Modelos para Previsão em Séries Temporais: uma Aplicação para a Taxa de Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modelos para Previsão em Séries Temporais: uma Aplicação para a Taxa de Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Modelos para Previsão em Séries Temporais: uma Aplicação para a Taxa de Desemprego na Região Meropoliana de Poro Alegre Auor: Marcel Henrique Becker Orienador: Professor Dr. Cleber Bisognin Poro Alegre, 5 de Dezembro de 0.

2 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Insiuo de Maemáica Deparameno de Esaísica Modelos para Previsão em Séries Temporais: uma Aplicação para a Taxa de Desemprego na Região Meropoliana de Poro Alegre Marcel Henrique Becker Monografia apresenada para obenção do grau de Bacharel em Esaísica. Banca Examinadora: Professor Dr. Cleber Bisognin Professor Dr. Hudson da Silva Torren Poro Alegre, 5 de Dezembro de 0.

3 Resumo Nesse rabalho serão apresenadas écnicas para previsão em séries emporais aravés da análise de dados reais. O dinamismo do mercado de rabalho e a consequene necessidade de esudos mais aprofundados, fez com que em 985 surgisse, a parir de meodologia do Deparameno Inersindical de Esaísica e Esudos Socioeconômicos (DIEESE) a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Essa pesquisa foi o principal moivador desse rabalho que apresenará a caracerização da série, modelagem e em por fim fazer previsões dos fuuros valores. Os méodos uilizados para os ajuses das séries e previsões serão suavização exponencial, modelos de Hol-Winers e modelos SARIMA. Palavras - chave: Modelos SARIMA; Hol-Winers; Suavização exponencial; Pesquisa de Emprego e Desemprego.

4 Absrac This work will be shown echniques for ime series forecasing by analyzing real daa. The dynamism of he labor marke and he consequen need for furher sudies, made in 985 arose from he mehodology he Deparmen of Saisics and Socioeconomic Sudies (DIEESE) he Survey of Employmen and Unemploymen (PED). This research was he primary moivaor of his work will presen he characerizaion of he series, modeling and seeks o make predicions of fuure values. Mehods used for adjusmens of he series and exponenial smoohing forecass are models, Hol-Winers and SARIMA models.

5 Sumário. Inrodução Modelos para séries emporais Suavização Exponencial Modelos Hol-Winers Modelo Hol-Winers Adiivo Modelo Hol-Winers Muliplicaivo Modelo SARIMA Análise de Dados Reais Modelo suavização exponencial Modelos Hol-Winers Modelo SARIMA Modelo de Suavização Exponencial Para a Série Diferenciada Modelo Hol-Winers para a série diferenciada Comparação de resulados e previsões Considerações finais Referências Bibliográficas... 45

6 6. Inrodução Ao explorarmos séries emporais nos deparamos com dados sazonais, iso é, que possuem a caracerísica de repeir-se em deerminados períodos de empo. Séries que possuem essa caracerísica merecem aenção especial no seu esudo para ajuse de modelo, ano para enendermos a série quano para fazermos previsões dos fuuros valores. Uma série emporal é uma sequência de observações feias em um período de empo (BOX, JENKINS e REINZEL, 994). A análise de séries emporais permie descrever a dependência dos dados em relação ao empo e prever valores fuuros. Exemplos de séries emporais são enconrados de várias formas: ações, inflação, emperaura, axa mensal de desemprego, número de homicídios, ec. O objeivo é esudar os modelos para séries emporais sazonais aplicados aos resulados mensais da axa de desemprego da Região Meropoliana de Poro Alegre. Além da axa de desemprego, a pesquisa divulga mensalmene dados referene a ocupação, inaividade, rendimenos do rabalhador, enre ouros. Essas informações auxiliam gesores a omarem decisões para esimular o emprego e ambém no que se refere, por exemplo, a quesão da previdência. O período de esudo da pesquisa de emprego e desemprego (PED) que será uilizado para ese rabalho será enre 993 e 09, resando assim o ano de 0 para realizar previsões. A fone desses dados é pública e esá disponibilizada no sie do Deparameno Inersindical de Esaísica e Esudos Socioeconômicos DIEESE na inerne. No segundo capíulo serão apresenados os modelos uilizados na análise das séries. Iniciamos pelo modelo de suavização exponencial e seguindo com os modelos Hol-Winers (adiivo e muliplicaivo). A seguir será apresenado o modelo SARIMA. Esse capíulo será foremene baseado na bibliografia MORETTIN & TOLOI. A previsão no caso do modelo de suavização exponencial deve ser aualizada a cada nova observação. No caso da PED, ocorre mensalmene. Isso é explicado pelo fao de que a previsão é realizada a parir do dado observado aneriormene e o dado previso no passo anerior. Ou seja, se fosse realizada uma nova previsão a parir do dado previso aneriormene, oberíamos a mesma esimaiva porque o dado observado aneriormene e o dado previso no passo anerior seriam o mesmo.

7 7 O Méodo de Hol-Winers é uma écnica deerminísica de previsão, a qual não exige qualquer manipulação dos dados originais para que, por exemplo, respeiem uma disribuição normal ou esejam esacionados. Porano, sua aplicação resume-se apenas a uilização de suas fórmulas clássicas para que as previsões sejam geradas. O esímulo ao uso dessa écnica surgiu a parir do arigo iniulado O uso de modelos de séries emporais no esudo da produção de álcool no Brasil de LOPES, ALENCA, LIPPI & YAMAMOTO. Aravés da meodologia de Box e Jenkins de idenificação, esimação e previsão em séries emporais, os modelos ARIMA se ornaram populares na década de 70. Com a inrodução da componene sazonal, chegamos ao modelo SARIMA (inegrado auorregressivo e médias móveis com sazonalidade). No erceiro capíulo serão apresenados os resulados de análise de dados reais. Serão analisados os dados mensais da PED e ambém a série da diferença mensal da axa de desemprego. Na úlima seção do capíulo serão realizadas as comparações enre os modelos, onde se procurará aponar um melhor modelo geral para as séries esudadas. O quaro capíulo será dedicado as considerações finais. Os sofwares uilizados nas análises e resulados apresenados nesse rabalho foram o R, Saisical Packe of Social Science, SPSS e MINITAB. Todas as análises serão baseadas num inervalo de confiança de 95%.

8 8 2. Modelos para séries emporais A classe de fenômenos cujo processo observacional e consequene quanificação numérica gera uma sequência de dados disribuídos no empo é denominada série emporal (SOUZA, 989). Os méodos para previsão de séries emporais são classificados como méodos quaniaivos, baseiam - se na exrapolação de caracerísicas de observações passadas e no iner-relacionameno enre essas observações, fornecendo previsões acuradas se o fuuro apresenar comporameno similar ao passado (WHEEL, WRIGHT, 985). De acordo com (WHEEL, WRIGHT, 985) a maioria dos méodos de previsão de séries emporais se baseia na suposição de que as observações passadas coném odas as informações sobre o padrão de comporameno da série emporal e esse padrão é recorrene no empo. O propósio dos méodos de previsão consise em disinguir o padrão de qualquer ruído que possa esar conido nas observações e enão usar esse padrão para prever os valores fuuros da série emporal. Assim, pela idenificação desse componene, a previsão para períodos de empo subsequenes ao observado pode ser desenvolvida. Uma série emporal é amosra de um processo esocásico. Um processo esocásico é não esacionário por apresenar endências. Esses movimenos na série podem dificular a análise dos dados, ainda assim os modelos esudados nesse rabalho podem ser rabalhados sem a necessidade de esacionariedade. Em função de não ser esacionária, a série da axa de desemprego foi modificada (rabalhando com a diferença mensal absolua da axa de desemprego). Essa série modificada é esacionária e ambém será esudada nesse rabalho. A seguir definese um processo esacionário: Um processo esocásico é represenado por uma sequência de variáveis aleaórias {X } Z. O processo esocásico é esriamene esacionário se, para odo o i, j Z. i j e para odo kn, a disribuição mulivariada de (X i,x i+,...,x i+k ) é idênica à de (X j,x j+,...,x j+k ). Na práica só é possível esar algumas das consequências da premissa de que um processo é esriamene esacionário; em paricular, se as disribuições mulivariadas são idênicas, enão: E(X ) = µ, para odo ; E X 2 <, para odo ;

9 9 γ (, 2) = Cov {X(), X(2)} é uma função de 2. A seguir apresenamos os modelos de suavização exponencial. 2. Suavização Exponencial capíulos 3 e 4. onde Eses modelos serão uilizados na análise de dados reais apresenados nos O modelo de suavização exponencial saisfaz a seguine equação: Z ( Zk ( Z 0,,..., N Z é denominado valor exponencialmene suavizado e α, 0 α 2, é a consane de suavização. Efeuando a expansão da equação acima emos: _ Z 2 Z ( ) Z ( ) Z 2... Isso significa que a suavização exponencial simples é uma média ponderada que aribui pesos maiores ás observações mais recenes. As equações de previsão para o modelo de suavização exponencial são dadas pelas seguines expressões: _ Zˆ ( h) Z, h 0 Zˆ ( ) ( ) ˆ h Z Z ( h ) De acordo com as duas úlimas expressões acima é possível perceber uma vanagem do méodo de suavização exponencial. A não necessidade de armazenagem de dados, devido ao fao de que para a aualização de previsão exise a necessidade apenas do valor de α, da observação mais recene e a úlima previsão. Porém esse fao ambém pode ser considerado uma desvanagem, ao passo que, não é possível fazer previsões mais que um passo a frene. Enquano que na Média Móvel as observações usadas para enconrar a previsão do valor fuuro conribuem em igual proporção para o cálculo dessa previsão, no Alisameno Exponencial Simples as informações mais recenes são evidenciadas pela aplicação de um faor que deermina essa imporância (WHEEL, WRIGHT, 985). A maior dificuldade do méodo esá em deerminar o valor da consane α. Um α maior dá maior peso as previsões mais auais. Em geral, valores mais baixos são

10 0 deerminados para séries que possuem maiores fluuações, ou seja, maior aleaoriedade. O valor de α = 2/(r-) fornece previsões semelhanes ao méodo de médias móveis com parâmero r, onde r é o número de observações uilizadas para calcular a média no modelo de médias móveis. Os próximos modelos a serem esudados serão os modelos de suavização Hol- Winers. 2.2 Modelos Hol-Winers Esse modelo de suavização para séries emporais possui dois procedimenos disinos, porém semelhanes. O procedimeno adiivo e o muliplicaivo. A adoção de um ou ouro dependerá da série considerada. A deerminação, ou diferenciação, de adiivo ou muliplicaivo será dada pelo faor sazonal do modelo. Cada um desses dois procedimenos possui rês equações em relação ao padrão da série: nível, endência e sazonalidade e, cada uma das rês equações possui uma consane de suavização diferene. Para um melhor ajuse a idéia é minimizar a soma dos erros ao quadrado de ajusameno aravés das consanes de suavização. A dificuldade na deerminação dessas consanes é uma das desvanagens do processo de suavização Hol-Winers. Como vanagem pode ser ciada a aplicabilidade do processo, adequada a análise de séries com comporameno mais geral. Além disso, o modelo Hol-Winers não exige a normalidade dos erros, nem que a série seja um processo esacionário (ruído branco). O primeiro dos modelos de suavização Hol-Winers a ser esudado será o modelo Hol-Winers adiivo Modelo Hol-Winers Adiivo O modelo Hol-Winers adiivo é descrio por uma equação principal e rês equações de suavização que a compõem. Esas equações serão apresenadas nessa seção junamene com as equações de previsão. O modelo adiivo é dado pela seguine equação: Z T F, para =,...,N, onde N é o amanho da série, iso é, o número de observações da série.

11 As equações de suavização são apresenadas a seguir e represenam as esimaivas do faor sazonal, do nível e da endência., 0, ) ( ) ( ^ ^ D F D Z Z D F s, 0 ), )( ( ) ( ^ ^ A T Z A F Z A Z s, 0, ) ( ) ( ^ ^ C T C Z Z C T onde A, C e D são as consanes de suavização. O valor óimo das consanes de suavização é deerminado pelo veor (D, A, C) que minimiza a soma dos erros quadráicos de previsão. As equações de previsão para o modelo adiivo são dadas pelas seguines expressões as quais dependem do valor da sazonalidade. s, ˆ ˆ ) ( ˆ _ s h F ht Z h Z onde h =, 2,..., s., ˆ ˆ ) ( ˆ 2 _ s h F ht Z h Z onde h = s+,..., 2s. O próximo modelo de suavização a ser esudado será o modelo Hol- Winers muliplicaivo Modelo Hol-Winers Muliplicaivo A seguir serão apresenadas as equações e principais ideias a respeio do modelo Hol-Winers muliplicaivo. O modelo muliplicaivo é dado pela seguine equação: T F Z As equações de suavização que represenam as esimaivas do faor sazonal, do nível e endência são dadas a seguir: N s D F D Z Z D F s,...,, 0, ) ( ^ ^ N s A T Z A F Z A Z s,...,, 0 ), )( ( ^ ^ ^

12 2 ^ T C( Z Z ) ( C) T, ^ 0 C, onde A, C e D são consanes de suavização, que são deerminadas pelo veor (D, A, C) que minimiza a soma dos erros quadráicos de previsão, s corresponde ao valor sazonal (sazonalidade) e N ao número de observações na série. A previsão no caso muliplicaivo pode ser expressa pelas equações abaixo, onde s é o faor sazonal: onde h =, 2,..., s. onde h = s+,..., 2s. _ Zˆ ( h) ( Z _ Zˆ ( h) ( Z htˆ ) Fˆ htˆ ) Fˆ hs, h2s O próximo modelo a ser esudado será o modelo SARIMA, que será descrio na seção 2.3., 2.3 Modelo SARIMA A seguir apresenamos os modelos SARIMA, os quais serão uilizados na análise de dados no Capíulo 3. Seja {X } Z um processo esocásico saisfazendo a equação: ( Bs) ( B)( B) d ( B s ) D( X ( B s ) ( B), onde μ é a média do processo, {ε } Z é um processo ruído branco, sé a j sazonalidade, B é o operador de defasagem, iso é, B ( X ) X j B sj ( X ) X, para j, s, sj d S D ( B) e ( B ) são os operadores, respecivamene, diferença e diferença sazonal, (.) e (.), (.) e (.) são os polinômios de ordem p, q, P e Q, respecivamene, definidos por: p q (z) ( ) z l, (z) ( m) z l m, l 0 m 0 P Q (z) ( r) z r, (z) ( m) z m, r 0 m 0

13 3 onde l,, m q,, r P,, l Q, l, p m r l são consanes reais e. Enão, {X } Z é um processo sazonal auo-regressivo inegrado de média móvel de ordem (p,d,q) x (P,D,Q) S, denoado por SARIMA (p,d,q) x (P,D,Q) S, onde d e D são, respecivamene, o grau de diferenciação e o grau de diferenciação sazonal. No capíulo 3 esudaremos a aplicação dos modelos em um caso real.

14 % 4 3. Análise de Dados Reais Nese capíulo será feia a análise de dados reais uilizando as écnicas apresenadas no Capíulo 2. Apresenaremos a análise da série Taxa mensal de desemprego na região meropoliana de Poro Alegre. Também será feia a análise da variação absolua da axa (série original diferenciada) para reirarmos a endência da série e verificarmos o comporameno dos modelos. A seguir são apresenadas as duas séries que serão analisadas. A série da axa de desemprego oal da região meropoliana de Poro Alegre e, ambém a série que corresponde a diferença da axa mensal de desemprego. Figura : Taxa mensal de desemprego e diferença mensal da axa de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre, enre 993 e 09. Taxa mensal de desemprego e, diferença mensal da axa de desemprego, na RMPA, no período 993 a Taxa de desemprego Diferença da axa de desemprego

15 Auocorrelação parcial Auocorrelação 5 Figura 2: Gráfico da função de auocorrelação da axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre.,0 0,8 0,6 Função de auocorrelação para a axa de desemprego 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4-0,6-0,8 -, Lag Figura 3: Gráfico da função de auocorrelação parcial da axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre.,0 0,8 Auocorrelação parcial para a axa de desemprego 0,6 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4-0,6-0,8 -, Lag Cada uma das séries possui duzenos e quaro observações ao longo de 7 anos (série mensal). Na figura a série mais acima é a série original da axa de desemprego. A série abaixo é a variação da axa de desemprego original (axa de desemprego de um mês menos axa de desemprego do mês imediaamene anerior), ou seja, diferenciamos a série para reirar a endência.

16 6 A pesquisa de emprego e desemprego é realizada desde o ano de 992 e eve seus primeiros resulados divulgados em junho daquele ano. Desde enão, odos os meses são divulgados dados referenes ao mercado de rabalho da região meropoliana de Poro Alegre. Essa mesma pesquisa é realizada em ouras cinco regiões meropolianas (Belo Horizone, Foraleza, Recife, Salvador e São Paulo) além do Disrio Federal. A meodologia da pesquisa é do DIEESE (Deparameno Inersindical de Esaísica e Esudos Socioeconômicos) e, em cada localidade ela possui parcerias, em geral, com órgãos ligados aos governos esaduais e municipais das regiões. As Figuras 2 e 3 referem-se as funções de auocorrelação e auocorrelação parcial da axa de desemprego que será a primeira série a ser analisada -. Essas figuras indicam que a série possui cera dependência, que pode ser noada principalmene no gráfico da função auocorrelação pelo seu decaimeno leno e ambém a presença da sazonalidade. Essas caracerísicas ambém aponam para a não esacionariedade da série. O gráfico da função de auocorrelação parcial, aravés dos lags 2 e 24, ambém indica a presença de sazonalidade na série. 3. Modelo suavização exponencial O modelo de suavização exponencial é, denre os modelos apresenados nesse rabalho, o menos complexo. Uma desvanagem do modelo é a dificuldade em realizar previsões a longo prazo. Ao mesmo empo a facilidade para aualização das previsões pode ser visa como uma vanagem do modelo. A análise das figuras 4 e 5 indicam um modelo bem ajusado. As figuras de análise de resíduos não apresenam comporameno irregular. As medidas de acurácia MAPE, MAD e MSD aponam melhor qualidade com valores baixos e, a esaísica MSD é comprável enre modelos diferenes para a mesma série. No caso da suavização exponencial, a esaísica MSD foi 0, A consane de suavização α foi esimada em,4406. Porém ao observarmos as figuras de auocorrelação e auocorrelação parcial dos resíduos indicam que o nosso modelo não esá muio bem ajusado pois não capa bem a sazonalidade da série que aparece nos lags 2, 24, 36 e 48 nos dois indicadores. Em relação às previsões, só é possível ajusar previsões aé o mês de novembro, pois esse modelo é ajusado a cada nova observação. Ou seja, para o cálculo dessas previsões já foram inseridos os resulados originais da série aé o mês de ouubro

17 7 do ano de 0. Por esse moivo, as previsões não apresenam elevado grau de ampliude no inervalo de confiança. Ao analisar a Figura 8 e a Tabela observa-se que os valores previsos para 0 e os dados reais esão próximos. Figura 4: Gráfico da previsão aravés do modelo de suavização exponencial para a axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre, enre 993 e 09. Figura 5: Análise de resíduos do modelo de suavização exponencial para a axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre, enre 993 e 09.

18 Auocorrelação parcial Auocorrelação 8 Figura 6: Função de auocorrelação dos resíduos do modelo de suavização exponencial. Função de auocorrelação dos resíduos,0 0,8 0,6 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4-0,6-0,8 -, Lag Figura 7: Função de auocorrelação parcial dos resíduos do modelo de suavização exponencial.,0 0,8 Função de auocorrelação parcial dos resíduos 0,6 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4-0,6-0,8 -, Lag

19 Taxa de desemprego (%) 9 Figura 8: Série original de 08 a ouubro de 0 e previsão para os meses de janeiro a novembro do ano de 0, segundo o modelo de suavização exponencial. 3 Suavização exponencial Limie Inferior Previsão Limie Superior Observado Tabela : Previsão aravés do modelo de suavização exponencial para a axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre, no ano de 0. Mês Dados Observados Previsão Limie Inferior Limie Superior Janeiro 9,7 9,507 8,22 0,0794 Fevereiro 9,6 9,9295 8,9989 0,860 Março 9,8 9,4632 8,5332 0,393 Abril 9,6 9,9392 9,0098 0,8686 Maio 9,6 9,4603 8,533 0,3892 Junho 9,5 9,6575 8,733 0,5836 Julho 8,9 9,4352 8,56 0,3588 Agoso 8,7 8,6787 7,7533 9,604 Seembro 8,5 8,7088 7,7875 9,630 Ouubro 8,2 8,437 7,4943 9,333 Novembro 8,6 7,94 9, Modelos Hol-Winers Assim como no esudo dos demais modelos, serão apresenados para os modelos de Hol-Winers uma análise de resíduos, previsão para a axa de desemprego em 0 e funções de auocorrelação e auocorrelação parcial. A maior dificuldade na uilização dos modelos Hol-Winers esá na deerminação das suas consanes de suavização. Assim, foi uilizado o sofware livre R que indica essas consanes, minimizando a soma dos erros quadráicos de previsão.

20 Foi baseado nessas indicações que foram realizadas as previsões para os modelos adiivo e muliplicaivo de Hol-Winers. Figura 9: Gráfico da previsão uilizando o modelo de suavização Hol-Winers ADITIVO para a axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre, enre 993 e 09. Figura 0: Análise de resíduos do modelo de suavização Hol-Winers ADITIVO para a axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre.

21 Auocorrelação parcial Auocorrelação 2 Figura : Função de auocorrelação dos resíduos do modelo Hol-Winers ADITIVO. Função de auocorrelação dos resíduos,0 0,8 0,6 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4-0,6-0,8 -, Lag Figura 2: Função de auocorrelação parcial dos resíduos do modelo Hol-Winers ADITIVO.,0 0,8 Função de auocorrelação parcial dos resíduos 0,6 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4-0,6-0,8 -, Lag

22 Taxa de desemprego (%) 22 Figura 3: Gráfico da série original de 08 a ouubro de 0 e previsão para o ano de 0 segundo o modelo Hol-Winers ADITIVO. 6 Hol-Winers ADITIVO Limie Inferior Previsão Limie Superior Observado Tabela 2: Previsão aravés do modelo de suavização Hol-Winers ADITIVO para a axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre, no ano de 0. Mês Dados Observados Previsão Limie Inferior Limie Superior Janeiro 9,7 9,0077 8,5043 9,8649 Fevereiro 9,6 9,95 7, ,4075 Março 9,8 0,009 8,36945,6524 Abril 9,6 0,454 8, ,5539 Maio 9,6 0,553 7, ,23 Junho 9,5 0,3089 7, ,3599 Julho 8,9 0,0824 6, ,669 Agoso 8,7 9,7663 5, ,7872 Seembro 8,5 9,5502 5,042 4,0592 Ouubro 8,2 9,30 4, ,2995 Novembro 9,0359 3, ,5249 Dezembro 8,3574 2,3777 4,3377 A análise dos gráficos e abelas relaivos ao modelo de suavização adiivo de Hol-Winers nos indica boa suavização. Isso é reafirmado na Figura referene a função de auocorrelação dos resíduos, que não possui nenhuma observação fora dos limies de confiança. O indicador MSD de acurácia é inferior ao regisrado no modelo de suavização exponencial, o que significa um melhor ajuse. Os resíduos aparenemene apresenam disribuição normal e o gráfico de suavização apresena as linhas de suavização e dados observados muio próximos. Em relação à previsão noa-se

23 23 que, com o passar dos meses a previsão siua-se num inervalo de confiança muio grande, não razendo muia informação ao problema. Os valores observados no ano de 0 esão sempre denro dos limies de confiança e, os dados previsos e observados seguem endência semelhane. As consanes de suavização foram esimadas em A = 0,89026 para o nível, C = 0, para a endência e D = para a sazonalidade. Os valores dessas consanes reforçam a idéia de que a sazonalidade é imporane para a série e, que a endência não é um faor que enha imporância grande para esse modelo. Em relação ao modelo de suavização exponencial as figuras de auocorrelação dos resíduos e auocorrelação parcial dos resíduos aponam um melhor ajuse no modelo Hol-Winers adiivo. Na sequencia realizaremos a análise para o modelo de suavização Hol-Winers muliplicaivo. Após as figuras de previsão, análise de resíduos e auocorrelação e auocorrelação parcial será apresenada uma abela com as axas de desemprego previsas para 0, juno com os inervalos de confiança e os dados reais observados. Figura 4: Gráfico da previsão uilizando o modelo de suavização Hol-Winers MULTIPLICATIVO para a axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre, enre 993 e 09.

24 Auocorrelação 24 Figura 5: Análise de resíduos do modelo de suavização Hol-Winers MULTIPLICATIVO para a axa mensal de desemprego. Figura 6: Função de auocorrelação dos resíduos para o modelo Hol-Winers MULTIPLICATIVO.,0 0,8 0,6 Função de auocorrelação 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4-0,6-0,8 -, Lag

25 Taxa de desemprego (%) Auocorrelação parcial 25 Figura 7: Função de auocorrelação parcial dos resíduos para o modelo Hol-Winers MULTIPLICATIVO.,0 0,8 Função de auocorrelação parcial 0,6 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4-0,6-0,8 -, Lag Figura 8: Gráfico da série original de 08 a ouubro de 0 e previsão para o ano de 0 segundo o modelo Hol-Winers MULTIPLICATIVO. 4 Hol-Winers MULTIPLICATIVO Limie Inferior Previsão Limie Superior Observado

26 26 Tabela 3: Previsão aravés do modelo de suavização Hol-Winers MULTIPLICATIVO para a axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre, no ano de 0. Mês Dados Observados Previsão Limie Inferior Limie Superior Janeiro 9,7 9, ,5602 9,9377 Fevereiro 9,6 9, ,7724 0,292 Março 9,8 9, ,7465,533 Abril 9,6 9, ,40455,7688 Maio 9,6 9, , ,2278 Junho 9,5 9,2472 6,078 2,423 Julho 8,9 8, ,3230 2,669 Agoso 8,7 8,646 4, ,8244 Seembro 8,5 8, , ,0756 Ouubro 8,2 8,0698 2,8675 3,2564 Novembro 7,7976 2, ,508 Dezembro 7,30733, ,522 As consanes de suavização esimadas para o modelo muliplicaivo de Hol- Winers foram A = 0,86499 para o nível, C = 0 para a endência e D = para a sazonalidade. Essas consanes nos indicam a mesma direção que no caso adiivo, onde a endência em peso irrelevane, enquano a sazonalidade possui grande influência na suavização da série. Quano à qualidade da suavização é possível observar pela Figura 4, ala similaridade enre a série original e a série suavizada. A esaísica MSD para o modelo Hol-Winers muliplicaivo possui valor maior (0,293) do que no modelo Hol- Winers adiivo (0,9852) e inferior ao modelo de suavização exponencial (0,22908). Em relação às previsões observa-se que o inervalo de confiança é elevado já nas previsões referenes aos primeiros meses do ano. Em dezembro, por exemplo, esima-se que a axa de desemprego não seja inferior a,09267%. Esse dado pode ser considerado irrelevane, já que, na hisória moderna do país nunca ivemos um indicador de desemprego ão baixo e, para que esse fao aconeça uma grande massa deve ser ocupada, o que é praicamene impossível que ocorra em apenas um ano. Ainda assim, a previsão dos dados foi muio bem sucedida. Apesar do inervalo de confiança não ser muio preciso, os dados previsos esão muio próximos dos realmene observados (isso pode ser observado na figura 8 e na Tabela 3 com mais dealhes) e coloca o modelo como candidao a melhor modelo de ajuse para esse conjuno de dados (ver Capíulo 4).

27 C Modelo SARIMA O modelo SARIMA foi rabalhado no sofware R e MINITAB afim de se ober uma melhor relação enre os seus componenes sazonais e não-sazonais auo regressivos e médias móveis. Por fim, a parir do ese de Box-Pierce para verificação de esacionariedade, e análise das funções de auocorrelação e auocorrelação parcial, foi definido como melhor modelo o SARIMA (0,,3)x(2,,0) 2, ou seja, um modelo na pare não sazonal com uma diferença e rês médias móveis. Na pare sazonal, uma diferença, e dois auo - regressivos. O período da sazonalidade é 2, ou seja, a cada 2 meses o comporameno da série ende a ser semelhane. Tabela 4: Coeficienes esimados pelo modelo SARIMA (0,,3)x(2,,0) 2 para a axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre, no ano de 0. SARIMA(0,3)x(2,,) 2 Coeficiene p-valor Consane -0,0326 0,0 Média móvel -0,4872 <0,00 Média móvel 2-0,3848 <0,00 Média móvel 3 Auo regressivo sazonal 0,3056-0,337 <0,00 <0,00 Auo regressivo sazonal 2-0,2392 0,004 Média móvel sazonal 0,8942 <0,00 Figura 9: Gráfico de previsão aravés do modelo SARIMA para a axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre..0 Previsão Time

28 Auocorrelaion Frequency Residual Percen Residual 28 Figura : Análise de resíduos do modelo SARIMA (0,,3)x(2,,0) 2 para a axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre Análise de resíduos para axa de desemprego Normal Probabiliy Plo.0 Versus Fis Residual Fied Value Hisogram Versus Order Residual Observaion Order 0 Figura 2: Gráfico da função de auocorrelação dos resíduos, obida aravés do modelo SARIMA (0,,3)x(2,,0) 2, para a axa mensal de desemprego Auocorrelação dos resíduos Lag

29 Taxa de desemprego (%) Parial Auocorrelaion 29 Figura 22: Gráfico da função de auocorrelação parcial dos resíduos, obida aravés do modelo SARIMA (0,,3)x(2,,0) 2, para a axa mensal de desemprego Auocorrelação parcial dos resíduos Lag Figura 23: Gráfico da série original de 08 a ouubro de 0 e previsão para o ano de 0 segundo o modelo SARIMA (0,,3)x(2,,0) 2 3 SARIMA Limie Inferior Previsão Limie Superior Observado

30 30 Tabela 5: Gráfico da previsão aravés do modelo SARIMA (0,,3)x(2,,0) 2 para a axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre, no ano de 0. Mês Dados Observados Previsão Limie Inferior Limie Superior Janeiro 9,7 9,663 8,543 9,864 Fevereiro 9,6 9,3485 8,800 0,57 Março 9,8 9,982 8,2923,67 Abril 9,6 0,4903 8,558 2,4649 Maio 9,6 0,4030 8,800 2,626 Junho 9,5 0,4694 8,0229 2,958 Julho 8,9 0,042 7,390 2,6932 Agoso 8,7 9,863 7,022 2,7042 Seembro 8,5 9,5647 6,5457 2,5838 Ouubro 8,2 9,6732 6,4860 2,8603 Novembro 9,3373 5,9904 2,684 Dezembro 8,5482 5,0490 2,0474 Aravés da Figura 23 é possível observar que a série previsa se assemelha basane com a série original e, os resíduos esão bem ajusados conforme sugerem as figuras, 2 e 22 indicando que o modelo ajusado é adequado para os dados. Além disso, as Figuras 2 e 22 das funções de auocorrelação e auocorrelação parcial se enconram oalmene concenradas denro dos limies de confiança, corroborando a análise inicial. A hipóese de sazonalidade dos dados é reforçada pela necessidade de incluir uma diferenciação sazonal no ajuse do modelo. Oura observação a ser realizada, refere-se a Tabela 5 e a Figura 23, onde as previsões mensais esão coerenes com a idéia de que, em geral, as axas são mais elevadas nos primeiros meses do ano, enquano decaem no segundo semesre. Além disso, os inervalos de confiança do modelo SARIMA são menos amplos em relação aos modelos de Hol-Winers. 3.4 Modelo de Suavização Exponencial Para a Série Diferenciada Como forma alernaiva de esudo a série original da axa de desemprego, se propôs esudar a série diferenciada da axa de desemprego, iso é, ornamos a série esacionária. O primeiro dado refere-se a diferença enre as axas observadas em janeiro de 993 em relação a axa observada em dezembro de 992 e, o úlimo dado refere-se a diferença enre as axas de dezembro de 09 e novembro do mesmo ano, oalizando assim ambém 4 observações ao longo da série. Foi uilizado o dado de dezembro de

31 Auocorrelação 3 992, pois eram necessários 5 dados para obermos as 4 diferenças da axa de desemprego. Para a série original da axa de desemprego foram considerados os dados mensais observados enre janeiro de 993 e dezembro de 09. Será realizado aqui esudo semelhane ao da série original, as exceções enconram-se no modelo Hol-Winers muliplicaivo, que é aplicável somene a séries com valores esriamene posiivos, o qual não é o caso da série diferenciada e, ao SARIMA que aqui perde o senido da aplicabilidade, pois na série original já foi suavizada a parir da primeira diferença e primeira diferença sazonal. Essa série será suavizada apenas pelos modelos exponencial simples e Hol-Winers adiivo. Começaremos a análise pelo modelo de suavização exponencial. Figura 24: Gráfico da função de auocorrelação da diferença da axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre.,0 0,8 0,6 Função de auocorrelação 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4-0,6-0,8 -, Lag

32 Auocorrelação parcial 32 Figura 25: Gráfico da função de auocorrelação parcial da diferença da axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre.,0 0,8 Função de auocorrelação parcial 0,6 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4-0,6-0,8 -, Lag Na Figura 24 enconra-se o gráfico da função de auocorrelação da série a qual apresena indícios muio grandes de sazonalidade na série, indícios que esavam mascarados pela não esacionariedade da série original. Os lags sazonais 2, 24, 36, 48 esão fora dos limies de confiança aponando a presença da sazonalidade. O gráfico da função de auocorrelação parcial corrobora essa hipóese e ambém apresena valores fora dos limies de confiança nos lags sazonais 2, 24 e 36.

33 Frequency Residual Percen Residual C 33 Figura 26: Gráfico da previsão aravés do modelo de suavização exponencial para a diferença da axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre, enre 993 e 09. Suavização exponencial 2,0,5,0 0,5 0,0 Variable Acual Smoohed Forecass 95,0% PI Smoohing Consan Alpha 0, Accuracy Measures MAPE 5,599 MAD 0,423 MSD 0,295-0,5 -,0 -, Index Figura 27: Análise de resíduos do modelo de suavização exponencial para a diferença de axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre. 99, Normal Probabiliy Plo Análise de resíduos Versus Fis , -2-0 Residual 2-0 Fied Value 2 30 Hisogram Versus Order ,35-0,90-0,45 0,00 0,45 Residual 0,90, Observaion Order

34 Auocorrelação parcial Auocorrelação 34 Figura 28: Gráfico da função de auocorrelação dos resíduos da diferença da axa mensal de desemprego, para o modelo suavização exponencial, na região meropoliana de Poro Alegre.,0 0,8 0,6 Função de auocorrelação dos resíduos 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4-0,6-0,8 -, Lag Figura 29: Gráfico da função de auocorrelação parcial dos resíduos da diferença da axa mensal de desemprego, para o modelo suavização exponencial, na região meropoliana de Poro Alegre.,0 0,8 Função de auocorrelação parcial dos resíduos 0,6 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4-0,6-0,8 -, Lag

35 Diferença da axa de desemprego 35 Figura 30: Gráfico da previsão uilizando o modelo de suavização exponencial para a diferença da axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre, enre 993 e 09. Suavização exponencial,0 0,5 0,0-0,5 -,0 -,5-2,0 3 Limie Inferior Previsão Limie Superior Observado Tabela 6: Previsão aravés do modelo de suavização exponencial para a diferença da axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre, no ano de 0. Mês Dados Observados Previsão Limie Inferior Limie Superior Janeiro 0,3-0,5864 -,6365 0,4637 Fevereiro -0, 0,2228-0,8328,2784 Março 0,2-0,0700 -,24 0,9840 Abril -0,2 0,740-0,8782,226 Maio 0-0,630 -,245 0,8885 Junho -0, -0,063 -,0647,03 Julho -0,6-0,096 -,359 0,9528 Agoso -0,2-0,5492 -,5945 0,496 Seembro -0,2-0,2363 -,2807 0,8080 Ouubro -0,3-0,38 -,2437 0,836 Novembro -0,2899 -,326 0,7462 O ajuse não parece ser muio bom. A figura de resíduos por valores suavizados apresena uma leve endência de acordo com o diferene valor suavizado. Uma modelagem de qualidade apresenaria esse gráfico de forma equilibrada, cenrada no valor zero para os resíduos e sem endências. Nesse caso, o valor da esaísica MSD foi 0,295. A previsão para os meses do ano de 0 sofrem influência dos próprios dados do ano de 0, que são uilizados para aualizar a série mensalmene. Isso auxilia a esimação a se concenrar próximo aos dados observados, principalmene quando a série

36 Diferença da axa de desemprego 36 é esacionária como a apresenada. Esse fao pode ser confirmado a parir da análise do gráfico na Figura 30, onde não exise uma endência definida para os dados. As figuras 28 e 29 de auocorrelação e auocorrelação parcial dos resíduos aponam muios dados fora dos inervalos de confiança. Isso ajuda a idenificar um mau modelo. Durane o ano de 0, a axa de desemprego vem apresenando várias quedas, isso reflee nas previsões apresenadas. Para o mês de novembro espera-se uma queda 0,2899 pono percenual na axa de desemprego. 3.5 Modelo Hol-Winers para a série diferenciada Nesa seção coninuaremos analisando a série da diferença mensal da axa de desemprego. O modelo uilizado será o Hol-Winers adiivo. A seguir apresenamos os gráficos referenes a esa análise. Figura 3: Gráfico da previsão aravés do modelo de suavização Hol-Winers ADITIVO para a diferença da axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre, enre 993 e Hol-Winers adiivo para diferença da axa de desemprego Variable Acual Smoohed Forecass 95,0% PI Smoohing Consans Alpha (level) 0,22569 Gamma (rend) 0,09404 Dela (seasonal) 0,89050 Accuracy Measures MAPE 2,946 MAD 0,345 MSD 0, Index

37 Auocorrelação Frequency Residual Percen Residual 37 Figura 32: Análise de resíduos do modelo Hol-Winers ADITIVO para a diferença da axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre 99,9 99 Residual Plos for Diferença da axa de desemprego Normal Probabiliy Plo 2 Versus Fis , - 0 Residual 2 - -,0-0,5 0,0 Fied Value 0,5,0 40 Hisogram 2 Versus Order ,8-0,4 0,0 0,4 Residual 0,8,2, Observaion Order 0 Figura 33: Gráfico da função de auocorrelação dos resíduos da diferença da axa mensal de desemprego, para o modelo Hol-Winers ADITIVO.,0 0,8 0,6 Função de auocorrelação dos resíduos 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4-0,6-0,8 -, Lag

38 Diferença da axa de desemprego Auocorrelação parcial 38 Figura 34: Gráfico da função de auocorrelação parcial dos resíduos da diferença da axa mensal de desemprego, para o modelo Hol-Winers ADITIVO.,0 0,8 Função de auocorrelação parcial dos resíduos 0,6 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4-0,6-0,8 -, Lag Figura 35: Gráfico da série diferenciada de 08 a ouubro de 0 e previsão para o ano de 0 segundo o modelo Hol-Winers ADITIVO. 2 Hol-Winers ADITIVO Limie Inferior Previsão Limie Superior Observado

39 39 Tabela 7: Previsão aravés do modelo de suavização Hol-Winers ADITIVO para a diferença da axa mensal de desemprego, na região meropoliana de Poro Alegre, no ano de 0. Mês Dados Observados Previsão Limie Inferior Limie Superior Janeiro 0,3-0, ,805 0,5079 Fevereiro -0, 0, ,66337,04863 Março 0,2 0, ,0272,63546 Abril -0,2 0, ,4943,27539 Maio 0 0, ,8543 0,9824 Junho -0, -0, ,6878 0,6623 Julho -0,6-0,3055 -, ,628 Agoso -0,2-0, , ,564 Seembro -0,2-0, , ,64767 Ouubro -0,3-0, , ,6432 Novembro -0, ,426 0,6054 Dezembro -0,6879 -, ,3483 A esimação para a diferença da axa de desemprego parece ser adequada aravés da suavização Hol-Winers adiiva. Os dados de previsão obidos são coerenes com as suposições de elevação da axa de desemprego na primeira meade do ano e com o declínio da mesma na segunda meade. Essa suposição exise devido ao afasameno no início do ano dos conraados emporários para a época de fesas no final do ano e, pelo mesmo moivo a axa de desemprego apresena decréscimo no segundo semesre, em função das conraações de final de ano. Tano no comércio como indúsria esses movimenos são radiconais, pois é um período de enrega de produos finais e maériaprima. Além disso, os inervalos de confiança se mosram relaivamene precisos, crediando assim maior credibilidade ao modelo. Poucos dados esão fora dos inervalos de confiança nas figuras de auocorrelação e auocorrelação parcial dos resíduos. O modelo foi esimado a parir das consanes A = 0, para o nível, C = 0,09404 para a endência e D = 0,89050 para a sazonalidade. Em relação aos esudos da axa de desemprego a discrepância enre as consanes de suavização é menor, ou seja, aqui a imporância de cada um dos ermos é mais equilibrada. O indicador de acurácia MSD foi de 0,98, abaixo daquele verificado na suavização exponencial, que foi de 0,295. Vale ciar ambém a análise de resíduos do modelo que visualmene esá apropriado. O gráfico de probabilidade normal, por exemplo, possui valores muio próximos da linha de perfeia normalidade. Porém a figura de auocorrelação parcial dos

40 Taxa de Desemprego 40 resíduos da diferença da axa mensal de desemprego apresena alguns dados fora do inervalo de confiança e indicando sazonalidade, pois são os lags 2 e Comparação de resulados e previsões A parir das observações reais obidas no ano de 0, se procurará definir o melhor modelo de esimação para cada uma das duas séries esudadas. erros de previsão Como criério para seleção de modelos, uilizamos soma dos quadrados dos k ˆ 2 SE = e h, h na qual ê h é o erro de previsão para h passos à frene dado por eˆ h X ˆ X n ( h), n h onde X é o valor real com origem em n e Xˆ n ( h) é o valor previso com origem n h em n e h passos a frene. Classificamos como melhor modelo aquele que possui menor soma dos quadrados dos erros de previsão. Figura 36: Dados observados e previsos para a série da axa de desemprego no ano de 0. Dados observados e previsão dos modelos O BSERV A DO S SUA V IZA Ç Ã O EXPO NENC IA L HOLT-WINTERS ADITIVO HOLT-WINTERS MULTIPLICATIVO SA RIMA Meses

41 Taxa de Desemprego Diferença mensal da axa de desemprego 4 Tabela 8: Dados de previsão para axa mensal de desemprego no ano de 0 e dados observados aé ouubro de 0 e esaísica SE. Mês OBSERVADOS SUAVIZAÇÃO EXPONENCIAL HOLT-WINTERS ADITIVO HOLT-WINTERS MULTIPLICATIVO SARIMA Janeiro 9,7 9,507 9,0077 9,0469 9,663 Fevereiro 9,6 9,9295 9,95 9,0323 9,3485 Março 9,8 9,4632 0,009 9,4475 9,982 Abril 9,6 9,9392 0,454 9,5867 0,4903 Maio 9,6 9,4603 0,553 9,5553 0,4030 Junho 9,5 9,6575 0,3089 9,247 0,4694 Julho 8,9 9,4352 0,0824 8,996 0,042 Agoso 8,7 8,6787 9,7663 8,6460 9,863 Seembro 8,5 8,7088 9,5502 8,3898 9,5647 Ouubro 8,2 8,437 9,300 8,06 9,6732 Novembro 8,6 9,0359 7,7976 9,3373 Dezembro 8,3574 7,3073 8,5482 SE -, , , ,79526 O criério apresenado no início do capíulo, iso é, o modelo mais adequado para a série é aquele que possui menor soma dos quadrados dos erros de previsão, nos apresena como modelo mais adequado o modelo de suavizameno Hol-Winers muliplicaivo, iso para a série da axa de desemprego na região meropoliana de Poro Alegre. Ainda assim, deve ser analisado que, apesar de er os dados mais asserivos, o modelo muliplicaivo de Hol-Winers muliplicaivo possui um inervalo de confiança basane amplo. A suavização exponencial é ouro modelo que esimou bem os valores da axa de desemprego, porém ele é o único modelo de previsão que já em incorporado dados do ano de 0. Os ouros dois modelos (SARIMA e Hol-Winers adiivo) não apresenaram valores muio próximos do verdadeiro valor observado. Isso influenciou no resulado do Dados observados e previsão dos modelos criério de seleção de modelo. A esaísica SE foi de 8,79526 para o modelo SARIMA e, 7, para o modelo Hol-Winers adiivo Para a série analisada o modelo que se mosrou mais adequado foi o Hol- Winers muliplicaivo. Isso é confirmado a parir do criério da esaísica SE que apresenou valor 0, O ouro modelo com menor SE foi a suavização exponencial com esaísica igual a, Dado 0,8 0,6 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4 7 2 O B S E RV A D O S S U A V IZA Ç Ã O E XP O N E N C IA L H O LT -WIN T E RS A D IT IV O H O LT -WIN T E RS M U LT IP LIC A T IV O S A RIM A Meses ,6-0,8 O BSER SUA VI HO LT-

42 Diferença mensal da axa de desemprego 42 Figura 37: Dados observados e previsos para a série da Diferença da axa de desemprego no ano de 0. Dados observados e previsões para diferença da axa de desemprego 0,8 0,6 0,4 0,2 0,0-0,2-0,4-0,6-0,8 2 3 OBSERVADOS SUAVIZAÇÃO EXPONENCIAL HOLT-WINTERS ADITIVO Meses Tabela 9: Dados de previsão para axa mensal de desemprego no ano de 0 e dados observados aé ouubro de 0. Mês OBSERVADOS SUAVIZAÇÃO EXPONENCIAL HOLT-WINTERS ADITIVO Janeiro 0,3-0,5864-0,3363 Fevereiro -0, 0,2228 0,926 Março 0,2-0,0700 0,7664 Abril -0,2 0,740 0,39 Maio 0-0,630 0,0835 Junho -0, -0,063-0,2532 Julho -0,6-0,096-0,305 Agoso -0,2-0,5492-0,3905 Seembro -0,2-0,2363-0,3239 Ouubro -0,3-0,38-0,3777 Novembro -0,2899-0,4082 Dezembro -0,6872 SE,527235, Os dois modelos apresenam comporameno semelhane para a esimação da diferença da axa de desemprego, sendo mais asserivo a parir do mês de maio. Os dois modelos convergem para a expecaiva de mais um mês de queda na axa de desemprego no mês de novembro. Ao analisar a ampliude dos inervalos de confiança esimados, o modelo Hol- Winers adiivo foi melhor, mesmo em desvanagem em relação ao modelo de

43 43 suavização exponencial que uilizou dados observados no ano de 0 para realizar as previsões. O modelo Hol-Winers adiivo apresenou ampliudes de inervalo de confiança inferiores aos inervalos do modelo de suavização exponencial Pelo criério da esaísica de minimização de erros SE o melhor modelo para a esimação da diferença em relação ao mês imediaamene anerior da axa de desemprego foi o Hol-Winers adiivo, com uma esaísica,336787, enquano o modelo de suavização exponencial apresenou valor,

44 44 4. Considerações finais O esudo da axa de desemprego é muio úil no omada de decisão de políicas públicas em relação ao mercado de rabalho. Aravés desses dados podem ser definidos incenivos fiscais, análise de dados referenes à previdência, análises seoriais e de renda. É sabido da demanda por pare dos adminisradores, imprensa e esudiosos por previsões para esses indicadores. O presene esudo apresena uma proposa de modelos para esimar a axa de desemprego para fuuros meses. No caso da axa de desemprego o modelo óimo, denre os modelos esudados, foi o Hol-Winers muliplicaivo. Para a axa de desemprego diferenciada o melhor modelo foi o Hol-Winers adiivo. De um modo geral, os modelos esavam bem ajusados. Isso pode ser concluído aravés dos gráficos de probabilidade normal, gráficos de análise de resíduos, gráficos de auocorrelação e auocorrelação parcial dos resíduos, além dos indicadores de qualidade MAPE, MAD e MSD. Em relação ao criério SE para escolha do melhor modelo de previsão, o criério se mosrou basane adequado. Apenas uma análise gráfica nos levaria a ambém a conclusão de que o modelo Hol-Winers muliplicaivo é o melhor para prever a axa de desemprego. Quano a série da axa de desemprego diferenciada, o criério SE foi faor deerminane para definição do melhor modelo. Não foi possível escolher um melhor modelo geral para o esudo de previsão em séries emporais. No caso do presene esudo, isso se deve ao fao de não podermos uilizar os mesmos quaro modelos para as duas séries esudadas. não foi possível indicar um melhor modelo geral. Essa conclusão se esende às séries em geral, não sendo possível enconrar um modelo melhor para qualquer série.

45 45 Referências Bibliográficas MORETTIN, Pedro A.; Toloi C. M. C. Análise de Séries Temporais São Paulo: Edgard Blücher,04. MONTGOMERY, D. C.; JOHNSON, L. A.; GARDINER, J. S. Forecasing & Time Series analysis McGraw-Hill, 2ª edição, 990. LOPES, C. M. C.; ALENCA A. P.; LIPPI F. de Sá B.; YAMAMOTO F. H. O uso de modelos de séries emporais no esudo da produção de álcool no Brasil. R. bras. Esa., Rio de Janeiro, v.70, n.232, p.7-88, jan/jun.09. KALEKAR, P. S. Time series Forecasing using Hol-Winers Exponenial Smoohing, KanwalRekhi School of Informaion Tecnology, December 6, 04. GELPER, S.; FRIE, R.; CROUX, C. Robus Forecasing wih Exponenial and Hol- Winers Smoohing. April 30, 07. BOX, G. E. P.; JENKINS, G. M. (976) Time series analysis: forecasing and conrol. San Francisco: Holden- Day. CHATFIELD, Chrisopher. The analysis of ime series: an inroducion. 5h.ed. Boca Raon: Chapman & Hall/CRC, c999. MORETTIN, Pedro Albero. Modelos para previsão de séries emporais. Rio de Janeiro: Impa, 98. Volume 2. Morein, Pedro Albero. Previsão de séries emporais. São Paulo: Aual, p. GRANGER, C.W.J. Forecasing economic ime series. New York: Academic, 977. xii, 333 p. BACO, Samuel Bozzi; LIMA, Renao Silva; PAIVA, Anderson Paulo de. Comparação de modelos de séries emporais para previsão de demanda de maéria prima na fabricação de anéis de pisão. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 26., 06, Foraleza. Anais elerônicos... Foraleza: Abepro, 06. Disponível em: <hp:// Acesso em: 26 nov. 0. FARIAS, Odair; NOGUEIRA NETO, Mário de Souza; NOGUEIRA, Carlos César Sales. Esudo comparaivo da aplicação de modelos clássicos na previsão de demanda no agronegócio. Organizaçõs em conexo, São Paulo, n. 3, jun. 06. Disponível em:

46 46 <hp://mjs.meodisa.br/index.php/roc/aricle/viewfile/299/233>. Acesso em: 27 nov. 0. MUELLER, Alessandro. Uma aplicação de redes neurais arificiais na previsão do mercado acionário Disseração (Mesrado em Engenharia) Universidade Federal de Sana Caarina, Florianópolis, 06. SOUZA, Gueibi Peres; SAMOHYL, Rober Wayne; MEURER Robero; CORVALÃO, Éder Daniel. Combinação de modelos de séries emporais para previsões do consumo indusrial de energia elérica em Sana Caarina. Disponível em: <hp://

Séries temporais Modelos de suavização exponencial. Séries de temporais Modelos de suavização exponencial

Séries temporais Modelos de suavização exponencial. Séries de temporais Modelos de suavização exponencial Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção Análise de séries de empo: modelos de suavização exponencial Profa. Dra. Liane Werner Séries emporais A maioria dos méodos de previsão se baseiam na

Leia mais

Conceito. Exemplos. Os exemplos de (a) a (d) mostram séries discretas, enquanto que os de (e) a (g) ilustram séries contínuas.

Conceito. Exemplos. Os exemplos de (a) a (d) mostram séries discretas, enquanto que os de (e) a (g) ilustram séries contínuas. Conceio Na Esaísica exisem siuações onde os dados de ineresse são obidos em insanes sucessivos de empo (minuo, hora, dia, mês ou ano), ou ainda num período conínuo de empo, como aconece num elerocardiograma

Leia mais

ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS NA PREVISÃO DA RECEITA DE UMA MERCEARIA LOCALIZADA EM BELÉM-PA USANDO O MODELO HOLT- WINTERS PADRÃO

ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS NA PREVISÃO DA RECEITA DE UMA MERCEARIA LOCALIZADA EM BELÉM-PA USANDO O MODELO HOLT- WINTERS PADRÃO XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS NA PREVISÃO DA RECEITA DE UMA MERCEARIA LOCALIZADA EM BELÉM-PA USANDO O MODELO HOLT- WINTERS PADRÃO Breno Richard Brasil Sanos

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr. UFRGS Instituto de Matemática - Departamento de Estatística

Prof. Lorí Viali, Dr. UFRGS Instituto de Matemática - Departamento de Estatística Conceio Na Esaísica exisem siuações onde os dados de ineresse são obidos em insanes sucessivos de empo (minuo, hora, dia, mês ou ano), ou ainda num período conínuo de empo, como aconece num elerocardiograma

Leia mais

Análise de séries de tempo: modelos de decomposição

Análise de séries de tempo: modelos de decomposição Análise de séries de empo: modelos de decomposição Profa. Dra. Liane Werner Séries de emporais - Inrodução Uma série emporal é qualquer conjuno de observações ordenadas no empo. Dados adminisraivos, econômicos,

Leia mais

1 Pesquisador - Embrapa Semiárido. 2 Analista Embrapa Semiárido.

1 Pesquisador - Embrapa Semiárido.   2 Analista Embrapa Semiárido. XII Escola de Modelos de Regressão, Foraleza-CE, 13-16 Março 2011 Análise de modelos de previsão de preços de Uva Iália: uma aplicação do modelo SARIMA João Ricardo F. de Lima 1, Luciano Alves de Jesus

Leia mais

4 Análise dos tributos das concessionárias selecionadas

4 Análise dos tributos das concessionárias selecionadas 4 Análise dos ribuos das concessionárias selecionadas Nese capíulo serão abordados os subsídios eóricos dos modelos esaísicos aravés da análise das séries emporais correspondenes aos ribuos e encargos

Leia mais

4 O modelo econométrico

4 O modelo econométrico 4 O modelo economérico O objeivo desse capíulo é o de apresenar um modelo economérico para as variáveis financeiras que servem de enrada para o modelo esocásico de fluxo de caixa que será apresenado no

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE HOLT-WINTERS PARA PREVISÃO DO LEITE ENTREGUE ÀS INDÚSTRIAS CATARINENSES

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE HOLT-WINTERS PARA PREVISÃO DO LEITE ENTREGUE ÀS INDÚSTRIAS CATARINENSES UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE HOLT-WINTERS PARA PREVISÃO DO LEITE ENTREGUE ÀS INDÚSTRIAS CATARINENSES Rober Wayne Samohyl Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sisemas UFSC. Florianópolis-SC.

Leia mais

Cálculo do valor em risco dos ativos financeiros da Petrobrás e da Vale via modelos ARMA-GARCH

Cálculo do valor em risco dos ativos financeiros da Petrobrás e da Vale via modelos ARMA-GARCH Cálculo do valor em risco dos aivos financeiros da Perobrás e da Vale via modelos ARMA-GARCH Bruno Dias de Casro 1 Thiago R. dos Sanos 23 1 Inrodução Os aivos financeiros das companhias Perobrás e Vale

Leia mais

Modelagem e Previsão do Índice de Saponificação do Óleo de Soja da Giovelli & Cia Indústria de Óleos Vegetais

Modelagem e Previsão do Índice de Saponificação do Óleo de Soja da Giovelli & Cia Indústria de Óleos Vegetais XI SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 8 a 1 de novembro de 24 Modelagem e Previsão do Índice de Saponificação do Óleo de Soja da Giovelli & Cia Indúsria de Óleos Vegeais Regiane Klidzio (URI) gep@urisan.che.br

Leia mais

3 Metodologia do Estudo 3.1. Tipo de Pesquisa

3 Metodologia do Estudo 3.1. Tipo de Pesquisa 42 3 Meodologia do Esudo 3.1. Tipo de Pesquisa A pesquisa nese rabalho pode ser classificada de acordo com 3 visões diferenes. Sob o pono de visa de seus objeivos, sob o pono de visa de abordagem do problema

Leia mais

MODELO DE PREVISÃO PARA O FLUXO DE DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS NO TERMINAL RODOVIÁRIO DE BELÉM RESUMO

MODELO DE PREVISÃO PARA O FLUXO DE DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS NO TERMINAL RODOVIÁRIO DE BELÉM RESUMO MODELO DE PREVISÃO PARA O FLUXO DE DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS NO TERMINAL RODOVIÁRIO DE BELÉM Edson Marcos Leal Soares Ramos (*) Silvia dos Sanos de Almeida (**) Dennison Célio de Oliveira Carvalho (***)

Leia mais

Utilização de modelos de holt-winters para a previsão de séries temporais de consumo de refrigerantes no Brasil

Utilização de modelos de holt-winters para a previsão de séries temporais de consumo de refrigerantes no Brasil XXVI ENEGEP - Foraleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Ouubro de 2006 Uilização de modelos de hol-winers para a previsão de séries emporais de consumo de refrigeranes no Brasil Jean Carlos da ilva Albuquerque (UEPA)

Leia mais

Estudo comparativo do fluxo de caminhões nos portos de Uruguaiana e Foz do Iguaçu

Estudo comparativo do fluxo de caminhões nos portos de Uruguaiana e Foz do Iguaçu XIII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de novembro de 26. Esudo comparaivo do fluxo de caminhões nos poros de Uruguaiana e Foz do Iguaçu Suzana Leião Russo (URI) jss@urisan.che.br Ivan Gomes Jardim (URI)

Leia mais

ECONOMETRIA. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

ECONOMETRIA. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc. ECONOMETRIA Prof. Paricia Maria Borolon, D. Sc. Séries Temporais Fone: GUJARATI; D. N. Economeria Básica: 4ª Edição. Rio de Janeiro. Elsevier- Campus, 2006 Processos Esocásicos É um conjuno de variáveis

Leia mais

3 Uma metodologia para validação estatística da análise técnica: a busca pela homogeneidade

3 Uma metodologia para validação estatística da análise técnica: a busca pela homogeneidade 3 Uma meodologia para validação esaísica da análise écnica: a busca pela homogeneidade Ese capíulo em como objeivo apresenar uma solução para as falhas observadas na meodologia uilizada por Lo e al. (2000)

Leia mais

3 O Modelo SAGA de Gestão de Estoques

3 O Modelo SAGA de Gestão de Estoques 3 O Modelo SG de Gesão de Esoques O Sisema SG, Sisema uomaizado de Gerência e poio, consise de um sofware conendo um modelo maemáico que permie fazer a previsão de iens no fuuro com base nos consumos regisrados

Leia mais

Contabilometria. Séries Temporais

Contabilometria. Séries Temporais Conabilomeria Séries Temporais Fone: Corrar, L. J.; Theóphilo, C. R. Pesquisa Operacional para Decisão em Conabilidade e Adminisração, Ediora Alas, São Paulo, 2010 Cap. 4 Séries Temporais O que é? Um conjuno

Leia mais

EXAME DE ESTATÍSTICA AMBIENTAL 1ª Época (v1)

EXAME DE ESTATÍSTICA AMBIENTAL 1ª Época (v1) Nome: Aluno nº: Duração: horas LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DE ENGENHARIA - ENGENHARIA DO AMBIENTE EXAME DE ESTATÍSTICA AMBIENTAL ª Época (v) I (7 valores) Na abela seguine apresena-se os valores das coordenadas

Leia mais

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE HOLT NA PREVISÃO DE DADOS DE ÁGUA DA CIDADE DE RONDONÓPOLIS-MT

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE HOLT NA PREVISÃO DE DADOS DE ÁGUA DA CIDADE DE RONDONÓPOLIS-MT APLICAÇÃO DO MÉTODO DE HOLT NA PREVISÃO DE DADOS DE ÁGUA DA CIDADE DE RONDONÓPOLIS-MT Alerêdo Oliveira Curim 1 & Aldo da Cunha Rebouças Resumo - O conhecimeno prévio dos volumes de água de qualquer sisema

Leia mais

3 Retorno, Marcação a Mercado e Estimadores de Volatilidade

3 Retorno, Marcação a Mercado e Estimadores de Volatilidade eorno, Marcação a Mercado e Esimadores de Volailidade 3 3 eorno, Marcação a Mercado e Esimadores de Volailidade 3.. eorno de um Aivo Grande pare dos esudos envolve reorno ao invés de preços. Denre as principais

Leia mais

Estimação de Hiperparâmetros para um Modelo de Previsão Holt-Winters com Múltiplos Ciclos por Algoritmos Genéticos

Estimação de Hiperparâmetros para um Modelo de Previsão Holt-Winters com Múltiplos Ciclos por Algoritmos Genéticos Deparameno de Engenaria Elérica Esimação de Hiperparâmeros para um Modelo de Hol-Winers com Múliplos iclos por Algorimos Genéicos Mario esar da Fonseca orrêa Orienadores: Marco Aurélio. Paceco e Reinaldo

Leia mais

PREVISÃO DA PRECIPITAÇÃO MENSAL DO MUNICÍPIO DE OURO BRANCO MG, POR MEIO DE MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS

PREVISÃO DA PRECIPITAÇÃO MENSAL DO MUNICÍPIO DE OURO BRANCO MG, POR MEIO DE MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI TATIANA PEREIRA MIRANDA PREVISÃO DA PRECIPITAÇÃO MENSAL DO MUNICÍPIO DE OURO BRANCO MG, POR MEIO DE MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS OURO BRANCO 2016 TATIANA PEREIRA

Leia mais

Aplicação de séries temporais na análise de demanda turística no estado do Pará usando os modelos de Holt-Winters

Aplicação de séries temporais na análise de demanda turística no estado do Pará usando os modelos de Holt-Winters XXV Enconro Nac. de Eng. de Produção Poro Alegre, RS, Brasil, 29 ou a 01 de nov de 2005 Aplicação de séries emporais na análise de demanda urísica no esado do Pará usando os modelos de Hol-Winers Cláudio

Leia mais

EXAME DE ESTATÍSTICA AMBIENTAL Ano lectivo 2015/16-1ª Época (V1) 18 de Janeiro de 2016

EXAME DE ESTATÍSTICA AMBIENTAL Ano lectivo 2015/16-1ª Época (V1) 18 de Janeiro de 2016 Nome: Aluno nº: Duração: h:30 m MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE EXAME DE ESTATÍSTICA AMBIENTAL Ano lecivo 05/6 - ª Época (V) 8 de Janeiro de 06 I (7 valores) No quadro de dados seguine (Tabela

Leia mais

3 Metodologia 3.1. O modelo

3 Metodologia 3.1. O modelo 3 Meodologia 3.1. O modelo Um esudo de eveno em como obeivo avaliar quais os impacos de deerminados aconecimenos sobre aivos ou iniciaivas. Para isso são analisadas as diversas variáveis impacadas pelo

Leia mais

INFLUÊNCIA DO FLUIDO NA CALIBRAÇÃO DE UMA BALANÇA DE PRESSÃO

INFLUÊNCIA DO FLUIDO NA CALIBRAÇÃO DE UMA BALANÇA DE PRESSÃO INFLUÊNCIA DO FLUIDO NA CALIBRAÇÃO DE UMA BALANÇA DE PRESSÃO Luiz Henrique Paraguassú de Oliveira 1, Paulo Robero Guimarães Couo 1, Jackson da Silva Oliveira 1, Walmir Sérgio da Silva 1, Paulo Lyra Simões

Leia mais

Aplicação de Séries Temporais na Série Teor de Umidade da Areia de Fundição da Indústria FUNDIMISA*

Aplicação de Séries Temporais na Série Teor de Umidade da Areia de Fundição da Indústria FUNDIMISA* XII SIMPEP, Bauru, SP, Brasil, 7 a 9 de novembro de 25 Aplicação de Séries Temporais na Série Teor de Umidade da Areia de Fundição da Indúsria FUNDIMISA* Suzana Russo (URI - UALG) jss@urisan.che.br Paulo

Leia mais

PREVISÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: MODELAGEM E USO DE COMBINAÇÕES DE PREVISÕES

PREVISÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: MODELAGEM E USO DE COMBINAÇÕES DE PREVISÕES PREVISÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: MODELAGEM E USO DE COMBINAÇÕES DE PREVISÕES LIANE WERNER (UFRGS) liane@producao.ufrgs.br VERA LÚCIA MILANI MARTINS (UFRGS) vlmmarins@yahoo.com.br DANILO CUZZUOL PEDRINI (UFRGS)

Leia mais

Características dos Processos ARMA

Características dos Processos ARMA Caracerísicas dos Processos ARMA Aula 0 Bueno, 0, Capíulos e 3 Enders, 009, Capíulo. a.6 Morein e Toloi, 006, Capíulo 5. Inrodução A expressão geral de uma série emporal, para o caso univariado, é dada

Leia mais

MÉTODOS PARAMÉTRICOS PARA A ANÁLISE DE DADOS DE SOBREVIVÊNCIA

MÉTODOS PARAMÉTRICOS PARA A ANÁLISE DE DADOS DE SOBREVIVÊNCIA MÉTODOS PARAMÉTRICOS PARA A ANÁLISE DE DADOS DE SOBREVIVÊNCIA Nesa abordagem paramérica, para esimar as funções básicas da análise de sobrevida, assume-se que o empo de falha T segue uma disribuição conhecida

Leia mais

Aplicação. Uma famosa consultoria foi contratada por uma empresa. que, entre outras coisas, gostaria de entender o processo

Aplicação. Uma famosa consultoria foi contratada por uma empresa. que, entre outras coisas, gostaria de entender o processo Aplicação Uma famosa consuloria foi conraada por uma empresa que, enre ouras coisas, gosaria de enender o processo gerador relacionado às vendas de deerminado produo, Ainda, o conraane gosaria que a empresa

Leia mais

PREVISÃO DE CUSTOS DE UM CONDOMÍNIO DE APARTAMENTOS UTILIZANDO A METODOLOGIA DE BOX E JENKINS PARA SÉRIES TEMPORAIS

PREVISÃO DE CUSTOS DE UM CONDOMÍNIO DE APARTAMENTOS UTILIZANDO A METODOLOGIA DE BOX E JENKINS PARA SÉRIES TEMPORAIS 74 PREVISÃO DE CUSTOS DE UM CONDOMÍNIO DE APARTAMENTOS UTILIZANDO A METODOLOGIA DE BOX E JENKINS PARA SÉRIES TEMPORAIS COST FORECASTING OF A CONDOMINIUM OF APARTMENTS USING THE METHODOLOGY OF BOX AND JENKINS

Leia mais

4 Filtro de Kalman. 4.1 Introdução

4 Filtro de Kalman. 4.1 Introdução 4 Filro de Kalman Ese capíulo raa da apresenação resumida do filro de Kalman. O filro de Kalman em sua origem na década de sessena, denro da área da engenharia elérica relacionado à eoria do conrole de

Leia mais

Séries de Tempo. José Fajardo. Agosto EBAPE- Fundação Getulio Vargas

Séries de Tempo. José Fajardo. Agosto EBAPE- Fundação Getulio Vargas Séries de Tempo Inrodução José Faardo EBAPE- Fundação Geulio Vargas Agoso 0 José Faardo Séries de Tempo . Por quê o esudo de séries de empo é imporane? Primeiro, porque muios dados econômicos e financeiros

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuios Eléricos I EEL42 Coneúdo 8 - Inrodução aos Circuios Lineares e Invarianes...1 8.1 - Algumas definições e propriedades gerais...1 8.2 - Relação enre exciação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA MÉTODOS DE PREVISÃO APLICADOS A UMA SÉRIE DE VOLUME DE PRODUÇÃO DE CAMINHÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA MÉTODOS DE PREVISÃO APLICADOS A UMA SÉRIE DE VOLUME DE PRODUÇÃO DE CAMINHÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Isaac dos Sanos Lourenço Luis de Oliveira Nascimeno MÉTODOS DE PREVISÃO APLICADOS A UMA SÉRIE DE VOLUME DE PRODUÇÃO DE CAMINHÕES JUIZ DE FORA, MG BRASIL JULHO DE 2012

Leia mais

Previsão de curto prazo de carga de energia elétrica do estado de Santa Catarina

Previsão de curto prazo de carga de energia elétrica do estado de Santa Catarina Previsão de curo prazo de carga de energia elérica do esado de Sana Caarina haís Rohling Girardi (UFSC) hagirardi@gmail.com Gerson Ishikawa (UFSC) gerson.ishikawa@ia90.com.br Resumo: Os requisios das previsões

Leia mais

4 Método de geração de cenários em árvore

4 Método de geração de cenários em árvore Méodo de geração de cenários em árvore 4 4 Méodo de geração de cenários em árvore 4.. Conceios básicos Uma das aividades mais comuns no mercado financeiro é considerar os possíveis esados fuuros da economia.

Leia mais

Exercícios sobre o Modelo Logístico Discreto

Exercícios sobre o Modelo Logístico Discreto Exercícios sobre o Modelo Logísico Discreo 1. Faça uma abela e o gráfico do modelo logísico discreo descrio pela equação abaixo para = 0, 1,..., 10, N N = 1,3 N 1, N 0 = 1. 10 Solução. Usando o Excel,

Leia mais

5 Metodologia Probabilística de Estimativa de Reservas Considerando o Efeito-Preço

5 Metodologia Probabilística de Estimativa de Reservas Considerando o Efeito-Preço 5 Meodologia Probabilísica de Esimaiva de Reservas Considerando o Efeio-Preço O principal objeivo desa pesquisa é propor uma meodologia de esimaiva de reservas que siga uma abordagem probabilísica e que

Leia mais

*UiILFRGH&RQWUROH(:0$

*UiILFRGH&RQWUROH(:0$ *UiILFRGH&RQWUROH(:$ A EWMA (de ([SRQHQWLDOO\:HLJKWHGRYLQJ$YHUDJH) é uma esaísica usada para vários fins: é largamene usada em méodos de esimação e previsão de séries emporais, e é uilizada em gráficos

Leia mais

EXAME DE ESTATÍSTICA AMBIENTAL 2ª Época (V1)

EXAME DE ESTATÍSTICA AMBIENTAL 2ª Época (V1) Nome: Aluno nº: Duração: horas LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DE ENGENHARIA - ENGENHARIA DO AMBIENTE EXAME DE ESTATÍSTICA AMBIENTAL ª Época (V) I (7 valores) Na abela seguine apresena-se os valores das coordenadas

Leia mais

4 O Papel das Reservas no Custo da Crise

4 O Papel das Reservas no Custo da Crise 4 O Papel das Reservas no Cuso da Crise Nese capíulo buscamos analisar empiricamene o papel das reservas em miigar o cuso da crise uma vez que esa ocorre. Acrediamos que o produo seja a variável ideal

Leia mais

O Modelo Linear. 4.1 A Estimação do Modelo Linear

O Modelo Linear. 4.1 A Estimação do Modelo Linear 4 O Modelo Linear Ese capíulo analisa empiricamene o uso do modelo linear para explicar o comporameno da políica moneária brasileira. A inenção dese e do próximo capíulos é verificar se variações em preços

Leia mais

4 Modelagem e metodologia de pesquisa

4 Modelagem e metodologia de pesquisa 4 Modelagem e meodologia de pesquisa Nese capíulo será apresenada a meodologia adoada nese rabalho para a aplicação e desenvolvimeno de um modelo de programação maemáica linear misa, onde a função-objeivo,

Leia mais

Capítulo 4. Propriedades dos Estimadores de Mínimos Quadrados

Capítulo 4. Propriedades dos Estimadores de Mínimos Quadrados Capíulo 4 Propriedades dos Esimadores de Mínimos Quadrados Hipóeses do Modelo de Regressão Linear Simples RS1. y x e 1 RS. Ee ( ) 0 E( y ) 1 x RS3. RS4. var( e) var( y) cov( e, e ) cov( y, y ) 0 i j i

Leia mais

Controle estatístico de processo: soluções de um estudo de caso usando procedimentos estatísticos

Controle estatístico de processo: soluções de um estudo de caso usando procedimentos estatísticos XI SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2004 Conrole esaísico de processo: soluções de um esudo de caso usando procedimenos esaísicos Suzana Leião Russo (URI) jss@urisan.che.br Rober Wayne

Leia mais

Teoremas Básicos de Equações a Diferenças Lineares

Teoremas Básicos de Equações a Diferenças Lineares Teoremas Básicos de Equações a Diferenças Lineares (Chiang e Wainwrigh Capíulos 17 e 18) Caracerização Geral de Equações a diferenças Lineares: Seja a seguine especificação geral de uma equação a diferença

Leia mais

Motivação. Prof. Lorí Viali, Dr.

Motivação. Prof. Lorí Viali, Dr. Moivação rof. Lorí Viali, Dr. vialli@ma.ufrgs.br hp://www.ma.ufrgs.br/~vialli/ Na práica, não exise muio ineresse na comparação de preços e quanidades de um único arigo, como é o caso dos relaivos, mas

Leia mais

3 Modelo Teórico e Especificação Econométrica

3 Modelo Teórico e Especificação Econométrica 3 Modelo Teórico e Especificação Economérica A base eórica do experimeno será a Teoria Neoclássica do Invesimeno, apresenada por Jorgensen (1963). Aneriormene ao arigo de Jorgensen, não havia um arcabouço

Leia mais

Módulo de Regressão e Séries S Temporais

Módulo de Regressão e Séries S Temporais Quem sou eu? Módulo de Regressão e Séries S Temporais Pare 4 Mônica Barros, D.Sc. Julho de 007 Mônica Barros Douora em Séries Temporais PUC-Rio Mesre em Esaísica Universiy of Texas a Ausin, EUA Bacharel

Leia mais

Prof. Carlos H. C. Ribeiro ramal 5895 sala 106 IEC

Prof. Carlos H. C. Ribeiro  ramal 5895 sala 106 IEC MB770 Previsão usa ando modelos maemáicos Prof. Carlos H. C. Ribeiro carlos@comp.ia.br www.comp.ia.br/~carlos ramal 5895 sala 106 IEC Aula 14 Modelos de defasagem disribuída Modelos de auo-regressão Esacionariedade

Leia mais

2 Revisão Bibliográfica

2 Revisão Bibliográfica Revisão Bibliográfica Ese capíulo apresena os principais conceios, abordagens e a formulação básica das meodologias que esão incluídas no modelo HPA. Conceios maemáicos e esaísicos mais dealhados podem

Leia mais

5 Erro de Apreçamento: Custo de Transação versus Convenience Yield

5 Erro de Apreçamento: Custo de Transação versus Convenience Yield 5 Erro de Apreçameno: Cuso de Transação versus Convenience Yield A presene seção em como objeivo documenar os erros de apreçameno implício nos preços eóricos que eviam oporunidades de arbiragem nos conraos

Leia mais

AULA 22 PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM

AULA 22 PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM AULA 22 PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM 163 22. PROCESSO DE TORNEAMENTO: CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE USINAGEM 22.1. Inrodução Na Seção 9.2 foi falado sobre os Parâmeros de Core e

Leia mais

2 Os métodos da família X Introdução

2 Os métodos da família X Introdução 2 Os méodos da família X 2. Inrodução O méodo X (Dagum, 980) emprega médias móveis (MM) para esimar as principais componenes de uma série (Sysem of Naional Accouns, 2003): a endência e a sazonalidade.

Leia mais

METODOLOGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE PREVISÃO DE DEMANDA

METODOLOGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE PREVISÃO DE DEMANDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO METODOLOGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE PREVISÃO DE DEMANDA Fernando Rezende Pellegrini

Leia mais

4 Aplicação do Modelo

4 Aplicação do Modelo Aplicação do Modelo É possível enconrar na lieraura diversas aplicações que uilizam écnicas esaísicas e de compuação inensiva para realizar previsões de curo prazo na área de energia elérica. Enre elas

Leia mais

4 Análise de Sensibilidade

4 Análise de Sensibilidade 4 Análise de Sensibilidade 4.1 Considerações Gerais Conforme viso no Capíulo 2, os algorimos uilizados nese rabalho necessiam das derivadas da função objeivo e das resrições em relação às variáveis de

Leia mais

MÉTODOS ESTATÍSTICOS DE SUAVIZAÇÃO EXPONENCIAL HOLT- WINTERS PARA PREVISÃO DE DEMANDA EM UMA EMPRESA DO SETOR METAL MECÂNICO

MÉTODOS ESTATÍSTICOS DE SUAVIZAÇÃO EXPONENCIAL HOLT- WINTERS PARA PREVISÃO DE DEMANDA EM UMA EMPRESA DO SETOR METAL MECÂNICO Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Pona Grossa - Paraná - Brasil ISSN 1808-0448 / v. 08, n. 04: p. 154-171, 2012 D.O.I: 10.3895/S1808-04482012000400009 Revisa Gesão Indusrial MÉTODOS

Leia mais

PREVISÃO DE VENDAS ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE BOX & JENKINS: UM ESTUDO DE CASO

PREVISÃO DE VENDAS ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE BOX & JENKINS: UM ESTUDO DE CASO ! "#$ " %'&)(*&)+,.- /1.2*&4365879&4/1:.+58;.2*=?5.@A2*3B;.- C)D 5.,.5FE)5.G.+ &4- (IHJ&?,.+ /?=)5.KA:.+5MLN&OHJ5F&4E)2*EOHJ&)(IHJ/)G.- D - ;./);.& PREVISÃO DE VENDAS ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE BOX

Leia mais

A entropia de uma tabela de vida em previdência social *

A entropia de uma tabela de vida em previdência social * A enropia de uma abela de vida em previdência social Renao Marins Assunção Leícia Gonijo Diniz Vicorino Palavras-chave: Enropia; Curva de sobrevivência; Anuidades; Previdência Resumo A enropia de uma abela

Leia mais

Função de risco, h(t) 3. Função de risco ou taxa de falha. Como obter a função de risco. Condições para uma função ser função de risco

Função de risco, h(t) 3. Função de risco ou taxa de falha. Como obter a função de risco. Condições para uma função ser função de risco Função de risco, h() 3. Função de risco ou axa de falha Manuenção e Confiabilidade Prof. Flavio Fogliao Mais imporane das medidas de confiabilidade Traa-se da quanidade de risco associada a uma unidade

Leia mais

Circuitos Elétricos I EEL420

Circuitos Elétricos I EEL420 Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuios Eléricos I EEL420 Coneúdo 1 - Circuios de primeira ordem...1 1.1 - Equação diferencial ordinária de primeira ordem...1 1.1.1 - Caso linear, homogênea, com

Leia mais

Previsão em eventos hospitalares utilizando o método de. combinação de previsão

Previsão em eventos hospitalares utilizando o método de. combinação de previsão Universidade Federal de Minas Gerais Insiuo de Ciências Exaas ICEX Deparameno de Esaísica Especialização em Esaísica Previsão em evenos hospialares uilizando o méodo de combinação de previsão Mário Fonseca

Leia mais

Information. Séries de Tempo. José Fajardo. EBAPE- Fundação Getulio Vargas. Agosto 2011

Information. Séries de Tempo. José Fajardo. EBAPE- Fundação Getulio Vargas. Agosto 2011 Informaion Séries de Tempo José Faardo EBAPE- Fundação Geulio Vargas Agoso 0 José Faardo Séries de Tempo Prf. José Faardo Informaion Ph. D in Mahemaical Economics (IMPA-Brazil) Mahemaical Finance, Financial

Leia mais

NOTA TÉCNICA. Nota Sobre Evolução da Produtividade no Brasil. Fernando de Holanda Barbosa Filho

NOTA TÉCNICA. Nota Sobre Evolução da Produtividade no Brasil. Fernando de Holanda Barbosa Filho NOTA TÉCNICA Noa Sobre Evolução da Produividade no Brasil Fernando de Holanda Barbosa Filho Fevereiro de 2014 1 Essa noa calcula a evolução da produividade no Brasil enre 2002 e 2013. Para ano uiliza duas

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA LEI DE VELOCIDADE - TEORIA

CINÉTICA QUÍMICA LEI DE VELOCIDADE - TEORIA CINÉTICA QUÍMICA LEI DE VELOCIDADE - TEORIA Inrodução Ese arigo raa de um dos assunos mais recorrenes nas provas do IME e do ITA nos úlimos anos, que é a Cinéica Química. Aqui raamos principalmene dos

Leia mais

4 Metodologia Proposta para o Cálculo do Valor de Opções Reais por Simulação Monte Carlo com Aproximação por Números Fuzzy e Algoritmos Genéticos.

4 Metodologia Proposta para o Cálculo do Valor de Opções Reais por Simulação Monte Carlo com Aproximação por Números Fuzzy e Algoritmos Genéticos. 4 Meodologia Proposa para o Cálculo do Valor de Opções Reais por Simulação Mone Carlo com Aproximação por Números Fuzzy e Algorimos Genéicos. 4.1. Inrodução Nese capíulo descreve-se em duas pares a meodologia

Leia mais

Modelos Não-Lineares

Modelos Não-Lineares Modelos ão-lineares O modelo malhusiano prevê que o crescimeno populacional é exponencial. Enreano, essa predição não pode ser válida por um empo muio longo. As funções exponenciais crescem muio rapidamene

Leia mais

Grupo I (Cotação: 0 a 3.6 valores: uma resposta certa vale 1.2 valores e uma errada valores)

Grupo I (Cotação: 0 a 3.6 valores: uma resposta certa vale 1.2 valores e uma errada valores) INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO Esaísica II - Licenciaura em Gesão Época de Recurso 6//9 Pare práica (quesões resposa múlipla) (7.6 valores) Nome: Nº Espaço reservado para a classificação (não

Leia mais

4 Modelo de fatores para classes de ativos

4 Modelo de fatores para classes de ativos 4 Modelo de aores para classes de aivos 4.. Análise de esilo baseado no reorno: versão original (esáica A análise de esilo baseada no reorno é um procedimeno esaísico que visa a ideniicar as ones de riscos

Leia mais

5 Aplicação da Modelagem Estrutural ao problema de previsão de Preço Spot de Energia Elétrica.

5 Aplicação da Modelagem Estrutural ao problema de previsão de Preço Spot de Energia Elétrica. Aplicação da Modelagem Esruural ao problema de previsão de Preço Spo de Energia Elérica. 41 5 Aplicação da Modelagem Esruural ao problema de previsão de Preço Spo de Energia Elérica. 5.1. Inrodução Nesa

Leia mais

Tabela: Variáveis reais e nominais

Tabela: Variáveis reais e nominais Capíulo 1 Soluções: Inrodução à Macroeconomia Exercício 12 (Variáveis reais e nominais) Na abela seguine enconram se os dados iniciais do exercício (colunas 1, 2, 3) bem como as soluções relaivas a odas

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENVOLVENDO MODELOS ARIMA E SISTEMAS INTELIGENTES PARA PREVISÃO DE DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA NO CURTÍSSIMO PRAZO

ANÁLISE COMPARATIVA ENVOLVENDO MODELOS ARIMA E SISTEMAS INTELIGENTES PARA PREVISÃO DE DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA NO CURTÍSSIMO PRAZO Anais do IX Congresso Brasileiro de Redes Neurais /Ineligência Compuacional (IX CBRN) Ouro Preo 25-28 de Ouubro de 2009 Sociedade Brasileira de Redes Neurais ANÁLISE COMPARATIVA ENVOLVENDO MODELOS ARIMA

Leia mais

Aplicações à Teoria da Confiabilidade

Aplicações à Teoria da Confiabilidade Aplicações à Teoria da ESQUEMA DO CAPÍTULO 11.1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS 11.2 A LEI DE FALHA NORMAL 11.3 A LEI DE FALHA EXPONENCIAL 11.4 A LEI DE FALHA EXPONENCIAL E A DISTRIBUIÇÃO DE POISSON 11.5 A LEI

Leia mais

5 Solução por Regressão Simbólica 5.1. Introdução

5 Solução por Regressão Simbólica 5.1. Introdução 5 Solução por Regressão Simbólica 5.. Inrodução ese capíulo é descrio um esudo de caso uilizando-se o modelo proposo no capíulo 4. reende-se com esse esudo de caso, mosrar a viabilidade do modelo, suas

Leia mais

3 Modelos de Markov Ocultos

3 Modelos de Markov Ocultos 23 3 Modelos de Markov Oculos 3.. Processos Esocásicos Um processo esocásico é definido como uma família de variáveis aleaórias X(), sendo geralmene a variável empo. X() represena uma caracerísica mensurável

Leia mais

Problema de controle ótimo com equações de estado P-fuzzy: Programação dinâmica

Problema de controle ótimo com equações de estado P-fuzzy: Programação dinâmica Problema de conrole óimo com equações de esado P-fuzzy: Programação dinâmica Michael Macedo Diniz, Rodney Carlos Bassanezi, Depo de Maemáica Aplicada, IMECC, UNICAMP, 1383-859, Campinas, SP diniz@ime.unicamp.br,

Leia mais

3 A Função de Reação do Banco Central do Brasil

3 A Função de Reação do Banco Central do Brasil 3 A Função de Reação do Banco Cenral do Brasil Nese capíulo será apresenada a função de reação do Banco Cenral do Brasil uilizada nese rabalho. A função segue a especificação de uma Regra de Taylor modificada,

Leia mais

CONTABILIDADE DOS CICLOS ECONÓMICOS PARA PORTUGAL*

CONTABILIDADE DOS CICLOS ECONÓMICOS PARA PORTUGAL* CONTABILIDADE DOS CICLOS ECONÓMICOS PARA PORTUGAL* Nikolay Iskrev** Resumo Arigos Ese arigo analisa as fones de fluuação dos ciclos económicos em Porugal usando a meodologia de conabilidade dos ciclos

Leia mais

APOSTILA DE MODELOS LINEARES EM SÉRIES TEMPORAIS

APOSTILA DE MODELOS LINEARES EM SÉRIES TEMPORAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG INSIUO DE CIÊNCIAS EXAAS ICEx DEPARAMENO DE ESAÍSICA ES APOSILA DE MODELOS LINEARES EM SÉRIES EMPORAIS Glaura da Conceição Franco (ES/UFMG) Belo Horizone, agoso

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA AO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Silvio A. de Araujo Socorro Rangel

MATEMÁTICA APLICADA AO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Silvio A. de Araujo Socorro Rangel MAEMÁICA APLICADA AO PLANEJAMENO DA PRODUÇÃO E LOGÍSICA Silvio A. de Araujo Socorro Rangel saraujo@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.br Apoio Financeiro: PROGRAMA Inrodução 1. Modelagem maemáica: conceios

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE MODELOS E PREVISÃO PARA EXPLICAÇÃO DA ENTRADA TURÍSTICA NO PORTO MAUÁ/ ALBA POSSE

CONSTRUÇÃO DE MODELOS E PREVISÃO PARA EXPLICAÇÃO DA ENTRADA TURÍSTICA NO PORTO MAUÁ/ ALBA POSSE CONSTRUÇÃO DE MODELOS E PREVISÃO PARA EXPLICAÇÃO DA ENTRADA TURÍSTICA NO PORTO MAUÁ/ ALBA POSSE Suzana Russo, Dra Orienadora Norbero Omar Ilgner Orienador Fernanda de Melo Basso Bolsisa PIBIC/CNPq RESUMO

Leia mais

Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre

Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre 1. Objeivos. Inrodução 3. Procedimeno experimenal 4. Análise de dados 5. Quesões 6. Referências 1. Objeivos Nesa experiência, esudaremos o movimeno da queda de

Leia mais

4 Análise Empírica. 4.1 Definição da amostra de cada país

4 Análise Empírica. 4.1 Definição da amostra de cada país 57 4 Análise Empírica As simulações apresenadas no capíulo anerior indicaram que a meodologia desenvolvida por Rigobon (2001 é aparenemene adequada para a análise empírica da relação enre a axa de câmbio

Leia mais

Técnicas para Detecção de Viés em Previsão de Demanda Comparação de Desempenhos

Técnicas para Detecção de Viés em Previsão de Demanda Comparação de Desempenhos Felipe Schoemer Jardim Técnicas para Deecção de Viés em Previsão de Demanda Comparação de Desempenhos Disseração de Mesrado Disseração apresenada como requisio parcial para obenção do grau de Mesre pelo

Leia mais

Econometria Semestre

Econometria Semestre Economeria Semesre 00.0 6 6 CAPÍTULO ECONOMETRIA DE SÉRIES TEMPORAIS CONCEITOS BÁSICOS.. ALGUMAS SÉRIES TEMPORAIS BRASILEIRAS Nesa seção apresenamos algumas séries econômicas, semelhanes às exibidas por

Leia mais

APLICAÇÃO DE MODELOS QUANTITATIVOS DE PREVISÃO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO

APLICAÇÃO DE MODELOS QUANTITATIVOS DE PREVISÃO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO XXIII ENEGEP - Ouro Preo, MG, Brasil, 22 a 24 de ouubro de 2003 APLICAÇÃO DE MODELOS QUANTITATIVOS DE PREVISÃO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO Ricardo Ferrari Pacheco Universidade Caólica de Goiás

Leia mais

Teste F na Regressão Linear Múltipla para Dados Temporais com Correlação Serial.

Teste F na Regressão Linear Múltipla para Dados Temporais com Correlação Serial. Deparameno de Ciências e ecnologias Mesrado em Esaísica, Maemáica e Compuação ese F na Regressão Linear Múlipla para Dados emporais com Correlação Serial. Bruno Fernando Pinheiro Faria Lisboa, Mesrado

Leia mais

6 Processos Estocásticos

6 Processos Estocásticos 6 Processos Esocásicos Um processo esocásico X { X ( ), T } é uma coleção de variáveis aleaórias. Ou seja, para cada no conjuno de índices T, X() é uma variável aleaória. Geralmene é inerpreado como empo

Leia mais

ANÁLISE DAS SÉRIES DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM SÃO JOÃO DEL-REI

ANÁLISE DAS SÉRIES DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM SÃO JOÃO DEL-REI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Denise de Assis Paiva ANÁLISE DAS SÉRIES DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM SÃO JOÃO DEL-REI São João del-rei 2017 Denise de Assis

Leia mais

Critérios e Metodologia de Apuração de Superfície de Volatilidade

Critérios e Metodologia de Apuração de Superfície de Volatilidade Criérios e Meodologia de Apuração de Superfície de Volailidade Diariamene são calculadas superfícies de volailidade implícia de odos os vencimenos de conraos de opções em que há posição em abero e/ou séries

Leia mais

Introdução ao Controle Ótimo: Otimização de funções e funcionais. Otimização paramétrica. Problema de controle ótimo com tempo final fixo.

Introdução ao Controle Ótimo: Otimização de funções e funcionais. Otimização paramétrica. Problema de controle ótimo com tempo final fixo. Inrodução ao Conrole Óimo: Oimização de funções e funcionais. Oimização paramérica. Problema de conrole óimo com empo final fio. Oimização Deerminação de uma ação que proporciona um máimo de benefício,

Leia mais

5.1. Filtragem dos Estados de um Sistema Não-Linear Unidimensional. Considere-se o seguinte MEE [20] expresso por: t t

5.1. Filtragem dos Estados de um Sistema Não-Linear Unidimensional. Considere-se o seguinte MEE [20] expresso por: t t 5 Esudo de Casos Para a avaliação dos algorimos online/bach evolucionários proposos nese rabalho, foram desenvolvidas aplicações em problemas de filragem dos esados de um sisema não-linear unidimensional,

Leia mais

Enunciado genérico. Trabalho: Séries Temporais Disciplina: Estatística Ambiental

Enunciado genérico. Trabalho: Séries Temporais Disciplina: Estatística Ambiental Enunciado genérico Trabalho: Séries Temporais Disciplina: Esaísica Ambienal Criérios de escolha da série 1. A série escolhida deverá er uma exensão, N, de pelo menos 150 observações da variável em esudo;.

Leia mais

APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS NO CONTROLE DA POLUIÇÃO PROVOCADA PELO TRÁFEGO DE VEÍCULOS MOTORIZADOS

APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS NO CONTROLE DA POLUIÇÃO PROVOCADA PELO TRÁFEGO DE VEÍCULOS MOTORIZADOS ! "#$ " %'&)(*&)+,- /2*&4365879&4/:+58;2*=?5@A2*3B;- C)D 5,5FE)5G+ &4- (IHJ&?,+ /?=)5KA:+5MLN&OHJ5F&4E)2*EOHJ&)(IHJ/)G- D - ;/);& Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 9 a de ouubro de 27 APLICAÇÃO DA ANÁLISE

Leia mais

III Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística Guimarães, 26 a 28 Junho 1995

III Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística Guimarães, 26 a 28 Junho 1995 1 III Congresso da Sociedade Poruguesa de Esaísica Guimarães, 26 a 28 Junho 1995 Políicas Ópimas e Quase-Ópimas de Inspecção de um Sisema Sujeio a Falhas Cláudia Nunes, João Amaral Deparameno de Maemáica,

Leia mais