GESTÃO DE DOCUMENTOS: O GERENCIAMENTO DE ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS E A SUA RELEVÂNCIA PARA O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DE DOCUMENTOS: O GERENCIAMENTO DE ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS E A SUA RELEVÂNCIA PARA O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO."

Transcrição

1 GESTÃO DE DOCUMENTOS: O GERENCIAMENTO DE ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS E A SUA RELEVÂNCIA PARA O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO. FROTA, Marcus Vinicius Gomes 1 ; NETO, Francisco de Sousa Lima 2 ;CAMPOS, Lilian do Nascismeto 3 ; MARTINS, Francisco de Assis Chaves 4 ; SOUSA, Joélcio Braga de 5 ; OLIVEIRA, José Ivo Fernandes de 6 A Gestão Documental envolve atividades correlatas à Arquivologia, e para tanto este trabalho vem demonstrar a importância da arquivologia para o Administrador em suas atividades rotineiras. Ter a informação hoje é o mesmo que ter o capital, os sistemas de informações utilizados na era digital são prova disso. O mercado gira em torno da informação, se o gestor não se adequa as normas e práticas utilizadas no gerenciamento de documentos estará fadado a falhar em suas atividades administrativas e consequentemente o processo de tomada de decisão poderá surtir efeitos negativos. O tema Gestão de Documentos é abrangente, este estudo pretende demonstrar a importância do gestor conhecer adequadamente as práticas arquivísticas tais como: organização, acessibilidade das informações, formas de armazenamento, conservação e a respectiva validade dos documentos. Os processos relacionados à gestão documental vêm recebendo cada vez mais atenção tanto por parte das empresas públicas quanto privadas, o que resulta na valorização da informação como recurso que mensura a competitividade. Afinal lidar com o colosso de informações que são geradas pelas empresas de modo geral, requer a utilização de um sistema de gerenciamento que garanta a qualidade e acessibilidade dessas informações. Desta forma o presente trabalho visa analisar o sistema de gerenciamento de documentos que devem ser utilizado pelas empresas e organizações no processo de tomada de decisão a partir de uma revisão de literatura Ainda conforme o autor cabe ressaltar a necessidade de se repensar as ligações da Arquivologia com outras áreas de conhecimento e estabelecer diálogos e análises com os novos meios de comunicação, difusão e acesso à informação que a cada instante são criados e modificados. 1 Esp. em Gestão de Pessoas; Professor da Faculdade de Educação de Bacabal, marcusfrota@febac.edu.br 2 Mestre em Administração FPL/MG; Professor da Faculdade de Educação de Bacabal, netto@febac.edu.br 3 Bacharel em Administração; Faculdade de Educação de Bacabal, Bacabal-MA; lian_135@hotmail.com 4 Mestre em Adm. FPL/MG; Professor da Faculdade de Educação de Bacabal, chaves.professor@hotmail.com 5 Especialista em Finanças; Professor da Faculdade de Educação de Bacabal, joelciobraga@febac.edu.br 6 Mestre Ciência da Computação; Prof. IFMT - Tangará da Serra. joseivo357@hotmail.com

2 Segundo Fonseca (2005, p. 37 apud JARDIM, 1998, p. 47): A informação arquivística reflete e fornece elementos à construção de uma racionalidade estatal; os dispositivos de gestão dessa informação expressam um domínio do saber.. Arquivo é a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução dos seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro. (PAES, 2004) Fonseca (2005, p. 38 apud MELO, 1988, p. 38) destaca: os documentos e os arquivos são a expressão material mais clara e o mais firme sustentáculo da natureza institucional da administração pública. A partir dessas inovações tecnológicas, surgiram algumas corporações que iniciaram um processo de análise para soluções de desenvolvimento de sistemas para gerenciar essa inúmera quantidade de documentos em forma física. Então foi criado o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) que é um sistema que converte informações em voz, texto ou imagem para a forma digital. Funciona com softwares e hardwares específicos que permitem a captação, o armazenamento, a localização e o gerenciamento das versões digitais das informações. O documento de arquivo se caracteriza primordialmente pela sua estabilidade e durabilidade, pois a informação está registrada num suporte que pode ser conservado por centenas ou até milhares de anos. No ambiente eletrônico, porém, os documentos podem ser manipulados sem deixar qualquer vestígio, sendo instáveis e extremamente vulneráveis à intervenção humana e à obsolescência tecnológica. (GOUGET, 2004, apud RONDINELLI, 2002) Os sistemas de gerenciamento de documentos fornecem os armários para os arquivos eletrônicos e as ferramentas de sistema para o arquivamento. Eles unem espaço para armazenamento de dados com um programa que vai além da criação de documentos e incluem funções como trilha de auditoria e ferramentas de informações, controles de expiração de documentos para apagá-los em datas especificadas e exibição de documentos online. (DANNENFELDT, 2010) O próprio Poder Público, norteado especialmente pelo princípio da eficiência, reconheceu há muito o valor da informatização. Utiliza o meio eletrônico na tramitação de processos judiciais, comunicação de atos e transmissão de peças processuais, indistintamente, aos processos civil, penal e trabalhista, bem como aos juizados especiais, em qualquer grau de jurisdição. (Lei /2006)

3 Outro bom exemplo de GED: é a instituição do Sistema Público de Escrituração Digital Sped que tem a finalidade de unificar, de forma computadorizada, as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos vinculados à atividade empresarial de escrituração comercial e fiscal. (Decreto Presidencial 6.022, de 22 de janeiro de 2007). Atualmente o número dessas empresas que trabalham com a tecnologia GED é bastante grande. Contudo, as que mais se destacam no cenário nacional são: GED Brasil, GRUPO STORE, ARQUIVAR, ARK TEC e P3IMAGE. Tais empresas trabalham especificamente com prestação de serviços (guarda, organização e digitalização de documentos arquivos inteiros ou não) ou fornecimento de tecnologia. Outros serviços fornecidos por essas empresas são: a microfilmagem, destruição segura, arquivo de segurança (salas-cofre) e segurança biológica (COSTA, 2010 apud ARAÚJO e COELHO, 2009). Visando contemplar o objetivo deste trabalho, analisar-se-á o sistema de gerenciamento eletrônica de documentos nas organizações e as tomadas de decisão. Através de considerações e definições já expostas no decorrer desta revisão. O presente trabalho caracteriza-se como um trabalho de cunho científico, baseado nas informações e aprofundamento dos estudos que constituem o seu conteúdo. Iniciou-se pela escolha do tema e á continuidade com todo o processo sistemático de pesquisa bibliográfica através de consulta e análises críticas de livros, artigos, pesquisas virtuais, bem como também em consultas à Lei nº 8.159/91. Nos dias atuais mesmo com a tecnologia da informação a disposição da arquivologia, ainda há muito a se conscientizar sobre os problemas gerados pela má administração dos documentos. Os recursos materiais e humanos nem sempre se uniformizam nesse novo parâmetro que deveriam promover uma mudança de atitude por parte dos gestores. A adoção do gerenciamento eletrônico de documento, a estratégias de preservação por meios digitais requer os mesmos cuidados e conhecimentos arquivísticos. Tomar a decisão implica em converter essa informação em ação, os processos resultantes da gestão de documentos quando aplicados de forma correta torna o recurso da informação imprescindível para as melhorias a serem alcançadas pela organização. O conhecimento das informações e sua acessibilidade viabilizam o desempenho das atividades administrativas e tornam as mesmas mais produtiva e porque não dizer mais competitiva. Palavras-chave: Arquivo. Gestão de documentos. Informação arquivística. Tomada de decisão.

4 REFERÊNCIAS ABRAMCZUK, André A. A Prática da Tomada de Decisão. São Paulo: Atlas, p. BRASIL, Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de Conarq, Brasília. Disponível em: < Acesso em 10 ago , Lei nº , de 19 de dezembro de Presidência da República, Brasília. Disponível em: <http//: Acesso em 10 ago CHRISTO, Tatiana Ribeiro. Gestão de Documentos e Sua Interface com a Gestão em Preservação f. Monografia (Especialização em Organização, Planejamento e Direção de Arquivos) Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Disponível em: <http//: Acesso em 31 jul COSTA, Alisson Alan Lima da. Análise Sobre a Utilização do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) nas Empresas Brasileiras f. Monografia (Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas) Escola Superior Aberta do Brasil, Vila Velha, Disponível em: < Acesso em: 21 set DANNENFELDT, Diane. Gerenciando Documentos Digitais. Sala de Leitura: Artigos Disponível em: < Acesso em 30 jul DICIONÁRIO, Brasileiro de Terminologia Arquivística. Arquivo Nacional. Rio de Janeiro, Disponível em: <http//: Acesso em: 20 fev FONSECA, Maria Odila. Arquivologia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro: FGV, p. GED.NET, Portal. As principais tecnologias relacionadas. Disponível em: <http//: Acesso em: 10 out GOUGET, Alba Gisele. Gestão Arquivística de Documentos Eletrônicos. Conarq. Rio de Janeiro, Disponível em: < Acesso em: 20 jun PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e Prática. 3 ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: FGV, 2004, 228p.

5 RODRIGUES, Ana Márcia Lutterbach. Perspectiva em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, Disponível em: < Acesso em: 20 ago SIQUEIRA, Marcelo Nogueira de. Arquivologia e Internet: novas possibilidades para os arquivos públicos brasileiros. Revista Geral do Arquivo Geral do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, v. 8, n.4, Disponível em: <http//: Acesso em: 22 abr

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 6. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 6 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 19, DE 28 DE OUTUBRO DE 2003 Dispõe sobre os documentos públicos

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 8. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 8 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL SECRETARIA-EXECUTIVA ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 23, DE 16 DE JUNHO DE 2006 Dispõe sobre a adoção

Leia mais

!"#$ %# # "!&' () *)((+ ##&',!-"#&. / 0 #" 12! 3%!#! 4 1 # " #!"&.5# 6 % 7#6 5 "#8 " #8 0# 4!5#,9: 9 0#"&., " ##"#.,// /6

!#$ %# # !&' () *)((+ ##&',!-#&. / 0 # 12! 3%!#! 4 1 #  #!&.5# 6 % 7#6 5 #8  #8 0# 4!5#,9: 9 0#&.,  ###.,// /6 !"#$%"!%!"#&'#" ("%')**+(",-!"#$ %# # "!&' () *)((+ ##&',!-"#&. / 0 #" 12! 3%!#! 4 1 # " #!"&.5# 6 % 7#6 5 "#8 " #8 0# 4!5#,9: 9 0#"&., " ##"#.,//012.345 5/6 7541."577"/894124!,#7#;% &.

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO DE

PROGRAMA DE GESTÃO DE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E TRATAMENTO DO ARQUIVO PERMANENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS ALFENAS-MG 2013 REITOR Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 9. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 9. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 9 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL SECRETARIA-EXECUTIVA ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 26, DE 6 DE MAIO DE 2008 Estabelece diretrizes

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES Página 1 de 28 Atualização: da poupança jun/81 1 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00 26.708,00-0,000% - 26.708,00 26.708,00 26.708,00 jul/81 2 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 1.72.380,00 0,00 0,00 0,00 361.00,00 22,96 22,96 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl

Leia mais

CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006

CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006 Resolução nº 24, de 3 de agosto de 2006 CASA CIVIL ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006 Estabelece diretrizes para a transferência e recolhimento de documentos

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl Acum 14 set/11 15

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS...

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO APRESENTAÇÃO ABREVIATURAS CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... SUMÁRIO S AGRADECIMENTOS... 7 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 15 APRESENTAÇÃO... 17 ABREVIATURAS... 19 CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 21 1.1. Introdução à arquivologia... 21 1.1.1. Evolução da comunicação

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO - ARQUIVISTA EDITAL 001/2010 PROGRAMA

CONCURSO PÚBLICO - ARQUIVISTA EDITAL 001/2010 PROGRAMA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO - ARQUIVISTA

Leia mais

Arquivologia. Terminologia Arquivística

Arquivologia. Terminologia Arquivística Arquivologia Terminologia Arquivística Arquivologia - Informações gerais: A arquivística ou arquivologia é uma ciência que estuda as funções do arquivo, e também os princípios e técnicas a serem observados

Leia mais

A PRESERVAÇÃO DIGITAL DO DOCUMENTO SONORO NO MADP: UMA ABORDAGEM ARQUIVÍSTICA 1. Sandra Schinwelski Maldaner 2, Daniel Flores 3.

A PRESERVAÇÃO DIGITAL DO DOCUMENTO SONORO NO MADP: UMA ABORDAGEM ARQUIVÍSTICA 1. Sandra Schinwelski Maldaner 2, Daniel Flores 3. A PRESERVAÇÃO DIGITAL DO DOCUMENTO SONORO NO MADP: UMA ABORDAGEM ARQUIVÍSTICA 1 Sandra Schinwelski Maldaner 2, Daniel Flores 3. 1 Relatório parcial da pesquisa de Dissertação de Mestrado - UFSM 2 Aluna

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS...

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... SUMÁRIO CAPÍTULO I CONCEITOS FUNDAMENTAIS... 23 1.1. Introdução à arquivologia... 23 1.1.1. Evolução da comunicação e suportes da informação... 23 1.1.2. Arquivo... 24 1.1.2.1. Conceitos... 25 1.1.2.2.

Leia mais

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE Fatores válidos para recolhimento em 01/08/2016 JANEIRO 3,3714 3,2396 3,0166 2,8566 2,6932 2,5122 2,3076 2,1551 1,9790 1,8411 1,7203 1,5947 FEVEREIRO 3,3614 3,2158 3,0021 2,8464 2,6807 2,4939 2,2968 2,1429

Leia mais

Noções de Arquivologia

Noções de Arquivologia Noções de Arquivologia Prof. Vinícius Mitto Navarro Bacharel em Arquivologia (UFRGS) Pós em Gestão em Arquivos (UFSM) Mestrando em Patrimônio Documental (UFSM) vinicius.mitto@gmail.com 1 Teoria das Três

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Resoluções do CONARQ Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 1, DE 18 DE OUTUBRO DE 1995 Dispõe sobre a necessidade da adoção

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 11. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 11. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 11 Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 31, DE 28 DE ABRIL DE 2010 Dispõe sobre a adoção das Recomendações para Digitalização

Leia mais

Arquivologia. O Documento de Arquivo

Arquivologia. O Documento de Arquivo Arquivologia O Documento de Arquivo O Documento de Arquivo Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados

Leia mais

O Impacto das tecnologias da informação na produção documental

O Impacto das tecnologias da informação na produção documental Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE) Departamento de Ciência da Informação e Documentação (CID) Curso de Arquivologia.

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA Versão 2 Legenda: Aulas ao vivo Avaliações Desafio Profissional MBA EM GESTÃO PÚBLICA Turma 2013-1 Feriados Importantes Aulas ao vivo: Quinta-feira INFORMAÇÕES GERAIS IMPORTANTES 1- Os temas e Professores

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /2006 Informatização do Processo Judicial. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /2006 Informatização do Processo Judicial. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Informatização do Processo Judicial Prof. Antonio Botão Dispõe sobre a informatização do processo judicial; altera a Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 Código de

Leia mais

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA Fatores válidos para recolhimento em 01/02/2017 JANEIRO 3,4634 3,3316 3,1086 2,9486 2,7852 2,6042 2,3996 2,2471 2,0710 1,9331 1,8123 1,6867 FEVEREIRO 3,4534 3,3078 3,0941 2,9384 2,7727 2,5859 2,3888 2,2349

Leia mais

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12 JANEIRO 2,7899 2,6581 2,4351 2,2751 2,1117 1,9307 1,7261 1,5736 1,3975 1,2596 1,1388 1,0132 FEVEREIRO 2,7799 2,6343 2,4206 2,2649 2,0992 1,9124 1,7153 1,5614 1,3860 1,2496 1,1288 1,0032 MARÇO 2,7699 2,6010

Leia mais

PROFESSORES-ORIENTADORES

PROFESSORES-ORIENTADORES ICI 222 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE (Arquivologia) Aida Varela Varela Redes e Educação a distância Teorias cognitivas e sua aplicabilidade na CI, em Biblioteconomia e Arquivologia Teorias de aprendizagem

Leia mais

ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTADO DA ARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI/RJ

ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTADO DA ARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI/RJ ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTADO DA ARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI/RJ Sandra Teixeira da Silva; Mônica de Aquino Galeano Massera da Hora Universidade Federal Fluminense,

Leia mais

2.14 Noções de arquivologia Arquivística: princípios e conceitos Legislação arquivística Gestão de documentos

2.14 Noções de arquivologia Arquivística: princípios e conceitos Legislação arquivística Gestão de documentos 2.14 Noções de arquivologia. 2.14.1 Arquivística: princípios e conceitos. 2.14.2 Legislação arquivística. 2.14.3 Gestão de documentos. 2.14.4 Protocolos: recebimento, registro, distribuição, tramitação

Leia mais

LEE ZANDRA MEDEIROS DE SANTANA GESTÃO DOCUMENTAL: IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE PROTOCOLO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE

LEE ZANDRA MEDEIROS DE SANTANA GESTÃO DOCUMENTAL: IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE PROTOCOLO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE- UFRN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ- CERES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS- DCSH CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA LEE ZANDRA

Leia mais

EDITAL Nº 020, DE 02 DE MARÇO DE 2016.

EDITAL Nº 020, DE 02 DE MARÇO DE 2016. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO

Leia mais

MEMÓRIA: SOB A ÓTICA DA GESTÃO DOCUMENTAL

MEMÓRIA: SOB A ÓTICA DA GESTÃO DOCUMENTAL MEMÓRIA: SOB A ÓTICA DA GESTÃO DOCUMENTAL Maria Eduarda de Oliveira Santos 1 ; Lilian Maria da Silva Lira 2 Eliete Correia dos Santos 3 ; Suerde Miranda de Oliveira Brito 4 1 Estudante do Curso de Bacharelado

Leia mais

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+ CALENDÁRIO, 2015 7 A JAN. 0 QUARTA -1-0.0018 7022.5 3750.3 1 QUINTA 0 +0.0009 7023.5 3751.3 2 SEXTA 1 +0.0037 7024.5 3752.3 3 SÁBADO 2 +0.0064 7025.5 3753.3 4 DOMINGO 3 +0.0091 7026.5 3754.3 5 SEGUNDA

Leia mais

PLANO DE ENSINO SEMESTRE

PLANO DE ENSINO SEMESTRE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE CEP: 88040-970 - FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA

Leia mais

O arquivista e as demandas contemporâneas por informação nas organizações públicas

O arquivista e as demandas contemporâneas por informação nas organizações públicas O arquivista e as demandas contemporâneas por informação nas organizações públicas Renato Tarciso Barbosa de Sousa Universidade de Brasília renasou@unb.br A organização 1. Os fatos 2. O Discurso 3. As

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Conceitos Fundamentais Tesauros e Terminologia Arquivística Prof. Antonio Botão Tesauro(s) Repertório alfabético de termos utilizados em indexação e na classificação de documentos; Vocabulário

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Sistema Público de Escrituração Digital SPED. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Sistema Público de Escrituração Digital SPED. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Prof. Cláudio Alves Instituído pelo Decreto n º 6.022, de 22 de janeiro de 2007, antes havia sido implementado também, pelo Decreto 93.872/86, de 23 de dezembro de 2006,

Leia mais

Lei do Processo Judicial Eletrônico (Lei /2006)

Lei do Processo Judicial Eletrônico (Lei /2006) Direito Processual do Trabalho Lei do Processo Judicial Eletrônico (Lei 11.419/2006) Informatização Processo Lei 11.419/2006: dispõe sobre a informatização do processo judicial. O uso de meio eletrônico

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 12. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 12. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 12 Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 36, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a adoção das Diretrizes para a Gestão

Leia mais

Preço anunciado do m 2 tem queda real no primeiro semestre de 2014

Preço anunciado do m 2 tem queda real no primeiro semestre de 2014 Preço anunciado do m 2 tem queda real no primeiro semestre de 2014 Variação no preço dos imóveis é menor do que a inflação nos seis primeiros meses do ano O aumento anual do preço médio do m 2 anunciado

Leia mais

Data Moeda Valor Vista Descrição Taxa US$ 07-Jul-00 Real 0,5816 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,81 14-Jul-00 Real 0,5938 Sem frete - PIS/COFINS

Data Moeda Valor Vista Descrição Taxa US$ 07-Jul-00 Real 0,5816 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,81 14-Jul-00 Real 0,5938 Sem frete - PIS/COFINS Data Moeda Valor Vista Descrição Taxa US$ 07-Jul-00 Real 0,5816 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,81 14-Jul-00 Real 0,5938 Sem frete - PIS/COFINS (3,65%) NPR 1,8 21-Jul-00 Real 0,6493 Sem frete - PIS/COFINS

Leia mais

Avaliação da conformidade do Sistema Aegis ao modelo de requisitos MoReq-Jus

Avaliação da conformidade do Sistema Aegis ao modelo de requisitos MoReq-Jus Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Avaliação da conformidade do Sistema Aegis ao modelo de requisitos MoReq-Jus Leoneide Maria Brito Martins (TJMA) - neidemartbrito2018@gmail.com Vanessa Alexsandra Souza

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DA QUALIDADE DA ÁGUA 2014

RELATÓRIO ANUAL DA QUALIDADE DA ÁGUA 2014 RELATÓRIO ANUAL DA QUALIDADE DA ÁGUA 2014 A Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia - SAAE, com sede na Praça Roberto Gomes Pedrosa, 11 - Centro - Atibaia - SP, Telefone 4414-3500 e atendimento ao

Leia mais

Aspectos Jurídicos do Arquivamento Eletrônico de Documentos. José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto

Aspectos Jurídicos do Arquivamento Eletrônico de Documentos. José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto Aspectos Jurídicos do Arquivamento Eletrônico de Documentos José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto Lei 8.159/91 Art. 2º Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos

Leia mais

O PDF/A NA GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS

O PDF/A NA GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS O PDF/A NA GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS Luciane Paula Vital Departamento de Ciência da Informação Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis E-mail: luciane@cin.ufsc.br Resumo: Discute

Leia mais

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-87/12

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-87/12 JANEIRO 2,8451 2,7133 2,4903 2,3303 2,1669 1,9859 1,7813 1,6288 1,4527 1,3148 1,1940 1,0684 FEVEREIRO 2,8351 2,6895 2,4758 2,3201 2,1544 1,9676 1,7705 1,6166 1,4412 1,3048 1,1840 1,0584 MARÇO 2,8251 2,6562

Leia mais

Arquivos: gestão e conservação

Arquivos: gestão e conservação Arquivos: gestão e conservação 11 Junho de 2011 Por José Silvino Filho Silvino.qualidade@gmail.com Sugestões Técnicas Ano III FUNDOS DE ARQUIVO Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

Case de Sucesso. Contabilidade e Planejamento Financeiro

Case de Sucesso. Contabilidade e Planejamento Financeiro Empresa: Countplus One. AGILIDADE. SEGURANÇA. POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO. FACILIDADE NO USO ( UX ). ALTA PRODUTIVIDADE. ESCALABILIDADE. MOBILIDADE Área de Atuação: Contabilidade e Planejamento Financeiro

Leia mais

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA 7 Noções de arquivologia. 7.1 Arquivística: princípios e conceitos. 7.2 Legislação arquivística. 7.3 Gestão de Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. 7.3.4 Tabela

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Normas Arquivísticas E-ARQ BRASIL. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Normas Arquivísticas E-ARQ BRASIL. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Normas Arquivísticas Prof. Antonio Botão Modelo de requisitos para a construção de Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) Especifica todas as atividades e operações

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Gestão de SI- seções 4.1: Gestão de Sistemas de Informação 4.2: Gestão eletrônica de documentos 1 Seção 4.1 GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 Contexto Essa gestão ocorre em um modelo

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS ARQUIVÍSTICAS NO ACERVO AUDIOVISUAL DA TV CABO BRANCO EM JOÃO PESSOA- PB.

DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS ARQUIVÍSTICAS NO ACERVO AUDIOVISUAL DA TV CABO BRANCO EM JOÃO PESSOA- PB. DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS ARQUIVÍSTICAS NO ACERVO AUDIOVISUAL DA TV CABO BRANCO EM JOÃO PESSOA- PB. Priscila Salustiano Paiva 1; Naiany de Souza Carneiro 2 1 Estudante egresso do Curso de Arquivologia

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD

SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD Automação de Arquivo SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - SIGAD Introdução: Documentos Arquivísticos Produzidos e recebidos no decorrer das atividades de um órgão ou entidade, independentemente

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 1º PERÍODO ECI240 - Introdução à Arquivologia História dos arquivos e da arquivologia e a evolução do pensamento arquivístico na cultura

Leia mais

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE SANTA RITA - FASAR CENTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CEPIC PROJETOS DE PESQUISA RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA Ano: 2015 Semestre: 1º P R O J E T O D

Leia mais

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA

PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA PROVA STM TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2018 QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA Prof. Élvis C Miranda 51. Os documentos iconográficos são formados por documentos em suportes sintéticos, em papel emulsionado

Leia mais

MBA em Gestão Pública

MBA em Gestão Pública MBA em Gestão Pública Legenda: Aulas ao vivo Avaliações Desafio Profissional Feriados Importantes MBA EM GESTÃO PÚBLICA INFORMAÇÕES GERAIS IMPORTANTES - Os temas e Professores específicos de cada aula

Leia mais

A ARQUIVOLOGIA E O ARQUIVISTA: UM PARALELO SOCIAL

A ARQUIVOLOGIA E O ARQUIVISTA: UM PARALELO SOCIAL A ARQUIVOLOGIA E O ARQUIVISTA: UM PARALELO SOCIAL Ivanilda Bezerra Cavalcanti 1 ; Aurekelly Rodrigues da Silva 2; Pedro Augusto de Lima Barroso 3; Profa. Ma. Claudialyne da S. Araújo 4 1 Graduanda no curso

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DA QUALIDADE DA ÁGUA 2017

RELATÓRIO ANUAL DA QUALIDADE DA ÁGUA 2017 RELATÓRIO ANUAL DA QUALIDADE DA ÁGUA 2017 A Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia - SAAE, com sede na Praça Roberto Gomes Pedrosa, 11 - Centro - Atibaia - SP, Telefone 4414-3500 e atendimento ao

Leia mais

Índice fipezap de preços de imóveis anunciados

Índice fipezap de preços de imóveis anunciados Preço médio do m 2 se mantém estável em 2016 Após o resultado de maio, preço médio do m 2 acumula crescimento de apenas 0,04% em 2016, taxa muito inferior à inflação do período O Índice FipeZap que acompanha

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. Amplia a abrangência de controle da alta administração. Permite monitorar as atividades com mais eficiência

LISTA DE EXERCÍCIOS. Amplia a abrangência de controle da alta administração. Permite monitorar as atividades com mais eficiência 1. Análise para tomada de Decisão Analisa, compara e destaca tendências Maior clareza e percepção dos dados Acelera o processo de tomada de decisão Melhora o desempenho administrativo Amplia a abrangência

Leia mais

RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA

RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (CONSUNI), no uso de suas atribuições, principalmente no que se refere ao artigo 12, inciso I, do

Leia mais

Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro

Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos (ECA/USP) - cibeleac@usp.br Daniela Pereira de Sousa Manfre (CMSP) -

Leia mais

O impacto da Lei de Acesso sob a ótica arquivística no âmbito da UNIRIO.

O impacto da Lei de Acesso sob a ótica arquivística no âmbito da UNIRIO. O impacto da Lei de Acesso sob a ótica arquivística no âmbito da UNIRIO. COSTA, Sonia; CARVALHO, Priscila Freitas de; FRANÇA, Patrícia Machado Goulart; MOREIRA, Luciane Alves; NOGUEIRA, Rafael de Castro;

Leia mais

CONCEITOS DE ARQUIVOLOGIA

CONCEITOS DE ARQUIVOLOGIA ARQUIVOLOGIA TERMINOLOGIAS ARQUIVÍSTICAS DE ARQUIVOLOGIA CRISTIANO SILVA Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística: Instrumento de fundamental importância para a normalização conceitual das atividades

Leia mais

Marconi dos Santos Miranda, Bel. Lucineia Lopes Bahia Ribeiro, Ma. Maxwel Gomes dos Santos, Esp. Sandra Melo dos Reis, Dra. Fortaleza-CE Setembro/2016

Marconi dos Santos Miranda, Bel. Lucineia Lopes Bahia Ribeiro, Ma. Maxwel Gomes dos Santos, Esp. Sandra Melo dos Reis, Dra. Fortaleza-CE Setembro/2016 As contratações públicas e a concessão do tratamento privilegiado e favorecido às micro e pequenas empresas nos certames licitatórios do município de Salinas/MG Fortaleza-CE Setembro/2016 Marconi dos Santos

Leia mais

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIN 7123 - Projeto de Pesquisa em Arquivologia Orientadores e Temas para orientação em 2016-2 PROF (AS) ORIENTADORES (AS) Adilson Luiz Pinto (licença

Leia mais

A nossa missão é aprovar você! BATERIA DE EXERCÍCIOS PROCESSO ELETRÔNICO LEI /2006

A nossa missão é aprovar você! BATERIA DE EXERCÍCIOS PROCESSO ELETRÔNICO LEI /2006 BATERIA DE EXERCÍCIOS PROCESSO ELETRÔNICO LEI 11.419/2006 GABARITO (as respostas corretas estão em cor verde, assim como o fundamento na Lei nº 11.419/06) 01 - Provas: CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista

Leia mais

Analisando em Ciência da Informação RACIn Revista do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas Universidade Estadual da Paraíba

Analisando em Ciência da Informação RACIn Revista do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas Universidade Estadual da Paraíba VII Congresso Nacional de Arquivologia - CNA Anais eletrônicos... v. 4, n. especial (2016) http://racin.arquivologiauepb.com.br/ E-ISSN 2317-9708 Analisando em Ciência da Informação RACIn Revista do Centro

Leia mais

Mestre em Ciência da Computação; Instituto Federal do Mato Grosso, Tangará da Serra. 6

Mestre em Ciência da Computação; Instituto Federal do Mato Grosso, Tangará da Serra. 6 ANÁLISE DO USO FERRAMENTAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA OTIMIZAÇÃO NA RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO INTERNO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS NA CIDADE DE BACABAL MA JÚNIOR, Francisco

Leia mais

Apresentação... XI Introdução Dado, Informação e Conhecimento: A Base de Tudo Dado Informação Conhecimento...

Apresentação... XI Introdução Dado, Informação e Conhecimento: A Base de Tudo Dado Informação Conhecimento... Sumário Apresentação... XI Introdução... 1 1 Dado, Informação e Conhecimento: A Base de Tudo... 3 1.1 Dado... 3 1.2 Informação... 4 1.3 Conhecimento... 6 2 Dados X Informações X Conhecimento... 7 3 Gestão

Leia mais

MBA em Gestão Empresarial - S5

MBA em Gestão Empresarial - S5 MBA em Gestão Empresarial - S5 Data 26-mar-18 Segunda Empreendedorismo e Inovação MBA em Gestão Empresarial S1/2018 Últimas aulas para alunos ingressantes em Maio de 2017" Disciplina Tema Observação 29-mar-18

Leia mais

Programa de Integração 2016

Programa de Integração 2016 Programa de Integração 2016 Inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente. Bertolt Brecht ASMETRO-SN O ASMETRO-SN O Sindicato Nacional dos Servidores de Metrologia, Normalização

Leia mais

Aumento do preço dos imóveis desacelera pelo oitavo mês consecutivo

Aumento do preço dos imóveis desacelera pelo oitavo mês consecutivo Aumento do preço dos imóveis desacelera pelo oitavo mês consecutivo Variação acumulada em doze meses no preço do m 2 é a menor desde 2011; Em metade das cidades pesquisadas, aumento perde para a inflação

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 7. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 7 Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 21, DE 4 DE AGOSTO DE 2004 Dispõe sobre o uso da subclasse 080 - Pessoal Militar

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 98, DE 4 DE MAIO DE 2016.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 98, DE 4 DE MAIO DE 2016. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 98, DE 4 DE MAIO DE 2016. Institui o Sistema Eletrônico de Informações no âmbito da Agência Nacional de Aviação. A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC, no exercício

Leia mais

O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DO PIAUÍ E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO Emerson de Souza Farias - UFPI

O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DO PIAUÍ E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO Emerson de Souza Farias - UFPI O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DO PIAUÍ E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO Emerson de Souza Farias - UFPI Introdução O direito à educação é previsto no marco legal brasileiro, no entanto, as políticas voltadas

Leia mais

Safra 2016/2017. Safra 2015/2016

Safra 2016/2017. Safra 2015/2016 Valores de ATR e Preço da Tonelada de Cana-de-açúcar - Consecana do Estado do Paraná Safra 2016/2017 Mar/16 0,6048 0,6048 0,6048 66,04 73,77 Abr 0,6232 0,6232 0,5927 64,72 72,29 Mai 0,5585 0,5878 0,5868

Leia mais

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO. Cintia Almeida da Silva Santos IFSP Câmpus Araraquara

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO. Cintia Almeida da Silva Santos IFSP Câmpus Araraquara REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO Cintia Almeida da Silva Santos IFSP Câmpus Araraquara 2 7 DE OUTUBRO DE 2017 AGENDA Apresentação Movimento de Acesso Aberto Educação Aberta = Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS - CCJE DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA - CCJE.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS - CCJE DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA - CCJE. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS - CCJE DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA - CCJE Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus de Goiabeiras Curso:

Leia mais

esocial Filemon Augusto de Oliveira

esocial Filemon Augusto de Oliveira esocial Filemon Augusto de Oliveira esocial Filemon Augusto de Oliveira Filemon Augusto de Oliveira Fé, família e trabalho... www.filemonoliveira.com Facebook Prof. Filemon Oliveira Filemon Oliveira Filemon

Leia mais

MBA em Gestão de Projetos

MBA em Gestão de Projetos MBA em Gestão de Projetos Legenda: Aulas ao vivo Avaliações Desafio Profissional Feriados Importantes MBA EM GESTÃO DE PROJETOS Turma 203- Aulas ao vivo: Quarta-feira INFORMAÇÕES GERAIS IMPORTANTES - Os

Leia mais

GESTÃO DE PROCESSOS PROCESS MANAGEMENT RESUMO

GESTÃO DE PROCESSOS PROCESS MANAGEMENT RESUMO GESTÃO DE PROCESSOS PROCESS MANAGEMENT Ana Luiza de Oliveira - aninha_oliveira3179@hotmail.com Suellem Taynara Farias Marques caparrozsuellem@gmail.com Hugo ScagliaTorquetti hugo.torquetti@gmail.com Graduando

Leia mais

INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E AS HUMANIDADES DIGITAIS

INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E AS HUMANIDADES DIGITAIS INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E AS HUMANIDADES DIGITAIS experiências do Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro Roger Guedes Doutor em Ciência da Informação (UFMG). Bibliotecário. Fundação João Pinheiro

Leia mais

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIN Projeto de Pesquisa em Arquivologia Orientadores e Temas para orientação em

TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIN Projeto de Pesquisa em Arquivologia Orientadores e Temas para orientação em TEMAS DOS ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIN 7123 - Projeto de Pesquisa em Arquivologia Orientadores e Temas para orientação em 2017-1 PROF (AS) ORIENTADORES (AS) TEMAS Adilson Luiz Pinto

Leia mais

CEFET - MG ESCRITA E EXPOSIÇÃO DE ARTE: ABORDAGEM DE TEXTOS EM EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS

CEFET - MG ESCRITA E EXPOSIÇÃO DE ARTE: ABORDAGEM DE TEXTOS EM EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS CEFET - MG ESCRITA E EPOSIÇÃO DE ARTE: ABORDAGEM DE TETOS EM EPOSIÇÕES ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS Belo Horizonte 2017 NÁDIA SANTOS DE PAIVA NEVES ESCRITA E ARTE: ABORDAGEM DE TETOS EM EPOSIÇÕES ARTÍSTICAS

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto 1.799/1996. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto 1.799/1996. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Art. 1 A microfilmagem, em todo território nacional, autorizada pela Lei n 5.433, de 8 de maio de 1968, abrange os documentos oficiais ou públicos,

Leia mais

A segurança jurídica no registro eletrônico e o desenvolvimento de novas tecnologias

A segurança jurídica no registro eletrônico e o desenvolvimento de novas tecnologias A segurança jurídica no registro eletrônico e o desenvolvimento de novas tecnologias Flauzilino Araújo dos Santos Diretor de Tecnologia do IRIB Presidente da ARISP Reflexão A publicidade é a alma dos registros

Leia mais

Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação

Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação PLANO DE ENSINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS Departamento: Biblioteconomia e Ano/semestre: 2016/1 Curso: Biblioteconomia Fase: 5ª Disciplina: Gerenciamento Eletrônico de Documentos Turno: Vespertino

Leia mais

CONCURSO (ESCRIVÃO) POLÍCIA CIVIL DA BAHIA

CONCURSO (ESCRIVÃO) POLÍCIA CIVIL DA BAHIA Língua Portuguesa 48% Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Língua Portuguesa 26% Domínio da estrutura morfossintática do período Língua Portuguesa 14% Reescritura de frases e parágrafos

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Escola de Ciência da Informação - ECI. Janeiro 2013

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Escola de Ciência da Informação - ECI. Janeiro 2013 Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Escola de Ciência da Informação - ECI ESTÁGIO B EM ARQUIVOLOGIA Janeiro 2013 Uma administração pública sem consciência arquivística terá muito pouco de administração

Leia mais

CRISE OU OPORTUNIDADE?: O (INTRA)EMPREENDEDORISMO COMO DIFERENCIAL NO PERFIL DO ARQUIVISTA

CRISE OU OPORTUNIDADE?: O (INTRA)EMPREENDEDORISMO COMO DIFERENCIAL NO PERFIL DO ARQUIVISTA CRISE OU OPORTUNIDADE?: O (INTRA)EMPREENDEDORISMO COMO DIFERENCIAL NO PERFIL DO ARQUIVISTA Joseane Farias de Souza¹; Josemar Henrique de Melo² ¹Discente do curso de Arquivologia da Universidade Estadual

Leia mais

Análise da prova e comentários sobre o gabarito preliminar - Arquivologia

Análise da prova e comentários sobre o gabarito preliminar - Arquivologia UFRPE 2016 Banca SUGEP Prova de Assistente Administrativo Tipo 1 Análise da prova e comentários sobre o gabarito preliminar - Arquivologia A questão 50 provavelmente foi a questão que apresentou o maior

Leia mais

Destaques do mês. Junho/2016

Destaques do mês. Junho/2016 Destaques do mês Preço médio do m 2 permanece estável no primeiro semestre Em 2016, a variação foi de apenas 0,03%. Entre maio e junho, o Índice FipeZap também mostrou estabilidade O Índice FipeZap que

Leia mais

3. A autonomia de sentido é uma das mais importantes características dos documentos de arquivos correntes.

3. A autonomia de sentido é uma das mais importantes características dos documentos de arquivos correntes. Arquivologia 1 1. A espécie documental que registra a opinião fundamentada sobre matéria submetida à análise de determinada autoridade, emitida em seu nome pessoal ou no do organismo a que está ligada,

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA IES. Capítulo I Do objetivo

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA IES. Capítulo I Do objetivo A Diretoria Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento da Política de Manutenção e Guarda do Acervo da Faculdade Ortodoxa, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO

Leia mais

COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO

COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO COMENTÁRIOS DO PROFESSOR ELVIS MIRANDA [ARQUIVOLOGIA] - TÉCNICO 81. (Cespe-UnB SEE-DF/2017) De Acordo com a teoria das três idades, arquivos podem ser correntes, intermediários ou permanentes. COMENTÁRIO:

Leia mais

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA ELVIS MIRANDA NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS DE ARQUIVOLOGIA REVISÃO DE VÉSPERA (FEPESE/CELESC/2016) Em arquivologia, qual termo é utilizado como referência para designar onde a informação é

Leia mais

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA 1- (UFRGS:2008) Os arquivos setoriais: A) São mantidos longe dos produtores; B) Possuem documentos que após 5 anos podem ser eliminados ou recolhidos. C) Possuem documentos correntes. D) São passivos de

Leia mais

Transformação Digital com toda Segurança Jurídica e Tecnológica

Transformação Digital com toda Segurança Jurídica e Tecnológica com toda Segurança Jurídica e Tecnológica Walter Giovanni da Mata Analista de TI / Professor alaris Vivemos a Transformação Digital Administração Pública Governo Nota Fiscal Eletrônica Assentamento Funcional

Leia mais

Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília ARQUIVO, BIBLIOTECA, MUSEUS Arquivos, Bibliotecas, Museus Semelhanças: Todos

Leia mais