A EDUCAÇÃO EM SITUAÇÃO DE CONTROLE: UM ESTUDO SOBRE TRABALHO EDUCATIVO DESTINADO A JOVENS EM CONFLITO COM A LEI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A EDUCAÇÃO EM SITUAÇÃO DE CONTROLE: UM ESTUDO SOBRE TRABALHO EDUCATIVO DESTINADO A JOVENS EM CONFLITO COM A LEI"

Transcrição

1 1 A EDUCAÇÃO EM SITUAÇÃO DE CONTROLE: UM ESTUDO SOBRE TRABALHO EDUCATIVO DESTINADO A JOVENS EM CONFLITO COM A LEI Rubia Fernanda Quinelatto Caparrós Orientadora Prof a. Dr a Elenice Maria Cammarosano Onofre Mestrado em Educação Linha de Pesquisa: Práticas Sociais e Processos Educativos Resumo O projeto tem a intenção de desenvolver um estudo da ação de educadores de jovens em conflito com a lei e ao espaço em que atuam um Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto no município de São Carlos/SP. O objetivo é descrever, analisar e compreender como os educadores percebem seu trabalho e o espaço do Programa de Liberdade Assistida onde atuam. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, utilizando-se como procedimentos metodológicos entrevistas semiestruturadas que serão organizadas em diários de campo. A análise dos dados estará embasada em autores como Enrique Dussel, Ernani Maria Fiori e Paulo Freire, que por se dedicarem a estudos dos marginalizados e excluídos da sociedade, subsidiarão a compreensão da especificidade do espaço de controle da liberdade, os processos educativos que nele ocorrem e as possibilidades de (re)integração dos jovens à sociedade. Palavras Chaves Liberdade assistida. Educação não escolar. Privação de liberdade.

2 2 Delimitação do tema O presente projeto busca compreender as medidas socioeducativas de liberdade assistida na perspectiva dos educadores, no espaço do Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto no município de São Carlos/SP. O Programa de Medidas Sócioeducativas de Liberdade Assistida no município é desenvolvido pelo Salesianos 1 desde 1999, através de um convênio com a Fundação CASA e Prefeitura. As medidas estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente para atendimento de jovens autores de ato infracional. Baseando-se nos princípios do ECA, os programas abrangem a complementação escolar, atendimentos individuais e em grupo e a iniciação profissional e conta com a participação de diversos órgãos (Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Segurança Pública e Assistência Social) e garante estrutura para o Programa e base para a concretização do ECA. O interesse pelo temário partiu do contato com adolescentes do Programa de Medidas Socioeducativas, como professora de Educação Profissional. Desenvolvia atividades com jovens em sua maioria inseridos no Programa de Liberdade Assistida. É a partir da realidade da minha experiência de trabalho que optei por realizar este estudo e aprofundar os conhecimentos na área. Entender o contexto da Liberdade Assistida nos permite re-afirmar a complexidade do ato educativo e buscar caminhos para a educação em diferentes espaços. O foco do estudo é compreender como se dá, na perspectiva dos educadores, a educação de jovens em liberdade assistida e como a prática social apreendida em ambientes não escolares pode estimular o desenvolvimento do jovem autor de ato infracional. A investigação terá respaldo teórico em estudos de Fiori (1991) 2, FREIRE (2005) 3 e Dussel(1995) 4. Na perspectiva de Fiori (1991), o espaço educativo não necessariamente o espaço escolar possibilita múltiplas ações, entre elas, a ação de transformação social. Fiori (1991, p.87) afirma que Enganam-se, pois, os que pensam libertar os dominados integrando o maior número possível deles ao sistema escolar de dominação. 1 Dados obtidos no site do Salesianos 2 FIORI, E. M. Educação libertadora. In:. Textos escolhidos, v. II, Educação e Política. Porto Alegre: L&PM, 1991, p FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, DUSSEL, E. Filosofia da Libertação: crítica à ideologia da exclusão. Tradução Georges I. Massiat. São Paulo: Paulus, 1995.

3 3 Freire (1996) 5 aponta saberes necessários à prática educativa como um dever de todos os envolvidos no processo. A proposta educativa de Freire contribui no trabalho educativo com jovens em conflito com a lei, são eles: o ensino deve partir da realidade do aluno; ética; rejeição a discriminação direta ou subliminar; reflexão sobre a prática educativa; respeito à autonomia do educando; diálogo. Hoje há outras perspectivas em relação à Educação, que deixou há tempos de ser um privilégio da minoria e hoje temos um ensino de massas, que incoerentemente nega a diversidade. Freire (1996) afirma que Faz parte igualmente do pensar certo a rejeição mais decidida a qualquer forma de discriminação. A prática preconceituosa [...] nega radicalmente a democracia. A mim me dá pena e não raiva [...]. (p.36) Dussel (1995) sinaliza: [...] são exatamente situações-limites que interessam à Filosofia da Libertação (as guerras, as revoluções, os processos de libertação das mulheres, das raças oprimidas, das culturas populares, bem como dessas maiorias que se encontram em situações de não - direito, dessa Periferia ou mundo colonial que, por definição, se acha subjugado por uma estrutura de opressão etc.) (p.117). Diante do apresentado sobre as situações de não - direito, vale indagar que processos educativos e que prática social ocorrem no interior dos espaços que envolvem a educação e o aprendizado de jovens em liberdade assistida? Ambientes não escolares também propiciam processos de ensino e de aprendizagem e segundo Oliveira e cols. (2009), [...] me construo enquanto pessoa no convívio com outras pessoas [...]. As pessoas se formam a partir de todas as vivências de que participam e isso conduz à criação de identidade do indivíduo, inserem-se nas culturas e se concretizam nas relações. O diálogo fica evidenciado como um possível caminho ao processo educativo, visto que os(as) adolescentes sentem-se acolhidos para exporem seus sentimentos. Como explica Onofre (2009, p.71): [...] o diálogo, reconstrói a história e valoriza os momentos de aprendizagem[...]. A manutenção das relações dialógicas pressupõe a esperança, visto ser aquilo que nos move e impulsiona na busca pelas relações igualitárias. Diante das considerações, emergem reflexões acerca de como as pessoas se educam e como isto é formador de identidades, a partir das práticas sociais que vivenciam. 5 FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

4 4 Para tanto, propõe-se como questão de pesquisa: Como os(as) educadores(as) do Programa de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida em Meio Aberto percebem o espaço onde atuam e como avaliam as ações que ali desenvolvem? Objetivos O objetivo geral é investigar e compreender a perspectiva dos educadores em relação ao seu trabalho com jovens em Liberdade Assistida e ao espaço em que atuam. Os objetivos específicos: conhecer o Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto; analisar o projeto pedagógico do Programa de Medidas Socioeducativas; compreender o trabalho educativo desenvolvido nos espaços que envolvem o aprendizado destinado a adolescentes em liberdade assistida; analisar com os educadores como percebem o espaço da Medida Socioeducativa. Metodologia e procedimentos Trata-se de estudo de natureza qualitativa, utilizando-se como coleta de dados a entrevista semiestruturada e registros em diários de campo. Brandão (2003) sinaliza que [...] toda a investigação que envolve alguma dimensão de abordagem qualitativa [...] representa uma notável abertura de horizontes [...] (p.47). Nos procedimentos metodológicos será utilizado um gravador e o roteiro de entrevista será elaborado com base nos objetivos geral e específicos do estudo. Será realizada observação do contexto em que educadores e jovens estão inseridos. Após tal análise, serão organizados os encontros com educadores, documentados por meio de gravações. Os dados obtidos serão analisados à luz do referencial teórico do temário. Os benefícios aos sujeitos de pesquisa são: liberdade para expressar suas concepções acerca da sua atuação; receber subsídios através das análises empreendidas sobre as transcrições de suas próprias concepções, constituindo-se como um dos meios para sua própria formação; produzir conhecimento através da elaboração de críticas/sugestões sobre a

5 5 educação, bem como a possibilidade de subsidiar outros profissionais da área por intermédio da produção de artigos acadêmico-científicos oriundos dos dados coletados. Para a coleta o TCLE será entregue a cada um dos sujeitos de pesquisa, no qual serão informados dos objetivos da pesquisa, os meios de coleta de dados, possíveis riscos, benefícios. Caso ocorra imprevistos, tal como abandono da profissão, alteração de cargo/função ou simplesmente por não mais consentirem sua participação, haverá encerramento de procedimentos. Resultados esperados A pesquisa qualitativa estabelece-se o recorte de análise dos resultados daqueles que constituem o espaço da Instituição educadores de jovens em situação de controle na busca da representação da realidade, pautada por seu contexto. De acordo com Oliveira e Cols (2009), Há que ter cuidado com as observações/diálogos/entrevistas, pois não se tratam as pessoas, grupos, comunidades como simples objetos de pesquisa, mas como um encontro de consciências [...].(p.14). Para a análise dos resultados, seguindo o rigor da pesquisa é importante a observação passiva. Para Brandão (2003) o conhecimento científico não é neutro, mas mesmo assim não perde o seu rigor: [...] entre a estrela, o telescópio e o computador existe o olho humano[...]. [...] é este olho, [...] quem vê e percebe o que a mente procura compreender para si mesma e, depois, busca tornar cientificamente compreensível para os outros (p.49). O levantamento bibliográfico se dará nas dependências da UFSCar e no Banco de Dados de Teses e Dissertações Capes. Os dados coletados serão analisados pela pesquisadora, com o auxílio de sua orientadora. Para a análise rigorosa dos dados coletados as entrevistas serão gravadas e suas transcrições serão enviadas aos sujeitos de pesquisa, podendo a qualquer instante retirar, alterar ou complementar suas falas. Tais ações visam garantir os direitos do pesquisado e favorece a análise fidedigna dos resultados. Os resultados obtidos serão utilizados para a elaboração da Dissertação de Mestrado, ou seja, de cunho acadêmico-científico. Referências

6 6 BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradutores: Maria J. Alvarez, Sara B. dos Santos e Telmo M. Baptista. Coleção Ciências da Educação. Porto (Portugal): Porto Editora, BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente/Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Ministério da Educação, Assessoria de Comunicação Social. Brasília: MEC, ACS, BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, DUSSEL, E. Filosofia da Libertação: crítica à ideologia da exclusão. Tradução Georges I. Massiat. São Paulo: Paulus, ESTEVES, M. C. D. O protagonismo juvenil na percepção de jovens em um programa de educação para o trabalho na cidade de Ribeirão Preto. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos UFSCar, FIORI, E. M. Educação libertadora. In:. Textos escolhidos, v. II, Educação e Política. Porto Alegre: L&PM, 1991, p FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 10. ed.são Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Pesquisa participante. 8. ed. 1ª reimpr. São Paulo: Brasiliense, Pedagogia do oprimido. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Considerações em torno do ato de estudar. In:. Ação Cultural para a liberdade. Petrópolis RJ: Paz e Terra, 2007, p.9-13.

7 7 GAMBOA, S. e SANTOS FILHO, J. C. (Orgs.) Pesquisa Educacional: quantidade qualidade. 7a edição, São Paulo: Cortez, Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, GOIÁS. Secretaria de Cidadania e Trabalho. Manual de Orientação - medidas sócioeducativas não privativas de liberdade. Goiás: Superintendencia da Crianca, do Adolescente e da Integracao do Deficiente, < br/portalweb/hp/docs/medida_socio_educativa_de_liberdade_assistida.pdf>. (Acesso em 11 de maio, 2011) GONÇALVES FILHO, José Moura. Olhar e memória. In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, OLIVEIRA, M. W.; SILVA, P. B. G.; GONÇALVES JUNIOR, L.; MONTRONE, A. V. G.; JOLY, I. Z. L. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. Anais da 32a Reunião da ANPED, ONOFRE, E. M. C. Educação escolar na prisão na visão dos professores: o hiato entre o proposto e o vivido. In: Congresso Internacional em Educação Escolar da FCL/Ar Unesp Necessidades emergentes da sociedade do conhecimento para a formação do educador: mitos e desafios, 2006, Araraquara. Anais, Práticas educativas em espaços de privação de liberdade. Campinas SP: Revista Educação. PUC-Camp., n.27, p.65-74, jul./dez SANTOS, B. S. e MENESES, M. P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, VANGRELINO, A. C. S. Processos de formação de educadores sociais na área da infância e juventude. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, 2004.

O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA ENTRE AS GRADES: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOS EDUCADORES NO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA ENTRE AS GRADES: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOS EDUCADORES NO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO 1 O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA ENTRE AS GRADES: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOS EDUCADORES NO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Camila Cardoso Menotti Orientadora: Profª Drª Elenice Maria Cammarosano

Leia mais

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente.

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA REGIÃO CENTRO-OESTE RELATOS DE UM ANO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA (PIBIC) Jackeline Império Soares 1 Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar

Leia mais

O TEATRO DO OPRIMIDO PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA NOS GINÁSIOS CARIOCAS

O TEATRO DO OPRIMIDO PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA NOS GINÁSIOS CARIOCAS O TEATRO DO OPRIMIDO PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS NA DISCIPLINA PROJETO DE VIDA NOS GINÁSIOS CARIOCAS Lindomar da Silva Araujo Lindomar da Silva Araujo Mestrado Profissional Linha de Pesquisa PCE/PPGEAC

Leia mais

APRENDER A LER E A ESCREVER: UMA PRÁTICA CURRICULAR PAUTADA EM PAULO FREIRE

APRENDER A LER E A ESCREVER: UMA PRÁTICA CURRICULAR PAUTADA EM PAULO FREIRE APRENDER A LER E A ESCREVER: UMA PRÁTICA CURRICULAR PAUTADA EM PAULO FREIRE 10/2011 Pensamento de Paulo Freire Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) SOUZA, Edilene Oliveira Francisco pr.edilene@yahoo.com.br

Leia mais

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS Rodolfo Dias Pinto 1 Maria de Lourdes dos Santos 2 1 Bolsista do Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA: PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO Profas. Maria Emilia de Castro Rodrigues e Vanessa Gabassa 1º semestre

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03 PLANO DE ENSINO CURSO: Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação DISCIPLINA: Sociedade da Informação e Educação ANO/TRIMESTRE:2015/1 TURNO: CARGA HORÁRIA: 45h CRÉDITOS: 3 PROFESSOR: Lourival

Leia mais

TÍTULO: EXPERIENCIANDO A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA

TÍTULO: EXPERIENCIANDO A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA TÍTULO: EXPERIENCIANDO A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE AUTOR(ES): RAIRINE CASTRO DA SILVA

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE CURSO DE PSICOLOGIA Núcleo 3 7º período/2019

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE CURSO DE PSICOLOGIA Núcleo 3 7º período/2019 Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação DEPARTAMENTO: Psicologia Social PERÍODO/ANO: 7º/2019 CARGA HORÁRIA: 34 PROFESSORAS: Cecilia Pescatore e Beatriz Brambilla OBJETIVOS Produzir visibilidade

Leia mais

paulinhaven@hotmail.com Introdução

paulinhaven@hotmail.com Introdução DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: REFLEXÃO A PARTIR DE SUBSTRATOS TEÓRICOS E PESQUISAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA/PI 1 Ana Paula Costa do Nascimento 1 Nailton de Souza

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EXPERIÊNCIA DO PIBID EM UMA IES COMUNITÁRIA: CAMINHOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE TRABALHO DOCENTE

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EXPERIÊNCIA DO PIBID EM UMA IES COMUNITÁRIA: CAMINHOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE TRABALHO DOCENTE 1 FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EXPERIÊNCIA DO PIBID EM UMA IES COMUNITÁRIA: CAMINHOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE TRABALHO DOCENTE Eveline Ignácio da Silva Marques Marina Graziela Feldmann

Leia mais

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAUDE E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS NO ENSINO E EXTENSÃO EM ENFERMAGEM.

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAUDE E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS NO ENSINO E EXTENSÃO EM ENFERMAGEM. EDUCAÇÃO POPULAR EM SAUDE E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS NO ENSINO E EXTENSÃO EM ENFERMAGEM. Autor (1)N.S.O; Normalene Sena de Oliveira Co-autor (1) D.X.M;Danielle Xavier Moraes ( Universidade Federal de

Leia mais

Dissertação de Mestrado intitulada A formação continuada do educador do Proeja- FIC/Pronatec

Dissertação de Mestrado intitulada A formação continuada do educador do Proeja- FIC/Pronatec Pesquisa Observatório da Educação Projeto: Desafios da EJA integrada à Educação Profissional: identidade dos sujeitos, currículo integrado, mundo do trabalho e ambientes/mídias virtuais Dissertação de

Leia mais

OFICINA EXPRESSARTE: ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES DE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI

OFICINA EXPRESSARTE: ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES DE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI Revista do Laboratório de Estudos da Violência da UNESP/Marília Ano 2012 Edição 9 Maio/2012 ISSN 1983-2192 OFICINA EXPRESSARTE: ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES DE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI QUINELATTO

Leia mais

A CONCEPÇÃO DE ENSINO ELABORADA PELOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS

A CONCEPÇÃO DE ENSINO ELABORADA PELOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS A CONCEPÇÃO DE ENSINO ELABORADA PELOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS Osmar Mackeivicz Introdução Para Veiga (2006) o ensino constitui tarefa básica do processo didático e corresponde a diversas dimensões

Leia mais

Como pratica de investigação e para o desenvolvimento do estudo, optamos por uma

Como pratica de investigação e para o desenvolvimento do estudo, optamos por uma ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRESÍDIOS Maria Candeias Conceição Santos ¹ ¹ Mestranda do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Estadual da Bahia - UNEB.

Leia mais

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) O COMPONENTE PEDAGOGICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS/ESPANHOL E A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE LINGUA ESPANHOLA, EM UM ESPAÇO MULTICULTURAL 09/2011 Formação de Educadores Pontifícia Universidade

Leia mais

A ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AO CONDENADO E SEU SIGNIFICADO NA VIDA DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

A ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AO CONDENADO E SEU SIGNIFICADO NA VIDA DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE 1 Eixo temático: Pesquisa e Práticas Educacionais Categoria: Pôster A ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AO CONDENADO E SEU SIGNIFICADO NA VIDA DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE Maximiliana

Leia mais

Estudo sobre os problemas de infraestrutura e políticas públicas para escolas que atendem aos sujeitos rurais nos municípios e distritos de São Carlos

Estudo sobre os problemas de infraestrutura e políticas públicas para escolas que atendem aos sujeitos rurais nos municípios e distritos de São Carlos 1 Estudo sobre os problemas de infraestrutura e políticas públicas para escolas que atendem aos sujeitos rurais nos municípios e distritos de São Carlos Resumo Andréa Carolina Lopes de Aguilar Orientador

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU495 EJA e Diversidade

Programa Analítico de Disciplina EDU495 EJA e Diversidade 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: Carga horária semanal 3 1 4 Períodos

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais

O OLHAR DOS ALUNOS - DETENTOS DA PENITENCIÁRIA PROFESSOR BARRETO CAMPELO SOBRE A ESCOLA

O OLHAR DOS ALUNOS - DETENTOS DA PENITENCIÁRIA PROFESSOR BARRETO CAMPELO SOBRE A ESCOLA 1 O OLHAR DOS ALUNOS - DETENTOS DA PENITENCIÁRIA PROFESSOR BARRETO CAMPELO SOBRE A ESCOLA SEBASTIAO DA SILVA VIEIRA E SEBASTIÃO SEVERINO DA SILVA INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como tema: O olhar dos

Leia mais

Grupo EB dia 05 de julho, 17 horas, sala vinho.

Grupo EB dia 05 de julho, 17 horas, sala vinho. Grupo EB dia 05 de julho, 17 horas, sala vinho. Painel: Resultados de Pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo Saúde na Educação Básica e abordagem Histórico-Cultural - SEBACH Bruna Domingos dos Santos.

Leia mais

Introdução. Referencial Teórico

Introdução. Referencial Teórico 1 A IMPLANTAÇÃO DOS CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE DIADEMA: UMA PROPOSTA DE POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL CONSTRUÍDA A PARTIR DE PRESSUPOSTOS FREIREANOS AGUIAR, Denise Regina da Costa PMSP GT-05: Estado e

Leia mais

TÍTULO: IDENTIDADES EM TRANSFORMAÇÃO: A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

TÍTULO: IDENTIDADES EM TRANSFORMAÇÃO: A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA TÍTULO: IDENTIDADES EM TRANSFORMAÇÃO: A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: Pedagogia INSTITUIÇÃO(ÕES):

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

E ATUALIDADE DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA

E ATUALIDADE DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA IX Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares HISTÓRIA E ATUALIDADE DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA ADOLESCENTES ADVINDOS DA FUNDAÇÃO CASA NA ESCOLA: UM ESTUDO DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO.

Leia mais

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli Freire inicia sua obra esclarecendo o alvo (docentes formados ou em formação), colocando que

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARFOR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS NO ESTADO DO PARANÁ Maria Josélia Zanlorenzi - UNESP Yoshie Ussami

Leia mais

PSICOPEDAGOGIA,INCLUSÃO E O ATENDIMENTO A PESSOA COM AUTISMO

PSICOPEDAGOGIA,INCLUSÃO E O ATENDIMENTO A PESSOA COM AUTISMO PSICOPEDAGOGIA,INCLUSÃO E O ATENDIMENTO A PESSOA COM AUTISMO VALERIA OLIVEIRA PSICOPEDAGOGA, PSICANALISTA ORIENTADORA EDUCACIONAL ESPECIALISTA EM NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA. PÓS

Leia mais

Palavras-chave: Formação de professores; Educação de jovens e adultos; Políticas públicas.

Palavras-chave: Formação de professores; Educação de jovens e adultos; Políticas públicas. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA: INSTITUIÇÕES E POLÍTICAS Thamyres Xavier Moreira Universidade Federal de Ouro Preto Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com a aplicação

Leia mais

ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: COMPREENSÕES DE PROFESSORES

ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: COMPREENSÕES DE PROFESSORES ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: COMPREENSÕES DE PROFESSORES RESUMO EXPANDIDO Rosimeire Souza de Oliveira Universidade Cidade de São Paulo sheila.alves@unicid.edu.br INTRODUÇÃO Muitas de nossas opções

Leia mais

AVALIAÇÃO E VOZ DOCENTE - COMPREENSÕES DOS PROFESSORES SOBRE A REPROVAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM CICLOS

AVALIAÇÃO E VOZ DOCENTE - COMPREENSÕES DOS PROFESSORES SOBRE A REPROVAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM CICLOS AVALIAÇÃO E VOZ DOCENTE - COMPREENSÕES DOS PROFESSORES SOBRE A REPROVAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM CICLOS INTRODUÇÃO Andressa Farias Vidal UNIRIO e RME Niterói Esta pesquisa é fruto

Leia mais

Ana Lúcia Nunes Pereira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Ana Lúcia Nunes Pereira Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. Ana Lúcia Nunes Pereira Universidade

Leia mais

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA APRESENTAÇÃO Apresentar os resultados do XVII ENDIPE tem para nós o significado especial de dever cumprido. É a alegria de fazermos parte desta história, de estarmos juntos nesta caminhada de mais uma

Leia mais

O PAPEL DO TCC NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

O PAPEL DO TCC NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS O PAPEL DO TCC NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Thaís Tiemi Yamanari 1 Dirce Aparecida Foletto de Moraes 2 Resumo Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender o papel do Trabalho de Conclusão

Leia mais

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: SUAS PROBLEMÁTICAS E POSSIBILIDADES

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: SUAS PROBLEMÁTICAS E POSSIBILIDADES AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE: SUAS PROBLEMÁTICAS E POSSIBILIDADES Autor: Natália Gabriela da Silva; Co-Autor: Jorge José A. da Silva Filho; Orientador:

Leia mais

Palavras-chave: Formação e Profissionalização docente; Estado da arte; ANPEd

Palavras-chave: Formação e Profissionalização docente; Estado da arte; ANPEd A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO NO GRUPO DE TRABALHO 4 DIDÁTICA DA ANPED ENTRE 2002 E 2013 Belarmina Vilela Cruvinel Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Leia mais

EDUCAÇÃO DIGITAL, CURRÍCULO & EMPODERAMENTO

EDUCAÇÃO DIGITAL, CURRÍCULO & EMPODERAMENTO EDUCAÇÃO DIGITAL, CURRÍCULO & EMPODERAMENTO Setembro/2013 Eixo temático: Novas Tecnologias na Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) SILVA, Jayson Magno da jayson magnodasilva@yahoo.com.br

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lidia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Campina Grande, lidiaribeiroufcg@gmail.com Luana Maria Ferreira Duarte Universidade

Leia mais

MEDIADOR OU PONTE? O PERFIL DO/A EDUCADOR/A INSCRITO/A NO GT EDUCAÇÃO POPULAR DA ANPED DE 2003 A 2005 GT: GODINHO

MEDIADOR OU PONTE? O PERFIL DO/A EDUCADOR/A INSCRITO/A NO GT EDUCAÇÃO POPULAR DA ANPED DE 2003 A 2005 GT: GODINHO MEDIADOR OU PONTE? O PERFIL DO/A EDUCADOR/A INSCRITO/A NO GT EDUCAÇÃO POPULAR DA ANPED DE 2003 A 2005 GT: Educação Popular / n.06 GODINHO, ANA CLÁUDIA FERREIRA Sabemos que as classes populares produzem

Leia mais

CURRÍCULO E PLANEJAMENTO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

CURRÍCULO E PLANEJAMENTO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EIXO TEMÁTICO: Currículo, Metodologia e Práticas de Ensino FORMA DE APRESENTAÇÃO: RESULTADO DE PESQUISA CURRÍCULO E PLANEJAMENTO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Resumo Darlan Daniel

Leia mais

A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS TDIC: FONTE DE SABER E PESQUISA

A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS TDIC: FONTE DE SABER E PESQUISA A PRÁTICA DO PROFESSOR COM AS TDIC: FONTE DE SABER E PESQUISA Silvana Lemos sil.lemos2013@gmail.com Palavras-chave: Saber docente; Memoriais reflexivos; Registros das atividades; Pesquisa; TDIC. Keywords:

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL DOS EDUCANDOS: APRENDENDO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL DOS EDUCANDOS: APRENDENDO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL DOS EDUCANDOS: APRENDENDO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. LAÍS REIS RIBEIRO. (Mestranda em Educação e Contemporaneidade

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. Endereço: Avenida Délio Silva Brito, 630, Ed. Corumbá, 302, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha-ES

RELATÓRIO FINAL. Endereço: Avenida Délio Silva Brito, 630, Ed. Corumbá, 302, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha-ES 1 RELATÓRIO FINAL Nome: Vera Lucia Dias Santos Idade: 48 anos Escolaridade: Especialização em Saúde Coletiva e Profissão: Assistente Social e Licenciatura em Pedagogia Endereço: Avenida Délio Silva Brito,

Leia mais

Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação

Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação DEPARTAMENTO : Psicologia Social PERÍODO/ANO : 8º/2016 CARGA HORÁRIA : 34 PROFESSORAS : Ana Mercês Bahia Bock OBJETIVOS Produzir visibilidade para

Leia mais

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Curitiba MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM O processo de avaliação não está relacionado apenas ao ensino e portanto não pode ser reduzido apenas

Leia mais

PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ALUNOS COM SURDEZ EM SRMs 1 NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA

PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ALUNOS COM SURDEZ EM SRMs 1 NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA 144 PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ALUNOS COM SURDEZ EM SRMs 1 NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA Francisca Maria Cerqueira da Silva (UFT-PPGL-PROFLETRAS) francisca.cerqueira@hotmail.com O presente trabalho tem o objetivo

Leia mais

O COMPONENTE CURRÍCULAR FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DOS ALUNOS.

O COMPONENTE CURRÍCULAR FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DOS ALUNOS. O COMPONENTE CURRÍCULAR FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DOS ALUNOS. Marcos da Silva e Silva freemarcos1@yahoo.com.br Modalidade: Pôster. Eixo Temático: 1. Políticas Públicas e

Leia mais

RESENHA. Rev. Bras. Adolescência e Conflitualidade, 2014 (10): Irandi Pereira 1. Pereira, I.

RESENHA. Rev. Bras. Adolescência e Conflitualidade, 2014 (10): Irandi Pereira 1. Pereira, I. Pereira, I. Rev. Bras. Adolescência e Conflitualidade, 2014 (10):142-146 142 RESENHA Irandi Pereira 1 LAZZAROTTO, Gislei D. R.; COSTA, Ana Paula M.; CRAIDY, Carmem M.; SZUCHMAN, Karine; OLIVEIRA, Magda

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: um mapeamento das dissertações e teses nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste Patrícia Sandalo Pereira UFMS Agência Financiadora CNPq Introdução No

Leia mais

Projeto CNPq/CAPES Processo / BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. São Paulo: UNB, 2010.

Projeto CNPq/CAPES Processo / BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. São Paulo: UNB, 2010. Projeto CNPq/CAPES Processo 471042/2009-9 DVD - CNPQ/CAPES BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. São Paulo: UNB, 2010. LIVROS CNPQ/CAPES ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia.

Leia mais

Acadêmica do curso de graduação em Pedagogia da UNIJUÍ e bolsista PIBIC/CNPq, 3

Acadêmica do curso de graduação em Pedagogia da UNIJUÍ e bolsista PIBIC/CNPq, 3 SITUAÇÃO DE ESTUDO (SE) COMO ARTICULADORA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE 1 SITUATION OF STUDY (IF) AS CHAIRMAN OF THE LEARNING PROCESS IN TERMS OF INTERDISCIPLINARITY

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PROCESSO QUE MERECE UM OLHAR ESPECIAL

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PROCESSO QUE MERECE UM OLHAR ESPECIAL A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PROCESSO QUE MERECE UM OLHAR ESPECIAL Janaina Bittencourt Facco 1 (UFSM) _ Drª Márcia Lenir Gerhardt 2 (UFSM) janainafacco@gmail.com Resumo: O presente texto tem por objetivo

Leia mais

PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO

PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO 1 PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTICULAÇÃO ENTRE O ADMINISTRATIVO E O PEDAGÓGICO Formação e Gestão em Processos Educativos Soênia Maria Fernandes Introdução O presente trabalho

Leia mais

CONISE 2015 Eixo Temático: Desafios da Educação Básica Tema: Saberes e Práticas Pedagógicas na Educação Fundamental

CONISE 2015 Eixo Temático: Desafios da Educação Básica Tema: Saberes e Práticas Pedagógicas na Educação Fundamental Lidia Maria Soares Bizo lidia.bizo@essj.com.br Francisco Evangelista francisco.evangelista@am.unisal.br CONISE 2015 Eixo Temático: Desafios da Educação Básica Tema: Saberes e Práticas Pedagógicas na Educação

Leia mais

ENSINANDO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS SURDOS: SABERES E PRÁTICAS

ENSINANDO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS SURDOS: SABERES E PRÁTICAS 1 ENSINANDO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS SURDOS: SABERES E PRÁTICAS Resumo Karina Ávila Pereira Universidade Federal de Pelotas Este artigo refere se a um recorte de uma tese de Doutorado em Educação

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Programa de Pós-Graduação em Teologia Linha Teologia e Sociedade

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Programa de Pós-Graduação em Teologia Linha Teologia e Sociedade Pontifícia Universidade Católica do Paraná Programa de Pós-Graduação em Teologia Linha Teologia e Sociedade LIVROS DE ENSINO RELIGIOSO: uma produção de conhecimento no período de 1995 a 2010 Isabel Cristina

Leia mais

Assessoria da Área Pedagógica

Assessoria da Área Pedagógica Assessoria da Área Pedagógica Jane Carla Claudino Tosin jtosin@positivo.com.br 0800 725 3536 Ramal 1171 Imagem: http://escolakids.uol.com.br/dia-das-comunicacoes.htm acesso em 04/05/2016 Webs da semana:

Leia mais

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE. OFICINA DE LUDICIDADE

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE.  OFICINA DE LUDICIDADE OFICINA DE LUDICIDADE O QUE É LÚDICO?? O lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Estágio Curricular Supervisionado II CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

O REPENSAR DO FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO PROCESSO DE REFLEXÃO COMPARTILHADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O REPENSAR DO FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO PROCESSO DE REFLEXÃO COMPARTILHADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O REPENSAR DO FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO PROCESSO DE REFLEXÃO COMPARTILHADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Lenice Heloísa de Arruda Silva (UFGD) RESUMO No trabalho investigou-se, em um processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Comunicação e Expressão PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO HORÁRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Comunicação e Expressão PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO HORÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Comunicação e Expressão PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME DA CRÉDITOS CARGA

Leia mais

Pedagogia de Jesus parte 2

Pedagogia de Jesus parte 2 Programa MAIS UM POUCO Formação para Escola Dominical Pedagogia de Jesus parte 2 Andreia Fernandes Oliveira Objetivo Pensar, a partir da pedagogia de Jesus, a prática pedagógica na Escola Dominical. A

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

APROXIMANDO UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA PELA PESQUISA NO MESTRADO

APROXIMANDO UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA PELA PESQUISA NO MESTRADO CTCH - Centro de Teologia e Ciências Humanas APROXIMANDO UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA PELA PESQUISA NO MESTRADO Tâmer Ramos da Fonseca, 1 Hermengarda Alves Lüdke Menga Lüdke. 2 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

15 Congresso de Iniciação Científica A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: PERÍODO

15 Congresso de Iniciação Científica A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: PERÍODO 15 Congresso de Iniciação Científica A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: PERÍODO 2002-2005 Autor(es) DÉBORA REGINA GRANDINO Orientador(es) Maria Guiomar Carneiro Tomazello Apoio Financeiro PIBIC

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE Sandra Regina RICCI Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás sandraricci@brturbo.com.br

Leia mais

TÍTULO: DIDÁTICA EM AÇÃO: ADAPTAÇÃO DOS CONTOS INFANTIS NAS AULAS DE YOGA PARA CRIANÇAS

TÍTULO: DIDÁTICA EM AÇÃO: ADAPTAÇÃO DOS CONTOS INFANTIS NAS AULAS DE YOGA PARA CRIANÇAS TÍTULO: DIDÁTICA EM AÇÃO: ADAPTAÇÃO DOS CONTOS INFANTIS NAS AULAS DE YOGA PARA CRIANÇAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CURSO: Pedagogia. Período: Não definido. Semestre de Ingresso: 1º. C.H. Teórica: 40h

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CURSO: Pedagogia. Período: Não definido. Semestre de Ingresso: 1º. C.H. Teórica: 40h PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Pedagogia Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Professor: Renato Ribeiro Período Letivo: 2 sem/2016 Série: 5ª Série 6ª Série Período: Não definido C.H. Teórica:

Leia mais

O SUBPROJETO PIBID/UFABC INTERDISCIPLINAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSPIRADA EM PAULO FREIRE

O SUBPROJETO PIBID/UFABC INTERDISCIPLINAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSPIRADA EM PAULO FREIRE O SUBPROJETO PIBID/UFABC INTERDISCIPLINAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSPIRADA EM PAULO FREIRE Thais Gouveia da Silva, UFABC ProfªDrª. Maria CandidaVarone de Morais Capecchi, UFABC ProfªDrª. Vivilí Maria

Leia mais

Marta Lima Gerente de Políticas Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania.

Marta Lima Gerente de Políticas Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania. Marta Lima Gerente de Políticas Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DEMOCRACIA REGIME PAUTADO NA SOBERANIA POPULAR E NO RESPEITO

Leia mais

A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS

A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS 1 A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS Eixo Temático 2: Didática, profissão docente e políticas públicas Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares 1

Leia mais

Nayara da Silva Castro. A Importância da família no Processo de Aprendizagem da criança

Nayara da Silva Castro. A Importância da família no Processo de Aprendizagem da criança Nayara da Silva Castro A Importância da família no Processo de Aprendizagem da criança UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO-EAD PORTAL EDUCAÇÂO Jaraguari-MS 2014 Nayara da Silva Castro A Importância da família

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA NAZARETH, Joamar Zanolini UNIUBE jonazareth@mednet.com.br ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha UNIUBE sueli.bernardes@uniube.br ET: Educação, arte e filosofia / n.º

Leia mais

OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de PEREIRA 2, Douglas Willian Quirino Centro de Educação/ Departamento

Leia mais

Palavras chaves: profissionalização, transformação docente, reconhecimento social docente.

Palavras chaves: profissionalização, transformação docente, reconhecimento social docente. 03055 O RECONHECIMENTO SOCIAL DA FUNÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE PAIS DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO CARLOS DE CARAÚBAS - RN Terezinha Fernandes Gurgel 1 ALUNA ESPECIAL MESTRADO//POSEDUC/UERN Iure

Leia mais

3 Creches, escolas exclusivas de educação infantil e escolas de ensino fundamental com turmas de educação infantil

3 Creches, escolas exclusivas de educação infantil e escolas de ensino fundamental com turmas de educação infantil 1. Introdução No campo da educação brasileira, principalmente na década de 90, a concepção do professor como mediador ganhou um lugar comum nos textos oficiais e na fala dos educadores. No entanto, é possível

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICECIATURA EM PEDAGOGIA Rita Emanuela dos Santos Gomes Ferreira 1, Rosilene Trabuco de Oliveira 2, Renata Macedo da Silva 3,

Leia mais

A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES EGRESSOS DO PIBID: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO

A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES EGRESSOS DO PIBID: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES EGRESSOS DO PIBID: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO RESUMO Ivo Batista Conde - PPGE-UECE Este trabalho trata de uma proposta investigativa no campo da formação de professores,

Leia mais

Informativo PET Pedagogia Abril 2016

Informativo PET Pedagogia Abril 2016 Informativo PET Pedagogia Abril 2016 Informativo mensal PET Pedagogia A partir do mês de abril/2016 o grupo PET Pedagogia MEC da FCLAr- UNESP- Araraquara enviará aos alunos do Curso de Pedagogia um informativo

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Franca. Curso HISL-D13 - Licenciatura Plena em História. Ênfase. Disciplina HIS1430-D - História da Educação

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Franca. Curso HISL-D13 - Licenciatura Plena em História. Ênfase. Disciplina HIS1430-D - História da Educação Curso HISL-D13 - Licenciatura Plena em História Ênfase Identificação Disciplina HIS1430-D - História da Educação Docente(s) Vania de Fatima Martino Unidade Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Departamento

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: conhecer para praticar. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/ Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos/

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: conhecer para praticar. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/ Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos/ ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: conhecer para praticar MELO, Raquel Rodrigues de Carvalho Vieira de 1 MELO, Rebeca Werton Torres de 2 PEREIRA, Vilalba do Nascimento Andrade 3 QUINTÃO, Danielle da

Leia mais

PIBID PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E EXPECTATIVAS

PIBID PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E EXPECTATIVAS PIBID PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E EXPECTATIVAS Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Simone Das Graças Nogueira Feltrin Gislayne Mello Sabino Introdução O presente

Leia mais

AVALIAÇÕES EXTERNAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DA SME/RJ. Resumo

AVALIAÇÕES EXTERNAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DA SME/RJ. Resumo AVALIAÇÕES EXTERNAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DA SME/RJ Claudia Claro Chaves de Andrade Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Resumo

Leia mais

FORMAÇÃO DE EDUCADORES A PARTIR DA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA: UMA PESQUISA-AÇÃO JUNTO

FORMAÇÃO DE EDUCADORES A PARTIR DA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA: UMA PESQUISA-AÇÃO JUNTO FORMAÇÃO DE EDUCADORES A PARTIR DA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA: UMA PESQUISA-AÇÃO JUNTO A ESTUDANTES DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO DE FORMADORES Alexandre Saul PUC-SP Valter

Leia mais

UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL: APRENDENDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS LUCINHA ALVAREZ TEIA/FAE/UFMG

UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL: APRENDENDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS LUCINHA ALVAREZ TEIA/FAE/UFMG UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL: APRENDENDO COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS LUCINHA ALVAREZ TEIA/FAE/UFMG A EDUCAÇÃO COMO PROJETO EDUCAÇÃO COLONIZADORA (EDUCAÇÃO BANCÁRIA) EM DISPUTA

Leia mais

Música no contexto escolar

Música no contexto escolar Música no contexto escolar Professor Marcelo Melo Licenciado em Música Pós Graduado em Educação Popular e Movimento Social Mestrando em Educação Superior Experiências - SMED - Prefeitura Municipal de Cidreira-

Leia mais

ESCRITA NA UNIVERSIDADE OS UNIVERSITÁRIOS E AS RELAÇÕES ENTRE LEITURA E ESCRITA

ESCRITA NA UNIVERSIDADE OS UNIVERSITÁRIOS E AS RELAÇÕES ENTRE LEITURA E ESCRITA ESCRITA NA UNIVERSIDADE OS UNIVERSITÁRIOS E AS RELAÇÕES ENTRE LEITURA E ESCRITA Aluna: Diana Arruda Orientadora: Tânia Dauster Introdução Esta pesquisa foi pensada a partir de um continuum de outras que

Leia mais

RELATO DE EXPERIENCIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATO DE EXPERIENCIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL RELATO DE EXPERIENCIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL Verônica Leal de Moura; Luana Nobre de Sousa Universidade Federal do Piauí UFPI, veronicamoura22@outlook.com; e-mail. INTRODUÇÃO De

Leia mais

MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL

MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PELC FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO 1 - IDENTIFICAÇÃO:

Leia mais

Culturas de Participação: Jovens e suas percepções e praticas de cidadania. Aluno: Roberta Silva de Abreu Orientador: Irene Rizzini

Culturas de Participação: Jovens e suas percepções e praticas de cidadania. Aluno: Roberta Silva de Abreu Orientador: Irene Rizzini Culturas de Participação: Jovens e suas percepções e praticas de cidadania Aluno: Roberta Silva de Abreu Orientador: Irene Rizzini Introdução Este relatório tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de julho de 2010 Memorial: motivações e contribuições (RE1955) Paulo Meireles Barguil Hermínio Borges

Leia mais

SUGERIDO NOS PCNS E OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. KARPINSKI, Lila Fátima 1,3, NOAL, Rosa Elena 2,3,4

SUGERIDO NOS PCNS E OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. KARPINSKI, Lila Fátima 1,3, NOAL, Rosa Elena 2,3,4 APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEMA TRANSVERSAL SUGERIDO NOS PCNS E OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Autor(es): KARPINSKI, Lila Fátima Apresentador: Lila Fátima Karpinski

Leia mais

O ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

O ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM O ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIPLAC enf.sony@hotmail.com INTRODUÇÃO O foco deste artigo é a estratégia pedagógica do Ensino por Competências, conforme

Leia mais

O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO E VALORIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO E VALORIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO E VALORIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO Carla Roane de Souza Santana¹; Raimundo Jefter²; Albertina Marilia

Leia mais