Universidade de São Paulo 3 Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia Agendas para a História da Cartografia Iberoamericana

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade de São Paulo 3 Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia Agendas para a História da Cartografia Iberoamericana"

Transcrição

1 Universidade de São Paulo 3 Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia Agendas para a História da Cartografia Iberoamericana São Paulo, abril de 2010 Um Olhar Sobre Teresina a partir da Cartografia Urbana e Evolução dos Mapas Christiane Carvalho NERES Acadêmica de Geografia Universidade Federal do Piauí Raimundo Lenilde de ARAÚJO Professor do Departamento de Geografia e História Universidade Federal do Piauí RESUMO A cidade de Teresina foi criada com o objetivo de ser a nova capital da Província do Piauí, na primeira metade do século XIX. Para isso foram elaborados mapas cartográficos que definiam as novas delimitações do sítio urbano do território situado à margem direita do rio Parnaíba, no limite com a Província do Maranhão, e a esquerda do rio Poty, próximo ao encontro com o rio Parnaíba. Este trabalho visa primordialmente estudar a evolução dos mapas cartográficos da cidade de Teresina, implantada em 1852, como capital do Estado do Piauí, e com isso perceber a evolução urbana e caracterização do território. Estudaram-se nesse trabalho aspectos cartográficos relacionados à criação e evolução cartográfica e urbana da cidade, onde se identificou o primeiro mapa elaborado em 1855 e ao analisar esses documentos verificouse o traçado típico do período colonial, caracterizado por disposição de ruas em formato de tabuleiro de xadrez e que permanece até hoje na disposição das ruas da cidade de Teresina. Para isso, foi realizada revisão bibliográfica sobre cartografia, no que se refere à origem e evolução, pesquisa de campo no serviço de cartografia e no departamento de imprensa e publicação da Prefeitura de Teresina, identificação e análise de mapas históricos da cidade de Teresina e elaboração de texto. O presente estudo proporciona, portanto, uma compreensão aprofundada, do ponto de vista cartográfico e da organização do território, da evolução urbana da cidade de Teresina, servindo como fonte de pesquisa para outros trabalhos. Palavras-chave: Cartografia. História. Mapas. Piauí. Teresina.

2 INTRODUÇÃO A cartografia no Brasil, até a chegada da família real, sofria fortes influências das técnicas e do estilo Europeu. Contudo, com a criação da Real Academia da Marinha e a Escola da Artilharia e Fortificação em 1808, começou o rompimento da Cartografia LusoBrasileira surgindo uma Cartografia Imperial. Foi somente com a implantação da Imprensa Régia (1808) que começaram as edições de mapas nacionais e o Real Arquivo Militar (1808) se responsabilizou, então, pela preservação do acervo, apoiando a impressão de novos mapas, como por exemplo, a planta da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e outras. O território onde seria instalada a cidade de Teresina foi visitado, pela primeira vez, em 1662 por Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista que chegou à Barra do Poty e fundou um Arraial. Contudo, somente em 21 de novembro de 1833 é que foi instalada a Vila do Poty (hoje Bairro Poty Velho em Teresina). Em 1850, José Antônio Conselheiro Saraiva assume a presidência da Província do Piauí e visita a Vila do Poty. Constatou, no entanto, tratar-se de local insalubre por estar situado no encontro das águas dos rios Parnaíba e Poti, segundo a interpretação da época. Porém, em 1842, antes de sua posse, o Conselho Geral da Província havia autorizado a transferência da Vila do Poty para um local que fosse mais apropriado. Saraiva, já em 1851, após sua posse, dirigiu-se à Vila do Poty para as terras da Fazenda Chapada do Corisco, que era utilizada para a criação de gado. Esse nome deveu-se a ocorrência de muitas trovoadas e faíscas elétricas na estação chuvosa. Nesse local foram instaladas a Câmara Municipal e outras repartições públicas, mudando também o nome do lugar para Vila Nova do Poty. Em 21 de Julho de 1852, uma resolução No. 315 da Assembléia Provincial eleva a Vila Nova do Poty à categoria de capital da Província do Piauí. Em 21 de agosto de 1852, o presidente da província mudou-se de Oeiras, então a primeira capital do Estado do Piauí, para Teresina. Essa toponímia foi em Homenagem a Imperatriz Teresa Cristina.

3 Após o pronunciamento da mudança da capital para Teresina, muitos habitantes da cidade ofereceram casas gratuitamente, por um ou dois anos para instalação de Palácio, Tesourarias, Correios e outras repartições. Também foram colocadas à nova administração muitas outras casas para a moradia de funcionários. No Natal de 1852, o padre Mamede Antonio de Lima, primeiro vigário de Teresina, em missa solene, declarou transferida a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, da capela do Poti para a Igreja de Nossa Senhora do Amparo (de Teresina), elevada à categoria de matriz em 1853, onde o seu prédio serviu de ponto de referência para o traçado geométrico da cidade representado no mapa de Com o passar do tempo Teresina foi se expandindo e se estruturando. Hoje Teresina constitui um centro político e de serviços interiorizado, situado na confluência dos eixos de circulação que ligam as metrópoles do Nordeste (Salvador, Recife e Fortaleza) com a metrópole Belém, porta de entrada para a Amazônia. Os fatores que impulsionam sua economia atualmente estão determinados basicamente por ser: capital do estado, e, portanto centro político-administrativo, sediando instituições de todos os níveis de governo; entroncamento rodoviário regional e nacional, tornando a cidade um importante elo na cadeia de distribuição e comercialização de mercadorias; e submetrópole regional, fornecendo produtos e serviços para a sua área de influência. Esta pesquisa objetiva primordialmente a evolução dos mapas cartográficos da cidade de Teresina, como capital do Estado do Piauí, e com isso perceber a evolução urbana do território. Como objetivos específicos pretendem-se analisar os mapas cartográficos de Teresina desde os primórdios até a atualidade e fazer uma breve descrição da evolução urbana da cidade através desses mapas. Utilizaram-se mapas e plantas da cidade que permitiram uma compreensão da evolução urbana de Teresina. Em seguida, foram realizadas revisões bibliográficas sobre cartografia, no que se refere à origem e evolução, pesquisa de campo no serviço de cartografia e no departamento de imprensa e publicação da Prefeitura de Teresina. Visando mostrar a evolução urbana de Teresina através da evolução dos mapas, este trabalho, contribui de forma grandiosa na compreensão da configuração atual do espaço da cidade, do ponto de vista cartográfico e da organização do território, servindo nesse sentido, como fonte de pesquisa para outros trabalhos.

4 A cartografia histórica e a evolução urbana de Teresina O mapa mais antigo de Teresina é datado de 28 de abril de 1855, aproximadamente três anos após a instalação da cidade, mencionado em uma correspondência da câmara municipal de Teresina. (Figura 1) Figura 1 Configuração urbana de Teresina 1855

5 Fonte: Fundação Monsenhor Chaves, 1992, p.9 Ao analisar-se o referido mapa, percebe-se o modelo de cidade traçado e típico do período colonial. No centro, próximo à margem direita do Rio Parnaíba, situa-se a Igreja de Nossa Senhora do Amparo de onde partem as ruas, sempre formando ângulos retos em cujo traçado já residia, em 1854, habitantes aproximadamente. No mapa é possível ver também, a margem bem caracterizada dos Rios Parnaíba e Poty bem como o sentido de drenagem dos rios. Nesse primeiro mapa também já aparece o primeiro cemitério da cidade de Teresina, porém, não há uma definição de escala. Em um segundo mapa é possível ver com mais detalhes, o traçado típico da cidade e, também a primeira definição de escala, no caso, a escala escolhida foi de 1: Nesse mapa aparece apenas, a margem direita do Rio Parnaíba. (Figura 2)

6 Figura 2 Fonte: Fundação Monsenhor Chaves, 1992, p.10 O mapa realizado em 1997 retrata a evolução do sitio urbano de Teresina nos anos de O que se observa é que Teresina começa a se conduzir para a sua urbanização. O mapa apresenta entre os rios Poty e Parnaíba o sítio urbano total da cidade dividido por datas, onde o primeiro sítio urbano é de 1800, pois corresponde a época em que Domingos Jorge Velho chegou ao Poty e fundou um arraial que em 1833 virou a Vila do Poty. No segundo, o período de corresponde ao período de fundação da Vila Nova do Poty. No terceiro, o período de corresponde ao período em que Teresina, ao desempenhar o seu papel de sede administrativa do Estado, atraiu importantes serviços, como saúde, educação e comunicação, contribuindo assim para a sua expansão urbana na época. (Figura 3)

7 Figura 3 N Fonte: Façanha, 1997, p.60

8 Figura 4 N Fonte: Façanha, 1997, p.88 Neste mapa da Figura 4, mostra que o perímetro urbano de Teresina se encontra ampliado. A área urbanizada no ano de 1995 já era dotada de infra-estrutura e já contava com as zonas administrativas: Zona Norte, Sul e Leste. Que atualmente se encontra desmembrada em Zona Leste e Sudeste. Contudo além dessas zonas foi criada outra zona administrativa a Zona Centro que inclui alguns bairros que eram considerados da zona sul como os Três

9 Andares, Monte Castelo, Redenção, Tabuleta, Vermelha, Ilhotas, Cristo Rei e Cidade Nova. Ao todo os bairros que compõem a zona administrativa central de Teresina são de acordo com o livro da Prefeitura Municipal de Teresina, em 2009, intitulado Teresina Em Bairros, Cabral, Centro, Cidade Nova, Cristo Rei, Frei Serafim, Ilhotas, Macaúba, Mafuá, Marquês, Matinha, Monte Castelo, Morro da Esperança, Nossa Senhora das Graças, Piçarra, Pio II, Pirajá, Porenquanto, Redenção, São Pedro, Tabuleta, Três Andares, Vermelha, Vila Operária. A Zona Norte de Teresina é formada pelos bairros Acarape, Água Mineral, Aeroporto, Alto Alegre, Alvorada, Aroeiras, Bom Jesus, Buenos Aires, Cidade Industrial, Embrapa, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Memorare, Mocambinho, Nova Brasília, Olarias, Poty Velho, Primavera, Real Copagre, Santa Rosa, São Francisco e São Joaquim, que transpõem os limites do encontro dos rios Parnaíba e Poti. A Zona Sul é composta pelos bairros Angelim, Areias, Bela Vista, Brasilar, Catarina, Distrito Industrial, Esplanada, Lourival Parente, Morada Nova, Parque Jacinta, Parque Juliana, Parque Piauí, Parque São João, Promorar, Saci, Santa Cruz, Santa Luzia, Santo Antonio, São Lourenço, Triunfo. A Zona Leste é formada pelos bairros Campestre, Fátima, Horto, Ininga, Jóquei, Morada do Sol, Morros, Noivos, Novo Uruguai, Planalto Uruguai, Pedra Mole, Piçarreira, Porto do Centro, Recanto das Palmeiras, Semapi, Santa Lia, Santa Isabel, São Cristóvão, São João, Satélite, Socopos, Tabajaras, Uruguai, Vale do Gavião, Vale Quem Tem, Verde Lar, Zoobotânico. A zona administrativa do Sudeste é formada pelos bairros Beira Rio, Bom Princípio, Colorado, Comprida, Cuidos, Extrema, Gurupi, Itararé, Livramento, Novo Horizonte, Parque Poti, Redonda, Renascença, Santana, São Raimundo, São Sebastião, Trancredo Neves, Todos os Santos, Verdecap. O que se observa em Teresina é que a organização sócio-espacial da cidade nos primórdios refletia as contradições sociais presentes no espaço urbano. O traçado da cidade de Teresina foi planejado com uma clara destinação do uso social do seu espaço, como todas as cidades da época, ficando reservada a área central às elites, próximo às instalações dos poderes político-administrativo, econômico e religioso e, aos pobres, a periferia desse centro. (SILVA, 2003, p.49)

10 Um dos principais agentes no processo de urbanização de Teresina foi o Estado que era o responsável pela definição do espaço periférico da cidade. Contudo, em seu primeiro momento urbanístico, Teresina, teve a definição da estrutura do sistema viário e o zoneamento urbano baseado na localização das instituições públicas, dos padrões residenciais das atividades de comércio e serviço especiais como asilo, cemitério, cadeia pública, etc. (SILVA, 2003, p.49) Aos poucos Teresina foi se estruturando e recebendo infra-estrutura necessária ao crescimento da cidade como iluminação pública, rede de água e esgoto, calçamento das ruas, ajudando na modernização da estética urbana de Teresina, tornando-a o principal centro econômico do Sertão do Piauí e do Maranhão, registrando-se um notável crescimento da população. Apesar de a década de 1990 caracterizar-se pela crise no setor habitacional, devido a redução das políticas habitacionais na forma e qualidade, inibindo a produção de habitações populares, Teresina apresentou acelerado crescimento na área urbana, devido, principalmente, ao crescimento natural dos contingentes de imigrantes para a cidade, oriundos tanto da zona rural do município, como de várias cidades piauienses, além dos estados do Maranhão e do Ceará decorrentes de políticas públicas de investimentos em saúde, educação, energia elétrica, habitação popular e o desenvolvimento da malha viária interligando Teresina a centros estaduais e nacionais.

11 CONCLUSÃO Ao concluir-se este estudo verificou-se que a Cartografia no Brasil, até a chegada da Família Real, sofria fortes influências das técnicas e do estilo Europeu sendo substituída posteriormente com a criação da Real Academia da Marinha e da Escola da Artilharia e Fortificação em 1808 e conseqüente o rompimento da Cartografia Luso-Brasileira e surgimento de uma Cartografia Imperial beneficiada pela implantação da Imprensa Régia (1808) que começaram as edições de mapas nacionais e o Real Arquivo Militar (1808) que se responsabilizou, então, pela preservação do acervo, apoiando a impressão de novos mapas, como por exemplo, a planta da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e outras. Já a cartografia de Teresina e a evolução urbana começaram a se configurar a partir da visita pioneira, em 1662 de Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista que chegou à Barra do Poty e fundou um Arraial. Contudo, somente em 21 de novembro de 1833 é que foi instalada a Vila do Poty (hoje Bairro Poty Velho em Teresina). Em 1850, José Antônio Conselheiro Saraiva assumiu a presidência da Província do Piauí e visitou a Vila do Poty. Constatou, no entanto, tratar-se de local insalubre por estar situado no encontro das águas dos rios Parnaíba e Poti, segundo a interpretação da época. Porém, em 1842, antes de sua posse, o Conselho Geral da Província havia autorizado a transferência da Vila do Poty para um local que fosse mais apropriado. Em 21 de Julho de 1852, uma resolução No. 315 da Assembléia Provincial elevou a Vila Nova do Poty à categoria de capital da Província do Piauí. Em 21 de agosto de 1852, o presidente da província mudou-se de Oeiras, então a primeira capital do Estado do Piauí, para Teresina. Essa toponímia foi em Homenagem a Imperatriz Teresa Cristina. Com o passar do tempo Teresina foi se expandindo e se estruturando. Hoje Teresina constitui um centro político e de serviços interiorizado, situado na confluência dos eixos de circulação que ligam as metrópoles do Nordeste (Salvador, Recife e Fortaleza) com a metrópole Belém, porta de entrada para a Amazônia. Os fatores que impulsionaram sua evolução relacionaram-se basicamente por ser capital do estado, e, portanto, centro político-administrativo, sediando instituições de todos os níveis de governo; entroncamento rodoviário regional e nacional, tornando a cidade um importante elo na cadeia de distribuição e comercialização de mercadorias; e submetrópole regional, fornecendo produtos e serviços para a sua área de influência.

12 A produção do espaço urbano de Teresina foi marcada, inicialmente, pelo predomínio de forças externas, oriundas da política Nacional. Posteriormente esse espaço urbano foi produzido especialmente pelas inúmeras transformações sócio-espaciais, orientadas, por forças internas, como a ocupação do espaço por imigrantes, vindo de outras cidades para estudarem, tratarem de suas doenças, entre outros. Segundo FAÇANHA (1998), em relação aos agentes sociais produtores do espaço urbano de Teresina, inicialmente, foram capazes de mostrar a formação dos agentes industriais e dos comerciantes e a presença atuante do Estado do Piauí, refletindo em Teresina. Quanto aos industriais, as suas ações se deram devido à política de industrialização que ocorria no país, não conseguindo, apesar dessa onda, consolidar se no tecido urbano. Já os comerciantes conseguiram uma maior evolução de suas ações na cidade, resultado do próprio crescimento da cidade, além de a atividade comercial já ser tradicionalmente o sustentáculo da economia local. Posteriormente, as novas transformações ocorridas em Teresina eram oriundas dos cenários nacional, regional e local, fazendo com que os agentes sociais assumam novos papéis na construção de formas espaciais da cidade. Nesse estudo preliminar, realizado a partir da revisão bibliográfica, análise dos mapas e da pesquisa de campo, que a cartografia histórica de Teresina reflete claramente o processo de evolução urbana, pois o traçado original planejado para a nova cidade e posteriormente capital, reflete a importância da utilização de estudos cartográficos. Nesse sentido é de fundamental importância destacar que esse é apenas um estudo preliminar e que espera-se continuar de forma sistemática para o estudo e compreensão do processo responsável pela evolução cartográfica e urbana de Teresina.

13 REFERÊNCIAS FAÇANHA, Antonio Cardoso. (1998). A evolução urbana de Teresina: agentes, processos e formas espaciais da cidade. Recife: Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Geografia. SILVA, Bartira Araújo Da. (2003). A verticalização em Teresina: sonho de muitos e realidade de poucos. Teresina: Monografia de Especialização em Pesquisa para o Ensino de Geografia, Universidade Federal do Piauí. Fundação Monsenhor Chaves. (1992). Theresina Ontem e Hoje. Teresina. Prefeitura Municipal de Teresina. (2009). Teresina em Bairros. Teresina

TERESINA - DINÂMICA POPULACIONAL -

TERESINA - DINÂMICA POPULACIONAL - TERESINA - DINÂMICA POPULACIONAL - Teresina (PI), Setembro 2014 População Residente 1 - DINÂMICA POPULACIONAL 1.1 EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO Tabela 1: Teresina População residente por zona e a densidade demográfica

Leia mais

ENDEREÇOS, TELEFONES, DELEGADOS E ÁREAS DE CIRCUNSCRIÇÃO DOS DISTRITOS POLICIAIS DE TERESINA

ENDEREÇOS, TELEFONES, DELEGADOS E ÁREAS DE CIRCUNSCRIÇÃO DOS DISTRITOS POLICIAIS DE TERESINA 1 ENDEREÇOS, TELEFONES, DELEGADOS E ÁREAS DE CIRCUNSCRIÇÃO DOS DISTRITOS POLICIAIS DE TERESINA 1º DISTRITO POLICIAL ENDEREÇO: Rua 13 de Maio, 232-Sul/Centro, Teresina-PI TELEFONES: (86) 3216 5206 e (86)

Leia mais

RELAÇÃO DAS UNIDADES INDICADAS PARA REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ESCOLHA DE CONSELHEIROS TUTELARES DE TERESINA NO DIA 04 DE OUTUBRO DE 2015.

RELAÇÃO DAS UNIDADES INDICADAS PARA REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ESCOLHA DE CONSELHEIROS TUTELARES DE TERESINA NO DIA 04 DE OUTUBRO DE 2015. RELAÇÃO DAS UNIDADES INDICADAS PARA REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ESCOLHA DE CONSELHEIROS TUTELARES DE TERESINA NO DIA 04 DE OUTUBRO DE 2015. Nº. DE ZONA NORTE (11 LOCAIS E 37 ) 03 CENTRO POP End: Rua Álvaro

Leia mais

TERESINA: PROJETOS SOCIAIS

TERESINA: PROJETOS SOCIAIS TERESINA: PROJETOS SOCIAIS Teresina (PI), Março/2015 SANEAMENTO BÁSICO SANEAMENTO BÁSICO Abastecimento de Água MELHORIA DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA (SAA) Objetivo: Substituição e adequações das

Leia mais

ENDEREÇOS, TELEFONES, DELEGADOS E ÁREAS DE CIRCUNSCRIÇÃO DAS DELEGACIAS DISTRITAIS DE TERESINA

ENDEREÇOS, TELEFONES, DELEGADOS E ÁREAS DE CIRCUNSCRIÇÃO DAS DELEGACIAS DISTRITAIS DE TERESINA 1/11 ENDEREÇOS, TELEFONES, DELEGADOS E ÁREAS DE CIRCUNSCRIÇÃO DAS DELEGACIAS DISTRITAIS DE TERESINA 1º DISTRITO POLICIAL ENDEREÇO: Rua 13 de Maio, 232-Sul/Centro, Teresina-PI TELEFONES: (86) 3216-5206

Leia mais

PROGRAMA LAGOAS DO NORTE

PROGRAMA LAGOAS DO NORTE PREFEITURA DE TERESINA PROGRAMA LAGOAS DO NORTE VI Forum Nacional de Defesa Civil Teresina, 10 de setembro/2009 Mal situada a Vila do Poti em lugar insalubre e sujeita a inundação, nos invernos rigorosos

Leia mais

ANEXO V BENS AFETOS À SUBDELEGAÇÃO

ANEXO V BENS AFETOS À SUBDELEGAÇÃO ANEXO V BENS AFETOS À SUBDELEGAÇÃO 1. SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ÁGUA JOCKEY CLUB EEAT p/ CR Planalto Uruguai (RAP R-7B PARA RAP RN-11) JOCKEY CLUB EEAT p/ CR Satelite (RAP

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DETERESINA, ESTADO DO PIAUÍ. Faço saber que a Câmara Municipal de Teresina aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

O PREFEITO MUNICIPAL DETERESINA, ESTADO DO PIAUÍ. Faço saber que a Câmara Municipal de Teresina aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: Lei nº 4.423, de 16 de julho de 2013 Fixa as denominações e delimita os perímetros dos bairros de Teresina e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DETERESINA, ESTADO DO PIAUÍ Faço saber que a Câmara

Leia mais

MAPEAMENTO DOS ÍNDICES DE COBERTURA VEGETAL DOS BAIRROS DE TERESINA PI COM USO DE IMAGENS DO SENSOR RAPIDEYE PARA O ANO DE 2013.

MAPEAMENTO DOS ÍNDICES DE COBERTURA VEGETAL DOS BAIRROS DE TERESINA PI COM USO DE IMAGENS DO SENSOR RAPIDEYE PARA O ANO DE 2013. MAPEAMENTO DOS ÍNDICES DE COBERTURA VEGETAL DOS BAIRROS DE TERESINA PI COM USO DE IMAGENS DO SENSOR RAPIDEYE PARA O ANO DE 2013. Valmir Faustino da Silva Junior¹, Carol Thânia Oliveira Sousa¹ ¹Estudante,

Leia mais

O BAIRRO ÁGUA MINERAL NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DA CIDADE DE TERESINA, PIAUÍ

O BAIRRO ÁGUA MINERAL NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DA CIDADE DE TERESINA, PIAUÍ O BAIRRO ÁGUA MINERAL NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DA CIDADE DE TERESINA, PIAUÍ Caroline da Silva Mateus (a), Iracilde Maria de Moura Fé Lima (b) (a) Graduanda em Geografia, Universidade Federal do Piauí, karol_mateus@hotmail.com

Leia mais

Campinas, segunda-feira, 24 de setembro de 2012 Diário Oficial do Município de Campinas

Campinas, segunda-feira, 24 de setembro de 2012 Diário Oficial do Município de Campinas Diário Oficial do Município de Campinas 1 2 Diário Oficial do Município de Campinas Diário Oficial do Município de Campinas 3 4 Diário Oficial do Município de Campinas Diário Oficial do Município de Campinas

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO SÃO JOAQUIM

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO SÃO JOAQUIM TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO SÃO JOAQUIM Teresina (PI), Março/2014 SÃO JOAQUIM 0 Março/2014 EXPEDIENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA PREFEITO MUNICIPAL DE TERESINA

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO MAFRENSE

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO MAFRENSE Prefeitura Municipal de Teresina Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação - SEMPLAN TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO MAFRENSE Teresina (PI), Julho/2016 MAFRENSE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA - PMT FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE Teresina-Piauí CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2009

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA - PMT FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE Teresina-Piauí CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2009 PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA - PMT FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE Teresina-Piauí CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2009 Publicado no D.O.M. de 04/09/2009 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-FUFPI COORDENADORIA

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO MARQUÊS

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO MARQUÊS Prefeitura Municipal de Teresina Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação - SEMPLAN TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO MARQUÊS Teresina (PI), Julho/2016 MARQUÊS

Leia mais

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 Profª. Ana Paula de O. Zimmermann Curso de Arquitetura e Urbanismo Escola de Artes e Arquitetura Pontificia Universidade Católica de Goiás

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Urbanização Mundial e Brasileira

Paulo Tumasz Junior. Urbanização Mundial e Brasileira Paulo Tumasz Junior Urbanização Mundial e Brasileira - Urbanização Mundial: processo lento até 1950; - Urbanização: maior quantidade de pessoas nas cidades do que no campo; - Êxodo rural (fatores repulsivos

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 7º ano Ensino Fundamental 2. 2 Trimestre/2018 Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Releia as anotações do caderno e livro Não deixe

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO FREI SERAFIM

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO FREI SERAFIM Prefeitura Municipal de Teresina Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação - SEMPLAN TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO FREI SERAFIM Teresina (PI), Julho/2016 FREI

Leia mais

ZONA SUDESTE Cod. Entidade Fone Endereço RUA DOIS, 1654 VILA SÃO RAIMUNDO 10 ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA VILA SÃO RAIMUNDO

ZONA SUDESTE Cod. Entidade Fone Endereço RUA DOIS, 1654 VILA SÃO RAIMUNDO 10 ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA VILA SÃO RAIMUNDO ZONA SUDESTE Cod. Entidade Fone Endereço 32313631 RUA DOIS, 1654 VILA SÃO RAIMUNDO 10 ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA VILA SÃO RAIMUNDO 99718104 BAIRRO: DIRCEU ARCOVERDE CEP: 64078360 22 ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO ITAPERU

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO ITAPERU Prefeitura Municipal de Teresina Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação - SEMPLAN TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO ITAPERU Teresina (PI), Julho/2016 ITAPERU

Leia mais

ZONA MUNICÍPIO LOCAL DE VOTAÇÃO ENDEREÇO DO LOCAL BAIRRO SEÇÃO APTOS AGREGAÇÕES

ZONA MUNICÍPIO LOCAL DE VOTAÇÃO ENDEREÇO DO LOCAL BAIRRO SEÇÃO APTOS AGREGAÇÕES TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PIAUÍ SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE ELEIÇÕES E VOTO INFORMATIZADO SEÇÃO DE PLANEJAMENTO, DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÕES DE ELEIÇÕES E DO CADASTRO ELEITORAL

Leia mais

RECUOS (m) TESTADA MÍNIMA (m) PERMITIDOS

RECUOS (m) TESTADA MÍNIMA (m) PERMITIDOS MACROZONEAMENTO URBANO MR MACROZONA RURAL PERMEABILIDA - - - - - - - - - - Tem por objetivo promover o desenvolvimento agropecuário, promover a integração e convivência entre a área rural e urbana, com

Leia mais

Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina. Teresina (PI), Fevereiro de 2016

Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina. Teresina (PI), Fevereiro de 2016 Programa de Melhoria da Qualidade de Vida e da Governança Municipal de Teresina Teresina (PI), Fevereiro de 2016 1. A SITUAÇÃO ANTES DO PROGRAMA 1. SITUAÇÃO ANTES DO PROGRAMA Enchentes na Zona Norte 1.

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO MEMORARE

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO MEMORARE Prefeitura Municipal de Teresina Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação - SEMPLAN TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO MEMORARE Teresina (PI), Julho/2016 MEMORARE

Leia mais

CURSOS OFERTADOS PELA FWF EM SETEMBRO

CURSOS OFERTADOS PELA FWF EM SETEMBRO ESTADO DO PIAUÍ PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA FUNDAÇÃO WALL FERRAZ GERÊNCIA PEDAGÒGICA E DE CAPACITAÇÂO CNPJ: 02.344.122/0001-20 CURSOS OFERTADOS PELA FWF EM SETEMBRO N INSTITUIÇÃO CURSO CARGA HORÁRIA

Leia mais

De 1808 à Independência

De 1808 à Independência De 1808 à Independência Contexto Expansão militar de Napoleão Portugal desobedece Bloqueio Continental Chegada da Família Real 22/01/1808 28/01/1808: Carta Régia: a abertura dos portos às nações amigas.

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO ILHOTAS

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO ILHOTAS Prefeitura Municipal de Teresina Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação - SEMPLAN TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO ILHOTAS Teresina (PI), Julho/2016 ILHOTAS

Leia mais

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES UC5 - PRESTAR INFORMAÇÕES TURÍSTICAS NO CONTEXTO LOCAL E REGIONAL. A URBANIZAÇÃO DE NATAL Prof. Elisângela Bezerra das Neves Holanda A CIDADE DO

Leia mais

UNIDADES DE SAÚDE. UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BELA VISTA Povoado Alegria Telefone: (86) 3211-1498 Administração: Municipal

UNIDADES DE SAÚDE. UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BELA VISTA Povoado Alegria Telefone: (86) 3211-1498 Administração: Municipal UNIDADES DE SAÚDE CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - Administração Rua Quintino Bocaiúva, nº 2978 Bairro Macaúba Telefone: (86) 3215-7762 CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - CAPS LESTE Rua Visconde da Parnaíba,

Leia mais

Contexto Urbano Acessibilidade

Contexto Urbano Acessibilidade Contexto Histórico Contexto Urbano Acessibilidade Considerações finaisi Contexto Histórico O engenho Casa Forte, origem do atual bairro, foi criado em meados do século XVI, por Diogo Gonçalves, em parte

Leia mais

O III PLANO DIRETOR E A ZONA NORTE: A questão do rururbano na cidade de Pelotas-RS

O III PLANO DIRETOR E A ZONA NORTE: A questão do rururbano na cidade de Pelotas-RS O III PLANO DIRETOR E A ZONA NORTE: A questão do rururbano na cidade de Pelotas-RS Carlos Vinícius da Silva Pinto Juliana Cristina Franz Giancarla Salamoni 1 INTRODUÇÃO A expansão do perímetro urbano,

Leia mais

30/06/2017 Fonte: ITBI Prefeitura Municipal Cuiabá. Indicadores Mercado Imobiliário Cuiabá -1º TRIM 2017

30/06/2017 Fonte: ITBI Prefeitura Municipal Cuiabá. Indicadores Mercado Imobiliário Cuiabá -1º TRIM 2017 30/06/2017 Fonte: ITBI Prefeitura Municipal Cuiabá Indicadores Cuiabá -1º TRIM 2017 Totais Gerais Ano: 2015 Unidades: Valor Trans.: Valor Financiado: Ticket Médio: % Financiado 2817 R$ 686.879.682,54 R$

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU SUL BAIRRO PORTAL DA ALEGRIA

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU SUL BAIRRO PORTAL DA ALEGRIA Prefeitura de Teresina Secretaria de Planejamento e Coordenação - SEMPLAN TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU SUL BAIRRO PORTAL DA ALEGRIA Teresina (PI), Julho/2016 PORTAL DA ALEGRIA 0 Julho/2016

Leia mais

Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Prof. Dr. Nelson Pôrto Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo - UFES 1. Quadro da Engenharia brasileira no século XIX. - Escola Central (Antiga Escola Militar por D. João VI). 1858. - Escola Politécnica

Leia mais

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS 112 Eixo Temático ET-01-012 - Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS Danillo Felix de Santana, Charles Roberto Santos de Abreu, Dangela Maria Fernandes Universidade Tecnológica

Leia mais

Rio Araguaia (divisa com Tocantins atravessando o Rio entramos no Município de Piçarra Sul do PA)

Rio Araguaia (divisa com Tocantins atravessando o Rio entramos no Município de Piçarra Sul do PA) Rio Araguaia (divisa com Tocantins atravessando o Rio entramos no Município de Piçarra Sul do PA) Rio Araguaia com sua beleza Travessia de Balsa no Rio Araguaia (20 minutos) Travessia de balsa no Rio araguaia

Leia mais

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento 2 CARACTERIZAÇÃO GERAL DO MUNICÍPIO 2.1 INSERÇÃO DE LONDRINA NO CONTEXTO REGIONAL Londrina está localizada na Macrorregião Sul do Brasil, na mesorregião Norte Central Paranaense em uma posição geoeconômica

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS SOCIAIS

CURSO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS SOCIAIS CURSO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS SOCIAIS A proposta dessa formação básica é contribuir para a estruturação de vínculos sociais e institucionais de ação coletiva, formando redes de controle social sobre

Leia mais

Presidente José Luiz Gonçales Ferreira Vice Presidente Armando Pereira Chaves Diretor Tesoureiro - Sérgio José Pradella

Presidente José Luiz Gonçales Ferreira Vice Presidente Armando Pereira Chaves Diretor Tesoureiro - Sérgio José Pradella Imagem ilustrativa ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE RONDONÓPOLIS ACIR Presidente José Luiz Gonçales Ferreira Vice Presidente Armando Pereira Chaves Diretor Tesoureiro - Sérgio José Pradella

Leia mais

Programação Completa do Mutirões de Orientação Jurídica e Palestras de Educação em Direitos da Campanha Nacional ANADEP

Programação Completa do Mutirões de Orientação Jurídica e Palestras de Educação em Direitos da Campanha Nacional ANADEP Programação Completa do Mutirões de Orientação Jurídica e Palestras de Educação em Direitos da Campanha Nacional 2011 - ANADEP Distrito Federal Atividade: Lançamento da Campanha Nacional da ANADEP no Distrito

Leia mais

Revista Brasileira de Geografia Física

Revista Brasileira de Geografia Física ISSN:1984-2295 Revista Brasileira de Geografia Física Homepage: www.ufpe.br/rbgfe Vulnerabilidade ambiental dos setores censitários às margens do rio Poti no município de Teresina (Piauí) Hikaro Kayo de

Leia mais

ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO

ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO RESOLUÇÃO Nº 33/2008 Estabelece a organização e a competência territorial dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais das Comarcas de Teresina e Parnaíba, do Estado do Piauí.

Leia mais

Indicadores Econômicos e Fomento à Indústria

Indicadores Econômicos e Fomento à Indústria Edição 008 Setembro de 2018 Publicação do Sistema FIEMT elaborada pela área de Crescimento populacional de Mato Grosso em 2018 Pela estimativa populacional de 2018 divulgada pelo Instituto Brasileiro Geográfico

Leia mais

Rio de Janeiro parte II Evolução urbana

Rio de Janeiro parte II Evolução urbana Rio de Janeiro parte II Evolução urbana Evolução Urbana da Cidade do Rio de Janeiro Período Colonial: Fundação da cidade entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar 1567 transferência da cidade para o

Leia mais

a casa de Marina. A avó de Marina mora na casa que está na direção sul. Contorne a casa da avó de

a casa de Marina. A avó de Marina mora na casa que está na direção sul. Contorne a casa da avó de SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 26 / 09 / 2014 II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 4.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

TERESINA CAMINHANDO PARA O FUTURO. Washington Luís de Sousa Bonfim Secretario Municipal de Planejamento e Coordenação Geral

TERESINA CAMINHANDO PARA O FUTURO. Washington Luís de Sousa Bonfim Secretario Municipal de Planejamento e Coordenação Geral TERESINA CAMINHANDO PARA O FUTURO Washington Luís de Sousa Bonfim Secretario Municipal de Planejamento e Coordenação Geral SUMÁRIO 1 INDICADORES 2 CIDADE PARA AS PESSOAS 3 MOBILIDADE URBANA 4 SANEAMENTO

Leia mais

09/03/2017 Fonte: ITBI Prefeitura Municipal Cuiabá. Indicadores Mercado Imobiliário Cuiabá - 4º TRIM 2016

09/03/2017 Fonte: ITBI Prefeitura Municipal Cuiabá. Indicadores Mercado Imobiliário Cuiabá - 4º TRIM 2016 09/03/2017 Fonte: ITBI Prefeitura Municipal Cuiabá Indicadores Cuiabá - 4º TRIM 2016 Ano: 2016 Totais Gerais Total de Unidades: Valor Transacionado: Valor Financiado: Ticket Médio: % Financiado 3129 R$

Leia mais

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU

AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU AS FAVELAS DA GRANDE ARACAJU Ricardo Lacerda 1 O IBGE publicou na semana passada o relatório Censo Demográfico 2010- Aglomerados Subnormais- Informações Territoriais. Trata-se de um amplo estudo sobre

Leia mais

Desenvolvimento das cidades

Desenvolvimento das cidades Gestão Desportiva e de Lazer Lazer e Urbanismo Desenvolvimento das cidades Texto base: SPOSITO, Maria Encarnação E. Capitalismo e urbanização Capítulo 03 Industrialização e urbanização Professora: Andréa

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE SDU CENTRO SUL BAIRRO PIÇARRA

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE SDU CENTRO SUL BAIRRO PIÇARRA Prefeitura Municipal de Teresina Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação - SEMPLAN TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE SDU CENTRO SUL BAIRRO PIÇARRA Teresina (PI), Maio/2017

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE ALUNO (A): nº CIANORTE, MARÇO DE 2011 1. (UFMT) Em relação ao processo de urbanização brasileiro, no período de 1940 a 2000, analise a tabela abaixo. (MENDES,

Leia mais

CALENDÁRIO DE PREPARAÇÃO DE NOIVOS 2018 EM RECIFE DATA ENDEREÇO INFORMAÇÕES. Largo da Paz, s/n, Afogados - Recife

CALENDÁRIO DE PREPARAÇÃO DE NOIVOS 2018 EM RECIFE DATA ENDEREÇO INFORMAÇÕES. Largo da Paz, s/n, Afogados - Recife Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (Espinheiro) Paróquia Nossa Senhora da Paz (Afogados) CALENDÁRIO DE PREPARAÇÃO DE NOIVOS 2018 EM RECIFE DATA ENDEREÇO INFORMAÇÕES Rua Conselheiro 15 de abril Portela,

Leia mais

Palavras-Chave: Atividade Industrial, Humildes, Desenvolvimento, Urbanização.

Palavras-Chave: Atividade Industrial, Humildes, Desenvolvimento, Urbanização. DINÂMICA INDUSTRIAL E IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS EM HUMILDES, FEIRA DE SANTANA/BA: PROCESSOS E AÇÕES. Vanessa da Conceição Barbosa dos Anjos Graduanda em Geografia/UEFS. vanessa.124@hotmail.com Janio Santos

Leia mais

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DE VERÃO. Características do Verão

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DE VERÃO. Características do Verão Instituto Nacional de Meteorologia INMET Coordenação-Geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa Serviço de Pesquisa Aplicada SEPEA Endereço: Eixo Monumental via S1 Sudoeste Fone: + 55 (61)

Leia mais

Encontros em preparação ao Matrimônio 2016

Encontros em preparação ao Matrimônio 2016 Encontros em preparação ao Matrimônio 2016 20 e 21 12h45 20 e 21 21 Pastoral Nossa Senhora Aparecida Santo Antônio Santo Antônio Fevereiro Nova Paulínia Paulínia 3874.2070 pscoracaojesus@terra.com.br Vila

Leia mais

Arte no Brasil Colonial. Arquitetura e urbanismo. 8º ano

Arte no Brasil Colonial. Arquitetura e urbanismo. 8º ano Arte no Brasil Colonial Arquitetura e urbanismo 8º ano - 2013 A arte no Brasil colonial (1500 a 1808) foi marcada pela forte influência européia. O principal estilo que surge neste período é o BARROCO,

Leia mais

Apresentação sobre: Zonas peri urbanas. Apresentado por: Lubango, Julho Development Workshop

Apresentação sobre: Zonas peri urbanas. Apresentado por: Lubango, Julho Development Workshop Apresentação sobre: Zonas peri urbanas Apresentado por: Development Workshop Lubango, Julho 2009 Extrutura da apresentação Definição de zona peri urbana Causa do surgimento das zonas peri urbanas Diferentes

Leia mais

Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA I

Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA I Unidade Senador Canedo Professor (a): Robson Nunes Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2018. LISTA DE GEOGRAFIA I Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais

CALENDÁRIO DE PREPARAÇÃO DE NOIVOS 2018 EM RECIFE DATA ENDEREÇO INFORMAÇÕES. Largo da Paz, s/n, Afogados - Recife

CALENDÁRIO DE PREPARAÇÃO DE NOIVOS 2018 EM RECIFE DATA ENDEREÇO INFORMAÇÕES. Largo da Paz, s/n, Afogados - Recife Coração Eucarístico de Jesus (Espinheiro) Nossa Senhora da Paz (Afogados) CALENDÁRIO DE PREPARAÇÃO DE NOIVOS 2018 EM RECIFE DATA ENDEREÇO INFORMAÇÕES Rua Conselheiro 15 de abril Portela, Espinheiro - 22

Leia mais

Comunidades - Paróquia N. Senhora dos Remédios

Comunidades - Paróquia N. Senhora dos Remédios Comunidades - Paróquia N. Senhora dos Remédios PAROQUIA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS Nº COMUNIDADE PADROEIRO FESTEJO 01 AÇUDE DA BAIXA SANTO ANTONIO 13.06 02 AÇUDE DO GOVERNO N. SENHORA DE FÁTIMA 13.05 03

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO SEMPLAN PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DA GOVERNANÇA MUNICIPAL DE TERESINA FASE II

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO SEMPLAN PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DA GOVERNANÇA MUNICIPAL DE TERESINA FASE II SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO SEMPLAN PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DA GOVERNANÇA MUNICIPAL DE TERESINA FASE II OBJETIVOS 1. Melhorar a qualidade de vida da população

Leia mais

EDITAL Nº 002/2019/DEXT PROJETO PRÉ-TÉCNICO

EDITAL Nº 002/2019/DEXT PROJETO PRÉ-TÉCNICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS TERESINA CENTRAL DIRETORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 002/2019/DEXT

Leia mais

CALENDÁRIO DE PREPARAÇÃO DE NOIVOS 2018 EM RECIFE DATA ENDEREÇO INFORMAÇÕES. Largo da Paz, s/n, Afogados - Recife

CALENDÁRIO DE PREPARAÇÃO DE NOIVOS 2018 EM RECIFE DATA ENDEREÇO INFORMAÇÕES. Largo da Paz, s/n, Afogados - Recife Coração Eucarístico de Jesus (Espinheiro) Nossa Senhora da Paz (Afogados) CALENDÁRIO DE PREPARAÇÃO DE NOIVOS 2018 EM RECIFE DATA ENDEREÇO INFORMAÇÕES Rua Conselheiro 15 de abril Portela, Espinheiro 22

Leia mais

Macrozona 7 Caracterização Rodovias e Leitos Férreos

Macrozona 7 Caracterização Rodovias e Leitos Férreos Macrozona 7 Caracterização Rodovias e Leitos Férreos MONTE MOR MACROZONA 6 INDAIATUBA Barreiras físicas Rodovia Santos Dumont principal ligação com Viracopos; utilizada para tráfego urbano, opera já no

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU LESTE BAIRRO SÃO JOÃO

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU LESTE BAIRRO SÃO JOÃO TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU LESTE BAIRRO SÃO JOÃO Teresina (PI), Março/2014 SÃO JOÃO 0 Março/2014 EXPEDIENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA PREFEITO MUNICIPAL DE TERESINA Firmino da

Leia mais

2- Simbolização Cartográfica Manifestações qualitativas

2- Simbolização Cartográfica Manifestações qualitativas 2- Simbolização Cartográfica Manifestações qualitativas Fazemos leitura espacial quase todo o tempo! Seja quando estamos parados ou quando nos movimentamos. Nosso olho observa e analisa tudo que vemos

Leia mais

Palavras chave: acidente, análise, espacial, distribuição, trânsito.

Palavras chave: acidente, análise, espacial, distribuição, trânsito. Distribuição espacial dos acidentes de trânsito com vítima envolvendo motociclistas no perímetro urbano de Teresina-PI, através de elipses de desvio padrão. Danilo de Sousa Miranda 1 Benavenuto José Santiago

Leia mais

MAPEAMENTO DA ARBORIZAÇÃO DE RUAS EM ALFENAS-MG

MAPEAMENTO DA ARBORIZAÇÃO DE RUAS EM ALFENAS-MG MAPEAMENTO DA ARBORIZAÇÃO DE RUAS EM ALFENAS-MG EDUARDO OLIVEIRA JORGE 1 e MARTA FELÍCIA MARUJO FERREIRA 2 dudukotipelto@yahoo.com.br, martafelicia@uol.com.br 1 Aluno do curso de Geografia Unifal-MG 2

Leia mais

Exposição Fotográfica

Exposição Fotográfica Exposição Fotográfica São Miguel Paulista 2013 M i n h a h i s t ó r i a n ã o é a p e n a s a s u a, a d e s e u p a i e a d e s u a m ã e, a h i s t ó r i a d o f e t o q u e v o c ê f o i e antes disso-

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS ACEITOS PARA APRESENTAÇÃO NA II JORNADA DE ESTUDO EM GEOGRAFIA FÍSICA UFPI:

LISTA DE TRABALHOS ACEITOS PARA APRESENTAÇÃO NA II JORNADA DE ESTUDO EM GEOGRAFIA FÍSICA UFPI: LISTA DE TRABALHOS ACEITOS PARA APRESENTAÇÃO NA II JORNADA DE ESTUDO EM GEOGRAFIA FÍSICA UFPI: TÍTULO DO TRABALHO AUTORES STATUS MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO CONSIDERAÇÕES Amanda Alves Dias; Magda Vanessa

Leia mais

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 25 / 8 / 2017 Assunto: Regiões Brasileiras.

Leia mais

CAPÍTULO 6 O TERRITÓRIO BRASILEIRO EM CONSTRUÇÃO. Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira

CAPÍTULO 6 O TERRITÓRIO BRASILEIRO EM CONSTRUÇÃO. Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira CAPÍTULO 6 O TERRITÓRIO BRASILEIRO EM CONSTRUÇÃO Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira 1- O país dos contrastes Imensas riquezas naturais, culturais e econômicas.

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU LESTE BAIRRO RECANTO DAS PALMEIRAS

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU LESTE BAIRRO RECANTO DAS PALMEIRAS Prefeitura Municipal de Teresina Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação - SEMPLAN TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU LESTE BAIRRO RECANTO DAS PALMEIRAS Teresina (PI), Julho/2016 RECANTO

Leia mais

Mapa das Oscs por região e estado

Mapa das Oscs por região e estado Mapa das Oscs por região e estado O #Mapa das Organizações da Sociedade Civil é uma plataforma georreferenciada que apresenta dados relativos às organizações da sociedade civil (OSC) no Brasil, a partir

Leia mais

Abate do dia 01/11/2016 Grupo BOVINO

Abate do dia 01/11/2016 Grupo BOVINO Abate do dia 01/11/2016 1 FAZENDA ARITANA 2 NOVO HORIZONTE 3 CHACARA NOVA YORK 4 RIO MARIA CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA- 5 MOGNO 6 FAZENDA JOA 7 PLANALTO 8 CRUZEIRO DO SUL 9 BOI FORTE 10 SAO JOSE CURIONÓPOLIS-

Leia mais

SALVADOR DAS MISSÕES

SALVADOR DAS MISSÕES SALVADOR DAS MISSÕES 124 SALVADOR DAS MISSÕES Salvador das Missões foi colonizada por migrantes alemães alguns anos após a fundação da Colônia de Serro Azul, ocorrida em 1902. Os primeiros moradores chegaram

Leia mais

Celebrações de Natal na Arquidiocese de Belo Horizonte

Celebrações de Natal na Arquidiocese de Belo Horizonte Celebrações de Natal na Arquidiocese de Belo Horizonte As paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte preparam uma programação especial para celebrar o Natal: 23 de dezembro às 15h

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO MATADOURO

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO MATADOURO Prefeitura Municipal de Teresina Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação - SEMPLAN TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO MATADOURO Teresina (PI), Julho/2016 MATADOURO

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO CHAPADINHA

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO CHAPADINHA Prefeitura Municipal de Teresina Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação - SEMPLAN TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO CHAPADINHA Teresina (PI), Julho/2016 CHAPADINHA

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 13 / 8 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 13 / 8 / 2018 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 13 / 8 / 2018 REGIÕES BRASILEIRAS O Brasil é um país com enorme extensão territorial: apresenta área

Leia mais

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: SETEMBRO VERDE

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: SETEMBRO VERDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PIAUÍ Superintêndencia de Assistência a Saúde - SUPAS Central Estadual de Transplantes do Piauí XVII Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

Leia mais

PROMILITARES 07/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO

PROMILITARES 07/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO Tipos de urbanização: Países centrais x Países periféricos Aglomerados urbanos: Metrópoles, Áreas metropolitanas, Megalópoles, Megacidades e Cidades globais

Leia mais

Curso: Arquitetura e Urbanismo - Profª: Dra. Ana Paula C. Gurgel REVISÃO DA ARQUITETURA DO PERÍODO COLONIAL E DO IMPÉRIO NO BRASIL

Curso: Arquitetura e Urbanismo - Profª: Dra. Ana Paula C. Gurgel REVISÃO DA ARQUITETURA DO PERÍODO COLONIAL E DO IMPÉRIO NO BRASIL Curso: Arquitetura e Urbanismo - Profª: Dra. Ana Paula C. Gurgel REVISÃO DA ARQUITETURA DO PERÍODO COLONIAL E DO IMPÉRIO NO BRASIL Maria Fernanda Derntl Fundações de vilas e cidades no Brasil Plano para

Leia mais

AULA Lei do Inquilinato 1942 X Casa Própria Criação da Fundação da Casa Popular (FCP) Habitação Social Origens, Conceitos e Instrumentos

AULA Lei do Inquilinato 1942 X Casa Própria Criação da Fundação da Casa Popular (FCP) Habitação Social Origens, Conceitos e Instrumentos Habitação Social Origens, Conceitos e Instrumentos ARQ1339 Tópicos Especiais em Arquitetura XXIV Prof. Gabriel Duarte AULA 4 1930-1950 Lei do Inquilinato 1942 X Casa Própria Criação da Fundação da Casa

Leia mais

CRONOGRAMA PAROQUIAL 2019

CRONOGRAMA PAROQUIAL 2019 CRONOGRAMA PAROQUIAL 2019 JANEIRO FÉRIAS FREI IDUINO / FREI GERALDO / FREI REGINALDO 13 10hs Santo Hilário Missa e Festa do Padroeiro 20 10hs São Sebastião Missa e Festa do Padroeiro 25 19hs São Paulo

Leia mais

MATERIAL SUPLEMENTAR. Tabela 1. Total de mamógrafos existentes e em uso no SUS, de acordo com tipo, em Salvador, Bahia e Brasil no ano de 2015.

MATERIAL SUPLEMENTAR. Tabela 1. Total de mamógrafos existentes e em uso no SUS, de acordo com tipo, em Salvador, Bahia e Brasil no ano de 2015. MATERIAL SUPLEMENTAR Tabela 1. Total de mamógrafos existentes e em uso no SUS, de acordo com tipo, em Salvador, Bahia e Brasil no ano de 2015. EQUIPAMENTOS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - Brasil Equipamento

Leia mais

A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES

A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES 47 A EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (SP) E A FORMAÇÃO DE NOVAS CENTRALIDADES Nathália Oliveira Silva Costa 1 ; Alexandre Carvalho de Andrade 2. 1 nathaliacosta40@hotmail.com;

Leia mais

UNIDADE DE EXECUÇÃO DE S. BARTOLOMEU. Proposta de Delimitação e Fundamentação. 1. Introdução. Fundamentação

UNIDADE DE EXECUÇÃO DE S. BARTOLOMEU. Proposta de Delimitação e Fundamentação. 1. Introdução. Fundamentação UNIDADE DE EXECUÇÃO DE S. BARTOLOMEU Proposta de Delimitação e Fundamentação 1. Introdução Fundamentação Com a revisão efetuada ao Plano Diretor Municipal de Proença a Nova, cuja aprovação foi publicada

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ MEMORIAL DE ATIVIDADES

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ MEMORIAL DE ATIVIDADES I SUB-PROJETO: GEOGRAFIA MEMORIAL DE ATIVIDADES 2015.2 II TIPO DA BOLSA: ( ) Supervisão ( X ) Iniciação à Docência III QUALIFICAÇÃO Nome: Leuriane Castro dos Santos Data de Nascimento: 12/06/1993 CPF:

Leia mais

Expansão do território brasileiro

Expansão do território brasileiro Expansão do território brasileiro O território brasileiro é resultado de diferentes movimentos expansionistas que ocorreram no Período Colonial, Imperial e Republicano. Esse processo ocorreu através de

Leia mais

Novas perspectivas para a gestão metropolitana. O papel do Governo Federal

Novas perspectivas para a gestão metropolitana. O papel do Governo Federal Novas perspectivas para a gestão metropolitana O papel do Governo Federal Urbanização Brasileira Forte ampliação do número de municípios a partir de 1988, em geral com menos de 20 mil hab. Consolidação

Leia mais

REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA

REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA REABILITAÇÃO URBANA E EDIFICAÇÕES PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UM ESTUDO NA REGIÃO DO PROJETO PORTO MARAVILHA Camila Lucas Feijó Elaine Garrido Vazquez elaine@poli.ufrj.br 17/04/2018 Motivação Reconhecimento

Leia mais

ÁREA 1- Perímetro Preferencial Limites e potencialidades

ÁREA 1- Perímetro Preferencial Limites e potencialidades ÁREA 1- Perímetro Preferencial Limites e potencialidades Limites definidos por barreiras físicas significativas como a av Farrapos, av Castelo Branco, a linha do TRENSURB e a av Sertório. Presença de patrimônio

Leia mais

FIGURA 12 Mapa do Perímetro Urbano de Teresina e suas alterações.

FIGURA 12 Mapa do Perímetro Urbano de Teresina e suas alterações. O impacto das políticas governamentais no setor de habitação, tanto na esfera federal como estadual na década de 1970 provocou importantes transformações na conformação urbana da cidade de Teresina. As

Leia mais

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO:

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO: URBANIZAÇÃO CONCEITO: É a transformação de espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente à transferência em larga escala da população do campo para a cidade êxodo rural em razão de diversos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7 o - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a):

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REGIÃO SÃO JOSÉ AGENDA PASTORAL 2017

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REGIÃO SÃO JOSÉ AGENDA PASTORAL 2017 ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REGIÃO SÃO JOSÉ AGENDA PASTORAL 2017 FEVEREIRO 1 Quarta 18h30 Reunião da Coordenação Sala da Região 7 Terça 19h Reunião da Pascom Centro de Pastoral 11 Sábado 8h30 Reunião do

Leia mais

Geopolítica Brasileira. Alex Mendes

Geopolítica Brasileira. Alex Mendes Alex Mendes Cidade 1.3 A estrutura urbana brasileira e as grandes metrópoles É o espaço onde se concentram moradias, pessoas, formas de construção etc. Ela é lugar por excelência do comércio, prestação

Leia mais

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano"

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano A evolução urbana URBANIZAÇÃO Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano" O processo de urbanização A transferência da população do meio

Leia mais