O Subtexto é uma teia de incontáveis movimentos interiores, toda sorte de imaginações, que nos faz dizer as palavras que dizemos de um determinado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Subtexto é uma teia de incontáveis movimentos interiores, toda sorte de imaginações, que nos faz dizer as palavras que dizemos de um determinado"

Transcrição

1

2 1. Subtexto

3 O Subtexto é uma teia de incontáveis movimentos interiores, toda sorte de imaginações, que nos faz dizer as palavras que dizemos de um determinado texto. Somente quando os nossos sentimentos mergulham na corrente subtextual é que nossa fala começa a produzir um efeito mágico sobre os ouvintes.

4 Filho, por que você chegou tarde, ontem?

5 O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta, esfria, aperta e daí afrouxa, sossega depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza. O certo era a gente estar sempre bravo de alegre, alegre por dentro, mesmo com tudo de ruim que acontecesse, alegre nas profundas. Podia?

6 2. Pausa Lógica

7 Pausa lógica está relacionada com a gramática da língua. Ela respeita os sinais de pontuação. Ela contribui para a compreensão do texto. Ela é formal, está submetida a regras. Ela serve ao nosso cérebro. Está a serviço da RAZÃO

8 3. Pausa Psicológica

9 A pausa psicológica é um silêncio eloquente; Dá vida aos pensamentos, frases, orações. Ajuda a transmitir o conteúdo subtextual das palavras. Sem a pausa psicológica o texto não tem vida. Ela transborda conteúdo interior. Serve aos nossos SENTIMENTOS.

10 A pausa psicológica invade com ousadia a pausa lógica. Ela tem o direito de substituir a pausa lógica, porém sem destruí-la. A pausa psicológica tem o poder de afetar a emoção, a memória e os sentimentos dos ouvintes.

11 Paula, eu quero te dizer uma coisa muito séria. Se você for embora, eu não sei se consigo viver sem você. Você é para mim semelhante ao ar, sem ele, com certeza, eu morrerei.

12 O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta, esfria, aperta e daí afrouxa, sossega depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.

13 4. Entonação

14 Entonação é o movimento ascendente e descendente das inflexões realizadas sobre determinadas palavras ao longo de uma frase. É a emoção da voz.

15 O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta, esfria, aperta e daí afrouxa, sossega depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza.

16 5. Palavra expressiva ou destaque

17 Devemos descobrir em cada frase a palavra chave e realçá-la com uma entonação diferenciada das outras palavras.

18 Eu gosto muito de você.

19 O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta, esfria, aperta e daí afrouxa, sossega depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O certo era a gente estar sempre bravo de alegre, alegre por dentro, mesmo com tudo de ruim que acontecesse, alegre nas profundas. Podia?

20 6. O ritmo das falas

21 O ritmo é a rapidez ou a lentidão do andamento das palavras pronunciadas dentro de uma frase.

22 O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta, esfria, aperta e daí afrouxa, sossega depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza.

23 Exercitando os conceitos

24 TEMPUS FUGIT TCC CARPE DIEM

25 1. Navegava Alexandre em uma poderosa armada pelo mar Eritreu a conquistar a Índia. Foi levado à sua presença à sua presença um pirata, que por ali roubava os pescadores. Alexandre o repreendeu muito pelo seu mau ofício: porém ele, que não era medroso nem lerdo, respondeu assim: Basta, senhor, porque eu roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, que roubais em uma armada, sois imperador? Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza: o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito poder, os Alexandres. (Pe. Antonio Vieira)

26 2. O meu nome é Severino, não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar Severino de Maria; como há muitos Severinos com mães chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias. Mas isso ainda diz pouco: há muitos na freguesia, por causa de um coronel que se chamou Zacarias e que foi o mais antigo senhor desta sesmaria. Como então dizer quem fala ora a Vossas Senhorias? Vejamos: é o Severino da Maria do Zacarias, lá da serra da Costela, limites da Paraíba. Mas isso ainda diz pouco: se ao menos mais cinco havia com nome de Severino filhos de tantas Marias mulheres de outros tantos, já finados, Zacarias.(João Cabral de Melo Neto)

27 3. Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus! Se é loucura... se é verdade Tanto horror perante os céus... Ó mar! por que não apagas Coa esponja de tuas vagas de teu manto este borrão? Astros! Noite! Tempestades! Rolai das imensidades! Varrei os mares, tufão!( Castro Alves)

28 4. Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho à noite, Mais prazer encontro eu lá Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores Que tais não encontro eu cá, Em cismar - sozinho, à noite - Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.(Gonçalves Dias)

29 5. A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana. A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo, o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro. O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se, o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. (Vinicius de Moraes)

30 8.Viver é um negócio muito perigoso... porque ainda não se sabe. Porque aprender a viver é que é viver mesmo. O sertão me produziu, depois me engoliu, depois me cuspiu do quente da boca. Sertão é onde manda quem é forte com as astúcias. Deus mesmo quando vier, que venha armado! E bala é um pedacinhozinho de metal... O sertão está em toda a parte, é do tamanho do mundo. O sertão é o sozinho. O sertão é dentro da gente. (Guimarães Rosa)

31 6. Severino retirante, deixe agora que lhe diga: eu não sei bem a resposta da pergunta que fazia, se não vale mais saltar fora da ponte da vida; nem conheço essa resposta, se quer mesmo que lhe diga, é difícil defender, só com palavras, a vida, ainda mais quando ela é esta que vê, severina; mas se responder não pude à pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu com sua presença viva. E não há melhor resposta que o espetáculo da vida: vê-la desfiar seu fio, que também se chama vida, ver a fábrica que ela mesma, teimosamente, se fabrica, vê-la brotar como há pouco em nova vida explodida; mesmo quando é assim pequena explosão, como a ocorrida; mesmo quando é explosão de uma vida Severina. Severino, retirante, venha a nós se juntar, pois vamos comemorar, mais esta vida que acabou de chegar. (João Cabral)

32 7. Café com pão / Café com pão / Café com pão Virge Maria que foi isso maquinista? Agora sim/ Café com pão/ Agora sim/ Voa, fumaça/ Corre, cerca / Ai seu foguista/ Bota fogo / Na fornalha/ que eu preciso/ Muita força / Muita força / Muita força Foge, bicho / Foge, povo/ Passa ponte/ Passa poste/ Passa pasto/ Passa boi/ Passa boiada/ Passa galho/ De ingazeira/ Debruçada/ No riacho/ Que vontade de cantar! Quando me prendero/ No Canaviá/ Cada pé de cana/ Era um oficiá/ Menina bonita/ Do vestido verde/ Me dá tua boca/ Prá matá minha sede/ Vou mimbora vou mimbora/ Não gosto daqui/ Nasci no sertão/ Sou de Ouricuri/ Vou depressa/ Vou correndo/ Vou na toda/ Que só levo/ Pouca gente/ Pouca gente/ Pouca gente... (Manuel Bandeira)

VINICIUS LEAL MIRANDA DA SILVA

VINICIUS LEAL MIRANDA DA SILVA VINICIUS LEAL MIRANDA DA SILVA Representando a nação em verso Produção poética de autores brasileiros como tradução do imaginário/sentimento de nação: a história, o homem e o lugar TUBARÃO 2010 Autor e

Leia mais

MORTE E VIDA SEVERINA

MORTE E VIDA SEVERINA MORTE E VIDA SEVERINA João Cabral de Melo Neto Essa obra não é de domínio público BIBLIOTECA DIGITAL 2 O RETIRANTE EXPLICA AO LEITOR QUEM É E A QUE VAI O meu nome é Severino, como não tenho outro de pia.

Leia mais

CASTRO ALVES O ABOLICIONISTA

CASTRO ALVES O ABOLICIONISTA CASTRO ALVES O ABOLICIONISTA BIOGRAFIA * 14 / 03 /1847 (Curralinho, hoje Castro Alves, BA) + 06 /07 /1871 (Salvador, BA) Aos dezesseis anos foi para o Recife e começou os preparatórios para se habilitar

Leia mais

POEMAS DO MODERNISMO BRASILEIRO

POEMAS DO MODERNISMO BRASILEIRO CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. PIBID Subprojeto Letras 2014 Bolsistas ID: Ariéli Santana, Evelise Luz, Mariane Munhoz e Mariel Araújo Professora coordenadora: Zíla Letícia

Leia mais

PORTUGUÊS. Literatura Romantismo Poesia. Prof.ª Isabel Vega

PORTUGUÊS. Literatura Romantismo Poesia. Prof.ª Isabel Vega PORTUGUÊS Literatura Romantismo Poesia Prof.ª Isabel Vega ROMANTISMO: século XIX (1836 publicação do livro Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães) I) Contexto histórico: Independência

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense- CDS Disciplina de Língua Portuguesa Turma: 7º ano. O estudo da estilística: figuras de palavras

Colégio Diocesano Seridoense- CDS Disciplina de Língua Portuguesa Turma: 7º ano. O estudo da estilística: figuras de palavras Colégio Diocesano Seridoense- CDS Disciplina de Língua Portuguesa Turma: 7º ano O estudo da estilística: figuras de palavras Prof.ª: Caliana Medeiros. Estilos... ESTILÍSTICA Objeto de estudo: estilo A

Leia mais

A POÉTICA DO SÉCULO XVII

A POÉTICA DO SÉCULO XVII A POÉTICA DO SÉCULO XVII O Enterro do Conde de Orgaz (1586) El Greco Igreja de São Tomé, Toledo São Jerônimo (c. 1605). Caravaggio. Galeria Borghese, Itália Êxtase de Santa Teresa (1645-52) Igreja de

Leia mais

CEM 02/GAMA. Minha terra tem palmeiras. As aves, que aqui gorjeiam, Nosso céu têm mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores,

CEM 02/GAMA. Minha terra tem palmeiras. As aves, que aqui gorjeiam, Nosso céu têm mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, ABERTURA TOCA A INTRODUÇÃO DO HINO NACIONAL. EM SEGUIDA ENTRAM EM CENA ALGUNS ATORES REPRESENTANDO NOSSOS POLÍTICOS Minha terra tem riqueza Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá; As aves, que aqui

Leia mais

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este Vivo num sonho que não é realidade Faz parte do meu viver Crescer sonhando esquecendo os planos Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este EU Hoje deixei pra lá me esqueci de tudo Vivo minha vida sobre

Leia mais

SEMÂNTICA PARTE II. Língua Portuguesa 3º trimestre 1º ano E. M. Prof. Eduardo Belmonte

SEMÂNTICA PARTE II. Língua Portuguesa 3º trimestre 1º ano E. M. Prof. Eduardo Belmonte SEMÂNTICA PARTE II Língua Portuguesa 3º trimestre 1º ano E. M. Prof. Eduardo Belmonte Havia um muro alto entre nossas casas. Difícil de mandar recado para ela. Não havia e-mail. O pai era uma onça. A

Leia mais

Canção do Exílio (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Canção do Exílio (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Lições de Língua Portuguesa e História 5º ano Troca do Livro Semana de 24 a 28 de abril 5º A 5º B e C terça-feira quinta-feira Leia o poema a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Canção do

Leia mais

2ª FEIRA 25 de Fevereiro.

2ª FEIRA 25 de Fevereiro. 2ª FEIRA 25 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

Pós-Modernismo - Prosa

Pós-Modernismo - Prosa Pós-Modernismo - Prosa Pós-Modernismo Prosa (Parte II) Texto para as questões 1, 2, 3 e 4. 1. O texto de Clarice Lispector aborda, genericamente, o insucesso de relações amorosas. Esse enfoque genérico

Leia mais

O Clamor dos Povos e da Terra Ferida

O Clamor dos Povos e da Terra Ferida CÂNTICOS O Clamor dos Povos e da Terra Ferida Pelas dores deste mundo Rodolfo Gaede Neto https://www.youtube.com/watch?v=jn1beqgwza Pelas dores deste mundo, Ó Senhor, imploramos piedade A um só tempo geme

Leia mais

Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz

Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz Bons dias Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz Pensamento do dia O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também - e eu diria sobretudo - um instrumento para comunicar valores que

Leia mais

A Família como cuidadora da pessoa com deficiência. Maria Lúcia Pellegrinelli Fisioterapeuta Educadora Inclusiva

A Família como cuidadora da pessoa com deficiência. Maria Lúcia Pellegrinelli Fisioterapeuta Educadora Inclusiva A Família como cuidadora da pessoa com deficiência Maria Lúcia Pellegrinelli Fisioterapeuta Educadora Inclusiva A Família como cuidadora da pessoa com deficiência 1. Objetivos 2. Definição 3. Princípios

Leia mais

2ª FEIRA 01 de outubro

2ª FEIRA 01 de outubro 2ª FEIRA 01 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Sabias que hoje é o dia Mundial da Música. Aposto que todos os que aqui estamos gostamos de ouvir música. Já pensaste que a mesma música pode ser apreciada por

Leia mais

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Texto 1 Canção

Leia mais

O Navio Negreiro. Castro Alves Slim Rimografia Grupo Opni. poema de. adaptado pelo rapper. ilustrado com graffiti de ACORDO ORTOGRÁFICO

O Navio Negreiro. Castro Alves Slim Rimografia Grupo Opni. poema de. adaptado pelo rapper. ilustrado com graffiti de ACORDO ORTOGRÁFICO Este livro segue as normas do novo O Navio Negreiro ACORDO ORTOGRÁFICO poema de adaptado pelo rapper ilustrado com graffiti de Castro Alves Slim Rimografia Grupo Opni 2011 Slim Rimografia Diretor editorial

Leia mais

Santa Missa. Mestre Raimundo Irineu Serra

Santa Missa. Mestre Raimundo Irineu Serra Santa Missa Mestre Raimundo Irineu Serra 1. SENHOR AMADO Para os tempos que estavas no mundo Mandaram te chamar Na casa da Mãe Santíssima Pra ti pra ti te apresentar Senhora Mãe Santíssima Eu vim me apresentar

Leia mais

Revisão com aprofundamento: Barroco e Arcadismo

Revisão com aprofundamento: Barroco e Arcadismo Revisão com aprofundamento: Barroco e Arcadismo Revisão com aprofundamento: Barroco e Arcadismo Texto para as questões 1 e 2. SONETO Carregado de mim ando no mundo, E o grande peso embarga-me as passadas,

Leia mais

2ª FEIRA 08 de outubro

2ª FEIRA 08 de outubro 2ª FEIRA 08 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana dedicaremos a nossa atenção à família. O Papa Francisco diznos que a Família é lugar de perdão. Vamos ver um pequeno filme que mostra um pouco o que

Leia mais

Exercícios de Revisão dos Temas

Exercícios de Revisão dos Temas Exercícios de Revisão dos Temas Material de apoio para Monitoria 1. (UNICAMP) É sabido que as histórias de Chico Bento são situadas no universo rural brasileiro. a) Explique o recurso utilizado para caracterizar

Leia mais

Rosa Silva ( Azoriana )

Rosa Silva ( Azoriana ) Rosa Silva ( Azoriana ) ISSUU PUBLICATIONS / Outubro de 2015 Sumário O Rosário das Nações, 1 Aos poetas da Região, 2 Sonhando acordada, 3 SERRETA EM CANÇÃO, 4 O Rosário das Nações Um coração que adora

Leia mais

) ) .,. MEB- 50 ANOS ";.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA! " MARIA ALICE ~ )

) ) .,. MEB- 50 ANOS ;.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA!  MARIA ALICE ~ ) ) 1 ) ) ).,. I ) I MEB- 50 ANOS ";.. QUANTO AFETO, QUANTA ALEGRIA RENOVADA EM CADA ENCONTRO... VIVA A VIDA! " MARIA ALICE ) ) ~ ) ( ' A MUSICA DA CAMPANHA DAS ESCOLAS RADIOFONICAS LEVANTO JUNTO COM O SOL

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO! CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO! CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Depois de, na semana passada, a escola ter dado um sinal muito bonito da sua generosidade com o povo de Moçambique,

Leia mais

HINÁRIO SANTA MISSA. Mestre Irineu Raimundo Irineu Serra SENHOR AMADO

HINÁRIO SANTA MISSA. Mestre Irineu Raimundo Irineu Serra SENHOR AMADO HINÁRIO SANTA MISSA Tema 2012: Flora Brasileira Glória da Manhã Mestre Irineu Raimundo Irineu Serra 1 www.hinarios.org 2 01 SENHOR AMADO Para os tempos que estavas no mundo Mandaram te chamar Na casa da

Leia mais

Portuguese Poetry / lines HS 5-6

Portuguese Poetry / lines HS 5-6 Ai quem me dera Vinicius de Moraes!" Ai, quem me dera, terminasse a espera #" Retornasse o canto simples e sem fim, $" E ouvindo o canto se chorasse tanto %" Que do mundo o pranto se estancasse enfim &"

Leia mais

HINÁRIO SANTA MISSA. Mestre Irineu. Raimundo Irineu Serra 1. Tema 2012: Flora Brasileira Glória da Manhã

HINÁRIO SANTA MISSA. Mestre Irineu. Raimundo Irineu Serra 1. Tema 2012: Flora Brasileira Glória da Manhã HINÁRIO SANTA MISSA Tema 2012: Flora Brasileira Glória da Manhã Mestre Irineu Raimundo Irineu Serra 1 www.hinarios.org 2 01 SENHOR AMADO Para os tempos que estavas no mundo Mandaram te chamar Na casa da

Leia mais

AULA DE VÉSPERA VESTIBULAR 2019 LITERATURA

AULA DE VÉSPERA VESTIBULAR 2019 LITERATURA AULA DE VÉSPERA VESTIBULAR 2019 LITERATURA Prof. Yuri Augustus QUINCAS BORBA Sofia Rubião Destino Sociedade Palha Burguesia A METAMORFOSE MORTE E VIDA SEVERINA Severino, retirante, deixe agora que lhe

Leia mais

O ENEM E A INTERTEXTUALIDADE. 1- (Enem 2009)

O ENEM E A INTERTEXTUALIDADE. 1- (Enem 2009) O ENEM E A INTERTEXTUALIDADE 1- (Enem 2009) Texto 1 No meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra ANDRADE,

Leia mais

MINHAS PALAVRAS. 1 Ebook. EscreviNoMeuDiário

MINHAS PALAVRAS. 1 Ebook. EscreviNoMeuDiário MINHAS PALAVRAS 1 Ebook EscreviNoMeuDiário Esse Ebook é composto por vários temas que em várias palavras temos que Esse Ebook é composto por vários temas que em várias palavras temos que abrir a imaginação

Leia mais

AMA QUE É BOM! AMA, AMA QUE É BOM! AMA, AMA QUE VEM DE DOM! AMA, AMA QUE É BOM! AMA, AMA QUE VEM DE DOM!

AMA QUE É BOM! AMA, AMA QUE É BOM! AMA, AMA QUE VEM DE DOM! AMA, AMA QUE É BOM! AMA, AMA QUE VEM DE DOM! AMA QUE É BOM! Lugar: Itacaré (BA) Data: 10/12/2009. Estilo: Fado baiano Tom: Fá sustenido menor (F#m) Estúdio: 18/12/11 QUE É BOM! QUE VEM DE DOM! QUE É BOM! QUE VEM DE DOM! UM POUCO MAIS QUEM AMA NA

Leia mais

01. SENHOR AMADO (GERMANO GUILHERME) PARA OS TEMPOS QUE ESTAVAS NO MUNDO

01. SENHOR AMADO (GERMANO GUILHERME) PARA OS TEMPOS QUE ESTAVAS NO MUNDO 01. SENHOR AMADO (GERMANO GUILHERME) PARA OS TEMPOS QUE ESTAVAS NO MUNDO MANDARAM TE CHAMAR NA CASA DA MÃE SANTÍSSIMA, PARA TI, PARA TI TE APRESENTAR. SENHORA MÃE SANTÍSSIMA, EU VIM ME APRESENTAR. ATENDER

Leia mais

2ª FEIRA 07 de janeiro. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario do global :P

2ª FEIRA 07 de janeiro. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario do global :P 2ª FEIRA 07 de janeiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Estamos no mês de Dom Bosco. Pois é, a 31 de janeiro celebramos a sua festa pois foi o dia em que ele morreu. E porque celebramos este santo no dia da sua morte?

Leia mais

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos.

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos. Aos Poetas Venho prestar homenagem a uma grande nação, Que são os nossos poetas que escrevem com dedicação, Os poemas mais lindos e que por todos são bemvindos, Que vem trazer esperança a um povo tristonho,

Leia mais

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO Bom dia! Estamos quase a chegar ao último dia de aulas e já ouvimos falar de tantas pessoas que nos ajudam a preparar

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA 07 de janeiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Estamos no mês de Dom Bosco. Pois é, a 31 de janeiro celebramos a sua festa pois foi o dia em que ele morreu. E

Leia mais

As construções de tópico marcado no português falado no Libolo/Angola

As construções de tópico marcado no português falado no Libolo/Angola UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS RAQUEL AZEVEDO DA SILVA As construções de tópico marcado no português falado no Libolo/Angola São Paulo 2017 RAQUEL AZEVEDO DA

Leia mais

Page 1 of 5. Amor & Sociologia Cultural - Caetano Veloso & Cazuza

Page 1 of 5. Amor & Sociologia Cultural - Caetano Veloso & Cazuza Page 1 of 5 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Sociologia Cultural Educador: João Nascimento Borges Filho Amor & Sociologia

Leia mais

OXUM PONTOS DE LINHA. 2. Olha o barquinho de Cinda > Cinda é quem vem trabalhar >2x Cinda é mamãe Oxum, aieiêo > Cinda é a cobra coral >2x

OXUM PONTOS DE LINHA. 2. Olha o barquinho de Cinda > Cinda é quem vem trabalhar >2x Cinda é mamãe Oxum, aieiêo > Cinda é a cobra coral >2x OXUM PONTOS DE LINHA 1. Eu vi mamãe Oxum na cachoeira > Sentada na beira do rio >2x Colhendo lírios, lírio ê Colhendo lírios, lírio a Colhendo lírios Pra enfeitar nosso Congá 2. Olha o barquinho de Cinda

Leia mais

A Literatura no Ensino Médio

A Literatura no Ensino Médio A Literatura no Ensino Médio Ensino Médio no Brasil Um pouco de história 1-Período colonial e monárquico - formação das classes superiores 2-Primeira metade do século XX - preparação para o ensino superior

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A15 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante de lar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Faço-lhes a higiene, preparo-os,

Leia mais

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem P1-3 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Infância Meu pai montava a cavalo, ia para

Leia mais

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IGREJA EM SAÍDA CULTURA DO ENCONTRO comunidade eclesial a V O C A Ç Ã O NASCE, CRESCE na IGREJA; é SUSTENTADA pela IGREJA. Todos os cristãos são constituídos missionários

Leia mais

INTRODUÇÃO À LITERATURA. Professora Michele Arruda

INTRODUÇÃO À LITERATURA. Professora Michele Arruda INTRODUÇÃO À LITERATURA Professora Michele Arruda O que é Literatura? A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através

Leia mais

2ª FEIRA 4 de fevereiro

2ª FEIRA 4 de fevereiro 2ª FEIRA 4 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O mês de janeiro passou e com ele ficámos a conhecer melhor os pilares da Espiritualidade Juvenil Salesiana, ou seja, como Dom Bosco nos

Leia mais

Conchal/SP - Diocese de Limeira

Conchal/SP - Diocese de Limeira 1. Mantra IFRAS - São João Maria Vianney onchal/sp - iocese de Limeira Gm F7 Bb m 7 Eu me lanço nos teus braços, ó Senhor e coloco em tuas mãos o Fmd G7 m Gm 7 Gm meu vi---ver! Basta-me a tua graças, basta-me

Leia mais

2ª FEIRA 4 de Fevereiro

2ª FEIRA 4 de Fevereiro 2ª FEIRA 4 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O mês de janeiro passou e com ele ficámos a conhecer melhor os pilares da Espiritualidade Juvenil Salesiana, ou seja, como Dom Bosco nos

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

Salmo 23:! Viva uma vida com tranquilidade

Salmo 23:! Viva uma vida com tranquilidade Anésio Rodrigues Salmo 23 Salmo 23:! Viva uma vida com tranquilidade Salmo 23 O SENHOR é o meu pastor; e nada me faltará. Salmo 23 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

QUANDO EU TINHA VOCÊ!

QUANDO EU TINHA VOCÊ! QUANDO EU TINHA VOCÊ! Local: Salvador(BA) Data: 02/02/1997 Estúdio:24/12/10 Estilo:Forró arrastapé Tom: C//(Dó sustenido) QUANDO EU TINHA VOCÊ A VIDA ERA TÃO BOA HOJE QUE TE PERDI VIVO COMO UM À TOA. VOCÊ

Leia mais

Missa na Comunidade Nsa. Senhora de Lourdes

Missa na Comunidade Nsa. Senhora de Lourdes Missa na Comunidade Nsa. Senhora de Lourdes Entrada: Vamos Celebrar Todos reunidos na casa de Deus Com cantos de alegria e grande louvor Vamos celebrar os feitos do Senhor E Sua bondade que nunca tem fim

Leia mais

2ª FEIRA 17 de Setembro

2ª FEIRA 17 de Setembro 2ª FEIRA 17 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Ao começarmos esta semana, vamos olhar para Jesus. Jesus é o modelo de Pessoa que cada um de nós é chamado a ser. Somos chamados, como cristãos, a sermos como

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Senhor, nosso Pai e nosso Deus, agradecemos-te o amor que tens por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Senhor, nosso Pai e nosso Deus, agradecemos-te o amor que tens por nós. 2ª FEIRA 11 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Na semana passada fomos convidados a viver na confiança em Deus nosso Pai. Esta semana, o desafio é descobrirmos que somos filhos muito amados de Deus. Já alguma

Leia mais

PINTURA DO TERÇO /

PINTURA DO TERÇO / 2ª FEIRA 27 de Maio INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Neste início de semana como não recordar a grande Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, na última 6ªfeira? Quem daqui gostou da Festa? Foi um grande momento

Leia mais

2ª FEIRA 11 de Fevereiro. VÍDEO

2ª FEIRA 11 de Fevereiro. VÍDEO 2ª FEIRA 11 de Fevereiro Na semana passada fomos convidados a viver na confiança em Deus nosso Pai. Esta semana, o desafio é descobrirmos que somos filhos muito amados de Deus. Já alguma vez pensaste nisso?

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro

2ª FEIRA 19 de novembro 2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Entrada: Eis-me Aqui, Senhor Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu amor Eis-me aqui, Senhor! 1.O Senhor é o Pastor

Leia mais

Metamorfose. Francisco Júlio Barbosa Lima Filho 2º Master Ensino Médio - Tarde

Metamorfose. Francisco Júlio Barbosa Lima Filho 2º Master Ensino Médio - Tarde Metamorfose Francisco Júlio Barbosa Lima Filho 2º Master Ensino Médio - Tarde Insegura sobre o seu destino. Sempre arrastando-se nas plantas do jardim. Será se alcançará, na noite, o celestino? Será se,

Leia mais

Educaçã. Quanta Ciência há no ensino de Ciências LABORATÓRIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ILHA CIÊNCIA DA UNIVERIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Educaçã. Quanta Ciência há no ensino de Ciências LABORATÓRIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ILHA CIÊNCIA DA UNIVERIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Educaçã ção o Científica na Região o Nordeste Antonio José Silva Oliveira Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência Departamento de Física Universidade Federal do Maranhão E-mail: oliva@ufma.br

Leia mais

Poesia Acústica #3 Capricorniana Clube do Violão. (Intro) Em7 Bm C7M D2. Eu tava doido pra cantar pra ela nosso som C7M D2

Poesia Acústica #3 Capricorniana Clube do Violão. (Intro) Em7 Bm C7M D2. Eu tava doido pra cantar pra ela nosso som C7M D2 Poesia Acústica #3 Capricorniana Clube do Violão (Intro) Eu tava doido pra cantar pra ela nosso som Que escrevi ontem pensando no amanhã E hoje eu tô aqui despreparado Preocupado com tudo ao redor As pernas

Leia mais

QUAL É O PROPÓSITO DA VIDA?

QUAL É O PROPÓSITO DA VIDA? QUAL É O PROPÓSITO DA VIDA? HEDONISMO O hedonismo defende o uso dos prazeres para alcançar a felicidade o prazer é visto como o bem supremo da vida. A versão moderna do hedonismo parte da seguinte premissa:

Leia mais

CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993.

CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993. Revisão ENEM 1. (ENEM 2009) Cárcere das almas Ah! Toda a alma num cárcere anda presa, Soluçando nas trevas, entre as grades Do calabouço olhando imensidades, Mares, estrelas, tardes, natureza. Tudo se

Leia mais

Divulguem estas orações para todos os pais e crianças. Podem fazer o download deste livrinho através do site:

Divulguem estas orações para todos os pais e crianças. Podem fazer o download deste livrinho através do site: As crianças têm maior facilidade em falar com Deus, pois as crianças não conhecem o pecado e são inocentes e puras de coração. Ensinar as crianças a orar para Deus é uma missão muito importante para os

Leia mais

Uma lição de vida. Graziele Gonçalves Rodrigues

Uma lição de vida. Graziele Gonçalves Rodrigues Uma lição de vida Graziele Gonçalves Rodrigues Ele: Sente sua falta hoje na escola, por que você não foi? Ela: É, eu tive que ir ao médico. Ele: Ah, mesmo? Por que? Ela: Ah, nada. Consultas anuais, só

Leia mais

COMPOSITOR CÍCERO BAHIA

COMPOSITOR CÍCERO BAHIA CORAÇÃO PARTIDO Local: São Félix (BA) Data: 05/05/2010 Estúdio:14/02/12 /Arrocha Ô MEU AMOR PORQUE VOCÊ DEIXOU MEU CORAÇÃO PARTIDO CHORANDO DE DOR. NOITES SEM DORMIR PASSEI DO SEU LADO COM MIL PROJETOS

Leia mais

Encarte

Encarte Encarte e letras disponíveis em Encarte www.encartedigitalmk.com.br e letras disponíveis em Conheça mais esta inovação da MK Music. Uma empresa que pensa no futuro www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais

Leia mais

Mensagem do dia Insistir

Mensagem do dia Insistir Mensagem do dia Insistir Mensagem do Meu Anjo Insistir Por Paulo Roberto Gaefke Para os grandes conflitos da alma, uma tomada de decisão. Para a ausência de soluções, uma nova experiência. Para a desilusão

Leia mais

Senhor, Filho De Deus Companheiro, irmão e amigo. Tende piedade de nós, tende piedade de nós! Ó Cristo, Filho do Homem conheceis a nossa fraqueza

Senhor, Filho De Deus Companheiro, irmão e amigo. Tende piedade de nós, tende piedade de nós! Ó Cristo, Filho do Homem conheceis a nossa fraqueza ENTRADA: POR SUA MORTE, A MORTE VIU O FIM! POR SUA MORTE, A MORTE VIU O FIM DO SANGUE DERRAMADO A VIDA RENASCEU. SEU PÉ FERIDO NOVA ESTRADA ABRIU E NESTE HOMEM, O ENFIM SE DESCOBRIU. MEU CORAÇÃO ME DIZ:

Leia mais

Eu Quero Apenas. (Marcus) Eu quero apenas olhar os campos. Eu quero apenas cantar meu canto. (Rogério) Eu só não quero cantar sozinho

Eu Quero Apenas. (Marcus) Eu quero apenas olhar os campos. Eu quero apenas cantar meu canto. (Rogério) Eu só não quero cantar sozinho Eu Quero Apenas (Marcus) Eu quero apenas olhar os campos Eu quero apenas cantar meu canto (Rogério) Eu só não quero cantar sozinho Eu quero um coro de passarinhos (Jorge) Eu quero apenas um vento forte

Leia mais

Missa da Ceia do Senhor

Missa da Ceia do Senhor Missa da Ceia do Senhor Entrada 1: Venham comigo Vamos comer minha Páscoa Isto é meu corpo Isto também é meu sangue Eis o meu testamento Até que se cumpra o Reino de Deus 1. Todo dia é preciso lembrar

Leia mais

"INDAGAÇÕES" Fausto F

INDAGAÇÕES Fausto F "INDAGAÇÕES" Fausto F Quem procura acha? Quem espera sempre alcança? Farinha pouca meu pirão primeiro? De cavalo dado não se olha os dentes? Melhor um pássaro que na mão que dois voando? Assim na terra

Leia mais

Hinário A BANDEIRA. da Madrinha Peregrina Gomes Serra. Edição oficial do CICLUMIG Flor do Céu.

Hinário A BANDEIRA. da Madrinha Peregrina Gomes Serra. Edição oficial do CICLUMIG Flor do Céu. A BANDEIRA MADRINHA PEREGRINA GOMES SERRA Hinário A BANDEIRA da Madrinha Peregrina Gomes Serra Edição oficial do CICLUMIG Flor do Céu www.mestreirineu.org 2X - DE PÉ - FOGOS 01 - É PARA MIM TER FÉ É para

Leia mais

Fragmentos de Amor Eduardo Baqueiro

Fragmentos de Amor Eduardo Baqueiro Fragmentos de Amor Eduardo Baqueiro Interessante nosso caso! Nosso amor parece ter encontrado a pitada certa O tempero no ponto exato, Pois não é doce demais, tampouco salgado... Ele é algo difícil de

Leia mais

Uma visita à Igreja. (Mons. Álvaro Negromonte - Guia do Catequista. para o Meu Catecismo 1o ano, crianças de 7 anos)

Uma visita à Igreja. (Mons. Álvaro Negromonte - Guia do Catequista. para o Meu Catecismo 1o ano, crianças de 7 anos) Uma visita à Igreja (Mons. Álvaro Negromonte - Guia do Catequista para o Meu Catecismo 1o ano, crianças de 7 anos) Leve as crianças a uma igreja. Em hora sem movimento, para poder falar-lhes. De preferência,

Leia mais

Quando eu, senhora...

Quando eu, senhora... Quando eu, senhora... Sá de Miranda Quando eu, senhora, em vós os olhos ponho, e vejo o que não vi nunca, nem cri que houvesse cá, recolhe-se a alma em si e vou tresvariando, como em sonho. Isto passado,

Leia mais

IRMÃO. meu irmão ficou louco quando eu matei o cachorro. tá aí, eu gostava dele! eu gostava dele. cara muito bom aquele.

IRMÃO. meu irmão ficou louco quando eu matei o cachorro. tá aí, eu gostava dele! eu gostava dele. cara muito bom aquele. O IRMÃO WALDEN CAMILO DE CARVALHO meu irmão ficou louco quando eu matei o cachorro. tá aí, eu gostava dele! eu gostava dele. cara muito bom aquele. o frio está ficando meio bravo. assim é capaz do pessoal

Leia mais

A tristeza. A tristeza

A tristeza. A tristeza E a leitura continua..."o Principezinho" - quarta-feira, 6 de Fevereiro de 2013 No capítulo V, o Principezinho demonstra muita tristeza nas suas palavras. Após a leitura, foi proposto aos alunos escreverem

Leia mais

Setembro 2017 A D A E A D A Amor, vim te buscar em pensamento, cheguei agora no vento Amor, não chora de sofrimento

Setembro 2017 A D A E A D A Amor, vim te buscar em pensamento, cheguei agora no vento Amor, não chora de sofrimento www.oficinadeviolao.com.br Setembro 07 0 - SERRA DO LUAR ( Walter Franco ) 0 - VASO-CORAÇÃO ( Ulisses Higino ) 03 - PRA DESPERTAR O AMOR (Ulisses Higino ) UM VIOLEIRO TOCA ( Almir Satter ) Baixaria 04

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro.

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA GENEROSIDADE! 2ª FEIRA 19 de novembro. 2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

3ª FEIRA 26 de fevereiro

3ª FEIRA 26 de fevereiro 3ª FEIRA 26 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

Pentecostes Atos

Pentecostes Atos Pentecostes Atos 2 1-47 Introdução: Jesus, durante a sua vida, foi seguido pelos apóstolos e por tantas outras pessoas. Maria, sua mãe, desde o início estava sempre com ele e nunca o abandonou. Quando

Leia mais

Madrinha Percília Percília Matos da Silva

Madrinha Percília Percília Matos da Silva Madrinha Percília Percília Matos da Silva Tema 2012: Flora Brasileira Bougainvillea spectabilis 1 www.hinarios.org 2 01 NOSSO MESTRE NOS ENSINA Nosso mestre nos ensina Nós devemos aprender A doutrina do

Leia mais

Madrinha Percília. Percília Matos da Silva. Tema 2012: Flora Brasileira Bougainvillea spectabilis

Madrinha Percília. Percília Matos da Silva. Tema 2012: Flora Brasileira Bougainvillea spectabilis Madrinha Percília Percília Matos da Silva Tema 2012: Flora Brasileira Bougainvillea spectabilis 1 www.hinarios.org 2 01 NOSSO MESTRE NOS ENSINA Nosso mestre nos ensina Nós devemos aprender A doutrina do

Leia mais

Pós-Modernismo (Poesia- Parte II)

Pós-Modernismo (Poesia- Parte II) Pós-Modernismo (Poesia- Parte II) 1. (ENEM) Açúcar O branco açúcar que adoçará meu café Nesta manhã de Ipanema Não foi produzido por mim Nem surgiu dentro do açucareiro por milagre. [...] Em lugares distantes,

Leia mais

NÃO TEMAS! TENS A TUA FAMÍLIA!

NÃO TEMAS! TENS A TUA FAMÍLIA! 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO A FAMÍLIA APOIA-SE Bom Dia! Esta semana iremos refletir sobre a importância que tem o apoio da família. É bom sabermos que os nossos pais e irmãos estão connosco e nós com eles.

Leia mais

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS UM ENCONTRO PROVIDENCIAL Então o Senhor Deus disse a Elias: Apronte-se e vá até a cidade de Sarepta, perto de Sidom, e fique lá. Eu mandei que uma viúva que mora ali

Leia mais

Romantismo no Brasil 2ª e 3ª Geração

Romantismo no Brasil 2ª e 3ª Geração 1. (FUVEST - Adaptada) "Podemos gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, poetas superiores a ele [Álvares de Azevedo]; mas a ele só nos é dado amar ou repelir. Sentiu e concebeu demais, escreveu em tumulto,

Leia mais

TEU ABRAÇO OUTRA VEZ ALGO EM QUE PENSAR

TEU ABRAÇO OUTRA VEZ ALGO EM QUE PENSAR TEU ABRAÇO OUTRA VEZ E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. (Lucas 15:20) ALGO

Leia mais

Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora

Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Quem é esta que avança como aurora Temível como exército em ordem de batalha Brilhante como o sol e como a lua Mostrando os caminhos aos filhos seus Ah, ah,

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA SANTIDADE! 2ª FEIRA 06 de Maio 2ª FEIRA 06 de Maio INTRODUÇÃO Bom dia! Todos os anos o Papa convida os cristãos a rezarem pelas vocações. Nesse sentido, esta semana é chamada a Semana Mundial de Oração pelas Vocações. Deus tem um sonho

Leia mais

Reportório de Janeiras do Grupo Coral Paroquial Letras: Henriqueta Santos / Maria do Carmo Lomba

Reportório de Janeiras do Grupo Coral Paroquial Letras: Henriqueta Santos / Maria do Carmo Lomba Reportório de Janeiras do Grupo Coral Paroquial Letras: Henriqueta Santos / Maria do Carmo Lomba "Vimos Cantar as Janeiras" Música: "mãe querida, mãe querida" Feliz de quem, Nos quer ouvir, P'ra começar

Leia mais

QUAL É O PROPÓSITO DA VIDA?

QUAL É O PROPÓSITO DA VIDA? QUAL É O PROPÓSITO DA VIDA? HEDONISMO O prazer tem sempre o objetivo de diminuir a dor, sendo o único caminho para a conquista da felicidade Já que a vida é curta e não há sentido, que ela ao menos tenha

Leia mais

MOMENTOS POÉTICOS. Ademilson B dos Santos

MOMENTOS POÉTICOS. Ademilson B dos Santos MOMENTOS POÉTICOS Ademilson B dos Santos Momentos Poéticos A Ademilson Batista dos Santos Bairro: Parque dos Estados Rua: Curitiba 163 Louveira SP Segredos Segredos são segredos, Não se podem revelar.

Leia mais

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom)

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom) Ao Teu Lado INTRO: A9 A9 Quero estar ao Teu lado, não me importa a distância Me perdoa a insegurança, tenho muito a aprender E/G# E7 ( F# G#) A9 Mas em meus poucos passos, já avisto a esperança E/G# Também

Leia mais

Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta

Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta Amor & desamor Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta edição foram garimpados criteriosamente pelo escritor Sergio Faraco, que os editou nos volumes Livro dos sonetos, Livro do corpo, Livro das cortesãs,

Leia mais