Dimensões do produto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dimensões do produto"

Transcrição

1

2 Quatro dimensões semióticas: Material: dimensão hílica Sintaxe: dimensão técnica ou construtiva Semântica: dimensão da forma Pragmática: dimensão do uso

3 Dimensão Material: Ou dimensão hílica: É a dimensão física, corpórea do objeto.

4 Dimensão Sintática: Abrange a estrutura do produto e o seu funcionamento técnico. A estrutura consiste das partes e do modo como elas estão conectadas umas às outras.

5 Dimensão Sintática: A sintaxe de um produto pode ser ilustrada por desenhos técnicos e modelos. A dimensão sintática inclui tanto a análise da construção técnica do produto quanto à análise de detalhes visuais como juntas, aberturas, orifícios, superposições, texturas desenhos e cores.

6 Dimensão Sintática: Esses detalhes também podem ser descritos como aspectos da composição formal, como simplicidade e complexidade da forma como um todo, simetria e equilíbrio, dinamismo e ritmo. Podem ser consideradas de qualidades matemáticas da forma.

7 Dimensão Sintática: Há distinção entre qualidades aritméticas, geométricas e topológicas e da forma. Ritmo, por exemplo, é uma qualidade aritmética e uma ferramenta eficaz e útil para a composição visual.

8 Dimensão Sintática: Requer a repetição de um detalhe visual na forma. Ele pode ser regular ou fragmentado, suave ou marcado.

9 Dimensão Sintática: Um detalhe não pode influir só em um outro componente formal. Sua ação se exerce também sobre a forma total. Do mesmo modo, uma cor afeta outra cor em uma composição. A cor afeta também a impressão visual de tamanho e o dinamismo da forma, além de outros de seus aspectos.

10 Dimensão Sintática: A relação entre a construção técnica do produto e o seu ambiente pode ser identificada. Um produto pode se destacar de seu entorno ou pode se incorporar a ele. A relação pode ser neutra ou dominante, tanto pelo produto quanto pelo ambiente em que o produto possa se fundir.

11 Dimensão Sintática: Dimensões do produto

12 Dimensão Sintática: Uma forma do produto pode ser coerente, divergente, ou ambígua. Muitos equipamentos domésticos, por exemplo, foram projetados para serem neutros e desaparecerem no ambiente da cozinha.

13 Dimensão Sintática: A dimensão sintática pode estar escondida em uma caixa ou colocada sob uma cobertura. Então ela é mediatizada ao observador só por meio de uma foto.

14 Dimensão Sintática: Uma sintaxe oculta pode ser ilustrada em uma perspectiva explodida, mesmo assim uma pessoa não pode ver todos os aspectos sintáticos: por exemplo, os movimentos realizados durante a interação do produto com o usuário.

15 Dimensão Pragmática: É analisada sob um outro ponto de vista de seu uso por exemplo, de um ponto de vista ergonômico ou sociológico (quem usa o produto, em que tipo de situação o produto é usado).

16 Dimensão Pragmática: Em um sentido amplo, a dimensão pragmática inclui todo um ciclo de vida, desde a sala de projeto do designer à lixeira.

17 Dimensão Pragmática: Diferentes tipos de usos de produtos podem ser analisados. O uso deles inclui a aplicação prática, social e estética do produto.

18 Dimensão Pragmática: Uma análise, por exemplo, de facas domésticas, como as de pão, de carne ou a de manteiga, não tem sentido sem se conhecer as suas pragmáticas.

19 Dimensão Pragmática: Do mesmo modo, a faca de um açougueiro ou a de um pescador teriam descrições estranhas se elas não forem consideradas em seu contexto de uso, que revelaria o maior propósito das facas.

20 Dimensão Pragmática: Ex: a cortiça do cabo da faca do pescador. A escolha do material do cabo é determinada pelas condições de uso, e não simplesmente devido a requisitos de empunhadura para corte.

21 Dimensão Pragmática: Aqui, uso é entendido como a utilização prática de um produto, compreendendo toda a existência do mesmo, de seu planejamento a destruição, reuso ou reciclagem.

22 Dimensão Pragmática: Inclui o conhecimento sobre os seus usuários e sobre o seu impacto ambiental e, também, sobre negócios e produção.

23 Dimensão Pragmática: Um produto pode ter muitas funções e propósitos. Esta multiplicidade não impede que alguém defina a principal função para a qual um Objeto foi projetado.

24 Dimensão Pragmática: Entretanto, ao estabelecer a relação de um produto com a função primordial para a qual foi projetado, uma pessoa não está impedida de apontar outros usos para um mesmo produto.

25 Dimensão Pragmática: Quando todo o ciclo de vida do produto está incluído na sua dimensão pragmática, ela compreende o conhecimento sobre o designer, o fabricante, o marketing, as vendas, os compradores, o consumo, a legislação, a história.

26 Dimensão Pragmática: Um produto, como o telefone, pode não ser definido só por aspectos técnicos ou mesmo ergonômicos, nem por suas funções práticas ou ambientais, mas por uma evocação que ele provoque, como um personagem de história em quadrinhos ou uma garrafa de refrigerante.

27 Dimensão Pragmática: Parece claro, assim, que a dimensão pragmática, com o apoio das dimensões material e sintática, não será suficiente para a descrição e explicação de um produto.

28 Dimensão Semântica: As qualidades expressiva e representacional de um produto são aspectos centrais da dimensão semântica. Ela agrega aspectos de referência à dimensão sintática e à material, seus decritores.

29 Dimensão Semântica: O que o produto representa? Como o objetivo do produto é expresso ou representado? A que ambiente o produto parece pertencer?

30 Dimensão Semântica: Uma cadeira, por exemplo, apresenta o seu objetivo de uso e, ao mesmo tempo, propicia um modo de sentar. As questões na dimensão semântica são: Como a cadeira propicia o sentar? Como ela apresenta a possibilidade de sentar? O que mais ela expressa?

31

32 Dimensão Semântica: São diferentes as qualidades representacionais de uma cadeira de jardim, de uma cadeira de escritório, de uma cadeira de mesa de jantar. Os motivos não são só pragmáticos e materiais, mas também uma questão de representação.

33 Dimensão Semântica: A semântica do produto está sujeita a mudanças se o material dele muda. Por exemplo, um bule pode ser de porcelana ou de aço inoxidável.

34 Dimensão Semântica: A função prática é a mesma em ambos os casos, mas a qualidade dos bules não é a mesma, pois os dois bules são feitos de materiais diferentes e têm modos também diferentes de expressar as respectivas qualidade de bule. Portanto, são descritos de modos distintos.

35 OBRIGADO!

Revisão de Semiótica

Revisão de Semiótica Revisão de Semiótica O que é semiótica? É a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura. Winfried Nöth É a teoria geral dos signos (algo que representa alguma coisa

Leia mais

Produção Multimídia. Vignelli Canon

Produção Multimídia. Vignelli Canon Vignelli Canon ............ Canon Vignelli disponível no site Introdução Quem foi Massimo Vignelli? Massimo Vignelli foi um dos mais importantes e famosos designers gráfico e industrial do século XX. Nascido

Leia mais

RESPOSTA ESPERADA Prova de Habilidade Específica Arquitetura e Urbanismo

RESPOSTA ESPERADA Prova de Habilidade Específica Arquitetura e Urbanismo Processo Seletivo UEG 2014/1 Sistema de Avaliação Seriado SAS/UEG 2011/3 Domingo, 20 de outubro de 2013. RESPOSTA ESPERADA Prova de Habilidade Específica Arquitetura e Urbanismo CADERNO I - Desenho à Mão

Leia mais

Elementos Básicos da Linguagem Visual

Elementos Básicos da Linguagem Visual Composição e Projeto Gráfico aula 2 Elementos Básicos da Linguagem Visual 1 Há elementos básicos que podem ser apreendidos e compreendidos por todos os estudiosos dos meios de comunicação visual e que

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O DEPARTAMENTO: EXPRESSÔES ÁREA DISCIPLINAR: 600 ARTES VISUAIS DISCIPLINA: DESENHO DE COMUNICAÇÃO CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Design ANO: 1º ANO LETIVO: 2018/2019

Leia mais

Sistemas de leitura visual

Sistemas de leitura visual Sistemas de leitura visual Sistemas de leitura visual Vários e com enfoques distintos Pode-se analisar imagens através da semiótica, sintaxe, literatura, filosofia, estrutura, relações, formas, etc Leitura

Leia mais

Produção Multimídia. Vignelli Canon

Produção Multimídia. Vignelli Canon Vignelli Canon ............ Canon Vignelli disponível no site Introdução Quem foi Massimo Vignelli? Massimo Vignelli foi um dos mais importantes e famosos designers gráfico e industrial do século XX. Nascido

Leia mais

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN HABILITAÇÃO EM DESIGN GRÁFICO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 75/2000 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 5495/2002 renovado pelo Decreto Estadual nº 2285/2014 PERÍODO

Leia mais

1ª Série. 6DGN130 NARRATIVAS GRÁFICAS Desenvolvimento de narrativas gráficas: história em quadrinhos e storyboard.

1ª Série. 6DGN130 NARRATIVAS GRÁFICAS Desenvolvimento de narrativas gráficas: história em quadrinhos e storyboard. 1ª Série 6ART051 DESENHO DE OBSERVAÇÃO E EXPRESSÃO Estudo perceptivo do objeto tridimensional, sua estrutura, relações e proporções na representação bidimensional. Leis da perspectiva e as leis que a regem.

Leia mais

Algoritmos e Programação. Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação

Algoritmos e Programação. Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação Algoritmos e Programação Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação Conteúdo ALGORITMOS Conceitos e características; Formas de representação; Diretrizes para criação de algoritmos; Fluxogramas; Pseudocódigo

Leia mais

Capítulo 5 Equilíbrio de um corpo rígido

Capítulo 5 Equilíbrio de um corpo rígido Capítulo 5 Equilíbrio de um corpo rígido slide 1 Objetivos deste capítulo Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido. Introduzir o conceito do diagrama de corpo livre para um corpo rígido.

Leia mais

Diagramas de Classes. ESII Profª. Andressa Falcade URI Santiago

Diagramas de Classes. ESII Profª. Andressa Falcade URI Santiago Diagramas de Classes Conceitos Básicos O caso de uso fornece uma perspectiva do sistema de um ponto de vista externo (do ator) Internamente os objetos colaboram para atender às funcionalidades do sistema

Leia mais

Lista de Produtos EXPORTHOME 2009 APLIQUES ARTIGOS DE DECORAÇÃO CAMAS CANDEEIROS DE MESA CANDEEIROS DE PÉ. pág. 1 de 6 mod. 093a.

Lista de Produtos EXPORTHOME 2009 APLIQUES ARTIGOS DE DECORAÇÃO CAMAS CANDEEIROS DE MESA CANDEEIROS DE PÉ. pág. 1 de 6 mod. 093a. APLIQUES 10001 ABAT-JOURS 10494 APLIQUES EM CERÂMICA 10495 APLIQUES EM CRISTAL 10496 APLIQUES EM FERRO FORJADO 10497 APLIQUES EM MADEIRA 10498 APLIQUES EM MATÉRIA PLÁSTICA 10499 APLIQUES EM METAL 10500

Leia mais

Programação I Apresentação

Programação I Apresentação Programação I Apresentação Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br Referências JUNIOR, D. P.; NAKAMITI, G. S.; ENGELBRECHT, A. de M. E.; BIANCHI, F. Algoritmos e Programação

Leia mais

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018

GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 GESTÃO DE CONTEÚDOS 2017/2018 Ensino Básico 1.º Ciclo EXPRESSÕES ARTÍSTICAS 3.º ANO Domínios Subdomínios Conteúdos programáticos Nº Tempos previstos (Horas) Modelagem e escultura. Construções. - Estimular

Leia mais

ESBOÇOS RÁPIDOS - AQUECIMENTO min

ESBOÇOS RÁPIDOS - AQUECIMENTO min FORMAS ARTIFICIAIS SINOPSE: Desenho à vista de um objecto do quotidiano. Exercício a realizar em várias fases: 1º. Em A4,vários esboços segundo diversos pontos de vista captando a morfologia global do

Leia mais

talheres em aço inox da China

talheres em aço inox da China talheres em aço inox da China Pg. 2 TALHERES EM AÇO INOX, da China Série Hyundai Pg. 02 - Pg. 03 ÍNDICE Série Clássica Pg. 03 - Pg. 14 Série Moderna Pg. 15 - Pg. 21 Série Infantil Pg. 21 SÉRIE HYUNDAI

Leia mais

SEMIÓTICA E GESTÃO DO DESIGN 4

SEMIÓTICA E GESTÃO DO DESIGN 4 SEMIÓTICA E GESTÃO DO DESIGN 4 IV- Aspectos conceituais e cognitivos do Design Quanto ao aspecto conceitual podemos iniciar pela definição do próprio Design utilizada pelo International Council Design

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 Formação pessoal e social Gramática Escrita Leitura / Educação Literária Oralidade ENSINO BÁSICO 5º ANO Domínios Objetivos e Descritores

Leia mais

DECORAÇÃO DE INTERIORES

DECORAÇÃO DE INTERIORES 5 DICAS PRÁTICAS COMO SE ESPECIALIZAR EM DECORAÇÃO DE INTERIORES E FATURAR MAIS! Projeto da aluna Ana Chiste O QUE É O projeto #VivendoDeCoração veio com a força e a inspiração que só quem vive de coração

Leia mais

Olhar Fotográfico - Os princípios de design para a composição fotográfica.

Olhar Fotográfico - Os princípios de design para a composição fotográfica. Olhar Fotográfico - Os princípios de design para a composição fotográfica. Texto: Caroline Lima dos Santos, aluna da Focus Escola de Fotografia Fotografar não é simplesmente pegar a câmera e bater a foto,

Leia mais

BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes.

BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes. 1 BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes. BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA (1) Período Clássico; (2) Período Medieval; (3) Racionalismo; (4) Empirismo Britânico; (5)

Leia mais

Halo x 404 x x 15 Watts 6 kg 80 m². Halo Aqua 588 x 404 x x 15 Watts 6,5 kg 120m²

Halo x 404 x x 15 Watts 6 kg 80 m². Halo Aqua 588 x 404 x x 15 Watts 6,5 kg 120m² Halo 15 Halo 45 Halo Aqua Halo 30 Halo Curve Inseto caçadores HALO Segunda Geração O Halo foi concebido com um desenho e uma eficácia apta qualquer uso comercial e apresenta-se como uma solução muito versátil

Leia mais

CABOS NATURAIS. Sobre os Cabos Naturais

CABOS NATURAIS. Sobre os Cabos Naturais CABOS NATURAIS Sobre os Cabos Naturais TRADICIONAL DYNAMIC O brilho do aço inox realça os tons acastanhados da madeira, levando à mesa uma combinação única entre o rústico e o contemporâneo. Nas mãos,

Leia mais

Polywood. P olywood é uma madeira

Polywood. P olywood é uma madeira Polywood P olywood é uma madeira tratada, resistente à maquina de lavar, à altas temperaturas e impactos. Os produtos de polywood possuem garantia de 5 anos. Madeira tratada Polywood. Resistente a impactos.

Leia mais

Princípios de Design: Conceituação

Princípios de Design: Conceituação Engenharia de Produtos e Processos O Projeto Conceitual 1ª Parte Design, Percepção Visual e Atratividade Prof. Dário Furtado 1 Projeto de Produto - Prof. Dário Furtado Princípios de Design: Conceituação

Leia mais

Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design

Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design Tipografia Letra serifada Em uma definição resumida, serifa é a haste perpendicular que finaliza os principais traços de

Leia mais

1 Computação (2.º Semestre): Documentos para consulta no exame N.º. Nome completo: Curso: Foto:

1 Computação (2.º Semestre): Documentos para consulta no exame N.º. Nome completo: Curso: Foto: 1 N.º Nome completo: Curso: Foto: 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

Leia mais

MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO

MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO Sistemas de Informações Geográficas A LEI DO MUNDO...o mundo está cheio de coisas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN HABILITAÇÃO EM DESIGN INDUSTRIAL AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 75/2000 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 5495/2002 renovado pelo Decreto Estadual nº 1472/2018 PERÍODO

Leia mais

PLANEJAMENTO VISUAL. Os quatro princípios básicos do design

PLANEJAMENTO VISUAL. Os quatro princípios básicos do design PLANEJAMENTO VISUAL Os quatro princípios básicos do design Proximidade Alinhamento Repetição Contraste Os quatro princípios básicos do design Do livro Design para quem não é designer de Robin Williams

Leia mais

Introdução aos aços 1

Introdução aos aços 1 Introdução aos aços 1 Introdução aos aços 2 Introdução aos aços 3 Introdução aos aços 4 Introdução aos aços 5 Introdução aos aços 6 Introdução aos aços 7 Introdução aos aços 8 Introdução aos aços 9 Introdução

Leia mais

A Usabilidade no Design de Informação

A Usabilidade no Design de Informação A Usabilidade no Design de Informação Muitos veem o Design Gráfico como arte, ou seja, o Design Gráfico sendo usado como ornamento, com enfeite da informação ou comunicação que deseja ser passada. Porém

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA DESIGN

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA DESIGN CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA DESIGN 26. Computação gráfica pode ser definida como o conjunto de métodos e técnicas utilizados para converter dados para um dispositivo gráfico

Leia mais

METODOLOGIA DE ANÁLISE DE PROJETO

METODOLOGIA DE ANÁLISE DE PROJETO METODOLOGIA DE ANÁLISE DE PROJETO construindo o discurso pela análise gráfica leitura de projeto REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SUJESTÃO DE CONSULTA: REIS, Antônio T. Repertório, Análise e síntese: Uma introdução

Leia mais

LINHA JULIE. APJ40-30 Aparelho de jantar 30 peças Julie

LINHA JULIE. APJ40-30 Aparelho de jantar 30 peças Julie LINHA JULIE APJ40-30 Aparelho de jantar 30 peças Julie 6 pratos rasos Ø27cm 6 pratos fundos Ø23 cm 6 pratos sobremesa Ø20,5 cm 6 pires de chá Ø15,5cm 6 xícaras de chá 220ml Material: porcelana EAN13: 7891060022957

Leia mais

METODOLOGIA DE PROJETO

METODOLOGIA DE PROJETO METODOLOGIA DE PROJETO DE INTERIORES AULA 10: PLANEJAMENTO E PRINCÍPIOS DO DESIGN Disciplina do Curso Superior em Design de Interiores da UNAES/Anhanguera Educacional Arq. Urb. Octavio F. Loureiro Data:

Leia mais

Unidade 1 Conceitos básicos

Unidade 1 Conceitos básicos Unidade 1 Conceitos básicos Agenda Conceito de algoritmo Características Dificuldades Representação de algoritmos Etapas na solução de problemas Desafio 01 O lobo, a ovelha e o capim Você tem um lobo,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO CURRICULAR Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES APRENDIZAGENS A PROMOVER Construção da identidade e da auto estima *Conhecer e aceitar as suas caraterísticas pessoais

Leia mais

AÇO ARQUITETURA. Instalações comerciais II. Uma publicação do Centro Brasileiro da Construção em Aço número 32 dezembro de 2012

AÇO ARQUITETURA. Instalações comerciais II. Uma publicação do Centro Brasileiro da Construção em Aço número 32 dezembro de 2012 ARQUITETURA AÇO Uma publicação do Centro Brasileiro da Construção em Aço número 32 dezembro de 2012 Instalações comerciais II Projeto pop-up Restaurante itinerante, construído em aço e madeira, circula

Leia mais

INF 1005 Programação I

INF 1005 Programação I INF 1005 Programação I Aula 02 Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento Edirlei Soares de Lima Modelo de um Computador Linguagem de Máquina Um processador executa instruções de máquina

Leia mais

Original Portus

Original Portus Original Portus E-mail: info@originalportus.com Este espaço estava reservado à informação corporativa da ORIGINAL PORTUS. Mas em vez disso, convidamo-los a disfrutar do nosso mundo de magia e inovação,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos, com razoável grau de complexidade; Reconhecimento da finalidade de textos de diferentes gêneros; Localização de informações explícitas no texto;

Leia mais

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais;

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; Design e Percepção -Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; -É a aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos; -O Design trabalha

Leia mais

Milton Dacosta. Carrossel, 1952, óleo sobre tela, 81 cm 100 cm, acervo particular, Brasil.

Milton Dacosta. Carrossel, 1952, óleo sobre tela, 81 cm 100 cm, acervo particular, Brasil. Questão Milton Dacosta. Carrossel,, óleo sobre tela, cm 00 cm, acervo particular, Brasil. Milton Dacosta foi um pintor, desenhista, gravador e ilustrador brasileiro. Inicialmente, Dacosta pintou composições

Leia mais

Design de Produto - Curso de Graduação

Design de Produto - Curso de Graduação SOBRE O CURSO A formação do senso crítico e o espírito realizador guiam a graduação em Design de Produto no IED São Paulo. Os novos materiais e de processos fabricação, as novas indústrias e as mudanças

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - - LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão e interpretação de textos, com 1 razoável grau de complexidade; Reconhecimento da finalidade de textos de 2 diferentes gêneros; 3 Localização de informações explícitas

Leia mais

1 EIA/TIA 606A Padrão para administração de Infraestrutura de telecomunicação em edifícios comerciais. Etiquetas Documentação (relatórios) Cores de cabos Identificação (tomadas, caminhos e espaços) 2 A

Leia mais

A cor será estudada a diversos níveis: a sua sintaxe, natureza, aspectos técnicos e valores perceptivos, psicológicos, estéticos e culturais.

A cor será estudada a diversos níveis: a sua sintaxe, natureza, aspectos técnicos e valores perceptivos, psicológicos, estéticos e culturais. COR E PERCEÇÃO VISUAL [11512] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS Que elementos da linguagem visual devo utilizar para comunicar com sucesso uma determinada mensagem? Que impacto emocional essa mensagem

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O DEPARTAMENTO: EXPRESSÔES ÁREA DISCIPLINAR: 600 ARTES VISUAIS DISCIPLINA: EXPRESSÃO PLÁSTICA CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Apoio à Infância ANO: 1º ANO LETIVO:

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Auto-Avaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

Discreto, mas com PERSONALIDADE. inspiração

Discreto, mas com PERSONALIDADE. inspiração Discreto, mas com PERSONALIDADE Ainda que não exista decoração para homem ou para mulher, o público masculino, eventualmente, acaba optando por cartelas de cores sóbrias e design clássico. Ah, mas isso

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido EA Em

Leia mais

COMO ELABORAR CONCEPT BOARD/ MOODBOARD. PROJETOS DE INTERIORES Prof.ª: Ana Paula

COMO ELABORAR CONCEPT BOARD/ MOODBOARD. PROJETOS DE INTERIORES Prof.ª: Ana Paula COMO ELABORAR CONCEPT BOARD/ MOODBOARD PROJETOS DE INTERIORES Prof.ª: Ana Paula O QUE É UM MOODBOARD? Moodboard é um painel de referências visuais para representar o conceito do seu projeto. Ele permite

Leia mais

RESPOSTA ESPERADA Prova de Habilidade Específica

RESPOSTA ESPERADA Prova de Habilidade Específica Processo Seletivo UEG 2015/2 Domingo, 17 de maio de 2015. RESPOSTA ESPERADA Prova de Habilidade Específica Arquitetura e Urbanismo CADERNO I - Desenho à Mão Livre PS/UEG 2015/2 Prova de Habilidade Específica

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN (Vigência a partir do segundo semestre de 2007) Fase Cód. Disciplinas Pré- Requisito Créditos Carga Horária 01 Integração ao Ensino Superior 1 18 02 Oficinas de Integração

Leia mais

LEVANTAMENTO E ANÁLISE

LEVANTAMENTO E ANÁLISE LEVANTAMENTO E ANÁLISE Projeto 2 UFCG CCT UAD Curso de Design Professor Natã Morais Composto do produto ANÁLISE DO PRODUTO ESTRUTURA E ARQUITETURA DO PRODUTO ERGONOMIA USABILIDADE MORFOLÓGICO Atributos

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

Hélio Fonseca de Araújo

Hélio Fonseca de Araújo Hélio Fonseca de Araújo L I B R A S Língua Brasileira de Sinais helio.libras@globomail.com Autores: Hélio Fonseca de Araújo Formado em Pedagogia Proficiência em Tradução e Interpretação da LIBRAS/Língua

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Profª. Drª.Marília Matos Gonçalves

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Profª. Drª.Marília Matos Gonçalves Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Portaria Normativa nº 40/2007/MEC - Exclusivamente para Registro de Diplomas. Resolução da Camara de Ensino, número 011/CEG/UFSC/2008, de 03/09/2008 Criação

Leia mais

Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental

Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental Conteúdo do Exame de Admissão para o 6º Ano do Ensino Fundamental MATEMÀTICA 1) NÚMEROS NATURAIS, SISTEMAS DE NÚMERAÇÃO DECIMAL E NÚMEROS RACIONAIS 1.1) Números Naturais Reconhecimento de números naturais

Leia mais

DESENHOS COMPONENTES DO PROJETO DE ARQUITETURA FACHADAS

DESENHOS COMPONENTES DO PROJETO DE ARQUITETURA FACHADAS https://freestocktextures.com/texture/abstract-architectural-geometric-facade,940.html DESENHOS COMPONENTES DO PROJETO DE ARQUITETURA FACHADAS Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Faculdade de Arquitetura

Leia mais

Funções do design. De acordo com Löbach (2001)

Funções do design. De acordo com Löbach (2001) Funções do design De acordo com Löbach (2001) Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais Defende que um bom produto de design deve atender a três funções básicas: prática, estética

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução 12/CGRAD/2015 de 09/09/2015 Fornecer meios para formação de profissionais capazes para atuar em ambientes dinâmicos plurais, atendendo necessidades

Leia mais

O formato determina a composição. O formato exerce um papel fundamental no resultado final da composição.

O formato determina a composição. O formato exerce um papel fundamental no resultado final da composição. Composição Introdução UMA DAS PEÇAS ELEMENTARES NO DESENHO É A COMPOSIÇÃO... Uma pintura ou desenho muito bem feito pode perder todo o seu poder, se não estiver enquadrado dentro de uma composição bem

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Petrópolis Missão O CST em Design de Moda tem como missão formar profissionais para a indústria da moda, levando em consideração

Leia mais

PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA

PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA PROCESSO SELETIVO UEG 2013/1 SISTEMA DE AVALIAÇÃO SERIADO SAS/UEG 2010/3 Domingo, 30 de setembro de 2012. PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA ARQUITETURA E URBANISMO CADERNO I Desenho à mão livre Instruções

Leia mais

Processo de Certificação Áudio, Vídeo e Aparelhos Eletrônicos Similares

Processo de Certificação Áudio, Vídeo e Aparelhos Eletrônicos Similares Processo de Certificação Áudio, Vídeo e Aparelhos Eletrônicos Similares ABNT NBR IEC 60065: 2009 Esta norma refere-se à certificação voluntária, abrangendo somente de aspectos de segurança dos Aparelhos

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos, com moderado grau de complexidade...3 Reconhecimentos da finalidade de textos de diferentes gêneros... 9 Localização de informações explícitas no

Leia mais

Realidade Virtual. Interação em Ambientes Tridimensionais Imersivos

Realidade Virtual. Interação em Ambientes Tridimensionais Imersivos Realidade Virtual Interação em Ambientes Tridimensionais Imersivos Márcio Sarroglia Pinho Escola Politécnica/PUCRS Grupo de Realidade Virtual http://grv.inf.pucrs.br Interação em Ambientes Tridimensionais

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação. PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2016/2017

Critérios Específicos de Avaliação. PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2016/2017 Critérios Específicos de Avaliação PORTUGUÊS ENSINO BÁSICO (7.º Ano) 2016/2017 Domínio de Avaliação Saber e Saber Fazer Instrumentos de Avaliação. Atividades de planeamento de produções orais: grelhas

Leia mais

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS GRÁFICOS ESTATÍSTICOS Os gráficos são recursos utilizados para representar um fenômeno que pode ser mensurado, quantificado ou ilustrado de forma mais ou menos lógica. Assim como os mapas indicam uma representação

Leia mais

ADMISSÕES A TECNOLOGIA DA MODA

ADMISSÕES A TECNOLOGIA DA MODA ADMISSÕES A TECNOLOGIA DA MODA Processo de Admissão para Tecnologia da Moda Visto que o nosso programa de tecnologia da moda será um programa do Perkins Capítulo 74, somos obrigados a seguir as diretrizes

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Prof. Antonio Dias Antonio Dias / Resistência dos Materiais / Cap.05 1 Objetivos deste capítulo Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido. Introduzir o conceito

Leia mais

Aula 13: Regras de Associação. Rafael Izbicki

Aula 13: Regras de Associação. Rafael Izbicki Mineração de Dados Aula 13: Regras de Associação Rafael Izbicki 1 / 6 O Problema Imagine que temos um banco de dados em que cada linha representa a ida de uma pessoa a um supermercado, e cada coluna representa

Leia mais

cabos naturais SOBRE OS CABOS NATURAIS TRADICIONAL DYNAMIC

cabos naturais SOBRE OS CABOS NATURAIS TRADICIONAL DYNAMIC cabos naturais SOBRE OS CABOS NATURAIS O brilho do aço inox realça os tons acastanhados da madeira, levando à mesa uma combinação única entre o rústico e o contemporâneo. Às mãos, o toque garante conforto

Leia mais

EMENTÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO 1 ANO

EMENTÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO 1 ANO EMENTÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO 1 ANO Introdução ao Design de Produtos História do Desenho Industrial. O Design como solução de problemas do cotidiano. O Design como solução estética. Os diferentes tipos

Leia mais

Agentes Baseados em Conhecimento

Agentes Baseados em Conhecimento Raciocínio Lógico Agentes Baseados em Conhecimento Conhecem alguma coisa sobre o mundo. Podem raciocinar para decidir sobre suas possíveis ações. São capazes de aceitar novas tarefas metas explícitas.

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Pré Escolar ANO LETIVO 2018/2019 DISCIPLINA ANO 3,4,5 anos Critérios Específicos de Avaliação 1. ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Relaciona-se com as outras crianças Relaciona-se com os adultos

Leia mais

Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho Interface Homem-Máquina Aula 01 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... - Apresentação da disciplina; - Informações

Leia mais

ESTADO DO ACRE Secretaria de Estado da Gestão Administrativa - SGA Secretaria Adjunta de Compras e Licitações Comissão Permanente de Licitação CPL 04

ESTADO DO ACRE Secretaria de Estado da Gestão Administrativa - SGA Secretaria Adjunta de Compras e Licitações Comissão Permanente de Licitação CPL 04 1 ACUCAREIRO; EM ACO INOX; COM CAPACIDADE DE 350 GR; COM COLHER DOSADORA. D.D. ALENCAR - ME UN 2 50,00 100,00 2 ASSADEIRA; ALTA; RETANGULAR; EM ALUMINIO POLIDO; LINHA INDUSTRIAL; TAMANHO Nº 06; DIMENSOES:

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Professor: Philipe do Prado Santos Curso Técnico de Edificações

Leia mais

A - CRIAR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Identificar os aspectos estéticos do projeto ou produto de comunicação visual. Realizar pesquisas t

A - CRIAR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Identificar os aspectos estéticos do projeto ou produto de comunicação visual. Realizar pesquisas t Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 746 de: 10 /09/2015 Etec: TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

Introdução à Direção de Arte

Introdução à Direção de Arte Introdução à Direção de Arte A Tarefa do Publicitário O objetivo final de toda propaganda é vender mercadoria, mas para consegui-lo, o publicitário precisa vencer alguns obstáculos. A Tarefa do Publicitário

Leia mais

Organize um evento completo em 4 passos.

Organize um evento completo em 4 passos. Organize um evento completo em 4 passos. Muito obrigada! Estou muito feliz e grata em poder te passar um pouco da minha experiência em organização de eventos. Batalhei muito para adquirir experiência e

Leia mais

DESENHO A 10º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO ANO LETIVO 2018/2019

DESENHO A 10º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO ANO LETIVO 2018/2019 DESENHO A 10º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO ANO LETIVO 2018/2019 O programa é elaborado dentro dos princípios de flexibilidade, continuidade e adequação à realidade. Também de acordo com as indicações

Leia mais

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira Semiótica Prof. Veríssimo Ferreira Natureza e Cultura Domínio da Natureza Universo das coisas naturais. Domínio da Cultura Universo das práticas sociais humanas. Cultura Fazer humano transmitido às gerações

Leia mais

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica Design & Percepção 3 Lígia Fascioni Semiótica Para entender a cultura contemporânea, você tem que entender semiótica Paul Cobley Semiótica para Principiantes, 2004 O que é semiótica? Semiótica X Semiologia

Leia mais

Crase. A + A = À A + Aquele = Àquele

Crase. A + A = À A + Aquele = Àquele Crase A + A = À A + Aquele = Àquele Explicação etimológica Do grego κρᾶσις (ação de misturar, mistura de elementos que se combinam num todo, temperamento, fusão de sons), adaptado ao latim tardio crásis

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos CERTIFICAÇÃO EM HABILIDADES ESPECÍFICAS 2013-2 24 de novembro

Leia mais

ESPECIALIDADE DE INCLUSÃO

ESPECIALIDADE DE INCLUSÃO GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO ESPECIALIDADE DE INCLUSÃO Discutir com o examinador o documento Como Lidar com as Deficiências? produzido pelo Escritório Nacional da UEB. POR SIMONE HELEN DRUMOND PROJETO:

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Tom Jobim Missão Formar profissionais reflexivos e com sensibilidade artística para a construção do pensamento e cultura

Leia mais

PROCESSO SELETIVO

PROCESSO SELETIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DIRPS - Diretoria de Processos Seletivos PROCESSO SELETIVO 2010-1 Dia: 24 de janeiro de 2010 Habilidade Específica Design de Interiores

Leia mais

AULA - 3. ATELIÊ DE PROJETOS II Código da Disciplina CCE0041 PROJETOS DE REFERÊNCIA.

AULA - 3. ATELIÊ DE PROJETOS II Código da Disciplina CCE0041 PROJETOS DE REFERÊNCIA. ATELIÊ DE PROJETOS II Código da Disciplina CCE0041 PROJETOS DE REFERÊNCIA. AULA - 3 e-mail: prof.clelia.fic@gmail.com http://cleliamonasterio.blogspot.com/ Prêmio Architizer (2014) ATELIÊ DE PROJETOS -

Leia mais

4) Defina o que vem a ser um algoritmo, e porque, o mesmo depende do processo.

4) Defina o que vem a ser um algoritmo, e porque, o mesmo depende do processo. Lista de Exercício 1 Algoritmo e Programação 29/08/2018 (Solução) 1) Escreva conforme a premissas computacionais, o que vem a ser, lógica. R: São as premissas básicas para se executar instruções, alocadas

Leia mais

CAI Fluxograma Revisão 7

CAI Fluxograma Revisão 7 exatasfepi.com.br CAI Fluxograma Revisão 7 André Luís Duarte O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. Pv 18:15 Fluxograma Introdução Formas básicas Estrutura

Leia mais

CADA PAÍS TEM UMA LÍNGUA DE SINAIS PRÓPRIA E A LIBRAS É A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

CADA PAÍS TEM UMA LÍNGUA DE SINAIS PRÓPRIA E A LIBRAS É A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS CADA PAÍS TEM UMA LÍNGUA DE SINAIS PRÓPRIA E A LIBRAS É A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Desse modo, a língua de sinais não é uma língua universal, pois adquire características diferentes em cada país e,

Leia mais