2.3 DEFEITOS NA FUNDIÇÃO DE MATERIAIS METÁLICOS Fundição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2.3 DEFEITOS NA FUNDIÇÃO DE MATERIAIS METÁLICOS Fundição"

Transcrição

1 DEFEITOS NA FUNDIÇÃO DE MATERIAIS METÁLICOS Fundição O processo de fundição consiste no vazamento do metal líquido em um molde contendo uma cavidade com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada. Não se limita apenas às ligas de aço, mas a vários tipos de ligas metálicas, desde que apresentem uma temperatura de fusão não muito elevada e fluidez adequada. Os mais utilizados são: aços, ferros fundidos, alumínio, cobre, zinco, magnésio e suas ligas. A fundição permite obter, de modo econômico, grandes peças ou peças de geometria complexa, sua principal vantagem em relação a outros processos. No entanto, existem também desvantagens. Os aços fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tensões residuais, microporosidade e variações de tamanho de grão. Tais fatores resultam em menor resistência e ductilidade, quando comparados aos aços obtidos por outros processos de fabricação, como conformação a quente. Existem muitas variantes no processo de fundição (grau de automação, produtividade, precisão dimensional, acabamento superficial, etc.), entretanto destaca-se a influência do tipo de molde nas propriedades físicas do material resultante. Por exemplo, a taxa de dissipação de calor através do molde determina o tamanho final de grão, e, portanto a característica de resistência mecânica da peça. Logo, é o tipo de molde que determina a qualidade da peça. Por este motivo os processos de fundição são muitas vezes classificados de acordo com o tipo de molde utilizado. Além disso, podem também ser classificados pela força ou pressão usada para preencher o molde com o metal líquido (por gravidade ou por pressão). Os processos típicos podem ser classificados em cinco grupos (Tabela 2.3) 21 : 21 MORO, N., AURAS. A. P. Processos de fabricação - Fundição. Florianópolis, SC: Centro Federal de Educação Tecnologica de Santa Catarina p.

2 33 TIPO DE FORÇA POR GRAVIDADE POR PRESSÃO Tabela 2.3 Processos típicos de fundição. TIPO DE MOLDE AREIA VERDE (MOLDE DESCARTÁVEL) EM CASCA (SHELL MOLDING) MOLDE PERMANENTE (MOLDE METÁLICO, BIPARTIDO) CERA PERDIDA (MOLDE E MODELO SÃO DESCARTÁVEIS) INJEÇAO (MOLDE METÁLICO) Fonte: Moro et al, Defeitos em produtos fundidos O defeito em peça fundida ou defeito de fundição pode ser definido como sendo qualquer descontinuidade em relação à qualidade especificada para a peça fundida. Esse conceito não abrange, normalmente, a composição química e a qualidade metalúrgica da peça, mas principalmente os aspectos relacionados a: Ausência de defeitos internos na peça fundida ou ausência de descontinuidades como; vazios produzidos por contração ou gás, trincas, inclusões e etc. Estabilidade dimensional ou geometria da peça fundida, e; Estado da superfície ou acabamento superficial. A qualidade do molde pode ter influência direta sobre estes três aspectos da qualidade da peça fundida e, algumas vezes, sobre a sua qualidade metalúrgica. Devido à diversidade de peças produzidas em uma fundição, é prudente que a formulação e o processamento da areia de moldagem e dos moldes proporcionem uma certa segurança, de modo que pequenas e inevitáveis variações no processo não ocasionem o aparecimento de defeitos. A definição dessa margem de segurança só será possível se os mecanismos que causam os defeitos forem perfeitamente conhecidos Defeitos causados por gases Os defeitos devidos a gases são, talvez, os mais complexos e de solução mais difícil. Uma boa parte dos defeitos de fundição tem duas componentes, uma

3 34 ligada ao processamento da areia e dos moldes e outra ligada ao processamento do metal e à maneira como o metal é introduzido no molde. Em muitos casos, essas componentes são mutuamente compensáveis, de modo que erros ou inadequações relativos aos moldes podem ser compensados no processamento do metal e projeto de canais e vice-versa. Os problemas de gases, entretanto, não parecem ter esse caráter, embora existam umas poucas exceções. Os gases, que geram defeitos em peças fundidas, podem estar contidos no metal líquido antes do vazamento ou serem absorvidos pelo metal durante o preenchimento do molde ou ambos. O efeito final será o mesmo, isto é, cavidades em geral arredondadas, com superfícies lisas no interior da peça, sendo difícil, pela simples aparência das cavidades, distinguir a fonte. Os metais líquidos podem dissolver gases em quantidades ponderáveis, conforme a liga metálica e o gás considerado. As curvas de solubilidade de gases nos metais em função da temperatura têm genericamente a forma apresentada na Figura 2.9. A solubilidade de gases em ligas metálicas é, geralmente, bem mais alta no líquido que no sólido, como ocorre com o hidrogênio em ligas de alumínio. Figura 2.9 Solubilidade do hidrogênio em ligas de alumínio. Fonte: LOCKE et al, LOCKE, C. e ASHBROOK, R. L. Nature of mold cavity gases. Pre-print No. AFS Annual Meeting, p.

4 35 Um gás que esteja dissolvido num líquido metálico tem sua solubilidade diminuída à medida que a temperatura cai. No caso de uma peça que está solidificando no interior de um molde, o gás dissolvido vai se difundindo das regiões mais frias para as mais quentes onde a solubilidade é maior. Nas últimas regiões da peça a se solidificarem a concentração de gases é, portanto, bem mais alta que a concentração média inicial. Como o limite de solubilidade dos gases no sólido é bem inferior ao que prevalece no líquido, a quantidade de gás que excede esse limite forma bolhas cujas dimensões e forma dependem do modo de solidificação do metal e da natureza do gás 23. Em decorrência disso, as localizações mais prováveis para os defeitos de bolhas formadas por gases dissolvidos no líquido, são os centros de massa ou pontos-quentes. As fontes de gases externas ao molde são tão variadas e dependentes do tipo de metal fundido, que não cabe sua abordagem neste texto. A evolução rápida de gases do molde durante o vazamento pode trazer dois outros tipos de problemas além da formação de bolhas: A pressão de gases no interior do molde, durante o vazamento, pode elevarse a ponto de impedir o preenchimento completo da cavidade; nesse caso produz-se o defeito de mau enchimento ( misrun na literatura inglesa). Um caso particular desse problema é a chamada junta fria ou fecho frio, em que duas frentes concorrentes de metal líquido só conseguem encontrar-se quando sua temperatura já está baixa demais para que formem uma ligação; outras causas podem intervir neste tipo de defeito. A pressão de gases em determinados pontos da parede do molde pode expulsar uma certa quantidade de areia, causando superfície grosseira ou, em casos mais graves, uma protuberância na peça, às vezes denominada crosta ( solid scab ). Nesse caso, certamente serão encontradas inclusões num outro ponto da peça. 23 LOCKE, C., ASHBROOK, R. L. Nature of Mold Gases, a Review. AFS Transactions, 80 : 91, 1972.

5 36 Os gases provenientes do próprio molde são constituídos principalmente de oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, monóxido de carbono, gás carbônico, hidrocarbonetos e vapor d água. Os três primeiros têm possibilidade de estarem presentes na forma atômica e, nessas condições, podem dissolver-se no metal em concentrações ponderáveis. O hidrogênio dissolve-se com grande facilidade na maioria dos metais líquidos, aparecendo na forma de bolhas na peça solidificada. Nunca é demais lembrar que a concentração dos vários gases na atmosfera do molde será tanto maior quanto maior a pressão predominante, e esta diminui de forma aproximadamente exponencial com o aumento de permeabilidade, conforme se observa nas figuras 2.10 e Figura 2.10 dimensões e permeabilidades. Fonte: MAREK, MAREK, C. T. Green sand permeability - its significance and control. AFS Transactions, 74: 70, 1966.

6 37 Figura Pressão de gases no interior de moldes e machos aliviada pela presença de respiros. Fonte: MAREK, FRATURA E ANÁLISE DE FALHAS EM MATERIAIS METÁLICOS A Mecânica da Fratura é o estudo da resistência dos materiais sólidos que contém falhas ou trincas pré-existentes sob a ação de cargas aplicadas externamente. Uma trinca pode ser entendida como um entalhe cujo raio de curvatura é próximo a zero. O estudo das tensões, no que se refere às trincas, é de grande importância na determinação da carga estática máxima e da vida de fadiga dos componentes, sendo que a presença de trincas podem significantemente debilitar a estrutura e reduzir a sua vida útil Fratura frágil e fratura dúctil No decorrer de uma fratura, um material sofre uma divisão em duas ou mais partes, com a formação de superfícies livres decorrentes do rompimento de ligações atômicas, e com superfícies características do tipo de falha. No nível atômico, o rompimento das ligações se dá num mesmo plano cristalográfico, podendo ocorrer por cisalhamento, quando a fratura se dá no mesmo plano da tensão ou por clivagem, quando a fratura é normal ao plano da tensão. 26 MAREK, C. T. Green sand permeability - its significance and control. AFS Transactions, 74: 70, 1966.

7 38 Há diversas possibilidades de classificação do comportamento em fratura dos metais e ligas metálicas. Se o critério utilizado for energia absorvida no processo de fratura, pode-se dizer que a fratura é frágil, quando associada a pequena quantidade de energia absorvida no processo de fratura, ou tenaz, quando a fratura é precedida pelo consumo de quantidades de energia relativamente elevadas. A deformação plástica, que ocorre nas regiões vizinhas à área onde ocorreu a fratura, é uma das maneiras de classificar o comportamento em fratura dos metais. Nesta classificação, fratura dúctil (Figura 2.12a) é aquela em que ocorre intensa deformação plástica precedendo a fratura, enquanto que fratura frágil (Figura 2.12b) é aquela em que a quantidade de deformação precedendo a fratura é muito baixa ou nula27. Figura 2.12 Aspecto macrográfico da fratura dúctil (a) e frágil (b). Fonte: EFFTING, Propagação de trincas por fadiga Como, teoricamente, a tensão total é distribuída de maneira homogênea pela seção, os materiais devem resistir a qualquer tensão inferior à máxima permitida. Muito embora os materiais sejam projetados de modo que a máxima tensão, em qualquer seção, não ultrapasse o limite de escoamento do material determinado pelo ensaio uniaxial de tração, falhas têm ocorrido sob condições dinâmicas sem que a 27 EFFTING, C., Mecânica da fratura aplicada aos materiais duteis e frágeis. Joinville, SC: UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina, p. 28 MELLO, C. A. T. de,. Vida em Fadiga de um Ferro Fundido Nodular Ferrítico com Variações Microestruturais. Rio de Janeiro, RJ: PUC-Rio, p.

8 39 máxima tensão cíclica em qualquer seção tenha excedido o limite superior previsto. Tais fraturas, caracterizadas pela ausência de deformação plástica excessiva, mesmo nos materiais dúcteis, são chamadas de falhas por fadiga e causadas por deformação localizada. Na verdade, existe a formação de trincas muito pequenas que, sob a ação de uma anormal concentração de tensões cíclicas, crescem com o tempo e diminuem a vida útil do material, que, não resistindo às solicitações, se rompe bruscamente. A fadiga, portanto, tem origem em qualquer ponto de concentração de tensões e é sempre causada por uma fratura progressiva29. As regiões de maior solicitação mecânica são os pontos favoráveis para a nucleação e propagação de novas trincas. As tensões de compressão não geram propagação das trincas, já as tensões de tração são as responsáveis pela propagação de trincas por fadiga (Figura 2.13). Figura Mecanismos de nucleação de trincas por fadiga. Fonte: Laboratório de Materiais, UNIFEI Morfologia da superficie de fratura por fadiga A fratura por fadiga é caracterizada pelo aspecto da área de fratura que apresenta uma região de superfície lisa, proveniente do atrito das faces da fratura inicial e progressiva, e outra com superfície granular, resultante da fratura final brusca e sem atrito. Em função do tempo para a falha, a fratura por fadiga se processa em três fases distintas. A primeira fase ocorre com apreciável lentidão, se caracteriza pela formação do núcleo de concentração de tensões e conseqüente início de fratura. A segunda fase é mais rápida e a fratura prossegue numa intensidade cada vez maior. Porém, a peça ou componente apresenta uma área resistente suficientemente adequada para suportar as tensões atuantes.

9 40 A terceira fase é extremamente rápida e caracteriza-se pela acentuada redução da área resistente e fratura frágil, conforme exemplificada nas Figuras 2.9 e Figura 2.14 Representação esquemática da fratura por fadiga Fonte: MELLO, Em escala microscópica, o número de modos de fratura é maior. Os micromecanismos geralmente são classificados em clivagem, microcavidades (dimples), quase-clivagem, fratura intergranular e fadiga. A superfície de fratura dúctil se caracteriza pela presença dos dimples, que representam essencialmente as duas metades de cavidades que foram nucleadas, cresceram e quando coalesceram formaram a superfície da fratura. Figura 2.15 Macroestrutura de falha por fadiga. TRINCA POR FADIGA (CRECIMENTO LENTO) BARRA DE AÇO, TAMANHO NATURAL, MOSTRANDO AS FASES DA FRATURA DE FADIGA. FRATURA CATASTRÓFICA (PROPAGAÇÃO RÁPIDA) TRINCA POR FADIGA (CRECIMENTO LENTO) Fonte: MELLO, MELLO, C. A. T. de,. Vida em fadiga de um ferro fundido nodular ferrítico com variações microestruturais. Rio de Janeiro, RJ: PUC-Rio, p.

10 41 A superfície de fratura frágil é caracterizada pela presença de facetas de clivagem, que é um micromecanismo que ocorre por meio de fratura de planos cristalográficos específicos, conhecidos como planos de clivagem. As facetas de clivagem geralmente apresentam as marcas de praia (Figura 2.16), que são indícios da propagação de trincas simultâneas em direções paralelas aos planos cristalográficos, fazendo com que estas trincas sejam unidas pela formação de degraus. Estes são produzidos por clivagens ao longo de um conjunto de planos secundários de clivagem ou pela separação ao longo da interface entre a matriz e uma região de macla do cristal, ou ainda, pela deformação plástica (cisalhamento), do material entre trincas. Os rios de clivagens convergem no sentido contrário ao da propagação da trinca, permitindo assim a determinação do local onde a fratura iniciou. Figura 2.16 Marcas de praia em fraturas por fadiga. Fonte: MELLO, MELLO, C. A. T. de,. Vida em fadiga de um ferro fundido nodular ferrítico com variações microestruturais. Rio de Janeiro, RJ: PUC-Rio, p.

11 42 3 METODOLOGIA A análise da falha da grelha requeriu uma investigação detalhada, para caracterização a causa da fratura. Devido a grande geometria da peça e a limitação de equipamentos, foi utilizada uma metodologia de análise de falhas que consistia na caracterização macrográfica da morfologia das superfícies de falhas e caracterização de falhas induzidas pelos ensaios de tração e impacto, bem como ensaios de dureza e análise química. A metodologia utilizada na análise da falha da grelha está representada no fluxograma da Figura 3.1. Figura Fluxograma da metodologia utilizada. Fonte: Autor, 2013 O inicio da análise foi com a inspeção visual macroestrutural. Após a análise macroestrutural de todas as fraturas, foi então realizada a preparação das amostras.

12 43 Para isso, foi utilizada uma máquina de corte por abrasão e líquido refrigerante. Uma região da fratura (R1), e em seguida, uma seção (R2), foram retiradas para preparação dos corpos de prova (Figuras 3.2). Figura 3.2 região do corte (a) para usinagem e preparação dos corpos de prova (b). Fonte: Autor, Foram preparados corpos de prova (CPs) para ensaio de impacto, ensaio de tração, análise química, análise metalográfica e microdureza (Figura 3.3). Figura 3.3 Corpos de prova para (da esquerda para a direita): análise química e microdureza, ensaio de impacto e ensaio de tração. Fonte: Autor, 2013.

A microdureza foi realizada em um corpo de prova de seção retangular e a amostragem segue o esquema da Figura 4.12.

A microdureza foi realizada em um corpo de prova de seção retangular e a amostragem segue o esquema da Figura 4.12. 53 4.4 MICRODUREZA VICKERS A microdureza foi realizada em um corpo de prova de seção retangular e a amostragem segue o esquema da Figura 4.12. Figura 4.12 Esquema de amostragem de microdureza. Fonte: Autor,

Leia mais

FUNDIÇÃO. Prof. Dr. Ivanir Luiz de Oliveira

FUNDIÇÃO. Prof. Dr. Ivanir Luiz de Oliveira FUNDIÇÃO Prof. Dr. Ivanir Luiz de Oliveira FUNDIÇÃO DE METAIS ( CONCEITO ) Processo de fabricação que consiste em verter (vazar) metal líquido num molde contendo uma cavidade (molde e machos) com a geometria

Leia mais

DEFINIÇÃO DE FUNDIÇÃO. Processo metalúrgico de fabricação que envolve a. fusão de metais ou ligas metálicas, seguida do

DEFINIÇÃO DE FUNDIÇÃO. Processo metalúrgico de fabricação que envolve a. fusão de metais ou ligas metálicas, seguida do Dr. Eng. Metalúrgica Aula 01: 1. Introdução - Definição de fundição. - Características e potencialidades dos processos de fundição. - Princípios fundamentais. 2. Classificação dos Processos de Fundição

Leia mais

Dependendo da habilidade do material em deformar plasticamente antes da fratura, dois tipos de fratura pode ocorrer: Dúctil Frágil.

Dependendo da habilidade do material em deformar plasticamente antes da fratura, dois tipos de fratura pode ocorrer: Dúctil Frágil. Fratura Separação do material devido a tensão aplicada, numa temperatura abaixo do ponto de fusão. Passos da fratura: Formação da trinca Propagação da trinca Dependendo da habilidade do material em deformar

Leia mais

MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING. Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD.

MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING. Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD. MOLDAGEM DE CASCA SHELL MOLDING Prof. César Augusto Agurto Lescano, PhD. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA MOLDAGEM EM AREIA Vantagens 1. A moldagem por areia verde é o mais barato dentre todos os métodos de

Leia mais

bronze), sendo que não há necessidade da sua destruição para a retirada da peça fundida

bronze), sendo que não há necessidade da sua destruição para a retirada da peça fundida 8 FUNDIÇÃO EM MOLDES PERMANENTES (COQUILHAS) Nos processos com moldes permanentes, o molde (também chamado de coquilha) é confeccionado em material metálico (ferro fundido, aço e, mais raramente, bronze),

Leia mais

Defeitos de Fundição Porosidades de gas

Defeitos de Fundição Porosidades de gas Defeitos de Fundição Porosidades de gas Ricardo Fuoco Gerente Geral de Tecnologia de Fundição Metso Brasil Indústria e Comércio Ltda Fone: (015) 2102-1212 Email: ricardo.fuoco@metso.com 1 Índice 4.1. Porosidades:

Leia mais

FABRICAÇÃO MECÂNICA. Introdução aos Processos de Fabricação / Fundição. Material 1 Coletânea de materiais sobre fundição (livros, apostilas e resumos)

FABRICAÇÃO MECÂNICA. Introdução aos Processos de Fabricação / Fundição. Material 1 Coletânea de materiais sobre fundição (livros, apostilas e resumos) 2010 FABRICAÇÃO MECÂNICA Introdução aos Processos de Fabricação / Fundição Material 1 Coletânea de materiais sobre fundição (livros, apostilas e resumos) Prof. Alexander 1/1/2010 1 - INTRODUÇÃO 2 3 2 -

Leia mais

METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA. Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA. Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 15 METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Processos de conformação Processos mecânicos Processos metalúrgicos Processos de conformação

Leia mais

Produção Computer Integrated Manufacturing (CIM)

Produção Computer Integrated Manufacturing (CIM) INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO (Mar 2007) 1. Fabricação: uma das etapas da obtenção de um produto Ciclo de obtenção de um produto Pesquisa de Mercado Definição das necessidades Estudo de viabilidade

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA VIGÊNCIA: 2016/1-2019/1 PROGRAMA DA DISCIPLINA DISCIPLINA: FUNDICAO CODCRED CARGA HORÁRIA MÓDULO 4444D-02 30 60 EMENTA: Princípios gerais da fundição. Concepção- desenho modelo molde. Areias para moldagem.

Leia mais

crescimento orientado pode fragilizar as diagonais (solução: arredondar cantos)

crescimento orientado pode fragilizar as diagonais (solução: arredondar cantos) PROCESSOS DE FUNDIÇÃO 1. Princípio dos processos de fundição Moldagem de ligas metálicas no estado líquido. 2. Exemplos de produtos obtidos lingotes; tarugos; bases de máquinas; carcaças de máquinas; blocos

Leia mais

11 - FALHA OU RUPTURA NOS METAIS

11 - FALHA OU RUPTURA NOS METAIS 11 - FALHA OU RUPTURA NOS METAIS Fratura Fluência Fadiga Dureza 1 A engenharia e ciência dos materiais tem papel importante na prevenção e análise de falhas em peças ou componentes mecânicos. 2 FRATURA

Leia mais

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE FABRICAÇÃO FUNDIÇÃO. PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão. PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE FABRICAÇÃO FUNDIÇÃO. PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão. PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS METALÚRGICOS Conformação por Solidificação TEMPERATURA

Leia mais

Aula 6 Propriedades dos materiais

Aula 6 Propriedades dos materiais Aula 6 Propriedades Mecânicas dos Materiais E-mail: daniel.boari@ufabc.edu.br Universidade Federal do ABC Princípios de Reabilitação e Tecnologias Assistivas 3º Quadrimestre de 2018 Conceitos fundamentais

Leia mais

TM229 - Introdução aos Materiais

TM229 - Introdução aos Materiais TM229 - Introdução aos Materiais Propriedades mecânicas 2009.1 Ana Sofia C. M. D Oliveira Propriedades mecânicas Resistência - Tração - Escoamento - Compressão - Flexão - Cisalhamento - Fluência - Tensão

Leia mais

Acesse:

Acesse: Fundir é preciso Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Até agora estudamos processos de fundição que, de maneira geral, se caracterizam pela produção de peças brutas com alguma variação dimensional e cuja

Leia mais

Aula 5: Fundição Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem

Aula 5: Fundição Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem Aula 5: Fundição Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem A fundição é um dos processos mais antigos no campo de trabalho dos materiais e data de aproximadamente 4000 ac. Basicamente, o processo

Leia mais

FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO

FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO Rscp/labats/demec/ufpr/2017 O processo de fabricação por centrifugação consiste em vazar-se metal líquido num molde dotado de movimento de rotação, de modo que a força centrífuga

Leia mais

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE FABRICAÇÃO FUNDIÇÃO. PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão. PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE FABRICAÇÃO FUNDIÇÃO. PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão. PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS METALÚRGICOS Conformação por Solidificação TEMPERATURA

Leia mais

Disciplina: Projeto de Ferramentais I

Disciplina: Projeto de Ferramentais I Aula 04: Processos de Fundição em Moldes Metálicos por Gravidade (Coquilhas) 01: Introdução - Características do processo - Etapas envolvidas. - Fatores econômicos e tecnológicos - Ligas empregadas 02:

Leia mais

Capítulo Tabela 4.1 Características mecânicas do ferro fundido nodular ferrítico.

Capítulo Tabela 4.1 Características mecânicas do ferro fundido nodular ferrítico. Capítulo 4 52 4 RESULTADOS 4.1 Propriedades mecânicas As propriedades mecânicas básicas do ferro fundido nodular ferrítico, nas seis diferentes condições microestruturais estudas neste trabalho, acham-se

Leia mais

PROPRIEDADES DOS METAIS LÍQUIDOS

PROPRIEDADES DOS METAIS LÍQUIDOS Professor: Guilherme O. Verran Dr. Eng. Metalúrgica Aula 03_a: Escoamento de metais líquidos Fluidez 1. Introdução - Definição de Fluidez Ensaios de Fluidez 2. Fatores que influenciam na fluidez Temperatura

Leia mais

PMR-3101 INTRODUÇÃO A MANUFATURA MECÂNICA Aula 5: Propriedades mecânicas: FRATURA E FADIGA

PMR-3101 INTRODUÇÃO A MANUFATURA MECÂNICA Aula 5: Propriedades mecânicas: FRATURA E FADIGA PMR-3101 INTRODUÇÃO A MANUFATURA MECÂNICA Aula 5: Propriedades mecânicas: FRATURA E FADIGA Prof. Delson Torikai Sala: MS-12 E. mail: delsontorikai@usp.br PROJETO DE UM PRODUTO ETAPAS DE UM PROJETO: O desenvolvimento

Leia mais

Introdução Conteúdo que vai ser abordado:

Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Considerações sobre seleção de materiais; Propriedades dos materiais (metais, polímeros e cerâmicas); Seleção de materiais segundo: Resistência mecânica Resistência

Leia mais

Descontinuidades na solda

Descontinuidades na solda Descontinuidade & Defeito 1. Dimensionais 2. Estruturais 3. Relacionadas com propriedades indesejáveis no perfil da solda 4. Relacionadas com as propriedades do metal de base 1.Descontinuidades Dimensionais:

Leia mais

Propriedades dos Materiais Fadiga INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA PROGRAMA DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS FADIGA

Propriedades dos Materiais Fadiga INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA PROGRAMA DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS FADIGA INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA PROGRAMA DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS FADIGA Propriedades dos Materiais Ten Cel Sousa Lima, D. C. SUMÁRIO Introdução Carregamento Ensaio Fratura Variáveis 2 de 18 1 de 9 INTRODUÇÃO

Leia mais

DEFEITOS DE FUNDIÇÃO AREIA VERDE RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR/2017

DEFEITOS DE FUNDIÇÃO AREIA VERDE RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR/2017 DEFEITOS DE FUNDIÇÃO AREIA VERDE RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR/2017 DEFEITOS DE MOLDAGEM Inclusão de areia Causas:.erosão (lavagem).explosão (reação de oxidação).escamas.rabo-de-rato.quebra de cantos do molde..fechamento

Leia mais

Aula 11 Projetos 04 Considerações sobre projetos de fundição

Aula 11 Projetos 04 Considerações sobre projetos de fundição Disciplina: Projeto de Ferramentais I Professor: Guilherme O. Verran Aula 11 Projetos 04 Considerações sobre projetos de fundição 1. Análise Inicial do Projeto - principais pontos a serem considerados

Leia mais

FOUNDRY (METALS) Prof. Oliveira, Ivanir Luiz

FOUNDRY (METALS) Prof. Oliveira, Ivanir Luiz FOUNDRY (METALS) Prof. Oliveira, Ivanir Luiz FUNDIÇÃO Carga Horária: 3 horas-18 semanas DISCIPLINA : FUNDIÇÃO AVALIAÇÕES - 10 pontos - Primeira Avaliação: 02/10/2018 - Segunda Avaliação: 20/11/2018 - Substitutiva:

Leia mais

Tecnologia Mecânica III

Tecnologia Mecânica III Prof. Engº Marcos A. Gasparin dos Santos Email: m.gasparin@globo.com Departamento de Mecânica/Mecatrônica Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ETEC JORGE STREET Revisão: 01 de 03/02/2016

Leia mais

TM373 Seleção de Materiais Metálicos

TM373 Seleção de Materiais Metálicos Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM373 Seleção de Materiais Metálicos Introdução Prof. Rodrigo Perito Cardoso Favor desligar o celular ou passá-lo

Leia mais

FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO

FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO O processo de fabricação por centrifugação consiste em vazar-se metal líquido num molde dotado de movimento de rotação, de modo que a força centrífuga origine uma pressão além

Leia mais

Fadiga Um metal rompe-se por fadiga quando submetido a tensões cíclicas.

Fadiga Um metal rompe-se por fadiga quando submetido a tensões cíclicas. Fadiga Um metal rompe-se por fadiga quando submetido a tensões cíclicas. Fratura é de aparência frágil, mesmo que em materiais dúcteis, com formação de uma série de anéis que se desenvolvem do início da

Leia mais

Aula 11: Estruturas de Solidificação

Aula 11: Estruturas de Solidificação Disciplina: Metalurgia Física Parte II: Solidificação Professor: Guilherme O. Verran Dr. Eng. Metalúrgica 1. Introdução 2. Lingotes e Peças Monocristalinos; 3. Lingotes e Peças Policristalinos: Mecanismos

Leia mais

IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS. Bento Gonçalves, 2014.

IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS. Bento Gonçalves, 2014. IMPERFEIÇÕES EM SÓLIDOS Bento Gonçalves, 2014. O QUE É UM DEFEITO? É uma imperfeição ou um "erro" no arranjo cristalino dos átomos em um cristal. Podem envolver uma irregularidade: Na posição dos átomos

Leia mais

ESTAMPAGEM ESTAMPAGEM

ESTAMPAGEM ESTAMPAGEM ESTAMPAGEM Prof. M.Sc.: Anael Krelling 1 INTRODUÇÃO Estampagem consiste em todas as operações de corte e conformação de materiais metálicos planos, a fim de lhe conferir a forma e a precisão desejada,

Leia mais

Ensaios e propriedades Mecânicas em Materiais

Ensaios e propriedades Mecânicas em Materiais FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Ms. Patrícia Corrêa Ensaios e propriedades Mecânicas em Materiais Ensaios Mecânicos Os ensaios mecânicos consistem num conjunto de procedimentos

Leia mais

Fundido ou Forjado? Fundidos e forjados partem de processos iniciais bastante parecidos.

Fundido ou Forjado? Fundidos e forjados partem de processos iniciais bastante parecidos. FUNDIDO X FORJADO Fundido ou Forjado? Fundidos e forjados partem de processos iniciais bastante parecidos. O Processo A maioria dos componentes em aço tem seu início em uma aciaria: o metal passa por

Leia mais

Movimentação de discordâncias https://www.youtube.com/watch?v=cyn-boijq8a. https://www.youtube.com/watch?v=y0y5q5wqbu8

Movimentação de discordâncias https://www.youtube.com/watch?v=cyn-boijq8a. https://www.youtube.com/watch?v=y0y5q5wqbu8 Movimentação de discordâncias https://www.youtube.com/watch?v=cyn-boijq8a https://www.youtube.com/watch?v=y0y5q5wqbu8 https://www.youtube.com/watch?v=9uerrzfre5k Ensaio de tração (com gráfico) https://www.youtube.com/watch?v=skbodb0x4gk

Leia mais

NOTAS DE AULAS - VII

NOTAS DE AULAS - VII Mar/203 Módulo: Processo de Fabricação VII TREFILAÇÃO. A trefilação é uma operação de conformação que visa produzir materiais de secção transversal, devidamente calibrada. Esta ação se faz, onde a matéria-prima

Leia mais

ZAMAC MEGA ZINCO METAIS

ZAMAC MEGA ZINCO METAIS ZAMAC MEGA ZINCO METAIS Zinco Alumínio Magnésio Cobre 1 ZAMAC - Composição Química COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS LIGAS DE ZINCO ASTM B 240 07 - LINGOTES Elemento Químico ZAMAC 3 ZAMAC 5 Zamac 8 Alumínio - Al

Leia mais

Generalidades. Metal. Elemento químico, sólido, com estrutura cristalina e com as seguintes propriedades de interesse para a Engenharia

Generalidades. Metal. Elemento químico, sólido, com estrutura cristalina e com as seguintes propriedades de interesse para a Engenharia Materiais Metálicos Generalidades Metal Elemento químico, sólido, com estrutura cristalina e com as seguintes propriedades de interesse para a Engenharia Alta dureza Grande resistência mecânica Elevada

Leia mais

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA. Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Ms. Patrícia Corrêa. Metais: Conformação

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA. Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Ms. Patrícia Corrêa. Metais: Conformação FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Ms. Patrícia Corrêa Metais: Conformação Conformação: É o processo de transformação dos materiais (metálicos), através da ação de tensões

Leia mais

DEFORMAÇÃO DE MONOCRISTAIS 1. ESCORREGAMENTO

DEFORMAÇÃO DE MONOCRISTAIS 1. ESCORREGAMENTO DEFORMAÇÃO DE MONOCRISTAIS 1. ESCORREGAMENTO Monocristal Zn Degraus na superfície Bandas de escorregamento Planos de escorregamento PM2.1 1. ESCORREGAMENTO Linhas de escorregamento: 50-500 átomos de intervalo

Leia mais

5.1.Caracterização microestrutural e de microdureza dos aços estudados

5.1.Caracterização microestrutural e de microdureza dos aços estudados 5- Discussão 5.1.Caracterização microestrutural e de microdureza dos aços estudados Os aços estudados pertencem a dois sistemas onde a principal diferença esta no conteúdo de carbono e de molibdênio, no

Leia mais

Falhas. Fraturas. Tipos de fraturas: a) Fratura Dúctil b) Fratura moderadamente dúctil c) Fratura frágil

Falhas. Fraturas. Tipos de fraturas: a) Fratura Dúctil b) Fratura moderadamente dúctil c) Fratura frágil Falhas Fraturas Tipos de fraturas: a) Fratura Dúctil b) Fratura moderadamente dúctil c) Fratura frágil Estágios da fratura dúctil, tipo taça e cone: a) Empescoçamento inicial b) Formação de cavidades c)

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Metalurgia

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Metalurgia : Técnico em Metalurgia Descrição do Perfil Profissional: O profissional Técnico em Metalurgia deverá ser capaz de realizar controle visual, dimensional e laboratorial de materiais e substâncias utilizadas

Leia mais

Processos de Fundição

Processos de Fundição Processos de Fundição O Molde O Molde (partes básicas) Tipos de Moldes Colapsáveis são quebrados para retirada das peças 1 molde = 1 peça ou conjunto de peças Permanentes são abertos para retirada das

Leia mais

Materiais Usados na Concepção de um Automóvel

Materiais Usados na Concepção de um Automóvel Materiais Usados na Concepção de um Automóvel Materiais Metálicos e Respectivos Componentes Grupo MMM504: Ana Pereira António Ribeiro Bruno Maia Inês Neves Projecto FEUP Pedro Moreira Outubro de 2010 1

Leia mais

SOLDAGEM DOS METAIS CAPÍTULO 10 DEFEITOS EM OPERAÇÕES DE SOLDAGEM

SOLDAGEM DOS METAIS CAPÍTULO 10 DEFEITOS EM OPERAÇÕES DE SOLDAGEM 70 CAPÍTULO 10 DEFEITOS EM OPERAÇÕES DE SOLDAGEM 71 DESCONTINUIDADES MAIS FREQÜENTES NAS OPERAÇÕES DE SOLDAGEM Podemos definir descontinuidade como sendo uma interrupção das estruturas típicas de uma junta

Leia mais

4 Apresentação e discussão dos resultados

4 Apresentação e discussão dos resultados 57 4 Apresentação e discussão dos resultados 4.1 Resultados da primeira etapa São apresentados a seguir os resultados obtidos na primeira fase do trabalho, onde foram variadas as temperaturas de austenitização

Leia mais

Aula 03 Fundição por gravidade com molde de areia

Aula 03 Fundição por gravidade com molde de areia Aula 03 Fundição por gravidade com molde de areia Para ter acesso a esse material acesse: http://professores.chapeco.ifsc.edu.br/keli Material para a aula: Aparato IFSC de fundição (caixa de moldagem,

Leia mais

Materiais para Indústria Química

Materiais para Indústria Química Materiais para Indústria Química Aula 2 Conceitos e Análises de Falhas Falha Mecânica 2 Histórico de Falhas Nos últimos cem anos ocorreram inúmeros casos de fraturas de estruturas metálicas / estruturas

Leia mais

PROPRIEDADES MECÂNICAS DE

PROPRIEDADES MECÂNICAS DE DE MATERIAIS METÁLICOS CONCEITO DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO Formas de aplicação de carga: 2 1 COMPORTAMENTO ELÁSTICO E PLÁSTICO 3 COMPORTAMENTO ELÁSTICO E PLÁSTICO 4 2 COMPORTAMENTO ELÁSTICO 5 COMPORTAMENTO

Leia mais

FUNDIÇÃO POR GRAVIDADE OU COQUILHAMENTO EM MOLDE PERMANENTE

FUNDIÇÃO POR GRAVIDADE OU COQUILHAMENTO EM MOLDE PERMANENTE FUNDIÇÃO POR GRAVIDADE OU COQUILHAMENTO EM MOLDE PERMANENTE RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR 2017 O que é Fundição com Molde Permanente? O que é Fundição com Molde Permanente? A fundição com molde permanente emprega

Leia mais

FUNDIÇÃO. SMM0176 Engenharia de Fabricação Metalúrgica

FUNDIÇÃO. SMM0176 Engenharia de Fabricação Metalúrgica FUNDIÇÃO SMM0176 Engenharia de Fabricação Metalúrgica Rotas de Fabricação Metalúrgica SMM0176 Fundição Produção de peças pela solidificação de metal líquido em moldes Além de dar forma às peças determina

Leia mais

GABRIEL REIS FELIPE SOUZA LUIZ DOHOPIATI THALES PANKE DESENHOMECÂNICO FUNDIÇÃO E METALURGIA DO PÓ

GABRIEL REIS FELIPE SOUZA LUIZ DOHOPIATI THALES PANKE DESENHOMECÂNICO FUNDIÇÃO E METALURGIA DO PÓ GABRIEL REIS FELIPE SOUZA LUIZ DOHOPIATI THALES PANKE DESENHOMECÂNICO FUNDIÇÃO E METALURGIA DO PÓ METALURGIADOPÓ PROCESSO MECÂNICO DE PRODUÇÃO QUE FABRICA PEÇAS METÁLICAS ATRAVÉS DA COMPACTAÇÃO DE PÓ-METÁLICO

Leia mais

Tecnologia Mecânica III. ETEC Jorge Street Revisão: 01 de 03/02/2016

Tecnologia Mecânica III.   ETEC Jorge Street Revisão: 01 de 03/02/2016 Prof. Engº Marcos A. Gasparin dos Santos Email: m.gasparin@globo.com ETEC Jorge Street Revisão: 01 de 03/02/2016 1 Dia/Mês Tecnologia Mecânica III CRONOGRAMAS DE AULAS TEMA 15/02 Apresentação : Princípios

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Comando Numérico EEK 561)

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Comando Numérico EEK 561) (Comando Numérico EEK 5) Introdução Tipos de controle do movimento. Meios de entrada de dados e armazenagem de informações. Elementos de acionamento. Sistemas de controle. Eixos coordenados em maquinas

Leia mais

GRSS. SOLDAGEM POR EXPLOSÃO Explosion WELDING

GRSS. SOLDAGEM POR EXPLOSÃO Explosion WELDING SOLDAGEM POR EXPLOSÃO Fundamentos do processo É um processo de soldagem no estado sólido, que produz uma solda pelo impacto em alta velocidade das peças como resultado de uma detonação (explosão) controlada.

Leia mais

2. Considerando a figura dada na questão 2, explique a principal dificuldade de conformação da sílica fundida em relação ao vidro de borosilicato.

2. Considerando a figura dada na questão 2, explique a principal dificuldade de conformação da sílica fundida em relação ao vidro de borosilicato. Lista de Exercícios Materiais Cerâmicos 1. Num vidro, a deformação pode ocorrer por meio de um escoamento isotrópico viscoso se a temperatura for suficientemente elevada. Grupos de átomos, como por exemplo

Leia mais

Comportamento Elastoplástico

Comportamento Elastoplástico Departamento de Engenharia Mecânica Comportamento Elastoplástico Prof. Arthur Braga Projeto Mecânico Estratégia Identificar possíveis modos de falha (escoamento, ruptura, fadiga, fratura, etc.) Definir

Leia mais

Aula 10 - Laminação. Para ter acesso a esse material acesse:

Aula 10 - Laminação. Para ter acesso a esse material acesse: Aula 10 - Laminação Para ter acesso a esse material acesse: http://professores.chapeco.ifsc.edu.br/keli Classificação Processos de Fabricação Processos de Fabricação Com remoção de cavaco Sem remoção de

Leia mais

Mecanismos de Fratura

Mecanismos de Fratura Mecanismos de Fratura Tipos de fratura Fratura é a separação ou fragmentação de um corpo sólido em duas ou mais partes sob a ação de tensão. Fratura Dúctil: acompanhada de intensa deformação plástica Fratura

Leia mais

FLUÊNCIA I. Generalidades II. Comportamento em Fluência deformação X tempo

FLUÊNCIA I. Generalidades II. Comportamento em Fluência deformação X tempo Deformação 1 FLUÊNCIA I. Generalidades Materiais que são freqüentemente submetidos a condições de trabalho em elevadas temperaturas sob carregamento estático podem apresentar deformação por fluência. Por

Leia mais

Propagação de trincas por fadiga:

Propagação de trincas por fadiga: O contorno de grão também pode se tornar uma importante posição para a nucleação de trincas em carregamentos de grandes amplitudes de deformação. Além disso, impurezas que induzam a fragilização localizada

Leia mais

ESTADOS EXCITADOS: fonões, electrões livres

ESTADOS EXCITADOS: fonões, electrões livres Capítulo III.1 DEFEITOS (IMPERFEIÇÕES) NOS SÓLIDOS CRISTALINOS ESTADOS EXCITADOS: fonões, electrões livres DEFEITOS TRANSIENTES: fotões, electrões, neutrões tõ IMPERFEIÇÕES ESTRUTURAIS IMPORTÂNCIA DEFEITOS

Leia mais

AÇOS E FERROS FUNDIDOS AÇOS E FERROS FUNDIDOS

AÇOS E FERROS FUNDIDOS AÇOS E FERROS FUNDIDOS AÇOS E FERROS FUNDIDOS Prof. MSc: Anael Krelling 1 2 AÇOS Aços são ligas Fe-C que podem conter outros elementos Propriedades mecânicas dependem da % C. % C < 0,25% - baixo carbono. 0,25% < % C < 0,60%

Leia mais

Disciplina: Fundição Professor: Guilherme O. Verran Dr. Eng. Metalúrgica

Disciplina: Fundição Professor: Guilherme O. Verran Dr. Eng. Metalúrgica Dr. Eng. Metalúrgica Aula 16 : 01. Moldes Cerâmicos e Processo Shaw. 02. Preenchimento a baixa pressão contra a gravidade. 03. Solidificação Unidirecional 04. Crescimento de Monocristais 05. Fundição Centrífuga

Leia mais

FUNDIÇÃO. Importância da fundição

FUNDIÇÃO. Importância da fundição Fundição é o processo para obter-se objetos vazando metal fundido em um molde preparado com o formato da peça, deixando -se o material solidificar-se por resfriamento. Importância da fundição Praticamente

Leia mais

Introdução: Injeção de Metais

Introdução: Injeção de Metais Introdução: Injeção de Metais Injeção é o processo metal-mecânico no qual o metal fundido é, sob pressão, forçado a entrar na cavidade esculpida de uma matriz, preenchendo-a e formando a peça desejada.

Leia mais

Teoria da Fratura Frágil

Teoria da Fratura Frágil Teoria da Fratura Frágil Baseado na análise de tensão de Inglis, Griffith estabeleceu uma relação entre tensão de fratura e tamanho da trinca. Esta relação é conhecida como balanço de energia de Griffith

Leia mais

Disciplina: Projeto de Ferramentais I

Disciplina: Projeto de Ferramentais I Aula 05 : 01: Introdução Princípio, classificação e potencialidades do processo. 02. Fundição sob pressão em cãmara quente 03. Fundição sob pressão em cãmara fria 04. Parâmetros de Processo 05. Processo

Leia mais

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Aula 5: Aços e Ferros Fundidos Produção Feito de Elementos de Liga Ferros Fundidos CEPEP - Escola Técnica Prof.: Aços e Ferros Fundidos O Ferro é o metal mais utilizado pelo homem.

Leia mais

EMENTA: Processos de fabricação

EMENTA: Processos de fabricação EMENTA: Processos de fabricação Classificação dos processos de fabricação Processos de conformação mecânica de chapa (estampagem corte, dobramento, calandragem, rebordeamento e repuxo) e de volume (laminação,

Leia mais

Fundição Continua RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR

Fundição Continua RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR Fundição contínua O processo de fundição contínua consiste em fundir e conformar o produto final numa única operação, eliminando tempos intermediários de esfriamento em moldes, garantindo

Leia mais

Disciplina: Projetos de Ferramentais I Professor: Guilherme O. Verran. Aula 08_Projetos 01: Solidificação, Contração e Alimentação dos Metais

Disciplina: Projetos de Ferramentais I Professor: Guilherme O. Verran. Aula 08_Projetos 01: Solidificação, Contração e Alimentação dos Metais Disciplina: Projetos de Ferramentais I Professor: Guilherme O. Verran Aula 08_Projetos 01: Solidificação, Contração e Alimentação dos Metais 1. Introdução Diferenças entre sólidos e líquidos Eventos que

Leia mais

Aula 1: Aços e Ferros Fundidos Produção Feito de Elementos de Liga Ferros Fundidos. CEPEP - Escola Técnica Prof.: Kaio Hemerson Dutra

Aula 1: Aços e Ferros Fundidos Produção Feito de Elementos de Liga Ferros Fundidos. CEPEP - Escola Técnica Prof.: Kaio Hemerson Dutra Aula 1: Aços e Ferros Fundidos Produção Feito de Elementos de Liga Ferros Fundidos CEPEP - Escola Técnica Prof.: Kaio Aços e Ferros Fundidos O Ferro é o metal mais utilizado pelo homem. A abundância dos

Leia mais

Ciência dos Materiais II. Materiais Cerâmicos. Prof. Vera Lúcia Arantes

Ciência dos Materiais II. Materiais Cerâmicos. Prof. Vera Lúcia Arantes Ciência dos Materiais II Materiais Cerâmicos Prof. Vera Lúcia Arantes Propriedades de produtos cerâmicos Propriedades mecânicas Propriedades térmicas Propriedades termo-mecânicas 2 Materiais Cerâmicos

Leia mais

16/10/2018. Ceras odontológicas. Núcleos metálicos fundidos. Copings metálicos próteses fixas. Material termoplástico

16/10/2018. Ceras odontológicas. Núcleos metálicos fundidos. Copings metálicos próteses fixas. Material termoplástico Ceras odontológicas Copings metálicos próteses fixas Material termoplástico Há 200 anos, a cera já era utilizada na área odontológica para moldagem; hoje, a sua principal aplicação é a tomada de registro,

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE PROJETO PARA FABRICAÇÃO DE PEÇAS POR FUNDIÇÃO RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR

CONSIDERAÇÕES SOBRE PROJETO PARA FABRICAÇÃO DE PEÇAS POR FUNDIÇÃO RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR CONSIDERAÇÕES SOBRE PROJETO PARA FABRICAÇÃO DE PEÇAS POR FUNDIÇÃO RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR Projetos de peças adaptadas ao processo de fundição Aspectos básicos a serem considerados. Problemas relacionados

Leia mais

FIGURA 34 Superfície de falha CP5. Formação de rebarba na superfície de falha devido à haste permanecer em trabalha (rotação) após a fratura.

FIGURA 34 Superfície de falha CP5. Formação de rebarba na superfície de falha devido à haste permanecer em trabalha (rotação) após a fratura. 27 FIGURA 34 Superfície de falha CP5. Formação de rebarba na superfície de falha devido à haste permanecer em trabalha (rotação) após a fratura. Todos os corpos de provas apresentaram porosidades, no entanto,

Leia mais

DEFEITOS pin-holes DE FUNDIÇÃO

DEFEITOS pin-holes DE FUNDIÇÃO junta fria? DEFEITOS pin-holes DE FUNDIÇÃO sinterização 1 Ricardo Fuoco Gerente Geral de Tecnologia de Fundição Metso Brasil Indústria e Comércio Ltda Fone: (015) 2102-1212 Email: ricardo.fuoco@metso.com

Leia mais

Estrutura Cristalina dos Metais

Estrutura Cristalina dos Metais Estrutura Cristalina dos Metais CS: Polônio; CCC: Cromo, tungstênio, molibdênio, nióbio, vanádio; CFC: Alumínio, níquel, cobre, prata, ouro, platina, chumbo; HC: Berílio, magnésio, zinco, cádmio; Estrutura

Leia mais

2 - Considerações a respeito do projeto

2 - Considerações a respeito do projeto 2 - Considerações a respeito do projeto A resistência mecânica de peças de aço fundido depende inicialmente de: - composição química; - resistência real do metal fundido, em função da espessura das peças;

Leia mais

Introdução ao estudo das Estruturas Metálicas

Introdução ao estudo das Estruturas Metálicas Introdução ao estudo das Estruturas Metálicas Processos de produção Propriedades físicas e mecânicas do aço estrutural FTC-116 Estruturas Metálicas Eng. Wagner Queiroz Silva UFAM Composição do aço O elemento

Leia mais

ENSAIO DE IMPACTO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA

ENSAIO DE IMPACTO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ DEPARTAMENTO DE MATERIAIS E TECNOLOGIA ENSAIO DE IMPACTO Ana Carolina Rosifini Alves Claro carolina.rosifini@hotmail.com Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Departamento de Materiais e Tecnologia Turma 341 Resumo: O ensaio de impacto,

Leia mais

PROGRAMA INTERUNIDADES EM CIÊNCIAS & ENGENHARIA DE MATERIAIS USP-SÃO CARLOS TÉCNICAS EXPERIMENTAIS EM MATERIAIS I SMM 5707

PROGRAMA INTERUNIDADES EM CIÊNCIAS & ENGENHARIA DE MATERIAIS USP-SÃO CARLOS TÉCNICAS EXPERIMENTAIS EM MATERIAIS I SMM 5707 PROGRAMA INTERUNIDADES EM CIÊNCIAS & ENGENHARIA DE MATERIAIS USP-SÃO CARLOS TÉCNICAS EXPERIMENTAIS EM MATERIAIS I SMM 5707 TRAÇÃO, DUREZA E IMPACTO DOS METAIS 1 ENSAIO DE TRAÇÃO MONOTÔNICA QUASE-ESTÁTICA

Leia mais

ENSAIO DE FADIGA EM-641

ENSAIO DE FADIGA EM-641 ENSAIO DE FADIGA 1 Ensaio de Fadiga DEFINIÇÃO: Aplicação de carga cíclica em um CP; Extremamente empregado na indústria automobilística e aeronáutica Mais empregado é o de flexão rotativa Fornece dados

Leia mais

Deformação e Mecanismos de Endurecimento Metais DEMEC TM242-B Prof Adriano Scheid

Deformação e Mecanismos de Endurecimento Metais DEMEC TM242-B Prof Adriano Scheid Deformação e Mecanismos de Endurecimento Metais DEMEC TM242-B Prof Adriano Scheid Tensão Propriedades Mecânicas: Tensão e Deformação Deformação Elástica Comportamento tensão-deformação O grau com o qual

Leia mais

Prova escrita de: 2º Exame de Ciência de Materiais. Lisboa, 14 de Julho de Resolução

Prova escrita de: 2º Exame de Ciência de Materiais. Lisboa, 14 de Julho de Resolução Prova escrita de: 2º Exame de Ciência de Materiais Lisboa, 14 de Julho de 2008 Resolução 1. Um determinado latão, cujo módulo de Young é MPa, apresenta uma tensão de cedência de 345MPa. (a) Considerando

Leia mais

13/10/2009. Introdução Características gerais Etapas do Processo de Fabricação Geometria Vantagens Equipamentos Produtos

13/10/2009. Introdução Características gerais Etapas do Processo de Fabricação Geometria Vantagens Equipamentos Produtos 1 Introdução Características gerais Etapas do Processo de Fabricação Geometria Vantagens Equipamentos Produtos 2 1 = PUXAMENTO 3 Introdução: A trefilação é uma operação em que a matériaprima é estirada

Leia mais

LÍQUIDOS SÓLIDOS. Átomos podem vibrar apenas em torno de uma posição fixa. Átomos apresentam alta energia cinética

LÍQUIDOS SÓLIDOS. Átomos podem vibrar apenas em torno de uma posição fixa. Átomos apresentam alta energia cinética Aula 04: 1. Introdução Diferenças entre sólidos e líquidos Eventos que caracterizam a solidificação. Heterogeneidades que podem ocorrer durante a solidificação. Importância da solidificação na tecnologia

Leia mais

Defeitos de Fundição Porosidades de contração (rechupe)

Defeitos de Fundição Porosidades de contração (rechupe) Defeitos de Fundição Porosidades de contração (rechupe) Ricardo Fuoco Gerente Geral de Tecnologia de Fundição Metso Brasil Indústria e Comércio Ltda Fone: (015) 2102-1212 Email: ricardo.fuoco@metso.com

Leia mais

Seleção dos Materiais

Seleção dos Materiais Sumário Fatores gerais de influência na seleção de materiais 1 Critérios de 2 Matriz de Decisão............................... 3 Índice de Mérito................................ 4 2 Fatores gerais de influência

Leia mais

ANÁLISE EM AMOSTRA DE CESTO DE CENTRÍFUGA DE AÇÚCAR FRATURADO EM SERVIÇO

ANÁLISE EM AMOSTRA DE CESTO DE CENTRÍFUGA DE AÇÚCAR FRATURADO EM SERVIÇO ANÁLISE EM AMOSTRA DE CESTO DE CENTRÍFUGA DE AÇÚCAR FRATURADO EM SERVIÇO Quando um equipamento é fabricado conforme um projeto, tem-se por objetivo garantir suas propriedades mecânicas e trabalho dentro

Leia mais

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina)

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina) Módulo: Processo de Fabricação PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAIS VI. Solicitações na cunha de corte. Conseqüência dos esforços na de Ferramenta Força de usinagem= f(condições de corte (f, vc, ap), geometria

Leia mais

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM METALURGIA DA SOLDAGEM

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM METALURGIA DA SOLDAGEM PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III SOLDAGEM METALURGIA DA SOLDAGEM Professor: Moisés Luiz Lagares Júnior 1 METALURGIA DA SOLDAGEM A JUNTA SOLDADA Consiste: Metal de Solda, Zona Afetada pelo Calor (ZAC), Metal

Leia mais