Metodologias causais para estudos observacionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Metodologias causais para estudos observacionais"

Transcrição

1 Metodologias causais para estudos observacionais Prof. Alexandre Chiavegatto Filho Escola de Epidemiologia FSP-USP 18 de maio de 2015

2 Referências 1 - Menezes Filho, N. Avaliação econômica de projetos sociais. (Disponível online.) 2 - Dowd BE. Separated at birth: Statisticians, social scientists, and causality in health services research. Health Serv Res Apr; 46(2): Hérnan MA, Robins JM. Causal Inference. (Em redação, versão preliminar disponível online.)

3 Causalidade - Grande questão da ciência. - Aumento da escolaridade está associado a melhor saúde? - O que queremos saber na verdade é Aumento da escolaridade causa melhor saúde? - Algumas áreas da ciência têm avançado mais em causalidade do que outras.

4 Causalidade - Epidemiologia historicamente tem avançado pouco em relação a metodologias causais. - Em grande parte por causa dos estudos clínicos randomizados permitem causalidade em estudos epidemiológicos. - Problema: boa parte dos estudos de interesse para epidemiologistas não podem ser randomizados. - Escolaridade e saúde: não é possível aleatorizar a educação seria necessário proibir quem não foi escolhido de estudar. - Atividade física e saúde. - Características dos bairros e saúde.

5 Causalidade - Mesmo em estudos em que é eticamente possível fazer um estudo randomizado controlado existem problemas de tempo e dinheiro. - Solução: metodologias causais para estudos observacionais. - Diferenças em diferenças. - Propensity score matching. - Regressão descontínua.

6 Causalidade - Y i = X i β + T i β T + ε i - Y é o desfecho de interesse, por exemplo um escore de bem-estar e saúde. - X é um vetor de variáveis de controle. - T é o tratamento de interesse (por exemplo, ter terminado o ensino superior) - Então, β T é o efeito de ter terminado o ensino superior na saúde e bem-estar.

7 Causalidade - Y i = X i β + T i β T + ε i - Problemas: - Causalidade reversa: o modelo não exclui a possibilidade de a melhor saúde levar a maior escolaridade. - Variáveis omitidas: pode haver uma variável não-observada que causa tanto o desfecho (Y) quanto o tratamento (T). (Ex: resiliência.)

8 Causalidade - Solução: contrafatual. - Qual seria o desfecho encontrado para os indivíduos que receberam o tratamento caso eles não tivessem recebido o tratamento. - Com o contrafatual, o efeito do tratamento é simplesmente a diferença no desfecho encontrada com e sem o tratamento. D 11 = E [Y i 1 T i = 1] média para os tratados entre os tratados. D 10 = E [Y i 0 T i = 1 média para os tratados caso não tivessem sido tratados.

9 Causalidade D 11 = E [Y i 1 T i = 1] média para os tratados entre os tratados. D 10 = E [Y i 0 T i = 1 média para os tratados caso não tivessem sido tratados. - Efeito do tratamento: D 11 - D 10

10 Causalidade - Problema: D 10 não é observado. D 10 = E [Y i 0 T i = 1 - Solução: usar não tratados como o contrafatual dos tratados. - Problema: viés de autosseleção. D 11 - D 00

11 Causalidade - Metodologias causais que procuram solucionar o problema do viés de autosseleção: ouro. - Aleatorização (estudos randomizados controlados): padrão - Diferenças em diferenças. - Propensity score matching. - Regressão descontínua.

12 Aleatorização - Balanceamento das características observáveis e não-observáveis. - Não está isenta de problemas técnicos: - Não-comprometimento com o protocolo do tratamento. - Utilização de outras intervenções similares pelo grupo de não-tratamento. - Desistências. - Problemas de custo e tempo.

13 Aleatorização - Causalidade: E [Y i 1 T i = 1] - E [Y i 0 T i = 1 - Com aleatorização, os grupos tratados e não-tratados não são significativamente diferentes e, portanto: E [Y i 0 T i = 1 = E [Y i 0 T i = 0

14 Aleatorização - Em relação ao modelo de regressão Y i = α + T i β T + ε i - A aleatorização garante que a escolha do tratamento não esteja associada com variáveis não observáveis. - β é o efeito causal do tratamento T.

15 Diferenças em diferenças - Permite controlar pelas características fixas dos indivíduos (ex: resiliência). - Baseado numa dupla subtração: - Diferença pós-tratamento e pré-tratamento separadamente para tratados e não tratados. - Diferença entre o resultado anterior dos dois grupos. - Necessita dos dados do desfechos pré e pós tratamento para os dois grupos.

16 Diferenças em diferenças - Principal hipótese: - Se não houvesse tratamento, a trajetória temporal dos dois grupos seria a mesma. - Não é necessário que os dois grupos partam do mesmo ponto! - Também importante: não pode haver uma mudança externa ao tratamento que afete um grupo e não o outro.

17 Diferenças em diferenças

18 Diferenças em diferenças Efeito do ensino superior na saúde: (B-A) (D-C) = ( ) ( ) = 50

19 Propensity score matching - Comparar indivíduos com características semelhantes: - Única diferença: um grupo recebeu o tratamento e o outro não. - Precisa haver sobreposição das características dos indivíduos dos dois grupo. - Principal hipótese: só as características observáveis podem estar associadas com o tratamento.

20 Propensity score matching - Formalmente, o propensity score é definido como: e(x) = Pr(T = 1 X) - O propensity score é estimado normalmente por meio de uma regressão logística: - variável dependente é o recebimento do tratamento. - variáveis independentes são aquelas associadas ao recebimento do tratamento.

21 Propensity score matching - Após os parâmetros do modelo logístico terem sido estabelecidos insere-se os valores para cada indivíduos. - Resultado: probabilidade de tratamento para cada indivíduo. - Sobreposição dos propensity scores de tratados e não-tratados permite o pareamento. - Pareamento mais comum: nearest neighbor matching.

22 Regressão descontínua - Utilizada quando a probabilidade de receber tratamento muda de acordo com uma variável Z. - Analisa o efeito do tratamento no ponto de corte que define o tratamento. - Limitação: permite identificar um efeito causal, mas não o efeito para a população como um todo (apenas para aqueles próximos do ponto de corte).

23 Regressão descontínua - Exemplo: analisar o efeito de ter estudado na USP na saúde e bemestar das pessoas. - Como: analisando só os indivíduos que tiraram nota próxima do ponto de corte. - Hipótese assumida: a diferença entre tirar nota no ponto de corte ou um ponto abaixo é puramente aleatória. - Indivíduos têm a mesma capacidade, só que um grupo teve sorte (recebeu o tratamento) e o outro teve azar (não recebeu).

24 Regressão descontínua O efeito médio de ter feito USP será a diferença entre os escores de saúde e bem-estar de quem tirou nota 75 (entrou) e quem tirou nota 74 (não entrou).

25 Regressão descontínua - Foi utilizado o caso sharp de regressão descontínua, onde a pequena diferença no ponto de corte significa receber ou não o tratamento. - Caso fuzzy: ficar acima do ponto de corte somente aumenta a probabilidade de receber tratamento (não é garantido). - Exemplo: pós graduação da FSP: tirar nota acima do corte em Inglês não garante que o aluno será aprovado (depende da avaliação do currículo dos alunos por parte dos professores).

26 Conclusão - É possível pensar em causalidade mesmo utilizando estudos observacionais. - Entretanto, cada uma das metodologias tem as suas limitações e suas hipóteses assumidas. - Causalidade deve cada vez mais fazer parte do vocabulário dos epidemiologistas - Principalmente com a chegada da genética, epigenética e big data.

27 Gráficos adaptados de Menezes Filho, N. Avaliação econômica de projetos sociais

AULAS 25 E 26 VARIÁVEIS INSTRUMENTAIS

AULAS 25 E 26 VARIÁVEIS INSTRUMENTAIS 1 AULAS 25 E 26 VARIÁVEIS INSTRUMENTAIS Ernesto F. L. Amaral 11 e 13 de junho de 2013 Técnicas Avançadas de Avaliação de Políticas Públicas (DCP 098) Fonte: Curso Técnicas Econométricas para Avaliação

Leia mais

Econometria para Avaliação de Políticas Públicas

Econometria para Avaliação de Políticas Públicas Aula 1: Propensity Score Itaú Social 08/01/2016 Revisão Introdução O problema da identi cação Como determinar se há efeito causal de um programa social em alguma variável de interesse. Exemplo 1: Programa

Leia mais

Técnicas econométricas para avaliação de impacto O uso de algoritmos de emparelhamento baseados em escore de propensão propensity score matching

Técnicas econométricas para avaliação de impacto O uso de algoritmos de emparelhamento baseados em escore de propensão propensity score matching Técnicas econométricas para avaliação de impacto O uso de algoritmos de emparelhamento baseados em escore de propensão propensity score matching Bruno César Araújo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Leia mais

Causalidade e Estatística

Causalidade e Estatística Causalidade e Estatística Guilherme Jardim Duarte Jota guilherme.duarte@jota.info November 24, 2018 Guilherme Jardim Duarte (JOTA) Causalidade e Estatística November 24, 2018 1 / 18 Motivação Duas revoluções:

Leia mais

AULA 29 Aplicação do método de diferença em diferenças

AULA 29 Aplicação do método de diferença em diferenças 1 AULA 29 Aplicação do método de diferença em diferenças Ernesto F. L. Amaral 29 de novembro de 2011 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) EXPERIMENTO NATURAL 2 Em economia, muitas pesquisas são feitas

Leia mais

AULA 17 MÉTODO DE DIFERENÇA EM DIFERENÇAS

AULA 17 MÉTODO DE DIFERENÇA EM DIFERENÇAS 1 AULA 17 MÉTODO DE DIFERENÇA EM DIFERENÇAS Ernesto F. L. Amaral 09 de maio de 2013 Técnicas Avançadas de Avaliação de Políticas Públicas (DCP 098) Fonte: Curso Técnicas Econométricas para Avaliação de

Leia mais

Ajustar Técnica usada na análise dos dados para controlar ou considerar possíveis variáveis de confusão.

Ajustar Técnica usada na análise dos dados para controlar ou considerar possíveis variáveis de confusão. Glossário Ajustar Técnica usada na análise dos dados para controlar ou considerar possíveis variáveis de confusão. Análise de co-variância: Procedimento estatístico utilizado para análise de dados que

Leia mais

Por que aleatorizar? Cecilia Machado FGV-EPGE Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab.

Por que aleatorizar? Cecilia Machado FGV-EPGE Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab. Por que aleatorizar? Cecilia Machado FGV-EPGE Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab www.povertyactionlab.org Contexto do curso 1 - Monitoramento e Avaliação 2 Avaliação de programas 3 - Avaliação de impacto

Leia mais

Bioestatística F Desenho de Estudos na Área da Saúde

Bioestatística F Desenho de Estudos na Área da Saúde 1/24 Bioestatística F Desenho de Estudos na Área da Saúde Enrico A. Colosimo/UFMG Depto. Estatística - ICEx - UFMG 2/24 Perguntas Relevantes Os grupos são comparáveis? As variáveis de confusão foram medidas/controladas?

Leia mais

Tempo integral no ensino médio e desigualdades sociais. Pesquisa Políticas para o Ensino médio o caso de quatro estados (CE, PE, GO e SP)

Tempo integral no ensino médio e desigualdades sociais. Pesquisa Políticas para o Ensino médio o caso de quatro estados (CE, PE, GO e SP) Tempo integral no ensino médio e desigualdades sociais Pesquisa Políticas para o Ensino médio o caso de quatro estados (CE, PE, GO e SP) Diversificação da oferta e criação de uma rede dupla A diversificação

Leia mais

Variáveis Instrumentais

Variáveis Instrumentais Técnicas Econométricas para Avaliação de Impacto Variáveis Instrumentais Guilherme Issamu Hirata Centro Internacional de Pobreza (IPC/PNUD) Brasília, 2 de maio de 28. Introdução Qualidade do Ensino: Escola

Leia mais

CURSO AVANÇADO EM AVALIAÇÃO QUANTITATIVA [112 horas]

CURSO AVANÇADO EM AVALIAÇÃO QUANTITATIVA [112 horas] CURSO AVANÇADO EM AVALIAÇÃO QUANTITATIVA [112 horas] O Curso Avançado em Avaliação Quantitativa é direcionado a profissionais que procuram aprofundar seus conhecimentos em técnicas de avaliação quantitativa

Leia mais

Como é que avaliamos intervenções?

Como é que avaliamos intervenções? Como é que avaliamos intervenções? Quando não existe alocação aleatória a grupos de tratamento e de comparação Quando não se pode manipular o processo de seleção Caso geral Pessoas, agregados familiares,

Leia mais

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3.

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. 1 1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. Modelo de Resultados Potenciais e Aleatorização (Cap. 2 e 3

Leia mais

DIME Impact Evaluation Workshop. Innovations for Agriculture June 2014, Kigali, Rwanda

DIME Impact Evaluation Workshop. Innovations for Agriculture June 2014, Kigali, Rwanda DIME Impact Evaluation Workshop Innovations for Agriculture 16-20 June 2014, Kigali, Rwanda Impact Evaluation Workshop Innovations for Agriculture Medindo o Impacto II Métodos Não-Experimentais David Evans,

Leia mais

Desenho de Estudos. Enrico A. Colosimo/UFMG enricoc. Depto. Estatística - ICEx - UFMG 1/28

Desenho de Estudos. Enrico A. Colosimo/UFMG  enricoc. Depto. Estatística - ICEx - UFMG 1/28 1/28 Introdução à Bioestatística Desenho de Estudos Enrico A. Colosimo/UFMG http://www.est.ufmg.br/ enricoc Depto. Estatística - ICEx - UFMG 2/28 Perguntas Relevantes Os grupos são comparáveis? As variáveis

Leia mais

Principais Delineamentos de Pesquisa. Lisia von Diemen

Principais Delineamentos de Pesquisa. Lisia von Diemen Principais Delineamentos de Pesquisa Lisia von Diemen Tipos de Estudos Observacionais Descritivos Analíticos Instante Período de Tempo Experimentais Randomizado Não-Randomizado Observacionais Descritivos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Epidemiologia Geral HEP 141. Maria Regina Alves Cardoso

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Epidemiologia Geral HEP 141. Maria Regina Alves Cardoso UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Epidemiologia Geral HEP 141 Maria Regina Alves Cardoso 2017 INTERPRETAÇÃO DE DADOS EPIDEMIOLÓGICOS Vamos considerar... Causa: uma característica ou evento que produz ou influencia

Leia mais

AULA 01 Principais Conceitos em Econometria

AULA 01 Principais Conceitos em Econometria 1 AULA 01 Principais Conceitos em Econometria Ernesto F. L. Amaral 02 de março de 2010 Métodos Quantitativos de Avaliação de Políticas Públicas (DCP 030D) Fonte: Wooldridge, Jeffrey M. Introdução à econometria:

Leia mais

Aula 2 Tópicos em Econometria I. Porque estudar econometria? Causalidade! Modelo de RLM Hipóteses

Aula 2 Tópicos em Econometria I. Porque estudar econometria? Causalidade! Modelo de RLM Hipóteses Aula 2 Tópicos em Econometria I Porque estudar econometria? Causalidade! Modelo de RLM Hipóteses A Questão da Causalidade Estabelecer relações entre variáveis não é suficiente para a análise econômica.

Leia mais

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3.

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. 1 1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. Modelo de Resultados Potenciais e Aleatorização (Cap. 2 e 3

Leia mais

Avaliação de impacto de políticas públicas

Avaliação de impacto de políticas públicas Avaliação de impacto de políticas públicas Ernesto F. L. Amaral www.rand.org 1 Avaliação de políticas Melhorar projeto: estudar implementação, objetivos, correções de percurso, decisões sobre futuro Projeto

Leia mais

Desenvolvendo um protocolo de pesquisa. Profª Gracian Li Pereira Fundamentos de Pesquisa 4º período FACIMED 2011/2

Desenvolvendo um protocolo de pesquisa. Profª Gracian Li Pereira Fundamentos de Pesquisa 4º período FACIMED 2011/2 Desenvolvendo um protocolo de pesquisa Profª Gracian Li Pereira Fundamentos de Pesquisa 4º período FACIMED 2011/2 Carta de intenções Que pesquisa é proposta? Com que problema o projeto de pesquisa está

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE GESTÃO PÚBLICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE GESTÃO PÚBLICA Professor: Ernesto Friedrich de Lima Amaral Disciplina: Avaliação

Leia mais

Análise de Dados Longitudinais Desenho de Estudos Longitudinais

Análise de Dados Longitudinais Desenho de Estudos Longitudinais 1/40 Análise de Dados Longitudinais Desenho de Estudos Longitudinais Enrico A. Colosimo-UFMG www.est.ufmg.br/ enricoc 2/40 Estudo Científico Pergunta Desenho Estudo Validade externa Validade interna(confundimento,

Leia mais

Técnicas econométricas para avaliação de impacto O uso de métodos de regressão e introdução aos métodos de diferençasdas-diferenças

Técnicas econométricas para avaliação de impacto O uso de métodos de regressão e introdução aos métodos de diferençasdas-diferenças Técnicas econométricas para avaliação de impacto O uso de métodos de e introdução aos métodos de diferençasdas-diferenças Bruno César Araújo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA Brasília, 30 de

Leia mais

Modelos de Regressão

Modelos de Regressão Renato Martins Assunção DCC - UFMG 2015 Renato Martins Assunção (DCC - UFMG) 2015 1 / 19 Exemplo de preço de apto Y = y 1 y 2 y 1499 y 1500 b 0 1 1 1 1 + b 1 área 1 área 2 área 1499 área 1500 + b 2 idade

Leia mais

AULAS 20 E 21 ESCORE DE PROPENSÃO DE PAREAMENTO

AULAS 20 E 21 ESCORE DE PROPENSÃO DE PAREAMENTO 1 AULAS 20 E 21 ESCORE DE PROPENSÃO DE PAREAMENTO Ernesto F. L. Amaral 21 e 23 de maio de 2013 Técnicas Avançadas de Avaliação de Políticas Públicas (DCP 098) Fonte: Curso Técnicas Econométricas para Avaliação

Leia mais

Linha Técnica Sessão VI Métodos de Homogeneização

Linha Técnica Sessão VI Métodos de Homogeneização Impact Evaluation Linha Técnica Sessão VI Métodos de Homogeneização Human Development Network Spanish Impact Evaluation Fund www.worldbank.org/sief Quando podemos usar homogeneização? E se a designação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Epidemiologia HEP Cassia Maria Buchalla

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Epidemiologia HEP Cassia Maria Buchalla UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Epidemiologia HEP 0176 2017 Cassia Maria Buchalla TIPOS PRINCIPAIS DE DESENHOS DE ESTUDO Estudos Epidemiológicos Não Experimental Experimental Dados agregados Dados individuais

Leia mais

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS USANDO STATA. Prof. Leonardo Sangali Barone

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS USANDO STATA. Prof. Leonardo Sangali Barone MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS USANDO STATA Prof. Leonardo Sangali Barone Objetivos do Curso O curso tem como objetivo oferecer ao participante instrumental básico para

Leia mais

Tipos de Estudos Epidemiológicos

Tipos de Estudos Epidemiológicos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Agrárias e Biológicas Epidemiologia e Saúde Pública Tipos de Estudos Epidemiológicos Prof. Macks Wendhell Gonçalves Msc. Quando recorrer às

Leia mais

Centro Internacional de Pobreza (PNUD/IPEA) Fabio Veras Soares. Estimação do Impacto de Múltiplos Tratamentos e do. Escore de Propensão Generalizado

Centro Internacional de Pobreza (PNUD/IPEA) Fabio Veras Soares. Estimação do Impacto de Múltiplos Tratamentos e do. Escore de Propensão Generalizado Estimação do Impacto de Múltiplos Tratamentos e do Efeito Dosagem: Escore de Propensão Generalizado Fabio Veras Soares Centro Internacional de Pobreza (PNUD/IPEA) Vimos nas aulas anteriores que o escore

Leia mais

1 Desenho da investigação. 1.1 Definição e objectivos 1.2 Elementos do desenho

1 Desenho da investigação. 1.1 Definição e objectivos 1.2 Elementos do desenho 1 Desenho da investigação 1.1 Definição e objectivos 1.2 Elementos do desenho Definição: Plano e estrutura do trabalho de investigação; Conjunto de directivas associadas ao tipo de estudo escolhido Objectivos:

Leia mais

Estimação de Efeito Causal

Estimação de Efeito Causal Estimação de Efeito Causal Rafael Borges June 4, 2012 Outline Resultados Potenciais Aleatorização Seleção em observáveis Seleção em não-observáveis: Variáveis Instrumentais Seleção em não-observáveis:

Leia mais

Métodos Não-Experimentais. Caio Piza - DIME 22/06/2015 ieconnect Impact Evaluation Workshop Rio de Janeiro, Brazil June 22-25, 2015

Métodos Não-Experimentais. Caio Piza - DIME 22/06/2015 ieconnect Impact Evaluation Workshop Rio de Janeiro, Brazil June 22-25, 2015 Métodos Não-Experimentais Caio Piza - DIME 22/06/2015 ieconnect Impact Evaluation Workshop Rio de Janeiro, Brazil June 22-25, 2015 Tudo o que você gostaria de saber sobre métodos não-experimentais, mas

Leia mais

Arianna Legovini Head, Development Impact Evaluation Initiative (DIME) World Bank. O Uso de Avaliações Aleatoria para Melhorar Políticas e Programas

Arianna Legovini Head, Development Impact Evaluation Initiative (DIME) World Bank. O Uso de Avaliações Aleatoria para Melhorar Políticas e Programas Arianna Legovini Head, Development Impact Evaluation Initiative (DIME) World Bank O Uso de Avaliações Aleatoria para Melhorar Políticas e Programas 1 Objetivo Identificar o Verdadeiro Efeito de um Programa

Leia mais

Introdução ao Projeto e Análise de Experimentos

Introdução ao Projeto e Análise de Experimentos Introdução ao Projeto e Análise de Experimentos Prof. Moacir Ponti www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2017/1 Sumário Amostragem Estratégias de amostragem Experimentos

Leia mais

Análise de Dados Longitudinais Aula

Análise de Dados Longitudinais Aula 1/35 Análise de Dados Longitudinais Aula 08.08.2018 José Luiz Padilha da Silva - UFPR www.docs.ufpr.br/ jlpadilha 2/35 Sumário 1 Revisão para dados transversais 2 Como analisar dados longitudinais 3 Perspectiva

Leia mais

Análise de Regressão Prof. MSc. Danilo Scorzoni Ré FMU Estatística Aplicada

Análise de Regressão Prof. MSc. Danilo Scorzoni Ré FMU Estatística Aplicada Aula 2 Regressão Linear Simples Análise de Regressão Prof. MSc. Danilo Scorzoni Ré FMU Estatística Aplicada Conceitos Gerais A análise de regressão é utilizada para explicar ou modelar a relação entre

Leia mais

Arianna Legovini Head, Development Impact Evaluation Initiative (DIME) World Bank. O Uso de Avaliações Aleatoria para Melhorar Políticas e Programas

Arianna Legovini Head, Development Impact Evaluation Initiative (DIME) World Bank. O Uso de Avaliações Aleatoria para Melhorar Políticas e Programas Arianna Legovini Head, Development Impact Evaluation Initiative (DIME) World Bank O Uso de Avaliações Aleatoria para Melhorar Políticas e Programas 2 Objetivo Identificar o Verdadeiro Efeito de um Programa

Leia mais

Introdução ao Projeto e Análise de Experimentos

Introdução ao Projeto e Análise de Experimentos Introdução ao Projeto e Análise de Experimentos Prof. Moacir Ponti www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2017/1 Sumário Amostragem Estratégias de amostragem Experimentos

Leia mais

10/04/2012 ETAPAS NO DELINEAMENTO DO ESTUDO EXPERIMENTAL:

10/04/2012 ETAPAS NO DELINEAMENTO DO ESTUDO EXPERIMENTAL: ESTUDOS EXPERIMENTAIS: A intervenção está sob controle do pesquisador. É possível portanto selecionar de forma aleatória quem vai receber ou não a intervenção. É considerado o delineamento ideal para avaliar

Leia mais

Econometria para Avaliação de Políticas Públicas

Econometria para Avaliação de Políticas Públicas Aula 2: O Método de Diferenças em Diferenças Itaú Social 11/01/2016 Método extremamente popular nos últimos quinze anos. Exemplos de aplicação são os mais diversos: avaliação de programas de treinamento,

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA ANALÍTICA: ESTUDOS TRANSVERSAIS

EPIDEMIOLOGIA ANALÍTICA: ESTUDOS TRANSVERSAIS UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA EPIDEMIOLOGIA ANALÍTICA: ESTUDOS TRANSVERSAIS 2018 - I www.epi.uff.br Prof Cynthia Boschi Epidemiologia analítica Objetivos:

Leia mais

Uso de diagramas causais na abordagem da situação de confusão

Uso de diagramas causais na abordagem da situação de confusão Uso de diagramas causais na abordagem da situação de confusão Guilherme Werneck gwerneck@iesc.ufrj.br gwerneck@ims.uerj.br Estudos epidemiológicos para estabelecer nexos causais Métodos estatísticos para

Leia mais

PESQUISA CAUSAL: Experimentação

PESQUISA CAUSAL: Experimentação RAD 1404 Pesquisa de Marketing PESQUISA CAUSAL: Experimentação Cap. 7 Pesquisa de Marketing Naresh K. Malhotra Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho Qual o Conceito de Causalidade? Pesquisa Causal Quando a

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL MESTRADO PROVA A. Candidato:

PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL MESTRADO PROVA A. Candidato: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS DA SAÚDE - Processo seletivo 2017 PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Leia mais

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3.

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. 1 1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. Modelo de Resultados Potenciais e Aleatorização (Cap. 2 e 3

Leia mais

Artículo Especial: Evaluación de la evidencia científica Albert J. Jovell Y Maria D. Navarro-Rubio Med Clin (Barc) 1995;105:

Artículo Especial: Evaluación de la evidencia científica Albert J. Jovell Y Maria D. Navarro-Rubio Med Clin (Barc) 1995;105: Unidade de Pesquisa Clínica Artículo Especial: Evaluación de la evidencia científica Albert J. Jovell Y Maria D. Navarro-Rubio Med Clin (Barc) 1995;105: 740-43 Apresentado em 13 de Maio de 2009 Mireile

Leia mais

Curso Avançado. Avaliação de Políticas Públicas e Projetos Sociais

Curso Avançado. Avaliação de Políticas Públicas e Projetos Sociais Curso Avaliação de Políticas Públicas e Projetos Sociais Introdução O Programa de Avaliação Econômica de Projetos Sociais, realizado pela Fundação Itaú Social, promoverá em 2017 a 8ª edição do Curso de

Leia mais

Linha Técnica Sessão I: Inferência Causal

Linha Técnica Sessão I: Inferência Causal Impact Evaluation Linha Técnica Sessão I: Inferência Causal Human Development Human Network Development Network Middle East and North Africa Region World Bank Institute Spanish Impact Evaluation Fund www.worldbank.org/sief

Leia mais

Epidemiologia Analítica. Estudos transversais 2017-II Site:

Epidemiologia Analítica. Estudos transversais 2017-II Site: Epidemiologia Analítica Estudos transversais 2017-II Site: www.epi.uff.br O método Epidemiológico estudos descritivos Epidemiologia descritiva: Observação da frequência e distribuição de um evento relacionado

Leia mais

Da Associação à Causa

Da Associação à Causa UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Da Associação à Causa Prof. Fredi Alexander Diaz Quijano Departamento Epidemiologia FSP E-mail: frediazq@msn.com Uma Associação Real implica uma Diferença entre Populações 1 As

Leia mais

Econometria para Avaliação de Políticas Públicas

Econometria para Avaliação de Políticas Públicas Aula 3: LATE Itaú Social 13/01/2016 Auto-seleção nos não-observáveis. Como estimar o ATE quando Pr [T = 1jY (1), Y (0), X ] 6= Pr [T = 1jX ] = p (X ) Na literatura econométrica, tem-se um problema equivalente:

Leia mais

Caio Piza DIME/Banco Mundial São Paulo, 25-27 de Março de 2013. Métodos Quase-Experimentais

Caio Piza DIME/Banco Mundial São Paulo, 25-27 de Março de 2013. Métodos Quase-Experimentais Caio Piza DIME/Banco Mundial São Paulo, 25-27 de Março de 2013 Métodos Quase-Experimentais Objetivos Objetivo: isolar o efeito causal de uma intervenção/política pública sobre alguns resultados de interesse

Leia mais

Introdução à pesquisa clínica. FACIMED Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira

Introdução à pesquisa clínica. FACIMED Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira Introdução à pesquisa clínica FACIMED 2012.1 Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira Questão de pesquisa x relevância Questão PICO FINER Literatura existente Como fazer? Delineamento

Leia mais

Treinamento em Monitoria e Avaliação para o Governo de Moçambique 27 de fevereiro a 03 de março de 2017 Maputo. Aula 04

Treinamento em Monitoria e Avaliação para o Governo de Moçambique 27 de fevereiro a 03 de março de 2017 Maputo. Aula 04 Treinamento em Monitoria e Avaliação para o Governo de Moçambique 27 de fevereiro a 03 de março de 2017 Maputo Aula 04 Objetivo da avaliação de impacto Um avaliação de impacto procura responder a perguntas

Leia mais

4 Resultados 4.1. Efeitos sobre Rentabilidade

4 Resultados 4.1. Efeitos sobre Rentabilidade 23 4 Resultados 4.1. Efeitos sobre Rentabilidade A metodologia de Propensity Score Matching (PSM) tem como finalidade tornar os grupos de controle e tratamento comparáveis. Para tanto, tal metodologia

Leia mais

Validação Externa e Expansão do Programa

Validação Externa e Expansão do Programa Técnicas Econométricas para Avaliação de Impacto Validação Externa e Expansão do Programa Fabio Veras Soares Centro Internacional de Pobreza (IPC/IPEA/PNUD) Brasília, 25 de junho de 2008. A validade externa

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Estudos epidemiológicos: Estudos de Caso-Controle Graduação em nutrição 2017 TIPOS PRINCIPAIS DE DESENHOS DE ESTUDO Estudos Epidemiológicos Não Experimental Experimental Dados

Leia mais

AULA 9 - MQO em regressão múltipla: Propriedades Estatísticas (Valor Esperado)

AULA 9 - MQO em regressão múltipla: Propriedades Estatísticas (Valor Esperado) AULA 9 - MQO em regressão múltipla: Propriedades Estatísticas (Valor Esperado) Susan Schommer Econometria I - IE/UFRJ Valor esperado dos estimadores MQO Nesta aula derivamos o valor esperado dos estimadores

Leia mais

AULA 06 Modelos para a avaliação de impactos

AULA 06 Modelos para a avaliação de impactos 1 AULA 06 Modelos para a avaliação de impactos Ernesto F. L. Amaral 12 de setembro de 2013 Avaliação de Políticas Públicas (DCP 046) Fonte: Babbie, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. 1999. Belo Horizonte:

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL DOUTORADO PROVA A. Candidato:

PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL DOUTORADO PROVA A. Candidato: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS DA SAÚDE - Processo seletivo 2017 PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Ciência Política FLS 5028- Métodos Quantitativos e Técnicas de Pesquisa em Ciência Política FLP 0406 - Métodos

Leia mais

Epidemiologia Analítica

Epidemiologia Analítica Epidemiologia Analítica Validade interna dos estudos observacionais - 2018 Prof.ª Sandra Costa Fonseca Como sei que um estudo tem validade? Validade do estudo Validade externa Validade interna População

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Epidemiologia Geral HEP-141. Maria Regina Alves Cardoso

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Epidemiologia Geral HEP-141. Maria Regina Alves Cardoso UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Epidemiologia Geral HEP-141 Maria Regina Alves Cardoso 2017 TIPOS PRINCIPAIS DE DESENHOS DE ESTUDO Estudos Epidemiológicos Não Experimental Experimental Dados agregados Dados

Leia mais

TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS. CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN MÉDICA VETERINÁRIA

TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS. CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN MÉDICA VETERINÁRIA TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN MÉDICA VETERINÁRIA clauhart@terra.com.br Email: claudia.fernandes@ufpel.tche.br PREVALÊNCIA População examinada quanto a presença ou ausência de

Leia mais

Políticas Educacionais para Atingir as Metas

Políticas Educacionais para Atingir as Metas Políticas Educacionais para Atingir as Metas Naercio Aquino Menezes Filho Centro de Políticas Públicas Ibmec São Paulo e USP Metas de Educação - FGV - 27/04/2009 Roteiro 1) Introdução O papel da educação

Leia mais

Econometria em Finanças e Atuária

Econometria em Finanças e Atuária Ralph S. Silva http://www.im.ufrj.br/ralph/especializacao.html Departamento de Métodos Estatísticos Instituto de Matemática Universidade Federal do Rio de Janeiro Maio-Junho/2013 Motivação Motivação Por

Leia mais

Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia

Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia Modelo de Poisson e Análise de Dados Longitudinais Enrico A. Colosimo Departamento de Estatística Universidade Federal de Minas Gerais http://www.est.ufmg.br/

Leia mais

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Metodologia Científica Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Pesquisa Experimental Introdução Abordagem quantitativa Adequado para

Leia mais

Princípios de Bioestatística Desenho de Estudos Clínicos

Princípios de Bioestatística Desenho de Estudos Clínicos 1/47 Princípios de Bioestatística Desenho de Estudos Clínicos Enrico A. Colosimo/UFMG Depto. Estatística - ICEx - UFMG 2/47 Pesquisa Clínica Pergunta Tipo de Desenho Desenho Estudo Efeitos (coorte, idade,

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS MEDIÇÕES PRECISÃO E ACURÁCIA. Objetivo Minimizar o erro das medições

PLANEJAMENTO DAS MEDIÇÕES PRECISÃO E ACURÁCIA. Objetivo Minimizar o erro das medições PLANEJAMENTO DAS MEDIÇÕES PRECISÃO E ACURÁCIA Objetivo Minimizar o erro das medições PLANEJAMENTO DAS MEDIÇÕES: PRECISÃO E ACURÁCIA As medidas descrevem fenômenos que podem ser analisados estatisticamente

Leia mais

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade

Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Mestrado e Doutorado em Controladoria e Contabilidade Análise Multivariada Aplicada à Contabilidade Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes www.marcelobotelho.com mbotelho@usp.br Turma: 2º / 2016 1 Agenda

Leia mais

O uso de algoritmos de emparelhamento - matching

O uso de algoritmos de emparelhamento - matching Técnicas econométricas para avaliação de impacto O uso de algoritmos de emparelhamento - matching Bruno César Araújo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA Brasília, 7 de maio de 2008 Pergunta da

Leia mais

Desenhos de estudos científicos. Heitor Carvalho Gomes

Desenhos de estudos científicos. Heitor Carvalho Gomes Desenhos de estudos científicos Heitor Carvalho Gomes 2016 01 01 01 Desenhos de estudos científicos Introdução Epidemiologia clínica (Epidemiologia + Medicina Clínica)- trata da metodologia das

Leia mais

ESTUDOS: EXPLICANDO O PROBLEMA

ESTUDOS: EXPLICANDO O PROBLEMA ESTUDOS: EXPLICANDO O PROBLEMA Estudo Caso-Controle e de Intervenção Tipos de estudos epidemiológicos ESTUDOS DESCRITIVOS DE ÂMBITO CLÍNICO urelato de caso ou Série de casos u Coorte clínica ou estudo

Leia mais

Delineamento de Estudos em Epidemiologia Nutricional

Delineamento de Estudos em Epidemiologia Nutricional Delineamento de Estudos em Epidemiologia Nutricional Profª. Drª Marly Augusto Cardoso Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, USP e-maile mail: marlyac@usp usp.br Nutrição Humana Visa o conhecimento

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA ANALÍTICA: ESTUDOS DE COORTE

EPIDEMIOLOGIA ANALÍTICA: ESTUDOS DE COORTE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA EPIDEMIOLOGIA ANALÍTICA: ESTUDOS DE COORTE 2018 - I www.epi.uff.br Prof Cynthia Boschi O que são estudos epidemiológicos Estudos

Leia mais

31/01/2017. Investigação em saúde. serviços de saúde

31/01/2017. Investigação em saúde. serviços de saúde 1 saúde Investigação descritiva da experiência da doença e percepção da saúde e da doença serviços de saúde Avaliação dos serviços de saúde em relação à sua adequação, eficácia e custo 2 1 saúde serviços

Leia mais

Tipos de estudos epidemiológicos

Tipos de estudos epidemiológicos Tipos de estudos epidemiológicos Vítor Salvador Picão Gonçalves Universidade de Brasília Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária Laboratório de Epidemiologia Veterinária - EpiPlan Objetivos da aula

Leia mais

AULA 09 Análise de regressão múltipla com informações qualitativas

AULA 09 Análise de regressão múltipla com informações qualitativas 1 AULA 09 Análise de regressão múltipla com informações qualitativas Ernesto F. L. Amaral 25 de julho de 2013 Análise de Regressão Linear (MQ 2013) www.ernestoamaral.com/mq13reg.html Fonte: Wooldridge,

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL MESTRADO. Candidato:

PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL MESTRADO. Candidato: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS DA SAÚDE Processo seletivo 2018 PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Departamento de Epidemiologia. Estudos Observacionais transversais

Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Departamento de Epidemiologia. Estudos Observacionais transversais Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Departamento de Epidemiologia Estudos Observacionais transversais Estudos Transversais Estudos Transversais - Os estudos transversais ou de prevalência

Leia mais

Correlação e Regressão

Correlação e Regressão Correlação e Regressão Vamos começar com um exemplo: Temos abaixo uma amostra do tempo de serviço de 10 funcionários de uma companhia de seguros e o número de clientes que cada um possui. Será que existe

Leia mais

Econometria para Avaliação de Políticas Públicas

Econometria para Avaliação de Políticas Públicas Aula 5: Regressão com Descontinuidade Itaú Social 18/01/2016 Origem O Método Regressão Descontínua Thisthlewaite e Cook (1960) Estimar o impacto de um prémio por mérito no futuro desempenho acadêmico.

Leia mais

HOSPITAL MOINHOS DE VENTO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU: FISIOTERAPIA HOSPITALAR

HOSPITAL MOINHOS DE VENTO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU: FISIOTERAPIA HOSPITALAR HOSPITAL MOINHOS DE VENTO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU: FISIOTERAPIA HOSPITALAR TÍTULO DO TRABALHO Autores (aluno 1, Filippin, LI 2, da Cunha,LS 3 ) 1 Fisioterapeuta, aluna

Leia mais

ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL - EPPGG

ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL - EPPGG ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL - EPPGG PROVA DO MÓDULO 5 Políticas Públicas Prof. Fábio Moura - Prof. Paulo Jannuzi - Prof. José Roberto Andrade NOME: NÚMERO DE INSCRIÇÃO: DATA:

Leia mais

Avaliação de Políticas Públicas Aplicada ao Programa Bolsa Família

Avaliação de Políticas Públicas Aplicada ao Programa Bolsa Família Universidade de Brasília IE Departamento de Estatística Estágio Supervisionado 2 Avaliação de Políticas Públicas Aplicada ao Programa Bolsa Família Camila Neves Souto Laís Raiane Miguel Amaral Relatório

Leia mais

Cap. 1 - O Papel da Estatística na Engenharia 1. Objetivos de Aprendizagem. UFMG-ICEx-EST-027/031 14/08/ :27. Cap. 1 - O Papel da Estatística na

Cap. 1 - O Papel da Estatística na Engenharia 1. Objetivos de Aprendizagem. UFMG-ICEx-EST-027/031 14/08/ :27. Cap. 1 - O Papel da Estatística na -027/031 14/08/2018 20:27 1 ESQUEMA DO CAPÍTULO O Papel da Estatística na 1.1 O MÉTODO DE ENGENHARIA E O JULGAMENTO ESTATÍSTICO 1.1.1 e resolução de problemas 1.1.2 1.2 COLETA DE DADOS EM ENGENHARIA 1.3

Leia mais

Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental

Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental Saúde Pública Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental Tema 8 Estudos em Epidemiologia Bloco 1 Danielle Cristina Garbuio Objetivo da aula Apresentar os principais desenhos de pesquisa em epidemiologia.

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA ANALÍTICA: Validade em estudos epidemiológicos observacionais

EPIDEMIOLOGIA ANALÍTICA: Validade em estudos epidemiológicos observacionais UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA EPIDEMIOLOGIA ANALÍTICA: Validade em estudos epidemiológicos observacionais 2018 - I www.epi.uff.br Prof Cynthia Boschi Validade

Leia mais

O Papel da Estatística na Engenharia

O Papel da Estatística na Engenharia O Papel da Estatística na ESQUEMA DO CAPÍTULO 1.1 O MÉTODO DE ENGENHARIA E O JULGAMENTO ESTATÍSTICO 1.1.1 e resolução de problemas 1.1.2 Julgamento Estatístico 1.2 COLETA DE DADOS EM ENGENHARIA 1.3 MODELOS

Leia mais

Testes de Significância Estatística para Avaliação de Algoritmos

Testes de Significância Estatística para Avaliação de Algoritmos Testes de Significância Estatística para Avaliação de Algoritmos Prof. Eduardo R. Hruschka Departamento de Ciências de Computação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) Universidade de

Leia mais

Tipo de estudos epidemiológicos

Tipo de estudos epidemiológicos Tipo de estudos epidemiológicos Observacionais: A causa (exposição) e o efeito (desfecho) são mensurados em um único momento no tempo. Parte-se da exposição (presente/ausente) e, em pelo menos em um momento

Leia mais