 2. ed. Aparecida: Idéias e Letras, Semiótica e Filosofia. Trad. Octanny Silveira da Mota e Leônidas Hegenberg. São Paulo: Cultrix, SANTAELLA, Lúcia. A Teoria Geral dos Signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira, Matrizes da Linguagem e pensamento: sonora visual verbal. 3.ed. São Paulo: Iluminuras, O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, STANFORD, Encyclopedia of Philosophy. Acesso em 03 de Março de 2012:

Semiótica. Prof. Dr. Sérsi Bardari

Semiótica. Prof. Dr. Sérsi Bardari Semiótica Prof. Dr. Sérsi Bardari Semiótica Ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer

Leia mais

Divisão da filosofia peirciana

Divisão da filosofia peirciana Filosofia peirciana Divisão da filosofia peirciana A Filosofia peirciana é dividida em três ramos: 1. Fenomenologia (filosofia do fenômeno: tal como ele pode ser) 2. Ciências Normativas (filosofia do fenômeno:

Leia mais

O MÉTODO PRAGMÁTICO DE CHARLES S. PEIRCE

O MÉTODO PRAGMÁTICO DE CHARLES S. PEIRCE O MÉTODO PRAGMÁTICO DE CHARLES S. PEIRCE Paulo H. S. Costa (Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG) Profª. Drª. Mariluze Ferreira de A. Silva (Orientadora DFIME-UFSJ) Resumo: O presente texto tem

Leia mais

Primeiridade, Secundidadee Terceiridade. Charles Sanders Peirce

Primeiridade, Secundidadee Terceiridade. Charles Sanders Peirce Primeiridade, Secundidadee Terceiridade Charles Peircee a Lógica Triádicado Signo. 1839-1914 Charles Sanders Peirce Ciências naturais: químico, matemático, físico, astrônomo, biologia, geologia Ciências

Leia mais

Uma análise semiótica do informe publicitário da HQ

Uma análise semiótica do informe publicitário da HQ Uma análise semiótica do informe publicitário da HQ da Turma da Mônica A semiotic analysis of the advertising report of Monica s Gang HQ Uélida Dantas de Oliveira Mestranda em Letras no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

resenhas texto, som, imagem, hipermídia

resenhas texto, som, imagem, hipermídia resenhas texto, som, imagem, hipermídia Como as linguagens significam as coisas ANA MARIA GUIMARÃES JORGE Teoria Geral dos Signos. Como as Linguagens Significam as Coisas de Lucia Santaella. São Paulo:

Leia mais

Simbolismo e Realidade (1925) Fundamentos da Teoria do Signo (1938) Signos Linguagem e Comportamento (1946)

Simbolismo e Realidade (1925) Fundamentos da Teoria do Signo (1938) Signos Linguagem e Comportamento (1946) Charles Morris (1901-1979) clássico da semiótica cuja influência no desenvolvimento da história da semiótica foi decisiva nos anos 30 e 40 raízes na semiótica de Peirce, no behaviorismo, no pragmatismo

Leia mais

SEMIÓTICA E SEMIOSE 1. Primeiridade. primeira categoria liberdade liberdade fusão indeterminação presentidade qualidade sensação

SEMIÓTICA E SEMIOSE 1. Primeiridade. primeira categoria liberdade liberdade fusão indeterminação presentidade qualidade sensação 1 SEMIÓTICA E SEMIOSE Este texto foi produzido com recortes do artigo A Semiótica Geral de Peirce e a Idéia de Semiose de Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS, 2000). O tema aqui desenvolvido está dentro da

Leia mais

Resumo Expandido GUSTAVO RICK AMARAL. Palavras-chave: Filosofia peirceana; Semiótica peirceana; Axiomatização, Matrizes da linguagem.

Resumo Expandido GUSTAVO RICK AMARAL. Palavras-chave: Filosofia peirceana; Semiótica peirceana; Axiomatização, Matrizes da linguagem. Resumo Expandido Semelhanças estruturais e diferenças específicas entre a Fenomenologia/Semiótica peirceana e a Teoria das Matrizes da linguagem e pensamento GUSTAVO RICK AMARAL Palavras-chave: Filosofia

Leia mais

Signos e Metáforas na Comunicação da Música Luciana David de Oliveira Dissertação de Mestrado, COS/PUC-SP, 2007.

Signos e Metáforas na Comunicação da Música Luciana David de Oliveira Dissertação de Mestrado, COS/PUC-SP, 2007. Signos e Metáforas na Comunicação da Música Luciana David de Oliveira Dissertação de Mestrado, COS/PUC-SP, 2007. Caio Anderson Ramires Cepp A obra aqui resenhada se refere à pesquisa de mestrado produzido

Leia mais

Compreendendo a Semiologia e a Semiótica I

Compreendendo a Semiologia e a Semiótica I I ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXWYZ0123456789!?@%$ Semiologia Ferdinand de Saussure linguista suíço (1857-1913) SEMIOLOGIA É a ciência geral dos signos, que estuda todos os fenômenos de significação. Tem por

Leia mais

HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA

HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA MAISTROVICZ, Daniele. 1 CERNY, Fernanda. 2 SILVA, Kelly. 3 SHIMABUKURO, Kendi. 4 KULAK, Sérgio. 5 RESUMO Após dez anos com a mesma identidade visual a Heineken

Leia mais

QUAIS SÃO AS OUTRAS EXPRESSÕES, ALÉM DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

QUAIS SÃO AS OUTRAS EXPRESSÕES, ALÉM DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Fundamentos em Organização da Informação Professora: Lillian Alvares QUAIS SÃO AS OUTRAS EXPRESSÕES, ALÉM DA LINGUAGEM ORAL

Leia mais

SEMIÓTICA E TEORIA DO CONCEITO: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE SUAS RELAÇÕES

SEMIÓTICA E TEORIA DO CONCEITO: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE SUAS RELAÇÕES SEMIÓTICA E TEORIA DO CONCEITO: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE SUAS RELAÇÕES Durval Vieira Pereira durvalvieira@gmail.com Doutorando em Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Leia mais

SIGNO LINGUÍSTICO: LINGUAGEM E SEMIÓTICA EM PEIRCE

SIGNO LINGUÍSTICO: LINGUAGEM E SEMIÓTICA EM PEIRCE 1 SIGNO LINGUÍSTICO: LINGUAGEM E SEMIÓTICA EM PEIRCE Paulo Henrique Silva Costa Universidade Federal de Minas Gerais RESUMO: Na Gramática Pura ou Especulativa, Peirce apresenta sua Semiótica como um estudo

Leia mais

BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes.

BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes. 1 BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes. BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA (1) Período Clássico; (2) Período Medieval; (3) Racionalismo; (4) Empirismo Britânico; (5)

Leia mais

Primeiridade, Segundidade, Terceiridade: Categorias Universais Peirceanas. Ana Maria Guimarães Jorge, profa. UNITAU, mestranda PUCSP

Primeiridade, Segundidade, Terceiridade: Categorias Universais Peirceanas. Ana Maria Guimarães Jorge, profa. UNITAU, mestranda PUCSP Primeiridade, Segundidade, Terceiridade: Categorias Universais Peirceanas. Ana Maria Guimarães Jorge, profa. UNITAU, mestranda PUCSP Resumo - Este artigo, resultado de esforço de pesquisa, traz consigo

Leia mais

O MUNDO COMO REPRESENTAÇÃO: NOTAS SOBRE A TEORIA SEMIÓTICA DA PERCEPÇÃO

O MUNDO COMO REPRESENTAÇÃO: NOTAS SOBRE A TEORIA SEMIÓTICA DA PERCEPÇÃO 1 O MUNDO COMO REPRESENTAÇÃO: NOTAS SOBRE A TEORIA SEMIÓTICA DA PERCEPÇÃO Ricardo Gião Bortolotti Unesp-Assis RESUMO: A realidade que vivenciamos não parece oferecer dificuldades nas tarefas cotidianas.

Leia mais

A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE

A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. SP: Pioneira, 2004. Teorias dos signos UNEB Lidiane Lima A TEORIA DOS SIGNOS: Três origens: EUA (1), Europa Ocidental e União Soviética

Leia mais

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica Design & Percepção 3 Lígia Fascioni Semiótica Para entender a cultura contemporânea, você tem que entender semiótica Paul Cobley Semiótica para Principiantes, 2004 O que é semiótica? Semiótica X Semiologia

Leia mais

Produções Multicódigos e o Conceito de Signo Genuíno em Peirce 1

Produções Multicódigos e o Conceito de Signo Genuíno em Peirce 1 Produções Multicódigos e o Conceito de Signo Genuíno em Peirce 1 Francisco José Paoliello Pimenta Resumo Este trabalho analisa uma aparente limitação das produções multicódigos em termos de sua efetividade,

Leia mais

RELAÇÕES SEMIÓTICAS NA FILOSOFIA PEIRCEANA: FENÔMENO, SIGNO E COGNIÇÃO

RELAÇÕES SEMIÓTICAS NA FILOSOFIA PEIRCEANA: FENÔMENO, SIGNO E COGNIÇÃO RELAÇÕES SEMIÓTICAS NA FILOSOFIA PEIRCEANA: FENÔMENO, SIGNO E COGNIÇÃO THIEN SPINELLI FERRAZ 1 RESUMO: Neste artigo buscaremos compreender como a filosofia desenvolvida por C. S. Peirce (1838-1914) concebe

Leia mais

Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali

Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali A SEMIOSE Para Peirce, o importante não é o signo tal como em Saussure - mas a situação signíca, que ele chama de semiose.

Leia mais

A fenomenologia peirciana: ciência, um exercício estético? * * *

A fenomenologia peirciana: ciência, um exercício estético? * * * COGNITIO-ESTUDOS: Revista Eletrônica de Filosofia Centro de Estudos do Pragmatismo Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Volume 3, Número

Leia mais

A complementariedade entre a teoria da equilibração de Piaget e a teoria semiótica de Pierce um estudo investigativo

A complementariedade entre a teoria da equilibração de Piaget e a teoria semiótica de Pierce um estudo investigativo A complementariedade entre a teoria da equilibração de Piaget e a teoria semiótica de Pierce um estudo investigativo Suelen Mapa de Paula #1, # Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação, DCA, Unicamp

Leia mais

UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM UMA ATIVIDADE DE ÁLGEBRA O PROBLEMA DOS ARMÁRIOS

UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM UMA ATIVIDADE DE ÁLGEBRA O PROBLEMA DOS ARMÁRIOS UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO O CONHECIMENTO EM UMA ATIVIAE E ÁLGEBRA O PROBLEMA OS ARMÁRIOS Karina Alessandra Pessôa da Silva Universidade Estadual de Londrina Rodolfo Eduardo Vertuan 2 Universidade Tecnológica

Leia mais

2. Semiótica e Engenharia Semiótica

2. Semiótica e Engenharia Semiótica 2. Semiótica e Engenharia Semiótica Neste capítulo serão revistos alguns conceitos fundamentais da teoria dos signos de Peirce (1960, 1993, 1998) e da teoria da engenharia semiótica, de Souza (2005a, 2005b).

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA MODA NO AMBIENTE ESCOLAR E AS POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES E SIGNIFICADOS

A INFLUÊNCIA DA MODA NO AMBIENTE ESCOLAR E AS POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES E SIGNIFICADOS A INFLUÊNCIA DA MODA NO AMBIENTE ESCOLAR E AS POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES E SIGNIFICADOS The influence of Fashion on the school environment and the possible interpretations and meanings Ziger, Laise; Graduanda;

Leia mais

Um signo é um cognoscível que, por um lado, é determinado (i.e., especializado, bestimmt) por algo que não é ele mesmo, denominado de seu Objeto, enquanto, por outro lado, determina alguma Mente concreta

Leia mais

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II Semiótica Signo Linguagens Origem Vertentes Significado e significante Aplicação Prática Fases do processo de comunicação: Pulsação

Leia mais

A imagem física da mulher perfeita na sociedade contemporânea Uma análise da Semiótica de Charles Sanders Peirce acerca do signo ideal feminino

A imagem física da mulher perfeita na sociedade contemporânea Uma análise da Semiótica de Charles Sanders Peirce acerca do signo ideal feminino A imagem física da mulher perfeita na sociedade contemporânea Uma análise da Semiótica de Charles Sanders Peirce acerca do signo ideal feminino Rafael Augusto Costa* Mariana Fernandes da Rosa* Lílian Aparecida

Leia mais

PRESSUPOSTOS DA TEORIA SEMIÓTICA DE PEIRCE E SUA APLICAÇÃO NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM QUÍMICA

PRESSUPOSTOS DA TEORIA SEMIÓTICA DE PEIRCE E SUA APLICAÇÃO NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM QUÍMICA PRESSUPOSTOS DA TEORIA SEMIÓTICA DE PEIRCE E SUA APLICAÇÃO NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM QUÍMICA Joeliton Chagas Silva i Adjane da Costa Tourinho e Silva ii Eixo temático 6- Educação e Ensino de Ciências

Leia mais

A representação ficcional do homem pantaneiro nas telenovelas brasileiras:

A representação ficcional do homem pantaneiro nas telenovelas brasileiras: A representação ficcional do homem pantaneiro nas telenovelas brasileiras: um estudo de caso na telenovela Bicho do Mato Ulisflávio Oliveira Evangelista Índice 1 Introdução........................... 2

Leia mais

PARTE II. Diagramas das classes de signos

PARTE II. Diagramas das classes de signos PARTE II. Diagramas das classes de signos II.1. Modelos desenvolvidos por Peirce Nesta seção, são analisados dois diagramas elaborados por Peirce para as dez classes de signos (MS 540: 17, CP 2.264, EP

Leia mais

A FENOMENOLOGIA DE CHARLES SANDERS PEIRCE THE PHENOMENOLOGY OF CHARLES SANDERS PEIRCE

A FENOMENOLOGIA DE CHARLES SANDERS PEIRCE THE PHENOMENOLOGY OF CHARLES SANDERS PEIRCE A FENOMENOLOGIA DE CHARLES SANDERS PEIRCE Mariane Romagnollo Menezes da Silva Bolsista do CNPq, cursando mestrado em Filosofia do Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Resumo O presente

Leia mais

Semiótica Aplicada (SANTAELLA, Lucia. São Paulo: Thomson Learning, 2007, 185p.)

Semiótica Aplicada (SANTAELLA, Lucia. São Paulo: Thomson Learning, 2007, 185p.) Resenha Semiótica Aplicada (SANTAELLA, Lucia. São Paulo: Thomson Learning, 2007, 185p.) Társila Moscoso BORGES 1 No livro Semiótica Aplicada Lúcia Santaella fala do crescimento do número de linguagens

Leia mais

Comunicação, moda e semiótica: pressupostos para o estudo da história do jeans em campanhas publicitárias

Comunicação, moda e semiótica: pressupostos para o estudo da história do jeans em campanhas publicitárias Comunicação, moda e semiótica: pressupostos para o estudo da história do jeans em campanhas publicitárias Elisete Altafim (Graduanda em Moda UEM) Marcela Zaniboni Campos (Graduanda em Moda UEM) Evandro

Leia mais

Helaine Maria de Souza Pontes * Gabriela Teixeira Kluppel **

Helaine Maria de Souza Pontes * Gabriela Teixeira Kluppel ** DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. Organização de Tânia M. M. Campos. Tradução de Marlene Alves Dias.

Leia mais

A MATEMÁTICA COMO LINGUAGEM: UM OLHAR SEMIÓTICO PARA A DISCIPLINA ESCOLAR E SEU ENSINO

A MATEMÁTICA COMO LINGUAGEM: UM OLHAR SEMIÓTICO PARA A DISCIPLINA ESCOLAR E SEU ENSINO PUEBLOS INDÍGENAS Y PROCESO REVOLUCIONARIO EN VENEZUELA 109 A MATEMÁTICA COMO LINGUAGEM: UM OLHAR SEMIÓTICO Gilmara Aparecida Vieira Ogawa * Maria Ogécia Drigo ** RESUMO: Relatamos resultados de uma pesquisa

Leia mais

As subdivisões do ícone e os sistemas de classes de signos de C. S. Peirce: uma investigação a respeito do modo de representação das qualidades

As subdivisões do ícone e os sistemas de classes de signos de C. S. Peirce: uma investigação a respeito do modo de representação das qualidades 01 As subdivisões do ícone e os sistemas de classes de signos de C. S. Peirce: uma investigação a respeito do modo de representação das qualidades Priscila Monteiro Borges Universidade de Brasília [UNB],

Leia mais

Signo. Prof. Veríssimo Ferreira

Signo. Prof. Veríssimo Ferreira Signo Prof. Veríssimo Ferreira Signo Numa perspectiva bem ampla, podemos entender como signo tudo aquilo que substitui alguma coisa para alguém. Unidade Perceptível Unidade, perceptível pelos sentidos,

Leia mais

Percurso para uma análise semiótica

Percurso para uma análise semiótica Percurso para uma análise semiótica 1. Abrir-se para o fenômeno e para o fundamento do signo Contemplar: Tornar-se disponível para o que está diante dos olhos Sem apressar a interpretação Suspensão dos

Leia mais

DOS SIGNOS SONOROS AOS SIGNIFICADOS ESPACIAIS: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA WEBSÉRIE, O DEMOLIDOR 1

DOS SIGNOS SONOROS AOS SIGNIFICADOS ESPACIAIS: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA WEBSÉRIE, O DEMOLIDOR 1 DOS SIGNOS SONOROS AOS SIGNIFICADOS ESPACIAIS: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA WEBSÉRIE, O DEMOLIDOR 1 Breno pessoa de ARAUJO 2 Jefferson weyne castelo de OLIVEIRA 3 Diego Frank Marques CAVALCANTE 4 Faculdades

Leia mais

A ilusão transcendental da Crítica da razão pura e os princípios P1 e P2: uma contraposição de interpretações

A ilusão transcendental da Crítica da razão pura e os princípios P1 e P2: uma contraposição de interpretações A ilusão transcendental da Crítica da razão pura e os princípios P1 e P2: uma contraposição de interpretações Marcio Tadeu Girotti * RESUMO Nosso objetivo consiste em apresentar a interpretação de Michelle

Leia mais

O signo do Risível: Uma Análise Semiótica do Riso No Desempenho do Palhaço Tiririca 1. Diego Frank Marques Cavalcante 2 Unifanor Wyden

O signo do Risível: Uma Análise Semiótica do Riso No Desempenho do Palhaço Tiririca 1. Diego Frank Marques Cavalcante 2 Unifanor Wyden O signo do Risível: Uma Análise Semiótica do Riso No Desempenho do Palhaço Tiririca 1 Diego Frank Marques Cavalcante 2 Unifanor Wyden RESUMO Esse artigo consiste em um primeiro esforço para compreender

Leia mais

P R O F E S S O R V I N I C I U S S I L V A RELAÇÕES S Í G N I C A S

P R O F E S S O R V I N I C I U S S I L V A RELAÇÕES S Í G N I C A S RELAÇÕES S Í G N I C A S SIGNO É ALGO QUE REPRESENTA ALGUMA COISA PARA ALGUÉM EM DETERMINADA CIRCUNSTÂNCIA. O SIGNO ENTÃO, ESTÁ NO LUGAR DE ALGO, NÃO É A PRÓPRIA COISA, MAS COMO ELA SE FAZ PRESENTE PARA

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN TRABALHO DE SEMIÓTICA ANÁLISE DOS SÍMBOLOS, SEGUNDO A SEMIÓTICA PEIRCEANA, NO ANÚNCIO DA NIKE MERCURIAL VAPOR RESUMO FAVERO, Murilo Henrique. 1 SARTORATO, Leonardo Trofino. 2 CAVALHEIRO, Renan Emanoel.

Leia mais

Revisão de Semiótica

Revisão de Semiótica Revisão de Semiótica O que é semiótica? É a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura. Winfried Nöth É a teoria geral dos signos (algo que representa alguma coisa

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA SEMIÓTICA PEIRCEANA PARA ANÁLISE DA PINTURA HISTÓRICA

A CONTRIBUIÇÃO DA SEMIÓTICA PEIRCEANA PARA ANÁLISE DA PINTURA HISTÓRICA A CONTRIBUIÇÃO DA SEMIÓTICA PEIRCEANA PARA ANÁLISE DA PINTURA HISTÓRICA Érica Ramos Moimaz 1 (ericamoimaz@bol.com.br) Ana Heloísa Molina 2 (ahmolina@uel.br) Resumo: O objetivo deste texto é pensar como

Leia mais

II.2. Modelos desenvolvidos por comentadores

II.2. Modelos desenvolvidos por comentadores II.2. Modelos desenvolvidos por comentadores Esta seção, e subseções, exibe parte consideravelmente importante do estado da arte a respeito dos diagramas para as classificações de signos de Peirce. Ela

Leia mais

Análise do pôster de Anomalisa sob a semiótica de Charles Peirce 1

Análise do pôster de Anomalisa sob a semiótica de Charles Peirce 1 Análise do pôster de Anomalisa sob a semiótica de Charles Peirce 1 Maria Madalena de Bastos Ferreira COSTA 2 Francisco José Paoliello PIMENTA 3 Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz

Leia mais

constituímos o mundo, mais especificamente, é a relação de referência, entendida como remissão das palavras às coisas que estabelece uma íntima

constituímos o mundo, mais especificamente, é a relação de referência, entendida como remissão das palavras às coisas que estabelece uma íntima 1 Introdução Esta tese aborda o tema da relação entre mundo e linguagem na filosofia de Nelson Goodman ou, para usar o seu vocabulário, entre mundo e versões de mundo. Mais especificamente pretendemos

Leia mais

De Neologismo a Símbolo

De Neologismo a Símbolo De Neologismo a Símbolo Carolina Akie Ochiai Seixas LIMA 1 UFMT/MeEL Resumo: Este texto aborda a questão do neologismo no campo semântico da informática, o que nos permite fazer algumas inferências a respeito

Leia mais

O ÍCONE E A POSSIBILIDADE DE INFORMAÇÃO THE ICON AND THE POSSIBILITY OF INFORMATION

O ÍCONE E A POSSIBILIDADE DE INFORMAÇÃO THE ICON AND THE POSSIBILITY OF INFORMATION O ÍCONE E A POSSIBILIDADE DE INFORMAÇÃO THE ICON AND THE POSSIBILITY OF INFORMATION Solange Silva Moreira 1 E-mail: sol.si@uol.com.br Comente este artigo no blog Ebibli = http://encontros-bibli-blog.blogspot.com/

Leia mais

MARCOS UMBELINO CINTRA

MARCOS UMBELINO CINTRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS MARCOS UMBELINO CINTRA REFLEXÃO SOBRE

Leia mais

I.2. Diagrama na teoria do signo de Peirce

I.2. Diagrama na teoria do signo de Peirce I.2. Diagrama na teoria do signo de Peirce Um diagrama pode ser definido como uma associação entre elementos expressa por meio de relações. Veremos que, em alguns momentos (como em CP 1.369, 4.447; W 6:

Leia mais

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura Adriano Bueno Kurle 1 1.Introdução A questão a tratar aqui é a do conceito de eu na filosofia teórica de Kant, mais especificamente na Crítica da

Leia mais

Semiótica peirceana: De Gombrich a Goodmamn e Laurentiz. Giselli Elona Murari da Cunha. Universidade Federal do Espírito Santo

Semiótica peirceana: De Gombrich a Goodmamn e Laurentiz. Giselli Elona Murari da Cunha. Universidade Federal do Espírito Santo Semiótica peirceana: De Gombrich a Goodmamn e Laurentiz Giselli Elona Murari da Cunha Universidade Federal do Espírito Santo Resumo: Esta pesquisa parte do princípio de que a semiótica peirceana também

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira Semiótica Prof. Veríssimo Ferreira Natureza e Cultura Domínio da Natureza Universo das coisas naturais. Domínio da Cultura Universo das práticas sociais humanas. Cultura Fazer humano transmitido às gerações

Leia mais

PERCEPÇÃO E GENERALIDADE EM CHARLES PEIRCE PERCEPTION AND GENERALITY IN PEIRCE

PERCEPÇÃO E GENERALIDADE EM CHARLES PEIRCE PERCEPTION AND GENERALITY IN PEIRCE COGNITIO-ESTUDOS: Revista Eletrônica de Filosofia São Paulo, Volume 7, Número 1, janeiro - junho, 2010, pp. 019-025 Centro de Estudos do Pragmatismo Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia - Pontifícia

Leia mais

Três vezes Pierce ANDERSON VINÍCIUS ROMANINI

Três vezes Pierce ANDERSON VINÍCIUS ROMANINI TRÊS VEZES PIERCE 317-322 galáxia n. 5 abril 2003 Três vezes Pierce ANDERSON VINÍCIUS ROMANINI Ao longo de um mês, entre 8 de outubro e 7 de novembro de 2002, ocorreram em São Paulo três importantes eventos

Leia mais

INSTITUTO ÀGORA DE EDUCAÇÃO

INSTITUTO ÀGORA DE EDUCAÇÃO INSTITUTO ÀGORA DE EDUCAÇÃO Curso de filosofia RESENHA SOBRE: BLACKBUM, Simon. Para que serve filosofia?. Disponível em: http: www.criticanarede.com/fa_10exceto.html; SHAND, John. O que é filosofia?. Disponível

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. Haroldo de Arruda Junior

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. Haroldo de Arruda Junior PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Haroldo de Arruda Junior Uma Reflexão sobre o Estatuto dos Meios de Comunicação de Massa à Luz do Pragmatismo de Peirce MESTRADO EM FILOSOFIA São Paulo

Leia mais

A ASSINATURA DAS COISAS

A ASSINATURA DAS COISAS revista desenredos ISSN 2175-3903 ano VIII - número 25 teresina - piauí agosto de 2016 A ASSINATURA DAS COISAS SANTAELLA, Lúcia. A assinatura das coisas: Peirce e a literatura. Rio de Janeiro: Imago, 1992,

Leia mais

Uma análise dos meios de representação a partir da teoria geral dos signos An analysis of the means of representation from the general theory of signs

Uma análise dos meios de representação a partir da teoria geral dos signos An analysis of the means of representation from the general theory of signs Uma análise dos meios de representação a partir da teoria geral dos signos An analysis of the means of representation from the general theory of signs Daniel Ribeiro Cardoso daniel.br@mac.com André Felipe

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN A APLICAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO LEGI-SIGNO NA CAMPANHA INCONFUNDÍVEL DO BANCO ITAÚ SALVATTI, Marco Aurelio. 1 SCHMITT, Bruno César. 2 OLIVEIRA, Rafael Silva. 3 SILVEIRA, Wellington Alves. 4 KULAK, Sérgio

Leia mais

V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA OS ASPECTOS SEMIÓTICOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO

V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA OS ASPECTOS SEMIÓTICOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO OS ASPECTOS SEMIÓTICOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO Willian José da Cruz 11 Ana Claudia Ribeiro Martins 22 RESUMO Este texto traz alguns resultados iniciais de uma pesquisa de caráter bibliográfico em andamento,

Leia mais

3 A aplicação MoLIC WOz

3 A aplicação MoLIC WOz A aplicação MoLIC WOz 33 3 A aplicação MoLIC WOz Esta seção descreve a MoLIC WOz relacionando com a Engenharia Semiótica (3.1) e apresentando a estrutura da ferramenta (3.2). 3.1 MoLIC WOz e a Engenharia

Leia mais

Apontamentos sobre possíveis contribuições da semiótica de charles anders peirce na educação matemática

Apontamentos sobre possíveis contribuições da semiótica de charles anders peirce na educação matemática Apontamentos sobre possíveis contribuições da semiótica de charles anders peirce na educação matemática Resumo Gefferson Luiz dos Santos Rosana Figueiredo Salvi Este artigo aborda possíveis conexões entre

Leia mais

CLASSIFICAÇÕES DE SIGNOS DE C.S.PEIRCE DE ON THE LOGIC OF SCIENCE AO SYLLABUS OF CERTAIN TOPICS OF LOGIC

CLASSIFICAÇÕES DE SIGNOS DE C.S.PEIRCE DE ON THE LOGIC OF SCIENCE AO SYLLABUS OF CERTAIN TOPICS OF LOGIC CLASSIFICAÇÕES DE SIGNOS DE C.S.PEIRCE DE ON THE LOGIC OF SCIENCE AO SYLLABUS OF CERTAIN TOPICS OF LOGIC João QUEIROZ 1 RESUMO: As classificações dos signos de C.S.Peirce começam a ser desenvolvidas em

Leia mais

UMA LEITURA PEIRCEANA DE NÍVEIS DE SIGNIFICADO DAS ESTAÇÕES DO ANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

UMA LEITURA PEIRCEANA DE NÍVEIS DE SIGNIFICADO DAS ESTAÇÕES DO ANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS IV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia IV SNEA 2016 Goiânia, GO 1 UMA LEITURA PEIRCEANA DE NÍVEIS DE SIGNIFICADO DAS ESTAÇÕES DO ANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS A PEIRCEAN READING OF

Leia mais

PEIRCE E LATOUR: DIÁLOGOS ENTRE DOIS MODELOS NÃO-DUALISTAS 1. Tarcísio Cardoso 2 ; Gustavo Rick Amaral 3

PEIRCE E LATOUR: DIÁLOGOS ENTRE DOIS MODELOS NÃO-DUALISTAS 1. Tarcísio Cardoso 2 ; Gustavo Rick Amaral 3 PEIRCE E LATOUR: DIÁLOGOS ENTRE DOIS MODELOS NÃO-DUALISTAS 1 Tarcísio Cardoso 2 ; Gustavo Rick Amaral 3 O presente trabalho se propõe a apresentar, de forma breve, alguns resultados de um estudo comparativo

Leia mais

ANÁLISE PERCEPTIVA E A TERCEIRIDADE PEIRCEANA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

ANÁLISE PERCEPTIVA E A TERCEIRIDADE PEIRCEANA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA ANÁLISE PERCEPTIVA E A TERCEIRIDADE PEIRCEANA EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA Thiago Fernando Mendes Universidade Estadual de Londrina Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornélio Procópio

Leia mais

A semiótica de Peirce em imagem-tempo

A semiótica de Peirce em imagem-tempo A semiótica de Peirce em imagem-tempo Rafael Wagner dos Santos Costa 1 Resumo A apropriação dos conceitos semióticos efetuada por Deleuze no desenvolvimento de suas imagens-tempo é o ponto central deste

Leia mais

Diagramas Interativos para as Classificações dos Signos de Charles S. Peirce

Diagramas Interativos para as Classificações dos Signos de Charles S. Peirce Diagramas Interativos para as Classificações dos Signos de Charles S. Peirce Interactive Diagrams for Charles S. Peirce s Classifications of Signs Priscila Farias Departamento de Ciência da Computação

Leia mais

Locke ( ) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012.

Locke ( ) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012. Locke (1632-1704) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012. Racionalismo x Empirismo O que diz o Racionalismo (Descartes, Spinoza, Leibiniz)?

Leia mais

As Lógicas Do Sentir: O Sentimento Sob O Ponto de Vista Semiótico E Sua Influencia Nos Processos De Comunicação No Futebol 1

As Lógicas Do Sentir: O Sentimento Sob O Ponto de Vista Semiótico E Sua Influencia Nos Processos De Comunicação No Futebol 1 As Lógicas Do Sentir: O Sentimento Sob O Ponto de Vista Semiótico E Sua Influencia Nos Processos De Comunicação No Futebol 1 Diego Frank Marques Cavalcante 2 Fanor DeVry, Fortaleza, Ceará Resumo O objetivo

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN DOVE E SEU POSICIONAMENTO: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SIMBOLISMO COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO. RAMALHO, Evylinn 1 AMARAL, André Ricardo 2 CALVI, Douglas Renan 3 ULBRICH, Thaís Helena 4 KULACK,

Leia mais

Semiótica E Sociedade do Espetáculo: Do Sentido Ao Fascínio Na Era Da Aparência 1 Diego Cavalcante 2 Fanor Dervy

Semiótica E Sociedade do Espetáculo: Do Sentido Ao Fascínio Na Era Da Aparência 1 Diego Cavalcante 2 Fanor Dervy Semiótica E Sociedade do Espetáculo: Do Sentido Ao Fascínio Na Era Da Aparência 1 Diego Cavalcante 2 Fanor Dervy RESUMO O propósito desse artigo é discutir influencias dos sentimentos no processo de comunicação

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Hermenêutica jurídica Maria Luiza Quaresma Tonelli* Hermenêutica é um vocábulo derivado do grego hermeneuein, comumente tida como filosofia da interpretação. Muitos autores associam

Leia mais

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos.

Conceituação. Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Linguagem e Cultura Conceituação Linguagem é qualquer sistema organizado de sinais que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos. Cultura é todo saber humano, o cabedal de conhecimento de um

Leia mais

Aprendendo o dinamismo do mundo vivido

Aprendendo o dinamismo do mundo vivido Aprendendo o dinamismo do mundo vivido Anne Buttimer In.: CHRISTOFOLETTI, A. Perspectivas da Geografia. São Paulo: DIFEL, 1985. Habitação na Floresta Negra, Sudoeste da Alemanha Habitação, arquitetura

Leia mais

MARIA DE LOURDES BACHA. A Teoria da Investigação de C.S.Peirce

MARIA DE LOURDES BACHA. A Teoria da Investigação de C.S.Peirce MARIA DE LOURDES BACHA A Teoria da Investigação de C.S.Peirce Mestrado Semiótica PUC-SP 1997 1 MARIA DE LOURDES BACHA A Teoria da Investigação de C.S.Peirce Dissertação apresentada como requisito parcial

Leia mais

Fundamentos peirceanos: a dimensão diagramática do faneron 1. Cândida ALMEIDA 2 Anhnanguera, São Paulo, SP 3 SENAC-SP, São Paulo, SP

Fundamentos peirceanos: a dimensão diagramática do faneron 1. Cândida ALMEIDA 2 Anhnanguera, São Paulo, SP 3 SENAC-SP, São Paulo, SP Fundamentos peirceanos: a dimensão diagramática do faneron 1 Cândida ALMEIDA 2 Anhnanguera, São Paulo, SP 3 SENAC-SP, São Paulo, SP RESUMO O presente artigo tem por objetivo apresentar e defender uma representação

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 2 A EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Ramo da filosofia que estuda a natureza do conhecimento. Como podemos conhecer

Leia mais

A LINGUAGEM NO CENTRO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO. Avanete Pereira Sousa 1 Darlene Silva Santos Santana 2 INTRODUÇÃO

A LINGUAGEM NO CENTRO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO. Avanete Pereira Sousa 1 Darlene Silva Santos Santana 2 INTRODUÇÃO A LINGUAGEM NO CENTRO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO Avanete Pereira Sousa 1 Darlene Silva Santos Santana 2 INTRODUÇÃO A natureza humana perpassa pelo campo da linguagem, quando é a partir da interação verbal

Leia mais

estudos semióticos

estudos semióticos estudos semióticos www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es issn 1980-4016 semestral novembro de 2009 vol. 5, n o 2 p. 60 69 Visualização científica vs interpretação científica: uma leitura semiótica Rozélia de

Leia mais

Inteligência Artificial. Outras abordagens à conceituação de IA

Inteligência Artificial. Outras abordagens à conceituação de IA Inteligência Artificial Outras abordagens à conceituação de IA Retomada da aula passada O histórico do computador está entrelaçado ao histórico da IA Diversos acontecimentos contribuíam para o atual estado

Leia mais

O PAPEL DOS MODELOS NA MATEMÁTICA

O PAPEL DOS MODELOS NA MATEMÁTICA O PAPEL DOS NA MATEMÁTICA Irinéa de Lourdes Batista 1 Gabriela H. G. Issa Mendes 2 João Henrique Lorin 3 Kátia Socorro Bertolazi 4 Resumo: Este minicurso tem por objetivo apresentar noções a respeito dos

Leia mais

(1) Primeiridade mônada (2) Secundidade relação diádica

(1) Primeiridade mônada (2) Secundidade relação diádica SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonoro visual verbal. 3. ed. São Paulo. Iluminuras: FAPESP, 2005. ASPECTOS GERAIS DA OBRA INTRODUÇÃO BREVE RELATO DE UMA HISTÓRIA. 1974 Inicia participação

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva www.oxnar.com.br/2015/profuncionario 1 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO As informações para serem trocadas precisam ser produzidas. Fonte é o produtor da informação:

Leia mais

A essência dos objetos do

A essência dos objetos do A essência dos objetos do Direito pela Fenomenologia André R. C. Fontes A propensão para se firmar premissas em torno de fenômenos e objetos em Direito sempre foi uma particularidade dos estudiosos, quaisquer

Leia mais

Penso, Logo Existo: Entendimento das Categorias Universais de Peirce

Penso, Logo Existo: Entendimento das Categorias Universais de Peirce Penso, Logo Existo: Entendimento das Categorias Universais de Peirce Jeferson Lima BARBOSA 1 Maria Alice Andrade de Souza DESCARDECI 2 Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO RESUMO Este artigo fornece

Leia mais

O CONCEITO DE DIAGRAMA EM PEIRCE: UMA LEITURA SEMIÓTICA PARA ALÉM DA GRAMÁTICA ESPECULATIVA

O CONCEITO DE DIAGRAMA EM PEIRCE: UMA LEITURA SEMIÓTICA PARA ALÉM DA GRAMÁTICA ESPECULATIVA Revista Eletrônica de Filosofia Philosophy Eletronic Journal ISSN 1809-8428 São Paulo: Centro de Estudos de Pragmatismo Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia Pontifícia Universidade Católica de

Leia mais

Pró-letramento Matemática Estado de Minas Gerais

Pró-letramento Matemática Estado de Minas Gerais Pró-letramento Matemática Estado de Minas Gerais Diferentes significados de um mesmo conceito: o caso das frações. 1 Cleiton Batista Vasconcelos e Elizabeth Belfort Muitos conceitos matemáticos podem ser

Leia mais

II. SEMIÓTICA e SEMIOLOGIA

II. SEMIÓTICA e SEMIOLOGIA II. SEMIÓTICA e SEMIOLOGIA 1. O que é semiótica e semiologia? A semiótica é uma filosofia cientifica da linguagem. Seu campo de estudo trata dos signos e dos processos significativos e da maneira como

Leia mais

O OLHAR SEMIÓTICO PARA ENTENDER O MUNDO. Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi

O OLHAR SEMIÓTICO PARA ENTENDER O MUNDO. Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi O OLHAR SEMIÓTICO PARA ENTENDER O MUNDO Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi Resumo: Focaliza-se neste texto a teoria semiótica como instrumento facilitador do entendimento das linguagens que cercam os seres

Leia mais

1.1 Os temas e as questões de pesquisa. Introdução

1.1 Os temas e as questões de pesquisa. Introdução 1 Introdução Um estudo de doutorado é, a meu ver, um caso de amor, e em minha vida sempre houve duas grandes paixões imagens e palavras. Escolhi iniciar minha tese com o poema apresentado na epígrafe porque

Leia mais