.: MANUAL DO CANDIDATO :.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ".: MANUAL DO CANDIDATO :."

Transcrição

1 .: MANUAL DO CANDIDATO :. I- FORMAS DE ACESSO PROCESSO SELETIVO : -Vestibular: Prova convencional. -ENEM: Os candidatos que realizaram o ENEM poderão usar o resultado para concorrer a uma vaga nos cursos do IMES/FUMESC, desde que o candidato tenha obtido no mínimo 400 pontos na prova do ENEM. Serão disponibilizadas 20% (vinte por cento) do total de vagas para esta modalidade de acesso. -Aproveitamento de Vestibular de outras Instituições de Ensino: Os candidatos podem usar o vestibular de outra Instituição de Ensino para concorrer a uma vaga nos cursos do IMES/FUMESC. O documento comprobatório de classificação do vestibular a ser apresentado deve ser original com carimbo da Instituição de origem. -Curso Superior (3º Grau): Os candidatos que já possuem Curso Superior estão isentos da Prova, de apresentação da nota do ENEM e Vestibular de outra Instituição. Serão disponibilizadas 10% (dez) do total das vagas por curso para esta modalidade de acesso. II- INSCRIÇÕES: Período de inscrição: exclusivamente, via internet das 08h00min (oito) horas do dia 01 de março às 22h30min (vinte e duas horas e trinta minutos) do dia 13 de agosto de 2014, exclusivamente no site: O candidato deverá preencher o Requerimento Eletrônico de Inscrição, transmitir os dados via Internet, imprimir e efetuar o pagamento do boleto bancário que estará disponível para impressão durante o período de inscrição. As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet. O candidato que não tiver acesso à internet para realizar sua inscrição, poderá utilizar, nos dias úteis, computadores disponibilizados pela FUMESC em sua sede na Rodovia BR 267, km3 - Distrito Industrial - Machado - Minas Gerais no Centro de Atendimento FUMESC CAF no horário de 8h às 22h. As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet e não será admitida, sob qualquer pretexto, inscrição feita por fax, via postal, correio eletrônico, provisória, condicional, extemporânea ou outro meio. Para todas as formas de acesso (Vestibular, ENEM, Aproveitamento de outras IES, Curso Superior) aos cursos, o aluno deverá efetuar a inscrição do vestibular. O valor da Taxa de Inscrição é de R$ 30,00.

2 - Isenção: Lideres de cidades ou escolas credenciadas Poderão ser isentos do vestibular através do líder de sua cidade ou pela diretora de Escolas Credenciadas. A inscrição deverá ser realizada através do ícone Isenção Líder pelo site da FUMESC. III- PROVAS: Local: FUMESC - Rodovia BR 267, km3 - Distrito Industrial - Machado - Minas Gerais Horário de chegada: 8h30m Início da prova: 9h00m Duração das provas: 4 horas - Documentos apresentados na ocasião da prova: Original de documento com foto (carteira de identidade, carteira de motorista, entre outros com validade em território nacional) e Comprovante de Pagamento. - Material para uso durante as provas: Lápis, caneta esferográfica de tinta azul ou preta e borracha. Não será permitido o uso de objetos eletrônicos (calculadoras, relógios, tablete, celulares, agendas eletrônicas, pager ou similares) durante a realização das provas..: DESCRIÇÃO DA PROVA :. -Tipos de Questões: As provas constarão de questões de múltipla escolha com uma única resposta certa e redação. A Redação versará sobre tema contemporâneo relacionado à atualidade brasileira. O texto da redação deverá conter o mínimo de 20 (vinte) linhas e o máximo de 30 (trinta) linhas. Não haverá, em hipótese alguma, revisão de provas. - Pesos e Números de Questões: O processo seletivo constará das disciplinas listadas no quadro a seguir e com os pesos respectivamente referenciados. PROVA NÚMERO DE QUESTÕES PESO Língua Portuguesa Redação - 60 Matemática Conhecimentos Gerais Total

3 -Conteúdo Programático: Ver ANEXO I. IV-RESULTADO: Divulgação do Gabarito em 24h no site Prazo para recurso: 48h após publicação do resultado do gabarito no site; Resultado final com nota e classificação: 48 h após análise dos recursos. V- Recursos: Caberá interposição de recurso fundamentado a Comissão do Processo Seletivo no prazo de até 48 horas após a publicação do resultado do gabarito no site contra questões das Provas Objetivas. Os recursos deverão ser encaminhados para a comissão do vestibular através do conforme anexo II. VI- Classificação: A classificação dos candidatos que realizarem o vestibular obedecerá ao critério de maior nota geral. Para critério de desempate usará a maior nota da redação, maior nota de língua portuguesa e maior nota de conhecimentos gerais respectivamente. Será considerado classificado o candidato que obter no mínimo (40%) dos pontos de cada disciplina da prova objetiva e 30 pontos (50%) da prova de redação. O candidato que zerar em qualquer disciplina será desclassificado. Será corrigida a redação somente dos candidatos que obtiverem pontuação mínima. A classificação dos candidatos que realizaram o ENEM obedecerá ao critério de maior nota geral, para critério de desempate usará a maior nota na redação, até o limite de vagas disponíveis por curso. A classificação aos candidatos que já possuem curso superior completo (3º grau) seguirá a ordem cronológica de matrícula, até o limite de vagas disponíveis por curso. A divulgação da lista de nomes, em ordem alfabética, aprovados no Processo Seletivo, estará à disposição dos interessados na recepção da FUMESC e no Site VII- Matrícula: As matrículas dos classificados serão realizadas no período de 25 de agosto a 12 de setembro de 2014, das 13h às 21horas, na sede da FUMESC, em 1ª chamada, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação. As chamadas posteriores serão divulgadas no site No ato da matrícula serão exigidos os seguintes documentos em fotocópias e originais para conferência do funcionário:

4 Comprovante de conclusão do Ensino Médio (Histórico Escolar e Certificado ou Diploma); Carteira de Identidade e CPF; Certidão de nascimento ou casamento; Comprovante de endereço; Titulo de eleitor; 01 foto ¾ recente. Serão nulos, de pleno direito, tanto a classificação no Processo Seletivo quanto à matrícula do candidato cuja inscrição houver sido feita com inobservância do disposto no art. 5º da Resolução 09, de 24 de novembro de 1978 CFE. A FUMESC se compromete a realizar o processo seletivo, independentemente do número de inscritos, mas se reserva o direito de não oferecer o curso que por ventura não tenha o número mínimo de matriculados, exigido conforme o edital. Informações: Acesse o portal da FUMESC Telefone: (035) ANEXO I.: LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação de Texto Conhecimento Gramatical: ortografia, acentuação, crase, verbos, concordância verbal e nominal, estrutura sintática e semântica, figuras de linguagem. Literatura: Escolas literárias e seus principais representantes no Brasil. Redação: Produção de texto sobre atualidades. Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa.: MATEMÁTICA Números: conjuntos e noções de lógica. Funções: Função Polinomial do 1º e do 2º grau, operações sobre funções. Logaritmos: Função exponencial, função logarítmica, propriedades e cálculos logarítmicos. Progressões: Progressão aritmética e geométrica. Geometria Analítica: Coordenadas dos pontos de um plano, estudo da reta, números complexos, teoria dos polinômios, equações polinomiais e estudo da parábola. Matrizes e Sistemas Lineares: Teoria das matrizes, determinantes e operações com matrizes. Problemas de Contagem: análise combinatória, probabilidade e binômio de Newton.

5 Matemática Financeira: proporções, regra de três, porcentagem, juros simples e descontos simples..: CONHECIMENTOS GERAIS - GEOGRAFIA: Espaço Mundial - Transformações e características da divisão internacional do trabalho; atual regionalização mundial e efeitos da globalização, com destaque às seguintes regiões: América Latina, América Anglo-Saxônica, África (problemas resultantes da colonização e descolonização), Ásia Ocidental e Meridional, Ásia Oriental (China, Japão e "Dragões/Tigres Asiáticos ), Ex-URSS, Europa, desintegração do bloco socialista. Espaço Brasileiro - As relações sociedade/natureza no espaço brasileiro: Características fundamentais do espaço nacional, Recursos "naturais" e características de seu aproveitamento econômico, Degradação ambiental e Dilapidação de recursos. As características fundamentais da sociedade brasileira: Processos de ocupação do território e de formação da população brasileira, Mobilidade e distribuição espacial da população, Estrutura demográfica brasileira. Processo de urbanização e metropolização: causas e problemas. Espaço de produção: Papel do Estado e atuação do capital nacional e estrangeiro na produção, atividade agropecuária. Fontes de energia: características, possibilidades, política energética, atividade industrial. Setor de serviços e suas características, Circulação de mercadorias. A divisão regional brasileira e seus problemas, Brasil: suas desigualdades sociais e regionais e sua atual inserção nas relações econômicas internacionais. - HISTÓRIA: Civilizações Clássicas (Grécia e Roma). Mundo Medieval: Cristianismo e sociedade medieval, feudalismo (origem, estrutura econômica, política, jurídica e social). Mundo Moderno: Renascimento comercial e urbano, Mercantilismo, Reforma Protestante e Contra Reforma, Formação do Estado Moderno, Absolutismo, Revoluções Burguesas do Séc. XVII e Revolução Industrial. Mundo Contemporâneo: Revolução Francesa de 1789, 1ª Guerra Mundial, Revolução Russa de 1917, Regimes totalitários (nazi-fascismo), Crise econômica de 1929 e 2ª Guerra Mundial, Mundo pós-guerra (criação da ONU, guerra fria, queda do Muro de Berlim e União Européia). História do Brasil: Colonização portuguesa, Sistema colonial, Corte portuguesa no Brasil, Independência, Império brasileiro (Primeiro Reinado, Período Regencial, Segundo Reinado e a Crise do Império: abolição e movimento republicano), Proclamação da República. A República Velha (características, economia, sociedade), A Revolução de 1930 e a ascensão de Vargas, o Estado Novo, queda de Vargas e eleição de Dutra, a nova Era Vargas (populismo e nacionalismo), Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart, a Era do Militarismo (Golpe Militar de 1964, abertura política do Governo

6 Figueiredo, modelo econômico e campanha pelas "Diretas Já"), A Nova República (eleição de Tancredo, Constituinte e nova Constituição, eleição e Impeachement de Fernando Collor, Governo Itamar, Governo FHC, Governo Lula e Governo Dilma). Atualidades Econômicas, Políticas e Sociais do Brasil e do Mundo. MODELO DE RECURSO Anexo II À Comissão do Processo Seletivo da FUMESC Vestibular: 17/08/14 Nome: Nº DE INSCRIÇÃO: CURSO: LOCAL: Gabarito: Questão nº Digitar a justificativa do recurso, de forma objetiva, com fundamentação/bibliografia. Data / /

FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA - FANEB

FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA - FANEB FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA - FANEB EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.2 A SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE DA BAHIA LTDA - SESNEB, entidade mantenedora da FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA - FANEB,

Leia mais

EDITAL N 05/2015 CCV. 1. VALIDADE O presente processo seletivo terá validade somente para o segundo semestre letivo de 2015.

EDITAL N 05/2015 CCV. 1. VALIDADE O presente processo seletivo terá validade somente para o segundo semestre letivo de 2015. EDITAL N 05/2015 CCV A FAMETRO torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação, nas condições indicadas neste Edital. 1. VALIDADE O presente

Leia mais

EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2

EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2 EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2 A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo das Faculdades Integradas de Vitória FDV, para conhecimento de todos os interessados, torna público

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015 A ESC - ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO TORNA PÚBLICO POR MEIO DO PRESENTE EDITAL QUE REALIZARÁ O VESTIBULAR PARA AS VAGAS DOS CURSOS POR ELA OFERECIDOS, NOS

Leia mais

EDITAL N 06/2013 PROCESSO SELETIVO 2014.1

EDITAL N 06/2013 PROCESSO SELETIVO 2014.1 EDITAL N 06/2013 PROCESSO SELETIVO 2014.1 A FACULDADE TERRA NORDESTE - FATENE, credenciada pelo MEC, portaria n 1.246 de 14/10/2008, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo dos

Leia mais

EDITAL N 05/2014 CCV

EDITAL N 05/2014 CCV EDITAL N 05/2014 CCV A FAMETRO torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação, nas condições indicadas neste Edital. 1. VALIDADE O presente

Leia mais

EDITAL Nº 35/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2015

EDITAL Nº 35/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2015 EDITAL Nº 35/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2015 A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo das Faculdades Integradas de Vitória FDV, para conhecimento de todos os interessados, torna público

Leia mais

EDITAL N /2015 PROCESSO SELETIVO 2015.1

EDITAL N /2015 PROCESSO SELETIVO 2015.1 EDITAL N /2015 PROCESSO SELETIVO 2015.1 A FACULDADE TERRA NORDESTE - FATENE, credenciada pelo MEC, portaria n 1.246 de 14/10/2008, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo dos cursos

Leia mais

EDITAL Nº 008/2013 VESTIBULAR 2013/2 ENGENHARIA MECÂNICA - UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 008/2013 VESTIBULAR 2013/2 ENGENHARIA MECÂNICA - UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 008/2013 VESTIBULAR 2013/2 ENGENHARIA MECÂNICA - UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ltda UCEFF Faculdades,

Leia mais

EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015

EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 A Faculdade Panamericana de Ji Paraná (UNIJIPA), Instituição de Ensino Superior comprometida

Leia mais

Das 12 às 22horas (Segunda a Sexta) Das 8 às 11horas (Sábado) Internet www.unifafibe.com.br Até 24 de setembro de 2015

Das 12 às 22horas (Segunda a Sexta) Das 8 às 11horas (Sábado) Internet www.unifafibe.com.br Até 24 de setembro de 2015 Caro Estudante, A finalidade deste manual é oferecer aos candidatos as informações necessárias para uma boa preparação ao Processo Seletivo do. Além do calendário do Processo Seletivo, este manual traz

Leia mais

EDITAL Nº 005/2010 EXAME DE SELEÇÃO 2011/1 - UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 005/2010 EXAME DE SELEÇÃO 2011/1 - UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 005/2010 EXAME DE SELEÇÃO 2011/1 - UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ldta UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

EDITAL Nº 010/2012 VESTIBULAR DE VERÃO 2013/1- UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 010/2012 VESTIBULAR DE VERÃO 2013/1- UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 010/2012 VESTIBULAR DE VERÃO 2013/1- UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ldta UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

Faculdade Ibmec-MG Processo Seletivo 2012-2 / 2013-1 EDITAL

Faculdade Ibmec-MG Processo Seletivo 2012-2 / 2013-1 EDITAL Faculdade Ibmec-MG Processo Seletivo 2012-2 / 2013-1 EDITAL I - DO PROCESSO SELETIVO De ordem do Senhor Diretor e para conhecimento de todos os interessados, torno público que, no período indicado neste

Leia mais

EDITAL N 03/2015 CCV

EDITAL N 03/2015 CCV EDITAL N 03/2015 CCV A FAMETRO torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação, nas condições indicadas neste Edital. 1. VALIDADE O presente

Leia mais

Faculdade de Tecnologia do Amapá Portaria, MEC Nº 1.956, de 06/07/2004. VESTIBULAR 1º SEMESTRE DE 2015/Edital de 07/10/2014

Faculdade de Tecnologia do Amapá Portaria, MEC Nº 1.956, de 06/07/2004. VESTIBULAR 1º SEMESTRE DE 2015/Edital de 07/10/2014 Processo Seletivo 2015.1 - EDITAL N 003-2014/COPEVE A Faculdade de Tecnologia do Amapá - META, situada na Rua Pedro Siqueira, N 333, Jardim Marco Zero Macapá AP, faz saber que estarão abertas as inscrições

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ECULTURA 19ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CEMTI JOÃO HENRIQUE DE AL MEIDA SOUSA

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ECULTURA 19ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CEMTI JOÃO HENRIQUE DE AL MEIDA SOUSA O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa torna público aos interessados a abertura das inscrições do Exame Classificatório para preenchimento de vagas referentes à 1ª,

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí UNIVALE

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí UNIVALE Faculdades Integradas do Vale do Ivaí UNIVALE Ivaiporã - PR Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE COMISSÃO DO VESTIBULAR CONCURSO VESTIBULAR 2016 MATRÍCULA DOS APROVADOS NO VESTIBULAR A matrícula

Leia mais

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PROCESSO SELETIVO 2014 MANUAL DO CANDIDATO

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PROCESSO SELETIVO 2014 MANUAL DO CANDIDATO FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PROCESSO SELETIVO 2014 MANUAL DO CANDIDATO MISSÃO: Promover a formação generalista dos profissionais das áreas da saúde, humanas e tecnológicas, com ensino

Leia mais

Educação, estando em conformidade com as leis que regem o mesmo; Vestibular Ibmec 2008.1 Administração, Ciências Econômicas e Relações Internacionais

Educação, estando em conformidade com as leis que regem o mesmo; Vestibular Ibmec 2008.1 Administração, Ciências Econômicas e Relações Internacionais Vestibular Ibmec 2008.1 Administração, Ciências Econômicas e Relações Internacionais A Faculdade Ibmec oferece os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. Foi criada com

Leia mais

EDITAL 003/2015. Processo Seletivo 2016/1

EDITAL 003/2015. Processo Seletivo 2016/1 EDITAL 003/2015 Processo Seletivo 2016/1 O Diretor Geral da FASURGS, credenciada pela Portaria do MEC. Nº 1.220 de 23 Dezembro de 2009, e publicada no DOU nº 246 de 24/12/2009, seção1, pg.95, mantida pelo

Leia mais

EDITAL N 01/2015 CCV

EDITAL N 01/2015 CCV EDITAL N 01/2015 CCV A FAMETRO torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação, nas condições indicadas neste Edital. 1. VALIDADE O presente

Leia mais

EDITAL Nº 011/2015 VESTIBULAR DE VERÃO 2016/1 - CURSO DE DESIGN UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 011/2015 VESTIBULAR DE VERÃO 2016/1 - CURSO DE DESIGN UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 011/2015 VESTIBULAR DE VERÃO 2016/1 - CURSO DE DESIGN UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ltda UCEFF Faculdades,

Leia mais

UNILUS MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015

UNILUS MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015 UNILUS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA PROCESSO SELETIVO 2015 Administração Artes Cênicas - Teatro Biomedicina Educação Física Enfermagem Fisioterapia Fonoaudiologia Nutrição Pedagogia Relações Internacionais

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2010/1 EDITAL Nº 9 IFRS Campus Sertão, DE 09 DE OUTUBRO DE 2009

PROCESSO SELETIVO 2010/1 EDITAL Nº 9 IFRS Campus Sertão, DE 09 DE OUTUBRO DE 2009 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus PROCESSO SELETIVO 2010/1 EDITAL Nº 9 IFRS Campus,

Leia mais

EDITAL N 06/2015 CCV

EDITAL N 06/2015 CCV EDITAL N 06/2015 CCV A FAMETRO torna público aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação, nas condições indicadas neste Edital. 1. VALIDADE O presente

Leia mais

1º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.2 EDITAL Nº 002/2013

1º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.2 EDITAL Nº 002/2013 1 1º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.2 EDITAL Nº 002/2013 A FACULDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS EXCELLENCE FAENE torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 2013.2 destinado a selecionar

Leia mais

O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional

O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional CIÊNCIAS HUMANAS (HISTÓRIA/ATUALIDADES/GEOGRAFIA) O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional das sociedades através dos tempos, observando os fatores econômico, histórico,

Leia mais

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL M A N U A L D O C A N D I D A T O

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL M A N U A L D O C A N D I D A T O 1 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL M A N U A L D O C A N D I D A T O PROCESSO SELETIVO - INVERNO / 2014 Rua Profº Duílio Calderari, nº 600 Jardim Paulista CEP 83.430-000 Campina Grande do Sul PR. Fone:

Leia mais

DIREÇÃO GERAL EDITAL Nº 021 DE SETEMBRO DE 2015.

DIREÇÃO GERAL EDITAL Nº 021 DE SETEMBRO DE 2015. DIREÇÃO GERAL EDITAL Nº 021 DE SETEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a publicação das normas que regulam o PROCESSO SELETIVO 2016/1 VESTIBULAR DE VERÃO para oferta do Curso de Teologia (Bacharelado) e do Curso

Leia mais

FACULDADE ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL Portaria MEC nº 1.220 23/12/2009 - DOU nº 246-24/12/2009, seção 1, p.

FACULDADE ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL Portaria MEC nº 1.220 23/12/2009 - DOU nº 246-24/12/2009, seção 1, p. EDITAL 001/2015 Processo Seletivo 2015/2 O Diretor Geral da FASURGS, credenciada pela Portaria do MEC. Nº 1.220 de 23 Dezembro de 2009, e publicada no DOU nº 246 de 24/12/2009, seção1, pg.95, mantida pelo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2012.2 EDITAL Nº 001/2012

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2012.2 EDITAL Nº 001/2012 1 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2012.2 EDITAL Nº 001/2012 A FACULDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS EXCELLENCE FAENE torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 2012 destinado a selecionar

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO/2016 MEDICINA

EDITAL PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO/2016 MEDICINA EDITAL PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO/2016 MEDICINA De ordem do Magnífico Reitor do Centro Universitário Lusíada - UNILUS, Dr. Nelson Teixeira, torno público que as provas do Processo Seletivo Classificatório

Leia mais

EDITAL VESTIBULAR 2013/2º SEMESTRE

EDITAL VESTIBULAR 2013/2º SEMESTRE EDITAL VESTIBULAR 2013/2º SEMESTRE A FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE FADIVALE, em Governador Valadares/MG, mantida pela Sociedade Simples Cultura e Educação, no uso de suas atribuições, nos termos

Leia mais

3.1. O número de vagas ofertadas por este Centro de Ensino Médio de Tempo Integral encontrase descrito no Anexo I, deste documento;

3.1. O número de vagas ofertadas por este Centro de Ensino Médio de Tempo Integral encontrase descrito no Anexo I, deste documento; O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa torna público aos interessados a abertura das inscrições do Exame Classificatório para preenchimento de vagas referentes à 1ª e

Leia mais

- Centro Universitário Filadélfia 1 MANUAL DO CANDIDATO. VESTIBULAR 2009 UniFil Processo Agendado

- Centro Universitário Filadélfia 1 MANUAL DO CANDIDATO. VESTIBULAR 2009 UniFil Processo Agendado - Centro Universitário Filadélfia 1 MANUAL DO CANDIDATO VESTIBULAR 2009 UniFil Processo Agendado 2 Vestibular 2009 CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA RECREDENCIAMENTO Portaria MEC nº 814, de 24 de agosto

Leia mais

FACULDADE GUARAPUAVA CONCURSO VESTIBULAR DE INVERNO DE ARQUITETURA E URBANISMO 2014 EDITAL N. 010/2014 - DG/FG

FACULDADE GUARAPUAVA CONCURSO VESTIBULAR DE INVERNO DE ARQUITETURA E URBANISMO 2014 EDITAL N. 010/2014 - DG/FG FACULDADE GUARAPUAVA CONCURSO VESTIBULAR DE INVERNO DE ARQUITETURA E URBANISMO 2014 EDITAL N. 010/2014 - DG/FG A Faculdade Guarapuava (FG), mantida pela União de Ensino e Cultura de Guarapuava Ltda. (UNIGUA),

Leia mais

EDITAL Nº. 76/2013 PROCESSO SELETIVO 2014/1

EDITAL Nº. 76/2013 PROCESSO SELETIVO 2014/1 EDITAL Nº. 76/2013 PROCESSO SELETIVO 2014/1 O Diretor Superintendente da Faculdade Autônoma de Direito FADISP, no uso de suas atribuições regimentais e em acordo com a Lei nº. 9394/1996 das Diretrizes

Leia mais

PROVAS AGENDADAS. Outras informações sobre as Provas Agendadas podem ser obtidas pelo telefone 0800-0307900.

PROVAS AGENDADAS. Outras informações sobre as Provas Agendadas podem ser obtidas pelo telefone 0800-0307900. PROVAS AGENDADAS As provas agendadas proporcionam comodidade aos candidatos, permitindo que eles escolham o dia mais apropriado para a realização das provas. O formato das provas é o mesmo do vestibular

Leia mais

EDITAL Nº 05/2015 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2015/2

EDITAL Nº 05/2015 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2015/2 EDITAL Nº 05/2015 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2015/2 ART. 1º - DO OBJETO O presente Edital trata do EXAME DE SELEÇÃO de candidatos aos cursos da Faculdade Metropolitana

Leia mais

(46) 3243-1371 EDITAL N. 041/2014 VESTIBULAR UNILAGOS 2015

(46) 3243-1371 EDITAL N. 041/2014 VESTIBULAR UNILAGOS 2015 1 Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha Faculdade Unilagos Rua Saldanha Marinho, 85 www.unilagos.com.br CNPJ 05.428.075/0001-91 (46) 3243-1371 EDITAL N. 041/2014 VESTIBULAR UNILAGOS 2015 A Diretora

Leia mais

FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS DO TOCANTINS FIESC

FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS DO TOCANTINS FIESC FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS DO TOCANTINS FIESC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA A SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - 2011/01 A Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas do

Leia mais

Unisa Universidade de Santo Amaro

Unisa Universidade de Santo Amaro 1 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO AOS CURSOS SUPERIORES, MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD DA UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO, TURMAS DE AGOSTO 2012. A Magnífica Reitora da Universidade de Santo

Leia mais

Faculdade Ibmec Processo Seletivo 2011-2 e 2012-1 EDITAL

Faculdade Ibmec Processo Seletivo 2011-2 e 2012-1 EDITAL Faculdade Ibmec Processo Seletivo 2011-2 e 2012-1 EDITAL I DO PROCESSO SELETIVO De ordem do Senhor Diretor e para conhecimento de todos os interessados, torno público que, no período indicado neste Edital,

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE SERGIPE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014/1

FACULDADES INTEGRADAS DE SERGIPE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014/1 FACULDADES INTEGRADAS DE SERGIPE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014/1 A ASSOCIAÇÃO DE APOIO À EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE SERGIPE APEC/SE, entidade mantenedora das FACULDADES INTEGRADAS DE

Leia mais

FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2016 COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2016 COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2016 COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO CANDIDATO: IDENTIDADE: CURSO: ( ) ADMINISTRAÇÃO ( ) CIÊNCIAS CONTÁBEIS ( ) DIREITO ( ) TEOLOGIA ( ) TECNÓLOGO

Leia mais

EDITAL Nº 08/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2015

EDITAL Nº 08/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2015 EDITAL Nº 08/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2015 1º A Faculdade São Luiz, por ordem de seu Diretor Geral, comunica aos interessados que estarão abertas, de 15 de setembro de 2014 a 30 de novembro de 2014, as

Leia mais

2º Processo Seletivo para o 2º semestre de 2015 EDITAL

2º Processo Seletivo para o 2º semestre de 2015 EDITAL 2º Processo Seletivo para o 2º semestre de 2015 EDITAL A Direção-Geral da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora faz saber, através do presente Edital, que estarão abertas, no período de 22/06/15 a 17/07/2015,

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas do Processo Seletivo/2014 para o Curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB Dispõe sobre as normas referentes ao Processo Seletivo 2015, para o preenchimento de vagas para os cursos de graduação, na modalidade de Ensino Educação a Distância, do CENTRO

Leia mais

EDITAL N 01/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 2016

EDITAL N 01/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 2016 EDITAL N 01/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 2016 Fica aberto o processo seletivo da Faculdade Herrero, para: Tecnologia em Segurança no Trabalho

Leia mais

EDITAL Nº 20/2015 DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS OFERTADOS PELA FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO FAPCOM

EDITAL Nº 20/2015 DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS OFERTADOS PELA FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO FAPCOM EDITAL Nº 20/2015 DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS OFERTADOS PELA FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO FAPCOM A Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação- FAPCOM, credenciada pela

Leia mais

1º Processo Seletivo para o 1º semestre de 2016. Edital

1º Processo Seletivo para o 1º semestre de 2016. Edital 1º Processo Seletivo para o 1º semestre de 2016 Edital A Direção Geral da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora faz saber, através do presente Edital, que estarão abertas, no período de 17/09 a 13/11/2015,

Leia mais

EDITAL Nº 002/2014 VESTIBULAR DE INVERNO 2014/2- UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 002/2014 VESTIBULAR DE INVERNO 2014/2- UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 002/2014 VESTIBULAR DE INVERNO 2014/2- UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ltda UCEFF Faculdades, recredenciada

Leia mais

EDITAL DO VESTIBULAR ESPECIAL EAD/UAB - UNIFEI 2009

EDITAL DO VESTIBULAR ESPECIAL EAD/UAB - UNIFEI 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EDITAL DO VESTIBULAR ESPECIAL EAD/UAB - UNIFEI 2009 Aprovado pela Câmara de Graduação em 19/09/2008 18ª Reunião Extraordinária O Pró-Reitor de Graduação

Leia mais

FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257/de 16/09/ 2011) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE INVERNO 2013

FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257/de 16/09/ 2011) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE INVERNO 2013 FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257/de 16/09/ 2011) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE INVERNO 2013 A Faculdade Murialdo, instalada na Rua Marquês do Herval, 701, Centro de Caxias do Sul,

Leia mais

1) Endereço na INTERNET: www.vestibular.unifei.edu.br

1) Endereço na INTERNET: www.vestibular.unifei.edu.br MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EDITAL DO SEGUNDO VESTIBULAR 2009 UNIFEI Campus Itajubá Aprovado pela Câmara de Graduação em 10/02/2009 1ª Reunião Ordinária O Pró-Reitor de Graduação

Leia mais

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2016, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado Edital 21/2015 (para novos alunos)

Leia mais

FACULDADE FACCENTRO MANUAL DO CANDIDATO

FACULDADE FACCENTRO MANUAL DO CANDIDATO FACULDADE FACCENTRO MANUAL DO CANDIDATO Processo Seletivo 2015/2 CURSOS Administração - Bacharelado Gestão de Recursos Humanos - Tecnológico Gestão Comercial - Tecnológico Gestão Financeira - Tecnológico

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016-1º SEMESTRE Nº 008/2015

PROCESSO SELETIVO 2016-1º SEMESTRE Nº 008/2015 PROCESSO SELETIVO 2016-1º SEMESTRE Nº 008/2015 O Diretor da NOVA FACULDADE, Pablo Fernandes Bittencourt, faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do 1º Semestre

Leia mais

UPIS - UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL ATO EDITAL N.º 133/2015

UPIS - UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL ATO EDITAL N.º 133/2015 UPIS - UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL ATO EDITAL N.º 133/2015 O Coordenador-Geral da Comissão Permanente de Concurso das Faculdades Integradas da UPIS torna públicas as condições do concurso para

Leia mais

FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257 de 16/09/ 2011) EDITAL EXTRA VESTIBULAR 2016/1

FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257 de 16/09/ 2011) EDITAL EXTRA VESTIBULAR 2016/1 FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257 de 16/09/ 2011) EDITAL EXTRA VESTIBULAR 2016/1 A FACULDADE MURIALDO, instalada na Rua Marquês do Herval, 701, Centro de Caxias do Sul, Estado do Rio

Leia mais

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.2

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.2 1 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.2 O Diretor Presidente do Grupo Ibmec Educacional SA, mantenedor das Faculdades de Economia e Finanças Ibmec e Faculdade de Ciências Sociais

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.1 e 2014.2

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.1 e 2014.2 1 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2014.1 e 2014.2 O Diretor Presidente do Grupo Ibmec Educacional SA, mantenedor das Faculdades de Economia e Finanças Ibmec e a Faculdade de Ciências

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA GERAL DO HOSPITAL SOCOR 2011

EDITAL DO CONCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA GERAL DO HOSPITAL SOCOR 2011 EDITAL DO CONCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA GERAL DO HOSPITAL SOCOR 2011 Inscrições: 03 de novembro a 19 de novembro de 2010 Informações: Centro de Estudos do Hospital SOCOR Tel.: (31) 3330.3093 CODI

Leia mais

1º VESTIBULAR EAD/2016. Manual do Candidato. A marca do seu futuro profissional! Vestibular Agendado e Aproveitamento das notas do ENEM 2014/2015

1º VESTIBULAR EAD/2016. Manual do Candidato. A marca do seu futuro profissional! Vestibular Agendado e Aproveitamento das notas do ENEM 2014/2015 1º VESTIBULAR EAD/2016 Vestibular Agendado e Aproveitamento das notas do ENEM 2014/2015 A marca do seu futuro profissional! Manual do Candidato A Faculdade FINOM é uma tradicional instituição de ensino

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 034/2015 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo de Inverno 2015 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté.

Leia mais

EDITAL Nº 12/2015 CURSO TURNO MODALIDADE DURAÇÃO FASE VAGAS MATUTINO BACHARELADO 10 SEMESTRES 1ª 16 FÍSICA NOTURNO LICENCIATURA 8 SEMESTRES 1ª 24

EDITAL Nº 12/2015 CURSO TURNO MODALIDADE DURAÇÃO FASE VAGAS MATUTINO BACHARELADO 10 SEMESTRES 1ª 16 FÍSICA NOTURNO LICENCIATURA 8 SEMESTRES 1ª 24 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CONCÓRDIA Rod. SC 283 km 08 Vila Fragosos Concórdia SC - CEP 89.700-000 Fone: (49) 3441-4800/3441-4834

Leia mais

1. DO OBJETO 2. DAS INSCRIÇÕES

1. DO OBJETO 2. DAS INSCRIÇÕES EDITAL N 01 /2012-1 - VESTIBULAR, CONCURSO PRINCIPAL E PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CONTINUADO DO CENTRO UNIVERSITARIO DE MINEIROS UNIFIMES MANTIDO PELA FUNDAÇÃO INTEGRADA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

FACULDADE GUARAPUAVA CONCURSO VESTIBULAR AGENDADO 2016 EDITAL N. 019/2015 - DG/FG

FACULDADE GUARAPUAVA CONCURSO VESTIBULAR AGENDADO 2016 EDITAL N. 019/2015 - DG/FG FACULDADE GUARAPUAVA CONCURSO VESTIBULAR AGENDADO 2016 EDITAL N. 019/2015 - DG/FG A Faculdade Guarapuava (FG), mantida pela União de Ensino e Cultura de Guarapuava Ltda. (UNIGUA), declara abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015

EDITAL PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015 EDITAL PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015 O Diretor Geral da Universidade Presidente Antônio Carlos Campus Barbacena, mantida pela Fundação Presidente Antônio Carlos FUPAC, informa aos interessados

Leia mais

EDITAL Nº 1/2015 - PROCESSO SELETIVO 2016

EDITAL Nº 1/2015 - PROCESSO SELETIVO 2016 Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Mantida pela Instituição Cultural e Educacional de Ivaiporã ICEI Recredenciada pela Portaria MEC nº. 545 de 11/05/12 D.O.U. 14/05/12 EDITAL Nº 1/2015 - PROCESSO SELETIVO

Leia mais

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2013/1 e 2013/2

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2013/1 e 2013/2 1 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2013/1 e 2013/2 O Diretor Presidente do Grupo Ibmec Educacional SA, mantenedor das Faculdades de Economia e Finanças Ibmec e Faculdade de Ciências

Leia mais

EDITAL Nº 03/2015 de 09 de Março de 2015.

EDITAL Nº 03/2015 de 09 de Março de 2015. EDITAL Nº 03/2015 de 09 de Março de 2015. O Pró-Reitor de Graduação, considerando o disposto no parágrafo 3º da RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/0592014, torna público que estarão abertas nos dias 10 e 11/03 as

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA M U R I A É MG EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O ANO LETIVO DE 2016

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA M U R I A É MG EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O ANO LETIVO DE 2016 FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA M U R I A É MG EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O ANO LETIVO DE 2016 A Diretora da FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA - FASM,

Leia mais

EDITAL Nº. 004/2013 - DG VESTIBULAR DE VERÃO 2014

EDITAL Nº. 004/2013 - DG VESTIBULAR DE VERÃO 2014 A Diretora Geral da Faculdade União das Américas, de acordo com o artigo 17 do Regimento Institucional e com base no disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996

Leia mais

VESTIBULAR 1º/2013. Agendado e com aproveitamento da nota do ENEM. Manual do candidato

VESTIBULAR 1º/2013. Agendado e com aproveitamento da nota do ENEM. Manual do candidato VESTIBULAR 1º/2013 Agendado e com aproveitamento da nota do ENEM A Faculdade FINOM de Patos de Minas tem por finalidade contribuir para a construção de uma sociedade solidária e democrática, dentro dos

Leia mais

EDITAL 13 de 15 de março de 2014

EDITAL 13 de 15 de março de 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 13 de 15 de março de 2014 PROCESSO SELETIVO PARA REINGRESSO, TRANSFÊRENCIA INTERNA E EXTERNA PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA

Leia mais

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar?

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar? 1 Você conhece a Faculdade Sagrada Família? A FASF iniciou as suas atividades no ano de 2011, após ter passado por todos os processos burocráticos exigidos pelo Ministério da Educação para sua abertura

Leia mais

COMISSAO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DE DISCENTE CPPSD. EDITAL VESTIBULINHO Nº 004 de 01 de novembro de 2013

COMISSAO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DE DISCENTE CPPSD. EDITAL VESTIBULINHO Nº 004 de 01 de novembro de 2013 COMISSAO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DE DISCENTE CPPSD EDITAL VESTIBULINHO Nº 004 de 01 de novembro de 2013 A COMISSAO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE CPPSD, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

MANUAL VESTIBULAR SIMPLIFICADO 2015

MANUAL VESTIBULAR SIMPLIFICADO 2015 MANUAL VESTIBULAR SIMPLIFICADO 2015 AEDS Autarquia Educacional de Salgueiro Fone: (87) 3871 6040 FACHUSC Faculdade de Ciência Humanas do Sertão Central Rua Antônio Filgueira Sampaio, 134 - Salgueiro -

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO FACENS - Processo Seletivo 2015

MANUAL DO CANDIDATO FACENS - Processo Seletivo 2015 MANUAL DO CANDIDATO FACENS - Processo Seletivo 2015 1. Condições e Normas para a Inscrição: Poderão inscrever-se no Processo Seletivo 2015, de acordo com a legislação vigente, todos aqueles que concluíram

Leia mais

O presente processo terá validade para matrícula no primeiro semestre de 2015, através de ingresso por:

O presente processo terá validade para matrícula no primeiro semestre de 2015, através de ingresso por: EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADORES DE DIPLOMA PARA 2015/1 Os Diretores Executivo e Técnico do SENAI CETIQT, no uso das atribuições que lhes conferem o Regimento Interno do SENAI CETIQT, tornam

Leia mais

EDITAL Nº 05/2015.1. (Bacharelado) Turismo (Bacharelado) 50 Noturno Pedagogia (Licenciatura) 50 Noturno

EDITAL Nº 05/2015.1. (Bacharelado) Turismo (Bacharelado) 50 Noturno Pedagogia (Licenciatura) 50 Noturno EDITAL Nº 05/2015.1 A Diretora Geral da Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA, no uso de suas atribuições legais, divulga, através desse Edital, as normas do Processo Seletivo Vestibular FERA/2015.1

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Arquitetura e Urbanismo noturno, Administração noturno, Administração vespertino, Biomedicina noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura

Leia mais

EDITAL Nº 004/2015 VESTIBULAR DE INVERNO 2015 - UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 004/2015 VESTIBULAR DE INVERNO 2015 - UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 004/2015 VESTIBULAR DE INVERNO 2015 - UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ltda UCEFF Faculdades, recredenciada

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ALÉM PARAÍBA Credenciada pelo Decreto Federal nº 78709, de 10/11/1976, DOU DE 11/11/1976

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ALÉM PARAÍBA Credenciada pelo Decreto Federal nº 78709, de 10/11/1976, DOU DE 11/11/1976 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ALÉM PARAÍBA Credenciada pelo Decreto Federal nº 78709, de 10/11/1976, DOU DE 11/11/1976 EDITAL 2011 PROCESSO SELETIVO ISECC 2011 2º SEMESTRE 2 O Presidente da Fundação Educacional

Leia mais

2º VESTIBULAR - 2015. Vestibular agendado e com aproveitamento da nota do ENEM/2014. Manual do Candidato. A marca do seu futuro profissional!

2º VESTIBULAR - 2015. Vestibular agendado e com aproveitamento da nota do ENEM/2014. Manual do Candidato. A marca do seu futuro profissional! 2º VESTIBULAR - 2015 Vestibular agendado e com aproveitamento da nota do ENEM/2014 A marca do seu futuro profissional! A Faculdade FINOM é uma tradicional instituição de ensino superior do Noroeste de

Leia mais

EDITAL FMJ- 032/2011, de 21/6/2011 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO VESTIBULAR DE 2012 MEDICINA

EDITAL FMJ- 032/2011, de 21/6/2011 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO VESTIBULAR DE 2012 MEDICINA EDITAL FMJ- 032/2011, de 21/6/2011 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO VESTIBULAR DE 2012 MEDICINA O Prof. Dr. ITIBAGI ROCHA MACHADO, Diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, autarquia municipal de

Leia mais

EDITAL CONCURSO VESTIBULAR 2014

EDITAL CONCURSO VESTIBULAR 2014 EDITAL CONCURSO VESTIBULAR 2014 A Faculdade do Litoral Paranaense e o Instituto Superior de Educação de Guaratuba ISEPE Guaratuba, com sede na Rua Joaquim Menelau de Almeida Torres, 101, bairro Piçarras,

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO (UP)

UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS PROCESSO SELETIVO - 2 o SEMESTRE DE 2015-2 a ENTRADA CURSO DE PEDAGOGIA (Graduação Licenciatura) Modalidade Educação à Distância (EAD) EDITAL

Leia mais

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ldta UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

Vestibular 2012/2º semestre MANUAL DO CANDIDATO

Vestibular 2012/2º semestre MANUAL DO CANDIDATO Vestibular 2012/2º semestre MANUAL DO CANDIDATO INSCRIÇÕES De 13 de abril a 23 de maio de 2012: Via internet: pelo site www.unimonte.br Presencial: das 9h às 15h e das 16h às 21h30 no CAA - Central de

Leia mais

IV. DA CLASSIFICAÇÃO E PREENCHIMENTO DAS VAGAS

IV. DA CLASSIFICAÇÃO E PREENCHIMENTO DAS VAGAS I. A FACULDADE Caro Candidato, A Faculdade José Augusto Vieira foi credenciada pelo MEC através da portaria 3.014 de 23 de Setembro de 2004, inaugurada em 08 de Outubro do mesmo ano, é uma instituição

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS DE SÃO PAULO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE 2016 1º SEMESTRE

ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS DE SÃO PAULO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE 2016 1º SEMESTRE ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS DE SÃO PAULO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE 2016 1º SEMESTRE A Direção Acadêmica da Escola Superior Nacional de Seguros de São Paulo, localizada à Av. Paulista, 2421

Leia mais

3. DA SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS: 3.1. A seleção será operacionalizada pela Comissão Coordenadora de Programa do PPG-MATEMÁTICA.

3. DA SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS: 3.1. A seleção será operacionalizada pela Comissão Coordenadora de Programa do PPG-MATEMÁTICA. INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO No 034/2015 PROGRAMA DE MATEMÁTICA DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO A Presidente

Leia mais

EDITAL Nº 03/2011. Art. 1º O total de vagas para este Processo Seletivo são em número de 480 (quatrocentos e oitenta), assim distribuídas:

EDITAL Nº 03/2011. Art. 1º O total de vagas para este Processo Seletivo são em número de 480 (quatrocentos e oitenta), assim distribuídas: EDITAL Nº 03/2011 A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DOS LAGOS faz saber, através do presente EDITAL, que estão abertas a partir de 16/11/2011, as inscrições do PROCESSO SELETIVO para os Cursos de Licenciatura

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016 EDITAL Nº 02/2015 Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep Processo Seletivo Primeiro Semestre 2016 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - Fatep informa que, de acordo com a Lei nº 9.394

Leia mais

Edital do Processo Seletivo de Transferência entre Faculdades 2014/1

Edital do Processo Seletivo de Transferência entre Faculdades 2014/1 Edital do Processo Seletivo de Transferência entre Faculdades 2014/1 A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo, sob a responsabilidade do diretor-geral de graduação, professor Luiz

Leia mais