Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /"

Transcrição

1 Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

2 MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 03 Tema: Técnicas comuns de ataques: Ataques para obtenção de informações Tópico do Plano de Ensino: 03

3 ATAQUES NA INTERNET

4 ATAQUES NA INTERNET Ataques costumam ocorrer na Internet com diversos objetivos, visando diferentes alvos e usando variadas técnicas. Alguns motivos para ataques são: Demonstração de poder; Prestígio; Motivações financeiras; Motivações ideológicas; Motivações comerciais

5 ATAQUES PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES Obtenção de informações Dumpster diving (ou trashing) Engenharia social Scanning Fingerprint Outros

6 LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES O processo de obtenção (levantamento) de informações (ou footprint ) representa, tipicamente, o estágio inicial de um ataque: Quanto maior a quantidade de informações sobre o alvo, maior a probabilidade do ataque ser bem sucedido. É nesta etapa que, geralmente, o atacante costuma gastar a maior parte de seu tempo (cerca de 70% do tempo gasto no ataque);

7 ALGUMAS INFORMAÇÕES DESEJADAS Informações sobre pessoas chave e contatos da organização ou pessoa alvo; Informações sobre a rede e seus serviços e aplicações; Qualquer outra informação que possa ser útil no ataque.

8 TÉCNICAS PARA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES Dumpster diving (ou trashing); Engenharia social; Scanning; Fingerprint; Outros: Consultas aos servidores, serviços e aplicações; Páginas e mensagens de erro; Consultas a sites Internet; E, através de acesso físico, dentre outros.

9 DUMPSTER DIVING Dumpster diving (ou Trashing) é uma técnica que consiste em verificar o lixo do alvo, em busca de informações que possam facilitar o ataque: Informações sobre a organização ou pessoa alvo Documentos, procedimentos, s, logins, etc; Informações sobre a rede e seus serviços e aplicações Manuais, diagramas, senhas, versões de softwares, etc; Qualquer outra informação que possa ser útil no ataque.

10 DUMPSTER DIVING Está diretamente associada a fragilidade das pessoas em lidar com questões voltadas a segurança da informação. Neste caso, com enfoque na fragilidade no tratamento das informações descartadas no lixo.

11 DUMPSTER DIVING

12 ENGENHARIA SOCIAL Refere-se a técnica utilizada para persuadir o usuário a divulgar informações que possam ser úteis ao atacante. Informações sobre a organização ou pessoa alvo ( s, telefones, pessoas, procedimentos, senhas etc); Informações sobre a rede e seus serviços e aplicações Servidores, roteadores, firewalls, versões de softwares, etc; Qualquer outra informação que possa ser útil no ataque.

13 ENGENHARIA SOCIAL Utilizando a engenharia social o atacante explora o elo mais fraco da segurança: o usuário! Em nosso cenário cada vez mais digital, deve-se atentar para as informações divulgadas em redes sociais e páginas pessoais, dentre outras.

14 ENGENHARIA SOCIAL

15 ENGENHARIA SOCIAL

16 SCANNING Scanning (ou varredura) é uma técnica que consiste, basicamente, na identificação de quais hosts e seus respectivos serviços estão disponíveis na rede... Para essa identificação, utilizam-se: Scanners de portas: possibilitam a identificação de quais hosts e serviços estão disponíveis na rede; E, scanners de vulnerabilidades: possibilitam a identificação de quais hosts e serviços estão disponíveis na rede e identificam potenciais vulnerabilidades em tais hosts/serviços.

17 SCANNING A utilização de scanners também é extremamente importante para a auditoria da rede, com foco na identificação e resolução de eventuais vulnerabilidades.

18 SCANNING

19 SCANNING

20 FINGERPRINT É uma técnica que consiste na identificação da versão do sistema operacional e/ou dos serviços do host alvo. Normalmente, é realizado em conjunto da varredura de portas Scanning do host alvo, mas também pode ser realizado através: De banners e assinaturas do sistema e de seus serviços; Da análise de pacotes que trafegam pela rede; E, de particularidades de implementação da pilha TCP/IP.

21 FINGERPRINT Podem ser definidos como: Fingerprint passivo: realizado via sniffing ; E, fingerprint ativo: realizado via envio de requisições ao host alvo.

22 OUTRAS POSSÍVEIS FORMAS Através de consultas aos servidores, serviços e aplicações da rede; Através de páginas e mensagens de erro; Através de acesso físico; Através de sites Internet; Outras.

23 OUTRAS POSSÍVEIS FORMAS Independente do método utilizado, o objetivo é o mesmo: Obter a maior quantidade possível de informações sobre o alvo para que o ataque tenha uma maior probabilidade de ser bem sucedido.

24 EXPLORAÇÃO DE VULNERABILIDADE Uma vulnerabilidade é definida como uma condição que, quando explorada por um atacante, pode resultar em uma violação de segurança. Exemplos de vulnerabilidades são falhas no projeto, na implementação ou na configuração de programas, serviços ou equipamentos de rede.

25 EXPLORAÇÃO DE VULNERABILIDADE Um ataque de exploração de vulnerabilidades ocorre quando um atacante, utilizando-se de uma vulnerabilidade, tenta executar ações maliciosas, como invadir um sistema, acessar informações confidenciais, disparar ataques contra outros computadores ou tornar um serviço inacessível.

26 VARREDURA EM REDES (SCAN) Varredura em redes, ou scan, é uma técnica que consiste em efetuar buscas minuciosas em redes, com o objetivo de identificar computadores ativos e coletar informações sobre eles como, por exemplo, serviços disponibilizados e programas instalados.

27 VARREDURA EM REDES (SCAN) A varredura em redes e a exploração de vulnerabilidades associadas podem ser usadas de forma: Legítima: por pessoas devidamente autorizadas, para verificar a segurança de computadores e redes e, assim, tomar medidas corretivas e preventivas. Maliciosa: por atacantes, para explorar as vulnerabilidades encontradas nos serviços disponibilizados e nos programas instalados para a execução de atividades maliciosas.

28 FALSIFICAÇÃO DE ( SPOOFING) Falsificação de , ou spoofing, é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um , de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.

29 SPOOFING (EXEMPLO)

30 SPOOFING (EXEMPLO)

31 SPOOFING (EXEMPLO)

32 INTERCEPTAÇÃO DE TRÁFEGO (SNIFFING) Interceptação de tráfego, ou sniffing, é uma técnica que consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores, por meio do uso de programas específicos chamados de sniffers. Esta técnica pode ser utilizada de forma: Legítima: por administradores de redes, para detectar problemas, analisar desempenho e monitorar atividades maliciosas relativas aos computadores ou redes por eles administrados. Maliciosa: por atacantes, para capturar informações sensíveis, como senhas, números de cartão de crédito e o conteúdo de arquivos confidenciais que estejam trafegando por meio de conexões inseguras, ou seja, sem criptografia.

33 FORÇA BRUTA (FORCE BRUTE) Um ataque de força bruta, ou brute force, consiste em adivinhar, por tentativa e erro, um nome de usuário e senha e, assim, executar processos e acessar sites, computadores e serviços em nome e com os mesmos privilégios deste usuário.

34 FORÇA BRUTA Se um atacante tiver conhecimento do seu nome de usuário e da sua senha ele pode efetuar ações maliciosas em seu nome como, por exemplo: trocar a sua senha, dificultando que você acesse novamente o site ou computador invadido; invadir o serviço de que você utiliza e ter acesso ao conteúdo das suas mensagens e à sua lista de contatos, além de poder enviar mensagens em seu nome; acessar a sua rede social e enviar mensagens aos seus seguidores contendo códigos maliciosos ou alterar as suas opções de privacidade; invadir o seu computador e, de acordo com as permissões do seu usuário, executar ações, como apagar arquivos, obter informações confidenciais e instalar códigos maliciosos.

35 DESFIGURAÇÃO DE PÁGINA (DEFACEMENT) Desfiguração de página, defacement ou pichação, é uma técnica que consiste em alterar o conteúdo da página Web de um site. As principais formas que um são: explorar erros da aplicação Web; explorar vulnerabilidades do servidor de aplicação Web; explorar vulnerabilidades da linguagem de programação ou dos pacotes utilizados no desenvolvimento da aplicação Web; invadir o servidor onde a aplicação Web está hospedada e alterar diretamente os arquivos que compõem o site; furtar senhas de acesso à interface Web usada para administração remota.

36 DÚVIDAS? PERGUNTAS? ANGÚSTIAS? AFLIÇÕES?

37 Prof. André Luís Belini / Blog: Página:

Segurança da Informação

Segurança da Informação Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação Segurança da Informação

Leia mais

INTERNET E SEGURANÇA DOS DADOS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro

INTERNET E SEGURANÇA DOS DADOS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro INTERNET E SEGURANÇA DOS DADOS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Internet Quem controla a Internet? A principal razão pela qual a Internet funciona tão bem, deve-se

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEG Aula N : 06 Tema: Ataques de Negação

Leia mais

SEGURANÇA NA INTERNET

SEGURANÇA NA INTERNET Disponível em: http://segurancaprivadadobrasil.files.wordpress.com/2009/07/seguranca_net_-_cadeado.jpg SEGURANÇA NA INTERNET Maria Beatrís Zielinski Tracienski SEGURANÇA DOS COMPUTADORES: INTRODUÇÃO Um

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 10 Tema: Segurança em sistemas

Leia mais

Sistemas para Internet 06 Ataques na Internet

Sistemas para Internet 06 Ataques na Internet Sistemas para Internet 06 Ataques na Internet Uma visão geral dos ataques listados na Cartilha de Segurança para Internet do CGI Comitê Gestor da Internet Componente Curricular: Bases da Internet Professor:

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTERFACE HOMEM COMPUTADOR (IHC) Aula N

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 06 Tema: Fundamentos da inteligência

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEG Aula N : 11 Tema: Servidores Proxies

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 11 Tema:

Leia mais

Pen Test. Pen Test. Pen Test. Processo de identificar e explorar vulnerabilidades ataques lógicos ataques físicos engenharia social

Pen Test. Pen Test. Pen Test. Processo de identificar e explorar vulnerabilidades ataques lógicos ataques físicos engenharia social Prof. Luiz A. Nascimento Segurança da Informação Faculdade Nossa Cidade 2 Penetration Test Teste de Penetração ou Invasão Processo de identificar e explorar vulnerabilidades ataques lógicos ataques físicos

Leia mais

Introdução em Segurança de Redes

Introdução em Segurança de Redes Introdução em Segurança de Redes Introdução Nas últimas décadas as organizações passaram por importantes mudanças Processamento das informações Antes: realizado por meios físicos e administrativos Depois:

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 02 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Levantamento de informação (Fingerprint)

Levantamento de informação (Fingerprint) Levantamento de informação (Fingerprint) Continuação... Prof. Pedro Filho Objetivos Mapear hosts ativos na rede Obter versões dos sistemas operacionais Entender aquisição de banners Identificar os serviços

Leia mais

Segurança da Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Segurança da Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Segurança da Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Em um mundo onde existe uma riqueza de informação, existe frequentemente uma pobreza de atenção. Ken Mehlman Desde o surgimento da internet, a busca

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: QUALIDADE DE SOFTWARE Aula N : 17 Tema:

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: Aula N : 03 Tema: Questões éticas e sociais

Leia mais

20º Fórum de Certificação para Produtos de Telecomunicações 30 de novembro de 2016 Campinas, SP

20º Fórum de Certificação para Produtos de Telecomunicações 30 de novembro de 2016 Campinas, SP 20º Fórum de Certificação para Produtos de Telecomunicações 30 de novembro de 2016 Campinas, SP Problemas de Segurança e Incidentes com CPEs e Outros Dispositivos Cristine Hoepers cristine@cert.br Incidentes

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTERFACE HOMEM COMPUTADOR (IHC) Aula N

Leia mais

SEGURANÇA DIGITAL GUIA RÁPIDO PARA SÍNDICO, CORPO DIRETIVO E PORTARIA

SEGURANÇA DIGITAL GUIA RÁPIDO PARA SÍNDICO, CORPO DIRETIVO E PORTARIA SEGURANÇA DIGITAL GUIA RÁPIDO PARA SÍNDICO, CORPO DIRETIVO E PORTARIA 2016 BENEFÍCIOS DA INTERNET Encontrar antigos amigos, fazer novas amizades; Acessar sites de notícias e esportes; Participar de cursos

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 04 Tema:

Leia mais

Testes de Penetração: Força Bruta para Login em SSH

Testes de Penetração: Força Bruta para Login em SSH Testes de Penetração: Força Bruta para Login em SSH Segurança da Informação Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/sega6 charles.garrocho@ifsp.edu.br

Leia mais

Testes de Penetração: Explorador de Portas

Testes de Penetração: Explorador de Portas Testes de Penetração: Explorador de Portas Segurança da Informação Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/sega6 charles.garrocho@ifsp.edu.br

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR Nome: André Luís Belini

Leia mais

http://cartilha.cert.br/ Códigos maliciosos são usados como intermediários e possibilitam a prática de golpes, a realização de ataques e o envio de spam Códigos maliciosos, também conhecidos como pragas

Leia mais

Manual do Usuário Windows

Manual do Usuário Windows Manual do Usuário Windows 2016 - Versão 1.2.5 1 Índice 1 Índice... 2 2 O que é Vivo Wi-Fi Seguro... 3 3 Instalar o Vivo Wi-Fi Seguro... 4 4 Logar o Vivo Wi-fi Seguro... 6 5 Utilizar o Vivo Wi-fi Seguro...

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 10 Tema:

Leia mais

Book com terminologias DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Book com terminologias DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Book com terminologias DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO SUMÁRIO PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO... 3 OBJETIVOS DA SI... 3 PRINCÍPIOS DE SI... 3 ALGUNS CONCEITOS DE SI... 3 AMEAÇA INTELIGENTE... 3 ANTI-SPAM...

Leia mais

Segurança de Redes de Computadores

Segurança de Redes de Computadores Segurança de Redes de Computadores Aula 11 DoS (Denial of Service) DDoS (Distributed Denial of Service) Prática #4 Prof. Ricardo M. Marcacini ricardo.marcacini@ufms.br Curso: Sistemas de Informação 1º

Leia mais

DESCONTOS DE ATÉ 50%

DESCONTOS DE ATÉ 50% Quer participar das promoções do Ponto dos Concursos e ganhar descontos imperdíveis em tempo real durante este evento? DESCONTOS DE ATÉ 50% Neste exato momento o professor Marco Antonio Macarrão (32 98475-5021)

Leia mais

Ataque em Sistemas Distribuídos Site :

Ataque em Sistemas Distribuídos Site : Faculdade de Engenharia da Computação Disciplina: Segurança Aplicada à Computação Ataque em Sistemas Distribuídos Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html / / h Prof. Responsáveis Wagner Santos C.

Leia mais

SNORT. Sistema de Detecção de Intrusão de Rede. Amanda Argou Vilnei Neves REDES II

SNORT. Sistema de Detecção de Intrusão de Rede. Amanda Argou Vilnei Neves REDES II SNORT Sistema de Detecção de Intrusão de Rede Amanda Argou Vilnei Neves SUMÁRIO Introdução; SNORT Motivações; Características; Objetivos; NIDS; Vantagens; Desvantagens; Exemplo de Topologia; Sensor; Funcionamento;

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO EDITAL 100/2017

PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO EDITAL 100/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO EDITAL 100/2017 CADERNO DE QUESTÕES Nome e assinatura do candidato ************************* INSTRUÇÕES ************************** Este caderno possui 12 (doze) questões,

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 05 Tema:

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO DE BIOMETRIAS VIA IP UTILIZANDO O SOFTWARE DA LINEAR

PROCEDIMENTO DE CONFIGURAÇÃO DE BIOMETRIAS VIA IP UTILIZANDO O SOFTWARE DA LINEAR Antes de iniciar o procedimento, recomendamos que o administrador da rede seja consultado. No site www.linear-hcs.com.br, vá na aba Softwares HCS e selecione a opção Software Guarita IP : Clique em baixar:

Leia mais

Declaração de Segurança

Declaração de Segurança Declaração de Segurança Benchmarking Online de RH 15 5 2017 Benchmarking Online de Indicadores de RH - BenchOnline Declaração de Segurança Sumário Autenticação do usuário... 3 Senhas... 3 Criptografia

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTERFACE HOMEM COMPUTADOR (IHC) Aula N

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 05 Tema: Gerenciamento

Leia mais

DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com Bens jurídicos peculiares à informática Crimes digitais e suas modalidades Relações

Leia mais

Detecção de Intrusão. Intrusão. Intruso. É o processo pelo qual algo tenta violar uma sistema.

Detecção de Intrusão. Intrusão. Intruso. É o processo pelo qual algo tenta violar uma sistema. Detecção de Intrusão Disciplina: Auditoria de Sistemas Prof. Luiz Antonio Curso: Segurança Patrimonial Intrusão É o processo pelo qual algo tenta violar uma sistema. A intrusão pode ser de fora ou de elementos

Leia mais

Transferência de Arquivo: Protocolo FTP

Transferência de Arquivo: Protocolo FTP Para iniciar uma sessão FTP (File Transfer Protocol) típica e acessar uma conta, o usuário deve fornecer uma identificação e uma senha; Após a identificação o usuário pode realizar operações de transferência

Leia mais

PALESTRA. E E por falar em Segurança...

PALESTRA. E E por falar em Segurança... PALESTRA E E por falar em Segurança... O que vamos ver Conceitos e Termos Resultados da Mini Pesquisa Por que estamos falando em Segurança Programas Maliciosos Spam O que vamos ver também Engenharia Social

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO PROJETOS Aula N : 12 Tema: Gerenciamento

Leia mais

INTRODUÇÃO À SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

INTRODUÇÃO À SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PROF. REGINALDO CAMPOS regis.campos@uol.com.br INTRODUÇÃO À SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Lista de Disciplinas 2 INTRODUÇÃO À SEGURANÇA

Leia mais

Plano de Segurança da Informação. Política de Segurança

Plano de Segurança da Informação. Política de Segurança Plano de Segurança da Informação Inicialmente, deve se possuir a percepção de que a segurança da informação deve respeitar os seguintes critérios: autenticidade, não repúdio, privacidade e auditoria. Também

Leia mais

Firewall. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Firewall. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Firewall Prof. Marciano dos Santos Dionizio Firewall (definições) Por que do nome firewall? Antigamente, quando as casas eram feitas de madeira o fogo era um grande problema, pois se alastrava facilmente

Leia mais

Ransomware. < >

Ransomware. <Nome> <Instituição> < > Ransomware Agenda Ransomware Como se prevenir Outros cuidados a serem tomados Créditos Mantenha-se informado Ransomware (1/4) Programa que torna inacessíveis os dados armazenados

Leia mais

Guia de dupla autenticação

Guia de dupla autenticação Guia de dupla autenticação Indice Guia de Dupla Autenticação 1. Introdução à Dupla Autenticação: O que é? 4 Ataques às senhas 6 Força Bruta 6 Malware 6 Phishing 6 Ataques a servidores 6 2. Como configurar

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula N : 06 Tema:

Leia mais

Manual de Instalação NF-e Captura Express

Manual de Instalação NF-e Captura Express Manual de Instalação NF-e Captura Express Versão 1.1 Abril 2012 1 Controle de Alterações Nome Data Versão Observação Marcello Paz 20/04/2012 1.0 Criação do documento Thaís Oliveira 03/01/2014 1.1 Atualização

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula N : 16 Tema:

Leia mais

Firewalls. Carlos Gustavo A. da Rocha. ASSR

Firewalls. Carlos Gustavo A. da Rocha. ASSR Carlos Gustavo A. da Rocha Introdução Um Firewall cria uma barreira através da qual todo o tráfego que deixa ou chega a uma rede deve passar Suas regras ditam quais tráfegos estão autorizados a passar

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com INTERNET Surgiu através de pesquisas e projetos voltados para o Departamento de Defesa Norte-Americano

Leia mais

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows.

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. AULA 7: Remote Desktop Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. Ferramentas: Máquina Virtual Windows 2003 Server; Máquina Virtual

Leia mais

MITO OU VERDADE? 11/02/2013 MITO OU VERDADE? MITO OU VERDADE? MITO OU VERDADE? Dois antivírus funcionam melhor que um?

MITO OU VERDADE? 11/02/2013 MITO OU VERDADE? MITO OU VERDADE? MITO OU VERDADE? Dois antivírus funcionam melhor que um? Você é capaz de dizer se um firewall substitui um antivírus? E se o computador do usuário está sujeito a ser infectado só de visitar uma página da web? Por mais que especialistas alertem "instale um antivírus",

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 15 Tema:

Leia mais

Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação

Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação Manual SAC Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação Última atualização em: 12/06/2017 Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 - Porto Alegre, RS http://www.procergs.com.br SAC:

Leia mais

Universidade Tuiuti do Paraná Faculdade de Ciências Exatas. Serviços de rede. Acesso Remoto SSH / TENET / VNC / RDP (TS)

Universidade Tuiuti do Paraná Faculdade de Ciências Exatas. Serviços de rede. Acesso Remoto SSH / TENET / VNC / RDP (TS) Universidade Tuiuti do Paraná Faculdade de Ciências Exatas Serviços de rede Acesso Remoto SSH / TENET / VNC / RDP (TS) 1 André Luiz andreluizsp@gmail.com Acesso Remoto Terminal virtual da rede: fornecedor

Leia mais

Ataques para obtenção de informações

Ataques para obtenção de informações Ataques para obtenção de informações Técnicas: Dumpster diving ou Trashing Engenharia Social Eavesdropping ou Packet Sniffing Scanning War dialing Firewalking Ataques para obtenção de informações Dumpster

Leia mais

Antes de mais nada, temos que avaliar

Antes de mais nada, temos que avaliar Antes de mais nada, temos que avaliar Segurança em Desenvolvimento de Software Realizar uma avaliação das ameaças; Dos pontos críticos da aplicação; Dos ativos valiosos; Da legislação aplicável; Das salvaguardas

Leia mais

Cibersegurança no ambiente acadêmico. Italo Valcy Salvador BA, 27/Set/2016

Cibersegurança no ambiente acadêmico. Italo Valcy Salvador BA, 27/Set/2016 Cibersegurança no ambiente acadêmico Italo Valcy Salvador BA, 27/Set/2016 Estrutura do ETIR-UFBA Serviços do ETIR-UFBA ETIR-UFBA Reativos Pró-ativos Qualidade Serviços do ETIR-UFBA

Leia mais

Informática. Professor: Diego Oliveira. Conteúdo 02: Segurança da Informação

Informática. Professor: Diego Oliveira. Conteúdo 02: Segurança da Informação Informática Professor: Diego Oliveira Conteúdo 02: Segurança da Informação Conteúdo da Aula Tipos de Ataque Golpes na Internet Ataques na Internet Malwares Spam Outros Riscos Mecanismos de Segurança Segurança

Leia mais

Cartilha de Segurança para Internet Parte III: Privacidade

Cartilha de Segurança para Internet Parte III: Privacidade Cartilha de Segurança para Internet Parte III: Privacidade NIC BR Security Office nbso@nic.br Versão 2.0 11 de março de 2003 Resumo Esta parte da Cartilha discute questões relacionadas à privacidade do

Leia mais

Sistemas de Detecção de Intrusão

Sistemas de Detecção de Intrusão Sistemas de Detecção de Intrusão Gabriel Antonio Fontes Rebello Matheus Lemos dos Reis Rafael Gonçalves Damasceno Raphael Oliveira Sathler de Souza Rodrigo Carvalho Ribeiro de Jesus Contexto para Sistemas

Leia mais

Segurança da informação

Segurança da informação Segurança da informação FATEC Americana Tecnologia em Análise de Sistemas e Tecnologias da Informação Diagnóstico e solução de problemas de TI Prof. Humberto Celeste Innarelli Conteúdo Introdução Segurança

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 12 Tema:

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Firewalls Reginaldo Campos 1

Firewalls Reginaldo Campos 1 Firewalls Reginaldo Campos 1 Roteiro Introdução Características do Firewall Tipo de Firewall Filtro de Pacotes Servidores Proxy Tipos avançados de Firewall Bastion Host Firewalls híbridos 2 Roteiro (cont)

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 02/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 02/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 02/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Prof. Ravel Silva (https://www.facebook.com/professorravelsilva) SIMULADO 01 - PERITO PF QUESTÕES

Prof. Ravel Silva (https://www.facebook.com/professorravelsilva) SIMULADO 01 - PERITO PF QUESTÕES Orientações aos alunos: 1. Este simulado visa auxiliar os alunos que estão se preparando para o cargo de Perito da Polícia Federal. 2. O Simulado contém 10 questões estilo CESPE (Certo e Errado) sobre

Leia mais

Segurança de Sistemas

Segurança de Sistemas Segurança de Sistemas Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas de Informação Anhanguera Taboão da Serra Segurança dos dados. Como se proteger? Controle de acesso Senhas Criptografia Backup

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Política de Privacidade 1. Introdução 1.1 Estamos empenhados em guardar com segurança a privacidade dos visitantes do nosso site; nesta política, vamos explicar como vamos tratar a sua informação pessoal.

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula N : 15 Tema:

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL A CRIMES CIBERNÉTICOS.

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL A CRIMES CIBERNÉTICOS. FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Tecnologia em Segurança da Informação Aldo Filho Jordan Hugs Liniker Lettierre Rony Carneiro LEGISLAÇÃO APLICÁVEL A CRIMES CIBERNÉTICOS. Marcelo Almeida Gonzaga GOIÂNIA,

Leia mais

JOGOS MASSIVOS PELA INTERNET

JOGOS MASSIVOS PELA INTERNET Jogos Massivos pela Internet Aula 5 Segurança Ao conectar um computador a uma rede, é necessário que tome as providencias para se certificar que esta nova máquina conectada possa não vir a ser um portão

Leia mais

SOLO NETWORK. Guia De Criptografia

SOLO NETWORK. Guia De Criptografia (11) 4062-6971 (21) 4062-6971 (31) 4062-6971 (41) 4062-6971 (48) 4062-6971 (51) 4062-6971 (61) 4062-6971 (71) 4062-7479 SO LO N ET W O RK Guia De Criptografia (11) 4062-6971 (21) 4062-6971 (31) 4062-6971

Leia mais

Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais

Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais 1 de 5 09/08/2012 12:57 Criando laboratórios de teste e cobaias virtuais A instalação do sistema operacional na máquina virtual segue o mesmo procedimento de uma instalação em máquina real. O VirtualBox

Leia mais

Manual do usuário people

Manual do usuário people Manual do usuário people http://people.ufpr.br/ Sumário 1. O que é?... 3 2. Como é feito o acesso... 3 3. O Que pode ser feito no people.ufpr.br?... 3 4. Espaço de Armazenamento... 3 5. Como é feito a

Leia mais

Gerenciamento de Redes. Alan Santos

Gerenciamento de Redes. Alan Santos Gerenciamento de Redes Alan Santos Ciclo de gerenciamento Quando falamos de gerenciamento de redes devemos primeiro estabelecer o que será gerenciado e o que se espera como resultado desse gerenciamento.

Leia mais

Informática Básica. Aula 05 Segurança e HTML

Informática Básica. Aula 05 Segurança e HTML Informática Básica Aula 05 Segurança e HTML Segurança Para o uso seguro da Internet, os usuários devem tomar alguns cuidados ao navegar por páginas em busca de conhecimento ou divertimento. Além dos conhecidos

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula N : 14 Tema:

Leia mais

Laudo resumido do Pentest do sistema ALVO no ambiente da empresa CLIENTE ALVO

Laudo resumido do Pentest do sistema ALVO no ambiente da empresa CLIENTE ALVO Laudo resumido do Pentest do sistema ALVO no ambiente da empresa CLIENTE ALVO Requerente: DIRETOR DA EMPRESA ALVO. Pentester: Petter Anderson Lopes. Período: de 10/2015 a 06/2016. Modelo: Gray Hat. Ambiente:

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação Segurança da Informação Segurança da Informação Segurança da Informação Vídeo Inicial https://www.youtube.com/watch?v=0tdhj9vruwu Eduardo Gouveia de Castro - Trajetória Bacharelem Administração de Empresas

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: MATÉRIA: INTERFACE HOMEM COMPUTADOR (IHC)

Leia mais

Auditoria e Segurança de Sistemas -Segurança em Redes de Computadores

Auditoria e Segurança de Sistemas -Segurança em Redes de Computadores Auditoria e Segurança de Sistemas -Segurança em Redes de Computadores Adriano J. Holanda 26/8/2016 Referências Criptografia e Segurança de Computadores. William Stallings, Capítulo 1. Pearson, 6 a edição,

Leia mais

Manual de Instalação. Software de Token Safenet 9.0 Mac

Manual de Instalação. Software de Token Safenet 9.0 Mac Software de Token Safenet 9.0 Mac Informação Pública: este documento foi classificado pela área de Certificação Digital e o acesso está autorizado aos clientes, visando auxiliá-los na instalação de Informação

Leia mais

Gerenciamento de Redes: Protocolo SNMP

Gerenciamento de Redes: Protocolo SNMP Gerenciamento de Redes: Protocolo SNMP Protocolo SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol Protocolo Simples de Gerência de Rede) é um protocolo usado para gerenciar redes TCP/IP complexas. Com

Leia mais

WWW = WORLD WIDE WEB

WWW = WORLD WIDE WEB Internet WWW = WORLD WIDE WEB DOWNLOAD/UPLOAD Navegadores Motores de Busca Dica de Pesquisa 1) Frases explícitas: professortonzera, informática para concursos 2) Professortonzera facebook 3) Pesquisas

Leia mais

Introdução a Segurança de Redes Segurança da Informação. Filipe Raulino filipe.raulino@ifrn.edu.br

Introdução a Segurança de Redes Segurança da Informação. Filipe Raulino filipe.raulino@ifrn.edu.br Introdução a Segurança de Redes Segurança da Informação Filipe Raulino filipe.raulino@ifrn.edu.br Objetivos Entender a necessidade de segurança da informação no contexto atual de redes de computadores;

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO 1. É uma técnica de fraude online usada por criminosos para persuadi-lo

Leia mais

Criptografia e Certificação Digital Oitava Aula. Prof. Frederico Sauer, D.Sc.

Criptografia e Certificação Digital Oitava Aula. Prof. Frederico Sauer, D.Sc. Criptografia e Certificação Digital Oitava Aula Prof. Frederico Sauer, D.Sc. Detecção de Intrusos Intrusos são pessoas ou programas que acessam indevidamente sistemas alheios Categorias: Mascarader faz-se

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação Segurança da Informação Professor: Cleber Schroeder Fonseca cleberfonseca@charqueadas.ifsul.edu.br 8 1 SEGURANÇA EM REDES DE COMPUTADORES 2 Segurança em redes de computadores Consiste na provisão de políticas

Leia mais

Manual do Usuário Android

Manual do Usuário Android Manual do Usuário Vivo Wi-Fi Seguro Manual do Usuário Android 2016 - Versão 1.2.0 1 Manual do Usuário Vivo Wi-Fi Seguro 1 Índice 1 Índice... 2 2 O que é Vivo Wi-Fi Seguro... 3 3 Instalar o Vivo Wi-Fi Seguro...

Leia mais

Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor

Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor Aula #231 EBS 211 POO e UML Prof Luiz Fernando S Coletta luizfsc@tupaunespbr Campus de Tupã Roteiro Rede de computadores; Aplicação cliente/servidor; Sockets

Leia mais

Segurança - Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Segurança. Mundo Virtual X Mundo Real 18/08/11. Segurança em Redes de Computadores

Segurança - Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Segurança. Mundo Virtual X Mundo Real 18/08/11. Segurança em Redes de Computadores Segurança - Conceitos Básicos Segurança em Redes de Computadores Conceitos Básicos O que é? É a condição de estar protegido de perigo ou perda. tem que ser comparada e contrastada com outros conceitos

Leia mais

CEA463 SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS

CEA463 SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS CEA463 SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS Universidade Federal de Ouro Preto Profa. Msc. Helen de DECEA Cássia / S. João da Monlevade Costa Lima Universidade Federal de Ouro Preto Definição

Leia mais

CARTILHA DE SEGURANÇA PREVENÇÃO À FRAUDES

CARTILHA DE SEGURANÇA PREVENÇÃO À FRAUDES CARTILHA DE SEGURANÇA PREVENÇÃO À FRAUDES INTERNET NA INTERNET Seus dados pessoais e bancários são confidenciais e, para que não caiam nas mãos de pessoas indesejáveis, antes de digitar sua senha no internet

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1 Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda

Leia mais

6 PLANEJAMENTO DE SI 6.1 Planejamento de Segurança da Informação

6 PLANEJAMENTO DE SI 6.1 Planejamento de Segurança da Informação 6 PLANEJAMENTO DE SI 6.1 Planejamento de Segurança da Informação O Planejamento de Segurança é algo necessário para bom funcionamento da empresa como um todo. Ao contrário do que se pensa, o Planejamento

Leia mais