RESOLUÇÃO UNESP Nº 115, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2005

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESOLUÇÃO UNESP Nº 115, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2005"

Transcrição

1 RESOLUÇÃO UNESP Nº 115, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2005 Regulamenta os Cursos de Especialização da UNESP O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pelo inciso IX do artigo 24 do Regimento Geral, tendo em vista a aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, conforme o Despacho nº 371/05-CEPE/SG, em sessão de 06/12/05, baixa a seguinte resolução: DA ESTRUTURA Artigo 1º - A UNESP poderá oferecer cursos de Pós-graduação lato sensu, modalidade Especialização. 1º - Os cursos de Especialização têm por objetivo formar recursos humanos e aprofundar conhecimentos em setores de atividades acadêmicas e profissionais específicos. 2º - A realização de cursos de Especialização dependerá de aprovação da Câmara Central de Pós-graduação (CCPG), sem a qual a Unidade não poderá dar início ao curso. 3º - A aprovação da CCPG valerá apenas para a realização de curso com uma única turma. Artigo 2º - Os cursos de Especialização deverão ser oferecidos exclusivamente na área do saber do Departamento, ou Unidade Universitária, ou Unidade Complementar proponente e compreender estudos avançados no domínio da especialidade. 1º - Os procedimentos relativos a cursos de Especialização de caráter interinstitucional serão analisados e autorizados pela CCPG. 2º - Os cursos deverão ter duração mínima de trezentas e sessenta horas, não computados o tempo de estudo individual ou em grupo sem assistência docente e o destinado à elaboração de monografia ou trabalho de conclusão, bem como deverão exigir dos candidatos freqüência, aprovação nas avaliações de conhecimento e capacitação em outras atividades programadas. 3º - Os cursos de Especialização que visam à formação de profissionais da Educação, prevista no artigo 64 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), ficam sujeitos, para sua aprovação, à Resolução do Conselho Estadual de Educação vigente. 4º - Após a aprovação pela CCPG, a Unidade deverá tornar pública, por meio de mídia digital (website), cada uma das edições dos cursos de Especialização, destacando o período de oferecimento, o número de vagas e o custo mensal por aluno. DO CORPO DOCENTE Artigo 3º - O corpo docente dos cursos de Especialização será constituído de: I - professores da ativa, portadores de titulação mínima de Doutor, sendo setenta e cinco por cento, no mínimo, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), pertencentes aos quadros da UNESP, com formação adequada ao plano geral do curso e aos programas das disciplinas pelas quais forem responsáveis e produtividade acadêmica (produção científica e participação em Programas de Pós-graduação stricto sensu, quando couber); II - docentes da ativa de outras instituições e aposentados da UNESP ou de outras instituições, desde que sejam signatários do Termo de Adesão à Prestação de Serviço Voluntário, regulamentado pela Resolução UNESP nº 22/98.

2 1º - Dos professores de que trata o inciso I, setenta por cento, pelo menos, deverão ter seu título obtido em Programa de Pós-graduação stricto sensu reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). 2º - A indicação dos docentes será feita pelo Coordenador, mediante apresentação dos Curricula vitae Plataforma Lattes, atualizados e resumidos, e deverá receber manifestação da Congregação e aprovação da CCPG. 3º - Em caráter excepcional, por indicação do Coordenador do curso e com aprovação da Congregação, poderão fazer parte do corpo docente técnicos ou especialistas de reconhecido saber na especialidade. 4º - Em cada semestre os docentes poderão participar de, no máximo, dois cursos de Especialização concomitantes, exceto os docentes envolvidos em disciplinas obrigatórias estabelecidas pelos Conselhos de Fiscalização. DO CORPO DISCENTE Artigo 4º - O corpo discente dos cursos de Especialização será constituído por portadores de diploma de Graduação. Parágrafo único - Terá direito à matrícula o candidato aprovado no processo de seleção e classificado em conformidade com o número de vagas aprovado para o curso. Artigo 5º - Os candidatos, em época oportuna, deverão apresentar, para fins de inscrição ao processo de seleção, os seguintes documentos: I - requerimento padrão, indicando o curso pretendido; II - cópia do diploma de Graduação e respectivo histórico escolar; III - Curriculum vitae; IV - cópia da cédula de identidade ou documento equivalente; V - outros documentos estabelecidos em edital. Artigo 6º - Do prontuário do aluno deverão constar: I - resultado da prova de seleção; II - disciplinas cursadas, atividades desenvolvidas e notas obtidas; III - título da monografia apresentada e nota atribuída; IV - ciência do interessado de que o início do curso foi autorizado pela CCPG. DA COORDENAÇÃO Artigo 7º - A coordenação de cada curso de Especialização será exercida por um Coordenador e por um Vice-coordenador, ambos com titulação mínima de Doutor, pertencentes ao quadro docente ativo da UNESP. 1º - O Coordenador do curso deverá pertencer ao Departamento, ou Unidade Universitária, ou Unidade Complementar proponente e estar credenciado em um Programa de Pós-graduação stricto sensu, com comprovada atividade de docência e orientação, com exceção dos casos abrangidos pelo 1º do artigo 2. 2º - O Departamento, ou Unidade Universitária, ou Unidade Complementar deverá notificar imediatamente, por meio de Expediente, a CCPG, eventuais trocas de Coordenador, Vice-coordenador e Docente, com prévia apreciação da Congregação. 3º - O Vice-coordenador auxiliará o Coordenador na administração do curso, substituindo-o em suas faltas, nos impedimentos eventuais, ou no impedimento legal. 4º - fica vedada a Coordenação e Vice-coordenação em mais de um curso de Especialização simultaneamente, permitida uma recondução sucessiva. Artigo 8º - Cabe ao Coordenador:

3 I - preparar, com auxílio do corpo docente, o programa e o calendário das atividades do curso; II - zelar pelo cumprimento do calendário de atividades programadas; III - encaminhar à Congregação, no prazo de noventa dias, o relatório final do curso, elaborado conforme normas; IV - preparar qualquer documentação do curso que venha a ser solicitada para fins de aprovação, reconhecimento, financiamento ou equivalente; V - indicar os docentes do curso; VI - indicar comissão para seleção dos candidatos; VII - propor à Congregação a reestruturação ou extinção do curso; VIII - encaminhar, por meio de Expediente, à CCPG, para ciência, até trinta dias após o início do curso, a relação de alunos acompanhada de documento comprobatório de recebimento de cópia da autorização da CCPG para o oferecimento ou novas edições do curso; IX - encaminhar a ficha de avaliação do curso efetuada pelos alunos. DO REGIME DIDÁTICO Artigo 9º - O tempo de duração dos cursos de Especialização poderá ser dividido em dois ou mais períodos letivos, para atender às necessidades de planejamento didático e administrativo. 1º - Poderá ser adotado regime de matrícula por período ou por disciplina. 2º - Poderão ser programadas disciplinas ou atividades de forma concentrada. 3º - É vedada a abertura de mais de uma turma em um mesmo curso. Artigo 10 - Terão direito ao certificado de conclusão do curso de Especialização os alunos que: I - comprovarem freqüência a, pelo menos, setenta e cinco por cento das atividades programadas em cada disciplina; II - obtiverem, pelo menos, média de setenta por cento de aproveitamento em cada disciplina; III - apresentarem e obtiverem nota igual ou superior a sete no trabalho individual com temática específica, ou monografia de conclusão de curso; IV - preencherem e entregarem a ficha de avaliação do curso Artigo 11 - Após a apreciação do relatório final do curso pela Congregação e sua aprovação pela CCPG, a Unidade emitirá certificado aos alunos que cumprirem as exigências estabelecidas no artigo 10. Parágrafo único - Os certificados deverão ser encaminhados à Pró-reitoria de Pósgraduação (PROPG), para assinatura do Pró-reitor. Artigo 12 - O certificado de conclusão de curso de Pós-graduação lato sensu deverá mencionar a área e ou subárea de conhecimento do curso e ser acompanhado do respectivo histórico escolar do aluno, do qual deverá constar, obrigatoriamente: I - relação das disciplinas e carga horária, notas obtidas pelo aluno, nome e qualificação dos docentes por elas responsáveis; II - período e local em que o curso foi realizado e sua duração total, em horas de efetivo trabalho acadêmico; III - título da monografia de conclusão do curso e respectiva nota; IV - declaração da Unidade de que o curso cumpriu todas as disposições da presente Resolução. 1º - Os certificados de conclusão de cursos de Pós-graduação lato sensu deverão ter registro próprio na Unidade que os expedir.

4 2º - Os certificados de conclusão de cursos de Pós-graduação lato sensu que se enquadrem nos dispositivos estabelecidos na Resolução n.º 1, de 03/04/01, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do MEC terão validade nacional. DAS TAXAS E MENSALIDADES Artigo 13 - É permitida, nos termos da legislação em vigor, a cobrança de taxas e/ou mensalidades aos alunos matriculados nos cursos de Especialização, desde que aprovadas pela Congregação. 1º - Os valores e utilização das taxas e/ou mensalidades serão propostos e justificados pelo Coordenador. 2º - Nos casos abrangidos pelo caput deste artigo, a proposta do curso deverá explicitar previsão orçamentária em formulário próprio de oferecimento ou novas edições e o relatório final deverá conter demonstrativo financeiro de sua execução. 3º - Pelo menos trinta por cento de toda a receita bruta auferida nos cursos de Especialização deverão ser destinados à Unidade Universitária, ou Complementar que os propuserem, exceto o disposto no 1º do artigo 2. 4º - Cinco por cento da receita bruta auferida - Taxa de Contribuição ao Desenvolvimento da UNESP (TCDU) - deverá ser repassada à PROPG para fins específicos de pagamento de despesas de membros participantes em Banca Examinadora de Dissertações ou Teses. 5º - Em havendo saldo financeiro ao final do curso, este deverá ser integrado ao orçamento da Unidade Universitária ou Complementar responsável pelo curso. 6º - A remuneração de docentes pode ser prevista no orçamento do curso de Especialização e o valor recebido mensalmente não poderá ultrapassar trinta por cento do salário inicial de docente MS-3. 7º - Ao Coordenador poderá ser previsto pró-labore no orçamento do curso e este não poderá ultrapassar o valor da Gratificação de Representação vigente para Coordenador de Programa de Pós-graduação stricto sensu da UNESP, e este recurso deverá ser transferido para o Vice-coordenador quando da substituição do Coordenador. 8º - Para a função de Vice-coordenador não deverá ser previsto o pagamento de prólabore no orçamento do curso, sendo exceção na situação de substituição do Coordenador em impedimentos legais superior a seis dias. DA PROPOSTA E DO RELATÓRIO FINAL Artigo 14 - A proposta de realização de curso de Especialização deverá dar entrada no protocolo da Reitoria, em formulário próprio, entre os dias dois de janeiro a vinte e oito de fevereiro para início do curso no segundo semestre do mesmo ano; entre os dias primeiro de junho a trinta de julho, para início do curso no primeiro semestre do ano seguinte, e dela deverão constar: I - justificativa para a realização do curso; II - estrutura curricular com a indicação da carga horária de cada componente curricular acompanhada de ementas, sistema de avaliação, referências bibliográficas e docente(s) responsável(eis) por disciplina; III - Curriculum vitae Plataforma Lattes, atualizado e resumido, do corpo docente; IV - cronograma das atividades; V - número de vagas oferecido; VI - público alvo do curso; VII - manifestação da Congregação e/ou das Congregações quando o curso for proposto por uma Unidade e oferecido em outra.

5 1º - Nenhuma proposta de curso será analisada pela CCPG fora das datas citadas no caput deste artigo. 2º - Uma nova edição do curso fica condicionada à aprovação de um relatório parcial circunstanciado ou relatório final da edição anterior. 3º - Os cursos que não obtiverem avaliação com nota mínima de cinqüenta por cento de aprovação pelos alunos não poderão propor novas edições. 4º - Somente serão examinadas propostas com a documentação completa. 5º - Na minuta do edital deverão constar os valores de taxas, materiais e/ou mensalidades, se for o caso. 6º - O Departamento, ou Unidade Universitária, ou Unidade Complementar deverá encaminhar, por meio de Expediente, à CCPG, para análise e aprovação, todas as alterações ocorridas durante o curso, com prévia apreciação da Congregação. Artigo 15 - O Relatório Final deverá ser encaminhado à Congregação no máximo em noventa dias após o término do curso e, de imediato, à CCPG, após a aprovação pela Congregação, em formulário próprio, e dele deverão constar: I - nome da Unidade e do curso; II - nome do Coordenador; III - data de início e término do curso; IV - carga horária total; V - confirmação do cronograma e das atividades programadas; VI - relação dos alunos matriculados; VII - relação dos alunos freqüentes; VIII - lista dos alunos aprovados e respectivos títulos das monografias, e lista dos alunos reprovados; IX - produção acadêmica do corpo docente durante o período do curso; X - demonstrativo financeiro detalhado; XI - ficha de avaliação do curso efetuada pelos discentes; XII - ficha de avaliação do curso efetuada pelo Coordenador; XIII - ficha das atividades didáticas e de pesquisa efetuada pelos docentes; XIV - manifestação da Congregação. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 16 - No exercício de suas atribuições, compete à Congregação o disposto nos incisos II e XII alínea f, do artigo 41 do Estatuto. Parágrafo único - Nas Unidades Complementares as competências que nesta Resolução concernem à Congregação serão exercidas pelo Conselho Deliberativo. Artigo 17 - No exercício de suas atribuições, compete à CCPG o disposto no inciso II alínea b, do artigo 24B do Estatuto. Artigo 18 - No exercício de suas atribuições, compete ao CEPE o disposto no inciso II alínea a, do artigo 24 do Estatuto. Artigo 19 - Os casos omissos nesta Resolução serão analisados pela CCPG. Artigo 20 - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, especialmente as contidas na Resolução UNESP nº 52/05. (Proc. nº 960/50/02/79 - RUNESP)

6 MARCOS MACARI Publicado no DOE em Seção I, Página 71 - Runesp Sca/SG

RESOLUÇÃO UNESP Nº 78, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2007

RESOLUÇÃO UNESP Nº 78, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2007 RESOLUÇÃO UNESP Nº 78, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2007 Regulamenta os Cursos de Especialização da UNESP O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no uso das atribuições legais que lhe

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 71, DE 06 DE SETEMBRO DE Regulamenta os Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento da UNESP

RESOLUÇÃO UNESP Nº 71, DE 06 DE SETEMBRO DE Regulamenta os Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento da UNESP RESOLUÇÃO UNESP Nº 71, DE 06 DE SETEMBRO DE 2001 Regulamenta os Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento da UNESP O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no uso das atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 17 DE OUTUBRO DE 2011 (Publicada no D.O.E. de 18/10/11 Seção I, pág. 99)

RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 17 DE OUTUBRO DE 2011 (Publicada no D.O.E. de 18/10/11 Seção I, pág. 99) RESOLUÇÃO UNESP Nº 41, DE 17 DE OUTUBRO DE 2011 (Publicada no D.O.E. de 18/10/11 Seção I, pág. 99) Regulamenta os Cursos de Especialização da UNESP. O Vice-Reitor no exercício da Reitoria da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 36, DE 28 DE MAIO DE

RESOLUÇÃO UNESP Nº 36, DE 28 DE MAIO DE RESOLUÇÃO UNESP Nº 36, DE 28 DE MAIO DE 2015 Publicada no D.O.E. de 29.05.2015 - Seção I, pág.85. Republicada no D.O.E de 03.07.2015 - Seção I, pág. 63. Regulamenta os Cursos de Especialização da UNESP.

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 36, DE 28 DE MAIO DE Alterada pela Resolução 62/2016

RESOLUÇÃO UNESP Nº 36, DE 28 DE MAIO DE Alterada pela Resolução 62/2016 RESOLUÇÃO UNESP Nº 36, DE 28 DE MAIO DE 2015. Alterada pela Resolução 62/2016 Regulamenta os Cursos de Especialização da UNESP. O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no uso

Leia mais

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP.

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. RESOLUÇÃO UNESP Nº 30, DE 17 DE JUNHO DE 2010. Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tendo em vista o deliberado

Leia mais

TÍTULO I DAS ENTIDADES

TÍTULO I DAS ENTIDADES RESOLUÇÃO Nº 421 DE 29 DE SETEMBRO DE 2004 (Revogada pela Resolução nº 436/05) 1121 Ementa: Dispõe sobre a regulação de cursos de pós-graduação lato sensu de caráter profissional. O CONSELHO FEDERAL DE

Leia mais

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 (Alterada pela Resolução 7029/2014) (Esta é uma versão consolidada. Para ver a versão ORIGINAL, clique aqui.) Regulamenta

Leia mais

Artigo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas,

Artigo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Diário Oficial Poder Executivo Seção I dia 26.08.2011 pag. 36 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-34, de 25-8-2011 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas,

Leia mais

2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2 PÓS-GRADUAÇÃO PODER EXECUTIVO 2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIDADE RESPONSÁVEL: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) LEGISLAÇÃO: Resolução nº 1 CNE/CES/MEC, de 08 de

Leia mais

Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de

Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de 15-7-2011 2011,, alterada pela Resolução Unesp-52 de 02-06 06-2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição,

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA. Resolução UNESP-17, de

REGULAMENTO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA. Resolução UNESP-17, de REGULAMENTO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA Resolução UNESP-17, de 10-2-2012 (Publicado no DOE de 24/03/2012, Seção I, Página 39) Botucatu SP 2012 Resolução UNESP-17, de 10-2-2012 Aprova

Leia mais

TÍTULO I DAS ENTIDADES

TÍTULO I DAS ENTIDADES RESOLUÇÃO Nº 402 DE 25 DE AGOSTO DE 2003 (Revogada pela Resolução nº 421/04) 1036 Ementa: Dispõe sobre a regulamentação de cursos de pós-graduação latu sensu de caráter profissional. O CONSELHO FEDERAL

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 97, 25 DE OUTUBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº 97, 25 DE OUTUBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº 97, 25 DE OUTUBRO DE 2011. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1º Aprovar as Normas

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Regulamento Específico do Curso de Especialização em Projeto

Leia mais

Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 122 (68) sábado, 14 de julho de 2012

Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 122 (68) sábado, 14 de julho de 2012 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I - São Paulo, 122 (68) sábado, 14 de julho de 2012 Universidade Estadual Paulista REITORIA REITORIA Resolução UNESP nº 95, de 13-7-2012 Aprova o Regulamento do Programa

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2017

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2017 Aprova o Novo Regulamento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização Multiprofissional

Leia mais

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. 1 de 5 06/03/2017 12:09 RESOLUÇÃO UNESP Nº 84, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015. Altera os dispositivos da Resolução UNESP Nº 121 de, de 14/09/2012, que dispõe sobre o Regulamento do Programa de Pós-graduação

Leia mais

Art. 1º. Fica aprovado o regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estadual do Paraná.

Art. 1º. Fica aprovado o regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estadual do Paraná. RESOLUÇÃO Nº 006/2018 CEPE/UNESPAR Aprova Regulamento dos Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu da UNESPAR. Considerando a Resolução nº 01, de 08.06.2007, do Conselho Nacional de Educação - CNE, que estabelece

Leia mais

Cursos de Extensão na USP

Cursos de Extensão na USP Cursos de Extensão na USP Objetivo: O presente documento tem como finalidade orientar e esclarecer dúvidas sobre a criação e gerenciamento de cursos de extensão na EEL/USP. Normas vigentes: Os cursos de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA Regulamento Específico do Curso de Especialização em Treinamento de Força CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

Resolução Unesp-14, de

Resolução Unesp-14, de Resolução Unesp-14, de 10-2-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Linguística e Língua Portuguesa, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado,da Faculdade de Ciências e Letras do Campus

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 30 DE 17 DE JUNHO DE Publicada no D.O.E de , Seção I, pág. 77.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 30 DE 17 DE JUNHO DE Publicada no D.O.E de , Seção I, pág. 77. RESOLUÇÃO UNESP Nº 30 DE 17 DE JUNHO DE 2010. Publicada no D.O.E de 18.06.10, Seção I, pág. 77. Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 742

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 742 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 742 Aprova o Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação LATO SENSU da UFG, revogando-se a Resolução CEPEC Nº 540. O CONSELHO

Leia mais

sábado, 27 de setembro de 2014 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 124 (183) 124

sábado, 27 de setembro de 2014 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 124 (183) 124 sábado, 27 de setembro de 2014 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 124 (183) 124 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução UNESP-70, de 26-9-2014 Aprova o Regulamento do Programa

Leia mais

RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (D.O.E ) RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (D.O.E ) RESOLUÇÃO: RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (D.O.E. - 18.09.2003) Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.

Leia mais

Resolução Unesp nº 57, de

Resolução Unesp nº 57, de Diário Oficial - 05 de abril de 2012 - Poder Executivo - Seção I pág. 80 Estado de São Paulo Geraldo Alckmin - GOVERNADOR Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05650-000 - Fone: 2193-8000

Leia mais

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), vinculado

Leia mais

Resolução Unesp-18, de 10/2/2012 (publicada no Diário Oficial - Poder Executivo dia 11/02/ Caderno I fl. 43)

Resolução Unesp-18, de 10/2/2012 (publicada no Diário Oficial - Poder Executivo dia 11/02/ Caderno I fl. 43) Resolução Unesp-18, de 10/2/2012 (publicada no Diário Oficial - Poder Executivo dia 11/02/2012 - Caderno I fl. 43) alterada pela Resolução Unesp 90, de 21/12/2015 (publicada no Diário Oficial - Poder Executivo

Leia mais

Artigo 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Exp FM/Bo.

Artigo 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Exp FM/Bo. Resolução UNESP- 67, de 07/08/2014 (Publicada no D.O.E - Poder Executivo dia 09/08/2014 - Seção I fls. 47 e 48), alterada pela Resolução Unesp-87, de 16/12/2015 (Publicada no D.O.E - Poder Executivo dia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL DE GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL DE GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL DE GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Controladoria

Leia mais

REGIMENTO GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP RESOLUÇÃO UNESP Nº 30, DE 17 DE JUNHO DE 2010

REGIMENTO GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP RESOLUÇÃO UNESP Nº 30, DE 17 DE JUNHO DE 2010 REGIMENTO GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP RESOLUÇÃO UNESP Nº 30, DE 17 DE JUNHO DE 2010 Pub. DOE nº 114, de 18/06/2010, p : 77, alterada pelas Resoluções Unesp 49/2010, 41/2012, 138/2012, 27/2013 e 64/2015

Leia mais

(Processo nº 191/20/02/97-FE/IS) JULIO CEZAR DURIGAN

(Processo nº 191/20/02/97-FE/IS) JULIO CEZAR DURIGAN RESOLUÇÃO UNESP Nº 54, DE 28 DE MARÇO DE 2012. (Alterada pela RESOLUÇÃO UNESP Nº 14, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017) Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais, Cursos de Mestrado

Leia mais

Regulamento Específico do Curso de Especialização em Planejamento Tributário

Regulamento Específico do Curso de Especialização em Planejamento Tributário MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Planejamento

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 3.030

RESOLUÇÃO CEPE Nº 3.030 RESOLUÇÃO CEPE Nº 3.030 Aprova as Normas Gerais dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu na UFOP. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, em sua 259ª reunião ordinária,

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE RESOLUÇÃO Nº 21/02 Aprova Diretrizes e Regulamenta Cursos de Pós-Graduação lato sensu certificados pela Univille.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº.23/09 Revê o Regulamento Geral dos Cursos de Especialização da UERJ em nível de Pós-Graduação lato sensu. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe

Leia mais

Artigo 3º Para obtenção do título de Doutor o aluno deverá:

Artigo 3º Para obtenção do título de Doutor o aluno deverá: REGULAMENTO DO PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOENERGIA DA UNIVERSADE DE SÃO PAULO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS E UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. O Reitor da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Estratégias

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA A EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA A EDUCAÇÃO 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA A EDUCAÇÃO REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA: ENSINO-APRENDIZAGEM DE

Leia mais

4 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO

4 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO 4 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA INSTITUO DE INFORMÁTICA (INF) Regulamento Específico do Curso de Especialização em Governança e Gestão

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO REITORIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO REITORIA RESOLUÇÃO UNESP N º 59, de 10 de julho de 2014. Regulamenta os Cursos de Extensão Universitária ministrados na UNESP. A Vice-Reitora no exercício da Reitoria da Universidade Estadual Paulista "Júlio de

Leia mais

MARILZA VIEIRA CUNHA RUDGE Vice-Reitora no exercício da Reitoria

MARILZA VIEIRA CUNHA RUDGE Vice-Reitora no exercício da Reitoria RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 11 DE ABRIL DE 2014 Publicada no D.O.E. de 12.04.14, Seção I, pág. 70 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Arquitetura e Urbanismo, Curso de Mestrado Acadêmico,

Leia mais

ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU

ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS ANEXO 7.1 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS-LATO SENSU CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM),

Leia mais

O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 28, inciso

O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 28, inciso RESOLUÇÃO CONSUN N 026/2009 Ementa: Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós Graduação lato sensu ofertados pela Universidade de Pernambuco. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN,

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 148, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2012 Publicada no D.O.E. de , Seção I, pág. 54. JULIO CEZAR DURIGAN Reitor

RESOLUÇÃO UNESP Nº 148, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2012 Publicada no D.O.E. de , Seção I, pág. 54. JULIO CEZAR DURIGAN Reitor RESOLUÇÃO UNESP Nº 148, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2012 Publicada no D.O.E. de 15.11.12, Seção I, pág. 54 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento, Curso

Leia mais

MINUTA DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANIMAIS SELVAGENS

MINUTA DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANIMAIS SELVAGENS MINUTA DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANIMAIS SELVAGENS Resolução UNESP nº de / /2015 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Controladoria e Finanças CAPÍTULO

Leia mais

São Paulo, 122 (42) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 3 de março de 2012

São Paulo, 122 (42) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 3 de março de 2012 São Paulo, 122 (42) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 3 de março de 2012 REITORIA Resolução Unesp-32, de 2-3-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Aquicultura, Cursos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº DE OUTUBRO DE 2001 (Revogada pela Resolução nº 402/03)

RESOLUÇÃO Nº DE OUTUBRO DE 2001 (Revogada pela Resolução nº 402/03) RESOLUÇÃO Nº 369 25 DE OUTUBRO DE 2001 (Revogada pela Resolução nº 402/03) 925 Ementa: Dispõe sobre a regulamentação de cursos de pós-graduação lato sensu. O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no uso das atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 068/2002 Disciplina os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu no âmbito da Universidade Federal do Amazonas. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS e PRESIDENTE DO, no uso de suas atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001.

RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001. *) **) ***) ****) RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. O Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação,

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 36, DE 5 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de , Seção I, pág. 149

RESOLUÇÃO UNESP Nº 36, DE 5 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de , Seção I, pág. 149 RESOLUÇÃO UNESP Nº 36, DE 5 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de 06.06.13, Seção I, pág. 149 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Comunicação, Curso de Mestrado Acadêmico, da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato sensu

REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato sensu REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato sensu COP - UNIG 1 Sumário Título I Dos Cursos de Pós-Graduação e suas finalidades...3 Título II Dos Cursos de Pós-Graduação em Sentido Lato...3 Título

Leia mais

Alterada pela Resolução 41/2012 Alterada pela Resolução 27/2013 Alterada pela Resolução 37/2016

Alterada pela Resolução 41/2012 Alterada pela Resolução 27/2013 Alterada pela Resolução 37/2016 RESOLUÇÃO UNESP Nº 30, DE 17 DE JUNHO DE 2010. Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. Alterada pela Resolução 41/2012 Alterada pela Resolução 27/2013 Alterada pela Resolução 37/2016

Leia mais

Anexo VIII: Regulamento específico do curso de acordo com a Resolução CEPEC nº 1128/2012.

Anexo VIII: Regulamento específico do curso de acordo com a Resolução CEPEC nº 1128/2012. Anexo VIII: Regulamento específico do curso de acordo com a Resolução CEPEC nº 1128/2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Regulamento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Regulamento Específico do Curso de Especialização Perícia, Auditoria e Licenciamento Ambiental

Leia mais

TÍTULO I Da natureza e objetivos do programa

TÍTULO I Da natureza e objetivos do programa Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Microbiologia Aplicada - IB-Unesp-CRC Resolução UNESP 78, de 5-11-2014 (publicada no DOE de 06/11/2014) TÍTULO I Da natureza e objetivos

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - (PGCS), vinculado à Escola de Humanidades (EH) da Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA Regulamento Específico do Curso de Especialização em Intervenção Profissional em Academia de Ginástica CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

Diário Oficial Estado de São Paulo Geraldo Alckmin Governador PODER Executivo

Diário Oficial Estado de São Paulo Geraldo Alckmin Governador PODER Executivo SEÇÃO I Volume 123 Número 02 sexta-feira, 04 de janeiro de 2013 Página 36 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução UNESP Nº 169, de 13-12-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 04/2018 Aprova a criação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Auditoria

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Filosofia Regulamento

Programa de Pós-Graduação em Filosofia Regulamento Programa de Pós-Graduação em Filosofia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGFilo), vinculado à Escola de Humanidades da Pontifícia

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2018

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 004/2018 Cria o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização Multiprofissional em Saúde Mental

Leia mais

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. RESOLUÇÃO UNESP Nº 45, DE 23 DE MARÇO DE 2012. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Educação, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, do Instituto de Biociências do Câmpus de Rio Claro.

Leia mais

Regulamento Específico do Curso de Especialização em Controladoria e Finanças

Regulamento Específico do Curso de Especialização em Controladoria e Finanças MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS Regulamento Específico do Curso de Especialização em Controladoria

Leia mais

Diário Oficial Estado de São Paulo Geraldo Alckmin Governador PODER Executivo

Diário Oficial Estado de São Paulo Geraldo Alckmin Governador PODER Executivo SEÇÃO I Volume 122 Número 41 sexta-feira, 02 de março de 2012 Página 49 Universidade Estadual Paulista GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução Unesp-30, de 1º-3-2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação

Leia mais

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos

TÍTULO I Do Programa. TÍTULO II Dos Cursos Resolução Unesp-14, de 10 de fevereiro de 2012 Texto consolidado, com as alterações promovidas pela Resolução Unesp n.º 80, de 11 de outubro de 2016. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Odontologia,

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 08, DE 23 DE JANEIRO DE 2018.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 08, DE 23 DE JANEIRO DE 2018. RESOLUÇÃO UNESP Nº 08, DE 23 DE JANEIRO DE 2018. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Curso de Mestrado Acadêmico, Interunidades, entre o Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1128

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1128 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1128 Aprova o Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação LATO SENSU da UFG, revogando-se a Resolução CEPEC Nº 742. O CONSELHO

Leia mais

Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista 1 Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Volume 123 - Número 02 - São Paulo, sexta-feira, 04 de janeiro de 2013 página 36. Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução UNESP 171,

Leia mais

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA UTFPR

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA UTFPR

Leia mais

Campus de Presidente Prudente

Campus de Presidente Prudente Minuta de Resolução UNESP-70, de 12-09-2016 O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com fundamento no inciso IX do artigo 24 do Regimento Geral da UNESP, nos termos do Parecer

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 49, DE 8 DE JULHO DE 2009.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 49, DE 8 DE JULHO DE 2009. RESOLUÇÃO UNESP Nº 49, DE 8 DE JULHO DE 2009. Estabelece normas para Concurso visando o provimento de cargos de Professor Titular da UNESP. O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

REGULAMENTO DA PÓS GRADUAÇÃO (LATO SENSU) CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO, NATUREZA, FINALIDADE E OBJETIVOS DOS CURSOS

REGULAMENTO DA PÓS GRADUAÇÃO (LATO SENSU) CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO, NATUREZA, FINALIDADE E OBJETIVOS DOS CURSOS A Diretora Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento da Pós- Graduação (LATO-SENSU) da Faculdade Integral Cantareira, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 035/2016 Campos dos Goytacazes, 11 de março de 2016

RESOLUÇÃO Nº 035/2016 Campos dos Goytacazes, 11 de março de 2016 RESOLUÇÃO Nº 035/2016 Campos dos Goytacazes, 11 de março de 2016 O Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, no uso das atribuições que lhe foram

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT) Dos objetivos Artigo 1º O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da UNESP (POSMAT),

Leia mais

quinta-feira, 6 de junho de 2013 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 123 (104) 149 Universidade Estadual Paulista REITORIA

quinta-feira, 6 de junho de 2013 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 123 (104) 149 Universidade Estadual Paulista REITORIA quinta-feira, 6 de junho de 2013 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 123 (104) 149 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-37, de 5-6-2013 Aprova o Regulamento do Programa

Leia mais

Quarta-feira, 23 de março de 2016 Diário Oficial Poder Executivo - Seção ISão Paulo, 126 (54) 71

Quarta-feira, 23 de março de 2016 Diário Oficial Poder Executivo - Seção ISão Paulo, 126 (54) 71 Quarta-feira, 23 de março de 2016 Diário Oficial Poder Executivo - Seção ISão Paulo, 126 (54) 71 Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-21, de 22-3-2016 Aprova o Regulamento do Programa

Leia mais

Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em História. Regulamento

Escola de Humanidades. Programa de Pós-Graduação em História. Regulamento Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Escola de Humanidades Programa de Pós-Graduação em História Regulamento Capítulo I Da Atribuição

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL CAPIVARI DE BAIXO - SECAB FACULDADE CAPIVARI - FUCAP REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO)

SOCIEDADE EDUCACIONAL CAPIVARI DE BAIXO - SECAB FACULDADE CAPIVARI - FUCAP REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO) SOCIEDADE EDUCACIONAL CAPIVARI DE BAIXO - SECAB FACULDADE CAPIVARI - FUCAP REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO) Capivari de Baixo (SC), dezembro de 2014. CAPITULO I Da Criação

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP

REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP Seção de Pós-Graduação 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU REGULAMENTO DO PROGRAMA

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 74, DE 09 DE OUTUBRO DE Estabelece normas para transferência de alunos nos cursos de graduação.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 74, DE 09 DE OUTUBRO DE Estabelece normas para transferência de alunos nos cursos de graduação. RESOLUÇÃO UNESP Nº 74, DE 09 DE OUTUBRO DE 2017. Estabelece normas para transferência de alunos nos cursos de graduação. O REITOR UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO, no uso das atribuições

Leia mais

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento

Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Programa de Pós-Graduação em Administração Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Administração

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 01/2000. à Resolução CES Nº 03 de outubro de 1999,

DELIBERAÇÃO Nº 01/2000. à Resolução CES Nº 03 de outubro de 1999, DELIBERAÇÃO Nº 01/2000 Fixa Condições de validade dos certificados de cursos presencias p de Pós-Graduação Lato-Sensu. Considerando a necessidade de adaptar o Regulamento dos cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA UNIALFA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art.

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPITULO I Das considerações preliminares Art. 1 - Este regulamento disciplina os processos de planejamento, elaboração, execução e avaliação dos cursos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE LETRAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE LETRAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE LETRAS Regulamento do Curso de Especialização em Linguística das Línguas de Sinais CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º

Leia mais

Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Regulamento

Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Regulamento Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Regulamento Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 01, DE 14 DE JANEIRO DE 2010.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 01, DE 14 DE JANEIRO DE 2010. RESOLUÇÃO UNESP Nº 01, DE 14 DE JANEIRO DE 2010. Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Engenharia Civil e Ambiental, Curso de Mestrado Acadêmico, da Faculdade de Engenharia do Câmpus de Bauru

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 38, DE 05 DE JUNHO DE 2018.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 38, DE 05 DE JUNHO DE 2018. RESOLUÇÃO UNESP Nº 38, DE 05 DE JUNHO DE 2018. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ensino e Processos Formativos, Curso de Mestrado Acadêmico, Interunidades, entre o Instituto de Biociências,

Leia mais