Propedêutica Bíblica. 27 de Janeiro de 2014 Contexto Sócio-Cultural N. T.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Propedêutica Bíblica. 27 de Janeiro de 2014 Contexto Sócio-Cultural N. T."

Transcrição

1 Propedêutica Bíblica 27 de Janeiro de 2014 Contexto Sócio-Cultural N. T.

2 Lucas 2, 1 7 ORAÇÃO

3 AULA ANTERIOR

4 AULA ANTERIOR Bíblia e Magistério

5 Ano 63 a.c.: o general romano Pompeu foi chamado para pôr fim às lutas entre Aristóbulo II e Hircano II, dois irmãos que disputavam a herança dos Macabeus. Pompeu entrou em Jerusalém, ocupou a evinculou a Judeia à província romana da Síria. Deixou a Hircano II uma parte da autoridade sobre a Judeia, a Pereia e a Galileia

6 Levou prisioneiros para Roma Aristóbulo II e um número importante dos seus partidários. Estes prisioneiros, rapidamente postos em liberdade, haviam de formar o primeiro núcleo importante da comunidade judaica de Roma. Alguns anos depois, Alexandre, filho de Aristóbulo II, evadiu se de Roma e chegou à Palestina, onde intentou uma rebelião contra Hircano II e os seus aliados romanos. Foi rapidamente derrotado.

7 57 a.c.: Hircano II, por sua vez, estava cada vez mais refém dos romanos. É lhe retirado o poder político e fica apenas com uma autoridade religiosa. Pouco depois, Aristóbulo II, com o seu filho Antígono, consegue fugir de Roma, desejando no seguimento de Alexandre, uma guerra de resistência contra o imperialismo romano. É vencido e de novo, levado para Roma no ano 54 a.c.. Surge um Idumeu Antípater. É partidário activo dos romanos, e é associado por Roma ao governo da Judeia como administrador.

8 César chega ao poder. Hircano II e Antípater, antigos adeptos de Pompeu, põem se decididamente do lado de César. Conquistam os seus favores. Hircano II é confirmado como sumo sacerdote e nomeado etnarca. César declarar religio licita ( religião lícita ) a religião judaica em todo o império. Os judeus ficaram autorizados a celebrar livremente o seu culto: podem organizar se em comunidade, erigir sinagogas, receber impostos dos seus correligionários e, inclusive, organizar os seus próprios mercados para venda de produtos kosher (produtos alimentares permitidos pela lei judaica. A palavra significa apropriado para comer, limpo ).

9 Antípater, o idumeu, é também recompensado: é nomeado procurador da Judeia e cidadão romano. Fica com o poder está nas suas mãos. Com muitas riquezas, tendo um importante exército pessoal, coloca em lugares importantes os seus filhos: Fasael estratego de Jerusalém, Herodes, estratego da Galileia Josefo prefeito de Masada. Contexto Político

10 Herodes distingue se; Captura um grupo de bandidos (patriotas que se tinham sublevado contra os romanos, comandados por um tal Ezequias). Ezequias e os seus cúmplices são executados. Em Jerusalém, o sanedrin (que não foi ouvido para a execução de Ezequias) preocupa se com o poder crescente de Herodes. Pede lhe explicações. Herodes, com apoio do governador romano da Síria, recusa se a comparecer, e põe cerco a Jerusalém. É recompensado com novo título: estratego da Samaria.

11 43 a.c. Antípater é assassinado. Antígono, filho de Aristóbulo II, tenta novamente reconquistar o antigo reino dos Macabeus. Aliado ao rei de Tiro, conseguem conquistar algumas cidades da Galileia... Hircano II, temendo, alia se a Herodes; oferecelhe em casamento a sua sobrinha Mariamme. Herodes entra, por casamento, na família asmoneia; assim já pode reivindicar, junto dos judeus, a herança dos Macabeus.

12 Antígono é vencido; tem de refugiar se em Calcis. Em Roma, o poder muda de mãos. Marco António e Octávio são os dois novos homens fortes do império. Marco António domina o Oriente; confirma Hircano II nas suas funções de sumo sacerdote e de etnarca. Herodes e Fasael, apoiados por Hircano II, recebem o título de tetrarcas. Marco António vai para Alexandria e instala se junto da rainha Cleópatra.

13 Os partos aproveitam a ocasião, invadem a Síria, chegam a Jerusalém. 40 a. C.: Antígono aproveita: oferece os serviços aos partos e fica a reinar em Jerusalém. Fasael é encarcerado e suicida se Hircano II, tio de Antígono, é deposto e são lhe cortadas as orelhas para que não possa mais reivindicar o cargo de sumo sacerdote. De40a37a.C.:sobprotecçãodospartos,Antígono reina em Jerusalém, é sumo sacerdote com o nome judeu de Matatias

14 Manda cunhar moedas gravadas com o candelabro de sete braços, a Menorah. Herodes foge com os seus, refugia se na fortaleza de Masada. Confia a família ao irmão Josefo Vai a Roma, procurar apoios. (40 a.c.) Obtém o apoio de Marco António e Octávio É nomeado (pelo senado romano) rei da Judeia Regressa à Síria. Junta se a Marco António que está cercando Samosata, no Eufrates; consegue a ajuda de um pelotão romano.

15 No meio de tudo isto, Antígono vence as tropas de Herodes e assassina o seu irmão Josefo. Com a ajuda do pelotão romano, Herodes reconquista a Galileia e todo o território palestino, bem como Jerusalém (depois de 5 meses de cerco). Na conquista de Jerusalém, o saque é de tal ordem que o próprio Herodes tem de pagar para que os romanos se retirem. 37 a.c: Antígono é entregue aos romanos e executado em Antioquia, a pedido de Herodes. Herodes governa despoticamente. Em Jerusalém, faz executar 45 nobres (saduceus e partidários de Antígono, membros do sanedrin).

16 Herodes é rei da Judeia. Com algumas particularidades: Contexto Político O povo judeu odeia o Em relação à fé, ele é idumeu. Apenas a sua esposa Mariamme é asmoneia. É rei pelos romanos, devido à amizade com Marco António. Tudo se complica: Marco António, protector de Herodes, entra em conflito com Octávio. Herodes põe se do lado de Marco António; mas este é vencido em Actium (ano 31 a.c.).

17 Herodes apressa se e oferece a sua fidelidade a Octávio. Manobrando com habilidade, Herodes recebe de Octávio os territórios da Samaria, Gaza, Antedón, Gadara, Hippos e a Torre de Estratón. [Seis anos mais tarde (25 a. C.), Octávio despoja o nabateu Obodas III, oferecendo a Herodes a Traconítide e a Bataneia.] Herodes não esquece a sombra que lhe podia ser feita pelos asmoneus (descendentes dos macabeus). Manda assassinar Hircano II e a mãe de Aristóbulo, Alexandra; inclusive, no ano 29 a.c., manda executar Mariamme. Consta que, até ao fim da vida, teve pesadelos, recordando a sua esposa amada...

18 O reinado de Herodes, é história de uma época de terror, de violência e de brutalidade. Opovo(quenãoovêcomosoberanolegítimo), promove constantemente revoltas e é duramente reprimido. Tem alguma estabilidade: como aliado de Roma, não depende do governador da Síria (responde directamente a Octávio e ao senado romano). É também ele quem designa o sumo sacerdote.

19 Herodes procura eliminar do território os bandos nacionalistas É bem visto em Roma, e quando Octávio é nomeado Augusto, oferece em paga a Herodes a Auranítide. Assim, Herodes refaz as fronteiras do reino de David, excepto o sul (nas mãos dos nabateus) e da Decápole, a este A Decápole é uma confederação de dez cidades livres, centros difusores da cultura helenística. As mais famosas são Scitópolis, Filadélfia e Hippos).

20 No interior do reino, Herodes tem oposição Contexto Político Dos fariseus, que são severamente reprimidos. Dos Essénios. Embora eles se recusem a jurar fidelidade a Herodes, são deixados em paz por não constituírem ameaça política. À procura da benevolência do povo, Herodes enceta uma política extravagante de construções. Em Hebron, edifica um muro em redor do túmulo dos patriarcas. A sua grande obra, o Templo de Jerusalém. Iniciado por volta do ano 20 a.c., e concluído por volta de 62 d.c.

21 No templo trabalharam permanentemente cerca de operários, dos quais, eram sacerdotes. Monumento extraordinário, será destruído pelas tropas romanas por volta do ano 70 d.c. Encheu o Templo de oiro; mandou colocar lá algumas estátuas e até uma águia imperial. Quando alguns jovens judeus tentaram destruir a águia de ouro que encimava a porta principal, Herodes mandou queimá los.

22 Procurou abrir o mundo judaico à cultura greco romana: Construiu em Jerusalém um hipódromo um teatro um anfiteatro. 27 a.c., organizou os primeiros jogos olímpicos de Jerusalém Dentro das muralhas da cidade, erigiu um palácio dedicado a Marco António. A torre desse palácio, denominada Antónia, dominava toda a esplanada do Templo. Na Samaria, construiu uma verdadeira cidade romana, com teatro, foro e hipódromo. Dominando toda a cidade, levantou um templo dedicado ao culto de Augusto. A nova cidade recebeu o nome de Sebaste e foi povoada com colonos gálios, trácios e germanos.

23 No antigo porto fenício da Torre de Estratón, Herodes construiu uma outra cidade totalmente nova, chamada Cesareia, com um porto artificial e um Templo em honra de Augusto. Um aqueduto (desde o Monte Carmelo até `Cesareia) abastecia a cidade. Recentemente, encontrou se aí uma pedra que refere o nome de Pôncio Pilatos.

24 A sua corte era muito helenizada. Ele falava grego, conhecia a literatura e rodeava se de literatos. Os jovens príncipes tinham preceptores helénicos. Os filhos de Mariamme, Alexandre e Aristóbulo, receberam formação em Roma No seu regresso, Herodes suspeitou que houvesse um complot para lhe tirar o trono. Foram julgados, condenados e estrangulados em 7 a.c..

25 A desconfiança dos complots ajuda a enquadrar o interesse por grandes fortalezas. A principal é Masada (sobre um rochedo de 400 metros de altura, dominando o Mar Morto). Com dupla muralha e oito torres, era praticamente inexpugnável. A norte, suspenso sobre o vazio, construiu um palácio e termas. A fortaleza era dotada de grandes armazéns, uma sinagoga e cisternas que recolhiam a água das chuvas.

26 Frente a Masada, do outro lado do Mar Morto, também Maqueronte, com um palácio magnífico e umas termas. 10 Km a sul de Jerusalém, uma outra fortaleza, sua residência de Verão (mais tarde, o seu próprio túmulo); era uma a colina artificial em forma de cone, com um palácio magnífico.

27 Uma outra construção merece destaque: o palácio de Jericó: um conjunto extraordinário, para residência de Inverno. Estava decorado com frescos abundantes, e rodeado de jardins. As piscinas artificiais permitiam passeios de barco e competições náuticas. Este luxo pagou se com pesados impostos. Teve também grandes gestos: na grande crise agrícola de 25 a.c., Herodes despojou os seus palácios para comprar trigo no Egipto; cerca de um milhão e meio de pessoas recebeu alimento e sementes para a colheita do ano seguinte.

28 A ninguém passou despercebido o esplendor do reino de Herodes. Chamaram lhe Herodes, o Grande. Em Israel, era odiado: pela sua origem idumeia, por se empenhar em helenizar o país, pelo seu carácter sanguinário. Morreu no ano 4 a.c., odiado por toda a população. Flávio Josefo conta que, sentindo a morte aproximarse, Herodes teria mandado prender e assassinar representantes das principais famílias judaicas. Assim, dizia Herodes, se não o chorassem, pelo menos também não se ririam dele...

29 À sua morte, não era clara a sucessão. Vários pretendentes apresentaram se em Roma, a fim de reivindicar a herança Augusto, o imperador, optou por dispersar essa herança pelos três filhos de Herodes. Arquelau, que recebeu a Judeia, a Idumeia e a Samaria e o título de etnarca; Herodes Antipas, que recebeu a Galileia e a Pereia e o título de tetrarca; Herodes Filipe, que recebeu a Gaulanítide, a Bataneia, a Traconítide, a Auranítide e o título de tetrarca.

30 Arquelau reinou pouco tempo. O seu despotismo e o seu permanente conflito com o sumo sacerdote, motivaram uma embaixada de judeus a Roma. Augusto destituiu Arquelau e desterrou o para Viena, na Gália, no ano 6 d. C.. Herodes Antipas conservou a sua tetrarquia até ao ano 39 d.c.. Viveu em adultério com a sua cunhada Herodíades (mulher de Herodes Filipe) foi desafiado por João Baptista e decapitou o profeta que o incomodava (cfr. Mc 6,17 29).

31 A obra principal de Herodes Antipas foi a construção de uma nova capital, nas margens do lago de Genezaré. Chamou lhe Tiberíades, em honra do imperador Tibério: luxuosa, com termas magníficas. Os judeus piedosos recusavam se a viver em Tiberíades por ter sido construída ao lado de um cemitério e ser, por isso, terra impura. Segundo os evangelhos, Herodes Antipas interessou se por Jesus, pretendendo saber se ele não seria João Baptista ressuscitado (cfr. Mc 6,14 16). Procurou ver Jesus (cfr. Lc 9,9) e, finalmente, participou no seu processo (cfr. Lc 23,6 12).

32 Herodes Filipe, segundo Flávio Josefo, foi um bom monarca. Construiu a sua capital no lugar da antiga Bânias, no sopé do monte Hermon, e chamou lhe Cesareia (de Filipe). Segundo os evangelhos, foi aí que Pedro fez a Jesus a sua confissão messiânica (cfr. Mc 8,37). Herodes Filipe morreu sem deixar descendentes no ano 34 d.c..

33 Arquelau é deposto no ano 6 d.c.. A Judeia fica a depender do governador romano da Síria, Quirino (por Lucas, foi o encarregado do recenseamento na Palestina aquando o nascimento de Jesus). A Judeia era uma província independente, confiada a um procurador ou prefeito que dispunha de tropas não judias dispostas a intervir brutalmente contra a população. O procurador e as suas tropas residiam, habitualmente, em Cesareia (marítima), a cidade construída por Herodes. Em alguns momentos (grandes festas e concentrações), o procurador ia para Jerusalém (como na Páscoa, acabando por aparecer ligado ao julgamento e à condenação de Jesus).

34 Dos procuradores romanos, o mais conhecido é Pôncio Pilatos. Começou o seu mandato na Palestina no ano 26 d.c.. Então, o sumo sacerdote é Caifás. Ambos terão papel decisivo na condenação de Jesus. Pilatos foi um procurador intransigente e pouco hábil, com muitos problemas com a população judaica. Acaba deposto em 37 por Vitélio, governador romano da Síria.

35 Contexto Social

36 Contexto Social Séc. I d.c. a economia da Palestina é débil, sobretudo. No norte (Galileia) há vales férteis. A irregularidade das chuvas torna as colheitas uma incerteza. A sul (Judeia) os terrenos são pedregosos e estéreis; até a agricultura de subsistência é difícil. Os principais produtos cultivados: trigo, cevada, figos, azeite e vinho.

37 Contexto Social Muitos dedicam se à pastorícia; na Galileia, há gado maior; na Judeia, a vegetação rasteira apenas permite ovelhas e cabras. Parte significativa dos rebanhos destina se aos sacrifícios no Templo de Jerusalém. Nas grandes cidades, dedicam se também ao comércio. Em Jericó, negoceia se o bálsamo. Em Jerusalém, tudo gira à volta do Templo: as vítimas para os sacrifícios; o câmbio das moedas para as que são aceites no Templo.

38 Contexto Social Alguns trabalham nos serviços (ligados ao Templo): são sacerdotes, porteiros, encarregados das limpezas. Habitualmente eram garantidos pelos da casta dos sacerdotes e dos levitas. Outro grupo, cobrava os impostos; eram chamados publicanos, gozavam de certa liberdade para enriquecer: Tinham de apresentar a quantia estipulada; podiam arrecadar para si o que conseguissem a mais. Há ainda um pequeno número de pessoas que se dedica à pesca (na faixa costeira e nas cidades à volta do lago de Genezaré). O povo vive numa situação de carência generalizada. Após a morte de Herodes acabam as grandes construções; há muito desemprego; mendigos; muitos assaltantes despojam os peregrinos.

39 Contexto Social No topo da sociedade, estava a aristocracia sacerdotal. O sumo sacerdote, a suprema autoridade administrativa e judicial dos judeus, que presidia ao sanedrin; os sacerdoteschefes; os chefes das 24 secções (prestavam serviço semanal); os chefes dos turnos diários; os sacerdotes (cerca de ). Da classe sacerdotal, faziam também parte os levitas. Em número de , aproximadamente, constituíam o clero menor. Ao contrário da alta aristocracia sacerdotal, os sacerdotes viviam em precárias condições económicas e culturais.

40 Contexto Social Nobreza laica (grandes proprietários de terras). Os chefes das famílias laicas mais influentes (os anciãos ), pertenciam ao sanedrin e tomavam as grandes decisões administrativas e judiciais em conjunto com o sumo sacerdote. Para gozarem de alguns direitos cívicos, tinham de provar a pureza do sangue (daí o interesse pelas genealogias). As dignidades e postos de importância estavam reservados aos israelitas de pleno direito. Os juízes, os secretários, bem como os membros do conselho local das comunidades, composto de 7 membros, os encarregados da comunidade para a administração e a distribuição das esmolas eram os cargos que exigiam a pureza racial.

41 Contexto Social Nos grupos mais desfavorecidos socialmente, estavam os publicanos. Socialmente eram associados aos ladrões, pagãos, assassinos e prostitutas. Publicano: um pecador, ao serviço dos opressores romanos, permanentemente afectado de impureza; não pode fazer penitência pois é incapaz de reconhecer todos aqueles a quem defraudou. Estava privado dos seus direitos cívicos, políticos e religiosos.

42 Contexto Social Entre os oprimidos contavam se os cidadãos marcados por uma falta leve: Prosélitos Escravos pagãos emancipados Bastardos Escravos pagãos, propriedade de um senhor. De uma forma ou de outra, eram grupos privados de direitos elementares.

43 Contexto Social Samaritanos (no fundo da lista). Eram considerados praticamente pagãos do ponto de vista cultural e ritual. As relações mútuas eram de animosidade e mesmo confronto violento. A situação social da mulher também não era brilhante. Estavam obrigadas ao cumprimento de todos os preceitos dos homens (estatuto de subalternidade), e tinham direitos sociais e religiosos limitados. Não tinham acesso, no Templo, ao átrio dos israelitas. No serviço sinagogal, deviam limitar se a escutar, sem intervir.

44 Contexto Social Em casa, a mulher não era contada entre o número de pessoas convidadas a pronunciar a benção depois da refeição. No tribunal, não tinha direito a prestar testemunho pois era considerada mentirosa por natureza... O nascimento de um varão era motivo de alegria; mas o nascimento de uma filha era acompanhado de indiferença ou até de tristeza. Em Flávio Josefo encontramos referências que indicam que a mulher vale, em todos os aspectos, menos do que um homem.

45 Contexto Social Uma oração conservada na Tosefta e que se recomendava aos judeus rezar todos os dias, dizia: Louvado sejas, ó Deus, por não me teres feito mulher. Am aretz (camponeses, o povo da terra ). Gente simples, humilde. Eram detestados pelos fariseus porque ignoravam os meandros da Lei, e não cumpriam os preceitos. Os duros trabalhos a que eram sujeitos eram incompatíveis com as exigências da pureza ritual. Diziam os fariseus que o castigo só veio ao mundo e a Israel por culpa dos am aretz.

46 SEMESTRE Datas das Aulas 14 Outubro 21 Outubro 28 Outubro 4Novembro 11Novembro 18 Novembro 25 Novembro 2 Dezembro 9 Dezembro 16 Dezembro 6 Janeiro 13 Janeiro 20 Janeiro 27 de Janeiro 3 Fevereiro

47 Propedêutica Bíblica Paróquia de N. Sra. Amparo P. Nuno Tavares

Textos 1 & 2 Mc Data Acontecimentos históricos A revolta dos macabeus As conquistas dos macabeus

Textos 1 & 2 Mc Data Acontecimentos históricos A revolta dos macabeus As conquistas dos macabeus Textos 1 & 2 Mc Data 166 64 Acontecimentos históricos A revolta dos macabeus As conquistas dos macabeus A autonomia dos judeus e sua maior expansão A dinastia dos hasmoneus Surgimento dos: Saduceus / Fariseus

Leia mais

GRUPOS SOCIAIS DA ÉPOCA DE JESUS. Ctrl L para apresentar slides

GRUPOS SOCIAIS DA ÉPOCA DE JESUS. Ctrl L para apresentar slides GRUPOS SOCIAIS DA ÉPOCA DE JESUS Ctrl L para apresentar slides Não faziam oposição a Roma Não faziam oposição a Roma PALESTINA - COLÔNIA DO IMPÉRIO ROMANO No ano 63 a.c. a Palestina foi ocupada pelo

Leia mais

Bíblia: A Sociedade no tempo de Jesus e sua Proposta. A Dominação Interna. Quarta Parte

Bíblia: A Sociedade no tempo de Jesus e sua Proposta. A Dominação Interna. Quarta Parte Bíblia: A Sociedade no tempo de Jesus e sua Proposta A Dominação Interna Quarta Parte De fato, era submissão demais. E a Judéia, especialmente,era dominada por ricos proprietários de terras que faziam

Leia mais

Cronologia do Antigo Testamento

Cronologia do Antigo Testamento Cronologia do Antigo Testamento P R È - H I S T Ó R I A 2200 A Criação Adão e Eva no jardim do Éden Caim e Abel Noé e o dilúvio A torre de Babel Abraão 2166-1991 Isaque 2066-1886 Jacó e Esaú 2006-1859

Leia mais

Quem dizem os homens que eu sou?

Quem dizem os homens que eu sou? Quem dizem os homens que eu Sou Quem dizem os homens que eu sou? Mc.8, 27-38 Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos:

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Segunda-feira da 9ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

Bíblia:- Sociedade no tempo de Jesus e sua Proposta AS RAÍZES DA POBREZA. Segunda Parte

Bíblia:- Sociedade no tempo de Jesus e sua Proposta AS RAÍZES DA POBREZA. Segunda Parte Bíblia:- Sociedade no tempo de Jesus e sua Proposta AS RAÍZES DA POBREZA Segunda Parte Lc 2,1-2 Mt 17,24-27 Mt 9,36 Lc 3,1 Mt 26,57 Mc 9,35-36 25 Colheitas 20 15 10 Pedágio e alfândega Anona 5 0 Jo 18,3-12

Leia mais

Os Livros dos Macabeus

Os Livros dos Macabeus Os Livros dos Macabeus O nome dos Livros surgiu do apelido de Macabeus (martelo) dado a Judas, filho mais famoso de Matatias. O texto foi escrito em Hebraico no início do 1º século a.c. Os livros descrevem

Leia mais

Índice. A Guerra dos Judeus LIVRO I APRESENTAÇÃO 15 PREFÁCIO 23

Índice. A Guerra dos Judeus LIVRO I APRESENTAÇÃO 15 PREFÁCIO 23 Índice APRESENTAÇÃO 15 A Guerra dos Judeus PREFÁCIO 23 LIVRO I CAPÍTULO I A revolta dos Macabeus 31 CAPÍTULO II Os Macabeus restauram a independência dos Judeus 34 CAPÍTULO III O reinado de Aristóbulo

Leia mais

O Cristianismo no Império Romano

O Cristianismo no Império Romano O Cristianismo no Império Romano ORIGEM Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a.c. Tem como origem a tradição judaica de crença na vinda de um Messias, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda

Leia mais

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

ORIGEM DO CRISTIANISMO. Igreja é uma realidade histórica e, portanto passível de ser estudada sob o ponto de vista da objetividade científica.

ORIGEM DO CRISTIANISMO. Igreja é uma realidade histórica e, portanto passível de ser estudada sob o ponto de vista da objetividade científica. ORIGEM DO CRISTIANISMO Igreja é uma realidade histórica e, portanto passível de ser estudada sob o ponto de vista da objetividade científica. ORIGEM DO CRISTIANISMO O que começa com cristo não é a salvação,

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 3, 1-6)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 3, 1-6) 2º DOMINGO DO ADVENTO (ANO C) 6 de Dezembro de 2015 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 3, 1-6) 1 No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Sexta-feira da 33ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Senhor

Leia mais

QUADRO CRONOLÓGICO Daniel

QUADRO CRONOLÓGICO Daniel DANIEL 11.1-35 QUADRO CRONOLÓGICO Daniel 9.24-27 11.1-35 Eternidade Passada 445 a.c. a.d.32 69 semanas 2 a vinda de Jesus Anticristo se revela Arrebatamento 1948 3 1/2 anos 3 1/2 anos Milênio 70 a semana

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA Aula 08 história 01 Profº Thiago POVOAMENTO DA ITÁLIA E ORIGEM DE ROMA Ocupação da Península Itálica (2000 a.c.) Gregos Italiotas (latinos, sabinos, samnitas, volscos, etc.) Etruscos

Leia mais

A PALESTINA ROMANA NO TEMPO DO NOVO TESTAMENTO

A PALESTINA ROMANA NO TEMPO DO NOVO TESTAMENTO A PALESTINA ROMANA NO TEMPO DO NOVO TESTAMENTO O corredor siro-palestinense é novamente alvo de disputas; dessa vez o império romano estende seus tentáculos até o sul da Palestina. É tempo da chamada paz

Leia mais

Éfeso. Rua Principal. Porto

Éfeso. Rua Principal. Porto Página 1 de 6 Éfeso Rua Principal Éfeso era a maior cidade da costa oeste da Ásia Menor. Como um centro de comércio marítimo e rodoviário da região, Éfeso era uma próspera comunidade urbana. No final do

Leia mais

PAINEL HISTÓRICO: Maria e seu tempo

PAINEL HISTÓRICO: Maria e seu tempo Casa de Recuperação e Benefícios Bezerra de Menezes Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo. - O Espírito da Verdade PAINEL HISTÓRICO: Maria e seu tempo Mario Danner

Leia mais

Surpreendidos por um Convite Pr. Ricardo Agreste

Surpreendidos por um Convite Pr. Ricardo Agreste Surpreendidos por um Convite Pr. Ricardo Agreste 1. Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. 2. Este foi o primeiro recenseamento feito quando

Leia mais

Panorama Histórico do Novo Testamento CTB IBRVN

Panorama Histórico do Novo Testamento CTB IBRVN Panorama Histórico do Novo Testamento CTB IBRVN Fig. 1. Potências mundiais que dominaram a Palestina. A: Império Assírio (930-612 a. C.). B: Império Babilônico (612-539 a. C.). C: Império Medo-Persa (539-332a.

Leia mais

Quem foi LUCAS? Era gentio de nascimento, médico de profissão. Buscando aperfeiçoamento na arte de curar, mudou-se para Alexandria, Athenas e

Quem foi LUCAS? Era gentio de nascimento, médico de profissão. Buscando aperfeiçoamento na arte de curar, mudou-se para Alexandria, Athenas e Atenção O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo;

Leia mais

Origem mítica: Rômulo e Remo fundam a cidade às margens do Rio Tibre

Origem mítica: Rômulo e Remo fundam a cidade às margens do Rio Tibre ROMA ANTIGA ORIGENS Origem mítica: Rômulo e Remo fundam a cidade às margens do Rio Tibre Origem histórica: conjunto de povos etruscos (norte), sabinos e latinos (centro) e gregos (sul). Fundação por volta

Leia mais

O termo diácono (do grego διάκονος, "servo", "ajudante, "ministro") I Timóteo 3.8-10 Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;

Leia mais

Introdução a Carta de Tiago

Introdução a Carta de Tiago Introdução a Carta de Tiago Tiago é uma carta prática É conhecida com literatura de Sabedoria Manual prático da religião Guia prático para a vida e a conduta cristã Objetivo da Aula A- O autor da Carta

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes Unidade II Natureza-Sociedade: questões ambientais 2 Aula 8.1 Conteúdo Hebreus, Fenícios e Persas. 3 Habilidade Identificar as principais características físicas,

Leia mais

Povos: etruscos, samnitas, latinos, italiotas e gregos. Economia: agricultura, pecuária e comércio. Organização social: patrícios, plebeus, clientes

Povos: etruscos, samnitas, latinos, italiotas e gregos. Economia: agricultura, pecuária e comércio. Organização social: patrícios, plebeus, clientes ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

ANEXO 10.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºD

ANEXO 10.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºD ANEXO 0. Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºD ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES CRITÉRIOS ESPECÌFICOS DE CLASSIFICAÇÃO 7ºD FEV. 0 GRUPO I.. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Apresentamos aqui, numa forma didática mais moderna, o estudo:-

Apresentamos aqui, numa forma didática mais moderna, o estudo:- Apresentação do Projeto Apresentamos aqui, numa forma didática mais moderna, o estudo:- A Sociedade no tempo de Jesus e sua Proposta Há uns 20 anos mais ou menos, já existia e existe,o mesmo conteúdo em

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano ROMA ANTIGA fases: séculos: IIIdC JC I ac VI ac VIIIaC IMPÉRIO REPÚBLICA MONARQUIA Auge da civilização romana; Pão e circo e Pax Romana; Cristianismo; Bárbaros; Crise.

Leia mais

EBD CONSOLIDAÇÃO O Ano da Comunhão

EBD CONSOLIDAÇÃO O Ano da Comunhão EBD CONSOLIDAÇÃO 2016 O Ano da Comunhão AULA 3 A igreja em Jerusalém Atos 3-6 ATOS DOS APÓSTOLOS O modelo bíblico de igreja cristã Presb. José Cordeiro Neto»Diác. Luciano Tronconso MAPA DE JERUSALÉM ANTIGA

Leia mais

O poder de Deus em Nós. Atos 3:1-20

O poder de Deus em Nós. Atos 3:1-20 O poder de Deus em Nós Atos 3:1-20 Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de

Leia mais

EVANGELHO Mt 15,21-28 «..Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas...»

EVANGELHO Mt 15,21-28 «..Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas...» Ambiente: De uma forma geral, a comunidade judaica responde negativamente a o desafio apresentado por Jesus. Quer os nazarenos, quer os escribas, quer os fariseus, quer os saduceus recusam embarcar na

Leia mais

7. ROMA: DA FUNDAÇÃO À REPÚBLICA. Páginas 25 à 42.

7. ROMA: DA FUNDAÇÃO À REPÚBLICA. Páginas 25 à 42. 7. ROMA: DA FUNDAÇÃO À REPÚBLICA Páginas 25 à 42. Fundação de Roma Segundo vestígios arqueológicos, foi fundada pelos latinos; Localizada no centro da Península Itálica; Habitada pelos italiotas (latinos,

Leia mais

Jesus Prepara sua Morte

Jesus Prepara sua Morte Jesus Prepara sua Morte Texto base Marcos 14. 15-20 Introdução Jesus é ungido em Betânia Marcos 14. 3.9 Quais as características do gesto (Obra) dessa mulher: - Amor... v3 - Sacrifício... - Fé - Oportuna...

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O 2º livro traz também, as lutas dos pretendentes para

Leia mais

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano e outros impérios de sua época Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano Expansão durante quatro séculos: Oriente e ocidente; Oriente: se estendeu do Egito à Mesopotâmia e chegou a Arábia;

Leia mais

Antiguidade Clássica (II) ROMA. LIVRO : 1 AULA: 4 e 5

Antiguidade Clássica (II) ROMA. LIVRO : 1 AULA: 4 e 5 Antiguidade Clássica (II) ROMA LIVRO : 1 AULA: 4 e 5 FASES DA HISTÓRIA ROMANA Monarquia República Império 753 a.c. 590 a.c. 590 a.c. 27 a.c. 27 a.c. 476 d.c. FUNDAÇÃO DE ROMA Versão mitológica: Romulo

Leia mais

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES Conflitos entre Judeus e Árabes 2 Início dos conflitos Os conflitos ocorrem desde tempos bíblicos; A Diáspora quando os judeus foram expulsos de seu território no ano de

Leia mais

ANEXO 9.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC

ANEXO 9.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC ANEXO 9. Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES CRITÉRIOS ESPECÌFICOS DE CLASSIFICAÇÃO 7ºC FEV. 0 GRUPO I.. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja primitiva (33-62 A.D.) Datas importantes 30 48 50-64 70 55-90 ~135 A morte de Jesus Concílio de Jerusalém Cartas de Paulo Destruição de

Leia mais

Neemias: mente e coração sob o governo do Espírito

Neemias: mente e coração sob o governo do Espírito Um servo para transformar a história Neemias 1 e 2 Neemias: mente e coração sob o governo do Espírito 1. Capaz de chorar. 1: 1-4 2. Crer em orar. 1: 5-11 3. Sensível ao pecado. 1: 6-7 4. Crer na misericórdia.

Leia mais

Fev Sinal. Início Crise

Fev Sinal. Início Crise Fev 2015 Sinal Crise Início 2016 2015 Momento de avaliação 2015 Momento de avaliação Daquele homem muito religioso Daquele que muita gente gostava Daquele cuja vida era tudo virtual Do que fora na vida

Leia mais

História MARCOS ROBERTO

História MARCOS ROBERTO História MARCOS ROBERTO Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização: planalto do

Leia mais

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Grade Curricular História da Igreja Formação do Estado de Israel e suas guerras Bibliologia Teologia Sistemática Básica - Doutrinas Bíblicas

Leia mais

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus OS PERSAS Profa. Schirley Pimentel Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização:

Leia mais

O Autor. Os evangelhos não contêm as assinaturas de seus autores. Também não oferecem dados sobre eles.

O Autor. Os evangelhos não contêm as assinaturas de seus autores. Também não oferecem dados sobre eles. O Autor Os evangelhos não contêm as assinaturas de seus autores. Também não oferecem dados sobre eles. Tudo o que sabemos sobre os evangelistas provém da Tradição da Igreja. O testemunho mais antigo sobre

Leia mais

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Prof. Osvaldo Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Modo de Produção Asiático Comunidades Primitivas Modo de Produção Escravista Grécia Roma sociedades cuja principal característica era o predomínio

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO

Leia mais

Depois disto, manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto ao mar de Tiberíades. E manifestou-se deste modo:

Depois disto, manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto ao mar de Tiberíades. E manifestou-se deste modo: JO Depois disto, manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto ao mar de Tiberíades. E manifestou-se deste modo: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia,

Leia mais

Página 1 de 47 ÍNDICE

Página 1 de 47 ÍNDICE 1 de 47 ÍNDICE Resumo Do Livro:...3 Parte I A Terra E As Memórias...4 A terra que Jesus conheceu...4 Regiões mencionadas nos evangelhos...9 Precedentes da época de Jesus...11 Parte I I Orações E Festas...21

Leia mais

Império Romano: Inimigos de Roma

Império Romano: Inimigos de Roma Senado Romano Império Romano: Inimigos de Roma "A queda do Império Romano (1964) Conflitos políticos no Império Romano e sua queda Quo Vadis - Ano: 1951 Perseguição aos cristão no Império Romano Ano:

Leia mais

O AUTOR ROMANOS. Contextos e Particularidades AULA 1 INTRODUÇÃO. Objetivos do Curso PAULO. O Apóstolo Paulo. Fortalecimento da Fé (2Pe 1:1-10)

O AUTOR ROMANOS. Contextos e Particularidades AULA 1 INTRODUÇÃO. Objetivos do Curso PAULO. O Apóstolo Paulo. Fortalecimento da Fé (2Pe 1:1-10) ROMANOS AULA 1 A REVELAÇÃO E A APLICAÇÃO DA JUSTIÇA DE DEUS Professor: Vlademir Hernandes vlademir@ibcu.org.br 1 2 Objetivos do Curso Fortalecimento da Fé (2Pe 1:1-10) Conhecimento frutífero Capacitação

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Terça-feira da 22ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Deus do

Leia mais

Nº 40 B Cristo Rei do Universo CRISTO REI

Nº 40 B Cristo Rei do Universo CRISTO REI Nº 40 B Cristo Rei do Universo 22.11.2015 CRISTO REI Hoje é a festa de Cristo-Rei, em que nos lembramos que Jesus Cristo é Rei de todo o Universo, junto com Deus Pai. Como Jesus disse a Pilatos, o Seu

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM arta-feira da 3ª Semana da Páscoa Qu 1) Oração Permanecei,

Leia mais

ü Espaço para dúvidas e incertezas. ü Informações para diluir ou, ao menos, minimizar dúvidas e incertezas.

ü Espaço para dúvidas e incertezas. ü Informações para diluir ou, ao menos, minimizar dúvidas e incertezas. ü Espaço para dúvidas e incertezas. ü Informações para diluir ou, ao menos, minimizar dúvidas e incertezas. Lee Strobel Evangelhos: Mateus Marcos Lucas João Jesus foi realmente um personagem histórico?

Leia mais

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO Percorria Jesus Cidades e povoados: 1. Pregando o Evangelho do reino; 2. Ensinando nas sinagogas 3. Curando as enfermidades Mt.4:23 O que é o Novo Testamento? - Segunda Divisão

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. Walace Vinente GEOGRAFIA CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

Breve o Site da Igreja.

Breve o Site da Igreja. Breve o Site da Igreja www.ieadbras.com.br Ev. Jacson Austragésilo 1 Ev. Jacson Austragésilo 2 Ev. Jacson Austragésilo 3 Ev. Jacson Austragésilo 4 Ev. Jacson Austragésilo 5 Ev. Jacson Austragésilo 6 Ev.

Leia mais

André Fontana Ibaviva dezembro/2017

André Fontana Ibaviva dezembro/2017 André Fontana Ibaviva dezembro/2017 JOSÉ o pai MARIA a mãe ISABEL a prima JESUS o filho ZACARIAS o sacerdote JOÃO BATISTA o primo de 2º grau JESUS o filho Lucas 2.1-16 Lucas 2.1-16 Naqueles dias César

Leia mais

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s O Reino de Deus Mateus 3:1,2 Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo. Mateus 4:17 Daí

Leia mais

II Domingo de Advento C 2009 Missa com a Catequese

II Domingo de Advento C 2009 Missa com a Catequese II Domingo de Advento C 2009 Missa com a Catequese Procissão de entrada: Inclui uma mãe, vestida de branco, de olhos vendados, com uma balança e uma espada em cada uma das mãos, a simbolizar a justiça

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O livro traz também as lutas dos pretendentes para suceder

Leia mais

3º DOMINGO DA QUARESMA.

3º DOMINGO DA QUARESMA. 3º DOMINGO DA QUARESMA. COMENTÁRIO BÍBLICO Leituras: Êxodo 3, 1-8a. 13-15; Salmo 102, 1-11; 1ª Coríntios 10, 1-6. 10-12 Evangelho: Lucas 13, 1-9 "Nessa ocasião, apareceram alguns a falar-lhe dos galileus,

Leia mais

Portugal nos séculos XIII e XIV: Sociedade Portuguesa. História e Geografia de Portugal

Portugal nos séculos XIII e XIV: Sociedade Portuguesa. História e Geografia de Portugal Portugal nos séculos XIII e XIV: Sociedade Portuguesa 5.º Ano História e Geografia de Portugal Joana Simas Sociedade Portuguesa Pirâmide social. A sociedade portuguesa no século XIII estava organizada

Leia mais

Domingo XXXII TEMPO comum 11 de novembro de 2012

Domingo XXXII TEMPO comum 11 de novembro de 2012 Domingo XXXII TEMPO comum 11 de novembro de 2012 ESTA POBRE VIÚVA DEU MAIS DO QUE TODOS OS OUTROS QUE OFERECERAM ESMOLAS comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho Mc 12, 38-44 Naquele tempo, (no

Leia mais

Prof. Alexandre Cardoso. História 5A. Bizantinos e Francos.

Prof. Alexandre Cardoso. História 5A. Bizantinos e Francos. Prof. Alexandre Cardoso História 5A Aula 14 Bizantinos e Francos. Crescente Fértil ORIENTE O IMPÉRIO BIZANTINO O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje

Leia mais

MINISTÉRIO PÃO DA VIDA

MINISTÉRIO PÃO DA VIDA PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 4. CONTEÚDO DO NOVO TESTAMENTO Hebreus 9.15-17 1. A NATUREZA DO NOVO TESTAMENTO Os 27 livros do Novo Testamento apresentam a vida de Cristo e sua obra contínua

Leia mais

A VIDA DIÁRIA NA ÉPOCA DE JESUS

A VIDA DIÁRIA NA ÉPOCA DE JESUS A VIDA DIÁRIA NA ÉPOCA DE JESUS Família Costumes Festas Economia Jörg Garbers A vida diária nos tempos de Jesus: Introdução A ligação entre religião e cultura Arquitetura Moda Ritmo do ano Convivência

Leia mais

Introdução e visão geral da História de Israel. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da História de Israel. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da História de Israel Jörg Garbers Ms. de Teologia Textos Data 1Rs 12 2Rs 17 2Cr 10 depois Cr não se preocupa mais com Israel ~ 931 a.c. As narrativas bíblicas situam aqui o cisma

Leia mais

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS APÓSTOLOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA Jörg Garbers Ms. de Teologia CONTEXTO POLÍTICO Império romano A organização era muito eficaz. Roma era a capital e o centro. Todo

Leia mais

Plano cronológico do Cristianismo. Primeiro Século

Plano cronológico do Cristianismo. Primeiro Século Mandato de PAULO E ESTEVÃO Ano 5 a.c. - João disse-lhe o Mestre -, lembras-te do meu aparecimento na Terra? Recordo-me, Senhor. Foi no ano 749 da era romana, apesar da arbitrariedade de Frei Dionísio,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Ó Deus todo-poderoso, ao redermos culto à Imaculada

Leia mais

A religião: Raiz de discriminação

A religião: Raiz de discriminação Bíblia Quinta Parte A religião: Raiz de discriminação Para o judeu era importante pertencer a uma família autenticamente judia: isto é, ser descendente de Abraão, considerado Pai de todos Os judeus. Eles

Leia mais

Pérsia, fenícia e palestina

Pérsia, fenícia e palestina Pérsia, fenícia e palestina Região desértica Atuais estados de Israel e Palestina Vários povos (semitas) estabelecidos no curso do Rio Jordão Palestina Hebreus (Palestina) Um dos povos semitas (cananeus,

Leia mais

Ouvido e compreendido

Ouvido e compreendido Ouvido e compreendido pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos, 5 por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram

Leia mais

Quem é Marcos? Marcos, autor do primeiro Evangelho, vivia em Jerusalém. A mãe se chamava Maria. Em sua casa reuniam-se os cristãos da cidade.

Quem é Marcos? Marcos, autor do primeiro Evangelho, vivia em Jerusalém. A mãe se chamava Maria. Em sua casa reuniam-se os cristãos da cidade. Atenção O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo;

Leia mais

S. José, Esposo da Virgem Maria! Pai adotivo do Salvador! Padroeiro da boa morte! Patrono da Igreja Católica! Patrono dos pais e dos carpinteiros!

S. José, Esposo da Virgem Maria! Pai adotivo do Salvador! Padroeiro da boa morte! Patrono da Igreja Católica! Patrono dos pais e dos carpinteiros! S. José, Esposo da Virgem Maria! Pai adotivo do Salvador! Padroeiro da boa morte! Patrono da Igreja Católica! Patrono dos pais e dos carpinteiros! Patrono do trabalho e da justiça social! Pai da Divina

Leia mais

Monarquia (753 a.c 509 a.c.)

Monarquia (753 a.c 509 a.c.) ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Sexta-feira da 2ª Semana da Quaresma Concedei-nos,

Leia mais

Por coincidência, descia por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo.

Por coincidência, descia por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo. 25 Levantou-se, então, um doutor da Lei e perguntou-lhe, para o experimentar: «Mestre, que hei-de fazer para possuir a vida eterna?» 26 Disse-lhe Jesus: «Que está escrito na Lei? Como lês?» 27 O outro

Leia mais

Relógio Santo. Oito horas da noite Instituiu o Senhor Jesus o Santíssimo Sacramento. Bendito seja o amor com que Jesus Cristo se deixou Sacramentado.

Relógio Santo. Oito horas da noite Instituiu o Senhor Jesus o Santíssimo Sacramento. Bendito seja o amor com que Jesus Cristo se deixou Sacramentado. Breve Compêndio de Orações e Devoções Coordenado por uma sociedade de eclesiásticos bragarense 2ª. Edição 1865 - Germano J. Barreto Livro cedido pela nossa irmã em Cristo, Geraldinha Maia de Caxambu MG

Leia mais

FOI MORAR EM CAFARNAUM, PARA SE CUMPRIR O QUE FOI DITO PELO PROFETA ISAÍAS - Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho.

FOI MORAR EM CAFARNAUM, PARA SE CUMPRIR O QUE FOI DITO PELO PROFETA ISAÍAS - Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho. III DOMINGO do TEMPO comum 26 de janeiro de 2014 FOI MORAR EM CAFARNAUM, PARA SE CUMPRIR O QUE FOI DITO PELO PROFETA ISAÍAS - Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho. Mt 4,12-23 12 Ao saber que

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração São Simão e São Judas Ó Deus, Pai de bondade, que

Leia mais

Movidos pela estrela que brilha no amor!

Movidos pela estrela que brilha no amor! EXTERNATO MARIA DROSTE Projecto Pastoral Movidos pela estrela que brilha no amor! Semana III do Tempo Comum Dia 15 de Janeiro Segunda-feira Naquele tempo, os discípulos de João e os fariseus guardavam

Leia mais

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) APÓSTOLO PAULO Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para

Leia mais

A crise de Roma e o Império Bizantino CAPÍTULO 15

A crise de Roma e o Império Bizantino CAPÍTULO 15 A crise de Roma e o Império Bizantino CAPÍTULO 15 A separação do Império Crises prolongadas, tanto internas quanto externas, desorganizou o império romano e contriibuiu para a sua desagregação. (sérculo

Leia mais

(04/03/2018 domingo)

(04/03/2018 domingo) (04/03/2018 domingo) missaocatolica.com Observações gerais Texto adaptado para leitura em celular e indentado. Caso tenha celular com android: É recomendado o uso do leitor ezpdf reader (gratuito) para

Leia mais

Natal Exultemos de alegria no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador. Hoje desceu do Céu sobre nós a verdadeira paz.

Natal Exultemos de alegria no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador. Hoje desceu do Céu sobre nós a verdadeira paz. Natal Exultemos de alegria no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador. Hoje desceu do Céu sobre nós a verdadeira paz. Natal Exultemos de alegria no Senhor, porque nasceu na terra o nosso Salvador.

Leia mais

Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por

Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por roma Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por patrícios (nobres proprietários de terras, descendentes

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Segunda-feira da 8ª Semana do Tempo Comum Ó Deus,

Leia mais

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo:

Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga, dizendo: - A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: - Não temas: crê somente, e será

Leia mais

Militares Júlio Cesar Triunvirato 1 Triunvirato Forma-se o segundo Triunvirato Principado

Militares Júlio Cesar Triunvirato 1 Triunvirato Forma-se o segundo Triunvirato Principado Recomendações do Professor: Esse é um resumo sobre conteúdo dado para a avaliação bimestral. O aluno NÃO DEVE ESTUDAR SOMENTE ESSE RESUMO. Houve várias tarefas que o aluno também deve rever e completar

Leia mais

Missa no Dia de Páscoa

Missa no Dia de Páscoa Missa no Dia de Páscoa LEITURA I Actos 10, 34a.37-43 «Comemos e bebemos com Ele, depois de ter ressuscitado dos mortos» Leitura dos Actos dos Apóstolos Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: «Vós

Leia mais

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa FEVEREIRO 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR Festa Quando esta festa não ocorre ao domingo, escolhe-se apenas uma das seguintes leituras antes do Evangelho. LEITURA I Mal 3, 1-4 «Entrará no seu templo

Leia mais