COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidad e II - Valinhos - SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO Unidad e II - Valinhos - SP"

Transcrição

1 11 Sistema Circulatório 1. Use uma das palavras citadas no quadro abaixo para completar as lacunas representadas pelos parênteses de cada alternativa: arterial hematose esqueléticos átrios aumenta fecham venoso ventrículos abrem pulmão venoso a) O coração tem quatro cavidades: o sangue chega ao coração e entra pelos ( ) e sai pelos ( ). Quando as cavidades superiores se contraem, as válvulas entre as cavidades e em cada lado do coração se ( ). Quando os ventrículos se contraem, essas válvulas se ( ). b) Ao se contrair, o coração comunica ao sangue uma pressão chamada pressão ( ). Essa pressão ( ) à medida que o sangue se afasta desse órgão. O sangue das pernas e de outras partes abaixo do coração volta a esse órgão através da contração de músculos ( ). c) Pelo lado direito do coração, chega o sangue ( ). Esse sangue é bombeado para o ( ), onde ocorre a transformação de sangue ( ) em sangue ( ). Esse fenômeno é chamado ( ). 2. Na circulação humana, podemos encontrar sangue venoso (rico em gás carbônico) nos seguintes locais: a) artéria pulmonar e ventrículo esquerdo. b) veia pulmonar e átrio esquerdo. c) artéria pulmonar e ventrículo direito. d) veia pulmonar e átrio esquerdo. 3. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F). Reescreva corretamente as sentenças falsas a. ( ) Artérias trazem sangue de várias partes do corpo para o coração. b. ( ) O ritmo do coração é comandado pelo marca-passo. c. ( ) A passagem de oxigênio do sangue para os tecidos ocorre pelas artérias. d. ( ) As válvulas das veias ajudam o sangue a retornar ao coração. e. ( ) A contração do coração é chamada diástole. f. ( ) Hipertensão é o aumento anormal da pressão arterial. g. ( ) O cigarro causa doenças nos sistemas respiratório e circulatório. h. ( ) O sistema linfático colabora para a defesa do corpo. i. ( ) No enfarte, uma veia que nutre uma parte do coração fica obstruída. 4. Reescreva corretamente as sentenças falsas da questão Uma pessoa teve uma corte em uma artéria e em uma veia do braço. Essa pessoa tem de ser socorrida rapidamente porque corre risco de vida. Isto se deve principalmente ao rompimento da veia ou da artéria? Justifique sua resposta.

2 6. Diferencie veias e artérias quanto: Veias Calibre das paredes Velocidade da Circulação do sangue Flexibilidade das paredes Direção do fluxo Presença de válvulas 7. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero Artérias a) Que números indicam artérias e veias? b) Que números indicam vasos por onde circulam sangue arterial e sangue venoso? c) Que números indicam vasos que participam da circulação pulmonar e da circulação sistêmica? 8. Descreva o significado: a) Sistema circulatório fechado b) Sistema circulatório duplo c) Sistema Circulatório Completo 9. (FUVEST) O sistema circulatório dos vertebrados é constituído por uma complexa rede de vasos sangüíneos distribuída por todo o corpo. a) Que tipo de vaso sangüíneo palpamos quando tomamos a pulsação de uma pessoa? O que significa essa pulsação? b) Descreva como o sangue flui através de uma veia. c) Quais são os vasos do sistema circulatório humano que realizam as trocas entre o sangue e os tecidos do corpo. d) Qual das quatro cavidades do coração humano apresenta parede mais espessa? Por quê? 10. Complete: a) Sangue rico em gás carbônico. b) Elementos figurados do sangue formados na medula óssea. c) Sua principal função está relacionada com a coagulação do sangue. d) Elementos figurados do sangue relacionados com a defesa do organismo. e) Sangue rico em oxigênio. f) Parte líquida do sangue que contém substâncias nutritivas, hormônios e anticorpos. g) Pigmento que confere ao sangue sua cor característica.

3 11 Sistema Circulatório- gabarito 1) a) O coração tem quatro cavidades: o sangue chega ao coração e entra pelos átrios e sai pelos ventrículos. Quando as cavidades superiores se contraem, as válvulas entre as cavidades e em cada lado do coração se fecham. Quando os ventrículos se contraem, essas válvulas se abrem. b) Ao se contrair, o coração comunica ao sangue uma pressão chamada pressão arterial. Essa pressão aumenta à medida que o sangue se afasta desse órgão. O sangue das pernas e de outras partes abaixo do coração volta a esse órgão através da contração de músculos esqueléticos ou estriados c) Pelo lado direito do coração, chega o sangue venoso. Esse sangue é bombeado para o pulmão, onde ocorre a transformação de sangue venoso em sangue arterial. Esse fenômeno é chamado hematose. 2. X a) artéria pulmonar e ventrículo esquerdo. 3. a. ( F) Artérias trazem sangue de várias partes do corpo para o coração. b. (V ) O ritmo do coração é comandado pelo marca-passo. c. (F ) A passagem de oxigênio do sangue para os tecidos ocorre pelas artérias.capilares d. (v ) As válvulas das veias ajudam o sangue a retornar ao coração. e. (F ) A contração do coração é chamada diástole. CHAMADA DE SÍSTOLE f. (V) Hipertensão é o aumento anormal da pressão arterial. g. (V) O cigarro causa doenças nos sistemas respiratório e circulatório. h. (V) O sistema linfático colabora para a defesa do corpo. i. (F) No enfarte, uma veia que nutre uma parte do coração fica obstruída. 4. a. VEIAS trazem sangue de várias partes do corpo para o coração. c. A passagem de oxigênio do sangue para os tecidos ocorre pelos CAPILARES e. A contração do coração é chamada DE SÍSTOLE. i. No enfarte, UMA ARTÉRIA QUE NUTRE O CORAÇÃO FICA OBSTRUÍDA (VASOS CORONARIOS). 5. Veias Calibre das paredes Finos Grossos Artérias Velocidade da Circulação Lento Rápido do sangue Flexibilidade das paredes Paredes rígidas Paredes elásticas Direção do fluxo Chegam ao coração Partem do coração Presença de válvulas Presentes Ausentes 6. O caso mais sério é quando se rompe uma artéria, pois devido ao seu grosso calibre, por ele passa maior quantidade de sangue e mais rápido, logo se perde maior quantidade de sangue no rompimento de artérias.

4 7. a) As artérias estão sendo indicadas pelas setas três e quatro. As veias pelas setas: um dois e cinco. b) O sangue arterial pelos vasos indicados por quatro e cinco. O sangue venoso pelos vasos indicados por um, dois e três. c) Os vasos que participam da circulação pulmonar ou pequena circulação são o três (artéria pulmonar) e cinco (veias pulmonares). Fazem parte da circulação sistêmica ou grande circulação os vasos indicados por um, dois (ambos são as veias cavas) e quatro (artéria aorta). 8. a) Sistema circulatório fechado Onde o sangue passa dentro de vasos sanguíneos b) Sistema circulatório duplo onde o sangue passa duas vezes pelo coração c) Sistema Circulatório Completo onde não ocorre a mistura entre o sangue arterial e venoso. 9. a) Palpamos uma artéria para verificar a pulsação de uma pessoa. A pulsação é o resultado da dilatação arterial por causa do fluxo sangüíneo que foi impulsionado pela sístole do ventrículo esquerdo do coração. b) O fluxo sangüíneo é intensificado pela ação da musculatura esquelética que pressiona suas paredes e por válvulas que impedem o retorno do sangue aos tecidos. c) Os vasos que realizam as trocas entre o sangue e os tecidos do corpo são: capilares, arteríolas e vênulas. d) O ventrículo esquerdo possui a parede mais espessa, pois é a câmara cardíaca que impulsiona o sangue arterial para a circulação corpórea ou sistêmica. 10. a. venoso b. hemácias c. plaquetas d. leucócitos e. arterial f. plasma g. hemoglobina

5 12 Sistema Endócrino I Observe a figura ao lado e responda: 1) Indique o nome da glândula, seus hormônios e suas respectivas funções: A: hormônio Função hormônio Função hormônio Função hormônio Função B: hormônio Função hormônio Função C: hormônio Função D: hormônio Função hormônio Função E: hormônio Função hormônio Função F: hormônio Função hormônio Função G: hormônio Função 2. O pâncreas é um órgão que desempenha funções de glândula exócrina e endócrina. a) Quais são as diferenças nas funções das glândulas exócrinas e das glândulas endócrinas? b) Que função é desempenhada pelo pâncreas durante a digestão? c) Quais são os hormônios liberados pelo pâncreas? Qual a função desse órgão no sistema endócrino? 3. O que significa glicosúria? Qual é a glândula que controla esta dosagem? 4. Testes Marque a alternativa correta em cada questão que se segue: A. Se uma pessoa leva um susto, seus vasos sanguíneos se contraem (fica branca) e seu coração acelera os batimentos (dispara). Isto acontece por que:

6 a) as glândulas adrenais liberam no sangue uma grande quantidade de adrenalina b) o pâncreas libera no sangue uma grande quantidade de insulina c) o pâncreas libera no duodeno uma grande quantidade de suco pancreático d) as glândulas sudoríparas se contraem repentinamente e) a hipófise libera no sangue uma grande quantidade de hormônio gonadotrópico B. A reabsorção de água pelos rins regula a osmorregularidade do sangue, graças à ação de um hormônio produzido pela hipófise. Esse hormônio é: a) testosterona. b) progesterona c) estrógeno d) hormônio antidiurético. e) hormônio luteinizante. C. O hormônio ADH atua sobre os túbulos renais promovendo absorção de água do filtrado glomerular. A deficiência na secreção desse hormônio faz com que a pessoa produza a) muita urina e de cor clara b) muita urina e de cor escura c) pouca urina e de cor clara d) pouca urina e de cor escura e) quantidade normal de urina D. Uma pessoa apresenta o seguinte quadro de sintomas: eliminação de grande volume de urina, sede e desidratação. Exames clínicos revelaram alteração hormonal, tratando-se de: a) aumento do hormônio testosterona, produzido pela adrenal, que levou a um aumento na reabsorção de água pelos rins. b) diminuição do hormônio progesterona, produzido pela hipófise, que levou a um aumento na reabsorção de água pelos rins. c) aumento do hormônio antidiurético, produzido pela adrenal, que levou a uma diminuição na reabsorção de água pelos rins. d) diminuição do hormônio antidiurético, produzido pela hipófise, que levou a uma diminuição na reabsorção de água pelos rins. e) aumento do hormônio antidiurético, produzido pela hipófise, que levou a um aumento na reabsorção de água pelos rins. E. Na puberdade, ocorrem alterações morfofisiológicas e comportamentais, no homem e na mulher. Tais alterações decorrem da ação hormonal que determina o aparecimento dos caracteres sexuais secundários. Os hormônios responsáveis por tais alterações são, respectivamente, a) ACTH e ADH. b) Progesterona e Luteinizante. c) Progesterona e Estrógeno. d) Luteinizante e Testosterona. e) Testosterona e Estrógeno. F. Qual das glândulas endócrinas relacionadas a seguir precisa de iodo como matéria prima? a) hipófise b) adrenais c) tireóidea

7 d) ovários e) testículos G. Um paciente adulto procurou um endocrinologista porque estava com baixo peso, metabolismo basal muito alto, nervosismo e globo ocular saliente (exoftalmia). A disfunção hormonal que poderia ser responsável pelo quadro apresentado pelo paciente envolve: a) o pâncreas. b) a paratireóide. c) a adrenal. d) a tireóidea. e) a supra-renal. H. Associe corretamente as duas colunas relacionando os hormônios e sua ação principal e assinale a alternativa que traz a seqüência correta dos números. 1) Ocitocina 2) Tiroxina 3) Insulina 4) Adrenalina 5) Progesterona ( ) desenvolve a parede uterina para a implantação do ovo e mantém a gravidez; ( ) contrai a musculatura uterina; ( ) eleva a pressão arterial; ( ) controla a glicose no sangue; ( ) eleva o metabolismo basal. a) 5, 4, 1, 3 e 2; b) 1, 5, 4, 3 e 2; c) 5, 1, 4, 3 e 2; d) 1, 4, 2, 3 e 5; e) 5, 1, 2, 3 e 4.

8 12 1) A : glândula hipófise Hormônio Crescimento (GH) Função promove o crescimento do corpo até o final da puberdade Hormônio prolactina Função desenvolvimento das glândulas mamárias e produção do leite Hormônio FSH (folículo estimulante) Função relaciona-se com o ciclo menstrual, desenvolvimento dos espermatozóides e produção da testosterona Hormônio LH (luteinizante) Função idem ao FSH, relaciona-se com o ciclo menstrual, desenvolvimento dos espermatozóides e produção da testosterona B: Tireóides Hormônios T3 e T4 (tiroxina) Função regulam o metabolismo C: Paratireóides Hormônio Paratormônio Função regula os níveis de cálcio no sangue D: Adrenais ou suprarenais Hormônio adrenalina Função prepara o organismo para situações de perigo, aumentando a FC e a FR Hormônio cortisol Função auxilia em reparos de lesões, ameniza os efeitos da adrenalina e induz o fígado a transformar glicogênio em glicose. E: Pâncreas Hormônio Insulina controla a taxa excessiva de glicose transformando-a em glicogênio Função controla a taxa excessiva de glicose no sangue transformando-a em glicogênio Hormônio Glucagon Função controla a baixa taxa de glicose no sangue transformando o glicogênio em glicose. F: Ovários Hormônio progesterona Função prepara o útero para uma gravidez Hormônio Estrogênio Função desenvolve as características sexuais femininas G: Testículos Hormônio Testosterona Função desenvolve as características sexuais masculinas. 2. a) glândulas exócrinas produzem e secretam substâncias para cavidades de órgãos ocos ou para fora do corpo. Glândulas endócrinas são responsáveis pela produção e liberação de hormônios, que são lançados na corrente sanguínea. b) Durante a digestão o pâncreas desempenha sua função exócrina de liberar para o intestino delgado o suco pancreático. c) Como glândula endócrina, o pâncreas secreta e libera os hormônios: insulina e glucagon.estes hormônios regulam a quantidade de glicose no sangue. 3. Glicosúria é a presença de glicose na urina. A glândula que controla esta dosagem é o Pâncreas. 4. A a B d C a D d E e F c G d H c Sistema Endócrino I- gabarito

9 13 Sistema Endócrino II 1) Leia o texto com atenção e responda as questões: Texto Esteróides anabolizantes: as bombas Texto disponível em http// Acesso em 04 sett.2011 Os esteróides anabolizantes mais conhecidos apenas com o nome de anabolizantes, são drogas relacionadas ao hormônio masculino Testosterona fabricada pelos testículos. Os anabolizantes possuem vários usos clínicos, nos quais sua função principal é a reposição da testosterona nos casos em que por algum motivo patológico tenha ocorrido um déficit. Além desse uso médico, eles têm a propriedade de aumentar os músculos e por esse motivo são muito procurados por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparência física. (...) Alguns dos principais efeitos do abuso dos esteróides anabolizantes são: tremores, acne severa, retenção de líquidos, dores nas juntas, aumento da pressão sanguínea, HDL baixo (a forma boa do colesterol), icterícia e tumores no fígado. No homem: os testículos diminuem de tamanho, a contagem de espermatozóides é reduzida, impotência, infertilidade, calvície, desenvolvimento de mamas, dificuldade ou dor para urinar e aumento da próstata. Na mulher: crescimento de pelos faciais, alterações ou ausência de ciclo menstrual, aumento do clitóris, voz grossa, diminuição de seios. No adolescente: maturação esquelética prematura, puberdade acelerada levando a um crescimento raquítico. O abuso de anabolizantes pode causar ainda uma variação de humor incluindo agressividade e raiva incontroláveis que podem levar a episódios violentos. a) O que são esteróides anabolizantes? b) Qual a indicação médica para o uso de esteróides anabolizantes? c) Por que as pessoas fazem uso dessas substâncias sem que elas tenham sido prescritas por um médico? d) Tendo em vista a origem dos esteróides anabolizantes, explique os efeitos desse tipo de drogas nas mulheres. e) De acordo com os textos, vale a pena melhorar o desempenho e a aparência física a custa dos esteróides anabolizantes? Por quê?

10 2. (UFABC/2009- modificada ) Leia a tirinha: Enquanto o futuro não chega, diabéticos controlam a glicemia através de injeções diárias de insulina ou mesmo através de controle alimentar associado a práticas esportivas. glicemia, foram feitas as seguintes afirmações: Sobre os hormônios pancreáticos que atuam na I. O pâncreas produz a insulina e também a adrenalina que possui ação antagônica. II. A insulina liga-se a receptores presentes na membrana das células, permitindo que a glicose atravesse a membrana para ser depositada. III. O glucagon tem efeito inverso ao da insulina, aumentando a glicemia, pois atua estimulando a transformação do glicogênio em glicose. IV. A adrenalina transforma a insulina em glucagon a fim de ser armazenada no fígado De acordo com as informações contidas na tirinha e nas afirmações, pode-se esperar que esteja correto apenas o que se afirma em a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. 3. Diferencie diabetes tipo 1 e diabetes tipo Por que o exame de urina é utilizado para o controle de diabetes melito? 5. Quais os sintomas de Diabetes? 6. Testes: A) Observe as assertivas a seguir, relativas a alguns hormônios com o seu respectivo efeito principais: I - PROLACTINA: Estimula a produção de leite nas glândulas mamárias. II - TESTOSTERONA: Estimula os caracteres primários femininos. III - ADRENALINA: Aumenta a pressão arterial e o ritmo cardíaco. São assertivas corretas somente: a) I b) I e II c) II e III d) I e III B) Observe o desenho a seguir, que representa um corpo humano com a indicação de algumas glândulas: A disfunção das glândulas indicadas com as letras A, B, C e D pode acarretar, respectivamente, a) nanismo, taquicardia, cretinismo e diabetes. b) cretinismo, bócio, nanismo e diabetes. c) gigantismo, bócio, diabetes e taquicardia. d) nanismo, bócio, taquicardia e diabetes. e) cretinismo, gigantismo, diabetes e taquicardia.

11 13 Sistema Endócrino II- gabarito 1) a) São drogas relacionadas ao hormônio masculino testosterona. b) Seu uso é indicado para a reposição da testosterona em casos nos quais, por algum motivo patológico, tenha ocorrido uma baixa produção desse hormônio. c) Porque essas substâncias têm a propriedade de aumentar os músculos, sendo por esse motivo, muito procuradas pelos atletas ou pessoas que querem melhorar o desempenho e a aparência física. d) Por serem drogas relacionadas ao hormônio masculino testosterona, elas atuam no desenvolvimento das características sexuais masculinas como desenvolvimento de pelos na face, diminuição dos seios, ausência do ciclo menstrual, voz grossa, etc. e) Não vale a pena utilizar essas substâncias, pois elas são extremamente prejudiciais ao organismo. 2) x b) II e III. 3) Diabetes tipo 1 Quando há falha na produção de insulina, principalmente por causa da destruição das células do pâncreas que são produtoras de insulina. Geralmente ataca jovens, e estes deverão controlar essa doença por meio de injeções diárias de insulina para regular o metabolismo da glicose. Diabetes tipo 2 Quando a doença é causada pelo fato de as células adiposas e musculares não serem capazes de absorver a glicose. Geralmente ataca idosos e seu controle é feito à base de medicamentos orais, com ou sem associação de insulina, dieta e exercícios físicos. 4) Esse exame permite verificar se há a presença de glicose na urina, que pode ser um sinal de diabetes melito. 5) Sede excessiva, vontade de urinar diversas vezes, perda de peso, fome exagerada, visão embaçada, muita fadiga. 6) A d B - d

12 14 Sistema reprodutor masculino 1. Quais as funções dos testículos? 2. Quais as principais estruturas do sistema genital masculino? 3. Observe a figura: a. Indique as estruturas numeradas: b. Indique o nome e função das gônadas masculinas. c. Complete: - O armazenamento dos espermatozóides acontece no - O sêmen ou esperma é constituído de, e. - A faz o escoamento da e do sêmen. 4. Qual é a função da glândula bulbouretral? 5. Qual a função da próstata e das vesículas seminais? 6. Numere os parênteses ( de 1 a 7 ), de modo a estabelecer o caminho percorrido pelos espermatozóides até encontrar o óvulo: ( ) vagina ( ) epidídimo ( ) útero ( ) tuba uterina ( ) testículo ( ) uretra ( ) canal deferente 7. Observe o espermatozóide da figura e responda: a. Identifique as estruturas indicadas b. Indique as funções das estruturas 1, 2 e 5 c. Qual a relação da quantidade de mitocôndrias em um espermatozóide com sua mobilidade? 8. Marque a resposta correta nos testes a seguir: A) Os testículos e os canais deferentes, presentes no aparelho reprodutor masculino dos mamíferos, podem ter suas funções comparadas respectivamente com as funções dos seguintes órgãos do aparelho reprodutor feminino: a) útero e ovários. b) ovários e tubas uterinas. c) tubas uterinas e útero. d) vagina e tubas uterinas. e) ovários e vagina. B). Assinale a alternativa que mostra a(s) estrutura(s) compartilhada(s) pelos sistemas excretor e reprodutor de mamíferos machos. a) Os testículos. b) A uretra. c) Os ureteres. d) Os canais deferentes. e) A próstata. C) Os Jogos Olímpicos de 2004, realizados na Grécia, tiveram destaque pelos inúmeros casos de atletas com testes anti-doping positivos. Sobre este assunto, analise as afirmativas a seguir. I. Esteróides anabolizantes são hormônios sintéticos originados da testosterona, hormônio sexual masculino. II. Os esteróides melhoram o desempenho dos atletas, apresentando posteriormente sérios efeitos colaterais. III. O uso continuado dos esteróides pode levar à esterilidade, impotência, lesões no fígado e rins e doenças cardíacas.

13 Assinale a alternativa correta. a) Somente I é verdadeira. b) Somente II é verdadeira. c) Somente III é verdadeira. d) Somente I e II são verdadeiras. e) I, II, III são verdadeiras. D) Nos mamíferos, de modo geral, os testículos ficam alojados no saco escrotal e fora da cavidade abdominal. Essa determinação ou característica biológica está relacionada com o(a): a) peso do saco escrotal. b) sensibilidade a luz pelos testículos c) sensibilidade do processo de produção de espermatozóides a temperaturas acima de 33 C. d) inibição do processo de ejaculação precoce. e) sensibilidade da pele escrotal a uma temperatura de 37ºC. 9. Defina: a. Polução Noturna b. Andropausa 10. Indique as funções dos seguintes hormônios masculinos: a. FSH b. LH c. TESTOSTERONA

14 14 Sistema reprodutor masculino - gabarito 1. Produção dos espermatozóides e de testosterona. 2. Testículos (tubos seminíferos), bolsa escrotal, epidídimo, canal deferente, vesícula seminal, próstata, glândula bulbouretral, pênis e uretra 3. a. 1 canal deferente; 2 pênis; 3 escroto ou bolsa testicular ou escrotal; 4 testículo; 5 próstata. b. testículos; produção de gametas e hormônios c. epidídimo - espermatozóides, líquido seminal, líquido prostático - uretra / urina 4. A glândula bulbouretral fabrica um líquido lubrificante, cuja função é preparar o canal da uretra facilitando a passagem do esperma (controlar o ph). 5. A próstata e as vesículas seminais produzem líquidos que protegem, nutrem e aumentam a mobilidade dos espermatozóides. 6. (5 ) vagina ( 2 ) epidídimo ( 6 ) útero ( 7 ) tuba uterina ( 1 ) testículo ( 4 ) uretra ( 3 ) canal deferente 7. a. 1 acrossomo 2 núcleo 3 parte intermediária mitocôndrias 4 cabeça 5 cauda ou flagelo. b. 1 libera substâncias (enzimas) que romperá a parede do ovócito ajudando a penetração do espermatozóide nele. 2 O núcleo se encontra na cabeça do espermatozóide que contem o material genético (DNA) 5 A cauda ou flagelo que possibilita ao espermatozóide se movimentar até o óvulo. c. As mitocôndrias que se encontram na parte intermediária do espermatozóide fornecem energia necessária a sua locomoção. Logo, quanto maior o número de mitocôndrias, maior energia ao espermatozóide. 8. A) letra b B) letra b C) letra e D) letra c 9. a. Polução Noturna é a ejaculação que ocorre durante o sono, em sua etapa mais profunda. São normais, saudáveis e não causa nenhum mal ao organismo. Com o aumento da freqüência das relações sexuais elas tendem a diminuir e até cessar. b. Andropausa geralmente a partir dos 45 anos ocorre redução da produção de testosterona, o que caracteriza um fenômeno hormonal masculino chamado de andropausa. 10. a e b. FSH e LH produção de testosterona e produção de espermatozóide. c. TESTOSTERONA amadurecimento dos órgãos genitais, promovem o impulso sexual e controla a produção de espermatozóides.

15 15 Sistema reprodutor feminino 1. Quais as funções realizadas pelo sistema reprodutor feminino? 2. Quais as principais estruturas do sistema genital feminino? 3. Observe a figura a. Indique as estruturas numeradas: b. Indique o nome e função das gônadas femininas. c. Complete: - Onde ocorre o processo da ovulação? - Onde ocorre o processo da fecundação? - Onde ocorre o processo da nidação? 4. Sobre a reprodução humana, é correto afirmar que: (marque V ou F). ( ) vagina, útero, ovários e tubas uterinas fazem parte do aparelho reprodutor feminino. ( ) os canais deferentes fazem parte do aparelho reprodutor feminino. ( ) o pâncreas é também responsável pela liberação dos hormônios hipofisários gonadotróficos. ( ) na gravidez, as trocas entre mãe e filho ocorrem através da placenta. 5. Quais as funções da tuba uterina? Qual o sistema de locomoção existente neste local? 6. Quais as partes que constituem a vulva ou pudendo? 7. O que é ovulação? 8. Em que dia do ciclo sexual feminino ocorre a ovulação? 9. O que é menstruação? Quando ela ocorre? 10. O primeiro dia da menstruação de uma específica mulher foi no dia 12 de certo mês. Responda: a. Qual o dia da ovulação? b. Quais os possíveis dias férteis: 11. Sobre o período fértil dos seres humanos: Responda: a. As mulheres e os homens são capazes de se reproduzir desde que nascem? b. O que marca o início do período fértil para as mulheres? E para os homens? Em que etapa da vida ocorre? c. A partir de certa idade, algumas mudanças hormonais podem levar ao fim o período fértil. Que nomes recebem essa fase de mudança nas mulheres e nos homens? 12. Os ovários são órgãos endócrinos. Explique esta afirmação a partir de seus conhecimentos sobre os ovários e o sistema endócrino. 13. Defina: a. célula-ovo b. endométrio c. Fecundação d. Puberdade 14. Marque a resposta correta nos testes a seguir: A) Os hormônios responsáveis pela maior massa muscular nos homens e pela maior gordura e tecido adiposo nas mulheres são, respectivamente: a) Luteinizante e Prolactina. b) Testosterona e Estrógeno. c) Ocitocina e Progesterona. d) Aldosterona e Folículo Estimulante.

16 B) O gráfico abaixo mostra a variação dos níveis de estrógenos e de progesterona durante o ciclo menstrual das mulheres.de acordo com o gráfico, verifica-se que: a) a taxa de estrógenos é mais alta nos dias que precedem a menstruação. b) em todo o ciclo menstrual, os menores níveis de estrógenos e progesterona ocorrem durante a ovulação. c) as taxas de estrógenos e progesterona são altas durante a menstruação. d) durante a menstruação, somente a taxa de estrógenos é baixa. e) a taxa de progesterona aumenta depois da ovulação. C) Recentemente, no Brasil, várias mulheres que tomaram pílula anticoncepcional de uma determinada marca, ficaram grávidas porque os componentes ativos não estavam presentes no produto farmacêutico. Assinale a opção que mostra corretamente quais são esses componentes, os quais atuam inibindo a produção de gonadotrofïnas pela adenohipófise: a) Progesterona e oxitocina. b) Folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH). c) Progesterona e testosterona. d) Prolactina e oxitocina. e) Estrógenos e progestetona.. D) Uma mulher possui ciclo menstrual regular de 28 dias. Se sua próxima menstruação tiver início no primeiro dia do mês, em quais dias deste mês é recomendado que ela não tenha relações sexuais a fim de evitar naturalmente a gravidez? a) Do dia 11 ao dia 17 do mês. b) Apenas no 14º dia do mês, dia da sua ovulação. c) Do dia da menstruação ao 14º dia do mês. d) Do 14º dia do mês até a próxima menstruação. e) Apenas do dia 13 ao dia 15 do mês. E) A interação entre os hormônios gonadotróficos produzidos pela hipófise e os hormônios produzidos pelos ovários determina o ciclo menstrual das mulheres. Em relação a estes hormônios, assinale a alternativa correta. a) O FSH (hormônio folículo estimulante) é produzido no ovário e tem a função de estimular a produção do óvulo. b) O hormônio estrógeno, produzido pela hipófise, tem a função de desenvolver o endométrio para melhor fixação do óvulo fecundado. c) O hormônio progesterona, produzido pelo ovário, tem a função de estimular o endométrio a produzir substâncias e de manter o endométrio desenvolvido. d) O LH (hormônio luteinizante) é produzido no ovário e tem a função de desenvolver o endométrio para melhor fixação do óvulo fecundado. e) O LH (hormônio luteinizante) é produzido na hipófise e tem a função de estimular a produção do óvulo. F) Um dos hormônios do parto que estimulará a produção láctea é a) Ocitocina. b) Insulina. c) Prolactina. d) Adrenalina. e) Testosterona. G) Logo após a nidação do ovo humano, o embrião começa a produzir um hormônio que estimula os ovários a continuar produzindo estrógeno e progesterona, de modo a manter o espessamento do endométrio. Esse hormônio é a) a testosterona. b) a prolactina.

17 c) o hormônio luteinizante- LH d) a gonadotrofina coriônica - HCG. e) o hormônio folículo estimulante - FSH 15. Observe o esquema que representa parte do sistema reprodutor feminino. Horas após a ejaculação, vários espermatozóides percorrem o útero e se dirigem para uma das tubas uterinas. a. Quais são os fenômenos ocorridos em I, II, III, respectivamente? b. Se caso não ocorresse a fecundação o que aconteceria?

18 15 Sistema reprodutor feminino - gabarito 1.As funções são: a. Produção dos gametas femininos óvulos b. Produção de hormônios femininos estrógeno e progesterona c. Encaminhamento dos espermatozóides d. Condições de fecundação e. Alojamento do embrião 2. Pudendo ou vulva, vagina, útero, tubas uterinas e ovários. 3. a. 1 - topo do útero; 2 útero (corpo do útero); 3 endométrio; 4 ovário; 5 colo do útero; 6 vagina. b. ovários; produção de gametas e hormônios ovarianos c. Ovulação ocorre nos ovários Fecundação ocorre nas tubas uterinas Nidação ocorre no útero 4. ( V ) vagina, útero, ovários e tubas uterinas fazem parte do aparelho reprodutor feminino. ( F ) os canais deferentes fazem parte do aparelho reprodutor feminino. ( F ) o pâncreas é também responsável pela liberação dos hormônios hipofisários gonadotróficos. ( V ) na gravidez, as trocas entre mãe e filho ocorrem através da placenta 5. Condução do ovócito até o útero, através dos cílios de suas paredes (locomoção). 6. Grandes lábios, pequenos lábios, clitóris e abertura da vagina e da uretra. 7. A ovulação é a saída do óvulo maduro do ovário. 8. No 14º dia a partir do primeiro dia da menstruação. 9. É a etapa do ciclo menstrual no qual as camadas internas do útero (endométrio) se desprendem e saem pela vagina. Ocorre cerca de duas semanas após a ovulação, caso não haja a fecundação. 10. a. dia 26 b. do dia 21 ao dia a. Não, seus órgãos reprodutores e células ainda não estão maduros para isso. b. Para as mulheres, a primeira menstruação chamada menarca; para os homens, a ejaculação. Esses eventos ocorrem na puberdade de ambos. c. Em mulheres ocorre a menopausa, geralmente a partir dos 45 anos, em homens, por volta dos 50 anos, a andropausa. 12. Os ovários são órgãos endócrinos porque produzem os hormônios progesterona e estrógeno e os liberam na corrente sanguínea. 13. a. célula-ovo célula resultante da união entre os gametas sexuais masculinos e femininos. É a primeira célula do embrião, chamada também de zigoto. b. endométrio é o revestimento esponjoso do útero c. Fecundação Fertilização ou fecundação é o encontro entre o gameta feminino (óvulo) e o gameta masculino (espermatozóide), e resulta na célula-ovo. d. Puberdade Início da fase de transição da vida infantil para a vida adulta. 14. A) letra b. D) letra a G) letra d B) letra e. E) letra c C) letra e F) letra c 15. a. I ovulação II fecundação III Nidação ou implantação b. Se caso não ocorresse a fecundação ocorreria a menstruação.

19 16 Gravidez e parto 1. O que se entende por gravidez? 2. Durante as primeiras fases do desenvolvimento do embrião, formam-se algumas estruturas que muito contribuem para seu desenvolvimento, que são denominadas de anexos embrionários. Indique-as e relate suas funções. 3. Por que o leite materno é importante? 4. Momentos antes do nascimento, o útero começa a se contrair de maneira rítmica, com intervalos cada vez mais curtos. Atua um hormônio chamado. 5. São nove meses de expectativa! Durante a gestação a barriga cresce, a mãe se prepara para o nascimento da criança. Enumere a seqüência de fatos durante o parto natural. ( ) o cordão umbilical é cortado ( ) o feto sai pela vagina ( ) ocorre no local a formação do umbigo ( ) o colo do útero se dilata ( ) ocorre o rompimento da bolsa amniótica ( ) o bebê ativa seu sistema respiratório através do choro ( ) o útero começa a se contrair ritmicamente em intervalos cada vez mais curtos. 6. Descreva: a. Espermatozóide b. Óvulo c. Célula ovo d. Fecundação e. Nidação 7. Preencha a tabela: Órgão Função Corpo feminino Corpo masculino Local onde ocorre a nidação e o desenvolvimento normal do feto Eliminação da urina Presente Presente (mulheres) e esperma e urina (homens) Local onde ocorre a fecundação testículos Glândulas responsáveis pela produção de progesterona e estrgênio Vesículas seminais

20 Unidade II - Valinhos - SP 16 Gravidez e parto gabarito 1. Entende-se por gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões dentro do organismo feminino que normalmente tem duração de 39 semanas contadas após o último ciclo menstrual. Para que a gravidez ocorra é necessário que o óvulo seja fecundado por um espermatozóide e que estes sejam identificados pelo organismo materno. 2. Os anexos embrionários são: Placenta estabelece a comunicação entre o feto e a mãe. Ocorre via cordão umbilical, e há troca de gases, nutrientes e excretas. Líquido Amniótico O embrião fica imerso neste líquido que o protege contra choques mecânicos. 3. Além de ser excelente alimento, ele passa para a criança substâncias de defesa. 4. Ocitocina 5. ( 5 ) o cordão umbilical é cortado ( 4) o bebê sai pela vagina ( 6 ) ocorre no local a formação do umbigo ( 2) o colo do útero se dilata ( 3 ) ocorre o rompimento da bolsa amniótica ( 7) o bebê ativa seu sistema respiratório através do choro ( 1 ) o útero começa a se contrair ritmicamente em intervalos cada vez mais curtos. 6. a. Espermatozóide gameta sexual masculino b. Óvulo gameta sexual feminino. Também chamadode ovócito c. Célula ovo A célula-ovo é o resultado da união entre o ovócito e o espermatozóide d. Fecundação é a união entre os gametas. Geralmente ocorre na tuba uterina. e. Nidação é a implantaçãodo embrião na parede interna do útero 7. Órgão Função Corpo feminino Corpo masculino Útero Local onde ocorre a nidação e Presente Ausente o desenvolvimento normal do feto Uretra Eliminação da urina Presente Presente (mulheres) e esperma e urina (homens) Tuba uterina Local onde ocorre a Presente Ausente fecundação Testículos Produção de espermatozóides Ausente Presente e testosterona Ovários Glândulas responsáveis pela Presente Ausente produção de progesterona e estrogênio Vesículas seminais Produção de líquidos que nutrem, protegem e aumentam a mobilidade dos espermatozóides Ausente Presente

Sistema Endócrino. Móds 33 e 34. Prof. Rafa

Sistema Endócrino. Móds 33 e 34. Prof. Rafa Sistema Endócrino Móds 33 e 34 Prof. Rafa Hipófise Hipófise Anterior ou Adenoipófise Hipófise Posterior ou Neuroipófise Hormônios da Adenoipófise: GH (Crescimento) ou (STH) Somatotrófico: formação óssea

Leia mais

Sistema Endócrino. Móds 56 ao 58 Biologia B Prof. Rafa

Sistema Endócrino. Móds 56 ao 58 Biologia B Prof. Rafa Sistema Endócrino Móds 56 ao 58 Biologia B Prof. Rafa Epitélio Glandular: produção e eliminação de secreções Tipos: Exócrinas: canal de saída lacrimais, mamárias, sudoríparas Endócrinas: sem canal de saída

Leia mais

Cap. 12 Reprodução Humana. Prof. Tatiana Novembro / 2018

Cap. 12 Reprodução Humana. Prof. Tatiana Novembro / 2018 Cap. 12 Reprodução Humana Prof. Tatiana Novembro / 2018 Adolescência e Puberdade Adolescência: transição entre a infância e a vida adulta. Puberdade: período inicial da adolescência, o qual ocorrem mudanças

Leia mais

2) Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões. C) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?.

2) Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões. C) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?. Professor: Altemar Santos. Exercícios sobre os sistemas urinário (excretor), reprodutores masculino e feminino e fecundação para o 8º ano do ensino fundamental. 1) Analise o esquema: Identifica-se pelas

Leia mais

Regulação hormonal 15/11/2018. Regulação hormonal. Glândula pineal

Regulação hormonal 15/11/2018. Regulação hormonal. Glândula pineal Regulação hormonal Regulação hormonal Sistema endócrino Manutenção da homeostasia Hormônios Substâncias (proteicas ou lipídicas) transportadas pelos sangue até as células ou tecido- alvo; Especificidade;

Leia mais

Fisiologia Animal sistema endócrino

Fisiologia Animal sistema endócrino Fisiologia Animal sistema endócrino Biologia Frente 2 Aulas 55 a 60 Diler Inspire-se Quem define a hora do nascimento? Inspire-se O que faz a mãe produzir leite e amamentar? Inspire-se Como nos tornamos

Leia mais

Exercícios de Revisão do 4º Bimestre 2013

Exercícios de Revisão do 4º Bimestre 2013 GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF SUBSECRETARIA DE SUPORTE EDUCACIONAL DO DF GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 Exercícios de Revisão do 4º Bimestre 2013

Leia mais

Glândulas exócrinas e endócrinas

Glândulas exócrinas e endócrinas Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas Tipos de Glândulas Glândulas exócrinas: liberam sua secreção fora do corpo ou dentro de uma cavidade.ex: Glândulas salivares, sudoríparas, sebáceas,...

Leia mais

Ano Lectivo 2009/2010

Ano Lectivo 2009/2010 Ano Lectivo 2009/2010 Feito por: Carlos Grilo Caracteres sexuais primários e secundários.3 Sistema reprodutor masculino.4 Sistema reprodutor feminino.5 Ciclo ovário.5 Ciclo uterino.7 Fecundação 9 Caracteres

Leia mais

Glândulas endócrinas:

Glândulas endócrinas: Sistema Endócrino Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Hormônios: Substâncias informacionais distribuídas pelo sangue. Eles modificam o funcionamento

Leia mais

Prof. Leonardo F. Stahnke 29/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos

Prof. Leonardo F. Stahnke 29/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Glandular Compreende as glândulas endócrinas (que produzem hormônios, que são liberados na corrente sanguínea, agindo sobre célulasalvo)

Leia mais

Diplofase. Haplofase

Diplofase. Haplofase Prof. Bruno Uchôa Diplofase Haplofase O sexo de um indivíduo é determinado, geneticamente, de acordo com os cromossomas sexuais que se encontram no ovo. As estruturas masculinas e femininas desenvolvem-se

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento 8 e os 12 anos secundários

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. adolescência 9 e os 15 anos nascimento. 8 e os 12 anos secundários primários

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. adolescência 9 e os 15 anos nascimento. 8 e os 12 anos secundários primários Conteúdo: Carateres Sexuais FICHA DE TRABALHO 1 adolescência 9 e os 15 anos nascimento 8 e os 12 anos secundários primários comportamento psicológicas puberdade Os caracteres sexuais estão presentes desde

Leia mais

Então, os hormônios são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo. Qualquer variação de dosagem hormonal no

Então, os hormônios são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo. Qualquer variação de dosagem hormonal no SISTEMA ENDÓCRINO Sistema Endócrino O homem apresenta em seu organismo várias glândulas endócrinas (glândulas que secretam hormônios para dentro do sangue). Hormônios são substâncias químicas que equilibram

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 8º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

a) Fecundação é a união do óvulo com o espermatozóide e ocorre no útero. d)...

a) Fecundação é a união do óvulo com o espermatozóide e ocorre no útero. d)... EXERCICIO DE REVISÃO (8º ano ) Data: 17-10-17 1)Reescreva as frases com afirmações falsas, corrigindo-as. a) Fecundação é a união do óvulo com o espermatozóide e ocorre no útero. b) O útero se liga aos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 8º Ensino Fundamental Professora: Raquel Lara Ciências Atividades para Estudos Autônomos Data: 7 / 8 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Sistema Reprodutor Humano. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Sistema Reprodutor Humano. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Prof. Daniele Duó O sistema reprodutor humano possui uma série de órgãos e estruturas que permitem a realização da reprodução sexuada. Reprodução sexuada: Reprodução

Leia mais

RESUMO: SISTEMA ENDÓCRINO

RESUMO: SISTEMA ENDÓCRINO RESUMO: SISTEMA ENDÓCRINO Boa parte do funcionamento de nosso corpo depende da comunicação entre as células por meio mensageiros químicos (hormônios) que viajam pelo sangue: Os hormônios (do grego Hormon

Leia mais

Aluno(a): N o : Turma:

Aluno(a): N o : Turma: Querido(a) aluno(a), Os assuntos trabalhados neste Estudo Autônomo estão relacionados aos conteúdos do Sistema Endócrino (Capítulo 14) e do Sistema Genital (Capítulo 15) do seu livro didático. Antes de

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR. Profª Talita Silva Pereira

SISTEMA REPRODUTOR. Profª Talita Silva Pereira SISTEMA REPRODUTOR Profª Talita Silva Pereira O sistema reprodutor masculino é formado: Testículos Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra. Pênis e Escroto Glândulas anexas: próstata, vesículas

Leia mais

Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino. Professora: Karin

Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino. Professora: Karin Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino Professora: Karin Função? O sistema reprodutor feminino é o responsável por desempenhar toda a trajetória de reprodução, desde a ovulação até a expulsão do bebê

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO . Em situação de desnutrição proteica severa, a pressão osmótica do plasma sanguíneo fica abaixo do normal e, consequentemente, ocorrera acúmulo de líquido intersticial nos tecidos periféricos do organismo

Leia mais

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes;

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Reprodução Humana Reprodução Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Ocorre a reprodução sexuada. Na mulher os órgãos sexuais são os ovários, que produzem os óvulos; no homem, são

Leia mais

Sistemas Humanos. Sistema Genital Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres.

Sistemas Humanos. Sistema Genital Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres. Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Compreende o conjunto de órgãos com função reprodutora, sendo diferente entre homens e mulheres. Hipófise 1 Além da produção de testosterona e androgênio

Leia mais

Sistema reprodutor masculino e feminino: origem, organização geral e histologia

Sistema reprodutor masculino e feminino: origem, organização geral e histologia Sistema reprodutor masculino e feminino: origem, organização geral e histologia CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS TEGUMENTAR, LOCOMOTOR E REPRODUTOR Profa. Msc. Ângela Cristina Ito Sistema reprodutor

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO órgãos hormônios

SISTEMA ENDÓCRINO órgãos hormônios SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo,

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ENDÓCRINO Prof.ª Leticia Pedroso Sistema Endócrino Existem no nosso organismo várias glândulas endócrinas (produzir e secretar hormônios para dentro do sangue). Hormônios: substâncias químicas

Leia mais

Disciplina: Bioquímica Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini

Disciplina: Bioquímica Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Disciplina: Bioquímica Curso: Análises Clínicas 3º. Módulo Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini Do grego: Hormon = estimular Hormônios são substâncias químicas produzidas por um grupo de células

Leia mais

Sistema Endócrino. Prof. Mateus Grangeiro

Sistema Endócrino. Prof. Mateus Grangeiro Sistema Endócrino Prof. Mateus Grangeiro HORMÔNIOS Moléculas mediadoras, liberadas pelas glândulas endócrinas, capazes de conduzir determinada informação entre uma ou mais células. Natureza química variada

Leia mais

ENCCEJA RESUMO. Reprodução e contracepção. Natureza 1

ENCCEJA RESUMO. Reprodução e contracepção. Natureza 1 Reprodução e contracepção RESUMO A reprodução é uma característica dos organismos vivos, que produzem descendentes que contenham os seus genes, fazendo-os semelhantes para perpetuar a vida. Reproduzir

Leia mais

hormônios do sistema genital masculino gônadas masculinas

hormônios do sistema genital masculino gônadas masculinas Gônadas masculinas Os hormônios do sistema genital masculino são produzidos nas gônadas masculinas, muito conhecidas como testículos. São os hormônios que determinam as características sexuais secundárias,

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 2. Prof.ª Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 2. Prof.ª Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Parte 2 https://www.qconcursos.com Prof.ª Daniele Duó Principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: o o o o o o o Hipófise; Hipotálamo; Tireóide; Paratireóide;

Leia mais

É composto por : Sistema reprodutor Vulva (órgão genital externo). Vagina Útero Duas tubas uterinas Tem Dois ovários Função: secretar o óvulo (célula

É composto por : Sistema reprodutor Vulva (órgão genital externo). Vagina Útero Duas tubas uterinas Tem Dois ovários Função: secretar o óvulo (célula É composto por : Sistema reprodutor Vulva (órgão genital externo). Vagina Útero Duas tubas uterinas Tem Dois ovários Função: secretar o óvulo (célula sexual) e abrigar e fornecer condições para o desenvolvimento

Leia mais

O sistema endócrino também é conhecido como sistema hormonal.

O sistema endócrino também é conhecido como sistema hormonal. Sistema endócrino O sistema endócrino também é conhecido como sistema hormonal. O que são hormônios? Hormônios são moléculas químicas que atuam como mensageiros bioquímicos, controlando as atividades de

Leia mais

8. Quando ocorre a produção de calcitonina e paratormônio no organismo? Qual (is) glândula(s) o(s) produz(em)?

8. Quando ocorre a produção de calcitonina e paratormônio no organismo? Qual (is) glândula(s) o(s) produz(em)? CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 13 Sistema Endócrino 8º anos 3º período - 2012 1. Observe a imagem: a) Nomeie as glândulas indicadas pelas setas b) Relacione os seus hormônios 2. Diferencie

Leia mais

Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação

Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação 09 de maio 2016 Sistema Reprodutor NOME: Nº TURMA: Classificação: % Leia com atenção

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Avaliação Contínua 1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Karen Disciplina: Biologia Turma: 3ª Série E. Médio Nome: Nº: Atividade deverá ser entregue em

Leia mais

Sistema Reprodutor 1

Sistema Reprodutor 1 Sistema Reprodutor 1 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO 2 Funções Reprodutivas Espermatogênese: formação do esperma Regulação das funções sexuais masculinas pelos diversos hormônios Ato sexual masculino 3 Anatomia

Leia mais

Glândulas endócrinas:

Glândulas endócrinas: SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre célula alvo Regulação do organismo (homeostase) Hormônios: Substâncias químicas que são produzidas

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Reprodução e Embriologia. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA

Reprodução e Embriologia. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Reprodução e Embriologia. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Ciclo Menstrual Menstruação - fluxo de sangue e restos de mucosa uterina periodicamente eliminados pela vagina. Ciclo Menstrual Menstruação

Leia mais

GLÂNDULAS DEFINIÇÃO TIPOS DE SECREÇÕES. São um conjunto de células especializadas que têm como finalidade produzir secreções.

GLÂNDULAS DEFINIÇÃO TIPOS DE SECREÇÕES. São um conjunto de células especializadas que têm como finalidade produzir secreções. DEFINIÇÃO São um conjunto de células especializadas que têm como finalidade produzir secreções. TIPOS DE SECREÇÕES Hormônios substâncias químicas que vão atuar em locais distantes da sua fabricação, tendo

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR HUMANO. Prof. Me. Cristino Rêgo 8º ANO Ensino Fundamental II

SISTEMA REPRODUTOR HUMANO. Prof. Me. Cristino Rêgo 8º ANO Ensino Fundamental II SISTEMA REPRODUTOR HUMANO Prof. Me. Cristino Rêgo 8º ANO Ensino Fundamental II SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO FUNÇÕES BÁSICAS Produção de gametas (espermatogênese) Produção de hormônio (testosterona) Condução

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Gametogênese. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Gametogênese. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Moléculas, Células e Tecidos https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó - A reprodução sexuada começa com a formação dos gametas, denominado gametogênese. espermatogênese ovulogênese ou ovogênese

Leia mais

http://www.boggiostudios.com/galleries/gallery/pregnancy 1 1- Espermatozoide atravessa a corona radiata. 2- Cabeça do espermatozoide adere à zona pelúcida 3- Reação acrossômica: o conteúdo do acrossomo

Leia mais

Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Novembro 2018 Unidade 1: Reprodução humana

Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Novembro 2018 Unidade 1: Reprodução humana Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Novembro 2018 Unidade 1: Reprodução humana Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique

Leia mais

Profª LETICIA PEDROSO

Profª LETICIA PEDROSO Profª LETICIA PEDROSO É composto por : Dois ovários Sistema reprodutor Duas tubas uterinas Útero Vagina Vulva (órgão genital externo). Tem como função secretar o óvulo (célula sexual) e abrigar e fornecer

Leia mais

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero a) Que números indicam artérias e veias? b) Que números indicam vasos por onde circulam sangue

Leia mais

FECUNDAÇÃO SEGMENTAÇÃO

FECUNDAÇÃO SEGMENTAÇÃO GRAVIDEZ e PARTO FECUNDAÇÃO SEGMENTAÇÃO GASTRULAÇÃO NIDAÇÃO NEURULAÇÃO ORGANOGÊNESE!2 GRAVIDEZ HUMANA 40 semanas. Segmentação (1ª semana). Nidação (final da 1ª semana e 2ª semana). Gastrulação (final da

Leia mais

3.1. Sistema Reprodutor

3.1. Sistema Reprodutor Ciências Naturais 9º ano Unidade 3 Transmissão da vida Os órgãos reprodutores Os sistemas reprodutores e permitem originar novos seres e, assim, perpetuar a espécie. SISTEMAS REPRODUTORES Gónadas Vias

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO Anatomia Genitália externa: pênis e bolsa escrotal; Órgãos reprodutores internos: testículos culos, epidídimos dimos, ductos(deferente, ejaculador e uretra) e as glândulas

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Parte 1 https://www.qconcursos.com Prof.ª Daniele Duó Constituído por um grupo de órgãos, algumas vezes referidos como glândulas endócrinas ou de secreção interna. Estas

Leia mais

Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula.

Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula. Atividade de Estudo - Ciências 5º ano Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula. b) Podemos afirmar que todas as células

Leia mais

SISTEMA GENITAL MASCULINO. Prof. Mateus Grangeiro.

SISTEMA GENITAL MASCULINO. Prof. Mateus Grangeiro. SISTEMA GENITAL MASCULINO Prof. Mateus Grangeiro. SISTEMA GENITAL MASCULINO Funções principais: Produção, armazenamento e maturação dos espermatozoides. Transporte dos espermatozoides até o Sistema Genital

Leia mais

Prof.ª. LETICIA PEDROSO

Prof.ª. LETICIA PEDROSO Prof.ª. LETICIA PEDROSO Sistema reprodutor feminino Vulva (órgão genital externo). Vagina Útero Duas tubas uterinas Tem Dois ovários Função: secretar o óvulo e abriga e fornece condições para o desenvolvimento

Leia mais

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres Unidade 6 Sistema circulatório Adaptado por Ana Mafalda Torres O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema circulatório? O sistema circulatório

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / 1. Cite a função das plaquetas, componente do sangue. Quando há uma baixa quantidade

Leia mais

Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução

Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução Fisiologia: Digestão, Respiração, Circulação, Excreção, Coordenação e Reprodução 1. A figura representa os sistemas digestivos

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO Órgãos endócrinos e suas secreções, alvos e efeitos principais

SISTEMA ENDÓCRINO Órgãos endócrinos e suas secreções, alvos e efeitos principais LOCALIZAÇÃO SISTEMA ENDÓCRINO Órgãos endócrinos e suas secreções, alvos e efeitos principais TIPO QUÍMICO HORMÔNIO ALVO EFEITOS PRINCIPAIS Glândula pineal Glândula Amina Melatonina Desconhecido Controla

Leia mais

Sistema Circulatório. Revisão de conteúdo e novos conceitos 7ª série

Sistema Circulatório. Revisão de conteúdo e novos conceitos 7ª série Sistema Circulatório Revisão de conteúdo e novos conceitos 7ª série Formação do sistema circulatório O sistema Cardiovascular compreende em: Sangue Coração Vasos sanguíneos Funções do sistema Circulatório

Leia mais

d) Um exame de farmácia feito com a urina de uma mulher indicou a presença do hormônio prolactina, o que significa que esta mulher está grávida.

d) Um exame de farmácia feito com a urina de uma mulher indicou a presença do hormônio prolactina, o que significa que esta mulher está grávida. 01)Sobre o processo de reprodução humana, assinale a alternativa correta: a) Alguns métodos contraceptivos hormonais, como a pílula anticoncepcional, são eficientes porque mantêm os níveis hormonais femininos

Leia mais

Gametogênese Ovogênese. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Embriologia molecular

Gametogênese Ovogênese. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Embriologia molecular Gametogênese Ovogênese Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Embriologia molecular Cél germinativa primordial (CGP) CGP Oogônias Inicia antes do nascimento Depois entra em repouso Na puberdade termina a diferenciação

Leia mais

O sistema endócrino. Atividade 67 Os mensageiros químicos: hormônios. Exercícios de Aplicação. Exercícios Propostos. Capítulo

O sistema endócrino. Atividade 67 Os mensageiros químicos: hormônios. Exercícios de Aplicação. Exercícios Propostos. Capítulo Capítulo 23 O sistema endócrino CIÊNCIAS NATURAIS GRUPO 9 CONFLITOS E CONTRADIÇÕES Atividade 67 Os mensageiros químicos: hormônios 01) O sistema endócrino, por meio dos hormônios, participa do controle

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO O Sistema reprodutor masculino é composto por: Dois testículos protegidos numa bolsa escrotal Dois Epidídimo Dois canais deferentes Duas vesículas seminais, Próstata Uretra

Leia mais

Biologia 12º ano Reprodução e manipulação da fertilidade

Biologia 12º ano Reprodução e manipulação da fertilidade Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Biologia 12º ano Reprodução e manipulação da fertilidade Teste de Avaliação Leia atentamente os textos das perguntas, observe as imagens e responda

Leia mais

Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre. Fornecimento e uso de energia

Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre. Fornecimento e uso de energia Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre Fornecimento e uso de energia Observe a imagem a seguir para responder às questões 1, 2 e 3. Questão 1 Se retirarmos metade de nosso fígado, em poucos meses, ele se regenerará

Leia mais

Sistema Endócrino. Atividades

Sistema Endócrino. Atividades Sistema Endócrino Atividades Glândulas endócrinas https://djalmasantos.files.wordpress.com/2010/11/045.jpg?w=500&h=502 Músc. Liso Músc. Estriado 1- Justifique a importância dos efeitos da adrenalina nesses

Leia mais

O humano e o ambiente

O humano e o ambiente Aula 01 O humano e o ambiente O ser humano é formado por um conjunto de células. Um conjunto de células forma os tecidos. Um conjunto de tecidos forma os órgãos. Um conjunto de órgão forma os sistemas.

Leia mais

Introdução. Sistema Urinário. Rim. Rim. A urina é um dos veículos de excreção de substâncias tóxicas e atóxicas.

Introdução. Sistema Urinário. Rim. Rim. A urina é um dos veículos de excreção de substâncias tóxicas e atóxicas. Introdução A urina é um dos veículos de excreção de substâncias tóxicas e atóxicas. Compreende os órgãos formadores da urina (rins) e órgãos destinados à condução (ureteres), reservatório (bexiga) e eliminação

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO Existem três tipos de glândulas no organismo: Glândulas exócrinas, glândulas endócrinas e glândulas mistas.

SISTEMA ENDÓCRINO Existem três tipos de glândulas no organismo: Glândulas exócrinas, glândulas endócrinas e glândulas mistas. SISTEMA ENDÓCRINO Existem três tipos de glândulas no organismo: Glândulas exócrinas, glândulas endócrinas e glândulas mistas. *Glândulas exócrinas: liberam sua secreção fora do corpo ou dentro de uma cavidade.

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA REPRODUÇÃO HUMANA PROF. ESP. DOUGLAS G. PEREIRA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA REPRODUÇÃO HUMANA PROF. ESP. DOUGLAS G. PEREIRA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA PROF. ESP. DOUGLAS G. PEREIRA PARACATU/MG 2018 O INÍCIO DA REPRODUÇÃO HUMANA União dos gametas masculino e feminino. Formação do zigoto. Constituição genética diploide

Leia mais

Biologia - 12º Ano Teste de Avaliação

Biologia - 12º Ano Teste de Avaliação Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º Ano Teste de Avaliação 1. A figura 1 representa um corte de diferentes estruturas do sistema reprodutor masculino. 1.1. Faça

Leia mais

Transmissão da Vida Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução 1.2. Noções básicas de hereditariedade. Ciências Naturais 9ºano

Transmissão da Vida Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução 1.2. Noções básicas de hereditariedade. Ciências Naturais 9ºano Ciências Naturais 9ºano Transmissão da Vida 1.1. Bases morfológicas e 1.2. Noções básicas de hereditariedade A partir da puberdade, as gónadas atingem a maturidade e começam a produzir gâmetas. Ovários

Leia mais

Sistema Reprodutor Humano

Sistema Reprodutor Humano Agradecimento: Ao Professor Paulo Roberto que disponibilizou esta aula: http://pt.slideshare.net/biologia_ PreFederal/aula-sistemareprodutor-14165294 Muito Obrigado! Introdução O sistema reprodutor humano

Leia mais

REPRODUÇÃO HUMANA. Lásaro Henrique

REPRODUÇÃO HUMANA. Lásaro Henrique REPRODUÇÃO HUMANA Lásaro Henrique GAMETOGÊNESE Processo de formação de gametas. Pode ser: Espermatogênese Ovulogênese ESPERMATOGÊNESE Ocorre nos tubos seminíferos,das paredes para a luz de cada tubo. ETAPAS

Leia mais

SISTEMA REPRODUTOR EU BIOLOGIA

SISTEMA REPRODUTOR EU BIOLOGIA SISTEMA REPRODUTOR EU BIOLOGIA Sistema Genital Feminino Ovários: produção de óvulos e hormônios (estrógeno e progesterona) Tuba uterina: durante a ovulação, recolhe o óvulo e conduz até o útero Útero:

Leia mais

Aula: Sistemas Reguladores II. Sistema Endócrino

Aula: Sistemas Reguladores II. Sistema Endócrino Aula: Sistemas Reguladores II Sistema Endócrino PROFESSOR: Brenda Braga DATA:29/05/2014 Sistema Endócrino Formado pelo conjunto de Glândulas Endócrinas Responsáveis pela secreção de hormônios. Apenas algumas

Leia mais

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes;

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Reprodução Humana Reprodução Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Ocorre a reprodução sexuada. Na mulher os órgãos sexuais são os ovários, que produzem os óvulos; no homem, são

Leia mais

AULA 02 - Eixo Hipotálamo-Hipofisário DOTS - JOGO DOS PONTOS

AULA 02 - Eixo Hipotálamo-Hipofisário DOTS - JOGO DOS PONTOS AULA 02 - Eixo Hipotálamo-Hipofisário DOTS - JOGO DOS PONTOS 1. A neuro-hipófise armazena e libera dois hormônios. Quais são estes? a) Hormônio antidiurético (ADH) e folículo estimulante (FSH) b) Prolactina

Leia mais

Reprodução Humana. Página Carateres Sexuais primários nos primeiros anos de vida, o rapaz distingue-se da menina pelos órgãos sexuais.

Reprodução Humana. Página Carateres Sexuais primários nos primeiros anos de vida, o rapaz distingue-se da menina pelos órgãos sexuais. Reprodução Humana Página 133 A reprodução é a função que permite aos seres vivos dar origem a outros seres vivos semelhantes aos progenitores e férteis. A reprodução humana é sexuada, possui órgãos sexuais,

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS

LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): CHRISTIANE FRÓES DATA: / / *A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 8º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 8º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 No Anhanguera você é + PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 8º ALUNO(a): Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO. Hipotálamo Paratireóide

SISTEMA ENDÓCRINO. Hipotálamo Paratireóide INTRODUÇÃO O sistema endócrino é composto por um grupo de tecidos especializados chamados glândulas cuja função é produzir e liberar na corrente sanguínea substâncias chamadas s. Os hormônios são transportados

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA CIRCULATÓRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Rede de tubos pelos quais circulam o sangue e a linfa (vasos sanguíneos e linfáticos, respectivamente).

Leia mais

CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR ESTUDO DIRIGIDO 3

CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR ESTUDO DIRIGIDO 3 CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO SISTEMA REPRODUTOR ESTUDO DIRIGIDO 3 1. (Unir-RO) Sobre a reprodução humana, todos os itens abaixo estão corretos, exceto: a) A fecundação ocorre no útero. b) A espermatogênese

Leia mais

Teste de avaliação Reprodução Humana

Teste de avaliação Reprodução Humana Teste de avaliação Reprodução Humana Antes de começares a responder, lê todas as questões com muita atenção! 1. Para que surja um novo ser, no caso da reprodução sexuada, são necessárias duas células reprodutoras:

Leia mais

Diapositivo 1. RL1 Raquel Lopes;

Diapositivo 1. RL1 Raquel Lopes; Biologia Humana 11º ano Escola Secundária Júlio Dinis Ovar BIOLOGIA HUMANA 11º ano TD Reprodução Humana??? raquelopes 09 raquelopes15@gmail.com RL1 Diapositivo 1 RL1 Raquel Lopes; 05-01-2009 Biologia Humana

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P1-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Identificar as principais mudanças pelas quais o indivíduo passa

Leia mais

Aula 5: Sistema circulatório

Aula 5: Sistema circulatório Aula 5: Sistema circulatório Sistema circulatório Sistema responsável pela circulação de sangue através de todo o organismo; Transporta oxigênio e todos os nutrientes necessários para a manutenção das

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental a

Leia mais

SISTEMA GENITAL FEMININO

SISTEMA GENITAL FEMININO SISTEMA GENITAL FEMININO PROF STUART - BIOLOGIA Anatomia Feminino PROF STUART - BIOLOGIA 1 Anatomia Feminino PROF STUART - BIOLOGIA 1) Anatomia a) Pequenos e grandes lábios: Delimitam a entrada da vagina

Leia mais

Sistema Circulatório. Sistema Circulatório Apresentação: Luciana Ramalho 2017

Sistema Circulatório. Sistema Circulatório Apresentação: Luciana Ramalho 2017 Sistema Circulatório Sistema Circulatório Apresentação: Luciana Ramalho 2017 Funções do sangue Transporte de gases respiratórios; Transporte de nutrientes; Remoção de produtos metabólicos (excretas); Distribuição

Leia mais

Sistema Circulatório. Profª Talita Silva Pereira

Sistema Circulatório. Profª Talita Silva Pereira Sistema Circulatório Profª Talita Silva Pereira Nosso sistema circulatório, como o dos outros vertebrados, é fechado, isto é, o sangue circula sempre dentro dos vasos sanguíneos, bombeado por contrações

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. ANATOMIA DO SISTEMA GENITO URINÁRIO Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. ANATOMIA DO SISTEMA GENITO URINÁRIO Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Sistema genital feminino tem como função secretar o óvulo (célula sexual) e abrigar feto, fornecendo condições para o seu desenvolvimento. É composto

Leia mais

ENDOCRINOLOGIA REPRODUTIVA. M.S. Cássio Cassal Brauner FAEM-UFPel

ENDOCRINOLOGIA REPRODUTIVA. M.S. Cássio Cassal Brauner FAEM-UFPel ENDOCRINOLOGIA REPRODUTIVA M.S. Cássio Cassal Brauner Prof. DZ-FAEM FAEM-UFPel ENDOCRINOLOGIA REPRODUTIVA Endocrinologia é parte das ciências médicas que trata da secreção das glândulas internas (hormônios)

Leia mais

02- Analise a imagem abaixo: Nomeie os órgãos numerados de 1 a 5.

02- Analise a imagem abaixo: Nomeie os órgãos numerados de 1 a 5. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Associe as colunas.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC 200. Período de oferta da disciplina:

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC 200. Período de oferta da disciplina: PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC 200 Curso: Período de oferta da disciplina: Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns (NDC) Programa em vigência

Leia mais

Transporte de nutrientes e oxigénio até às células

Transporte de nutrientes e oxigénio até às células Transporte de nutrientes e oxigénio até às células Sistema Circulatório Apresentação feita por Prof. Mónica Moreira Conceito e função do sistema circulatório O sistema circulatório é responsável pela circulação

Leia mais