Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação."

Transcrição

1 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/01 DISCIPLINA: DIREITO PENAL I PROFESSOR: GUSTAVO SENNA MIRANDA TURMA: 3º DN TOTAL DE ENCONTROS: 38 (76 AULAS) obs. Esta é uma previsão que poderá ser alterada no decorrer do semestre para mais ou para menos. UNIDADES OBJETIVOS CONTEÚDOS AULAS APRESENTAÇÃO E NOÇÕES INTRODUTÓRIAS AO DIREITO PENAL Conhecer o professor e os demais colegas, bem como os objetivos gerais e específicos da disciplina, bem como as metas a serem atingidas ao longo do semestre; Expor a proposta de avaliação, bem como algumas advertências quanto à presença e cumprimento de prazos; Comprometer-se em atingir os objetivos formulados e cumprir as metas estabelecidas; Conhecer a disciplina e as temáticas a ela relacionadas. Compreender o significado preliminar do Direito Penal, sua denominação e sua adequada posição no ordenamento jurídico. Conhecer as funções e missões do Direito Penal. Identificar as tendências do Direito Penal Contemporâneo na sociedade de risco (Direito Penal clássico x Direito Penal da Modernidade). Compreender a importância do Direito Penal para solução dos conflitos sociais que atingem os bens jurídicos mais caros da Apresentação do professor; Apresentação dos conteúdos, da metodologia, da bibliografia e da avaliação da aprendizagem. Apresentação da disciplina e de sua importância na atual ciência do Direito. Noções introdutórias ao Direito Penal. Tendências do Direito Penal Contemporâneo na sociedade de risco. 04 ESTRATÉGIA DE ENSINO - Apresentação de casos práticos (jornais, revistas etc.) para identificação das tendências do Direito Penal; ATIVIDADE DE APLICAÇÃO Estudo de caso BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Plano de curso. BUERGO, Blanca Mendonza. El Derecho Penal en la Sociedad Del Riesgo. Madrid: Civitas, FERNANDES, Paulo Silva. Globalização, Sociedade de Risco e o Futuro do Direito Penal. Coimbra: Almedina, GOMES, Luiz Flávio; BIANCHINI, Alice. O Direito Penal na Era da Globalização. São Paulo: RT, GOMES, Luiz Flávio; YACOBUCCI, Jorge Guillermo. As Grandes Transformações do Direito Penal Tradicional. São Paulo: RT, GRECO, Rogério. Direito Penal do Equilíbrio. Niterói: Impetus, JAOBS, GÜNTHER; MELIÁ, Manuel Cancio. Direito Penal do Inimigo. Porto Alegre: Livraria do Advogado, ROXIN, Claus. Problemas Fundamentais de Direito Penal. 2. ed. Lisboa: Vega, SÁNCHEZ, Jesús-Maria Silva. A Expansão do Direito Penal. São Paulo: RT, ZAFFARONI, E. Raúl. O Inimigo no Direito Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

2 UNIDADE I PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL pessoa humana e como forma de evitar a autotutela e o arbítrio estatal na sua utilização. Compreender a importância dos princípios no ordenamento jurídico. Identificar as distinções existentes entre regras e princípios. Identificar e compreender os principais princípios que informam o Direito Penal, bem como sua relevância para uma correta interpretação da lei penal em relação aos casos concretos. I Noção de princípio. Diferenças entre regras princípios. Importâncias dos princípios para o ordenamento jurídico. II Princípios do Direito Penal: 1. Princípio da legalidade; 2. Princípio da exclusiva proteção de bens jurídicos; 3. princípio da intervenção mínima; 4. Princípio da fragmentariedade; 5. Princípio da subsidiariedade ou ultima ratio; 6. Princípio da insignificância; 7. Princípio da materialização do fato (x direito penal do autor); 8. Princípio da ofensividade; 9. principio da culpabilidade; 10. Princípio da dignidade humana (a proibição de pena indigna; b proporcionalidade). 08 Atividade Prática 1: Resolução de Problema Cine Fórum. Estudo de caso. CERNICCHIARO, Luiz Vicente; COSTA JR. Paulo José da. Direito Penal na Constituição. 3. ed. São Paulo: RT, FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão. Teoria do Garantismo Penal. 2. ed. São Paulo: RT, GOMES, Luiz Flávio; Molina, Antonio García-Pablos de; BIANCHINI, Alice. Direito Penal. V. 1. São Paulo: RT, LUIZI, Luiz. Os Princípios Constitucionais Penais. 2. ed. Porto Alegre: SAFE, PALAZZO, Francesco C. Valores Constitucionais e Direito Penal. Porto Alegre: SAFE, CHMITT, Ricardo Augusto (Org.). Princípios Penais Constitucionais. Salvador: Podium, BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e das Penas. São Paulo: Martins Fontes, COSTA, Álvaro Mayrink da. Direito Penal. Parte Geral. Volume ed. Rio de Janeiro: Forense, EYMERICHI, Nicolau. Manual dos Inquisidores. São Paulo: Rosa dos Tempos. PIERANGELLI, José Henrique. Códigos Penais do Brasil. Evolução Histórica. Bauru: Javoli, ZAFFARONI. E. Raúl. et al. Direito Penal Brasileiro I. Rio de Janeiro: Revan, KRAMER, Heinrich; SPRENGER, James. Malleus Maleficarum. O Martelo das Feiticeiras. 18. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2005

3 UNIDADE II EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO PENAL UNIDADE III FONTES DO DIREITO PENAL Compreender a evolução histórica do Direito Penal em conjunto com a evolução do Estado. Compreender a questão da secularização do Direito Penal (a separação do Direito e da Moral). Compreender a evolução histórica do Direito Penal no Brasil a incidência das Ordenações no Brasil e suas características. Apresentar o Código Penal de 1940 e sua contextualização. Compreender e identificar as fontes de produção e de conhecimento. Distinguir a fonte imediata das fontes mediatas da lei penal. A importância do princípio da reserva legal. Entender as e identificar as diversas espécies de interpretação da lei penal e sua importância para o ordenamento jurídico. A evolução das formas de interpretação. A importância da Constituição Federal e dos princípios na interpretação de um Direito Penal Democrático. Compreender o sentido de analogia, suas espécies e sua incidência no Direito Penal. I Evolução Histórica do Direito Pena: 1. Evolução do Direito Penal e Evolução do Estado (Da Idade Média aos tempos atuais); 2. Da secularização do Direito Penal; 3. Do Direito Penal Contemporâneo (uma visão mundial). II Evolução Histórica do Direito Penal no Brasil. 1. Das Ordenações (Afonsinas, Manuelinas e Filipinas aos tempos atuais). III A relação do Direito Penal com outros ramos do direito I Fontes do Direito Penal: 1. Fontes de produção ou material; 2. Fontes de conhecimento ou formais; 3. Da Lei Penal ou Norma Penal: Fonte formal imediata; Fonte formal mediata (o costume, princípios gerais do direito, a doutrina, a jurisprudência). Obs: Dos Tratados e Convenções. II Da Interpretação da Lei Penal. 1. Conceito de e dialogada. dialogada. BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e das Penas. São Paulo: Martins Fontes, COSTA, Álvaro Mayrink da. Direito Penal. Parte Geral. Volume ed. Rio de Janeiro: Forense, EYMERICHI, Nicolau. Manual dos Inquisidores. São Paulo: Rosa dos Tempos. PIERANGELLI, José Henrique. Códigos Penais do Brasil. Evolução Histórica. Bauru: Javoli, ZAFFARONI. E. Raúl. et al. Direito Penal Brasileiro I. Rio de Janeiro: Revan, KRAMER, Heinrich; SPRENGER, James. Malleus Maleficarum. O Martelo das Feiticeiras. 18. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, Estudo de caso. FELDENS, Luciano. A Constituição Penal. A Dupla Face da Proporcionalidade no Controle das Normas Penais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, JAKOBS, Günther. Ciência do Direito e Ciência do Direito Penal. Barueri: Manole, ORDEIG, Enrique Gimbernat. Conceito e Método da Ciência do Direito Penal. São Paulo: RT, SCHMIDT, Andrei Zenkner. O Método do Direito Penal sob uma Perspectiva Interdisciplinar. Rio de Janeiro: Lumen Juris, O Princípio da Legalidade Penal no Estado Democrático de Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

4 interpretação; 2. Espécies de interpretação; UNIDADE IV DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL Compreender o nascimento, a vigência e a validade da lei penal. Compreender os princípios existentes para solucionar os conflitos de leis penais no tempo. Compreender o significado de abolicio criminis e suas conseqüências práticas. A questão particular das leis temporárias e excepcionais. Compreender os princípios da territorialidade e extraterritorialidade da lei penal e sua importância em relação à soberania. A questão do Tribunal Penal Internacional e os direitos humanos universais. Analisar a eficácia da lei penal em relação a determinadas pessoas, e sua compatibilidade com o princípio da isonomia. 3. Da analogia I Da Lei penal no Tempo: 1. Dos Princípios da reserva legal e da anterioridade da lei. 2. Do conflito de leis penais no tempo princípios aplicáveis. 3. Da Lei Penal Excepcional e Temporária; 4. Do tempo do crime; 5. Do conflito aparente de leis penais princípios aplicáveis. Distinção em relação ao concurso de crimes. II Da Lei Penal no Espaço: 1. Da Territorialidade; 04 Estudo de caso AMBOS, Kai; JAPIASSÚ, Carlos Eduardo Adriano. (Organizadores). Tribunal Penal Internacional. Possibilidades e Desafios. Rio de Janeiro: Lumen Juris, CERVINI, Raúl. Os Processos de Descriminalização. São Paulo: RT, GOMES, Luiz Flávio; Molina, Antonio García-Pablos de. Direito Penal. V. 2. São Paulo: RT, HASSEMER, Winfried. Direito Penal. Fundamentos, Estrutura, Política. Porto Alegre: SAFE, RIPOLLÉS, José Luiz Díez. A Racionalidade das Leis Penais. São Paulo: RT, Da Extraterritorialidade - princípios aplicáveis; 3. Do Lugar do Crime. 4. do Tribunal Penal Internacional. III Da Eficácia Pessoal da Lei Penal: 1. Da imunidade Diplomática; 2. Imunidades dos Chefes dos Executivos (federal, estaduais e municipais); 3. Das Imunidades Parlamentares.

5 UNIDADE V TEORIA DO CRIME Introduzir os alunos nos conceitos básicos da teoria do crime e sua evolução histórica, por meio da análise das principais escolas e teorias penais. Distinguir os crimes ou delitos das contravenções penais. Compreender o fenômeno do crime do ponto de vista formal e analítico e sua importância para o Direito Penal, em especial para uma adequada interpretação dos tipos previstos na parte especial. Compreender que na atualidade o fenômeno do crime não pode ser analisado tão-somente do ponto de vista formal (puramente positivistalegalista). Estudar e compreender os elementos do crime do ponto de vista formal e material Identificar as causas legais e supralegais de exclusão da antijuricidade e da culpabilidade e suas conseqüências na teoria do crime, e assim conduzir o alunado à descoberta de que a prática de condutas criminosas (típicas) pode não ser crime (ou importar em não aplicação de pena). Analisar e identificar as diversas classificações do crime e seus principais aspectos. 1. Noções introdutórias à teoria do crime. Infração penal: Diferença entre crime e contravenção. 2. Conceito formal de crime. Dos sujeitos do crime. 3. Conceito analítico de crime. Teoria bipartida e tripartida. Evolução dos conceitos analíticos (dogmáticos) do delito: do causalismo, do finalismo e do funcionalismo Do fato típico: A) conduta voluntária dolosa ou culposa; B) Resultado naturalístico; C) Nexo de causalidade; D) Relação de tipicidade (adequação do fato à letra da lei). Pausa 1: Da tipicidade material e da tipicidade conglobante; Pausa 2: Da Teoria da Imputação Objetiva Da Antijuricidade: A) Conceito e evolução histórica; B) Das causas legais de exclusão de antijuricidade Da culpabilidade: A) Conceito e evolução histórica; B) Elementos da culpabilidade; C) Das excludentes legais e supralegais da culpabilidade 4. Classificação das infrações penais Apresentação de casos práticos (jornais, revistas etc.) para identificação das tendências do Direito Penal; - Estudo de casos Estudo de caso 2: Resolução de Problema Cine Fórum. Estudo de caso. Estudo de caso 3: Resolução de Problema BITENCOURT, Cezar Roberto; CONDE, Francisco Muñoz. Teoria Geral do Delito. São Paulo: Saraiva, BUSATO, Paulo César. Fatos e Mitos sobre a Imputação Objetiva. Rio de Janeiro: Lumen Juris, CALLEGARI, André Luís et al. Direito Penal e Funcionalismo. Porto Alegre: Livraria do Advogado, CONDE, Francisco Muñoz. Teoria Geral do Delito. Porto Alegre: SAFE, FRANCO, Alberto et al. Código Penal e sua Interpretação. Doutrina e Jurisprudência. 8. ed. São Paulo: RT, GOMES, Luiz Flávio; Molina, Antonio García-Pablos de. Direito Penal. V. 1. São Paulo: RT, GRECO, Luís. Um Panorama da Teoria da Imputação Objetiva. Rio de Janeiro: Lumen Juris, GUARAGNI, Fábio André. As Teorias da Conduta em Direito Penal. São Paulo: RT, JAKOBS, Günther. A Imputação Objetiva. São Paulo: RT, MIR PUIG, Santiago. Direito Penal. Fundamentos e Teoria do Delito. São Paulo: RT, PRADO, Luiz Regis (Coord.). Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica. São Paulo: RT, REALE JR., Miguel. Teoria do Delito. São Paulo: RT, ROXIN, Claus. Funcionalismo e Imputação Objetiva no Direito Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2002 SÁNCHEZ, Bernardo Feijóo. Teoria da Imputação Objetiva. Barueri: Manole, SÁNCHEZ, Jesús-Maria Silva.

6 UNIDADE VI DA IMPUTABILIDADE UNIDADE VII DO CONCURSO DE PESSOAS Conhecer os elementos que configuram o juízo de reprovação pessoal ao agente de um crime. Observar as hipóteses que excluem a imposição da pena ao agente, ou que provocam a sua diminuição. Compreender o tratamento dado pelo ordenamento jurídico em relação aos menores de 18 anos, do ponto de vista da legislação comparada e o sistema jurídico brasileiro. Levar o alunado a refletir que o crime, muito embora possa ser obra de um só homem, em determinados casos, a sua existência se dá com a presença na cena criminosa de mais de um agente. Estudar as e compreender as implicações jurídico-penais aos crimes praticados com a colaboração de duas ou mais pessoas. 1. das situações de inimputabilidade: 1.1. Da doença mental. Tipos e conseqüências em relação à pena; 1.2. Da menoridade. Tratamento no nosso ordenamento jurídico. 2. Da emoção e paixão. 3. Da embriaguez. 1. Da autoria, co-autoria e participação. Conceitos e distinções. Evolução histórica e teorias (unitária, igualitária ou monista e do domínio final do fato). 2. Das espécies de autoria. 3. Da autoria mediata e colateral. 4. Da responsabilidade penal no concurso de pessoas. Circunstâncias incomunicáveis dialogada. Aproximação ao Direito Penal Contemporâneo. São Paulo: RT, SANTOS, Juarez Cirino dos. Direito Penal. Parte Geral. Rio de Janeiro: Lumen Juris, WELZEL, Hans. O Novo Sistema Jurídico-Penal. Uma introdução à doutrina da ação finalista. São Paulo: RT, ZAFFARONI. E. Raúl. et al. Direito Penal Brasileiro II, i. Rio de Janeiro: Revan, Cine Fórum. BILL, MV Bill; ATHAYDE, Celso. Falcão. Meninos do Tráfico. Rio de Janeiro: Objetiva, FEFFERMANN, Marisa. Vidas Arriscadas. O cotidiano dos jovens trabalhadores do tráfico. Petrópolis: Vozes, Estudo de caso 4: Resolução de Problema AMBOS, Kai. Direito Penal. Fins da pena, concurso de pessoas, antijuricidade e outros aspectos. Porto Alegre: SAFE, BATISTA, Nilo. Concurso de Agentes. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, JAKOBS, Günther. Crítica à teoria do domínio do fato. Barueri: Manole, GOMES, Luiz Flávio; Molina, Antonio García-Pablos de. Direito Penal. V. 1. São Paulo: RT, JESUS, Damásio E. Teoria do domínio final do fato no concurso de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2001.

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA OBRA 1 ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELLI, José Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro. Parte Geral. 5. ed. São Paulo: RT, OBRA 2 BITENCOURT, Cesar Roberto. Manual de Direito Penal. Parte Geral. V ed. São Paulo: Saraiva, OBRA 3 PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro. Volume 1. Parte Geral arts. 1º a ed. São Paulo: RT, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal. Parte Geral. 7. ed. Niterói: Impetus, AVALIAÇÃO a) 1º. Bimestre: Prova escrita (valor de 8,0) + a nota correspondente às atividades 1 e 2 (possuindo cada uma o valor de 1 ponto). As datas da prova e das atividades práticas são as seguintes: PROVA 1): o agendamento será feito pela coordenação de curso. Atividade Prática 01: 31/08/2011; Atividade Prática 02: 28/09/2011. Critério de avaliação das atividades práticas: 1) controle do tempo para elaboração; 2) clareza nas idéias; 3) uso correto da doutrina e jurisprudência; 4) uso correto da linguagem; 5) capacidade de convencimento; 6) participação e comportamento dos componentes do grupo. b) 2º. Bimestre: A nota será obtida com a média da Prova escrita (valor de 8,0) e as atividades práticas 03 e 04 (cada uma tendo o valor 1,0). As datas da prova e das atividades práticas 03 e 04: PROVA 2): o agendamento será feito pela coordenação de curso. Atividade Prática 03: 26/10/2011; Atividade Prática 04: 23/11/2011. Critério de avaliação das atividades práticas 3 e 4: vide critérios relativos ao primeiro bimestre. Obs1: No decorrer do semestre poderão ser aplicadas atividades extras, com a denominação de Temas relevantes em debate, sendo a sua aplicação de forma diversificada (debates, apresentação oral etc.). Referida atividade, sendo satisfatória, poderá terá pontuação, o que ficará a critério do professor no final do semestre. Obs2: O aluno que perder uma atividade prática, havendo justificativa, poderá fazer atividade prática substitutiva, que corresponderá à prova substitutiva. Não será admitida a substituição de uma segunda atividade. Obs3: As datas das atividades práticas poderão sofrer eventual variação a depender do desempenho da turma.

8

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2010/01 DISCIPLINA: DIREITO PENAL I PROFESSOR: GUSTAVO SENNA MIRANDA TURMA: 3CN UNIDADES CONTEÚDOS

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s) Programa de DIREITO PENAL I 2º período: 80 h/a Aula: Teórica EMENTA Introdução ao direito penal. Aplicação da lei penal. Fato típico. Antijuridicidade. Culpabilidade. Concurso de pessoas. OBJETIVOS Habilitar

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I Identificação. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 2º. II Ementário

PLANO DE ENSINO. I Identificação. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 2º. II Ementário I Identificação Disciplina Direito Penal I Código EST0042 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 2º II Ementário PLANO DE ENSINO Ordenamento jurídico e o direito penal. Limites constitucionais

Leia mais

- Aula expositiva dialogada. - Pesquisa. - Atividade em grupo. 08 h/aulas

- Aula expositiva dialogada. - Pesquisa. - Atividade em grupo. 08 h/aulas DISCIPLINA: DIREITO PENAL I PROFESSOR: GUSTAVO SENNA MIRANDA TURMA: 3º DN PLANO DE CURSO 2014/01 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. UNIDADES DE TRABALHO

Leia mais

EMENTA: A disciplina tem por objetivo entender, assimilar e contribuir para a reflexão do Direito Penal sob a ótica das normas constitucionais.

EMENTA: A disciplina tem por objetivo entender, assimilar e contribuir para a reflexão do Direito Penal sob a ótica das normas constitucionais. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL DISCIPLINA: DIREITO PENAL E CONSTITUIÇÃO PROFESSOR: RODRIGO COSTA PERÍODO: 2º semestre de 2011. DIA E HORÁRIO: 4as feiras,

Leia mais

Plano de Ensino EMENTA

Plano de Ensino EMENTA Universidade Federal do Amazonas Plano de Ensino FACULDADE DE DIREITO CURSO: DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I DEPARTAMENTO: DIREITO PÚBLICO PROFESSOR: FELIPE AUGUSTO FONSECA VIANNA Período C/H Total

Leia mais

I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Específicos Geral PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina Direito Penal I Curso Direito Nível 3º Ano/Semestre 2013/1 N Horas/Aula 72 N de Créditos Dias e Horários Sextas-feiras,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: DIREITO Período: 2º DEPARTAMENTO: DIREITO PÚBLICO Ano:2016 DISCIPLINA: DIREITO PENAL I (Parte Geral) CARGA HORÁRIA:80 HORAS SEMANAL:

Leia mais

PLANO DE CURSO 2009/1

PLANO DE CURSO 2009/1 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2009/1 DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL PROFESSOR: NARA BORGO TURMA: 3º ANO - INTEGRAL UNIDADES

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Direito Penal I Código da Disciplina: JUR 329 Curso: Direito Faculdade responsável: Faculdade de Direito Programa em vigência a partir de: Número de créditos: 04 Carga

Leia mais

Direitos Humanos e Direito Penal. Apresentação e a Estrutura do Estado Constitucional Prof. Murillo Sapia Gutier

Direitos Humanos e Direito Penal. Apresentação e a Estrutura do Estado Constitucional Prof. Murillo Sapia Gutier Direitos Humanos e Direito Penal Apresentação e a Estrutura do Estado Constitucional Prof. Murillo Sapia Gutier Ementa da Disciplina As gerações dos direitos humanos. A indivisibilidade dos direitos humanos.

Leia mais

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: DIREITO Ano: 2016 Período: 3º Disciplina: Direito Penal I Aulas Teóricas: 108 h Aulas Práticas: 0h Carga Horária: 108h Docente: Introdução ao Direito Penal. Fontes do Direito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Professor: Alexandre Morais da Rosa (alexandremoraisdarosa@gmail.com) Nome Direito Penal IV Curso BACHARELADO EM DIREITO - CRÉDITOS: 4 Código DIR 5608 N horas-aula

Leia mais

PLANO DE CURSO TEORIA DA NORMA E DO CRIME (CÓD.: ENEX 60112) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS:

PLANO DE CURSO TEORIA DA NORMA E DO CRIME (CÓD.: ENEX 60112) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: PLANO DE CURSO DISCIPLINA: TEORIA DA NORMA E DO CRIME (CÓD.: ENEX 60112) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

CURSO: DIREITO NOTURNO - CAMPO BELO SEMESTRE: 2 ANO: 2017 C/H: 67 AULAS: 80 PLANO DE ENSINO

CURSO: DIREITO NOTURNO - CAMPO BELO SEMESTRE: 2 ANO: 2017 C/H: 67 AULAS: 80 PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO NOTURNO - CAMPO BELO SEMESTRE: 2 ANO: 2017 C/H: 67 AULAS: 80 DISCIPLINA: DIREITO PENAL I PLANO DE ENSINO OBJETIVOS: * Compreender as normas e princípios gerais previstos na parte do Código

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 1º Semestre DISCIPLINA: Teoria Geral do Crime CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Conceito, teorias e correntes

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Ilicitude e Culpabilidade CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Tipo e tipicidade. Antijuricidade.

Leia mais

SUMÁRIO. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores

SUMÁRIO. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores DIREITO PENAL SUMÁRIO UNIDADE 1 Aplicação da Lei Penal 1.1 Princípios da legalidade e da anterioridade 1.2 Lei penal no tempo e no espaço 1.3 Tempo e lugar do crime 1.4 Lei penal excepcional, especial

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: DIREITO PENAL II CARGA HORÁRIA: 72h/a ANO: 2011 SEMESTRE: 2º PROFESSOR: PAOLA JULIEN O. DOS SANTOS TURMAS: 4 DIN-2 OBJETIVOS 1 Compreender

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE DIREITO "PROF. JACY DE ASSIS" Curso: Direito. Área Direito Penal. Inscrições: 02/02/2010 à 17/02/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE DIREITO PROF. JACY DE ASSIS Curso: Direito. Área Direito Penal. Inscrições: 02/02/2010 à 17/02/2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE DIREITO "PROF. JACY DE ASSIS" PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL 03/2010 Curso: Direito Área Direito Penal Inscrições: 02/02/2010

Leia mais

Período 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Prof. Dr. Cristiano Thadeu e Silva Elias

Período 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Prof. Dr. Cristiano Thadeu e Silva Elias Página 1 de 5 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código INSTITUIÇÕES DE DIREITO PENAL I 074 Curso Graduação Período 3º Período Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente (s) Prof. Dr.

Leia mais

7.3 Crime doloso Teorias sobre o dolo Espécies de dolo Outras categorias Mais classificações 7.4 Crime culposo 7.4.

7.3 Crime doloso Teorias sobre o dolo Espécies de dolo Outras categorias Mais classificações 7.4 Crime culposo 7.4. Sumario CAPÍTULO 1 DIREITO PENAL CAPÍTULO 2 DIREITOS DE PROTEÇÃO: EXCESSO E PROIBIÇÃO DE INSUFICIÊNCIA CAPÍTULO 3 CONSTITUIÇÃO FEDERAL 3.1 Princípios da Legalidade e da Anterioridade da Lei Penal 3.2 Garantismo

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO 2016.1 I DIREITO PENAL IV Professora: MSc. Fernanda Mambrini Rudolfo Email: fernandamambrinirudolfo@gmail.com

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: DIREITO PENAL II CARGA HORÁRIA: 72h/a ANO: 2012 SEMESTRE: 2º PROFESSOR: PAOLA JULIEN O. DOS SANTOS TURMAS: 4 DIN-1 OBJETIVOS 1 Compreender

Leia mais

Parte Geral ALEXANDRE ARARIPE MARINHO ANDRÉ GUILHERME TAVARES DE FREITAS. 3. a edição revista, atualizada e ampliada STJ

Parte Geral ALEXANDRE ARARIPE MARINHO ANDRÉ GUILHERME TAVARES DE FREITAS. 3. a edição revista, atualizada e ampliada STJ ALEXANDRE ARARIPE MARINHO ANDRÉ GUILHERME TAVARES DE FREITAS I Parte Geral 3. a edição revista, atualizada e ampliada THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS'" MANUAL DE DIREITO PENAL PARTE GERAL 3. a edição

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: DIREITO PENAL II CARGA HORÁRIA: 72h/a ANO: 2010 SEMESTRE: 1º PROFESSOR: PAOLA JULIEN O. DOS SANTOS TURMAS: 4 DIV OBJETIVOS 1 Compreender

Leia mais

Direito Penal. Infração Penal: Teoria geral

Direito Penal. Infração Penal: Teoria geral Direito Penal Infração Penal: Teoria geral Sistemas de Classificação a) Sistema tripartido: Crimes, delitos e contravenções. Ex: França e Espanha. b) Sistema bipartido: Crimes ou delitos e contravenções.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM PLANO DE ENSINO 2016-1º Semestre CURSO DIREITO DISCIPLINA DIREITO PENAL I 1º SEMESTRE DE 2016 TURNO NOTURNO - CARGA HORÁRIA 80 h/a PROFESSORA Me. RAPHAEL HERNANDES PARRA FILHO MISSÃO E OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

1. Curso: Direito. 2. Código: 14 e 15

1. Curso: Direito. 2. Código: 14 e 15 Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular 1. Curso: Direito. 2. Código: 14 e 15 3.

Leia mais

Série Resumos. Direito Penal Parte Geral FORTIUM. Brasília, DF (81) G971d

Série Resumos. Direito Penal Parte Geral FORTIUM. Brasília, DF (81) G971d Série Resumos VYVYANY VIANA NASCIMENTO DE AZEVEDO GULART Promotora de Justiça do Distrito Federal; Professora universitária; Professora de cursos preparatórios para concursos; Ex-Delegada da Polícia Civil

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA CÓDIGO NOME PROFESSOR: DIR013 CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTAL EMENTA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA CÓDIGO NOME PROFESSOR: DIR013 CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTAL EMENTA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA CÓDIGO NOME PROFESSOR: DIR013 DIREITO PENAL II CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTAL 060 - - 060 Direito 2014 EMENTA Teoria da Pena: conceito, fundamento e finalidade.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO ª Série Diurno e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito Penal I CARGA HORÁRIA

PLANO DE ENSINO. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO ª Série Diurno e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito Penal I CARGA HORÁRIA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO 2019 2ª Série Diurno e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito Penal I CARGA HORÁRIA SEMANAL: h. a. ANUAL: 105 H DOCENTE (S) RESPONSÁVEL(IS) Prof. José Francisco

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS!

INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS! DISCIPLINA: ILICITUDE E CULPABILIDADE TURMA: DR3P30 DR3Q30 DR2P30 CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 60 h (3h semanais) ANO/SEMESTRE: 2018/01 PROFESSOR: HERTZ ANDRADE SANTOS PLANO DE ENSINO EMENTA DA DISCIPLINA Tipo

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/1 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PENAL III PROFESSOR: FELIPE TEIXEIRA SCHWAN TURMA: 5º AM UNIDADE DE

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA DA INFRACÇÃO PENAL Ano Lectivo 2009/2010

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA DA INFRACÇÃO PENAL Ano Lectivo 2009/2010 Programa da Unidade Curricular TEORIA DA INFRACÇÃO PENAL Ano Lectivo 2009/2010 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Solicitadoria 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular TEORIA DA INFRACÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores

SUMÁRIO. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores NOÇÕES DE DIREITO PENAL PARA CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL focada no cespe/unb SUMÁRIO UNIDADE 1 Aplicação da Lei Penal 1.1 Princípios da legalidade e da anterioridade 1.2 Lei penal no tempo e no espaço

Leia mais

STJ ANDRÉ LUíSCALLEGARI TEORIA GERAL DO E DA IMPUTAÇÃO OBJETIVA. TERCEIRA EDiÇÃO REVISTA E AMPLIADA

STJ ANDRÉ LUíSCALLEGARI TEORIA GERAL DO E DA IMPUTAÇÃO OBJETIVA. TERCEIRA EDiÇÃO REVISTA E AMPLIADA ANDRÉ LUíSCALLEGARI TEORIA GERAL DO E DA IMPUTAÇÃO OBJETIVA TERCEIRA EDiÇÃO REVISTA E AMPLIADA SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2014 2013 by Editora Atlas S.A. As primeiras edições deste livro foram publicadas

Leia mais

Conceito segundo Raul Eugenio Zaffaroni (Manual de Derecho Penal - Parte Geral.

Conceito segundo Raul Eugenio Zaffaroni (Manual de Derecho Penal - Parte Geral. Conceito segundo Raul Eugenio Zaffaroni (Manual de Derecho Penal - Parte Geral. Chama-se teoria do delito a parte da ciência do direito penal que se ocupa de explicar o que é delito em geral, quer dizer,

Leia mais

DIREITO PENAL & AÇÃO SIGNIFICATIVA Análise crítica

DIREITO PENAL & AÇÃO SIGNIFICATIVA Análise crítica 9 Pedro H. C. Fonseca DIREITO PENAL & AÇÃO SIGNIFICATIVA Análise crítica COLEÇÃO CIÊNCIA CRIMINAL CONTEMPORÂNEA Coordenação: Cláudio Brandão Pedro H. C. Fonseca DIREITO PENAL & AÇÃO SIGNIFICATIVA Análise

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19 SUMÁRIO Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19 1. Noções preliminares... 19 2. Peculiaridades dos princípios do direito penal... 20 3. Princípio da legalidade ou da reserva legal... 20 3.1. Abrangência

Leia mais

Capítulo 1 Introdução ao Direito Penal...1

Capítulo 1 Introdução ao Direito Penal...1 S u m á r i o Capítulo 1 Introdução ao Direito Penal...1 1.1. Conceito de Direito Penal...1 1.2. As Fontes do Direito Penal...3 1.3. As Funções do Direito Penal...4 1.4. Objeto do Direito Penal...5 1.5.

Leia mais

Samuel Ebel Braga Ramos

Samuel Ebel Braga Ramos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DIRIETO NUCLEO DE ESTUDOS SISTEMA CRIMINAL E CONTROLE SOCIAL - SCCS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA COMO POSSIBILIDADE DA CONSEQUÊNCIA JURÍDICA AO INJUSTO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO AGRÁRIO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO AGRÁRIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO AGRÁRIO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: ATIVIDADE AGRÁRIA E RISCO: PERSPECTIVA PENAL Docente: Profa. Dra. Bartira Macedo de Miranda Santos Carga Horária: 45 horas (3 créditos)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL 0 Programa Analítico de Disciplina DIR351 Direito l II - Teoria do Crime e Teoria da Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração

Leia mais

6. HABILIDADES REQUERIDAS E COMPORTAMENTO ESPERADO

6. HABILIDADES REQUERIDAS E COMPORTAMENTO ESPERADO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professor: Tito Livio Barichello - tito@crime.adv.br Período/ Fase: 3º Semestre: 2º Ano: 2012 Disciplina: Direito

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO - 2010/01 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO III PROFESSOR: MARCELO MARTINS ALTOÉ TURMA: 10DM UNIDADES

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do direito penal... 19

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do direito penal... 19 SUMÁRIO Apresentação da Coleção... 5 Capítulo 1 Princípios do direito penal... 19 1. Noções preliminares... 19 2. Peculiaridades dos princípios do direito penal... 20 3. Princípio da legalidade ou da reserva

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL II PROFESSOR: GUSTAVO SENNA TURMA: 6ºCN PLANO DE CURSO 2009/02 UNIDADES

Leia mais

2. OBJETIVO GERAL Possibilitar ao aluno contato com toda a teoria do delito, com todos os elementos que integram o crime.

2. OBJETIVO GERAL Possibilitar ao aluno contato com toda a teoria do delito, com todos os elementos que integram o crime. DISCIPLINA: Direito Penal II SEMESTRE DE ESTUDO: 3º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CH total: 72h CÓDIGO: DIR118 1. EMENTA: Teoria Geral do Crime. Sujeitos da ação típica. Da Tipicidade. Elementos.

Leia mais

SUMÁRIO I TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL

SUMÁRIO I TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL SUMÁRIO I TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL CAPÍTULO 1 DIREITO PENAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS PARTE 1 Noções introdutórias 1 PARTE 2 Noções introdutórias 2 PARTE 3 Noções introdutórias 3 CAPÍTULO 2 PRINCÍPIOS

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19 SUMÁRIO Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19 1. Noções preliminares... 19 2. Peculiaridades dos princípios do direito penal... 20 3. Princípio da legalidade ou da reserva legal... 20 3.1. Abrangência

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: CRIMINOLOGIA Código: DIR. 351 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2013.1 Professor: Luciana Santos

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO PREFÁCIO... 19

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO PREFÁCIO... 19 Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 15 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 17 PREFÁCIO... 19 Capítulo I DIREITO PENAL MILITAR: CONCEITO E PRINCÍPIOS... 21 1. Conceito... 21 2. Princípio da legalidade

Leia mais

Sumário PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL NORMA PENAL... 33

Sumário PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL NORMA PENAL... 33 CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL... 13 1. Noções preliminares...13 2. Peculiaridades dos princípios do Direito Penal...13 3. Princípio da legalidade ou da reserva legal...14 3.1 Abrangência do princípio

Leia mais

INSTITUIÇÕES POLÍTICAS, CONSTITUIÇÃO E PRÁTICAS PUNITIVAS

INSTITUIÇÕES POLÍTICAS, CONSTITUIÇÃO E PRÁTICAS PUNITIVAS UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL INSTITUIÇÕES POLÍTICAS, CONSTITUIÇÃO E PRÁTICAS PUNITIVAS Dias de aula: Sexta-feira, de 10,00 às 13.00 horas. PROFESSOR:

Leia mais

DIREITO PENAL Professor: Eduardo Fernandes - Dudu

DIREITO PENAL Professor: Eduardo Fernandes - Dudu DIREITO PENAL Professor: Eduardo Fernandes - Dudu www.eduardofernandesadv.jur.adv.br CONCEITO: ANTIJURIDICIDADE OU ILICITUDE é a relação de antagonismo, de contrariedade entre a conduta do agente e o ordenamento

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA DA INFRACÇÃO PENAL Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA DA INFRACÇÃO PENAL Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular TEORIA DA INFRACÇÃO PENAL Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular TEORIA DA INFRACÇÃO PENAL

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I TURMA DIREITO/2013

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I TURMA DIREITO/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CAMPUS UNVERSITÁRIO DE MARABÁ FACULDADE DE DIREITO 1 IDENTIFICAÇÃO: 1.1 Curso: Direito (FADIR/UNIFESSPA). PLANO DE CURSO DISCIPLINA:

Leia mais

Pesquisa direcionada à individualização da pena quanto às Penas Privativas de Liberdade na Comarca de Uberlândia

Pesquisa direcionada à individualização da pena quanto às Penas Privativas de Liberdade na Comarca de Uberlândia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 4ª Semana do Servidor e 5ª Semana Acadêmica 2008 UFU 30 anos Pesquisa direcionada à individualização da pena quanto às Penas Privativas de Liberdade na Comarca de Uberlândia

Leia mais

PLANO DE CURSO 2012/1

PLANO DE CURSO 2012/1 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/1 DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: JOÃO CLAUDIO GONÇALVES LEAL TURMA: 5º ANO INTEGRAL

Leia mais

I Identificação. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 4º. II Ementário

I Identificação. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 4º. II Ementário I Identificação Disciplina Direito Penal III Código EST0064 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 4º II Ementário História e evolução da pena de prisão. Penas privativas de liberdade.

Leia mais

Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 Capítulo 2 Aplicação da Lei Penal... 29

Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 Capítulo 2 Aplicação da Lei Penal... 29 Sumário Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 1. Introdução... 1 2. Princípios... 4 2.1. Princípio da legalidade... 5 2.2. Princípio da anterioridade da lei penal... 5 2.3. Princípio da irretroatividade

Leia mais

Interpretação e integração da lei penal Interpretação...11

Interpretação e integração da lei penal Interpretação...11 Sumário Notas Preliminares Finalidade do Direito Penal...2 Bens que podem ser protegidos pelo Direito Penal...2 Códigos do Brasil...3 Código Penal atual...3 Direito Penal...3 Garantismo...3 Garantias...4

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO PENAL II PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO PENAL II PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO PENAL II Código: DIR - 265 Pré-requisito:Direito Penal I Período Letivo: 2014.1

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. Ano lectivo de 2017/2018 DIREITO PENAL I PROGRAMA FUNDAMENTOS DO DIREITO PENAL E TEORIA DA LEI PENAL

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. Ano lectivo de 2017/2018 DIREITO PENAL I PROGRAMA FUNDAMENTOS DO DIREITO PENAL E TEORIA DA LEI PENAL FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Ano lectivo de 2017/2018 DIREITO PENAL I PROGRAMA FUNDAMENTOS DO DIREITO PENAL E TEORIA DA LEI PENAL PARTE I FUNDAMENTOS DO DIREITO PENAL I. Noções fundamentais

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR: CONCEITO E PRINCÍPIOS...

DIREITO PENAL MILITAR: CONCEITO E PRINCÍPIOS... Sumário Capítulo I DIREITO PENAL MILITAR: CONCEITO E PRINCÍPIOS... 25 1. Conceito... 25 2. Princípio da legalidade (ou da reserva legal) e da anterioridade... 26 3. Princípio da Intervenção Mínima (ou

Leia mais

PLANO DE CURSO 2010/1

PLANO DE CURSO 2010/1 PLANO DE CURSO 20/1 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I PROFESSOR: DAURY CESAR FABRIZ TURMA: 2º ANO INTEGRAL

Leia mais

TEORIA GERAL DO ERRO NO DIREITO PENAL

TEORIA GERAL DO ERRO NO DIREITO PENAL Sumário Nota explicativa da 6ª edição... 13 Parte I TEORIA GERAL DO ERRO NO DIREITO PENAL Considerações iniciais... 17 Capítulo I Erro de tipo... 23 1. Conceito... 23 2. Espécies de erro de tipo... 25

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/02 DISCIPLINA: DIREITO PENAL IV PROFESSOR: ISRAEL DOMINGOS JORIO TURMA: 6 AM / BM / DN UNIDADES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO FACULDADE DE DIREITO MESTRADO EM DIREITO AGROAMBIENTAL PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO FACULDADE DE DIREITO MESTRADO EM DIREITO AGROAMBIENTAL PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: NOVAS FORMAS DE CRIMINALIDADE E DIREITOS FUNDAMENTAIS CARGA HORÁRIA: 60 HORAS/AULA PROFESSOR: DR. ANTONIO SERGIO CORDEIRO PIEDADE MATRÍCULA SIAPE 2144436 TURMA: MESTRADO EM

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL II PROFESSOR: GRÉCIO NOGUEIRA GRÉGIO TURMA: 6ºBM PLANO DE CURSO 2009/02 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. Ano lectivo de 2018/2019 DIREITO PENAL I FUNDAMENTOS DO DIREITO PENAL E TEORIA DA LEI PENAL PROGRAMA

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. Ano lectivo de 2018/2019 DIREITO PENAL I FUNDAMENTOS DO DIREITO PENAL E TEORIA DA LEI PENAL PROGRAMA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Ano lectivo de 2018/2019 DIREITO PENAL I FUNDAMENTOS DO DIREITO PENAL E TEORIA DA LEI PENAL PROGRAMA PARTE I FUNDAMENTOS DO DIREITO PENAL I. Noções fundamentais

Leia mais

Crime organizado: uma visão dogmática do concurso de pessoas. rnoice GERAL

Crime organizado: uma visão dogmática do concurso de pessoas. rnoice GERAL Crime organizado: uma visão dogmática do concurso de pessoas rnoice GERAL Prefácio... 15 Introdução... 21 A) Colocação do problema... 25 B) Delimitação do âmbito do estudo... 25 C) Alguns esclarecimentos

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE AULA 1º sem 2011 PROFESSOR: Pedro Lazarini Neto Disciplina: Direito Penal II Etapa: (X) 4 semestre Turmas: (X) f - (X) P - Obs. Constato novamente, que apesar de comunicado à coordenação, o conteúdo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. TDI0011 Carga horária

PLANO DE ENSINO. TDI0011 Carga horária PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Introdução ao Estudo do Direito Código TDI0011 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 1º II Ementário O direito como fenômeno social e universal.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

O AUTOR INTELECTUAL E A TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO

O AUTOR INTELECTUAL E A TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO O AUTOR INTELECTUAL E A TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO Marcília Ferreira da Cunha 1 A FIGURA DO AUTOR NO CONCURSO DE PESSOAS A teoria do domínio do fato tem sido a mais aceita na doutrina moderna no que se

Leia mais

PROGRAMA DIDÁTICO. CARGA HORÁRIA: 80 horas

PROGRAMA DIDÁTICO. CARGA HORÁRIA: 80 horas PROGRAMA DIDÁTICO CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Direito Penal II (Quinta-feira - 18:50 às 22:20) CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 80 horas PROFESSOR (ES):Cláudia Aguiar I OBJETIVO Revisar o

Leia mais

índice Teoria da Norma Penal

índice Teoria da Norma Penal Teoria da Norma Penal índice CAPíTULO I - O DIREITO PENAL 1. Conceito do Direito Penal....... 17 2. Direito Penal objetivo e subjetivo.. 18 3. Direito Penal material e formal 19 4. Caracteristicas do Direito

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6 Domínio da ortografia oficial... 21 Emprego das letras... 21 Emprego da

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/02 DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL III PROFESSOR: RAPHAEL BOLDT TURMA: 7 EM / FN UNIDADES

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Penal II. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 6º.

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Penal II. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 6º. PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Direito Processual Penal II Código PRO0066 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 6º II Ementário Da prova no processo penal. Das perícias. Do

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO - 2010/01 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PENAL II PROFESSOR: CARLOS EDUARDO TURMA: 4DM e 4EN UNIDADES CONTEÚDOS

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina PARTE ESPECIAL DO DIREITO PENAL III. Período 7º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina PARTE ESPECIAL DO DIREITO PENAL III. Período 7º Período Página 1 de 5 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina PARTE ESPECIAL DO DIREITO PENAL III Código 104 Curso Graduação Período 7º Período Eixo de Formação Profissional Eixo de Formação Profissional Docente:

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: DIREITO Período: 10º DISCIPLINA: DIREITO PENAL MILITAR CARGA HORÁRIA: 40 HORAS PRÉ-REQUISITO: XXXXX SEMANAL: 04 horas TOTAL:

Leia mais

GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO

GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO 1 Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva legal? a) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal. b)

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Instituições de Direito Público e Privado. Carga horária: 72 horas Período letivo: Termo: 1º

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Instituições de Direito Público e Privado. Carga horária: 72 horas Período letivo: Termo: 1º PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Administração Pública Departamento: Departamento de Administração Pública Disciplina: Instituições de Direito Público e Privado Código: 11IDPP Carga horária: 72

Leia mais

Fundamentos Críticos de IREIT E L

Fundamentos Críticos de IREIT E L STJ00096987 GUILHERME MEROLLI Professor Universitário Advogado Militante em Florianópolis Mestre em Direito das Relações Sociais (UFPR) Fundamentos Críticos de IREIT E L Dos Princípios Penais de Garantia

Leia mais

TEORIA JURÍDICA DO DELITO

TEORIA JURÍDICA DO DELITO PEDRO KREBS Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), é professor de Direito Penal nessa universidade, na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do

Leia mais

CULPABILIDADE A IMPORTÂNCIA DESTE, COMO ELEMENTO DO CRIME, E A TEORIA DA CO-CULPABILIDADE

CULPABILIDADE A IMPORTÂNCIA DESTE, COMO ELEMENTO DO CRIME, E A TEORIA DA CO-CULPABILIDADE CULPABILIDADE A IMPORTÂNCIA DESTE, COMO ELEMENTO DO CRIME, E A TEORIA DA CO-CULPABILIDADE Natália Agostinho Bomfim ROCHA 1 RESUMO: esse artigo pretende elaborar sobre a Culpabilidade, dentre seus diversos

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III PROFESSOR: ELVIO FERREIRA SARTÓRIO TURMA: 5FM PLANO DE CURSO - 2010/01 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Leia mais

RESPONSABILIDADE PENAL MÉDICA

RESPONSABILIDADE PENAL MÉDICA FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE MARCELO DOS SANTOS HADDAD

Leia mais

DIREITO PENAL. d) II e III. e) Nenhuma.

DIREITO PENAL. d) II e III. e) Nenhuma. DIREITO PENAL 1. Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva legal? a) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal. b) A pena só pode ser imposta

Leia mais

3º CURSO POPULAR DE FORMAÇÃO DE DEFENSORAS E DEFENSORES PÚBLICAS

3º CURSO POPULAR DE FORMAÇÃO DE DEFENSORAS E DEFENSORES PÚBLICAS 3º CURSO POPULAR DE FORMAÇÃO DE DEFENSORAS E DEFENSORES PÚBLICAS AULAS 3 E 4 - TEORIA DO CRIME - AÇÃO 26.01.2019 1) Conceito de Crime: a) Formal: crime é o ilícito seguido de pena. Conceito cientificamente

Leia mais

Direito Penal. Tipicidade. Professor Adriano Kot.

Direito Penal. Tipicidade.  Professor Adriano Kot. Direito Penal Tipicidade Professor Adriano Kot www.acasadoconcurseiro.com.br www.estudaquepassa.com.br DIREITO PENAL TEORIA GERAL DO DELITO CONCEITO ANALÍTICO DIVIDE O CRIME EM TRÊS ELEMENTOS. SISTEMA

Leia mais