Nome: Data: Parte I Lê o texto seguinte. Consulta o vocabulário que te é apresentado a seguir ao texto.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nome: Data: Parte I Lê o texto seguinte. Consulta o vocabulário que te é apresentado a seguir ao texto."

Transcrição

1 Nome: Data: Parte I Lê o texto seguinte. Consulta o vocabulário que te é apresentado a seguir ao texto. Em poder da feiticeira Sem ainda perceber o que lhe sucedera, a Sementinha, no meio das trevas e do silêncio, julgou-se metida numa cadeia, onde terríveis grilhetas lhe apertavam o corpo. E, lembrando-se das aventuras de que lhe falara o Amarelo de Barba Preta, achou que o velho era louco, pois faltava o juízo, por certo, a quem ansiava por uma vida prisioneira passada na escuridão. Decorreram horas, talvez dias, e a Sementinha começou a irritar-se, dando punhadas nas paredes, que pareciam ir esmagá-la de um momento para o outro. Mas não ouvia o som dos seus murros, nem a prisão cedia para lhe dar esperanças de libertação. Transtornada e receosa, pensou: «Quem seria essa tal feiticeira de que me falou?». Como se o pensamento tivesse voz, logo lhe responderam: Estás contente, rapariga? Contente sem ver o Sol e sem companhia, só se estivesse pataroca. Fazes um sacrifício que vale a pena Achas que sim? Pois então ajuda-me a sair deste inferno. É isso mesmo que eu quero responderam-lhe. Para mentirosa nada te falta arriscou a Sementinha. Então queres ajudar-me e prendes-me? E, sempre curiosa, perguntou de seguida: Quem és tu afinal? Sou a feiticeira mais feiticeira que o Sol cobre. Tenho poderes mágicos que mais ninguém conhece És talvez uma bruxa da floresta Uma que passeia de noite a cavalo numa vassoura disse a Sementinha a rir. Que disparate retorquiu, ofendida, a Feiticeira. Há, porventura, bruxas que montem vassouras? E, perante o silêncio da nossa amiga: Acreditas nessas histórias absurdas? A Sementinha deu um guincho, a querer suportar as gargalhadas. Se bruxas houvesse, com o progresso de hoje só cavalgariam aspiradores elétricos Mas tu disseste que eras feiticeira respondeu a nossa amiga para ouvir a outra. Quem és, então?! Sou a Terra A Terra?!... Sim. E estás no meu palácio. Lindo palácio, não há dúvida disse, com desprezo, a Sementinha. Nem dinheiro tens para comprar um reles candeeiro a petróleo A Terra riu-se mais uma vez, enquanto a nossa amiga prosseguia no mesmo tom indignado: As visitas não se recebem com esta falta de atenção Aí é que te enganas, rapariga. Tu não és minha visita. Estás prisioneira no meu palácio e só te libertarás quando trabalhares muito. Nada se consegue sem trabalho, minha amiga. Mas que queres tu que eu faça? gritou, desvairada, a Sementinha. Que te libertes como os teus companheiros, que já vão bem adiantados a esta hora. O Amarelo de Barba Preta e o Serrano também? Sim, também esses. Vais ser encantada como eles e passarás por transformações que te espantarão. Mas nunca deixes de trabalhar Se o fizeres, apodrecerás num instante.

2 Isso não! rogou a nossa amiga. Os mandriões não merecem dó retorquiu a Terra num tom que não deixava dúvidas. E a Terra calou-se, embora a nossa amiga a chamasse ainda para lhe pedir conselhos. Sem colher resposta e sem outro remédio, a Sementinha aconchegou-se na prisão onde a tinham metido e, zás que zás, vá de agatanhar as paredes da cela. Alves Redol, A Vida Mágica da Sementinha, Caminho. Vocabulário: Grilhetas argolas de ferro, com que prendem os prisioneiros. Pataroca parva, apatetado. Reles insignificante, de má qualidade. Agatanhar trepar à maneira de gato, agarrando-se com as unhas. Responde ao que te é pedido sobre o texto que leste, seguindo as orientações que te são dadas. 1. Assinala com um X a opção que completa cada frase de acordo com o sentido do texto. 1.1 Sem perceber o que acontecera, a Sementinha deu por si: a) Num esgoto imundo. b) No meio das trevas e do silêncio. c) No bico de um pássaro. d) No laboratório de um cientista. 1.2 Vendo-se ali presa, achou que o Amarelo de Barba Preta: a) Era um velho louco. c) Era um jovem mimado. b) Era um brincalhão. d) Era um grão muito sábio. 1.3 Irritada, a Sementinha começou a: a) Gritar. b) Chorar. c) Dormir. d) Dar punhadas nas paredes. 1.4 A feiticeira, afinal, era: a) Uma mulher. b) Uma bruxa malvada. c) A Terra. d) A Lua. 2. Nos dois primeiros parágrafos, a Sementinha experimenta fortes emoções. Descobre-as, assinalando com X as três opções corretas. a) Receio b) Alegria c) Irritação d) Vergonha e) Aflição f) Euforia 3. A feiticeira diz: Fazes um sacrifício que vale a pena 3.1 Que sacrifício é esse? 3.2 Porque valerá a pena sacrificar-se? 4. A Sementinha, tentando adivinhar quem está a falar consigo, compara a Feiticeira a uma bruxa na floresta. 4.1 Indica a reação da Feiticeira, transcrevendo expressões do texto.

3 4.2 Caracteriza a atitude da Sementinha, apontando dois adjetivos. 5. Indica a condição que a Feiticeira impõe à Sementinha para ganhar a liberdade. 6. Refere o que acontecerá à Sementinha, assim como ao Amarelo de Barba Preta e ao Serrano. 7. Transcreve a frase que explicita o que acontece à Sementinha, se for preguiçosa. 8. Identifica as sensações presentes nestas passagens do texto (visuais, táteis ou auditivas). a) no meio das trevas b) dando punhadas na parede c) Mas não ouvia o som dos seus murros d) A Sementinha deu um guincho e) vá de agatanhar as paredes da cela. SENSAÇÕES Parte II Responde agora ao que te é pedido sobre Funcionamento da Língua. 1. Transforma em discurso indireto. Os feios também têm o seu préstimo respondeu o Bicho de Conta, amuado. E sem mim talvez não vivesses por muito tempo. 2. A Sementinha lembrou-se das aventuras de que lhe falara o Amarelo de Barba Preta Reescreve a frase com a forma verbal sublinhada no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto. 3. A Sementinha já tinha ouvido falar da Feiticeira. 3.1 Identifica o complexo verbal presente na frase. 3.2 Distingue o verbo auxiliar do verbo principal.

4 4. Indica o tempo verbal em que estão as seguintes formas verbais: Formas Verbais Sucedera (l.1) Julgou-se (l.1) Apertavam (l.2) Decorreram (l.5) Pareciam (l.6) Estás (l. 10) Quero (l. 14) Sou (l. 17) És (l. 19) Libertarás (l. 35) Espantarão (l. 40) Modo Indicativo. Tempo Verbal: 5. Classifica as palavras sublinhadas, dizendo a classe (determinante ou pronome) e respetiva subclasse. a) A Sementinha começou a irritar-se, dando punhadas nas paredes, que pareciam ir esmagá-la de um momento para o outro. b) «Quem seria essa tal feiticeira de que me falou?». c) É isso mesmo que eu quero. d) E estás no meu palácio. e) ( )enquanto a nossa amiga prosseguia no mesmo tom indignado: f) Tu não és minha visita. Estás prisioneira no meu palácio ( ) g) Que te libertes como os teus companheiros, que já vão bem adiantados a esta hora. h) Sim, também esses. 6. «A Terra riu-se mais uma vez, enquanto a nossa amiga prosseguia no mesmo tom indignado 6.1 Indica o recurso estilístico presente.

5 Parte III Passarás por transformações que te espantarão. Imagina que o Amarelo de Barba Preta consegue contactar a Sementinha. O teu texto deve conter: - Um diálogo entre ela e o Amarelo de Barba Preta; - As transformações por que passará a Sementinha; - A opinião da Sementinha sobre se terá mesmo valido a pena o sacrifício, como diz a Terra.

INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO - CONCURSO DE ADMISSÃO - ANO LETIVO DE 2016/2017 2ª FASE

INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO - CONCURSO DE ADMISSÃO - ANO LETIVO DE 2016/2017 2ª FASE INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO - CONCURSO DE ADMISSÃO - ANO LETIVO DE 2016/2017 2ª FASE Candidato Nº Nº CONVENCIONAL Nome 5º ANO PROVA DE PORTUGUÊS (Duração da prova: 50 minutos) Classificação: ( )

Leia mais

A_Prova GRUPO I PARTE A. Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. PROVA-MODELO 3

A_Prova GRUPO I PARTE A. Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. PROVA-MODELO 3 A_Prova 90 PROVA-MODELO 3 GRUPO I PARTE A Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. 1 2 2.º Ciclo Português 91 3 4 VOCABULÁRIO 1 Circe na mitologia grega, uma feiticeira.

Leia mais

A Tulipa e a Violeta. Lê o texto com atenção.

A Tulipa e a Violeta. Lê o texto com atenção. 3º ANO RUBRICA: NOME: ESCOLA: DATA: INFORMAÇÃO: Lê o texto com atenção. A Tulipa e a Violeta 1 5 10 15 20 25 Era uma vez uma flor muito linda, empoleirada no pé alto e direito, como uma rainha no trono.

Leia mais

O JACARÉ QUE COMEU O SOL Joel Rufino dos Santos

O JACARÉ QUE COMEU O SOL Joel Rufino dos Santos PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== O JACARÉ QUE COMEU O SOL Joel

Leia mais

Bando das Cavernas. Ruby: Como a sua melhor qualidade é o bom senso, é ela quem, na maioria dos casos, põe ordem no bando.

Bando das Cavernas. Ruby: Como a sua melhor qualidade é o bom senso, é ela quem, na maioria dos casos, põe ordem no bando. Bando das Cavernas Tocha: Na escola tem fama de saber acender uma fogueira, embora nunca ninguém o tenha visto fazer tal proeza. Ruby: Como a sua melhor qualidade é o bom senso, é ela quem, na maioria

Leia mais

Guião de leitura da Obra A Vida Mágica da Sementinha Alves Redol. Nome N.º Ano Turma Data ASPECTOS RELATIVOS À CAPA E CONTRACAPA

Guião de leitura da Obra A Vida Mágica da Sementinha Alves Redol. Nome N.º Ano Turma Data ASPECTOS RELATIVOS À CAPA E CONTRACAPA Guião de leitura da Obra A Vida Mágica da Sementinha Alves Redol Nome N.º Ano Turma Data ASPECTOS RELATIVOS À CAPA E CONTRACAPA 1. Procura na capa, estas informações sobre o livro: Título da obra; Autor;

Leia mais

História de uma Baleia

História de uma Baleia SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / / 0 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

ONDE ESTÁ O MEDO? Ficha de Avaliação de Língua Portuguesa 5.º ano. Nome N.º Turma: Data: / / Lê o texto com atenção.

ONDE ESTÁ O MEDO? Ficha de Avaliação de Língua Portuguesa 5.º ano. Nome N.º Turma: Data: / / Lê o texto com atenção. Ficha de Avaliação de Língua Portuguesa 5.º ano Nome N.º Turma: Data: / / Auto-avaliação do aluno: Achei o teste fácil difícil muito difícil Porque: me preparei não estudei não estive atento nas aulas

Leia mais

Língua Portuguesa 9º Ano

Língua Portuguesa 9º Ano Língua Portuguesa 9º Ano Aluno: ; Turma: ; Nº: Duração da prova: 60 minutos Objectivo deste teste: avaliar O conto (U. T. 1), a morfologia/sintaxe e a escrita. Atenção: Não respondas sem leres todas as

Leia mais

O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens.

O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens. O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens. Alguns elementos são essenciais: Sabemos que as histórias (ação) são contadas por alguém (narrador),

Leia mais

QUE AZAR! Quem não acredita em azar, misticismos ou superstições não conhece a sensação excitante e divertida de prever situações.

QUE AZAR! Quem não acredita em azar, misticismos ou superstições não conhece a sensação excitante e divertida de prever situações. PE Episódio #8 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e Voz: Marta Costa Didatização: Marta Costa e Catarina Stichini QUE AZAR! Quem não acredita em azar, misticismos ou superstições não conhece a sensação

Leia mais

Escola Secundária de Santa Maria da Feira Português 2º Ciclo. Português. Guião de Leitura da Obra. O Rapaz de Bronze. Sophia de Mello Breyner Andresen

Escola Secundária de Santa Maria da Feira Português 2º Ciclo. Português. Guião de Leitura da Obra. O Rapaz de Bronze. Sophia de Mello Breyner Andresen Português Guião de Leitura da Obra O Rapaz de Bronze Sophia de Mello Breyner Andresen Nome: Nº: Turma: Data de início: / / Data de conclusão: / / Apreciação final da obra: Ficha I 1. Atenta na seguinte

Leia mais

Máquina Genial. Capítulo 1. Mas... O Que É Isto?

Máquina Genial. Capítulo 1. Mas... O Que É Isto? Máquina Genial Capítulo 1 Mas... O Que É Isto? Mas...O Mas...O Que Que É Isto? Isto? 07 de maio de 10 000 a.c. 09h30 - Não muito longe do Planeta Terra Fecha a janela. Quantas vezes já te disse que no

Leia mais

DISCIPLINA: Língua Portuguesa Data da realização: 30/08/2016

DISCIPLINA: Língua Portuguesa Data da realização: 30/08/2016 FICHA DA SEMANA 5º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO - CONCURSO DE ADMISSÃO - ANO LETIVO DE 2016/2017 2ª FASE

INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO - CONCURSO DE ADMISSÃO - ANO LETIVO DE 2016/2017 2ª FASE INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO - CONCURSO DE ADMISSÃO - ANO LETIVO DE 2016/2017 2ª FASE Candidato Nº Nº CONVENCIONAL Nome 7.º ANO PROVA DE PORTUGUÊS (Duração da prova: 50 minutos) Classificação: ( )

Leia mais

Ah, que maravilha! disse a mãe, quando eu lhe mostrei o recado que trouxe da escola. Um museu num castelo histórico! Vai ser interessante.

Ah, que maravilha! disse a mãe, quando eu lhe mostrei o recado que trouxe da escola. Um museu num castelo histórico! Vai ser interessante. Capítulo UM Maria Lua. Sou eu! E este é o Coelhinho Rosa. Ele vai comigo para todo o lado. Até nas visitas de estudo! Eu ainda só fui a uma visita de estudo ao ballet, por isso, fiquei muito entusiasmada

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 206 Exame de Língua Portuguesa Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: exclusivamente

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO EXERCÍCIO COMPLEMENTAR 1. Leia o texto e depois

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO E EXERCÍCIOS PARA A RECUPERAÇÃO EM PORTUGUÊS LIDIANE

ROTEIRO DE ESTUDO E EXERCÍCIOS PARA A RECUPERAÇÃO EM PORTUGUÊS LIDIANE ROTEIRO DE ESTUDO E EXERCÍCIOS PARA A RECUPERAÇÃO EM PORTUGUÊS LIDIANE OBJETIVO: Este roteiro tem por objetivo orientar seus estudos, para que possa ter uma visão mais ampla das questões da avaliação.

Leia mais

Caderno 1 Duração 50 minutos. Tolerância (20 minutos + 20 minutos)

Caderno 1 Duração 50 minutos. Tolerância (20 minutos + 20 minutos) Ministério da Educação e Ciência Ano letivo de 2012/2013 PROVA FINAL DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (NÍVEL DE ESCOLA) Português/Prova 31/1.ª Chamada/2013 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Data: 2013

Leia mais

Manual da Conversa. Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido "branco".

Manual da Conversa. Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido branco. Manual da Conversa Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido "branco". www.setimoamoroficial.com.br Evite o Questionário Um erro muito comum

Leia mais

Caderno 1. I. Compreensão do oral. Ficha de Avaliação trimestral de Português 2.º Ano 2.º Período

Caderno 1. I. Compreensão do oral. Ficha de Avaliação trimestral de Português 2.º Ano 2.º Período Ficha de Avaliação trimestral de Português 2.º Ano 2.º Período Nome: _ Data: / / Avaliação: Professor(a): Encarregado de educação: I. Compreensão do oral Caderno 1 1.1. Ir ao Jardim Zoológico Andar na

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 7 / 8 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 7 / 8 / 2018 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 7 / 8 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Interpretação de texto; Estudo do vocabulário; Substantivos;

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 O Sapo e a Cobra Era uma

Leia mais

Tipos de Discurso. Na narração, existem três formas de citar a fala (discurso) dos personagens

Tipos de Discurso. Na narração, existem três formas de citar a fala (discurso) dos personagens Tipos de Discurso Na narração, existem três formas de citar a fala (discurso) dos personagens Tipos de Discurso Discurso Direto Discurso Indireto Discurso Indireto Livre Verbo Dicendi 1. DIZER afirmar,

Leia mais

Certo dia, chegou uma mensagem do rei, informando que sua filha, a princesa, escolheria o futuro esposo entre os jovens do reino.

Certo dia, chegou uma mensagem do rei, informando que sua filha, a princesa, escolheria o futuro esposo entre os jovens do reino. João Bobo U m velho fazendeiro tinha três filhos: dois eram cultos e orgulhosos e o terceiro era simples e humilde. Ele passava horas caminhando pelos campos, brincando com os animais e colhendo frutas

Leia mais

Modelo de Prova Final de Língua Portuguesa 3

Modelo de Prova Final de Língua Portuguesa 3 Modelo de Prova Final de Língua Portuguesa 3 Modelo de Prova Final de Português 3 GRUPO I PARTE A Lê atentamente o texto abaixo sobre a reciclagem do óleo alimentar. Podes consultar o vocabulário a seguir

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 20 / 5 / 2019 TEXTO 1 A MULHER QUE ESCONDIA COMIDA PÁGINAS 30 E 31 DO LIVRO DIDÁTICO RELEIA

Leia mais

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Prof. Me. William Alves INSTITUTO VENTURO

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. Prof. Me. William Alves INSTITUTO VENTURO COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Prof. Me. William Alves INSTITUTO VENTURO Compreensão e interpretação de textos é um tema que, geralmente, está presente em todos os concursos públicos. Porém, a maioria

Leia mais

- Professora Sofia Almeida - Ficha de Revisões para o Teste. Grupo I

- Professora Sofia Almeida - Ficha de Revisões para o Teste. Grupo I 3.º ano Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada da Quinta do Conde - Professora Sofia Almeida - Nome: Data: / / Ficha de Revisões para o Teste 1. Lê o texto A, com muita

Leia mais

SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli

SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli Português DISCURSO DIRETO E INDIRETO Passagem do discurso direto para discurso indireto Mudança dos pronomes do discurso: 1. A 1ª pessoa

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 14 / 3 / 2018 SOCOOOORRO! TEM UMA BRUXA NA MINHA JANELA! Certa manhã, ao abrir a janela do

Leia mais

Escola EB1 de Ficha de Avaliação Final de Língua Portuguesa 3º ano Nome: Data: / /2011

Escola EB1 de Ficha de Avaliação Final de Língua Portuguesa 3º ano Nome: Data: / /2011 Escola EB1 de Ficha de Avaliação Final de Língua Portuguesa 3º ano Nome: Data: / /2011 1 - Lê o texto com atenção. A Fada Oriana 1 5 10 15 20 25 Era uma vez uma fada chamada Oriana. Era uma fada boa e

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

FÉRIAS

FÉRIAS 2ª FEIRA 17 de Junho INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos a começar a última semana de Escola. Alguns podem estar muito contentes porque estão desejosos de ir de férias, mas alguns até podem estar mais tristes

Leia mais

AUTORES E ILUSTRADORES: LAURA JIUM KIM PEDRO FACIO DINAMARCO MACHADO

AUTORES E ILUSTRADORES: LAURA JIUM KIM PEDRO FACIO DINAMARCO MACHADO AUTORES E ILUSTRADORES: LAURA JIUM KIM PEDRO FACIO DINAMARCO MACHADO 1º C - 2011 APRESENTAÇÃO AO LONGO DESTE SEMESTRE AS CRIANÇAS DO 1º ANO REALIZARAM EM DUPLA UM TRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS A PARTIR

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 3 / 7 / 2018 TEXTO 1 1) LEIA o texto: ATITUDE SUSPEITA Luis Fernando Verissimo Sempre me intriga

Leia mais

Português - Adjetivos: grau normal e comparativo. 2. Das palavras seguintes, rodeia as que pertencem à classe dos adjetivos.

Português - Adjetivos: grau normal e comparativo. 2. Das palavras seguintes, rodeia as que pertencem à classe dos adjetivos. A1 O que são adjetivos? 2. Das palavras seguintes, rodeia as que pertencem à classe dos adjetivos. alegre colorido alegria cor elegância claridade elegante clara rápido rapidez A1R Adjetivos são palavras

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 14 / 6 / 2017

Leia mais

Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano. PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso

Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano. PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso direto e indireto. TEXTO GERADOR I O Texto Gerador é um

Leia mais

- Professora Sofia Almeida - A princesa baixinha

- Professora Sofia Almeida - A princesa baixinha 2.º ano Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada da Quinta do Conde - Professora Sofia Almeida - Nome: Data: / / 1. Lê o texto todo com muita atenção. Avaliação da minha

Leia mais

BEM TE VIU, BEM TEVÊ

BEM TE VIU, BEM TEVÊ SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 02 / 05 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Português. Tempos e Modos Verbais Verbos. Professor Carlos Zambeli.

Português. Tempos e Modos Verbais Verbos. Professor Carlos Zambeli. Português Tempos e Modos Verbais Verbos Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português TEMPOS E MODOS VERBAIS VERBOS Tempos verbais do Indicativo 1. Presente é empregado para expressar

Leia mais

6 Meu desejo: AMOR verdadeiro. O amor é um caminho. Na construção do amor. Contudo Vou lhe mostrar um caminho mais excelente.

6 Meu desejo: AMOR verdadeiro. O amor é um caminho. Na construção do amor. Contudo Vou lhe mostrar um caminho mais excelente. Contudo Vou lhe mostrar um caminho mais excelente. Cor 2,3 Contudo Vou lhe mostrar um caminho mais excelente. Cor 2,3 Observe bem a foto! São pessoas mais velhas. Homem e mulher, que caminham juntos. Estão

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Meu amigo mais antigo

Meu amigo mais antigo Valor Máximo: 10,0 Valor Obtido (VO): Erros Ortográficos (EO): Nota Final (VO-EO): Vencendo Desafios de Língua Portuguesa Ensino Fundamental I 3º ano Texto I Meu amigo mais antigo Meu pai e minha mãe acreditavam

Leia mais

Avaliação de Diagnóstico Português 4º ano

Avaliação de Diagnóstico Português 4º ano Avaliação de Diagnóstico Português 4º ano Lê o texto com atenção Um pardal ferido 1 Mãe e filho viviam felizes. Mas o José, gorducho e olhos esbugalhados, de vez em quando desobedecia às suas ordens para

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II Valor da prova/atividade: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professor: Walkyria Disciplina: Língua Portuguesa Nome: n o : Ano: 7º 2º bimestre ORIENTAÇÕES: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS

Leia mais

Parte A Leitura e Interpretação (4,0) Leia com atenção o texto abaixo. Em seguida, responda às questões de interpretação.

Parte A Leitura e Interpretação (4,0) Leia com atenção o texto abaixo. Em seguida, responda às questões de interpretação. Nome: Nº: Disciplina: PORTUGUÊS Prova: MENSAL - TARDE Parte A Leitura e Interpretação (4,0) Leia com atenção o texto abaixo. Em seguida, responda às questões de interpretação. As bruxinhas Data: / /2007

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS LÍNGUA PORTUGUESA Classe

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS LÍNGUA PORTUGUESA Classe AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS LÍNGUA PORTUGUESA Classe Nome: Data: / / Classificação: Prof.: Leia o texto com muita atenção. Vladimir recebeu muitos presentes no Natal, entre livros, discos, jogos de computador,

Leia mais

Coisas De Pré- Adolescentes!

Coisas De Pré- Adolescentes! Coisas De Pré- Adolescentes! Um pouco sobre mim e a minha página! Oie Amores! Tudo bem? Meu nome é Kylianne, tenho 12 anos! Eu fiz essa página para poder falar tudo que nós adolescentes amamos! Coisas

Leia mais

Texto 1 Meia Palavra Não Basta

Texto 1 Meia Palavra Não Basta PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 Meia Palavra Não Basta

Leia mais

COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION. O reizinho mandão

COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION. O reizinho mandão COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro Segunda-feira Curitiba, 5 de maio de 2014. Leia o texto abaixo: Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa- 4º ano Eu vou contar pra vocês

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique o uso do pronome demonstrativo na tira abaixo. Direção: ANO : 5 EF Complete as frases usando adequadamente

Leia mais

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 16 EXERCITANDO O TEXTO

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 16 EXERCITANDO O TEXTO REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 16 EXERCITANDO O TEXTO PRIMEIRA BATERIA DE EXERCÍCIOS Texto I Era uma vez, em um país muito distante, uma linda princesa, muito meiga. Certo dia estava ela a sonhar

Leia mais

Prof. Aramis de Cássio Internet: twitter:

Prof. Aramis de Cássio Internet:    twitter: Prof. Aramis de Cássio Internet: www.blogdoaramis.wordpress.com e-mail: aramisdecassio@rocketmail.com twitter: www.twitter.com/aramisdecassio São palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e

Leia mais

REVISÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA MORFOLOGIA E SINTAXE I MORFOLOGIA

REVISÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA MORFOLOGIA E SINTAXE I MORFOLOGIA REVISÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA MORFOLOGIA E SINTAXE Duração: 45 minutos Data: / / Ano letivo 11-12 Observação do professor Professor Ano: ; Turma: ; nº: Nome: I MORFOLOGIA Enc.º de Educação Data Recorda

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 05 / 06 / 2018 1) LEIA os textos com bastante atenção. LEMBRE-SE que a Língua Portuguesa depende

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Série: 4 o ano (3 a série) PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Nota: Eixo temático A ótica da vida Leia o texto com atenção. Fiz o que pude Todos os animais eram unânimes em dizer que a floresta é a adorada mãe que

Leia mais

A Os pescadores de ovas B---------------------

A Os pescadores de ovas B--------------------- Nesta terceira etapa, vais ler o início da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, obra adaptada por Aquilino Ribeiro, onde Fernão Mendes Pinto conta as suas aventuras pelo Oriente. Vais poder saborear uma

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia

2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia 1. Gabarito: A. O terceiro parágrafo já se inicia com um conectivo que corrobora o valor semântico de finalidade. No 10º parágrafo, o autor diz o contrário. O Brasil se desdobra em planos individuais.

Leia mais

Quando o Sol se apaixonou pela Lua. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016

Quando o Sol se apaixonou pela Lua. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Quando o Sol se apaixonou pela Lua Letícia Cruz RA00178896 Linguagem Audiovisual e Games Eliseu Lopes Desenho

Leia mais

Uma história de Dom Quixote Moacir Scliar

Uma história de Dom Quixote Moacir Scliar Nome: Ensino: F undamental 5 o ano urma: T ata: D 12/8/09 Língua Por ortuguesa Antigamente, os guerreiros mais corajosos recebiam do rei o título de cavaleiro. Sabiam lutar com várias armas: espadas, escudo,

Leia mais

(Fábulas de Esopo. Compilação de Russell Ash e Bernard Higton. São Paulo: Companhia das Letrinhas, P. 12.) Página 1 de 5-28/09/2017-3:58

(Fábulas de Esopo. Compilação de Russell Ash e Bernard Higton. São Paulo: Companhia das Letrinhas, P. 12.) Página 1 de 5-28/09/2017-3:58 PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 A LEBRE E A TARTARUGA Um

Leia mais

Cristóbal nasceu num aquário. O mundo dele resumia-se a um pouco de água entre as quatro paredes de vidro. Isso, alguma areia, algas, pedras de divers

Cristóbal nasceu num aquário. O mundo dele resumia-se a um pouco de água entre as quatro paredes de vidro. Isso, alguma areia, algas, pedras de divers Cristóbal nasceu num aquário. O mundo dele resumia-se a um pouco de água entre as quatro paredes de vidro. Isso, alguma areia, algas, pedras de diversos tamanhos e a miniatura em madeira de uma caravela

Leia mais

Atividades de Natal 4 ano - Para imprimir. Simulado de Matemática 4º ano. Simulado de Português 4º ano sobre Natal.

Atividades de Natal 4 ano - Para imprimir. Simulado de Matemática 4º ano. Simulado de Português 4º ano sobre Natal. Atividades de Natal 4 ano - Para imprimir Simulado de Matemática 4º ano. Simulado de Português 4º ano sobre Natal. Atividades de Natal 4 ano - POR QUE O PINHEIRO É A ÁRVORE DE NATAL? Quando o Menino

Leia mais

Apoio: Patrocínio: Realização:

Apoio: Patrocínio: Realização: Apoio: Patrocínio: Realização: O Espírito da Luz Copyright 2000, virtualbooks.com.br Todos os direitos reservados a Editora Virtual Books Online M&M Editores Ltda.É proibida a reprodução do conteúdo deste

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 28 / 2 / 2019 1) LEIA, com atenção, todos os textos presentes na atividade. Não se esqueça:

Leia mais

Tyll, o mestre das artes

Tyll, o mestre das artes Nome: Ensino: F undamental 5 o ano urma: T ata: D 10/8/09 Língua Por ortuguesa Tyll, o mestre das artes Tyll era um herói malandro que viajava pela antiga Alemanha inventando golpes para ganhar dinheiro

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NO JEJUM!

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NO JEJUM! 2ª FEIRA 18 de Março Amanhã é dia de São José e é por isso que celebramos também o dia do pai! Neste Bom Dia iremos olhar para a figura dos nossos pais. Ainda se lembram da Semana Missionária Salesiana?

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE LÍNGUA PORTUGUESA BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ==================================================================================== 01- Leia o

Leia mais

LOUVOR QUEBRA-GELO Alô, quem está falando? VERSÍCULO

LOUVOR QUEBRA-GELO Alô, quem está falando? VERSÍCULO LOUVOR: Faça um louvor bem alegre. Pode ser usado CD ou cantar espontaneamente. QUEBRA-GELO: Fazer a brincadeira telefone sem fio. Fale uma frase simples, bem rápida e bem baixinho, no ouvido de uma criança,

Leia mais

Língua Portuguesa. Mês Tema principal Objetivos Unidade

Língua Portuguesa. Mês Tema principal Objetivos Unidade setembro/ outubro Língua Portuguesa 1º Período Mês Tema principal Objetivos Unidade A Maior das Invenções Uma Nova Aluna * Compreender cartazes informativos. * Desenvolver o vocabulário sobre o tema: o

Leia mais

COMO REALIZAR UMA SESSÃO DE CUIDADOS COM A PELE PERFEITA OBTENDO VENDAS E INÍCIOS

COMO REALIZAR UMA SESSÃO DE CUIDADOS COM A PELE PERFEITA OBTENDO VENDAS E INÍCIOS COMO REALIZAR UMA SESSÃO DE CUIDADOS COM A PELE PERFEITA OBTENDO VENDAS E INÍCIOS Ninguém acorda todos os dias sentindo-se entusiasmado. Entusiasmo é algo que todos nós temos que trabalhar para conquistar.

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO Lisboa DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO

EXTERNATO S. VICENTE DE PAULO Lisboa DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA E HUMANIDADES DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO DOMÍNIOS 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO Interação discursiva Princípio de cooperação Informação, explicação; pergunta, resposta ORALIDADE Interpretação de texto Intenção do locutor; tema; assunto;

Leia mais

ANEXO 03 O OPERÁRIO EM CONSTRUÇÃO

ANEXO 03 O OPERÁRIO EM CONSTRUÇÃO ANEXO 03 O OPERÁRIO EM CONSTRUÇÃO Vinícius de Moraes Era ele que erguia casas Onde antes só havia chão. Como um pássaro sem asas Ele subia com as casas Que lhe brotavam da mão. Mas tudo desconhecia De

Leia mais

Língua Portuguesa. Teste Intermédio de Língua Portuguesa. Caderno 1. Teste Intermédio. 2.º Ano de Escolaridade

Língua Portuguesa. Teste Intermédio de Língua Portuguesa. Caderno 1. Teste Intermédio. 2.º Ano de Escolaridade Teste Intermédio de Língua Portuguesa Caderno 1 Teste Intermédio Língua Portuguesa 2.º Ano de Escolaridade Duração do Teste: 45 min (Caderno 1) + 30 min (pausa) + 45 min (Caderno 2) 03.06.2011 Nome do

Leia mais

A ARTE DE TRANSFORMAR VIDAS! Krisleyne Silva

A ARTE DE TRANSFORMAR VIDAS! Krisleyne Silva A ARTE DE TRANSFORMAR VIDAS! Krisleyne Silva O que nossa companhia tem a oferecer? Um negócio sólido Flexibilidade Reconhecimento Autoestima Baixo Investimento e Retorno rápido Pouquíssimo Risco de Prejuízo

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 18 por

Leia mais

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66 ÍNDICE 1 TEXTO E DISCURSO 4 1.1. Coesão e coerência textual organização de parágrafos 4 1.2. Pontuação 7 1.3. Discurso direto / discurso indireto 10 1.4. Frase ativa / frase passiva 13 CONSOLIDAÇÃO: EXERCÍCIOS

Leia mais

Responde ao seguinte questionário, relembrando o que leste em O Alquimista, da autoria de Paulo Coelho

Responde ao seguinte questionário, relembrando o que leste em O Alquimista, da autoria de Paulo Coelho Responde ao seguinte questionário, relembrando o que leste em O Alquimista, da autoria de Paulo Coelho Para cada uma das questões há apenas uma resposta certa. Assinala-a com uma cruz! 1. O Alquimista

Leia mais

Planificação anual Português 5.º ano

Planificação anual Português 5.º ano ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 Planificação anual Português 5.º ano Turma A B C D N.º de aulas previstas 1º período 77 76 77 74 N.º de aulas previstas 2º período 64 66 65

Leia mais

É mesmo uma festa, Um baú no sótão, Um navio pirata no mar, Um foguete perdido no ar, É amigo e companheiro.

É mesmo uma festa, Um baú no sótão, Um navio pirata no mar, Um foguete perdido no ar, É amigo e companheiro. FICHA DA SEMANA 5º ANO Instruções: 1- Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2- As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno de acordo

Leia mais

João Pateta. João Pateta (1. o excerto) GUERRA JUNQUEIRO

João Pateta. João Pateta (1. o excerto) GUERRA JUNQUEIRO João Pateta GUERRA JUNQUEIRO Antes da leitura 1. Discute com a turma os diferentes significados da palavra pateta. Registem nos nos vossos cadernos. Vamos iniciar a leitura 2. Lê o conto e sublinha os

Leia mais

Primários: Lição 04 O Grande Livramento 27 de Abril a 04 de Maio 2019

Primários: Lição 04 O Grande Livramento 27 de Abril a 04 de Maio 2019 Primários: Lição 04 O Grande Livramento 27 de Abril a 04 de Maio 2019 HISTÓRIA DA SEMANA *Você já tentou abrir uma porta que estava trancada? Pedro se encontrava em carcerado atrás de portas fechadas.

Leia mais

Exemplos de exercícios

Exemplos de exercícios Sintaxe Exemplos de exercícios Complemento oblíquo Percurso: 1. Constatação da existência de constituintes do GV selecionados pelo verbo (complemento direto, indireto e oblíquo). 2. Treino de reconhecimento

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa TEXTO

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa TEXTO Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 2018 Exame de Língua Portuguesa Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: exclusivamente

Leia mais

GRADE DE CORREÇÃO NOME: LOCAL: DATA: 02/11/2018. Assinatura do Candidato:

GRADE DE CORREÇÃO NOME: LOCAL: DATA: 02/11/2018. Assinatura do Candidato: NOME: IDENTIDADE: LOCAL: DATA: 02/11/2018 SALA: INSCRIÇÃO: ORDEM: Assinatura do Candidato: QUESTÃO 1 A Que semelhança há entre recorrer a um poço dos desejos e se servir de uma rede social tal como apontado

Leia mais

Capítulo I. Um Palmo à Frente do Nariz

Capítulo I. Um Palmo à Frente do Nariz Mundo do Heróis Capítulo I Um Palmo à Frente do Nariz Um Palmo à Frente do Nariz 18 de outubro de 10 000 a.c. 09h30 - A caminho da escola Já devem estar à nossa espera no auditório! reclamou a Ruby. Não

Leia mais

Ele ajudou-me muito, é um Santo, que Deus o tenha, a sua alma em eterno descanso.

Ele ajudou-me muito, é um Santo, que Deus o tenha, a sua alma em eterno descanso. ENTREVISTA C2: A entrevista começa com a pergunta: Como vão as coisas lá por casa. As coisas agora, vão melhor, porque estou no centro de dia, e lá sinto-me muito bem, mas passo a noite em casa da minha

Leia mais

Bando das Cavernas. Ruby: Como a sua melhor qualidade é o bom senso, é ela quem, na maioria dos casos, põe ordem no bando.

Bando das Cavernas. Ruby: Como a sua melhor qualidade é o bom senso, é ela quem, na maioria dos casos, põe ordem no bando. Todos a Bordo! Bando das Cavernas Tocha: Na escola tem fama de saber acender uma fogueira, embora nunca ninguém o tenha visto fazer tal proeza. Ruby: Como a sua melhor qualidade é o bom senso, é ela quem,

Leia mais

DATA: 01 / 12 / 2011 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 01 / 12 / 2011 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 0 / 2 / 20 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Entre as pessoas ricas e poderosas, quase nenhuma se destaca pelo talento, a cultura, o charme ou a beleza.

Entre as pessoas ricas e poderosas, quase nenhuma se destaca pelo talento, a cultura, o charme ou a beleza. Entre as pessoas ricas e poderosas, quase nenhuma se destaca pelo talento, a cultura, o charme ou a beleza. Para Toni. A pessoa se torna rica e poderosa querendo ser rica e poderosa. Sua perspectiva sobre

Leia mais