Entrevista Jessica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Entrevista Jessica"

Transcrição

1 Entrevista Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento) I O que é para si, neste momento, ser enfermeira? J- Essa é difícil (pensa). O que é ser enfermeira? É.(pensa)... É cuidar do outro, quer em situação de doença, mas não só em situações de doença, não é? A prevenção também faz parte da área do enfermeiro I. - O que é que mudou da sua imagem sobre a enfermagem? J- Não sei, é que este já é o meu segundo ano, ou seja, já estou a entrar no terceiro, ou seja, como já tinha andado noutra escola antes I É muito diferente, esta escola da outra? J- É. I Em quê, já agora? J- Primeiro, era uma escola pequenininha, tem muito poucos alunos, é uma escola muito, muito tem poucos professores, são para aí uns quatro ou cinco professores. Conhece-se toda a gente. Aquilo é tipo uma aldeia, vem da aldeia para a cidade e toda a gente se conhece, todos falam lá dentro. E depois é o método de trabalho é um bocadinho diferente, não sei. Aqui, acho que somos um bocadinho mais autónomos do que lá I Os alunos J- Sim. Porque eles lá tinham mais, era: davam-nos as aulas mandavam-nos fazer os trabalhos mas sempre com muita orientação e depois éramos avaliados por exames. Aqui acontece a mesma coisa só que eu noto que temos que fazer um estudo autónomo maior. I Como é que era a relação entre alunos e professores? J- Bem, eu com alguns professores não havia grande relação porque deram aulas pontuais e não Mas depois aqueles professores que iam connosco pra estágio e havia dois ou três que estavam ligados ao primeiro ano com havia uma grande relação até

2 porque nós éramos poucos, eles também eram poucos mas era muito uma relação professor-aluno. I Isso quer dizer o quê? Proximidade ou distância? J- Distanciamento. I - E acha que aqui é menos? J- Acho que há um bocadinho menos. I Acha que há alguma diferença fundamental entre a imagem que passavam lá do que é ser enfermeiro e aqui? J Não, acho que não. I Já cá está há um ano, neste caso dois, como é que acha que a sociedade vê a imagem do enfermeiro? J- (Pensa) Eu acho que há dois tipos de pessoas. Há aqueles que vêem os enfermeiros como os super-homens, que fazem tudo e há aqueles que desprezam os enfermeiros e dão mais valor aos médicos. Não reconhecem o nosso trabalho. I Porque é que dá mais valor Porque é que acha que são os super-homens e depois porque é que acha que não dão valor? J- Isso tem muito a ver com os papéis que a sociedade atribuí e com I O que é que as pessoas acham que os enfermeiros fazem, na prática? J- Dão banhos, lavam rabos(risos), dão injecções I Porque é que se ri? J- Porque é que toda a gente, quando digo que estou em enfermagem: ah e tal, já deste injecções, já mudaste fraldas? I E o que é que você diz, nessa altura? J- Digo: Injecções não, mudar fraldas já mudei muitas. I Mas fica incomodada ou... J- Não, não. Não me importo nada de mudar fraldas. I Incomodada de perguntarem? J- Não, não fico incomodada, mas é que as pessoas têm uma ideia um bocado mudada daquilo que o enfermeiro faz e pensam que mudar fraldas é a única coisa que a gente faz e que é não tem uma base teórica por trás, não tem um fundamento, que é uma coisa que qualquer pessoa fazia. I E responsabilidades dos enfermeiros nessa imagem? Será que há? J- Eu acho que sim. I Porquê? Quais?

3 J- A gente tolera tanta coisa a gente tolera tanta coisa e depois só três ou quatro coisas é que achamos, damos importância Há muita coisa que nós não damos importância I Exemplos J- Por exemplo, os cuidados de higiene no hospital, a maior parte são realizados por auxiliares, pelo menos é isso que nós vemos em estágio, não é? Também compreendo que por vezes há pouco pessoal, poucos enfermeiros e que não poderiam fazer tudo aquilo que nós fazemos quando estamos em estágio, não é? Que nós só temos um doente e eles têm vários. Mas há coisas que se calhar eles podiam fazer e não fazem e delegam, depois, essas tarefas, por vezes não são bem feitas e não valorizam aquilo, porque se valorizassem, pelo menos fiscalizavam o trabalho das pessoas a quem delegam, não é? I Falou que as pessoas valorizavam muito o médico. J- Sim. É o Sr. Doutor. I E porque não Sr. Enfermeiro? J- Pois, não sei. Quer dizer, sei. Isso já vem de há muito tempo atrás. Quase sempre foi assim porque antigamente, o enfermeiro não tinha formação, não é? Tinha Começou por ser Não tinham formação, começaram por ser irmãs que o faziam só para praticar o bem e os médicos sempre tiveram algum algum tempo atrás não mas sempre tiveram alguma formação, algum grau superior em relação aos enfermeiros e por isso acho que são mais valorizados pelas pessoas. I E enquanto enfermeira o que é que pode fazer para melhorar isso? J- É uma boa pergunta É tentar Não sei, tentar fazer ver à população que nós estudamos, que nós temos bases para fazer aquilo que fazemos É tentar exercer da melhor forma a minha profissão. É a excelência dos cuidados, aquela frase bonita. I Ficou bem J- (risos) I Já falámos o que é que acha o que é ser enfermeiro, da sociedade...e as pessoas que a rodeiam? Como é que é? A sua família, que é que dizem as pessoas próximas da família ou amigos J- Amigos, quase todos os meus amigos são estudantes de enfermagem. I Ah é? J- Sim. Por acaso tenho muitos amigos de antes de entrar para a universidade, por acaso a maior parte deles foi para enfermagem ou se não foram, foram quase todos para a área da saúde.

4 I E qual é a imagem deles sobre a enfermagem? Sobre si, enquanto enfermeira? J- (pensa) Dos meus colegas que estão em enfermagem, acho que a imagem que eles têm de mim é aquela que eles têm deles, não é? Não sinto que eles achem que eu não tenho jeito ou I E os outros? J- Os outros não, não se pronunciam muito sobre mim, às vezes fazem perguntas sobre a enfermagem mas é a opinião geral dos outros cursos. I E a família? Pessoas próximas, importantes que é que eles dizem? J- Então é: o meu pai acha muita piada, gosta muito de ter uma filha enfermeira, acha que é muito bom e que lhe vai dar muito jeito para a velhice de vez em quando lá I Perspectivas estratégicas J- É, é é a ver se não gasta muito dinheiro quando for velho. (risos) O meu irmão também ele sempre gostou da área de enfermagem; ele até gostava de ter vindo para enfermagem mas ele não gosta de estudar portanto não vai. Mas eu até acho que ele tinha mais vocação que eu. I Porquê? J- Não sei, acho. I Mas acha que não tem vocação? J- Não. Acho que tenho mas acho que ele ainda tinha mais. Eu acho que tenho mais vocação para comunicar e para I O que é ter vocação? J- Isso é uma boa pergunta. Eu acho que a vocação é nós temos áreas em que somos mais, que temos o nosso conhecimento, não é conhecimento é como é que eu hei-de dizer que gostamos mais ou que temos maiores capacidades, estão mais desenvolvidas e outras menos. Não quer dizer que a gente não possa praticar as outras mas temos que nos aplicar mais ou temos que nos esforçar mais I E então (pausa) que capacidades, são essas, que são necessárias para ser enfermeiro? J- São tantas Capacidades: comunicar, estar conseguir estabelecer uma relação com a outra pessoa, eu acho que nisso não tenho assim grandes dificuldades, quer dizer, também depende da situação não é? Mas, no geral, não sou uma pessoa muito difícil de relacionar. Observar, também é muito importante (pensa) também acho que não me saio mal. I Observar o quê?

5 J- Eu acho que tudo. Não só a pessoa I Por tópicos Tudo o quê? Olhar para uma pessoa J- Quando olho para uma pessoa tenho que observar, para além do corpo dela e todo o seu estado, tenho que observar a sua expressão, o meio que o rodeia, os familiares, quando vão às visitas, por exemplo. (pensa) Ou, por exemplo, um enfermeiro de comunidade que vá a casa das pessoas, observar todo o meio onde ele vive, ver mais ou menos quais são as suas actividades. I Hmm Agora ia perguntar: com que outros profissionais é que o enfermeiro trabalha? J- Bué (risos) I Quais? Quantos? Quantos não quais, que grupos? J- Que outros profissionais (pensa) Então vá, se for num hospital ou num centro de Saúde com médicos administrativos, auxiliares, as senhoras da limpeza..mais? os técnicos de radiologia sei lá, lembrar assim mais I - E o que é que os distingue dos restantes profissionais? J- Psicólogos I Sim, sim. E que é que os distingue dos outros? São um grupo profissional autónomo, não é? Que é que o distingue dos outros? J- Cada grupo tem os seus papéis e I Está bem e o que é que distingue os enfermeiros dos outros? O que é que distingue o médico dos outros? J- Então... mas cada um presta os seus cuidados, não é? São diferentes Sei lá o médico está mais na área do diagnóstico e mais ligado à doença, o enfermeiro está mais na área do cuidar e (pensa) mais na área do cuidar e estar com o doente e atender a tudo o que ele precisa. No caso do utente, é mais o elo de ligação entre os outros técnicos todos. I Mas é que os outros também cuidam e também estão próximos do doente J- Pois Quer dizer, alguns. I Sim, ok. Então o que é que os distingue? Estão mais próximos é isso? J- Têm papéis diferentes Há o mais próximo não só psicologicamente...como é que eu hei-de dizer estabelecer uma relação mas também é mais próximo fisicamente porque, normalmente, é o enfermeiro que presta todos os cuidados que ele não consiga fazer ou que auxilia, não são os outros, não é? Não é um técnico de radiologia que vai ajudar a dar banho ou fazer outra coisa qualquer.

6 I Ok. Agora uma pergunta difícil. O que é que é isso do cuidar? Fala dele há dois anos O que é que é isso do cuidar? J- Boa pergunta I Não há respostas certas aqui, está bem? J- Sim sim Também acho que para essa pergunta não há respostas certas. I Sim então? J- Eu acho que o cuidar tem vários pontos e depende muito de pessoa para pessoa e das necessidades que a pessoa tem. Acho que numa pessoa doente o cuidar é ajudá-la, se for preciso auxiliar em algumas necessidades que ela tem alteradas ou que não tem, simplesmente É estar com essa pessoa, é conversar com ela, é tentar encaminhá-la para coisas que ela necessite se for para mim agora ia dizer outra coisa qualquer que já não me lembro I Agora uma pergunta mais pessoal: o que é que acha que mudou em si, desde que veio para o curso? Em que é que está diferente? Há-de haver qualquer coisa J- Pois há. I Nem que ficássemos aí fechados numa sala durante um ano ficávamos diferentes. Em que é que acha que está diferente? J- Não sei Acho que faço menos juízos de valor. I Hmm Hmm J- Isso tenho a certeza absoluta que faço muito menos, porque às vezes a gente comenta e nem pensa na situação que está por trás e acho que agora começo a fazer as coisas primeiro pergunto sempre: Mas espera lá, contextualiza lá isso e depois sim, tento ver a situação. Tenho sempre aquela noção de calma lá, que isto pode não ser bem assim. I Mas em qualquer situação da sua vida? J- Sim. Quase sempre qualquer não... umas que sim, outras não mas quase sempre. I Achas isso uma aprendizagem? Um ganho? J- Acho que sim, acho que sim. Acho que isso é um ganho para toda a gente. I Mais alguma ideia que ache que possa dar de ser uma Jessica diferente? J- (pensa) Quer dizer, diferente hei-de ser, também estou mais velha, enquanto vamos envelhecendo também fica mais, ficamos diferentes, não é?não sei acho que I Já se sente sente-se enfermeira? J- Não, nada. I Então outra pergunta: Sente-se um bocadinho enfermeira?

7 J- Não. I Não. Porquê? J- Porque sinto que cada vez sei menos. Pensava que chegava ao 2º ano e pensava que já sabia qualquer coisinha assim I E não sabe? J- Não. I - Então faço já outra pergunta: Então porque é que diz que não sabe? J- Porque não sei. I - E porque é diz que não sabe? J- Porque é que eu digo que não sei? Porque cada vez que vamos tendo mais aulas e vou estudando percebo que temos que saber mais coisas para saber e mais e mais Por isso não me sinto nada I Ok. Mas já deves saber alguma coisa. Imagine este cenário. J- Sei algumas coisas mas não me sinto I Houve um vírus que pôs todos os enfermeiros que havia no país, de baixa, e então temos que ir contratar os que estão nas escolas. Entrevista, para decidir daqui a 5 minutos para onde é que você vai trabalhar. O que é que já sabe fazer? J- Ah Então o que eu já sei fazer Sei dar banhos, já sei mudar fralditas. I Tem que se promover. O que é que dizia que sabia fazer? J- Cuidados de higiene e conforto, aquilo já vai. Por isso se for preciso a gente lá vai. Já aprendemos muitas técnicas mas que já tenha feito Saber fazer, saber fazer É que eu acho que É que já houve muita coisa que a gente aprendeu mas eu acho que não me sentiria capaz de as por já em acção. I E quando fala de coisas, que coisas são? Exemplos! J- Técnicas de enfermagem, sei lá algaliação, aspiração, tanta coisa. I Está a falar e está a dizer que tem competência do ponto de vista do conforto e higiene e a realização de técnicas mecânicas. J- Sim, mecânicas, exacto. I E outras competências? Do ponto de vista relacional? J- Pois Pois Aquelas da relação e É assim, tenho, algumas I Mas nunca nos lembramos delas, quando temos que nos promover. J- É. Pois, acho que não. I É? Mas é razoável falarmos nisso, que temos essas competências? J- Supostamente todos iremos sair daqui com umas luzes dessas competências

8 I Mas neste momento J- Neste momento tenho a noção que há algumas dessas competências que não...que ainda tenho que desenvolver mais, que não estão bem desenvolvidas. Até porque nós, normalmente, não pensamos nelas I Aqui não as valorizou não foi? Falou nas outras. E que experiências foram importantes neste tempo para si? Aqui na escola? J- É assim, para mim os ensinos clínicos são sempre os que a gente valoriza mais e pelos menos a mim é o que me incentiva mais. O que gostei mais. Porque nós temos a hipótese de por em prática coisas que aprendemos na aula teorias e que..por vezes, nas aulas não nos fazem muito..como é que hei-de dizer, não é n fazer sentido é não estamos a ver como é que se vai processar e às vezes chegamos lá ou é mais difícil ou é mais fácil e depois tem sempre os outros factores subjacentes de relação, que aquilo é uma pessoa, não é um boneco. Pronto, e acho que os ensinos clínicos são o que, para mim, o que eu gostei mais. I - E dentro dos ensinos clínicos, duas a três situações fortes, intensas, e que por isso mesmo possam ter sido significativas para si. J- Então, no centro de saúde, eu gostei de ter ido para uma zona mais rural. Que não é muito longe da minha casa mas já faz muita diferença, então para quem mora mais perto de Lisboa, já se nota que é uma população diferente não mesmo não sendo muito longe já é uma população rural e tem outros hábitos, outro estilo de vida. Também gostei assim uma coisa que eu valorize No hospital eu fiquei num particular todo XPTO... como é que eu hei-de dizer.. É um hospital diferente daqueles que a gente está habituado a pensar e, até porque eu já tinha feito estágio num público, em Medicina e depois vou para o privado e não tem muito a ver, não é? Tem um conceito diferente e acho que é uma mais-valia. I O que é que agradou, particularmente? J- Não me agradou tudo lá, só algumas coisas. Agradou-me pensar que eles primeiro tive mais proximidade à reabilitação e agradou-me isso. Eles trabalham muito a área da reabilitação e não tanto o fazer por mais ajudar a pessoa a adaptar-se e voltar a fazer as coisas que fazia antes enquanto que, por exemplo, via aqui no Hospital que a gente fazia tudo e mais alguma coisa pela pessoa e aquela coisa que a gente só está lá para ajudar naquilo que ela não consegue fazer, não se verificou muito. Bem, o espaço físico também ajuda. Por exemplo, eu dizia muitas vezes aos meus colegas que uma pessoa que no público tomava banho na cama, ali poderia tomar banho

9 na casa de banho, perfeitamente, com cadeira e assim mas podia ir a casa de banho. Mas isso também só acontecia porque as condições físicas o possibilitam, porque toda a gente lá tem uma casa de banho no quarto e não há uma casa de banho para trinta pessoas, como acontece. As condições físicas ajudam bastante. O número de técnicos nem por isso, porque não é muito superior a um Hospital público, tem um ou dois mas não é assim nada E depois é mesmo, as pessoas estão a pagar um serviço não é? I No público também J- Pois ali também mas não se lembram Aí estão a pagar ainda mais, vamos lá ver E se o serviço não for, eu não digo bem feito, não porque às vezes não é bem feito, mas se não for dentro daqueles parâmetros corre-se o risco de ou perder um cliente ou então perder um profissional. Ali é excessivamente é tudo a pagar, e está-se constantemente a olhar para o que se tem a pagar e não se vai buscar outro pacote de compressas porque vai para a conta da pessoa e porque não se pode tirar só uma porque tem que se tirar três, quer dizer, não vou pagar três para só usar uma, se calhar faz-se as coisas não tão perfeccionistas para poupar dinheiro. I Ok estávamos nas experiências que a marcaram Já falou na parte mais Comunitária, falou no Hospital Mas ia perguntar experiências de interacção com os doentes uma ou outra situação de interacção com os doentes que tenham sido importantes para J- Interacção Por exemplo, quando estive no Hospital fiquei com uma doente que tinha uma afasia e foi uma experiência diferente, nunca tinha tido e acho que deu para aprender I O que é que aprendeu com ela? J- Aprendi uma nova maneira de me relacionar com as pessoas, quando não conseguem fazer algumas coisas ou quando não se conseguem expressar tão bem I E então? Como é que foi chamarem Oh Sra Enfermeira! J- A gente normalmente diz que não somos enfermeiros, somos estudantes de enfermagem. I Está bem, mas o que é que isso mexe lá dentro? J- Primeiro pensei assim: só me está a chamar enfermeira porque eu tenho a farda vestida, porque eu ainda não tenho cara de enfermeira. Foi mais ou menos isso, se eu não tivesse a farda...não não nos chamavam I As enfermeiras se não tivessem farda não os chamavam

10 J- Não sei, não sei I Então há mais qualquer coisa que não é só a farda. E é o quê? J- É a postura, é a maneira como a gente fala, às vezes, com os doentes. Vai muito por aí.. I Hmmm hmmm. J-Quando eles nos perguntavam coisas mais técnicas, viam logo que nós não éramos enfermeiras, não é? Porque há muita coisa que a gente não sabe dar resposta era: Olhe, não sei; espere só um bocadinho... I - E quando exactamente, como é que fazia, quando não conseguia dar resposta? J- Não sei, vou tentar saber. Vou pedir a alguém que o venha informar. I - E como é que foi vestir a bata a primeira vez? Já tinha vestido J- Já tinha vestido É (pensa) é giro I - O que é que mexe cá dentro, tem que mexer alguma coisa connosco J- Sim primeiro pensamos logo eu pelo menos notei muito isso quando fui para o hospital porque com a farda nós parecemos que fazemos parte, um bocadinho da mobília, porque somos reconhecidos como alguém do serviço. Eu acho que nós gostamos de sentir essa sensação: sentimos que já pertencemos a algum sítio. I - E na relação com o doente? Como é que se sentes? Com uma farda. J. - Com a farda é diferente. Normalmente o doente está a espera de alguma coisa de nós. Pelo menos a gente consiga dar resposta ás perguntas deles, ou que os possamos ajudar ou I O que é que os outros esperam de nós quando nos o que é que esperam de nós, em prática clínica? O que é que os doentes esperam de si? J- Esperam que eu os possa ajudar, esperam que eu saiba fazer as coisas, esperam esperam que eu não lhes faça mal (risos) I E o que é que os outros enfermeiros esperam de si, enquanto estudante? J - Pois, isso depois também depende do ano em que a gente esta. Se está no 1º ano acham muita piada, esperam que a gente saiba algumas coisitas mas compreendem. Agora, acho que a partir daí para a frente, começam a esperar mais. Com as conversas que tenho com pessoas de outros anos I E os professores? Teve professores em estágio J- Tive. Eu tive sorte, a minha professora era uma porreirinha e não era daquelas professoras que andavam sempre em cima de nós a fazer perguntas E acho que

11 esperavam que nós tivéssemos iniciativa neste primeiro estágio, não é. Que tivéssemos iniciativa, que treinássemos muito a relação, que começássemos a desenvolver algumas técnicas, mas principalmente que observássemos como funciona o serviço, o que é feito, o que faz o enfermeiro. Acho que não eram esperadas muita coisa técnica, era mais na área da relação e comunicação I - Em relação às práticas clínicas, ainda, em que medida corresponderam às expectativas Coisas que corresponderam, outras não como é que foi? Tem uma ideia? J- Eu queira para o de Centro de Saúde eu tinha a expectativa muito em baixo, eu tinha feito também estágio no Centro de Saúde, no outro ano, e tinha ficado num centro de Saúde onde não tinha gostado de estar e então e depois é mais um estágio de observação, vamos para lá com a ideia de ah ok, não vamos fazer nada Mas este ano fiquei no Centro de Saúde diferente, gostei dos profissionais, fui com meus colegas de estágio diferentes dos que costumava ir porque fui com uma colega mais velha, já tinha 40 anos, que parecendo que não é metade, o dobro da minha idade E parecendo que não é uma pessoa com uma experiência diferente e uma maneira de reagir as situações e adaptar diferente, e gostei E ultrapassou muito as minhas expectativas. Em hospital, quer dizer Vamos lá ver. Eu gostei muito do meu estágio em Medicina, porque trabalhava ali o dia todo e não parava. E ali no privado é mais parado e não é tanto de desenvolver e é como eu já disse há bocado, é mais para desenvolver a relação e então, se calhar ia com as expectativas que iria fazer muito, iria aprender muito e aprendi, mas acho que não foi nas áreas que eu pensava que iria ser. Por outro lado, também acho que foi bom porque é uma oportunidade que se calhar nem toda a gente tem que é ver um hospital totalmente diferente dos outros. I E dessas duas realidades que é que a atrairia mais agora? J- O quê? Se preferia mais um centro de saúde ou Hospital? I Sim. J- Essa é uma boa pergunta. O que é que escolheria Não sei, é o que eu digo Isso depois também depende muito do sítio onde Não depende só de hospital e centro de saúde Depende também de outros factores, se gosto do clima que envolve cada um Eu acho que, continuo a dizer que acho que, nos primeiros anos, hospital. I - Porquê? J- Porque em centro de Saúde deveria de haver um grande trabalho na comunidade mas não se verifica nos centros de saúde. É mais a enfermeira que vai para as vacinas, a

12 enfermeira que vai para os pensos, a enfermeira que vai para as consultas de hipertensão I - Mas não saiu? J- Sim, mas eu não fui muito tempo fui dois dias para os cuidados continuados Mas pronto, também há uma enfermeira que vai para os cuidados continuados Eu sei que em alguns centros de saúde isso não acontece, que rodam, mas na maior parte dos centros de saúde acontece isso.., E eu acho que é muito Parece quase um trabalho de escritório quer dizer tirando as outras coisinhas que fazem ali, acho que não põem em prática todas as áreas que aprendemos na escola, não é? I - Nos hospitais há mais hipótese para isso? J- Eu acho que (pensa) que sim... Também depois depende dos hospitais, não é? I - Que grandes dificuldades ou maiores dificuldades encontrou na prática clínica que dificuldades? J- Dificuldades que eu senti? Primeiro senti, um bocadinho Aquele hospital é um bocadinho diferente do outro onde eu estava habituada. Senti um bocadinho dificuldade de integração no espaço, porque não aquilo é muito arrumadinho, muito cada coisa no seu sítio não sei muito a gente olha, parece que está assim num Hotel I Ok. J- Tudo ali muito escondidinho Não é assim muito prático, é tudo mais bonito I - Pode ser menos funcional, será o que está a dizer? J- Eu para mim era; mas também compreendo que para as pessoas que estão internadas se calhar é melhor. Mas eu também não prestava assim tantos cuidados como os enfermeiros, não é? Mas os que prestava, para mim não era tão prático, tão funcional. Depois, dificuldade assim na integração No início há sempre I - O quê por exemplo, ao início? J- Primeiro não conhecemos os clientes, os utentes, que lá estão; e há sempre um bocadinho Nós somos sempre estudantes, por mais que queiramos, somos sempre estudantes e nem todas as pessoas aceitam muito bem isso, estarem a serem cuidados por estudantes. Por acaso eu tive sorte, isso nunca me aconteceu, mas verifica-se até porque depois os doentes acabam por ser distribuídos porque são pessoas que aceitam. Mas há essa diferenciação Depois porque também não conhecemos os enfermeiros que estão no serviço, nem conhecemos as rotinas e nós aprendemos de uma maneira na escola e depois chega-se lá e faz-se de outra maneira algumas coisas

13 I - E nessas situações, como é que geriu? Quando chegava lá e faziam de outra maneira? J- Quer dizer, se a maneira como eles faziam estava correcta, tentava aprender a deles, não é? E fazia como eles faziam, agora, se, por acaso nunca aconteceu, mas se achasse que não estava correcto, quer dizer, ia falar com a professora e havíamos de chegar a algum consenso. I - E, já agora, que estamos neste assunto Cliente, utente ou doente? Deve haver mais J- Ah Pois I - Paciente! J- Essa do paciente acho horrível I - Porquê? J- Não sei faz-me lembrar as pessoas que estão à porta da sala de espera do dentista, montes de tempo à espera I E não estão? J- (risos) Estão mas.é verdade I Mas Utente, cliente ou doente? J- Doente Eu vejo-os a todos consoante a situação. Doente, quando uma pessoa está mesmo numa situação de doença e precisa de cuidados relacionados com essa doença. Utente quando a pessoa pode estar em situação de doença mas não numa fase muito inicial de doença inicial ou consegue estar numa situação de doença. E cliente... deveria ser sempre. I Deveria mas não é J- Não. I - Porquê? J- Porque quando nós somos clientes, somos atendidos de uma maneira diferente. I - Acha que sim? J- Sim,.. Eu quando vou à loja e sou cliente, quer dizer, tentam-me atender da melhor maneira possível porque se não Eu também deixo de ser cliente daquela loja, não é? Ou reclamo ou não sei E nos hospitais e centros de saúde, isso não acontece Não somos tratados O que eu acho, o que eu penso é: quando nós vamos a uma loja em que eu estou a pagar por algum serviço, nós somos a personagem principal e as pessoas estão lá para nos atender. E nos hospitais nunca somos tratados como clientes,

14 deveríamos ser, porque nós deveríamos trabalhar todos em função da pessoa e não não acontece I - Que responsabilidade tem o enfermeiro nisso? J- (pausa) Eu acho que a responsabilidade do enfermeiro tem responsabilidade, é obvio que tem, os outros técnicos também têm responsabilidade Mas acho que muitas vezes, os enfermeiros, passam tanto tempo com as pessoas e fazem mesmo o contrário. Tão ali a trabalhar Às vezes, sei lá, pedem-lhes alguma coisa espere um bocadinho, já vai que eu estou a trabalhar, parece que não faz parte da sua função Não I - Que aquilo não é trabalho. J- Nunca se diria a uma pessoa que entra numa loja olhe, queria este número, espere aí só um bocadinho que eu estou a dobrar as camisolas, está bem? Nunca há maneiras e maneiras de I - Mais uma ou duas questões Ia perguntar, o que é que, como estudante de enfermagem... Que é que a sua experiência aqui, neste curso, é diferente de outros cursos? J- Quer dizer outros colegas que não são de enfermagem São cursos que não são tão ligados à pessoa Nós lidamos com as pessoas, não é? O nosso objecto de trabalho são as pessoas, enquanto que os meus colegas que estão noutros cursos não são tanto, normalmente, quer dizer tirando alguns que estão na área de saúde; sem ser da área de saúde não têm essa responsabilidade. Depois, o que é que eu acho acho que o nosso curso é mais prático que os deles, porque nós temos estágio e ao longo de todo o curso, desde o primeiro ano. E a maior parte dos cursos não tem, alguns tinham no final e agora nem isso têm, portanto. I - Em que é que acha que isso faz com que as pessoas fiquem diferentes no final de quatro anos? Entre vocês e eles, em que é que saem pessoas diferentes nem melhores nem piores. Acha que pode condicionar. J-Eu acho que, supostamente, nós deveríamos sair mais preparados para o mundo de trabalho que eles, porque se nunca tiveram esse contacto o que eles vão sentir quando começarem a trabalhar seria, mais ou menos, o que nós sentimos, quando iniciamos os ensinos clínicos. Acho que é isso que Agora, se é isso que acontece I - Saiu do centro de saúde, foi a casa das pessoas? J- Fui mas fui só um dia. I - Como é que é entrar em casa do outro?

15 J- É É assim como é que eu hei-de dizer. Não é a mesma coisa que entrar no centro de saúde, não é tão confortável É um bocadinho como, somos visitas. Estamos ali e aquilo não é o nosso a nossa casa. Temos que I - Uma experiência que embora tenha só tido uma vez Embora tenha ido poucas vezes... é completamente diferente, não é? J- É. E acho que aí, nós tratamos as pessoas mais como clientes Tem piada. I - Porque é que será? J- Porque aí a casa é delas, elas são donas da casa. I - E o hospital e o centro de saúde são a nossa casa? J- Nós achamos que sim. Alguns mais do que outros. I - E projectos profissionais? A área onde gostasse de trabalhar J- Não sei Gostava de dar aulas tem piada I - Gostava? J- Gostava. I - Porquê? J- Porque acho que é giro e porque há aí professores que não sabem dar aulas. (risos) I - Porque é que dizes isso? J- Porque há. I - É? O que é que falha? J- Falha a maneira como planeiam as aulas e como as...o método como dão as aulas e este ano tem-se notado isso. I - É? J- Pelo menos eu tenho notado mais do que no ano passado. Acho que há aqui aulas que são bastante expositivas e; não é a questão de ser expositivo porque há aulas que são expositivas e que nós saímos de lá elucidados; mas que são muito expositivas e não nos trazem grande coisa de novo e depois ainda exigem muito trabalho nosso depois ainda por trás I - Esse trabalho um exemplo que exige depois por trás, em casa. J- Para mim, exige muito trabalho de pesquisa que não seria mau se fosse para complementar aquilo que foi dado. Mas noto que o ano passado que saía das aulas e havia muitas aulas em que eu dizia Ok, isto está tudo muito bem explicadinho agora se eu tiver curiosidade, e quiser aprofundar isto, vou pesquisar e o que possa fazer, agora se eu não tiver tanta curiosidade, não necessito porque está tudo esclarecido.

16 Dado que este ano, que há muitas aulas em que isso não acontece; que saio de lá com imensas dúvidas. Porque acho que há muitos professores I - Uma última pergunta: Como é que está a sua ideia relativamente à empregabilidade no final do curso? J- Eu acho que emprego vai-se arranjando. Acho que não é como há alguns anos atrás em que o enfermeiro escolhia onde queria trabalhar e tinha os empregos que queria. Agora assim, emprego, está mau mas vai-se arranjando. Agora são empregos precários e não são muito bem remunerados.

Entrevista Jessica

Entrevista Jessica Entrevista 1.10 - Jessica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento).

Leia mais

Entrevista Claudia

Entrevista Claudia Entrevista 1.03 - Claudia (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Sara

Entrevista Sara Entrevista 1.18 - Sara (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Xavier

Entrevista Xavier Entrevista 1.22 - Xavier (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Zaida

Entrevista Zaida Entrevista 1.23 - Zaida (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Rodrigo

Entrevista Rodrigo Entrevista 1.17 - Rodrigo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Bernardo

Entrevista Bernardo Entrevista 1.25 - Bernardo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

Anexo Entrevista G1.5

Anexo Entrevista G1.5 Entrevista G1.5 Entrevistado: E1.5 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 50 anos Masculino Cabo-verde 24 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias: -- crioulo Língua materna:

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Identificação Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F12 Duração da entrevista 25:57 Data da entrevista 31-07-2012 Ano de nascimento (Idade) 1968 (43) Local de nascimento/residência

Leia mais

Tema B Trajectórias - Representações sobre a profissão - Evolução

Tema B Trajectórias - Representações sobre a profissão - Evolução Tema B.4.3.1 - Trajectórias - Representações sobre a profissão - Evolução Origem Unidade de sentido CATEGORIA B.4.3.: Representações sobre a profissão Sub - CATEGORIA B.4.3.1: Como evoluiu (a reprsentação

Leia mais

Entrevista Dora

Entrevista Dora Entrevista 2.04 - Dora (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Claudia

Entrevista Claudia Entrevista 3.03 - Claudia (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Identificação F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista 4-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de

Leia mais

Entrevista Maria

Entrevista Maria Entrevista 1.12 - Maria (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista 4-8-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

Tema B Trajectórias - Representações sobre a profissão - Modos de valorização da profissão

Tema B Trajectórias - Representações sobre a profissão - Modos de valorização da profissão Tema B.4.3.7 - Trajectórias - Representações sobre a profissão - Modos de valorização da profissão Origem Unidade de sentido CATEGORIA B.4.3: Representações sobre a profissão Sub - CATEGORIA B.4.3.7: Modos

Leia mais

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado

Dimensões. Institucionalização. Entrevistado Dimensões Institucionalização Entrevistado F 2 Imagem sobre a velhice Entristece-me muito chegar aqui e olhar para determinados idosos que estão aqui, venho cá três vezes por semana no mínimo e nunca vejo

Leia mais

Entrevista Gisela e Paula

Entrevista Gisela e Paula Entrevista 2.07 +2.15 - Gisela e Paula (Bloco P - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se recontextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se renova

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Igor Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 05 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 10

Transcrição de Entrevista nº 10 Transcrição de Entrevista nº 10 E Entrevistador E10 Entrevistado 10 Sexo Feminino Idade 31 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 12

Transcrição de Entrevista nº 12 Transcrição de Entrevista nº 12 E Entrevistador E12 Entrevistado 12 Sexo Feminino Idade 25anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A7 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Portanto a higiene, a alimentação,

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 3 Data: 18/10/2010 Hora: 19h00 Duração: 22:25 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso.

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso. Entrevista A9 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Ajudante de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Vai desde a higiene pessoal

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Isabel

Protocolo da Entrevista a Isabel Protocolo da Entrevista a Isabel 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que terminou a licenciatura. Desde que acabei o curso ou fiz a profissionalização? É que eu acabei o

Leia mais

Protocolo da Entrevista a Anália

Protocolo da Entrevista a Anália Protocolo da Entrevista a Anália 1 Pedia-lhe que me contasse o que lhe aconteceu de importante desde que acabou a licenciatura até agora. Então, eu acabei o 4.º ano da licenciatura e tinha o 5.º ano que

Leia mais

Anexo Entrevista G2.1

Anexo Entrevista G2.1 Entrevista G2.1 Entrevistado: E2.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência e 42 anos Masculino Ucrânia 13 anos m Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: 12º ano Não Língua materna: Ucraniano

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A15 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante de lar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Faço-lhes a higiene, preparo-os,

Leia mais

AB Mas o Fernando tem formação, e os seus colegas cotechs, em primeiro lugar, recebe a formação. E quem é que dá essa formação?

AB Mas o Fernando tem formação, e os seus colegas cotechs, em primeiro lugar, recebe a formação. E quem é que dá essa formação? Codificação desta entrevista: PREN03 PREN03 Renault Destinatário da formação e formador de Telheiras Fernando Farinha (Cotech) Entrevista: 19/12/08 das 10h15 às 10h40 AB Como Cotech é, por um lado, participante

Leia mais

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco!

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco! SEU SUCESSO NA CARREIRA em foco! Qual seu motivo para fazer inicios? Que benefícios eles te trazem a curto e a longo prazo? Não sou como você Sei que você não é como eu. Você irá se dar bem por

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

Anexo 2.2- Entrevista G1.2

Anexo 2.2- Entrevista G1.2 Entrevistado: E1.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 53 anos Masculino Cabo-Verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias : -- Língua materna: Outras línguas: Agregado

Leia mais

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria

A chave do sucesso de uma confeitaria, padaria, ou cafeteria Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

Entrevista Erica

Entrevista Erica Entrevista 1.28 - Erica (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II

Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II Anexo 4- Dados das entrevistas do Grupo II Grupo II Informantes idade Sexo profissão escolaridade Tempo de imigração em Portugal Língua materna E2.1 42 Masc. Jardineiro 12º 12 anos Ucraniano E2.2 62 Fem.

Leia mais

Actividades. portefólio( )

Actividades. portefólio( ) Categoria Sub-categoria Unidades de registo Ent. Actividades Com os profissionais: Com a profissional, ela orientou-nos sobre todo o processo( ) A3 -Explicação do processo de rvcc A primeira sessão foi

Leia mais

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC

ANEXO VI. Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC ANEXO VI Entrevista aos adultos que desistiram do processo de RVCC CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES Instituto de Educação e Formação do Sorraia Entrevista aos Adultos Tema: Desistência de Adultos que Frequentam

Leia mais

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna.

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna. ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14 P - por favor, me diga sua idade. R - 56. Vou fazer para o mês. P - a senhora estudou? R - estudei até a 3ª série. P - 3ª série. A senhora tem alguma ocupação,

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Fabrício Local: Núcleo de Arte do Neblon Data: 26.11.2013 Horário: 14h30 Duração da entrevista: 20min COR PRETA

Leia mais

Faz a tua própria história

Faz a tua própria história Faz a tua própria história! Faz a tua própria história, Página 1 Estou aqui para vos falar de uma história muito simples. E a história não é sobre um rei, um príncipe, um elefante, ou um rato. A história

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios.

Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Há 23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 23 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A5 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Assistente social. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Das mais variadas, desde o acompanhamento

Leia mais

Entrevista Daniela

Entrevista Daniela Entrevista 3.27 - Daniela (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos, e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

Dados sobre o grupo de RVCC (Conversa com a Dra. Emília)

Dados sobre o grupo de RVCC (Conversa com a Dra. Emília) Dados sobre o grupo de RVCC (Conversa com a Dra. Emília) Nós enquanto parceiros, enquanto rede de parceiros do grupo comunitário da Alta de Lisboa, o grupo de inserção aqui da empregabilidade tem como

Leia mais

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar?

INQ E depois a viagem, tem algum pormenor assim que se lembre que seja importante contar? Transcrição da entrevista: Informante: nº8 Célula: 3 Data da gravação: Julho de 2009 Geração: 1ª Idade: 56 Sexo: Feminino Tempo de gravação: 14.44 minutos INQ Como é que surgiu a decisão de ter emigrado

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 31:32 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1970 (41) Local de

Identificação Duração da entrevista 31:32 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1970 (41) Local de 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F08 Duração da entrevista 31:32 Data da entrevista 6-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1970 (41) Local de Lisboa

Leia mais

Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1

Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1 Aexo 3 Dados das entrevistas do grupo 1 Grupo I Informantes idade Sexo profissão Escolarida de Tempo de imigração em Portugal Língua materna E1.1 51 anos Masc. -- 6ª classe 40 anos Crioulo cv E1.2 53 anos

Leia mais

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes Transcrição de Entrevista nº 6 E Entrevistador E6 Entrevistado 6 Sexo Feminino Idade 25 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

Há 26 anos. 1. Funções de enfermagem, são os medicamentos, as injecções tudo o que está relacionado com enfermagem.

Há 26 anos. 1. Funções de enfermagem, são os medicamentos, as injecções tudo o que está relacionado com enfermagem. Entrevista A10 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 26 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Enfermeira. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Funções de enfermagem, são os medicamentos,

Leia mais

A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho

A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS. Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho A DOCUMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A VOZ DAS CRIANÇAS Ana Azevedo Júlia Oliveira-Formosinho Questões sobre o portfólio respondidas pelas crianças: 1. O que é um portfólio? 2. Gostas do teu portfólio? Porquê?

Leia mais

PSY: Você também tratou muito dela quando viviam as duas. A: Depois não percebe que tem de ir apresentável! Só faz o que lhe apetece!

PSY: Você também tratou muito dela quando viviam as duas. A: Depois não percebe que tem de ir apresentável! Só faz o que lhe apetece! Anexo 3 SESSÃO CLÍNICA - A PSY: Então como tem andado? A:Bem. Fomos as três a Fátima, foi giro. Correu bem, gosto de ir lá. Tirando a parte de me chatear com a minha irmã, mas isso já é normal. Anda sempre

Leia mais

TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde

TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde PERGUNTAS METALINGUÍSTICAS Doc.: J. quais são as línguas que você fala " Inf.: eu " (+) inglês né falo

Leia mais

Identificação. FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência

Identificação. FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Identificação FL01 Duração da entrevista 28:30 Data da entrevista 4-08-2012 Ano de nascimento (Idade) 1974 (37) Local de nascimento/residência

Leia mais

Os Principais Tipos de Objeções

Os Principais Tipos de Objeções Os Principais Tipos de Objeções Eu não sou como você" Você tem razão, eu não estou procurando por pessoas que sejam como eu. Sou boa no que faço porque gosto de mim como eu sou. Você vai ser boa no que

Leia mais

E6- mais ou menos. Correu uma beca pó torto. E- Eu sei, a Laura disse-me, eu não tava nesse dia não puder ir. Gostavas que tivesse corrido melhor?

E6- mais ou menos. Correu uma beca pó torto. E- Eu sei, a Laura disse-me, eu não tava nesse dia não puder ir. Gostavas que tivesse corrido melhor? E- Vá, então eu queria-te perguntar sobre o teatro, o que é que tu achas do teatro. E6- Bué fixe. E- Ya e quando soubeste que ias fazer teatro ficaste contente ou triste? E6- Bué contente. E- Porquê? E6-

Leia mais

Transcrição de Entrevista n º 25

Transcrição de Entrevista n º 25 Transcrição de Entrevista n º 25 E Entrevistador E25 Entrevistado 25 Sexo Masculino Idade 49 anos Área de Formação Engenharia Física E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

PROTOCOLO DA ENTREVISTA

PROTOCOLO DA ENTREVISTA [Legitimação da entrevista] Ent. Em relação ao primeiro bloco, o objetivo específico é conhecer as razões e motivações que levam a educadora a utilizar a metodologia do trabalho de projeto. A primeira

Leia mais

Os e mails de Amy começaram no fim de julho e continuaram

Os e mails de Amy começaram no fim de julho e continuaram CAPÍTULO UM Os e mails de Amy começaram no fim de julho e continuaram chegando durante todo o verão. Cada um deixava Matthew um pouco mais tenso: Para: mstheworld@gmail.com Assunto: Estou feliz! Acabo

Leia mais

Entrevista 3. Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais

Entrevista 3. Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais Entrevista 3 Alunos entrevistados: Aluno 1- Rita Campos Aluno 2 Ana Rita Aluno 3- Catarina Monsanto Aluno 4-Ivo Morais Eu- Primeiro que tudo que quero saber se vocês, a nível geral, se gostaram do trabalho

Leia mais

Anexo 2.3- Entrevista G1.3

Anexo 2.3- Entrevista G1.3 Entrevista G1.3 Entrevistado: E1.3 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 44 anos Masculino Cabo-verde (nasceu em São Tomé) 20 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : 4ª classe

Leia mais

13. Já tiveste de ir a Conselho de Turma por teres tido mau comportamento? Não

13. Já tiveste de ir a Conselho de Turma por teres tido mau comportamento? Não (não preencher) N.º DO QUESTIONÁRIO 1. Escola 5º ano 6º ano Turma 2. N.º do aluno 3. Rapaz Rapariga 4. Ano de nascimento 5. Nasceste em Portugal? Sim Não Em que país nasceste? Vivo em Portugal há anos

Leia mais

Edição n.º 4 9 de outubro de Palixa

Edição n.º 4 9 de outubro de Palixa JORNAL DO PRÍNCIPE Edição n.º 4 9 de outubro de 2014 Palixa Todas as quartas-feiras, pelas 18h00, há um grupo de amigos que se reúne no Centro Cultural do Príncipe para conversar e ensinar Lung ie. Pág.

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

1 filho de 11 anos Local da entrevista Local de trabalho entrevistada no local de trabalho, numa sala ao lado da sala Comentários

1 filho de 11 anos Local da entrevista Local de trabalho entrevistada no local de trabalho, numa sala ao lado da sala Comentários 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação F01 Duração da entrevista 24:58 Data da entrevista 6-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1971 (39) Local de nascimento/residência

Leia mais

Iracema ia fazer aniversário. Não

Iracema ia fazer aniversário. Não Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães Iracema ia fazer aniversário. Não sabia muito bem se ela podia convidar a turma do Hospital por motivos fáceis de explicar,

Leia mais

TABUADA DAS OBJEÇÕES

TABUADA DAS OBJEÇÕES TABUADA DAS OBJEÇÕES Você já sentiu acuada, sem palavras ao ouvir alguma objeção de sua potencial iniciada!? As pessoas que você vai abordar são tão especiais quanto você e se elas disserem não, lembre-se

Leia mais

Eu acho que eles têm uma dificuldade de falar de si mesmo e isso é nítido (Paloma). As mulheres ficam mais dispostas a falar, mais dispostas a voltar (...) O homem vai vir menos vezes. Ele vai abandonar

Leia mais

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real

Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Mestrado: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Disciplina: Psicologia Educacional Docente: Doutor Nuno Corte Real Tema: Elaboração de uma peça de teatro - Promoção da Saúde,

Leia mais

Entrevista Rodrigo

Entrevista Rodrigo Entrevista 2.17 - Rodrigo (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Pedro

Entrevista Pedro Entrevista 516 - Pedro (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

DESABITUAÇÃO. MULHER 1 Foi agora? MULHER 2 Foi. MULHER 1 Você viu? MULHER 2 Não, eu não vi nada. Não sei de nada.

DESABITUAÇÃO. MULHER 1 Foi agora? MULHER 2 Foi. MULHER 1 Você viu? MULHER 2 Não, eu não vi nada. Não sei de nada. DESABITUAÇÃO (Duas mulheres e um homem estão em volta de algo que não podemos ver. Os três olham para a presença ausente, um mesmo ponto fixo no chão. Durante a cena, todos agem com uma naturalidade banal,

Leia mais

Real Brazilian Conversations #21 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #21 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: How it is like to live in Uberlândia MG. Context: In this conversation André talks to his aunt Edmárcia, about the city of Uberlândia, in Minas Gerais state. She tells us

Leia mais

Identificação. ML14 Duração da entrevista 26:34 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1944 (68) Local de nascimento/residência

Identificação. ML14 Duração da entrevista 26:34 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1944 (68) Local de nascimento/residência 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Identificação ML14 Duração da entrevista 26:34 Data da entrevista 2-3-2013 Ano de nascimento (Idade) 1944 (68) Local de nascimento/residência

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Monitora 1 Bom dia! Vocês vêm de onde? Alunos 1 Do Couto. Monitora 2 E o tempo aqui, como é que está? Alunos 2 Está calor. Monitora 3 -

Leia mais

ML05: - Veio para Lisboa aos 23 anos - Na resposta à P3 volta atrás à P1

ML05: - Veio para Lisboa aos 23 anos - Na resposta à P3 volta atrás à P1 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML05 Duração da entrevista 26:07 Data da entrevista 20-09-2012 Ano de nascimento (Idade) 1942 (70) Local de nascimento/residência

Leia mais

Intenção e Ação Quando você tem a CORAGEM de dizer AGORA CHEGA Você dá o primeiro passo pra o seu SUCESSO Seu Negócio Tem um Cadeado e a chave para abri-lo Chama-se INICIAÇÃO Não sou como você Sei que

Leia mais

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista A1 Análise

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista A1 Análise Problemática 1 Percurso na vida associativa Início da prática associativa (local e idade) Tipo de trabalho desenvolvido «( )em Deão, na Associação Juvenil de Deão» (P.1) «Comecei a participar nela praí

Leia mais

A Procura. de Kelly Furlanetto Soares

A Procura. de Kelly Furlanetto Soares A Procura de Kelly Furlanetto Soares Peça escrita durante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR. Teatro Guaíra, sob orientação de Andrew Knoll, no ano de 2012. 1 Cadeiras dispostas como se

Leia mais

Entrevista Maria

Entrevista Maria Entrevista 2.12 - Maria (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

Entrevista Xavier

Entrevista Xavier Entrevista 5.22 - Xavier (Bloco A - Legitimação da entrevista onde se clarificam os objectivos do estudo, se contextualiza a realização do estudo e participação dos sujeitos e se obtém o seu consentimento)

Leia mais

O mar na gota de água

O mar na gota de água O mar na gota de água! O mar na gota de água, Página 1 Há uma pergunta que tem de ser feita: seja o que for que esteja a acontecer na minha vida, em qualquer altura, em tempos de alegria, em tempos de

Leia mais

Anexo 2.7-Entrevista G2.2

Anexo 2.7-Entrevista G2.2 Entrevista G2.2 Entrevistado: E2.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 62 anos Feminino Ucrânia 15 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: Ensino superior (engenharia) Não Língua

Leia mais

COMEÇA JÁ A LER LANÇAMENTO MUNDIAL!

COMEÇA JÁ A LER LANÇAMENTO MUNDIAL! COMEÇA JÁ A LER LANÇAMENTO MUNDIAL! 01.11.16 A mãe está sempre a dizer que eu tenho muita sorte por ter a avó Nana a olhar mim, lá do céu. Acho que ela diz isso para me fazer sentir bem, mas eu tenho um

Leia mais

Questionário de Lapsos de Memória

Questionário de Lapsos de Memória Questionário de Lapsos de Memória É raro o dia em que uma pessoa não tenha uma falha de memória. Numa altura esquecêmo-nos onde deixamos o guarda-chuva, noutra altura esquecêmonos daquele artigo importante

Leia mais

Exactamente desde de Outubro de

Exactamente desde de Outubro de Entrevista A11 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Exactamente desde de Outubro de 2004. 1 Qual é a sua função no lar? Ajudante de lar e centro de dia. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia?

Leia mais

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA C. A entrevistada tem 31 anos e é casada. Tem o 12º ano de escolaridade.

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA C. A entrevistada tem 31 anos e é casada. Tem o 12º ano de escolaridade. GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA C CATEGORIAS DE ANÁLISE Caracterização sociodemográfica Idade Sexo Estado civil Grau de escolaridade / habilitações Experiência profissional Função

Leia mais

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano -

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano - Índice Sumário Índice... 2 1) Primeiro Erro: Dar Prioridade Apenas No Que Você Tem Mais Facilidade em Aprender... 3 2) Segundo Erro: Perder Tempo Desnecessariamente... 4 3) Terceiro Erro: Falta de Estratégia...

Leia mais

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista E2 Análise

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista E2 Análise Problemática 1 Percurso na vida associativa Início da prática associativa (local e idade) Tipo de trabalho desenvolvido Associações que está envolvido «Comecei aqui na JS ( )» (P.1) «18 anos( )» (P. 2)

Leia mais

GUIÃO DA ENTREVISTA. A Perfil sociodemográfico do cuidador informal

GUIÃO DA ENTREVISTA. A Perfil sociodemográfico do cuidador informal Data da entrevista: Numero: 28 / 04 /012 GUIÃO DA ENTREVISTA 6 A Perfil sociodemográfico do cuidador informal 1) Género 2) Idade 3) Estado Civil Feminino Masculino 4) Composição do Agregado Familiar Anos

Leia mais

Manual da Conversa. Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido "branco".

Manual da Conversa. Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido branco. Manual da Conversa Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido "branco". www.setimoamoroficial.com.br Evite o Questionário Um erro muito comum

Leia mais

Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1. Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos, a minha intervenção varia.

Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1. Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos, a minha intervenção varia. Entrevista A19 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos,

Leia mais