Com um breve histórico da EEFPM e as vantagens

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Com um breve histórico da EEFPM e as vantagens"

Transcrição

1 Março e Abril / 2010 CAES participa das comemorações do Centenário da EEFPM incentivando a prática de atividade física Com um breve histórico da EEFPM e as vantagens e benefícios da prática regular da atividade física, o efetivo do CAES realizou aula de educação física, em 05MAR10, prestigiando o centenário da Escola de Educação Física. As atividades iniciaram com aquecimento no estacionamento do CAES, seguindo para o Parque da Luz, onde foram desenvolvidas atividades aeróbias e de fortalecimento de membros superiores e inferiores. Segundo o Cmt do CAES, Cel PM Arruda: A EEF criou na Instituição e difundiu pela sociedade uma cultura de educar o físico como condição essencial para o cumprimento das missões da Força e para a qualidade de vida das pessoas. No CAES, buscamos levar o oficial aluno a repensar como está seu condicionamento físico, mental e social, estimulando-o a retomar hábitos saudáveis, como controle alimentar e do stress, abandono do tabagismo, aprimoramento das suas relações sociais e familiares, e a prática de educação física como atividade prazerosa e fundamental para viver com qualidade cada etapa de sua vida.

2 Centenário da Escola de Educação Física da Polícia Militar No dia 08 de março, a Escola de Educação Física da Polícia Militar, pioneira no ensino da educação física no Brasil, completou um século de existência. Conhecida como a Pioneira do Brasil por ser a primeira instituição a diplomar profissionais de educação física em território nacional, a Velha Escola surgiu após a chegada de uma Missão Militar Francesa, contratada pela então Província de São Paulo para remodelar a Força Cmt-G e Cmt do CAES, entre as autoridades presentes Pública. Durante a cerimônia noturna, além do resgate histórico, evocando o capitão francês Delphin Balancier, seu primeiro comandante, a EEF ainda promoveu uma exibição da Joinville Le Pont, dança folclórica já extinta na França e praticada apenas na Polícia Militar de São Paulo. Dentre as varias homenagens concedidas à EEF, a promovida pelo Panathlon Club São Paulo, no dia 18, festejou o ingresso da EEFPM na Ordem das Entidades Centenárias, que é integrada por instituições com mais de um século de existência como o São Paulo Athletic Club (o Clube dos Ingleses), o Clube Esperia, o SC Germânia (hoje Esporte Clube Pinheiros), o Clube Atlético Paulistano, o Clube de Regatas Tietê e o Clube Atlético Ypiranga. Conheça mais da história da EEFPM - ssp.sp.gov.br/noticia/lenoticia.aspx?id=19298 Homenageados com a Medalha do Centenário da EEF Secretário de Gestão Pública visita CAES Em 15 de março, o Dr Sidney Beraldo, Secretário Estadual de Gestão Pública, proferiu palestra Inovação na Gestão Pública aos oficiais-alunos do Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, abordando as missões da secretaria de gestão, particularmente a formação dos gestores públicos. O secretário Beraldo transmitiu informações novas ao tratar da rede de inovação em governo, que cria um espaço de compartilhamento de experiências geradas por um conjunto de mais de 600 mil servidores da administração do Estado de São Paulo. Assim, o servidor assume papel de protagonista da rede gerando conteúdo de forma autônoma, compartilhando informações, trocando idéias e trabalhando colaborativamente.

3 Dia Internacional da Mulher 08 de Março Breve histórico: Em 8/03/1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho: redução na carga diária para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas diárias), equiparação de salários (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em No ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). O Cmt do CAES, em homenagem a data, relembrou algumas mulheres importantes e suas conquistas: Nas Artes, Tarsila do Amaral; na Literatura, Raquel de Queiroz; na Política, Nísia Floresta, considerada pioneira no feminismo brasileiro; e a primeira deputada do Brasil: Carlota Pereira de Queirós. Todas as mulheres do CAES foram homenageadas com uma lembrança, gentilmente cedida pela perfumaria Bibelot: um perfume francês, além de cartão e um botão de rosa.

4 REPERCUSSÃO DA III JORNADA DE POLÍCIA COMPARADA Fonte: Luciane Fiuza Secretaria de Comunicação do Estado do Pará Polícia Militar do Pará é destaque em jornada Um encontro para aprimorar o trabalho da Polícia Militar (PM) no Brasil é a proposta da III Jornada Nacional de Polícia Comparada: a polícia conhecendo a polícia. Belém é uma das sete capitais visitadas por 132 policiais do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar de São Paulo, que destacou a maior delegação ao Pará, composta por 24 alunos. Polícia Comunitária, Valorização dos Policias e Direitos Humanos estão entre os principais temas abordados. Em grupos, os participantes também têm feito visitas para conhecer de perto as ações da polícia paraense, como a desenvolvida pela Companhia de Polícia Assistencial Comunitária de Policiamento Especializado. É algo que nós não temos: um policiamento destinado especialmente para tratar com crianças, adolescentes e idosos. A preocupação da polícia aqui em relação a esse grupo me chamou atenção. Achei muito interessante. É algo que nós podemos até pensar em São Paulo porque lá atuamos de uma maneira mais generalizada, enfatizou o Cap PM Alves Marques, do Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da PM de São Paulo. Entre os debates da jornada estão as inovações e tecnologias da PM, procedimentos operacionais para determinadas ocorrências, além dos problemas similares enfrentados pelos policias. De São Paulo, os participantes detalharam o funcionamento das bases comunitárias móveis e das bases comunitárias distritais de segurança, estas últimas baseadas no modelo desenvolvido pela polícia do Japão. A comunidade é nossa razão de ser, resumiu Marques, explicando a importância da convivência do policial com a comunidade, onde fica instalado provisoriamente, criando vínculos de confiança e estimulando o cidadão a colaborar com o trabalho da PM, seja denunciando ou ajudando a conscientizar crianças e jovens. Na mesma linha de policiamento comunitário, o projeto Segurança Cidadã, do Governo do Estado, que é referência para o Brasil e um dos destaques do encontro, já possui diversas bases comunitárias na Região Metropolitana de Belém e deve se estender a todo o Estado. O Segurança Cidadã foi selecionado um dos três melhores do Brasil entre os 41 projetos apresentados, ano passado, na Conferência Nacional de Segurança Pública, em Brasília, Distrito Federal. Intercâmbio - Das unidades das corporações paraenses visitadas durante o evento estão ainda as que tratam do policiamento de choque, escolar e ambiental. A turma de oficiais de SP, formada por alunos em fase elaboração do trabalho de conclusão de curso, foi dividida e cada participante escolheu o tema que estivesse mais de acordo com seu projeto de pesquisa. Ao final dos encontros nas capitais brasileiras, representantes da PM do Pará participarão de um simpósio geral, em São Paulo, que reunirá as sete capitais que participaram das jornadas.

5 Curso de Multiplicadores de Polícia Comunitária acontece no CAES O CAES, mais uma vez, sediou o Curso de Multiplicadores de Polícia Comunitária, de responsabilidade da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária DP- CDH, graças à cooperação técnica entre a Secretaria de Segurança Pública e a SENASP. Bandeiras das UF participantes Com o objetivo de habilitar os profissionais da segurança pública dentro da filosofia e dos conceitos de Polícia Comunitária, mais de 50 profissionais do Sistema de Segurança dos Estados e países vizinhos, entre policiais militares, civis, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, do Sistema Penitenciário e representantes da sociedade civil organizada, participaram do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária edição O curso teve carga horária total de 80 horas/aulas, e aconteceu no período de 15 a 26 de março de O encerramento acorreu no QCG com a participação do Cmt-G, Cel PM Álvaro Batista Camilo.

6 Trabalho Monográfico de Mestrando do CAES torna-se realidade O holerite eletrônico torna-se uma realidade. A partir do 5º dia útil de junho, o holerite do policial militar ativo será disponibilizado em versão eletrônica, bastando para isto cadastrar-se no site do CIAF: policiamilitar.sp.gov.br opção holerite eletrônico. Isto é o resultado do trabalho monográfico do Cap PM LUIS CARLOS HIROMI NAGAO, lotado no CIAF, e aluno do Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (CAO-III/09). (...) Assim, com a gama de recursos tecnológicos disponíveis e facilidade de acesso proporcionado pela internet, a aplicação das melhores práticas de gestão nos produtos e serviços oferecidos pela Polícia Militar, mais precisamente pelo Centro de Despesa de Pessoal, se faz presente e necessária. Sendo o holerite um de seus principais produtos, não há como negar a necessidade de alinhar à GESPOL e aos anseios dos milicianos o tradicional demonstrativo de pagamento, visando torná-lo mais eficiente, haja vista que o modelo impresso demora mais tempo para ser entregue. (...) Destarte, se englobar a cadeia existente desde a impressão, distribuição e recebimento dos holerites pelos policiais militares, fica evidente uma logística complexa e onerosa, sem contar com a degradação ambiental provocada pelo consumo de papel e energia elétrica. (...) A tendência, com os recursos disponíveis em TI, é chegar à demonstração do pagamento de maneira ágil, completa e unificada, minimizando-se os deslocamentos e maximizando-se o acesso à informação do holerite diretamente de sua máquina. Note-se que o foco é na informação e não no meio em que é disponibilizada. A apresentação e defesa final do trabalho ocorrerá em outubro próximo, porém sua pertinência e conveniência, fez com que a Diretoria de Pessoal agilizasse o processo de instituição formal. Parabéns ao Cap PM Hiromi.

7 IV Fórum Nacional de Segurança Pública De 15 a 17 de março, no Expo Center Norte, sob o tema Segurança, Desenvolvimento e Direitos Humanos, o IV Encontro Anual foi um espaço privilegiado e regular para o encontro e a cooperação entre membros das polícias estaduais e nacionais e das guardas municipais, gestores e profissionais das secretarias de seguran- ça pública, pesquisadores da área e lideranças de organizações da sociedade civil. O objetivo maior foi o de ampliar o diálogo entre todos os indivíduos envolvidos com o tema, fomentando o debate plural e democrático, bem como a formulação de políticas públicas bem fundamentadas na área, calcadas não apenas no rigor dos estudos acadêmicos, mas também no relato de experiências dos profissionais do setor. O Cel PM Arruda proferiu duas palestras: Na primeira, dirigida a todos os Coordenadores Estaduais de Conselhos Comunitários de Segurança presentes, partilhou suas experiências de 10 anos como assistente Policial Militar da Coordenadoria Estadual dos CONSEGs, falando sobre a finalidade dos CONSEGs e maneiras de reforçar sua atuação. Destacou sobretudo o caráter suprapartidário, democrático e plural, que faz dos CONSEGs um dos foros privilegiados de diálogo entre oposições. Na segunda palestra, expôs a um público de educadores policiais de todo o país, aspectos da formulação curricular do ensino de pós-graduação da PM de São Paulo. Mestrado inicia Pré-Qualificação Os oficiais-alunos do Mestrado em Ciências Policiais iniciou sua Pré-Qualificação, recebendo diversas autoridades para o aprimoramento da discussão dos temas sobre Segurança e Ordem Pública. Mestrando Cap PM Marcos de Castro Simanovic Banca Examinadora: Cel PM Leonidas Pantaleão de Santana Viviane Coelho Buchianeri (Assessora Técnica do Instituto Florestal) Padre José Afonso Lobato Mestrando Cap PMPR Alexandre Dupas Pereira Banca Examinadora: Maj PM José Roberto Rodrigues de Oliveira Dr. Luiz Fernando Ferreira Delazari (Secretário de Segurança Pública do Paraná) Cel PMPR Washington Alves da Rosa Mestrando Cap PM Antonio Carlos Sordi Banca Examinadora: Francisco Carlos Paletta (Diretor da FEFAAP) Ten Cel Res PM Marcelo Gomes Manoel Cel Res PM Renato Penteado

8 Publicada Resolução que disciplina o Curso Superior de Polícia Integrado A Resolução SSP - 36, de , disciplina a realização do Curso Superior de Polícia Integrado. O Secretário da Segurança Pública, resolve: Artigo 1º - Fica determinado o desenvolvimento do Curso Superior de Polícia Integrado (CSPI) das Polícias Militar e Civil do Estado de São Paulo, destinado conjuntamente a Oficiais Superiores e à Delegados de Polícia de 1ª Classe,(...) Parágrafo único. A execução do curso de que trata este artigo ficará a cargo do Centro de Altos Estudos de Segurança Cel PM Nelson Freire Terra (CAES - Cel PM Terra) e da Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (ACADEPOL), respectivamente. Artigo 2º - O CSPI será desenvolvido obedecendo-se a programa integrado, elaborado conjuntamente pelas Polícias Militar e Civil, com as divisões temáticas, visitas, palestras, viagens de estudos nacionais, jornada internacional de polícia comparada e respectivas cargas horárias. Parágrafo único. A seleção, conteúdo programático, metodologia, processos de avaliação e duração do Programa de Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, correspondente ao Curso Superior de Polícia da Polícia Militar, e do Curso de Especialização em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal, correspondente ao Curso Superior de Polícia da Polícia Civil, serão regulados, respectivamente, pela Diretoria de Ensino, por intermédio do Centro de Altos Estudos de Segurança Cel PM Nelson Freire Terra e pela Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra, observando-se a exigência da realização de, no mínimo, as seguintes atividades conjuntas: I - um mês letivo no Centro de Altos Estudos de Segurança Cel PM Nelson Freire Terra, com freqüência de Oficiais Superiores e Delegados de Polícia de 1ª Classe; II - um mês letivo na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra, com freqüência de Delegados de Polícia de 1ª Classe e Oficiais Superiores. III Jornada Internacional de Polícia Comparada, com participação de Oficiais Superiores e Delegados de Polícia de 1ª Classe, condicionada sua execução à conveniência, oportunidade e disponibilidade de recursos da Pasta, e IV Formatura solene conjunta. Artigo 3º - Fica autorizada a freqüência do CSPI a policiais militares, bombeiros militares e policiais civis de outras Unidades Federativas, peritos e médicos legistas da Superintendência da Polícia Técnico-Científica e integrantes de organizações policiais federais e de nações amigas, obedecida a equivalência aos graus hierárquicos e cargos das Polícias Militar e Civil e condicionada à disponibilidade de vagas, mediante planejamento do Centro de Altos Estudos de Segurança Cel PM Nelson Freire Terra e da Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra. (...) Fonte:

9 PMESP assina convênio com Santander Em continuidade à política de valorização do policial militar, o Comando Geral assinou Protocolo de Intenções com o Banco Santander, a fim de capacitar 10 policiais militares, entre oficiais e praças, em língua espanhola. A assinatura se deu no Quartel do Comando Geral em 31 de março de Além do Comandante-Geral, o Cmt do CAES, Cel PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda, assinou acordo entre as instituições para a criação do Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional com a Universidad d Salamanca, na Espanha. A idéia da criação desta bolsa surgiu após uma conversa com os comandantes da PM sobre a organização da Copa do Mundo no Brasil, pois queremos muito apoiar esse evento, disse o Sr. Pedro Coutinho, Diretor Executivo da Rede Norte do Grupo Santander Brasil. Comandante do CAES comemora Bodas de Ouro Em 30 de março, o Cel PM Arruda comemorou 50 anos de idade. Como presente do efetivo do CAES recebeu um par de tênis e uma camisa de seu time do coração. Vários amigos prestigiaram a comemoração. Sra. Marilda e Cel Res PM Mardiros Cel PM Leme

10 APRESENTAÇÃO DO DOUTORADO Em 05ABR10, o CAES recebeu o Doutorado 2010 com a participação de oficiais-alunos do estado do Rio de Janeiro (04), Paraíba (01), Sergipe (01) e Amazonas (01), além dos 19 de São Paulo, totalizando 26 doutorandos. Os oficiais-alunos foram recepcionados pelo Cel PM Arruda e tiveram a apresentação dos oficiais do CAES que os atenderão diretamente em assuntos administrativos e acadêmicos. Com palestra do Dr Carlos Vogt, Secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, a Aula Magna teve por tema Cultura Científica e as novas tecnologias de informação e comunicação no ensino superior. Subcmt PM, Dr Vogt, DEC, Prof Kokubun_UNESP No início da noite, foi realizado coquetel no salão comunitário da Capelania de Santo Expedito, onde os oficiais-alunos receberam os cumprimentos, além de diversos Cmt e Diretores, também do Cmt-G. O evento foi abrilhantado pela Camerata do CMus.

11 Colaboradoras e seus filhos recebem ovos de Páscoa Em comemoração à Páscoa cristã, foram adquiridos ovos de páscoa pelo efetivo do CAES com propósito de entregá-los aos filhos das funcionárias da Empresa Gramaplan, prestadora de serviços de limpeza. A iniciativa da Sgt PM Lilian foi bem aceita por todos que colaboraram e participaram da entrega dos ovos às crianças presentes. Em suas palavras, o Cel Arruda relembrou o verdadeiro espírito da Páscoa: Celebração à Vida. Palestra de Nutrição ao Doutorado/10 A presidente da Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição SBGAN Sra. Maria Lucia Tafuri Garcia realizou palestra aos oficiais-alunos do Doutorado Foram tratados assuntos sobre a classificação dos alimentos, sua tabela energética, necessidades nutricionais e as recomendações diárias de consumo.

12 Ciclo de Palestras para o Doutorado/10 Prof. Dr. Maj PM Raul Santo Palestra sobre Saúde e Prevenção Profª Drª Pilar Jimenez Tello, da Universidade de Salamanca, palestra: A Organização Policial na Espanha Aniversariantes do mês de Abril Os aniversariantes do mês de abril foram homenageados com bolo e presentes. Parabéns ao Maj PM Edno, Maj PM Glauco e 1º Ten PM Aparecida. Felicidades! Maj PM Glauco e Maj PM Edno Maj Ana Rita e 1º Ten Aparecida

13 CAES COMPLETA 50 ANOS Com a entrega de Láureas de Mérito Pessoal aos integrantes de seu efetivo e do corpo discente, o CAES iniciou a solenidade comemorativa aos 50 anos de sua existência em 26 de abril. Cap PM Pedro/Subcmt PM Cap PM Ronilson e DEC Sd PM Elza e marido Sgt PM Santos/Cel Marco Sd Rodrigo/TCel Luiz Sd Cristina/Ten Cardoso Sgt Roque/Cap Bolsoni Sd Fabiana/Cel Arruda Subten PM Vania e família Sd Elda e sua mãe Mesa de Honra: Cel PM Morelli, Cel Wagner, DEC, Subcmt PM, Cel Res David, Cel PM Marco e Cel PM Arruda

14 Entoada pela sessão da Banda da Polícia Militar e cantada por todos os presentes, foi realizada a apresentação oficial da Canção do CAES. Em 1999, o então Cap PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda, aluno do CAO-I/99, compôs letra e música de uma canção e apresentoua ao Cel PM Nelson Francisco Duarte, Cmt do CAES (18/03/1999 a 31/12/1999). Aprovada por esse cmt, seus trâmites legais foram retomados, vindo a ser concretizada sua instituição este ano, por meio da publicação inserta no Bol G nº 064, de 06ABR10. Cel Res PM Edilberto Dando continuidade as festividades, o Cel Res PM Edilberto de Oliveira Melo fez uma palestra contando as origens do CAES com a história de Francisco Júlio César de Alfieri, fundador da Unidade. Conheça o conteúdo na íntegra acessando a HP do CAES. Maj PM Ana Rita e Sd PM Angela Agradecimento pelo apoio do Sd PM Angela Maria Gomes Frucchi, do 4º Btl, que acompanha e agiliza os procedimento para retirada de visto da instituição, junto a Polícia Federal, graças ao respeito que granjeou junto aquele departamento. Finalizando as atividades, foi inaugurada a placa da Turma do CSP-09.

15 CAES sedia ciclo de palestras do CPA/M-3 O CPA/M-3, sob o comandamento do Cel PM Alves, organizou ciclo de palestras com objetivo de instruir e atualizar seus policiais. O evento foi prestigiado pelo CPC, Cel PM Chaves, além de diversos comandantes de batalhão. Resultado da III Jornada de Polícia Comparada O Programa de Mestrado, além das premissas de habilitar o oficial-aluno para o exercício das funções institucionais, também estimula a análise, o planejamento e o desenvolvimento da Segurança Pública, mediante a realização de atividades de pesquisa e elaboração de teses. Para tanto, realizou a III Jornada Nacional de Polícia Comparada, visitando as Polícias e Corpos de Bombeiros Militares da Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal e Tocantins; estados que apresentaram situações ou problemas específicos ou de interesse, que atenderam ao principal objetivo: constituir estudos comparativos, visando compreender os mais diferentes aspectos da realidade dos Sistemas de Segurança Pública, Forças Policiais, Corpos de Bombeiros e Defesa Civil. A apresentação das conclusões aconteceu no Novo Hotel Jaraguá, em 29 de abril de 2010, das 09h00 às 17h00, com a participação de oficiais representantes dos estados visitados, o que enriqueceu ainda mais o debate. O CAES fará Informativo exclusivo com o conteúdo da III JNPC.

16 Encerramento da fase Presencial do Mestrado Com um coquetel no hall central do CAES, a fase presencial do Mestrado Profissional de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública foi encerrada. Os oficiais-alunos permaneceram no CAES no período de 04 de novembro de 2009 a 28 de maio de Para os oficiais de São Paulo e do Paraná, ainda há a apresentação da dissertação na qualificação (Jun/Jul) e na defesa final (Set/Out). A formatura está prevista para o dia 15 de outubro, no Auditório Ulisses Guimarães Palácio dos Bandeirantes. Os oficiais do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul já apresentaram sua dissertação e despediram-se dos colegas paulistas, retornando aos seus estados de origem. Acesse ao site do CAES na Internet - Elaboração: Setor de Relações Públicas do CAES Dúvidas, Críticas e Sugestões: - caesrelpublicas@policiamilitar.sp.gov.br

Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. 028 /2007

Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. 028 /2007 Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. 028 /2007 1 Do programa e objetivo 1.1 O Programa CAFP/BA (Centros Associados para o Fortalecimento

Leia mais

NOTÍCIAS DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE CONSELHEIRO LAFAIETE DRA. CLARA FAZ PALESTRA NO CES-CL - DIA INTERNACIONAL DA MULHER -

NOTÍCIAS DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE CONSELHEIRO LAFAIETE DRA. CLARA FAZ PALESTRA NO CES-CL - DIA INTERNACIONAL DA MULHER - NOTÍCIAS DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE CONSELHEIRO LAFAIETE DRA. CLARA FAZ PALESTRA NO CES-CL - DIA INTERNACIONAL DA MULHER - No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Tal data ficou

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID A FUNEC Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, através

Leia mais

Regulamento das. Atividades Complementares

Regulamento das. Atividades Complementares BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Regulamento das Atividades Complementares Osasco 2013 Apresentação Este documento apresenta um conjunto geral de normas e orientações sobre a realização das Atividades

Leia mais

MURAL- MARÇO 2015. Compromisso. Declaração Imposto de Renda

MURAL- MARÇO 2015. Compromisso. Declaração Imposto de Renda Compromisso Declaração Imposto de Renda O prazo para declaração de Imposto de Renda em 2015 (referente aos rendimentos de 2014) vai começar em 2 de março e terminar em 30 de abril, segundo publicação da

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH? ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DAS LIGAS ACADÊMICAS CURSO DE MEDICINA UNIFENAS BH ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1- O QUE É UMA LIGA ACADÊMICA? As Ligas Acadêmicas são entidades sem fins lucrativos. As Ligas Acadêmicas

Leia mais

Edital para publicação no site período de 23 a 30 de junho de 2013. PROJETO BRA/04/029 Seleciona CONSULTOR na modalidade PRODUTO* CÓD.

Edital para publicação no site período de 23 a 30 de junho de 2013. PROJETO BRA/04/029 Seleciona CONSULTOR na modalidade PRODUTO* CÓD. Edital para publicação no site período de 23 a 30 de junho de 203. PROJETO BRA/04/029 Seleciona CONSULTOR na modalidade PRODUTO* CÓD. GESTÃO EAD Os currículos deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos:

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos: 1 INTRODUÇÃO Sobre o Sou da Paz: O Sou da Paz é uma organização que há mais de 10 anos trabalha para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz no Brasil, atuando nas seguintes áreas complementares:

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA Capítulo I Do Regulamento Art. 1º. O presente Regulamento define e regula a Política de Formação e Desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (Aprovado pelo Colegiado de Curso em 23/09/2013)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (Aprovado pelo Colegiado de Curso em 23/09/2013) REGULAMENTO DAS S COMPLEMENTARES (Aprovado pelo Colegiado de Curso em 23/09/2013) Art.1º Este Regulamento define, no âmbito da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, as atividades complementares

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS OPERACIONAIS PARA ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DOS ESTUDOS COMPLEMENTARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS OPERACIONAIS PARA ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DOS ESTUDOS COMPLEMENTARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS OPERACIONAIS PARA ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DOS ESTUDOS COMPLEMENTARES O Parecer do CNE/CES nº 492/2001, assim define as atividades complementares:

Leia mais

EDITAL Nº 02/2012 TERMO DE REFERÊNCIA N 013 PROJETO PNUD BRA/05/021

EDITAL Nº 02/2012 TERMO DE REFERÊNCIA N 013 PROJETO PNUD BRA/05/021 EDITAL Nº 02/2012 TERMO DE REFERÊNCIA N 013 PROJETO PNUD BRA/05/021 1. Função no Projeto Consultoria especializada para propor e subsidiar junto ao GT Temático - Juventude e Meio Ambiente, - Grupo de Trabalho

Leia mais

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP PROJETO A inserção das Famílias no CAMP APRESENTAÇÃO O CAMP-Gna é uma entidade filantrópica sediada em Goiânia, no Setor Central, onde funciona ininterruptamente há 36 anos. Desde 01 de julho de 1973,

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO-CONSEPE

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO-CONSEPE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO-CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 14/2008, DE 25 DE JULHO DE 2008 Regulamenta o planejamento, acompanhamento e registro das Atividades Complementares, necessárias à integralização

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DA BAHIA FATEC/BA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FATEC/BA

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DA BAHIA FATEC/BA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FATEC/BA 0 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DA BAHIA FATEC/BA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FATEC/BA ALAGOINHAS 2014 1 SUMÁRIO I - Disposições Preliminares... 2 II Das Atividades

Leia mais

Reitoria Coordenadoria de Relações Internacionais. Edital No. 010/2014

Reitoria Coordenadoria de Relações Internacionais. Edital No. 010/2014 Edital No. 010/2014 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ SETI - Programa de mobilidade internacional com Utah/EUA Considerando o Memorando de Entendimento entre a Secretaria de Educação do Estado

Leia mais

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 02/2010 Estabelece Normas Operacionais Complementares em conformidade com o Parecer CNE/CEB nº 06/2010, Resoluções CNE/CEB nº 02/2010

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES Com a crescente produção de conhecimento e ampliação das possibilidades de atuação profissional, o curso proporciona atividades extra curriculares

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) CAPÍTULO I - DO NEPEC E SEUS OBJETIVOS Artigo 1º - O presente Regulamento disciplina as atribuições,

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) N.º e Título do Projeto BRA 06/005 A Educação Como Fator de Coesão Social Natureza do Serviço Modalidade Localidade de Trabalho Consultoria Produto Brasília/DF Objetivo da Contratação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 263. Pôr em vigência, a partir da presente data, o REGIMENTO. DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, que

RESOLUÇÃO Nº 263. Pôr em vigência, a partir da presente data, o REGIMENTO. DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, que RESOLUÇÃO Nº 263 PÕE EM VIGÊNCIA O REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU O Reitor da Universidade Católica de Pelotas, no uso de suas atribuições, considerando os termos da proposta encaminhada

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - As Atividades Complementares constituem ações que devem ser desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014 A CPA (Comissão Própria De Avaliação) apresentou ao MEC, em março de 2015, o relatório da avaliação realizada no ano de 2014. A avaliação institucional, realizada anualmente, aborda as dimensões definidas

Leia mais

Apresentação. Prezado aluno,

Apresentação. Prezado aluno, A Faculdade São Judas Tadeu tem como missão promover a emancipação do indivíduo através da educação, compreendida pelo desenvolvimento do conhecimento, atitudes e valores e respeito à dignidade humana.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG Estabelece procedimento para o reconhecimento e o registro de diploma de conclusão de curso de Pós-Graduação expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras.

Leia mais

UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL R.L. Stange *, A. A. Batista*. * Universidade Tecnológica federal do Paraná, Guarapuava, Brasil e-mail: rlgomes@utfpr.edu.br Resumo

Leia mais

A cooperação Canadá - Brasil: INTERNACIONALIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO

A cooperação Canadá - Brasil: INTERNACIONALIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO OUI- IOHE MISSÃO OUI DE UNIVERSIDADES CANADENSES NO BRASIL 28 de novembro a 2 de dezembro de 2011 Programa preliminar A cooperação Canadá - Brasil: INTERNACIONALIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO À luz dos excelentes

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE FISIOTERAPIA Junho/2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são prática acadêmicas

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Faculdade Barretos Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade definir normas e critérios para a seleção

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS INTEGRADOS, SUBSEQUENTES

Leia mais

Regulamento Geral das Atividades Complementares do CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT ANNA

Regulamento Geral das Atividades Complementares do CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT ANNA Regulamento Geral das Atividades Complementares do CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT ANNA São Paulo - 2010 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DEFINIÇÃO Art. 1º As Atividades Complementares, com a sigla ACs, de todos os

Leia mais

EDITAL 2011. Processo de Seleção para o Curso de Especialização em Defesa Social, Cidadania e Gestão da Informação

EDITAL 2011. Processo de Seleção para o Curso de Especialização em Defesa Social, Cidadania e Gestão da Informação INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PARÁ EDITAL 2011 Processo de Seleção para o Curso de Especialização em Defesa Social,

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades complementares que compõem o currículo pleno dos

Leia mais

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ aprovou e eu, Reitora em exercício, sanciono a seguinte Resolução:

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ aprovou e eu, Reitora em exercício, sanciono a seguinte Resolução: Resolução CONSUN n o 046/2003. Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97 Aprova o Regulamento Geral da Agência de Comunicação Integrada, do Curso de Comunicação Social

Leia mais

Regulamento de Atividades Complementares

Regulamento de Atividades Complementares Regulamento de Atividades Complementares Regulamento do Registro de Atividades Complementares O presente regulamento normatiza o registro das Atividades Complementares em acordo com o artigo 3º, da Lei

Leia mais

INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2015

INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2015 EDITAL n 200/2014-CIPEAD/PROGRAD/UFPR INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2015 A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho 732 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: Formar profissionais das áreas de Engenharia e

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

RESOLUÇÃO CONEPE Nº 001/2015

RESOLUÇÃO CONEPE Nº 001/2015 RESOLUÇÃO CONEPE Nº 001/2015 Estabelece regras para o funcionamento dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Uergs. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL COM UTAH/EUA. EDITAL n 004/2014 ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL COM UTAH/EUA. EDITAL n 004/2014 ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL COM UTAH/EUA EDITAL n 004/2014 ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL DE ABERTURA PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL ENTRE O ESTADO DE

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Capítulo I Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Capítulo I Das Disposições Gerais REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Dispõe sobre as Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Análise e

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais

PROJETO BRA/04/029. Seleciona CONSULTOR na modalidade PRODUTO* MAPEAMENTO DE

PROJETO BRA/04/029. Seleciona CONSULTOR na modalidade PRODUTO* MAPEAMENTO DE PROJETO BRA/04/029 Seleciona CONSULTOR na modalidade PRODUTO* MAPEAMENTO DE Os currículos deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico seguranca.cidada@mj.gov.br até o dia 20 de dezembro de 2015.

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Gastronomia

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Gastronomia Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Gastronomia Art. 1º - Compreende-se como Atividade Complementar toda e qualquer atividade que complemente a formação acadêmica oferecida pelas disciplinas

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA

ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA Boletim Informativo Edição 01 19 de Março de 2012 ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA Controladoria-Geral da União Implementação da Lei de Acesso a Informação A Lei de Acesso à Informação (LAI) representa mais

Leia mais

de junho de 2007, destinados a profissionais com graduação ou bacharelado.

de junho de 2007, destinados a profissionais com graduação ou bacharelado. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU posgraduacao@poliseducacional.com.br O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU? A pós graduação lato sensu são cursos promovidos pelas faculdades do grupo POLIS EDUCACIONAL com mais de

Leia mais

EDITAL nº 04, de 06 de janeiro de 2015

EDITAL nº 04, de 06 de janeiro de 2015 EDITAL nº 04, de 06 de janeiro de 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS RELATIVOS A NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS E CONCESSÃO DE BOLSAS DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA NEABI -

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte

Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte 2010 Apresentação As Atividades de Extensão são ações desenvolvidas sob forma de programas, projetos, cursos,

Leia mais

ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO

ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ASSESSORIA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO i:\latosens\rot_esp.doc Pelotas, março de 1996 PROCEDIMENTOS

Leia mais

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professora Nair Fortes Abu-Merhy ALÉM PARAÍBA

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professora Nair Fortes Abu-Merhy ALÉM PARAÍBA ALÉM PARAÍBA Regulamento de Atividades Acadêmicas-Científico-Culturais Art.1º - O presente regulamento visa normatizar as Atividades Complementares ou Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) dos

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Aprovado pelo Parecer CONSEPE

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares. Faculdade de Jussara

Regulamento das Atividades Complementares. Faculdade de Jussara ATIVIDADES COMPLEMENTARES O curso de Administração da Faculdade de Jussara, considerando a importância da existência de outras atividades acadêmicas na formação do profissional, reservará 5% (cinco por

Leia mais

FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO Registro na Extensão Nº: Em / / FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO 1 - Identificação: 1.1 - Título 1 : 1.2 - Área Temática Principal (assinalar apenas uma área temática, aquela que melhor define o problema

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Rio de Janeiro, 2003 CAPÍTULO I DOS CURSOS: MODALIDADES E OBJETIVOS Art. 1º. Em conformidade com o Regimento Geral de nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

XIX SEMANA DA TECNOLOGIA & XVIII ENCONTRO ESCOLA COMUNIDADE REGULAMENTO GERAL 2013

XIX SEMANA DA TECNOLOGIA & XVIII ENCONTRO ESCOLA COMUNIDADE REGULAMENTO GERAL 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Nilópolis XIX SEMANA DA TECNOLOGIA & XVIII ENCONTRO

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO Número e Título do Projeto: TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO BRAX66 - Fortalecimento da Secretaria Nacional de Justiça em cooperação jurídica internacional,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este regulamento, elaborado pela Coordenação do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Metodista de São Paulo, tem por objetivo regulamentar o desenvolvimento

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora Faculdade Cenecista de Sinop Facenop/FASIPE Mantida REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO SINOP / MATO GROSSO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Aprovado pelo Colegiado de curso em agosto de 2010

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Aprovado pelo Colegiado de curso em agosto de 2010 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Aprovado pelo Colegiado de curso em agosto de 2010 Artigo 1º. Este Regulamento define, no âmbito dos Cursos da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, as Atividades

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL PPGEdu/FAED/UFGD Nº 03 DE 30 DE ABRIL DE 2015. A COORDENADORA DO da da, no uso de suas atribuições, torna público o presente edital, para a abertura de inscrições visando a seleção de candidato

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária Ano 2015 Título do Projeto: Observatório Juventudes Tipo de Projeto:

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PORTARIA Nº 586/10/GS/SEDUC/MT

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PORTARIA Nº 586/10/GS/SEDUC/MT ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PORTARIA Nº 586/10/GS/SEDUC/MT Dispõe sobre os critérios para atribuição do professor articulador e professor da sala de recursos multifuncionais

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) para participação

Leia mais

CAPÍTULO I DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR

CAPÍTULO I DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CAPÍTULO I DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR Artigo 1º Considera-se Atividades Complementares atividades acadêmicas,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO- CULTURAIS OU ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO- CULTURAIS OU ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO- CULTURAIS OU ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º. Este Regulamento define, no âmbito dos Cursos da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, as Atividades

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E METAS Art. 1º. O Programa de Capacitação Institucional PCI tem por objetivo promover a melhoria da qualidade das funções

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RESOLUÇÃO N.º 191, DE 10 DE NOVEMBRO 2005 DOU 17/11/2005

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RESOLUÇÃO N.º 191, DE 10 DE NOVEMBRO 2005 DOU 17/11/2005 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RESOLUÇÃO N.º 191, DE 10 DE NOVEMBRO 2005 DOU 17/11/2005 Institui orientação para regulamentação do art. 3º

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL POSGRAP Nº 02/2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL POSGRAP Nº 02/2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL POSGRAP Nº 02/2011 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA COOPERAÇÃO UFS/UNIBAN A

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 866, DE 2015 (Do Sr. Izalci)

PROJETO DE LEI N.º 866, DE 2015 (Do Sr. Izalci) *C0052108A* C0052108A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 866, DE 2015 (Do Sr. Izalci) Cria o Fundo Nacional de Apoio ao Sistema Socioeducativo DESPACHO: ÀS COMISSÕES DE: SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA;

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 1173/MD, DE 06 DE SETEMBRO DE 2006.

MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 1173/MD, DE 06 DE SETEMBRO DE 2006. MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 1173/MD, DE 06 DE SETEMBRO DE 2006. Aprova a Política de Assistência Social das Forças Armadas. O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso das

Leia mais

ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE RIO DO SUL - SC. PROJETO DE CAPACITAÇÃO: Assessoria Pedagógica

ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE RIO DO SUL - SC. PROJETO DE CAPACITAÇÃO: Assessoria Pedagógica ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE RIO DO SUL - SC PROJETO DE CAPACITAÇÃO: Assessoria Pedagógica Rio do Sul 2008/2009 CLAUDIO ADALBERTO KOLLER DIRETOR GERAL WALTER SOARES FERNANDES DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Escolar Integrada e

Leia mais

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS 1.1. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, composta pelos seguintes parceiros: Ação Educativa, UNICEF, Campanha

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 065/2014

EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 065/2014 EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 065/2014 O Instituto Agropolos do Ceará, entidade de direito privado e sem fins econômicos, inscrito no CNPJ sob nº 04.867.567/0001-10, qualificado como Organização Social através

Leia mais

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências. RESOLUÇÃO CoCEx nº 6667, de 19 de dezembro de 2013. (D.O.E. 21.12.13) (Protocolado 11.5.2443.1.5). Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo

Leia mais

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil Fernando Jose Spanhol, Dr www.egc.ufsc.br www.led.ufsc.br O Sistema UAB Denominação representativa genérica para a rede

Leia mais

Faculdade Escola Paulista de Direito

Faculdade Escola Paulista de Direito REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO São Paulo 2014 ESCOLA PAULISTA DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4031 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4031 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº Impresso por: RAFAEL DE SOUZA RODRIGUES DOS SANTOS Data da impressão: 10/08/015-14:4:5 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 401 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (937Q)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (937Q) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (937Q) ENGENHARIA CIVIL GOIÂNIA/GO 1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares são componentes curriculares enriquecedores e complementadores do

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art.1º O presente regulamento tem por finalidade estabelecer normas para a realização e o registro das Atividades Complementares nos

Leia mais

EDITAL Nº 01/2013 - DG

EDITAL Nº 01/2013 - DG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CÂMPUS SÃO VICENTE DO SUL Rua 20 de Setembro, s/nº - 97420-000 São

Leia mais

EDITAL 020/2014 DE CHAMAMENTO 2014

EDITAL 020/2014 DE CHAMAMENTO 2014 EDITAL 020/2014 DE CHAMAMENTO 2014 A GUAYÍ, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sediada na Rua José do Patrocínio 611, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre, RS, CEP 90050-003, torna público

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL N 20/2015 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo Convênio nº 05/2015, como parte integrante

Leia mais