SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SECRETARIA DE PLANEJAMENTO"

Transcrição

1 Memorial Descritivo Obra:Pavimentação Asfáltica e Sinalização Local da obra: Avenida Mário Ribeiro

2 Introdução O presente Memorial Descritivo tem por finalidade expor de maneira detalhada as Normas Técnicas, materiais, e acabamentos que irão definir os serviços de PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA COM C.B.U.Q. e SINALIZAÇÃO HORIZONTAL, e foi orientado visando atender as exigências legais e técnicas desta Prefeitura Municipal. Serviços Iniciais Inicialmente a empresa executora da obra (contratada), através de sua equipe de topografia, irá fazer a marcação dos offsets o qual deve seguir rigorosamente o projeto em anexo, somente após as marcações da topografia, deverão iniciar os serviços no local.

3 Remoção de pavimento existente Este tipo de serviço se dá, pela escavação de pavimento nitidamente instáveis e deteriorados, sendo estes já detectados e locados no projeto, tais instabilidades do pavimento se dá por excessiva umidade e de aeração praticamente inviável (borrachudos), e/ou por características intrínsecas de baixo poder-suporte. Apresenta-se sob forma de bolsões ou em áreas restritas, que afetou o bom desempenho do pavimento existente. Operações de Remoção compreendem: * Locação dos mesmos, corte do pavimento no local marcado pela topografia e retirada do material inadequado (solos de alta expansão, baixa capacidade de suporte ou solos orgânicos). O local para bota fora dos materiais removidos devem ser indicados previamente pela contratante. Serão empregados, equipamento de serra tipo circular apropriado a este serviço, retro escavadeira, ou escavadeira hidráulica e transportadores diversos. A medição será efetuada em m³ na pista. Execução de base de brita graduada (e=30cm) inclusive transporte para 30km Esta especificação se aplica à execução de base de brita granular constituída de pedra britada graduada, cuja curva granulométrica deverá se enquadrar nas faixas especificadas pelo DAER. Os serviços somente poderão ser iniciados, após a conclusão dos serviços de terraplenagem e regularização do subleito, da aceitação dos resultados apresentados pelos ensaios de laboratório e deverão ser executados isoladamente da construção das outras camadas do pavimento. Será executado em conformidade com as seções transversal tipo do projeto, e compreenderá as seguintes operações: fornecimento, transporte, mistura espalhamento, compactação e acabamento, sendo que a mesma terá espessura de 30 cm, conforme especificado no projeto. Os serviços de construção da camada de base deverão ser executados mecanicamente, constando o equipamento mínimo necessário: motoniveladora com escarificador; carro tanque distribuidor de água; rolo compactador vibratório liso; caminhões basculantes para o transporte do material e carregadeira. Além destes, poderão ser utilizados outros equipamentos, aceitos pela Fiscalização. Será realizado ensaio de grau de compactação e teor de umidade e verificação do material na pista. O material será transportado por caminhões no máximo até 30km, se exceder os 30km, será cobrado o transporte adicional. A camada de base será medida por m³ (metros cúbicos) de material compactado na pista.

4 Imprimação com CM-30: Imprimação é uma aplicação de película de material betuminoso, CM-30, aplicado sobre a superfície da base granular concluída, antes da execução de um revestimento betuminoso qualquer, objetivando conferir coesão superficial, impermeabilizar e permitir condições de aderência entre a camada existente e o revestimento a ser executado. Primeiramente deverá ser procedida a limpeza adequada da base através de varredura e, logo após, executado o espalhamento do ligante asfáltico (CM-30) com equipamento adequado. Aplicar o ligante betuminoso sendo que a taxa a ser utilizada deverá variar entre 0,8 a 1,6 l/m². Será verificada pelo menos uma taxa de aplicação através de ensaio adequado bandeja. Para varredura serão usadas vassouras mecânicas e manuais; O espalhamento do ligante asfáltico deverá ser feito por meio de carros equipados com bomba reguladora de pressão e sistema completo de aquecimento, capazes de realizar uma aplicação uniforme do material, sem atomização, nas taxas e limites de temperatura especificados. Devem dispor de tacômetro, calibradores e termômetros, em locais de fácil observação, e ainda de espargidor manual para tratamento de pequenas superfícies e correções localizadas. As barras de distribuição, do tipo de circulação plena, serão obrigatoriamente dotadas de dispositivo que permita, além de ajustamentos verticais, larguras variáveis de espalhamento pelo menos de 4,0 metros. O dispositivo de aquecimento do distribuidor deverá propiciar constante circulação e agitação do material de imprimação; O depósito de ligante asfáltico, quando necessário, deve ser equipado com dispositivo que permita o aquecimento adequado e uniforme do conteúdo do recipiente. O depósito deve ter uma capacidade tal que possa armazenar a quantidade de material asfáltico a ser aplicado em, pelo menos, um dia de trabalho. A imprimação será medida em m² (metros quadrados) de área executada. Limpeza, varrição e lavagem de pista São objetos desta especificação os serviços de limpeza e varrição do calçamento existente, para fins de preparação de pista para aplicação de revestimento. As operações de Limpeza, varrição e lavagem de pista serão executadas mediante a utilização de equipamentos adequados (caminhão pipa, vassoura mecânica) complementados com o emprego de serviços manuais. Os serviços de Limpeza, varrição e lavagem de pista serão medidos em função da área em m².

5 Pintura de ligação com RR-2C, inclusive asfalto e transporte 0,4 lts/m² a 0,6 lts/m² Esta especificação se refere a materiais empregados, ao procedimento de execução e ao controle de qualidade da pintura asfáltica sobre o calçamento e sobre a camada de regularização com C.B.U.Q., visando promover a aderência entre estas camadas. Serão aplicados asfaltos emulsionados tipo RR- 2C diluídos em água na proporção de 30 a 50%. A taxa de aplicação deve situar-se entre 0,4 e 0,6 l/m² de emulsão sobre o calçamento e 0,2 e 0,4 l/m² sobre a camada regularizada. Todo o equipamento, ainda do inicio da execução da obra, deverá ser examinado pela Fiscalização e estar em perfeitas condições de funcionamento. Para a varredura da superfície a receber pintura de ligação utilizam-se, de preferência, vassouras mecânicas rotativas. A distribuição do ligante deverá ser feita por carros equipados com bomba reguladora de pressão e sistema completo de aquecimento, que permitam a aplicação do material betuminoso em quantidade uniforme. As barras de distribuição deverão ser do tipo de circulação plena, com dispositivo que possibilite ajustamentos verticais e larguras variáveis de espalhamento do ligante. Os carros distribuidores deverão dispor de termômetros, em locais de fácil observação, e, ainda, um espargidor manual para tratamento de pequenas superfícies e correções localizadas. O depósito de material betuminoso, quando necessário, deve ser equipado com dispositivo que permita o aquecimento adequado e uniforme do conteúdo dorecipiente. O depósito deve ter capacidade tal que possa armazenar a quantidade de material betuminoso a ser aplicado em, pelo menos, um dia de trabalho. Aplica-se a seguir o material betuminoso, na quantidade certa e da maneira mais uniforme. Este material betuminoso não deverá ser distribuído em dias de chuva, ou quando esta estiver eminente. A fim de evitar a superposição ou excesso de material nos pontos inicial e final das aplicações, devem-se colocar faixas de papel, transversalmente a pista, de modo que o material betuminoso inicie e encerre da saia da barra de distribuição sobre essas faixas, as quais, a seguir, serão retiradas. Qualquer falha na aplicação do material betuminoso deverá ser de imediato corrigido. Será feito mediante a pesagem do carro distribuidor, antes e depois da aplicação do material betuminoso. Não sendo possível a realização do controle por esse método, admite-se que seja feito da seguinte maneira: - coloca-se na pista uma bandeja de peso e área conhecidos e por uma simples pesagem, após a passagem do cano distribuidor, tem-se a quantidade de material betuminoso utilizado.

6 - utilizando uma régua de madeira, pintada e graduada, que possa dar diretamente pela diferença da altura do material betuminoso no tanque do carro distribuidor, antes e depois da operação, a quantidade do material de consumido. A pintura de ligação será medida através da área executada, em m². Regularização asfáltica (e=3 cm) O concreto betuminoso e o revestimento flexível resultante da mistura a quente, em usina apropriada, de agregado mineral graduado, material de enchimento e material betuminoso, com espessura de 3 cm. A execução constará da descarga manual de C.B.U.Q., sobre as áreas as quais já receberam a pintura de ligação e posteriormente compactado com rolo ou placa vibratório, conforme o local. A descarga far-se-á diretamente na pista. Podem ser empregados os seguintes materiais betuminosos: a) Material asfáltico será empregado CAP-50/70. b) Agregados provenientes de britagem Será executado o ensaio de granulometria da mistura dos agregados resultantes das extrações citadas no item anterior. A curva granulométrica deve manter-se contínua, enquadrando-se dentro das tolerâncias. Serão efetuadas no mínimo, duas medidas de temperatura por carga, em cada um dos itens abaixo discriminados: a) da mistura betuminosa na saída no misturador na usina; b) da mistura, no momento do espalhamento. Os serviços de Revestimento em C.B.U.Q. serão medidos em m3 aplicadas na pista. Transporte do C.B.U.Q.. Defini-se pelo transporte da Camada de C.B.U.Q, material usinado em Usina apropriada. Deve ser transportado por caminhões transportador, com proteção superior de maneira a evitar que a temperatura da massa asfáltica não diminua a ponto limite não se poder utilizar na pista. Deve ser transportado por caminhões até a área da pista. A DMT é 30km. A medição efetuar-se-á levando em consideração o volume executado em m³ na pista. Pintura de ligação com RR-2C, inclusive asfalto e transporte 0,4 lts/m² a 0,6 lts/m² Esta especificação se refere a materiais empregados, ao procedimento de execução e ao controle de qualidade da pintura asfáltica sobre o calçamento e sobre a camada de regularização com C.B.U.Q., visando promover a aderência entre estas camadas. Serão aplicados asfaltos emulsionados tipo RR- 2C diluídos em água na proporção de 30 a 50%.

7 A taxa de aplicação deve situar-se entre 0,4 e 0,6 l/m² de emulsão sobre o calçamento e 0,2 e 0,4 l/m² sobre a camada regularizada. Todo o equipamento, ainda do inicio da execução da obra, deverá ser examinado pela Fiscalização e estar em perfeitas condições de funcionamento. Para a varredura da superfície a receber pintura de ligação utilizam-se, de preferência, vassouras mecânicas rotativas. A distribuição do ligante deverá ser feita por carros equipados com bomba reguladora de pressão e sistema completo de aquecimento, que permitam a aplicação do material betuminoso em quantidade uniforme. As barras de distribuição deverão ser do tipo de circulação plena, com dispositivo que possibilite ajustamentos verticais e larguras variáveis de espalhamento do ligante. Os carros distribuidores deverão dispor de termômetros, em locais de fácil observação, e, ainda, um espargidor manual para tratamento de pequenas superfícies e correções localizadas. O depósito de material betuminoso, quando necessário, deve ser equipado com dispositivo que permita o aquecimento adequado e uniforme do conteúdo dorecipiente. O depósito deve ter capacidade tal que possa armazenar a quantidade de material betuminoso a ser aplicado em, pelo menos, um dia de trabalho. Aplica-se a seguir o material betuminoso, na quantidade certa e da maneira mais uniforme. Este material betuminoso não deverá ser distribuído em dias de chuva, ou quando esta estiver eminente. A fim de evitar a superposição ou excesso de material nos pontos inicial e final das aplicações, devem-se colocar faixas de papel, transversalmente a pista, de modo que o material betuminoso inicie e encerre da saia da barra de distribuição sobre essas faixas, as quais, a seguir, serão retiradas. Qualquer falha na aplicação do material betuminoso deverá ser de imediato corrigido. Será feito mediante a pesagem do carro distribuidor, antes e depois da aplicação do material betuminoso. Não sendo possível a realização do controle por esse método, admite-se que seja feito da seguinte maneira: - coloca-se na pista uma bandeja de peso e área conhecidos e por uma simples pesagem, após a passagem do cano distribuidor, tem-se a quantidade de material betuminoso utilizado. - utilizando uma régua de madeira, pintada e graduada, que possa dar diretamente pela diferença da altura do material betuminoso no tanque do carro distribuidor, antes e depois da operação, a quantidade do material de consumido. A pintura de ligação será medida através da área executada, em m². Fornecimento e execução de camada de Concreto Betuminoso Usinado Quente C.B.U.Q. (e=4cm) exclusive transporte Concreto asfáltico é o revestimento flexível, resultante da mistura a quente, em usina adequada, de agregado mineral graduado, material de enchimento e material betuminoso, espalhado e comprimido a quente sobre a base imprimada.

8 A espessura será de 4 cm compactados conforme especificado no projeto. Para este serviço estão previstos os seguintes equipamentos: * Usina de asfalto; * Rolos compactadores lisos e com pneus; * Caminhões; * Vibroacabadora com controle eletrônico; * Placa Vibratória. * Rolo Tanden Serão verificadas duas temperaturas do C.B.U.Q. * Na usinagem, e * No espalhamento Material a ser utilizado: * CAP-50/70; * Pedra britada devidamente enquadrada nas normas e na granulometria especificadas pelo DAER. O concreto betuminoso usinado a quente será medido em m³ (metros cúbicos). Transporte do C.B.U.Q.. Defini-se pelo transporte da Camada de C.B.U.Q, material usinado em Usina apropriada. Deve ser transportado por caminhões transportador, com proteção superior de maneira a evitar que a temperatura da massa asfáltica não diminua a ponto limite não se poder utilizar na pista. Deve ser transportado por caminhões até a área da pista. A DMT é 30km. A medição efetuar-se-á levando em consideração o volume executado em m³ na pista. Sinalização Horizontal tinta acrílica, cor branca Consiste na execução de linhas longitudinais que tem a função de definir os limites da pista de rolamento e o estacionamento, a de orientar a trajetória dos veículos, ordenando-os por faixas de tráfego, e ainda a de regulamentar as possíveis manobras laterais, tanto para mudança de faixa, como para utilização temporária de uma faixa com sentido oposto de tráfego, nas manobras de ultrapassagem, sendo estas linhas executadas com tinta acrílica nas cores branca âmbar, espessura de 0,6 mm e padrão 3,09 da ABNT. No bordo, deverá ser executada uma sinalização horizontal simples e contínua, na cor branca, com 12 cm de largura(conforme item Linhas de bordas de Pista, Manual de Sinalização Rodoviária DNER/99). A sinalização horizontal deverá ser executada por meio mecanizado, e por pessoal habilitado. Os serviços de sinalização serão medidos por metro m² aplicado na pista.

9 Sinalização horizontal em áreas especiais Consiste na execução de faixas de segurança que tem a função de definir e orientar os condutores, ordenando-os e orientando os locais onde existe uma travessia de pedestres, sendo estas executadas com tinta acrílica na cor branca, espessura de 0,6 mm e padrão 3,09 da ABNT. A largura das faixas será de 4,00m x 0,40m e o espaçamento entre elas é de 0,40m. A sinalização deverá ser executada por meio manual e por pessoal habilitado. Os serviços de sinalização serão medidos por m² (metros quadrados) aplicado na pista. Placa tipo R01 (parada obrigatória) - completa com poste metálico 2 1/2" h= 2,20m As Placas de Regulamentação têm por finalidade informar sobre as limitações, proibições ou restrições, regulamentando o uso da estrada. Terão fundo vermelho refletivo, orla e tarja brancas refletivas, que terá fundo vermelho refletivo, orla interna e letras brancas refletivas. As placas de sinalização vertical deverão ser confeccionadas em chapas de aço laminado a frio, galvanizado, com espessura de 1,25 mm para placas laterais à rua. A reflexibilidade das tarjas, setas, letras do fundo da placa será executada mediante a aplicação de películas refletivas, com coloração invariável, tanto de dia como à noite.os suportes das placas serão metálico Ø 2 1/2, com altura livre de 2,50 m. A medição deste serviço será por unidade aplicada na pista. Placa tipo R19 (velocidade máxima)-completa com poste metálico 2 1/2" h= 2,20m As Placas de Regulamentação têm por finalidade informar sobre as limitações, proibições ou restrições, regulamentando o uso da estrada. Terão fundo branco refletivo, orla e tarja vermelhas refletivas, com inscrições ou símbolos pretos não refletivos. As placas de sinalização vertical deverão ser confeccionadas em chapas de aço laminado a frio, galvanizado, com espessura de 1,25 mm para placas laterais à rua. A reflexibilidade das tarjas, setas, letras do fundo da placa será executada mediante a aplicação de películas refletivas, com coloração invariável, tanto de dia como à noite.os suportes das placas serão metálico Ø 2 1/2, com altura livre de 2,50 m. A medição deste serviço será por unidade aplicada na pista. Placa tipo A32b (passagem sinaliz. pedestres) - completa com poste metálico 2 1/2" h= 2,20m A sinalização vertical, é composta por placas de sinalização que tem por objetivo aumentar a segurança, ajudar a manter o fluxo de tráfego em ordem e fornecer informações aos usuários da via.

10 As placas de sinalização vertical deverão ser confeccionadas em chapas de aço laminado a frio, galvanizado, com espessura de 1,25 mm para placas laterais à rua. A reflexibilidade das tarjas, setas, letras do fundo da placa será executada mediante a aplicação de películas refletivas, com coloração invariável, tanto de dia como à noite.os suportes das placas serão metálico Ø 2 1/2, com altura livre de 2,50 m. Placa de advertência (GTGT totalmente refletiva) com fundo amarelo, bordas e simbolos em preto conforme previsto Normas descritas no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (CONTRAN), Conselho Nacional de Trânsito: A medição deste serviço será por unidade aplicada na pista. Placa de obra 2,00 x 1,00 A placa de obra tem por objetivo informar a população e os usuários da rua, os dados da obra. As placas deverão ser afixadas em local visível, preferencialmente no acesso principal do empreendimento, e suas medidas terão que ser igual ou superior a maior placa existente na obra, respeitado, no mínimo, a seguinte medida: 2,00m x 1,00m. A placa deverá ser confeccionada em chapas de aço laminado a frio, galvanizado, com espessura de 1,25 mm para placas laterais à rua. As dimensões da placa são de 2,00m x 1,00m. Terá dois suportes e serão de madeira de lei beneficiada (7,5x7,50, com altura livre de 2,50 m. A medição deste serviço será por unidade aplicada na pista. Placa de Logradouro As placas indicativas de logradouros serão conforme modelo da prefeitura, possuem um suporte e uma placa metálica indicando o nome da rua. O custo da placa será de contra partida da prefeitura municipal. As placas serão medidas pelo numero de unidades aplicas na pista. Normas a serem seguidas pela sinalização Todas as características e Especificações Técnicas descritas neste Projeto estão de acordo com os Manuais de Sinalização Vertical atendendo as Normas do CONTRAN/DENATRAN, Volume I (2007), publicados por meio da Resolução nº 180 de , e do Manual de Sinalização Horizontal, volume IV atendendo as Normas do CONTRAN/DENATRAN, publicado por meio da Resolução nº 236, de , devendo estar de acordo com a NBR da ABNT que tratam do assunto. Rampa de acesso a cadeirantes As calçadas devem ser rebaixadas junto às travessias de pedestres sinalizadas com ou sem faixa, com ou sem semáforo, e sempre que houver foco de pedestres. Não deve haver desnível entre o término do rebaixamento da calçada e o leito carroçável.

11 Passeio minimo ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Os rebaixamentos de calçadas devem ser construídos na direção do fluxo de pedestres. A inclinação deve ser constante e não superior a 8,33%. A largura dos rebaixamentos deve ser igual à largura das faixas de travessia de pedestres, quando o fluxo de pedestres calculado ou estimado for superior a 25 pedestres/min/m. Em locais onde o fluxo de pedestres for igual ou inferior a 25 pedestres/min/m e houver interferência que impeça o rebaixamento da calçada em toda a extensão da faixa de travessia, admite-se rebaixamento da calçada em largura inferior até um limite mínimo de 1,20 m de largura de rampa. Quando a faixa de pedestres estiver alinhada com a calçada da via transversal, admite-se o rebaixamento total da calçada na esquina. Os rebaixamentos das calçadas localizados em lados opostos da via devem estar alinhados entre si. Deve ser garantida uma faixa livre no passeio, além do espaço ocupado pelo rebaixamento, de no mínimo 0,80 m, sendo recomendável 1,20 m. As abas laterais dos rebaixamentos devem ter projeção horizontal mínima de 0,50m e compor planos inclinados de acomodação A inclinação máxima recomendada é de 10%. Dentro da rampa será instalado 4 placas de piso antiderrapante (PISO TATIL ARG. ALERTA CINZA 25cm x 25cm - 7mm). Quando a superfície imediatamente ao lado dos rebaixamentos contiver obstáculos, as abas laterais podem ser dispensadas. Neste caso, deve ser garantida faixa livre de no mínimo 1,20 m, sendo o recomendável 1,50 m. Os rebaixamentos de calçadas podem ser executados conforme exemplo da figura 1. A medição deste serviço será por unidade aplicada na pista. Aba lateral i max=10% Rampa com i=8,333% Material anti-derrapante PISO TATIL ARG. ALERTA CINZA 25cm x 25cm - 7mm Meio-fio MFC Pista de rolamento Figura 1

PROJETO BÁSICO DE ENGENHARIA

PROJETO BÁSICO DE ENGENHARIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE FONTOURA XAVIER SECRETARIA DO PLANEJAMENTO LOCAL: AVENIDA 9 DE JULHO ASSUNTO: PROJETO DE CAPEAMENTO ASFÁLTICO ÁREA TOTAL: 4.714,03 m² PROJETO BÁSICO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ROMA DO SUL MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA ACESSO A LINHA SÃO ROQUE

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ROMA DO SUL MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA ACESSO A LINHA SÃO ROQUE MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA ACESSO A LINHA SÃO ROQUE E n g e n h e i r o C i v i l L u i z H e n r i q u e D i a s C o r r ê a - P á g i n a 1 Co nteúdo 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. INTRODUÇÃO...

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO PAVIMENTAÇÃO DE DRENAGEM NA AVENIDA ORESTES BAIENSE E REVITALIZAÇÃO DAS RUAS ADJACENTES PRESIDENTE KENNEDY - ES

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO PAVIMENTAÇÃO DE DRENAGEM NA AVENIDA ORESTES BAIENSE E REVITALIZAÇÃO DAS RUAS ADJACENTES PRESIDENTE KENNEDY - ES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO PAVIMENTAÇÃO DE DRENAGEM NA AVENIDA ORESTES BAIENSE E REVITALIZAÇÃO DAS RUAS ADJACENTES PRESIDENTE KENNEDY - ES MEMORIAL DESCRITIVO CADERNO Nº 02 Memorial Descritivo

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Projeto: Capeamento asfáltico Município: Fontoura Xavier / RS

MEMORIAL DESCRITIVO. Projeto: Capeamento asfáltico Município: Fontoura Xavier / RS MEMORIAL DESCRITIVO Projeto: Capeamento asfáltico Município: Fontoura Xavier / RS Local: Avenida Jordão Pinto Trecho: 50,35m antes da Rua Pedro Azelin da Silva, até 76,80m depois da Rua Osório Pinheiro.

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO & ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E DE MEDIÇÃO DA RUA JACÓ FLACH E ENTORNO DA PREFEITURA MUNICIPAL

MEMORIAL DESCRITIVO & ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E DE MEDIÇÃO DA RUA JACÓ FLACH E ENTORNO DA PREFEITURA MUNICIPAL MEMORIAL DESCRITIVO & ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E DE MEDIÇÃO DA RUA JACÓ FLACH E ENTORNO DA PREFEITURA MUNICIPAL 1 Obra: Projeto de Infraestrutura Urbana PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA COM C.B.U.Q Local: Rua Jacó

Leia mais

Projeto Pavimentação Asfáltica

Projeto Pavimentação Asfáltica Projeto Pavimentação Asfáltica Tipo C.B.U.Q. Estrada de Acesso ao Distrito de Buriti Memorial Descritivo Planilha Orçamentária Projeto Geométrico SMOSU Introdução O presente Memorial Descritivo tem por

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. 2 Localização Rua Albino Welter, a partir da Rua Valdomiro Kieling atá a localidade de Rondinha.

MEMORIAL DESCRITIVO. 2 Localização Rua Albino Welter, a partir da Rua Valdomiro Kieling atá a localidade de Rondinha. MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA TIPO CBUQ RUAS: Prolongamento da ALBINO WELTER e Acesso a Localidade de RONDINHA ÁREA TOTAL: 27.970,00 M² CIDADE: MUNICÍPIO DE MATO QUEIMADO RS 1.0 GENERALIDADES:

Leia mais

Patrimônio Cultural da Humanidade

Patrimônio Cultural da Humanidade MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: Pavimentação Asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente C.B.U.Q. nas Ruas indicadas em Projeto. 1 - INTRODUÇÃO Tem este por finalidade orientar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO MEMORIAL DESCRITIVO IMPLANTAÇÃO DE CICLOFAIXA GENERALIDADES O presente memorial tem por finalidade descrever os materiais e serviços que serão utilizados e observados

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO MEMORIAL DESCRITIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO MEMORIAL DESCRITIVO Índice ESTUDOS 2 ESTUDOS DE TRÁFEGO 2 ESTUDOS TOPOGRÁFICOS 2 PROJETOS 2 PROJETO GEOMÉTRICO 2 PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO 3 DIMENSIONAMENTO DO PAVIMENTO

Leia mais

ANEXO IX MEMORIAL DESCRITIVO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 226/2015 TOMADA DE PREÇO Nº 01/2015

ANEXO IX MEMORIAL DESCRITIVO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 226/2015 TOMADA DE PREÇO Nº 01/2015 ANEXO IX MEMORIAL DESCRITIVO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 226/2015 TOMADA DE PREÇO Nº 01/2015 INTRODUÇÃO O de Piumhi-MG apresenta a seguir memorial descritivo, as especificações, com o projeto de Execução prestação

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: Revestimento Asfáltico em Concreto Betuminoso Usinado a Quente C.B.U.Q. nas Ruas indicadas em Projeto. 1 - INTRODUÇÃO Tem este por finalidade orientar

Leia mais

ESTRADAS II. Prof. Me.: ARNALDO TAVEIRA CHIOVETTO Acadêmicos: BIANCA GIANGARELI JOACI ALEXANDRE DA SILVA WILLIAN SCHERNER

ESTRADAS II. Prof. Me.: ARNALDO TAVEIRA CHIOVETTO Acadêmicos: BIANCA GIANGARELI JOACI ALEXANDRE DA SILVA WILLIAN SCHERNER ESTRADAS II Prof. Me.: ARNALDO TAVEIRA CHIOVETTO Acadêmicos: BIANCA GIANGARELI JOACI ALEXANDRE DA SILVA WILLIAN SCHERNER REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO DNIT 137/2010-ES Definição Condições Material Ensaios

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PARTE III

MEMORIAL DESCRITIVO PARTE III MEMORIAL DESCRITIVO CONTRATO: 875597/2018 Operação 1059584-31 PROGRAMA: Planejamento urbano Apoio ao Desenvolvimento urbano MODALIDADE: Recapeamento asfáltico em diversas vias do Município de Iepê PARTE

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Obra: Pavimentação asfáltica Local: AV. PRIMAVERA ÁREA A PAVIMENTAR: 6.118,30 m² Trindade do Sul

MEMORIAL DESCRITIVO. Obra: Pavimentação asfáltica Local: AV. PRIMAVERA ÁREA A PAVIMENTAR: 6.118,30 m² Trindade do Sul MEMORIAL DESCRITIVO Obra: Pavimentação asfáltica Local: AV. PRIMAVERA ÁREA A PAVIMENTAR: 6.118,30 m² Trindade do Sul O presente memorial descritivo contém os procedimentos técnicos para realização dos

Leia mais

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA SETOR DE ENGENHARIA

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA SETOR DE ENGENHARIA MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: Pavimentação Asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) sobre revestimento existente. LOCAL: Rua Olímpio Maciel e Rua José Coelho. Fevereiro / 2010 1 SUMÁRIO 1.

Leia mais

PAVIMENTOS FLEXIVEIS IMPRIMAÇÃO

PAVIMENTOS FLEXIVEIS IMPRIMAÇÃO PAVIMENTOS FLEXIVEIS IMPRIMAÇÃO Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Agosto de 2016 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 019 REV 1 08/2016 ES 019 Rev1 pg 1 - Centro de Desenvolvimento

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO BÁSICO

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO BÁSICO PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA COM CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) CAPITÃO RS LOCALIDADE DE SÃO JACÓ ZONA RURAL COORDENADAS LOCALIZAÇÃO: datum WGS84 Início do Trecho

Leia mais

SECRETARIA DE MUNICÍPIO DO PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE GRUPO TÉCNICO DE ENGENHARIA, ARQUITETUTA E URBANISMO. MEMORIAL DESCRITIVO

SECRETARIA DE MUNICÍPIO DO PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE GRUPO TÉCNICO DE ENGENHARIA, ARQUITETUTA E URBANISMO. MEMORIAL DESCRITIVO SECRETARIA DE MUNICÍPIO DO PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE GRUPO TÉCNICO DE ENGENHARIA, ARQUITETUTA E URBANISMO. PROGRAMA: INTERVENÇÃO DE INFRA-ESTRUTURA URBANA DE CAÇAPAVA DO SUL EMPREENDIMENTO: PAVIMENTAÇÃO

Leia mais

PAVIMENTOS FLEXIVEIS PINTURA DE LIGAÇÃO

PAVIMENTOS FLEXIVEIS PINTURA DE LIGAÇÃO PAVIMENTOS FLEXIVEIS PINTURA DE LIGAÇÃO Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Novembro de 2015 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 020 REV 0 11/2015 ES 020 Rev0 pg 1 - Centro de Desenvolvimento

Leia mais

M U N I C Í P I O D E S A B Á U D I A Praça da Bandeira, 47 FONE (43) CEP CNPJ/MF /

M U N I C Í P I O D E S A B Á U D I A Praça da Bandeira, 47 FONE (43) CEP CNPJ/MF / MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO BÁSICO RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTO ASFALTICA DAS AVENIDAS JACOMO VALERIO E PRESIDENTE CAMPOS SALLES MUNICIPIO DE SABÁUDIA/PR OBRA: RECUPERAÇÃODE PAVIMENTO ASFALTICO EM CBUQ (CONCRETO

Leia mais

CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO, ORÇAMENTO E PAGAMENTO. Serviço: COMPACTAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DO SUB-LEITO Unidade: M² 1 MEDIÇÃO E ORÇAMENTO

CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO, ORÇAMENTO E PAGAMENTO. Serviço: COMPACTAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DO SUB-LEITO Unidade: M² 1 MEDIÇÃO E ORÇAMENTO Serviço: COMPACTAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DO SUB-LEITO Unidade: M² A medição do serviço de regularização do sub-leito será feita por metro quadrado (m²) de pista concluída, de acordo com plataforma de terraplenagem

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES ELABORADO POR: Memorial Descritivo Projeto de Pavimentação

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES ELABORADO POR: Memorial Descritivo Projeto de Pavimentação Projeto: Terraplenagem, Micro-drenagem, Pavimentação e Sinalização Local: Várias Ruas Área de Pavimentação Asfáltica: 13.486,27 m² Área de Pavimentação com Blocos: 18.450,00 m² Área Total: 31.936,27 m²

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA TOTAL

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA TOTAL LOCAL: DIVERSAS RUAS - PAC 2-3ª ETAPA ÁREA TOTAL: 7.759,90 m² PLANILHA ORÇAMENTÁRIA TOTAL ITEM SERVIÇOS UNID. QTDE. TOTAL UNIT. TOTAL REFERÊNCIA 1 SERVIÇOS INICIAIS 1.1 IMPLANTAÇÃO DE PLACA DE OBRA (1,50X2,00M

Leia mais

Anexo VII - MEMORIAL DESCRITIVO

Anexo VII - MEMORIAL DESCRITIVO Anexo VII - MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA LOCAL: RUA DO COMÉRCIO E SÃO LEOPOLDO ÁREA RUA DO COMÉRCIO: 4.450,00 M² ÁREA RUA SÃO LEOPOLDO: 1.816,10 M² ÁREA TOTAL: 6.266,10 m² CIDADE: MUNICÍPIO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA (CBUQ).

MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA (CBUQ). MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO: OBRA: LOCALIZAÇÃO: MUNICIPIO DE RODEIO BONITO RS. PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA (CBUQ). AVENIDA DO COMÉRCIO. ÁREA À PAVIMENTAR: 5.973,56 m² (Cinco mil, novecentos e setenta e

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO MEMORIAL DESCRITIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO MEMORIAL DESCRITIVO Índice ESTUDOS 2 ESTUDOS DE TRÁFEGO 2 ESTUDOS GEOTÉCNICOS 2 ESTUDOS TOPOGRÁFICOS 2 PROJETOS 3 PROJETO GEOMÉTRICO 3 PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO 3 DIMENSIONAMENTO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL RS MEMORIAL DESCRITIVO RUAS: VÁRIAS RUAS. ÁREA TOTAL DE PAVIMENTAÇÃO: 7.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL RS MEMORIAL DESCRITIVO RUAS: VÁRIAS RUAS. ÁREA TOTAL DE PAVIMENTAÇÃO: 7. PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL RS MEMORIAL DESCRITIVO Projeto: Serviços iniciais; Terraplenagem; Microdrenagem; Pavimentação; Sinalização e Serviços finais e complementares. MUNICÍPIO:

Leia mais

1. Serviços preliminares

1. Serviços preliminares SECRETARIA DE MUNICÍPIO DA COORDENAÇÃO E PLANEJAMENTO MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO DA AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY 1. Serviços preliminares 1.1. Administração/Alojamentos/Almoxarifado 1.1.1. Limpeza

Leia mais

2.0 SERVIÇOS INICIAIS:

2.0 SERVIÇOS INICIAIS: MEMORIAL DESCRITIVO Proprietário: Município de Mariano Moro Obra: Pavimentação de Rua e passeio Local: Rua Ancelmo Felipetti, perímetro urbano do município de Mariano Moro RS. 1.0 GENERALIDADES: O presente

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VALE DO SOL Estado do Rio Grande do Sul Elaborado por:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VALE DO SOL Estado do Rio Grande do Sul Elaborado por: MEMORIAL DESCRITIVO MUNICÍPIO: VALE DO SOL / RS LOCAL: Estrada Linha Formosa ÁREA TOTAL DE PAVIMENTAÇÃO: 4.089,00 m² INTRODUÇÃO: O presente Memorial Descritivo tem por finalidade expor de maneira detalhada

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Projeto: Serviços iniciais, Terraplenagem, Microdrenagem, Pavimentação, Sinalização e Serviços finais e complementares. Local: Estrada Linha Rio Pardense Área de Pavimentação Asfáltica:

Leia mais

REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO - SL Especificação Particular

REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO - SL Especificação Particular REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO - SL Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Junho de 2017 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 001 Rev.02 06/2017 ES 001 Rev0 pg. 1 - Centro de Desenvolvimento

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE APLICAÇÃO DE SINALIZAÇÃO VIÁRIA DE TRANSITO

MEMORIAL DESCRITIVO DE APLICAÇÃO DE SINALIZAÇÃO VIÁRIA DE TRANSITO MEMORIAL DESCRITIVO DE APLICAÇÃO DE SINALIZAÇÃO VIÁRIA DE TRANSITO AGUA BOA-MT AGROVILA SANTA MARIA Ruas Projetada A B - C Avenida Projetada A - LD e LE ÍNDICE: 1 INTRODUÇÃO. PÁG. 03 2 SINALIZAÇÃO VERTICAL

Leia mais

SERVIÇOS PRELIMINARES

SERVIÇOS PRELIMINARES MEMORIAL DESCRITIVO Obra: pavimentação asfáltica em trecho Estrada Geral para Linha Argola Extensão 730,00 m extensão por 7,00m de largura Município Capitão/RS 1. GENERALIDADES O presente memorial apresenta

Leia mais

Projeto Pavimento Asfáltico. Campestre da Serra em direção a Serra do Meio. Campestre da Serra /RS

Projeto Pavimento Asfáltico. Campestre da Serra em direção a Serra do Meio. Campestre da Serra /RS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPESTRE DA SERRA Projeto Pavimento Asfáltico Campestre da Serra em direção a Serra do Meio Campestre da Serra /RS Fevereiro de 2011 DEPARTAMENTO ENGENHARIA INDICE INDICE... 2

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO MUNICÍPIO: SOLEDADE / RS RUAS: DIVERSAS ÁREA TOTAL DE PAVIMENTAÇÃO: ,40 m² INTRODUÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO MUNICÍPIO: SOLEDADE / RS RUAS: DIVERSAS ÁREA TOTAL DE PAVIMENTAÇÃO: ,40 m² INTRODUÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO MUNICÍPIO: SOLEDADE / RS RUAS: DIVERSAS ÁREA TOTAL DE PAVIMENTAÇÃO: 24.366,40 m² INTRODUÇÃO O presente Memorial Descritivo tem por finalidade expor de maneira detalhada as normas técnicas,

Leia mais

Pavimentação - pintura de ligação

Pavimentação - pintura de ligação MT - DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO - IPR DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA Rodovia Presidente Dutra km 163 - Centro Rodoviário, Parada de Lucas

Leia mais

REMENDOS EM PAVIMENTOS

REMENDOS EM PAVIMENTOS REMENDOS EM PAVIMENTOS Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Novembro de 2015 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 013 Rev.3 11/2015 ES 013 Rev 3 pg 1 - Centro de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - TERMO DE COMPROMISSO 0306/2017 LOCAL: PACAJÁ / PARÁ

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - TERMO DE COMPROMISSO 0306/2017 LOCAL: PACAJÁ / PARÁ PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - TERMO DE COMPROMISSO 0306/2017 LOCAL: PACAJÁ / PARÁ 1.0 TERRAPLANAGEM ITEM DESCRIÇÃO PESO LARGURA EXTENSÃO ESPESSURA

Leia mais

DER/PR ES-P 13/05 PAVIMENTAÇÃO: REPARO PROFUNDO

DER/PR ES-P 13/05 PAVIMENTAÇÃO: REPARO PROFUNDO PAVIMENTAÇÃO: REPARO PROFUNDO Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR Avenida Iguaçu 420 CEP 80230 902 Curitiba Paraná Fone (41) 3304 8000 Fax (41) 3304 8130 www.pr.gov.br/transportes

Leia mais

NÚCLEO SETORIAL DE PLANEJAMENTO NUSP DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO DO CONJUNTO MURURÉ TRECHOS I E II PROJETO BÁSICO ANEXO 05 PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

NÚCLEO SETORIAL DE PLANEJAMENTO NUSP DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO DO CONJUNTO MURURÉ TRECHOS I E II PROJETO BÁSICO ANEXO 05 PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PROJETO BÁSICO ANEXO 05 PLANILHA ORÇAMENTÁRIA 1. VALOR DA PROPOSTA: Estimado no valor máximo de R$ 2.478.773,76 (dois milhões, quatrocentos e setenta e oito mil, setecentos e setenta e três reais e setenta

Leia mais

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - TERMO DE COMPROMISSO 0306/2017 LOCAL: MEDICILÂNDIA / PARÁ

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - TERMO DE COMPROMISSO 0306/2017 LOCAL: MEDICILÂNDIA / PARÁ 1.0 TERRAPLANAGEM ITEM DESCRIÇÃO PESO LARGURA EXTENSÃO ESPESSURA ESPECIFICO - VOLUME DISTÂNCIA SOLO (m) (m) (m) (T/m³) (m³) (km) Regularização e compactação 1.1 do Subleito até 20 cm de 9,85 443,16 4365,13

Leia mais

DNIT. Pavimentação asfáltica Imprimação com ligante asfáltico convencional - Especificação de serviço. Resumo. 7 Inspeções... 3

DNIT. Pavimentação asfáltica Imprimação com ligante asfáltico convencional - Especificação de serviço. Resumo. 7 Inspeções... 3 DNIT Novembro/2010 NORMA DNIT 144/2010 - ES Pavimentação asfáltica Imprimação com ligante asfáltico convencional - Especificação de serviço MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA

Leia mais

E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S

E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S FOLHA: SUMÁRIO 1. OBJETIVO E DEFINIÇÕES...1 1.1 OBJETIVO:...1 1.2 DEFINIÇÕES:...1 2. MATERIAIS...2 3. EQUIPAMENTOS...2 4. EXECUÇÃO...3 4.1 PAVIMENTO EM PASSEIOS...3 4.1.1 PEDRA PORTUGUESA...3 4.1.2 PLACA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO MEMORIAL DESCRITIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO MEMORIAL DESCRITIVO Índice ESTUDOS 2 ESTUDOS DE TRÁFEGO 2 ESTUDOS GEOTÉCNICOS 2 ESTUDOS TOPOGRÁFICOS 2 PROJETOS 3 PROJETO GEOMÉTRICO 3 PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO 3 DIMENSIONAMENTO

Leia mais

DNIT. Pavimentação - Imprimação com ligante asfáltico Especificação de serviço. Resumo. 8 Critérios de medição... 5

DNIT. Pavimentação - Imprimação com ligante asfáltico Especificação de serviço. Resumo. 8 Critérios de medição... 5 Julho /2012 NORMA DNIT 144/2012-ES DNIT Pavimentação - Imprimação com ligante asfáltico Especificação de serviço MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES DIRETORIA-GERAL

Leia mais

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA RESTAURAÇÃO DA TRES DE MAIO - RS DIVERSAS RUAS PLANILHA ORÇAMENTÁNTA DE CUSTOS. Anexo VII. Doe órgãos, doe sangue: Salve vidas.

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA RESTAURAÇÃO DA TRES DE MAIO - RS DIVERSAS RUAS PLANILHA ORÇAMENTÁNTA DE CUSTOS. Anexo VII. Doe órgãos, doe sangue: Salve vidas. Prefeitura Municipal de TRES DE MAIO I Anexo VII PLANILHA ORÇAMENTÁNTA DE CUSTOS RESTAURAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DIVERSAS RUAS ^ TRES DE MAIO - RS Doe órgãos, doe sangue: Salve vidas. Rua Minas Gerais,46

Leia mais

DNIT. Pavimentação - Imprimação com ligante asfáltico- Especificação de serviço. Resumo. 8 Critérios de medição... 5

DNIT. Pavimentação - Imprimação com ligante asfáltico- Especificação de serviço. Resumo. 8 Critérios de medição... 5 Agosto/2014 NORMA DNIT 144/2014-ES DNIT Pavimentação - Imprimação com ligante asfáltico- Especificação de serviço MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES DIRETORIA

Leia mais

REFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE ESTADO DE MINAS GERAIS

REFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE ESTADO DE MINAS GERAIS ESPECIFICAÇÕES DOS SERVIÇOS OPERAÇÃO TAPA BURACOS RecomposiçãoPavimentação Pintura de ligação Especificação de Serviço DNERES 307/97 1 DEFINIÇÃO Pintura de ligação consiste na aplicação de ligante betuminoso

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Especificação de Serviço 1. Página 1 de 6 DEFINIÇÃO É a camada complementar à base, que será executada quando, por circunstâncias técnicoeconômicas, não for aconselhável

Leia mais

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - CONVÊNIO (0240/2017) LOCAL: ( Tomé Açú)

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - CONVÊNIO (0240/2017) LOCAL: ( Tomé Açú) PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - CONVÊNIO (0240/2017) LOCAL: ( Tomé Açú) 1.0 TERRAPLANAGEM ITEM DESCRIÇÃO PESO LARGURA EXTENSÃO ESPESSURA ESPECIFICO

Leia mais

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO :RUA ADOLPHO DE ALMEIDA

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO :RUA ADOLPHO DE ALMEIDA PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO RUA ADOLPHO DE ALMEIDA CÁLCULO DO BDI CONFORME ACÓRDÃO 2622/2013 TCU CONSTRUÇÃO DE RODOVIAS E FERROVIAS Grupo A Despesas indiretas Administração central 4,67% Seguro e Garantias

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Projeto: Capeamento asfáltico Município: Fontoura Xavier / RS

MEMORIAL DESCRITIVO. Projeto: Capeamento asfáltico Município: Fontoura Xavier / RS ANEXO IV MEMORIAL DESCRITIVO Projeto: Capeamento asfáltico Município: Fontoura Xavier / RS Local: Rua Pedro Azelin da Silva Trecho: Entre a Rua 09 de Julho e a Rua Ernesto Ferreira Maia Área: TRECHO 01:

Leia mais

PLANILHA DE IDENTIFICAÇÃO DE RUAS IDENTIFICAÇÃO DA RUAS

PLANILHA DE IDENTIFICAÇÃO DE RUAS IDENTIFICAÇÃO DA RUAS PLANILHA DE IDENTIFICAÇÃO DE RUAS 17 setembro, 2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO RECURSO BADESUL IDENTIFICAÇÃO DA RUAS Dimensões Rua Situação Denominação - Rua Comp. Largura Área por Rua m m m²

Leia mais

MEMÓRIA DE CÁLCULO ITEM DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS UNID OBRA: PAVIMENTAÇÃO EM BLOCO INTERTRAVADO NA VILA BELA VISTA 1.0 SERVIÇOS PRELIMINARES 6,00

MEMÓRIA DE CÁLCULO ITEM DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS UNID OBRA: PAVIMENTAÇÃO EM BLOCO INTERTRAVADO NA VILA BELA VISTA 1.0 SERVIÇOS PRELIMINARES 6,00 ITEM DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS UNID MEMÓRIA DE CÁLCULO OBRA: PAVIMENTAÇÃO EM BLOCO INTERTRAVADO NA VILA BELA VISTA 1.0 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1 Placa de Obra em Chapa de Aço Galvanizado M² 6,00 6,00 área

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PARA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA AVENIDA DOS IMIGRANTES

MEMORIAL DESCRITIVO PARA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA AVENIDA DOS IMIGRANTES MEMORIAL DESCRITIVO PARA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA AVENIDA DOS IMIGRANTES GENERALIDADES: O presente memorial tem por objetivo descrever os procedimentos que serão utilizados para a pavimentação no município

Leia mais

MACADAME BETUMINOSO TRAÇADO- MBT Especificação Particular

MACADAME BETUMINOSO TRAÇADO- MBT Especificação Particular MACADAME BETUMINOSO TRAÇADO- MBT Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Julho de 2017 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 025 Rev.00 Especificação Particular para Execução de Macadame

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DE VIAS URBANAS LOCAL: RUAS DIVERSAS DE LIZARDA TO. 1. SERVIÇOS PRELIMINARES: 1.1 Placa da Obra: Será confeccionada e instalada no canteiro da obra,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE FONTOURA XAVIER RS MEMORIAL DESCRITIVO MUNICÍPIO: FONTOURA XAVIER / RS

PREFEITURA MUNICIPAL DE FONTOURA XAVIER RS MEMORIAL DESCRITIVO MUNICÍPIO: FONTOURA XAVIER / RS MEMORIAL DESCRITIVO Projeto: Serviços Inicias; Terraplenagem; Microdrenagem; Pavimentação; Capeamento Asfáltico; Sinalização e Serviços finais e complementares. MUNICÍPIO: FONTOURA XAVIER / RS RUAS: RUA

Leia mais

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO COM PAVER DE CONCRETO INTERTRAVADO.

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO COM PAVER DE CONCRETO INTERTRAVADO. PREFEITURA MUNICIPAL DE ASCURRA ESTADO DE SANTA CATARINA CNPJ: 83.102.772/0001-61 PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO COM PAVER DE CONCRETO INTERTRAVADO. LOCAL: Rua PM 103 e PM 104 Bairro Centro Ascurra - SC CONTEÚDO:

Leia mais

B R I T A G R A D U A D A DER/PR - ES - P 05/91

B R I T A G R A D U A D A DER/PR - ES - P 05/91 B R I T A G R A D U A D A DER/PR - ES - P 05/91 1 1 - OBJETIVO Esta especificação de serviço define os critérios que orientam a execução de bases ou subclasses de brita graduada, em obras rodoviárias sob

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA 22 DE MAIO

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA 22 DE MAIO BDI MATERIAL (%) 14,02 TABELA DE REFERÊNCIA - SINAPI / PA / 10_2017 /COM DESONERAÇÃO BDI SERVIÇO (%) 27,03 ITEM CÓDIGO TABELA S - Serviço I - Insumo 1 TERRAPLANAGEM 1.1 72961 SINAPI S PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA 24 DE JANEIRO

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA 24 DE JANEIRO BDI MATERIAL (%) 14,02 TABELA DE REFERÊNCIA - SINAPI / PA / 10_2017 /COM DESONERAÇÃO BDI SERVIÇO (%) 27,03 ITEM CÓDIGO TABELA S - Serviço I - Insumo 1 TERRAPLANAGEM 1.1 72961 SINAPI S PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

Serviço: Serviço de recuperação da pavimentação do túnel de acesso ao Porto de Salvador.

Serviço: Serviço de recuperação da pavimentação do túnel de acesso ao Porto de Salvador. DATA Julho/2017 BDI COM DESONERAÇÃO (ACÓRDÃO TCU Nº 2622/2013 - PLENÁRIO) ÍTEM BDI (SERVIÇOS) % TAXA 1 ADMINISTRAÇÃO CENTRAL % 4,01% 2 LUCRO % 7,30% 3 DESPESAS FINANCEIRAS % 1,11% 4 SEGUROS,RISCOS E GARANTIAS

Leia mais

SUGESTÕES DE TÉCNICAS PARA APLICAÇÃO DO AGENTE ANTIPÓ Dez/2016

SUGESTÕES DE TÉCNICAS PARA APLICAÇÃO DO AGENTE ANTIPÓ Dez/2016 SUGESTÕES DE TÉCNICAS PARA APLICAÇÃO DO AGENTE ANTIPÓ Dez/2016 DEFINIÇÃO A utilização do Agente Antipó compreende a execução de pintura de imprimação sobre a superfície de ruas e estradas não pavimentadas,

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA BELÉM CUSTO UNITÁRIO (R$)

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA BELÉM CUSTO UNITÁRIO (R$) BDI MATERIAL (%) 14,02 TABELA DE REFERÊNCIA - SINAPI / PA / 10_2017 /COM DESONERAÇÃO BDI SERVIÇO (%) 27,03 ITEM CÓDIGO TABELA S - Serviço I - Insumo 1 TERRAPLANAGEM 1.1 72961 SINAPI S PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA TRANSAMAZÔNICA A (LADO DIREITO)

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA TRANSAMAZÔNICA A (LADO DIREITO) BDI MATERIAL (%) 14,02 TABELA DE REFERÊNCIA - SINAPI / PA / 10_2017 /COM DESONERAÇÃO BDI SERVIÇO (%) 27,03 ITEM CÓDIGO TABELA S - Serviço I - Insumo 1 TERRAPLANAGEM 1.1 72961 SINAPI S PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

CAMADA ESTABILIZADA GRANULOMETRICAMENTE CEG

CAMADA ESTABILIZADA GRANULOMETRICAMENTE CEG CAMADA ESTABILIZADA GRANULOMETRICAMENTE CEG Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Novembro de 2015 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 014 Rev.2 011/2015 ES 014 Rev2 pg 1 - Centro de Desenvolvimento

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA MAGALHÃES BARATA

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAJÁ - PARÁ PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - URBANAS AVENIDA MAGALHÃES BARATA BDI MATERIAL (%) 14,02 TABELA DE REFERÊNCIA - SINAPI / PA / 10_2017 /COM DESONERAÇÃO BDI SERVIÇO (%) 27,03 ITEM CÓDIGO TABELA S - Serviço I - Insumo 1 TERRAPLANAGEM 1.1 72961 SINAPI S PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

ORÇAMENTO DISCRIMINADO

ORÇAMENTO DISCRIMINADO 1. TERRAPLENAGEM 2.180.151,96 1.1 1 A 01 100 01 Limpeza camada vegetal em jazida com expurgo lateral (construção e restauracão) 1.2 2 S 01 000 00 Desmatamento, destocamento e limpeza de áreas com árvores

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MUNICÍPIO: FLORESTA DO ARAGUAIA OBRA : PAVIMENTAÇÃO DE VIAS URBANAS LOCAL: AV ARAGUAIA FLORESTA DO ARAGUAIA -PA 1.0 - CONSIDERAÇÕES 1.1 Estas Especificações destinam-se a estabelecer

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA:

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: SERVIÇOS INICIAIS, CAPEAMENTO ASFÁLTICO, QUEBRA-MOLA, SINALIZAÇÃO E SERVIÇOS FINAIS E COMPLEMENTARES MUNICÍPIO: ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL - RS LOCAL: RUA LUIZ GRAEF ÁREA: 427,20

Leia mais

Autor: Instituto de Pesquisas Rodoviárias - IPR Processo: / Origem: Revisão da Norma DNIT 145/2010-ES

Autor: Instituto de Pesquisas Rodoviárias - IPR Processo: / Origem: Revisão da Norma DNIT 145/2010-ES DNIT Julho/2012 NORMA DNIT 145/2012-ES Pavimentação Pintura de ligação com ligante asfáltico Especificação de serviço MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES DIRETORIA-GERAL

Leia mais

Recuperação de Estradas

Recuperação de Estradas Recuperação de Estradas São João da Urtiga Rio Grande do Sul 21 de Novembro 2016 Prefácio Apresentamos o projeto técnico referente à Recuperação de Estradas no município de São João da Urtiga, no estado

Leia mais

PROJETO BÁSICO DE ENGENHARIA

PROJETO BÁSICO DE ENGENHARIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE FONTOURA XAVIER SECRETARIA DO PLANEJAMENTO LOCAL: AVENIDA 25 DE ABRIL ASSUNTO: PROJETO DE CAPEAMENTO ASFÁLTICO ÁREA TOTAL: 4.935,75 m² PROJETO BÁSICO

Leia mais

DETALHAMENTO DRENAGEM

DETALHAMENTO DRENAGEM DETALHAMENTO DRENAGEM BL - Boca de Lobo 20 80 20 PASSEIO TAMPA DE CONCRETO ARMADO TAMPA REMOVÍVEL 90 A 20 80 20 PLANTA Sem escala A' POS 1-12Ø3,4c10-70 70 POS 2-8Ø3,4c10-106 106 ARMADURA DA TAMPA - PLANTA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO MEMORIAL DESCRITIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO MEMORIAL DESCRITIVO Índice ESTUDOS 3 ESTUDOS DE TRÁFEGO 3 ESTUDOS GEOTÉCNICOS 3 ESTUDOS TOPOGRÁFICOS 3 PROJETOS 3 PROJETO GEOMÉTRICO 3 PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO 4 DIMENSIONAMENTO

Leia mais

00 EMISSÃO INICIAL 25/01/2015 EMILIANA PM. Rev Modificação Data Elaboração Verificação CONSÓRCIO PM

00 EMISSÃO INICIAL 25/01/2015 EMILIANA PM. Rev Modificação Data Elaboração Verificação CONSÓRCIO PM 00 EMISSÃO INICIAL 25/01/2015 EMILIANA PM Rev Modificação Data Elaboração Verificação CONSÓRCIO PM PJJ Malucelli Arquitetura S/S Ltda. MEP Arquitetura e Planejamento Ltda. Empreendimento HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Leia mais

BRITA GRADUADA SIMPLES BGS Especificação Particular

BRITA GRADUADA SIMPLES BGS Especificação Particular BRITA GRADUADA SIMPLES BGS Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Outubro de 2018 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 008 Rev.06 Especificação Particular para Execução de Brita Graduada

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Especificação de Serviço Página 1 de 6 1. DEFINIÇÃO São segmentos da plataforma da via, cuja implantação requer o depósito de materiais, quer proveniente de cortes, quer de empréstimos, sobre o terreno

Leia mais

G - REVESTIMENTOS G.1 - DEFINIÇÃO/FINALIDADES BÁSICAS

G - REVESTIMENTOS G.1 - DEFINIÇÃO/FINALIDADES BÁSICAS ESTRADAS G - REVESTIMENTOS G.1 - DEFINIÇÃO/FINALIDADES BÁSICAS É a camada que recebe diretamente a ação do trânsito devendo atender a uma série de finalidades e condições: a) deve ter capacidade para suportar

Leia mais

RECAPEAMENTOS SEM FUNÇÃO ESTRUTURAL

RECAPEAMENTOS SEM FUNÇÃO ESTRUTURAL PARTE 2 RECAPEAMENTOS SEM FUNÇÃO ESTRUTURAL Engº Pery C. G. de Castro Revisado em setembro/2009 1 RECAPEAMENTOS SEM FUNÇÃO ESTRUTURAL OBJETIVO: melhorar as condições da superfície do pavimento A) Lama

Leia mais

Areia-Asfalto a Quente Areia-Asfalto a Frio Lama Asfáltica

Areia-Asfalto a Quente Areia-Asfalto a Frio Lama Asfáltica Areia-Asfalto a Quente Areia-Asfalto a Frio Lama Asfáltica Acadêmicos: Gabriele C. Tonett, Kriscia D. da Silva, Lucas Oliveira da Silva, Mariana D. T. Rocha e Nathani Diniz. Areia-Asfalto a Quente DNIT

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PARA OBRAS DE TERRAPLENAGEM, DRENAGEM, PAVIMENTAÇÃO, OBRAS COMPLEMENTARES E SINALIZAÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO PARA OBRAS DE TERRAPLENAGEM, DRENAGEM, PAVIMENTAÇÃO, OBRAS COMPLEMENTARES E SINALIZAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO PARA OBRAS DE TERRAPLENAGEM, DRENAGEM, PAVIMENTAÇÃO, OBRAS COMPLEMENTARES E SINALIZAÇÃO GENERALIDADES: O presente memorial tem por objetivo descrever os procedimentos que serão utilizados

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO SUB-BASE ESTABILIZADA Grupo de Serviço PAVIMENTAÇÃO Código DERBA-ES-P-02/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço define os critérios que orientam a execução de sub-base estabilizada,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE SINALIZAÇÃO VIÁRIA HORIZONTAL OBRA: SINALIZAÇÃO DAS VIAS PAVIMENTADAS DE MARAVILHA - SC DATA: OUTUBRO DE 2018

MEMORIAL DESCRITIVO DE SINALIZAÇÃO VIÁRIA HORIZONTAL OBRA: SINALIZAÇÃO DAS VIAS PAVIMENTADAS DE MARAVILHA - SC DATA: OUTUBRO DE 2018 MEMORIAL DESCRITIVO DE SINALIZAÇÃO VIÁRIA HORIZONTAL OBRA: SINALIZAÇÃO DAS VIAS PAVIMENTADAS DE MARAVILHA - SC DATA: OUTUBRO DE 2018 Proprietário: PREFEITURA MUNICIPAL DE MARAVILHA Responsável Técnico:

Leia mais

C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DRENO DE PAVIMENTO Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2016 DESIGNAÇÃO ARTERIS ES 041 REV 2 09/2016 ES 041 Rev2 pg 1 - Centro de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. As etapas construtivas, bem como os materiais a serem utilizados são a seguir descritos.

MEMORIAL DESCRITIVO. As etapas construtivas, bem como os materiais a serem utilizados são a seguir descritos. MEMORIAL DESCRITIVO ORGÃO CONCESSOR: CASA CIVIL SUBSECRETARIA DE RELACIONAMENTO COMMUNICÍPIOS ORGÃO BENEFICIÁRIO: MUNICIPIO DE PIRANGI SP OBRA: INFRAESTRUTURA- RECAPEAMENTO ASFÁLTICO ENDEREÇO(S): RUA DR.

Leia mais

IMPRIMADURA ASFÁLTICA. Prof. Dr. Rita Moura Fortes.

IMPRIMADURA ASFÁLTICA. Prof. Dr. Rita Moura Fortes. IMPRIMADURA ASFÁLTICA Prof. Dr. Rita Moura Fortes. IMPRIMADURA ASFÁLTICA Também chamada de Imprimação ou Prime-Coat. Consiste na aplicação de uma camada de material asfáltico sobre a superfície de uma

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Página 1 de 6 1. OBJETIVO Esta Especificação fixa as condições exigíveis para a execução de sinalização horizontal com material termoplástico pelo processo de aspersão em vias urbanas. 2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

Diário Oficial Eletrônico do Município de Santa Clara do Sul Nº 28-14/10/2017 Edição Extra

Diário Oficial Eletrônico do Município de Santa Clara do Sul Nº 28-14/10/2017 Edição Extra Diário Oficial Eletrônico Diário Oficial Eletrônico do Município de Santa Clara do Sul Nº 28-14/10/2017 Edição Extra de Santa Clara do Sul Nº 28, Santa Clara do Sul/RS, sábado, dia 14 de outubro de 2017

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - EXECUÇÃO Página 1 de 5 1. OBJETIVO Esta Especificação fixa as condições exigíveis para a execução de sinalização horizontal com material termoplástico pelo processo de extrusão

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO BÁSICO

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO BÁSICO PAVIMENTAÇÃO INTERTRAVADA EM PEDRAS REGULARES DE BASALTO (PARALELEPÍPEDO) ARROIO DO MEIO/RS CONTRATO MCIDADES CR 1034.705-22 SICONV 834656 RUA DAS GARÇAS E RUA CAPOPSITAS

Leia mais

MACADAME SECO - MS Especificação Particular

MACADAME SECO - MS Especificação Particular MACADAME SECO - MS Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Março de 2017 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 011 Rev.06 03/2017 ES 011 Rev6 pg 1 - Centro de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

A respeito do cimento asfáltico de petróleo (CAP), suas propriedades e ensaios físicos, julgue o próximo item.

A respeito do cimento asfáltico de petróleo (CAP), suas propriedades e ensaios físicos, julgue o próximo item. A respeito do cimento asfáltico de petróleo (CAP), suas propriedades e ensaios físicos, julgue o próximo item. 88.(PF/CESPE/2013) O teste de penetração, que é a medida de penetração de uma agulha padronizada

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO BASE ESTABILIZADA GRANULOMETRICAMENTE COM UTILIZAÇÃO DE SOLOS LATERÍTICOS Grupo de Serviço PAVIMENTAÇÃO Código DERBA-ES-P-05/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço define

Leia mais