20 26 JUN Parábolas de Jesus Nas próximas seis semanas leremos e meditaremos nas parábolas contadas por Jesus, uma por dia.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "20 26 JUN Parábolas de Jesus Nas próximas seis semanas leremos e meditaremos nas parábolas contadas por Jesus, uma por dia."

Transcrição

1 Pág. 1 Comunidade Evangélica no Rio de Janeiro Parábolas de Jesus - 01 Nas próximas seis semanas leremos e meditaremos nas parábolas contadas por Jesus, uma por dia. Os trechos bíblicos a seguir foram extraídos de A Mensagem Bíblia em Linguagem Contemporânea, ou simplesmente A Mensagem, de Eugene H. Peterson, Editora Vida. Compare com a tradução de sua preferência. Dia 20: Os dois devedores Lc Um dos fariseus convidou Jesus para um jantar. Ao chegar à casa do fariseu, Jesus tomou lugar à mesa. Uma mulher, prostituta na cidade, tendo ouvido que Jesus era convidado do fariseu, apareceu no jantar com um frasco de perfume muito caro e derramou-o nos pés de Jesus. Chorando muito, derramava lágrimas sobre os pés dele. Soltando os cabelos, enxugou os pés do Senhor, beijou-os e os ungiu com um perfume. Quando o fariseu, dono da casa, viu a cena, disse consigo mesmo: Se este homem fosse o profeta que pensei, saberia que tipo de mulher ela é. Jesus lhe disse: Simão, tenho algo para dizer a você. É mesmo? Diga-me. Dois homens deviam a um banqueiro. Um devia quinhentas moedas de prata; e outro, cinqüenta. Nenhum dos dois tinha como pagar, por isso o banqueiro perdoou a dívida de ambos. Qual deles teria ficado mais agradecido? Simão respondeu: Acho que aquele que recebeu o perdão maior. Tem razão, disse Jesus. Então, voltou-se para a mulher, mas ainda falando a Simão, perguntou: Vê essa mulher? Eu vim à sua casa, e você não me trouxe água para os pés; ela, porém, derramou lágrimas nos meus pés e os enxugou com os cabelos. Você nem me cumprimentou direito, mas, desde a hora em que cheguei aqui, ela não se cansa de beijar meus pés. Você não me recebeu como é nosso costume, derramando azeite em minha cabeça, mas ela perfumou meus pés. Não foi assim mesmo? A razão de tudo é que ela foi perdoada de muitos pecados, por isso está tão agradecida. Quem recebe pouco perdão mostra pequena gratidão. Em seguida, Jesus disse à mulher: Eu perdoo seus pecados. Na mesma hora, os outros convidados começaram a criticá-lo pelas costas: Quem ele pensa que é para perdoar pecados? Ele os ignorou e disse à mulher: Sua fé a salvou. Vá em paz.

2 Pág. 2 Dia 21: O semeador Mt ,18-23 Instantes depois, Jesus deixou a casa e assentou-se à beira da praia. Não demorou muito, e uma multidão ajuntou-se à sua volta, obrigando-o a entrar num barco. Usando o barco como púlpito, contou uma história ao povo. O que vocês acham? Um agricultor estava semeando. Enquanto fazia seu trabalho, algumas sementes caíram pelo caminho, e as aves as comeram. Outras caíram no meio dos pedregulhos. Brotaram rapidamente, mas não aprofundaram raízes. Com o calor do Sol, secaram tão rapidamente quanto haviam brotado. Outras ainda caíram no meio das ervas daninhas. As sementes chegaram a brotar, mas foram sufocadas. Por fim, algumas, porém, caíram em boa terra e produziram uma colheita que superou todas as expectativas. Reflitam sobre a história do agricultor e as sementes. Quando alguém ouve as novas do Reino e não se apropria delas, elas permanecem na superfície, então vem o Maligno e as arranca do coração do ouvinte. Essa é a semente que o agricultor espalhou pela estrada. A semente lançada nos pedregulhos corresponde àquele que ouve e instantaneamente recebe a mensagem com grande entusiasmo, mas a Palavra não cria raízes. Assim, diante de alguma dificuldade ou quando passa a emoção, a mensagem é esquecida, e não sobra nada. A semente lançada no meio das ervas daninhas é aquele que ouve a mensagem do Reino, mas é vencido pela preocupação e pela ilusão de manter o que tem e de ganhar mais. A mensagem é sufocada, e não sobra nada. A semente lançada na terra boa é a pessoa que ouve a Palavra e a acolhe, e a colheita supera todas as expectativas. Mc 4.1-9,14-20 Ele voltou a ensinar à beira da praia. A multidão que se formou em torno dele era tão grande que ele entrou num barco, perto da praia, e assentou-se. Jesus usou o barco como púlpito, enquanto o povo se acotovelava perto da água. Ele ensinava por meio de histórias, muitas histórias. Ouçam. O que vocês acham? Um agricultor estava semeando. Enquanto fazia seu trabalho, algumas sementes caíram pelo caminho, e as aves as comeram. Outras caíram no meio dos pedregulhos. Brotaram rapidamente, mas não aprofundaram raízes. Com o calor do Sol, secaram tão rapidamente quanto haviam brotado. Outras ainda caíram no meio das ervas daninhas. As sementes chegaram a brotar, mas foram sufocadas. Nenhuma sobreviveu. Por fim, algumas, porém, caíram em boa terra e floresceram, produzindo uma colheita que superou todas as expectativas.

3 Pág. 3 O agricultor planta a Palavra. Alguns são como a semente que cai à beira do caminho. Assim que ouvem a Palavra, Satanás arranca o que foi plantado neles. Outros são como a semente que cai no meio dos pedregulhos. Ouvem a Palavra e a recebem com grande entusiasmo. Mas, assim como a Palavra não cria raízes, a emoção passa ou surge alguma dificuldade, não sobra nada. A semente lançada no meio das ervas daninhas é aquele que ouve a mensagem do Reino, mas é vencido pela preocupação e pela ilusão de manter o que tem e de ganhar mais. A mensagem é sufocada, e não sobra nada. A semente lançada na terra boa é a pessoa que ouve a Palavra e a abraça, e a colheita supera todas as expectativas. Lc 8.4-8,11-15 Enquanto viajavam de cidade em cidade, muita gente se unia ao grupo e passava a acompanhá-los. A eles Jesus contou esta história: Um lavrador saiu para semear. Algumas sementes caíram no caminho. Foram pisadas, e os passarinhos as comeram. Outras caíram sobre pedras e brotaram, mas secaram porque não tinham raiz. Outras caíram no meio das ervas daninhas, que cresceram e as sufocaram. Outras, por fim, caíram em terra boa e produziram uma grande colheita. Vocês estão ouvindo com atenção? A semente é a Palavra de Deus. As sementes no caminho são aqueles que ouvem a Palavra, mas o Diabo a arranca do coração deles, para que não acreditem que serão salvos. As sementes que caíram nos pedregulhos são os que ouvem com entusiasmo passageiro. Diante da primeira dificuldade, perdem o interesse. As semente que caíram entre as ervas daninhas são os que ouvem a Palavra, mas a preocupação constante com o amanhã e a ilusão de viver para ganhar dinheiro e divertir-se a sufocam. As sementes não produzem nada. Já as sementes na terra boa são os bons corações que se apropriam da Palavra e se apegam a ela, não importa o que aconteça. Eles permanecem firmes até a colheita. Dia 22: A semente Mc Então, Jesus disse: O Reino de Deus é como sementes lançadas num campo por um homem. Ele vai dormir e se esquece do que fez. A semente brota e cresce, mas ele nem imagina como isso ocorre. A terra dá conta de tudo, sem a ajuda dele: primeiro o caule, depois a espiga e por fim o grão. Quando o grão está maduro, ele o colhe é o tempo da colheita!

4 Pág. 4 Dia 23: O joio Mt ,36-43 Ele contou outra história: O Reino de Deus é semelhante a um fazendeiro que plantou semente de boa qualidade em suas terras. Na mesma noite, enquanto os empregados dormiam, seu rival misturou sementes de ervas daninhas aos grãos de trigo e fugiu antes do amanhecer. Os primeiros brotos surgiram, e o grão começou a crescer, mas a erva daninha também apareceu. Os lavradores perguntaram ao fazendeiro: patrão, se o senhor plantou semente de boa qualidade, de onde veio a erva daninha? Ele respondeu: Algum inimigo fez isso. Devemos arrancar as ervas daninhas?, quiseram saber os lavradores. Ele respondeu: Não, pois se arrancarem as ervas daninhas, vocês vão arrancar o trigo também. Deixe que cresçam juntos até a época da colheita. Vou instruir os ceifeiros a arrancar as ervas daninhas e amarrá-las em fardos para o fogo e ajuntar o trigo para guardá-lo no celeiro. Jesus dispensou o povo e foi para casa. Os discípulos, então, pediram: Explica-nos a história das ervas daninhas na lavoura. Ele explicou: O agricultor que tem a semente pura é o Filho do Homem. O campo é o mundo, as sementes verdadeiras são os súditos do Reino, as ervas daninhas são os súditos do Diabo e o inimigo que as semeia é o próprio Diabo. A colheita é o fim dos tempos, o desfecho da História. Os ceifeiros são os anjos. A cena em que as ervas daninhas são enfeixadas e queimadas faz parte do último ato. O Filho do Homem enviará seus anjos, arrancará as ervas daninhas de seu Reino e as jogará no lixo. Será o fim delas. Ainda tentarão reclamar com o céu, mas ninguém as escutará. Ao mesmo tempo, as vidas prontas, santas e maduras irão adornar o Reino do Pai. Dia 24: O grão de mostarda Mt Outra história: O Reino de Deus é como a semente de mostarda plantada por um agricultor. É uma das menores sementes, mas, uma vez plantada, germina e cresce tanto que os pássaros fazem ninhos em seus ramos.

5 Pág. 5 Mc Como podemos descrever o Reino de Deus? Que ilustração podemos usar? É como a semente de mostarda. É uma das menores sementes, mas, uma vez plantada, germina e cresce tanto que os pássaros fazem ninhos em seus ramos e abrigam-se à sua sombra. α Ω

COMPARAÇÕES SOBRE O REINO DE DEUS Lição 23

COMPARAÇÕES SOBRE O REINO DE DEUS Lição 23 COMPARAÇÕES SOBRE O REINO DE DEUS Lição 23 1 1. Objetivos: Mostrar que o reino de Deus é como uma semente e mostarda. Mostrar que o reino de Deus é como o fermento. Ensinar a lição do joio. Mostrar que

Leia mais

2 Reuniu-se ao seu redor uma mulidão tão grande que, por isso, ele entrou num barco e assentou-se. Ao povo reunido na praia

2 Reuniu-se ao seu redor uma mulidão tão grande que, por isso, ele entrou num barco e assentou-se. Ao povo reunido na praia A parábola do semeador 1 Naquele mesmo dia, Jesus saiu de casa e assentou-se à beira-mar. 2 Reuniu-se ao seu redor uma mulidão tão grande que, por isso, ele entrou num barco e assentou-se. Ao povo reunido

Leia mais

Um homem saiu para semear. Quando espalhava as sementes, algumas caíram na beira do caminho, então os passarinhos comeram tudo.

Um homem saiu para semear. Quando espalhava as sementes, algumas caíram na beira do caminho, então os passarinhos comeram tudo. Querido professor, explique para as crianças o que é semeador, leve uma semente um pouquinho de terra e demostre a primeira etapa de um plantio explique para elas como o nosso alimento chega à nossa mesa.

Leia mais

Mc 4:2 E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina: Mc 4:3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.

Mc 4:2 E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina: Mc 4:3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 1 Capítulo 4 A parábola do semeador Mc 4:1 E outra vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão

Leia mais

DEIXAI CRESCER UM E OUTRO ATÉ A COLHEITA! - Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao

DEIXAI CRESCER UM E OUTRO ATÉ A COLHEITA! - Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao DOMINGO XVI do tempo Comum 20 de julho de 2014 DEIXAI CRESCER UM E OUTRO ATÉ A COLHEITA! - Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho Mt 13,24-43 Naquele tempo, Jesus contou outra parábola à multidão:

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta O SEMEADOR E A SEMENTE

Bíblia para crianças apresenta O SEMEADOR E A SEMENTE Bíblia para crianças apresenta O SEMEADOR E A SEMENTE Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: M. Maillot; Lazarus Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por:

Leia mais

Kênosys. O Engajamento na Missão

Kênosys. O Engajamento na Missão Kênosys O Engajamento na Missão Filipenses 2.5-11 5 Seja a a2tude de vocês a mesma de Cristo Jesus, (...) 7 mas esvaziou- se a si mesmo, vindo a ser servo tornando- se semelhante aos homens. 1 Naquele

Leia mais

XVI Domingo do Tempo Comum

XVI Domingo do Tempo Comum XVI Domingo do Tempo Comum «Após o pecado, dais lugar ao arrependimento» Leitura do Livro da Sabedoria Sab 12, 13.16-19 Não há Deus, além de Vós, que tenha cuidado de todas as coisas; a ninguém tendes

Leia mais

DOMINGO XVI. «Após o pecado, dais lugar ao arrependimento»

DOMINGO XVI. «Após o pecado, dais lugar ao arrependimento» 290 tempo comum DOMINGO XVI LEITURA I Sab 12, 13.16-19 «Após o pecado, dais lugar ao arrependimento» Leitura do Livro da Sabedoria Não há Deus, além de Vós, que tenha cuidado de todas as coisas; a ninguém

Leia mais

Capítulo 13 A parábola do semeador Mt 13:1 Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;

Capítulo 13 A parábola do semeador Mt 13:1 Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; 1 Capítulo 13 A parábola do semeador Mt 13:1 Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; Mt 13:2 E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou;

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 10/01/16 /16 TEMA: Sementes Versículo Chave: Mais as sementes que caíram em terra boa brotaram, cresceram... Marcos 4.8 Quebra Gelo Corrida para encher a garrafa com sementes.

Leia mais

308 TEMPO COMUM DOMINGO XI. LEITURA I 2 Sam 12,

308 TEMPO COMUM DOMINGO XI. LEITURA I 2 Sam 12, 308 TEMPO COMUM DOMINGO XI LEITURA I 2 Sam 12, 7-10.13 Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, disse Natã a David: «Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Ungi-te como rei de Israel e livrei-te

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo: Células Intergeracionais TEMA: AS PARABOLAS DE JESUS 10 à 15 de Maio de 2015 Versículo Chave Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SÁBADO DA 24ª SEMANA DO TEMPO COMUM 1) Oração Ó Deus, criador

Leia mais

Saiu o semeador a semear. As sementes caíram em lugares diversos...

Saiu o semeador a semear. As sementes caíram em lugares diversos... Os três primeiros evangelistas colocam esta parábola em seus evangelhos. Só em João ela não aparece. Marcos coloca logo como primeira parábola, pois quer orientar aqueles que seguem Jesus de perto. Haverá

Leia mais

XI Domingo do Tempo Comum

XI Domingo do Tempo Comum XI Domingo do Tempo Comum Perdão Senhor «O Senhor perdoou o teu pecado: Não morrerás» Leitura do Segundo Livro de Samuel 2 Sam 12, 7-10.13 Naqueles dias, disse Natã a David: «Assim fala o Senhor, Deus

Leia mais

11- PARABOLA DO SEMEADOR. 18/03/2018 à 24/

11- PARABOLA DO SEMEADOR. 18/03/2018 à 24/ 11- PARABOLA DO SEMEADOR 18/03/2018 à 24/03 2018 DISCIPULADO KIDS: ENSINANDO O CAMINHO AO PAI- EUSOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA, NIGUEM VEM AO PAI SE NÃO FOR ATRAVÉS DE MIM: ENSINANDO SOBRE JESUS ATRAVÉS

Leia mais

DOMINGO XI. «O Senhor perdoou o teu pecado: Não morrerás»

DOMINGO XI. «O Senhor perdoou o teu pecado: Não morrerás» 308 TEMPO COMUM DOMINGO XI LEITURA I 2 Sam 12, 7-10.13 «O Senhor perdoou o teu pecado: Não morrerás» Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, disse Natã a David: «Assim fala o Senhor, Deus de

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A PARÁBOLA DO SEMEADOR Volume 09 Escola: O que aconteceu com cada semente na parábola do semeador? Ligue a primeira coluna com a segunda: Nome : Professor (a): Data :

Leia mais

A Narração da História.

A Narração da História. 1 Amor e Perdão Lc 7.36-50 Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso que fora curado por Ele; fora convidado por Simão para um jantar. A gratidão e o reconhecimento de Jesus como o Messias fez

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 1-23

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 1-23 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO A) 13 de Julho de 2014 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 1-23 1 Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. 2 Reuniu-se a Ele

Leia mais

Capítulo 7 O centurião de Cafarnaum Lc 7:1 E, depois de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum.

Capítulo 7 O centurião de Cafarnaum Lc 7:1 E, depois de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum. Capítulo 7 O centurião de Cafarnaum Lc 7:1 E, depois de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum. Lc 7:2 E o servo de um certo centurião, a quem muito estimava, estava doente,

Leia mais

Parábola do Grão de Mostarda. Mc 4,30-32

Parábola do Grão de Mostarda. Mc 4,30-32 Parábola do Grão de Mostarda Mc 4,30-32 Esta Parábola, deve ter sido aquela que mais desconcertou a todos. Foi uma estória surpreendente. Disse Jesus: - Com que coisa poderemos comparar o Reino de Deus?

Leia mais

Mc 4, Mc. 4,26-34

Mc 4, Mc. 4,26-34 Mc 4,26-34 Mc. 4,26-34 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. Dorme e levanta-se, noite e dia, enquanto a semente germina e cresce, sem ele

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 24-43)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 24-43) 16º DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO A) 20 de Julho de 2014 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 24-43) 24J esus propôs-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é comparável a um homem

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA GRÃO DE MOSTARDA- FERMENTO DA MULHER - Mateus 13,31-35 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Segunda-feira da 17ª Semana do Tempo

Leia mais

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IGREJA EM SAÍDA CULTURA DO ENCONTRO comunidade eclesial a V O C A Ç Ã O NASCE, CRESCE na IGREJA; é SUSTENTADA pela IGREJA. Todos os cristãos são constituídos missionários

Leia mais

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós.

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição 32 1 1. Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. 2. Lição Bíblica: Mateus 18.21-35 (Leitura bíblica para o professor e base bíblica

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

«Jesus lhes propôs outra parábola: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Mas enquanto os homens dormiam, veio

«Jesus lhes propôs outra parábola: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Mas enquanto os homens dormiam, veio «Jesus lhes propôs outra parábola: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Mas enquanto os homens dormiam, veio um inimigo dele, semeou joio no meio do trigo e retirou-se.

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 1-23

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 1-23 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO A) 16 de Julho de 2017 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 1-23 1 Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. 2 Reuniu-se a Ele

Leia mais

Como nos tornamos parte da eclésia de Jesus? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Como nos tornamos parte da eclésia de Jesus? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 5 Como nos tornamos parte da eclésia de Jesus? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. - Mt 16:18 Imagens mentais sobre o que é a igreja Igreja = POSTO

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

ROTEIRO PARA CÉLULA INFANTIL: DE 22/10/2017 Á 28/10/2017 TEMA DO MÊS: JOÃO, MARIA E EU. SOMOS TODOS DIFERENTES!

ROTEIRO PARA CÉLULA INFANTIL: DE 22/10/2017 Á 28/10/2017 TEMA DO MÊS: JOÃO, MARIA E EU. SOMOS TODOS DIFERENTES! TEMA DO MÊS: JOÃO, MARIA E EU. SOMOS TODOS DIFERENTES! 1. QUEBRA GELO: Caça a objetos Essa brincadeira faz com que todo mundo se divirta, pois as crianças pedem ajuda aos adultos. A ideia é solicitar um

Leia mais

ILUSTRAÇÃO DO TEMA CULTURAL 2017

ILUSTRAÇÃO DO TEMA CULTURAL 2017 ILUSTRAÇÃO DO TEMA CULTURAL 2017 A ilustração A ilustração do Tema Cultural deste ano procura combinar duas leituras distintas: a Parábola do Semeador e a Proteção e Desenvolvimento da Vida na Terra Mãe.

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensinos por Parábolas Roteiro 1

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensinos por Parábolas Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensinos por Parábolas Roteiro 1 Objetivo Interpretar a parábola do semeador, segundo

Leia mais

JESUS ALIMENTA PESSOAS

JESUS ALIMENTA PESSOAS Bíblia para crianças apresenta JESUS ALIMENTA 5.000 PESSOAS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

A lei da semeadura. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7

A lei da semeadura. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7 A lei da semeadura Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7 Plantar e colher. COLHEITA. 1. Só semeia quem tem sonho, quem tem visão.

Leia mais

As Parábolas do Reino

As Parábolas do Reino As Parábolas do Reino dos Céus, mas a eles não..» Ambiente: Hoje e nos próximos dois domingos, o Evangelho apresenta-nos parábolas de Jesus. A parábola é uma imagem ou comparação, através da qual se ilustra

Leia mais

Bem aventurado os misericordiosos...

Bem aventurado os misericordiosos... Bem aventurado os misericordiosos... Mateus 5.7 Mateus 5: 7 Bem aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. (NVI) Outras versões Mateus 5: 7 Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros,

Leia mais

A palavra παραβολη (parabole) = lançar ao lado de. É uma ilustração que usa uma verdade conhecida para explicar algo desconhecido.

A palavra παραβολη (parabole) = lançar ao lado de. É uma ilustração que usa uma verdade conhecida para explicar algo desconhecido. A palavra παραβολη (parabole) = lançar ao lado de. É uma ilustração que usa uma verdade conhecida para explicar algo desconhecido. A parábola é um excelente recurso pedagógico...... é uma história terrena

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

As Parábolas do Reino (parteii)

As Parábolas do Reino (parteii) As Parábolas do Reino (parteii) semente no seu campo..» 1 Ambiente: Das três parábolas que nos são hoje propostas, duas (o grão de mostarda e o fermento) procedem da tradição sinóptica; a outra (a parábola

Leia mais

DATA: / / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: %

DATA: / / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 203 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela.

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela. BATALHA ESPIRITUAL Mateus 6:13, Efésios 6:11, Romanos 8:37 Em nossos últimos encontros, estivemos falando sobre oração e sobre as duas áreas críticas o ser perdoado, e o perdoar outras pessoas. Agora,

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA

Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS. Lucas

A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS. Lucas A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS Lucas 24.28-35 DEFINIÇÃO Comensalidade - qualidade de comensal; Comensal - pessoa que come habitualmente com outros em mesa comum; cada uma das pessoas que

Leia mais

«Foi pela inveja do demónio que a morte entrou no mundo»

«Foi pela inveja do demónio que a morte entrou no mundo» Perdão, Senhor. «Foi pela inveja do demónio que a morte entrou no mundo» Leitura do Livro da Sabedoria Sab 1, 13-15; 2, 23-24 Não foi Deus quem fez a morte, nem Ele Se alegra com a perdição dos vivos.

Leia mais

João 9:1-7, A CURA UM CEGO DE NASCENÇA

João 9:1-7, A CURA UM CEGO DE NASCENÇA João 9:1-7, 35-41 A CURA UM CEGO DE NASCENÇA Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? "Disse

Leia mais

Movidos pela estrela que brilha no amor!

Movidos pela estrela que brilha no amor! EXTERNATO MARIA DROSTE Projecto Pastoral Movidos pela estrela que brilha no amor! Semana III do Tempo Comum Dia 22 de Janeiro Segunda-feira Naquele tempo, os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam:

Leia mais

3 FERMENTOS QUE INFLUENCIAM NOSSA MENTE

3 FERMENTOS QUE INFLUENCIAM NOSSA MENTE 3 FERMENTOS QUE INFLUENCIAM NOSSA MENTE ANY QUESTIONS? PARA QUE SERVE O FERMENTO? FERMENTO Fermento é aquilo que, mesmo aplicado em pequena quantidade, pela sua influência, impregna totalmente outra coisa,

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 4º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 4º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 4º TRIMESTRE / 2018 - REVISTA CPAD - ADULTOS LIÇÕES BÍBLICAS - AS PARÁBOLAS DE JESUS AS VERDADES E PRINCÍPIOS DIVINOS PARA UMA VIDA ABUNDANTE LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A

Leia mais

Jo 12:2 Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.

Jo 12:2 Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 1 Capítulo 12 Maria unga com ungüanto os pés de Jesus Jo 12:1 Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos. Jo 12:2 Fizeram-lhe,

Leia mais

Juanribe Pagliarin explica mais uma passagem bíblica: A primeira multiplicação dos pães e dos peixes.

Juanribe Pagliarin explica mais uma passagem bíblica: A primeira multiplicação dos pães e dos peixes. Juanribe Pagliarin explica mais uma passagem bíblica: A primeira multiplicação dos pães e dos peixes. Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto de uma cidade chamada Betsaida,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quinta-feira da 16ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO 24 de outubro

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO 24 de outubro AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO 24 de outubro Ambivalência na religião A imagem do joio e do trigo Carisma e Instituição Retomando a última aula... O que é carisma? O que é instituição? Qual é a relação de um

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

O SEMEADOR, SEMEANDO A SEMENTE DA PALAVRA Introdução. Sexta-feira, 22 de abril de 2016 San Salvador, El Salvador

O SEMEADOR, SEMEANDO A SEMENTE DA PALAVRA Introdução. Sexta-feira, 22 de abril de 2016 San Salvador, El Salvador O SEMEADOR, SEMEANDO A SEMENTE DA PALAVRA Introdução Sexta-feira, 22 de abril de 2016 San Salvador, El Salvador NOTA AO LEITOR Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal como

Leia mais

O Religioso e a Prostituta

O Religioso e a Prostituta O Religioso e a Prostituta LUCAS 7:36-50 Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa. Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, LUCAS 7:36-50 certa

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O FILHO PRÓDIGO

Bíblia para crianças. apresenta O FILHO PRÓDIGO Bíblia para crianças apresenta O FILHO PRÓDIGO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

VOCÊ ESTÁ PRONTO? Diego Fernandes

VOCÊ ESTÁ PRONTO? Diego Fernandes VOCÊ ESTÁ PRONTO? Diego Fernandes Lucas 21:9 Quando ouvirem falar de guerras e rebeliões, não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente. Lucas 21 10

Leia mais

CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A RECEPÇÃO FRATERNA Conceito: segundo o Livro Orientação ao Centro Espírita FEB/CFN a atividade de Recepção Consiste em receber os que chegam ao Centro

Leia mais

O coração de um pastor

O coração de um pastor O coração de um pastor João 17:1-21 I. Um coração de submissão e obediência II. Um coração de intercessão e cuidado III. Um coração que glorifica a Deus Revisão de 09.04.2017 slide 1 João 20:1-9 1. No

Leia mais

ANO C XI Domingo do tempo comum «Os teus pecados estão perdoados»

ANO C XI Domingo do tempo comum «Os teus pecados estão perdoados» Orar a ANO C XI Domingo do tempo comum «Os teus pecados estão perdoados» Uma mulher atreve-se a apresentar-se diante de Jesus. Não só quebra as regras da boa educação, intrometendo-se onde não é desejada,

Leia mais

E NÃO. A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples.

E NÃO. A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. SIM ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam

Leia mais

Capítulo 10 O centurião Cornelio At 10:1 E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,

Capítulo 10 O centurião Cornelio At 10:1 E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, 1 Capítulo 10 O centurião Cornelio At 10:1 E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, At 10:2 Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Semente: pequena e misteriosa Lc 13,18-21 Estamos encontrando de novo, na liturgia da Palavra da missa

Leia mais

Os vinhateiros. Referência Bíblica: Mateus

Os vinhateiros. Referência Bíblica: Mateus Os vinhateiros Referência Bíblica: Mateus 20. 1-16 Introdução: O que é de fato o Reino de Deus começa Jesus a explicar, circundado por muita gente que o escuta atentamente... Um senhor era dono de uma

Leia mais

Série Vivendo. em Família

Série Vivendo. em Família Série Vivendo em Família Família Semana anterior Benção e Maldição na Família 4 Princípios Importantes Vivendo em Família 1 Uma maldição só se cumpre de houver uma CAUSA. Vivendo em Família 2 O pecado

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR

ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR O atendimento espiritual, como todo trabalho do Bem, é uma semeadura

Leia mais

A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES

A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES Bíblia para crianças apresenta A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

11º DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO C)

11º DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO C) Lectio Divina 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO C) 12 de Junho de 2016 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 7, 36-8, 3) 36 Naquele tempo um fariseu convidou Jesus para comer consigo.

Leia mais

Glória e Honra Julho 2018

Glória e Honra Julho 2018 Glória e Honra Julho 2018 mas alguém em certo lugar testemunhou, dizendo: "Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do

Leia mais

Lei da Semeadura e colheita

Lei da Semeadura e colheita Lei da Semeadura e colheita Lucas 8: 4-8 "E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola: Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu

Leia mais

O VERDADEIRO NATAL Base bíblica: Lucas 2:1-20

O VERDADEIRO NATAL Base bíblica: Lucas 2:1-20 O VERDADEIRO NATAL Base bíblica: Lucas 2:1-20 Texto Para decorar: "Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lc 2:11 Objetivo: Levar a criança a conhecer o verdadeiro

Leia mais

Os discursos de despedida de Jesus. Jesus lava os pés dos discípulos. Estudo 1. João 13: slide 1

Os discursos de despedida de Jesus. Jesus lava os pés dos discípulos. Estudo 1. João 13: slide 1 Os discursos de despedida de Jesus Estudo 1 12.02.2017 slide 1 Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES

Bíblia para crianças apresenta A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES Bíblia para crianças apresenta A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

O endemoniado gadareno Mc 5:1 E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.

O endemoniado gadareno Mc 5:1 E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. 1 Capítulo 5 O endemoniado gadareno Mc 5:1 E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. Mc 5:2 E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta OS MILAGRES DE JESUS

Bíblia para crianças apresenta OS MILAGRES DE JESUS Bíblia para crianças apresenta OS MILAGRES DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Byron Unger; Lazarus Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado

Leia mais

Dedicatória Aucenir Gouveia

Dedicatória Aucenir Gouveia 1 Dedicatória Dedico este livro, em especial, aos meus filhos Pedro Gouveia In memoriam, Vinícius Gouveia, a você, leitor, aos meus familiares, amigos e ao meu anjo da guarda que espiritualmente me guiou

Leia mais

A planta que o Pai não plantou

A planta que o Pai não plantou A planta que o Pai não plantou A planta que o Pai não plantou é proveniente da semente corruptível de Adão. Esta semente não é sujeita à vontade de Deus. É uma semente de inimizade e todos que dela são

Leia mais

Desafios de Deus em meio as decepções

Desafios de Deus em meio as decepções Desafios de Deus em meio as decepções Evangelho de João Capítulo 21 Em algum momento entre 2006 e 2007 1 Depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim:

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

ENCONTRO TERAPÊUTICO DE JESUS COM MARIA DE MAGDALA.

ENCONTRO TERAPÊUTICO DE JESUS COM MARIA DE MAGDALA. ENCONTRO TERAPÊUTICO DE JESUS COM MARIA DE No encontro terapêutico de Jesus com Maria de Magdala, estudaremos o arquétipo da autoperdão, virtude fundamental para que o Espírito imortal possa se libertar

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 01 A HISTÓRIA DA SEMENTINHA Olá querido professor (a) da classe, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Marcos 4: 30-34; OBJETIVOS DA LIÇÃO 1 -

Leia mais

A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES

A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES Bíblia para crianças apresenta A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

DÉCIMO PRIMEIRO DOMINGO

DÉCIMO PRIMEIRO DOMINGO DÉCIMO PRIMEIRO DOMINGO TEMPO COMUM ANO C Caríssimos Irmãos e Irmãs: Se Jesus tivesse apenas pregado a misericórdia divina e exortado os pecadores à conversão, teria falado como profeta, tão somente. Entretanto,

Leia mais

2ª Mensagem A Insatisfação com o que somos e fazemos

2ª Mensagem A Insatisfação com o que somos e fazemos 2ª Mensagem A Insatisfação com o que somos e fazemos O mito nosso de cada dia Narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais,

Leia mais

Nº 19 C 5º Domingo da Quaresma

Nº 19 C 5º Domingo da Quaresma Nº 19 C 5º Domingo da Quaresma-13.3.2016 Perdão Quando explodem as desavenças e não nos entendemos. Quando os insultos caem como pedradas que ferem. Quando as nossas palavras violentas são como bofetadas.

Leia mais

Coração de DISCÍPULO

Coração de DISCÍPULO Coração de DISCÍPULO DISCÍPULO μαθητης Do grego (Mathetes), aluno, seguidor adepto, aprendiz, instruído, criar o hábito de ser. Do latim (Discipulum), aluno. DISCÍPULO Usada mais de 250 vezes na Bíblia.

Leia mais

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO POÇO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

1ª Leitura - Hb 12,1-4

1ª Leitura - Hb 12,1-4 1ª Leitura - Hb 12,1-4 Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto. Leitura da Carta aos Hebreus 12,1-4 Irmãos: 1Rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de

Leia mais

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Oito O desenvolvimento do reino de Deus

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Oito O desenvolvimento do reino de Deus PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS (Sábado Segunda sessão da manhã) Mensagem Oito O desenvolvimento do reino de Deus Leitura bíblica: At 1:3,

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje 1998 -

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO

Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO POÇO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

O SEMEADOR SAIU PARA SEMEAR Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho

O SEMEADOR SAIU PARA SEMEAR Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho XV DOMINGO DO TEMPO COMUM 10 de julho de 2011 O SEMEADOR SAIU PARA SEMEAR Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho Mt 13,1-23 1 Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar

Leia mais

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom)

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom) Ao Teu Lado INTRO: A9 A9 Quero estar ao Teu lado, não me importa a distância Me perdoa a insegurança, tenho muito a aprender E/G# E7 ( F# G#) A9 Mas em meus poucos passos, já avisto a esperança E/G# Também

Leia mais