Convergência Regulatória Brasil Estados Unidos. Mauro Laviola Vice-Presidente da AEB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Convergência Regulatória Brasil Estados Unidos. Mauro Laviola Vice-Presidente da AEB"

Transcrição

1 Mauro Laviola Vice-Presidente da AEB

2 Definições É uma forma de fazer com que requisitos regulatórios ou padrões privados de diferentes países convirjam e sejam considerados harmonizados, equivalentes ou reconhecidos mutuamente. A busca de acordos de convergência é cada vez mais comum entre os países e instituições privadas definidoras de standards e padrões. A regulamentação, padrões privados, requisitos sanitários, licenças e autorizações são as principais BNTs, por isso acordos de convergência regulatória são importantes para ampliar o acesso a mercado.

3 Exemplos no Brasil Acordo com EUA para o setor de cerâmica Memorandum de Intenções sobre Avaliação da Conformidade entre MDIC e Departamento de Comércio dos EUA.. AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE CONCEITO PROCESSO SISTEMATIZADO, ACOMPANHADO E AVALIADO, DE FORMA A PROPICIAR ADEQUADO GRAU DE CONFIANÇA DE QUE UM PRODUTO, PROCESSO OU SERVIÇO, OU AINDA UM PROFISSIONAL, ATENDE A REQUISITOS PRÉ-ESTABELECIDOS EM NORMAS E REGULAMENTOS TÉCNICOS COM O MENOR CUSTO PARA A SOCIEDADE. OBJETIVO INFORMAR E PROTEGER O CONSUMIDOR QUANTO A SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE. PROPICIAR CONCORRÊNCIA JUSTA E ESTIMULAR A MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE DOS BENS.

4 Importância da cooperação para o Brasil Facilitação do acesso ao mercado americano via redução de custos e tempo para o atendimento de normas ou regulamentos técnicos dos EUA ao evitar duplicidade na realização de testes de laboratórios no Brasil ou no exterior, envio de amostras, dupla certificação de produtos, entre outros procedimentos ligados à exportação para o mercado americano. Disseminação de informações aos produtores, distribuidores e exportadores brasileiros sobre procedimentos e exigências técnicas necessárias para acessar ao mercado dos EUA e potencial projeto de capacitação para exportação de produtores brasileiros.

5 Importância da cooperação para o Brasil A cooperação com países desenvolvidos busca ainda promover a adoção de padrões mais rígidos no Brasil, ainda que voluntários, de forma a aumentar a qualidade e a segurança dos produtos brasileiros para os consumidores e melhorar a imagem do produto brasileiro no mercado internacional, sem impactar os custos daqueles produtos que ainda não estão prontos para atender tais padrões.

6 Formas de cooperação Convergência de normas voluntárias, regulamentos técnicos ou processos de avaliação da conformidade de cada país para um padrão comum ou equivalente, sempre baseado em normas internacionais, visando ao reconhecimento mútuo entre as entidades do Brasil e dos EUA. A cooperação pode igualmente ocorrer no desenvolvimento conjunto de novas normas voluntárias ou regulamentos compulsórios, incluindo a troca de informações e experiências entre os órgãos públicos e entidades privadas. Por fim, o governo apoia o reconhecimento de ensaios e testes realizados por laboratórios acreditados em ambos os países, facilitando o processo de certificação.

7 Resultados até o momento Mesa redonda (março/2015) com participação do MDIC, Departamento de Comércio (DoC), Inmetro, BNT, órgãos reguladores americanos e setores privados. Ampla discussão que definiu uma agenda de trabalho setorial para a evolução do tema. Assinatura de Protocolo bilateral no setor de cerâmicas (março/2015) entre a ANFACER e a sua congênere americana TCNA com objetivo de convergir e obter reconhecimento mútuo de padrões utilizados por ambas as partes. A cooperação encontra-se em fase de comparação de resultados de testes laboratoriais e consulta formal interna aos associados para definição dos requisitos essenciais de cada parte.

8 Resultados até o momento Assinado acordo entre a BNT, o Inmetro e a ANSI para o desenvolvimento de um portal conjunto que disponibilizará informações de ambos os países sobre normas, regulamentos e processos de avaliação de conformidade. As partes estão engajadas, discutindo questões de tradução e estruturação do portal. Assinatura de Memorando de Intenções sobre convergência regulatória. Trata-se de acordo que busca estruturar a cooperação bilateral em convergência regulatória entre Brasil e Estados Unidos, conforme agenda definida em conjunto entre os países por ocasião da visita do Ministro Armando Monteiro a Washington, em fevereiro de 2015.

9 O memorando prevê ações de cooperação nas seguintes vertentes: Ações setoriais para a convergência regulatória (normas, regulamentos e ensaios laboratoriais): Busca promover o reconhecimento mútuo entre padrões, evitando a duplicidade de certificação e testes laboratoriais no comércio bilateral. O memorando estabelece a cooperação entre os governos no sentido de identificar setores, definir cronogramas de trabalho e difundir casos de sucesso. Cooperação em troca de informações para o desenvolvimento de novos padrões.

10 O memorando prevê ações de cooperação nas seguintes vertentes: Estímulo à expansão da rede de laboratórios acreditados em ambos os países. Promoção de padrões internacionais para a acreditação de laboratórios e reconhecimento de avaliação de conformidade. Discussões sobre padrões internacionais : Promover discussões sobre a definição de padrões internacionais, hoje inexistente no âmbito da OMC.

11 Setores de interesse do Brasil Os setores inicialmente selecionados para cooperação e pelos quais houve demanda do setor privado brasileiro são: 1. Cerâmica (porcelanato) 2. Máquinas e equipamentos 3. Refrigeradores 4. Eletroeletrônicos 5. Luminárias 6. Têxteis

12 Setores de interesse do Brasil Há casos de interesse em convergência regulatória (cerâmica e refrigeradores); casos de cooperação em troca de informações e experiências para o desenvolvimento de padrões nacionais (têxteis); ou cooperação para reconhecimento de ensaios e testes realizados no Brasil por certificadores dos EUA (eletroeletrônicos, luminárias e máquinas e equipamentos).

13 Setores de interesse dos EUA Os setores que tem sido enfatizados pelos EUA como prioritários são: 1. Tecnologias verdes na área de construção 2. Tecnologias de resposta automática de demanda em redes elétricas 3. Medidores inteligentes 4. Sistemas de comunicação para energia elétrica

14 Setores de interesse dos EUA Como ainda estão em fase de desenvolvimento dessas tecnologias no Brasil, a ideias dos EUA é avançar na cooperação de troca de experiências, desenvolvimento de mercado, investimentos e questões de regulação e regulamentação de mercado no Brasil. Estes temas envolvem uma ampla gama de atores públicos e privados, além do MDIC.

15 Facilitação de Comércio MDIC / DOC Em Março de 2015, foi firmado o Memorando de Intenções sobre Facilitação de Comércio entre Brasil e Estados Unidos. As ações focarão especificadamente no desenvolvimento dos respectivos sistemas de Janela Única e na implantação das medidas previstas no Acordo de Facilitação de Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ambos os países se encontram em estágios similares de desenvolvimento dos seus sistemas de Janela Única. O intercâmbio de informações contribuirá para o aumento do conhecimento técnico das partes envolvidas no desenvolvimento dos novos sistemas.

16 Facilitação de Comércio MDIC / DOC Os dois países também têm a intenção de identificar setores industriais que poderiam se beneficiar de um aumento do comércio bilateral decorrente da implantação dos seus respectivos sistemas de JanelaÚnica. A participação do setor privado é reconhecida como essencial pelos governos de ambas as partes, sendo a base para as ações prioritárias e iniciativas de cooperação bilateral numa abordagem setorial. O Memorando de Intenções sobre Facilitação Comercial consiste em um compromisso entre os governos do Brasil e EUA para cooperar em iniciativas de modernização e facilitação de comércio.

17 Facilitação de Comércio MDIC / DOC O principal objetivo do memorando é apoiar medidas prioritárias de facilitação comercial que tragam benefícios para o governo e para o setor privado em termos de aumento na eficiência e de redução de custos e tempo nas transações de comércio bilateral aumentando a previsibilidade, transparência e por consequência, o fluxo bilateral de comércio. Na visita presidencial de julho de 2015, houve a reafirmação do Memorando de Intenções.

18 Facilitação de Comércio MDIC / DOC Houve ainda a ratificação do interesse em cooperar para a construção de seus respectivos sistemas de Single Windows, especialmente por meio do compartilhamento de experiências e boas práticas. Atualmente, colabora-se na definição do plano de trabalho para cooperar bilateralmente para a implementação de ações de facilitação de comércio com vistas à redução de gargalos no comércio exterior bilateral.

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil Aline Cristine Garcia de Oliveira Pesquisadora-Tecnologista do Inmetro Agenda Sobre o Inmetro

Leia mais

Estratégias para a Normalização de seus Produtos. Avaliação da Conformidade Compulsória e Voluntária e Regulamentos Técnicos

Estratégias para a Normalização de seus Produtos. Avaliação da Conformidade Compulsória e Voluntária e Regulamentos Técnicos Estratégias para a Normalização de seus Produtos Avaliação da Conformidade Compulsória e Voluntária e Regulamentos Técnicos São Paulo, 23 de fevereiro de 2015 PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de

Leia mais

Marcio Damasceno Inmetro/Dqual: Diretoria da Qualidade São Paulo, 02 de agosto de 2012

Marcio Damasceno Inmetro/Dqual: Diretoria da Qualidade São Paulo, 02 de agosto de 2012 Marcio Damasceno Inmetro/Dqual: Diretoria da Qualidade São Paulo, 02 de agosto de 2012 Sumário Contextualização Apresentações Inmetro Eletrobras Gestão Técnica Grupos de Trabalho Específicos Dúvidas e

Leia mais

Marcio Damasceno Inmetro/Dqual: Diretoria da Qualidade

Marcio Damasceno Inmetro/Dqual: Diretoria da Qualidade Marcio Damasceno Inmetro/Dqual: Diretoria da Qualidade São Paulo, 25 de outubro de 2013 O Inmetro e a Avaliação da Conformidade Principais Atividades Metrologia Científica e Industrial Metrologia Legal

Leia mais

7º Congresso Simepetro. A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade do Setor Produtivo Nacional

7º Congresso Simepetro. A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade do Setor Produtivo Nacional 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade do Setor Produtivo Nacional São Paulo, 20 de maio de 2015 PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação

Leia mais

III Fórum da Qualidade Automotiva. Qualidade e Certificação na Cadeia de Produção e Distribuição Automotiva O Ponto de Vista do Inmetro

III Fórum da Qualidade Automotiva. Qualidade e Certificação na Cadeia de Produção e Distribuição Automotiva O Ponto de Vista do Inmetro III Fórum da Qualidade Automotiva Qualidade e Certificação na Cadeia de Produção e Distribuição Automotiva O Ponto de Vista do Inmetro São Paulo, 21 de setembro de 2015 Paulo Coscarelli Diretor Substituto

Leia mais

9ª reunião do CBTC Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio 08/03/2017, no Rio de Janeiro

9ª reunião do CBTC Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio 08/03/2017, no Rio de Janeiro 9ª reunião do CBTC Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio 08/03/2017, no Rio de Janeiro Temas tratados: Iniciativas do Governo em temas ambientais: Regulamento sobre Declaração Ambiental de

Leia mais

Cobertura de, aproximadamente, 7% do PIB mundial

Cobertura de, aproximadamente, 7% do PIB mundial São Paulo Brasil I Outubro 2015 Comércio e Investimento Comércio e Investimento Acordos comerciais em vigor Acordos comerciais assinados, que ainda não entraram em vigor Acordos de Cooperação em Investimento

Leia mais

ANEXO DECLARAÇÃO PRESIDENCIAL DOS PAÍSES DA ALIANÇA DO PACÍFICO E DO MERCOSUL

ANEXO DECLARAÇÃO PRESIDENCIAL DOS PAÍSES DA ALIANÇA DO PACÍFICO E DO MERCOSUL ANEXO DECLARAÇÃO PRESIDENCIAL DOS PAÍSES DA ALIANÇA DO PACÍFICO E DO MERCOSUL Plano de Ação de Puerto Vallarta entre os países da Aliança do Pacífico e do MERCOSUL Com o objetivo de complementar e ampliar

Leia mais

Seminário de Barreiras Técnicas ao Comércio. Iniciativas de Convergência Regulatória

Seminário de Barreiras Técnicas ao Comércio. Iniciativas de Convergência Regulatória Seminári de Barreiras Técnicas a Cmérci Iniciativas de Cnvergência Regulatória DEPARTAMENTO DE NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR- SECEX Cnvergência Regulatória Cntext Tendência

Leia mais

ABINEE TEC às Exportações

ABINEE TEC às Exportações ABINEE TEC 2007 O Superando Barreiras Técnicas às Exportações com a ajuda do Inmetro Rogerio Corrêa São Paulo, 24 de Abril de 2007 Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial

Leia mais

Sumário. Visão Geral do Programa Brasileiro de OEA

Sumário. Visão Geral do Programa Brasileiro de OEA PARTE 1: Sumário Visão Geral do Programa Brasileiro de OEA PARTE 2: Projeto Piloto Estrutura Administrativa Centro OEA Lançamento do módulo OEA-Segurança Próximos Passos Quem são os Operadores Econômicos?

Leia mais

A Rede de Serviços SIBRATEC em Biocombustíveis. Eduardo Cavalcanti INT/LACOR Coordenador. Florianópolis, 11 de julho de 2016

A Rede de Serviços SIBRATEC em Biocombustíveis. Eduardo Cavalcanti INT/LACOR Coordenador. Florianópolis, 11 de julho de 2016 A Rede de Serviços SIBRATEC em Biocombustíveis Eduardo Cavalcanti INT/LACOR Coordenador Florianópolis, 11 de julho de 2016 Serviços RSBIOCOM Serviços Técnicos Especializados STEs Serviços Tecnólogicos

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E AUDITORES DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS. Campinas, 08 de novembro de 2011

CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E AUDITORES DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS. Campinas, 08 de novembro de 2011 CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E AUDITORES DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS Campinas, 08 de novembro de 2011 Avaliação da Conformidade Nívea Maria Vicentini, DSc. Pesquisadora Embrapa Gado de

Leia mais

Diretrizes da Nova Política de Comércio Exterior Medidas para Ampliar a Competitividade

Diretrizes da Nova Política de Comércio Exterior Medidas para Ampliar a Competitividade Diretrizes da Nova Política de Comércio Exterior Medidas para Ampliar a Competitividade Alessandro Golombiewski Teixeira Secretário-Executivo do MDIC Rio de Janeiro, Agosto de 2011 Introdução 1 Panorama

Leia mais

Diálogos com o Poder Judiciário sobre. Comércio Exterior. Produtos Nacionais e Importados: A Igualdade de Atuação e Fiscalização do Inmetro

Diálogos com o Poder Judiciário sobre. Comércio Exterior. Produtos Nacionais e Importados: A Igualdade de Atuação e Fiscalização do Inmetro Diálogos com o Poder Judiciário sobre Produtos Nacionais e Importados: A Igualdade de Atuação e Fiscalização do Inmetro São Paulo, 20 de agosto de 2013 LEONARDO ROCHA Chefe Substituto da Divisão de Regulamentação

Leia mais

Programa Brasileiro de Certificação em Sistema de Gestão da Responsabilidade Social

Programa Brasileiro de Certificação em Sistema de Gestão da Responsabilidade Social Programa Brasileiro de Certificação em Sistema de Gestão da Responsabilidade Social Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Recife, 30/06/2010 Inmetro Missão Promover a qualidade de vida do cidadão e

Leia mais

ETIQUETAGEM PARA SISTEMAS DE RUMOS DOS PROGRAMAS DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL. Etiquetagem: Aluizio Ribeiro Gonçalves. Alexandre Novgorodcev *

ETIQUETAGEM PARA SISTEMAS DE RUMOS DOS PROGRAMAS DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL. Etiquetagem: Aluizio Ribeiro Gonçalves. Alexandre Novgorodcev * RUMOS DOS PROGRAMAS DE ETIQUETAGEM PARA SISTEMAS DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL Etiquetagem: Instrumento de Políticas Públicas Alexandre Novgorodcev * Aluizio Ribeiro Gonçalves Belo Horizonte, Jun 2010 Sumário

Leia mais

PROJETOS ESTRUTURANTES. COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS EM CONCESSÕES E PPPs.

PROJETOS ESTRUTURANTES. COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS EM CONCESSÕES E PPPs. PROJETOS ESTRUTURANTES COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS EM CONCESSÕES E PPPs. AGENDA 1 2 3 4 5 Missão Contexto Benefícios Escopo Cronograma MISSÃO Desenvolver

Leia mais

Reunião Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio Caso: Setor Têxtil e de Confecção

Reunião Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio Caso: Setor Têxtil e de Confecção Reunião Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio Caso: Setor Têxtil e de Confecção Perfil do Setor Pesquisa Barreiras Técnicas Diálogo Convergência Regulatória - EUA Perfil do Setor PERFIL DO

Leia mais

Perspectivas para a economia brasileira nos próximos anos

Perspectivas para a economia brasileira nos próximos anos Perspectivas para a economia brasileira nos próximos anos Perspectivas para a indústria e para as exportações Ministro Marcos Pereira Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Brasília, 19 de

Leia mais

Seminário - Fontes Renováveis de Energia na

Seminário - Fontes Renováveis de Energia na Seminário - Fontes Renováveis de Energia na Aviação Requisitos, it controle da qualidade d e o processo de certificação de bioquerosene Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro São José dos Campos, 09/06/2010

Leia mais

BARREIRAS TÉCNICAS E CERTIFICAÇÃO

BARREIRAS TÉCNICAS E CERTIFICAÇÃO BARREIRAS TÉCNICAS E CERTIFICAÇÃO Reinaldo Wacha Divisão de Superação de Barreiras Técnicas - DISBT Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro TÓPICOS 1. Inmetro 2. Acordo TBT /

Leia mais

Workshop sobre cadeias de valor da Biodiversidade UNCTAD OTCA

Workshop sobre cadeias de valor da Biodiversidade UNCTAD OTCA Workshop sobre cadeias de valor da Biodiversidade UNCTAD OTCA Roteiro do WS Introdução sobre a Iniciativa de Biocomercio Objetivos do WS Agenda Resultados Esperados UNCTAD: papel e funções Organismo das

Leia mais

COMO REGISTRAR E CONSULTAR UMA BARREIRA NO SISTEMA PARA OUTROS USUÁRIOS:

COMO REGISTRAR E CONSULTAR UMA BARREIRA NO SISTEMA PARA OUTROS USUÁRIOS: COMO REGISTRAR E CONSULTAR UMA BARREIRA NO SISTEMA PARA OUTROS USUÁRIOS: No módulo para OUTROS USUÁRIOS do SEM Barreiras, também é possível registrar uma medida que impacte exportações brasileiras, por

Leia mais

para Produtos para Saúde

para Produtos para Saúde Programas de Avaliação da Conformidade para Produtos para Saúde São Paulo, 07 de junho de 2011 Andréia Quintana Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade Diretoria da Qualidade Inmetro Quem Somos

Leia mais

O Papel do Governo e do INMETRO no Apoio às s Empresas para adequação ao Regulamento REACH

O Papel do Governo e do INMETRO no Apoio às s Empresas para adequação ao Regulamento REACH O Papel do Governo e do INMETRO no Apoio às s Empresas para adequação ao Regulamento REACH Rogerio Corrêa Divisão de Superação de Barreiras Técnicas São Paulo, 14 de Maio de 2009 Instituto Nacional de

Leia mais

RDC Nº 32, DE 29 DE MAIO DE 2007

RDC Nº 32, DE 29 DE MAIO DE 2007 página 1/6 RDC Nº 32, DE 29 DE MAIO DE 2007 D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 01 de junho de 2007 Versão Republicada 01.06.2007 RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 32, DE 29 DE

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Simpósio Novas Fronteiras Farmacêuticas nas Ciências da Regulamentação, Tecnologia e Sistema da Qualidade

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Simpósio Novas Fronteiras Farmacêuticas nas Ciências da Regulamentação, Tecnologia e Sistema da Qualidade AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ANVISA Simpósio Novas Fronteiras Farmacêuticas nas Ciências da Regulamentação, Tecnologia e Sistema da Qualidade Dirceu Barbano Diretor-Presidente Brasília, 25

Leia mais

Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Inmetro

Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Inmetro Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Inmetro São Paulo, 14 de julho de 2015 Leonardo Machado Rocha Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade

Leia mais

PRODIST Atualização da regulação para as distribuidoras

PRODIST Atualização da regulação para as distribuidoras PRODIST Atualização da regulação para as distribuidoras Carlos Alberto C. Mattar Assessor SRD/ANEEL Rio de Janeiro - RJ 12 de agosto de 2008 1 de 16 Índice Motivações para edição de um módulo específico

Leia mais

2º Workshop Técnico Qualinstal Gás

2º Workshop Técnico Qualinstal Gás 2º Workshop Técnico Qualinstal Gás Inspeção das instalações de gases combustíveis: histórico nos cenários nacional e internacional Alberto José Fossa Motivação Sociedade em crescimento... Necessidade de

Leia mais

Workshop: ESTRATÉGIAS PARA A NORMALIZAÇÃO. Fiesp

Workshop: ESTRATÉGIAS PARA A NORMALIZAÇÃO. Fiesp Workshop: ESTRATÉGIAS PARA A NORMALIZAÇÃO Fiesp São Paulo 23 de Fevereiro de 2015 ABNT ISO OMC/TBT Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT Fundada em 1940 Associação privada, sem fins lucrativos

Leia mais

RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO

RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 17.12.2012 COM(2012) 765 final RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO Revisão da Diretiva 2009/125/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de outubro

Leia mais

Fórum da Qualidade Automotiva IQA

Fórum da Qualidade Automotiva IQA Fórum da Qualidade Automotiva IQA Qualidade e certificação na cadeia de produção e distribuição automotiva São Paulo, 15/09/2014 Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade Missão do Inmetro Prover

Leia mais

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR

PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR A maior participação do Brasil no comércio global passa por uma logística eficiente e pela melhoria do ambiente interno de negócios, o que exige a modernização dos nossos

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E SEGURANÇA DE PRODUTOS. Proposta de transformação do Inmetro

AGÊNCIA NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E SEGURANÇA DE PRODUTOS. Proposta de transformação do Inmetro AGÊNCIA NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E SEGURANÇA DE PRODUTOS Proposta de transformação do Inmetro Problema A atual estruturação dos organismos púbicos federais não oferece as condições ideais nem

Leia mais

A ELETROBRAS e as Redes Inteligentes. abineetec 30/03/2011

A ELETROBRAS e as Redes Inteligentes. abineetec 30/03/2011 A ELETROBRAS e as Redes Inteligentes abineetec 30/03/2011 AGENDA 1. Nossas Diretrizes 2. A nossa visão estratégica 3. Grandes desafios 4. Conclusões Nossas Diretrizes Planejamento Estratégico Fonte: Eletrobras

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO

SANEAMENTO BÁSICO NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO workshop SANEAMENTO BÁSICO NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO Como estimular o aumento da cobertura dos serviços de saneamento básico no país? Luiz Antonio de Oliveira Júnior Especialista em Regulação

Leia mais

Painéis de Engenharia 11ª ed. O Futuro da Segurança Contra Incêndio

Painéis de Engenharia 11ª ed. O Futuro da Segurança Contra Incêndio Painéis de Engenharia 11ª ed. O Futuro da Segurança Contra Incêndio Certificação de Segurança Contra Incêndio no Brasil Vladson Athayde - UL UL and the UL logo are trademarks of UL LLC 2016 Agenda Definição

Leia mais

com base no consenso fundamental alcançado em matérias de cooperação da capacidade produtiva, no âmbito do Plano de Acção para a Cooperação

com base no consenso fundamental alcançado em matérias de cooperação da capacidade produtiva, no âmbito do Plano de Acção para a Cooperação Memorando de Entendimento sobre a Promoção da Cooperação da Capacidade Produtiva do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau) Os Ministérios

Leia mais

CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A LUMINÁRIAS LED PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A LUMINÁRIAS LED PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A LUMINÁRIAS LED PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA (DOCUMENTO COMPLEMENTAR AO REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA) Revisão

Leia mais

5º Congresso Nacional em Auditoria Médica Fortaleza - CE

5º Congresso Nacional em Auditoria Médica Fortaleza - CE 5º Congresso Nacional em Auditoria Médica Fortaleza - CE MISSÃO "Proteger e promover a saúde da população, garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso.

Leia mais

Sistemas Prediais 360 º : A importância na Indústria da Construção. Gustavo Kuster. Rio de Janeiro, 18 de abril de 2018

Sistemas Prediais 360 º : A importância na Indústria da Construção. Gustavo Kuster. Rio de Janeiro, 18 de abril de 2018 Sistemas Prediais 360 º : A importância na Indústria da Construção Gustavo Kuster Rio de Janeiro, 18 de abril de 2018 Diretoria Diretoria de Avaliação de Avaliação da Conformidade (Dconf) Coordenação Assessoria

Leia mais

VIII RIO METROLOGIA. Implantação Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade. Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio, 04/08/2010

VIII RIO METROLOGIA. Implantação Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade. Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio, 04/08/2010 VIII RIO METROLOGIA Implantação Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio, 04/08/2010 Inmetro Principais Atividades Metrologia Científica e Industrial

Leia mais

SEMINÁRIO: " O SETOR DE SAÚDE COMO MODELO

SEMINÁRIO:  O SETOR DE SAÚDE COMO MODELO SEMINÁRIO: " O SETOR DE SAÚDE COMO MODELO PRODUTIVO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO " Painel 1: Acesso à saúde com qualidade - Implantação de uma agenda de longo prazo para o sistema de saúde do país Instituto

Leia mais

Segurança e Conformidade no Comércio Internacional

Segurança e Conformidade no Comércio Internacional Segurança e Conformidade no Comércio Internacional Programa de Operador Econômico Autorizado Consiste na certificação concedida pelas Aduanas aos operadores da cadeia logística internacional que atendem

Leia mais

CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A LUMINÁRIAS LED PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A LUMINÁRIAS LED PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A LUMINÁRIAS LED PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA (DOCUMENTO COMPLEMENTAR AO REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA) Revisão

Leia mais

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento Agenda Contexto O Nordeste Territorial Fórum de Governança da Atividade Econômica Formas de Financiamento Área de atuação do BNB Nordeste: 1.554,4 mil Km 2 Semi-árido: 974,4 mil Km 2 (62,7% do território

Leia mais

Profa. Margarita María Dueñas Orozco

Profa. Margarita María Dueñas Orozco Profa. Margarita María Dueñas Orozco SGA: a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos

Leia mais

O Papel da Acreditação na Confiabilidade dos Inventários de Emissões Marcos Aurélio Lima de Oliveira

O Papel da Acreditação na Confiabilidade dos Inventários de Emissões Marcos Aurélio Lima de Oliveira O Papel da Acreditação na Confiabilidade dos Inventários de Emissões Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação do Inmetro Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

Leia mais

Sistema Nacional de Metrologia

Sistema Nacional de Metrologia Sistema Nacional de Metrologia Devido a necessidade de se criar uma infraestrutura de serviços tecnológicos para atender às necessidades da indústria, do governo e do consumidor, em 11 de dezembro de 1973

Leia mais

Iniciativas do Estado de São Paulo na Obtenção de um Desenvolvimento Sustentável pela Adoção da P+L. Fernando Rei. Presidente

Iniciativas do Estado de São Paulo na Obtenção de um Desenvolvimento Sustentável pela Adoção da P+L. Fernando Rei. Presidente Iniciativas do Estado de São Paulo na Obtenção de um Desenvolvimento Sustentável pela Adoção da P+L Fernando Rei Presidente - Companhia de Tecnologias de Saneamento Ambiental Histórico Importantes realizações

Leia mais

Perspectivas do Comércio Exterior Brasileiro

Perspectivas do Comércio Exterior Brasileiro Reunião de Diretoria e Conselhos da Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB Perspectivas do Comércio Exterior Brasileiro Secretária de Comércio Exterior Ministério da Indústria, Comércio Exterior

Leia mais

GENICES SISTEMA DE ROTULAGEM AMBIENTAL COORDENADO INTERNACIONALMENTE

GENICES SISTEMA DE ROTULAGEM AMBIENTAL COORDENADO INTERNACIONALMENTE GENICES SISTEMA DE ROTULAGEM AMBIENTAL COORDENADO INTERNACIONALMENTE Guy Ladvocat Fevereiro de 2010 GEN QUEM É: Associação sem fins lucrativos de organizações de rotulagem ambiental do tipo I. Refere-se

Leia mais

Estratégias do Governo Federal para disseminação do BIM no Brasil Coronel Washington Luke

Estratégias do Governo Federal para disseminação do BIM no Brasil Coronel Washington Luke Estratégias do Governo Federal para disseminação do BIM no Brasil Coronel Washington Luke Estratégias do Governo Federal para disseminação do BIM no Brasil Coronel Washington Luke 02 OUT 2018 ESTRATÉGIA

Leia mais

TALK SHOW SEGURANÇA EM EDIFICAÇÕES

TALK SHOW SEGURANÇA EM EDIFICAÇÕES TALK SHOW SEGURANÇA EM EDIFICAÇÕES Alfredo Lobo / Marcos A. L. de Oliveira INMETRO ABINEE TEC 2013 4 abril 2013, Anhembi, São Paulo Inmetro Principais Atividades Metrologia Científica e Industrial Metrologia

Leia mais

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS A importância do PBQP-H para as construtoras Arq. Marcos Galindo 12/05/2106 INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA Portaria nº 134, de 18/12/1998, do Ministério do Planejamento e Orçamento Objetivo

Leia mais

Política de Comércio Exterior e o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) Caravana do Exportador - Estado do Paraná 08 a 10 de novembro de 2017

Política de Comércio Exterior e o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) Caravana do Exportador - Estado do Paraná 08 a 10 de novembro de 2017 Política de Comércio Exterior e o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) Caravana do Exportador - Estado do Paraná 08 a 10 de novembro de 2017 POLÍTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR 2 CONCEITO CAMEX POLÍTICA

Leia mais

Quem são os Operadores Econômicos?

Quem são os Operadores Econômicos? Quem são os Operadores Econômicos? São todos os participantes da cadeia logística internacional, tais como: Importadores; Exportadores; Transportadores; Depositários; Despachantes; Entre outros. Operadores

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior. Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC

Portal Único de Comércio Exterior. Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC Portal Único de Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR O que é? Principal iniciativa de

Leia mais

Politica da Qualidade, Contexto actual e Estratégia de Implementação

Politica da Qualidade, Contexto actual e Estratégia de Implementação Politica da Qualidade, Contexto actual e Estratégia de Implementação Apresentado por: Alfredo Sitoe Objectivo Geral da Politica da qualidade Contribuir para a melhoria contínua da qualidade de vida da

Leia mais

Cenário da Metrologia Nacional: Demandas e Oportunidades

Cenário da Metrologia Nacional: Demandas e Oportunidades Cenário da Metrologia Nacional: Demandas e Oportunidades João Alziro Herz da Jornada Presidente do Inmetro O contexto onde se insere a Metrologia: Ferramentas técnicas básicas para o desenvolvimento, provendo

Leia mais

O Brasil de hoje e perspectivas para o futuro na visão do MDIC

O Brasil de hoje e perspectivas para o futuro na visão do MDIC O Brasil de hoje e perspectivas para o futuro na visão do Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul Marcos Pereira Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Caxias do Sul, 02

Leia mais

A Importância da Normalização na Economia Nacional. 27 junho 2017

A Importância da Normalização na Economia Nacional. 27 junho 2017 A Importância da Normalização na Economia Nacional 27 junho 2017 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas; - Desenvolver instituições

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior

Portal Único de Comércio Exterior Portal Único de Comércio Exterior Renato Agostinho da Silva Diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX Secretaria de Comércio Exterior -SECEX Ministério da Indústria, Comércio Exterior

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Tendências, Metas, Desafios e Oportunidades WASTE EXPO BRASIL São Paulo, 22/11/2016 DADOS GERAIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL POPULAÇÃO População 2010 (1) : 190.755.799

Leia mais

Mobilidade elétrica: novos desafios para a Regulação. Vitor Santos Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2013

Mobilidade elétrica: novos desafios para a Regulação. Vitor Santos Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2013 Mobilidade elétrica: novos desafios para a Regulação Vitor Santos Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2013 Agenda 1. Enquadramento geral 2. Um novo paradigma tecnológico 3. Organização do setor 4. Desafios

Leia mais

3 Avaliação da acreditação e certificação de produtos: modelo conceitual

3 Avaliação da acreditação e certificação de produtos: modelo conceitual 3 Avaliação da acreditação e certificação de produtos: modelo conceitual Este capítulo descreve o modelo conceitual proposto para avaliar os impactos que resultam da certificação de produtos realizada

Leia mais

ESCOPO E M[ETODOS INSPEÇÃO ACREDITADA DE PROJETOS DE ENGENHARIA E DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA

ESCOPO E M[ETODOS INSPEÇÃO ACREDITADA DE PROJETOS DE ENGENHARIA E DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA ESCOPO E M[ETODOS INSPEÇÃO ACREDITADA DE PROJETOS DE ENGENHARIA E DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Local: Sao Paulo, 22/11/2018 Revisão 00 JEFFERSON CARVALHO

Leia mais

Ciência Regulatória: a regulação como instrumento de fomento às pesquisas de novas tecnologias em saúde. Brasília, 22/06/2016

Ciência Regulatória: a regulação como instrumento de fomento às pesquisas de novas tecnologias em saúde. Brasília, 22/06/2016 Ciência Regulatória: a regulação como instrumento de fomento às pesquisas de novas tecnologias em saúde. JARBAS BARBOSA Diretor-Presidente ANVISA Brasília, 22/06/2016 A ANVISA Primeira Agência da área

Leia mais

Qualidade da Regulação Análise de Impacto Regulatório. Ivan Camargo SRD

Qualidade da Regulação Análise de Impacto Regulatório. Ivan Camargo SRD Qualidade da Regulação Análise de Impacto Regulatório Ivan Camargo SRD Brasília DF Julho de 2011 Sumário Introdução. O processo decisório na Aneel. Exemplo de AIR: Projeto Piloto da Aneel Medição Eletrônica.

Leia mais

Seminário Internacional Desafios Globais da Produção e Consumo Sustentáveis. Painel II: Perspectivas Nacionais

Seminário Internacional Desafios Globais da Produção e Consumo Sustentáveis. Painel II: Perspectivas Nacionais Seminário Internacional Desafios Globais da Produção e Consumo Sustentáveis Painel II: Perspectivas Nacionais PROJETOS - Compras Sustentáveis pela Inovação e por uma economia Verde e Inclusiva Inova CPS

Leia mais

A regulação do setor energético em Portugal e os seus desafios

A regulação do setor energético em Portugal e os seus desafios A regulação do setor energético em Portugal e os seus desafios VIII Conferência Anual da RELOP São Tomé 2 e 3 de setembro de 2015 Alexandre Silva Santos Agenda 1. Harmonização regulatória regional e europeia

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio Barreiras Técnicas ao Comércio Juliana Ghizzi Pires DEPARTAMENTO DE NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR- SECEX Sistema Multilateral de Comércio Sistema Multilateral de Comércio Pós

Leia mais

A ACREDITAÇÃO COMO SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE REGULAÇÃO DO ESTADO A perspetiva do IPQ enquanto Autoridade Notificadora

A ACREDITAÇÃO COMO SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE REGULAÇÃO DO ESTADO A perspetiva do IPQ enquanto Autoridade Notificadora A ACREDITAÇÃO COMO SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE REGULAÇÃO DO ESTADO A perspetiva do IPQ enquanto Autoridade Notificadora Ricardo Fernandes, Vogal do CD do IPQ 31 de janeiro de 2017 IPQ- Instituto Português

Leia mais

Barreiras técnicas, sanitárias e fitossanitárias sob a perspectiva do setor privado

Barreiras técnicas, sanitárias e fitossanitárias sob a perspectiva do setor privado DEREX Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior Barreiras técnicas, sanitárias e fitossanitárias sob a perspectiva do setor privado José Augusto Corrêa Diretor Titular Adjunto DEREX Department

Leia mais

Projetos para os municípios Motivação

Projetos para os municípios Motivação PROJETOS Projetos para os municípios Motivação A FNP é referência na interlocução com os municípios, envolvendo diretamente os prefeitos e prefeitas na coordenação política dos projetos. Por isso, é constantemente

Leia mais

Resolução CITDigital nº 03/2018, de 17 de julho de 2018

Resolução CITDigital nº 03/2018, de 17 de julho de 2018 Resolução nº 03/2018, de 17 de julho de 2018 Aprova o Plano de Trabalho Anual para o período 2018-2019. O Comitê Interministerial para a Transformação Digital, no uso das atribuições que lhe confere o

Leia mais

A Agenda Aduaneira de Facilitação do Comércio Exterior

A Agenda Aduaneira de Facilitação do Comércio Exterior A Agenda Aduaneira de Facilitação do Comércio Exterior ENAEX Rio de Janeiro, 23 de novembro de 206 TÓPICOS ACORDO DE BALI pendências O PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR - perspectivas OPERADOR ECONÔMICO

Leia mais

Impacto orçamentário na despesa com pessoal e encargos em 2017

Impacto orçamentário na despesa com pessoal e encargos em 2017 Propostas para Implementação da Carreira da Autarquia Especial - INMETRO Propõe-se redução de 6 para 3 cargos no Plano de Carreiras e Cargos INMETRO: Nível Superior: Especialista em Regulação de Metrologia,

Leia mais

Aspectos técnicos da etiquetagem de pneus. Gustavo Kuster Chefe de Divisão, Diretoria da Qualidade, Inmetro Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2012

Aspectos técnicos da etiquetagem de pneus. Gustavo Kuster Chefe de Divisão, Diretoria da Qualidade, Inmetro Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2012 Aspectos técnicos da etiquetagem de pneus Gustavo Kuster Chefe de Divisão, Diretoria da Qualidade, Inmetro Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2012 Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) Gustavo Kuster

Leia mais

BNDES - Apoio às MPMEs

BNDES - Apoio às MPMEs BNDES - Apoio às MPMEs ABIGRAF - SP 14 de maio de 2009 Quem somos Fundado em 20 de junho de 1952; Empresa pública de propriedade integral da União Federal; Principal fonte de crédito de longo prazo; Apoio

Leia mais

Portal Único de Comércio Exterior

Portal Único de Comércio Exterior Portal Único de Comércio Exterior Renato Agostinho da Silva Diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Ministério da Indústria, Comércio Exterior

Leia mais

Estratégia Nacional BIM BR com enfoque na capacitação. Prof. Eduardo Toledo Santos (USP)

Estratégia Nacional BIM BR com enfoque na capacitação. Prof. Eduardo Toledo Santos (USP) Estratégia Nacional BIM BR com enfoque na capacitação Prof. Eduardo Toledo Santos (USP) Estratégia Nacional BIM BR com enfoque na capacitação Prof. Eduardo Toledo Santos (USP) Histórico Memorando de Entendimento

Leia mais

a. NORMALIZAÇÃO/REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA

a. NORMALIZAÇÃO/REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA a. NORMALIZAÇÃO/REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA ADEQUAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO COMPULÓRIA DE COLCHÕE E COLCHONETE 1. ÁREA Qualidade 2. UBÁREA Normalização/Regulamentação Técnica 3. TIPO DE 4. NOME DO TECNOLÓGICO 5.

Leia mais

Renato Alencar Porto Brasília 23, de junho, de 2016

Renato Alencar Porto Brasília 23, de junho, de 2016 Desafios e Estratégias adotadas pela ANVISA para promover a convergência regulatória internacional e facilitar a inserção de produtos brasileiros em mercados de interesse. Renato Alencar Porto Brasília

Leia mais

NORMALIZAÇÃO/REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA

NORMALIZAÇÃO/REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA NORMALIZAÇÃO/REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA ADEQUAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE ADAPTADORES DE PLUGUES E TOMADAS 1. ÁREA Qualidade 2. SUBÁREA Normalização/Regulamentação Técnica 3. TIPO DE SERVIÇO Aperfeiçoamento

Leia mais

OBJETIVO GERAL DA AGÊNCIA

OBJETIVO GERAL DA AGÊNCIA OBJETIVO GERAL DA AGÊNCIA O OBJETIVO GERAL DA ABDI É ARTICULAR, COORDENAR E PROMOVER A EXECUÇÃO DA PITCE EM INTERAÇÃO COM OS DIVERSOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E COM A INICIATIVA PRIVADA. INSTITUCIONALIDADE CDE

Leia mais

Confi ança. Segurança. Num

Confi ança. Segurança. Num Confi ança. Segurança. Num mundo globalizado, onde novos produtos e serviços surgem dia após dia, o consumidor procura se cercar de garantias antes de exercer seu direito de consumir. E, para dar à sociedade

Leia mais

Acordos de Reconhecimento Mútuo

Acordos de Reconhecimento Mútuo Acordos de Reconhecimento Mútuo Acordos de Reconhecimento Mútuo... O que é isso? E como eles podem facilitar o Comércio Internacional? Vejamos: O Acordo de Reconhecimento Mútuo, ou MRA (Mutual Recognition

Leia mais

SECRETARIADO EXECUTIVO DA PARCERIA ESPECIAL CABO VERDE UNIÃO EUROPEIA CONVERGENCIA TECNICA E NORMATIVA COM A UNIAO EUROPEIA

SECRETARIADO EXECUTIVO DA PARCERIA ESPECIAL CABO VERDE UNIÃO EUROPEIA CONVERGENCIA TECNICA E NORMATIVA COM A UNIAO EUROPEIA SECRETARIADO EXECUTIVO DA PARCERIA ESPECIAL CABO VERDE UNIÃO EUROPEIA CONVERGENCIA TECNICA E NORMATIVA COM A UNIAO EUROPEIA Breve apresentação dos fundamentos e das reflexões que levaram à decisão de convergir

Leia mais

Regulamentação da ANEEL sobre Medição Inteligente

Regulamentação da ANEEL sobre Medição Inteligente Regulamentação da ANEEL sobre Medição Inteligente Paulo Henrique S. Lopes Superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição SRD/ANEEL São Paulo - SP 29 de setembro de 2010 1/20 Agenda Objeto da

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores PROJETO DE PARECER

PARLAMENTO EUROPEU Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores PROJETO DE PARECER PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores 20.1.2015 2014/2228(INI) PROJETO DE PARECER da Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores dirigido

Leia mais

2.10 Inovação e Produtividade

2.10 Inovação e Produtividade 2.10 Inovação e Produtividade Por que Inovação e Produtividade? A produtividade é o aspecto determinante da competitividade que mais depende da ação da própria indústria. A empresa pode aumentar sua produtividade

Leia mais

15926/14 jc/pbp/ms 1 DG C 2B

15926/14 jc/pbp/ms 1 DG C 2B Conselho da União Europeia Bruxelas, 21 de novembro de 2014 (OR. en) 15926/14 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Conselho data: 21 de novembro de 2014 COMER 237 PESC 1213 CONOP 115 ECO 169 UD 257 ATO 91 TELECOM

Leia mais