MISSÃO aumento da competitividade desenvolvimento e difusão cultura prátic conhecimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MISSÃO aumento da competitividade desenvolvimento e difusão cultura prátic conhecimento"

Transcrição

1

2 NOVEMBRO 2009

3 Associação empresarial sem fins lucrativos Criada em 2003 Iniciativa do Presidente da República Dr. Jorge Sampaio 117 empresas associadas (VN M, VAB M - 14% do PIB) MISSÃO Promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no País

4

5 O que é? Uma iniciativa da COTEC Apoia os promotores de projectos de base tecnológica no processo de comercialização de tecnologias. Fornecendo serviços específicos para a criação de valor. Facilitando o acesso a financiamento nas diferentes fases de desenvolvimento dos projectos.

6 A missão Transformar conhecimento em valor económico, apoiando: a criação de empresas high-tech/highgrowth. o licenciamento de tecnologias. a criação de empresas tech-based/medium- growth.

7 A criação de valor? $ t

8 As áreas de apoio Formação num ambiente multidisciplinar. Aconselhamento na área da propriedade intelectual. Acesso a financiamento. Apoio no desenvolvimento da prova-de-conceito. Market intelligence. Apoio em questões regulamentares. Apoio no desenvolvimento do plano de negócios. Apoio ao licenciamento.

9 Os tipos de projectos HIGH-TECH / HIGH-GROWTH (OU LICENCIAMENTO) Características da tecnologia: assente em ciência world class que fornece características únicas à tecnologia. Estado mínimo de desenvolvimento: ideia assente numa sólida base científica. Propriedade intelectual: tecnologia protegida ou protegível. Potencial de mercado: produtos, processos ou serviços gerados pela tecnologia competitivos em mercados globais.

10 Os tipos de projectos TECH BASED / MEDIUM-GROWTH Características da tecnologia: conceito de produto, processo ou serviço assente numa sólida base científica. Estado mínimo de desenvolvimento: conceito pronto para prototipagem. Propriedade intelectual: não necessita de protecção. Potencial de mercado: produtos, processos ou serviços gerados pelo conceito competitivos em mercados locais / regionais.

11

12 O que é? Acção de formação centrada na avaliação de tecnologias propostas por investigadores, com potencial para gerar projectos high-tech / high-growth, tendo os objectivos de: Avaliar o potencial comercial dos produtos, processos ou serviços gerados pelas tecnologias propostas pelos investigadores. Induzir competências na área de comercialização de tecnologias.

13 Quem participa? EQUIPAS CONSTITUÍDAS POR: Investigadores: proponentes das tecnologias Estudantes de MBA / Executivos de suporte: facilitadores do processo de comercialização Executivo de conteúdo: facilitador do processo de comercialização e do networking para a avaliação do valor comercial das tecnologias. A candidatura é apresentada pelos investigadores. Os estudantes de MBA e os executivos são escolhidos depois da selecção das tecnologias.

14 Formulário de candidatura A EQUIPA: A1. Identificação do PIs que propõe a equipa A2. Identificação dos investigadores que participarão na acção PARA CADA TECNOLOGIA (I) PROPOSTA PELA EQUIPA: Bi. Identificação dos investigadores envolvidos no desenvolvimento da tecnologia Ci. Descrição da ciência ou tecnologia Di. Características únicas da ciência ou tecnologia Ei. Aplicações potenciais Fi. Referências Gi. Propriedade intelectual.

15 Critérios de selecção Qualidade da informação fornecida no formulário de candidatura. Amplitude das tecnologias: capacidade para suportar uma gama alargada de diferentes produtos. Profundidade das tecnologias: possuírem características únicas e serem competitivas a nível mundial. Coesão da proposta: forte interligação entre os investigadores e entre estes e as tecnologias. Direito de utilização da propriedade intelectual.

16 Calendários das candidaturas Data limite da submissão das candidaturas dos investigadores: de 22 Janeiro de 2010 Comunicação dos resultados do processo de selecção: 12 de Fevereiro de 2010

17 Calendários da acção EGP-UPBS Início: 16 de Março de 2010 Apresentações finais: 6 e 8 de Julho de 2010 Sessões semanais: Semanas sem o Centro HiTEC: 3as. Feiras, 14h30 18h30: Sessão em sala 3as. Feiras, 18h30 20h00: Trabalho em grupo Semanas com o Centro HiTEC: 3as. Feiras, 14h30 15h30: Sessão em sala 3as. Feiras, 15h30 20:00: Trabalho em grupo 4as Feiras, 14h30 17h30: Trabalho em grupo

18 Calendários da acção ISCTE Início: 18 de Março de 2010 Apresentações finais: 6 e 8 de Julho de 2010 Sessões semanais: Semanas sem o Centro HiTEC: 5as. Feiras, 14h30 18h30: Sessão em sala 5as. Feiras, 18h30 20h00: Trabalho em grupo Semanas com o Centro HiTEC: 5as. Feiras, 14h30 15h30: Sessão em sala 5as. Feiras, 15h30 20:00: Trabalho em grupo 6as Feiras, 9h30 13h00: Trabalho em grupo

19 Workload Sessões em sala: TEC: 16 horas (16 x 1) Seminários: 30 horas (10 x 3) Reuniões com executivos: Semanais: 21 horas (1,5 x 14) Reuniões com a NCSU: 5 semanas x 2 reuniões: 10horas (5x2x1) Trabalho em grupo: >8horas/semana: 128 horas (16x8)

20

21

22 HIGH-TECH / HIGH-GROWTH (OU LICENCIAMENTO)

23 O QUE É? A fase de desenvolvimento da prova de conceito tecnológico. QUEM PARTICIPA? Os promotores com uma tecnologia licenciada e cujo projecto foi aprovado pelo Comité Consultivo do Act. COMO CANDIDATAR-SE? Submeter um projecto de negócios e o roadmap de desenvolvimento da prova de conceito. não requerido aos participantes no COHiTEC

24 QUANDO DECORRE? Aberto em permanência e pode durar até 2 anos. QUEM APOIA? A Equipa e a Rede de Suporte do Act. QUEM FINANCIA? O Fundo ACTec (gerido pela Inovcapital) investe até contra uma participação na startup entre 25% e 50%. ONDE DECORRE? Onde os promotores quiserem, mas o Act pode ajudar a encontrar um local adequado.

25 O QUE É? A fase de desenvolvimento do plano de negócio/licenciamento. QUEM PARTICIPA? Os promotores com uma tecnologia licenciada, um conceito provado e cujo projecto foi aprovado pelo Comité Consultivo do Act. COMO CANDIDATAR-SE? Submeter um projecto de negócios e a demonstração de que o conceito está provado. não aplicável aos participantes no Act to Prove não aplicável aos participantes no COHiTEC ou Act to Prove

26 QUANDO DECORRE? Aberto em permanência e pode durar até 6 meses. QUEM APOIA? A Equipa e a Rede de Suporte do Act e uma equipa de gestão sugerida pela COTEC. QUEM FINANCIA? O Fundo IAPMEI (gerido pela COTEC) investe até Se o projecto for comercializado, a startup ou o licenciador têm que devolver o dobro do montante investido pelo Fundo. ONDE DECORRE? Onde os promotores quiserem, mas o Act pode ajudar a encontrar um local adequado.

27 O QUE É? A fase de atracção e negociação com potenciais investidores ou licenciadores. Começa com uma apresentação a potenciais investidores ou licenciadores, seleccionados pelos promotores com a colaboração da COTEC. QUEM PARTICIPA? Os promotores que participaram no Act to Enhance. QUEM APOIA? A Equipa e membros da Rede de Suporte do Act. QUANDO DECORRE? Depois do plano de negócios / licenciamento estar concluído.

28 TECH-BASED / MEDIUM-GROWTH

29 O QUE É? Uma ferramenta online de auto-avaliação dos produtos, processos ou serviços propostos pelos promotores. QUEM PARTICIPA? Os promotores que desenvolveram o conceito de um produto, processo ou serviço com potencial para gerar uma startup tech-based / medium-growth. COMO CANDIDATAR-SE? Usando a ferramenta online. QUANDO DECORRE? Em permanência a partir de Abril de 2010.

30 O QUE É? A fase de desenvolvimento do protótipo. QUEM PARTICIPA? Os promotores que (i) submeterem uma candidatura usando a ferramenta de autoavaliação ou (ii) participaram no COHiTEC com uma tecnologia que revelou se tech-based / medium-growth e cujo projecto seja aprovado pelo Comité Consultivo do Act. COMO CANDIDATAR-SE? Submeter a candidatura online e o roadmap de desenvolvimento da prova de conceito.

31 QUANDO DECORRE? Aberto em permanência e pode durar até 1 ano. QUEM APOIA? A Equipa e a Rede de Suporte do Act. QUEM FINANCIA? O Fundo ACTec (gerido pela Inovcapital) investe até contra uma participação na startup entre 25% e 50%. ONDE DECORRE? Onde os promotores quiserem, mas o Act pode ajudar a encontrar um local adequado.

32 O QUE É? A fase de desenvolvimento do plano de negócios. QUEM PARTICIPA? Os promotores com um protótipo funcional que participaram no Act to Prove. COMO CANDIDATAR-SE? Automático, após a conclusão do Act to Prove. QUANDO DECORRE? Depois de concluído o protótipo e pode durar até 6 meses.

33 QUEM FINANCIA? Está incluído no investimento do Fundo ACTec. ONDE DECORRE? Onde os promotores quiserem, mas o Act pode ajudar a encontrar um local adequado.

34 O QUE É? A fase de atracção e negociação com potenciais investidores. Começa com uma apresentação a potenciais investidores, seleccionados pelos promotores com a colaboração da COTEC. QUEM PARTICIPA? Os promotores que participaram no Act to Enhance. QUEM APOIA? A Equipa e membros da Rede de Suporte do Act. QUANDO DECORRE? Depois do plano de negócios estar concluído.

35 Em resumo... Se tem uma ideia que pode gerar um negócio de elevado potencial de crescimento, candidate-se ao Programa COHiTEC a porta de entrada no Act para projectos high-tech / high-growth. Se tem um conceito de produto, processo ou serviço que pode gerar um negócio de médio potencial de crescimento, autoavalie a sua ideia de negócio online (a partir de Abril), candidatando-se assim ao Act para projectos tech-based / medium-growth.

36 Contactos Rua de Salazares, Porto Portugal Phone: Fax: Web site:

37

38

Conferência Internacional Inovação em Turismo 7 de Outubro de 2011 Escola de Hotelaria e Turismo de Faro

Conferência Internacional Inovação em Turismo 7 de Outubro de 2011 Escola de Hotelaria e Turismo de Faro Conferência Internacional Inovação em Turismo 7 de Outubro de 2011 Escola de Hotelaria e Turismo de Faro Origem? Associação Empresarial sem fins lucrativos Criada em 2003 Iniciativa do então Presidente

Leia mais

Divulgação do Programa +E + I

Divulgação do Programa +E + I Divulgação do Programa +E + I Objectivos Mobilizar o país para o desenvolvimento e o aumento da competitividade, evidenciando a importância social e económica do empreendedorismo e da inovação, para esse

Leia mais

O QUE É O PASSAPORTE PARA O EMPREENDEDORISMO

O QUE É O PASSAPORTE PARA O EMPREENDEDORISMO O QUE É O PASSAPORTE PARA O EMPREENDEDORISMO Promover o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo inovador: com potencial de elevado crescimento; para jovens com qualificações superiores; APOIOS

Leia mais

MANUAL DA INCUBADORA DO TAGUSPARK (2012)

MANUAL DA INCUBADORA DO TAGUSPARK (2012) MANUAL DA INCUBADORA DO TAGUSPARK (2012) Versão: V2 Data: Agosto de 2012 Índice 1. Introdução... 3 2. Âmbito... 3 3. Modelo de incubação... 4 3.1 Pré-Incubação... 4 3.2 Incubação... 4 3.3 Desenvolvimento

Leia mais

REGRAS DE EXECUÇÃO DA INICIATIVA NEOTEC. Artigo 1.º. Objecto

REGRAS DE EXECUÇÃO DA INICIATIVA NEOTEC. Artigo 1.º. Objecto REGRAS DE EXECUÇÃO DA INICIATIVA NEOTEC Artigo 1.º Objecto As presentes regras visam definir as condições de acesso e de atribuição de financiamento a projectos no âmbito da Iniciativa NEOTEC, através

Leia mais

FORMULÁRIO PARA CANDIDATURAS DE PROJECTOS DE EVANGELISMO A FINANCIAMENTO PELA ASI

FORMULÁRIO PARA CANDIDATURAS DE PROJECTOS DE EVANGELISMO A FINANCIAMENTO PELA ASI FORMULÁRIO PARA CANDIDATURAS DE PROJECTOS DE EVANGELISMO A FINANCIAMENTO PELA ASI Estimado amigo (a), Muito obrigado pela sua intenção de se candidatar a fundos da ASI para projetos de evangelismo. Cada

Leia mais

REGULAMENTO DA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DO PROJETO EMPREENDER +

REGULAMENTO DA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DO PROJETO EMPREENDER + REGULAMENTO DA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DO PROJETO EMPREENDER + 1 1. ENQUADRAMENTO a. O projecto EMPREENDER+ é uma Ação Coletiva, dinamizada pela NERSANT, que visa promover o empreendedorismo qualificado

Leia mais

CURSO DE EMPREENDEDORISMO DE BASE TECNOLÓGICA

CURSO DE EMPREENDEDORISMO DE BASE TECNOLÓGICA Resumo CURSO DE EMPREENDEDORISMO DE BASE TECNOLÓGICA Numa realidade onde......a transposição do conhecimento científico e tecnológico gerado nas universidades para o mundo empresarial é por vezes difícil

Leia mais

Valorização do Conhecimento

Valorização do Conhecimento UATEC @ Valorização do Conhecimento Universidade de Aveiro José Paulo Rainho rainho@ua.pt José Paulo Rainho, 2009 Portugal. Direitos Reservados. UATEC Unidade de Transferência de Tecnologia UATEC criada

Leia mais

Candidaturas até 7 de Novembro 2014 REGULAMENTO

Candidaturas até 7 de Novembro 2014 REGULAMENTO Candidaturas até 7 de Novembro 2014 REGULAMENTO ENQUADRAMENTO E INFORMAÇÃO GERAL O Concurso de Ideias de Negócio é um projecto da ANJE, criado em 1997, com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional

Leia mais

Vale na Hora Vale I&DT / Vale Inovação

Vale na Hora Vale I&DT / Vale Inovação A inovação não é um estado de graça...... é uma competência! Vale na Hora Vale I&DT / Vale Inovação Luísa Seabra Contactos Consultora em Inovação e TT Matosinhos, 30 de Junho de 2009 R. Dr. Afonso Cordeiro

Leia mais

REGULAMENTO DO 2º CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO NO ÂMBITO DO PROJETO INCUBAR+LEZIRIA

REGULAMENTO DO 2º CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO NO ÂMBITO DO PROJETO INCUBAR+LEZIRIA REGULAMENTO DO 2º CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO NO ÂMBITO DO PROJETO INCUBAR+LEZIRIA 1. ENQUADRAMENTO 1 a. O projecto INCUBAR+LEZIRIA é uma Ação Coletiva, dinamizada pela NERSANT, INSTITUTO POLITÉCNICO

Leia mais

Patrocinadores: Concurso de Ideias promovido pela OTIC UTL

Patrocinadores: Concurso de Ideias promovido pela OTIC UTL Patrocinadores: Concurso de Ideias promovido pela OTIC UTL Preâmbulo A Oficina de Transferência de Tecnologia e de Conhecimento da Universidade Técnica de Lisboa (OTIC UTL) com o lançamento do concurso

Leia mais

WORKSHOP I&D E ACTIVIDADES DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS CIS 2008 E IPCTN08 - OS INSTRUMENTOS OFICIAIS DE LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO

WORKSHOP I&D E ACTIVIDADES DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS CIS 2008 E IPCTN08 - OS INSTRUMENTOS OFICIAIS DE LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO WORKSHOP I&D E ACTIVIDADES DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS CIS 2008 E IPCTN08 - OS INSTRUMENTOS OFICIAIS DE LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO Enquadramento da Iniciativa da COTEC Desenvolvimento Sustentado da Inovação

Leia mais

A StartUp BUZZ Mapping the route to your entrepreneurial dreams

A StartUp BUZZ Mapping the route to your entrepreneurial dreams A StartUp BUZZ Mapping the route to your entrepreneurial dreams A StartUp BUZZ é uma organização dedicada a promover o empreendedorismo e inspirar os jovens a adoptarem uma atitude audaz face a um mundo

Leia mais

FINANCIAMENTO E CAPITAL DE RISCO

FINANCIAMENTO E CAPITAL DE RISCO FINANCIAMENTO E CAPITAL DE RISCO FINOVA O FINOVA - Fundo de Apoio ao Financiamento à Inovação - criado através do Decreto-lei n.º 175/2008, de 26 de Agosto, como instrumento para a concretização dos objectivos

Leia mais

LAB2INNOVATION CONCURSO DE IDEIAS E PROGRAMA DE PRÉ-ACELERAÇÃO DE IDEIAS

LAB2INNOVATION CONCURSO DE IDEIAS E PROGRAMA DE PRÉ-ACELERAÇÃO DE IDEIAS LAB2INNOVATION CONCURSO DE IDEIAS E PROGRAMA DE PRÉ-ACELERAÇÃO DE IDEIAS REGULAMENTO Preâmbulo O projeto Lab2Business, operação NORTE-01-0246-FEDER-000011, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DO 1º CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO NO ÂMBITO DO PROJETO INCUBAR+LEZIRIA

REGULAMENTO DO 1º CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO NO ÂMBITO DO PROJETO INCUBAR+LEZIRIA REGULAMENTO DO 1º CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO NO ÂMBITO DO PROJETO INCUBAR+LEZIRIA 1. ENQUADRAMENTO 1 a. O projecto INCUBAR+LEZIRIA é uma Ação Coletiva, dinamizada pela NERSANT, INSTITUTO POLITÉCNICO

Leia mais

ACELERA + PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE NOVOS PROJETOS EMPRESARIAIS. Workshops de Trabalho e Capacitação Start-ups e Empreendedores

ACELERA + PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE NOVOS PROJETOS EMPRESARIAIS. Workshops de Trabalho e Capacitação Start-ups e Empreendedores ACELERA + PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE NOVOS PROJETOS EMPRESARIAIS Workshops de Trabalho e Capacitação Start-ups e Empreendedores Objetivos Dotar os jovens empreendedores de conhecimentos e competências-base

Leia mais

REGULAMENTO DO 4º CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO NO ÂMBITO DO PROJETO INCUBAR+LEZIRIA

REGULAMENTO DO 4º CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO NO ÂMBITO DO PROJETO INCUBAR+LEZIRIA REGULAMENTO DO 4º CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO NO ÂMBITO DO PROJETO INCUBAR+LEZIRIA 1. ENQUADRAMENTO 1 a. O projecto INCUBAR+LEZIRIA é uma Ação Coletiva, dinamizada pela NERSANT, INSTITUTO POLITÉCNICO

Leia mais

Relatório de Actividades e Contas 2010 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES E CONTAS 2010

Relatório de Actividades e Contas 2010 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES E CONTAS 2010 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES E CONTAS 2010 1. Concurso Realiza o Teu Sonho Objectivo: Apoiar os Portugueses a transformarem os seus sonhos/ideias num conceito de negócio, com especial enfoque para aqueles

Leia mais

REGULAMENTO PRÉMIO PORTOJÓIA DESIGN

REGULAMENTO PRÉMIO PORTOJÓIA DESIGN REGULAMENTO PRÉMIO PORTOJÓIA DESIGN 1. Âmbito O prémio PORTOJÓIA Design é organizado pela EXPONOR Feira Internacional do Porto, no âmbito da PORTOJÓIA 2010 Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria

Leia mais

Selecção de Projectos, Edição 2013/2014 Regulamento ÍNDICE. 01. Introdução. 02. Objectivos. 03. Organização e Contactos. 04. Condições de participação

Selecção de Projectos, Edição 2013/2014 Regulamento ÍNDICE. 01. Introdução. 02. Objectivos. 03. Organização e Contactos. 04. Condições de participação Selecção de Projectos, Edição 2013/2014 Regulamento ÍNDICE 01. Introdução 02. Objectivos 03. Organização e Contactos 04. Condições de participação 05. Impedimentos 06. Elementos a Apresentar 07. Modo de

Leia mais

AÇÃO 2. Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude. Capacitação no Domínio da Juventude. Parcerias no Setor das Competências

AÇÃO 2. Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude. Capacitação no Domínio da Juventude. Parcerias no Setor das Competências AÇÃO 2 COOPERAÇÃO PARA A INOVAÇÃO E O INTERCÂMBIO DE BOAS PRÁTICAS A B Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude Capacitação no Domínio da Juventude Parcerias no Setor das Competências

Leia mais

«Business Ignition Programme» Regulamento Rules and Regulations

«Business Ignition Programme» Regulamento Rules and Regulations «Business Ignition Programme» Regulamento Rules and Regulations Setembro de 2017 Conteúdo ÂMBITO, FUNDAMENTO E OBJETO... 3 Artigo 1.º... 3 Objeto... 3 Artigo 2.º... 3 Fundamento e natureza jurídica...

Leia mais

Investigação em Benefício das PME

Investigação em Benefício das PME Investigação em Benefício das PME 7º Programa-Quadro de I&DT Marta Candeias, marta.candeias@fct.pt Ponto de Contacto Nacional Nanotecnologias, Materiais, Tecnologias de Produção (NMP) e PME O 7º Programa-Quadro

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE CANDIDATURA

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE CANDIDATURA GUIA PARA ELABORAÇÃO DE CANDIDATURA A elaboração e submissão de uma candidatura ao concurso IJUP Empresas é feita com base nas normas de participação constantes do Regulamento do Concurso que se encontra

Leia mais

BASE CONCEPTUAL DO CONCURSO FOMENTO DO EMPREENDEDORISMO NOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS

BASE CONCEPTUAL DO CONCURSO FOMENTO DO EMPREENDEDORISMO NOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS BASE CONCEPTUAL DO CONCURSO FOMENTO DO EMPREENDEDORISMO NOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS 1. Introdução Na sociedade do conhecimento o desenvolvimento económico é potenciado por empresas de base

Leia mais

«atrevo.me 15» concurso de ideias de negócio. REGULAMENTO Preâmbulo. O site oficial do Concurso é: doravante denominado Site

«atrevo.me 15» concurso de ideias de negócio. REGULAMENTO Preâmbulo. O site oficial do Concurso é:  doravante denominado Site «atrevo.me 15» concurso de ideias de negócio REGULAMENTO Preâmbulo A Universidade de Évora, através do Gabinete de Cooperação dos Serviços de Ciência, enquanto parte integrante do Serviço de Ciência e

Leia mais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA FREGUESIA DE CASTELO BRANCO 2019 REGULAMENTO

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA FREGUESIA DE CASTELO BRANCO 2019 REGULAMENTO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA FREGUESIA DE CASTELO BRANCO 2019 REGULAMENTO I. ÂMBITO A Freguesia de Castelo Branco pretende com o presente Orçamento Participativo (doravante designado OPFCB), promover a cidadania

Leia mais

Resultados do inquérito dirigido aos Associados

Resultados do inquérito dirigido aos Associados Resultados do inquérito dirigido aos Associados 1. Adequação da definição da Missão da COTEC Portugal: 2. Adequação da definição da Visão da COTEC Portugal: 3. Adequação da definição dos Eixos Estratégicos,

Leia mais

REDE PME INOVAÇÃO COTEC

REDE PME INOVAÇÃO COTEC REDE PME INOVAÇÃO COTEC INICIATIVA ENTIDADES REDE PME INOVAÇÃO COTEC Uma das três grandes áreas de intervençãoda COTEC Teve início em 2005, conjunto de 24 empresas, com os seguintes eixos estratégicos:

Leia mais

INFORMAÇÃO SOBRE O FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

INFORMAÇÃO SOBRE O FORMULÁRIO DE CANDIDATURA INFORMAÇÃO SOBRE O FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Com o propósito de ajudar no preenchimento do formulário de candidatura online, em letra Arial, tamanho 11, a informação necessária está resumida neste documento,

Leia mais

máxima de 2 minutos (em formato mp4 e a resolução mínima de 720px), no qual deverá ser

máxima de 2 minutos (em formato mp4 e a resolução mínima de 720px), no qual deverá ser ARRISCA C 2015 Concurso de Ideias e Planos de Negócio REGULAMENTO V1 1. Este concurso visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas.

Leia mais

Produtos e Serviços de Apoio à Internacionalização

Produtos e Serviços de Apoio à Internacionalização Produtos e Serviços de Apoio à Internacionalização Porto, 9 de Novembro de 2016 Internacionalização - Desafios Diversificar Mercados Crescimento Exportações: Alargar a Base Exportadora Produtos: Maior

Leia mais

ENCONTRO DO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL Maio 2018 Centro de Congressos de Lisboa

ENCONTRO DO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL Maio 2018 Centro de Congressos de Lisboa ENCONTRO DO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL 23 24 Maio 2018 Centro de Congressos de Lisboa 1 O QUE É Fórum C o n f e r ê n c i a s M o s t r a d e P r o d u t o s e S e r v i ç o s A p r e s e n t a

Leia mais

Mestrado em. ECONOMIA e GESTÃO INTERNACIONAL

Mestrado em. ECONOMIA e GESTÃO INTERNACIONAL Mestrado em ECONOMIA e GESTÃO INTERNACIONAL ANO LECTIVO 2011/2012 6. a EDIÇÃO Rui Henrique Alves (Vogal) Maria do Rosário Moreira (Vogal) Rosa Forte (Directora) Ana Paula Africano (Vogal) Raquel Meneses

Leia mais

RELAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA A ação da UATEC como Unidade de Interface Universidade- Empresa

RELAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA A ação da UATEC como Unidade de Interface Universidade- Empresa RELAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA A ação da UATEC como Unidade de Interface Universidade- Empresa Ana Teresa Pinto Gestora Sénior de Projetos, UATEC AIRV Associação Empresarial da Região de Viseu Viseu, 2 de

Leia mais

AVISO DE CONCURSO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR PARA REFUGIADOS EM PORTUGAL

AVISO DE CONCURSO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR PARA REFUGIADOS EM PORTUGAL AVISO DE CONCURSO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR PARA REFUGIADOS EM PORTUGAL Bolsas de estudos para o ensino superior (ano lectivo de 2019-2020) Documentos do Concurso Aviso

Leia mais

PROGRAMA INICIATIVAS EM SAÚDE PÚBLICA

PROGRAMA INICIATIVAS EM SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA INICIATIVAS EM SAÚDE PÚBLICA Manual de Preenchimento do Formulário de Candidatura As Candidaturas ao Programa "Iniciativas em Saúde Pública" decorrem por um período de dois meses e concretizam-se

Leia mais

Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação ADEI Rede Nacional de Incubadoras de Negócio RENI. Anúncio de Concurso

Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação ADEI Rede Nacional de Incubadoras de Negócio RENI. Anúncio de Concurso Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação ADEI Rede Nacional de Incubadoras de Negócio RENI Anúncio de Concurso Contratação de uma empresa especializada e qualificada para a prestação de serviço

Leia mais

Curso de Alta Direcção em Administração Pública, Edição Internacional. CADAP Internacional. Cooperação e Gestão Internacional

Curso de Alta Direcção em Administração Pública, Edição Internacional. CADAP Internacional. Cooperação e Gestão Internacional Curso de Alta Direcção em Administração Pública, Edição Internacional CADAP Internacional Cooperação e Gestão Internacional Presidente Honorário: Dr. Jorge Sampaio Janeiro Maio 2007 Índice ÍNDICE... 2

Leia mais

ANÚNCIO PARA PARTICIPAÇÃO NO LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA REDE DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS

ANÚNCIO PARA PARTICIPAÇÃO NO LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA REDE DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS ANÚNCIO PARA PARTICIPAÇÃO NO LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA REDE DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS PROCESSO DE MAPEAMENTO DAS INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS NACIONAIS 9 de agosto de 2016 Página 1 de 6 Índice

Leia mais

3. Os candidatos terão de fazer prova de conclusão de todas as unidades curriculares do 1.º ano curricular.

3. Os candidatos terão de fazer prova de conclusão de todas as unidades curriculares do 1.º ano curricular. 2. Os alunos de Mestrado Integrado só poderão apresentar candidatura enquanto estiverem inscritos no 1.º ciclo de estudos (ainda que estejam a frequentar o último ano). 3. Os candidatos terão de fazer

Leia mais

Associação NEST Centro de Inovação do Turismo Tourism Innovation Center

Associação NEST Centro de Inovação do Turismo Tourism Innovation Center Associação NEST Tourism Innovation Center Apresentação Sobre a Associação NEST A Associação NEST Centro de Inovação do Turismo foi constituída em 18 de fevereiro de 2019 por 8 entidades, na qualidade de

Leia mais

REGULAMENTO DAS BOLSAS DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO B2AVE BUSINESS TO AVE

REGULAMENTO DAS BOLSAS DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO B2AVE BUSINESS TO AVE REGULAMENTO DAS BOLSAS DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO B2AVE BUSINESS TO AVE P4E S PROMOÇÃO DO ESPÍRITO EMPREENDEDOR E ESTÍMULO AO EMPREGO Artigo 1º Âmbito Ao abrigo do programa B2AVE Programa de Estímulo

Leia mais

Sessão de Esclarecimento para Artesãos e Produtores Locais

Sessão de Esclarecimento para Artesãos e Produtores Locais Sessão de Esclarecimento para Artesãos e Produtores Locais Constância, 9 fevereiro 2018 Etelvina Nabais IAPMEI - Centro Apoio Empresarial Sul Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.* que tem por

Leia mais

CONCORRE, VENCE E CONCRETIZA A TUA IDEIA... MAIS DE EM PRÉMIOS

CONCORRE, VENCE E CONCRETIZA A TUA IDEIA... MAIS DE EM PRÉMIOS CONCORRE, VENCE E CONCRETIZA A TUA IDEIA... MAIS DE 50.000 EM PRÉMIOS IEP INNOVATION LAB 2017. APRESENTAÇÂO O IEP INNOVATION LAB 2017 visa promover a inovação tecnológica e a criação de novas técnicas

Leia mais

ADDICT. Plano de Actividades de Novembro de 2008

ADDICT. Plano de Actividades de Novembro de 2008 ADDICT Plano de Actividades 2009 26 de Novembro de 2008 Indústrias criativas: De que falamos? As actividades que têm a sua origem na criatividade individual, habilidade e talento e com potencial de criação

Leia mais

H ADOPÇÃO 62 QUEM PODE ADOPTAR UMA CRIANÇA OU UM JOVEM? 63 O QUE DEVE FAZER PARA SE CANDIDATAR A ADOPTANTE?

H ADOPÇÃO 62 QUEM PODE ADOPTAR UMA CRIANÇA OU UM JOVEM? 63 O QUE DEVE FAZER PARA SE CANDIDATAR A ADOPTANTE? 59 O QUE É A ADOPÇÃO? H ADOPÇÃO 60 QUAIS SÃO OS REQUISITOS GERAIS DA ADOPÇÃO? 61 QUEM PODE SER ADOPTADO? 62 QUEM PODE ADOPTAR UMA CRIANÇA OU UM JOVEM? 63 O QUE DEVE FAZER PARA SE CANDIDATAR A ADOPTANTE?

Leia mais

Promoção da Participação no 7º Programa Quadro de I&DT (União Europeia)

Promoção da Participação no 7º Programa Quadro de I&DT (União Europeia) Promoção da Participação no 7º Programa Quadro de I&DT (União Europeia) Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC) Maria José Caçador 12Março2012 Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC) Prosseguir objetivos

Leia mais

REGULAMENTO. Programa de incentivos à Produção Científica em Neurocirurgia, da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia. Artigo 1º. Objectivo e âmbito

REGULAMENTO. Programa de incentivos à Produção Científica em Neurocirurgia, da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia. Artigo 1º. Objectivo e âmbito REGULAMENTO Programa de incentivos à Produção Científica em Neurocirurgia, da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia Artigo 1º Objectivo e âmbito A Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia institui programa

Leia mais

Regulamento Maria de Sousa Summer Research Program 2017

Regulamento Maria de Sousa Summer Research Program 2017 Regulamento Maria de Sousa Summer Research Program 2017 Artigo 1º Objetivos do programa, montante e designação das bolsas 1. O programa Maria de Sousa Research Program pretende dar a oportunidade a estudantes

Leia mais

CONCURSOS DE 2013: Acesso das ONG aos apoios do Programa

CONCURSOS DE 2013: Acesso das ONG aos apoios do Programa CONCURSOS DE 2013: Acesso das ONG aos apoios do Programa FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN Nuno Venade* Lisboa, 22 de março de 2013 Índice 1 2 3 4 5 6 Introdução Concursos Candidaturas Admissibilidade Seleção

Leia mais

A APOSTA NA ENERGIA SUSTENTÁVEL

A APOSTA NA ENERGIA SUSTENTÁVEL A APOSTA NA ENERGIA SUSTENTÁVEL OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A ECONOMIA PORTUGUESA COIMBRA 25 Maio 202 6ª EXPO ENERGIA 8 Novembro 20 Painel Mercados emergentes nas energias renováveis: Tendências tecnológicas

Leia mais

Associação CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE. 15.Setembro.2008

Associação CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE. 15.Setembro.2008 Associação DESENVOLVIMENTO DE UM CLUSTER DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE 15.Setembro.2008 Estudo Macroeconómico Apresentação Pública do Estudo Macroeconómico 23.07.08 No âmbito do Estudo pretendeu-se

Leia mais

EEC Clusters. O Processo em Portugal

EEC Clusters. O Processo em Portugal EEC Clusters O Processo em Portugal Processo de Reconhecimento das EEC - Clusters Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC) Entende-se por EEC o conjunto coerente e estrategicamente justificado de iniciativas,

Leia mais

EESTÁGIO PROFISSIONAL

EESTÁGIO PROFISSIONAL CAPÍTULO I Artigo 1.º Regime aplicável 1. O presente regulamento refere-se aos procedimentos de regulação do Estágio do 1.º ano do ramo de Design, da licenciatura do Curso de Arte e Design da Escola Superior

Leia mais

Enquadramento/Considerandos

Enquadramento/Considerandos Enquadramento/Considerandos a. O MBIA Agrolab é uma iniciativa da MBIA McDonald s Business Initiative for Agriculture que pretende apoiar os jovens agricultores portugueses, promovendo o desenvolvimento

Leia mais

Concurso de Ideias de Negócios Criativas e Inovadoras

Concurso de Ideias de Negócios Criativas e Inovadoras Concurso de Ideias de Negócios Criativas e Inovadoras REGULAMENTO A Câmara Municipal da Boa Vista em parceria com a ADEI, no âmbito das suas politicas de promoção da competitividade e promoção do empreendedorismo

Leia mais

EDITAL N.º 1/2017 CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTO

EDITAL N.º 1/2017 CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTO EDITAL N.º 1/2017 CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTO O Doutoramento em Psicologia do ISCTE-IUL, Lisboa (PDPIUL), foi selecionado no âmbito do concurso para financiamento da Fundação

Leia mais

PRIMEIRA CONVOCATÓRIA PARA PARTICIPAÇÃO DE EMPREENDEDORES E INVESTIDORES NO PROJETO ESPOBAN

PRIMEIRA CONVOCATÓRIA PARA PARTICIPAÇÃO DE EMPREENDEDORES E INVESTIDORES NO PROJETO ESPOBAN PRIMEIRA CONVOCATÓRIA PARA PARTICIPAÇÃO DE EMPREENDEDORES E INVESTIDORES NO PROJETO ESPOBAN 15 de Junho a 15 de Julho de 2018 A Associação Nacional de Jovens Empresários participa como parceira no Projeto

Leia mais

(2004/C 73/13) Tendo em conta a comunicação da Comissão Investir na investigação: um plano de acção para a Europa COM(2003) 226 final;

(2004/C 73/13) Tendo em conta a comunicação da Comissão Investir na investigação: um plano de acção para a Europa COM(2003) 226 final; Parecer do Comité das Regiões sobre a «Comunicação da Comissão Investir na investigação: um plano de acção para a Europa» (2004/C 73/13) O COMITÉ DAS REGIÕES, Tendo em conta a comunicação da Comissão Investir

Leia mais

PRÉMIO MUNICIPAL EMPRESÁRIOS DO CONCELHO DE MOURA Critérios de Atribuição

PRÉMIO MUNICIPAL EMPRESÁRIOS DO CONCELHO DE MOURA Critérios de Atribuição PRÉMIO MUNICIPAL EMPRESÁRIOS DO CONCELHO DE MOURA Critérios de Atribuição Preâmbulo Os empresários assumem um papel preponderante no desenvolvimento do Concelho de Moura, o compromisso por eles assumido

Leia mais

SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC)

SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC) AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 02 / SIAC / 2011 SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC) Nos termos do Regulamento do SIAC, a apresentação de candidaturas processa-se, em regra, através

Leia mais

Doutoramento Gestão 2011/2012

Doutoramento Gestão 2011/2012 Doutoramento Gestão 2011/2012 O Programa O Programa de Doutoramento em Gestão (PDG) pretende proporcionar aos doutorandos uma compreensão profunda dos problemas de gestão e uma formação sólida em métodos

Leia mais

A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO NA INOVAÇÃO EMPRESARIAL

A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO NA INOVAÇÃO EMPRESARIAL A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO NA INOVAÇÃO EMPRESARIAL Março 17 José Carlos Caldeira jcaldeira@aninov.pt 1 DESAFIOS E OPORTUNIDADES Principais Alterações CADEIAS DE VALOR VERSUS SETORES (INTEGRAÇÃO, GLOBALIZAÇÃO)

Leia mais

TecCare - Investigação Experimental e Aplicada em Tecnologia dos Cuidados

TecCare - Investigação Experimental e Aplicada em Tecnologia dos Cuidados TecCare - Investigação Experimental e Aplicada em Tecnologia dos Cuidados REGULAMENTO DO TecCare Artigo 1.º - Objeto O TecCare é um Projeto integrador da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem

Leia mais

Contratação de Doutorados para o Sistema Científico e Tecnológico Nacional

Contratação de Doutorados para o Sistema Científico e Tecnológico Nacional 1 of 5 01/03/2010 10:03 Contratação de Doutorados para o Sistema Científico e Tecnológico Nacional Regulamento 2008 O programa do Governo e o seu Compromisso com a Ciência apontam o rápido desenvolvimento

Leia mais

Nós acreditamos na força da Inovação. Arrisca C 2012, grandes ideias, soluções inovadoras.

Nós acreditamos na força da Inovação. Arrisca C 2012, grandes ideias, soluções inovadoras. O Arrisca C 2012 chega com novidades e com uma vontade ainda maior de inovar. Nesta 5ª edição do concurso, a principal mudança refere-se a criação de uma nova Tipologia, a de Provas de Conceito dirigida

Leia mais

CONCURSO DE DESIGN DE MOBILIÁRIO ANTARTE/ UMA CASA PORTUGUESA

CONCURSO DE DESIGN DE MOBILIÁRIO ANTARTE/ UMA CASA PORTUGUESA REGULAMENTO Artigo 1º: Enquadramento O Concurso de Design de Mobiliário Antarte/Uma Casa Portuguesa é uma iniciativa da Antarte, no âmbito da sua parceria com Uma Casa Portuguesa. Tem como objectivo potenciar

Leia mais

A GESTÃO DA INOVAÇÃO APCER

A GESTÃO DA INOVAÇÃO APCER A GESTÃO DA INOVAÇÃO APCER A Gestão da Inovação Proposta de Utilização do Guia de Boas Práticas de IDI e das ferramentas desenvolvidas no âmbito da iniciativa DSIE da COTEC para o desenvolvimento do sistema

Leia mais

Painel: Casos de Inovação Tecnológica Bem Sucedidos. São Paulo Cidade da Inovação

Painel: Casos de Inovação Tecnológica Bem Sucedidos. São Paulo Cidade da Inovação Painel: Casos de Inovação Tecnológica Bem Sucedidos São Paulo Cidade da Inovação São Paulo 21_10_2013 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ESTRATÉGIA COMPETITIVA missão A missão da Anpei é: Estimular a Inovação Tecnológica

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização Fundação Ageas Agir com Coração Diretor(a) Célia Inácio Setor de Atividade Solidariedade Social Número de Efetivos 0 NIF 504 363 425 Morada Avenida do Mediterrâneo,

Leia mais

AVISO DE CONCURSO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR PARA REFUGIADOS EM PORTUGAL

AVISO DE CONCURSO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR PARA REFUGIADOS EM PORTUGAL AVISO DE CONCURSO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR PARA REFUGIADOS EM PORTUGAL Bolsas de estudos para o ensino superior (ano lectivo de 2017-2018) Documentos do Concurso Aviso

Leia mais

ARTIGO 1º - ÂMBITO ARTIGO 2º - ADMISSIBILIDADE DOS PROMOTORES

ARTIGO 1º - ÂMBITO ARTIGO 2º - ADMISSIBILIDADE DOS PROMOTORES ARTIGO 1º - ÂMBITO O NEWTON é um programa de aceleração promovido pela RIERC Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro, em parceria com o Turismo de Portugal I.P., que tem como objetivo apoiar projetos

Leia mais

REGULAMENTO PONTO VERDE OPEN INNOVATION

REGULAMENTO PONTO VERDE OPEN INNOVATION REGULAMENTO PONTO VERDE OPEN INNOVATION A Sociedade Ponto Verde, doravante designada SPV, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de

Leia mais

Bolsas asppa+ Regulamento para o ano de 2017

Bolsas asppa+ Regulamento para o ano de 2017 Bolsas asppa+ Regulamento para o ano de 2017 Bolsa asppa+: Suporte financeiro a um Português que, durante um período limitado de tempo, desenvolva um projecto profissional numa empresa ou Instituição alemã,

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO NO MAR MARE STARTUP E PRÉMIO MARE INOV-MONTEPIO.

PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO NO MAR MARE STARTUP E PRÉMIO MARE INOV-MONTEPIO. PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO NO MAR MARE STARTUP E PRÉMIO MARE INOV-MONTEPIO http://www.mare-startup.pt Objetivo A iniciativa MARE STARTUP pretende contribuir para o desenvolvimento da economia

Leia mais

Empresas e Empreendedores Temos bons Projetos mas não conseguimos nenhum apoio

Empresas e Empreendedores Temos bons Projetos mas não conseguimos nenhum apoio MARÍLIA Entidades de Apoio Temos recursos mas não encontramos bons Projetos para apoiar Empresas e Empreendedores Temos bons Projetos mas não conseguimos nenhum apoio? Alguns pontos de reflexão: Comunicação

Leia mais

Como preparar uma candidatura aos fundos da União Europeia Aspetos críticos

Como preparar uma candidatura aos fundos da União Europeia Aspetos críticos Como preparar uma candidatura aos fundos da União Europeia Aspetos críticos Ana Abrunhosa CENTRO 2020 Ana Sampaio PO ISE Fernando Alfaiate COMPETE 2020 Filipe Almeida EMPIS Estrutura Operacional do Portugal

Leia mais

REGULAMENTO. A Sanofi e o Jornal de Negócios lançam a 4ª edição do Prémio Saúde Sustentável.

REGULAMENTO. A Sanofi e o Jornal de Negócios lançam a 4ª edição do Prémio Saúde Sustentável. REGULAMENTO 0. Preâmbulo A Sanofi e o Jornal de Negócios lançam a 4ª edição do Prémio Saúde Sustentável. O Prémio conta com a parceria da Accenture, responsável pelo desenvolvimento da metodologia de avaliação.

Leia mais

Divulgação do Programa Estratégico +E + I. CIM Alto Minho Arcos de Valdevez

Divulgação do Programa Estratégico +E + I. CIM Alto Minho Arcos de Valdevez Divulgação do Programa Estratégico +E + I CIM Alto Minho Arcos de Valdevez 31.01.2013 O Programa +E+I O Empreendedorismo e a inovação são objectivos prioritários para o desenvolvimento e o aumento da competitividade

Leia mais

GT4 - Grupo de Trabalho sobre Análise Prospectiva

GT4 - Grupo de Trabalho sobre Análise Prospectiva 2011 GT4 - Grupo de Trabalho sobre Análise Prospectiva Estratégia e Programa de Acção (2011 2012) Coordenador: António Brandão Moniz GrEAT Grupo de Estudos de Avaliação de Tecnologia 2011 Índice Missão...2

Leia mais

ÁRVORE DE CONTEÚDOS. Secção Separador 1 Separador 2 Separador 3 Separador 4 Identificação Entidade Recursos Humanos (Entidades parceiras)*

ÁRVORE DE CONTEÚDOS. Secção Separador 1 Separador 2 Separador 3 Separador 4 Identificação Entidade Recursos Humanos (Entidades parceiras)* GUIA DE APOIO AO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE CANDIDATURA TIPOLOGIA DE OPERAÇÕES: 3.33 PROGRAMA DE PARCERIAS PARA O IMPACTO CONCURSO: POISE-39-2018-03 ÁRVORE DE CONTEÚDOS Secção Separador 1 Separador

Leia mais

Universidade dos Açores Departamento de Economia e Gestão GESTÃO DA INOVAÇÃO. Prof. João Pedro Couto Dra. Sandra Dias Faria

Universidade dos Açores Departamento de Economia e Gestão GESTÃO DA INOVAÇÃO. Prof. João Pedro Couto Dra. Sandra Dias Faria GESTÃO DA INOVAÇÃO Prof. João Pedro Couto Dra. Sandra Dias Faria Objectivos A disciplina de Gestão da Inovação propõe-se facultar aos alunos conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento tecnológico,

Leia mais

REGULAMENTO. A Sanofi e o Jornal de Negócios lançam a 6ª edição do Prémio Saúde Sustentável.

REGULAMENTO. A Sanofi e o Jornal de Negócios lançam a 6ª edição do Prémio Saúde Sustentável. REGULAMENTO 0. Preâmbulo A Sanofi e o Jornal de Negócios lançam a 6ª edição do Prémio Saúde Sustentável. O Prémio conta com a parceria da Accenture, responsável pelo desenvolvimento da metodologia de avaliação.

Leia mais

A AÇÃO DA AICEP NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS PORTUGUESAS

A AÇÃO DA AICEP NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS PORTUGUESAS A AÇÃO DA AICEP NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS PORTUGUESAS Leça da Palmeira 20 de Setembro de 2018 AS EXPORTAÇÕES SÃO O MOTOR DO CRESCIMENTO BALANÇA COMERCIAL DE BENS E SERVIÇOS 2017 Saldo 3.511 M

Leia mais

chamada pública 2019 prazo para submissão de propostas: início: 2 de maio de 2019 término: 11 de junho de 2019 às 23h59

chamada pública 2019 prazo para submissão de propostas: início: 2 de maio de 2019 término: 11 de junho de 2019 às 23h59 chamada pública 2019 prazo para submissão de propostas: início: 2 de maio de 2019 término: 11 de junho de 2019 às 23h59 (horário de Brasília) divulgacaocientifica@serrapilheira.org Introdução O Instituto

Leia mais

Queres aprender a contar uma história?

Queres aprender a contar uma história? REGULAMENTO A Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto entidade coordenadora da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da Comunidade dos Países de Língua

Leia mais

2019- 澳中致遠創新創業大賽 - 章程 -PT º Concurso de Inovação e Empreendedorismo de Parafuturo de Macau Estatuto

2019- 澳中致遠創新創業大賽 - 章程 -PT º Concurso de Inovação e Empreendedorismo de Parafuturo de Macau Estatuto 2019 2.º Concurso de Inovação e Empreendedorismo de Parafuturo de Macau Estatuto Organizadores: Parafuturo de Macau Investimento e Desenvolvimento Lda. Centro de Incubação de Negócios para os Jovens de

Leia mais

REPUBLICAÇÃO DO ANÚNCIO PARA PARTICIPAÇÃO NO LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA REDE DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS

REPUBLICAÇÃO DO ANÚNCIO PARA PARTICIPAÇÃO NO LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA REDE DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS REPUBLICAÇÃO DO ANÚNCIO PARA PARTICIPAÇÃO NO LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA REDE DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS PROCESSO DE MAPEAMENTO DAS INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS NACIONAIS (13 DE OUTUBRO DE 2016)

Leia mais

Plano de Atividades 2017

Plano de Atividades 2017 Plano de Atividades 2017 fevereiro 2017 1 2 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. GRANDES ÁREAS DE ATIVIDADE E ORGANIZAÇÃO INTERNA... 3 3. DETALHE DAS ÁREAS DE INTERVENÇÃO... 4 3.1 i4.0 - INDÚSTRIA 4.0... 4 3.2

Leia mais

No Plano Intermunicipal de Alinhamento com a Estratégia. Regional , os municípios identificaram como primeira

No Plano Intermunicipal de Alinhamento com a Estratégia. Regional , os municípios identificaram como primeira 1 No Plano Intermunicipal de Alinhamento com a Estratégia Regional 2014-2020, os municípios identificaram como primeira grande prioridade de aplicação dos recursos financeiros disponíveis para aquele período,

Leia mais