Algoritmos e Linguagem de Programação em C. Professor: Bernard Cardoso Oliveira

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Algoritmos e Linguagem de Programação em C. Professor: Bernard Cardoso Oliveira"

Transcrição

1 Algoritmos e Linguagem de Programação em C Professor: Bernard Cardoso Oliveira 21/07/2014

2 Conceitos Básicos - Revisão Linguagem de Programação: é um conjunto de termos (vocabulário) e regras (sintaxe) que permitem a formulação de instruções a um computador. Ex: C e C++. Lógica de Programação: é a técnica de encadear (organizar) os pensamentos para atingir um objetivo. Algoritmos: Conjunto finito de instruções, em uma determinada sequência, que executado leva à solução de um problema.

3 Conceitos Básicos - Revisão Algoritmos Não é a solução de um único problema Problema Mais de um caminho levam a solução de um problema... Solução 1 Solução 2 Solução 3 Programa simples em C Imprimir 1º Série na saída da tela int main(void) { printf("turma: %s Série\n\n","1º"); printf("turma: 1%c Série\n\n",'º'); printf("turma: 1º Série\n\n"); system ("pause"); return 0; } Saída na tela

4 Conceitos Básicos - Revisão Algoritmos 1- Descrição Narrativa 2 - Fluxograma Início Soma de 2 números e informe o resultado Receba valor de A Receba valor de B Some o valor de A e B Mostre resultado soma Receba A Receba B Soma = A+B Soma Fim

5 Conceitos Básicos - Revisão 3 Algoritmo em linguagem de Programação C #include<stdio.h> #include<stdlib.h> #include<locale.h> int main (void) { setlocale(lc_all,"portuguese"); int a,b,soma; printf ("Entre com valor de a:\n\n"); scanf("%d",&a); printf ("Entre com valor de b:\n\n"); scanf("%d",&b); soma = a+b; printf ("Resultado da soma é:%d\n\n",soma); system("pause"); return (0); }

6 Conceitos Básicos - Revisão Descrição Narrativa: é a forma mais antiga de se resolver problemas de qualquer natureza, conhecida como receita de bolo. Fluxograma: é uma representação gráfica de algoritmos, onde formas geométricas diferentes implicam em ações (instruções ou comandos) distintos. Programa de Computador: é um conjunto de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. Nada mais é que um algoritmo escrito em linguagem de programação.

7 Conceitos Básicos - Revisão Compilador: O programa escrito na linguagem do códigofonte é convertido (traduzido) para linguagem máquina e depois é carregado para ser executado. Interpretador: traduz para linguagem máquina cada linha, cada instrução do programa fonte passo a passo, mas sem a conversão.

8 Histórico da Linguagem C A Linguagem C foi inventada por Dennis Ritchie. A linguagem C é surgiu a partir de outras linguagens: Linguagem BCPL, desenvolvida por Martin Richards. Esta linguagem influenciou a linguagem B, inventada por Ken Thompson. A linguagem C é a evolução da linguagem B.

9 Características da Linguagem C C possui características tanto de "alto nível "quanto de baixo nível. C é uma linguagem estruturada e compilada. C é uma linguagem case sensitive, ou seja, diferencia letras maiúsculas de minúsculas. Ex: declarar uma variável, int Soma é diferente de int soma; Muitos programas são desenvolvidos em C. Ex: planilhas eletrônicas, jogos, sistemas operacionais (UNIX) e etc.

10 Programas Utilizados em C Programas Utilizados Existem alguns programas que são utilizados para criar as linhas de códigos e compilar os mesmos tornando em executáveis as aplicações. Podemos destacar: Dev C++, Visual Studio e C Builder. Em nosso curso de programação em linguagem C, será utilizado a ferramenta Dev C++, para o desenvolvimento de programas.

11 Ambiente Dev-C++ O Bloodshed Dev-C++ é um Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE Integrated Development Environment). É a ferramenta de programação utilizada para desenvolver programas em C e C++ (editor, compilador, bibliotecas...) No curso será utilizada a versão do Dev-C O Bloodsed Dev-C ++ pode ser baixado no site:

12 Ambiente Dev-C++ Barra de Menus Barra de Ferramentas Área de Projetos Área editor de programas Área de mensagens

13 Termos Importantes Sintaxe: É um conjunto de regras que define a forma de uma linguagem. Estabelece como são compostas as suas estruturas básicas (palavras). Um erro de sintaxe, ocorre quando o compilador não consegue traduzir o código-fonte para a linguagem de máquina (isto é, o compilador não compila o programa). Ex: sintaxe do comando printf printf ( Mensagem );

14 Termos Importantes Semântica: Trata-se da análise do significado das expressões, das instruções e das unidades de programa. É importante para que os programadores saibam precisamente o que as instruções de uma linguagem fazem. Ex: comando printf (imprime uma informação de saída na tela).

15 Ambiente Dev-C++ Criando novo arquivo no Dev-C++ Inicie o Dev-C++ pelo ícone ou pelo menu. Crie um novo arquivo, com o comando Arquivo, Novo, Arquivo Fonte.

16 Ambiente Dev-C++ Salvando o Arquivo em C Todo programa em C deve ser salvo em um diretório com o seu nome antes de ser compilado. Para salvar o arquivo em C, acesse o menu arquivo e em seguida salvar como, conforme indicado abaixo.

17 Ambiente Dev-C++ Salvando o Arquivo em C Quando salvamos um código fonte no DEV-C++ com o tipo de extensão.c, o arquivo será armazenado no nosso computador. Quando compilamos o programa em C, um arquivo com extensão.exe é gerado na mesma pasta em que o arquivo.c foi salvo, este arquivo.exe é o nosso programa executável.

18 Ambiente Dev-C++ Compilando o Programa em C As funções básicas do compilador podem ser encontradas no menu executar, como mostra indicado nos ícones abaixo. Compilar Executar Compilar e Executar Nota: Outra opção de compilar e executar o programa é utilizando a tecla de atalho F11 (Compilar e Executar), é a opção mais prática.

19 Ambiente Dev-C++ Compilando o Programa em C Opções de comandos que serão utilizados para compilar e executar o programa em C: Compilar compila o arquivo código do programa e gera um arquivo executável deste programa. Executar executa automaticamente o arquivo executável.exe criado pela compilação. Compilar & Executar compila e executa o programa logo em seguida.

20 Ambiente Dev-C++ Exemplo de código fonte em linguagem C implementado no ambiente Dev-C++.

21 Boas Práticas de Programação Um código de programação em qualquer linguagem necessita de normas organizacionais. Estas normas, não são regras, são apenas dicas para manter seu código legível, fácil de entender e manter. Boas Práticas de Programação: Aprender a pensar. Saber trabalhar em equipe. Ser curioso e persistente. Ser Organizado. Uso de comentários. Uso de identação.

22 Boas Práticas de Programação Comentários São Boas Práticas utilizadas na programação para organizar e facilitar o entendimento e identificação do programa. Servem para ajudar o programador e seus colaboradores no processo de documentação do código fonte. Não produzem nenhuma alteração no programa compilado.

23 Boas Práticas de Programação Existem duas formas de inserir comentários em C, são elas: 1º Forma: inclusão de comentários em um código fonte através de duas barras //. // inclui comentário em uma única linha. 2º Forma: inclusão de comentários em um código fonte através de /*e*/. /* e */ inclui comentário em um bloco de códigos.

24 Boas Práticas de Programação Abaixo, exemplo de comentários em código fonte em linguagem C ( usando barra dupla // e usando /* e */) : Bloco de Comentário /* */ Comentário de uma linha / /

25 Boas Práticas de Programação Utilizando comentários para analisar o programa em C #include<stdio.h> //Biblioteca Padrão (Entrada e Saída). #include<stdlib.h>//biblioteca de funções do Sistema Operacional. #include<locale.h>//biblioteca utilizada para corrigir acentuação. //Função Principal (sempre deverá existir, marca o início e o fim do programa). int main(void){ //Função da biblioteca <locale.h> para correção da acentuação. setlocale(lc_all, "Portuguese"); //Função Printf irá imprimir a informação na tela. printf( Estou aprendendo linguagem de %s\n em C, Programação ); system("pause");//irá pausar o programa executável. Este comando esta associado a biblioteca <stdlib.h>. Return 0; //retorna valor zero na função int main (void). }

26 Boas Práticas de Programação Identação Um ponto fundamental organização de escrita de códigos fonte é a identação. Identar um código nada mais é que separar os códigos em blocos através de tabulação.

27 Boas Práticas de Programação Exemplo de código não identado. #include<stdio.h> #include<stdlib.h> int main (void){ int a,b,soma; printf ("Entre com valor de a:\n\n");scanf("%d",&a); printf ("Entre com valor de b:\n\n");scanf("%d",&b); soma = a+b; printf ("O resultado da soma é:%d\n\n",soma); system("pause"); return (0); } No exemplo acima os códigos não possuem identação, logo torna-se difícil de analisar, compreender e identificar possíveis erros de sintaxe no programa.

28 Boas Práticas de Programação #include<stdio.h> #include<stdlib.h> Exemplo de código identado int main (void) { int a,b,soma; printf ("Entre com valor de a:\n\n"); scanf("%d",&a); printf ("Entre com valor de b:\n\n"); scanf("%d",&b); soma = a+b; printf ("O resultado da soma é:%d\n\n",soma); No exemplo ao lado, o código fonte possui identação, nota-se neste caso, maior organização e entendimento na análise do programa. } system("pause"); return (0);

29 Dicas Importantes em C Algumas dicas são importantes quando estamos iniciando programação em linguagem C. Dicas Importantes: Os símbolos /* */ indicam começo e o fim de um bloco de comentário. Os símbolos / / indicam comentário de uma linha. Os símbolos { } indicam o começo e o fim de um bloco de comandos. Os símbolos indicam o começo e o fim de uma cadeia de caracteres. Todo comando deve ser encerrado com o símbolo ; (ponto e virgula).

30 Principais Bibliotecas em C Bibliotecas em linguagem C Biblioteca: é um arquivo contendo as funções padrão que podem ser utilizadas pelo seu programa. Ex: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> Nota: A inclusão de bibliotecas devem ser as primeiras instruções de um Programa em C.

31 Principais Bibliotecas em C Abaixo, as principais bibliotecas e suas respectivas funcionalidades utilizadas na linguagem de programação C. Bibliotecas stdio.h stdlib.h locale.h math.h time.h ctype.h string.h conio.h Principais Funcionalidades Standard Input Output (Entradas e Saídas Padrão). Standard Library Functions (Funções da Biblioteca Padrão) Alocação de memória e comandos para o sistema operacional. Correção da acentuação das palavras. Funções matemáticas. (Ex: raíz quadrada, logaritmo, seno e etc) Manipulação de dados nos formatos de data e hora. Manipulação de caracteres. Manipulação de cadeia de caracteres. Manipulação do cursor na tela.

32 Praticando Programação em C Programador só aprende programar programando! Vamos exercitar! 1-Copie o código-fonte abaixo e cole-o no Dev-C++. 2-Faça a identação do código. 3-Insira os comentários usado bloco de comentários (exemplo slide 24) e comentários em uma linha(exemplo slide 25). 4-Compile o programa. #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(void){ setlocale(lc_all, "Portuguese"); printf("somos do Curso de Informática\n\n"); printf("turma: %s Série\n\n","1º");printf("Turma: 1%c Série\n\n",'º');printf("Turma: 1º Série\n\n"); system ("pause");return 0; }

33 Bons estudos!

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Linguagem de Programação Para que o computador consiga ler um programa e entender o que fazer, este programa deve ser escrito

Leia mais

Figura 1: Operações para gerar um programa executável.

Figura 1: Operações para gerar um programa executável. Uma jornada de mil milhas começa sempre com um simples passo. Lao Tse. PRIMEIROS PASSOS Para poder construir programas em C é necessário utilizar um ambiente de desenvolvimento. Por ambiente de desenvolvimento

Leia mais

Ambiente de desenvolvimento

Ambiente de desenvolvimento Linguagem C Ambiente de desenvolvimento Um programa em C passa por seis fases até a execução: 1) Edição 2) Pré-processamento 3) Compilação 4) Linking 5) Carregamento 6) Execução Etapa 1: Criação do programa

Leia mais

Introdução Linguagem C. UDESC - Prof. Juliano Maia 1

Introdução Linguagem C. UDESC - Prof. Juliano Maia 1 Introdução Linguagem C UDESC - Prof. Juliano Maia 1 Índice Seção 1 A linguagem C Seção 2 Esqueleto Básico Programa em C UDESC - Prof. Juliano Maia 2 A linguagem C Seção 1 História Características Orientação

Leia mais

Estrutura básica de um programa Instruções do Programa Sintaxe das instruções Diretivas apenas o contexto Variáveis e Constantes Tipos e modificadores

Estrutura básica de um programa Instruções do Programa Sintaxe das instruções Diretivas apenas o contexto Variáveis e Constantes Tipos e modificadores Objetivo: Estruturar uma sequencia de comandos em Linguagem C Estrutura básica de um programa Instruções do Programa Sintaxe das instruções Diretivas apenas o contexto Variáveis e Constantes Tipos e modificadores

Leia mais

Algoritmos. Para encontrar a raiz de uma equação quadrática, são necessários alguns passos detalhados:

Algoritmos. Para encontrar a raiz de uma equação quadrática, são necessários alguns passos detalhados: Algoritmos Para encontrar a raiz de uma equação quadrática, são necessários alguns passos detalhados: Dada a equação de 2º grau Subtraia c em ambos os lados Multiplique ambos os lados por 4a Aplique a

Leia mais

3. Linguagem de Programação C

3. Linguagem de Programação C Introdução à Computação I IBM1006 3. Linguagem de Programação C Prof. Renato Tinós Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3. Linguagem de programação C 3.1. Conceitos

Leia mais

Introdução a Linguagem C. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução a Linguagem C. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução a Linguagem C Prof. Me. Hélio Esperidião Características de um programa De forma geral a maioria dos programas são compostos por dados de entrada, processamento e dados de saída. Entrada de

Leia mais

Aula 3 Primeiros programas

Aula 3 Primeiros programas Aula 3 Primeiros programas FACOM-UFMS 2012 OBJETIVOS DA AULA Introdução ao CodeBlocks; Criação dos primeiros programas; Esta aula foi baseada nos capítulos 3 e 4 da apostila de Programação de Computadores

Leia mais

#include <stdio.h> Void main() { printf( Cheguei!\n"); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C

#include <stdio.h> Void main() { printf( Cheguei!\n); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C #include Void main() { printf( Cheguei!\n"); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C ANTES DO C ERA A LINGUAGEM B B foi essencialmente uma simplificação da linguagem BCPL. B só tinha um tipo de dado, que

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação CP41F Aula 2 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Conceito de algoritmo. Raciocínio lógico na construção de algoritmos. Estrutura de algoritmos. Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C

INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C Aula 01 Programação em Microinformática Prof. Allbert Velleniche de Aquino Almeida E-mail: professor@allbert.com.br Site: http://www.allbert.com.br Histórico O C nasceu na década

Leia mais

Linguagem de Programação C

Linguagem de Programação C Linguagem de Programação C Aula 08 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais 13 de novembro de 2009 Introdução O que é uma linguagem

Leia mais

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans.

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans. 1 - Criando meu primeiro programa em Java Para criar um programa Java podemos utilizar um editor de textos (Bloco de Notas/Windows, Notepad ++ ou GEdit/Linux) e o console do sistema operacional, ou um

Leia mais

Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho /

Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho / Programação Estruturada Aula 01 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br / http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... 00 Apresentação da disciplina; Na

Leia mais

Algoritmos RESUMO - LINGUAGEM C

Algoritmos RESUMO - LINGUAGEM C Algoritmos RESUMO - LINGUAGEM C 1 Sintaxe da linguagem C Componentes reconhecidos pela linguagem C (sintaxe da linguagem): tipos propriedades dos dados; declarações partes do programa, podendo dar significado

Leia mais

Linguagem de Programação

Linguagem de Programação Linguagem de Programação aula 4 Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação Introdução à Computação 1.o sem/2013 Profa Suely (e-mail: smaoki@yahoo.com) Programas Programas são seqüências de instruções

Leia mais

Curso de C. Introdução by Arnaldo V. Moura e Daniel F. Ferber 3/10/ :43 AM

Curso de C. Introdução by Arnaldo V. Moura e Daniel F. Ferber 3/10/ :43 AM Curso de C Introdução 1 Introdução Roteiro: Recordando Algoritmos Linguagem de Programação O computador Instruções de Máquina Níveis de Abstração Compilação 2 Algoritmos Recordando: Algoritmo: conjunto

Leia mais

3 O Primeiro Programa em C. Unesp Campus de Guaratinguetá

3 O Primeiro Programa em C. Unesp Campus de Guaratinguetá 3 O Primeiro Programa em C Unesp Campus de Guaratinguetá Curso de Programação Computadores Prof. Aníbal Tavares Profa. Cassilda Ribeiro Ministrado por: Prof. André Amarante 3 O Primeiro Programa em C 3.1

Leia mais

Introdução à Linguagem C

Introdução à Linguagem C Introdução à Linguagem C 1 Histórico da Linguagem C Criada por Denis Ritchie, na década de 1970, para uso em um computador DEC PDP-11 em Unix C++ é uma extensão da linguagem C O sistema Unix é escrito

Leia mais

Introdução à Linguagem C

Introdução à Linguagem C Introdução à Linguagem C Simone Ceolin UNIFRA Adaptado de slides das Profas. Patrícia Jaques, Mônica Py e Deise Saccol 1 Histórico da Linguagem C Criada por Denis Ritchie, na década de 1970, para uso em

Leia mais

Introdução a Linguagem C

Introdução a Linguagem C Introdução a Linguagem C Rafael Silva Guimarães Instituto Federal do Espírito Santo rafaelg@ifes.edu.br http://rafaelguimaraes.net 22 de Dezembro de 2014 Rafael Silva Guimarães Introdução a Linguagem C

Leia mais

Introdução à Linguagem C. Adaptado de slides das Profas. Patrícia Jaques, Mônica Py, Deise Saccol e Vania Bogorny

Introdução à Linguagem C. Adaptado de slides das Profas. Patrícia Jaques, Mônica Py, Deise Saccol e Vania Bogorny Introdução à Linguagem C Adaptado de slides das Profas. Patrícia Jaques, Mônica Py, Deise Saccol e Vania Bogorny 1 Histórico da Linguagem C Criada por Denis Ritchie, na década de 1970, para uso em um computador

Leia mais

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo Programação Básica Estrutura de um algoritmo Código-fonte Como vimos na aula anterior um algoritmo pode ser representado usando um fluxograma Um algoritmo pode também ser representado usando texto Esse

Leia mais

Introdução a Programação na Linguagem C.

Introdução a Programação na Linguagem C. Introdução a Programação na Linguagem C. Prof. Gemilson George E-mail: gemilson@geo.com.br Skype: gemilson_geo MSN: gemilsongeorge@gmail.com Facebook: facebook.com/gemilson Fone: (83)8880-2046 Blog: informaticageo.wordpress.com

Leia mais

A Linguagem C. A forma de um programa em C

A Linguagem C. A forma de um programa em C A Linguagem C Criada em 1972 por D. M. Ritchie e K. Thompson. Tornou-se uma das mais importantes e populares, principalmente pela portabilidade e flexibilidade. Foi projetada para o desenvolvimento de

Leia mais

system("pause"); //Envia comando para o sistema operacional solicitando parada de execução do programa } //limitador do corpo do programa

system(pause); //Envia comando para o sistema operacional solicitando parada de execução do programa } //limitador do corpo do programa Atividade Prática no Ambiente Dev C++ Para as nossas atividades práticas vamos utilizar o ambiente de desenvolvimento da Linguagem C, Dev C++, ele é bastante fácil de utilizar e com muitos recursos. Segue

Leia mais

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1)

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Objetivos O principal objetivo deste artigo é explicar alguns conceitos fundamentais de programação em C. No final será implementado um programa envolvendo todos

Leia mais

Aula 1 Apresentação do Curso

Aula 1 Apresentação do Curso Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo SSC 502 Laboratório de Introdução a Ciência de Computação I Aula 1 Apresentação do Curso Responsável Prof. Seiji Isotani (sisotani@icmc.usp.br)

Leia mais

Modulo 2 Leitura, Escrita e IF

Modulo 2 Leitura, Escrita e IF Curso de Programação em Computadores V Modulo 2 Leitura, Escrita e IF Aura & Erick aconci@ic.uff.br, erickr@id.uff.br Roteiro Ciclo de um programa IDE - ambiente de programação C (++, # ) Introdução 2

Leia mais

Anhanguera Educacional S.A. Centro Universitário Ibero-Americano

Anhanguera Educacional S.A. Centro Universitário Ibero-Americano O C++ foi inicialmente desenvolvido por Bjarne Stroustrup durante a década de 1980 com o objetivo de melhorar a linguagem de programação C, mantendo a compatibilidade com esta linguagem. Exemplos de Aplicações

Leia mais

Características fundamentais de codificação de programas

Características fundamentais de codificação de programas Faculdade de Engenharia da Computação Disciplina: Lógica de Programação Características fundamentais de codificação de programas Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis Wagner Santos

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

Introdução a Linguagem C

Introdução a Linguagem C Introdução a Linguagem C Professor: Juliano Lucas Gonçalves juliano.goncalves@ifsc.edu.br Agenda Histórico Estrutura básica de um programa em C Diretivas para o processador Bibliotecas Ambiente de desenvolvimento

Leia mais

Laboratório 01 NetBeans

Laboratório 01 NetBeans Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GGI030 Programação Orientada a Objetos 2o. Semestre de 2017 Prof. Renato Pimentel Atividade individual. Laboratório 01 NetBeans 1 Introdução Os

Leia mais

Introdução a Programação de Jogos

Introdução a Programação de Jogos Introdução a Programação de Jogos Aula 03 Introdução a Linguagem C Edirlei Soares de Lima Estrutura de um Programa C Inclusão de bibliotecas auxiliares: #include Definição

Leia mais

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados I (AED-I) Prof. Nilton

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados I (AED-I) Prof. Nilton Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados I (AED-I) Prof. Nilton nilton@comp.uems.br Introdução A linguagem C foi inventada por Dennis Ritchie e

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Conceitos Lógica de Programação técnica de encadear pensamentos

Leia mais

1 Como compilar seu código? 2 Comandos de terminal:

1 Como compilar seu código? 2 Comandos de terminal: Manual Básico 2 COMANDOS DE TERMINAL: 1 Como compilar seu código? É necessário compilar seu código para testar seu programa e saber se a lógica utilizada está correta para solucionar todas as possíveis

Leia mais

GABARITO Questão a b c d e

GABARITO Questão a b c d e Documento gerado por Contato: smarttest@smarttest.com.br Instituto Federal Catarinense Curso: Engenharia Mecânica Turma: 2016/Turma Extra Disciplina: Informática para Engenharia Docente: Ricardo Antonello

Leia mais

Linguagem C. Eliane Pozzebon

Linguagem C. Eliane Pozzebon Linguagem C Eliane Pozzebon Material de Apoio de C Site da disciplina: http://www.univasf.edu.br/~eliane.pozzebon Slides de aulas Exercícios Dev-C++: um ambiente de programação interativo e gratuito para

Leia mais

Introdução e Conceitos

Introdução e Conceitos Introdução e Conceitos Aula 1 11/08/2017 diegoquirino@gmail.com 1 Agenda 1. Motivações: porque estudar linguagens de programação? 2. Breve Histórico sobre as Linguagens de Programação 3. Processos de Tradução

Leia mais

A linguagem C (visão histórica)

A linguagem C (visão histórica) A linguagem C (visão histórica) A linguagem C é uma linguagem de programação desenvolvida no ínício dos anos 70 por Dennis Ritchie, que trabalhava nos laboratórios Bell e que também inciou em paralelo,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I. Introdução

PROGRAMAÇÃO I. Introdução PROGRAMAÇÃO I Introdução Introdução 2 Princípios da Solução de Problemas Problema 1 Fase de Resolução do Problema Solução na forma de Algoritmo Solução como um programa de computador 2 Fase de Implementação

Leia mais

Aulas preparatórias Introdução a Programação em Linguagem C

Aulas preparatórias Introdução a Programação em Linguagem C Aulas preparatórias Introdução a Programação em Linguagem C Prof. Gemilson George E-mail: gemilson@colegiogeo.com.br Blog: informaticageo.wordpress.com Facebook (Grupo): GEO.OBI AJUDA NOS ESTUDOS br.spoj.com

Leia mais

Tipos Abstratos de Dados

Tipos Abstratos de Dados Tipos Abstratos de Dados Prof. Túlio Toffolo http://www.toffolo.com.br BCC202 Aula 03 Algoritmos e Estruturas de Dados I Qual a diferença entre um algoritmo e um programa? Algoritmos e Estruturas de Dados

Leia mais

No Windows há basicamente dois tipos de programas de usuário:

No Windows há basicamente dois tipos de programas de usuário: Introdução O que vem a ser um programa em C? Você talvez já tenha ouvido falar que um compilador é um programa ou ferramenta que transforma um programa fonte escrito em uma linguagem de programação de

Leia mais

COMPILAÇÃO. Ricardo José Cabeça de Souza

COMPILAÇÃO. Ricardo José Cabeça de Souza COMPILAÇÃO Ricardo José Cabeça de Souza www.ricardojcsouza.com.br Programas Código-fonte escrito em linguagem de programação de alto nível, ou seja, com um nível de abstração muito grande, mais próximo

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação Créditos Introdução à Ciência da Computação Introdução à Linguagem C: Parte I Prof. Ricardo J. G. B. Campello Alguns slides a seguir foram adaptados dos originais gentilmente cedidos por: Prof. André C.

Leia mais

Lógica e Linguagem de Programação Convertendo um algoritmo em pseudocódigo para a linguagem C Professor: Danilo Giacobo

Lógica e Linguagem de Programação Convertendo um algoritmo em pseudocódigo para a linguagem C Professor: Danilo Giacobo Lógica e Linguagem de Programação Convertendo um algoritmo em pseudocódigo para a linguagem C Professor: Danilo Giacobo Este documento explica como transformar um algoritmo escrito na forma pseudocódigo

Leia mais

Linguagem de Programação. Thiago Leite Francisco Barretto

Linguagem de Programação. Thiago Leite Francisco Barretto Linguagem de Programação Thiago Leite Francisco Barretto SCHILDT, H. C Completo e Total. 3ª Edição. São Paulo: Makron, 1997. Bibliografia Ementa

Leia mais

Introdução à Programação. Introdução a Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes

Introdução à Programação. Introdução a Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes Introdução à Programação Introdução a Linguagem C Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br Resumo da aula Introdução Variáveis Tipos de dados Operadores e Expressões: Operadores

Leia mais

Introdução aos Algoritmos

Introdução aos Algoritmos Introdução aos Algoritmos Aula 05 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa http://www2.ufersa.edu.br/portal/professor/diogopedrosa diogopedrosa@ufersa.edu.br Universidade Federal Rural do Semiárido Bacharelado

Leia mais

Linguagem de Programação C. Prof. Fabrício Olivetti de França

Linguagem de Programação C. Prof. Fabrício Olivetti de França Linguagem de Programação C Prof. Fabrício Olivetti de França Linguagem C 2 Linguagem C Imperativo e estruturado Pequeno conjunto de palavras-chaves, operadores, etc. Tipagem estática, porém fraca Permite

Leia mais

Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java)

Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java) Universidade Federal do ABC Disciplina: Processamento da Informação (BC-05045) Assunto: Introdução ao IDE Netbeans Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java) Conteúdo 1. Introdução... 1 1.1. Programas

Leia mais

BCC201 Introdução à Programação. Prof. Saul Delabrida 2013/2

BCC201 Introdução à Programação. Prof. Saul Delabrida 2013/2 BCC201 Introdução à Programação Prof. Saul Delabrida 2013/2 Como um programa é criado? Compilação por linha de comando Introdução à linguagem C 2 Como um programa é criado? 3 Quando queremos digitar um

Leia mais

Linguagens de Programação Classificação

Linguagens de Programação Classificação Classificação Classificação A proximidade que a linguagem de programação tem com a humana determina sua classe (o nível): Linguagem de máquina (primeira geração) Linguagem assembly - de montagem (segunda

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 AULA 02 Revisão de conteúdos da aula passada Exercícios de revisão da aula 01 Estruturas condicionais

Leia mais

Ferramentas Programação. UDESC - Prof. Juliano Maia 1

Ferramentas Programação. UDESC - Prof. Juliano Maia 1 Ferramentas Programação UDESC - Prof. Juliano Maia 1 Índice Seção 1 Linguagens de Programação Seção 2 Interpretador Seção 3 Compilador / Linkeditor Seção 4 Ambientes de Desenvolvimento UDESC - Prof. Juliano

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Leia mais

Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática

Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática Treinamento Olimpíada Brasileira de Informática Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá AULA 01 Introdução Estrutura do programa Prof. Roberto Affonso da Costa Junior rcosta62br@gmail.com

Leia mais

Introdução a linguagem C. Introdução à Programação 06/07

Introdução a linguagem C. Introdução à Programação 06/07 Introdução a linguagem C Introdução à Programação 06/07 A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C A linguagem C foi criada, na década de setenta, por Dennis M. Ritchie; Apesar de se considerar uma linguagem de alto

Leia mais

BCC202 - Estrutura de Dados I

BCC202 - Estrutura de Dados I BCC202 - Estrutura de Dados I Aula 03: Tipos Abstratos de Dados (TADs) Reinaldo Fortes Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP Departamento de Ciência da Computação, DECOM Website: www.decom.ufop.br/reifortes

Leia mais

Linguagem Técnica I. Prof. Jonatas Bastos

Linguagem Técnica I. Prof. Jonatas Bastos Linguagem Técnica I Prof. Jonatas Bastos Email: jonatasfbastos@gmail.com 1 Objetivo da Disciplina p Entender os conceitos da programação orientada a objetos; p Aplicar conceitos básicos relativos a objetos

Leia mais

Linguagem C. Compiladores e Interpretadores

Linguagem C. Compiladores e Interpretadores Linguagem C Criada por Dennis M. Ritchie e Ken Thompson no Laboratório Bell em 1972. A Linguagem C foi baseada na Linguagem B criada por Thompson. C é uma linguagem utilizada para programação de qualquer

Leia mais

Programação: Compiladores x Interpretadores PROF. CARLOS SARMANHO JR

Programação: Compiladores x Interpretadores PROF. CARLOS SARMANHO JR Programação: Compiladores x Interpretadores PROF. CARLOS SARMANHO JR Introdução Compiladores e interpretadores são formas de tradução de um código geralmente de alto nível (escrito em uma linguagem de

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Olimpíadas de Informática

Olimpíadas de Informática Olimpíadas de Informática Aulas preparatórias Introdução a Programação em C. Prof. Gemilson George E-mail: gemilson@colegiogeo.com.br Fone: (83)8792-7419 Blog: informaticageo.wordpress.com Facebook (Grupo):

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Funções. Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo

Algoritmos e Estruturas de Dados I. Funções. Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo Algoritmos e Estruturas de Dados I Funções Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo Exercício Brutus e Olívia foram ao médico, que disse a eles que ambos estão fora do peso ideal. Ambos discordaram veementemente

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Produção / Elétrica Parte 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

MINICURSO DE INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO EM C

MINICURSO DE INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO EM C UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA E BIOMÉDICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DE ENGENHARIA ELÉTRICA PET-EE MINICURSO DE INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO EM C

Leia mais

Introdução à Linguagem C

Introdução à Linguagem C Engenharia de CONTROLE e AUTOMAÇÃO Introdução à Linguagem C Aula 02 DPEE 1038 Estrutura de Dados para Automação Curso de Engenharia de Controle e Automação Universidade Federal de Santa Maria beltrame@mail.ufsm.br

Leia mais

Cláudio C. Rodrigues Faculdade da Computação - UFU. Faculdade da Computação - UFU 1

Cláudio C. Rodrigues Faculdade da Computação - UFU. Faculdade da Computação - UFU 1 Cláudio C. Rodrigues Faculdade da Computação - UFU LINGUAGEM C - 01: TIPOS, VARIÁVEIS E E/S PADRÃO Faculdade da Computação - UFU 1 A Linguagem C Linguagem de alto nível, genérica. Foi desenvolvida por

Leia mais

Modularidade - Fun ções e Procedimentos

Modularidade - Fun ções e Procedimentos Modularidade - Fun ções e Procedimentos José Gustavo de Souza Paiva Problema Em diversas situa ções, é preciso executar uma tarefa específica diversas vezes em um programa, variando apenas os dados de

Leia mais

Estrutura de Programas e Tipos de Dados Simples

Estrutura de Programas e Tipos de Dados Simples SSC0101 - ICC1 Teórica Introdução à Ciência da Computação I Estrutura de Programas e Tipos de Dados Simples Prof. Vanderlei Bonato: vbonato@icmc.usp.br Prof. Claudio Fabiano Motta Toledo: claudio@icmc.usp.br

Leia mais

Estrutura de Dados Básica

Estrutura de Dados Básica Estrutura de Dados Básica Professor: Osvaldo Kotaro Takai. Aula 2: Revisão dos itens básicos O objetivo desta aula é revisar os conceitos envolvidos na abordagem da Programação Estruturada. Representações

Leia mais

Curso de Introdução à Liguagem de. Grupo PET-Tele. Universidade Federal Fluminense. July 16, 2012

Curso de Introdução à Liguagem de. Grupo PET-Tele. Universidade Federal Fluminense. July 16, 2012 urso de à urso de à Universidade Federal Fluminense July 16, 2012 Indrodução urso de à O é uma linguagem de programação criada por Dennis Ritchie, em 1972 e que continua a ser muito utilizada até os dias

Leia mais

2º Roteiro de Laboratório Estruturas condicionais

2º Roteiro de Laboratório Estruturas condicionais 2º Roteiro de Laboratório Estruturas condicionais Tópicos abordados 1. Estruturas if e if/ 1.1. Sintaxe 1.2. Exemplo: par_impar.c 2. Aplicação 2.1. Problema resolvido: [PR 1] 2.2. Problemas propostos:

Leia mais

Tipos de Dados, Variáveis e Entrada e Saída em C. DCC 120 Laboratório de Programação

Tipos de Dados, Variáveis e Entrada e Saída em C. DCC 120 Laboratório de Programação Tipos de Dados, Variáveis e Entrada e Saída em C DCC 120 Laboratório de Programação Variáveis Uma variável representa um espaço na memória do computador para armazenar um determinado tipo de dado. Em C,

Leia mais

Apresentação da ferramenta de programação. Comandos de entrada e saída. Prof. Alex Camargo

Apresentação da ferramenta de programação. Comandos de entrada e saída. Prof. Alex Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Apresentação da ferramenta de programação. Comandos de entrada e saída Prof. Alex Camargo alexcamargoweb@gmail.com Linguagem C A linguagem

Leia mais

Variáveis, Tipos de Dados e Operadores

Variáveis, Tipos de Dados e Operadores ! Variáveis, Tipos de Dados e Operadores Engenharias Informática Aplicada 2.o sem/2013 Profa Suely (e-mail: smaoki@yahoo.com) VARIÁVEL VARIÁVEL É um local lógico, ligado a um endereço físico da memória

Leia mais

Material sobre Funções AEDS 1

Material sobre Funções AEDS 1 Material sobre Funções AEDS 1 1 Funções - revisão Funções definem operações que são usadas frequentemente Funções, na matemática, requerem parâmetros de entrada e definem um valor de saída 2 Funções -

Leia mais

Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks

Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks Manual de utilização LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Tela Inicial do software Code::Blocks...

Leia mais

Slides trabalhados durante a quinta aula

Slides trabalhados durante a quinta aula Slides trabalhados durante a quinta aula prática Estruturas de Controle de Fluxo 3. Laços de repetição (continuação) Exercício: Construa um algoritmo, representando-o através de um pseudocódigo e de um

Leia mais

Algoritmos e Introdução à Programação. Lógica e Linguagem de Programação

Algoritmos e Introdução à Programação. Lógica e Linguagem de Programação Algoritmos e Introdução à Programação Lógica e Linguagem de Programação Prof. José Honorato Ferreira Nunes honoratonunes@softwarelivre.org http://softwarelivre.org/zenorato/honoratonunes Linguagem C Prof.

Leia mais

4. Estruturas Fundamentais de Programação em C

4. Estruturas Fundamentais de Programação em C 4. Estruturas Fundamentais de Programação em C 4.1. Imprimindo Mensagens e Valores no Monitor de Vídeo A biblioteca de entrada e saída (stdio.h) possui a função printf que imprime mensagens e valores diretamente

Leia mais

11 - Estrutura de um programa em C

11 - Estrutura de um programa em C 11 - Estrutura de um programa em C directivas para o compilador { main ( ) declarações instruções } -É possível utilizar comentários, exemplo: /* Comentário */ que não são traduzidos pelo compilador, pois

Leia mais

Programação Estruturada Aula 2 - Introdução

Programação Estruturada Aula 2 - Introdução Programação Estruturada Aula 2 - Introdução Prof. Luis Carlos Retondaro Técnico em Telecomunicações 2 o Ano CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Campus Petrópolis 2017

Leia mais

Introdução ao Python. Programa Computacional

Introdução ao Python. Programa Computacional Programa Computacional É um algoritmo escrito em uma linguagem computacional (C, Fortran, Pascal, MATLAB, Python, etc.). É a tradução do algoritmo para uma linguagem que será interpretada pelo computador.

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação

Disciplina de Algoritmos e Programação Disciplina de Algoritmos e Programação Último Conteúdo Estruturas de condição Estrutura condicional simples Utilização da estrutura de condição if com expressões lógicas simples Utilização do comando if

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 04 - Linguagens de Programação, Interpretador, compilador

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Primeiro programa em C #include int main() { int num1, num2, result; scanf("%d",&num1); scanf("%d",&num2); result = num1 + num2; printf("%d",

Leia mais

TCC 00308: Programação de Computadores I Organização de programas em Python

TCC 00308: Programação de Computadores I Organização de programas em Python TCC 00308: Programação de Computadores I 2017.1 Organização de programas em Python Vamos programar em Python! Como um programa é organizado? Quais são os tipos de dados disponíveis? Como variáveis podem

Leia mais

Métodos Computacionais

Métodos Computacionais Métodos Computacionais Objetivos da Disciplina e Introdução a Linguagem C Construções Básicas Objetivos da Disciplina Objetivo Geral Discutir técnicas de programação e estruturação de dados para o desenvolvimento

Leia mais

Tipos Básicos. Operadores de Incremento e Decremento. Operador Sizeof. Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas

Tipos Básicos. Operadores de Incremento e Decremento. Operador Sizeof. Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas Tipos Básicos Quantos valores distintos podemos representar com o tipo char? Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas 03/03/2010 Operadores de Incremento e Decremento ++ e -- Incrementa ou decrementa

Leia mais

Introdução à Programação Aula 04. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 04. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Introdução à Programação Aula 04 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAL LINGUAGEM IREMOS ESTUDAR? 2 Introdução à Programação Linguagens

Leia mais

O vetor é provavelmente um dos mais simples e importantes tipos agregados. Através do seu uso, podemos

O vetor é provavelmente um dos mais simples e importantes tipos agregados. Através do seu uso, podemos Cláudio C. Rodrigues Faculdade da Computação -UFU LINGUAGEM C 04: VETORES, STRINGS E MATRIZES Faculdade da Computação - UFU 1 Introdução & Objetivo O vetor é provavelmente um dos mais simples e importantes

Leia mais

Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas 02/03/2011

Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas 02/03/2011 Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas 02/03/2011 Tipos Básicos Quantos valores distintos podemos representar com o tipo char? Operadores de Incremento e Decremento ++ e -- Incrementa ou decrementa

Leia mais

Lógica de Programação I

Lógica de Programação I Gilson de Souza Carvalho gaucho.gilson@hotmail.com 1 Comando Do/While Além do comando while, existem outras estruturas para implementar laços repetitivos. O comando Do/While funciona de forma similar ao

Leia mais

Algoritmo e Técnica de Programação - Linguagem C

Algoritmo e Técnica de Programação - Linguagem C Algoritmo e Técnica de Programação Linguagem C Gilbran Silva de Andrade 5 de junho de 2008 Introdução A liguagem C foi inventada e implementada por Dennis Ritchie em um DEC PDP-11 que utilizava o sistema

Leia mais