PRINCÍPIOS DE ACELEROMETRIA E SUAS APLICAÇÕES BIOMÉDICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRINCÍPIOS DE ACELEROMETRIA E SUAS APLICAÇÕES BIOMÉDICAS"

Transcrição

1 Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Engenharia Biomédica (PEB COPPE) PRINCÍPIOS DE ACELEROMETRIA E SUAS APLICAÇÕES BIOMÉDICAS André Avelino Oliveira Mendes Bráulio Rodrigues França de Oliveira Eduardo Borba Neves

2 Tópicos Principais da Apresentação Introdução Principio Físico Acelerômetro Capacitivo (ADXL202E)( Aplicações Biomédicas

3 Introdução Em 1972 a Sensym lançou o primeiro sensor de pressão de silício Ainda nos anos 70 Diodo detector isolado termicamente No início dos anos 80 surgiu o acelerômetro: Freio antibloqueio (ABS) Nos airbags

4 Tipos de Acelerômetros Eletro-mecânicos (servo acelerômetros) : Geralmente empregados para medidas de baixas amplitudes (tipicamente < 1 g), e baixas freqüências. Possuem alta exatidão, mas a um custo considerado elevado.

5 Tipos de Acelerômetros Piezoelétricos: Sua sensibilidade pode ser considerada baixa em relação a outros tipos, mas possui a maior faixa dinâmica de operação tanto em amplitude quanto em freqüência. Sensibilidade Transversal é menor 3 a 4% Sensibilidade eixo principal < 1%

6 Tipos de Acelerômetros Resistivos: arranjos de ponte de Wheatstone. São muito úteis na medição de vibrações a freqüências muito baixas (<1( 1 Hz).

7 Tipos de Acelerômetros Sísmicos: Em alguns desses transdutores utiliza- se o modelo de uma massa suspensa e um sistema de transdução baseado em um potenciômetro. Operam em baixas faixas de freqüências (<100( Hz) e são indicados para vibrações com lentas variações no seu valor de aceleração.

8 Tipos de Acelerômetros Capacitivos: São baseados no princípio da mudança de capacitância proporcional a uma aceleração aplicada. Recomendados para medições em baixas freqüências.

9 Tipos de Acelerômetros Óptico: o acelerômetro óptico é baseado nas deformações dinâmicas, esses sistemas são do tipo massa-mola onde fibras ópticas contendo a redes de Bragg atuam também como elementos elásticos que sustentam uma massa sísmica. Esses sensores conseguem minimizar as variações térmicas capazes de medir baixíssimas freqüências a partir do 0 Hz

10 Características Físicas Como regra geral, a massa do transdutor não deve ultrapassar um décimo (1/10) da massa do corpo medido. As características elétricas são representadas pela sensibilidade, faixa dinâmica, resposta em freqüência e resolução.

11 Condições Ambientais Umidade oscilação da temperatura interferência eletromagnética ruído acústico aterramento da malha vibração transversal ruído tribo-elétrico

12 Princípio Físico Modelo Massa-Amortecedor-Mola M- massa do corpo K - rigidez da mola D - coeficiente de amortecimento viscoso do amortecedor x deslocamento corpo para uma posição qualquer. x = y - z

13 F=M d 2 x dx D dt 2 dt Kx Princípio Físico Equação de movimento: F=M d 2 x dx D 2 dt dt Kx

14 F=M d 2 x dx D dt 2 dt Kx Princípio Físico Função de transferência: H s = X s A s = 1 onde s 2 ω 0 Q s ω 2 0 Freqüência Característica: Fator de Qualidade: ω 0= K M Q= ω 0 D/M

15 F=M d 2 x dx D dt 2 dt Kx Princípio Físico Sensibilidade Estática: SE= 1 ω 0 2

16 Princípio Físico A freqüência característica do sistema pode ser aumentada incrementando-se a constante elástica K ou reduzindo-se a massa de prova (M). O fator de qualidade do modelo pode ser elevado reduzindo-se as perdas dissipativas (D)( ou aumentando-se K e/ou M. A sensibilidade estática do modelo pode ser aumentada reduzindo-se a freqüência característica.

17 Aceleração do Sistema Aceleração pode também ser determinada a partir do conhecimento da posição bastando para isso processar esse sinal para se obter a segunda derivada.

18 Aceleração do Sistema Método simples. Tomar cuidado com o ruido proveniente do sinal da posição: No início tinha participação mínima, mas na velocidade o ruido se torna elevado freqüência relativamente alta. Com aceleração, o ruído presente no transdutor de posição será ainda mais crítico e poderá inviabilizar o projeto.

19 Projeto Sensores de pequenas dimensões: Ruído térmico de Johnson ou ruído mecânico, que se origina do movimento Browniano das moléculas de ar e dos componentes sólidos do acelerômetro.

20 Projeto Força Browniana: Deslocamento Browniano: F B = 4k B TD k B = constante de Boltzmann (j / ºk). x B = 4k B TD K jω 0 D ω 0 2 M Ruído gerado pela aceleração equivalente (RAE) RAE= 4k B Tω r QM

21 Acelerômetro Capacitivo O princípio de funcionamento do transdutor capacitivo é o da variação da capacitância ( C ) de um capacitor ou de dois capacitores interligados.

22 Acelerômetro Capacitivo A sua Capacitância: C=ε ar A l C = capacitância; ε ar = constante dielétrica ou permissividade relativa do ar; A = área da placa; l = distância entre as placas.

23 Acelerômetro Capacitivo A sensibilidade de um acelerômetro capacitivo é proporcional à: - massa de prova; - área de superposição capacitiva. É Inversamente proporcional: -À constante elástica (K);( -Ao espaço aéreo entre as placas.

24 Acelerômetro Capacitivo Portanto: Para elevar a sensibilidade do acelerômetro, deve-se: - aumentar o número de placas; - reduzir K.

25 Esquemas de variação de capacitância com um ou mais capacitores.

26 Acelerômetro Capacitivo Modelo Escolhido: ADXL202E - Analog Devices - Usado freqüentemente em pesquisas biomédicas; - Elemento sensor consiste numa estrutura de polisilício micro-mecanizada sobre a superfície de uma placa (substrato) de silício.

27 Esquema do sensor considerando apenas um grau de liberdade de movimentação (unidirecional)

28 Condicionamento do Sinal As placas fixas (considerando apenas um canal) apresentam ondas retangulares defasadas de 180º. Placas móveis estão centradas entre as placas fixas: Ambos os lados do capacitor diferencial possui mesma capacitância; O sinal de voltagem AC de saída da estrutura de polisilício é zero.

29 Condicionamento do Sinal Quando a estrutura é deslocada por uma aceleração externa: A capacitância diferencial torna-se desbalanceada resultando numa tensão AC cuja amplitude é proporcional ao seu deslocamento.

30 O sinal AC é demodulado por um demodulador sincrônico que retifica o sinal e determina a direção da aceleração

31 Após a Filtragem o sinal é convertido por um modulador duty cicle (relação T 1 /T 2 ) para um sinal modulado pela largura do pulso (PWM). A freqüência de amostragem do PWM deve ser selecionada baseando-se na largura de banda do sinal a ser estudado. O fabricante recomenda que a largura de banda analógica seja inferior a 1/10 da largura de banda do PWM.

32 Após a Filtragem O sinal da aceleração pode ser determinado pela mensuração dos comprimentos de T 1 e T 2, através de um contador / temporizador ou por meio de um microprocessador de baixo custo.

33 Após a Filtragem A resolução real do sinal de aceleração será limitada pela resolução temporal do contador que decodificará o duty cicle. Quanto mais rápido o contador, melhor a resolução do sinal duty cicle, permitindo períodos T 2 mais curtos para uma determinada resolução.

34 Calculo do Ruido: ruido rms = 200 µg Hz l arg.banda 1. 6

35 Diagrama de bloco funcional mostrando as etapas do processamento do sinal provindo do sensor

36 Aplicações Biomédicas Inúmeras aplicações em diagnóstico e tratamento. Análises biomecânicas Marcha, cargas dinâmicas, aceleração segmentar, etc... Biofeedback Cardiologia

37 Análises Biomecânicas Posicionamento dos acelerômetros: Qual aceleração está sendo determinada: a da parte rígida do segmento, a da parte mole do tecido, ou ainda uma média das duas? Até que ponto a aceleração medida representa a aceleração de interesse? (Nigg -1994)

38 Análises Biomecânicas Bone mounted transducers (BMT) Evita artefatos pelo deslizamento da camada de tecido mole. Técnica invasiva Poucos voluntários (próprios autores Mc Lellan, 1977) Dificuldade de admissão por CEP

39 Análises Biomecânicas

40 Análises Biomecânicas Skin mounted accelerometer (SMA) Validado, porém exigem pequena massa (Zeigert e Lewis 1979)

41 Análises Biomecânicas Análise de marcha: Estudo comparativo de Van Lummel e Busser 4 modalidades de avaliação Cada modalidade avaliada quanto a sua especificidade validade clínica responsividade facilidade de uso

42 Análises Biomecânicas Resultados: Destaque para acelerometria com melhor resultado em validade clínica e facilidade de uso.

43 Análises Biomecânicas Análise de cargas dinâmicas no corpo humano: Sobrecarga dinâmica no aparelho músculo esquelético (Voloshin-1997). Métodos: 22 homens 2 acelerômetros (uniaxial) 2 grupos a partir da PETCO2

44 Análises Biomecânicas Resultados:

45 Análises Biomecânicas Vibrações do tecido mole no quadríceps medidas com SMA (Wakeling e Nigg, 2001) Métodos: acelerômetro biaxial (vasto lateral) impacto lateral a 0% 50% 100% CVM

46 Análises Biomecânicas Resultados:

47 Biofeedback Biofeedback utilizando acelerometria no tratamento de pacientes com disfagia por déficit da elevação da laringe (Narender( P. Reddy (2000). Métodos: Sistema de biofeedback conectado a um acelerômetro em tempo real. Ultra mini acelerômetro fixado a cartilagem tireóide. Solicitacão de degluticão de acordo com o sinal normal de deglutição.

48 Biofeedback Resultados:

49 Cardiologia Reconhecimento precoce de isquemia cardíaca usando um acelerômetro triaxial (Ole Jakob Elle-2005) Métodos: Acelerômetro triaxial suturado na parede do ventrículo esquerdo de um porco. Mecanismo de oclusão vascular.

50 Cardiologia Resultados:

51 Cardiologia Resultados:

52 Obrigado Pela Atenção!

Aspectos de transdutores para medição de vibração. Prof. Paulo J. Paupitz Gonçalves

Aspectos de transdutores para medição de vibração. Prof. Paulo J. Paupitz Gonçalves Aspectos de transdutores para medição de vibração Prof. Paulo J. Paupitz Gonçalves Medidas de Vibração/Ruído transdutor Condicionador de Sinais Analisador Aspectos do Projeto de um Transdutor Características

Leia mais

Instrumentação, Aquisição e Processamento de Sinais para Medições de Engenharia

Instrumentação, Aquisição e Processamento de Sinais para Medições de Engenharia Seção de Ensino de Engenharia de Fortificação e Construção SE/2 Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes Instrumentação, Aquisição e Processamento de Sinais para Medições de Engenharia Prof.

Leia mais

Sensores Indutivos, Capacitivos e Piezoelétricos. Acelerômetros.

Sensores Indutivos, Capacitivos e Piezoelétricos. Acelerômetros. Sensores Indutivos, Capacitivos e Piezoelétricos. Acelerômetros. Outubro de 21 1 Sensores Indutivos 2 Sensores Capacitivos 3 Sensores Piezoelétricos 4 Acelerômetros Sensores Indutivos I Princípio Físico

Leia mais

Transdutores de Deslocamento

Transdutores de Deslocamento Transdutores de Deslocamento Potenciômetros são formados por um material condutor resistivo depositado em superfície isolante, com contatos fixos nas duas extremidades e um contato móvel (cursor) que se

Leia mais

Instrumentação Eletrônica TE149. Prof. Marlio Bonfim UFPR 2 semestre 2013

Instrumentação Eletrônica TE149. Prof. Marlio Bonfim UFPR 2 semestre 2013 Instrumentação Eletrônica TE149 Prof. Marlio Bonfim UFPR 2 semestre 2013 Instrumentação Eletrônica Sinais elétricos Mundo Mundo Real Real Grandezas Físicas Físicas Sensor Atuador Condicionamento e Processamento

Leia mais

D. V. Magalhães. Eng. Mecânica EESC - USP

D. V. Magalhães. Eng. Mecânica EESC - USP 1. Pressão 2. Fluxo 3. Extensômetros(strain gauges) 2. Acelerômetros Piezoresistivos 3. Acelerômetros de Capacitância Variável 4. Acelerômetros Piezoelétricos Pressão Pressão Pressão Fluxo Taxa de fluxo

Leia mais

Capítulo 8 Elementos sensores

Capítulo 8 Elementos sensores (parte I) Instrumentação eletrônica para sistemas de medição Capítulo 8 Prof. Lélio R. Soares Júnior ENE FT UnB Introdução É o primeiro elemento do sistema de medição Está em contato e absorve energia

Leia mais

Sensores de Aceleração

Sensores de Aceleração Sensores de Aceleração Sensores de aceleração (acelerômetros e giroscópios) são componentes do tipo inercial que fornecem um sinal elétrico proporcional à aceleração do sistema. São transdutores que convertem

Leia mais

Medição de Nível Parte 2. Adrielle C. Santana

Medição de Nível Parte 2. Adrielle C. Santana Medição de Nível Parte 2 Adrielle C. Santana Da aula passada... Supressão de Zero Supressão de Zero Medição por pressão hidrostática em tanques fechados e pressurizados Medição por pressão hidrostática

Leia mais

TRANSDUTORES PARA MEDIDA DE DESLOCAMENTOS LINEARES. Notas de aula

TRANSDUTORES PARA MEDIDA DE DESLOCAMENTOS LINEARES. Notas de aula ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LEM / PEF TRANSDUTORES PARA MEDIDA DE DESLOCAMENTOS LINEARES Notas de aula Dr. Pedro Afonso de Oliveira Almeida Professor Doutor PEF-EP/USP Notas de aula

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 8 2 TELEMETRIA É a técnica de transportar medições obtidas num processo à distância

Leia mais

Introdução ao Sistema de Controle

Introdução ao Sistema de Controle Introdução ao Sistema de Controle 0.1 Introdução Controle 1 Prof. Paulo Roberto Brero de Campos Controle é o ato de exercer comando sobre uma variável de um sistema para que esta variável siga um determinado

Leia mais

Medição de Nível. Sistema típico

Medição de Nível. Sistema típico Medição de Nível Nível pode ser definido como a altura de preenchimento de um líquido ou de algum tipo de material em um reservatório ou recipiente. A medição normalmente é realizada do fundo do recipiente

Leia mais

Laboratório de Dinâmica SEM 545 SISTEMAS MICROELETROMECÂNICOS

Laboratório de Dinâmica SEM 545 SISTEMAS MICROELETROMECÂNICOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA Laboratório de Dinâmica SEM 545 SISTEMAS MICROELETROMECÂNICOS Acelerômetros Piezelétricos Resp.: Prof. Leopoldo

Leia mais

Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP PMR 2470 Prof. Larissa Driemeier, Marcilio Alves, Rafael T.

Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP PMR 2470 Prof. Larissa Driemeier, Marcilio Alves, Rafael T. Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP PMR 2470 Prof Larissa Driemeier, Marcilio Alves, Rafael T Moura LISTA DE EXERCÍCIOS Sistema de primeira ordem 1 Um termômetro de mercúrio

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA MONITOR DE MOVIMENTOS COM ACELERÔMETRO Desenvolvido por Maurício Fiss Rodrigues

Leia mais

Medição de Nível Parte 2. Adrielle C. Santana

Medição de Nível Parte 2. Adrielle C. Santana Medição de Nível Parte 2 Adrielle C. Santana Da aula passada... Supressão de Zero Supressão de Zero Medição por pressão hidrostática em tanques fechados e pressurizados Medição por pressão hidrostática

Leia mais

MODELAGEM E DINÂMICA DE UM DISPOSITIVO MICRO-ELETROMECÂNICO (MEMS). MODELING AND DYNAMICS OF MICRO-ELECTROMECHANICAL DEVICE (MEMS).

MODELAGEM E DINÂMICA DE UM DISPOSITIVO MICRO-ELETROMECÂNICO (MEMS). MODELING AND DYNAMICS OF MICRO-ELECTROMECHANICAL DEVICE (MEMS). MODELAGEM E DINÂMICA DE UM DISPOSITIVO MICRO-ELETROMECÂNICO (MEMS). MODELING AND DYNAMICS OF MICRO-ELECTROMECHANICAL DEVICE (MEMS). Douglas Roca Santo 1, José Manoel Balthazar 2, Bento Rodrigues de Pontes

Leia mais

SEM Acústica. Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia Mecânica

SEM Acústica. Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia Mecânica Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia Mecânica SEM5917 - Acústica Fonte principal: Microphone Handbook, B&K 1 Objetivos: Dinâmica de Sensores Acústicos

Leia mais

4 Transdutores capacitivos

4 Transdutores capacitivos 4 Transdutores capacitivos Um outro transdutor (ativo segundo nossa definição) que pode ser utilizado de modo similar aos transdutores resistivos é o transdutor capacitivo. De modo análogo, uma certa fonte

Leia mais

Vácuo. Figura 2.1: Esquema explicativo para os conceitos de pressão absoluta e pressão manométrica.

Vácuo. Figura 2.1: Esquema explicativo para os conceitos de pressão absoluta e pressão manométrica. 1-1 2. INSTRUMENTOS DE PRESSÃO 2.1. UNIDADES DE PRESSÃO atmosfera psi Kgf/cm² bar Torr * mh2o in. Hg Pascal atm lbf/in² Kgf/cm² bar mmhg mh2o in. Hg Pa atm 1 14,6959 1,033 1,01325 760 10,33 29,92 101325

Leia mais

Prof. Dr. Mário Luiz Tronco

Prof. Dr. Mário Luiz Tronco Sensores em Robótica Prof. Dr. Mário Luiz Tronco Mário Prof. Mário Luiz Tronco Luiz Tronco ROBÓTICA Duas Grandes Áreas do Conhecimento: Engenharias Computação Elétrica Mecânica Mecatrônica Mário Luiz Tronco

Leia mais

Aluno Data Curso / Turma Professor

Aluno Data Curso / Turma Professor Apostila Modelagem e Simulação de Sistemas Dinâmicos Aluno Data Curso / Turma Professor 24/10/09 Engenharia Industrial Mecânica / 2006-1 MODELAGEM MATEMÁTICA DE SISTEMAS DINÂMICOS Everton Farina, Eng.º

Leia mais

ELT030. 2º Semestre-2016

ELT030. 2º Semestre-2016 ELT030 Instrumentação 2º Semestre-2016 Estrutura típica de um instrumento de medição Em geral, um instrumento de medição possui um elemento sensor ou transdutor, um tratamento de sinais e um elemento de

Leia mais

Métodos Experimentais para Vibrações Mecânicas

Métodos Experimentais para Vibrações Mecânicas Métodos Experimentais Métodos Experimentais para Vibrações Mecânicas Prof. Aline Souza de Paula Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica Introdução A maioria

Leia mais

Nota de Aula: Equações Diferenciais Ordinárias de 2 Ordem. ( Aplicações )

Nota de Aula: Equações Diferenciais Ordinárias de 2 Ordem. ( Aplicações ) Nota de Aula: Equações Diferenciais Ordinárias de Ordem ( Aplicações ) Vamos nos ater a duas aplicações de grande interesse na engenharia: Sistema massa-mola-amortecedor ( Oscilador Mecânico ) O Sistema

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA LISTA DE EXERCÍCIO #5 (1) COMPUTAÇÃO ANALÓGICA - A computação analógica

Leia mais

Medição de Deformação e Força I.B De Paula

Medição de Deformação e Força I.B De Paula INTRODUÇÃO O projeto de componentes sujeitos a carga para máquinas e estruturas requer informações sobre as distribuições de forças e deformações a que esses componentes estão submetidos. A mecânica dos

Leia mais

SENSORES. Acelerômetro. Sensore de temperatura. Sensore de luminosidade. Chave de fim de curso. Interruptor de lâminas. Sensor potenciômetro

SENSORES. Acelerômetro. Sensore de temperatura. Sensore de luminosidade. Chave de fim de curso. Interruptor de lâminas. Sensor potenciômetro SENSORES São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e que transmitem um sinal para um dispositivo de medição ou controle. 1 SENSORES Acelerômetro

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 24 2 TERMÔMETROS DE RADIAÇÃO São medidores de temperatura sem contato. Os componentes

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL APLICADA À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL APLICADA À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL APLICADA À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO Professor Valner Brusamarello - UFRGS Encontro V Temas abordados no curso Encontro I Introdução e definições gerais Incertezas em medições Encontro

Leia mais

FEP Física para Engenharia II

FEP Física para Engenharia II FEP96 - Física para Engenharia II Prova P - Gabarito. Uma plataforma de massa m está presa a duas molas iguais de constante elástica k. A plataforma pode oscilar sobre uma superfície horizontal sem atrito.

Leia mais

4 Estudo do Equipamento de Aquisição de Dados

4 Estudo do Equipamento de Aquisição de Dados 4 Estudo do Equipamento de Aquisição de Dados Para realizar a reconstrução de traçados a partir da coleta de dados do veículo foi necessário primeiro escolher um equipamento de aquisição de dados veiculares

Leia mais

Teoria Experiência de Linhas de Transmissão

Teoria Experiência de Linhas de Transmissão Teoria Experiência de Linhas de Transmissão Objetivos Medir a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética numa linha de transmissão constituída por um cabo coaxial; Estudar os efeitos da impedância

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA LISTA DE EXERCÍCIO #6 (1) COMPUTAÇÃO ANALÓGICA - A computação analógica

Leia mais

Controle de Sistemas Dinâmicos. Informações básicas

Controle de Sistemas Dinâmicos. Informações básicas Controle de Sistemas Dinâmicos Informações básicas Endereço com material http://sites.google.com/site/disciplinasrgvm/ Ementa Modelagem de Sistemas de Controle; Sistemas em Malha Aberta e em Malha Fechada;

Leia mais

SENSORES. Acelerômetro. Sensor de temperatura. Sensor de luminosidade. Interruptor de lâminas. Sensor potenciômetro. Encoder incremental

SENSORES. Acelerômetro. Sensor de temperatura. Sensor de luminosidade. Interruptor de lâminas. Sensor potenciômetro. Encoder incremental SENSORES São dispositivos que são sensíveis à um fenômeno físico (luz, temperatura, impedância elétrica etc.) e que transmitem um sinal para um dispositivo de medição ou controle informando a variação

Leia mais

Introdução aos princípios de aquisição de dados e terminologia

Introdução aos princípios de aquisição de dados e terminologia Introdução aos princípios de aquisição de dados e terminologia Renan Azevedo Engenheiro de Produto, DAQ & Teste NI O que é aquisição de dados (DAQ)? 2 Por que fazer medição? Os engenheiros precisam determinar

Leia mais

ELT030. 2º Semestre-2016

ELT030. 2º Semestre-2016 ELT030 Instrumentação 2º Semestre-2016 SENSORES: Proximidade e Deslocamento SENSORES DE PROXIMIDADE SENSORES INDUTIVOS SENSORES CAPACITIVOS SENSORES FOTOELÉTRICOS SENSORES DE DESLOCAMENTO SENSORES DE DESLOCAMENTO

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia

Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia Oscilações Movimento Oscilatório Cinemática do Movimento Harmônico Simples (MHS) MHS e Movimento

Leia mais

Sensores. Interpretando o Ambiente Engenharia Eletrônica. Claudinei de Jesus Donato 10/2013

Sensores. Interpretando o Ambiente Engenharia Eletrônica. Claudinei de Jesus Donato 10/2013 Sensores Interpretando o Ambiente Engenharia Eletrônica Claudinei de Jesus Donato 10/2013 Conforto 2 Segurança 3 Comodidade, Agilidade... 4 Resultado 5 Meio Ambiente Instinto de sobrevivência: dominar

Leia mais

4 Multiplexação TDM/WDM

4 Multiplexação TDM/WDM 4 Multiplexação TDM/WDM A multiplexação de sensores utilizando a técnica de TDM possibilita a interrogação de vários sensores por fibra. No entanto, o número de sensores a serem interrogados é limitado

Leia mais

Experiência 1. Linhas de Transmissão

Experiência 1. Linhas de Transmissão Experiência 1. Linhas de Transmissão Objetivos Medir a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética numa linha de transmissão constituída por um cabo coaxial; Estudar os efeitos da impedância de

Leia mais

O crescente interesse pelo desenvolvimento de novas tecnologias, bem como o aprimoramento das já existentes, voltadas para a medição das mais

O crescente interesse pelo desenvolvimento de novas tecnologias, bem como o aprimoramento das já existentes, voltadas para a medição das mais 1 Introdução O crescente interesse pelo desenvolvimento de novas tecnologias, bem como o aprimoramento das já existentes, voltadas para a medição das mais diversas grandezas físicas na indústria, estão

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. Em um barbeador elétrico, a lâmina se move para frente e para trás ao longo de uma distância de 2,0 mm em movimento harmônico simples, com frequência de 120 Hz. Encontre: (a) a amplitude,

Leia mais

Transdutores de Deslocamento

Transdutores de Deslocamento Transdutores de Deslocamento Potenciômetros são formados por um material condutor resistivo depositado em superfície isolante, com contatos fixos nas duas extremidades e um contato móvel (cursor) que se

Leia mais

5 Transdutor Indutivo

5 Transdutor Indutivo 5 Transdutor Indutivo De modo análogo aos transdutores resistivos e capacitivos, os transdutores indutivos são transdutores ativos que requerem uma fonte de excitação externa para proporcionar uma tensão

Leia mais

Para fazer uma previsão do comportamento dinâmico dos protótipos propostos em termos das deformações aplicadas nas fibras e freqüências naturais de

Para fazer uma previsão do comportamento dinâmico dos protótipos propostos em termos das deformações aplicadas nas fibras e freqüências naturais de 3 Simulações Numéricas Para fazer uma previsão do comportamento dinâmico dos protótipos propostos em termos das deformações aplicadas nas fibras e freqüências naturais de vibração do sistema, foram feitas

Leia mais

APRESENTAÇÃO DISCIPLINA: Metrologia II

APRESENTAÇÃO DISCIPLINA: Metrologia II APRESENTAÇÃO DISCIPLINA: Metrologia II - 2018 OBJETIVO Expor conceitos básicos de funcionamento e aplicação dos diversos tipos de equipamentos de Medidas. CRONOGRAMA 1ºBIMESTRE OSCILOSCÓPIO CRONOGRAMA

Leia mais

I. B. de Paula CONDICIONAMENTO DE SINAIS E MEDIDAS ELÉTRICAS

I. B. de Paula CONDICIONAMENTO DE SINAIS E MEDIDAS ELÉTRICAS CONDICIONAMENTO DE SINAIS E MEDIDAS ELÉTRICAS 1 Revisão da aula passada Ruído e interferência: podem ocorrer em quase todas as aplicações de engenharia onde existe transmissão de informações 2 Revisão

Leia mais

Existem várias formas de modulação e demodulação. Nesta página, algumas das mais comuns para a demodulação e alguns circuitos também comuns.

Existem várias formas de modulação e demodulação. Nesta página, algumas das mais comuns para a demodulação e alguns circuitos também comuns. Introdução O processo básico das telecomunicações consiste em adicionar o sinal das informações que se deseja transmitir ao sinal de transmissão (portadora), ou seja, uma modulação. No receptor, deve ocorrer

Leia mais

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Instrumentos de Pressão

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Instrumentos de Pressão Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos Instrumentos de Pressão atmosfera psi Kgf/cm² bar Torr (Torricelli) mh2o in. Hg Pascal atm lbf/in² Kgf/cm² bar mmhg mh2o in. Hg Pa atm 1 14,6959 1,033 1,01325 760 10,33

Leia mais

PARA ESTA PROVA, DESRESPEITAR AS SEGUINTES REGRAS VALE 1 PONTO

PARA ESTA PROVA, DESRESPEITAR AS SEGUINTES REGRAS VALE 1 PONTO Instrumentação e Técnicas de Medida EEL710 22/05/2013 1) Quais características devemos observar ao escolher um amplificador de instrumentação para uso em circuitos com ponte de Wheatstone? 2) Descreva

Leia mais

7 Transdutores Piezoelétricos

7 Transdutores Piezoelétricos 7 Transdutores Piezoelétricos Outro tipo bastante utilizado de transdutor passivo é o transdutor piezoelétrico, que produz um sinal elétrico de saída quando excitado mecanicamente. Além disto estes transdutores

Leia mais

PROVA 1. 4) Como podemos implementar, com eletrônica, um filtro de variáveis de estado cujo diagrama de blocos é apresentado abaixo.

PROVA 1. 4) Como podemos implementar, com eletrônica, um filtro de variáveis de estado cujo diagrama de blocos é apresentado abaixo. PROVA 1 1) O manual de um sensor lista seus tempos de subida, estabilização e resposta. a) Quaais as diferenças entre essas características? b) Cite outras três características dinâmicas que poderiam ter

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 LISTA DE EXERCÍCIOS Esta lista trata de vários conceitos associados ao movimento harmônico simples (MHS). Tais conceitos são abordados no capítulo 3 do livro-texto: Moysés Nussenzveig, Curso de Física

Leia mais

CAPÍTULO VII CARACTERIZAÇÃO EXPERIMENTAL DO ENRIJECIMENTO POR TENSÃO DE COMPONENTES SOLDADOS PELA TÉCNICA DA IMPEDÂNCIA ELETROMECÂNICA

CAPÍTULO VII CARACTERIZAÇÃO EXPERIMENTAL DO ENRIJECIMENTO POR TENSÃO DE COMPONENTES SOLDADOS PELA TÉCNICA DA IMPEDÂNCIA ELETROMECÂNICA CAPÍTULO VII CARACTERIZAÇÃO EXPERIMENTAL DO ENRIJECIMENTO POR TENSÃO DE COMPONENTES SOLDADOS PELA TÉCNICA DA IMPEDÂNCIA ELETROMECÂNICA No Capítulo 4, a influência das tensões residuais de soldagem sobre

Leia mais

Controle de Processos: Solução analítica de sistemas lineares dinâmicos

Controle de Processos: Solução analítica de sistemas lineares dinâmicos Controle de Processos: Solução analítica de sistemas lineares dinâmicos Prof. Eduardo Stockler Tognetti & David Fiorillo Laboratório de Automação e Robótica (LARA) Dept. Engenharia Elétrica - UnB Conteúdo

Leia mais

Introdução à Instrumentação e Medida Biomédica. Prof. Adilton Carneiro Departamento de Física e Matemática

Introdução à Instrumentação e Medida Biomédica. Prof. Adilton Carneiro Departamento de Física e Matemática Introdução à Instrumentação e Medida Biomédica Prof. Adilton Carneiro Departamento de Física e Matemática Instrumentação Biomédica São ferramentas que transformam informações físicas, que estão direta

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados

REDES DE COMPUTADORES. Comunicação de Dados Sinais Uma das funções mais importantes da camada física é converter informação em sinais eletromagnéticos para poder enviá-los num meio de transmissão. Sejam estas informações uma sequência de 1s e 0s

Leia mais

Módulo 8 EA Isoladas - 12 Bits

Módulo 8 EA Isoladas - 12 Bits 1. Descrição do Produto O módulo de entrada analógico destina-se à conversão analógico-digital de sinais sob a forma de corrente ou tensão, presentes em cada um dos 8 canais de entrada, fornecidas por

Leia mais

Física Teórica II. Terceira Prova 2º. semestre de /11/2017 ALUNO : Gabarito NOTA DA PROVA TURMA: PROF. :

Física Teórica II. Terceira Prova 2º. semestre de /11/2017 ALUNO : Gabarito NOTA DA PROVA TURMA: PROF. : Física Teórica II Terceira Prova 2º. semestre de 2017 09/11/2017 ALUNO : Gabarito TURMA: PROF. : NOTA DA PROVA ATENÇÃO LEIA ANTES DE FAZER A PROVA 1 Assine a prova antes de começar. 2 Os professores não

Leia mais

Medição dimensional e de movimento. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade Gama

Medição dimensional e de movimento. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade Gama Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade Gama Sensor por efeito piezo-elétrico: Funciona a partir do efeito piezo-elétrico; Fenômeno físico reversível; Fornece tensão com a deformação do elemento

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS Prof. Bruno Farias Arquivo em anexo Conteúdo Programático Bibliografia

Leia mais

MEDIDAS ELÉTRICAS CONCEITOS BÁSICOS

MEDIDAS ELÉTRICAS CONCEITOS BÁSICOS MEDIDAS ELÉRICAS CONCEIOS BÁSICOS Os sistemas mecânicos de medidas são muito limitados devido a fatores tais como atrito, inércia, etc. ambém, a necessidade de rigidez faz com que estes sistemas tornem-se

Leia mais

sensibilidade de um instrumento varia em função das condições ambientais. d. Defina instrumento de ordem zero e de primeira ordem.

sensibilidade de um instrumento varia em função das condições ambientais. d. Defina instrumento de ordem zero e de primeira ordem. P1 - ELT030 1. Diagramas P&ID: tabelas 2. Em processos industriais onde manipulam-se substâncias inflamáveis, podem ocorrer em determinadas áreas a mistura de fases, vapores ou poeiras inflamáveis como

Leia mais

Exercício 88

Exercício 88 Page 1 of 63 Exercício 1 Exercício 2 Exercício 3 Exercício 4 Exercício 5 Exercício 6 Exercício 7 Exercício 8 Exercício 9 Exercício 10 Exercício 11 Exercício 12 Exercício 13 Exercício 14 Exercício 15 Exercício

Leia mais

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Transdutores Instrumentação Eletroeletrônica 2 Processo Instrumentação Eletroeletrônica 3 Transdutores x Sensores SENSOR: é um elemento

Leia mais

ANÁLISE DE TENSÕES E DEFORMAÇÕES EXTENSOMETRIA ELÉTRICA-STRAIN GAGES. Extensometria é a técnica de medição de deformações na superfície dos corpos.

ANÁLISE DE TENSÕES E DEFORMAÇÕES EXTENSOMETRIA ELÉTRICA-STRAIN GAGES. Extensometria é a técnica de medição de deformações na superfície dos corpos. ANÁLISE DE TENSÕES E DEFORMAÇÕES EXTENSOMETRIA ELÉTRICA-STRAIN GAGES Extensometria é a técnica de medição de deformações na superfície dos corpos. Fonte amplificadora SILVIO TADO ZANETIC 1 EXTENSOMETRIA-VIA

Leia mais

π rad / s. NEWLAND (1989) LISTA DE FIGURAS

π rad / s. NEWLAND (1989) LISTA DE FIGURAS LISTA DE FIGURAS Figura 2.1 Aplicação da análise experimental de estruturas, ALMEIDA (1996) Figura 2.2 Ações determinísticas, BACHMANN; AMMANN (1987) Figura 2.3 Sistema dinâmico com um grau de liberdade,

Leia mais

30 o RASCUNHO. 1 a Questão: Valor : 1,0

30 o RASCUNHO. 1 a Questão: Valor : 1,0 RASCUNHO 12 1 a Questão: Valor : 1,0 Na figura a seguir os objetos A e B pesam, respectivamente, 40 N e 30 N e estão apoiados sobre planos lisos, ligados entre si por uma corda inextensível, sem peso,

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PPGEM Exame de Ingresso Dezembro/2010. Nome do candidato:

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PPGEM Exame de Ingresso Dezembro/2010. Nome do candidato: 1ª Questão: (Álgebra Linear) Calcule o valor de a para que a matriz abaixo tenha auto-valores 1 e 6. Cálcule os autovetores correspodentes. 4 3 a 3 1 2 2ª Questão: (Álgebra Linear) Cálcule a inversa da

Leia mais

ELT030 Instrumentação 1

ELT030 Instrumentação 1 ELT030 Instrumentação Universidade Federal de Itajubá Engenharia Eletrônica Sensores Inteligentes ELT030 Instrumentação 1 Transmissor eletrônico Um transdutor converte uma grandeza física qualquer para

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ACELERÔMETRO PIEZO-ELÉTRICO (AC) E PIEZO-RESISTIVO (DC) DURANTE MEDIDA DE CHOQUE EM ENSAIO DE QUEDA LIVRE.

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ACELERÔMETRO PIEZO-ELÉTRICO (AC) E PIEZO-RESISTIVO (DC) DURANTE MEDIDA DE CHOQUE EM ENSAIO DE QUEDA LIVRE. 16 TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ACELERÔMETRO PIEZO-ELÉTRICO (AC) E PIEZO-RESISTIVO (DC) DURANTE MEDIDA DE CHOQUE EM ENSAIO DE QUEDA LIVRE. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA:

Leia mais

Introdução. Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro.

Introdução. Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro. Capitulo 16 Ondas I Introdução Perturbação no primeiro dominó. Perturbação se propaga de um ponto a outro. Ondas ondas é qualquer sinal (perturbação) que se transmite de um ponto a outro de um meio com

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA110F05-B/01

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA110F05-B/01 Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 604501 A 13/02/14 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 6 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 02/03/2018 1 2 Sinais e Ruídos Parte 1 3 Sinal - Definição Matematicamente, um sinal é definido como

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I. Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 16/03/2018

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I. Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 16/03/2018 INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL I Prof. Pierre Vilar Dantas Turma: 0063-A Horário: 6N ENCONTRO DE 16/03/2018 Roteiro Padrão 4-20mA Sistemas de Aquisição de Dados Medidores de Grandezas Elétricas Padrão

Leia mais

TESTE 19 COMPATÍVEL COM NÍVEL III

TESTE 19 COMPATÍVEL COM NÍVEL III TESTE 19 COMPATÍVEL COM NÍVEL III QUESTÃO 1 A figura abaixo, os pontos de medidas de vibração em conjunto motor-bomba centrífuga. A um alto nível de vibração em 120 Hz, medido no 2VLA pode indicar: (A)

Leia mais

Instrumentos de Pressão 2. Adrielle C. Santana

Instrumentos de Pressão 2. Adrielle C. Santana Instrumentos de Pressão 2 Adrielle C. Santana Barômetro Instrumento utilizado para medição de pressão atmosférica. Existem dois tipos de uso corrente: os barômetros de mercúrio e os barômetros aneroides

Leia mais

Métodos de Medição em Biomecânica

Métodos de Medição em Biomecânica Métodos de Medição em Biomecânica Ricardo Martins de Souza 2013 Áreas de Concentração da Biomecânica 1 Cinemática Estudo da Descrição do Movimento; Área de estudo (Cinemetria); Estudo das formas do movimento;

Leia mais

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um alto-falante, ou de um instrumento de percussão. Um terremoto

Leia mais

Giroscópios. θ rot = ωt dt

Giroscópios. θ rot = ωt dt Giroscópios Medem a velocidade angular em torno do eixo de rotação Baseados na força de Coriolis: um objeto em movimento rotacional ou vibracional sofre uma força de flexão quando submetido a uma rotação

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS Prof. Bruno Farias Arquivo em anexo Conteúdo Programático Bibliografia

Leia mais

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Medição de Nível Na indústria se requer medições tanto de nível de líquidos como de sólidos. Para facilitar a compreensão costuma-se definir

Leia mais

Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Osvaldo Guimarães PUC-SP

Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Osvaldo Guimarães PUC-SP 1 Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Osvaldo Guimarães PUC-SP Tópicos Relacionados Ondas longitudinais, velocidade do som em gases, freqüência, comprimento de onda,

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Oscilações. Prof. Luis Armas

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Oscilações. Prof. Luis Armas Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Oscilações Prof. Luis Armas Que é uma oscilação? Qual é a importância de estudar oscilações? SUMARIO Movimentos oscilatórios periódicos Movimento harmônico simples

Leia mais

ELE 1090 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES QUINTA EXPERIÊNCIA ROTEIRO EXPERIMENTAL CIRCUITOS SSB / COM 3 PARTE 1

ELE 1090 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES QUINTA EXPERIÊNCIA ROTEIRO EXPERIMENTAL CIRCUITOS SSB / COM 3 PARTE 1 ELE 1090 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES QUINTA EXPERIÊNCIA ROTEIRO EXPERIMENTAL CIRCUITOS SSB / COM 3 PARTE 1 OBJETIVOS: Examinar o circuito de anel balanceado como misturador e detector de AM. 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

ONDAS. José Luiz Rybarczyk Filho

ONDAS. José Luiz Rybarczyk Filho ONDAS José Luiz Rybarczyk Filho Introdução O que é ONDA? Onda é uma perturbação ou distúrbio transmitido através do vácuo ou de um meio gasoso, líquido ou sólido. Exemplos: Eletromagnéticas Tipos de Ondas

Leia mais

ELE-31 Principios de Telecomunicações

ELE-31 Principios de Telecomunicações ELE-31 Principios de Telecomunicações Prof. Manish Sharma August 3, 2015 1 Introdução 1.1 Elementos de um sistema de comunicação Os objetivos de um sistema de comunicações são: Transferir informação de

Leia mais

- Familiarizar com circuito gerador de PWM; - Verificar o funcionamento de um gerador de PWM (Modulação por Largura de Pulso).

- Familiarizar com circuito gerador de PWM; - Verificar o funcionamento de um gerador de PWM (Modulação por Largura de Pulso). 9 - Gerador de PWM Objetivos; - Familiarizar com circuito gerador de PWM; - Verificar o funcionamento de um gerador de PWM (Modulação por Largura de Pulso). Material utilizado; - Conjunto didático de sensores

Leia mais

Prof. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade UnB Gama

Prof. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade UnB Gama Prof. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade UnB Gama Pressão: Não é uma grandeza física fundamental; Derivada da medição de força e área; Força é derivada da : massa, comprimento e tempo; Área

Leia mais

Análise de Forças no Corpo Humano. = Cinética. = Análise do Salto Vertical (unidirecional) Exemplos de Forças - Membro inferior.

Análise de Forças no Corpo Humano. = Cinética. = Análise do Salto Vertical (unidirecional) Exemplos de Forças - Membro inferior. Princípios e Aplicações de Biomecânica EN2308 Profa. Léia Bernardi Bagesteiro (CECS) leia.bagesteiro@ufabc.edu.br 31/10/2012 Análise de Forças no Corpo Humano = Cinética = Análise do Salto Vertical (unidirecional)

Leia mais

Prova Teórica 1 de Outubro de 2002

Prova Teórica 1 de Outubro de 2002 Prova Teórica 1 de Outubro de 2002 Parte A Instruções 1. Esta é uma prova individual 2. O tempo disponível é de 2,5 horas 3. Escrever com letra clara o seu nome, apelido/sobrenome e país nos locais indicados

Leia mais

Transdução de Grandezas Biomédicas

Transdução de Grandezas Biomédicas Transdução de Grandezas Biomédicas Aula 05 Mestrado em Eng. Biomédica Docente: > Marcelino M. de Andrade A Aula! Transdutores Resistivos Circuitos elétricos consistem em combinações de três elementos passivos:

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 15 2 É necessário medir o nível dos sólidos, geralmente em forma de pó ou grãos

Leia mais

Soluções Sonelastic. Catálogo Geral. ATCP Engenharia Física

Soluções Sonelastic. Catálogo Geral. ATCP Engenharia Física Soluções Sonelastic Catálogo Geral ATCP Engenharia Física Versão 1.1 Dezembro / 2014 ÍNDICE Suportes Suporte ajustável para barras e cilindros modelo SA-BC... 03 Suporte para amostras de pequeno porte

Leia mais

Prof. Celso Módulo 2 Modelamento de Sistemas. 1. Estabelecer os objetivos de controle. 2. Identificar as variáveis a controlar.

Prof. Celso Módulo 2 Modelamento de Sistemas. 1. Estabelecer os objetivos de controle. 2. Identificar as variáveis a controlar. Prof Celso Módulo 3 Projeto de Sistema de Controle 1 Estabelecer os objetivos de controle Identificar as variáveis a controlar Controlar com exatidão a velocidade de um motor Velocidade do motor 3 Escrever

Leia mais