PAGAR A FACULDADE. Como se preparar para. Características, vantagens e desvantagens de 3 tipos de planos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PAGAR A FACULDADE. Como se preparar para. Características, vantagens e desvantagens de 3 tipos de planos."

Transcrição

1 Como se preparar para PAGAR A FACULDADE Características, vantagens e desvantagens de 3 tipos de planos. UMA PUBLICAÇÃO DA FIVE RINGS FINANCIAL POR MARINA COUTO

2 ÍNDICE Introdução Florida Prepaid 529 Savings Plans Previdência Privada Conclusão

3 INTRODUÇÃO A importância de se planejar A proposta principal desse artigo é esclarescer algumas das opções disponíveis em termos de produtos financeiros (planos) para se preparar para os custos de uma educação superior. Mas não posso começar a falar de planos sem antes ressaltar a extrema importância de se preparar para esse marco financeiro que tem sido frequentemente esquecido entre as famílias. Os custos anuais de um curso superior triplicaram (isso mesmo triplicaram) nos últimos 40 anos e continuam a aumentar de 10 a 20% ano após ano. O custo das faculdade vem crescendo mais rápido que qualquer outro custo de vida. Veja a comparação na tabela abaixo:

4 O resultado tem sido um número cada vez maior de estudantes que precisam recorrer a empréstimos. Empréstimos estudantis são o pior tipo de dívida que qualquer indivíduo pode ter nos Estados Unidos. Você não se livra dessa dívida nem morrendo... literalmente. Vejacomovemcrescendo o saldomédiodas dívidasdos estudantesque se formam a cada ano nos Estados Unidos. A missão desse ebook é clarificar as principais características, vantagens e desvantagens de cada plano do ponto de vista financeiro. O objetivo não é explicar cada mínimo detalhe e, pricipalmente, não é eleger um plano ganhador que seja a melhor opção em todas as situações. A melhor maneira de fazer essa escolha é com um profissional qualificado que te ajude a decidir qual plano melhor atende às necessidades da sua família. Se seu filho está com dor de dente você o leva ao dentista, não é? Certamente, você não tenta fazer obturação por conta própria em casa. O mesmo é verdade quando se trata de montar um plano financeiro para o seu filho. Consultar com um especialista certamente faz mais sentido. De qualquer forma, entender do assunto ajuda imensamente.

5 Capítulo 1 Florida Prepaid

6 Nesse tipo de plano, que existe em diversos estados mas aqui estamos nos referindo especificamente ao plano da Flórida, você paga parcelas mensais (ou até mesmo de uma vez se preferir) cujo valor é estipulado com base na idade do estudante quando se inicia o plano. Quando o estudante entrar na faculdade o plano garante que as despesas de mensalidade (tuition) estarão cobertas, independentemente de quanto os custos possam ter aumentado desde quando o plano foi iniciado. Exemplo: Você vai comprar um carro novo que hoje custa $12,000. Então você parcela em 10 anos e paga $100 por mês. Ao final de 10 anos você tem a garantia de receber um carro novo. Não importa se daqui a 10 anos o mesmo carro custará $24,000. Você pagou $10,000 no total e vai receber o carro. O plano, no caso o Florida Prepaid, fica com a responsabilidade pela diferença. Não estão inclusas despesas de moradia (existe um plano separado para dormitório), transporte, livros, equipamento, certas taxas além da mensalidade, etc. Você precisa se planejar para essas despesas também. Note que o estudante deve estar no máximo na 11ª série para iniciar um plano. E também que há um período limitado de inscrição a cada ano que geralmente vai de outubro/novembro até o final de fevereiro.

7 E se o estudante for para a faculdade em outro estado, ganhar bolsa ou simplesmente não for para a faculdade? Esses cenários são a maior dúvida e receio das pessoas em relação a planos para educação. O interessante é que responder ao que acontece nesses cenários de exceção é a melhor maneira de ilustrar as diferenças entre os vários planos. Por isso, vou esclarescer essas 3 situações para cada um dos 3 tipos de planos nesse artigo. No caso do Florida Prepaid Se o estudante for para uma faculdade fora do estado.nesse caso, o plano pagará à faculdade escolhida o mesmo valor que seria pago pelo plano dentro do estado. É possível que fora do estado os custos sejam mais altos e o estudante será responsável pela diferença. Se o estudante ganhar bolsa.nesse caso, o valor de cobertura do plano pode ser utilizado para despesas não cobertas pela bolsa ou reembolsado pelo seu valor de cobertura (que teria sido pago à faculdade). Se o estudante não for para a faculdade.nesse caso, o valor reembolsado será somente o equivalente às mensalidades pagas ao plano (sem correção). Note, porém, que o estudante tem até 10 anos após a data estimada de entrada na faculdade para fazer uso dos benefícios. O plano também pode ser usado por outro estudante da mesma família.

8 Capítulo Savings Plan

9 Esse é um plano de investimento onde os fundos só podem ser destinados a custos relacionados a educação (graduação ou pósgraduação). As regras federais que regem esse tipo de plano determinam quais as despesas consideradas relacionadas a educação. Você pode escolher quando iniciar e o quanto contribuir. Alguns estados estabelecem um valor mínimo para a abertura da conta ou para a contribuição mensal, mas é um valor geralmente pequeno e fixo, não baseado na idade do estudante. Esse plano pode ser iniciado para adultos. Utilizar esse tipo de plano é como fazer um investimento por conta própria. Mas utilizando esse tipo de plano existe a grande vantagem de que os rendimentos não são sujeitos ao imposto de renda enquanto o dinheiro cresce. As retiradas também são livres de imposto de renda desde que sejam utilizados para despesas qualificadas de educação. Como qualquer investimento, o capital está em risco de acordo com a performance do mercado financeiro. No caso de uma crise como a de 2008, onde a bolsa de valores perdeu em média mais de 50%, o valor investido no plano está exposto à mesma perda. Existem também taxas adiministrativas do plano que subtraem dos rendimentos.

10 Vale ressaltar que você só tira do plano aquilo que contribuiu mais os rendimentos do investimento (em valores atuais no momento das retiradas), o que pode não ser suficiente para cobrir todas as despesas. E sobre aquelas 3 situações? No caso de 529 Savings Plans Se o estudante for para uma faculdade fora do estado.não há nenhuma ligação entre o estado em que o plano é feito ou onde o estudante mora ou ainda onde vai estudar. É comum as pessoas fazerem planos em estados diferentes de onde moram por preferência quanto às opções de investimento ou pela performance histórica do plano. Você tem um montante de dinheiro e pode usá-lo para pagar despesas relacionadas ao ensino superior em qualquer estado e até fora do país. Se o estudante ganhar bolsa.o dinheiro disponível pode ser usado para outras despesas qualificadas como moradia, livros e equipamentos essenciais como computador, por exemplo. Se ainda houver saldo este pode ser sacado sem penalidade mas fica sujeito a imposto de renda sobre os rendimentos (mas não nos depósitos). Se o estudante não for para a faculdade.o saldo pode ser sacado com uma penalidade de 10% do valor total mais o imposto de renda sobre os rendimentos. O plano também pode ser usado por outro estudante da mesma família.

11 Capítulo 3 Previdência Privada

12 Esses planos são mais conhecidos como veículos para aposentadoria, mas, devido à sua flexibilidade, podem ser utilizados dentro de um planejamento financeiro mais completo com o objetivo de cobrir despesas com educação. E com algumas grandes vantagens. Nesses planos, você estará poupando para gerar um montante de dinheiro e, dependendo do plano, pode contar com rendimentos a nível de bolsa de valores (muito acima da poupança, CDs ou money market) mas sem risco de perda de capital. O plano recebe os rendimentos positivos da bolsa de valores até um certo teto mas tem um piso que o protege das quedas. Também não existem taxas adimistrativas e assim você fica com mais do seu dinheiro. Existe uma grande flexibilidade nesses planos. Não há regras a respeito do tipos de despesas para as quais os fundos podem ser utilizados (note que existe porém um período de carência para ter acesso a 100% do dinheiro).

13 Uma característica importante desse tipo de plano é a sua continuidade. Isso quer dizer que independentemente de você utilizar qualquer valor para a educação, você pode contituar contribuindo e o plano continua crescendo para outros objeivos financeiros, como dar entrada em um imóvel, comprar um carro, investir em um negócio e principalmente para a aposentadoria. E se... O estudante for para uma faculdade fora do estado.se você decidir usar fundos disponíveis no plano para educação, isso pode ser feito em qualquer estado ou país. O estudante também continua se qualificando para qualquer tipo de ajuda financeira da faculdade ou do governo. Fundos nesse tipo de plano não contam como renda ou patrimônio em aplicações para ajuda financeira com educação. O estudante ganhar bolsa.o dinheiro disponível pode ser usado para qualquer outra despesa, sem a restrição de terem que ser relacionadas a educação dentro das definições de planos como o 529 Savings Plan. Se o que o estudante precisa, por exemplo, custear despesas de transporte (que não qualificam dentro do 529), ou até comprar um carro para se deslocar para a faculdade, tudo bem. O estudante não for para a faculdade.o dinheiro continua disponível para outros fins e pode-se continuar contribuindo ao plano. Se a pessoa escolheu não ir para a faculdade por ter um forte espírito empreendedor, por exemplo, o dinheiro pode ser usado para abrir seu primeiro negócio. Ou pode ficar quietinho, sendo alimentado e crescendo para outros objetivos financeiros no futuro.

14 CONCLUSÃO Tenho a impressão de que todo artigo ou ebook que escrevo começa e termina da mesma maneira: ressaltando a importância de se preparar para um certo marco financeiro e de o fazer o mais rápido possível. Portanto, não vou me repetir nesse aspecto. Apesar de não ser possível explicar todos os detalhes de cada plano, existe uma boa quantidade de informação nesse ebook. Se escuta muito por aí: informação é poder. Eu não concordo. O poder vem daquilo que você faz com a informação! O poder vem da ação. A informação te permite tomar ação, pois mostra direção. Então faça algo com essa informação!

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Introdução - Entenda o Conceito da Previdência Complementar PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR - Você precisa O que é Previdência complementar pode ser definida como o patrimônio que irá garantir uma vida digna

Leia mais

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL Rua do Paraíso, 760 / Rua Oliveira Melo, 474 +55 11 3937 9900 / 3738 7000 www.sigmasolucoes.com.br INTRODUÇÃO A maneira como lidamos com o dinheiro, é herança

Leia mais

O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA

O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA Julho 2016 Formas de preparo do brasileiro para aposentadoria: 74,1% INSS pela empresa que trabalha ou de forma autônoma Poupança Imóveis 19,2% 31,1% 6,2%

Leia mais

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira Gestão de Finanças Pessoais Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira AVISO Apresentação disponibilizada pelo Banco Central do Brasil para ações de educação financeira alinhadas às

Leia mais

COMO INVESTIR E LUCRAR COM CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO

COMO INVESTIR E LUCRAR COM CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO COMO INVESTIR E LUCRAR COM CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO COMO INVESTIR E LUCRAR COM CONSÓRCIO IMOBÍLIARIO Há diversas formas de lucrar através dos investimentos em consórcio. Vou explicar uma a uma em detalhes.

Leia mais

Saiba mais sobre Finanças

Saiba mais sobre Finanças Saiba mais sobre Finanças Planejamento Previdenciário, Benefício Fiscal, 4Aposentadoria e Institutos Sumário Que estilo de vida você quer levar quando se aposentar?... 4 Iniciando o planejamento... 5

Leia mais

5 DICAS PARA TER SUCESSO NA BOLSA

5 DICAS PARA TER SUCESSO NA BOLSA 5 DICAS PARA TER SUCESSO NA BOLSA 5 DICAS Para ter sucesso na bolsa Você quer começar a investir na bolsa, mas não sabe muito bem por onde começar? De início, pode até parecer difícil, mas não é! E o melhor,

Leia mais

Lista de Exercícios Análise de Investimentos.

Lista de Exercícios Análise de Investimentos. Lista de Exercícios Análise de Investimentos. 1. Em um investimento que está sob o regime de capitalização composta: a) A taxa de juro em cada período de capitalização incide sobre o capital inicial investido

Leia mais

0 Aluguel de Ações. acionista.com.br. Juntos construímos seu futuro. Aluguel de Ações. Janeiro/2017

0 Aluguel de Ações. acionista.com.br. Juntos construímos seu futuro. Aluguel de Ações. Janeiro/2017 0 Aluguel de Ações acionista.com.br Juntos construímos seu futuro Aluguel de Ações Janeiro/2017 Aluguel de Ações Aplicação que investidores e proprietários operam com seus títulos disponibilizando-os para

Leia mais

Educação Financeira para empreendedores e sua importância.

Educação Financeira para empreendedores e sua importância. Finanças Pessoais $ Educação Financeira para empreendedores e sua importância. Por meio da Educação Financeira você poderá planejar o seu negócio a curto, médio e longo prazo, sendo capaz de visualizar

Leia mais

1. As parcelas são pagas ao final de cada período. Neste caso denomina-se pagamento postecipado.

1. As parcelas são pagas ao final de cada período. Neste caso denomina-se pagamento postecipado. PARTE 5 SÉRIE UNIFORME DE PAGAMENTOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Introdução 2. Prestações e Valor presente 3. Prestações e Valor futuro 4. Renda perpétua 5. Exercícios Resolvidos 1. Introdução Quando se contrai

Leia mais

Avaliação de projetos de investimento

Avaliação de projetos de investimento Gestão Empresarial e Economia Avaliação de projetos de investimento Caracterização do projeto e conceito de valor Sumário Caracterização do projecto Conceito de valor 1. Caracterização do projecto 1.1

Leia mais

GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS. A fórmula de ouro. Rubie José Giordani

GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS. A fórmula de ouro. Rubie José Giordani GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS A fórmula de ouro Rubie José Giordani 1 Copyright 2015 by Rubie José Giordani 3 a Edição junho de 2015 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida,

Leia mais

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA

PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA PLANEJAMENTO PARA COMPRA DA CASA PRÓPRIA INTRODUÇÃO É importante se planejar? A aquisição da casa própria tornou-se, nas últimas décadas, o principal sonho de consumo dos brasileiros. Mais do que uma maneira

Leia mais

AS 10 PEGADINHAS DOS BANCOS QUE PREJUDICAM O INVESTIDOR

AS 10 PEGADINHAS DOS BANCOS QUE PREJUDICAM O INVESTIDOR AS 10 PEGADINHAS DOS BANCOS QUE PREJUDICAM O INVESTIDOR Dificilmente você consegue ficar 100% longe dos principais bancos do país, explica Paulo Figueiredo, diretor de operações da assessoria de investimentos

Leia mais

(1) Sobre a aplicação de Jibaiseki Hoken e Rousai Hoken (seguro obrigatório)

(1) Sobre a aplicação de Jibaiseki Hoken e Rousai Hoken (seguro obrigatório) VOCÊ É VÍTIMA DE ACIDENTE? SAIBA O SEU DIREITO! Ouvimos falar que muitos estrangeiros que sofreram de acidente receberam pouca quantia de indenização e forçados a voltar ao seu país. Muitas vezes, isso

Leia mais

O total das vendas foi de 500 mil reais. A vendeu 225 mil reais, B vendeu 175 mil reais. Portanto, C vendeu = 100 mil reais.

O total das vendas foi de 500 mil reais. A vendeu 225 mil reais, B vendeu 175 mil reais. Portanto, C vendeu = 100 mil reais. (TCE-SC 2016/CESPE-UnB) Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa a proporcionalidade, porcentagem e juros, seguida de uma assertiva a ser julgada. 111. A participação

Leia mais

À vista ou a prazo? Um dos problemas matemáticos mais 20% DE DESCONTO À VISTA OU EM 3 VEZES SEM ACRÉSCIMO

À vista ou a prazo? Um dos problemas matemáticos mais 20% DE DESCONTO À VISTA OU EM 3 VEZES SEM ACRÉSCIMO A UA UL LA À vista ou a prazo? Introdução Um dos problemas matemáticos mais comuns no dia-a-dia é a decisão entre comprar à vista ou a prazo. As lojas costumam atrair os consumidores com promoções como

Leia mais

Plano de Vantagens Itaú

Plano de Vantagens Itaú Plano de Vantagens Itaú Conheça o Plano de Vantagens Itaú para conta poupança. O Plano de Vantagens Itaú oferece benefícios de acordo com o seu relacionamento com o banco e conforme sua utilização de serviços.

Leia mais

Plano Financeiro. Projeto Empreendedor Redes de Computadores

Plano Financeiro. Projeto Empreendedor Redes de Computadores Plano Operacional e Plano Financeiro Projeto Empreendedor Redes de Computadores Plano Operacional 1.Layout Por meio do layout ou arranjo físico, você irá definir como será a distribuição dos diversos setores

Leia mais

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 O Planejamento Financeiro Pessoal te ajudará a... monitorar sua situação financeira; criar um quadro visual de gastos; reduzir os gastos por impulso; gastar

Leia mais

Matemática Financeira. 1ª Parte: Porcentagem Comparação entre Valores - Aumento e Desconto Juros

Matemática Financeira. 1ª Parte: Porcentagem Comparação entre Valores - Aumento e Desconto Juros Matemática ª série Lista 08 Junho/2016 Profª Helena Matemática Financeira 1ª Parte: Porcentagem Comparação entre Valores - Aumento e Desconto Juros 1) (GV) Carlos recebeu R$ 240.000,00 pela venda de um

Leia mais

APRESENTAÇÃO DEFINIÇÃO. O que é o Plano de Contribuição Definida CD

APRESENTAÇÃO DEFINIÇÃO. O que é o Plano de Contribuição Definida CD APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem o objetivo de informá-lo, de forma simples e precisa, sobre os principais pontos do Plano SERGUS de Benefícios na modalidade de Contribuição Definida (CD), baseado no seu

Leia mais

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS Esta cartilha traz informações e dicas, de forma simples e clara, para que você conheça as vantagens que o seu plano de previdência oferece. Leia com atenção e comece a

Leia mais

Microeconomia. Bibliografia. Teoria da Produção. Arilton Teixeira Mankiw, cap 13; Pindyck e Rubinfeld, caps 6 e 7.

Microeconomia. Bibliografia. Teoria da Produção. Arilton Teixeira Mankiw, cap 13; Pindyck e Rubinfeld, caps 6 e 7. Microeconomia Arilton Teixeira arilton@fucape.br 2012 1 Bibliografia Mankiw, cap 13; Pindyck e Rubinfeld, caps 6 e 7. 2 Teoria da Produção As firmas operam no mercado. O objetivo das firmas é maximização

Leia mais

Prospecção Inteligente

Prospecção Inteligente CONSORCIO NACIONAL GAZIN Prospecção Inteligente Inicialmente parece simples: prospectar é pesquisar, localizar e avaliar clientes potenciais. Mas o que parece óbvio nem sempre é feito da maneira correta.

Leia mais

DUAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES

DUAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES Você está trabalhando, construindo sua vida e de sua família. Tudo vai bem. Mas... Você já começou a pensar na sua aposentadoria? Quando se aposentar, você receberá o benefício do INSS, mas ele será suficiente?

Leia mais

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA 2 EDUCAÇÃO FINANCEIRA A educação financeira tem como objetivo ensinar as pessoas a tomarem consciência dos seus gastos e das suas rendas. As rendas são limitadas, e é preciso

Leia mais

Finanças Módulo 2 Finanças Pessoais. Uelinton Lôndero

Finanças Módulo 2 Finanças Pessoais. Uelinton Lôndero Finanças Módulo 2 Finanças Pessoais Uelinton Lôndero Relembrando tudo se resume a Uma Fórmula Ridiculamente Simples como ganhar mais do que você gasta??? Tempo Hábito (menor esforço) Controle ... quem

Leia mais

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA O endividamento inicia com o hábito de primeiro gastar e depois ver como pagar ou, se a mensalidade cabe no bolso, efetuar a compra. Para que isso não aconteça, o primeiro

Leia mais

Cartilha de Tributação 2016

Cartilha de Tributação 2016 Cartilha de Tributação 2016 Como funciona o Imposto de Renda incidente sobre Planos de Previdência Complementar *? * Na modalidade de Contribuição Definida ou Variável Conforme a legislação tributária

Leia mais

Previdência Privada. A tabela a seguir apresenta algumas diferenças entre o FAPI e PGBL.

Previdência Privada. A tabela a seguir apresenta algumas diferenças entre o FAPI e PGBL. Previdência Privada Modalidades de Previdência Privada Aberta 1) FAPI Fundo de Aposentadoria Programada Individual Inspirado no IRA Individual Retirement Account, dos Estados Unidos, onde o contribuinte

Leia mais

Lâmina de Informações Essenciais Sobre o QUEST ACOES FIC FI ACOES

Lâmina de Informações Essenciais Sobre o QUEST ACOES FIC FI ACOES Lâmina de Informações Essenciais Sobre o QUEST ACOES FIC FI ACOES Informações referentes a Dezembro de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o QUEST AÇÕES FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

Ações. acionista.com.br. eu sou, e você?

Ações. acionista.com.br. eu sou, e você? 2017 Ações acionista.com.br eu sou, e você? 1 Ações Ações na Bolsa de Valores, são pedaços de uma empresa disponíveis para que qualquer investidor comprar. Quando uma empresa é aberta, ela sede diversas

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO O QUE É?

FUNDO DE INVESTIMENTO O QUE É? FUNDO DE INVESTIMENTO O QUE É? FUNDO DE INVESTIMENTO O QUE É? Se você sempre ouviu falar, mas não tem ideia do que é e como funciona, você não é o único. Por isso, vamos ajudá-lo a conhecer e entender

Leia mais

Seguro de Vida Universal

Seguro de Vida Universal http://www.switzerland-family-office.com/br/servicos-do-family-office/seguro-de-vida-universal.html Seguro de Vida Universal Um número crescente de famílias abastadas está contratando o seguro de vida

Leia mais

O conteúdo deste ebook foi registrado na Biblioteca Nacional. O único site que tem autorização para distribuir por download este ebook é o. Nenhum outro site está autorizado a disponibilizar o download

Leia mais

Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI

Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI Renda Fixa Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI O produto O Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) é um título que gera um direito de crédito ao

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA AÇÕES PREMIUM - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA AÇÕES PREMIUM - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA AÇÕES PREMIUM - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES Informações referentes à Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o ALFA

Leia mais

4.3.3 Encontrando a Taxa de Juros e o Número de Períodos

4.3.3 Encontrando a Taxa de Juros e o Número de Períodos 4.3.3 Encontrando a Taxa de Juros e o Número de Períodos Por enquanto você deverá reconhecer a relação entre descontar e compor. Começamos o capítulo com uma fórmula para composição de fluxos de caixa

Leia mais

Entretanto, este benefício se restringe a um teto de 12% da renda total tributável. O plano VGBL é vantajoso em relação ao PGBL para quem:

Entretanto, este benefício se restringe a um teto de 12% da renda total tributável. O plano VGBL é vantajoso em relação ao PGBL para quem: 2 1 3 4 2 PGBL ou VGBL? O plano PGBL, dentre outras, tem a vantagem do benefício fiscal, que é dado a quem tem renda tributável, contribui para INSS (ou regime próprio ou já aposentado) e declara no modelo

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Olá! Eu sou o Feliphe Rainerte e fico muito feliz de saber que você deu esse importante passo em sua vida. O ebook abaixo, tem como objetivo nortear você com sacadas geniais para

Leia mais

NOVAS REGRAS FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO. MAIANE SILVA MORAIS

NOVAS REGRAS FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO. MAIANE SILVA MORAIS NOVAS REGRAS FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO. MAIANE SILVA MORAIS Financiamento imobiliário A Caixa Econômica Federal vai reduzir o limite de financiamento para imóveis usados a partir de 4 de maio. O objetivo

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFAMAIS - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ:

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFAMAIS - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFAMAIS - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES Informações referentes à Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

Programa Educação Financeira & Previdenciária Aula Como esticar o Dinheiro

Programa Educação Financeira & Previdenciária Aula Como esticar o Dinheiro Programa Educação Financeira & Previdenciária Aula 3 2017 Como esticar o Dinheiro Entrando e Saindo do vermelho Já estou no vermelho! SERASA A Serasa é uma empresa privada que possui um dos maiores bancos

Leia mais

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer

Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Lucratividade: Crescer, Sobreviver ou Morrer Foco da Palestra Orientar e esclarecer os conceitos de Lucratividade e a importância para existência e sucesso das empresas. Proporcionar aos participantes

Leia mais

O futuro da aposentadoria Um ato de equilíbrio. Relatório do Brasil

O futuro da aposentadoria Um ato de equilíbrio. Relatório do Brasil O futuro da aposentadoria Um ato de equilíbrio Relatório do Brasil A pesquisa O futuro da aposentadoria é uma pesquisa independente de referência mundial sobre tendências globais de aposentadoria realizada

Leia mais

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA 1/5 Plano de Benefícios CD-02 Cuidar do seu futuro é o nosso negócio! 2/5 1 Por que foi criado o Plano CD-02? O Plano CD-02 foi desenhado no modelo de Contribuição Definida, um plano totalmente individual,

Leia mais

Economia para Engenharia. Prof. Fernando Deschamps

Economia para Engenharia. Prof. Fernando Deschamps Economia para Engenharia Prof. Fernando Deschamps fernando.deschamps@ufpr.br Problema Quanto você deve poupar mensalmente para que você possa ter uma aposentadoria de R$10.000,00 pelo resto de sua vida,

Leia mais

Unidade III. Unidade III

Unidade III. Unidade III Unidade III Unidade III 3 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO () UMA PEQUENA INTRODUÇÃO Enquanto o balanço patrimonial nos apresenta a situação econômica e financeira da empresa, demonstrando os saldos

Leia mais

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, Bairro Jardim (11) Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13)

esags.edu.br Santo André > Av. Industrial, Bairro Jardim (11) Santos > Av. Conselheiro Nébias, 159 (13) EM TEMPOS DE CRISE, APRENDA A INVESTIR SEU DINHEIRO APRESENTAÇÃO: A inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), encerrou o ano passado com alta de 10,67%. Desde 2002,

Leia mais

Veja a seguir mais argumentos para contorno de possíveis objeções dos associados.

Veja a seguir mais argumentos para contorno de possíveis objeções dos associados. Veja a seguir mais argumentos para contorno de possíveis objeções dos associados. Objeção Não tenho dinheiro Argumento Quanto você poderia investir mensalmente? Se você tiver dificuldade no decorrer do

Leia mais

REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV

REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV 1) Do Objeto Este documento estabelece as normas gerais aplicáveis ao Programa de Perfil de Investimentos (Multiportfólio) da CargillPrev. O programa constitui-se

Leia mais

Folheto explicativo PLANO D

Folheto explicativo PLANO D Folheto explicativo PLANO D Como está o seu planejamento para a aposentadoria? Plano D Previ Novartis Veja algumas vantagens do plano: 1 2 Flexibilidade para planejar o seu futuro; Contrapartida da empresa

Leia mais

Seja Bem Vinda a 1º treinamento online de % do sucesso se baseia simplesmente em insistir.

Seja Bem Vinda a 1º treinamento online de % do sucesso se baseia simplesmente em insistir. Seja Bem Vinda a 1º treinamento online de 2016 90% do sucesso se baseia simplesmente em insistir. Lançamentos! Planeje seu Trabalho e Trabalhe o seu Plano! Cada Kit: (Creme Gel de Celulite + Massageador)

Leia mais

Economia da SHT. Custos e benefícios da segurança

Economia da SHT. Custos e benefícios da segurança Metodologia de Diagnóstico e Elaboração de Relatório FASHT Economia da SHT Prof. Cesaltina Pires cpires@uevora.pt Custos e benefícios da segurança Benefício de aumentar a segurança: Redução na probabilidade

Leia mais

CARTILHA DA PORTABILIDADE. - Visão Prev -

CARTILHA DA PORTABILIDADE. - Visão Prev - CARTILHA DA PORTABILIDADE - - CARTILHA DA PORTABILIDADE Tome uma decisão consciente entenda, conheça e analise todos os fatores envolvidos em um processo de portabilidade. Após o encerramento de seu vínculo

Leia mais

Folheto explicativo PLANO A

Folheto explicativo PLANO A Folheto explicativo PLANO A Como está o seu planejamento para a aposentadoria? Você já parou para pensar que a vida está passando rápido demais? A gente sabe que ao longo dos anos muitas prioridades surgem

Leia mais

Poupança e Investimento

Poupança e Investimento Poupança e Investimento Davi Trindade Batista Analista de Mercado Financeiro - CVM As opiniões e conclusões externadas nesta apresentação são de inteira responsabilidade do palestrante, não refletindo,

Leia mais

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VIDA FINANCEIRA

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VIDA FINANCEIRA FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VIDA FINANCEIRA Abril 2016 INTRODUÇÃO Maioria das brasileiras tem acesso aos principais serviços financeiros, mas relacionamento com bancos e instituições é insatisfatório

Leia mais

Boletim Informativo de Crédito Imobiliário e Poupança

Boletim Informativo de Crédito Imobiliário e Poupança Boletim Informativo de Crédito Imobiliário e Poupança D A T A A B E C I P N O V E M B R O, 2 0 1 5 D E S T A Q U E S D O M Ê S Poupança SBPE Captação Líquida: - R$ 962 milhões Saldo: R$ 501,2 bilhões Financiamentos

Leia mais

Orçamento apertado: como organizar as finanças? CONTAS EM ORDEM

Orçamento apertado: como organizar as finanças? CONTAS EM ORDEM Guia Financeiro 4 Orçamento apertado: como organizar as finanças? Alguns sinais indicam que suas finanças precisam de maior atenção: ao fechar o mês no vermelho, ao atrasar a fatura do cartão de crédito,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA MIX - FI RENDA FIXA LONGO PRAZO CNPJ: / Informações referentes à Janeiro de 2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA MIX - FI RENDA FIXA LONGO PRAZO CNPJ: / Informações referentes à Janeiro de 2017 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O Informações referentes à Janeiro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o, administrado e gerido por Banco Alfa de Investimento S.A..

Leia mais

Administração de Finanças Pessoais e de Família. Prof. Dr. Fabio Junges - Módulo II

Administração de Finanças Pessoais e de Família. Prof. Dr. Fabio Junges - Módulo II Administração de Finanças Pessoais e de Família Prof. Dr. Fabio Junges - fabio@fabiojunges.com.br Módulo II Alguma mudança nestas últimas duas semanas em relação às suas finanças e da sua família? Módulo

Leia mais

NET PRESENTE VALUE: FIRST PRINCIPLES OF FINANCE

NET PRESENTE VALUE: FIRST PRINCIPLES OF FINANCE NET PRESENTE VALUE: FIRST PRINCIPLES OF FINANCE PIRACICABA, XX DE MARÇO DE 2016 ELABORADO POR: LUCAS RODRIGUES FAZENDO UMA ESCOLHA DE CONSUMO A TODO TEMPO O VALOR DE ALGO É RELATIVO EM RELAÇÃO AO TEMPO

Leia mais

TÓPICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O ENSINO MÉDIO - PROF. MARCELO CÓSER

TÓPICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O ENSINO MÉDIO - PROF. MARCELO CÓSER TÓPICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O ENSINO MÉDIO - PROF. MARCELO CÓSER 1 PAGAMENTO DE DÍVIDAS Existem mais de uma maneira de se efetuar o pagamento de uma dívida. Ela pode ser toda liquidada em um

Leia mais

GUIA COMPLETO PARA COMPRAR EM LEILÕES

GUIA COMPLETO PARA COMPRAR EM LEILÕES GUIA COMPLETO PARA COMPRAR EM LEILÕES Bessa LEILÕES 1 Índice 04 O que é um leilão? 05 Quais as modalidades de um leilão? 06 Qual a origem dos bens leiloados? 07 Como funciona e como participar de um leilão?

Leia mais

Informe-se, esclareça as suas dúvidas e reflita!

Informe-se, esclareça as suas dúvidas e reflita! Previdência Saúde Vou aderir ao PDVA. E agora? Informe-se, esclareça as suas dúvidas e reflita! O seu futuro e o da sua família dependem da sua decisão. Previdência Proteção a pessoa, geralmente, no desemprego,

Leia mais

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF:

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF: Lâmina de Informações Essenciais do Informações referentes à Janeiro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o TÍTULO FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO - LONGO PRAZO (Título

Leia mais

CONSUMER PAYMENT REPORT 2015

CONSUMER PAYMENT REPORT 2015 PORTUGAL CONSUMER PAYMENT REPORT A Intrum Justitia recolheu dados de. consumidores em 1 países europeus para adquirir o conhecimento da vida quotidiana dos consumidores europeus; dos seus gastos e da sua

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL Pet-Programa de Educação Tutorial Ensino, Pesquisa, Extensão; Palestras, cursos, minicursos, workshop, visitas técnicas, etc; Realização de atividades extracurriculares

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Prova Resolvida Matemática Financeira TCE/SC... 3

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Prova Resolvida Matemática Financeira TCE/SC... 3 Aula demonstrativa Apresentação... 2 Prova Resolvida Matemática Financeira TCE/SC... 3 1 Apresentação Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Saiu o edital para Analista de Controle do TCE/PR. Esta é a aula

Leia mais

Algumas Respostas da Pesquisa Que Realizamos Recentemente PARTE 1. Perguntas e Respostas:

Algumas Respostas da Pesquisa Que Realizamos Recentemente PARTE 1. Perguntas e Respostas: Algumas Respostas da Pesquisa Que Realizamos Recentemente PARTE 1 Recentemente eu realizei uma pesquisa com a minha lista e perguntei o seguinte: Se você pudesse fazer qualquer pergunta para um especialista

Leia mais

Balanço Patrimonial da Cia Salve&Kana

Balanço Patrimonial da Cia Salve&Kana Elaboração da DFC Método Direto A fim de possibilitar melhor entendimento, vamos desenvolver um exemplo passo a passo da montagem da DFC pelo método direto, tomando por base as informações a seguir: Balanço

Leia mais

PROGRAMA BOLSA RESTITUÍVEL / CREDITO SOLIDÁRIO ESPM REGULAMENTO DE CREDITO EDUCATIVO PÓS GRADUAÇÃO

PROGRAMA BOLSA RESTITUÍVEL / CREDITO SOLIDÁRIO ESPM REGULAMENTO DE CREDITO EDUCATIVO PÓS GRADUAÇÃO PROGRAMA BOLSA RESTITUÍVEL / CREDITO SOLIDÁRIO ESPM VS 2017/1 REGULAMENTO DE CREDITO EDUCATIVO PÓS GRADUAÇÃO A Diretoria da ESPM Institui o Programa de Crédito Solidário Destinado a alunos que apresentem

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FI MM LP GOA MASTER LS / Informações referentes a Março de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FI MM LP GOA MASTER LS / Informações referentes a Março de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LONGO PRAZO GOA MASTER LONG AND SHORT. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas

Leia mais

LISTA 02: EXERCÍCIOS SOBRE RENDAS CERTAS, SÉRIES DE PAGAMENTOS, SÉRIES FINANCEIRAS OU ANUIDADES

LISTA 02: EXERCÍCIOS SOBRE RENDAS CERTAS, SÉRIES DE PAGAMENTOS, SÉRIES FINANCEIRAS OU ANUIDADES LISTA 02: EXERCÍCIOS SOBRE RENDAS CERTAS, SÉRIES DE PAGAMENTOS, SÉRIES FINANCEIRAS OU ANUIDADES 01) Um empréstimo de R$ 20.900,00 foi realizado com uma taxa de juros de 36 % ao ano, capitalizados trimestralmente,

Leia mais

Material Explicativo

Material Explicativo Material Explicativo ABBprev Sociedade de Previdência Privada Este material explicativo tem como objetivo fornecer informações sobre um dos benefícios que as patrocinadoras ABB Ltda e Cooperativa de Crédito

Leia mais

Baseado no comprovado método de avaliação de Benjamin Graham, mentor de Warren Buffett, maior investidor de todos os tempos.

Baseado no comprovado método de avaliação de Benjamin Graham, mentor de Warren Buffett, maior investidor de todos os tempos. Baseado no comprovado método de avaliação de Benjamin Graham, mentor de Warren Buffett, maior investidor de todos os tempos. Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições

Leia mais

Restrições de Investimento:.

Restrições de Investimento:. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ÓRAMA OURO FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 09.601.190/0001-77 Informações referentes a 06/2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

2º Semestre de

2º Semestre de 1 2 2º Semestre de 2010 Informações sobre a nova estrutura do Plano de Benefícios PreviSenac 3 Introdução: Este folheto é destinado aos participantes do Plano de Benefícios PreviSenac que, até a data da

Leia mais

Mega Sena: Jogando com Chaves

Mega Sena: Jogando com Chaves Mega Sena: Jogando com Chaves (a) Chaves na Loteca (Esportiva) Sabe-se que na Loteca (Loteria Esportiva) podemos fazer Apostas utilizandose de Chaves de Redução de Apostas. Em tais Chaves podemos escolher

Leia mais

O PRIMEIRO FOLHETO DA PETROS - Ano: 1970

O PRIMEIRO FOLHETO DA PETROS - Ano: 1970 O PRIMEIRO FOLHETO DA PETROS - Ano: 1970 FUNDAÇÃO PETROBRAS DE SEGURIDADE SOCIAL - PETROS - Você tem o direito e a obrigação de conhecer tudo sôbre a PETROS antes de ingressar nela. Leia o Regulamento

Leia mais

1 - SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS

1 - SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS Curso: Administração ( ) Economia ( ) 1 - SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS Dados do Candidato Nome: Data de Nascimento: / / Cidade/ Estado Idade: sexo: feminino( ) masculino ( ) estado civil: RG CPF Nome

Leia mais

MÓDULO 1 - Exercícios complementares

MÓDULO 1 - Exercícios complementares MÓDULO 1 - Exercícios complementares a. Juros Simples 1. As ações do Banco Porto apresentam uma taxa de rentabilidade de 20% ao ano. Qual será o valor futuro obtido, se você aplicar R$ 2.000,00 a juros

Leia mais

Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil S/A

Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil S/A Lâmina de informações essenciais sobre o Tokyo-Mitsubishi UFJ Leader FI Referenciado DI CNPJ Nº 00.875.318/0001-16 Informações referentes à Janeiro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R OS 7 MAIORES MITOS SOBRE O TESOURO DIRETO W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

1. Indica se é verdadeiro (V) ou falso (F).

1. Indica se é verdadeiro (V) ou falso (F). O teu nome é 1. Indica se é verdadeiro (V) ou falso (). a) b) c) d) e) Definir objetivos para o dinheiro que se tem disponível e cumpri-los é o primeiro passo para ter umas finanças equilibradas. Compreender

Leia mais

Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil S/A

Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil S/A Lâmina de informações essenciais sobre o Tokyo-Mitsubishi UFJ Jump FI Cambial Dólar CNPJ Nº 01.789.845/0001-70 Informações referentes à Janeiro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Projeto Jovem Nota 10 Porcentagem Lista 5 Professor Marco Costa

Projeto Jovem Nota 10 Porcentagem Lista 5 Professor Marco Costa 1. (Fuvest 99) Um jogo eletrônico funciona da seguinte maneira: no início de uma série de partidas, a máquina atribui ao jogador P pontos; em cada partida, o jogador ganha ou perde a metade dos pontos

Leia mais

Entendendo sua Cobertura de Seguro de Saude

Entendendo sua Cobertura de Seguro de Saude Para obter mais informações ou assistência, Ligue para: 1-877-553-7453 Entendendo sua Cobertura de Seguro de Saude COMPREENDENDO SUA COBERTURA DE SAUDE É importante saber: - Como seu plano de seguro funciona,

Leia mais

Empreendedorismo. Investimento de Risco. Professor: Charles Leite

Empreendedorismo. Investimento de Risco. Professor: Charles Leite Empreendedorismo Investimento de Risco Professor: Charles Leite Que Pena: eu Não Tenho Dinheiro Será que posso conseguir dinheiro com um investidor? No que exatamente um investidor está interessado? Qual

Leia mais

Tire todas as suas dúvidas quanto à movimentação (e custos) da conta-salário

Tire todas as suas dúvidas quanto à movimentação (e custos) da conta-salário Tire todas as suas dúvidas quanto à movimentação (e custos) da conta-salário Os servidores públicos que recebem pagamento em conta-salário já podem pedir a transferência automática do dinheiro para o banco

Leia mais

SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS

SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS! Sistema Price! SAC Autores: Francisco Cavalcante(francisco@fcavalcante.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV. É Sócio-Diretor da Cavalcante Associados,

Leia mais

Tudo o que você precisa saber e fazer para Iniciar Consultoras e Formar sua Equipe!

Tudo o que você precisa saber e fazer para Iniciar Consultoras e Formar sua Equipe! Tudo o que você precisa saber e fazer para Iniciar Consultoras e Formar sua Equipe! A Sessão de Cuidados com a Pele é a base para qualquer negócio bem sucedido na Mary Kay, e eu sei que realizando Sessões

Leia mais

Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro Planejamento Financeiro A maioria das pessoas que começa um negócio, não se preocupa muito em fazer um planejamento financeiro. Não dão tanta importância para o navegador da empresa. É o planejamento financeiro

Leia mais

Análise de Viabilidade Econômica de Projetos de Investimento

Análise de Viabilidade Econômica de Projetos de Investimento Análise de Viabilidade Econômica de Projetos de Investimento ANÁLISE DE CENÁRIOS Prof. Luciel Henrique de Oliveira - luciel@fae.br UNIFAE - São João da Boa Vista http://gp2unifae.wikispaces.com Análise

Leia mais

Você sabe quanto vai pagar e receber no próximo mês? Tem surpresas diárias e fica desesperado tentando saber como pagará as contas a cada dia?

Você sabe quanto vai pagar e receber no próximo mês? Tem surpresas diárias e fica desesperado tentando saber como pagará as contas a cada dia? Bem-vindo(a) ao módulo 2: Cuidando das contas a pagar e a receber. Aqui estudaremos sobre como praticar o preenchimento das planilhas de contas a receber, contas a pagar e caixa futuro, também estudaremos

Leia mais

FÓRUM DE PRESIDENTES DO SISTEMA UNIMED. Luis Carlos Melo SP, 04/08/2011

FÓRUM DE PRESIDENTES DO SISTEMA UNIMED. Luis Carlos Melo SP, 04/08/2011 FÓRUM DE PRESIDENTES DO SISTEMA UNIMED Luis Carlos Melo SP, 04/08/2011 UNIMED VALE DO SINOS - RS Fundação: Em 1975, na cidade de Novo Hamburgo/RS, por um grupo de 45 médicos; Área de ação: Vale do Sinos

Leia mais

Broota Brasil. Potencialize seu investimento em startups

Broota Brasil. Potencialize seu investimento em startups Broota Brasil Potencialize seu investimento em startups Olá, Investidor Os sindicatos são mini-fundos liderados por investidores experientes (anjos, profissionais do mercado ou até mesmo fundos) que organizam

Leia mais