Content Area: Língua Portuguesa Grade 2 Quarter1 Serie Serie Unidade

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Content Area: Língua Portuguesa Grade 2 Quarter1 Serie Serie Unidade"

Transcrição

1 Content Area: Língua Portuguesa Grade 2 Quarter1 Serie Serie Unidade Standards/Content Padrões / Conteúdo Learning Objectives Objetivos de Aprendizado Vocabulary Vocabulário Assessments Avaliações Resources Recursos 1)Prática de Leitura: 1.1Pequeno dicionário de palavras ao vento. 1.2Palavrinhas mágicas. 1.3O umbigo do rei. 1.4Fungos. Letramento Literário: *Zac Power-A ilha do veneno 2)Prática de escrita: 2.1Criação de um dicionário. 2.2Combinados da turma 2.3Recontagem de história. 2.4Anotações de um experimento com fungos. *Tema: Convivência e Respeito 3)Linguagem Gramatical- Uso e reflexão sobre a Língua: 3.1Ordem alfabética. 3.2 Sílaba (classificação) 1.1Ler para perceber a estrutura do texto. 1.1Compreender o significado dos verbetes. 1.2Compreender as ideias do texto. 1.2Seguir algumas regras de boa convivência. 1.2Respeitar os outros e exigir respeito para si. 1.3Perceber a estrutura de um texto narrativo. 1.3Discriminar narradorpersonagem de narradorobservador. 1.3Compreender o que é um parágrafo. 1.4Buscar informações específicas 2.1Criar uma palavra começada com a letra sorteada. 2.1Pensar em uma definição interessante para essa palavra. Gramática Resumo Reconto Palavras-chaves: Alfabeto, lista, organização, resolução, moradia, fungos, bolor. Conversa sobre o aprendizado, exercícios, testes, desafios, deveres de casa, leituras, ditados, testes semanais, provas da unidade, avaliação processual e produções textuais. Livros didáticos: Porta Aberta-2 série Descobrindo a Gramática-2 série Projeto PAI n.3 Dicionários Livros paradidáticos, apostilas para fixação, grupos de trabalho, pesquisa, tv, DVDs.

2 3.3Sílaba Tônica (classificação) 3.4Acentuação. 4)Oralidade: M antes de p e b C/g, an/en/in/on/un, d/t, f/v, r/l (depois de consoante), lh/nh/ch/x, r/rr, ç/ce/ci. 2.2Trabalhar a linguagem argumentativa. 2.2Listar regras para o bom convivívio. 2.3Recontar por escrito a história. 2.4Compreender as instruções do experimento. 2.4Observar o que acontece com um alimento exposto a fungos. 3.1Identificar a ordem alfabética; escrever seguindo a ordem alfabética. 3.2Separar corretamente as sílabas; Classificar e nomear palavras quanto ao número de sílabas. 4.Perceber o som nasal produzido pelas letras m, n e pelo sinal til. Escrever corretamente palavras com m antes de p e b. Discriminar o som do r no interior de palavras. Usar corretamente o d/t e o f/v.

3 Content Area: Língua Portuguesa Grade 2 Quarter 2 Serie Serie Unidade Standards/Content Padrões / Conteúdo Learning Objectives Objetivos de Aprendizado Vocabulary Vocabulário Assessments Avaliações Resources Recursos 1)Prática de Leitura: 1.1Teste de coragem. 1.2Página de diário. 1.3Uma noite de tempestade. 1.4Outdoor. 1.5Abaixo das canelas. 1.6Palavra de porquinho. 1.7Felinos superpoderosos Letramento Literário: *Zac Power-Medo no gelo 2)Prática de escrita: 2.1Criação de um teste de coragem. 2.2Escrita de uma página de diário. 2.3Criação de final de história. 2.4Criação de propaganda. 2.5Produção de resenha. 2.6Produção de um aviso. 2.7Criação de uma enciclopédia bichos do mar. *Tema: Propaganda 1.1Compreender o texto pela leitura silenciosa. 1.1Identificar os personagens da história. 1.1Inferir o final da história 1.2Identificar a estrutura de um diário. 1.2Identificar o tipo de linguagem do texto. 1.3Ordenar os fatos da história. 1.3Identificar a onomatopeia. 1.3Inferir sobre o final da história. 1.3Completar frases comparativas. 1.4Perceber a função e as características desse gênero textual. 1.4Inferir sobre a escolha da imagem e do texto no outdoor proposto. 1.5Perceber que o Gramática Resumo Reconto Bilhetes Escrita livre e orientada Descrições Propaganda Resenha Palavras-chaves: Coragem, medo, adultos, diário, tempestade, onomatopeia, canelas,hífen, masculino, feminino, concordância, felinos. Conversa sobre o aprendizado, entrevistas, exercícios, testes, desafios, deveres de casa, leituras, campeonatos, ditados, testes semanais, provas da unidade. Livros Didáticos: Porta Aberta-2série Descobrindo a Gramática-2 série Projeto PAI-n.3 Dicionários Apostilas para fixação, atividades no livro didático, grupos de trabalho, pesquisa, tv, DVDs, som, data show.

4 3)Linguagem Gramatical- Uso e reflexão sobre a Língua: 3.1Pontuação-uso do ponto final, dois pontos e travessão. 3.2Substantivo Coletivo 3.3Substantivo(Gênero/Número e Grau). 4)Oralidade: S e ss, ge/gi, ja/je/ji/jo/ju, gue/gui,qua/quo, h, ar/er/ir/or/ur, al/el/il/ol/ul, l/u, as/es/is/os/us, ão/ãe/ã/ãos/ões/ães/ãs. narrador é um observador dos fatos. 1.5Fazer inferência sobre propaganda. 1.5Recordar sinônimos e antônimos. 1.5Identificar e perceber o uso do hífen. 1.5Identificar um cartãopostal. 1.6Identificar o significado de algumas expressões. 1.6Perceber a estrutura de um bilhete. 1.7Compreender a estrutura de fichas de animais. 2.1Criar um teste de coragem. 2.2Escolher um dos personagens e escrever uma página de diário. 2.2Usar a estrutura de uma página de diário. 2.3Criar um final de história a partir de começo sugerido. 2.4Criar um apropaganda de acordo com as características desse gênero. 2.5Ler uma resenha para observar a estrutura desse tipo de texto.

5 2.5Compreender para que serve uma resenha. 2.6Observar alguns avisos, identificando a mensagem e o objetivo. 2.6Criar um aviso com tema à escolha dos alunos. 2.7Pesquisar e criar um texto de um animal marinho. 3.1Compreender os tipos de frase. 3.1Empregar corretamente o ponto final, o de interrogação e o de exclamação. 3.1Empregar corretamente os dois pontos e o travessão. 3.2Entender e empregar o substantivo coletivo. 3.3Compreender o conceito de singular e plural, masculino e feminino, e aumentativo e diminutivo 3.3Fazer concordância do artigo com o substantivo. 4.Discriminar o som da letra s entre vogais. Escrever corretamente palavras com h. Ler e grafar corretamente 2/4/2014

6 palavrsa com l/lh/u. Perceber que palavras da mesma família mantêm o g ou o j da palavra de origem. Content Area: Língua Portuguesa Grade 2 Quarter 3 Serie Serie Unidade Standards/Content Padrões / Conteúdo Learning Objectives Objetivos de Aprendizado Vocabulary Vocabulário Assessments Avaliações Resources Recursos 1)Prática de Leitura: 1.1Receita escrita: Laranja Borbulhante. 1.2Receita falada: Banana vitaminada. 1.3Arte na casa. 1.4A guerra do gato. Letramento Literário: *O menino marrom, Ziraldo. *Zac Power-Jogos da mente. *Mini não é medrosa, Christine Nostlinger. 2)Prática de escrita: 2.1Montagem de um livro de receitas. 2.2Criação de desenvolvimento 1.1Identificar a estrutura de uma receita. 1.1Perceber para que serve a receita. 1.1Identificarpalavras que indicam sequencia de ações. 1.2Perceber a diferença na linguagem entre a receita escrita e falada. 1.2Identificar as marcas de oralidade aí e daí, e as que indicam pequena pausa, ahn...ah..., ééé Perceber os recursos usados para envolver o leitor. 1.3Perceber porque o Gramática Resumo Reconto Enquetes Entrevistas Narração com apoio visual Escrita livre e orientada Texto de opinião Livro de receitas. Palavras-chaves: Ponto de vista, Em torno, borbulhante, ingredientes, rendimento, Conversa sobre o aprendizado, entrevistas, exercícios, testes, desafios, deveres de casa, leituras, campeonatos, ditados, testes semanais, provas da unidade. Livros Didáticos: Porta Aberta-2 série Descobrindo a Gramática-2 série PAI n.3 Dicionários Apostilas para fixação, atividades no livro didático, grupos de trabalho, pesquisa, tv, DVDs, som, data show.

7 de história em quadrinhos, de acordo com o início e o final dados. 2.3Produção de um texto em 1 a pessoa. *Tema: História em quadrinhos (Super-heróis). 3)Linguagem Gramatical- Uso e reflexão sobre a Língua: 3.1Pontuação-Vírgula. 3.2Pronome Pessoal. 3.3Adjetivo. 4)Oralidade: Z/az/ez/iz/oz/uz, s com som de z, br/cr/dr/fr/gr/pr/tr/vr, ans/ens/ins/ons/uns, x e seus sons. cachorro foi escolhido para narrar a história. 1.3Fazer antecipação sobre o final da história. 1.3Usar o sinônimo para evitar repetição de palavras. 1.3Formar palavras com o prefixo re-. 1.4Fazer antecipações sobre o tema e os acontecimentos da história pela leitura do título. 1.4Perceber a disposição gráfica do texto. 1.4Identificar estrofes, versos e rimas. 1.4Saber em qual região brasileira o pronome tu é mais falado. 1.4Reconhecer que existe variação na maneira de falar, de um lugar para o outro. 1.4Formar palavras com os prefixos im e -in. 2.1Pesquisar receitas com pessoas da família. 2.1Registrar a receita ouvida, separando-a em partes, sem marcas de oralidade e evitando palavras reduzidas como raspas, guardião,bichano.

8 tá, pra. 2.2Criar desenvolvimento de história em quadrinhos, de acordo com o início e o final dados. 2.3Escrever um texto em 1ª pessoa. 3.1Entender a utilização da vírgula em alguns casos. 3.2Compreender o conceito de pronome pessoal. 3.2Conhecer os pronomes pessoais do caso reto. 3.2perceber a função dos pronomes pessoais em textos. 3.3Compreender o conceito de adjetivos e identificá-los em texto. 3.3Relacionar adjetivos a substantivos de um texto. 3.3Perceber a importância dos adjetivos na descrição de seres. 4Evidenciar o motivo de muitas pessoas trocarem o e pelo i, Perceber a posição da sílaba tônica de palavras do aspecto ortográfico em estudo, 2/4/2014

9 perceber que a sílaba tônica ajuda a decidir que letra usar na escrita de palavras, Content Area: Língua Portuguesa Grade 2 Quarter 4 Serie Serie Unidade Standards/Content Padrões / Conteúdo Learning Objectives Objetivos de Aprendizado Vocabulary Vocabulário Assessments Avaliações Resources Recursos 1)Prática de Leitura: 1.1O filho do meio. Letramento Literário: *Zac Power-Águas profundas. 2)Prática de escrita: 2.1Montagem de um mural de adivinhas. *Tema: Nossa Terra, nossa gente. 1.1Explorar o título e a ilustração como elementos de antecipação. 1.1Observar a capa do livro para responder perguntas. 1.1Localizar imformações importantes. 1.1Perceber a polissemia da palavra só. 1.1Perceber o recurso gráfico usado para transmitir a emoção do narrador-personagem. 2.1Pesquisar adivinhas. 2.1Criar adivinhas. Gramática Resumo Reconto Mural Escrita livre e orientada Texto de opinião Palavras-chaves: Quebra-quebra, corre-corre, batebate, surrada, relâmpago, serpente, lambuzam, pretérito. Conversa sobre o aprendizado, entrevistas, exercícios, testes, desafios, deveres de casa, leituras, campeonatos, ditados, testes semanais, provas da unidade. Livros Didáticos: Porta Aberta-2 série Descobrindo a Gramática-2 série PAI n.3 Dicionários Apostilas para fixação, atividades no livro didático, grupos de trabalho, pesquisa, tv, DVDs, som, data show.

10 3)Linguagem Gramatical- Uso e reflexão sobre a Língua: 3.1Verbo-Tempo verbal. 4)Oralidade: Consoante não acompanhada de vogal, sc e sç, palavras terminadas em r+ am e r+ão. 2.1Empregar corretamente as palavras por que e porque. 3.1Compreender o conceito de verbo. 3.1Identificar verbos em um texto. 3.1Empregar verbos nos tempos presente, pretérito e futuro. 3.1Conhecer e praticar as flexões de número e pessoas de verbos. 3.1Identificar os tempos dos verbos. 3.1Empregar verbos nos tempos pedidos. 4Perceber que palavras que indicam fatos que vão acontecer são escritas com r+ ão e palavras que indicam fatos que já aconteceram são escritas com r+ am.

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 1º Ano Oralidade O1 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA : 6ºano ANO LECTIVO: 2007/2008 PLANIFICAÇÃO ANUAL COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo 2015 2016 1º PERIODO CONTEÚDOS COMPREENSÃO DO ORAL Vocabulário (sinónimos, antónimos, famílias de palavras, instruções, indicações)

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO 1.º Período Vocabulário Ideia principal Informação essencial e acessória Informação implícita e explícita Inferências Descrição, diálogo, recriação de lengalengas, entrevista Texto narrativo, poesia criativa

Leia mais

OBJETIVO GERAL ESPECÍFICOS

OBJETIVO GERAL ESPECÍFICOS Ensino Fundamental I 3º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Português PROFESSOR Priscila Monteiro Carvalho / Neisa CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO 2017 TOTAL SEMANAL A/B EMENTA A língua portuguesa oportunizara

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 3º Ano Oralidade O3 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral

Leia mais

Programa de Português 3º Ano

Programa de Português 3º Ano Programa de Português 3º Ano Introdução Reconhece-se a Língua Materna como o elemento mediador que permite a nossa identificação, a comunicação com os outros e a descoberta e compreensão do mundo que nos

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 2º Ano Oralidade O2 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Respeitar o princípio de cortesia

Leia mais

BLOCOS 1 e 2 COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA NS SP S SB EXC

BLOCOS 1 e 2 COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA NS SP S SB EXC CAPACIDADE DE COMPREENSÃO Agrupamento nº 2 de Évora EBI André de Resende BLOCOS 1 e 2 COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Interpreta Não descodifica a mensagem. Descodifica a mensagem com ajuda. Descodifica a mensagem

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 8 8 8 8 9 (As Aulas

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 5ºano

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 5ºano DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 5ºano 1º PERÍODO UNIDADES /TEXTOS UNIDADE 0 Um, dois, três Começar! UNIDADE 1 Histórias deste mundo UNIDADE 2 Histórias do maravilhoso A Fada

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO. Departamento de 1º Ciclo. Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. 4º ANO DISCIPLINA: Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO. Departamento de 1º Ciclo. Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. 4º ANO DISCIPLINA: Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO Departamento de 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 4º ANO DISCIPLINA: Português PERÍODO 1º *Oralidade Interação discursiva >Princípio de cortesia;

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º ANO INSTITUTO SOCIAL OBJETIVO Ensino: Infantil Fundamental - Médio

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º ANO INSTITUTO SOCIAL OBJETIVO Ensino: Infantil Fundamental - Médio CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 2015 PROFESSORA FABIANE DISCIPLINA(S): PORTUGUÊS / GEOGRAFIA / CIÊNCIAS / HISTÓRIA / MATEMÁTICA / RELIGIÃO PORTUGUÊS Bilhete. Bilhete ou carta?

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano A 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano A 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano A 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações

Leia mais

Agrupamento de Escolas João da Silva Correia Plano Anual 3.º Ano Ano Letivo 2016/2017

Agrupamento de Escolas João da Silva Correia Plano Anual 3.º Ano Ano Letivo 2016/2017 Agrupamento de Escolas João da Silva Correia Plano Anual 3.º Ano Ano Letivo 2016/2017 Área Período Conteúdos Português 1.º Período ORALIDADE Articulação e entoação Planificação do discurso Literatura oral

Leia mais

Disciplina 1º Período 2º Período 3º Período

Disciplina 1º Período 2º Período 3º Período Disciplina 1º Período 2º Período 3º Período Português ORALIDADE Compreensão do oral - Informação essencial e acessória; - Tema e assunto; - Reconto; Expressão oral - Vocabulário: campo semântico, campo

Leia mais

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cadaval Departamento Línguas 1 Planificação Anual Língua Escola Portuguesa Básica dos 6º 2º e Ano 3ª Ciclos ida Ano lectivo 2009/2010 Planificação Anual Língua Portuguesa

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

1.º Trimestre. Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Planificação Anual. Metas Curriculares/de Aprendizagem. Instrumentos de Avaliação

1.º Trimestre. Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Planificação Anual. Metas Curriculares/de Aprendizagem. Instrumentos de Avaliação Ver documento METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS http://www.dgidc.min-edu.pt Prestar atenção ao que ouve Usar vocabulário adequado ao tema e à situação Falar com progressiva autonomia e clareza sobre assuntos

Leia mais

Língua Portuguesa 8º Ano Teste de Avaliação Escrita nº 2

Língua Portuguesa 8º Ano Teste de Avaliação Escrita nº 2 Ministério da Educação Marinha Grande 1º Período 2008/2009 Língua Portuguesa 8º Ano Teste de Avaliação Escrita nº 2 Nome: N.º: Turma: B Data: 11 / 12 / 2008 Classificação: % - A Professora: O Enc. de Educ.:

Leia mais

Língua Portuguesa. Mês Tema principal Objetivos Unidade

Língua Portuguesa. Mês Tema principal Objetivos Unidade setembro/ outubro Língua Portuguesa 1º Período Mês Tema principal Objetivos Unidade A Maior das Invenções Uma Nova Aluna * Compreender cartazes informativos. * Desenvolver o vocabulário sobre o tema: o

Leia mais

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. METAS CURRICULARES 1º ANO Português ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. Alto e baixo; Adição e subtração; Comparação de quantidade; Dentro e fora; Formas geométricas; Quantidade; Noção de grandeza;

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

Gramática e Ortografia

Gramática e Ortografia Colecao Amélia Porto Pilar Espí Gramática e Ortografia Manual do Professor 3 Ensino Fundamental Porto, Amélia P853c Coleção Quatro Cantos: ensino fundamental I: volume 3: Amélia Porto, Pilar Espí - Belo

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 3º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 Use sempre expressões de boas maneiras para viver em harmonia.

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2016-2017 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 12 13 12 13 13 3.º período 7 7

Leia mais

Planificação periódica de LÍNGUA PORTUGUESA. 5ºAno 2010/20011

Planificação periódica de LÍNGUA PORTUGUESA. 5ºAno 2010/20011 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Escola EB 2/3 João Afonso de Aveiro DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Planificação periódica de LÍNGUA PORTUGUESA 5ºAno 200/200 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Escola EB 2/3 João

Leia mais

Teste de Avaliação Escrita nº 1

Teste de Avaliação Escrita nº 1 Ministério da Educação Marinha Grande 1º Período 2008/2009 Teste de Avaliação Escrita nº 1 Nome: N.º: Turma: 9º A Data: / / Classificação: % - A Professora: Data: /10/2008 O Enc. de Educ.: Data: / /2008

Leia mais

Procedimentos para Admissão de Novos Estudantes Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I

Procedimentos para Admissão de Novos Estudantes Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I Conteúdos 1º ano do Ensino Fundamental I Produção de leitura e literatura (competência auditiva e leitora) Leitura de imagem, Listas, Cartazes LÍNGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS Produção oral e/ou escrita Escrita

Leia mais

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS Planificação Anual / Mensal 2º ANO 2014/2015 Agrupamento PARA O de Escolas Piscinas - Olivais PLANIFICAÇÃO ANUAL / MENSAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 1.º PERÍODO

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano B 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano B 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano B 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin EMEF NOVA SARDENHA Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS AUTORES: Cineas Santos e Gabriel Archanjo

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 4º Ano Oralidade O4 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Utilizar técnicas para registar

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita. Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 7º ano A 2017 1.1 - Gêneros literários: poema

Leia mais

COLÉGIO ARNALDO 2014

COLÉGIO ARNALDO 2014 COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES REDAÇÃO Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdo Programático Unidade 1 Construção de frases Unidade 2 Convite Unidade 3 Tirinha

Leia mais

01- De acordo com o texto, o que são "as coisas que saem da boca da gente"? R.: 02- O que quer dizer "correndo sempre pra frente"? R.

01- De acordo com o texto, o que são as coisas que saem da boca da gente? R.: 02- O que quer dizer correndo sempre pra frente? R. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== AS COISAS QUE A GENTE FALA Ruth

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 O mundo fica mais bonito com a sua presença. Você é o que há de

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO Lisboa DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO Lisboa DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO Interação discursiva Princípio de cooperação Informação, explicação; pergunta, resposta ORALIDADE Interpretação de texto Intenção do locutor; tema; assunto;

Leia mais

Área Curricular Disciplinar - Português - 4.º Ano. Metas Curriculares (Programa de Português do Ensino Básico)

Área Curricular Disciplinar - Português - 4.º Ano. Metas Curriculares (Programa de Português do Ensino Básico) Área Curricular isciplinar - ortuguês - 4.º Ano Ano Letivo 2015 / 2016 Metas Curriculares (rograma de ortuguês do nsino Básico) Ser Capaz de: xtrair e reter a informação essencial de discursos em diferentes

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e

Leia mais

Escrita (expressiva e lúdica) Texto narrativo Texto poético Texto descritivo Texto instrucional

Escrita (expressiva e lúdica) Texto narrativo Texto poético Texto descritivo Texto instrucional Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Língua Portuguesa 6º ano Ano letivo 2012 2013 1º PERIODO CONTEÚDOS Expressão Oral Exposição oral Texto oral Leitura expressiva Leitura coral Dramatização de

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Língua Portuguesa 5º ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Língua Portuguesa 5º ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Língua Portuguesa 5º ano Ano letivo 2012 2013 1º PERIODO Compreensão do texto oral Aspetos paratextuais (obra, autor, título, subtítulo, capa, contracapa,

Leia mais

... Página 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANO LETIVO: 2013/2014 ANO:1º. CURRÍCULO DA DISCIPLINA: Português 1º PERÍODO

... Página 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANO LETIVO: 2013/2014 ANO:1º. CURRÍCULO DA DISCIPLINA: Português 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA POUCA DE AGUIAR SUL (150666) ANO LETIVO: 2013/2014 ANO:1º CURRÍCULO DA DISCIPLINA: Português Campo semântico e campo lexical Instruções; indicações; Informação essencial

Leia mais

CURRÍCULOS 2015/2016

CURRÍCULOS 2015/2016 CURRÍCULOS 2015/2016 Ensino Regular Departamento: 1º Ciclo Disciplina: Português Ano de Escolaridade: 1º ano Campo semântico e campo lexical Instruções; indicações; Informação essencial e acessória; Tema

Leia mais

Conteúdos Curriculares 3.º ano PORTUGUÊS

Conteúdos Curriculares 3.º ano PORTUGUÊS PORTUGUÊS 1.º Período ORALIDADE Interação discursiva Princípio de cortesia Pedido de esclarecimento; informação, explicação Compreensão e expressão Tom de voz, articulação, ritmo Vocabulário: alargamento,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTC DE ESCRT PRÁTC DE LETUR ORLDDE LÍNGU PORTUGUES 3º NO 1º BMESTRE EXO CONTEÚDO HBLDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os criticamente.

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Docente: Marcela Rodriguês dos Santos/ Rubinaldo da Silva Araújo Carga horária: 80h Disciplina: Produção Textual Serie: 6 Ano Plano de Curso I Unidade Objetivo Geral: Desenvolver

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 5.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

Escola Adventista de Americanópolis

Escola Adventista de Americanópolis Escola Adventista de Americanópolis CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º BIMESTRE Professora: Marcia Rosan Turmas: 3ºA DISCIPLINA DATA CONTEÚDO ONDE ENCONTRAR PORTUGUÊS e PRODUÇÃO TEXTUAL PI 13/05/2016 20/05/2016

Leia mais

REDAÇÃO PARA CONCURSOS

REDAÇÃO PARA CONCURSOS REDAÇÃO PARA CONCURSOS Sumário Primeira Parte Primeira Lição Poesia matemática Gramática acentuação gráfica Tipos de palavras Regras gerais Dupla prosódia Pronúncia duvidosa Orientação Ortográfica emprego

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL/CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 4º Ano de escolaridade 1º Período

PLANIFICAÇÃO ANUAL/CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 4º Ano de escolaridade 1º Período PLANIFICAÇÃO ANUAL/ PROGRAMÁTICOS 4º Ano de escolaridade 1º Período DISCIPLINA: Língua Portuguesa Compreensão do oral; Ouvinte (DT); Vocabulário; Notas, esquemas; Oralidade (DT); Texto oral e texto escrito

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM 1º CICLO Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Novo Programa de Português /Metas Curriculares de Português do 1º Ciclo do

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 4ºAno 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período 5 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 6ºano UNIDADES /TEXTOS UNIDADE 0 Ponto de partida UNIDADE 5 Apanha-me também um poeta 1º PERÍODO DOMÍNIOS / CONTEÚDOS Expressão oral: memória

Leia mais

Semanário de Língua Portuguesa Professor Cláudio Ferreira. 6 ano A 3º BIMESTRE

Semanário de Língua Portuguesa Professor Cláudio Ferreira. 6 ano A 3º BIMESTRE Semanário de Língua Portuguesa Professor Cláudio Ferreira 6 ano A 3º BIMESTRE Período: 03 a 07/08 Atividade de boas-vindas; Revisão acentuação gráfica (vem, vêm, tem, têm); Pronomes Relativos pp 146-148.

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 2º Ano-EF Sílabas (páginas 49 a 51) M antes de P e B, e N no final (páginas 52 e 53) Acento agudo e circunflexo (páginas 62 e 63) R inicial, RR, R entre vogais (páginas 64 e 65) Sinais de pontuação (páginas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Português 4.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

Meu amigo mais antigo

Meu amigo mais antigo Valor Máximo: 10,0 Valor Obtido (VO): Erros Ortográficos (EO): Nota Final (VO-EO): Vencendo Desafios de Língua Portuguesa Ensino Fundamental I 3º ano Texto I Meu amigo mais antigo Meu pai e minha mãe acreditavam

Leia mais

Planificação anual Português 6º ano

Planificação anual Português 6º ano Planificação anual Português 6º ano Unidades / Textos Unidade 0 Leitura 1.º período Domínios / Conteúdos Nº de aulas previstas Começar de novo Apresentação Texto não literário Texto narrativo. 65 Avaliação

Leia mais

5.1, 6.1, 6.2, 6.3, 6.4, 6.5, 7.4, 8.1, 9.1, 10.1, 10.2, 10.3, 10.4, 14.3, 15.1, 15.2, 16.1, 18.1, 18.2, 18.3, 18.4

5.1, 6.1, 6.2, 6.3, 6.4, 6.5, 7.4, 8.1, 9.1, 10.1, 10.2, 10.3, 10.4, 14.3, 15.1, 15.2, 16.1, 18.1, 18.2, 18.3, 18.4 S e embrø 1.1, 2.2, 2.3, 3.1, 4.1, 4.2, 4.3, 4.4, 4.5 5.1, 6.1, 6.2, 6.3, 6.4, 6.5, 7.4, 8.1, 9.1, 10.1, 10.2, 10.3, 10.4, 14.3, 15.1, 15.2, 16.1, 18.1, 18.2, 18.3, 18.4 20.3, 20.4, 21.1, 21.2, 22.1, completar

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 6º ano Usar a Língua Portuguesa como língua materna, para integrar e organizar o mundo e a própria identidade com visão empreendedora e como pensador capaz de

Leia mais

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2º ANO HABILIDADES (EF02LP01) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com autoconfiança (sem medo de falar em público), liberdade e desenvoltura, preocupando-se

Leia mais

Prefácio índice geral Lista das abreviaturas 14 Lista dos símbolos 16 Introdução geral 17

Prefácio índice geral Lista das abreviaturas 14 Lista dos símbolos 16 Introdução geral 17 índice Geral Prefácio índice geral Lista das abreviaturas 14 Lista dos símbolos 16 Introdução geral 17 Raimundo Tavares Lopes 27 Descrição isocrónica contrastiva das variedades das ilhas do Fogo e de Santiago

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO COMPREENSÃO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: - apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17 PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17 1º Período Conteúdos Instrumentos Peso SEQUÊNCIA A Histórias de afetos Leitura e análise de textos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Competências de Interpretação CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico 7º Ano Departamento de Línguas Disciplina: Inglês Domínios Objeto de avaliação Domínios/ Metas de aprendizagem Instrumentos

Leia mais

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização das diferentes formas da cultura escrita.

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização das diferentes formas da cultura escrita. Professor (a): Taciane T. Sgarabotto PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Poesia: A Chácara do Chico Bolacha Autor: Cecília Meireles Competências Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização

Leia mais

PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES

PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES 7 PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES PARTE 1 LEITURA 1 A IMPRENSA 5 6 A imprensa e os jornais Classificação dos jornais Público-alvo Secções Géneros jornalísticos Do acontecimento ao leitor fazer Escolher

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO 1- Leia a tirinha abaixo. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 5 EF 2- No trecho: Ele vivia cercado de animais, plantas, flores, enfim de

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

Programa de Português 4º Ano

Programa de Português 4º Ano Programa de Português 4º Ano Introdução Reconhece-se a Língua Materna como o elemento mediador que permite a nossa identificação, a comunicação com os outros e a descoberta e compreensão do mundo que nos

Leia mais

Programa de Português 2º Ano

Programa de Português 2º Ano Programa de Português 2º Ano Introdução Reconhece-se a Língua Materna como o elemento mediador que permite a nossa identificação, a comunicação com os outros e a descoberta e compreensão do mundo que nos

Leia mais

Coordenação pedagógica / Professoras Maria Beatriz, Ivone, Elaine e Mariana Em 18/11/2016 Favor assinar o canhoto e devolver no dia seguinte.

Coordenação pedagógica / Professoras Maria Beatriz, Ivone, Elaine e Mariana Em 18/11/2016 Favor assinar o canhoto e devolver no dia seguinte. 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TURMAS A/B/C/D PROFESSORAS MARIA BEATRIZ, IVONE, ELAINE E MARIANA HORÁRIO DE PROVAS PARA 1º ANO 4 º BIMESTRE/2016 Dia 25/11/2016 (6ª feira): Dia 28/11/2016 (2ª feira): LÍNGUA

Leia mais

DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA/CONTEÚDOS

DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA/CONTEÚDOS Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 5º Ano Ano letivo 2015 2016 1º Período DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA/CONTEÚDOS ORALIDADE Apresentação oral (jogos de apresentação, personagens, livros,

Leia mais

Currículo e Aulas Previstas

Currículo e Aulas Previstas Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, N.º 8 Telef. 231 920 454/5 Fax: 231 920 300 Sítio web http://www.aemrt.pt E-mail aemortagua@aemrt.pt Currículo e Aulas Previstas Ano Letivo: 2013/2014 Português 1.º Ano DMÍNIS

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Português 1º CICLO PORTUGUÊS 1º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho. Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos

Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho. Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho Planificação de Língua Portuguesa 8º Ano - Ano Lectivo 2008/ 2009 Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos Unidade Temática Conteúdos Competências Específicas

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa.

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa. FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE 2 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa [2 a etapa] Você está recebendo o APICE (Atividade

Leia mais

Pronomes pessoais do caso reto

Pronomes pessoais do caso reto 21 Pronomes pessoais do caso reto As borboletas Todos admiram as borboletas. Elas enfeitam a natureza. Estão sempre voando em busca de alimento e suas asas coloridas são uma alegria para os nossos olhos.

Leia mais

Atividades de Ortografia

Atividades de Ortografia Atividades de Ortografia Atividades de Ortografia Atividades de Português, ortografia para alunos do 1, 2, 3 e 4 ano do ensino fundamental. A ortografia é um conjunto de regras estabelecidas pela gramática

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio DISCIPLINA:. Língua Portuguesa SÉRIE/ TURMA:. 9º ano A/B BIMESTRE: 4º 1 e 2 - Texto Perder, ganhar, viver. Pag.( 230, 231 e 232) Leitura do texto; discussão; atividade escrita. Pag. ( 232 e 233) - Atividade

Leia mais

Planificação Anual 4º Ano

Planificação Anual 4º Ano Planificação Anual 4º Ano Ano Letivo 2014 / 2015 Educaç ão literári a Leitura e escrita Geometria e medida Oralidade Números e Operações 1º Período Português Matemática Estudo do Meio Revisões O meu corpo

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR (A):Adriana Marques Daloy TURMA: 2º Ano Fund. PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2016 a 09/12/2016 DISCIPLINA: Português 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: Gêneros textuais: Poema, conto, cartaz,canção,

Leia mais

Leia o texto abaixo, no mínimo duas vezes; isso facilitará a sua interpretação. Em seguida, numere os parágrafos. Contos que valem uma fábula

Leia o texto abaixo, no mínimo duas vezes; isso facilitará a sua interpretação. Em seguida, numere os parágrafos. Contos que valem uma fábula 5ºano 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período :: 2 de abril de 2012 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL- PORTUGUÊS

PLANIFICAÇÃO ANUAL- PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL- PORTUGUÊS 6º Ano Utilizador 2105/2016 A planificação anual aqui apresentada segue a sequência do manual, os domínios de referência a desenvolver, as metas curriculares associadas, os

Leia mais

Competências globais a serem adquiridas na série

Competências globais a serem adquiridas na série PLANO DE ENSINO - 2016 Disciplina: Língua Portuguesa 9º ANO Professor: Ricardo Andrade Competências globais a serem adquiridas na série.fundamentar uma aprendizagem significativa, desenvolvendo múltiplas

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1.º Ano /2013

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 1.º Ano /2013 ANUAL 164 dias letivos Regras e papéis da interação oral Formas de tratamento e princípios de cortesia Entoação e ritmo Instruções; indicações Informação essencial e acessória Reconto Tema e assunto 1

Leia mais

Matriz de referência de LÍNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de referência de LÍNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 7 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H0 Ler frases. Períodos compostos. H03 Inferir uma informação em um H04 Identificar o tema Trabalhar o tema baseando-se na complexidade do texto, partindo de um texto de curta

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (05) 5-6 - Fax (05) 79-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2017 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2017 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º PERÍODO/2017 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidade 1) Gêneros Textos narrativos: histórias em quadrinhos e contos elementos da narrativa: narrador, personagem,

Leia mais