A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE:"

Transcrição

1 A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE: Trabalhos/Verificações Valor Data V1 (Verificação I) 10 pontos 20 de abr V2 (Verificação II): -5 fichas de leitura (2 pontos) - prova escrita (8 pontos) VT (Verificação de trabalhos) VT/TDE - 1: (2 pontos) - AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DA EF BRASILEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR - dramatização em cima de situações problemas. - AULAS PRÁTICAS SOBRE AS CONCEPÇÕES PESQUISADAS - aplicadas pelos grupos. VT/TDE - 2: (2 pontos) - VISITA TÉCNICA / UMEI / ESCOLA PÚBLICA e/ou PARTICULAR relatos de experiências. VT/TDE - 3: (4 pontos) - CONSTRUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA exposição e banca avaliadora. VT/TDE - 4 : (2 pontos) - IV Reunião Anual do ProEFE fazer uma resenha da participação do Evento. 10 pontos 22 de jun 10 pontos ATENÇÃO ÀS DATAS ABAIXO ESTABELECIDAS 30 de mar 06 de abr 23 de abr 18 de mai 25 a 27 de mai 2ª chamada (V1 e V2) 10 pontos 29 de jun VS (Verificação Suplementar) 10 pontos 06 de jul OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: - Os grupos deverão conter no máximo 6 (seis) componentes; - A divisão dos grupos é de inteira responsabilidade dos alunos; -Todos os trabalhos terão uma data pré-estabelecida, segundo o plano de ensino, para a entrega e/ou apresentação. - Esta data deverá ser cumprida com a devida pontualidade. - Os trabalhos que por ventura forem entregues com atraso perderão 1,0 ponto por dia de atraso (sábado, domingo e feriado também serão considerados).

2 ANTES DE INICIAR QUALQUER TRABALHO O GRUPO DEVERÁ: - Buscar bibliografias complementares; - Ler e copiar partes importantes dos artigos encontrados; - Fazer a ficha bibliográfica; -Esquematizar o trabalho; Em caso de trabalho escrito: - Escrever a introdução; - Escrever os capítulos; - Reler o escrito; - Escrever a conclusão; - Adequar a introdução, se for o caso; - Fazer o sumário definitivo; - Elaborar a lista de referências; - Incluir os anexos (se necessário: fotos, entre outros) após as Referências; - Elaborar a lista de obras consultadas; - Fazer a Folha de rosto; - Fazer a Capa, se for necessário; - Reler tudo; - Fazer uma cópia; -Comentar o trabalho com seus colegas; - Preparar a apresentação/socialização; - Apresentar o trabalho em sala (socialização); - Entregar o trabalho escrito para o professor (se for o caso). - ATENÇÃO: CÓPIAS PARCIAIS OU TOTAIS EM TRABALHOS ACADÊMICOS CONFIGURAM-SE COMO FALSIDADE IDEOLÓGICA E SERÃO PUNIDAS COM A NOTA ZERO.

3 VT/TDE- 1 VISITA TÉCNICA: -DATA DA VISITA: 23 DE MARÇO - HORÁRIO: 9h30 ÀS 11h30 - CARGA HORÁRIA: 6 horas Conhecer Projetos Pedagógicos desenvolvidos na Creche Padre Eustáquio. Compreender que a prática pedagógica pode ser diferente, comprometida com a comunidade e com os saberes da EF. Pensar formas de intervenção pedagógica na área motora para a creche. - Encontrar na sala n.16 às 9h10. - Reunir todos os alunos e fazer um mutirão, distribuindo entre os carros dos alunos presentes. - Sair para a Creche às 9h30. - Conhecer a Creche, avaliando todas as possibilidades para uma intervenção pedagógica no futuro. - Elaborar em grupo, um relatório sobre a Visita realizada. - Fazer um registro de foto/filmagem da visita e anexar no Relatório. - Enviar o relatório por para a professora (um relatório por grupo) até o dia 29 de março. - Participar do Seminário de fechamento no dia 30 de março. - Apresentar por escrito, sugestões de intervenção pedagógica/motora a serem aplicadas na creche. VALOR: 2 pontos, considerando os itens abaixo (tarefa por grupo): - Apresentação teórica (Relatório da Visita: apresentação / formatação ; conteúdo com aprofundamento teórico e respaldado na teoria; coerência/coesão; respeito às normas do META/Universo ; respeito às normas da língua culta; registro fotográfico; referência bibliográfica entre outras.) - Sugestões de Intervenção pedagógica motora (apresentação ; coerência; criatividade ; aplicabilidade)

4 VT/TDE- 2 AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DA EF BRASILEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR: -DATA DA SOCIALIZAÇÃO EM SALA: - CARGA HORÁRIA: 06 horas Orientação para o Trabalho Discente Efetivo (TDE) # Pesquisar sobre as Concepções de ensino de EF emergentes na escola. # Compreender os princípios e metodologias que fundamentam cada concepção de ensino da EF na escola. # Refletir sobre a prática da EF na escola pública e particular. 1. Será sorteado uma concepção de ensino de EF emergente para cada grupo. 2. Cada componente do grupo deverá ler o texto correspondente e prepará-lo para apresentação em sala. 3. A leitura deverá ser realizada em casa ou fora do horário da aula. 4. Cada grupo deverá PESQUISAR na biblioteca e/ou internet outras leituras que complementem o texto, ampliando o entendimento da concepção sorteada. 5. Organizar uma Resenha da leitura, registrando a bibliografia, usando as normas do META/UNIVERSO. 6. Preparar, de forma criativa, uma dramatização da concepção estudada, em cima de situação problema; apresentar para a turma. O grupo poderá usar recursos audiovisuais para enriquecimento de sua dramatização (vídeo-clip, transparência, PowerPoint, entre outros). 7. O grupo deverá preparar uma aula prática fundamentada na teoria estudada, a ser aplicada na turma. Enviar o Plano de aula escrito para a professora, 7 dias antes da aula a ser ministrada, que fará as devidas considerações, devolvendo o mesmo para o grupo. 8. Após as apresentações a professora fará uma síntese das Concepções de ensino da EF apresentadas, abrindo espaço em seguida para discussões (Seminário final). 9. Cada grupo deverá preparar uma pergunta para os outros grupos, relacionada ao tema de cada um. VALOR: 2 pontos, considerando os itens abaixo: - Criatividade na dramatização (pode ser uma pantomima, teatro em forma de repórter, dentre outros) - Conteúdo com aprofundamento teórico (buscando aprofundamento em outras fontes); - Plano de aula bem estruturado; - Aula prática ministrada; - Participação ativa e respeitosa na apresentação dos outros grupos, com perguntas pertinentes ao tema. - Aula prática: - Apresentação pessoal, domínio do conteúdo, domínio de turma, versatilidade/flexibilidade. - Criatividade - Relevância do conteúdo escolhido pelo grupo; - Plano de aula escrito coerente com a teoria sorteada/estudada; - Recursos didáticos usados; - Clareza nas explicações; - Pontualidade do grupo; - Cooperação entre o grupo; - Postura profissional coerente com a atividade; - Participação individual.

5 VT/TDE- 3 CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: -DATA: 18 de maio - CARGA HORÁRIA: 10horas # Reconhecer a EF como um meio de educação social de práticas conscientes, processuais e metódicas de atividades físicas, que valorizem o conhecimento do corpo humano e objetivem o seu desenvolvimento. # Construir instrumentos pedagógicos que auxiliem o conteúdo conceitual nas aulas de EF. 1. O grupo deverá construir um instrumento pedagógico que possa auxiliar a compreensão de conteúdos conceituais, dentro da concepção de ensino de EF emergente pesquisada. 2. Apresentar o material pedagógico construído à uma banca examinadora, usando fundamentação teórica para justificá-lo. A justificativa deverá ser apresentada à banca por escrito (máximo de duas laudas) e defendida oralmente. Todo o grupo deverá participar da defesa, sendo que apenas um dos componentes fará a apresentação oral após um sorteio. 2. Será realizada uma exposição dos materiais construídos após a defesa dos trabalhos. VALOR: 4 pontos, considerando os itens abaixo: - Criatividade; - Relevância do conteúdo escolhido pelo grupo; - Justificativa por escrito (conteúdo, coerência com o tema, forma de apresentação, respeito às regras do português); - Recursos didáticos usados; - Clareza nas explicações; - Domínio de conteúdo e turma; - Pontualidade do grupo; - Cooperação entre o grupo; - Postura profissional coerente com a atividade; - Participação ativa e respeitosa na apresentação dos outros grupos; - Apresentação pessoal; - Participação individual.

6 VT/TDE- 4 IV Reunião Anual do ProEFE O ProEFE constitui lugar para produção, circulação, debate e intercâmbio do conhecimento em Educação Física como integrante da educação escolar brasileira. A Educação Física como prática escolar é aqui tomada como objeto, fonte e alvo de estudo, pesquisa, extensão. É isso que explica seu nome são ações PRÓ EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. No ProEFE quer-se o intercâmbio profissional e acadêmico de professores(as) e alunos(as) da área com vistas à problematização das práticas escolares de Educação Física, envolvendo questões de natureza diversa: sua história escolar, suas práticas de ensino, seus ordenamentos legais, as proposições de abordagens pedagógicas e de metodologias de ensino; o processo de escolarização de práticas corporais em seu programa; relatos de práticas escolares realizadas, dentre outros. Com isso, o ProEFE almeja possibilitar um diálogo entre os que se envolvem com a Educação Física em escolas, mobilizando-os para trocas acadêmicas a partir das circunstâncias que os envolvem e das práticas que nelas realizam. É, por isso mesmo, também um fórum permanente de formação de acadêmicos e professores de Educação Física. -DATA: 25 a 27 de maio - CARGA HORÁRIA: 30 horas O grupo deverá 1. participar do encontro, fazendo anotações, e de preferência, levantando questões relevantes e apresentando à banca sempre que possível; 2. elaborar uma resenha das palestras e debates presenciados no Encontro; 3. procurar estabelecer uma relação entre as palestras/debates e as situações de ensino-aprendizagem vivenciados na Universidade; 4. entregar a resenha final, por , aos professores da disciplina. VALOR: 2 pontos, considerando os itens abaixo: - Resenha das palestras e debates por escrito (conteúdo, coerência com o tema, forma de apresentação, respeito às regras do português); - Pontualidade do grupo; - Postura profissional coerente com a atividade; - Participação ativa e respeitosa durante o evento, demonstrando interesse; - Apresentação pessoal; - Participação individual.

7 ITEM DA V2: FICHAS DE LEITURAS: -DATA PARA A ENTREGA DAS FICHAS: 22 de junho # Fomentar o hábito de leitura entre os alunos do 3º período. # Compreender a importância de se criar o hábito de leitura no professor de EF. # Melhorar a compreensão dos textos fundantes dos conceitos estruturadores da disciplina. 1. Cada aluno e aluna deverá selecionar 5 artigos relacionados com os conteúdos estudados na disciplina, no semestre (3 artigos sugeridos pela professora e 2 de livre escolha que tenham coerência com os temas abordados na disciplina). 2. Ler cada artigo, compreendendo o conteúdo e preenchendo a ficha pertinente ao mesmo. 3. Entregar as 5 fichas digitadas, preenchendo todas as lacunas corretamente. 4. Anotar as dificuldades e relacioná-las no final de cada ficha, buscando solucionar as dificuldades em sala de aula. VALOR: 2 pontos a integrarem os pontos da V2, considerando os itens abaixo: - Aprofundamento teórico; - Coerência/coesão no preenchimento das lacunas da ficha; - Respeito às regras do português; - Respeito às normas da META/ABNT.

A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE:

A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE: A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE: Trabalhos/Verificações da disciplina para o 1º semestre de 2010 Valor Data V1 (Verificação I): 10 pontos 11 de abril V2 (Verificação II): - OFICINA DE PRÁTICAS

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte PLANO DE ENSINO Curso: EDUCAÇÃO FÍSICA Turma: N1 Semestre: 1º Carga Horária Semestral CH Semanal Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 2 Período: 4º

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte PLANO DE ENSINO Curso: EDUCAÇÃO FÍSICA Turma: M1 Semestre: 1º Carga Horária Semestral CH Semanal Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 1 Período: 3º

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus Belo Horizonte PLANO DE ENSINO Curso: EDUCAÇÃO FÍSICA Turma: N1 Semestre: 1º Carga Horária Semestral CH Semanal Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 1 Período: 3º

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Professor: PROFESSOR GESTOR e demais professores (ORIENTADORES)

PLANO DE ENSINO. Professor: PROFESSOR GESTOR e demais professores (ORIENTADORES) I IDENTIFICAÇÃO Curso: Enfermagem Módulo: 9 PLANO DE ENSINO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Disciplina: TCC ORIENTAÇÃO Professor: PROFESSOR GESTOR e demais professores (ORIENTADORES) II EMENTA

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS SUBMISSÃO DO PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - (TCC I)

ORIENTAÇÕES GERAIS SUBMISSÃO DO PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - (TCC I) CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE PEDAGOGIA ORIENTAÇÕES GERAIS SUBMISSÃO DO PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - (TCC I) 1 - Objetivos e organização

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: DIDÁTICA CARGA HORÁRIA: 80 PROFESSOR: Vallace Chriciano Souza Herran

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: DIDÁTICA CARGA HORÁRIA: 80 PROFESSOR: Vallace Chriciano Souza Herran / PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: DIDÁTICA CARGA HORÁRIA: 80 PROFESSOR: Vallace Chriciano Souza Herran OBJETIVO GERAL: Estabelecer a discussão crítica sobre os princípios e os pressupostos históricos, filosóficos,

Leia mais

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE MEDICINA VETERINARIA NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE MEDICINA VETERINARIA NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE MEDICINA VETERINARIA NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUACÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA RIO VERDE

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS: ADMINISTRAÇÃO MANUAL APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ALUNOS

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS: ADMINISTRAÇÃO MANUAL APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ALUNOS UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS: ADMINISTRAÇÃO MANUAL APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ALUNOS (4º/3º semestres) SÃO PAULO 2012 2 APRESENTAÇÃO O Manual

Leia mais

DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma exigência das IES ao final de um curso de graduação ou pós-graduação, como requisito para obtenção do diploma. A FEATI ofertará,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 Curso: Bacharelado em Administração Pública 1.2 Ano: 2 1.3 Módulo: 3 1.4 Disciplina: Seminário Temático II 1.5 Carga Horária: 30h 1.6 Caráter: Obrigatória

Leia mais

ORIENTAÇÕES - PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO INDIVIDUAL TURMA VII PERIODO PEDAGOGIA - NOTURNO

ORIENTAÇÕES - PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO INDIVIDUAL TURMA VII PERIODO PEDAGOGIA - NOTURNO DISCIPLINA - MONOGRAFIA I DOCENTE RAIMUNDA MARIA BARBOSA DE SÁ ORIENTAÇÕES - PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO INDIVIDUAL 2010.2 TURMA VII PERIODO PEDAGOGIA - NOTURNO OBJETIVOS: 1- Elaborar um projeto de leitura

Leia mais

Regulamento. Projeto Integrador PI FACEQ

Regulamento. Projeto Integrador PI FACEQ Regulamento Projeto Integrador PI FACEQ (aprovado pela DAS e Conselho Acadêmico em 19 de janeiro de 2012) (alterado pelo Conselho Acadêmico em 23 de julho de 2012) Projeto Integrador FACEQ (aprovado pela

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS: ADMINISTRAÇÃO e CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANUAL

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS: ADMINISTRAÇÃO e CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANUAL UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS: ADMINISTRAÇÃO e CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANUAL APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ALUNOS (1º semestre) SÃO PAULO 2012 2

Leia mais

TCC DE LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL DE ORIENTAÇÕES

TCC DE LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL DE ORIENTAÇÕES TCC DE LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL DE ORIENTAÇÕES 2014 TCC LETRAS BACHARELADO PORTUGUÊS/INGLÊS O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos que cursam o Bacharelado constituise como trabalho

Leia mais

REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO TRABALHO

REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO TRABALHO REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, em relação à orientação,

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências da Administração e Socio-Econômicas - ESAG Departamento de Administração Pública

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências da Administração e Socio-Econômicas - ESAG Departamento de Administração Pública OPÇÃO 1 TRABALHO FINAL Relatório de Prática 1. OBJETIVO: Efetivar a aplicação prática de conceitos apreendidos ao longo do curso de Administração Pública, considerando as demandas observadas em organizações

Leia mais

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011

RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 RESOLUÇÃO CADM 05/11, DE 28 DE MARÇO DE 2011 Homologa regulamento para os trabalhos das disciplinas TCC I e TCC II do Curso de Bacharelado em Administração. A PRESIDENTE DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós

CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós Indicação: 8º ano do Ensino Fundamental Duração: 1 bimestre Disciplinas: História e Língua Portuguesa Tema: Movimentos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática enquanto reflexão sistemática do espaço da sala

Leia mais

Licenciatura em Matemática ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS 5/6º SEMESTRE TEMA: DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Licenciatura em Matemática ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS 5/6º SEMESTRE TEMA: DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA Licenciatura em Matemática ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS 5/6º SEMESTRE TEMA: DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA 2018 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. PROPOSTA DO TRABALHO...

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE ZOOTECNIA DA EVZ/UFG

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE ZOOTECNIA DA EVZ/UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA Curso de Zootecnia REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PARA O CURSO DE ZOOTECNIA DA EVZ/UFG 1ª EDIÇÃO (Revisão 02) Elaboração:

Leia mais

APÊNDICE III. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas

APÊNDICE III. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas APÊNDICE III REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas CAPÍTULO I DA

Leia mais

PROJETO DE MONITORIA 2014

PROJETO DE MONITORIA 2014 PROJETO DE MONITORIA 2014 Centro Universitário SENAC: Curso: Design de Moda- Habilitação Estilismo Disciplina: Projeto de Moda I Professor responsável: Andrea Canton Período letivo: 1º / noite 1. Justificativa

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA. RCC4451 Fórum de Projetos de Pesquisa SEMESTRE: 2/2013. INTENSIVO (vide calendário)

PROGRAMA DA DISCIPLINA. RCC4451 Fórum de Projetos de Pesquisa SEMESTRE: 2/2013. INTENSIVO (vide calendário) PROGRAMA DA DISCIPLINA RCC4451 Fórum de Projetos de Pesquisa SEMESTRE: 2/2013 INTENSIVO (vide calendário) Mestrado em Controladoria e contabilidade SIGISMUNDO BIALOSKORSKI NETO FABIANO GUASTI LIMA JUSTIFICATIVA

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. MANUAL do ALUNO

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. MANUAL do ALUNO UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSOS: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANUAL do ALUNO APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (2º/1º semestres) SANTOS 2016

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA RCC6006 PROJETOS DE TESE I. SEMESTRE: 1 o Semestre /2017. AMAURY JOSÉ REZENDE

PROGRAMA DA DISCIPLINA RCC6006 PROJETOS DE TESE I. SEMESTRE: 1 o Semestre /2017. AMAURY JOSÉ REZENDE Mestrado e Doutorado em Controladoria e contabilidade PROGRAMA DA DISCIPLINA RCC6006 PROJETOS DE TESE I SEMESTRE: 1 o Semestre /2017 AMAURY JOSÉ REZENDE amauryj@usp.br CARLOS ALBERTO GRESPAN BONACIM carlosbonacim@usp.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) História da Escrita. Função

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

Orientadores. São Paulo, de de.

Orientadores. São Paulo, de de. Nº Nome do aluno (a): Registro Acadêmico: Turma: Período: ( ) Diurno ( ) Noturno Telefone Residencial: ( ) Telefone Celular: ( ) Sexo: ( )Masculino ( )Feminino Endereço: Cep: Bairro: Estado: E-mail: 01-02

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia da Educação Física Adaptada Professora: Ana Carolina S. de Oliveira e-mail: ana.oliveira@fasete.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS NA DISCIPLINA EDU388 - Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)* 1. APRESENTAÇÃO: 1.1 - Conforme definido pelo Projeto Político Pedagógico do Curso

Leia mais

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Colégio Cenecista Dr. José Ferreira PARÓDIAS NA BIOLOGIA Área de Concentração: Biológicas Disciplina de Concentração: Biologia Professores: Maria Paula Prizon, Daniel Lacerda Uberaba 2015 DESCRIÇÃO GERAL

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168, de 07/05/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO EDITAL Nº 01/2014 SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação do Ensino Aprendizagem Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contextualização histórica

Leia mais

Manual de Orientação para o PROJETO INTEGRADOR (PI)

Manual de Orientação para o PROJETO INTEGRADOR (PI) Manual de Orientação para o PROJETO INTEGRADOR (PI) Manual de Orientação para o Projeto Integrador (PI) Florianópolis/SC 2017 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 4 1.1 Etapa 1 - Proposta... 4 1.2 Etapa 2 Pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO E LICENCIATURA CAPÍTULO I NOMENCLATURA E MODALIDADES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO E LICENCIATURA CAPÍTULO I NOMENCLATURA E MODALIDADES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO E LICENCIATURA CAPÍTULO I NOMENCLATURA E MODALIDADES Art.1 O TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, consiste na elaboração e apresentação

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DO CEFET/MG/CAMPUS ARAXÁ

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DO CEFET/MG/CAMPUS ARAXÁ SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE ARAXÁ COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINA REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Colegiado do curso de Estatística

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Colegiado do curso de Estatística Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Colegiado do curso de Estatística Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso TCC do Curso de Bacharelado em Estatística Uberlândia 2012 Sumário

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO Nº 02/2018

RESOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO Nº 02/2018 1 RESOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO Nº 02/2018 Estabelece normas e critérios para as Disciplinas de Seminários em Química 1, 2, 3 e 4 do Programa de Pós-Graduação em Química da UFES O Colegiado do da UFES, em

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS Capítulo I Definição Art. 1º - A disciplina de Estágio Supervisionado é parte integrante do currículo Pleno do curso de

Leia mais

Como elaborar um plano de aula

Como elaborar um plano de aula Como elaborar um plano de aula 1º Área do conhecimento Verifique qual ou quais áreas do conhecimento serão trabalhadas nas aulas. A área do conhecimento está relacionada aos diferentes tipos de conhecimento

Leia mais

Cada um dos programas proposto tem por objetivo sensibilizar e capacitar jovens

Cada um dos programas proposto tem por objetivo sensibilizar e capacitar jovens INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE ENSINO: ÉTICA EM PESQUISA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO Cada um dos programas proposto tem por objetivo sensibilizar e capacitar jovens pesquisadores de diferentes

Leia mais

NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 1. O aluno de Curso Superior deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

Proposta de trabalho de pesquisa

Proposta de trabalho de pesquisa Nome: Nº: Turma: Filosofia 2º ano Proposta de trabalho de pesquisa Felipe Nov/09 Proposta de trabalho de pesquisa O trabalho aqui proposto tem por objetivo que os estudantes possam ser autores de uma produção

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estudo da organização da

Leia mais

Apresentação de Seminário

Apresentação de Seminário SENAI - UO- CAMPO GRANDE Apresentação de Seminário Cariacica 2013 Introdução O seminário é instrumento pedagógico que tem como objetivo, permitir a um ou mais expositores, transmitirem informações para

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO Capítulo I Das disposições preliminares Art. 1º Este Regulamento tem por finalidade regulamentar

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Jornalismo, Bacharelado

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Jornalismo, Bacharelado Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Comunicação Social Jornalismo, Bacharelado DOS FUNDAMENTOS, OBJETIVOS E CONTEÚDOS. Art. 1º. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Comunicação

Leia mais

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA REGULAMENTO DO 1 SIMPÓSIO CIENTÍFICO

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA REGULAMENTO DO 1 SIMPÓSIO CIENTÍFICO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA REGULAMENTO DO 1 SIMPÓSIO CIENTÍFICO O 1 Simpósio Científico do Colégio Sagrado Coração de Maria (Brasília) é um evento que tem o objetivo de apresentar o saber

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III ESTÁGIO SUPERVISIONADO III ORIENTAÇÕES DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO PARCIAL E FINAL Prof. MSc Samuel Guerra Torres Prof. Patric Barreto CRONOGRAMA Aula Data Conteúdo Horas 1 06/ago Planejamento 0 2 13/ago

Leia mais

Regulamento do Projeto Integrador I e II - FMB 2019 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Regulamento do Projeto Integrador I e II - FMB 2019 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II O presente Regulamento do Projeto Integrador I e II tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ( 6º PERÍODO/2015-7º PERÍODO/2016-8º PERÍODO/2016 ) Cariacica 2015/2016 FACULDADE DE ESTUDOS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. EDITAL nº.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. EDITAL nº. Edital Específico para realização de Concurso Público de provas e títulos para preenchimento de vaga(s) de Professor do Magistério Federal. O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de

Leia mais

Edital de Inscrição no V Seminário Pibid História Ufac: direitos, humanidades e história Apresentação

Edital de Inscrição no V Seminário Pibid História Ufac: direitos, humanidades e história Apresentação Edital de Inscrição no V Seminário Pibid História Ufac: direitos, humanidades e história Apresentação O V Seminário Pibid História Ufac: direitos, humanidades e história, que será realizado no período

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

Seminário acadêmico. Introdução. O que é um seminário

Seminário acadêmico. Introdução. O que é um seminário Seminário acadêmico Introdução É muito comum ouvirmos falar em seminário como um trabalho escolar, que ocorre tanto no Ensino Básico como no Ensino Superior. Mas, você saberia definir seminário? Nessa

Leia mais

REGIMENTO DA DISCIPLINA CE078 LABORATÓRIO DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

REGIMENTO DA DISCIPLINA CE078 LABORATÓRIO DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ REGIMENTO DA DISCIPLINA CE078 LABORATÓRIO DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Os alunos do Curso de Estatística da UFPR regularmente matriculados na disciplina CE078

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HÍDRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HÍDRICA Resolução nº 03/15 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HÍDRICA RESOLUÇÃO n 03/2015 Estabelece a regulamentação dos Trabalhos

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 2, de 2 de fevereiro de 2012.

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 2, de 2 de fevereiro de 2012. 1 FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA PORTARIA NORMATIVA 2, de 2 de fevereiro de 2012. Institui o Regulamento para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso TCC, para o curso de Pedagogia.

Leia mais

NORMAS PARA ORIENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA URI

NORMAS PARA ORIENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA URI UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES URI NORMAS PARA ORIENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA URI 2 NORMAS PARA ORIENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA V FASE 2015 (1)

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA V FASE 2015 (1) CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA APLICADA À FISIOTERAPIA V FASE 2015 (1) Prof. Silvana Maia Borges Contatos: silvanamborges@gmail.com www.silborges.com CRONOGRAMA DAS AULAS Mês

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento do trabalho de conclusão de curso Módulo: 2 Eixo Tecnológico:

Leia mais

Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente

Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente Aula 3 Instrumentos de Avaliação Prof. Sandra Regina Dos Reis Doutoranda em Educação Instrumentos de avaliação São os recursos metodológicos utilizados para processar

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FÌSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X) Presencial

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 239, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 727, DE 10/09/2015, REPUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25/09/2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

PLANO DE AÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO-SEDUC SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPORTE CULTURA TURISMO E LAZER-SEMECETEL ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DEPUTADO RENÊ BARBOUR- MUNICIPIO DE NOVA OLIMPIA-MT

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: ETE Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: JALES Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) A comunicação humana. Técnicas de leitura e interpretação

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º 1 - Ementa (sumário, resumo) Relações entre psicologia,

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 63/2006

RESOLUÇÃO CONSEPE 63/2006 RESOLUÇÃO CONSEPE 63/2006 ALTERA O REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FISIOTERAPIA, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

23ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

23ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 23ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - A Católica de Vitória Centro Universitário promoverá, no período de 19 a 21 de novembro de 2018, a 23ª Semana

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

ATIVIDADES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIA DE MONITORIA DA DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

ATIVIDADES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIA DE MONITORIA DA DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO ATIVIDADES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIA DE MONITORIA DA DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Laís Kisly Costa Silva 1 Maria Beatriz Pragana Dantas 2 Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves³

Leia mais

Atividades: A CRIAR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Avaliar ideias ou conceitos propostos. Configurar ideias em diferentes suportes. Definir

Atividades: A CRIAR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Avaliar ideias ou conceitos propostos. Configurar ideias em diferentes suportes. Definir Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 746, de 10 / 09 / 2015 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE QUÍMICA-BACHARELADO

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE QUÍMICA-BACHARELADO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO Aprovado pela Resolução nº 004 de 20 de fevereiro de 2013, do Colegiado da Pró-Reitoria de Graduação. CAPÍTULO I - DO CONCEITO Art. 1º - O Trabalho de Conclusão

Leia mais

Faculdade Sumaré Curso de Sistemas para Internet

Faculdade Sumaré Curso de Sistemas para Internet Faculdade Sumaré Curso de Sistemas para Internet 3º. Semestre PROJETO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR III Tema Tratamento de Imagens e Animação Objetivo de efetuar um trabalho de pesquisa e apresentação

Leia mais

NORMAS DO TRABALHO FINAL DE CURSO

NORMAS DO TRABALHO FINAL DE CURSO NORMAS DO TRABALHO FINAL DE CURSO Normas para a realização do Trabalho Final de Curso do componente curricular Estágio Supervisionado V do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICENP/UFU 1. Introdução

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SANT ANA DO LIVRAMENTO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SANT ANA DO LIVRAMENTO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SANT ANA DO LIVRAMENTO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Normas de elaboração do Trabalho de Curso Graduação em Administração Campus Sant

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário resumo) Aspectos históricos e socioeconômicos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo: fundamentos e concepções.

Leia mais

Profº Tiago Moreira Cunha.

Profº Tiago Moreira Cunha. Profº Tiago Moreira Cunha gestor.engenharia@ead.universo.edu.br Objetivo Orientar quanto a montagem da pasta das Disciplina de Estágio e TCC das Engenharias. Estágio Engenharia Composição de Pasta de

Leia mais

NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS - VÁLIDAS PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2012

NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS - VÁLIDAS PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2012 NORMAS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS - VÁLIDAS PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2012 1. DEFINIÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares os alunos do Curso de Graduação

Leia mais

4ª MOSTRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CONHECIMENTO.

4ª MOSTRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CONHECIMENTO. 4ª MOSTRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CONHECIMENTO. O conhecimento nos faz responsáveis. (Che Guevara) É preciso força pra sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê. (Los Hermanos) OBJETIVOS 1. Valorizar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 28/2008, DE 15 DE ABRIL DE 2008

RESOLUÇÃO Nº 28/2008, DE 15 DE ABRIL DE 2008 RESOLUÇÃO Nº 28/2008, DE 15 DE ABRIL DE 2008 Aprova o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Design Habilitação Projeto de Produto, na forma do Anexo. O Reitor da Universidade Regional de Blumenau,

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Fundamentos da Interdisciplinaridade

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Fundamentos da Interdisciplinaridade FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Fundamentos da Interdisciplinaridade Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 8º Semestre Professor(es): Cristiana Jorge

Leia mais

Teoria da Contabilidade - 8º período

Teoria da Contabilidade - 8º período PLANO DE ENSINO UNIDADE CONTABILIDADE DISCIPLINA Teoria da Contabilidade - 8º período PROFESSOR Prof. Mestranda. Glória Castro gloriacastro7@gmail.com DEPARTAMENTO CÓDIGO CRÉDITOS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CSA-1225

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTITUTO DA SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL CAMPUS BELÉM EDITAL Nº 10/2018-ISPA/ BELÉM

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTITUTO DA SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL CAMPUS BELÉM EDITAL Nº 10/2018-ISPA/ BELÉM CAMPUS BELÉM EDITAL Nº 10/2018-ISPA/ BELÉM PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA DAS DISCIPLINAS FORRAGICULTURA, FORRAGICULTURA I E FORRAGICULTURA II A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por meio

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Cariacica 2011 1 1 - INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade obrigatória

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MONOGRAFIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MONOGRAFIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MONOGRAFIA FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC - SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 CAPÍTULO II... 3 DO DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais