Palavras-chave: antígeno, teste sorológico, hanseníase, soro e saliva, anticorpos IgM.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chave: antígeno, teste sorológico, hanseníase, soro e saliva, anticorpos IgM."

Transcrição

1 COMPARAÇÃO DOS NIVEIS DE DETECÇÃO DE ANTICORPOS DA CLASSE IgM ANTI-PGL-l EM AMOSTRAS DE SORO E SALIVA REALIZADA PELO MÉTODO DE ELISA André Brandão de Araújo (andrearaujo@iec.pa.gov.br), Nadia Oliveira Souza (nadia_monari@hotmail.com), Francisca Gomes da Silva (franciscatec@hotmail.com), Maria do Perpétuo Socorro Correa Amador (socorroamador@iec.pa.gov.br) Resumo O antígeno específico do Mycobacterium leprae, o glicolipídeo-fenólico-1 (PGL-1), tem sido usado por muitos pesquisadores. Os testes sorológicos para diagnóstico de hanseníase têm aberto algumas possibilidades de estudo do comportamento epidemiológico desta doença. Este estudo teve por objetivo comparar os níveis de detecção de anticorpos da classe IgM na saliva e no soro, verificando assim, se a saliva apresenta uma sensibilidade mais elevada que o soro. Foram selecionadas convencionalmente 61 amostras de soro e saliva e divididas em 4 grupos que constam de pacientes multibacilares, paucibacilares, contatos cosanguíneo e contato não co-sanguíneo. Títulos positivos de anticorpos anti-pgl-1 de classe IgM na saliva foi equivalente a 21,31% (13/61), enquanto o soro foi de 19,67% (12/61), observou-se também que 52,46% (32/61) da saliva se apresentou em nível mais elevado que o soro, o qual foi de 44,26% (27/61). Considerando a média dos níveis de detecção das densidades ópticas por grupo, a saliva apresenta melhor sensibilidade que o soro, porém os testes estatísticos não demontram correlação entre soro e saliva. Entretanto sugerimos a avaliação dessa correlação em estudo com maior espaço amostral. Palavras-chave: antígeno, teste sorológico, hanseníase, soro e saliva, anticorpos IgM. Abstract The specific antigen of Mycobacterium leprae, phenolic glycolipid-1 (PGL-1), has been used by many researchers. Serological tests for diagnosis of leprosy have opened some possibilities for studying the epidemiological behavior of this disease. This study aimed to compare the levels of detection of IgM antibodies in saliva and compare them to serum, thereby determining if saliva has a higher sensitivity than the serum. We selected 61 samples of conventionally serum and saliva and debts, for comparison, in four groups that consist of multibacillary patients, paucibacillary, contacts and co-blood contact is not co-blood. Positive titers for anti-pgl-1 IgM in saliva was equivalent to 21,31% (13/61), whereas serum was 19,67% (12/61), also observed that 52,46% (32/61) of saliva is presented in the highest serum 44,26% (27/61). Considering the average levels of detection of the optical densities for each group, the saliva has greater sensitivity than the serum but not thwarting the statistical correlation between serum and saliva. However we suggest to evaluate this correlation in a study with larger sample space. Keywords: antigen, serologic test, leprosy, serum and saliva, IgM antibodies.

2 INTRODUÇÃO A hanseníase, uma das mais antigas doenças humanas a qual acreditavam ser uma punição divina, a doença da alma, o castigo do pecado, em 1973 foi associada ao microorganismo Mycobacterium leprae, o primeiro patógeno bacteriano a ser identificado como causa de uma doença infecciosa a partir de biópsia de lesão cutânea há mais de 130 anos 1, 2, é única bactéria conhecida por invadir o sistema nervoso periférico 1. Esse microorganismo tem como característica exclusiva o tropismo por células de scwhann, que representa a base grave das neuropatias que podem levar a perda sensomotora, responsável pela maioria das deformidades e incapacidades físicas associadas a hanseníase 3. Conhecida como moléstia que caminha lentamente, a hanseníase só teve a conclusão da sequência completa do seu genoma, publicada por Cole et al, em Durante muito tempo o M. leprae permaneceu como um enigma, principalmente devido a impossibilidade de ser cultivado in vitro desafiando assim conceito e convicções sobre tratamento, diagnóstico e propagação 2. A hanseníase é predominantemente uma doença de pele, mucosas e nervos periféricos. A infecção ativa pelo M. leprae é caracterizada por uma grande diversificação no curso clínico da infecção, variando de uma doença paucibacilar na qual poucos bacilos estão presentes, a uma doença multibacilar, na qual uma grande carga bacilar está presente nas lesões 2. O M. leprae é uma bactéria obrigatoriamente intracelular, álcool-ácido resistente, sofre replicação lenta, com tempo de duplicação de 13 dias, preferencialmente em temperaturas inferior a 37 C, è considerada uma bactéria com alta infectividade e baixa patogenicidade 5, 6, possui em sua cápsula o PGL-1 um antígeno de parede espécie-específico conhecido como Glicolipídeo fenólico -1, que contém um grupo fenólico glicosilado com um trissacarídeo 7. As formas clínicas da hanseníase são classificadas por pólos estáveis, tuberculóide (T) e wirchorviano (V), e por grupos instáveis, indeterminado e dimorfo, sendo que o grupo dimorfo pode ser: dimorfas tuberculóide (DT), dimorfa-dimorfa (DD), e dimorfa wirchorviana (DV) 3 de acordo com a classificação de Ridley-Jopling em A forma V apresenta um alto título de anticorpos específicos 8, 9, porém possuem uma fraca imunidade mediada por células, acontecendo o oposto aos pacientes T que possuem um baixo nível de anticorpos específicos, porém uma forte imunidade mediada por células 10.

3 Foi comprovado anteriormente que anticorpos de classe IgM específicos contra o antígeno PGL-1 são mais detectados em paciente MB, com cerca de 90 a 100% destes, e 15 a 40% nos pacientes PB 11. O tratamento da hanseníase compreende: quimioterapia específica, supressão dos surtos reacionais, prevenção de incapacidades físicas, reabilitação física e psicossocial. Este conjunto de medidas deve ser desenvolvido em serviços de saúde da rede pública ou particular, mediante notificação de casos à autoridade sanitária competente. As ações de controle são realizadas em níveis progressivos de complexidade, dispondo-se de centros de referência locais, regionais e nacionais para o apoio da rede básica. O Ministério da Saúde (MS) regulamenta o assunto através da portaria de número 1073/GM publicada em 28/09/2000 no Diário Oficial da União, disponível no site Na indicação do esquema terapêutico deve-se levar em conta toda a história clínica do paciente, com especial atenção para alergias a medicamentos, interação de drogas, e doenças associadas. A definição do esquema depende da classificação final do caso. O Ministério da Saúde sugere classificação operacional com os seguintes critérios: paucibacilares (PB) - casos com até cinco lesões de pele e/ou apenas um tronco nervoso comprometido e multibacilares (MB) - casos com mais de cinco lesões de pele e/ou mais de um tronco nervoso acometido. A baciloscopia positiva classifica o caso como multibacilar, independentemente do número de lesões 12. As drogas usadas nos esquemas padronizados pela OMS e MS são a rifampicina (única bactericida dos esquemas padrão), dapsona e clofazimina. Os esquemas poliquimioterápicos têm como princípio a associação de drogas. O fornecimento da medicação é gratuito em todo o país. Os casos multibacilares avançados, com infiltração exuberante da pele e que apresentem pouca melhora com as 12 doses, deverão receber 24 doses em até 36 meses 12. Existem tratamentos alternativos, disponíveis nos centros de referência, para pacientes com impossibilidade de usar os esquemas padronizados, incluindo o esquema ROM (rifampicina, ofloxacina e minociclina) para tratamento de lesão única de pele em pacientes paucibacilares 12. Este trabalho teve como objetivo comparar os níveis de detecção de anticorpos da classe IgM anti-pgl-l em amostras sorológicas e salivares.

4 MATERIAIS E MÉTODOS Metodologia Para realização deste estudo, dividimos os 61 pacientes em 4 grupos que facilitaria a comparação das amostras (soro e saliva), dos quais temos: Doentes multibacilares ou MB: é constituído de pessoas que não apresentam resistência ao bacilo, este se multiplica no seu organismo passando a ser eliminado para o meio exterior, podendo infectar outras pessoas 6. Doentes paucibacilares ou PB: dentre as pessoas que adoecem, algumas apresentam resistência ao bacilo, constituindo os casos paucibacilares (PB), que abrigam um pequeno número de bactérias no organismo, insuficiente para infectar outras pessoas 6. Contato co-sanguíneo ou CCOS: sabe-se que a forma de transmissão da hanseníase ocorre pelas vias aéreas superiores de pessoas que possuem grande quantidade de bacilos. Consideramos então os contatos co-sanguíneo, aquelas pessoas que residem dentro do mesmo domicílio há mais ou menos 5 anos com doentes hansênicos pertencentes a família ou que já morou em com algum doente 6. Contato não co-sanguíneo ou CNCOS: são consideradas neste grupo, pessoas que não tiveram contato com doentes dentro do ambiente familiar. Os grupos contatos co-sanguíneo e contato não co-sanguíneo serviram como controles do teste, visto que, são grupos que apresentam pacientes sadios. Casuística Foram selecionados 61 pacientes com faixa etária de 6 a 78 anos que já tiveram a doença, estão doentes, já entraram em contato ou estão em regiões hiperendêmicas, mas não possuem histórico de doentes na família, examinados a partir de As amostras selecionadas de forma convencional constam de soro e saliva de cada paciente para estudo piloto comparativo. Amostras Um volume de 5 ml de sangue venoso foi coletado dos participantes em tubos contendo gel separador. As amostras foram centrifugadas a 1500 rpm por 5 minutos e o soro obtido foi armazenado a -20 C até o período de realização do teste. As amostras de saliva foram coletadas aproximadamente de 1 ml a 1,5mL, sem estímulo e mantidas a -20ºC até o momento da dosagem. As amostras cedidas pela

5 Dra. Socorro Amador - Enfermeira e pesquisadora do Instituto Evandro Chagas, responsável pelo laboratório de Hanseníase -, foram escolhidas por conveniência, ou seja, que tinham disponibilidade de soro e saliva de cada paciente. ELISA para dosagem de anticorpos séricos e salivares anti-pgl-1 Os testes imunoenzimáticos, tipo captura ou sanduíche, foram realizados no laboratório de Hanseníase/IEC. Para o teste, foram utilizadas placas sensibilizadas com antígeno NT-P-BSA (PGL-1), adicionando-se 50 l do mesmo em cada poço nas linhas A, C, E e G e nas linhas B, D, F e H foi adicionado apenas o soro albumina bovina (BSA) as quais foram acondicionadas de 4 a 8 C por 24 h, em overnight. Após sensibilização, as placas foram lavadas por 4 vezes com PBST (solução de lavagem), sendo que a primeira das 4 lavagens, ficou por um período de 5 minutos e as subseqüentes com intervalo de 1 minuto cada uma. Após lavagem, as placas foram batidas em cima de guardanapo de papel, para retirar bem o líquido. Adicionando-se 100 l, por poço, de solução bloqueadora, PBST a 1% de BSA (soro albumina bovina) em toda a placa seguida de incubação a 37º C por 1 hora. Após o período de incubação, retirou-se a solução bloqueadora virando a placa e colocando a mesma emborcada em papel absorvente até uso. Foi adicionado 50 l de soro em análise diluído (1:300) (ex: 5 l em 1,5ml) em PBST a 10% de NGS (soro normal de cabrito) e distribuídos conforme a disposição do diagrama de teste (ex: amostra X, foi posta nos poços da coluna 7 de A a D) e incubado por 1 hora a 37 C. Em seguida foram realizadas 4 lavagens de 1 minuto cada e adicionado 50 l do conjugado IgM ligado a peroxidase em diluição de 1:2000 (ex: 5 l em 5ml) em PBST a 10% de NGS (soro normal de cabrito) e incubado por 1 hora. Ao final deste tempo as placas foram lavadas e esvaziadas até que ficassem secas. Então foi adicionado 50 l do substrato TMB Sigma (3,3, 5 5- Tetramethylbenzidine) - T 8665 e esperado o tempo de 5 a 15 minutos para reação. Posteriormente a reação foi paralisada com 50 l ácido sulfúrico e analisada no leitor de ELISA a uma absorbância de 450 nm. Para dosagem de IgM salivar anti-pgl-1, as placas foram adsorvidas com o antígeno, conforme procedimento acima. Lavou-se por 3 vezes, com 1 minuto entre cada lavagem, com 200 l de PBST, a seguir, bloqueadas com 100 l de PSBT a 3%

6 de BSA e incubadas por 1h e 30min. Após esse tempo, foram adicionadas 30 l das amostras em cada poço e posta em overnight por 24h a 4 o C. As placas foram lavadas 3 vezes com solução PBST e adicionado o conjugado ou anti-igm marcados com peroxidase diluído na concentração de 1:3000 em PBST a 1% de BSA. Após incubação por 2h a temperatura ambiente, novas lavagens foram realizadas, a seguir, foi adicionado 50 l do substrato TMB, após tempo de 15 min, a reação foi parada com 50 l de ácido sulfúrico e lida a 450 nm. Foram considerados como resultados positivos, valores equivalentes ou acima de 0,2 de absorbância, o mesmo do soro, por ainda não termos um cut-off para saliva. Análise estatística O presente trabalho é um estudo seccional. Utilizou-se o teste t, para compararmos as amostras de soro e saliva dos respectivos grupos e o teste do crivo para sabermos a sensibilidade e especificidade do teste de ELISA. Análise estatística foi realizada por meio do Programa computacional BioEstat e pelo Microsoft Office Excel 2010 da Plataforma Windows. O nível de significância considerado foi de 0,05 ou 5%. RESULTADOS Segundo a tabela 2, as amostras foram divididas em 4 grupos, no qual ficou apresentado em 26 amostras de pacientes multibacilares (26/61 42,62%); 7 paucibacilares (7/61 11,47%); 16 contatos co-sanguíneos (16/61-26,23%) e 12 contatos não co-sanguíneos (12/61-19,67%). Do grupo multibacilar, 11 indivíduos (11/26 42,31%) apresentaram densidades ópticas mais elevadas na saliva do que o soro (gráfico 1), enquanto 15 (15/26-57,69%) apresentaram densidades do soro mais elevada que a saliva (t=1,3214; p=0,0994).

7 Comparação dos níveis de anticorpos em amostras de soro e saliva para o grupo mutibacilar (MB). Obs:o gráfico não consta todas 26 amostras do grupo MB. Do grupo paucibacilar, 4 indivíduos (4/7 57,14%), apresentaram níveis de anticorpos anti-pgl-i na saliva mais elevados que no soro e no soro apenas 3 (3/7 42,86%) se mostrou mais elevado que a saliva (gráfico 2) (t=-0,6305;p=0,2758; IC 95% = -0,0941 a 0,0556). Comparação das densidades ópticas das amostras de soro e saliva em doentes paucibacilar (PB) No grupo contato co-sanguíneo, obtivemos 16 amostras, das quais 9 (9/16 56,25%) apresentaram saliva com densidades superiores ao soro e 7 (7/16 43,75%) apresentaram o soro com maior nível de anticorpo que a saliva (gráfico 3) (t=-1,0259; p=0,1606; IC 95% = -1,039 a 0,0364).

8 Comparação das densidades ópticas das amostras de soro e saliva em contato co-sanguíneo (CCOS). Do grupo contato não co-sanguíneo, obtiveram-se 12 amostras, nas quais se observou que 7 delas (7/12-58,33%) mostraram níveis de anticorpos na saliva mais elevados que no soro, enquanto 5 (5/12 41,67%) mostraram que o soro tem níveis maiores que a saliva (gráfico 4) (t=0,8549;p=0,2054; IC 95%= -0,0514 a 0,1168). Comparação das densidades ópticas das amostras de soro e saliva em contato não co-sanguíneo ( CNCOS). O limite de detecção de positividade para o soro, segundo BÜHRER et al , é de densidade óptica igual ou superior a 0,200, neste caso das 61 amostras, 12 foram positivas no soro e 13 positivas na saliva.

9 Foi realizada comparação das médias das densidades do soro e saliva (gráfico 5) por grupo, relatados abaixo na tabela 1. Tabela 1: Comparação das médias dos grupos Grupos/tipo de amostra Soro Saliva MB 0,192 0,126 PB 0,030 0,050 CCOS 0,078 0,123 CNCOS 0,058 0,060 Analise das médias das densidades dos Grupos de amostras de soro e saliva, observa-se que a média da saliva foi mais elevada que soro. MB= Multibacilar; PB=Paucibacilar; CCOS=Contato co-sanguíneo; CNCOS=Contato não co-sanguíneo. Embora não tenha sido verificada uma diferença estatisticamente significante, observa-se que as médias para as densidades de ambos os grupos avaliados, encontravam-se tendencialmente mais elevadas na saliva do que o soro. Comparação das médias das densidades por grupo. MB=Multibacilar; PB=Paucibacilar; CCOS=Contato co-sanguíneo; CNCOS=Contato não co-sanguíneo. Foi analisado também a sensibilidade e especificidade da Técnica do Elisa e obtivemos os seguintes valores (gráfico 6): Sensibilidade para o soro de 28,13% e para a saliva de 25% - Proporção de indivíduos doentes cujo teste é positivo. Especificidade para o soro 89,29% para a saliva de 82,14% - Proporção de indivíduos sem a doença cujo teste é negativo. Falso positivo (erro do tipo I) para o soro 10,71% para a saliva 17,86% - Proporção de indivíduos não-doentes cujo teste é positivo.

10 Falso negativo (erro tipo II) para o soro 71,88% e para a saliva 75,00% - Proporção de indivíduos doentes cujo teste é negativo. VTPpos (Valor preditivo do teste positivo) para o soro 10,55% e para a saliva 5,92% - Probabilidade de o indivíduo ter a doença quando o for positivo. VTPneg (Valor preditivo do teste negativo) para o soro 96,51% e para a saliva 96,06% (Probabilidade de o individuo NÃO ter a doença quando o teste for negativo) + LR (Likelihood ratio positive) para o soro foi de 98,5% para a saliva 98,5% - Chance de doença quando o teste for positivo. - LR (Likelihood ratio negative) para o soro foi de 0,00% para a saliva 0,00% (Chance de doença quando o teste for negativo) Acurácia para o soro 100% para a saliva 100% (É a medida de exatidão do teste) Comparação feita entre saliva e soro pelo teste do crivo e teste da sensibilidade e especificidade. VTPpos - Valor preditivo do teste positivo; VTPneg Valor preditivo do teste negativo; +LR - Likelihood ratio positive; -LR - Likelihood ratio negative. DISCUSSÃO No Brasil, apesar da redução drástica no número de casos, de 19 para 4,68 doentes em cada habitantes, no período compreendido entre 1985 a 2000 a hanseníase ainda se constitui em um problema de saúde pública que exige uma vigilância resolutiva 6. Um dos grandes desafios da atualidade é que, embora a poliquimioterapia tenha reduzido a prevalência da hanseníase, o número de casos novos detectados não decresceu. Isto significa dizer que, ao longo dos últimos anos, o nível de contaminação entre os indivíduos permaneceu elevado, acrescido ao fato de que a

11 demora no diagnóstico clínico faz com que o indivíduo com alta carga bacilar persista como uma potencial fonte de transmissão bacilar 15. A procura de um diagnóstico eficaz para a hanseníase levou os vários pesquisadores de áreas endêmicas e não-endêmicas a desenvolverem técnicas para o diagnóstico precoce e a identificar marcadores moleculares para entender de maneira clara a epidemiologia e transmissão da doença com objetivo final de se ter intervenções para prevenir a hanseníase 4. A presença de anticorpo da classe IgM, específico da parede do M. leprae 16, poderia caracterizar o estado de infecção na ausência de lesões neurocutâneas 17, por esse motivo, foi feito neste estudo pesquisa de anticorpos em amostras de soro e saliva. Futuramente a pesquisa de anticorpos na saliva pode se tornar uma potencial metodologia de diagnóstico auxiliar para a hanseníase, entretanto, necessita-se de que fatores como coleta, armazenamento e processamento sejam feitos de maneira adequada, isso à potencializará com instrumento fundamental não só para o diagnóstico inicial, mas também para o monitoramento do paciente. Os resultados desta pesquisa apontaram que em cada grupo de estudo, há uma aparente sensibilidade da saliva, para detecção de anticorpos, mais elevada que o soro, o que estatisticamente não possui correlação, como também descrito pelo trabalho de Bonfitto et al 18. No grupo dos multibacilares, de acordo com os resultados obtidos, o soro apresentou ser mais sensível para detecção de anticorpos do que a saliva, no entanto, vale ressaltar que as salivas foram armazenadas por muito tempo, o que não é ideal, visto que, o proposto pela pesquisadora do Instituto Evandro Chagas, Dra. Socorro Amador, é que a saliva seja processada imediatamente após a coleta e, além disso, fazem parte desse grupo, pacientes que já estavam em tratamento, pacientes que já haviam terminado o tratamento e pacientes em estado reacional. Os números de doentes casos novos obtidos foram de apenas 16 (16/26 61,63%), então a análise estatística dos níveis de anticorpos apenas desses pacientes resultou no p valor de 0,0722, mostrando que a saliva se comporta de maneira diferente em relação ao soro. O fato de haver níveis de anticorpos mais elevados no soro do que saliva, não era o resultado esperado, pois sabe-se que doentes multibacilares, pelo fato de possuir uma carga bacilar elevada 16, tivesse que apresentar uma positividade (80-100%) dos casos MB no soro e consequentemente

12 na saliva, visto que, as mucosas da nasofaringe e orofaringe são as primeiras a entrarem em contato com o M. leprae 19, sendo também as primeiras a iniciarem uma resposta imunológica 20, 21. Porem, não se pode afirmar tal hipótese, pois, para isso seria necessário uma amostragem de no mínimo 50 pacientes virgens de tratamento. Tabela 2: Densidades ópticas dos grupos de estudo MB PB CCOS CNCOS Soro Saliva Soro Saliva Soro Saliva Soro Saliva 1 0,203 0,529 0,008 0,154 0,07 0,033 0,006 0, ,262 0,022 0,004 0,105 0,048 0,036 0,01 0, ,282 0,01 0,008 0,031 0,016 0,004 0,111 0, ,27 0,277 0,083 0,003 0,025 0,244 0,001 0, ,204 0,049 0,061 0,005 0,032 0,262 0,037 0, ,011 0,26 0,014 0,027 0,344 0,266 0,019 0, ,007 0,247 0,036 0,024 0,01 0,017 0,22 0, ,161 0,204 0,004 0,01 0,019 0, ,007 0,042 0,006 0,015 0,36 0, ,104 0,11 0,08 0,012 0,006 0, ,14 0,24 0,007 0,392 0,066 0, ,122 0,03 0,102 0,014 0,052 0, ,03 0,143 0,006 0, ,238 0,001 0,031 0, ,615 0,019 0,104 0, ,151 0,011 0,072 0, ,32 0, ,004 0, ,057 0, ,329 0, ,017 0, ,008 0, ,095 0, ,112 0, ,063 0, ,038 0,017 µ 0,1925 0,1261 0,0306 0,0499 0,0598 0,0936 0,0756 0,0429 DP 0,2729 0,1523 0,0308 0,0572 0,0833 0,1234 0,1092 0,0592 Densidades ópticas dos respectivos Grupos; analise das médias das densidades dos Grupos de amostras de soro e saliva e o desvio padrão. MB=Multibacilar; PB=Paucibacilar; CCOS=Contato co-sanguíneo;cncos=contato não co-sanguíneo. No grupo dos paucibacilares, os resultados foram diferentes em comparação com os multibacilares, observou-se que a saliva apresenta uma melhor sensibilidade que o soro para detecção dos anticorpos anti-pgl-1, entretanto, não se pode

13 considerar válidos esses resultados, pois, o numero amostral é pouco para se chegar a uma conclusão. Nos grupos dos contatos co-sanguineo e não co-sanguineos-, os resultados se mostraram positivos, pois observou-se que a saliva é mais sensível que soro, isso leva a entender que seria preciso um acompanhamento médico nos contatos de área endêmica para evitar o adoecimento. As amostras de saliva apresentaram por grupo, de acordo com a média, uma sensibilidade maior do que no soro, por esse ponto de vista sugere-se que o teste anti-pgl-i nas amostras de saliva é mais sensível que nas amostras de soro, para detecção de anticorpos da classe IgM. De acordo com estudo feito por Nagao-Dias et al 15 os anticorpos só podem ser detectados na saliva quando há uma carga bacteriana elevada na mucosa, o que levaria a conclusão de que a possibilidade de detecção de IgM salivar para PGL-1 pode indicar infecção recente ou re-infecção. Com este estudo piloto, chegou-se à conclusão de que não se pode afirmar que a saliva apresenta sensibilidade melhor que o soro, como aparentemente se nota comparando as densidades ópticas. Precisa-se realizar análises com amostras mais atuais e em maior espaço amostral, para poder afirmar essa hipótese, mas pelos resultados obtidos nos contatos, pode-se sugerir, considerando os níveis de anticorpos detectados, que deve-se haver um acompanhamento nesses pacientes para evitar que venham adquirir a doença. AGRADECIMENTOS Agradecemos a Deus pelas nossas vidas, a nossa família pela força que nos tem dado, ao Laboratório de Hanseníase do Instituto Evandro Chagas pelos insumos e equipamentos utilizados, a Dra. Socorro Amador pelo apoio na realização deste trabalho e por ter nos cedido às amostras necessárias para estudo. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1- Ducati RG, Basso L.A, Santos DS. Micobactérias. In: Trabulsi, Luis Rachid, Alterthum, Flavio. Microbiologia 4 ed. São Paulo: Editora Atheneu, Goulart IMB, Penna GO, Cunha G. Imunopatologia da hanseníase: a complexidade dos mecanismos da resposta imune do hospedeiro ao Mycobacterium

14 leprae.revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, jul./ago. 2002;35(4): Ridley DS, Jopling WH. Classification of leprosy according to imunity: afive group system. International Journal of Leprosy. 1996; 34: Stefani MMA. Desafios na era pós genômica para o desenvolvimento de testes laboratoriais para o diagnóstico da hanseníase. Rev. Soc. Brás. Méd. Trop. 2008;41(Suplemento II): Araujo MG. Hanseníase no Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. mai./jun. 2003;36(3): Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia para o Controle da hanseníase. Brasília: Ministério da Saúde, Amador MPSC. Soroprevalência para Hanseníase em Àreas Endêmicas do Estado do Pará. Dissertação de Mestrado. 2004: Ananias MTP, Araujo MG, Gontijo ED, Guedes ACM. Estudo do anti-pgl-1 em pacientes hansenianos utilizando a técnica de ultramicroelisa. Anais Brasileiros de Dermatologia. jul./ago. 2002;77(4): Cho S, Cellona RV, Villahermosa LG, et al Detection of PhenolicoGlycolipid I of Mycobacterium leprae in Sera from Leprosy Patients before and after Start of Multidrug Therapy. Clinical and Diagnostic Laboratory Immunology, jan. 2001;8(1): Maeda SM, Rotta O, Michalany NS. Comparison between anti-pgl1 serology and Mitsuda reaction: clinical reading, microscopic findings and immunohistochemical analysis. Leprosy Review, mai. 2003;74 : Calado KLS, Vieira AG, Durães S. Positividade sorológica anti-pgl-i em contatos domiciliares e peridomiciliares de hanseníase em área urbana. Anais Brasileiros de Dermatologia. 2005;80(3): Ministério da saúde. Portaria Nº 1073/GM de 26 de setembro de Publicada no D.O.U E -pg 18 -Seção 1-28 de setembro, 2000.

15 13- Ayres M, Ayres MJr, Ayres DL. BioEstat 5.0. Aplicações Estatísticas nas Áreas das Ciências Bio-médicas. 2007; Bührer S, Smits HL, Gussenhovem GC,et al. A simple dipstick assay for the detection of antibodies to phenolic glycolipid-1 of Mycobacterium leprae. Am. J. Trop. Med.1998; 58: Cabral PB, Alves AR, Medeiros KBA, et al. Emprego de marcadores séricos e salivares anti-pgl-1 como parâmetros de exposição ocupacional ao Mycobacterium leprae. Rev. Panam. Infectol. 2009; 11(1): Oliveira MLW, Cavaliére FAM, Maceira JMP, et al. Uso da sorologia como ferramenta adicional no apoio ao diagnóstico de casos difíceis de hanseníase multibacilar: lições de uma unidade de referência. Rev. Soc. Brás. Méd. Trop (Suplemento II): Brasil MTLRF, Oliveira LR, Rímoli NS, et al. Sorologia Anti PGL-1 e risco de ocorrência de hanseníase em área de alta endemicidade do Estado de São Paulo: quatro anos de seguimento. Rev. Bras. Epidemiol. 2003; 6 (3): Bonfitto NLB, Motta ACF, Komesu MCK et al. Dosagem de Anti-PGL-1 de pacientes com hanseníase. Disponível em: Santos APT, Almeida GG, Martinez CJ, Rezende C. Imunopatologia da hanseníase: aspectos clínicos e laboratoriais. News Lab Ed Nagao-Dias, A.T, Almeida TLP, Santos RC, et al. Salivary anti-pgl IgM and IgA titers and serum antibody IgG titers and avidities in leprosy patients and their correlation with time of infection and antigen exposure. Braz J Infect Dis. 2007; 11(2). 21- Santos, R.C, Souza EY, Araújo RP, et al. Avaliação imune humoral no soro e saliva anti-pgl-1 de pacientes portadores de hanseníase. C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 1. Imunologia Aplicada. Trabalho de Iniciação Científica. Disponível em: html.

Eliminação da Lepra ComoProblema de Saúde Pública

Eliminação da Lepra ComoProblema de Saúde Pública A Lepra pode ser fàcilmente curada com MDT. Disponível e gratuita em todos os centros de saúde. Grupo de Eliminação da Lepra Organização Mundial da Saúde CH-1211 Geneva 27 Switzerland Internet: www.who.int

Leia mais

Anti HBc Ref. 414. Controle Negativo

Anti HBc Ref. 414. Controle Negativo Anti HBc Ref. 414 Sistema para a determinação qualitativa de anticorpos totais contra o antígeno core do vírus da hepatite B (anti-hbc) em soro ou plasma. ELISA - Competição PREPARO DA SOLUÇÃO DE LAVAGEM

Leia mais

Boletim Epidemiológico

Boletim Epidemiológico Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba - MG Edição Julho/ 2015 Volume 04 Sistema Único de Saúde TUBERCULOSE VIGILÂNCIA Notifica-se, apenas o caso confirmado de tuberculose (critério clinico-epidemiológico

Leia mais

Métodos sorológicos de Diagnóstico e Pesquisa. Reação Ag-Ac in vitro

Métodos sorológicos de Diagnóstico e Pesquisa. Reação Ag-Ac in vitro Métodos sorológicos de Diagnóstico e Pesquisa Reação Ag-Ac in vitro Testes sorológicos Uso de soro ou outros fluidos biológicos de paciente p/ diagnóstico laboratorial Demonstração de anticorpos específicos

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

Lílian Maria Lapa Montenegro Departamento de Imunologia Laboratório rio de Imunoepidemiologia

Lílian Maria Lapa Montenegro Departamento de Imunologia Laboratório rio de Imunoepidemiologia XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia Avaliação do desempenho da técnica de nested- PCR em amostras de sangue coletadas de pacientes pediátricos com suspeita

Leia mais

Informe Epidemiológico CHIKUNGUNYA N O 03 Atualizado em 24-11-2014, às 11h.

Informe Epidemiológico CHIKUNGUNYA N O 03 Atualizado em 24-11-2014, às 11h. Informe Epidemiológico CHIKUNGUNYA N O 03 Atualizado em 24-11-2014, às 11h. Vigilância Epidemiológica de Febre Chikungunya No Brasil, a febre chikungunya é uma doença de notificação compulsória e imediata,

Leia mais

Nara Rubia Borges da Silva Vitória Maria Lobato Paes

Nara Rubia Borges da Silva Vitória Maria Lobato Paes CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde A PREVENÇÃO DA HEPATITE B ATRAVÉS DA IMUNIZAÇÃO EM CASO DE ACIDENTE COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO DOS TRABALHADORES

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO E/OU PERFUROCORTANTES ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO E/OU PERFUROCORTANTES ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO E/OU PERFUROCORTANTES ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE Os acidentes de trabalho com material biológico e/ou perfurocortante apresentam alta incidência entre

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

Nº CASOS NOVOS OBTIDOS TAXA INCID.*

Nº CASOS NOVOS OBTIDOS TAXA INCID.* HANSENÍASE O Ministério da Saúde tem o compromisso de eliminação da hanseníase como problema de saúde pública até 2015, ou seja, alcançar menos de 1 caso por 10.000 habitantes. Pode-se dizer que as desigualdades

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família DICAS DE SAÚDE Proteja sua família Elaborado: Apoio: Saúde e o Sistema Imunológico Saber como o organismo combate os agressores e se protege, assim como conhecer os fatores que o levam a um funcionamento

Leia mais

OBJETIVO. Palavras-chave: Saúde pública, perda auditiva e linguagem

OBJETIVO. Palavras-chave: Saúde pública, perda auditiva e linguagem LEVANTAMENTO DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO USO E MANUTENÇÃO DO AASI E À TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS E JOVENS COM PERDA AUDITIVA NA CIDADE DE SÃO PAULO. Palavras-chave: Saúde pública, perda auditiva

Leia mais

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual Diadema Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2013 PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual de Diadema Responsáveis: João Paulo

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE Mariane Alves Gomes da Silva Eliana Zandonade 1. INTRODUÇÃO Um aspecto fundamental de um levantamento

Leia mais

Políticas de saúde: o Programa de Saúde da Família na Baixada Fluminense *

Políticas de saúde: o Programa de Saúde da Família na Baixada Fluminense * Políticas de saúde: o Programa de Saúde da Família na Baixada Fluminense * ALINE DE MOURA SOUZA 1 SUZANA MARTA CAVENAGHI 2 Introdução Este trabalho tem por objetivo apresentar informações referentes à

Leia mais

HEPATITES. Prof. Fernando Ananias HEPATITE = DISTÚRBIO INFLAMATÓRIO DO FÍGADO

HEPATITES. Prof. Fernando Ananias HEPATITE = DISTÚRBIO INFLAMATÓRIO DO FÍGADO HEPATITES Prof. Fernando Ananias HEPATITE = DISTÚRBIO INFLAMATÓRIO DO FÍGADO Hepatites virais: agentes etiológicos A B C D E Vírus hepatotrópicos G TT Herpes vírus EBV CMV Enterovírus Adenovírus Febre

Leia mais

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo

Sumário Executivo. Amanda Reis. Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo Comparativo entre o rendimento médio dos beneficiários de planos de saúde individuais e da população não coberta por planos de saúde regional e por faixa etária Amanda Reis Luiz Augusto Carneiro Superintendente

Leia mais

ANEXO II. 1 HEPATITE B VÍRUS DA HEPATITE B (Hepatitis B Vírus HBV)

ANEXO II. 1 HEPATITE B VÍRUS DA HEPATITE B (Hepatitis B Vírus HBV) ANEXO II ANEXO DA RESOLUÇÃO SESA Nº.../2009 MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ALTERAÇÃO DA CAUSA DE REJEIÇÃO DO CÓDIGO 57 (INCONCLUSIVO), PELOS SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA NO SHTWEB. 1. Segundo a RDC nº 153 de 14

Leia mais

ALBUMINA BOVINA 22% PROTHEMO. Produtos Hemoterápicos Ltda. PARA TESTES EM LÂMINA OU TUBO SOMENTE PARA USO DIAGNÓSTICO IN VITRO

ALBUMINA BOVINA 22% PROTHEMO. Produtos Hemoterápicos Ltda. PARA TESTES EM LÂMINA OU TUBO SOMENTE PARA USO DIAGNÓSTICO IN VITRO ALBUMINA BOVINA 22% PROTHEMO Produtos Hemoterápicos Ltda. PARA TESTES EM LÂMINA OU TUBO SOMENTE PARA USO DIAGNÓSTICO IN VITRO Conservar entre: 2º e 8ºC Não congelar Conservante: Azida de Sódio 0,1 % Responsável

Leia mais

Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais

Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Gerusa Maria Figueiredo gerusa.figueiredo@saude.gov.br I CONGRESSO BRASILEIRO

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS PARA A VI JORNADA CIENTÍFICA DO HOSPITAL DE DOENÇAS TROPICAIS HDT/HAA

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS PARA A VI JORNADA CIENTÍFICA DO HOSPITAL DE DOENÇAS TROPICAIS HDT/HAA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS PARA A VI JORNADA CIENTÍFICA DO HOSPITAL DE DOENÇAS TROPICAIS HDT/HAA Período de envio dos resumos: 08/10/15 à 10/11/15. Envio dos resumos: os resumos deverão ser enviados

Leia mais

HANSENÍASE TEM CURA PATROCÍNIO

HANSENÍASE TEM CURA PATROCÍNIO Luizinho e Chiquinho HANSENÍASE TEM CURA PATROCÍNIO SBD: DERMATOLOGISTA COM TÍTULO DE ESPECIALISTA CUIDANDO DE VOCÊ. Oi LuizinhO. nossa conversa sobre DST foi muito útil, mas agora, eu tenho uma dúvida

Leia mais

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 José Cechin Superintendente Executivo Francine Leite Carina Burri Martins Esse texto compara as morbidades referidas

Leia mais

Materiais e Métodos. 3. MATERIAL E MÉTODOS 3.1. Casuística

Materiais e Métodos. 3. MATERIAL E MÉTODOS 3.1. Casuística 3. MATERIAL E MÉTODOS 3.1. Casuística Foram selecionadas dos arquivos da Seção de Anatomia Patológica do Instituto Lauro de Souza Lima, pertencente à Coordenadoria dos Institutos de Pesquisa da Secretaria

Leia mais

Aos bioquímicos, técnicos de laboratório e estagiários do setor de imunologia e hematologia.

Aos bioquímicos, técnicos de laboratório e estagiários do setor de imunologia e hematologia. POP n.º: I70 Página 1 de 5 1. Sinonímia Teste rápido Anti-, VIKIA Biomeriéux. 2. Aplicabilidade Aos bioquímicos, técnicos de laboratório e estagiários do setor de imunologia e hematologia. 3. Aplicação

Leia mais

Exercícios de Monera e Principais Bacterioses

Exercícios de Monera e Principais Bacterioses Exercícios de Monera e Principais Bacterioses 1. (Fuvest) O organismo A é um parasita intracelular constituído por uma cápsula protéica que envolve a molécula de ácido nucléico. O organismo B tem uma membrana

Leia mais

6A Aids e a tuberculose são as principais

6A Aids e a tuberculose são as principais objetivo 6. Combater Hiv/aids, malária e outras doenças O Estado da Amazônia: Indicadores A Amazônia e os Objetivos do Milênio 2010 causas de mortes por infecção no mundo. Em 2008, 33,4 milhões de pessoas

Leia mais

[PARVOVIROSE CANINA]

[PARVOVIROSE CANINA] [PARVOVIROSE CANINA] 2 Parvovirose Canina A Parvovirose é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus da família Parvoviridae. Acomete mais comumente animais jovens, geralmente com menos de 1 ano

Leia mais

Perfil das mulheres brasileiras em idade fértil e seu acesso à serviços de saúde Dados da PNDS 2006

Perfil das mulheres brasileiras em idade fértil e seu acesso à serviços de saúde Dados da PNDS 2006 Perfil das mulheres brasileiras em idade fértil e seu acesso à serviços de saúde Dados da PNDS 2006 José Cechin Superintendente Executivo Francine Leite Carina Martins A Pesquisa Nacional de Demografia

Leia mais

PERFIL HEPATITE. Segurança para o diagnóstico e acompanhamento clínico.

PERFIL HEPATITE. Segurança para o diagnóstico e acompanhamento clínico. PERFIL HEPATITE Segurança para o diagnóstico e acompanhamento clínico. TLA - Total Lab Automation Agilidade e Confiança TAT (Turn Around Time) de produção de 2 horas. Quatro linhas de produção totalmente

Leia mais

TESTES RÁPIDOS: CONSIDERAÇÕES GERAIS PARA SEU USO COM ÊNFASE NA INDICAÇÃO DE TERAPIA ANTI-RETROVIRAL EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

TESTES RÁPIDOS: CONSIDERAÇÕES GERAIS PARA SEU USO COM ÊNFASE NA INDICAÇÃO DE TERAPIA ANTI-RETROVIRAL EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA TESTES RÁPIDOS: CONSIDERAÇÕES GERAIS PARA SEU USO COM ÊNFASE NA INDICAÇÃO DE TERAPIA ANTI-RETROVIRAL EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA Unidade de Assistência, Unidade de Laboratório e Rede de Direitos Humanos

Leia mais

Proposta de Vigilância Integrada de Pneumonia Bacteriana e Viral no Brasil: Oportunidades de Integração. Aspectos Laboratoriais

Proposta de Vigilância Integrada de Pneumonia Bacteriana e Viral no Brasil: Oportunidades de Integração. Aspectos Laboratoriais Proposta de Vigilância Integrada de Pneumonia Bacteriana e Viral no Brasil: Oportunidades de Integração Aspectos Laboratoriais Eduardo Pinheiro Guerra Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde

Leia mais

INDICAÇÕES BIOEASY. Segue em anexo algumas indicações e dicas quanto à utilização dos Kits de Diagnóstico Rápido Bioeasy Linha Veterinária

INDICAÇÕES BIOEASY. Segue em anexo algumas indicações e dicas quanto à utilização dos Kits de Diagnóstico Rápido Bioeasy Linha Veterinária INDICAÇÕES BIOEASY Segue em anexo algumas indicações e dicas quanto à utilização dos Kits de Diagnóstico Rápido Bioeasy Linha Veterinária 1- ANIGEN RAPID CPV AG TEST BIOEASY PARVOVIROSE Vendas de Filhotes:

Leia mais

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015 01/05/2015 CÂNCER UTERINO É o câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem CÂNCER CERVICAL se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Regulamenta o uso de testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV em situações especiais.

Regulamenta o uso de testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV em situações especiais. ATUALIZAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DO HIV PORT 151/OUT 2009 Lúcia Sena Farmacêutica-Bioquímica do Programa de DST/AIDS do município de Duque de Caxias HISTÓRICO Diagnóstico Laboratorial

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

EFEITOS ADVERSOS A MEDICAMENTOS

EFEITOS ADVERSOS A MEDICAMENTOS EFEITOS ADVERSOS A MEDICAMENTOS INTRODUÇÃO As informações contidas neste folheto têm a finalidade de orientar as pessoas que passaram ou que podem passar pela experiência não-desejada dos efeitos adversos

Leia mais

Briefing. Boletim Epidemiológico 2010

Briefing. Boletim Epidemiológico 2010 Briefing Boletim Epidemiológico 2010 1. HIV Estimativa de infectados pelo HIV (2006): 630.000 Prevalência da infecção (15 a 49 anos): 0,61 % Fem. 0,41% Masc. 0,82% 2. Números gerais da aids * Casos acumulados

Leia mais

Perguntas e Respostas: Protocolo HVTN 910

Perguntas e Respostas: Protocolo HVTN 910 Perguntas e Respostas: Protocolo HVTN 910 Versão 1- Atualizado em 18/Nov/2011 1. O que é o Protocolo HVTN 910? O Protocolo HVTN 910 é um estudo clínico que avaliará por quanto tempo vacinas experimentais

Leia mais

Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular. Edição n 05

Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular. Edição n 05 Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular Edição n 05 Junho de 2010 2 Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular Edição n 05 O objetivo geral deste estudo foi investigar as percepções gerais

Leia mais

Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições. Maria Cecília de Souza Minayo

Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições. Maria Cecília de Souza Minayo Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições Maria Cecília de Souza Minayo 1ª. característica: elevadas e crescentes taxas de homicídios nos últimos 25 anos Persistência das causas externas

Leia mais

Título: PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NA EMEB JOÃO MARIA GONZAGA DE LACERDA

Título: PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NA EMEB JOÃO MARIA GONZAGA DE LACERDA Título: PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NA EMEB JOÃO MARIA GONZAGA DE LACERDA Autores: Ana Cláudia Morandini Sanchez, CD Serviço de saúde: Unidade de Saúde da Família VILA ANA Palavras-chaves: cárie dentária,

Leia mais

Cientistas anunciam descoberta de três substâncias candidatas a anti retroviral brasileiro

Cientistas anunciam descoberta de três substâncias candidatas a anti retroviral brasileiro Cientistas anunciam descoberta de três substâncias candidatas a anti retroviral brasileiro Grupo de pesquisadores da Fundação Ataulpho de Paiva, da Universidade Federal Fluminense e do Instituto Oswaldo

Leia mais

HANSENÍASE: CARACTERÍSTICAS GERAIS

HANSENÍASE: CARACTERÍSTICAS GERAIS HANSENÍASE: CARACTERÍSTICAS GERAIS Fernanda Marques Batista Vieira A Hanseníase com agente etiológico Mycobacterium leprae é uma doença infectocontagiosa, de evolução lenta, é transmitida de forma inter-humana,

Leia mais

Diogo Penha Soares diogo.soares@anvisa.gov.br

Diogo Penha Soares diogo.soares@anvisa.gov.br TESTE DE AMPLIFICAÇÃO DO ÁCIDO NUCLÉICO (NAT) PARA DETECÇÃO DOS VÍRUS HIV-1 NO SANGUE DOADO: uma análise de custo-efetividade sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde do Brasil Diogo Penha Soares diogo.soares@anvisa.gov.br

Leia mais

Orientações para o preenchimento da planilha dos dados de produção de Bancos de Tecidos Músculo-esqueléticos

Orientações para o preenchimento da planilha dos dados de produção de Bancos de Tecidos Músculo-esqueléticos Orientações para o preenchimento da planilha dos dados de produção de Bancos de Tecidos Músculo-esqueléticos 1. Considerações iniciais Estas orientações têm por objetivo instruir os Bancos de Tecidos Músculo-esqueléticos

Leia mais

Dengue NS1 Antígeno: Uma Nova Abordagem Diagnóstica

Dengue NS1 Antígeno: Uma Nova Abordagem Diagnóstica Dengue NS1 Antígeno: Uma Nova Abordagem Diagnóstica Dengue é uma doença endêmica que afeta mais de 100 países, incluindo as regiões de clima tropical e subtropical da África, Américas, Leste do Mediterrâneo,

Leia mais

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Texto elaborado pelos Drs Pérsio Roxo Júnior e Tatiana Lawrence 1. O que é imunodeficiência? 2. Estas alterações do sistema imunológico são hereditárias?

Leia mais

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro Notícias - 18/06/2009, às 13h08 Foram realizadas 8 mil entrevistas com homens e mulheres entre 15 e 64 anos. A análise das informações auxiliará

Leia mais

O Diagnóstico, seguimento e tratamento de todas estas complicações causam um enorme fardo econômico ao sistema de saúde.

O Diagnóstico, seguimento e tratamento de todas estas complicações causam um enorme fardo econômico ao sistema de saúde. HEMOGLOBINA GLICADA AbA1c A prevalência do diabetes tem atingido, nos últimos anos, níveis de uma verdadeira epidemia mundial. Em 1994, a população mundial de diabéticos era de 110,4 milhões. Para 2010

Leia mais

Papilomavírus Humano HPV

Papilomavírus Humano HPV Papilomavírus Humano HPV -BIOLOGIA- Alunos: André Aroeira, Antonio Lopes, Carlos Eduardo Rozário, João Marcos Fagundes, João Paulo Sobral e Hélio Gastão Prof.: Fragoso 1º Ano E.M. T. 13 Agente Causador

Leia mais

UM NOVO TESTE PARA TUBERCULOSE

UM NOVO TESTE PARA TUBERCULOSE UM NOVO TESTE PARA TUBERCULOSE Rio de Janeiro e Manaus testam para o Ministério da Saúde uma nova tecnologia para o diagnóstico da tuberculose pulmonar Que novo teste é este? O Xpert MTB/RIF é um método

Leia mais

CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE

CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE Janaína Esmeraldo Rocha, Faculdade Leão Sampaio, janainaesmeraldo@gmail.com

Leia mais

Mudanças no sistema de tratamento da tuberculose do Brasil Perguntas e respostas freqüentes TRATAMENTO

Mudanças no sistema de tratamento da tuberculose do Brasil Perguntas e respostas freqüentes TRATAMENTO Mudanças no sistema de tratamento da tuberculose do Brasil Perguntas e respostas freqüentes TRATAMENTO 1- O que mudou no tratamento da tuberculose (TB) padronizado no Brasil? A principal mudança consiste

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

Uso correcto dos antibióticos

Uso correcto dos antibióticos CAPÍTULO 7 Uso correcto dos antibióticos Quando usados correctamente, os antibióticos são medicamentos extremamente úteis e importantes. Eles combatem diversas infecções e doenças causadas por bactérias.

Leia mais

INDICE ANTROPOMÉTRICO-NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE BAIXA RENDA INCLUSAS EM PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS

INDICE ANTROPOMÉTRICO-NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE BAIXA RENDA INCLUSAS EM PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS INDICE ANTROPOMÉTRICO-NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE BAIXA RENDA INCLUSAS EM PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS Carla Andréa Metzner 1 Ana Paula Falcão 2 RESUMO No presente trabalho coletou-se dados referente ao Indicador

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 337 DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

PLANO DE AÇÃO Prevenção da Disseminação de Enterobactérias Resistentes a Carbapenens (ERC) no HIAE. Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

PLANO DE AÇÃO Prevenção da Disseminação de Enterobactérias Resistentes a Carbapenens (ERC) no HIAE. Serviço de Controle de Infecção Hospitalar PLANO DE AÇÃO Prevenção da Disseminação de Enterobactérias Resistentes a Carbapenens (ERC) no HIAE Serviço de Controle de Infecção Hospitalar Fev 2011 1 Como prevenir a disseminação de Enterobactérias

Leia mais

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CNPq/FAPERJ/CAPES ---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO COORDENAÇÃO LUIZ CÉSAR DE QUEIROZ RIBEIRO EQUIPE RESPONSÁVEL ANDRÉ RICARDO SALATA LYGIA GONÇALVES

Leia mais

Aos bioquímicos, técnicos de laboratório e estagiários do setor de imunologia.

Aos bioquímicos, técnicos de laboratório e estagiários do setor de imunologia. POP-I 67 Página 1 de 5 1. Sinonímia Teste rápido Anti-½ - OraQuick ADVANCE 2. Aplicabilidade Aos bioquímicos, técnicos de laboratório e estagiários do setor de imunologia. 3. Aplicação clínica O ensaio

Leia mais

SISTEMA DE MONITORAMENTO EM TEMPO INTEGRAL

SISTEMA DE MONITORAMENTO EM TEMPO INTEGRAL Oficio 032/2013 Rio de Janeiro, 19 de Dezembro de 2013 A MARINHA DO BRASIL CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais Exmo. Sr. Presidente Contra-Almirante (FN) José

Leia mais

DOENÇA DIARREICA AGUDA. Edição nº 9, fevereiro / 2014 Ano III. DOENÇA DIARRÉICA AGUDA CID 10: A00 a A09

DOENÇA DIARREICA AGUDA. Edição nº 9, fevereiro / 2014 Ano III. DOENÇA DIARRÉICA AGUDA CID 10: A00 a A09 NOME DO AGRAVO CID-10: DOENÇA DIARRÉICA AGUDA CID 10: A00 a A09 A doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome clínica de diversas etiologias (bactérias, vírus e parasitos) que se caracteriza por alterações

Leia mais

ANTI D IgM +IgG Monoclonal (Humano)

ANTI D IgM +IgG Monoclonal (Humano) ANTI D IgM +IgG Monoclonal (Humano) PROTHEMO Produtos Hemoterápicos Ltda. Reagente para classificação do fator Rh PARA TESTES EM LÂMINA OU TUBO Somente para Uso Diagnóstico IN VITRO Conservar entre: 2-8

Leia mais

Humberto Brito R3 CCP

Humberto Brito R3 CCP Humberto Brito R3 CCP ABSTRACT INTRODUÇÃO Nódulos tireoideanos são achados comuns e raramente são malignos(5-15%) Nódulos 1cm geralmente exigem investigação A principal ferramenta é a citologia (PAAF)

Leia mais

HANSENÍASE EM IDOSOS NO BRASIL NO ANO DE 2012

HANSENÍASE EM IDOSOS NO BRASIL NO ANO DE 2012 HANSENÍASE EM IDOSOS NO BRASIL NO ANO DE 2012 Ana Elisa P. Chaves (1), Kleane Maria F. Araújo (2) Maria Luísa A. Nunes (3),Thainá Vieira Chaves (4), Lucas Chaves Araújo (5) 1 Docente Saúde Coletiva-UFCG

Leia mais

A Secretária de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, no uso de suas atribuições, e considerando:

A Secretária de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, no uso de suas atribuições, e considerando: Detecção de anticorpos anti-hiv - Portaria 488 de 17/6/1998 Ementa: As unidades hemoterápicas, públicas e privadas, que realizam atividades de Hematologia, ficam obrigadas a cumprir as etapas do conjunto

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007

AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007 AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007 Notas importantes: O Banco de dados (BD) do Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) vem sofrendo nos últimos

Leia mais

Ilmo Senhor. Vereador Cesar Paulo Mossini. M.D Presidente da Câmara de Vereadores

Ilmo Senhor. Vereador Cesar Paulo Mossini. M.D Presidente da Câmara de Vereadores Ilmo Senhor Vereador Cesar Paulo Mossini M.D Presidente da Câmara de Vereadores O Vereador Jose Carlos Patricio, integrante da bancada do Partido da Social Democracia Brasileira, com assento nesta casa,

Leia mais

NOTA TÉCNICA N o 014/2012

NOTA TÉCNICA N o 014/2012 NOTA TÉCNICA N o 014/2012 Brasília, 28 de agosto de 2012. ÁREA: Área Técnica em Saúde TÍTULO: Alerta sobre o vírus H1N1 REFERÊNCIA(S): Protocolo de Vigilância Epidemiológica da Influenza Pandêmica (H1N1)

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

Cuidando da Minha Criança com Aids

Cuidando da Minha Criança com Aids Cuidando da Minha Criança com Aids O que é aids/hiv? A aids atinge também as crianças? Como a criança se infecta com o vírus da aids? Que tipo de alimentação devo dar ao meu bebê? Devo amamentar meu bebê

Leia mais

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto

3 Classificação. 3.1. Resumo do algoritmo proposto 3 Classificação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a classificação de áudio codificado em MPEG-1 Layer 2 em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas.

Leia mais

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi A Associação Comercial de (ACIRP) em parceria com a FUNDACE realiza uma pesquisa de qualidade de vida na cidade de desde 2009. Essa é uma pesquisa muito importante para se que se tenha uma base confiável

Leia mais

CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE COLO DE UTERO O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente,

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA HANSIENÍESE NO MUNICÍPIO DE TERESINA, CONSIDERANDO A RENDA MÉDIA POR BAIRROS E A DENSIDADE POPULACIONAL.

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA HANSIENÍESE NO MUNICÍPIO DE TERESINA, CONSIDERANDO A RENDA MÉDIA POR BAIRROS E A DENSIDADE POPULACIONAL. DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA HANSIENÍESE NO MUNICÍPIO DE TERESINA, CONSIDERANDO A RENDA MÉDIA POR BAIRROS E A DENSIDADE POPULACIONAL. SPATIAL DISTRIBUTION OF HANSIENÍESE IN TERESINA, CONSIDERING THE AVERAGE

Leia mais

Descobrindo o valor da

Descobrindo o valor da Descobrindo o valor da Ocâncer de mama, segundo em maior ocorrência no mundo, é um tumor maligno que se desenvolve devido a alterações genéticas nas células mamárias, que sofrem um crescimento anormal.

Leia mais

ANTI IgG (Soro de Coombs)

ANTI IgG (Soro de Coombs) ANTI IgG (Soro de Coombs) Soro Anti Gamaglobulinas Humanas PROTHEMO Produtos Hemoterápicos Ltda. PARA TESTES EM LÂMINA OU TUBO SOMENTE PARA USO DIAGNÓSTICO IN VITRO Conservar entre: 2º e 8ºC Não congelar

Leia mais

Elaborado por: Karina Salvador Revisado por: Hilda Helena Wolff Aprovado por: Andréa Cauduro

Elaborado por: Karina Salvador Revisado por: Hilda Helena Wolff Aprovado por: Andréa Cauduro ANTI- 1 Manual CAMBRIDGE BIOTECH -1 POP: BM 05 Página 1 de 7 1. Sinonímia ANTI, TESTE CONFIRMATÓRIO. 2. Aplicabilidade Aos bioquímicos e técnicos do setor de imunologia. 3. Aplicação clínica Os testes

Leia mais

Boletim Epidemiológico Julho/2015

Boletim Epidemiológico Julho/2015 GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA COORDENADORIA DE PROMOÇÃO À SAÚDE SUBCOORDENADORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA CENTRO DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA EM VIGILANCIA

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hanseníase no Brasil DADOS E INDICADORES SELECIONADOS

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hanseníase no Brasil DADOS E INDICADORES SELECIONADOS MINISTÉRIO DA SAÚDE Hanseníase no Brasil DADOS E INDICADORES SELECIONADOS Brasília DF 2009 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância Epidemiológica Hanseníase no

Leia mais

O retrato do comportamento sexual do brasileiro

O retrato do comportamento sexual do brasileiro O retrato do comportamento sexual do brasileiro O Ministério da Saúde acaba de concluir a maior pesquisa já realizada sobre comportamento sexual do brasileiro. Entre os meses de setembro e novembro de

Leia mais

Conscientização da qualidade do leite e prevenção da mastite nas comunidades rurais de Bambuí

Conscientização da qualidade do leite e prevenção da mastite nas comunidades rurais de Bambuí Conscientização da qualidade do leite e prevenção da mastite nas comunidades rurais de Bambuí Clara Costa Zica Gontijo¹; Brenda Veridiane Dias¹; Silvana Lúcia dos Santos Medeiros² ¹Estudante de Zootecnia.

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 OTIMIZAÇÃO DA EFETIVIDADE DE HEDGE NA COMPRA DE MILHO POR MEIO DE CONTRATOS FUTUROS PARA PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE RESUMO GUSTAVO DE SOUZA CAMPOS BADARÓ 1, RENATO ELIAS FONTES 2 ; TARCISIO GONÇALVES

Leia mais

ENSAIO PROFICIÊNCIA: UMA FERRAMENTA PARA CONTROLE DA QUALIDADE ALINE MAGALHÃES DE MATOS

ENSAIO PROFICIÊNCIA: UMA FERRAMENTA PARA CONTROLE DA QUALIDADE ALINE MAGALHÃES DE MATOS ENSAIO PROFICIÊNCIA: UMA FERRAMENTA PARA CONTROLE DA QUALIDADE ALINE MAGALHÃES DE MATOS AEQ-FUNED 1. INTRODUÇÃO Ensaio de proficiência avalia o desempenho de um laboratório, comparando-o com os de mesma

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007

AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007 AVALIAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS NO RIO GRANDE DO SUL dezembro de 2007 Notas importantes: O Banco de dados (BD) do Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) vem sofrendo nos últimos

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Pesquisa Mensal de Emprego PME Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Algumas das principais

Leia mais

Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença.

Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença. Doença de Alzheimer: uma visão epidemiológica quanto ao processo de saúde-doença. Bruno Araújo da Silva Dantas¹ bruno_asd90@hotmail.com Luciane Alves Lopes² lucianesevla.l@gmail.com ¹ ²Acadêmico(a) do

Leia mais

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA SAÚDE CESAU ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 064 /2015 - CESAU

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA SAÚDE CESAU ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 064 /2015 - CESAU ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 064 /2015 - CESAU Salvador, 13 de abril de 2015 OBJETO: Parecer. - Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde- CESAU REFERÊNCIA: 3 a promotoria de Justiça de Dias D'Àvila / Dispensação

Leia mais

-Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae.

-Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae. -Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae. -Chamado de HPV, aparece na forma de doenças como condiloma acuminado, verruga genital ou crista de galo. -Há mais de 200 subtipos do

Leia mais