Narrativas de Professores Alfabetizadores sobre o PNAIC de Alfabetização Matemática: Desafios e Possibilidades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Narrativas de Professores Alfabetizadores sobre o PNAIC de Alfabetização Matemática: Desafios e Possibilidades"

Transcrição

1 Narrativas de Professores Alfabetizadores sobre o PNAIC de Alfabetização Matemática: Desafios e Possibilidades Edicléia Xavier da Costa 1 GD1 Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O presente artigo é parte de uma pesquisa que se encontra em fase inicial, com o propósito de constituir fontes orais sobre o PNAIC de Alfabetização Matemática, por meio de relatos dos professores alfabetizadores que participaram da formação desse programa no ano de Este será desenvolvido utilizando como procedimento metodológico a Pesquisa Qualitativa, com abordagem da História Oral Temática. As reflexões realizadas pelos professores a respeito dessas fontes orais serão reorganizadas após o término das transcrições e textualizações. Palavras-chave: Alfabetização Matemática; PNAIC; Narrativas; História Oral. Introdução A Matemática é permeada por algumas crenças que influenciam, de maneira considerável, o ensino por parte do professor e a aprendizagem dos alunos. Ao procurar entender a relação existente entre a prática de sala de aula e as crenças dos professores que ensinam matemática, verificou-se que as concepções tidas por eles quanto à natureza da matemática, a aprendizagem e das habilidades de seus alunos influenciavam significativamente na prática pedagógica desses (THOMPSON, 1997). Além disso, de acordo com José Carlos Miguel (2005), muitas investigações feitas nas escolas têm mostrado que pouco se trabalha com Matemática, no início da escolarização, pois os professores priorizam o trabalho com a aquisição da leitura e da escrita. Com isso, a Alfabetização Matemática fica em segundo plano, e muitas vezes, é tratada de forma descontextualizada. Portanto, o desafio para a formação inicial do professor dos anos iniciais está, de acordo com Nacarato, Mengali e Passos (2009), em criar contextos para a apropriação dos fundamentos da matemática de forma integrada às questões pedagógicas. Em relação à formação continuada, essa deve centrar-se na superação de propostas de cursos pautados apenas em sugestões de abordagens práticas para a sala de aula, que pouco têm contribuído para a formação profissional docente. Nesse sentido, há de se pensar em uma formação que viabilize a compreensão dos conceitos teóricos articulados aos metodológicos. 1 Universidade Federal do Paraná, edicleiaxavier@ig.com.br, orientador: Dr. Carlos Roberto Vianna.

2 Nessa perspectiva, é objeto deste estudo a constituição de narrativas sobre o PNAIC de Alfabetização Matemática, a partir das falas de professores alfabetizadores do município de São José dos Pinhais, que participaram desse programa de formação. Neste estudo, pretende-se também: Verificar indícios das orientações do PNAIC de Matemática na prática de professores alfabetizadores. Perceber se os professores alfabetizadores passaram a adotar, em sala de aula, as orientações teóricas e práticas sugeridas pelo PNAIC. O PNAIC de Alfabetização Matemática O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC é um compromisso formal estabelecido entre o governo federal com os estados e municípios brasileiros com objetivo de alfabetizar todos os alunos do ciclo de alfabetização até os 8 anos de idade, principalmente em Língua Portuguesa e em Matemática (BRASIL, 2012). Esse programa atua em quatro eixos fundamentais: Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Gestão, Controle e Mobilidade Social, responsabilizando todos os envolvidos. Nesse trabalho a abordagem do PNAIC será em relação à formação continuada de professores alfabetizadores que atuam nas redes públicas municipais de ensino. Essa formação é conduzida por professores Orientadores de Estudos, que recebem a formação por meio das Instituições de Ensino Superior (IES), através de professores formadores. Nos municípios, os orientadores de estudos é que são os multiplicadores desse programa. Em 2013, o PNAIC se voltou para Alfabetização e Linguagem, trabalhando detalhadamente com conceitos de Língua Portuguesa, para o Ciclo de Alfabetização. Enquanto que em 2014, o foco do PNAIC foi Alfabetização Matemática na perspectiva do Letramento, avançando para os conceitos da área de Matemática, sem desconsiderar a formação do ano anterior. No estado do Paraná (PR), as instituições responsáveis pelas formações dos orientadores de estudos são a Universidade Federal do Paraná, a qual o município de São José dos Pinhais está vinculado, a Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Universidade Estadual de Maringá.

3 Durante o ano de 2014, foram trabalhados com os Orientadores de Estudos, 11 cadernos de formação com as seguintes temáticas: Organização do trabalho pedagógico; Quantificação, registros e agrupamentos; Construção do sistema de numeração decimal; Operações na resolução de problemas; Geometria; Grandezas e medidas; Educação estatística; Saberes matemáticos e outros campos do saber; Educação matemática no campo; Educação matemática inclusiva; Jogos na educação matemática. O PNAIC é um curso presencial de dois anos para os professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, com base no programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos teóricos e atividades práticas para o Ciclo de Alfabetização. (BRASIL, 2013). Por ser tratar de um curso de longa duração, repassado por orientadores de estudos que são professores da rede local e que traz situações que proporcionam ao professor refletir e repensar sobre a sua própria prática, pretende-se ouvir o professor falar sobre suas experiências com o PNAIC, apontando avanços que o programa já proporcionou em relação ao processo de ensino e aprendizagem ou desafios que deverá superar. Breve Referencial Teórico Segundo Thompson (1997), em Matemática, as concepções de professores sobre o conteúdo e seu ensino influenciam consideravelmente em relação à eficiência do trabalho com essa área. Com isso, a formação inicial necessita reconstruir saberes matemáticos de futuros professores com objetivo de revisá-los e ampliá-los, em contextos exploratórios. Neste sentido, os processos de formação de professores têm como desafio valorizar o conhecimento do professor, levando-o a ressignificar permanentemente sua prática e seus saberes, considerando-os como sujeitos do conhecimento, atores que desenvolvem e possuem teorias, conhecimentos e saberes de sua própria ação (TARDIF, 2002). Entretanto, alguns cursos centrados em sugestões de novas abordagens para a sala de aula pouco têm contribuído para a formação profissional docente; é necessário que a prática dos professores seja objeto de discussão. As práticas pedagógicas que forem questionadas, refletidas e investigadas poderão contribuir para as mudanças de crenças e saberes dos professores (NACARATO; MENGALI & PASSOS, 2009).

4 Segundo Ponte (2002), a investigação sobre a própria prática, ajuda os professores a se tornarem protagonistas do processo de ensino, na medida em que participam da construção dos conhecimentos do trabalho docente e do patrimônio cultural do qual fazem parte. Além disso, uma investigação feita por Curi (2004), a respeito dos planos de ensino de universidades, constatou que os conhecimentos de Matemática são pouco enfatizados, mesmo no que se refere aos conteúdos que deverão ser ensinados, nos anos iniciais. Dentre os conhecimentos que os professores dos anos iniciais devem ter, destaco o conhecimento sobre como se dá o ensino de Alfabetização Matemática, na perspectiva do letramento, passando a discorrer sobre esse assunto. Segundo os Direitos de Aprendizagens, a alfabetização pode ser entendida sobre dois aspectos: no sentido stricto a partir da apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e no sentido lato, a qual supõe os conhecimentos sobre as práticas, usos e funções da leitura e da escrita, o que implica o trabalho com todas as áreas curriculares. Dessa forma, a alfabetização, em sentido lato, se relaciona ao processo de letramento, envolvendo as vivências culturais mais amplas (BRASIL, 2012). Sobre essa ótica, definimos a alfabetização matemática, como a ação inicial de ler e escrever matemática, ou seja, de compreender e interpretar seus conteúdos básicos, bem como saber expressar-se através de sua linguagem específica. Como afirma Danyluk (1988), ser alfabetizado em matemática é entender o que se lê e escrever o que se entende a respeito das primeiras noções de aritmética, geometria e lógica. Porém, a Alfabetização Matemática, na perspectiva do Letramento, será entendida como o conjunto das contribuições da Educação Matemática no Ciclo de Alfabetização, para a promoção da apropriação pelos aprendizes de práticas sociais de leitura e escrita de diversos tipos de textos, práticas de leitura e escrita do mundo, não se restringindo ao ensino do Sistema de Numeração e das quatro operações aritméticas fundamentais, contemplando também relações com o espaço e forma, processos de medição, registro e uso de medidas, bem como estratégias de produção, leitura e análise de informações (BRASIL, 2012). Segundo Machado (1990), a Linguagem Matemática está totalmente interligada com a Língua Materna, por meio da oralidade, seja na interpretação e na representação da realidade, sendo assim, a escola não poderá trabalhá-las de maneira isolada, pois fora da

5 escola, nos deparamos com uma linguagem mista, em que elas aparecem articuladas entre si. No entanto, para estabelecer conexões entre a Linguagem Matemática com a Língua Materna, a Alfabetização Matemática deverá utilizar-se de um trabalho de comunicação, contextualização, leitura, escrita e, acima de tudo, do envolvimento do aluno na construção do conhecimento (MACHADO, 1990). Portanto, a visão que se propõe neste estudo pretende ir além da Alfabetização Matemática proposta por Danyluk (1988): procurará enfocar os aspectos sociais que envolvem a escrita matemática, incluindo as diversas possibilidades de representação, no mesmo caminho dos estudos na área de letramento. A discussão sobre as demandas e as responsabilidades do ensino de Matemática para a promoção da alfabetização, na perspectiva do Letramento é necessária, visto que o processo de alfabetização é complexo, surge assim, a importância da Formação Continuada dos Professores. De acordo com a proposta do PNAIC o professor alfabetizador deve ser tratado como um profissional em constante formação, não só na área de Língua Portuguesa, mas em todas que fazem parte do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos), nesse caso, destaca-se a formação para o ensino de Matemática. Os princípios norteadores que constam no documento do PACTO, quanto à formação continuada, elencam-se em: a prática da reflexividade, a constituição da identidade profissional, a socialização, o engajamento e a colaboração. Princípios estes que norteiam um programa que objetiva cumprir um compromisso formal assumido entre Governo Federal, Estados, Municípios e sociedade, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano, do Ensino Fundamental. (BRASIL, 2012). Metodologia da Pesquisa A ação de pesquisar professores alfabetizadores, que participaram do PNAIC de Alfabetização Matemática, aponta para várias direções, dentre as quais enfocarei a reflexão sobre as práticas pedagógicas desses desenvolvidas nos anos iniciais.

6 A pesquisa proposta utilizará a abordagem qualitativa por meio da metodologia da História Oral. Segundo Garnica (2003), essa se utiliza de depoimentos orais recolhidos de pessoas escolhidas pelo pesquisador. Na pesquisa qualitativa, observa-se, diretamente, como cada indivíduo, grupo ou instituição experimenta concretamente a realidade, focando no objeto de estudo e não na quantificação dos dados. Sendo assim, a investigação das experiências de professores alfabetizadores envolverá diferentes aspectos ligados à vivência profissional, falas, argumentações e outros, que a tornam aptas para a realização de uma pesquisa qualitativa. Nessa, a História Oral terá o papel de constituir fontes a partir das narrativas dos professores entrevistados, além de apresentar um panorama sobre o PNAIC. Com isso, pretende-se realizar uma entrevista orientada por meio de palavras-chaves em que o professor alfabetizador falará livremente sobre o PNAIC podendo ou não se utilizar dessas, por meio de uma conversa com a entrevistadora. Posteriormente serão feitas a transcrição e a textualização das entrevistas. Assim, nada melhor do que ouvir o professor falar sobre a sua prática pedagógica, seus avanços e suas dificuldades. Nessa pesquisa, serão entrevistados até cinco professores, de escolas do município de São José dos Pinhais, que atuam há mais de seis anos preferencialmente no ciclo de alfabetização, que participaram do PACTO de Matemática, que participaram nos últimos três anos de cursos de formação Continuada de longa duração voltado para os anos iniciais, ou seja, participantes do Pró-letramento ou do PNAIC de Língua Portuguesa e do PNAIC de Matemática, por considerar que esse grupo já tem histórico de capacitações com longa duração e compreendem a importância da Formação Continuada, além de terem manifestado interesse e disposição para participar deste estudo. Dessa forma, objetiva-se saber as impressões que tais profissionais têm sobre o PNAIC e indícios desse na prática pedagógica deles. Para contextualizar o tema utilizarei registros do que vêm se mantendo presente no campo de pesquisa da Educação Matemática, em relação à formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais: livros, dissertações, teses, artigos e demais pesquisas que tratem do tema em questão. Em síntese, nessa pesquisa buscarei compreensões e interpretações possibilitadas pelo estudo de documentos oficiais, pela literatura, através dos autores que pesquisam sobre o tema e pela fala dos docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A busca

7 será pelas características essenciais que tratem sobre a formação continuada e prática de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. Considerações sobre o andamento da pesquisa A pesquisa encontra-se em fase inicial, porém já tem estabelecido o objeto de estudo. A pesquisadora encontra-se em fases de leituras dos materiais bibliográficos e tendo contato com a metodologia da História Oral. Posteriormente o projeto caminhará para a fase das entrevistas e depois para as transcrições e textualizações. Paralelo a isso, está sendo feito um levantamento de bibliografias sobre o uso de Narrativas de professores em sala de aula e sobre a Alfabetização Matemática na perspectiva do Letramento, conforme estabelecida no PNAIC. REFERÊNCIAS ARAÚJO, J.; BORBA, M.C. Pesquisa qualitativa em educação matemática: História Oral e Educação Matemática. 2ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica, BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do ensino fundamental. Brasília: MEC, SEB, BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio á Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação/ Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos f. Tese (Doutorado em Educação Matemática)- PUC-SP, São Paulo, DANYLUK, O. S. Um estudo sobre o significado da alfabetização matemática f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 1ª Edição. Campinas: Autores Associados, GARNICA, A. V. M. História Oral e Educação Matemática: do inventário à regulação. Zetetiké, Campinas, v.11, n.19, p. 9-55, jan/jun MACHADO, N. J. Matemática e Língua Materna: análise de uma impregnação mútua. 1ª Edição. São Paulo: Cortez, 1990.

8 NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L.S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 1ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica, TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 1ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, THOMPSON, A. G. A relação entre concepções de matemática e o ensino de matemática de professores na prática pedagógica. Zetetiké, Campinas, v.5. n. 8, p.11-44, jul./dez, 1997.

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Letramento Matemático. Formação inicial de professores.

Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Letramento Matemático. Formação inicial de professores. A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DE FUTUROS PROFESSORES Resumo Jéssica da Costa Ricordi 1 - UFPR Neila Tonin Agranionih 2 UFPR O artigo objetiva apresentar e analisar concepções de acadêmicos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Caderno de Apresentação

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Caderno de Apresentação PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO Caderno de Apresentação Contextos de Criação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Elaine Constant Implantação de programas de formação continuada

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal,

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Francisco Guimarães de Assis Universidade Estadual da Paraíba/PPGECM franciscoguimaraes@gmail.com Alexsandra

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: O PERFIL DOS ORIENTADORES DE ESTUDO NA PARAÍBA Jeanne Maria Oliveira Mangueira * RESUMO O presente trabalho encontra-se em fase inicial e tem o intuito

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA FORMAÇÃO

Leia mais

O PNAIC de Alfabetização Matemática nas vozes de professores alfabetizadores

O PNAIC de Alfabetização Matemática nas vozes de professores alfabetizadores O PNAIC de Alfabetização Matemática nas vozes de professores alfabetizadores Edicléia Xavier da Costa 1 GD n 01 Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Resumo do trabalho: Esse artigo

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Formação continuada. Formação de alfabetizadores. PNAIC.

PALAVRAS-CHAVE Formação continuada. Formação de alfabetizadores. PNAIC. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO

Leia mais

EXPERIÊNCIA COMO ORIENTADORA DO PACTO NACIONAL PELA IDADE CERTA EM CATALÃO-GO.

EXPERIÊNCIA COMO ORIENTADORA DO PACTO NACIONAL PELA IDADE CERTA EM CATALÃO-GO. EXPERIÊNCIA COMO ORIENTADORA DO PACTO NACIONAL PELA IDADE CERTA EM CATALÃO-GO. SILVA, Gislene de Sousa Oliveira 1 Universidade Federal de Goiás Regional Catalão-GO. FIRMINO, Janaina Karla Pereira da S.

Leia mais

ró-letramento versus Conteúdos Básicos Comuns: explorando alguns referenciais para o processo de alfabetização nos anos iniciais

ró-letramento versus Conteúdos Básicos Comuns: explorando alguns referenciais para o processo de alfabetização nos anos iniciais P ró-letramento versus Conteúdos Básicos Comuns: explorando alguns referenciais para o processo de alfabetização nos anos iniciais Uberlândia / nov. 2012 Ketiuce Ferreira Silva ketiuce@yahoo.com.br www.ketiuce.com.br

Leia mais

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS DO PACTO/ PNAIC

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS DO PACTO/ PNAIC A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS DO PACTO/ PNAIC Janaina M. Souza 1 Tânia Cristina R. S. Gusmão 2 Vicenç Font Moll 3 INTRODUÇÃO

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE TANGARÁ DA SERRA, MT

FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE TANGARÁ DA SERRA, MT FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE TANGARÁ DA SERRA, MT Cicero Manoel da Silva Adailton Alves Da Silva Resumo A auto formação e os programas

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina formação de professores alfabetizadores e ensino da Leitura e da Escrita Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO (X ) Número

Leia mais

CURSO DE VERÃO. PROPOSTA: Com a intenção de atender aos diferentes atores interessados na temática da disciplina,

CURSO DE VERÃO. PROPOSTA: Com a intenção de atender aos diferentes atores interessados na temática da disciplina, CURSO DE VERÃO DISCIPLINA: Matemática escolar, Currículo e Cultura PÚBLICO-ALVO: Destinados aos professores da Educação Básica, alunos (graduação e pósgraduação) e demais interessados nas teorias do currículo

Leia mais

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM OURO PRETO MG Regina Aparecida Correa Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Resumo

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM OURO PRETO MG Regina Aparecida Correa Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Resumo 0 O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM OURO PRETO MG Regina Aparecida Correa Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Resumo O presente trabalho apresenta reflexões parciais de uma pesquisa

Leia mais

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC Juscinária Tavares da Silva Universidade Estadual de Roraima- UERR RESUMO O presente trabalho trata-se de um relato de experiência

Leia mais

UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS LIVROS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE JATAÍ

UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS LIVROS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE JATAÍ ISSN: 2176-3305 UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS LIVROS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE JATAÍ Grace Kelly Souza Carmo Goulart 1 Fernanda Leão de Souza Meira

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE NO PNAIC: PERSPECTIVAS E LIMITES

FORMAÇÃO DOCENTE NO PNAIC: PERSPECTIVAS E LIMITES FORMAÇÃO DOCENTE NO PNAIC: PERSPECTIVAS E LIMITES Mariane Éllen da Silva - ESEBA/UFU Myrtes Dias da Cunha - UFU RESUMO: O presente texto socializa algumas reflexões referentes à pesquisa em andamento sobre

Leia mais

O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RIO GRANDE DO SUL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RIO GRANDE DO SUL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 03028 O PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RIO GRANDE DO SUL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Vanessa Zuge Luis Sebastião Barbosa Bemme Paula Lucion Resumo O presente trabalho é fruto de

Leia mais

NARRATIVAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O O PNAIC DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

NARRATIVAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O O PNAIC DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NARRATIVAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O O PNAIC DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA Edicléia Xavier da Costa Universidade Federal do Paraná edicleiaxavier@ig.com.br Resumo: Essa comunicação apresenta

Leia mais

MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA: TRABALHANDO COM A CAIXA DE JOGOS

MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA: TRABALHANDO COM A CAIXA DE JOGOS MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA: TRABALHANDO COM A CAIXA DE JOGOS Adriane Regina Bravo Mendes Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo professoraadriane.pnaic@gmail.com Suseli de Paula Vissicaro Prefeitura

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE DISCURSOS E CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

REFLEXÕES SOBRE DISCURSOS E CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS REFLEXÕES SOBRE DISCURSOS E CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS Fernanda de Araújo Frambach Universidade Federal do Rio de Janeiro Fundação

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina professores e o ensino da Leitura e da Escrita Semestre Código EDU-1095 Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO (X ) Número de créditos: 08

Leia mais

Alfabetização matemática na perspectiva do letramento: intervenções possíveis

Alfabetização matemática na perspectiva do letramento: intervenções possíveis Alfabetização matemática na perspectiva do letramento: intervenções possíveis Mathematical literacy in view of literacy: possible intervention Resumo Ângela Ferreira Pires da Trindade 1 Cristiane Stein

Leia mais

GEPLIS GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUAGEM E IDENTIDADES SOCIAIS

GEPLIS GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LINGUAGEM E IDENTIDADES SOCIAIS 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES Luciana Silva Nascimento Estudante do Curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão UFMA. E-mail: luciana.ns@uol.com.br

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

PÓS-GRADUAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

ENSINANDO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS SURDOS: SABERES E PRÁTICAS

ENSINANDO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS SURDOS: SABERES E PRÁTICAS 1 ENSINANDO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS SURDOS: SABERES E PRÁTICAS Resumo Karina Ávila Pereira Universidade Federal de Pelotas Este artigo refere se a um recorte de uma tese de Doutorado em Educação

Leia mais

PRIMEIRO DIA/ MATUTINO

PRIMEIRO DIA/ MATUTINO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO MEC / FNDE GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 Objetivo: Fazer um resgate do PNAIC em nosso Estado, apresentar o novo modelo e refletir sobre os desafios que se apresentam.

Leia mais

Poemas Problemas: Uma experiência de formação continuada para o Ciclo de Alfabetização

Poemas Problemas: Uma experiência de formação continuada para o Ciclo de Alfabetização Poemas Problemas: Uma experiência de formação continuada para o Ciclo de Alfabetização Andrea Paula Monteiro de Lima Universidade Federal de Pernambuco Brasil aappml@gmail.com Resumo Este trabalho refere-se

Leia mais

Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017

Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017 Meu objetivo: Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017 Educação Especial e Inclusão Educação Básica na LDB Organização da

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR Liliamar Hoça PUC/PR

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR Liliamar Hoça PUC/PR DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR Liliamar Hoça PUC/PR Resumo Este trabalho apresenta dados parciais da pesquisa sobre Desenvolvimento profissional do professor alfabetizador, tendo

Leia mais

AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA AÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS E O PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Juliana Maria Soares dos Santos PPFP - UEPB juliana.pedagogia@hotmail.com Gilmara Teixeira Costa Professora da Educação

Leia mais

Raquel Taís Breunig 2

Raquel Taís Breunig 2 FORMAÇÃO CONTINUADA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PLANEJAMENTOS DE ENSINO A PARTIR DA BNCC 1 CONTINUED TRAINING OF A GROUP OF MATH TEACHERS: ANALYSIS OF TEACHING PLANNING FROM BNCC

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA DIFERENCIADA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA DIFERENCIADA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA DIFERENCIADA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Nilvânia Cardoso Almeida - SEEDF/PNAIC ncmz@ig.com.br Resumo Os professores,

Leia mais

Eixo Temático: Etnomatemática e as relações entre tendências em educação matemática.

Eixo Temático: Etnomatemática e as relações entre tendências em educação matemática. A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS VOLTADAS PARA MATEMÁTICA DO CURSO DE PEDAGOGIA E OS SABERES DA EXPEIRÊNCIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA. 05614389784 1 Eixo Temático: Etnomatemática

Leia mais

HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA Entendimentos das Orientadoras de Estudo do PNAIC

HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA Entendimentos das Orientadoras de Estudo do PNAIC HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA Entendimentos das Orientadoras de Estudo do PNAIC Valéria Alessandra Coelho Islabão Juliana Mendes Oliveira Jardim Marta Nörnberg 1. Introdução Este trabalho apresenta entendimentos

Leia mais

Pró-Letramento: da Formação Matemática à Prática Pedagógica

Pró-Letramento: da Formação Matemática à Prática Pedagógica Pró-Letramento: da Formação Matemática à Prática Pedagógica Adriane Elisa Dombrowski 1 GD7 Formação de Professores que Ensinam Matemática Resumo: Esta comunicação apresenta as ideias de uma dissertação

Leia mais

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DESAFIOS E POSSSIBILIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DESAFIOS E POSSSIBILIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DESAFIOS E POSSSIBILIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS Flávia B. Pereira 1 ; Melissa S. BRESCI 2 RESUMO O presente trabalho objetiva uma reflexão sobre o conhecimento

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NOS ANOS INICIAIS Renata Portela Rinaldi Ana Luzia Videira Parisotto Univ. Estadual Paulista Agência Financiadora: CNPQ Resumo Este texto apresenta resultados

Leia mais

Educação básica na LDB Lei Federal nº 9.394, de 20/12/96 Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Educação básica na LDB Lei Federal nº 9.394, de 20/12/96 Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Meu objetivo: Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba - Prova 04/06/2017 Conhecimentos Gerais em Educação/Legislação PCN PCN -

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 EMENTA Os métodos de alfabetização; Processos de aprendizagem da escrita; Alfabetização e letramento; Psicogênese da língua escrita; Avaliação do conhecimento dos alunos em relação à escrita; Organização

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Emerson Rolkouski Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática Universidade Federal do Paraná rolkouski@uol.com.br Para início

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa É um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Sheila Pedroso da Conceição Bruna Pires dos Santos de Menezes Giovana dos Santos Rodrigues Paula Pires da Silva Suzane da Rocha

Leia mais

Impacto da formação continuada na atuação dos professores de matemática: um estudo de caso

Impacto da formação continuada na atuação dos professores de matemática: um estudo de caso Impacto da formação continuada na atuação dos professores de matemática: um estudo de caso Meneses, Ronilda Roacab de 1, Schuck, Rogério José 2, Quartieri, Marli Teresinha 3, 1 Mestre em Ensino de Ciências

Leia mais

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ORGANIZADORA DO TRABALHO PEDAGÓGICO RUMO À CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ORGANIZADORA DO TRABALHO PEDAGÓGICO RUMO À CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ORGANIZADORA DO TRABALHO PEDAGÓGICO RUMO À CONSOLIDAÇÃO DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM Anna Carolina Galhart Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Campo Largo -

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE Sandra Regina RICCI Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás sandraricci@brturbo.com.br

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DO ALFABETIZADOR: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA

A FORMAÇÃO INICIAL DO ALFABETIZADOR: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA A FORMAÇÃO INICIAL DO ALFABETIZADOR: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA RESUMO O estudo focaliza a formação inicial do professor para atuar como alfabetizador nos anos iniciais do ensino fundamental.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA MARÉ: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESCOLAS DE DEMONSTRAÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA MARÉ: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESCOLAS DE DEMONSTRAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA MARÉ: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESCOLAS DE DEMONSTRAÇÃO Luisa Figueiredo do Amaral e Silva Fundação Darcy Ribeiro Resumo: O presente

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Relato de Experiência FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO

Leia mais

Formação Continuada do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: constituição de grupos colaborativos

Formação Continuada do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: constituição de grupos colaborativos Formação Continuada do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: constituição de grupos colaborativos Ana Maria Porto Nascimento 1 GD7 Formação de Professores que Ensinam

Leia mais

CÓDIGO: SÉRIE / FASE DO CURSO:

CÓDIGO: SÉRIE / FASE DO CURSO: PLANO DE ENSINO CURSO: Licenciatura em Matemática MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Matemática na Educação Básica II CÓDIGO: NPED 09 SÉRIE / FASE DO CURSO: 5ª fase TURMA(S): Licenciatura

Leia mais

Uma Nova Versão ao Conto de Chapeuzinho Vermelho

Uma Nova Versão ao Conto de Chapeuzinho Vermelho Uma Nova Versão ao Conto de Chapeuzinho Vermelho Mariângela Gomes de Assis- Universidade Estadual da Paraíba UEPB mariangelag.assis@hotmailcom Elisângela Justino- Universidade Estadual da Paraíba UEPB

Leia mais

O IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA APRENDIZAGEM DE LEITURA DOS ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE COCAL DE TELHA.

O IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA APRENDIZAGEM DE LEITURA DOS ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE COCAL DE TELHA. O IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA APRENDIZAGEM DE LEITURA DOS ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE COCAL DE TELHA. Vanessa Cristiane dos Santos 1 van.213@hotmail.com Silvania Uchôa de Castro

Leia mais

Anos Iniciais. Linguagem e Oralidade

Anos Iniciais. Linguagem e Oralidade Anos Iniciais Linguagem e Oralidade bom dia Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora A presença distante das estrelas! Mário

Leia mais

PORTARIA FAIBI N 014/2012 DE 02/08/2012. Oferta, na FAIBI, o curso de extensão Conteúdos de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

PORTARIA FAIBI N 014/2012 DE 02/08/2012. Oferta, na FAIBI, o curso de extensão Conteúdos de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. PORTARIA FAIBI N 014/2012 DE 02/08/2012 Oferta, na FAIBI, o curso de extensão Conteúdos de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O DIRETOR GERAL da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO OBJETIVOS: Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto subsídios para os estudos referentes aos processos de ensino e de aprendizagem na alfabetização, preparando os egressos para serem

Leia mais

UMA MATEMÁTICA PARA O PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR NO SEGUNDO CICLO DE ENSINO Cristiane Custodio de Souza Andrade UERJ/FFP

UMA MATEMÁTICA PARA O PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR NO SEGUNDO CICLO DE ENSINO Cristiane Custodio de Souza Andrade UERJ/FFP UMA MATEMÁTICA PARA O PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR NO SEGUNDO CICLO DE ENSINO Cristiane Custodio de Souza Andrade UERJ/FFP custodioandrade@uol.com.br Resumo: Este trabalho apresenta parte das investigações

Leia mais

Alfabetização Matemática: a Problemática com os Alunos nas Séries Finais do Ensino Fundamental

Alfabetização Matemática: a Problemática com os Alunos nas Séries Finais do Ensino Fundamental Alfabetização Matemática: a Problemática com os Alunos nas Séries Finais do Ensino Fundamental Giovana Cristina Ferrari Gasparotto Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Carrera de Souza Introdução O presente

Leia mais

A ANÁLISE DE ERROS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Autor: José Roberto Costa 1 (Coordenador do projeto)

A ANÁLISE DE ERROS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Autor: José Roberto Costa 1 (Coordenador do projeto) A ANÁLISE DE ERROS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Área Temática: Educação Autor: José Roberto Costa 1 (Coordenador do projeto) RESUMO: Apresento nesse texto os resultados obtidos com

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

Palavras-chave: Educação matemática; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Formação continuada; PNAIC.

Palavras-chave: Educação matemática; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Formação continuada; PNAIC. EDUCAÇÃO MATEMATICA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES Resumo: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC Campinas - dmegid@puc-campinas.edu.br

Leia mais

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A LINGUAGEM E O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA EM ANDAMENTO

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A LINGUAGEM E O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA EM ANDAMENTO ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A LINGUAGEM E O USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA EM ANDAMENTO José Márcio da Silva Ramos Diniz Universidade Estadual da Paraíba jmdiniz_sb@hotmail.com RESUMO Este

Leia mais

Palavras-chave: formação continuada; prática docente; metodologia de ensino.

Palavras-chave: formação continuada; prática docente; metodologia de ensino. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MarianeKneippGiareta (mariane@upf.br) Neuza Terezainha Oro (neuza@upf.br) Rosa Maria Tagliari Rico (rico@upf.br) Universidade de Passo Fundo

Leia mais

Avaliação Nacional da Alfabetização ANA

Avaliação Nacional da Alfabetização ANA Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Avaliação Nacional da Alfabetização ANA Diretoria de Avaliaçaõ da Educação Básica CGEC DAEB - INEP Maio de

Leia mais

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO/2014 UEMG/SEE/MEC

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO/2014 UEMG/SEE/MEC SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO/2014 UEMG/SEE/MEC PACTO/2014 NÚMEROS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL Nº escolas com matrículas no 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa: 108.733 Nº de turmas do 1º, 2º, 3º ano

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Seminários sobre Pesquisa

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Seminários sobre Pesquisa Curso 1504 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004997A - Seminários sobre Pesquisa Docente(s) Antonio Vicente Marafioti Garnica Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA na Contemporaneidade: desafios e possibilidades ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Michele de Souza

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1503 1504 1505 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0005010A - Fundamentos da Educação Matemática Docente(s) Jose Roberto Boettger Giardinetto Unidade Faculdade de Ciências

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto, subsídios

Leia mais

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015 ! OBJETIVOS 1) Apresentar os cronogramas de formação e articular agenda; 2) Verificar a instalação e funcionamento dos conselhos escolares; 3) Discutir possibilidades, limites e desafios das avaliações

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

O PAPEL DE GRUPOS COLABORATIVOS EM COMUNIDADES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

O PAPEL DE GRUPOS COLABORATIVOS EM COMUNIDADES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA O PAPEL DE GRUPOS COLABORATIVOS EM COMUNIDADES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Renata Camacho Bezerra, Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu/PR.

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1505 / Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1505 / Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1505 / 1506 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0005010A - Fundamentos da Educação Matemática Docente(s) Jose Roberto Boettger Giardinetto Unidade Faculdade de Ciências Departamento

Leia mais

Vamos brincar de reinventar histórias

Vamos brincar de reinventar histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de reinventar histórias Ano 03 Unidade 04 Material

Leia mais

As crenças desenvolvidas pelas Professoras Polivalentes: um olhar sobre ensino de Matemática

As crenças desenvolvidas pelas Professoras Polivalentes: um olhar sobre ensino de Matemática As crenças desenvolvidas pelas Professoras Polivalentes: um olhar sobre ensino de Matemática Luana Leal Alves 1 GDn 1 Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Este trabalho apresenta

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA I SÉRIE: 2ª CARGA HORÁRIA: 72 HORAS PROFESSORA: CELINE MARIA PAULEK ANO LETIVO: 2013 EMENTA Metodologia do Ensino

Leia mais

EMENTA Teorias do desenvolvimento infantil e aprendizagem da escrita; Capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da

EMENTA Teorias do desenvolvimento infantil e aprendizagem da escrita; Capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da 1 EMENTA Teorias do desenvolvimento infantil e aprendizagem da escrita; Capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita; Regras para decifração da escrita;

Leia mais

PNAIC: O USO DA LITERATURA INFANTIL COMO MEDIAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR

PNAIC: O USO DA LITERATURA INFANTIL COMO MEDIAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR PNAIC: O USO DA LITERATURA INFANTIL COMO MEDIAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR Cíntia Franz UFSC Joanildes Felipe UFSC Maira Gledi Freitas Kelling Machado UFSC Resumo O Pacto Nacional pela

Leia mais

Palavras-chave: Formação de Professores; Formação Continuada e Estratégias Formativas.

Palavras-chave: Formação de Professores; Formação Continuada e Estratégias Formativas. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: AS ESTRATÉGIAS FORMATIVAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES Selma Tânia Lins e Silva Universidade Federal de Pernambuco Centro de Estudo

Leia mais

A PRÁTICA CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: desafios e possibilidades

A PRÁTICA CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: desafios e possibilidades 1 A PRÁTICA CURRICULAR E AS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS: desafios e possibilidades Mariana dos Reis Alexandre UNESP, Bauru/SP e-mail: mari.agd@hotmail.com Thais Cristina Rodrigues Tezani

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO ISSN 2177-9139 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO Paola Reyer Marques paolareyer@gmail.com Universidade Federal do Rio Grande,

Leia mais

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS POR PROFESSORAS ALFABETIZADORES DO ASSENTAMENTO ITAMARATI/MS POR MEIO DAS FORMAÇÕES DO PNAIC

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS POR PROFESSORAS ALFABETIZADORES DO ASSENTAMENTO ITAMARATI/MS POR MEIO DAS FORMAÇÕES DO PNAIC ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS POR PROFESSORAS ALFABETIZADORES DO ASSENTAMENTO ITAMARATI/MS POR MEIO DAS FORMAÇÕES DO PNAIC Andrea Walder Zanatti Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

Leia mais

A FORMAÇÃO CONTINUADA EM LIBRAS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ-GO

A FORMAÇÃO CONTINUADA EM LIBRAS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ-GO A FORMAÇÃO CONTINUADA EM LIBRAS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ-GO Resumo Claudinéia Feitosa¹ Kelly Suemia Dutra Silva 2 1 Secretaria Municipal

Leia mais

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A AUTONOMIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ( ).

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A AUTONOMIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ( ). A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A AUTONOMIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (2008-2012). Érica Santana (UFPE) i José Batista Neto (UFPE) ii RESUMO Este artigo apresenta uma síntese integrativa de estudos

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03 PLANO DE ENSINO CURSO: Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação DISCIPLINA: Sociedade da Informação e Educação ANO/TRIMESTRE:2015/1 TURNO: CARGA HORÁRIA: 45h CRÉDITOS: 3 PROFESSOR: Lourival

Leia mais

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS Rodolfo Dias Pinto 1 Maria de Lourdes dos Santos 2 1 Bolsista do Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Paula Cristina Galdino de Oliveira Centro Universitário Luterano de Santarém

Leia mais

PNAIC 2017 / 2018 AVALIAÇÃO

PNAIC 2017 / 2018 AVALIAÇÃO PNAIC 2017 / 2018 AVALIAÇÃO Estrutura das Formações Educação Infantil Anos Iniciais PNME Formação Presencial Formação Presencial Formação Presencial Formação a distância Formação a distância Formação a

Leia mais

II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo. 01 a 05 de setembro de 2014

II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo. 01 a 05 de setembro de 2014 II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo 01 a 05 de setembro de 2014 Desafios Adivinhando números a) Tem três algarismos pares, não nulos, escritos em ordem decrescente. Além disso, dois

Leia mais

I alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;

I alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; 1. O que é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa? O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados

Leia mais

Orientação teórica:princípios A teoria histórico-cultural

Orientação teórica:princípios A teoria histórico-cultural PRINCÍPIOS E PRÁTICAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: UM FOCO NA FORMAÇÃO DOCENTE Elaine Sampaio Araújo USP Agência Financiadora: FAPESP Orientação teórica:princípios A teoria histórico-cultural

Leia mais

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55)

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55) Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x) Presencial

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENSINO DE CIÊNCIAS INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO- CRÍTICA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENSINO DE CIÊNCIAS INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO- CRÍTICA 4 5 GISELLE PALERMO SCHURCH FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENSINO DE CIÊNCIAS INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO- CRÍTICA Produto educacional apresentado como requisito parcial para obtenção

Leia mais

Acessibilidade: mediação pedagógica. Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann

Acessibilidade: mediação pedagógica. Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann Acessibilidade: mediação pedagógica Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann Ementa: Funções Psicológicas Superiores; conceitos; Processos mentais aquisição da alfabetização

Leia mais