INFORMATIVO Nº 01 FEVEREIRO 2015 VOLTA ÀS AULAS! (1ª PG)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMATIVO Nº 01 FEVEREIRO 2015 VOLTA ÀS AULAS! (1ª PG)"

Transcrição

1 INFORMATIVO Nº 01 FEVEREIRO 2015 VOLTA ÀS AULAS! (1ª PG) Família Positivo, Seja bem- vinda ao Colégio Positivo Telêmaco Borba para mais um ano de convívio, aprendizado, descoberta, transformação e conquista de grandes resultados. Juntos, vamos compartilhar experiências e conhecimento com todos aqueles que integram a Família Positivo. Sentimo- nos honrados pelo fato do Positivo ter sido a Escola escolhida pelos senhores para dar continuidade ao amplo processo de formação educacional dos seus filhos. Acreditamos que é no ambiente escolar que crianças e adolescentes desenvolvem a CONFIANÇA necessária para Aprender; Descobrir; Transformar e Vencer. Assim, desejamos que este ano contribua para o desenvolvimento intelectual e social dos nossos alunos e que cada um aproveite ao máximo a oportunidade de estudar no Positivo e a experiência da Equipe de Professores que está à disposição para auxiliar cada um a superar seus limites. Nossa Equipe tudo fará para que o dia- a- dia escolar seja marcado pelo respeito, companheirismo, aprendizagem e superação. Da sala de aulas aos projetos, eventos e campanhas promovidos pelo Colégio, contamos com participação efetiva da família dando suporte aos alunos. Desejamos a todos os alunos um Feliz Retorno às Aulas e um Feliz Ano Letivo de 2015! COLÉGIO POSITIVO: EDUCAÇÃO SE FAZ COM CONFIANÇA!

2 COLÉGIO POSITIVO PRIMEIRO LUGAR NO ENEM, MAIS UMA VEZ (1ª PÁG) Pela sexta vez, o Colégio Positivo Telêmaco Borba conquistou o primeiro lugar geral no Exame Nacional do Ensino Médio ENEM, entre as Escolas do Município, com destaque para MATEMÁTICA que ficou entre as melhores médias da Região. O resultado obtido é mérito dos alunos que se dedicaram aos estudos e da Equipe experiente de Professores do Positivo que auxiliou os alunos nessa caminhada. Parabéns alunos! Parabéns Professores! Estamos orgulhosos pelos resultados conquistados. Venha para o Positivo você também e mande bem no ENEM! COLÉGIO POSITIVO PREPARA MELHOR; APROVA MAIS. MUITO MAIS! (42) UNIVERSIDADE POSITIVO ONLINE REFERÊNCIA AO ALCANCE DE TODOS (1ª PÁG.) A Universidade Positivo é uma instituição que concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de quatro décadas do Grupo Positivo, sendo avaliada, recentemente pelo MEC como a melhor Universidade privada do Paraná. Desde 2014, o Grupo Positivo expandiu a atuação da Universidade Positivo para todo o Brasil, por meio da Universidade Positivo Online com Cursos de Pós- Graduação à distância e o Colégio Positivo Telêmaco Borba é um Polo Regional para atendimento aos acadêmicos. Você não pode perder esta oportunidade de aperfeiçoar sua formação profissional sem sair de casa. Confira os Cursos de Pós- Graduação ofertados pela UP: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL; ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR; ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA; MBA EM BUSINESS INTELLIGENCE (BI);

3 MBA EM GAME DESIGN; MBA EM GESTÃO DE PROJETOS; MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL. Informações, favor entrar em contato com a Secretaria do Colégio Positivo Telêmaco Borba FONE (42) FORMATURA 2014 (ÚLTIMA PÁG.)

4 Num clima de festa e muita emoção aconteceu, no dia 22 de novembro, a solenidade de Formatura do Colégio Positivo que marcou a despedida dos alunos e alunas da Educação Infantil, Ensino Fundamental II e Ensino Médio que compartilharam com os pais, familiares, amigos e professores a alegria pelo encerramento de mais um ciclo de estudos. O evento aconteceu no Teatro da Casa da Cultura de Telêmaco Borba que ficou repleto com os convidados que levaram seu apoio e carinho aos formandos. Para homenagear as estrelas da noite, o Colégio convidou a Escola Municipal de Dança Telêmaco Borba, sob a direção do Prof. Renan Castelon, que apresentou três danças que encantaram a platéia. Parabéns, Formandos 2014!!! O Colégio Positivo divide com vocês a alegria desta conquista. Sucesso a todos! Prof. Nelson R. Ramos Diretor. MATRÍCULAS 2015

5 UNIFORME ESCOLAR

6 O Positivo possui uniforme padrão, sendo que todas as peças contêm a logomarca Positivo. São peças variadas, o que possibilita ao aluno diversas composições. Apresenta modelos unissex, femininos e masculinos, com opções para o inverno, verão e meia estação. Conheça as peças: Camiseta manga longa bicolor Camiseta manga curta bicolor Moletom gola dupla preto Baby look Baby look manga longa Regata Corsário supplex feminino Bermuda Unissex Saia short feminina (infantil) Jaqueta de Moletom Feminina Moletom canguru Jaqueta de forro destacável Calça colegial unissex Calça supplex feminina Calça destacável Observações: Serão aceitos como uniformes de Inverno os agasalhos preto ou branco lisos, ou seja, sem nenhum detalhe colorido. O uso completo do uniforme é obrigatório em todas as atividades realizadas pelo aluno como assistir às aulas, treinos, escolinhas esportivas, curso de informática, provas de 2ª chamada ou recuperação; enfim, sempre que o aluno estiver no Colégio ou representando- o deve estar devidamente uniformizado. As peças do uniforme devem atender às normas conforme o estabelecido pelo Positivo. Portanto, a calça, a bermuda e a camiseta devem conter a logomarca. Observações: No uniforme deve constar o nome completo do(a) aluno(a), para posterior identificação; Faculta- se ao Colégio fornecer peças do uniforme para o aluno(a) que não estiver devidamente uniformizado nas dependências da escola, ficando o aluno(a) obrigado a fazer a devolução das referidas peças no prazo de 48 horas, devidamente higienizadas. SECRETARIA / TESOURARIA (Profª Rosenéa) Os dias e horários de funcionamento da Secretaria / Tesouraria para atendimento aos pais, alunos e comunidade são:

7 SEGUNDA À SEXTA- FEIRA; MANHÃ: 07h15min às 12h; TARDE: 13h15min às 18h. DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR Comunicamos os senhores pais e alunos que a matrícula só será deferida após a entrega, na Secretaria do Colégio, de toda a documentação solicitada. Portanto, fiquem atentos aos comunicados da Secretaria nos murais da sala de aula. ESTACIONAMENTOS Solicitamos a todos os condutores de veículos que reduzam a velocidade, obedeçam à sinalização e redobrem os cuidados ao trafegar pelos estacionamentos do Colégio, principalmente nos horários de início e término das aulas. Nossas crianças, pais, professores e funcionários merecem todo cuidado. Pedimos, ainda, que o embarque e desembarque sejam realizados com agilidade e segurança para evitar atrasos e transtornos para alunos e condutores. Informamos, ainda, que o Estacionamento II (anexo ao Ginásio Esportivo) também poderá ser utilizado pelos proprietários de veículos de passeio, no dia- a- dia e por ocasião de reuniões e eventos, desde que sejam respeitados os espaços destinados às Vans. Contamos com a compreensão de todos! A Direção REUNIÕES PARA PAIS Convidamos os Senhores Pais ou Responsáveis pelos alunos para participar das Reuniões Pedagógicas com a Equipe Diretiva e Professores do Colégio para tratar de assuntos relacionados à vida escolar dos filhos e se inteirar da Proposta Pedagógica do Colégio Positivo. DIA 10 de Fevereiro de 2015 (terça- : o Educação Infantil; o Ensino Fundamental 1 e 2; o Ensino Médio. HORÁRIO: das 19h às 20h; LOCAL: Auditório Positivo.

8 DIA 25 de março de 2015(quarta- : o Assembleia Geral APM / AAP; HORÁRIO: 19h; LOCAL: Auditório Positivo. BOLETINS ATENDIMENTO AOS PAIS: o 1º Trimestre: 11/05/ 2015 (segunda-, das18h às 20h; o 2º Trimestre: 09/09/ 2015 (quarta-, das 18h às 20h. Participe da vida escolar do seu filho! Contamos com a presença de todos! (Prof. Nelson) MANUAL DA FAMÍLIA Solicitamos aos pais e alunos que procedam a leitura integral e cuidadosa do Manual da Família Positivo 2015 onde constam o Plano da Qualidade; os princípios que conferem a Identidade do Colégio Positivo Telêmaco Borba; além das informações referentes ao funcionamento da Instituição; ao Processo Educacional; aos setores de atendimento ao aluno e à família; ao calendário escolar; ao calendário de provas e às normas regem o relacionamento aluno- escola. As informações contidas nesse são essenciais para o bom andamento da Escola, por isso consulte- o sempre que precisar. Para esclarecimentos em caso de dúvida, entre em contato com a Escola pelo fone (42) Nossa Equipe estará sempre disponível para melhor atendê- lo. Atenção, Pais e Alunos!!!! ACHADOS E PERDIDOS (Prof. Nelson) Objetos e uniformes esquecidos no Colégio, quando encontrados ou entregues por terceiros, ficam à disposição dos alunos na Biblioteca do Colégio. Em 2014, muitos objetos não foram procurados e ainda se encontram na Biblioteca até o dia 13 de março. Após esta data, serão doados a entidades assistenciais. Portanto, solicitamos aos pais e alunos que identifiquem os pertencem e redobrem os cuidados para evitar transtornos. Contamos com a colaboração de todos! (Profª Rosenéa)

9 POSITIVAÇÃO 2015 Professores e funcionários do Colégio iniciaram as atividades letivas de 2015 com POSITIVAÇÃO, que consiste em um curso de capacitação e integração da Equipe Positivo e que faz parte do planejamento e processo de preparação dos docentes para o início das atividades pedagógicas. Neste ano, as palestras, dinâmicas, oficinas e reflexões foram conduzidas pela Profª. Vastí Ferrari Marques e pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Ramos (que falaram sobre O (Re) Encantamento pela Escola: a ética, a estética e a sensibilidade. O tema abordado motivou os professores que iniciam o ano letivo com ideias novas, muita disposição para compartilhar os saberes e com muita energia Positiva para dividir com nossos alunos. Agradecemos aos nossos convidados por compartilharem sua experiência profissional com nossos professores e pelas reflexões que apresentaram. (Prof. Nelson) COLAR FOTOS FOTOS POSITIVAÇÃO EM ANEXO 2ª CHAMADA Caso o aluno, por motivo justificado, deixe de fazer uma prova escrita, poderá fazer uma nova prova denominada de 2ª chamada em datas determinadas. São considerados motivos justificados (Lei nº 7.102, de 15/01/1979): a) casos de doença (mediante apresentação de atestado médico); b) luto; c) impedimento por motivos religiosos; d) convocação para atividades cívicas; Para os alunos do 2º ao 9º ano e Ensino Médio, a prova de 2ª chamada será aplicada em datas pré- determinadas no calendário de provas; pais deverão requerer a prova de 2ª chamada na Secretaria, apresentando atestado médico. Este requerimento deve ser feito antes da realização da prova, mediante pagamento de taxa de R$ 38,00, por disciplina. Para o terceirão, no Ensino Médio, a taxa é de R$80,00. Observações: - Aos alunos que não requererem a prova de 2ª Chamada ou não comparecerem na data e horário marcados para sua realização será atribuída nota zero. - Só será permitida a 2ª Chamada para as provas de recuperação em caso de luto, mediante a

10 apresentação do atestado de óbito. - Será isenta a taxa de 2ª chamada somente aos alunos atletas que estiverem representando o Colégio em competições escolares oficiais. - A responsabilidade pelo requerimento das provas de 2ª Chamada é da família e não da Escola. EQUIPE POSITIVO 2015 EDUCAÇÃO INFANTIL: Maternal: Tangriane Oliveira de Andrade Nível I: Dayane de Mattos Melo Nível II: Sueli Aparecida Sobrinho ENSINO FUNDAMENTAL 1: 1º Ano: Acácia Misael Castelúcio 2º Ano: Solange Aparecida Holub Mangoni 3º Ano: Janete Alves de Brito Ribeiro 4º Ano: Maria Cristina Evangelista Andrioni 5º Ano: Simone Aparecida Vendrametto Oficina de Informática: Maria Cristina Evangelista Andrioni Oficina de Leitura: Riana S. dos Santos ENSINO FUNDAMENTAL 2: Disciplinas 6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano Português Ruth S. Ficher Ruth S. Ficher Hérson Haag Hérson Haag Inglês Ruth S. Ficher Ruth S. Ficher Ruth S. Ficher Ruth S. Ficher Matemática Ciências/ Química Física História Geografia Educação Física Vivendo Valores Mônica S. da João Victor Moura Maria Paula Borba Rafael A. Nocêra Silmara Lopacinski Mônica S. da Vivian Joucoski Maria Paula Borba Rafael A. Nocêra Silmara Lopacinski Simone Vendrametto Mônica S. da Vivian Joucoski Maria Paula Borba Rafael A. Nocêra Silmara Lopacinski Simone Vendrametto Mônica S. da João Victor Moura Newton C. da Emmanuel Noimann Willian S. da Rosa Silmara Lopacinski Simone Vendrametto ENSINO MÉDIO:

11 Disciplinas 1ª Série 2ª Série 3ª Série Português Geni B. Pomina Geni B. Pomina Geni B. Pomina Literatura Geni B. Pomina Geni B. Pomina Inglês Hérson Haag Hérson Haag Hérson Haag Espanhol Ruth S. Ficher Matemática Física Química Biologia História Filosofia Sociologia Geografia Educação Física Newton da Newton da João Victor Moura Elisângela Strupcheski Emmanuel Noimann Leonardo Nickson Leonardo Nickson Willian S. da Rosa Silmara Lopacinski Newton da Newton da João Victor Moura Elisângela Strupcheski Emmanuel Noimann Leonardo Nickson Leonardo Nickson Willian S. da Rosa Silmara Lopacinski Newton da Newton da João Victor Moura Elisângela Strupcheski Emmanuel Noimann Leonardo Nickson Willian S. da Rosa Silmara Lopacinski EQUIPE ADMINISTRATIVA: Direção: Nelson Roberto Ramos Gerência: Eliete da Secretária Geral: Márcia Almeida de Oliveira Auxiliar de Secretaria: Emanuelle de Souza Orientação Educacional: Rosenéa V. dos Santos Bibliotecária: Valéria Almeida de Oliveira Coordenação Pedagógica: Soeli T. Alexandre Auxiliar de Coordenação: Juliana A. Ferreira Coordenação de Esportes: Neri Mangoni Inspetores: Alysson Paulo da Edison Bueno de Lima Joel Gonçalves Zeladoras: Eliane de Fátima Gomes Gessi Fagundes Correa Sirlene defátima Borges

12 Vigilantes: Milton Luiz Ribeiro Valdomiro Proença Serviços Gerais: Oriosvaldivino Gonçalves APROVADOS NO VESTIBULAR Amanda Arioli Natel Farmácia - PUC Anne Caroline de Almeida Araújo Odontologia UP e UNICESUMAR Arícia Knorr Bilik Arquitetura e Urbanismo PUC e UP Aristeu Ribas Neto Engenharia Mecânica - PUC X Bianca Strojake Kummer Psicologia PUC e SANTANA Brenda de Moura Bueno Psicologia UP e FEPAR Daniel Zanotelli Engenharia Mecânica PUC Manutenção Industrial - UTFPR Ellen Luiza Siqueira de Lima Direito - UP

13 Fernanda Lariny de Lara Cordeiro Odontologia - UNOPAR Gabriela Bevervanso Pagano Odontologia PUC e UNICESUMAR Gabriela Gerber Rojas Arquitetura e Urbanismo PUC, Tuiuti e UNICURITIBA Guilherme Pukanski Schatzmann - Engenharia da Computação - PUC Guatavo Athayde Stockler Engenharia Civil - FATEB Gustavo Tarasczuk de Oliveira Engenharia Mecânica - UNICESUMAR Isabella Almeida Coelho Odontologia - UNIMAR Isabelle Dieguez Perez de Souza Gestão Ambiental - UTFPR João Lucas Ciola Engenharia Elétrica - Cescage João Paulo Preto Martins Engenharia Civil UNICESUMAR e PUC João Victor Panek Automação Industrial - SENAI Marcos Mauricio Sincoski Filho Direito - PUC

14 Matheus Alves de Paula Automação Industrial - SENAI Matheus Ribas de Araújo Engenharia Civil - PUC Mylena Venâncio Ciências Biológicas UNICENTRO e UENP Rafael Haas Amaral Carrera Engenharia Florestal - UNICENTRO Rodrigo Evangelista Andrioni Automação Industrial -SENAI Rodrigo Martins Aleixo Medicina Veterinária - UNICESUMAR EX- ALUNOS: Gabriela Sthoritont Mudri Engenharia Química- PUC e UTFPR Giulia Ekermann Martins- Direito- PUC e UENP Leticia Santos Matos Medicina UNIVALLE Lucas - Engenharia Química UTFPR Matheus Rubik Engenharia Mecânica UTFPR Nidiane Milla de Souza Sovinski Nutrição UNOPAR Oto Dallapria Psicologia PUC e FEPAR Vitória Costa Biscaia- Medicina- Pequeno Principe Hotelaria Castelli Bruna Emanuelle Domingues Medicina UNICESUMAR Gabriela Magro Nogueira Medicina UNICESUMAR Giovane Carretero Junior Medicina Evangélica - FEPAR Reni Figueredo de Azevedo Psicologia FEPAR Vanessa Almeida Direito UNICURITIBA

15 CONTRATURNO Comunicamos os senhores pais que o aluno só poderá frequentar as dependências da Escola em turno oposto ao de sua matrícula, mediante autorização da Escola, não constituindo obrigação da mesma a cessão de espaço físico e/ou material didático- pedagógico para atividades realizadas pelo aluno, sem orientação de um funcionário, professor ou não, fora do horário previsto, com exceção das atividades extracurriculares, como aulas de apoio, escolinhas esportivas, aulas de educação física, clube de matemática e oficinas pedagógicas, conforme consta nos horários previamente divulgados. Para outros esclarecimentos, favor entrar em contato com o Serviço de Orientação Educacional do Colégio. (Prof. Nelson) Todo último dia do mês é DIA SEM UNIFORME! Confira as datas abaixo: Fevereir o 27 (6ª Março Abril Maio Junho 31 (3ª 30 (5ª 29 (6ª 30 (3ª Julho 31 (6ª Agost o 31 (2ª Setembr o 30 (4ª Outubr o 30 (6ª Novembr o 26 (5ª e 27 (6ª

PLANO DE ATIVIDADES - 2014

PLANO DE ATIVIDADES - 2014 PLANO DE ATIVIDADES - 2014 I-Objetivos Gerais *Promover a formação integral dos alunos, favorecendo o desenvolvimentode sua personalidade de forma harmoniosa. *Integrar a Unidade Escolar à Comunidade Local

Leia mais

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1 2 Sumário 1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO...4 1.1) PAA Projeto de Auxílio Aprendizagem...4 2) PROVAS E TRABALHOS...5 2.1) Provas Atrasadas...5 Como proceder:...5 2.2) Provas de Recuperação...5 2.3) Trabalhos...5

Leia mais

Srs. Pais, A direção.

Srs. Pais, A direção. Srs. Pais, Para o Centro de Educação Básica Prof. Luciano Feijão, educar é mais do que transmitir conhecimentos, é formar um cidadão completo, não apenas com informações, mas com valores éticos e morais.

Leia mais

A PUCRS oferece a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência a partir de 17 de setembro de 2015.

A PUCRS oferece a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência a partir de 17 de setembro de 2015. Ingresso Extravestibular 2016/1 - Transferência A PUCRS oferece a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência a partir de 17 de setembro de 2015. Não serão

Leia mais

Manual de Formaturas

Manual de Formaturas Manual de Formaturas Rede Romano de Educação Manual de Formatura A conclusão do curso certamente é a celebração de uma grande conquista para o estudante e sua família. A cerimônia de Formatura é um dos

Leia mais

Universidade Veiga de Almeida Educação a Distância Implantação dos Centros de Aprendizagem Polos.

Universidade Veiga de Almeida Educação a Distância Implantação dos Centros de Aprendizagem Polos. Universidade Veiga de Almeida Educação a Distância Implantação dos Centros de Aprendizagem Polos. Nossa história Tudo começou em 1933, quando o prof. Mario Veiga de Almeida ensinava catecismo aos adolescentes

Leia mais

EDITAL 01/2014 PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS PARA INTERCÂMBIO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO CHILE

EDITAL 01/2014 PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS PARA INTERCÂMBIO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO CHILE EDITAL 01/2014 PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS PARA INTERCÂMBIO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO CHILE 1. PREÂMBULO A Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Católica

Leia mais

Educando corações novos, para um mundo novo MANUAL DE NORMAS DISCIPLINARES. Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II) e Ensino Médio

Educando corações novos, para um mundo novo MANUAL DE NORMAS DISCIPLINARES. Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II) e Ensino Médio Educando corações novos, para um mundo novo MANUAL DE NORMAS DISCIPLINARES Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II) e Ensino Médio Horários de Entrada e Saída: Educação Infantil e Ensino Fundamental

Leia mais

Educação Infantil Ensino Fundamental I: Ensino Fundamental II Ensino Médio

Educação Infantil Ensino Fundamental I: Ensino Fundamental II Ensino Médio Horário das aulas Educação Infantil: das 13h30min às 17h45min (tarde) Ensino Fundamental I: das 13h30min às 17h45min (tarde) Ensino Fundamental II: das 7h30min às 12h (manhã) Ensino Médio: das 7h30min

Leia mais

EDITAL Nº 99/2007 TRANSFERÊNCIAS NO ÂMBITO DA PUC MINAS 1º SEMESTRE DE 2008

EDITAL Nº 99/2007 TRANSFERÊNCIAS NO ÂMBITO DA PUC MINAS 1º SEMESTRE DE 2008 EDITAL Nº 99/2007 TRANSFERÊNCIAS NO ÂMBITO DA PUC MINAS 1º SEMESTRE DE 2008 Nos termos das Normas Acadêmicas do Ensino de Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/MG, faço saber

Leia mais

MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL

MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL Deliberação CEE 285 e 297 Estrutura e Organização As disciplinas serão ministradas aos sábados, por um professor/orientador acompanhado de um orientador da aprendizagem.

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 LEIA ATENTAMENTE

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 LEIA ATENTAMENTE INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2015 Nesta página você irá encontrar informações importantes para efetuar sua inscrição com segurança. LEIA ATENTAMENTE 1 Os locais, prazos e horários para inscrição

Leia mais

Estamos oferecendo um plano especial para a sua Empresa a custo zero, através de convênio firmado (para dependentes legais do funcionário).

Estamos oferecendo um plano especial para a sua Empresa a custo zero, através de convênio firmado (para dependentes legais do funcionário). Na proposta curricular do CIE/Colégio e Curso, para 2008, consta atividades voltadas para os Cursos Infantil Ensino Fundamental (09 anos) Ensino Médio (1º, 2º e 3º), terão como principio básico, contribuir

Leia mais

Ensino Fundamental - EFI

Ensino Fundamental - EFI CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DAS ETAPAS / 2015 4º e 5º anos Ensino Fundamental - EFI Coordenadora responsável: Maria da Conceição Santana de Castro Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes.

Leia mais

Reunião 3º ano Ensino Médio

Reunião 3º ano Ensino Médio Reunião 3º ano Ensino Médio ENSINO MÉDIO Aprofundamento da aprendizagem; Questionamentos sobre a vida pessoal; Apoio à escolha profissional; Autonomia para resolver problemas, buscando soluções próprias.

Leia mais

EDITAL Nº 001/2014 TRANSFERÊNCIAS NO ÂMBITO DA PUC MINAS 2º SEMESTRE DE 2014

EDITAL Nº 001/2014 TRANSFERÊNCIAS NO ÂMBITO DA PUC MINAS 2º SEMESTRE DE 2014 EDITAL Nº 001/2014 TRANSFERÊNCIAS NO ÂMBITO DA PUC MINAS 2º SEMESTRE DE 2014 Nos termos das Normas Acadêmicas do Ensino de Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/MG, faço saber

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2014 LEIA ATENTAMENTE

INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2014 LEIA ATENTAMENTE INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS À DESIGNAÇÃO EM 2014 Nesta página você irá encontrar informações importantes para efetuar sua inscrição com segurança. LEIA ATENTAMENTE Antes de iniciar sua inscrição leia atentamente

Leia mais

Apresentação sobre a 3ª Série do Ensino Médio em 2014

Apresentação sobre a 3ª Série do Ensino Médio em 2014 1 Roteiro da Apresentação: Grade Curricular em 2014 Apresentação sobre Premiação pelo Desempenho Individual no ENEM de 2014 Programa de Mentoria Formatura em 2014 2 Grade Curricular em 2014 3 Em 2014,

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO MÉDIO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início

Leia mais

REVISTA DO CURSO Nº. 05. Setembro/Outubro 2013. Extensivo e Terceirão - Semiextensivo AGORA É A SUA VEZ.

REVISTA DO CURSO Nº. 05. Setembro/Outubro 2013. Extensivo e Terceirão - Semiextensivo AGORA É A SUA VEZ. Extensivo e Terceirão - Semiextensivo Nº. 05 Setembro/Outubro 2013 AGORA É A SUA VEZ. Extensivo e Terceirão Semiextensivo Nº. 05 Setembro - Outubro - 2013 Aulas de Obras Literárias e Língua Estrangeira

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO VERÃO 2016

EDITAL PROCESSO SELETIVO VERÃO 2016 EDITAL PROCESSO SELETIVO VERÃO 2016 A União Dinâmica de Faculdades Cataratas UDC S/C LTDA, mantenedora das Instituições: - Centro Universitário Dinâmica das Cataratas Faculdades Anglo-Americano e a Diretiva

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL No. 03/2013 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Seleção de candidatos às vagas nos cursos de Pós- Graduação lato sensu Gestão da Manutenção Industrial

Leia mais

UNIDADE NITERÓI -- UNIDADE SÃO GONÇALO

UNIDADE NITERÓI -- UNIDADE SÃO GONÇALO Circular 11/15 UNIDADE NITERÓI -- UNIDADE SÃO GONÇALO Horário de Provas 2015 1º Trimestre Ensino Fundamental- 9º Ano EF Iniciaremos as Provas do Período no dia 15 / 04 / 2015 (4ª feira). As provas iniciarão

Leia mais

Colégio Senador Fláquer

Colégio Senador Fláquer Colégio Senador Fláquer VERITAS ENTIDADE DE PESQUISA EDUCAÇÃO RESSURREIÇÃO - VESPER CNPJ 01.005.647 / 0009 26 Rua Santo André, 627 Santa Tereza Santo André SP 09020-230 Tel.: (011) 4436-3057 E-mail: coordenacaov9@vesper.org.br

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil 2015 Orientações gerais para as famílias Educação Infantil DIREÇÃO PEDAGÓGICA Profª. Monica B. Mazzo - Diretora Pedagógica - mmazzo@absabin.com.br Profª. Suzy Vieira Março de Souza - Coordenadora - ssouza@absabin.com.br

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC

PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC IMES - INSTITUTO MANTENEDOR DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA LTDA CNPJ nº. 04.670.333/0001-89 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC O INSTITUTO MANTENEDOR DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

Leia mais

Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015.

Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015. INFORMATIVO ESCOLAR Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015. PROFISSIONAIS EXPERIENTES Contamos com uma equipe de profissionais capacitados e qualificados para

Leia mais

REGULAMENTO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS PARA ALUNOS

REGULAMENTO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS PARA ALUNOS REGULAMENTO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS PARA ALUNOS PORTO ALEGRE 2015 Diretora Acadêmica: Profª. Ms. Sara Pedrini Martins Coordenação: Profa. Daniela Bagatine NEaD Núcleo de Educação a Distância Clarisse

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I 2015 Orientações gerais para as famílias Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I EQUIPE PEDAGÓGICA Dionéia Menin - Coordenadora Pedagógica - dioneia@albertsabin.com.br Andréa Ferreira Silva

Leia mais

IMES - INSTITUTO MANTENEDOR DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA LTDA. CNPJ nº. 04.670.333/0001-89

IMES - INSTITUTO MANTENEDOR DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA LTDA. CNPJ nº. 04.670.333/0001-89 IMES - INSTITUTO MANTENEDOR DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA LTDA. CNPJ nº. 04.670.333/0001-89 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC Edital de 25 de março de 2014 Processo Seletivo O

Leia mais

NORMAS DE CONVIVÊNCIA

NORMAS DE CONVIVÊNCIA NORMAS DE CONVIVÊNCIA Prezado aluno, Através deste manual, que deve ser consultado sempre que necessário, você terá acesso a informações sobre a estrutura e funcionamento do colégio e sobre os procedimentos

Leia mais

FACULDADE OPET EDITAL Nº 01, DE 25 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO

FACULDADE OPET EDITAL Nº 01, DE 25 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO FACULDADE OPET EDITAL Nº 01, DE 25 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO A Faculdade Opet por sua Comissão de Processo Seletivo, instituída em caráter permanente pela Portaria Nº 10/2014, torna pública as

Leia mais

1. Dados de Identificação:

1. Dados de Identificação: 1. Dados de Identificação: 1 Escola Municipal de Ensino Fundamental Leão Nunes de Castro Endereço: RS 153, Km 09, Bom Recreio Cep: 99130-000 Telefone: Diretora: Ivone Andrades Kadziola Coordenadora Pedagógica

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016 EDITAL Nº 02/2015 Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep Processo Seletivo Primeiro Semestre 2016 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - Fatep informa que, de acordo com a Lei nº 9.394

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/2 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2015/2 Para aperfeiçoar o processo de rematrícula, estamos disponibilizando este documento com informações de ordem prática que subsidiarão

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO NEWTON PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 (INÍCIO DAS AULAS EM FEVEREIRO DE 2016)

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO NEWTON PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 (INÍCIO DAS AULAS EM FEVEREIRO DE 2016) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO NEWTON PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 (INÍCIO DAS AULAS EM FEVEREIRO DE 2016) O Reitor do Centro Universitário Newton Paiva em Belo Horizonte,

Leia mais

- Os menores de 18 anos de idade devem estar acompanhados pelo representante legal.

- Os menores de 18 anos de idade devem estar acompanhados pelo representante legal. MATRÍCULAS A Secretaria Acadêmica é responsável pelo ingresso, registro, controle acadêmico e certificação da vida escolar. Responsabiliza-se pela realização da matrícula e organização da documentação

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ALUNO BOLSISTA SUBPROJETO DE 2011. 2 Semestre de 2011

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ALUNO BOLSISTA SUBPROJETO DE 2011. 2 Semestre de 2011 Ministério da Educação Secretaria de Educação Média e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE

Leia mais

As inscrições encontram-se abertas no período de 29 a 31 de agosto do corrente ano.

As inscrições encontram-se abertas no período de 29 a 31 de agosto do corrente ano. PROCESSO DE INSCRIÇÁO DOS ALUNOS DE JORNALISMO PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR EDITAL As Faculdades Integradas Barros Melo tornam público aos alunos matriculados no Curso de Jornalismo, que estarão abertas

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

Apresentação. Prezado aluno,

Apresentação. Prezado aluno, A Faculdade São Judas Tadeu tem como missão promover a emancipação do indivíduo através da educação, compreendida pelo desenvolvimento do conhecimento, atitudes e valores e respeito à dignidade humana.

Leia mais

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 2 1 2 3 VISITEM A ESCOLA DE SEUS FILHOS SEMPRE QUE PUDEREM. CONVERSEM COM OS PROFESSORES. PERGUNTEM

Leia mais

Manual de Formatura TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Manual de Formatura TÉCNICO EM ENFERMAGEM Manual de Formatura TÉCNICO EM ENFERMAGEM A conclusão do curso certamente é a celebração de uma grande conquista para o estudante e sua família. A cerimônia de Formatura é um dos mais belos momentos da

Leia mais

Edital FTEC Faculdades 01/2016

Edital FTEC Faculdades 01/2016 Edital FTEC Faculdades 01/2016 A FTEC Faculdades torna pública a abertura de Processo Seletivo Externo de professores, para ingresso no primeiro semestre de 2016, especificando a disciplina e a forma de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO 1º SEMESTRE DE 2016 // CURSOS MODALIDADE LOCAL Administração - manhã (* 3 )/noite bacharelado Cid. Universitária 8 Agronomia - manhã bacharelado Cid. Universitária 10 Arquitetura e

Leia mais

Faculdade de Ribeirão Preto. Núcleo de Prática Acadêmica (NPA)

Faculdade de Ribeirão Preto. Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Faculdade de Ribeirão Preto Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento do Estágio Curricular e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC PEDAGOGIA 2011 ORIENTAÇÕES

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO AO 9º ANO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário

Leia mais

Escolher a melhor escola faz parte do desenvolvimento de seu filho. Por isso, essa decisão deve ser tomada com muito cuidado.

Escolher a melhor escola faz parte do desenvolvimento de seu filho. Por isso, essa decisão deve ser tomada com muito cuidado. Todos os anos, o Colégio Monteiro Lobato se prepara para receber seus alunos com muitas novidades. Aqueles que estão retornando vão poder rever os amigos, os professores queridos e aprender novidades.

Leia mais

Relatório das atividades da Ouvidoria da UNISC. nos meses de setembro e outubro/2013

Relatório das atividades da Ouvidoria da UNISC. nos meses de setembro e outubro/2013 Relatório das atividades da Ouvidoria da UNISC nos meses de setembro e outubro/2013 Considerações Em setembro e outubro de 2013, a Ouvidoria da UNISC recebeu 130 solicitações. Das solicitações dos dois

Leia mais

COLÉGIO POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO. Edital nº 01/2014

COLÉGIO POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO. Edital nº 01/2014 COLÉGIO POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO Edital nº 01/2014 A COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO, doravante referida como CPS, torna públicas as normas a seguir, que regem o processo seletivo para ingresso

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE QUÍMICA, CAMPUS PATO BRANCO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE QUÍMICA, CAMPUS PATO BRANCO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Coordenação do Curso Superior de Química: Bacharelado em Química Industrial e Licenciatura em Química REGULAMENTO DAS

Leia mais

Associação Educativa Evangélica FACULDADE RAÍZES Plantando Conhecimento para a Vida

Associação Educativa Evangélica FACULDADE RAÍZES Plantando Conhecimento para a Vida EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR 2015/2 Da Data, Horário e Local Art. 1º Ficam convocados os alunos do 1 ao 10 Período da Faculdade Raízes para a realização da Avaliação Multidisciplinar,

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

- Os menores de 18 anos de idade devem estar acompanhados pelo representante legal.

- Os menores de 18 anos de idade devem estar acompanhados pelo representante legal. MATRÍCULAS A Secretaria Acadêmica é responsável pelo ingresso, registro, controle acadêmico e certificação da vida escolar. Responsabiliza-se pela realização da matrícula e organização da documentação

Leia mais

NORMAS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2012/1

NORMAS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2012/1 NORMAS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2012/1 Abaixo, seguem as normas referentes à organização das cerimônias de colação de grau dos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior

Leia mais

Rodovia Washigton Luis km 173,3, s/n, Chácara Lusa Centro CEP: 13501600 - Rio Claro SP Inscr. Estadual: Isento CNPJ nº 05.143.

Rodovia Washigton Luis km 173,3, s/n, Chácara Lusa Centro CEP: 13501600 - Rio Claro SP Inscr. Estadual: Isento CNPJ nº 05.143. SUMÁRIO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO INICIAL... 1 CAPÍTULO II DA NATUREZA E FINALIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA... 2 CAPÍTULO III DOS OBJETIVOS... 2 CAPÍTULO IV DOS REQUISITOS... 3 CAPÍTULO V DO REGULAMENTO...

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2014 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

SECRETARIA GERAL EDITAL Nº 003/2013 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2013

SECRETARIA GERAL EDITAL Nº 003/2013 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2013 Pág. 1 SECRETARIA GERAL EDITAL Nº 003/2013 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2013 A Secretária Geral, no uso de suas atribuições, e por ordem do Diretor Executivo da Faculdade Católica

Leia mais

Reitoria Coordenadoria de Relações Internacionais. Edital No. 010/2014

Reitoria Coordenadoria de Relações Internacionais. Edital No. 010/2014 Edital No. 010/2014 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ SETI - Programa de mobilidade internacional com Utah/EUA Considerando o Memorando de Entendimento entre a Secretaria de Educação do Estado

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

EDITAL 34/2013 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇAO PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO PARA 2014/1

EDITAL 34/2013 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇAO PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO PARA 2014/1 EDITAL 34/2013 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇAO PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO PARA 2014/1 O Reitor da Universidade Vila Velha ES faz saber a todos os alunos regularmente matriculados em cursos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO REITORIA. EDITAL N.º 001/2015 de 07/01/2015 PROCESSO SELETIVO 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO REITORIA. EDITAL N.º 001/2015 de 07/01/2015 PROCESSO SELETIVO 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO REITORIA EDITAL N.º 001/2015 de 07/01/2015 PROCESSO SELETIVO 2015 O reitor em exercício da reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso

Leia mais

Calendário Escolar 2015

Calendário Escolar 2015 Janeiro 5/01 a 30/01 EI Projeto Brincando nas Férias N3, N4, N5 Educação Infantil e tarde 5/01 a 20/02 EI Projeto Brincado nas Férias B, N1 e N2 Educação Infantil e tarde 26/1 a 6/2 AF e EM (1ª e 2ª) Estudando

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam orientação

Leia mais

2. Do Processo Seletivo 3. Das vagas

2. Do Processo Seletivo 3. Das vagas EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA, DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA COM REOPÇÃO, ACEITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS REGULARES PARA CURSOS AFINS, REOPÇÃO DE CURSO, OBTENÇÃO DE NOVO

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Bauru CURSO DE DIREITO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Instituto de Ensino Superior de Bauru CURSO DE DIREITO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Instituto de Ensino Superior de Bauru CURSO DE DIREITO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Atividades Complementares - fazem parte da matriz curricular - 20 horas semestrais: do 1º ao 8º termo 25 horas semestrais:

Leia mais

Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade/MG CEP 35930-032 Telefone: 3851 3030 www.kennedyjm.edu.

Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade/MG CEP 35930-032 Telefone: 3851 3030 www.kennedyjm.edu. Trabalhamos para dar sentido, cada vez mais, à tão divulgada criação colaborativa. A diversidade de pontos de vista responsáveis multiplica nossa forma de ver o mundo. Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR GERAL Educação Básica, Educação Profissional e Ensino Superior ANO LETIVO 2013

CALENDÁRIO ESCOLAR GERAL Educação Básica, Educação Profissional e Ensino Superior ANO LETIVO 2013 CALENDÁRIO ESCOLAR GERAL Educação Básica, Educação Profissional e Ensino Superior ANO LETIVO 2013 JANEIRO 01 Feriado - Confraternização Universal 02 a 31 CEP Matrículas para o Estágio Profissional Supervisionado

Leia mais

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

Unidades em ótimas localizações; Apostilas desenvolvidas pelos nossos professores com questões correspondentes aos concursos militares de todo o país.

Unidades em ótimas localizações; Apostilas desenvolvidas pelos nossos professores com questões correspondentes aos concursos militares de todo o país. Especialista na área militar; Excelente preparação para o ingresso na carreira militar; 41 anos de dedicação ao Ensino; Aperfeiçoamento da comunicação intrapessoal e interpessoal; Estimulação a mudanças

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 2 1 2 3 Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 4 Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas do Processo Seletivo/2014 para o Curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

ESPORTES COMUNITÁRIA

ESPORTES COMUNITÁRIA ESPORTES COMUNITÁRIA 2014 Prezados pais e alunos, É com muita alegria e energia que esperamos a participação dos nossos alunos na Comunitária Esportes! Trabalhamos com empenho e carinho nos últimos preparativos

Leia mais

Seja bem-vindo ao Oficina.

Seja bem-vindo ao Oficina. Prezado(a) Aluno (a): Seja bem-vindo ao Oficina. Nosso objetivo, em qualquer curso que oferecemos, é que você aproveite o melhor do nosso trabalho: experiência, professores competentes, atendimento eficiente

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE COMPLEMENTARES São Paulo 2011.1 1 1- Atividades Complementares De acordo com a Lei 9.131 de 1995 e os Pareceres 776/07 de 03/12/97 e 583/2001 as Diretrizes Curriculares dos cursos

Leia mais

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2015

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2015 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início das avaliações e que não a deixem sem assinar a lista, que

Leia mais

CALENDÁRIO - PED PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL Grupo 093 - Fevereiro/2012

CALENDÁRIO - PED PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL Grupo 093 - Fevereiro/2012 Grupo 85 - Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas, estrutura curricular

Leia mais

EDITAL/CHAMADA DE INSCRIÇÃO N 01/2013 Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus Campo Mourão - DIRPPG-CM 1º. Semestre 2013

EDITAL/CHAMADA DE INSCRIÇÃO N 01/2013 Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus Campo Mourão - DIRPPG-CM 1º. Semestre 2013 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação-Campus Campo Mourão 1 EDITAL/CHAMADA DE INSCRIÇÃO N 01/2013 Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO À DISCIPLINA ISOLADA 2º semestre de 2015

MANUAL DO CANDIDATO À DISCIPLINA ISOLADA 2º semestre de 2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPE Mestrado e Doutorado MANUAL DO CANDIDATO À DISCIPLINA ISOLADA 2º semestre de 2015 1. CONDIÇÕES: Poderá se candidatar para cursar disciplinas isoladas, no Programa

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS - EDUCAÇÃO INFANTIL HORÁRIOS:

ORIENTAÇÕES GERAIS - EDUCAÇÃO INFANTIL HORÁRIOS: ORIENTAÇÕES GERAIS - EDUCAÇÃO INFANTIL HORÁRIOS: Abertura do Portão Início das Atividades Fechamento do Portão Término das Atividades Abertura do portão para a saída Manhã 07h00 07h30 07h40 12h00 12h00

Leia mais

Deus não escolheu os capacitados, capacitou os escolhidos

Deus não escolheu os capacitados, capacitou os escolhidos CENTRO EDUCACIONAL VIEIRA BRUM Março/2012 Reunião de Metas Até o fim Não, não pares. É graça divina começar bem. Graça maior, é persistir na caminhada certa, manter o ritmo... Mas a graça das graças é

Leia mais

Matrículas 2015. O Colégio Maria Auxiliadora oferece: Educação Infantil - 3 aos 5 anos. Ensino Fundamental de 9 anos - 1ª a 8ª série.

Matrículas 2015. O Colégio Maria Auxiliadora oferece: Educação Infantil - 3 aos 5 anos. Ensino Fundamental de 9 anos - 1ª a 8ª série. Matrículas 2015 O Colégio Maria Auxiliadora, espaço privilegiado de formação humana e acadêmica, integra a rede de Escolas Notre Dame. Os princípios educacionais ND e a vivência dos valores cristãos alicerçam

Leia mais

Calendário de Matrícula 2º Semestre de 2015 Calendário para Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e do Plano de Estudos

Calendário de Matrícula 2º Semestre de 2015 Calendário para Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e do Plano de Estudos Calendário de Matrícula 2º Semestre de 2015 Calendário para Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e do Plano de Estudos 1/7 Direito 2/7 Ciência da Computação, Sistemas de Informação,

Leia mais

EDITAL Nº 10/2011. Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre

EDITAL Nº 10/2011. Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre EDITAL Nº 10/2011 Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre tinuadoo Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2

EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2 EDITAL Nº 04/2014 EDITAL DE ABERTURA DO VESTIBULAR 2014/2 A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo das Faculdades Integradas de Vitória FDV, para conhecimento de todos os interessados, torna público

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA MONITORES N 002/2015

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA MONITORES N 002/2015 EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA MONITORES N 002/2015 O Reitor do CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS CEULP, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto na Resolução de n 374/2010

Leia mais

FACULDADE OPET EDITAL Nº 02, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO

FACULDADE OPET EDITAL Nº 02, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO FACULDADE OPET EDITAL Nº 02, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO A Faculdade Opet por sua Comissão de Processo Seletivo, instituída em caráter permanente pela Portaria Nº 10/2014, torna pública

Leia mais

GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DRE 3 COLÉGIO ESTADUAL DJENAL TAVARES DE QUEIROZ MOITA BONITA SE

GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DRE 3 COLÉGIO ESTADUAL DJENAL TAVARES DE QUEIROZ MOITA BONITA SE GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DRE 3 COLÉGIO ESTADUAL DJENAL TAVARES DE QUEIROZ MOITA BONITA SE O Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, foi fundado

Leia mais

15 22 29 12 19 26 19 26 02 09 16 30 07 14 21 28 04 11 18 06 13 20 27 03 10 17 24 01 29 05 19 26 03 10 17 M.Sc. X Rosemarie Costa M.Sc.

15 22 29 12 19 26 19 26 02 09 16 30 07 14 21 28 04 11 18 06 13 20 27 03 10 17 24 01 29 05 19 26 03 10 17 M.Sc. X Rosemarie Costa M.Sc. IESAM-PÓS-GRADUAÇÃO / CRONOGRAMA DE AULAS / Data de Atualização do Cronograma: V11.09.03.2013 Curso: Gestão, Consultoria e Auditoria Financeira Turma: 2011-A / Coordenador: Dr. Jorge Valdez-Pizarro 2012-A

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

VESTIBULAR - 2015. 2 Remanejamento Extraordinário (2ª Entrada) CURSO: 48 - Direito - Bacharelado ENTRADA: SEGUNDA ENTRADA TURNO: NOITE

VESTIBULAR - 2015. 2 Remanejamento Extraordinário (2ª Entrada) CURSO: 48 - Direito - Bacharelado ENTRADA: SEGUNDA ENTRADA TURNO: NOITE CAMPUS: Arcoverde CURSO: 48 - Direito - Bacharelado ENTRADA: SEGUNDA ENTRADA TURNO: NOITE 4034943 FERNANDA STÉPHANIE BARBOSA REMANEJAMENTO EXTERNO 64,190 NÃO 4050467 JOÃO VICTOR DE MELO AGUIAR REMANEJAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Designamos atividades complementares o conjunto de eventos oferecidos aos alunos de

Leia mais

GUIA DO ALUNO 2015. INFORMAÇÕES GERAIS Educação Infantil e 1º Ano SEDE HORTO

GUIA DO ALUNO 2015. INFORMAÇÕES GERAIS Educação Infantil e 1º Ano SEDE HORTO GUIA DO ALUNO 2015 INFORMAÇÕES GERAIS Educação Infantil e 1º Ano SEDE HORTO INÍCIO DAS AULAS Berçário e Integral: 5 de janeiro (2ª feira) HORÁRIO DE AULAS Educação Infantil: Manhã: 7h45 às 12h Tarde: 13h30

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89. e publicada no D.O.U em 11/12/89, Seção I, p.22.

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89. e publicada no D.O.U em 11/12/89, Seção I, p.22. UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681, de 07/12/89 e publicada no D.O.U em 11/12/89, Seção I, p.22.684 EDITAL PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 1º Semestre/2016 O Reitor

Leia mais

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos:

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos: Avenida Serrana, 511 Serrano Belo Horizonte MG 30.882-370 Telefone: (31)3476-1405 I N S T I T U I Ç Ã O P A R C E I R A INFORMAÇÕES SOBRE A ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NA ESCOLA EDUCAR E CRONOGRAMA DE DATAS

Leia mais

EQUIPE GESTORA. DIREÇÃO Profª Rosa Angela B.F. Vassimon COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. COORDENAÇÃO Profª Ana Lucia Lucas de Mello Profª Vera Beatriz Carlotti

EQUIPE GESTORA. DIREÇÃO Profª Rosa Angela B.F. Vassimon COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. COORDENAÇÃO Profª Ana Lucia Lucas de Mello Profª Vera Beatriz Carlotti EQUIPE GESTORA DIREÇÃO Profª Rosa Angela B.F. Vassimon COORDENAÇÃO Profª Ana Lucia Lucas de Mello Profª Vera Beatriz Carlotti DIREÇÃO DE ENSINO Profª Valentina Albanez de Mello COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Educação

Leia mais

Manual do Candidato 2013

Manual do Candidato 2013 Manual do Candidato 2013 Bio Jr. USP O QUE É EMPRESA JÚNIOR? Empresa júnior é uma associação civil formada por alunos matriculados em pelo menos um curso de graduação em institutos de ensino superior.

Leia mais