CURSO MASSAGEM PARA BEBÊS (SHANTALA)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO MASSAGEM PARA BEBÊS (SHANTALA)"

Transcrição

1 maeemcurso.com Mãe em Curso é uma plataforma de cursos feitos por mães para tornar a maternidade um momento de aprendizado, crescimento, prazer, criatividade e alegria. Muitas mães com filhos pequenos aprendem dicas preciosas que facilitam o dia a dia e podem ensinar outras mulheres que acabaram de chegar neste universo da maternidade. Muitas gestantes e mães tem muita vontade de aprender, pouco tempo contínuo e dificuldades de sair de casa. CURSO MASSAGEM PARA BEBÊS (SHANTALA) Fazer massagem no bebê traz uma série de benefícios físicos, como a diminuição do choro, desconforto intestinal, facilita o sono e o relaxamento do bebê, além de ser um excelente momento para estreitar os vínculos de pais e filhos. Nesse curso completo com vídeos explicativos e apostilas com muita informação de qualidade, você vai se tornar uma especialista nesta técnica, também conhecida como Shantala, trazida na década de 60 da Índia para o ocidente e com uma série de estudos científicos que comprovam seus reais benefícios. Neste curso você aprenderá como e quando fazer a massagem, dicas de como adaptar a sequência para cada fase, além de conhecer mais sobre óleos e essências. Por Lídia Lopes Lídia Lopes (Priyam) é formada em Artes plásticas com especialização em Arte terapia. Iniciou sua vivência e prática de Yoga em 2000 e atua como professora de Yoga desde É instrutora de Yoga especializada em gestantes, crianças, mamãe e bebê. Mãe de três filhos. Apaixonou-se pela Shantala, Massagem para Bebês e passou a ensinar outras mães. Desde 2007 ministra cursos e palestras sobre o tema. Formação: pós graduação em Yoga (UniFMU- SP), formação em Hatha Yoga Integral (Jai Vida), formação

2 2 SUMÁRIO 1. A MASSAGEM EM BEBÊS NA ÍNDIA 3 2. UM POUCO DA ORIGEM DA SHANTALA NO OCIDENTE MASSAGEM PARA BEBÊS 3 4. POR QUE FAZER ESTA MASSAGEM? 4 5. CUIDADOS ESPECIAIS: 5 6. QUANTO TEMPO A MASSAGEM DEVE DURAR? 6 7. ATÉ QUE IDADE? 6 8. QUE ÓLEO DEVO USAR? 7 9. COMO DEVE SER O AMBIENTE? A QUE HORAS FAZER A MASSAGEM? QUANDO NÃO FAZER? COMO FAZER? O PEITO: O BRAÇO: A MÃO: A BARRIGA: A PERNA: O PÉ: AS COSTAS: O ROSTO: MOVIMENTOS COMPLEMENTARES: BANHO DE BALDE: AROMATERAPIA: DICAS E CUIDADOS: AGRADECIMENTOS: LIVROS INSPIRADORES: LINKS: 29

3 3 1. A MASSAGEM EM BEBÊS NA ÍNDIA Na Índia a massagem em bebês faz parte da cultura e é constantemente feito pelas mães em seus bebês. Lá recebe o nome de abhyanga Kumara (abhyanga = massagem com óleo e Kumara = criança). 2. UM POUCO DA ORIGEM DA SHANTALA NO OCIDENTE. Frederick Leboyer, médico Francês de renome internacional, conheceu a Shantala, uma jovem mãe paralítica, em Calcutá, na Índia. Ele se encantou com a paciência e o amor que esta mãe dedicava a seus filhos durante a massagem que era realizada todos os dias. Ele fotografou e filmou a seqüência completa desta técnica milenar e levou o conhecimento da arte desta massagem para o Ocidente na década de 70. Shantala, nome da jovem mãe indiana, fundiu-se com o nome da própria massagem. Hoje esta massagem para bebês com base no Ayurveda (ciência indiana que cuida da saúde e do bem estar) é conhecida em todo o Ocidente como Shantala. Esta massagem é mais que uma técnica, é uma arte de se massagear. Aprendemos que podemos transmitir amor e força às crianças através da linguagem primal do toque, e que nas primeiras semanas e meses após o nascimento o bebê pode usufruir dos inúmeros benefícios que a Shantala proporciona. 3. MASSAGEM PARA BEBÊS Longe de ser simplesmente um dos cuidados que dedicamos ao bebê, esta massagem é uma arte. Portanto você precisará de um mestre. Felizmente o mestre está aí. Esse mestre é o bebê. Ele vai instruí-la.

4 4 Deixe-se guiar por ele. Virá um dia em que a sua massagem, finalmente, emanará da fonte. (Frédérick Leboyer) A técnica é uma orientação do que você pode fazer e de como fazer. Para fazer a massagem em seu bebê você precisa primeiro aprender a técnica e alguns cuidados básicos, mas o principal é o sentimento, o amor, a sensibilidade, sentir o que o bebê precisa, o que ele quer, ele fala através da expressão e dos gestos. Você tem que olhar nos seus olhos e se entregar. Algumas adaptações podem ser feitas, pois cada ser é único e precisa de cuidados diferenciados, mas devemos ficar atentos para manter a essência desta massagem, por isso é importante conhecer a técnica e seus fundamentos e objetivos. Desta forma saberemos o que é uma adaptação saudável, que ajuda o bebê em suas dificuldades, medos e inseguranças, e o que é desvirtuar, alterar de forma a perder os benefícios. 4. POR QUE FAZER ESTA MASSAGEM? 1- aumenta o vínculo da mãe com o bebê 2- nutre o corpo (com o uso do óleo adequado) 3- o bebê se sente mais seguro e tranquilo 4- o bebê dorme melhor 5- diminui as cólicas 6- desenvolve consciência corporal 7- ajuda no desenvolvimento geral e favorece o sistema imunológico É preciso alimentar os bebês. Sem dúvida alguma. Alimentar a sua pele tanto quanto o ventre. É necessário restabelecer o equilíbrio. E alimentar o de fora tanto quanto o de dentro.

5 5 Para ajudar o bebê a atravessar o deserto dos primeiros anos de vida. É preciso falar com suas costas, é preciso falar com sua pele, que tem tanta sede e fome quanto o seu ventre. Os bebês tem necessidade de leite. Mas muito mais de ser amados e receber carinho. (Frédérick Leboyer) Nos bebês, a pele transcende a tudo. É ela o primeiro sentido. Através dela ele percebe todo o resto. Para um recém nascido é mais importante um carinho, um toque, do que qualquer outra coisa. O toque é muito importante para que o bebê se sinta seguro, amado e se desenvolva de forma plena. A massagem é o toque amoroso que nutre, acalma e cura. 5. CUIDADOS ESPECIAIS: É essencial que as duas mãos estejam relaxadas. Isto só será possível se os seus ombros estiverem livres de tensão, se você sentir a sua respiração e estiver concentrada, vivenciando plenamente o momento. Não esqueça: O bebê é um espelho. Ele devolve a sua imagem. A imagem da sua liberdade. Ou de suas tensões. Para libertar o outro é necessário ser livre você mesma. (Frédérick Leboyer)

6 6 Se você estiver insegura, o bebê vai sentir esta insegurança e pode ficar com medo. Se você estiver nervosa ou agitada, o bebê percebe este sentimento e pode ficar agitado. No entanto se você estiver calma e tranquila a chance do bebê aceitar bem a massagem é muito maior. No começo basta tocar o bebê com suavidade. As suas mãos percorrem o corpo do bebê para que ele se sinta em contato. Você pode usar o óleo e olear o bebê sem se preocupar com a massagem propriamente dita. Se você sentir que ele não está bem ou se começar a chorar, pare, pegue o bebê no colo ou mude ele de posição. Ele precisa sentir segurança e acolhimento. Às vezes, nas primeiras tentativas a massagem nas costas, com o bebê de barriga para baixo, apoiado nas suas pernas, fica mais confortável e ele se sente mais seguro. Se for o caso, faça apenas isto. Você não precisa fazer todos os movimentos. Tente, experimente, não desista. No próximo dia, tente de novo e acrescente outros movimentos. Alguns bebês aceitam a massagem bem desde o início, outras precisam de tempo e paciência. 6. QUANTO TEMPO A MASSAGEM DEVE DURAR? No início, quando não se trata bem de massagem, a sessão dura apenas alguns minutos (2 a 5). Ela vai aumentar à proporção que o bebê cresça. Não existe um tempo exato. A sessão completa costuma durar de 10 a 15 minutos, mas pode durar mais se você e o bebê estiverem dispostos. 7. ATÉ QUE IDADE? Pelo menos nos seis primeiros meses. É muito importante massagear a criança enquanto ela não consegue se movimentar sozinha. Para felicidade de ambos nada impede de ir muito mais longe. Não existe uma idade exata para interromper a prática.

7 7 8. QUE ÓLEO DEVO USAR? Use sempre óleo de origem vegetal extra virgem, prensado a frio. Exs: óleo de gergelim, óleo de amêndoa doce, óleo de girassol, óleo de semente de uva. Também pode ser usado o ghee (manteiga clarificada). Cremes e o óleo mineral não são indicado para a massagem. Nos óleos você pode acrescentar algumas gotas de óleos essenciais (100% natural) para tornar o aroma agradável e aumentar o valor terapêutico. Observando os que são indicados para bebês. O óleo deve ser levemente aquecido. Você pode usar um pequeno difusor de ambiente de vela ou lâmpada, tomando cuidado para não se queimar e não queimar o bebê. Sempre colocar o óleo na sua mão e espalhar depois no bebê para ter certeza de que a temperatura está agradável. Outra alternativa é aquece-lo em banho maria ou usar um aromatizador elétrico. Você pode também utilizar o óleo na temperatura ambiente e aquece-lo nas suas mãos, esfregando uma mão na outra. Este é um método mais prático e seguro. 9. COMO DEVE SER O AMBIENTE? Você deve procurar um local tranquilo e que não tenha corrente de ar. Se estiver muito frio, pode usar um aquecedor de ambiente. Para os bebês maiores, se estiver calor, pode fazer a massagem em uma varanda ou no quintal ao ar livre, procurando não ficar diretamente no sol. Você pode colocar uma música agradável, zumbir ou cantar uma canção, recitar mantras ou ficar em silêncio. Em alguns horários e locais você pode aproveitar o som da natureza e dos pássaros. Você pode fechar as cortinas e deixar o ambiente na penumbra. Observe sempre a reação do bebê e veja como ele mais gosta.

8 8 10. A QUE HORAS FAZER A MASSAGEM? Você pode fazer a massagem em qualquer horário. Procure observar quando o bebê está mais disposto a receber a Shantala e tente conciliar com os horários que você está mais disponível e que a casa está mais tranquila. 11. QUANDO NÃO FAZER? Quando o bebê estiver de barriga cheia. Procure esperar 1 hora depois da última mamada. Quando ele estiver com febre. Quando estiver com alguma irritação na pele. Se ele estiver com muito sono ou com fome ele pode ficar irritado e não aceitar bem a massagem. Não massagear a região da barriga até que o umbigo esteja totalmente cicatrizado. Quando você não estiver se sentindo bem.

9 9 12. COMO FAZER? Na Índia, as mães normalmente massageiam seus bebês deitando-os sobre suas pernas estendidas. Assim o pequeno ser sente a mãe de forma muito intensa. Mas se o bebê não aceitar bem esta posição ou se a mãe tiver dificuldades, nada impede de acomodarem-se em outra posição. A mãe pode afastar as pernas e deixar o bebê sobre o chão forrado com uma toalha ou colchonete, pode cruzar as pernas e colocar o bebê a frente sobre a toalha ou usar o trocador para acomodar o bebê. Lembre sempre de experimentar e observar. É muito importante que ambos estejam confortáveis para desfrutarem plenamente deste momento tão especial.

10 O PEITO: As duas mãos se apóiam no centro do peito.separe as mãos, cada uma para um lado, como se estivesse com um livro aberto à sua frente e você quisesse deixar as páginas bem achatadas (de 3 a 6x). Agora as suas mãos vão trabalhar alternadamente. Primeiro as mãos ficam apoiadas nas laterais do abdomen, cada uma de um lado, a esquerda permanece ali e a direita desliza sobre o peito até o ombro oposto. Depois inverta o movimento: a direita permanece no ponto inicial e a sua mão esquerda desliza até o ombro esquerdo do bebê. O movimento forma uma linha diagonal. Repita algumas vezes, um lado depois o outro, alternadamente.

11 O BRAÇO: 1-Vire o bebê de lado. Com uma das mãos você segura a mão do bebê para esticar o bracinho e com a outra mão você forma uma espécie de bracelete que vai do ombro e sobe até encontrar com a outra mão. Agora você alterna. A mão que segurava a mão do bebê vai para o ombro e sobe envolvendo o bracinho, repetindo o trajeto. As mãos se revezam (de 3 a 6x). 2-Agora as mãos vão trabalhar simultaneamente, mas em sentido inverso, fazendo um movimento de rosca ao redor do bracinho com se torneasse o braço do bebê, do ombro até o punho. Ao chegar ao punho, as suas mãos voltam ao ombro e recomeçam (de 3 a 6x).

12 A MÃO: Massagear a palma da mão na direção dos dedos. Puxar delicadamente dedo por dedo (1x) e depois puxar todos os dedos juntos (3x). Virar a criança para o outro lado e fazer o mesmo com o outro braço e a outra mão.

13 A BARRIGA: As suas mãos trabalham uma depois da outra. Partindo da base do peito, onde se iniciam as costelas, as mãos descem até a parte de baixo da barriga. Você traz as suas mãos, uma após a outra, de volta para você. Elas fazem o movimento de ondas, parecendo esvaziar a barriga do bebê (de 3 6x). Agora a sua mão esquerda segura os pés do bebê mantendo as pernas verticalmente esticadas. O seu ante-braço direito vai fazer o mesmo movimento de vai e vem, sempre do alto para baixo, isto é, de volta para você (de 3 a 6x). Agora, você vai fazer movimentos circulares na barriga do bebê usando as duas mãos. A mão esquerda permanece sempre em contato com a barriga e a direita passa por cima da esquerda quando a encontra. O movimento é lento e no sentido horário.

14 A PERNA: Ou de modo mais exato, os membros inferiores. Você vai proceder exatamente como fez com os braços. Deixar as pernas esticadas para o alto. As suas mãos formam um bracelete e enquanto uma segura o tornozelo a outra escorrega da base da coxa até o tornozelo. Ao se encontrarem as mãos se invertem (de 3 a 6x). Fazer o movimento de rosca (torção). As duas mãos trabalham juntas, porém em sentido inverso, fazendo movimentos da base da coxa até o tornozelo (de3 a 6x).

15 O PÉ: Você vai massagear a planta do pé. Usando os polegares massageie os calcanhares, meio do pé... Puxe delicadamente os dedos um por um (1x) e/ou puxe todos ao mesmo tempo (3x). Depois com a palma de sua mão aberta faça movimentos mais rápidos do calcanhar para os dedos do pé (3x). FAZER COM A OUTRA PERNA E COM O OUTRO PÉ.

16 AS COSTAS: Este é um momento especial. Coloque a criança de bruços (barriga do bebê apoiada nas suas coxas). A criança vai ficar na transversal com a cabeça a sua esquerda. De um lado a outro Você coloca as mãos nas costas da criança na altura dos ombros e alternadamente faz movimentos para frente e para trás. Uma mão vai para frente e a outra para trás, alternando-se e descendo na direção do quadril. Agora, fazendo o mesmo movimento de vai e vem, você volta, subindo, do quadril até a região dos ombros. (de 3 a 6x) Ao longo das costas Agora apenas a sua mão esquerda vai trabalhar. A mão direita fica apoiada nas nádegas do bebê, descendo da nuca até as nádegas, depois você eleva a mão e volta para a região da nuca, recomeçando o movimento. (de 3 a 6x). Ao longo das costas e até os pés Este movimento é parecido com o anterior. Agora a mão direita segura os tornozelos, elevando suavemente as pernas do bebê. A mão esquerda percorre as costas do bebê de alto a baixo, mas em vez de parar na altura das nádegas, continua seu movimento, percorre as coxas, pernas, até os calcanhares. A mão direita continua segurando as pernas do bebê e a esquerda solta o corpo de volta para o ponto de partida, recomeçando o movimento (de 3 a 6x).

17 17 Variação para crianças maiores Quando o bebê começar a engatinhar ele pode entender a posição de bruços como uma posição para começar a se movimentar. Se isto acontecer você pode colocar o bebê de bruços ao longo de suas pernas, elevando as suas coxas e apoiando seus pés no chão. As pernas do bebê ficam afastadas e encaixadas no seu corpo. Fazer os mesmos movimentos, apenas adaptando a esta posição. 1- mãos trabalhando alternadamente, num movimento de vai e vem lateral, descendo e subindo pelas costas do bebê. 2- movimento de cima para baixo. Neste caso podemos usar as duas mãos alternadamente. 3- Cada mão de um lado do corpo. Escorregar as mãos dos ombros até os pés.

18 O ROSTO: Esta parte pode ser feita no início ou no final da massagem. De acordo com a receptividade do bebê. Não use o óleo nas primeiras práticas, até o bebê se acostumar com o óleo. Depois, quando ele estiver mais adaptado e você sentir necessidade, pode colocar algumas gotas do óleo nas mãos (2 ou 3 gotas), esfregar bem até sentir que estão aquecidas. Colocar sobre o rosto do bebê, sem encostar, para que ele sinta a energia e o aroma do óleo. 1- A partir do meio da testa os seus polegares deslocam-se para os lados até as têmporas. A seguir retorna para o meio para recomeçar. 2- Os polegares se apóiam entre as sobrancelhas e escorregam até a lateral dos lábios. 3- Escorregar os polegares do nariz até as orelhas. 4- Apoiar os polegares entre a parte superior dos lábios e o nariz e deslizar do meio para fora. 5- Repetir o mesmo movimento no queixo. Ambos os polegares são colocados abaixo do queixo e deslizam da metade do queixo, ao longo do maxilar, para fora.

19 19 6- Orelhas: pegue cuidadosamente as orelhas entre o indicador e o polegar e massageie com o polegar suavemente as conchas da orelha, fazendo pequenos movimentos circulares. Puxe delicadamente os lóbulos das orelhas MOVIMENTOS COMPLEMENTARES: O ROSTO ( baseado na Shantala de Leboyer) Esta massagem é mais indicada para o final da sessão e sem usar o óleo. Somente deve-se fazer no início, depois que a criança estiver bem acostumada com a massagem.

20 20 Comece a massagear a fronte. A partir do meio da testa do bebê, a ponta de seus dedos desloca-se para os lados acompanhando as sobrancelhas e a seguir retorna para o meio para recomeçar de novo. Cada vez que fizer este movimento seus dedos se afastam mais, até chegar as têmporas, de onde descem contornando os olhos. Do ápice do nariz até as comissuras da boca. Agora seus polegares se apóiam entre as sobrancelhas, no ápice do nariz e escorregam até as comissuras da boca, de um lado e de outro. Sobem novamente e tornam a descer. Um movimento de vai e vem, onde a pressão é suave, principalmente quando sobe. Fechando os olhos Aplique agora os seus polegares nos olhos fechados da criança. A pressão deve ser muito leve. Se os olhos do bebê estiverem abertos, os seus polegares devem fechá-los com delicadeza e depois os polegares descem pelas bochechas até as comissuras da boca.

21 21 UM POUCO DE HATHA YOGA: Coloque novamente a criança de costas (barriga para cima) e paralela as suas pernas. Cruzando os dois braços: Segure as mãos do bebê e faça com que os dois braços se cruzem sobre o peito. Depois afaste-os na direção do chão. Volte a cruzá-los, porém o que estava por cima fica por baixo. Torne a abri-los...

22 22 Um braço e uma perna: Segure um dos pés do bebê e a mão do lado oposto de modo que braço e perna se cruzem. Isto quer dizer que o pé do bebê tocará o ombro oposto, enquanto a mão irá tocar a nádega do lado oposto. Em seguida volte a posição inicial e alterne, fazendo com a outra perna e o outro braço. Padmasana (postura de lótus): Segure os dois pés do bebê cruzando as perninhas, levando-as para a barriga. Separe as pernas, volte a posição inicial. Depois, torne a cruzar as pernas, porém a perna que estava em cima fica por baixo. É preciso ter sensibilidade para perceber até onde você pode ir. Sentir se seu bebê prefere movimentos mais rápidos e mais repetições ou movimentos mais lentos, uma pequena permanência e menos repetições. Observe a expressão do rosto dele. É preciso reunir delicadeza e vigor em cada movimento. Ao cruzar os braços sobre o peito você libera a tensão das costas do bebê e desse modo libera a caixa torácica e a respiração pulmonar se torna mais fácil. Trabalha também as articulações dos ombros. Ao cruzar um braço com uma perna, você faz um leve torção na coluna do bebê sobre seu eixo, liberando a coluna de tensões. Trabalha também as articulações do quadril e dos ombros. Ajuda a liberar gases intestinais. Ao cruzar as pernas sobre a barriga, você relaxa as articulações do quadril e ajuda a liberar possíveis gases intestinais.

23 BANHO DE BALDE: A transição para o mundo externo é extremamente traumática para os bebês. Por nove meses eles se sentiram seguros e protegidos, envolvidos pela água dentro do útero materno. Eles estão satisfeitos e felizes no seu mundo familiar, mas tudo isso muda drasticamente quando nascem. Novas circunstâncias, muitas pessoas, ruídos estranhos, luz e nova respiração, podem significar stress para o recém-nascido, especialmente dentro dos 5-6 primeiros dias. Para alguns bebês o stress continua por vários meses dando aos pais dias instáveis e noites perturbadas. É muito comum também, bebês que até os 2-3 primeiros meses, fiquem tensos e chorem quando tomam banho. Existe uma maneira bastante simples para os pais fazerem o começo da vida de seus bebês mais fácil: um banho diário de balde traz a segurança do útero da mãe de volta para o bebê. Apesar do bebê ficar bem acomodado no balde, nunca deixe o bebê sozinho. Esteja atento. Você pode apoiar a mão em baixo do queixo do bebê ou segurar delicadamente na sua nuca. Para os recém-nascidos você pode envolve-lo em uma fralda ou toalha para que ele se sinta mais seguro. bebê com 1 mês.

24 24 bebê com 8 meses.

25 AROMATERAPIA: Os óleos essenciais podem auxiliar tornando o aroma agradável e aumentando o valor terapêutico da massagem. Sobre os óleos de base, ver na parte de cuidados especiais. Os óleos essenciais (100% natural) devem ser acrescentados no óleo base em pequenas proporções, pois eles são muito concentrados. Aproximadamente de 3 a 6 gotas para 30 ml de óleo base. No início recomendamos apenas o uso do óleo de gergelim puro ou com lavanda. Com o decorrer do tempo você pode usar outros óleos de forma terapêutica dependendo da necessidade do momento. Não existe uma norma fixa, um idade exata para o início do uso destes óleos. Qualquer recomendação é aproximada. A seguir os benefícios de alguns óleos essenciais (para os bebês e mamães): Lavanda: Calmante. Equilibra as emoções. Cicatrizante e regenerador dos tecidos. Rosa: Calmante. Poderoso anti-depressivo no pós-parto. Limão: anti-séptico, para aliviar sintomas de resfriado. Imunoestimulante. Alivia cansaço físico e mental. Laranja: alivia a ansiedade. Combate insônia. Tônico geral. Auxilia na eliminação das toxinas. Ajuda a desfazer a gordura localizada e a celulite. Tangerina: Combate o esgotamento, irritabilidade e tensão nervosa. Tônico estimulante do fígado e estômago. Prevenção de estrias. Tea-tree (melaleuca): Poderoso imunoestimulante, anti-infeccioso, bactericida, fungicida e anti-virótico. Cicatrizante. Combate congestão nos brônquios e dor de garganta.

26 26 Camomila: anti-inflamatória e analgésica. Combate dores musculares, cólicas abdominais. Limpeza e tratamento de peles sensíveis. Calmante e anti-stress. Erva doce (Funcho): diurética, laxante leve, indicada para tratar cólicas, constipação e problemas digestivos. Também é usada para aumentar o leite durante a amamentação. Hortelã-pimenta: expectorante e refrescante. Alivia a febre, dor de cabeça e náusea. É depurativo e tônico digestivo. (usar bem diluído e evitar no uso de homeopatia) Eucalipto: (usar em crianças a partir de 18 meses e usar com moderação, bem diluído) expectorante e descongestionante, combate sinusite, catarro e dor de garganta. Atua contra febre e dor muscular. Limpa o ambiente e renova a energia.

27 DICAS E CUIDADOS: Antes de usar qualquer óleo para massagem, colocar um pouquinho do óleo na dobra do braço do bebê e observar possíveis alergias. Cuidado ao usar os óleos cítricos (limão, laranja, tangerina). Esperar de 8 a 12 horas antes de se expor ao sol. Para acalmar a criança: colocar 2 gotas de óleo essencial de lavanda ou rosa na água do banho de balde. Para ajudar a baixar a febre: colocar 2 gotas de óleo essencial de lavanda na água do banho de balde. Para aumentar a imunidade, para tratar tosse e outros sintomas de gripe e para prevenir bronquite: óleo de gergelim (30ml) com 4 gotas de óleo essencial de lavanda e 2 gotas de Tea tree. Para crianças maiores que estiverem tossindo muito, massagear vigorosamente a planta do pé com óleo de gergelim (30ml) com os óleos essenciais de eucalipto (2 gotas) e de limão (3 gotas). Depois colocar uma meia para manter os pés aquecidos.

28 AGRADECIMENTOS: Agradeço ao Érico, meu companheiro e marido, por ter estado ao meu lado em todos os momentos, me incentivando sempre. Agradeço aos meus filhos: Ravi,Téo e Melissa por terem sido meus mestres neste aprendizado. Somente através da prática diária podemos absorver realmente estes conhecimentos, conhecer nossos limites, descobrir novas possibilidades, descobrir caminhos para reencontrar o equilíbrio. Sem eles eu não teria a oportunidade de crescer e de desenvolver novos potenciais. Agradeço também aos participantes deste curso por me proporcionarem a oportunidade de compartilhar estes conhecimentos. Esta apostila foi elaborada para auxiliar mães, pais e profissionais que cuidam de crianças a cuidarem de uma forma diferenciada e prazerosa de seus bebês. A partir do conhecimento deste curso e com o auxílio desta apostila esperamos te-los ajudado a utilizar estes recursos para tornar o dia a dia da vida do pequeno ser que está em suas mãos mais tranquilo e interessante. Que seus dias sejam iluminados. Escute sua intuição para tornar a sua vivência com seus bebês inesquecível e se precisarem de ajuda ou simplesmente quiserem trocar idéias, entrem em contato.

29 LIVROS INSPIRADORES: SHANTALA MASSAGEM PARA BEBÊS Frédérick Leboyer Editora Ground MASSAGEM EM BEBÊ Christina Voormann e Dr. Govin Dandekar Editora Alles Trade ORIGENS MÁGICAS, VIDAS ENCANTADAS. Deepak Chopra Editora Rocco 18. LINKS: Endereços de vídeos relacionados a massagem para bebês e banho de balde. endereço youtube do filme da Shantala fazendo massagem em seu bebê (Frederick Leboyer): Agora o vídeo método alternativo banho de balde - está em 3 partes no youtube Vídeos relacionados ao sling (carregador de bebê)

30 30 SER SAGRADO Ser sagrado você veio como um presente do universo. Você é feito da poeira do chão E o espírito colocou em você o sopro da vida. Você se transformou em um ser vivo. Eu o honro e o venero. Todos os meus desejos e sonhos, minhas esperanças e minhas aspirações estão dentro de sua forma. Você é o infinito tesouro da eternidade sem forma. Eu o amarei com a força e a energia de Deus. Você é o imensurável potencial de tudo o que era, de tudo o que é, de tudo o que será o campo das infinitas possibilidades. Ser sagrado, o fio de sua vida me enche de êxtase. Mistério toma conta de mim quando penso em sua chegada. Ser sagrado, você vem como um presente do desconhecido. Você é feito da poeira do chão, E o espírito colocou em você o sopro da vida. E assim você se tornou uma alma viva. Deepak Chopra

31 Obrigada! Conheça mais cursos para mães em

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO. ANS - Nº 33415-4. Caçapava. Cartilha. Shantala

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO. ANS - Nº 33415-4. Caçapava. Cartilha. Shantala ANS - Nº 33415-4 CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO. Caçapava Cartilha Shantala SHANTALA é uma técnica de massagem milenar Indiana, onde foi transmitida à população pelos monges e veio a tornar-se uma tradição

Leia mais

Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof.

Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof. MASSAGEM PARA GESTANTE E SHANTALA Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof.ª Daniella Koch de Carvalho SHANTALA

Leia mais

Seqüência completa de automassagem

Seqüência completa de automassagem Seqüência completa de automassagem Os exercícios descritos a seguir foram inspirados no livro Curso de Massagem Oriental, de Armando S. B. Austregésilo e podem ser feitos em casa, de manhã ou à tardinha.

Leia mais

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente.

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Um dos grandes dilemas que os pais enfrentam atualmente é em relação à educação dos filhos, e se perguntam constantemente: "Como fazer meu filho

Leia mais

Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa

Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa Flexibilidade Total Saiba como Melhorar sua Flexibilidade através de Alongamentos Específicos por Joey Atlas Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa Rotina de 6 minutos

Leia mais

C. Guia de Treino ------------------------------------------------

C. Guia de Treino ------------------------------------------------ C. Guia de Treino ------------------------------------------------ A FORÇA / RESISTÊNCIA ( FUNÇÃO MOVIMENTO OSCILAÇÃO ) A01 Joelhos inclinados Com os pés afastados na plataforma, segure a barra de apoio

Leia mais

OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê.

OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. OS AMIGOS DO PRÉ NATAL O pré natal é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. O preparo da mama durante a gestação pode ser feito a partir do 6º mês, com banho de sol que fortalece os mamilos e

Leia mais

Global Training. The finest automotive learning

Global Training. The finest automotive learning Global Training. The finest automotive learning Cuidar da saúde com PREFÁCIO O Manual de Ergonomia para o Motorista que você tem em agora em mãos, é parte de um programa da Mercedes-Benz do Brasil para

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Massagens para Crianças. Telma Batista 27 de Janeiro

Massagens para Crianças. Telma Batista 27 de Janeiro Massagens para Crianças Telma Batista 27 de Janeiro A Importância do acto de TOCAR 1 - Após a Segunda Guerra Mundial pesquisas realizadas revelaram que a causa do marasmo estava relacionada Com a falta

Leia mais

Conteúdo do curso de pedras quentes na Bergqvist Massagem e Treinamento

Conteúdo do curso de pedras quentes na Bergqvist Massagem e Treinamento Conteúdo do curso de pedras quentes na Bergqvist Massagem e Treinamento O que são pedras quentes? A massagem com pedras quentes é muito utilizada em terapias naturais ou complementares, como em consultórios

Leia mais

o Amor Fundamental Vínculo mamãe-bebê,

o Amor Fundamental Vínculo mamãe-bebê, Vínculo mamãe-bebê, o Amor Fundamental Tudo que uma mãe mais deseja é ver seu filho crescer independente e feliz. O vínculo entre a mãe e o bebê nasce antes mesmo de o bebê nascer. Essa experiência amorosa

Leia mais

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos.

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos. por Christian Haensell A flexibilidade do corpo e das juntas é controlada por vários fatores: estrutura óssea, massa muscular, tendões, ligamentos, e patologias (deformações, artroses, artrites, acidentes,

Leia mais

Plano de Exercícios Para Segunda-Feira

Plano de Exercícios Para Segunda-Feira Plano de Exercícios Para Segunda-Feira ALONGAMENTO DA MUSCULATURA LATERAL DO PESCOÇO - Inclinar a cabeça ao máximo para a esquerda, alongando a mão direita para o solo - Alongar 20 segundos, em seguida

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com maior freqüência para a terapia da coluna lombar, Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

Dra. Sandra Camacho* IMPORTÂNCIA DA ACTIVIDADE FÍSICA

Dra. Sandra Camacho* IMPORTÂNCIA DA ACTIVIDADE FÍSICA Uma cadeira e uma garrafa de água O que podem fazer por si Dra. Sandra Camacho* IMPORTÂNCIA DA ACTIVIDADE FÍSICA A prática de uma actividade física regular permite a todos os indivíduos desenvolverem uma

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906 Exercícios com Elástico Os Exercícios com elástico irão trabalhar Resistência Muscular Localizada (RML). Em cada exercício, procure fazer a execução de maneira lenta e com a postura correta. Evitar o SOLAVANCO

Leia mais

AROMATERAPIA. - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado

AROMATERAPIA. - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado AROMATERAPIA - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado CICLOS DA VIDA A versatilidade da aromaterapia, aliada à natureza delicada do tratamento, a torna adequada a todos os estágios

Leia mais

Massagem Shantala para bebés

Massagem Shantala para bebés Massagem Shantala para bebés DATAS A definir (assim que seja atingido o número mínimo de inscrições) HORÁRIO Sábado ou Domingo, das 9h00 às 13h00 ou das 14h00 às 18h00 DURAÇÃO 4 horas LOCALIZAÇÃO Aveiro

Leia mais

Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf

Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf Fonte: http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/tudoemcima_194.pdf ELÁSTICO OU BORRACHA Sugestão: 1 kit com 3 elásticos ou borrachas (com tensões diferentes: intensidade fraca, média e forte) Preço: de

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

postura e respiração Use este pequeno guia para encontrar a sua postura e respiração. Esse é o primeiro pilar da meditação perfeita.

postura e respiração Use este pequeno guia para encontrar a sua postura e respiração. Esse é o primeiro pilar da meditação perfeita. serenamente A fim de obter o máximo de benefícios a partir da prática da meditação, precisamos entender um pouco sobre postura e técnicas de respiração corretas. Se você não está respirando direito e sua

Leia mais

Meditação 2011. distribuição gratuita 1

Meditação 2011. distribuição gratuita 1 Meditação 2011 distribuição gratuita 1 Acenda uma Vela na chegada de 2011 A sugestão é acender 2 velas, uma de Gratidão pelo ano que está partindo e outra na entrada do Novo Ano. A cor você escolhe, mas

Leia mais

Tema 2: Mercado. Assunto 4: Conhecendo o mercado fornecedor. Unidade 1: Fornecedor é parceiro

Tema 2: Mercado. Assunto 4: Conhecendo o mercado fornecedor. Unidade 1: Fornecedor é parceiro Tema 2: Mercado Assunto 4: Conhecendo o mercado fornecedor Unidade 1: Fornecedor é parceiro Olá, caro(a) aluno(a). Este material destina-se ao seu uso como aluno(a) inscrito(a) no Curso Aprender a Empreender

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA

CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA APRENDA A CUIDAR DA SUA COLUNA Elaboração: Júlia Catarina Sebba Rios Pesquisa: Efeitos de um programa educacional de autocuidado de coluna em idosos ati vos e sedentários

Leia mais

Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias...

Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias... Volte a ter o corpo que tinha antes da gravidez em 60 dias... Mamãe Sarada 2015 Todos os direitos reservados...com Apenas 14Min/Dia! mamaesarada.com.br Av. Eng Carlos Goulart 1015 sala 313 Belo Horizonte

Leia mais

Amamentação na primeira hora, proteção sem demora.

Amamentação na primeira hora, proteção sem demora. Amamentação na primeira hora, proteção sem demora. Amamentar logo após o nascimento, na primeira hora, é muito importante para a mãe e para o bebê porque: Protege mais o bebê contra doenças. Ajuda a mulher

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos 1 Dr Alex da Silva Santos Diretor do Centro Brasileiro de Acupuntura Clínica e Medicina Chinesa www.centrobrasileiro.com.br Dr Alex da Silva Santos O Dr. Alex da

Leia mais

A importância do tratamento contra a aids

A importância do tratamento contra a aids dicas POSITHIVAS A importância do tratamento contra a aids Por que tomar os medicamentos (o coquetel) contra o HIV? A aids é uma doença que ainda não tem cura, mas tem tratamento. Tomando os remédios corretamente,

Leia mais

claudia houdelier - maternidade maternidade

claudia houdelier - maternidade maternidade claudia houdelier - maternidade maternidade dedicatória para alexandre, meu único filho. de fora para dentro Tudo começa no ventre materno com certeza, a nossa história começa aqui. Uma história de uma

Leia mais

Ativando o poder. Feminino. 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias. Cris Guerra Grupo Poder Feminino

Ativando o poder. Feminino. 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias. Cris Guerra Grupo Poder Feminino Ativando o poder Feminino 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias Ativando o poder Feminino 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias Sou Cristiane Guerra, atuo como facilitadora para mulheres em seu processo

Leia mais

TREINAMENTO 1. Aquecimento: Alongamento: Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP)

TREINAMENTO 1. Aquecimento: Alongamento: Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP) TREINAMENTO 1 Rodrigo Gonçalves (Comissão Paulista de Cheerleading) (CREF. 028011-G/SP) Rotina de alongamento e condicionamento (Treino 1): O alongamento e o aquecimento são importantíssimos em qualquer

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Guia de ajuste do corpo clínico e do paciente

Guia de ajuste do corpo clínico e do paciente Page 1 Instalação do fixador da máscara Remoção da parte almofadada Uma vez completa e adequadamente Guia de ajuste do corpo clínico e do paciente Segure pela parte superior da parte almofadada da máscara

Leia mais

Vínculo entre mãe e bebê

Vínculo entre mãe e bebê Vínculo mãe/bebê Vínculo entre mãe e bebê Tenha uma idéia audaciosa hoje. Amanhã ela já não será nova. O bebê precisa reconhecer quem cuida dele, por isso, precisa ser cuidado sempre pela mesma pessoa.

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Pedro e Lucas estão sendo tratados com. Profilaxia

Pedro e Lucas estão sendo tratados com. Profilaxia Pedro e Lucas estão sendo tratados com Profilaxia Este livreto foi planejado para crianças com hemofilia que estejam prestes a iniciar profilaxia, ou que estejam considerando iniciá-la no futuro. Esperamos

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ciências Nome: Leia este texto para resolver as questões propostas.

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ciências Nome: Leia este texto para resolver as questões propostas. 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ciências Nome: Leia este texto para resolver as questões propostas. 1) O nosso corpo se divide em cabeça, tronco e membros, mas existe uma estrutura, a menor

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

COMO CUIDAR DE GATOS E CÃES RECÉM-NASCIDOS ASSOCIAÇÃO QUATRO PATINHAS

COMO CUIDAR DE GATOS E CÃES RECÉM-NASCIDOS ASSOCIAÇÃO QUATRO PATINHAS COMO CUIDAR DE GATOS E CÃES RECÉM-NASCIDOS ASSOCIAÇÃO QUATRO PATINHAS COMO CUIDAR DE GATOS E CÃES RECÉM-NASCIDOS SOBRE OS FILHOTES RECÉM-NASCIDOS Gatinhos e cãozinhos filhotes nascem ainda mais dependentes

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

By Dr. Silvia Hartmann

By Dr. Silvia Hartmann The Emo trance Primer Portuguese By Dr. Silvia Hartmann Dra. Silvia Hartmann escreve: À medida em que nós estamos realizando novas e excitantes pesquisas; estudando aplicações especializadas e partindo

Leia mais

ACONSELHAMENTO EM AMAMENTAÇÃO

ACONSELHAMENTO EM AMAMENTAÇÃO ACONSELHAMENTO EM AMAMENTAÇÃO Dra. Samantha Caesar de Andrade Nutricionista do CRNutri Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição ACONSELHAR x ACONSELHAMENTO Aconselhar

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Joelho

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Joelho Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Joelho O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência, para a terapia do Joelho. Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Aulas de Inglês implementando técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E.)

Aulas de Inglês implementando técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E.) Aulas de Inglês implementando técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E.) Maria Fernanda Teixeira Pinto Hoje em dia as crianças e jovens tem uma vida muito cheia de tarefas e compromissos, correndo de um lugar

Leia mais

Meditação Diária. Guia pessoal para praticar meditação

Meditação Diária. Guia pessoal para praticar meditação Meditação Diária Guia pessoal para praticar meditação Todos os direitos reservados É necessária a autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Enquanto os autores fizeram

Leia mais

Guia de Produtos. [ Março 2014 ]

Guia de Produtos. [ Março 2014 ] Guia de Produtos [ Março 2014 ] Todos os produtos da ROSA DE LUZ são elaborados com óleos essenciais e extratos naturais, que são extraídos de flores, folhas, frutas ou resinas. Por isso, além de naturais,

Leia mais

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos.

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos. Como eu ganho dinheiro com o meu blog Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Conheça agora as dicas e as formas que uso para ganhar dinheiro online. Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Antes de começar

Leia mais

Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças.

Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças. Soninho Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças. Garanta que entre os colchonetes haja meio metro

Leia mais

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.]

Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática. Melhorar o controlo da asma na comunidade.] Sessão 2: Gestão da Asma Sintomática Melhorar o controlo da asma na comunidade.] PROFESSOR VAN DER MOLEN: Que importância tem para os seus doentes que a sua asma esteja controlada? DR RUSSELL: É muito

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

VOCÊ JÁ PENSOU NA SUA POSTURA HOJE?

VOCÊ JÁ PENSOU NA SUA POSTURA HOJE? VOCÊ JÁ PENSOU NA SUA POSTURA HOJE? Dicas Gerais para uma Boa Postura 1) Manter o topo da tela ao nível dos olhos e distante cerca de um comprimento de braço (45cm ~ 70cm); 2) Manter a cabeça e pescoço

Leia mais

Vivência Holística da Gravidez e Parto

Vivência Holística da Gravidez e Parto Vivência Holística da Gravidez e Parto Preparação para o Nascimento Acreditamos que existem outras formas de olhar para a chegada de um novo Ser, de vivenciar a gravidez e de experienciar o parto de forma

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. A presença de pus ou de vermelhidão ao redor do umbigo sugere infecção e deve ser avaliada pelo profissional de saúde.

Leia mais

As 7 estratégias mais eficazes para reduzir o stress no dia-a-dia cientificamente comprovadas e 100% naturais!

As 7 estratégias mais eficazes para reduzir o stress no dia-a-dia cientificamente comprovadas e 100% naturais! 1) Aprenda a Relaxar A prática regular de alguma técnica de relaxamento tem efeitos profundos no sistema imunológico, além de ajudar a baixar a pressão arterial e a reduzir níveis altos de colesterol.

Leia mais

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde.

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. AT I ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. Maringá é integrante da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e não

Leia mais

Recomendações úteis para a manutenção do aleitamento materno em mães que trabalham fora do lar ou estudam

Recomendações úteis para a manutenção do aleitamento materno em mães que trabalham fora do lar ou estudam Recomendações úteis para a manutenção do aleitamento materno em mães que trabalham fora do lar ou estudam Essas recomendações foram elaboradas para orientar mães e profissionais de saúde nas situações

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 Nesta aula veremos a importância da coordenação motora para o desenhista e como ela pode ser desenvolvida através de exercícios específicos. (Mateus Machado) A IMPORTANCIA DA COORDENAÇÃO MOTORA Antes

Leia mais

Produtos para fazer um contorno perfeito:

Produtos para fazer um contorno perfeito: Introdução A maquiagem corretiva caiu no gosto das mulheres, e cada vez mais técnicas surgem para te ajudar na missão de afinar e ressaltar pontos estratégicos do rosto. Foi a pensar nisso que decidimos

Leia mais

A GlândulaTimo. Seu nome em grego, "thymos " significa energia vital. Será preciso dizer mais?

A GlândulaTimo. Seu nome em grego, thymos  significa energia vital. Será preciso dizer mais? A GlândulaTimo Luis Hdez No centro do peito, atrás do osso onde as pessoas tocam quando ele diz 'EU', existe uma pequena glândula chamada timo. Seu nome em grego, "thymos " significa energia vital. Será

Leia mais

Questionário Sociodemográfico e Clínico

Questionário Sociodemográfico e Clínico Questionário Sociodemográfico e Clínico dados pessoais do sujeito: data: local: contacto telef.: nome: idade: naturalidade: estado civil: S C UF D V outros: escolaridade (nº anos c/ sucesso): habilitações

Leia mais

Entendendo a lipodistrofia

Entendendo a lipodistrofia dicas POSITHIVAS Entendendo a lipodistrofia O que é a lipodistrofia? Lipodistrofia é quando o corpo passa a absorver e a distribuir as gorduras de maneira diferente. Diminui a gordura nas pernas, braços,

Leia mais

meu jeito de dizer que te amo

meu jeito de dizer que te amo Anderson Cavalcante meu jeito de dizer que te amo Dedicatória A Tabata, minha esposa, mulher, amante e melhor amiga, que com muito charme, carinho e um pouco de paciência compartilha comigo as descobertas

Leia mais

E, algumas vezes, a pessoa que mais precisa do seu perdão é você mesmo. Devemos nos lembrar que, ao dormirmos, o corpo astral sai do corpo físico.

E, algumas vezes, a pessoa que mais precisa do seu perdão é você mesmo. Devemos nos lembrar que, ao dormirmos, o corpo astral sai do corpo físico. MEDITAÇÃO DO PERDÃO Jesus ensinou que devemos perdoar a alma de todas as pessoas, pedindo ao Criador que detenha o lado negativo dela. Não importa o grau de negatividade de alguém, precisamos sempre perdoar,

Leia mais

MASSAGEM PARA GRÁVIDAS (Massagem Estética Californiana)

MASSAGEM PARA GRÁVIDAS (Massagem Estética Californiana) 1 MASSAGEM PARA GRÁVIDAS (Massagem Estética Californiana) Um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher é, sem dúvida, estar grávida. Esta é uma altura em que não é preciso motivos para celebrar

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO Ao fazer exercícios de alongamento vai melhorar a amplitude das suas articulações, especialmente importante em doentes com dor crónica. Não precisa forçar excessivamente para sentir benefício com estes

Leia mais

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

MEU BEBÊ ESTÁ MAMANDO O SUFICIENTE? COMO SABER? Estou preocupada se meu bebê está recebendo leite suficiente como posso ter certeza?

MEU BEBÊ ESTÁ MAMANDO O SUFICIENTE? COMO SABER? Estou preocupada se meu bebê está recebendo leite suficiente como posso ter certeza? MEU BEBÊ ESTÁ MAMANDO O SUFICIENTE? COMO SABER? Estou preocupada se meu bebê está recebendo leite suficiente como posso ter certeza? Melhor do que preocupar-se e tentar adivinhar se seu bebê amamentado

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

- Massagem Terapêutica Ayurvédica (Método Kusum Modak Massagem completa ao corpo)

- Massagem Terapêutica Ayurvédica (Método Kusum Modak Massagem completa ao corpo) Apresentação Marta Grabit - Terapêuta de Ayurvédica com a categoria de Massagista Ayurvédica Terapêutica. Com formação pelo IMT Instituto de Medicina Tradicional, nota final de 17 valores certificada pela

Leia mais

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família DICAS DE SAÚDE Proteja sua família Elaborado: Apoio: Saúde e o Sistema Imunológico Saber como o organismo combate os agressores e se protege, assim como conhecer os fatores que o levam a um funcionamento

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Ensino aos Cuidadores de Doentes com Sonda Nasogástrica

Ensino aos Cuidadores de Doentes com Sonda Nasogástrica Ensino aos Cuidadores de Doentes com Sonda Nasogástrica Índice 2 Alimentação por Sonda Nasogástrica.. pág.5 O que uma Sonda Nasogástrica?...pág.6 Como Preparar a Alimentação por Sonda?...pág.7 Para alimentar

Leia mais

Bê nçã o do Ú têro com Mirãndã Grãy

Bê nçã o do Ú têro com Mirãndã Grãy Bênção do Útero Sinto-me encantada que faças parte na Bênção do Útero. Esta bênção tem como intenção não apenas trazer cura e conexão com o teu próprio útero e feminilidade, como também pretende ancorar

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

GUIA DE EXERCÍCIOS LIFE ZONE TOTAL FIT

GUIA DE EXERCÍCIOS LIFE ZONE TOTAL FIT GUIA DE EXERCÍCIOS LIFE ZONE TOTAL FIT Nesse guia você encontrará 50 exercícios diferentes para fazer utilizando a sua Estação de Musculação Life Zone Total Fit. Com esses exercícios, você trabalhará diversas

Leia mais

Você está lendo o trecho grátis do ebook sobre Prazer Feminino escrito pelo Sexólogo Marlon Mattedi. Sua vida sexual nunca mais será a mesma.

Você está lendo o trecho grátis do ebook sobre Prazer Feminino escrito pelo Sexólogo Marlon Mattedi. Sua vida sexual nunca mais será a mesma. Você está lendo o trecho grátis do ebook sobre Prazer Feminino escrito pelo Sexólogo Marlon Mattedi. Sua vida sexual nunca mais será a mesma. Boa leitura 1 2 Marlon Mattedi COMO PROVOCAR ORGASMOS FEMININOS

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

Mantendo as Crianças em Segurança

Mantendo as Crianças em Segurança PORT.SAFETY 2013 Mantendo as Crianças em Segurança Colocar-se em situações de perigo não é sinal de mau comportamento. As crianças precisam aprender a se manter em segurança à medida que exploram o mundo.

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a dor cervical

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a dor cervical Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a dor cervical O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia da dor cervical. Eles foram compilados para

Leia mais

Use, demostre e venda

Use, demostre e venda Use, demostre e venda Esse material foi criado para você fazer demonstração e venda de produtos onde quer que você esteja! Esses momentos de demonstração são chamados de ENCONTROS DE BELEZA. Essa é a hora

Leia mais

3. Pressione o cotovelo, com a maior força possível com a outra mão, em direção ao outro ombro. Fique nesta posição por 10 segundos. Repita 3X.

3. Pressione o cotovelo, com a maior força possível com a outra mão, em direção ao outro ombro. Fique nesta posição por 10 segundos. Repita 3X. THIAGO MURILO EXERCÍCIOS PARA DEPOIS DO TÊNIS 1. Em Pé de costas para um canto de parede flexione a sua perna mais forte para frente, alinhe a coluna e leve os braços para trás até apoiar as palmas das

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna

Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna 4ª\edição 2015 tt Prezado(a) Paciente, Essa cartilha foi elaborada especialmente para você, paciente da Escola de Coluna do Into. Aqui você

Leia mais

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho PÓS-OPERATÓRIO Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho Estes exercícios são importantes para aumentar a circulação em seus pés e pernas e prevenir coágulos sanguíneos. Eles também são

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br

Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br HUMANIZAÇÃO NO SERVIÇO ODONTOLÓGICO Profª Iris do Céu Clara Costa - UFRN iris_odontoufrn@yahoo.com.br É a proposta de uma nova relação entre usuário, os profissionais que o atendem e os serviços. Todos

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais