III REUNIÃO CIENTÍFICA APAMT Protocolos de Urgência e Emergência em empresas Dia 20 de Abril as 09:30h - Associação Médica do Paraná.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "III REUNIÃO CIENTÍFICA APAMT Protocolos de Urgência e Emergência em empresas Dia 20 de Abril as 09:30h - Associação Médica do Paraná."

Transcrição

1 III REUNIÃO CIENTÍFICA APAMT Protocolos de Urgência e Emergência em empresas Dia 20 de Abril as 09:30h - Associação Médica do Paraná.

2 Resolução 02/2006 Dispõe sobre requisitos mínimos dos Programas de Residência Médica e dá outras providências. Acesso Direto Medicina do Trabalho

3 Medicina do Trabalho - R1 e R2 O Programa de Residência em Medicina do Trabalho visa a preparação de médicos para o exercício da especialidade em suas múltiplas formas de inserção no mercado de trabalho, a saber:

4 Medicina do Trabalho - R1 e R2 Em empresas, por delegação dos empregadores, por meio de contratos diretos, como prestador de serviços ou assessoria técnica; Na rede pública e privada de serviços de saúde, participando da atenção integral à saúde dos trabalhadores, compreendendo ações de promoção e proteção da saúde, prevenção de doença, diagnóstico, tratamento e reabilitação;

5 Medicina do Trabalho - R1 e R2 Em organizações sociais e sindicatos de trabalhadores; Em organizações do Estado, particularmente no âmbito do Trabalho, da Saúde e Previdência Social, incluindo a normatização, auditoria, inspeção e vigilância da saúde;

6 Medicina do Trabalho - R1 e R2 Em instituições de Seguro, públicas ou privadas, realizando perícias médicas para avaliação de incapacidade para o trabalho e concessão de benefícios; Para o Sistema Judiciário, como médico perito técnico; Em instituições de formação profissional e produção do conhecimento (universidades e instituições de pesquisa).

7 Primeiro Ano R1 Estudo dos Processos de trabalho e avaliação e controle dos fatores de risco à saúde presentes no trabalho. Locais de estágio: Rede de Serviços de Saúde do trabalhador no SUS (estadual e municipal), Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de empresas públicas e privadas; Prestadores de Serviços Especializados em Saúde e Segurança do trabalho; Organizações sindicais de trabalhadores. Carga horária anual de 20%.

8 Primeiro Ano R1 Atenção à saúde do trabalho/assistência Promoção e proteção da Saúde; Prevenção; Diagnóstico e tratamento e Reabilitação. Locais de estágios: Unidade de Cuidado básico da rede SUS 20 % da carga horária anual; Unidade de urgência e emergência 20% da carga horária anual; Unidade de cuidado Secundário e Terciário em Saúde do trabalhador 5 % da carga horária anual.

9 Primeiro Ano R1 Atividades educativas, de formação e capacidade em Saúde do trabalhador Locais de estágios: Rede de Serviços de Saúde do trabalhador no SUS, Fundacentro, entidades patronais ou de organizações de trabalhadores 10 % da carga horária anual.

10 Primeiro Ano R1 Vigilância da Saúde do trabalhador Locais de estágios: Centro de referência em saúde do trabalhador do SUS 10 % da carga horária anual; Inspeção do trabalho Delegacia Regional do Trabalhador 10% da carga horária anual.

11 Primeiro Ano R1 Cursos Obrigatórios: Controle de Infecção hospitalar, Epidemiologia, Bioestatística; Metodologia Cientifica; Fundamentos de Ergonomia; Ética Médica, Bioética 20% da carga horária anual.

12 Segundo ano R2 Atenção à saúde do trabalhador Assistência Promoção e Proteção da Saúde; Prevenção; Diagnóstico e Tratamento; Reabilitação. Locais de estágios: Unidade de Cuidado Secundário e Terciário em Saúde do trabalhador - 20 % da carga horária anual;

13 Segundo ano R2 Avaliação da Incapacidade para o trabalho e Reabilitação Locais de estágios: Serviços de Perícia Médica e Reabilitação profissional do INSS e outros órgãos públicos - 10 % da carga horária anual;

14 Segundo ano R2 Planejamento e gestão de serviços de saúde do trabalho e elaboração de políticas Locais de estágios: Coordenação de Saúde do Trabalhador no SUS (estadual e municipal), Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de Empresas públicas e privadas, Prestadores de Serviços Especializados em saúde e Segurança no Trabalho, Organizações sindicais de trabalhadores. 20 % da carga horária anual;

15 Segundo ano R2 Atividades educativas, de formação e capacitação em Saúde do Trabalhador. Locais de estágios: Coordenação de Saúde do Trabalhador no SUS (estadual e municipal), Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de Empresas públicas e privadas, Prestadores de Serviços Especializados em saúde e Segurança no Trabalho, Organizações sindicais de trabalhadores. 20 % da carga horária anual;

16 Segundo ano R2 Atividades Educativas, de formação e capacitação em Saúde do trabalhador Locais de estágios: Rede de Serviços de Saúde do Trabalhador no SUS, Fundacentro, entidades patronais ou de organizações de trabalhadores. 10 % da carga horária anual;

17 Segundo ano R2 Cursos Obrigatórios: Fundamentos de Higiene do Trabalho, Fundamentos de Toxicologia, Fundamentos de Segurança no Trabalho. 10 % da carga horária anual.

18 Segundo ano R2 Cursos e Estágios Optativos: Psicodinâmica do Trabalho, Poluição Ambiental e Saneamento do Meio, Gestão Integrada de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Processos de Certificação, Promoção da Saúde no Trabalho, Laboratório de Toxicologia Ocupacional, Dermatologia Ocupacional; Pneumopatia Ocupacional; Hematologia; Otorrinolaringologia Ocupacional; Neurologia e Neurotoxicologia Ocupacional 10% da carga horária anual;

19 Resolução CFM É obrigatória a implantação nos ambientes de prontos-socorros hospitalares de um sistema de classificação de pacientes de acordo com a gravidade do agravo à saúde que apresentam, que deve ser realizado por profissionais capacitados, não podendo o paciente ser liberado ou encaminhado à outro local sem ser consultado por médico do setor.

20 Resolução CFM A classificação deve ser feita obrigatoriamente em local que assegure a privacidade e o sigilo do paciente, podendo este ter duas ou mais salas de classificação para os momentos de maior fluxo de atendimento, resguardadas as condições de privacidade.

21 Resolução CFM Para fins de dimensionamento dos profissionais médicos necessários para o adequado atendimento nos prontos-socorros hospitalares aos pacientes agudos com e sem potencial de gravidade, portanto excluídos os médicos para atender na sala de reanimação de pacientes graves e os responsáveis pelos pacientes em observação, utilizaremos como referencia desejável o máximo de três pacientes por hora / médico.

22 Resolução CFM Para fins deste cálculo ficam excluídos os médicos residentes e os médicos especialistas de sobreaviso, presencial ou a distância, que efetivamente não participam do 1º atendimento no Pronto- Socorro.

23 Resolução CFM No que tange aos recursos humanos dos prontos-socorros hospitalares, os mesmos devem ser capazes de comprovar uma quantidade adequada de médicos, baseando-se em fórmulas recomendadas pela literatura especializada.

24 Resolução CFM O número de médicos contratados para atendimento no PS a pacientes agudos com e sem potencial de gravidade, não deve ser inferior a um médico assistente por cada 3 consultas/hora no cálculo anual.

25 Resolução CFM O número de consultórios deverá ser adequado ao número de médicos definidos acima, de forma a atender a demanda, respeitada a classificação de risco, cujo tempo para atendimento deverá ser comunicado ao paciente no momento em que o mesmo for classificado.

26 Resolução CFM O número de médicos na Sala de Observação (leitos) deve ser proporcional a 1 médico para cada 8 pacientes / leitos por turno de 6 h. Se calcula que 10% dos pacientes que vem a consultas de urgências hospitalares usarão a sala de observação, a qual deverá ser planejada conforme esta dimensão de demanda.

27 Resolução CFM A Portaria 2048 define conteúdos teóricos e práticos necessários para a habilitação de médicos e demais profissionais que atuam nos ambientes de urgência.

28 Resolução A Portaria estabelece a necessidade de certificação dessas habilidades mediante instituição pública e de igual maneira indica a necessidade que a capacitação para instalar esses conhecimentos e habilidades deva dar/se mediante instituição pública.

29

30 Resolução CFM Todo serviço de pronto-socorro hospitalar deverá ter as suas dimensões projetadas conforme a responsabilidade de cobertura populacional assignada ao serviço e segundo as especialidades que oferece na organização regional e a gravidade esperada dos pacientes que ai se dirigem ou são referenciados pela regulação regional.

31 Resolução CFM Recomenda-se que seja calculado o volume anual de pacientes e se distribua pela carga horária médica contratada.

32 PROGRAMA EMERGÊNCIAS - BÁSICO CURITIBA

33 JUSTIFICATIVA Devido o excesso de situações de emergência em qualquer momento da nossa atividade profissional, necessitamos que os conhecimentos mínimos que envolvam as emergências / urgências médicas estejam totalmente integrados com as necesidades do sistema de saúde. Todo o profissional médico deve ter a capacidade de identificar e modificar doenças, lesões ou riscos agudos e fornecer a adequada assistência inicial para o devido seguimento deste, contribuindo para o tratamento de condições agudas ou crônicas agudizadas e na vigilância em saúde. Esta visão, deve ser desenvolvida a partir das reformulações atuais do SUS, otimizando os recursos de saúde e integrando-se com outros profissionais, tanto de saúde e de segurança pública, visando melhororia global da saúde da comunidade e resultando em um uso mais adequado dos recursos.

34 PROGRAMA EMERGÊNCIAS BÁSICO TÍTULO OBJETIVOS Reconhecer, avaliar e tratar adequadamente os quadros de emergência/urgência; Reconhecer a importância de preservar ou restabelecer o estado mínimo funcional do paciente durante o atendimento emergencial; Compreender as alterações na epidemiologia das emergências em cada ciclo de vida; Reconhecer a importância da equipe multiprofissional na atuação dos casos emergenciais e a necessidade do respeito pelos outros profissionais; Reconhecer as alterações na farmacocinética e farmacodinâmica das drogas nas situações emergenciais; Reconhecer a influência das condições sociais, psicológicas, políticas e culturais sobre o estado de saúde da pessoa e suas concepções de urgência e emergência, aconselhando satisfatoriamente pacientes e familiares nos atendimentos.

35 METODOLOGIA O Programa de Capacitação BÁSICO terá uma duração de 60hs/aulas (24hs presencial + 36hs à distância). Com a utilização de metodologias problematizadora (Quiz, debates, leituras críticas e questões norteadoras), dando ênfase na resolução de casos reais. O mesmo terá uma estrutura modular, com temas interrelacionados, porém independentes, permitindo uma entrada permanente de alunos.

36 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Emergências Respiratórias 2.Emergências Cardiovasculares 3.Emergências Neurológicas 4. Doenças Infectocontagiosas 5. Emergências por Causas Externas 6. Intoxicações 7. Acidentes com Animais Peçonhentos 8. Emergências em Pediatria / Neonatologia 9. Emergências em Ginecologia e Obstetrícia 10. Emergências em Psiquiatria

37 REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria no 2048, de 05 de Novembro de Aprova o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. BRASIL. Ministério da Saúde. Portal da Saúde: Cadernos da Política Nacional de Humanização PNH. PARANÁ. Secretaria do Estado da Saúde. Regulação Médica de Urgência. Curitiba, TANABE P, TRAVERS D, GILBOY N, ET AL. Refining Emergency Severity Index triage criteria. Acad Emerg Med. 2005;12: BITTENCOURT RJ, HORTALE VA. Intervenções para solucionar a superlotação nos serviços de saúde de emergência hospitalar: uma revisão sistemática. Cad Saúde Pública 2009; 25: O DWYER G, MATTA IEA, PEPE VLE. Avaliação dos serviços hospitalares de emergência do estado do Rio de Janeiro. Ciênc Saúde Coletiva 2008; 13: VECINA NETO G, MALIK AM. Tendências na assistência hospitalar. Ciênc Saúde Coletiva 2007; 12:

38 ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO ORGANIZAÇÃO: UCAMP COORDENAÇÃO: ABRAMURGEM / SBCM-PR APOIO: UNIVERSIDADE POSITIVO SESA-PR

39 OBRIGADO

ANEXO I DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.077/14

ANEXO I DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.077/14 ANEXO I DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.077/14 1. Definição de leitos de retaguarda No Brasil, a Portaria MS/SAS nº 312, de 2 de maio de 2002, define 24 horas como o período máximo de observação hospitalar e estabelece

Leia mais

ANEXO DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.079/14

ANEXO DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.079/14 ANEXO DA RESOLUÇÃO CFM nº 2.079/14 1. Acolhimento com Classificação de Risco É obrigatória a implantação, nos ambientes das UPAs, de um sistema de classificação de pacientes de acordo com a gravidade do

Leia mais

Curitiba/PR

Curitiba/PR XXXI JORNADA PARANAENSE DE SAÚDE OCUPACIONAL IV CONGRESSO PARANAENSE DE MEDICINA DO TRABALHO II ENCONTRO IBEROAMERICANO II SIMPÓSIO PARANAENSE DE HIGIENE OCUPACIONAL FISCALIZAÇÕES E DOCUMENTOS E PADRÕES

Leia mais

MAURO LUIZ RABELO Presidente da Comissão

MAURO LUIZ RABELO Presidente da Comissão RESOLUÇÃO Nº 13, DE 8 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Medicina do Trabalho A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso das atribuições

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA Nº 603/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA Nº 603/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA Nº 603/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 627/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE RONDÔNIA EDITAL DE ABERTURA Nº 601/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE RONDÔNIA EDITAL DE ABERTURA Nº 601/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE RONDÔNIA EDITAL DE ABERTURA Nº 601/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 625/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009 Rondônia,

Leia mais

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO 1. ATIVIDADES MÍNIMAS A REALIZAR 1.1. ASSISTÊNCIA HOSPITALAR Produção. 1.1.1. Realizar, no mínimo, 90% da meta estabelecida no Plano de Metas de 1.1.2. O indicador de aferição

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO CEARÁ EDITAL DE ABERTURA Nº 605/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO CEARÁ EDITAL DE ABERTURA Nº 605/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO CEARÁ EDITAL DE ABERTURA Nº 605/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 629/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009 Ceará,

Leia mais

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 1ª Série Anatomia Humana 432 Anatomia Radiológica 36 Bioestatística I 30 Bioestatística II 36 Biofísica 108 Biologia Celular

Leia mais

INTRODUÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR. Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Departamento de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

INTRODUÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR. Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Departamento de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP INTRODUÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Departamento de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Trabalho ATIVIDADE INTENCIONAL DO HOMEM PARA MODIFICAR A NATUREZA

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE SÃO PAULO METROPOLITANA EDITAL DE ABERTURA Nº 604/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE SÃO PAULO METROPOLITANA EDITAL DE ABERTURA Nº 604/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE SÃO PAULO METROPOLITANA EDITAL DE ABERTURA Nº 604/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 628/2009 Retificação Salários Publicado em

Leia mais

Possibilidades e desafios

Possibilidades e desafios V Encontro Nacional IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR Possibilidades e desafios 27 a 29 Setembro 2011 Diretriz 3 - Garantia da integralidade na atenção à Saúde do Trabalhador Leticia

Leia mais

READEQUAÇÃO GRADE CURRICULAR DE ENFERMAGEM 2017

READEQUAÇÃO GRADE CURRICULAR DE ENFERMAGEM 2017 Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ Reconhecida Pela Portaria nº 1704 D.O.U 06/12/93 Recredenciada pela Portaria nº711, de 08/08/2013 D.O.U. 09/08/2013 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde

Leia mais

MODELO AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE LABORATIVA E DO NEXO TECNICO PREVIDENCIÁRIO

MODELO AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE LABORATIVA E DO NEXO TECNICO PREVIDENCIÁRIO MODELO AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE LABORATIVA E DO NEXO TECNICO PREVIDENCIÁRIO Brasília Julho/2013 GRANDES NÚMEROS DO INSS 1.501 Agências da Previdência Social 39.392 servidores (4.730 peritos médicos) 198.000

Leia mais

BASES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS DA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DO CFM SOBRE OS SERVIÇOS HOSPITALARES DE URGÊNCIAS / PS

BASES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS DA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DO CFM SOBRE OS SERVIÇOS HOSPITALARES DE URGÊNCIAS / PS BASES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS DA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DO CFM SOBRE OS SERVIÇOS HOSPITALARES DE URGÊNCIAS / PS Dr. Armando De Negri Filho, MD MSc Coordenador Geral da Rede Brasileira de Cooperação

Leia mais

Dr. Renato Françoso Filho. UPA s

Dr. Renato Françoso Filho. UPA s Dr. Renato Françoso Filho UPA s As contradições entre o idealizado e a realidade RESOLUÇÃO CFM Nº 1.451, DE 10 DE MARÇO DE 1995 Estabelece estruturas para prestar atendimento nas situações de urgência-emergência,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 2.077/2014

RESOLUÇÃO CFM nº 2.077/2014 RESOLUÇÃO CFM nº 2.077/2014 (Publicado do D.O.U. de 16 set. 2014, Seção I, p. 80) Dispõe sobre a normatização do funcionamento dos Serviços Hospitalares de Urgência e Emergência, bem como do dimensionamento

Leia mais

CONSULTA FUNDAMENTAÇÃO E PARECER

CONSULTA FUNDAMENTAÇÃO E PARECER PARECER Nº 2449/2013 CRM-PR PROCESSO CONSULTA N.º 33/2013 PROTOCOLO N.º 28489/2013 ASSUNTO: ESPECIALIDADE - ACOMPANHAMENTO DA HANSENÍASE PARECERISTA: CONS.ª EWALDA VON ROSEN SEELING STAHLKE EMENTA: O paciente

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde Curso de Enfermagem Portaria nº 01-06/01/12 D.O.U.

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde Curso de Enfermagem Portaria nº 01-06/01/12 D.O.U. UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde Curso de Enfermagem Portaria nº 01-06/01/12 D.O.U.: 09/01/12 READEQUAÇÃO DE BASE CURRICULAR ENFERMAGEM 2013 1º 2º 3º Biologia

Leia mais

Além de permitir uma melhor organização da assistência; Articular os serviços; Definir fluxos e referências resolutivas, é elemento indispensável

Além de permitir uma melhor organização da assistência; Articular os serviços; Definir fluxos e referências resolutivas, é elemento indispensável Enfª Senir Amorim Além de permitir uma melhor organização da assistência; Articular os serviços; Definir fluxos e referências resolutivas, é elemento indispensável para que se promova; A universalidade

Leia mais

Urgência e Emergência. Prof.ª André Rodrigues PORTARIA 2048/2002 MINISTÉRIO DA SAÚDE

Urgência e Emergência. Prof.ª André Rodrigues PORTARIA 2048/2002 MINISTÉRIO DA SAÚDE Urgência e Emergência Prof.ª André Rodrigues PORTARIA 2048/2002 MINISTÉRIO DA SAÚDE 1 FINALIDADE Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. PRINCÍPIOS DIRETRIZES NORMAS DE FUNCIONAMENTO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais

ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA

ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA Biomorfofuncional I (Fundamentos Macroscópicos I, Fundamentos Microscópicos I, Tutoria) ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA MATRIZ CURRICULAR Curso de Medicina Ano 2018.1 Calouros 1º Semestre 2º

Leia mais

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 ! A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA

CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA CURSO DE GRADUAÇÃO DE MEDICINA 406600 - COMUNICAÇÃO E LITERATURA MÉDICA Estudo do processo de comunicação com ênfase nas relações interpessoais (médico-paciente), direitos dos usuários do SUS, processo

Leia mais

Implantação da Sala de Medicação no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia

Implantação da Sala de Medicação no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia Implantação da Sala de Medicação no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia Área: Materno / Infantil Setor: Pronto Socorro da Ginecologia e Obstetrícia Trabalho de Melhoria Contínua: PDCA Fase 01 Planejar

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 01/ /01/2019

PARECER CREMEC N.º 01/ /01/2019 PARECER CREMEC N.º 01/2019 21/01/2019 Protocolo CREMEC nº 10507/2018 Assunto: ATENDIMENTO PEDIÁTRICO Interessado: Dr. Antonio Edinailson Barroso Da Silva - Cremec nº 9721 Parecerista: Cons. Roberta Mendes

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO CFM

MINUTA DE RESOLUÇÃO CFM MINUTA DE RESOLUÇÃO CFM Dispõe sobre a normatização do funcionamento dos prontos-socorros hospitalares, assim como do dimensionamento da equipe médica e do sistema de trabalho. O Conselho Federal de Medicina,

Leia mais

Associação Médica de Assistência I ntegrada

Associação Médica de Assistência I ntegrada Circular aos Associados (Convênio BACEN) 39/10 Comunicamos aos associados que a partir de 15 de abril de 2010 as guias de atendimento, relativas às consultas e visitas hospitalares deverão ser preenchidas

Leia mais

POLÍTICAS MÉDICAS DO CFM / CRM s. Porto de Galinhas, 13 de setembro de 2011

POLÍTICAS MÉDICAS DO CFM / CRM s. Porto de Galinhas, 13 de setembro de 2011 I CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICAS MÉDICAS DO CFM / CRM s Porto de Galinhas, 13 de setembro de 2011 Mauro Luiz de Britto Ribeiro Conselho Federal de Medicina Mato Grosso do Sul Urgência É a ocorrência

Leia mais

ANEXO III CONDIÇÕES DE OFERTA E DE CADASTRO DO CURSO.

ANEXO III CONDIÇÕES DE OFERTA E DE CADASTRO DO CURSO. CONEP UFSJ Parecer N o 002/2016 Aprovado em 17/02/2016 ANEXO III CONDIÇÕES DE OFERTA E DE CADASTRO DO CURSO PARA A DICON Modalidade: ( X ) Educação Presencial EDP ( ) Educação à Distância EAD Nome do curso:

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA Ciclo Básico Ciclo Básico MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA 1º S MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I 1 PRIMÁRIA I HISTÓRIA DA MEDICINA E EPISTEMOLOGIA 20 POLÍTICAS DE SAUDE 20 ESPIRITUALIDADE E TANATOLOGIA

Leia mais

Dispõe sobre o Atendimento de Urgência e Emergência no Estado de Mato Grosso.

Dispõe sobre o Atendimento de Urgência e Emergência no Estado de Mato Grosso. RESOLUÇÃO CRM-MT Nº 003/2012 Dispõe sobre o Atendimento de Urgência e Emergência no Estado de Mato Grosso. O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

CODIGO DISCIPLINA PERÍODO BA027 Acupuntura 6º PERÍODO BA031 Anatomia Médica I 1º PERÍODO BA033 Neuroanatomia 2º PERÍODO BA034 Esplancnologia 2º

CODIGO DISCIPLINA PERÍODO BA027 Acupuntura 6º PERÍODO BA031 Anatomia Médica I 1º PERÍODO BA033 Neuroanatomia 2º PERÍODO BA034 Esplancnologia 2º CODIGO DISCIPLINA PERÍODO BA027 Acupuntura 6º PERÍODO BA031 Anatomia Médica I 1º PERÍODO BA033 Neuroanatomia 2º PERÍODO BA034 Esplancnologia 2º PERÍODO BA045 Anatomia Humana Prática com Dissecação 4º PERÍODO

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL Prof. Domingos de Oliveira DIRETRIZES E POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL A Política de Saúde Mental instituída no Brasil através da Lei Federal No 10.216/01, tem como premissa fundamental

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 523, DE 01 DE JUNHO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 523, DE 01 DE JUNHO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 523, DE 01 DE JUNHO DE 2018 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da

Leia mais

Política Nacional de Saúde Mental

Política Nacional de Saúde Mental Política Nacional de Saúde Mental Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas/DAPES Secretaria de Atenção à Saúde Brasília, Agosto de 2017 Política

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA PEDIÁTRICA 1. JUSTIFICATIVA A solicitação do credenciamento do segundo ano na área de atuação em Hematologia e Hemoterapia

Leia mais

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina

II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador. Conselho Federal de Medicina II Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho: Protegendo a Saúde do Trabalhador Conselho Federal de Medicina Mesa Redonda: Dilemas da Medicina do Trabalho Médico do Trabalho, Médico Perito

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA - 2018 1º ano 1º semestre Anatomia Humana I 40 80 120 Bioquímica Básica 80 0 80 Citologia e Histologia Básica 40 40 80 Embriologia Humana 40 0 40 Fisiologia Humana

Leia mais

TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA

TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS EM CLINICA MÉDICA E MEDICINA INTESIVA ADULTO PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS

Leia mais

BLOG QPC Conhecimentos gerais 25. Conhecimentos específicos 40. Discursiva/redação/estudo de caso

BLOG QPC  Conhecimentos gerais 25. Conhecimentos específicos 40. Discursiva/redação/estudo de caso BLOG QPC WWW.QUEROPASSAREMCONCURSOS.COM.BR Cargos Etapa Provas Número 25 Analista Judiciário Etapa Única Conhecimentos específicos 40 Discursiva/redação/estudo de caso 2 25 Técnico Judiciário Etapa Única

Leia mais

3. DOS PRIMEIROS CURSOS À REGULAMENTAÇÃO DA ENGENHARIA DE. alguns momentos históricos relacionados ao tema, objetivando não repetir, mas sim

3. DOS PRIMEIROS CURSOS À REGULAMENTAÇÃO DA ENGENHARIA DE. alguns momentos históricos relacionados ao tema, objetivando não repetir, mas sim 3. DOS PRIMEIROS CURSOS À REGULAMENTAÇÃO DA ENGENHARIA DE 34 SEGURANÇA Em relação à formação do Engenheiro de Segurança do Trabalho, é importante relatar alguns momentos históricos relacionados ao tema,

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 2 anos II - Número de vagas: 15 por ano III - Objetivo Geral: Ao final do Programa de Residência Médica

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 09/2014 DATA DA ENTRADA: 10 de outubro de 2013 INTERESSADO: E. F. da S.- Secretário de Saúde de Nova Xavantina CONSELHEIRA CONSULTORA: Dra Hildenete

Leia mais

EDITAL Nº 05 DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA AESA/ESSA RESULTADO PROVA DE TÍTULOS

EDITAL Nº 05 DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA AESA/ESSA RESULTADO PROVA DE TÍTULOS EDITAL Nº 05 DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA AESA/ESSA RESULTADO PROVA DE TÍTULOS CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM DISCIPLINA CPF VAGAS PONTUAÇÃO Bioestatística

Leia mais

Ribeirão Preto SEAVIDAS/HCRP

Ribeirão Preto SEAVIDAS/HCRP Ribeirão Preto - 2017 SEAVIDAS/HCRP O SEAVIDAS (Serviço de Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual) é um serviço do Hospital das Clínicas da FMRP USP, financiado pelo Governo do Estado de São Paulo,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul CLASSIFICADOS PARA SEGUNDA FASE POR NÚMERO DE INSCRIÇÃO 1- ACESSO DIRETO Anestesiologia 107432 107463 107594 107643 107756 107927 107935 108135 108404 108533 108550 108571 108582 Cirurgia Geral 107377

Leia mais

Diretor técnico: ADEMY CRISTYAN BARROS LANDIM DOS SANTOS (CRM: )

Diretor técnico: ADEMY CRISTYAN BARROS LANDIM DOS SANTOS (CRM: ) Relatório de Fiscalização Diretor técnico: ADEMY CRISTYAN BARROS LANDIM DOS SANTOS (CRM: 24.477) Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento.

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO

ACIDENTES DE TRABALHO IESC/UFRJ F.M e IESC/UFRJ ACIDENTES DE TRABALHO Disciplina Saúde e Trabalho Departamento de Medicina Preventiva Faculdade de Medicina Aula para turma M6-2o. Semestre de 2008 Volney de M. Câmara - Professor

Leia mais

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre 1º SEMESTRE Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades

Leia mais

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo 13/abril/2016 O SUS e a Atenção

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Parâmetros para acompanhamento da implementação Na Atenção Básica - Elaboração de projetos de saúde individuais e coletivos para usuários

Leia mais

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD***

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** AC*** ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS 44H RECURSOS

Leia mais

RESOLUÇÃO n 429 de 08 de julho de (D.O.U. nº 169, Seção I de 02 de Setembro de 2013)

RESOLUÇÃO n 429 de 08 de julho de (D.O.U. nº 169, Seção I de 02 de Setembro de 2013) RESOLUÇÃO n 429 de 08 de julho de 2013. RESOLUÇÃO n 429 de 08 de julho de 2013. (D.O.U. nº 169, Seção I de 02 de Setembro de 2013) Reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional em Contextos

Leia mais

Matriz Curricular Medicina Funorte ICS Nova Montes Claros

Matriz Curricular Medicina Funorte ICS Nova Montes Claros 1.1 MATRIZ CURRICULAR Curso: Medicina - ICS FUNORTE GRADE NOVA- Carga horária de integralização: 9.728 horas MATRIZ CURRICULAR DO PRIMEIRO PERÍODO avaliações práticas C/H MCA: Introdução ao Curso Médico,

Leia mais

PROFª LETICIA PEDROSO

PROFª LETICIA PEDROSO PROFª LETICIA PEDROSO Conselhos de Medicina RESOLUÇÃO CFM nº 1451/95...constataram condições estruturais, materiais e humanas inadequadas ao atendimento à população nos serviços de Pronto Socorros; Considerando

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento. Relatório de Fiscalização Hospital Helena Moura (Unidade de Pediatria Helena Moura) CNPJ 41.090.291/0002-14 Rua Cônego Barata, s/nº - Tamarineira Recife. Telefone: 81 3355-1300 Diretora Geral: Drª Lúcia

Leia mais

Introdução à Saúde do Trabalhador

Introdução à Saúde do Trabalhador Introdução à Saúde do Trabalhador Papéis das equipes de Saúde do Trabalhador na atenção individual e coletiva Trabalho e usos do corpo Eventos e exposições potenciais de risco x possibilidades e capacidades

Leia mais

A integração da Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil à Política Nacional de Atenção às Urgências.

A integração da Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil à Política Nacional de Atenção às Urgências. A integração da Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil à Política Nacional de Atenção às Urgências. Ricardo Sales Coordenação Geral de Urgência e Emergência / Ministério da Saúde 13/11/15 Política

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA E TEMÁTICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA E TEMÁTICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA E TEMÁTICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA CUIDADOS PALIATIVOS 31 de outubro de 2018 2000 2001 2002 2003

Leia mais

PROGRAMA DAS ATIVIDADES PROJETO DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA CRM-PR

PROGRAMA DAS ATIVIDADES PROJETO DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA CRM-PR PROGRAMA DAS ATIVIDADES PROJETO DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA CRM-PR - 2016 1. Apresentação Estão programadas atividades técnico-científicas médicas e atividades éticas, dirigidas a todos os médicos e

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE BRASÍLIA EDITAL DE ABERTURA Nº 600/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE BRASÍLIA EDITAL DE ABERTURA Nº 600/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE BRASÍLIA EDITAL DE ABERTURA Nº 600/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 624/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009 Brasília,

Leia mais

1º SEMESTRE Carga horária. 96 h. 104 h. 146 h. 72 h. 72 h. 2º SEMESTRE Carga horária

1º SEMESTRE Carga horária. 96 h. 104 h. 146 h. 72 h. 72 h. 2º SEMESTRE Carga horária MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE MEDICINA DE DIAMANTINA - FAMED CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR 2014/1 (Alterada pela Resolução

Leia mais

Como estão os campos de prática do estado de Minas Gerais para o ensino médico

Como estão os campos de prática do estado de Minas Gerais para o ensino médico Como estão os campos de prática do estado de Minas Gerais para o ensino médico Profa. Alzira de Oliveira Jorge Secretária Adjunta de Estado de Saúde de Minas Gerais ROTEIRO Como estamos: Iniciativas do

Leia mais

RELAÇÃO CANDIDATO/ VAGA EXAME AMP

RELAÇÃO CANDIDATO/ VAGA EXAME AMP RELAÇÃO CANDIDATO/ VAGA EXAME AMP Hospital da Providência s Inscritos Candidato/ Medicina da Família e 1 2 2 Clínica Médica 3 26 8,6 Cirurgia Geral 2 28 14 Pediatria 3 32 10,6 Clínica Heidelberg s Inscritos

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento. RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Saúde Residência CNPJ 07.880.207/0001-47 Rua Santos Leite, 727, Galpão 03, Pina, Recife PE. CEP 51110-140. Telefone: (81) 2129 0428. Diretor Técnico: Dr. Carlos Eduardo Gomes

Leia mais

Aula Lei 7.498/86 e do Decreto /87. Questões Fundação Carlos Chagas FCC. Professora: Natale Souza

Aula Lei 7.498/86 e do Decreto /87. Questões Fundação Carlos Chagas FCC. Professora: Natale Souza Aula Lei 7.498/86 e do Decreto 94.406/87 Questões Fundação Carlos Chagas FCC Professora: Natale Souza www.pontodosconcursos.com.br 1 Questões FCC www.pontodosconcursos.com.br 2 1.(2011/FCC/TRT - 4ª REGIÃO/Técnico

Leia mais

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO MUNICIPAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR (NMST) Passos para a criação de um NMST 1 SUMÁRIO Definição de NMST (O que é um NMST?)... 3 Função do NMRT (O que faz um NMST?)... 4 Garantias

Leia mais

Política Nacional de Atenção às Urgências. Enfª Senir Amorim

Política Nacional de Atenção às Urgências. Enfª Senir Amorim Política Nacional de Atenção às Urgências Enfª Senir Amorim Como está a atenção às urgências no cenário da sua região? A Atenção às Urgências Deve fluir em todos os níveis do SUS; Organizando a assistência

Leia mais

Diretor técnico: Filipe Eduardo Silva de Souza (CRM: )

Diretor técnico: Filipe Eduardo Silva de Souza (CRM: ) Relatório de Fiscalização Diretor técnico: Filipe Eduardo Silva de Souza (CRM: 20.967) Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento. Tal

Leia mais

I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA Belém, 7 de março de 2013

I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA Belém, 7 de março de 2013 I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA 2013 Belém, 7 de março de 2013 DISCUSSÃO NA CT DO CFM 1. A população brasileira está bem assistida em Emergência? 2. O médico brasileiro está bem formado

Leia mais

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR

COMISSÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR REESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CURSO MÉDICO CARACTERIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS E ESTÁGIOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR CÓDIGO DA DISCIPLINA ATUAL: MPS 006 NOME ATUAL: Saúde do Trabalhador NOVO NOME: Saúde do

Leia mais

HOMOLOGADA PORTARIA QUE APROVOU RELAÇÃO DE ESPECIALIDADES E ÁREAS DE ATUAÇÃO

HOMOLOGADA PORTARIA QUE APROVOU RELAÇÃO DE ESPECIALIDADES E ÁREAS DE ATUAÇÃO HOMOLOGADA PORTARIA QUE APROVOU RELAÇÃO DE ESPECIALIDADES E ÁREAS DE ATUAÇÃO APPROVED ORDINANCE WHICH ADOPTED RELATION SPECIALTIES AND AREAS *Conselho Federal de Medicina. CFM * Palavras-chave Especialidades,

Leia mais

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia MEDICINA Estrutura Curricular 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) Integração à Comunidade I História da Medicina e Epistemologia Espiritualidade e Tanatologia em Saúde I Informática em Saúde

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº. 024/2014

NOTA TÉCNICA Nº. 024/2014 NOTA TÉCNICA Nº. 024/2014 Brasília, 06 de novembro de 2014. ÁREA: Jurídica TÍTULO: Normatização do funcionamento dos Serviços Hospitalares de Urgência e Emergência e das Unidades de Pronto Atendimento

Leia mais

PARECER CONSULTA COMPLEMENTAR Nº 013/2011

PARECER CONSULTA COMPLEMENTAR Nº 013/2011 PARECER CONSULTA COMPLEMENTAR Nº 013/2011 Solicitante: DR. MARCOS CÂNDIDIO JUNQUEIRA CRM/GO 7125 Conselheiro Parecerista: DR. RÔMULO SALES DE ANDRADE CRM/GO 2901 Assunto: Intercorrência sobre plantão a

Leia mais

Saúde Mental Relacionada ao Trabalho: políticas públicas e instituições PROFA. DRA. LAURA CÂMARA

Saúde Mental Relacionada ao Trabalho: políticas públicas e instituições PROFA. DRA. LAURA CÂMARA Saúde Mental Relacionada ao Trabalho: políticas públicas e instituições PROFA. DRA. LAURA CÂMARA Mãos àobra Direito àsaúde 1988 O campo da saúde do trabalhador ganha atenção a partir de 1988, quando o

Leia mais

O CNES foi criado em 1999 através da PT-SAS 376. instituiu as fichas de cadastro de estabelecimento e consulta pública;

O CNES foi criado em 1999 através da PT-SAS 376. instituiu as fichas de cadastro de estabelecimento e consulta pública; PARECER CONSULTA N ta/2017 - CRM/PA - PROCESSO CONSULTA N 17/2017 PROTOCOLO N 5662/2017 INTERESSADO: R.S.S. PARECERISTA: CONSELHEIRO MANOEL WALBER DO SANTOS SILVA. Ementa: Obtenção de Clinicas Conceituação

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS Nº DT 02/2016

PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS Nº DT 02/2016 TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS EM MEDICINA INTENSIVA PEDIÁTRICA PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS

Leia mais

Por determinação deste Conselho, fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho, fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento. RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Hospital Getúlio Vargas CNPJ 10.572.048/0005-51 Avenida San Martin, s/n Cordeiro Recife. Telefone: (81) 3184-5600, 3184-5607 Diretor Geral: Dr. Gustavo Sampaio de Souza Leão,

Leia mais

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES O BENEFÍCIO DE 3 ANOS PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES O BENEFÍCIO DE 3 ANOS PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES O BENEFÍCIO DE 3 ANOS PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL OBJETIVOS RESIDÊNCIA MÉDICA CIRURGIA GERAL 3 ANOS OBJETIVOS RESIDÊNCIA MÉDICA CIRURGIA GERAL

Leia mais

Diretor técnico: ULIANNA BANDEIRA OLIVEIRA LINS (CRM: )

Diretor técnico: ULIANNA BANDEIRA OLIVEIRA LINS (CRM: ) Relatório de Fiscalização Diretor técnico: ULIANNA BANDEIRA OLIVEIRA LINS (CRM: 12.250) Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento.

Leia mais

Dezembro HSM / HDE 2009 Auditoria de Acreditação Corporate Auditoria de Acreditação HSM

Dezembro HSM / HDE 2009 Auditoria de Acreditação Corporate Auditoria de Acreditação HSM Dezembro HSM / HDE 2009 Auditoria de Acreditação 77% 97% Julho HSM Outubro HDE 99% (Alimentação e Dietética, Apoio Social, Comissão de Reanimação, Comunicação, Controlo de Infecção Hospitalar, Farmácia,

Leia mais

PROGRAMA DAS ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA CRM-PR

PROGRAMA DAS ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA CRM-PR PROGRAMA DAS ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA CRM-PR - 2015 1. Apresentação Estão programadas atividades técnico-científicas médicas e atividades éticas, dirigidas a todos os médicos do

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

Legislação da ResponsabilidadeTécnica. Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Diretora do Depto de Fiscalização

Legislação da ResponsabilidadeTécnica. Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Diretora do Depto de Fiscalização Legislação da ResponsabilidadeTécnica Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Diretora do Depto de Fiscalização O PAPEL DOS CONSELHOS DE MEDICINA Os Conselhos de Medicina são autarquias federais criadas

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução nº 15 CONSEPE, de 18 de junho de 2014.

ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução nº 15 CONSEPE, de 18 de junho de 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE MEDICINA DO MUCURI FAMMUC CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ESTRUTURA CURRICULAR 2014/2 Aprovada pela Resolução

Leia mais

PERGUNTE AO ESPECIALISTA

PERGUNTE AO ESPECIALISTA PERGUNTE AO ESPECIALISTA DC ADOLESCÊNCIA Pergunta: Qual é a faixa etária de Atendimento do Pediatra? São os pediatras os médicos que, por excelência, devem atender os adolescentes? Cara Dra Marci A criança

Leia mais

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional)

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) O Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família: uma abordagem multiprofissional

Leia mais

Diretoria APAMT Biênio 2013/14. Calendário e Atividades 2013

Diretoria APAMT Biênio 2013/14. Calendário e Atividades 2013 Diretoria APAMT Biênio 2013/14 Calendário e Atividades 2013 Diretoria APAMT 2013/14 Paulo Zétola Presidente Cezar Presibella Vice-Presidente Edevar Daniel Diretor Científico Meierson Reque Diretor Interior

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento. Relatório de Fiscalização CASE CARUARU Rua Presidente Castelo Branco, s/nº - Cidade Alta Caruaru Diretor técnico: não tem Telefone: (81) 3719 9433 Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI. LEI No DE 19 DE ABRIL DE 2002, D.O.U. DE 22 DE ABRIL DE 2002

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI. LEI No DE 19 DE ABRIL DE 2002, D.O.U. DE 22 DE ABRIL DE 2002 LEI No 125 DE 19 DE ABRIL DE 20, DOU DE 22 DE ABRIL DE 20 29//26 1 Curso: 65 Currículo: 26 Nome: MEDICINA - INTEGRAL Portaria : 654 Publicação: 12/12/23 Pág: 23 Lim Min Anos: 6 Lim Max Anos: 9 Carga Horária

Leia mais

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE AVALIAÇÃO MÉDICA PAM EXAME AMRIGS/2008

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE AVALIAÇÃO MÉDICA PAM EXAME AMRIGS/2008 Pág. 1 de 25 CÓDIGOS DAS INSTITUIÇÕES E DAS ESPECIALIDADES DE RESIDÊNCIA MÉDICA 24/10/2008 Código Instituição Código Especialidade 01 Fundação Saint Pastous 01 Anestesiologia 02 Fundação Universitária

Leia mais

Apresentação do Sistema de Ensino Municipal da Saúde e Residência do Município de São Paulo (Julho de 2011)

Apresentação do Sistema de Ensino Municipal da Saúde e Residência do Município de São Paulo (Julho de 2011) 1 Apresentação do Sistema de Ensino Municipal da Saúde e Residência do Município de São Paulo (Julho de 2011) O Sistema de Residência nos Hospitais da Secretaria de Municipal da Saúde foi instituído pelo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PORTARIA Nº 211/2016/PROGRAD, DE 15 DEZEMBRO DE 2016. Aprova Ajuste Curricular no Curso de Medicina Campus Toledo, aplicável a Resolução nº 07/15-CEPE. A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL,

Leia mais

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE ANEXO 3 PROGRAMA CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE 1. Conhecimentos sobre o SUS - Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); Lei 8.080/90 e Lei 8.142/90; Norma

Leia mais

Experiência da carreira no setor privado

Experiência da carreira no setor privado Experiência da carreira no setor privado V Foŕum da Ca mara Tećnica de Medicina de Famiĺia e Comunidade do Conselho Federal de Medicina 13 de maio de 2016 DR. HÉRCULES DE PINHO CT-MFC-CFM Coordenador da

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento. RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Hospital de Assistência Domiciliar CNPJ 03.595.778/0001-89 Rua Capitão Sampaio Xavier 290, Graças, Recife PE. Telefone: (81) 2121 6161. Diretor Técnico: Dr.Arilson Leite Pereira,

Leia mais