AULA PRÁTICA. AULA 16 NO LAMINÁRIO VIRTUAL Acesse as imagem através do link do Laminário virtual online.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA PRÁTICA. AULA 16 NO LAMINÁRIO VIRTUAL Acesse as imagem através do link do Laminário virtual online."

Transcrição

1 Prof. Sérgio SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO OBJETIVOS DA AULA: 1. Conhecer a organização histológica do testículo e epidídimo. 2. Conceituar e identificar as etapas da espermatogênese e da espermiogênese. 3. Entender a estrutura histológica das glândulas acessórias: próstata, vesícula seminal e glândulas bulbouretrais. 4. Entender a estrutura histológica dos corpos cavernosos e do tecido erétil. AULA PRÁTICA AULA 16 NO LAMINÁRIO VIRTUAL Acesse as imagem através do link do Laminário virtual online. LÂMINA BMC LE17: Testículo e Epidídimo - H.E. LV: 63 TESTÍCULO Nesta preparação observe que o testículo está envolto mais internamente por uma cápsula de tecido conjuntivo denso que constitui a albugínea. Observe também, que em uma das extremidades do testículo, relacionada ao epidídimo há uma porção de pele, que corresponde á bolsa escrotal., ESTRUTURAS DO TESTÍCULO 1) Tecido Intesticial - tecido conjuntivo frouxo entre os túbulos seminíferos, com vasos (arteríolas e vênulas) e células intersticiais ou de Leydig. Células intersticiais ou de Leydig - células agrupadas, poliédricas, apresentam contorno bem delimitado, núcleo com cromatina frouxa, nucléolo evidente, citoplasma róseo claro, com vacúolos (gotas lipídicas). São células ricas em RE liso e inúmeras gotículas de lipídio, funcionalmente relacionadas á biossíntese de esteróides, particularmente a Testosterona. 2) Túbulos Seminíferos(TS. Correspondem a um conjunto de túbulos enovelados que foram cortados em vários planos. 1.Células Mioides são células com características contráteis que estão justapostas à superfície externa dos túbulos seminíferos, apresentam núcleo alongado com cromatina condensada.

2 2. Epitélio Seminífero (do tipo estratificado, ou citogênico) - constituído pelas células de Sertoli (conhecida também como Células de Sustentação) e pelas células da linhagem espermatogênica. A.Células de sustentação( Cel. Sertoli) - são células altas (de formato piramidal) cujo vértice atinge a luz do túbulo. Seu limite citoplasmático não é visível. O núcleo ovoide ou de secção triangular, situa-se em posição basal ou parabasal, isto é, na periferia do túbulo, e apresenta uma cromatina frouxa com nucléolo bastante evidente. B.Linhagem espermatogênica - lembrar que cada secção pode estar num determinado estágio da espermatogênese, assim nem todos os estágios celulares estarão presentes. 1.Espermatogônia - células situadas junto à lâmina basal,ou seja na periferia do túbulo. Núcleo pequeno e arredondado, cromatina frouxa e nucléolo evidente. 2.Espermatócito primário ou de 1 a. ordem - ocupam posição intermediária no epitélio. São células volumosas, com núcleo esférico e cromatina em grumos ou bastões (diversas fases da Prófase I da meiose). OBS: O espermatócito secundário ou de 2 3. Espermátide - ocupam as camadas mais profundas do túbulo e estão voltadas para a luz do túbulo. São células pequenas de núcleo arredondado e claro ou, quando em estágio mais avançado da espermiogênese, o núcleo é alongado e com cromatina com variado grau de condensação. Espermatozoide nos mamíferos são células com núcleo alongado e com cromatina bastante condensada. Estes estão presentes na luz dos túbulos, e ainda presos às células de Sertoli. EPIDÍDIMO Localize a porção do epidídimo que percorre toda uma das bordas do testículo. No epidídimo observam-se várias secções de ductos do epidídimo, que é formado na sua grande extensão por um epitélio prismático alto pseudoestratificado com estereocílios, rodeado por fibras musculares lisas, dispostas circularmente. Entre as secções do ducto do epidídimo, observa-se tecido conjuntivo frouxo. Aglomerados de espermatozoides podem ser encontrados na luz do epidídimo. VOCÊ SABIA??? TESTÍCULO IMPÚBERE- Apenas no LV: 455 Esta preparação mostra o testículo de um animal impúbere, correspondente no humano ao período da infância e da pré-puberdade. Observe que os túbulos seminíferos estão revestidos por um epitélio estratificado, e como é sabido, apenas contendo células de Sertoli e espermatogônias (células 2n).

3 Vesícula Seminal- HE: LV: 245 Classifique o epitélio e observe a mucosa do órgão LÂMINA BMC LE18 Próstata- HE LV: 56 Localize e identifique: Cápsula fibromuscular. Septos conjuntivos, também com fibras musculares lisas, partindo da cápsula em direção ao interior da glândula. Glândulas túbulos-alveolares ramificadas, cujo epitélio simples varia de cúbico a prismático. Na região central do corte situa-se a uretra prostática, que apresenta luz bastante irregular, sendo revestida por epitélio que varia entre cilíndrico estratificado e de transição. Embora o epitélio típico desta região seja o de transição, dependendo do segmento do tecido apresenta tipos epiteliais diferentes. LÂMINA BMC LE 19: Pênis humano (Corte transversal) HE- LV: 60 Este corte mostra um corte transversal através do corpo peniano. Observe a organização do tecido peniano. Identifique as seguintes estruturas: 1.túnica albugínea 2. artéria profunda 3.vasos dorsais (artérias e veias) 4. Os corpos cavernosos: ou Tecido erétil a. corpo cavernoso do pênis ( dorsal) b.corpo cavernoso da uretra (ou corpo esponjoso) c.uretra peniana: epitélio de transição ESTUDO COMPLEMENTAR 1. Esquematize as modificações ultraestruturais que ocorrem na espermiogênese até a formação de um espermatozoide maduro. 2. Porque e onde ocorre a capacitação do espermatozoide? 3. O que é a reação acrossômica? 4. O que mostra um espermograma? O que representam os seus valores? SAIBA AINDA MAIS:visite os sites 1. Sociedade Brasileira de Urologia: 2. Laboratório de Andrologia/Sêmen do Centro de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador: Dr. Jorge Hallak.

4 SISTEMA REPRODUTOR FEMININO OBEJTIVO DA AULA: 1.Conhecer a organização histológica do ovário. Identificar as etapas da folículogênese- (Crescimento folicular- ovulação- atresia folicular e formação do corpo lúteo) 2.Entender a organização histológica da tuba uterina, útero, colo uterino, e as modificações estruturais que neles ocorrem durante o ciclo menstrual. 3. Entender a organização estrutural da mama e as suas modificações durante o ciclo menstrual, na gestação, e na lactação. AULA 17 NO LAMINÁRIO VIRTUAL Acesse as imagem através do link do Laminário virtual online. ROTEIRO DA AULA TEÓRICA 1.OVÁRIO A. Epitélio germinativo- Túnica albugínea do ovário B. Região cortical: Córtex ovariano: FOLÍCULOS OVARIANOS C. Estroma ovariano 2. CICLO OVARIANO-Crescimento folicular- Folículogênese A. Fase Folicular B. Fase Ovulatória C. Fase Luteínica- corpo lúteo- luteinização- luteólise 3. TUBA UTERINA- TROMPA DE FALÓPIO A. Infundíbulo- fímbrias B. Ampola C. Istmo

5 D. Segmento intramural 4. ÚTERO A. Corpo B. Colo uterino ou Cérvix 5. CAMADAS DO ÚTERO A. Endométrio B. Miométrio C. Serosa ou adventícia. 6. ENDOMÉTRIO A. Camada funcional B. Camada basal C. Vascularização do endométrio- artérias espiraladas 7. CICLO MENSTRUAL A. Fase Estrogênicaou Proliferativa (Folicular) B. Fase Secretora ouprogestacional ( Luteal) C. Fase Menstrual 8. Colo uterino ou Cérvix 1.Endocérvix 2.Ectocérvix 3. Zona de transformação- Junção escamo-colunar (JEC) 9. Vagina 10. Glândula Mamária A. Gld mamária em repouso (Não gravídica). B. Gld mamária gravídica. C. Gld mamária na lactação. AULA PRÁTICA 1.Observe atentamente cada lâmina do tecido uterino considerando as características apontadas no quadro abaixo, inicialmente em menor aumento e depois em maior aumento. OBS: Lembre-se que o endométrio está sobinfluência hormonal. 2. Procure entender as modificações morfológicas associadas às variações hormonais (FSH, LH, Estrógeno (E2)e progesterona (P4) durante um ciclo menstrual nas seguintes estruturas: Ovário Tuba uterina Útero Vagina Mama LÂMINA LE9 OVÁRIO FOLÍCULOS OVARIANOS E ESTROMA OVARIANAO - HE LV: 61 O ovário é um órgão maciço, com estroma em "turbilhão". Apresenta uma região cortical e uma Região medular de limites pouco nítidos. Observe a superfície do ovário e identifique: 1. Epitélio de revestimento e classifique:

6 2. Localize os folículos ovarianos presentes na camada cortical e parte da medular do órgão. Classifique os folículos primordiais, em desenvolvimento pré-antrais e antrais, de acordo com as características abaixo: 1.Número de camadas das células foliculares: 2.Presença de zona pelúcida 3.Presença de antro 4.Presença de cumulus oophorus e corona radiata 5.Presença de teca interna e externa Atresia Folicular Os folículos que não maturam entram em involução. As seguintes alterações caracterizam um folículo atrésico: ovócito irregular, células foliculares menores e desorganizadas (algumas com núcleos picnóticos) e zona pelúcida pregueada. Observe ainda no estroma conjuntivo: Grande número de vasos de diferentes calibres LÂMINA LE10 OVÁRIO HUMANO/ CORPO LÚTEO HE LV: 66 Corpo lúteo, isolado de um ovário, mostra uma região central, mais clara, que corresponde ao antro folicular, cheia de líquido e sangue. A porção externa é formada por um grande número de células grandes com citoplasma acidófilo, núcleo de perfil circular e com nucléolo evidente. Tratase de células derivadas das células foliculares que constituem a camada de células granulosaluteínicas, com disposição cordonal e vasos sanguíneos entre os cordões celulares. Na periferia dessa camada, observa-se aglomerados celulares constituídos por células menores e mais claras, ascélulas teca-luteínicas, derivadas da teca interna. Lembrar que o corpo lúteo é uma glândula endócrina temporária do tipo cordonal ( corpo lúteo menstrual ou corpo lúteo gravídico). OVÁRIO SENIL: LV: 428 O que você observa no córtex ovariano? VOCÊ SABIA??? OVÁRIO IMPÚBERE- Apenas no LV: 225 O que você observa no córtex ovariano? ÚTERO HUMANO HE IMPORTANTE: As analisar as lâminas de ENDOMÉTRIO nas diferentes fases do ciclo menstrual, descreva as características abaixo: 1.Espessura do endométrio: 2.Quantidade de glândulas: 3.Formato da glândula:

7 4.Fase do ciclo menstrual/hormônio predominante: Identifique as fases do endométrio LE11- LV: 53 LE12 LV: 54 LE13- LV: 55 LV: 460 COLO UTERINO- ÚTERO LONGITUDINAL LV: 390 Classifique as estruturas : Epitélio do endocérvix Epitélio do ectocérvix O que é a Junção escamo-colunar? LÂMINA LE14 - VAGINA DE RATA HE RATA CASTRADA E CASTRADA COM REPOSIÇÃO DE ESTRÓGENO LV: 65 A vagina é revestida por um epitélio estratificado pavimentoso que sofre a ação dos hormônios sexuais principalmente, o estrógeno. Compare os dois cortes e veja a diferença entre os epitélios. Procure diagnosticar qual o corte corresponde ao animal castrado e qual o animal que recebeu estrógeno. Descreva as diferenças morfológicas predominantes entre ambos. Associada à parede de um dos cortes observe uma estrutura de luz pregueada, trata-se de corte da uretra. Identifique as estruturas que compõe a parede uretral. Classifique o epitélio de revestimento deste tecido: ESTUDO COMPLEMENTAR 2. O que é um exame de colpocitologia oncótica utilizando o método de coloração de Papanicolau? 2a. Quais informações podem ser obtidas através deste exame? GLÂNDULAS MAMÁRIAS LÂMINA LE15: MAMA gravídica e não gravídica HE LV: 223 mama não gravídica / mamilo LV: 407 mama não gravídica LV: 46 - mama gravídica

8 Compare os dois cortes e observe que a mama não gravídicaé constituída predominantemente por tecido conjuntivo denso, pouco tecido adiposo e alguns túbulos contendo secreção no seu interior. Na mama gravídicanota-se uma grande quantidade de estruturas secretoras (alvéolos) constituídas por epitélio simples cúbico ou cuboide que formam uma glândula exócrina. Observe que existe uma grande quantidade de tecido conjuntivo separando as unidades secretoras (alvéolos) em franca atividade, contendo secreção no seu interior. Em algumas regiões, podemos distinguir ductos - ductos galactóforos- rodeados de tecido conjuntivo frouxo interlobular. Em comparação com o corte ao lado, há uma menor distribuição de tecido conjuntivo denso e de tecido adiposo. LÂMINA - LE16 MAMA em lactação HE LV: 292 Em primeiro lugar, localizar o tecido mamário. Ao microscópio, em pequeno aumento podemos observar a pele que recobre o mamilo, em cujo eixo encontramos os ductos galactóforos, revestidos por epitélio estratificado cúbico (2 camadas) que nas proximidades da papila mamária passa a epitélio estratificado plano queratinizado da pele. Em alguns cortes é possível observar o orifício da saída de um ducto na papila mamária. A região glandular é bem evidente, assim como a septação em lóbulos. Observar os ductos galactóforos entre os alvéolos e o seio galactóforo- porção dilatada inicial dos grandes ductos galactóforos que se abrem na papila mamária. ESTUDO COMPLEMENTAR 1. Quais diferenças podem ser observadas entre a mama não gravídica, gravídica e a mama em lactação? 2. Quando se fala em Câncer de Mama, qual(is) estrutura (s) do tecido mamário pode(m) dar origem a este tipo de câncer? Acesse: Instituto nacional do câncer:

9 DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA GENITAL OBJETIVOS GERAIS: Capacitar o aluno a reconhecer a importância dos conhecimentos sobre o desenvolvimento dos órgãos do sistema genital para sua formação e desempenho profissional e, a refletir sobre o significado e importância das malformações e defeitos genéticos mais frequentes neste sistema que podem acometer o embrião/feto. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ao final destas aulas o aluno deverá estar apto a: Conhecer os principais eventos morfogenéticos que levam à formação dos diferentes órgãos do sistema reprodutor feminino e masculino, nas diferentes fases do desenvolvimento embrionário e fetal. Descrever os eventos de diferenciação celular que levam à formação das gônadas e das vias genitais em ambos os sexos. Conhecer o significado da determinação sexual cromossômica, anatômica e neurológica e os principais defeitos que podem ocorrer durante as diferentes etapas do desenvolvimento embrionário/fetal, em ambos os sexos. Refletir sobre as causas conhecidas de malformações relacionadas ao desenvolvimento do sistema reprodutor em seus diferentes graus de intensidade e expressão. Desenvolvimento do Sistema Urogential O sistema urogenital pode ser dividido funcionalmente no sistema urinário(excretor) e no sistema genital (reprodutor). Embriológica e anatomicamente estes sistemas estão intimamente associados. Nos homens adultos, a uretra conduz tanto a urina como o sêmen. Nas mulheres adultas estes sistemas estão separados mais desemboca em um espaço comum, o vestíbulo. Nestes sistemas inclui-se o desenvolvimento das adrenais por estas estarem relacionadas aos polos superiores dos rins, e devido a uma condição patológica conhecida como hiperplasia adrenal congênita (HAC) que causa virilizarão( masculinização ) da genitália externa feminina como por exemplo, o aumento excessivo do clitóris. Desenho: Embriologia Clínica Moore Persaud

10 O sistema urogenital se desenvolve a partir do mesoderma intermediário, que se estende ao longo da parede dorsal do corpo do embrião. Este mesoderma perde a conexão com os somitos e forma duas elevações laterais a crista urogenital- se formam ao lado da aorta dorsal e correm longitudinalmente no dorso do embrião. Na porção da crista urogenital que dará origem ao sistema urinário se formará o cordão nefrogênico- e formará a porção ductal do néfron, associado ao cordão, ramos da aorta dorsal formarão os as artérias renais e os ramos aferentes dos glomérulos. Na porção que dará origem ao sistema genital se formará a crista gonadal. Desenvolvimento do Sistema Genital Embora o sexo cromossômico e genético de um embrião seja determinado durante a fertilização pelo tipo de espermatozoide que fecunda o ovócito, as características masculinas e femininas só começam a se desenvolver na sétima semana de gestação. O sistema genital dos dois sexos é semelhante e por esta razão, o período inicial do desenvolvimento genital é referido como estágio indiferenciado do desenvolvimento sexual. 1. Desenvolvimento das gônadas 1.a. Gônadas indiferenciadas 1.b. Células germinativas primordiais 1.c. Determinação do sexo - O gene SRY Desenho: Embriologia Clínica Moore Persaud

11 2. Desenvolvimento dos testículos 2.a.O gene SRY e o Fator determinante do testículo-(fdt) 2.b. Histogênese do testículo- Testosterona- androstenediona- Gonadotrofina coriônica humana (hcg)hormônio antimülleriano (HAM) ou substância inibidora de Müller

12 3. Desenvolvimento dos ovários 3.a.Histogênese do ovário e o cromossomo X Desenho: Embriologia Clínica Moore Persaud 4. Desenvolvimento dos ductos genitais Os embriões masculinos e femininos têm dois pares de ductos genitais- Os ductos mesonéfricos de Wolf desenvolve parte do sistema reprodutor masculino- Os ductos paramesonéfricos de Müller que conduz o desenvolvimento do sistema reprodutor feminino 4.a.Desenvolvimento dos ductos genitais masculinos e das glândulas acessórias Testosterona estimula ductos mesonéfricos- e o HAM-causa desaparecimento dos ductos paramesonéfricos. 4.b.Desenvolvimento dos ductos genitais femininos vagina e das glândulas acessórias Ausência de testosterona causa regressão dos ductos de Wolff e os ductos de Müller se desenvolvem pela ausência do HAM.

13 5. Estruturas vestigiais derivadas dos ductos genitais embrionários- são raramente observados clinicamente salvo quando sofrem transformações patológicas. a.ductomesonéfrico no homem paradídimo b.ductomesonéfrico na mulher epoóforo, paraóforo e ducto de Gartener ( este pode originar os cistos do ducto de Gartener ) 6. Desenvolvimento da genitália externa Tubérculo genital Falo primordial Pregas urogenitais Intumescências labioescrotais bolsa escrotal Membrana urogenital ânus e orifício urogenital e vestíbulo a. Desenvolvimento da genitália externa masculina - Testosterona - Diidrotestosterona Placa uretral uretra- pregas urogenitais uretra esponjosa- rafe peniana- corpos cavernosos e o esponjoso( se desenvolvem a partir do mesênquima do falo) b. Desenvolvimento da genitália externa feminina Estrógeno placentário e ovariano fetal falo primordial- clitóris Pregas urogenitias- pequenos lábios- pregas lábioescrotais- grandes lábios ( homólogos ao escroto )- as comissuras labiais, e o monte pubiano.

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO. Prof. Dr. José Gomes Pereira

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO. Prof. Dr. José Gomes Pereira Prof. Dr. José Gomes Pereira 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS 2. CONSTITUINTES 2.1. Ovários 2.2. Tubas Uterinas 2.3. Útero 2.4. Cérvix 2.5. Vagina 2.6. Vulva 2.7. Clitóris 2.8 Uretra Ovários Glândula Exócrina e

Leia mais

19/11/2009. Sistema Reprodutor Masculino Adulto. Formação do sistema genital. Sistema reprodutor feminino adulto. 1ª Etapa: Determinação sexual

19/11/2009. Sistema Reprodutor Masculino Adulto. Formação do sistema genital. Sistema reprodutor feminino adulto. 1ª Etapa: Determinação sexual Desenvolvimento do Sistema Sistema Reprodutor Masculino Adulto Reprodutor Masculino e Feminino Prof. Dr. Wellerson Rodrigo Scarano Sistema reprodutor feminino adulto Formação do sistema genital 1ª Etapa:

Leia mais

Sistema Reprodutor Feminino. Acadêmica de Veterinária Carolina Wickboldt Fonseca

Sistema Reprodutor Feminino. Acadêmica de Veterinária Carolina Wickboldt Fonseca Sistema Reprodutor Feminino Acadêmica de Veterinária Carolina Wickboldt Fonseca Introdução Apresento este trabalho sobre o Sistema Reprodutor Feminino (SRF), histologicamente, descrevendo algumas estruturas

Leia mais

Sistema Reprodutor Feminino

Sistema Reprodutor Feminino Lâmina 72A: Ovário infantil e trompas uterinas OVÁRIO: (opção lâmina 35 caixa B) Região do Hilo: vasos sanguíneos, inervação e tecido conjuntivo denso Superfície do ovário -epitélio germinativo: tecido

Leia mais

Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Tópicos Especiais em Biotecnologia

Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Tópicos Especiais em Biotecnologia Universidade Federal do Amazonas ICB Dep. Morfologia Disciplina: Tópicos Especiais em Biotecnologia FUNÇÕES DO APARELHO REPRODUTOR MASCULINO REPRODUTIVA 1 HORMONAL 2 PRODUÇÃO, ARMAZANAMENTO E TRANSPORTE

Leia mais

Sistema reprodutor masculino e feminino: origem, organização geral e histologia

Sistema reprodutor masculino e feminino: origem, organização geral e histologia Sistema reprodutor masculino e feminino: origem, organização geral e histologia CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS TEGUMENTAR, LOCOMOTOR E REPRODUTOR Profa. Msc. Ângela Cristina Ito Sistema reprodutor

Leia mais

Aparelho Reprodutor Feminino

Aparelho Reprodutor Feminino Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Aparelho Reprodutor Feminino Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves mackswenedhell@gmail.com É formado por: Parte interna: - Dois ovários

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO. Prof. Dr. José Gomes Pereira

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO. Prof. Dr. José Gomes Pereira Prof. Dr. José Gomes Pereira 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES 2. CONSTITUINTES 2.1. Testículos 2.2. Ductos Genitais 2.3. Glândulas Genitais Acessórias 2.4. Uretra 2.5. Pênis Testículos Envoltórios testiculares

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO 64 SISTEMA REPRODUTOR FEMININO PRÁTICA 01: OVÁRIO EPITÉLIO GERMINATIVO E TÚNICA ALBUGÍNEA LÂMINA: OVARIO CORPO LÚTEO (TRICOMICO DE MASSON) PROCEDIMENTO 1) Nas objetivas 04, 10 e 40 observar na superfície

Leia mais

Reprodutor. Constituição. - 2 Ovários - 2 Tubas uterinas - Útero - Vagina - Genitália externa. - Glândulas mamárias

Reprodutor. Constituição. - 2 Ovários - 2 Tubas uterinas - Útero - Vagina - Genitália externa. - Glândulas mamárias SISTEMA REPRODUTOR Constituição Reprodutor - 2 Ovários - 2 Tubas uterinas - Útero - Vagina - Genitália externa - Glândulas mamárias Funções Reprodutor Produção de gametas (ovócitos): OVOGÊNESE Produção

Leia mais

Bloco X- Testes- Células germinativas

Bloco X- Testes- Células germinativas Bloco X- Testes- Células germinativas 1) Das células progenitoras dos gametas podemos afirmar: I. São haplóides e migram para as gônadas em desenvolvimento II. São chamadas células germinativas primordiais

Leia mais

O sistema reprodutor feminino. Os ovários e os órgãos acessórios. Aula N50

O sistema reprodutor feminino. Os ovários e os órgãos acessórios. Aula N50 O sistema reprodutor feminino. Os ovários e os órgãos acessórios. Aula N50 Sistema reprodutor feminino Ovários = produz óvulos Tubas uterinas = transportam e protegem os óvulos Útero = prove meio adequado

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR. Profª Talita Silva Pereira

SISTEMA REPRODUTOR. Profª Talita Silva Pereira SISTEMA REPRODUTOR Profª Talita Silva Pereira O sistema reprodutor masculino é formado: Testículos Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra. Pênis e Escroto Glândulas anexas: próstata, vesículas

Leia mais

Sistema Reprodutor Masculino. Acadêmica de Veterinária Gabriela de Carvalho Jardim

Sistema Reprodutor Masculino. Acadêmica de Veterinária Gabriela de Carvalho Jardim Sistema Reprodutor Masculino Acadêmica de Veterinária Gabriela de Carvalho Jardim Introdução Neste breve capítulo, será abordado o sistema reprodutor masculino do ponto de vista histológico, utilizando

Leia mais

Introdução. Sistema Urinário. Rim. Rim. A urina é um dos veículos de excreção de substâncias tóxicas e atóxicas.

Introdução. Sistema Urinário. Rim. Rim. A urina é um dos veículos de excreção de substâncias tóxicas e atóxicas. Introdução A urina é um dos veículos de excreção de substâncias tóxicas e atóxicas. Compreende os órgãos formadores da urina (rins) e órgãos destinados à condução (ureteres), reservatório (bexiga) e eliminação

Leia mais

GAMETOGÊNESE. Processo de formação e desenvolvimento das células germinativas especializadas OS GAMETAS.

GAMETOGÊNESE. Processo de formação e desenvolvimento das células germinativas especializadas OS GAMETAS. GAMETOGÊNESE 1 GAMETOGÊNESE Processo de formação e desenvolvimento das células germinativas especializadas OS GAMETAS. Gameta masculino Espermatozóide. Gameta feminino Ovócito. Os gametas possuem metade

Leia mais

Diplofase. Haplofase

Diplofase. Haplofase Prof. Bruno Uchôa Diplofase Haplofase O sexo de um indivíduo é determinado, geneticamente, de acordo com os cromossomas sexuais que se encontram no ovo. As estruturas masculinas e femininas desenvolvem-se

Leia mais

Sistema Reprodutor Feminino Roteiro prático

Sistema Reprodutor Feminino Roteiro prático Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Curso de Medicina Disciplina de Fundamentos Microscópicos II Sistema Reprodutor Feminino Roteiro prático Autores: Adriana P. Moura Monitores 2017 a 2018 Colaboradores:

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Sistema Reprodutor Humano. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Sistema Reprodutor Humano. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Prof. Daniele Duó O sistema reprodutor humano possui uma série de órgãos e estruturas que permitem a realização da reprodução sexuada. Reprodução sexuada: Reprodução

Leia mais

Sistema Reprodutor 1

Sistema Reprodutor 1 Sistema Reprodutor 1 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO 2 Funções Reprodutivas Espermatogênese: formação do esperma Regulação das funções sexuais masculinas pelos diversos hormônios Ato sexual masculino 3 Anatomia

Leia mais

Aparelho reprodutor masculino

Aparelho reprodutor masculino Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Aparelho reprodutor masculino Aparelho reprodutor masculino Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves Anatomia do testículo Componentes do aparelho

Leia mais

Reprodutor Masculino

Reprodutor Masculino Reprodutor Masculino Prof a Dr a Mariana Kiomy Osako RCG0146 Medicina Prof 1º ano a Dr a 03/10/2016 Mariana Kiomy Osako Sistema Reprodutor Masculino Ductos deferentes Secreção sêmen Vesículas Seminais

Leia mais

HISTOLOGIA II. Por Daniele Fernandes, Isadora Paz, Julia Chrysostomo e Luã Iepsen

HISTOLOGIA II. Por Daniele Fernandes, Isadora Paz, Julia Chrysostomo e Luã Iepsen HISTOLOGIA II Por Daniele Fernandes, Isadora Paz, Julia Chrysostomo e Luã Iepsen Sistema Respiratório Este arquivo contém imagens das Lâminas Histológicas do acervo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Leia mais

REPRODUÇÃO HUMANA. Lásaro Henrique

REPRODUÇÃO HUMANA. Lásaro Henrique REPRODUÇÃO HUMANA Lásaro Henrique GAMETOGÊNESE Processo de formação de gametas. Pode ser: Espermatogênese Ovulogênese ESPERMATOGÊNESE Ocorre nos tubos seminíferos,das paredes para a luz de cada tubo. ETAPAS

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Universidade Estadual do Ceará Faculdade de Veterinária SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Histologia e Embriologia Geral Veterinária Profa. Janaina Serra Azul Monteiro Evangelista SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO Anatomia Genitália externa: pênis e bolsa escrotal; Órgãos reprodutores internos: testículos culos, epidídimos dimos, ductos(deferente, ejaculador e uretra) e as glândulas

Leia mais

ATLAS CITOLÓGICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE CITOLOGIA CLÍNICA E LABORATORIAL DA ACADEMIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGICA DE SÃO JOSÉ DE RIO PRETO SP

ATLAS CITOLÓGICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE CITOLOGIA CLÍNICA E LABORATORIAL DA ACADEMIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGICA DE SÃO JOSÉ DE RIO PRETO SP ATLAS CITOLÓGICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE CITOLOGIA CLÍNICA E LABORATORIAL DA ACADEMIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGICA DE SÃO JOSÉ DE RIO PRETO SP Tema Citológico: Morfologia da Espermatogênese Autor: Joeder

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Gametogênese. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Gametogênese. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Moléculas, Células e Tecidos https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó - A reprodução sexuada começa com a formação dos gametas, denominado gametogênese. espermatogênese ovulogênese ou ovogênese

Leia mais

TECIDO EPITELIAL. Tecido Epitelial FUNÇÕES :

TECIDO EPITELIAL. Tecido Epitelial FUNÇÕES : TECIDO EPITELIAL 2 Características principais dos quatro tipos básicos de tecidos Tecido Nervoso Epitelial Muscular Células Longos prolongamentos Células poliédricas justapostas Células alongadas contráteis

Leia mais

Aulas Pratico-Laboratoriais de Histologia Resumo das Lâminas

Aulas Pratico-Laboratoriais de Histologia Resumo das Lâminas Aulas Pratico-Laboratoriais de Histologia Resumo das Lâminas Vesícula Biliar Mucosa: -epitélio cilíndrico simples com microvilosidades -lâmina própria (tecido conjuntivo) Bexiga Mucosa: -epitélio estratificado

Leia mais

GAMETOGÊNESE DIFERENCIAÇÃO DOS GAMETAS. Profª Msc. Tatiane da Silva Poló

GAMETOGÊNESE DIFERENCIAÇÃO DOS GAMETAS. Profª Msc. Tatiane da Silva Poló GAMETOGÊNESE DIFERENCIAÇÃO DOS GAMETAS Profª Msc. Tatiane da Silva Poló ou OOGÊNESE ou OVULOGÊNESE e FOLICULOGÊNESE DEFINIÇÃO OVOGÊNESE: É uma sequência de eventos através dos quais as células germinativas

Leia mais

Histologia 2 - Resumo Sistema Reprodutor Masculino

Histologia 2 - Resumo Sistema Reprodutor Masculino Histologia 2 - Resumo Sistema Reprodutor Masculino SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO Produção do conteúdo celular (espermatozoides) do Sêmen: dois testículos, dois epidídimos, ducto deferente. Produção da parte

Leia mais

LISTA DE LAMINÁRIO HISTOLÓGICO

LISTA DE LAMINÁRIO HISTOLÓGICO 2017 LISTA DE LAMINÁRIO HISTOLÓGICO Produzido por: Karen Chaves Maysa Resende Técnicas do laboratório 10/07/2017 Adrenal Cápsula, Zona glomerular, Zona fasciculada, Zona reticulada e Medular. Artéria de

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO Profa. Dra. Janaina Serra Azul Monteiro Evangelista Universidade Estadual do Ceará Faculdade de Veterinária SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO Histologia e Embriologia Geral Veterinária SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

Leia mais

1. SISTEMA REPRODUTOR

1. SISTEMA REPRODUTOR 1. SISTEMA REPRODUTOR 1.1 FEMININO O aparelho reprodutor feminino consiste em ovários, tubas uterinas (ovidutos), útero, cérvix e vagina. Dentre suas funções, destacam-se a produção de gametas femininos

Leia mais

Interações hormonais relacionadas com a reprodução. Professor: Arturo Arnáez Vaella

Interações hormonais relacionadas com a reprodução. Professor: Arturo Arnáez Vaella Interações hormonais relacionadas com a reprodução Professor: Arturo Arnáez Vaella 1. a paralisação (diplóteno) Fonte: Carlson, B. (2014). Embriologia humana e biologia do desenvolvimento (5 ed.) 1. a

Leia mais

Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação

Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação 09 de maio 2016 Sistema Reprodutor NOME: Nº TURMA: Classificação: % Leia com atenção

Leia mais

hormônios do sistema genital masculino gônadas masculinas

hormônios do sistema genital masculino gônadas masculinas Gônadas masculinas Os hormônios do sistema genital masculino são produzidos nas gônadas masculinas, muito conhecidas como testículos. São os hormônios que determinam as características sexuais secundárias,

Leia mais

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes;

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Reprodução Humana Reprodução Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Ocorre a reprodução sexuada. Na mulher os órgãos sexuais são os ovários, que produzem os óvulos; no homem, são

Leia mais

REPRODUÇÃO HUMANA. Reprodutivas ou Germinativas. Somáticas. Linhagens de Células do Corpo. Células do corpo. 2n 2n.

REPRODUÇÃO HUMANA. Reprodutivas ou Germinativas. Somáticas. Linhagens de Células do Corpo. Células do corpo. 2n 2n. REPRODUÇÃO HUMANA Linhagens de Células do Corpo Somáticas Células do corpo Reprodutivas ou Germinativas 2n 2n 2n Novas células do corpo Só MITOSE 2n MITOSES MEIOSE GAMETOS (n) GAMETO- GÊNESE GAMETOGÊNESE

Leia mais

Eixo hipotalamico-hipofisario-gonadal na femea Funcoes dos hormonios Organizacao das gonadas e desenvolvimento folicular Ciclo estral da vaca

Eixo hipotalamico-hipofisario-gonadal na femea Funcoes dos hormonios Organizacao das gonadas e desenvolvimento folicular Ciclo estral da vaca Topicos Eixo hipotalamico-hipofisario-gonadal na femea Funcoes dos hormonios Organizacao das gonadas e desenvolvimento folicular Ciclo estral da vaca Fertilizacao e desenvolvimento embrionario Cerebro

Leia mais

Resumo Sistema Reprodutor Feminino

Resumo Sistema Reprodutor Feminino Resumo Sistema Reprodutor Feminino SISTEMA REPRODUTOR FEMININO FUNÇÕES OVÁRIOS 2 Ovários: produção de gametas femininos e maturação dessas células. 2 Tubas Uterinas: local de fecundação. Útero Vagina Produzir

Leia mais

Embriologia Humana. Embriologia Humana. Embriologia Humana 09/11/2016

Embriologia Humana. Embriologia Humana. Embriologia Humana 09/11/2016 Embriologia Humana Embriologia Humana Prof. a Dr. a Sara Tatiana Moreira UTFPR Campus Santa Helena 1 1 Definição Períodos Terminologia embriológica Sistema reprodutor masculino e feminino Gametogênese

Leia mais

Tecidos estrutura geral

Tecidos estrutura geral Tecido Epitelial Tecidos estrutura geral Célula Meio extracelular Os tecidos em geral apresentam na sua organização básica: (1) células e (2) meio extracelular. Órgãos estrutura geral Componentes: Parênquima:

Leia mais

Ano Lectivo 2009/2010

Ano Lectivo 2009/2010 Ano Lectivo 2009/2010 Feito por: Carlos Grilo Caracteres sexuais primários e secundários.3 Sistema reprodutor masculino.4 Sistema reprodutor feminino.5 Ciclo ovário.5 Ciclo uterino.7 Fecundação 9 Caracteres

Leia mais

Sistema Reprodutor Feminino. Prof a Dr a Mariana Kiomy Osako

Sistema Reprodutor Feminino. Prof a Dr a Mariana Kiomy Osako Sistema Reprodutor Feminino Prof a Dr a Mariana Kiomy Osako Sistema Reprodutor Feminino ÓRGÃOS INTERNOS - Ovários Produção de óvulos e hormônios - Tubas uterinas ou de Falópio: Local de fertilização -

Leia mais

Sistema urinário. Aparelho Urinário. Órgãos urinários. Órgãos urinários. Rins. Ureteres. Bexiga urinária. Uretra. Sistema urogenital

Sistema urinário. Aparelho Urinário. Órgãos urinários. Órgãos urinários. Rins. Ureteres. Bexiga urinária. Uretra. Sistema urogenital Sistema urinário Aparelho Urinário Sistema urogenital - Órgãos urinários - Órgãos genitais -- Origem embriológica comum (mesoderma intermediário) -- Anatomicamente ligados Profa. Rosane Silva cadela ovário

Leia mais

Reprodução e Manipulação da fertilidade

Reprodução e Manipulação da fertilidade Bio12 Unidade 1 Reprodução e Manipulação da fertilidade De que modo os processos reprodutivos interferem na qualidade de vida dos seres humanos? Capítulo 1. Anatomia, gametogénese e controlo hormonal Em

Leia mais

ACERVO DIGITAL FASE II. Histologia do Sistema Urinário

ACERVO DIGITAL FASE II. Histologia do Sistema Urinário ACERVO DIGITAL FASE II Histologia do Sistema Urinário I-Rim Técnica: HE Observação com aumento total de 40x: Observe a região cortical mais acima, e a camada medular, que é a mais clara, mais abaixo. SU

Leia mais

HISTOLOGIA PROPEDÊUTICO Tecido Epitelial. Profa. Dra. Constance Oliver Profa. Dra. Maria Célia Jamur

HISTOLOGIA PROPEDÊUTICO Tecido Epitelial. Profa. Dra. Constance Oliver Profa. Dra. Maria Célia Jamur HISTOLOGIA PROPEDÊUTICO Tecido Epitelial Profa. Dra. Constance Oliver Profa. Dra. Maria Célia Jamur Absorção TECIDO EPITELIAL Funções Epitélios: intestinal, alveolar pulmonar, endotélio vascular, e epitélio

Leia mais

Determinação do sexo

Determinação do sexo Determinação do sexo No reino animal sexo é um dos fenótipos mais visíveis John Wiley & Sons, Inc. Esse dimorfismo, as vezes é determinado por fatores ambientais John Wiley & Sons, Inc. Exemplo Em uma

Leia mais

Masculino: formação de espermatozóides e sua deposição no interior da fêmea, secreção de hormônios.

Masculino: formação de espermatozóides e sua deposição no interior da fêmea, secreção de hormônios. Masculino: formação de espermatozóides e sua deposição no interior da fêmea, secreção de hormônios. Feminino: formação de óvulos, transporte de espermatozóides e óvulos, e provisão de ambiente adequado

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA REPRODUÇÃO HUMANA PROF. ESP. DOUGLAS G. PEREIRA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA REPRODUÇÃO HUMANA PROF. ESP. DOUGLAS G. PEREIRA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA PROF. ESP. DOUGLAS G. PEREIRA PARACATU/MG 2018 O INÍCIO DA REPRODUÇÃO HUMANA União dos gametas masculino e feminino. Formação do zigoto. Constituição genética diploide

Leia mais

Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Novembro 2018 Unidade 1: Reprodução humana

Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Novembro 2018 Unidade 1: Reprodução humana Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Novembro 2018 Unidade 1: Reprodução humana Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique

Leia mais

- Folículos primordiais: no interior de cada folículo primordial há um ovócito primário recoberto por células granulosas (células achatadas).

- Folículos primordiais: no interior de cada folículo primordial há um ovócito primário recoberto por células granulosas (células achatadas). GDF - SEE - G.R.E. PLANALTINA COORDENAÇÃO REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 CIÊNCIAS NATURAIS MÁRIO CÉSAR CASTRO 1)) HIISTOLOGIIA 1..1)) OVÁRIIOS APARELHO REPRODUTOR FEMIINIINO

Leia mais

AULA PRÁTICA 03 TECIDOS EPITELIAIS - EPITÉLIOS GLANDULARES LÂMINA Nº 46 INTESTINO GROSSO - HE

AULA PRÁTICA 03 TECIDOS EPITELIAIS - EPITÉLIOS GLANDULARES LÂMINA Nº 46 INTESTINO GROSSO - HE AULA PRÁTICA 03 TECIDOS EPITELIAIS - EPITÉLIOS GLANDULARES As glândulas constituem o segundo tipo de tecido epitelial. Embora a secreção seja uma característica inerente ao citoplasma e, portanto toda

Leia mais

Tecido Epitelial. Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto

Tecido Epitelial. Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Tecido Epitelial Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Tipos de epitélio Epitélio de revestimento Epitélio glandular Epitélio de revestimento Organizado em camadas que cobrem a superfície externa do corpo ou

Leia mais

TECIDO EPITELIAL 13/10/2014. Mamíferos: Tipos de tecidos. Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso. Tecido epitelial: Origem ECTODERMA MESODERMA

TECIDO EPITELIAL 13/10/2014. Mamíferos: Tipos de tecidos. Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso. Tecido epitelial: Origem ECTODERMA MESODERMA TECIDO EPITELIAL Mamíferos: Tipos de tecidos Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso Origem ECTODERMA MESODERMA ENDODERMA 1 Tecido epitelial Ectoderma: epitélios sensoriais dos olhos; aparelho auditivo e

Leia mais

Sistema Reprodutor Humano

Sistema Reprodutor Humano Agradecimento: Ao Professor Paulo Roberto que disponibilizou esta aula: http://pt.slideshare.net/biologia_ PreFederal/aula-sistemareprodutor-14165294 Muito Obrigado! Introdução O sistema reprodutor humano

Leia mais

Aparelho Genital Masculino

Aparelho Genital Masculino Aparelho Genital Masculino Função Produz, nutre e transporta os espermatozóides; Produção de hormonas; Reprodução sexuada. Constituição Testículos; Epidídimo e canal deferente; Vesícula seminal; Canal

Leia mais

TECIDO EPITELIAL SEGUNDA PARTE

TECIDO EPITELIAL SEGUNDA PARTE TECIDO EPITELIAL SEGUNDA PARTE Prof : Cristiano Ricardo Jesse TIPOS DE EPITÉLIO - REVESTIMENTO CLASSIFICAÇÃO: Quanto a forma das células o epitélio estratificado (camada mais superficial) pode ser: - Pavimentoso

Leia mais

SISTEMA GENITAL MASCULINO. Prof. Mateus Grangeiro.

SISTEMA GENITAL MASCULINO. Prof. Mateus Grangeiro. SISTEMA GENITAL MASCULINO Prof. Mateus Grangeiro. SISTEMA GENITAL MASCULINO Funções principais: Produção, armazenamento e maturação dos espermatozoides. Transporte dos espermatozoides até o Sistema Genital

Leia mais

Sistema Reprodutor Capítulo 12

Sistema Reprodutor Capítulo 12 Sistema Reprodutor Capítulo 12 1 SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO Os testículos estão envolvidos pelas túnicas vaginal, albugínea e vascular (ou vasculosa). E CE A V A túnica vaginal é uma camada dupla de

Leia mais

- BASES BIOLÓGICAS PARA O CUIDADO I - Prof. Mateus Cruz Loss. Programa de Pós Graduação em Biologia Animal

- BASES BIOLÓGICAS PARA O CUIDADO I - Prof. Mateus Cruz Loss. Programa de Pós Graduação em Biologia Animal UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - BASES BIOLÓGICAS PARA O CUIDADO I - Prof. Mateus Cruz Loss Programa de Pós Graduação

Leia mais

Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino. Professora: Karin

Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino. Professora: Karin Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino Professora: Karin Função? O sistema reprodutor feminino é o responsável por desempenhar toda a trajetória de reprodução, desde a ovulação até a expulsão do bebê

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR. Vera Campos. Disciplina: Anatomia e Fisiologia. Programa Nacional de Formação em Radioterapia

SISTEMA REPRODUTOR. Vera Campos. Disciplina: Anatomia e Fisiologia. Programa Nacional de Formação em Radioterapia Disciplina: Anatomia e Fisiologia SISTEMA REPRODUTOR Vera Campos Programa Nacional de Formação em Radioterapia www.ebah.com.br Aparelho reprodutor masculino É constituído pelos testículos, ductos genitais,

Leia mais

Hipotálamo: Está intimamente relacionado com a hipófise no comando das atividades. Ele controla a secreção hipofisária.

Hipotálamo: Está intimamente relacionado com a hipófise no comando das atividades. Ele controla a secreção hipofisária. Fisiologia da reprodução Os órgãos do sistema reprodutor masculino produzem os gametas por meio da gametogênese e são anatomicamente moldados para inserir estes gametas no sistema reprodutor feminino para

Leia mais

Sistema Urogenital 24/11/2014. O Sistema Urogenital é um sistema de DUTOS! Sistema Urinário: Rins Ureter Bexiga Uretra. M Intermediário.

Sistema Urogenital 24/11/2014. O Sistema Urogenital é um sistema de DUTOS! Sistema Urinário: Rins Ureter Bexiga Uretra. M Intermediário. Sistema Urogenital O Sistema Urogenital é um sistema de DUTOS! Sistema Urinário: Rins Ureter Bexiga Uretra Mesoderma Lateral M Paraxial M Intermediário Urogenital Durante a embriogênese são formados 3

Leia mais

28/10/2016. Módulo: Embriologia OS GAMETAS. Formação e desenvolvimento de células germinativas especializadas

28/10/2016. Módulo: Embriologia OS GAMETAS. Formação e desenvolvimento de células germinativas especializadas Faculdade Maurício de Nassau Disciplina Citologia e Embriologia Cursos: Farmácia e Biomedicina Módulo: Embriologia Profª Drª Danielle Ribeiro dannyrrc_bio08@yahoo.com.br Aracaju/2016.2 1 2 GAMETOGÊNESE

Leia mais

FACULDADE DE EXCELÊNCIA EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: FISIOTERAPIA INTRODUÇÃO A HISTOLOGIA

FACULDADE DE EXCELÊNCIA EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: FISIOTERAPIA INTRODUÇÃO A HISTOLOGIA FACULDADE DE EXCELÊNCIA EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: FISIOTERAPIA INTRODUÇÃO A HISTOLOGIA Histologia Estuda os tecidos do corpo e como estes tecidos se organizam para constituir órgãos. Introdução

Leia mais

É composto por : Sistema reprodutor Vulva (órgão genital externo). Vagina Útero Duas tubas uterinas Tem Dois ovários Função: secretar o óvulo (célula

É composto por : Sistema reprodutor Vulva (órgão genital externo). Vagina Útero Duas tubas uterinas Tem Dois ovários Função: secretar o óvulo (célula É composto por : Sistema reprodutor Vulva (órgão genital externo). Vagina Útero Duas tubas uterinas Tem Dois ovários Função: secretar o óvulo (célula sexual) e abrigar e fornecer condições para o desenvolvimento

Leia mais

Ciclo Celular. Dividido em: - Intérfase - Divisão celular: Dois tipos fundamentais. Mitose Meiose

Ciclo Celular. Dividido em: - Intérfase - Divisão celular: Dois tipos fundamentais. Mitose Meiose Meiose Ciclo Celular Dividido em: - Intérfase - Divisão celular: Dois tipos fundamentais Mitose Meiose Antes de qualquer divisão celular há duplicação do DNA durante a intérfase. Divisão Celular O Ciclo

Leia mais

HISTOLOGIA DO TECIDO EPITELIAL

HISTOLOGIA DO TECIDO EPITELIAL Introdução HISTOLOGIA DO TECIDO EPITELIAL Vera Regina Andrade, 2015 Apesar de toda a complexidade, o organismo humano é constituído de 4 tipos básicos de tecidos Tecido epitelial Tecido conjuntivo Tecido

Leia mais

Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) Em Bovinos Leiteiros

Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) Em Bovinos Leiteiros Gado de Leite 1/27 Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) Em Bovinos Leiteiros Erick Fonseca de Castilho Doutor em Reprodução Animal (UFV/MG) efcmv@yahoo.com.br 2/27 Introdução PIB (pecuária): 21

Leia mais

Tecido Epitelial e Conjuntivo

Tecido Epitelial e Conjuntivo Tecido Epitelial e Conjuntivo Objetivos os estudantes deverão ser capazes de... - descrever as características (constituintes e sua organização) e funções gerais do epitélio de revestimento e do epitélio

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Assistência de Enfermagem ao Pré-Natal Parte 1. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Assistência de Enfermagem ao Pré-Natal Parte 1. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Pré-Natal Parte 1 Profª. Lívia Bahia Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino O sistema reprodutor feminino consiste nas estruturas externas

Leia mais

28/04/2010. Espermatozóides são formados e lançados no espaço do tubos. Tubos Seminíferos. Epidídimo. Testículo Células em divisão (mitose x meiose)

28/04/2010. Espermatozóides são formados e lançados no espaço do tubos. Tubos Seminíferos. Epidídimo. Testículo Células em divisão (mitose x meiose) GAMETOGÊNESE - -OVOGÊNESE gustavosimas@gmail.com Tubos Seminíferos Espermatozóides são formados e lançados no espaço do tubos Epidídimo Testículo Células em divisão (mitose x meiose) 1 EPIDÍDIMO (armazena

Leia mais

Histologia 2 - Sistema Reprodutor Masculino

Histologia 2 - Sistema Reprodutor Masculino Histologia 2 - Sistema Reprodutor Masculino - 2016-2 SISTEMA REPRODUTOR SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO Sistema urogenital (sistema urinário + sistema reprodutor), já o Feminino é diferente pois são independentes.

Leia mais

TECIDO EPITELIAL. Tecido epitelial: Origem. Mamíferos: Tipos de tecidos. Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso 26/09/2017 ECTODERMA MESODERMA

TECIDO EPITELIAL. Tecido epitelial: Origem. Mamíferos: Tipos de tecidos. Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso 26/09/2017 ECTODERMA MESODERMA TECIDO EPITELIAL Mamíferos: Tipos de tecidos Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso Tecido epitelial: Origem ECTODERMA MESODERMA ENDODERMA 1 Tecido epitelial Ectoderma: Epitélios sensoriais dos olhos; Aparelho

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento 8 e os 12 anos secundários

Leia mais

Transmissão da Vida Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução 1.2. Noções básicas de hereditariedade. Ciências Naturais 9ºano

Transmissão da Vida Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução 1.2. Noções básicas de hereditariedade. Ciências Naturais 9ºano Ciências Naturais 9ºano Transmissão da Vida 1.1. Bases morfológicas e 1.2. Noções básicas de hereditariedade A partir da puberdade, as gónadas atingem a maturidade e começam a produzir gâmetas. Ovários

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. adolescência 9 e os 15 anos nascimento. 8 e os 12 anos secundários primários

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. adolescência 9 e os 15 anos nascimento. 8 e os 12 anos secundários primários Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento 8 e os 12 anos secundários primários comportamento psicológicas puberdade Os caracteres sexuais estão presentes desde

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 1 Tecido Epitelial 1. CAPÍTULO 2 Tecido Conectivo 11. CAPÍTULO 3 Tecido Adiposo 25. CAPÍTULO 4 Cartilagem 31. CAPÍTULO 5 Osso 41

Sumário. CAPÍTULO 1 Tecido Epitelial 1. CAPÍTULO 2 Tecido Conectivo 11. CAPÍTULO 3 Tecido Adiposo 25. CAPÍTULO 4 Cartilagem 31. CAPÍTULO 5 Osso 41 Sumário CAPÍTULO 1 Tecido Epitelial 1 PRANCHA 1 Epitélios simples pavimentoso e cúbico 2 PRANCHA 2 Epitélios simples cilíndrico e pseudoestratificado 4 PRANCHA 3 Epitélios estratificados 6 PRANCHA 4 Epitélio

Leia mais

Anatomia Comparada do Sistema Reprodutor Masculino nos Animais Domésticos (Equinos, Bovinos, Suínos, Ovinos e Caninos)

Anatomia Comparada do Sistema Reprodutor Masculino nos Animais Domésticos (Equinos, Bovinos, Suínos, Ovinos e Caninos) Anatomia Comparada do Sistema Reprodutor Masculino nos Animais Domésticos (Equinos, Bovinos, Suínos, Ovinos e Caninos) - Órgãos urinários - Órgãos genitais Aparelho urogenital Rosane Maria Guimarães da

Leia mais

Para que serve a reprodução?

Para que serve a reprodução? REPRODUÇÃO HUMANA Para que serve a reprodução? QUAIS OS TIPOS DE REPRODUÇÃO QUE ADOPTAM OS SERES VIVOS? QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA UM DOS TIPOS DE REPRODUÇÃO? Ciclo de Vida Ciclo de Vida:

Leia mais

TECIDO EPITELIAL. Prof. Cristiane Oliveira

TECIDO EPITELIAL. Prof. Cristiane Oliveira TECIDO EPITELIAL Prof. Cristiane Oliveira Tecido Epitelial CLASSIFICAÇÃO 1. : Revestimento externo do corpo e revestimento interno das cavidades dos órgãos 2. EPITÉLIO GLANDULAR Constitui as glândulas:

Leia mais

ENCCEJA RESUMO. Reprodução e contracepção. Natureza 1

ENCCEJA RESUMO. Reprodução e contracepção. Natureza 1 Reprodução e contracepção RESUMO A reprodução é uma característica dos organismos vivos, que produzem descendentes que contenham os seus genes, fazendo-os semelhantes para perpetuar a vida. Reproduzir

Leia mais

Sistema reprodutor masculino

Sistema reprodutor masculino Sistema reprodutor masculino O sistema reprodutor masculino é composto por: Testículos Vias espermáticas Glândulas anexas Pênis Saco escrotal Assim como o pênis está localizado externamente ao corpo,

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR HUMANO. Prof. Me. Cristino Rêgo 8º ANO Ensino Fundamental II

SISTEMA REPRODUTOR HUMANO. Prof. Me. Cristino Rêgo 8º ANO Ensino Fundamental II SISTEMA REPRODUTOR HUMANO Prof. Me. Cristino Rêgo 8º ANO Ensino Fundamental II SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO FUNÇÕES BÁSICAS Produção de gametas (espermatogênese) Produção de hormônio (testosterona) Condução

Leia mais

PROFESSOR CHICO.

PROFESSOR CHICO. REPRODUÇÃO 2018 PROFESSOR CHICO chicobio@me.com chicobio@gmail.com 1 Taxonomia (aula 1) 2 Taxonomia (aula 2) 3 Sistemática moderna (aula 3) 4 Sistemática moderna (aula Origem dos sistemas genitais (aula

Leia mais

Gametogênese Ovogênese. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Embriologia molecular

Gametogênese Ovogênese. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Embriologia molecular Gametogênese Ovogênese Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Embriologia molecular Cél germinativa primordial (CGP) CGP Oogônias Inicia antes do nascimento Depois entra em repouso Na puberdade termina a diferenciação

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P1-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Identificar as principais mudanças pelas quais o indivíduo passa

Leia mais

Gametogênese ESPERMATOGÊNESE. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Embriologia molecular

Gametogênese ESPERMATOGÊNESE. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Embriologia molecular Gametogênese ESPERMATOGÊNESE Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Embriologia molecular Gametogênese CGP se formam no epiblasto na 2ª sem. Na 4ª sem. migram do o saco vitelino para as gônadas em desenvolvimento.

Leia mais

muscular circular interna longitudinal interna serosa mesotélio adventícia

muscular circular interna longitudinal interna serosa mesotélio adventícia HISTOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS continuação Aula 7. Organização tecidual dos órgãos tubulares: OBJETIVOS PARA O TÓPICO: - descrever a organização das diferentes túnicas e suas camadas nos órgãos tubulares

Leia mais

De acordo com a forma como estas glândulas liberam suas secreções para o corpo, podem ser classificadas em dois grandes grupos:

De acordo com a forma como estas glândulas liberam suas secreções para o corpo, podem ser classificadas em dois grandes grupos: TECIDO EPITELIAL GLANDULAR CLASSIFICAÇÃO De acordo com a forma como estas glândulas liberam suas secreções para o corpo, podem ser classificadas em dois grandes grupos: - a.glândulas exócrinas liberam

Leia mais

Profª LETICIA PEDROSO

Profª LETICIA PEDROSO Profª LETICIA PEDROSO É composto por : Dois ovários Sistema reprodutor Duas tubas uterinas Útero Vagina Vulva (órgão genital externo). Tem como função secretar o óvulo (célula sexual) e abrigar e fornecer

Leia mais

Profa. Dra. Thâmara Alves

Profa. Dra. Thâmara Alves Profa. Dra. Thâmara Alves O corpo humano está organizado em quatro tecidos básicos: Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso Células Matriz extracelular revestir superfícies secretar moléculas transportar

Leia mais