WORKSHOP SOBRE CONTROLOS INTERNOS Abril/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "WORKSHOP SOBRE CONTROLOS INTERNOS Abril/2016"

Transcrição

1 WORKSHOP SOBRE CONTROLOS INTERNOS Abril/2016

2 Organizações de todos os tipos e tamanhos enfrentam influências e fatores internos e externos que tornam incerto se e quando elas atingirão seus objetivos. O efeito que essa incerteza tem sobre os objetivos da organização é chamado de risco. ISO 31000:2009 Risk Management / Principles and Guidelines

3 Mas afinal, o que é risco? Workshop Sobre Controlos Internos

4 Risco é o efeito da incerteza sobre os objetivos. Esse efeito pode ser positivo se potencializar o alcance dos objetivos (oportunidades) ou negativo se dificultar ou impedir que os objetivos sejam alcançados (ameaças). Oportunidades EMPRESA Ameaças

5 O risco é, portanto, caracterizado pelos eventos potenciais e suas consequências, geralmente expresso em relação à sua probabilidade de ocorrência. Já a incerteza é o estado, mesmo que parcial, da deficiência das informações relacionadas a um evento, sua compreensão, seu conhecimento, sua consequência ou sua probabilidade. Risco Incerteza Possibilidade de Perdas

6

7 Suspendeu os negócios por falhas informáticas Setembro/2008 Paralisou a realização de negócios Janeiro/2012 Suspendeu os negócios por mais de três horas Julho/2015 Falha técnica suspende operações da bolsa de Moscou Setembro/2015

8

9

10 Risco Incerteza Possibilidade de Perdas Controle

11 O que é um Controle? Controle é qualquer ação ou atitude tomada pela empresa para gerir riscos e aumentar a probabilidade de que os objetivos e metas sejam alcançados.

12 O que é Controle Interno? Workshop Sobre Controlos Internos O Controle Interno compreende o plano de organização e todos os métodos e medidas adotadas na empresa para salvaguardar seus ativos, verificar a exatidão e fidelidade dos dados contábeis, desenvolver a eficiência nas operações e estimular o seguimento das diretrizes estabelecidas. Fonte: American Institute of Certified Public Accountants - AICPA

13 COSO Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission Em 1985, foi criado, nos Estados Unidos, a National Commission on Fraudulent Financial Reporting (Comissão Nacional sobre Fraudes em Relatórios Financeiros), uma iniciativa independente, para estudar as causas da ocorrência de fraudes nos relatórios financeiros/contábeis. Esta comissão era composta por representantes das principais associações de classe de profissionais ligados à área financeira. Seu primeiro objeto de estudo foram os controles internos.

14 COSO Evolução do Modelo Workshop Sobre Controlos Internos

15 COSO Evolução do Modelo Workshop Sobre Controlos Internos

16 COSO Evolução do Modelo NÃO MUDOU Definição de Controles Internos Três categorias de objetivos e cinco componentes do controle interno Cada um dos cinco componentes do controle interno são necessários para um processo de controle interno eficaz Papel importante do julgamento na concepção, implementação e operação de controles internos MUDOU Expansão dos objetivos de divulgação para além da divulgação de informações financeiras Governança função dos comitês, alinhamento com o modelo de negócio e responsabilidade das três linhas de defesa) Maior consideração quanto ao impacto de prestadores de serviços e outros terceiros que prestem serviços à empresa e afetem os controles internos Capacitar o sistema de controles internos para que se adapte e se adeque às mudanças no negócio.

17 COSO Objetivos Controle interno é um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados as operações, divulgação e conformidade. Eficiência e eficácia das operações: salvaguarda dos ativos da companhia, prevenção e detecção de fraudes e erros. Confiabilidade das Demonstrações Financeiras: exatidão, integridade e confiabilidade dos registros financeiros e contábeis. Conformidade com as leis e regulamentos vigentes: aderência às normas administrativas, às políticas da empresa e à legislação a qual está subordinada.

18 COSO Componentes Controle Interno é constituído por cinco componentes: Workshop Sobre Controlos Internos Ambiente de Controle Avaliação e Gerenciamento de Riscos Atividade de Controle Informação e Comunicação Monitoramento

19 COSO Componentes Workshop Sobre Controlos Internos Ambiente de Controle Dá o ritmo da organização, influenciando a consciência de controle das pessoas que nela trabalham. Serve de base aos demais componentes. Avaliação e Gerenciamento de Riscos Identificação e análise dos riscos relevantes que podem impedir a consecução dos objetivos. Atividade de Controle Políticas e procedimentos para assegurar que as diretrizes organizacionais sejam seguidas. Informação e Comunicação Identificação, captura e troca de informações em todos os níveis da organização. Monitoramento Processo que avalia a qualidade do desempenho dos controles internos.

20 COSO Ambiente de Controle Workshop Sobre Controlos Internos

21 COSO Ambiente de Controle Define o comportamento da Organização Influencia a consciência de controle das pessoas Estabelece uma disciplina e a estrutura para Controles Internos

22 COSO Princípios Workshop Sobre Controlos Internos

23 COSO Visão Geral Workshop Sobre Controlos Internos

24 COSO Visão Geral (Cubo) Workshop Sobre Controlos Internos

25 COSO Premissas do Modelo Ambiente Interno O ambiente interno fornece a base pela qual os riscos são identificados e abordados, inclusive a filosofia de gerenciamento de riscos, o apetite a risco, a integridade e os valores éticos.

26 COSO Premissas do Modelo (Continuação) Fixação de Objetivos Os objetivos da organização são fixados com base nos riscos e devem estar sempre alinhados com a estratégia da organização.

27 COSO Premissas do Modelo (Continuação) Identificação de Eventos Os eventos, internos ou externos, devem ser identificados, sempre que possível, e classificados em riscos ou oportunidades.

28 COSO Premissas do Modelo (Continuação) Avaliação de Riscos Os riscos são analisados considerando-se a sua probabilidade e seu impacto como base para determinar o modo pelo qual deverão ser administrados. Esses riscos são avaliados quanto à sua condição de inerentes e residuais.

29 COSO Premissas do Modelo (Continuação) Resposta ao Risco A administração escolhe as respostas aos riscos: evitar, aceitar, reduzir ou desenvolver medidas para alinhar os riscos à tolerância (apetite) a riscos da Organização.

30 COSO Premissas do Modelo (Continuação) Atividades de Controle Políticas e procedimentos que asseguram a correta resposta aos riscos. As atividades de controle, quando executadas tempestiva e adequadamente, permitem a redução ou a administração do risco. As atividades de controle podem ser de duas naturezas: (i) Preventivas ou (ii) Detectivas.

31 COSO Premissas do Modelo (Continuação) Informação e Comunicação Comunicar os riscos de forma consistente em todos os níveis da Organização.

32 COSO Premissas do Modelo (Continuação) Monitoramento Atividades gerenciais contínuas ou avaliações independentes monitoram a integridade do Sistema de Controles Internos e do processo de gestão de riscos.

33 Governança Corporativa Governança Corporativa é o conjunto de práticas, políticas de controle e processo de gestão baseado numa correta identificação dos riscos inerentes às operações e a consequente ação para garantir o máximo de eficiência em gestão.

34 As Três Linhas de Defesa Workshop Sobre Controlos Internos

35 As Três Linhas de Defesa Workshop Sobre Controlos Internos

36 As Três Linhas de Defesa Workshop Sobre Controlos Internos Quatro Funções-chave dos Gestores de Controles (2ª e 3ª Linha de Defesa)

37 Controles Internos Garantia de Sucesso de Uma Organização? A adequada execução das atividades de controle, somada a um processo eficiente de gerenciamento de riscos, permite que os objetivos de controle sejam cumpridos e haja razoável segurança para a Alta Administração no que se refere ao atingimento dos objetivos de negócio. Para o Modelo COSO, Controle Interno é um processo, definido e executado por pessoas.

38 Controles Internos Limitação As limitações dos Controles Internos podem ser resultados de: Workshop Sobre Controlos Internos Objetivos Os objetivos, que são uma condição prévia ao Controle Interno, podem não ser adequados Julgamento O julgamento humano no processo de tomada de decisões pode ser falho ou tendencioso Fator Humano Podem ocorrer falhas oriundas de erros humanos Neutralização Até que ponto a Administração da Empresa pode se sobrepor aos controles internos Conluio Capacidade da Administração, outros funcionários ou terceiros burlarem controles por meio de conluio Eventos Externos Eventos externos fogem ao controle da Empresa

39 Controles Internos Desafio Workshop Sobre Controlos Internos A função de Controle Interno oferece grandes desafios para as Organizações: Desafios Custo É preciso investir tempo e dinheiro para atender às exigências legais e regulamentares e assim se manter em Compliance. Falta de Automação Muitos dos controles em funcionamento nas Organizações são manuais e exigem grande esforço operacional e maiores investimentos. Retorno Sobre o Investimento Na maioria dos casos, os benefícios decorrentes dos investimentos em CI não são claramente visíveis. Implicações Eficiência As Organizações entendem que devem fazer algo para se tornarem mais eficientes na automatização e monitoração dos controles. Custo Benefício As Organizações podem não conseguir manter o nível de investimento necessário em CI para atender os requerimentos legais e regulamentares no longo prazo.

40 Obrigado!!! Sander Consultor Operacional MacroAnálise Consultoria Econômica Telemóvel (Angola) / (Brasil) sander@quottus.com.br

Avaliação de Riscos de Controle Interno e COSO. Prof. Jerônimo Antunes

Avaliação de Riscos de Controle Interno e COSO. Prof. Jerônimo Antunes Prof. Jerônimo Antunes 1 1. Controles Internos - Definição Conjunto de procedimentos adotados pelo Conselho de Administração, Direção e outros membros da organização, com o objetivo de proporcionar um

Leia mais

Auditoria Operacional e Contábil Prof. André Corrêa

Auditoria Operacional e Contábil Prof. André Corrêa Diretoria de Educação Continuada MBA - GESTÃO FINANCEIRA Auditoria Operacional e Contábil Prof. André Corrêa PRINCIPAIS OBJETIVOS DESTA AULA: 1. Estudar as normas de auditoria, sendo elas: profissionais,

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 4 3. DEFINIÇÕES... 4 4. FUNDAMENTAÇÃO... 5 5. REVISÃO DESTA

Leia mais

Política de Risco Operacional BM&FBOVESPA. Página 1

Política de Risco Operacional BM&FBOVESPA. Página 1 BM&FBOVESPA Página 1 Última revisão: abril de 2014 Índice 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. REFERÊNCIA... 3 4. CONCEITOS... 3 5. DIRETRIZES... 3 5.1. Seção A Comunicação e Consulta... 4 5.2. Seção

Leia mais

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA PCT 007 GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS Data: 29/10/2018 Página 1 de 6 1. OBJETIVO Disseminar a cultura de gestão de riscos e o ambiente de controle em todos níveis da organização,

Leia mais

POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL

POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL Informação Pública 13/5/2016 ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIA... 3 4 CONCEITOS... 3 5 DIRETRIZES... 4 6 RESPONSABILIDADES... 7 7 INFORMAÇÕES DE CONTROLE... 10 13/5/2016 Informação

Leia mais

COMPANHIA ABERTA (BRML3) CAPÍTULO I DEFINIÇÕES

COMPANHIA ABERTA (BRML3) CAPÍTULO I DEFINIÇÕES POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS br MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/MF Nº 06.977.745/0001-91 NIRE Nº 33.3.0028170-3 COMPANHIA ABERTA (BRML3) CAPÍTULO I DEFINIÇÕES 1.1. Os termos e expressões listados a seguir,

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Maio 2018

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Maio 2018 Política de Gerenciamento de Risco Operacional Maio 2018 Elaboração: Risco Aprovação: COMEX Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DEFINIÇÕES... 3 4. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA 2018

POLÍTICA CORPORATIVA 2018 CONTEÚDO 1. OBJETIVO Esta política propõe-se a orientar todos empregados da Companhia quanto às ações que visam reduzir às exposições aos riscos (incertezas), com o objetivo de assegurar que a identificação,

Leia mais

CONTROLES INTERNOS. Professor: Aluízio Barbosa

CONTROLES INTERNOS. Professor: Aluízio Barbosa Professor: Aluízio Barbosa UNIDADE 4 COSO Controles internos devem ser desenhados para suprir a busca do alcance aos melhores resultados mas dentro das regras de compliance. Efetividade e eficiência das

Leia mais

Gestão de Controles Internos COSO e as 3 Linhas de Defesa

Gestão de Controles Internos COSO e as 3 Linhas de Defesa Gestão de Controles Internos COSO e as 3 Linhas de Defesa Liane Angoti Controladoria-Geral do Distrito Federal Sumário Cenário COSO evolução e abordagens Modelo 3 Linhas de Defesa Experiência da CGDF Reflexão

Leia mais

#pública BB SEGURIDADE Política de Gerenciamento de Riscos, Controles Internos e Conformidade

#pública BB SEGURIDADE Política de Gerenciamento de Riscos, Controles Internos e Conformidade 1 Área Responsável 1.1 Superintendência de Riscos e Controles. 2 Abrangência 2.1 Esta política orienta o comportamento da BB Seguridade e suas sociedades controladas. Espera-se que as empresas coligadas

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A CAPÍTULO I OBJETIVO E ABRANGÊNCIA

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A CAPÍTULO I OBJETIVO E ABRANGÊNCIA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A CAPÍTULO I OBJETIVO E ABRANGÊNCIA 1.1 Definir os processos de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos inerentes

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Controles Internos Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Superintendência de Controles Internos e Gestão de Riscos - SUCIR Pré-aprovação Diretoria Colegiada

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA INSTITUCIONAL DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA INSTITUCIONAL DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS 1. INTRODUÇÃO A Política Institucional do Sistema de Controles Internos do Conglomerado Mercantil do Brasil baseia-se nas diretrizes do Conselho

Leia mais

COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS José Carlos da Silva Junior Controladoria Diretoria de Administração e Finanças

COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS José Carlos da Silva Junior Controladoria Diretoria de Administração e Finanças COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS José Carlos da Silva Junior Controladoria Diretoria de Administração e Finanças POLÍTICAS GOVERNANÇA REGRAS REGULAMENTOS COMPLIANCE LEIS REQUERIMENTOS RISCOS PADRÕES BENEFÍCIOS

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS E CONTROLES INTERNOS BELÉM (PA) MAIO DE 2018

GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS E CONTROLES INTERNOS BELÉM (PA) MAIO DE 2018 GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS E CONTROLES INTERNOS BELÉM (PA) MAIO DE 2018 1 Você faz gestão de riscos? (Vídeo 1) 2 Espera-se que o participante seja capaz de agregar valor às práticas de gestão da UFRA,

Leia mais

COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS. Viviane Vieira Malta - Diretora de Administração e Finanças

COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS. Viviane Vieira Malta - Diretora de Administração e Finanças COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS Viviane Vieira Malta - Diretora de Administração e Finanças POLÍTICAS GOVERNANÇA REGRAS REGULAMENTOS COMPLIANCE LEIS REQUERIMENTOS RISCOS PADRÕES BENEFÍCIOS DE UM PROGRAMA

Leia mais

Política de Controles Internos BM&FBOVESPA. Página 1

Política de Controles Internos BM&FBOVESPA. Página 1 BM&FBOVESPA Página 1 Última revisão: abril de 2014 Índice 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. PRINCÍPIOS... 3 4. DIRETRIZES... 3 5. PRERROGATIVAS DE CONTROLES INTERNOS... 4 6. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Podemos definir o risco como a condição que aumenta ou diminui o potencial de perdas.

Podemos definir o risco como a condição que aumenta ou diminui o potencial de perdas. O que é Risco? Podemos definir o risco como a condição que aumenta ou diminui o potencial de perdas. Esta condição deve ser incerta, fortuita e de conseqüências negativas ou danosas. O risco então é uma

Leia mais

DE GESTÃO DE RISCOS DO IFMS

DE GESTÃO DE RISCOS DO IFMS DE GESTÃO DE RISCOS DO IFMS MAIO / 2017 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL IFMS Endereço: Rua Ceará, 972 - Campo Grande - MS CEP: 79.021-000 CNPJ: 10.673.078/0001-20

Leia mais

SP v1 POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

SP v1 POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS 1 ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Responsabilidade... 3 3. Referência... 3 4. Definições... 3 5. Papéis e Responsabilidades... 4 6. Documentação de Controles Internos...5 7. Auto

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS NO SETOR PÚBLICO

GESTÃO DE RISCOS NO SETOR PÚBLICO GESTÃO DE RISCOS NO SETOR PÚBLICO Tiago Alencar Coordenador de Transparência, Governança e Gestão de Riscos Pró-Reitor Adjunto de Planejamento e Orçamento Universidade Federal do Cariri Objetivos Os objetivos

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Informação Pública 13/5/2016 ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 PRINCÍPIOS... 3 4 REFERÊNCIAS... 4 5 CONCEITOS... 4 6 PRERROGATIVAS... 4 7 DIRETRIZES... 5 8 RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Portaria nº 966 de 26 de março de O Vice-Reitor da Universidade Federal de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Portaria nº 966 de 26 de março de O Vice-Reitor da Universidade Federal de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e regimentais, Portaria nº 966 de 26 de março de 2018. Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos da Universidade Federal de são Paulo - Unifesp O Vice-Reitor da, no uso de suas atribuições legais e regimentais, Considerando

Leia mais

POLIÍTICA DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS

POLIÍTICA DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS Junho/2016. POLIÍTICA DE GERENCIAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS Versão: 01 Revisada: Compliance Aprovação: Mario Celso Coutinho de Souza Dias Presidente 30/06/2016 1 APRESENTAÇÃO O Banco Central

Leia mais

Gerenciamento de Riscos Corporativos

Gerenciamento de Riscos Corporativos Gerenciamento de Riscos Corporativos Nosso objetivo Auxiliar organizações na implantação de medidas para a sistematização de práticas relacionadas à governança, controles internos e gestão de riscos, visando

Leia mais

COSO - The Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission

COSO - The Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission COSO - The Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission Eduardo Martins Pereira (eduardomartinsp@gmail.com) Fernando Bracalente (bracalente@hotmail.com) Marcelo Dinofre (mdinofre@hotmail.com)

Leia mais

ENEVA S.A. CNPJ/MF: / Companhia Aberta

ENEVA S.A. CNPJ/MF: / Companhia Aberta POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS 1. OBJETIVO 1.1. A Política de Gerenciamento de Riscos ( Politica ) visa estabelecer os princípios, diretrizes e responsabilidades a serem observados pela ( ENEVA ),

Leia mais

Módulo 3 Visão geral dos controles do COSO e exercícios

Módulo 3 Visão geral dos controles do COSO e exercícios Módulo 3 Visão geral dos controles do COSO e exercícios Estruturas e Metodologias de controle adotadas na Sarbanes COSO Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission Lei Sarbanes Oxley

Leia mais

Prof. Me. Rodrigo Fontenelle COSO

Prof. Me. Rodrigo Fontenelle COSO COSO COSO O que é? Comitê das Organizações Patrocinadoras, da Comissão Nacional sobre Fraudes em Relatórios Financeiros. Objetivo Visa o aperfeiçoamento da qualidade de relatórios financeiros por meio

Leia mais

Política de Gestão de Riscos

Política de Gestão de Riscos Política de Gestão de Riscos Aprovado pelo Conselho Deliberativo Em ATA Nº SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...3 2 OBJETIVO...3 3 PRINCÍPIOS...3 4 DIRETRIZES...4 5 PARÂMETROS NECESSÁRIOS PARA A GESTÃO DE RISCOS...4

Leia mais

DOCUMENTO DE USO INTERNO 1

DOCUMENTO DE USO INTERNO 1 Política Data da última atualização Controles Internos 30.11.2017 Área Responsável Versão Compliance 07 1. Objetivo Estabelecer as diretrizes relacionadas aos controles internos, bem como a estrutura de

Leia mais

3º Seminário FEBRABAN sobre CONTROLES INTERNOS

3º Seminário FEBRABAN sobre CONTROLES INTERNOS 3º Seminário FEBRABAN sobre CONTROLES INTERNOS COSO 2013 Desafios na implementação 1. COSO 2013 e visão geral 2. COSO 2013 e o relacionamento com as 3 linhas de defesa 3. Processo de atualização da estrutura

Leia mais

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RISCOS CORPORATIVOS, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE. Histórico de Revisões. Elaboração do Documento.

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RISCOS CORPORATIVOS, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE. Histórico de Revisões. Elaboração do Documento. Histórico de Revisões Versão: 01 Data de Revisão: Histórico: Elaboração do Documento. Índice I. Objetivo... 1 II. Abrangência... 1 III. Documentação Complementar... 1 IV. Conceitos e Siglas... 2 V. Responsabilidades...

Leia mais

Política de Gestão de Riscos Junho 2016

Política de Gestão de Riscos Junho 2016 Política de Gestão de Riscos Junho 2016 Elaboração: Risco Aprovação: Comex Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DOS RISCOS... 3 4.

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.528, DE 18 DE AGOSTO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.528, DE 18 DE AGOSTO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.528, DE 18 DE AGOSTO DE 2017. Institui a Política de Gestão de Riscos do Conselho Federal de Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no uso de suas atribuições legais e

Leia mais

O sistema de controle interno e o processo de gerenciamento de riscos

O sistema de controle interno e o processo de gerenciamento de riscos O sistema de controle interno e o processo de gerenciamento de riscos Eduardo Person Pardini Sócio principal, responsável pelos projetos de governança, gestão de riscos, controles internos e audito O parágrafo

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS CORPORATIVOS DA CEMIG

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS CORPORATIVOS DA CEMIG 15 / 12 / 2017 Pág. 1/6 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS CORPORATIVOS DA CEMIG 1. OBJETIVO Substitui a NO-02.19, de 30/10/2017 Orientar as atividades de identificação, análise, tratamento, monitoramento

Leia mais

Governança. Corporativa e. Gestão de Riscos

Governança. Corporativa e. Gestão de Riscos Governança Corporativa e Gestão de Riscos Século XX Linha do tempo 1992 1999 2018 Criado pelo Banco da Inglaterra o 1º código de boas práticas de Governança Corporativa. No mesmo ano foi elaborado o 1º

Leia mais

POLÍTICA GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS

POLÍTICA GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS POLÍTICA GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS Página 1 / 7 Revisão 00 Elaborado em: 14/03/2017 Válido até: 14/03/2018 1. OBJETIVO O processo de Gestão de Riscos Corporativos tem como objetivo garantir a identificação

Leia mais

Instrumento Organizacional. Política Institucional GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS PI0028 V.2

Instrumento Organizacional. Política Institucional GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS PI0028 V.2 Instrumento Organizacional Tipo: Política Institucional Fase: Vigente Título: Número e Versão: GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS PI0028 V.2 Área Emitente: Aprovador: Vigência da 1ª versão: Vigência desta versão:

Leia mais

Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC

Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 INTRODUÇÃO... 2 OBJETIVOS... 3 CONCEITOS...

Leia mais

POLÍTICA GESTÃO RISCOS CORPORATIVOS

POLÍTICA GESTÃO RISCOS CORPORATIVOS Página 1 / 7 1. Objetivo Esta política tem por objetivo estabelecer princípios, diretrizes e responsabilidades a serem observados nas atividades relacionadas à gestão dos riscos corporativos da COPASA

Leia mais

Gestão de Riscos e Estruturação De Controles Internos IN 001/2016 CGU/MPOG. Novas Estratégias sobre controles

Gestão de Riscos e Estruturação De Controles Internos IN 001/2016 CGU/MPOG. Novas Estratégias sobre controles Gestão de Riscos e Estruturação De Controles Internos IN 001/2016 CGU/MPOG Novas Estratégias sobre controles Gestão de Riscos, Controles Internos IN 001/2016 CGU/MPOG Instituir Política de Gestão de Riscos

Leia mais

Políticas Corporativas

Políticas Corporativas 1 IDENTIFICAÇÃO Título: Restrições para Uso: POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Acesso Controle Livre Reservado Confidencial Controlada Não Controlada Em Revisão 2 - RESPONSÁVEIS Etapa Área Responsável Cargo

Leia mais

GESTÃO DE RISCO. A experiência da Seguros Unimed

GESTÃO DE RISCO. A experiência da Seguros Unimed GESTÃO DE RISCO A experiência da Seguros Unimed 3º Simpósio de Saúde Suplementar das Federações das Unimeds dos Estados da Bahia e de Pernambuco Petrolina, 26 de julho de 2018 Quem somos? Somos a Seguradora

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO

INSTRUMENTO NORMATIVO DESTINATÁRIO Todas as Unidades Organizacionais PRINCIPAIS ALTERAÇÕES Atualização das diretrizes considerando a legislação pertinente e as melhores práticas do mercado. UNIDADE GESTORA DO PROCESSO (Assinatura

Leia mais

Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016

Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016 Política de Controles Internos Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016 OBJETIVO Garantir a aplicação dos princípios e boas práticas da Governança Corporativa, e que

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE RISCOS

POLÍTICA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE RISCOS POLÍTICA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE RISCOS 1. OBJETIVO Esta Política de Gestão Estratégica de Riscos, aprovada pelo conselho de administração da CONSTRUTORA TENDA S.A., em 13 de agosto de 2018 visa estabelecer

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS NO SETOR PÚBLICO

GESTÃO DE RISCOS NO SETOR PÚBLICO GESTÃO DE RISCOS NO SETOR PÚBLICO Tiago Alencar Coordenador de Transparência, Governança e Gestão de Riscos Pró-Reitor Adjunto de Planejamento e Orçamento Universidade Federal do Cariri Objetivos do treinamento

Leia mais

Data de Publicação 23/02/2017. Prazo de Validade 23/02/2018. Política de Controles Internos e Risco Operacional

Data de Publicação 23/02/2017. Prazo de Validade 23/02/2018. Política de Controles Internos e Risco Operacional Política de Controles Internos e Risco Operacional Sumário 1. Objetivo... 3 2. Controle Internos... 3 3. Risco Operacional... 4 4. Estrutura de controles internos... 5 5. Papéis e Responsabilidades...

Leia mais

Integrated Framework 2013; (iv) a COSO Risk Assessment in Practice (2012); (v) o Regulamento do

Integrated Framework 2013; (iv) a COSO Risk Assessment in Practice (2012); (v) o Regulamento do POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS DA 1. PROPÓSITO A presente Política de Gerenciamento de Riscos ( Política ), aprovada pelo Conselho de Administração da Companhia em 14 de março de 2017 e alterada em

Leia mais

I Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Internos COBACI 2018 Auditoria Interna em Sistemas de Governança, de riscos e de controles.

I Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Internos COBACI 2018 Auditoria Interna em Sistemas de Governança, de riscos e de controles. I Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Internos COBACI 2018 Auditoria Interna em Sistemas de Governança, de riscos e de controles. Agosto 2018 1 Eduardo Person Pardini CICP Palestrante, Consultor

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Metodologias Adotadas... 4 2.1. Metodologia para Estruturar o Processo... 4 2.2. Metodologia para Definir como Identificar os

Leia mais

NPC 0104 POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA DE RISCOS CORPORATIVOS GOVERNANÇA CORPORATIVA Versão 5 de /7

NPC 0104 POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA DE RISCOS CORPORATIVOS GOVERNANÇA CORPORATIVA Versão 5 de /7 1/7 1. FINALIDADE Definir princípios e diretrizes para a Gestão Integrada de Riscos Corporativos, no âmbito de atuação da Companhia Paranaense de Energia Copel (Holding), de suas subsidiárias integrais

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos do Ministério do Meio Ambiente.

Institui a Política de Gestão de Riscos do Ministério do Meio Ambiente. PORTARIA MMA Nº 126, DE 26 DE ABRIL DE 2018 Institui a Política de Gestão de Riscos do Ministério do Meio Ambiente. O Ministro de Estado do Meio Ambiente, Substituto, no uso das atribuições que lhe conferem

Leia mais

MANUAL DO GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL

MANUAL DO GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL MANUAL DO GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL Introdução O Gerenciamento do Risco Operacional no Grupo Didier Levy, considerando as empresas BEXS Banco de Câmbio S/A e BEXS Corretora de Câmbio S/A está

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS DA NOTRE DAME INTERMÉDICA PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS DA NOTRE DAME INTERMÉDICA PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS DA NOTRE DAME INTERMÉDICA PARTICIPAÇÕES S.A. INTRODUÇÃO As atividades da NOTRE DAME INTERMÉDICA PARTICIPAÇÕES S.A. e de todas as suas subsidiárias diretas e indiretas

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU.

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU. CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS CAPÍTULO IV - DA OPERACIONALIZAÇÃO CAPÍTULO V - DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Gestão de Riscos Corporativos Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Superintendência de Controles Internos e Gestão de Riscos Pré-aprovação Diretoria Colegiada

Leia mais

POLÍTICA ORGANIZACIONAL

POLÍTICA ORGANIZACIONAL Diretoria Responsável: Diretoria de Controles Internos, Riscos e Compliance Normas vinculadas: Publicado em: 19/06/2019 Revisão até: 19/06/2021 1. Objetivo Esta política tem por objetivo estabelecer os

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

PORQUÊ GERIR O RISCO?

PORQUÊ GERIR O RISCO? PORQUÊ GERIR O RISCO? Performance PERFORMANCE ESTIMADA Direção atual da performance t0 t1 Tempo Performance IMPACTO DE EVENTOS O que pode alcançar se algo de bom acontecer t0 O que pode alcançar t1 Tempo

Leia mais

Risco de Auditoria (RA = RDR x RD) julgamento profissional Riscos de distorção relevante riscos da entidade não da auditoria

Risco de Auditoria (RA = RDR x RD) julgamento profissional Riscos de distorção relevante riscos da entidade não da auditoria Risco de Auditoria Risco de Auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. É função dos riscos de distorção

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS Classificação das Informações 24/9/2015 Confidencial [ ] Uso Interno [ X ] Uso Público ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIA... 3 4 CONCEITOS... 3 5 DIRETRIZES... 5 6 RESPONSABILIDADES...

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS

GESTÃO DE RISCOS NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS 1. INTRODUÇÃO: As atividades empresariais ocorrem em ambientes de incerteza, sendo dever do administrador público gerenciar situações indesejadas e, tanto quanto possível, reduzir ou extirpar a possibilidade

Leia mais

Sax S/A Crédito, Financiamento e Investimento Relatório para atender aos requisitos estabelecidos na resolução do Conselho Monetário Nacional.

Sax S/A Crédito, Financiamento e Investimento Relatório para atender aos requisitos estabelecidos na resolução do Conselho Monetário Nacional. Relatório de Gestão de Riscos - 2018 Sax S/A Crédito, Financiamento e Investimento Relatório para atender aos requisitos estabelecidos na resolução 4.557 do Conselho Monetário Nacional. ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

A importância da Gestão de Riscos. Marcelo de Sousa Monteiro

A importância da Gestão de Riscos. Marcelo de Sousa Monteiro A importância da Gestão de Riscos Marcelo de Sousa Monteiro Agenda Alguns comentários sobre Administração O que é risco? A importância da Gestão de Riscos Alguns comentários sobre Administração Administração

Leia mais

COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO AUTORIDADE PORTUÁRIA POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO AUTORIDADE PORTUÁRIA POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS Aprovada em 25/09/2018 Deliberação CONSAD 75.2018 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Fica instituída a Política de Gestão de Riscos que tem por finalidade

Leia mais

Política de Controles Internos

Política de Controles Internos Política de Controles Internos JURISDIÇÃO GEOGRÁFICA AND BAH BRA ESP USA ISR LUX MEX MON PAN SUI URU X A informação contida neste documento é de uso interno e propriedade do Grupo Andbank sendo proibida

Leia mais

Política Controles Internos

Política Controles Internos Política Controles 1. Objetivo Esta política estabelece diretrizes e responsabilidades para a implementação e manutenção do Sistema de Controles integrado ao Gerenciamento de Risco Operacional aplicável

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCO

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCO POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCO 01.001.001.01 Publicação: 07/08/2018 Vigência: 25/04/2018 Área Responsável: Auditoria OBJETIVO Estabelecer os princípios, diretrizes e responsabilidades a serem observados

Leia mais

REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS Junho/2016. REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS Versão: 01 Revisada: Compliance Aprovação: Mario Celso Coutinho de Souza Dias Presidente 30/06/2016 Em atendimento ao disposto no art. 19 da ICVM

Leia mais

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO GESTÃO INTEGRADA DE RISCO OPERACIONAL, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE Objetivo Este documento

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS Informação Pública 13/5/2016 ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIA... 3 4 CONCEITOS... 3 5 DIRETRIZES... 5 6 RESPONSABILIDADES... 7 7 INFORMAÇÕES DE CONTROLE...11 13/5/2016 Informação

Leia mais

Política de Gerenciamento de Riscos

Política de Gerenciamento de Riscos ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. CONCEITOS... 2 4. DIRETRIZES... 3 4.1. Ambiente de Controle... 4 4.2. Avaliação de Riscos... 4 4.3. Atividades de Controle... 5 4.4. Informação e Comunicação...

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO NORTE INVESTIMENTOS ADMINISTRADORA DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL Versão 1.0 Vigência Agosto / 2016 Classificação das Informações [ X ] Uso Interno [ ] Uso Público Conteúdo

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE PARA OS CONTROLES INTERNOS E A GESTÃO DE RISCOS NAS EFPCs. Francisco Carlos Fernandes sócio da PFM CONSULTORIA

A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE PARA OS CONTROLES INTERNOS E A GESTÃO DE RISCOS NAS EFPCs. Francisco Carlos Fernandes sócio da PFM CONSULTORIA A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE PARA OS CONTROLES INTERNOS E A GESTÃO DE RISCOS NAS EFPCs Francisco Carlos Fernandes sócio da PFM CONSULTORIA Agenda Contabilidade e governança corporativa; O COSO e sua

Leia mais

Política de Controles Internos

Política de Controles Internos Política de Controles Internos Indice 1. OBJETIVO... 3 2. PÚBLICO ALVO E VIGÊNCIA... 3 3. REGULAMENTAÇÕES APLICÁVEIS... 3 4. DIRETRIZES... 3 4.1. FINALIDADE... 3 4.2. AMBIENTE DE CONTROLE... 3 4.3. AVALIAÇÃO

Leia mais

Gestão de Riscos, Controles internos e Compliance "melhores práticas. Everaldo Tadeu Villa de Camargo

Gestão de Riscos, Controles internos e Compliance melhores práticas. Everaldo Tadeu Villa de Camargo Gestão de Riscos, Controles internos e Compliance "melhores práticas 1 Everaldo Tadeu Villa de Camargo CONTEÚDO Controles internos - Conceitos Objetivos Compliance Visão institucional e corporativa Quem

Leia mais

Política de Gestão de Riscos Operacionais. 14 de fevereiro

Política de Gestão de Riscos Operacionais. 14 de fevereiro Política de Gestão de Riscos Operacionais 14 de fevereiro 2017 Define os objetivos, as responsabilidades e as diretrizes que orientam a Gestão de Riscos Operacionais na Cetip S.A. Versão da Política: 1ª

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS DA LOCALIZA RENT A CAR S.A. Companhia Aberta. CNPJ nº / NIRE nº

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS DA LOCALIZA RENT A CAR S.A. Companhia Aberta. CNPJ nº / NIRE nº 02/04/2018 10:48 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS DA LOCALIZA RENT A CAR S.A. Companhia Aberta CNPJ nº 16.670.085/0001 55 NIRE nº 3130001144 5 Av. Bernardo de Vasconcelos, nº 377,

Leia mais

CB.POL a. 1 / 7

CB.POL a. 1 / 7 CB.POL-.01 4 a. 1 / 7 1. CONTEÚDO DESTE DOCUMENTO Esta política estabelece diretrizes e responsabilidades para a implementação e manutenção do Sistema de Controles Internos integrado ao Gerenciamento de

Leia mais

Política de Controles Internos e Gestão de Riscos

Política de Controles Internos e Gestão de Riscos Política de Controles Internos e Gestão de Riscos SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO... 3 2- ABRANGÊNCIA... 3 3- TERMOS E DEFINIÇÕES... 4 4- OBJETIVO... 6 5- DIRETRIZES PARA O CONTROLE INTERNO E GESTÃO DE RISCOS...

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DE RISCOS Diretoria de Riscos

MANUAL DE GESTÃO DE RISCOS Diretoria de Riscos MANUAL DE GESTÃO DE RISCOS Diretoria de Riscos Março de 2018 SUMÁRIO INTRODUÇÃO I. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E DIRETORIA DE RISCO... 4. II. TIPOLOGIA DOS RISCO... 6. II.1 RISCO DE MERCADO... 6. II.2 RISCO

Leia mais

GRUPO JSL S/A. Política de Gerenciamento de Riscos

GRUPO JSL S/A. Política de Gerenciamento de Riscos GRUPO JSL S/A Política de Gerenciamento de Riscos Rev. 00 POL Elaboração: 21/05/2018 Página: 1.OBJETIVO. Estabelecer princípios, diretrizes e responsabilidades a serem observados no processo de gestão

Leia mais

Gerenciamento de Riscos Corporativos

Gerenciamento de Riscos Corporativos Gerenciamento de Riscos Corporativos Cristiano Correa de Barros Superintendência de Gestão de Finanças Corporativas Apresentador: Jorge Luiz Carvalho Brandão Belo Horizonte, maio/06 1 Gerenciamento de

Leia mais

GRC e Continuidade de Negócios. Claudio Basso

GRC e Continuidade de Negócios. Claudio Basso GRC e Continuidade de Negócios Claudio Basso claudio.basso@sionpc.com.br Governança um atributo de administração dos negócios que procura criar um nível adequado de transparência através da definição clara

Leia mais

A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance)

A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance) A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidad A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance)

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS PGIRC - PO 900/02

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS PGIRC - PO 900/02 MANUAL DE ASSUNTOS GERAIS PO 900/02 ASSUNTO: POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE INTEGRIDADE, GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS. APROVAÇÃO: Deliberação CONSAD nº 17, de 27/04/2017. VIGÊNCIA: 27/04/2017

Leia mais

Manual de Regras, Procedimentos e Controles

Manual de Regras, Procedimentos e Controles 1. CONTEÚDO DESTE DOCUMENTO 2. VIGÊNCIA / SUBSTITUIÇÃO / ALTERAÇÃO Este manual contém os conceitos e a descrição da Estrutura, Regras, Procedimentos, Controles Internos e Gerenciamento de Risco adotados

Leia mais

Implementando a Gestão de riscos no setor público. Módulo2 Estrutura do COSO ERM

Implementando a Gestão de riscos no setor público. Módulo2 Estrutura do COSO ERM Implementando a Gestão de riscos no setor público Módulo2 Estrutura do COSO ERM Brasília - 2018 Fundação Escola Nacional de Administração Pública Presidente Francisco Gaetani Diretor de Educação Continuada

Leia mais