CURSO DE FORMAÇÃO EM CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE FORMAÇÃO EM CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS"

Transcrição

1 1 CURSO DE FORMAÇÃO EM CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS INTRODUÇÃO Os Cuidados de Saúde Primários (CSP), em Portugal, atravessam um momento de grande crescimento científico e afirmação como pilar essencial dos cuidados de saúde. Tal envolvência implica que conhecimentos afins sejam partilhados e discutidos, pretendendo a Faculdade das Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, com esta pósgraduação, contribuir para o incremento do conhecimento na perspetiva da formação profissional contínua/educação profissional contínua, melhorando a qualidade profissional individual. As competências a atingir pelos alunos são: A compreensão da importância do papel da investigação em CSP, nos determinantes da sua atuação técnica e das suas matérias primordiais para investigação; A compreensão reflexiva sobre doença e corpo na experiência social da doença; o conhecimento da problemática das medicinas alternativas ; O conhecimento e domínio das áreas da relação, compreendendo a interação entre membros de uma equipa de saúde, comunicação com eficácia em equipa e utilização de tecnologia de avaliação do trabalho em equipa; O domínio dos métodos de análise dos custos em saúde, sabendo onde procurar dados, definir custos em saúde, definir benefício em saúde e definir prioridades em saúde; O conhecimento dos conceitos da multimorbilidade e do envelhecimento populacional.

2 2 Este curso pós-graduado em CSP, com 5 ECTS, é aberto a todos os Internos da especialidade de Medicina Geral e Familiar ou seus Especialistas, bem como, médicos ou internos de outras especialidades médicas e todas as outras profissões que interagem em CSP, entre as quais a enfermagem, a psicologia, a sociologia e farmácia, sendo de frequência recomendada para os alunos de Doutoramento na UBI e oriundos da Medicina Geral e Familiar. Os módulos decorrerão aos sábados e a classificação em cada módulo será dada numa escala numérica de zero a vinte, em função do trabalho escrito a realizar pelos alunos. Para obter diploma de aprovação o aluno terá que ter obtido aprovação em quatro dos cinco módulos, tanto pela presença como pelo trabalho. MÓDULOS: Economia da Saúde Docente: Profª Doutora Anabela Almeida Data: 15 Fevereiro 2014 Sociologia da Saúde Docente: Profª Doutora Amélia Augusto Data: 1 Março 2014 Psicologia das Organizações Docente: Prof. Doutor Paulo Vitória Data: 15 Março 2014 Multimorbilidade e Envelhecimento Populacional Docente: Prof. Doutor Luiz Santiago, Mestre Filipe Prazeres e Mestre Lúcio Almeida Data: 29 Março 2014 Investigação em CSP Docente: Prof. Doutor Luiz Santiago Data: 5 Abril 2014

3 3 ECONOMIA DA SAÚDE Docente: Profª Doutora Anabela Almeida Data: 15 Fevereiro 2014 Objetivos A finalidade principal deste curso é proporcionar desenvolvimento e treino de competências em Economia da Saúde. Como objectivos secundários apontam-se a reflexão crítica sobre aspectos específicos como a implicação prática individual ou de grupo, o impacto individual e de grupo destes conhecimentos e o impacto na saúde que o estudo e reflexão sobre estes temas pode originar. Conteúdos Economia da saúde: O que é e para que serve. Instrumentos de análise em economia da saúde aplicáveis à prática individual e de grupo: Estudos de custo-efetividade, custo-benefício e custo-utilidade. Análise de custos de organização de cuidados de saúde. Avaliação de custos operacionais de unidades. Desenvolvimento de técnicas individualizadas e de grupo para a maior efetividade e eficiência. Estudos de avaliação de prioridades. Competências a Adquirir No final do módulo o aúno deve ser capaz de: Utilizar os métodos. Elaborar esquema de análise em saúde, sabendo onde procurar dados. Saber definir custos em saúde; Saber definir benefício em saúde;

4 4 Definir prioridades em saúde; Ter capacidade de interpretar as análises em contexto prático; Medir e interpretar o impacto de medidas interventivas. Metodologia Exposição teórica temática interativa de matéria, para transmissão de conhecimentos e relacionados com os objetivos/competência Realização de exercícios teórico-práticos em aula. Realização de trabalho quer teórico quer de campo com utilização de tecnologias de informação para disponibilização de informação, interação com os alunos (em fórum, em conversa ou em videoconferência). (Nota este trabalho pode ser individual ou em grupo). Os temas a tratar nos trabalhos serão acordados entre corpo docente e formandos e visam a utilização prática dos conhecimentos adquiridos na perspetiva populacional, criando novo conhecimento. Avaliação A avaliação será numérica numa escala de 0 a 20 por meio de: Escrita de artigo sobre o tema escolhido Fontes de Informação Serão disponibilizadas, previamente e durante o curso, pelo corpo docente, referências bibliográficas e documentais de referência bem como sítios na inter-net e bases de dados. Carga Horária 27 horas das quais 8 horas em sala.

5 5 SOCIOLOGIA DA SAÚDE Docente: Profª Doutora Amélia Augusto Data: 1 Março 2014 Objetivos A finalidade principal deste curso é proporcionar conhecimento em Sociologia da Saúde. Como objetivos secundários apontam-se a reflexão crítica sobre aspetos específicos como a relação do corpo com a saúde e a doença, o sentir-se doente e o estar doente, o determinismo social da doença e da saúde, como e porquê medicinas ditas alternativas. Conteúdos A doença e o corpo: a experiência social da doença. O sentir-se doente, o ter doença e o estar doente. O Corpo Doente. A problemática das medicinas alternativas : o relacionamento entre as várias formas de exercício de Medicina. Determinantes sociais da saúde: Como é socialmente interpretada a saúde e a doença. Que visão tem a sociedade sobre a saúde e a doença e como interage com estes dois estados. Competências a Adquirir Saber definir o que é o Corpo Doente. Definir o estado de doença e o estado de saúde. Compreender o acesso aos vários tipos de Medicina. Interpretar a visão da sociedade sobre saúde e doença. Utilizar a experiência de doença na reabilitação dos doentes.

6 6 Metodologia Exposição teórica temática interativa de matéria, para transmissão de conhecimentos e relacionados com os objetivos/competência Realização de exercícios teórico-práticos em aula. Realização de trabalho com utilização de comunicação para disponibilização de informação, interação com os alunos (em fórum, em conversa ou em videoconferência). (Nota este trabalho pode ser individual ou em grupo). Os temas a tratar nos trabalhos serão acordados entre corpo docente e formandos e visam a utilização prática dos conhecimentos adquiridos na perspectiva populacional, medindo e interpretando o impacto do aprendido. Avaliação A avaliação será numérica numa escala de 0 a 20 por meio de: Escrita de trabalho sobre tema escolhido/distribuído. Valorizarão a nota deste trabalho: Introdução (10%), objectivos (15%), metodologia (20%), resultados (15%), discussão (20%), conclusões (10%) e referências bibliográficas (10%). Fontes de Informação Serão disponibilizadas, previamente e durante o curso, pelo corpo docente, referências bibliográficas e documentais de referência bem como sítios na inter-net e bases de dados. Carga Horária 27 horas das quais 8h em sala.

7 7 PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES Docente: Prof. Doutor Paulo Vitória Data: 15 Março 2014 Objetivos A finalidade principal deste curso é proporcionar desenvolvimento e treino de competências em áreas essenciais da Psicologia das organizações aplicada ao contexto da saúde. Como objetivos secundários apontam-se a reflexão crítica sobre aspectos específicos como: - Comunicação e relações interpessoais, trabalho em equipa, gestão de conflitos e motivação. Conteúdos A teoria geral dos sistemas como base epistemológica para o estudo da Psicologia das organizações aplicada ao contexto da saúde. Comunicação e relações interpessoais Identificação de estratégias eficazes e dos erros mais frequentes. Trabalho em equipa Como constituir e desenvolver equipas tendo em conta objetivos estratégicos e considerando as características individuais. Equipas de trabalho em contexto de saúde Caracterizar equipas de saúde. Gestão os conflitos. Motivação. Competências a Adquirir Saber comunicar com eficácia em equipa. Saber reconhecer e ultrapassar as barreiras à comunicação em equipa. Saber definir os diferentes papéis no trabalho em equipa. Reconhecer factores associados a crises nas equipas. Colaborar na gestão de conflitos. Reconhecer factores de motivação. Utilizar tecnologia de avaliação do trabalho em equipa.

8 8 Metodologia Método expositivo e interrogativo para transmissão de conhecimentos relacionados com os objetivos/competências. Abordagens interativas e colaborativas serão utilizadas sempre que tal seja adequado. Realização de exercícios teórico-práticos em aula. Realização de trabalho, quer teórico quer de campo, com disponibilização de informação, interação com os alunos (em fórum, em conversa ou em videoconferência). (Nota este trabalho pode ser individual ou em grupo). Os temas a tratar nos trabalhos serão acordados entre corpo docente e os formandos e visam a aplicação dos conhecimentos adquiridos, medindo e interpretando o seu impacto na aprendizagem, e o desenvolvimento de novos conhecimentos. Avaliação A avaliação será numérica numa escala de 0 a 20 por meio de: Elaboração de um artigo sobre um tema distribuído Fontes de Informação Serão disponibilizadas, previamente e durante o curso, pelo corpo docente, referências bibliográficas e documentais de referência bem como sítios na internet e bases de dados. Carga Horária 27 horas das quais 8 horas em sala.

9 9 MULTIMORBILIDADE E ENVELHECIMENTO POPULACIONAL Docente: Prof. Doutor Luiz Santiago; Mestre Filipe Prazeres; Mestre Lúcio Almeida Data: 29 Março 2014 Objetivos A finalidade principal deste curso é proporcionar desenvolvimento e treino de competências em Multimorbilidade e em Envelhecimento populacional: estratégias para enfrentar este problema. Como objetivos secundários apontam-se a reflexão crítica sobre aspetos específicos como: Definição de Multimorbilidade e envelhecimento. Conhecimento de metodologias de estudo de Multimorbilidade e envelhecimento. Impacto dos estudos de Multimorbilidade e envelhecimento prática diária clínica. Conteúdos Multimorbilidade e envelhecimento: Conceito e definição Metodologias de estudo de Multimorbilidade e envelhecimento Aplicabilidade das tecnologias de estudo e seu impacto prático. Competências a Adquirir Saber definir Multimorbilidade e envelhecimento. Conhecer os tipos de instrumentos para medida de Multimorbilidade e envelhecimento; Saber como se medem Multimorbilidade e envelhecimento; Saber quais os instrumento a aplicar em cada circunstância; Saber interpretar resultados em estudos de Multimorbilidade e envelhecimento. Saber como aplicar na prática estes conceitos e que deles retirar para a melhoria da prática.

10 10 Metodologia Exposição teórica temática interativa de matéria, para transmissão de conhecimentos e relacionados com os objetivos/competência Realização de exercícios teórico-práticos em aula. Realização de trabalho quer teórico quer de campo com utilização de tecnologias de informação para disponibilização de informação, interação com os alunos (em fórum, em conversa ou em videoconferência). (Nota este trabalho pode ser individual ou em grupo). Os temas a tratar nos trabalhos serão acordados entre corpo docente e formandos e visam a utilização prática dos conhecimentos adquiridos na perspetiva populacional, criando novo conhecimento. Avaliação A avaliação será numérica numa escala de 0 a 20 por meio de: Escrita de artigo sobre o tema escolhido Fontes de Informação Serão disponibilizadas, previamente e durante o curso, pelo corpo docente, referências bibliográficas e documentais de referência bem como sítios na inter-net e bases de dados. Carga Horária 27 horas das quais 8 horas em sala.

11 11 INVESTIGAÇÃO EM CSP Docente: Prof. Doutor Luiz Miguel Santiago Data: 5 Abril 2014 A investigação em CSP, ou Quais os custos para cada país que não realize investigação em CSP? Objetivos A finalidade principal deste curso é proporcionar desenvolvimento e treino de competências em Investigação em Cuidados de saúde Primários (CSP) segundo as grandes linhas de investigação presentemente a serem desenvolvidas por redes organizadas dentro da WONCA. Como objetivos secundários apontam-se a reflexão crítica sobre aspectos específicos como: Desenvolvimento e pesquisa de ferramentas para CSP; Melhoria da qualidade e custo/efetividade de cuidados que influenciem a prática, a política e a educação. Promoção dos profissionais e do trabalho de CSP numa perspetiva de trabalho para a equidade. Desenvolvimento dos CSP como sistema de aprendizagem. Melhoria da equidade social dos cuidados de saúde. Conteúdos A realização em CSP de: Estudos epidemiológicos, de diagnóstico, de tratamento, de contexto e ensaios clínicos Estudos em processos, trabalho e resultado: a informática, trabalho de equipa e o resultado quantitativo, qualitativo médico e avaliativo pelos consulentes. Estudos em políticas de saúde e seu impacto em efetividade. Estudos em desenvolvimento profissional contínuo. Estudos em registos clínicos: sistemas de codificação em CSP.

12 12 Competências a Adquirir Dominar os métodos de pesquisa para criar novos conhecimentos, ligando tais conhecimentos à prática diária. Conhecer conceitos de eficácia, efetividade, eficiência. Conhecer e aplicar o conceito de Desenvolvimento Profissional Contínuo. Conhecer a importância de um sistema e colecção de dados em CSP. Metodologia Exposição teórica temática interativa de matéria para transmissão de conhecimentos. Realização de exercícios teórico-práticos em aula. Realização de trabalho quer teórico quer de campo com utilização de sistemas eletrónicos de disponibilização de informação e interação com os alunos (em fórum, em conversa ou em videoconferência). (Nota este trabalho pode ser individual ou em grupo). Os temas a tratar nos trabalhos serão acordados entre corpo docente e formandos. Avaliação A avaliação será numérica numa escala de 0 a 20 por meio de: Escrita de artigo sobre o tema escolhido. Valorizarão a nota deste trabalho: Introdução (10%), objetivos (15%), metodologia (20%), resultados (15%), discussão (20%), conclusões (10%) e referências bibliográficas (10%). Fontes de Informação Serão disponibilizadas, previamente e durante o curso, pelo corpo docente, referências bibliográficas e documentais de referência bem como sítios na inter-net e bases de dados. Carga Horária 27 horas das quais 8h em sala.

CURSO DE FORMAÇÃO EM CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS

CURSO DE FORMAÇÃO EM CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS 1 CURSO DE FORMAÇÃO EM CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS INTRODUÇÃO Os Cuidados de Saúde Primários (CSP), em Portugal, atravessam um momento de grande crescimento científico e afirmação como pilar essencial

Leia mais

Planificação Anual de Turismo: Informação e Animação Turística TIAT 11º Ano

Planificação Anual de Turismo: Informação e Animação Turística TIAT 11º Ano ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3.º CICLO DE AMORA Curso Profissional de Técnico de Turismo Planificação Anual de Turismo: Informação e Animação Turística TIAT 11º Ano Componente de Formação Técnica Ano Letivo 2014/2015

Leia mais

Formação Pedagógica Inicial de Formadores Objetivos Gerais Este Curso, homologado pelo IEFP, visa dotar os participantes das técnicas, conhecimentos e competências necessárias á apresentação com sucesso

Leia mais

- Enquadramento do curso:

- Enquadramento do curso: PROGRAMA - Enquadramento do curso: Os cursos TeAM (Teoria Aplicada na Medicina) foram concebidos com o objetivo de colmatar défices de formação e dificuldades, que médicos e outros profissionais de saúde,

Leia mais

Instituto de Educação Universidade de Lisboa

Instituto de Educação Universidade de Lisboa Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Formação Pessoal e Social 14 15 Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa maio

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano

Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano Planificação Semestral de médio prazo (3 tempos de 5m) Conteúdos e avaliação diagnóstica 2 do programa da disciplina; apresentação das regras e normas da

Leia mais

UNIDADES CURRICULARES

UNIDADES CURRICULARES UNIDADES CURRICULARES Bioética e Gestão em Saúde Docente Responsável: Paula Lobato Faria Objectivos da unidade curricular: Promover a reflexão e debate sobre questões de natureza ética relacionadas com

Leia mais

Segurança Alimentar. Pós-Graduação. 45 ECTS //

Segurança Alimentar. Pós-Graduação. 45 ECTS // Pós-Graduação Segurança Alimentar 45 ECTS // www.esb.ucp.pt Nesta pós-graduação estudam-se os perigos, riscos, metodologias e legislação com que a segurança alimentar é confrontada na atualidade, numa

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OBSERVATÓRIO DA REALIDADE SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OBSERVATÓRIO DA REALIDADE SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular OBSERVATÓRIO DA REALIDADE SOCIAL Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Instituto Superior de Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º

Leia mais

ORGANIZAÇÃO. ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA - ESTeSL

ORGANIZAÇÃO. ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA - ESTeSL 4 www.estesl.ipl.pt ORGANIZAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA - ESTeSL A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) é uma instituição pública de ensino superior, que integrada

Leia mais

Desenvolvimento de Programas Interativos

Desenvolvimento de Programas Interativos www.cfiute.ubi.pt MATLAB Desenvolvimento de Programas Interativos // Curso integrado nas atividades do clube da ciência // ÍNDICE Índice... 2 Mensagem do Diretor do CFIUTE... 3 Acompanhamento da Formação...

Leia mais

Instituto de Educação Universidade de Lisboa

Instituto de Educação Universidade de Lisboa Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Educação e Tecnologias Digitais 14 15 Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Didática da Matemática 16 17 Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Julho

Leia mais

CURSO BÁSICO [156 HORAS]

CURSO BÁSICO [156 HORAS] FGV/CLEAR ForMA O objetivo do ForMA, Curso Básico de Formação em Monitoramento e Avaliação, é proporcionar ao aluno um contato abrangente com todas as etapas inerentes a processos de avaliação de programas

Leia mais

FGV/EESP CLEAR ForMA

FGV/EESP CLEAR ForMA FGV/EESP CLEAR ForMA O objetivo do ForMA, Curso de Formação em Monitoramento e Avaliação, é proporcionar ao aluno um contato abrangente com todas as etapas inerentes a processos de avaliação de políticas

Leia mais

CEUEMPIC Emergência e Proteção Civil. Regulamento

CEUEMPIC Emergência e Proteção Civil. Regulamento CEUEMPIC Emergência e Proteção Civil Curso de Extensão Universitária Regulamento Artigo 1.º Criação É criado, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL), o Curso de Extensão Universitária

Leia mais

DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DAS EQUIPES DE APS

DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DAS EQUIPES DE APS Estratégias para o desenvolvimento de equipes de Atenção Primária em Saúde DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DAS EQUIPES DE APS Por que competências? As mudanças sistêmicas realizadas nos serviços de saúde causam

Leia mais

CIDADES SUSTENTÁVEIS Diploma de Estudos Pós-Graduados

CIDADES SUSTENTÁVEIS Diploma de Estudos Pós-Graduados CIDADES SUSTENTÁVEIS Diploma de Estudos Pós-Graduados http://cidadessustentaveis.dcea.fct.unl.pt Com apoio da Iniciativa http://www.construcaosustentavel.pt/ e da http://www.humanhabitat.pt/ 1. Área Científica

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Didática das Ciências (Regime a Distância) 16 17 Edição Instituto de Educação da Universidade

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. Documento de Apoio: Desagregação das medidas e das tipologias de atividades

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. Documento de Apoio: Desagregação das medidas e das tipologias de atividades Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento Documento de Apoio: Desagregação das medidas e das tipologias de atividades Desagregação das medidas e das tipologias de atividades ESTRATÉGIA NACIONAL

Leia mais

Faculdade de Ciências Médicas - UNL Campo dos Mártires da Pátria, n.º Lisboa

Faculdade de Ciências Médicas - UNL Campo dos Mártires da Pátria, n.º Lisboa Faculdade de Ciências Médicas - UNL Campo dos Mártires da Pátria, n.º 130 1169-056 Lisboa Escola Superior de Saúde Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, Estefanilha, Edifício ESCE. 2914-503 Setúbal

Leia mais

Objetivos Específicos /Metas Curriculares

Objetivos Específicos /Metas Curriculares Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de 2017-2018 CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE TURISMO Planificação da Disciplina: Informação e Animação Turística IAT Modulo 1 Conceitos Fundamentais do

Leia mais

Componente de Formação Técnica

Componente de Formação Técnica CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO 3º ANO-Ano Letivo:2014/2015 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: TURISMO-INFORMAÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICA Componente de Formação Técnica 1- Elenco Modular Duração de referência

Leia mais

Introdução. Objetivos. Metodologia de Avaliação. Carga Horária

Introdução. Objetivos. Metodologia de Avaliação. Carga Horária Introdução O Curso de Certificação em Comercialização de Crédito Hipotecário garante a obtenção dos conhecimentos e competências exigidas aos trabalhadores e prestadores de serviços, ou aos mutuantes e

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de CURSO PROFISSIONAL: TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de CURSO PROFISSIONAL: TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de 2017-2018 CURSO PROFISSIONAL: TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Disciplina: Comunicação e Relações Interpessoais Formação: Técnica Ano: 10º Módulo 1/UFCD-6559

Leia mais

Referencial do Curso Auditores da Qualidade

Referencial do Curso Auditores da Qualidade Referencial do Curso Auditores da Qualidade [2010] 1. DATA DE INICIO: 3 de Maio 2011 2. DATA DE FIM: 18 Maio 2011 3. MÓDULOS: I. - Módulo Comportamental II. - Módulo Técnico 4. DURAÇÃO: 42 horas 5. FORMADOR:

Leia mais

MBA020 PT:

MBA020   PT: Índice Duração Total do Mini-MBA... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos... 2 Estrutura modular e respetiva carga horária... 3 Conteúdos

Leia mais

Pós-graduações Cuidados Continuados e Paliativos

Pós-graduações Cuidados Continuados e Paliativos Duração Dois semestres (60 ECTS) Pós-graduações Cuidados Objetivos A Pós-graduação em Cuidados será conferida a quem demonstre: - Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão aprofundada na respetiva

Leia mais

Introdução. Objetivos. Metodologia de Avaliação. Carga Horária

Introdução. Objetivos. Metodologia de Avaliação. Carga Horária Introdução O Curso de Certificação em Intermediação de Crédito garante a obtenção dos conhecimentos e competências exigidas aos singulares e dos membros dos órgãos de administração das pessoas coletivas,

Leia mais

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - JMA

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - JMA PLANO DE ENSINO Disciplina Coaching Professor: Gisele Dutra Carga 120h Grau de Coach/ Especialista Horária Instrução APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA O Coaching é um processo de transformação e aperfeiçoamento

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA ANO LECTIVO 2009/2010 Escola Superior de Saúde Professor Doutor Ignácio Martin Licenciatura em Gerontologia 1. INTRODUÇÃO Este relatório diz respeito à

Leia mais

IPV.ESTV Volume de Trabalho Total (horas): 106 Total Horas de Contacto: 51 T TP P OT Competências

IPV.ESTV Volume de Trabalho Total (horas): 106 Total Horas de Contacto: 51 T TP P OT Competências Unidade Curricular: Fundamentos de Gestão Área Científica: Organização e Gestão de Empresas Curso / Ciclo: Turismo - 1º Ciclo Docente Responsável: Ano Regime Tipo 1º Semestral Obrigatória Código ECTS Créditos

Leia mais

Aconselhamento Psicológico em Contextos de Saúde

Aconselhamento Psicológico em Contextos de Saúde Aconselhamento Psicológico em Contextos de Saúde APRESENTAÇÃO Este curso pretende constituir-se como um contributo para o desenvolvimento e atualização das competências dos futuros profissionais a trabalhar

Leia mais

CEUDISEG. Direção de Segurança. Regulamento

CEUDISEG. Direção de Segurança. Regulamento CEUDISEG Direção de Segurança Curso de Extensão Universitária Regulamento Artigo 1.º Criação 1. É criado, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL), através do CEDIS Centro de Investigação

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES ACÇÃO TIPO: Formação Pedagógica Inicial de Formadores PÚBLICO ALVO: Futuros formadores, formadores sem formação pedagógica. DURAÇÃO: 96 Horas N.º de ACÇÕES: 1

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO EPFMCB

PLANO DE FORMAÇÃO EPFMCB 2014-2018 EPFMCB 2014-2018 2014-2018 Índice INTRODUÇÃO...... 2 1. OBJETIVOS.. 2 1.1. PESSOAL DOCENTE...... 2 1.2. PESSOAL NÃO DOCENTE...... 3 1.3. OBJETIVOS GERAIS...... 3 2.DESTINATÁRIOS... 3 3. MODALIDADES

Leia mais

Enfermagem de Família :

Enfermagem de Família : V ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA ENCONTRO DO DIA INTERNACIONAL DA FAMILIA Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária Enfermagem de Família : Percursos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Profª Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

GUIA DO FORMANDO OS DILEMAS NA PRÁTICA: O QUE FAZER? EDIÇÃO PCS_DPB1L ÁREA: PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE

GUIA DO FORMANDO OS DILEMAS NA PRÁTICA: O QUE FAZER? EDIÇÃO PCS_DPB1L ÁREA: PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE GUIA DO FORMANDO OS DILEMAS NA PRÁTICA: O QUE FAZER? EDIÇÃO PCS_DPB1L ÁREA: PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE Índice ENQUADRAMENTO DESCRIÇÃO DESTINATÁRIOS OBJETIVOS ESTRUTURA E DURAÇÃO AUTOR METODOLOGIA PEDAGÓGICA

Leia mais

1 de :27

1 de :27 1 de 3 01-12-2015 09:27 Acções de Formação c/despacho > Imprimir (id #87056) Ficha da Acção Designação A Dislexia e a Escola: da Avaliação à Intervenção em Todos os Níveis de Ensino Região de Educação

Leia mais

GUIA DO FORMANDO. 1. Objetivos Gerais. 2. Objectivos Específicos e Conteúdos Programáticos

GUIA DO FORMANDO. 1. Objetivos Gerais. 2. Objectivos Específicos e Conteúdos Programáticos GUIA DO FORMANDO Curso: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES Duração: 90h. Coordenação da Formação: Conceição Nobre Rodrigues. Equipa de Formadores: Cláudia A. Senra, Margarida M. Guimarães, Paulo

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 27 de julho de 2017.

Reitoria. Universidade do Minho, 27 de julho de 2017. Reitoria Despacho RT - 45/2017 Ao abrigo do disposto no artigo 37.º, número 1, alínea s) e no artigo 54.º, número 2, alínea d) dos Estatutos da Universidade do Minho, homologados pelo Despacho Normativo

Leia mais

Visual Merchandising

Visual Merchandising Visual Merchandising Nome do Curso Visual Merchandising Objectivos do Curso As técnicas de Visual Merchandising aplicadas ao espaço comercial permitem melhores resultados de venda, aumentar a satisfação

Leia mais

Acção n.º 40 A utilização das TIC nos processos de ensino/aprendizagem da Educação Artística

Acção n.º 40 A utilização das TIC nos processos de ensino/aprendizagem da Educação Artística Acção n.º 40 A utilização das TIC nos processos de ensino/aprendizagem da Educação Artística Modalidade: Oficina de Formação; Destinatários: Docentes dos grupos 250 e 610 Pretendia-se com esta acção de

Leia mais

Modelo de Cenário de Aprendizagem

Modelo de Cenário de Aprendizagem Modelo de Cenário de Aprendizagem Disciplina: Contabilidade Geral e Analítica Tema: Introdução aos modelos de demonstrações financeiras Autor: Ana Filipa Joaquim Tendência(s) Relevante(s) Forte necessidade

Leia mais

ÍNDICE. Sumário Executivo 5. Operacionalização do Programa 6. Estrutura do Plano de Formação 7. Relatório Final 9

ÍNDICE. Sumário Executivo 5. Operacionalização do Programa 6. Estrutura do Plano de Formação 7. Relatório Final 9 PLANO DE FORMAÇÃO ÍNDICE Sumário Executivo 5 Operacionalização do Programa 6 Estrutura do Plano de Formação 7 Relatório Final 9 Sumário Executivo Este documento tem por objectivo servir de orientação

Leia mais

O PORTFOLIO E A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS. Ana Cláudia Cohen Coelho Ana Paula Ferreira Rodrigues

O PORTFOLIO E A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS. Ana Cláudia Cohen Coelho Ana Paula Ferreira Rodrigues O PORTFOLIO E A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Ana Cláudia Cohen Coelho Ana Paula Ferreira Rodrigues Portfolio - Definição - Pressupostos - Âmbito de Utilização - Objectivos - Características - Vantagens

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de Novembro de

Diário da República, 2.ª série N.º de Novembro de Diário da República, 2.ª série N.º 211 3 de Novembro de 2011 43783 OT EST PROJ Saúde Mental Comunitária II....... 2 65 20 4,5 Introdução à Psicologia Comunitária 4 90 30 6 Empowerment: Teoria e Prática.....

Leia mais

MONITORIZAÇÃO DE ENSAIOS CLÍNICOS

MONITORIZAÇÃO DE ENSAIOS CLÍNICOS MONITORIZAÇÃO DE ENSAIOS CLÍNICOS 1. INFORMAÇÃO GERAL 1.1. Nome da PG: Monitorização de 1.2. Tipo de Programa: Formação avançada 1.3. Data de início prevista: 2 Outubro 2019 * * a confirmar, pressupondo

Leia mais

Comunicação de Marketing

Comunicação de Marketing Comunicação de Marketing Nome do Curso Comunicação de Marketing Objectivos do Curso No final deste curso o formando será capaz de reconhecer as distintas dimensões do conceito de marketing, analisar as

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS AGOSTO 2018

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS AGOSTO 2018 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS AGOSTO 2018 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS INTRODUÇÃO A disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO. Ano letivo: 2014/2015

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO. Ano letivo: 2014/2015 PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO Ano letivo: 2014/2015 Plano de Formação do Agrupamento 2 INTRODUÇÃO A formação e atualização dos percursos profissionais surgem como um imperativo da sociedade moderna

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de Etec Paulino Botelho E.E. ARLINDO BITTENCOURT Código: 092-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

PLANO INDIVIDUAL DE CUIDADOS NO SNS PATRÍCIA BARBOSA NÚCLEO DE APOIO ESTRATÉGICO

PLANO INDIVIDUAL DE CUIDADOS NO SNS PATRÍCIA BARBOSA NÚCLEO DE APOIO ESTRATÉGICO PLANO INDIVIDUAL DE CUIDADOS NO SNS PATRÍCIA BARBOSA NÚCLEO DE APOIO ESTRATÉGICO 02/03/2018 O que é? Integração de cuidados de saúde Pessoas com múltiplos problemas de saúde Cidadão, percursos de vida

Leia mais

10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS)

10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS) APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS) INTRODUÇÃO A disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS)

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia

Leia mais

PROGRAMA DE CURSO. Local: Nº Horas: 90

PROGRAMA DE CURSO. Local: Nº Horas: 90 PROGRAMA DE CURSO Curso: Formação Pedagógica Inicial de Formadores (B-Learning) Nº Ação: 01 Local: Nº Horas: 90 Data início: Data fim: Destinatários Indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências

Leia mais

Formação Pedagógica Inicial de Formadores blearning 90 Horas. Programa do Curso.

Formação Pedagógica Inicial de Formadores blearning 90 Horas. Programa do Curso. Formação Pedagógica Inicial de Formadores blearning 90 Horas Programa do Curso www.areapedagogica.com 2 Programa do Curso de Formação Pedagógica de Formadores blearning 90 Horas Objetivos Gerais No final

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Enfermagem. Grau Conferido: Bacharel em Enfermagem. Modalidade: Presencial. Área de Conhecimento: Ciências da Saúde. Regime Escolar: Crédito

Leia mais

Fundamental Critical Care Support (FCCS) SPSS Curso ECG na Prática Clínica Ortóteses, gessos e imobilizações Curso Hipocoagulação

Fundamental Critical Care Support (FCCS) SPSS Curso ECG na Prática Clínica Ortóteses, gessos e imobilizações Curso Hipocoagulação Fundamental Critical Care Support (FCCS) SPSS Curso ECG na Prática Clínica Ortóteses, gessos e imobilizações Curso Hipocoagulação Casos práticos em Dermatologia Abordagem da Dor em contexto de Urgência

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DA QUALIDADE. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a da Qualidade Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/5

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DA QUALIDADE. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a da Qualidade Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/5 PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DA QUALIDADE PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a da Qualidade Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/5 ÁREA DE ACTIVIDADE - ENQUADRAMENTO NA ORGANIZAÇÃO/EMPRESA OBJECTIVO

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares. Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares. Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estrate gico Compreender o conceito de marketing e as diferentes orientações das organizações para

Leia mais

CURSO BÁSICO DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES

CURSO BÁSICO DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES CURSO BÁSICO DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES DEFINIÇÃO DO CURSO A Portugal Football School (PFS) faz parte da Unidade de investigação e desenvolvimento da Federação Portuguesa de Futebol onde fica concentrada

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE CURSO, MÓDULO E SEMINÁRIO

CONSELHO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE CURSO, MÓDULO E SEMINÁRIO CONSELHO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE CURSO, MÓDULO E SEMINÁRIO Formulário de preenchimento obrigatório, a anexar à ficha modelo ACC 2

Leia mais

Curso de Educação e Formação (CEF) 3º Ciclo. Departamento de Ciências Sociais e Humanas - Área Disciplinar de. Economia/Contabilidade

Curso de Educação e Formação (CEF) 3º Ciclo. Departamento de Ciências Sociais e Humanas - Área Disciplinar de. Economia/Contabilidade Curso de Educação e Formação (CEF) 3º Ciclo Departamento de Ciências Sociais e Humanas - Área Disciplinar de Economia/Contabilidade Disciplina: Organização Administrativa e Documental (CEF 1º ano) Planificação

Leia mais

2º Ciclo em Temas de Psicologia

2º Ciclo em Temas de Psicologia 2º Ciclo em Temas de Psicologia 2015 2017 Objetivos do ciclo de estudos O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Temas de Psicologia (MTP) tem como objetivo geral a qualificação de profissionais

Leia mais

Direção de Serviços de Planeamento e Administração Geral / Divisão de Recursos Humanos e Assuntos Jurídicos

Direção de Serviços de Planeamento e Administração Geral / Divisão de Recursos Humanos e Assuntos Jurídicos PLANO DE FORMAÇÃO FICHA TÉCNICA Título Plano de Formação DGE 2019 Editor Direção Geral da Educação (DGE) Avenida 24 de Julho, n.º 140, 1399 025 Lisboa Portugal Telf.: +351 21 393 45 00 Fax: +351 21 393

Leia mais

Avaliação da biblioteca escolar. A. Currículo literacias e aprendizagem. Avaliação

Avaliação da biblioteca escolar. A. Currículo literacias e aprendizagem. Avaliação Avaliação da biblioteca escolar Avaliação 2014-2015 Recomendações do conselho pedagógico Alargar a colaboração curricular a outras áreas disciplinares, nomeadamente Inglês e Ciências Naturais. Aprofundar

Leia mais

II Curso de Especialização a Distância em Saúde e Segurança no Trabalho NORMAS DE FUNCIONAMENTO

II Curso de Especialização a Distância em Saúde e Segurança no Trabalho NORMAS DE FUNCIONAMENTO Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva Programa Integrado em Saúde Ambiental e do Trabalhador - Pisat Rua Augusto Viana, s/n Campus Universitário do Canela - Salvador-Bahia/Brasil, cep:40.110-160

Leia mais

ANO LECTIVO 2008/2009 1º ANO. As Propostas de Formação

ANO LECTIVO 2008/2009 1º ANO. As Propostas de Formação PROFISSIONALIZAÇÃO EM SERVIÇO ANO LECTIVO 2008/2009 1º ANO As Propostas de Formação O projecto da ESE de Setúbal para o 1º ano da Profissionalização em Serviço tem em conta a legislação em vigor, que data

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO - NAP

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO - NAP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO - NAP Regulamenta o Núcleo de Apoio Psicopedagógico O Conselho de Administração, Ensino, Pesquisa e Extensão Consaepe, tendo em conta a Portaria n. 34, de

Leia mais

A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. Profª Fabiana

A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. Profª Fabiana A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE Profª Fabiana Principais Legislações que regem a Educação Permanente em Saúde : 8ª Conferência Nacional de Saúde - 1986 Constituição Brasileira de 1988 Lei 8080, de 19 de

Leia mais

342 Marketing e Publicidade

342 Marketing e Publicidade 342 Marketing e Publicidade Análise de mercados e consumidores Destinatários Diretores e Gestores de Marketing, Marca e Vendas. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação

Leia mais

Curso: A TOMADA DE DECISÃO (BIO)ÉTICA NA GESTÃO DAS IPSS E UNIDADES DE SAÚDE 1ª edição

Curso: A TOMADA DE DECISÃO (BIO)ÉTICA NA GESTÃO DAS IPSS E UNIDADES DE SAÚDE 1ª edição Curso: A TOMADA DE DECISÃO (BIO)ÉTICA NA GESTÃO DAS IPSS E UNIDADES DE SAÚDE 1ª edição Nº horas da formação: 30H Destinatários: Profissionais nas áreas da gestão, recursos humanos, serviço social e de

Leia mais

PROJETO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

PROJETO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR PROJETO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Augustinópolis 2017.2 1 - NOME DO CURSO Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior, com carga horária de

Leia mais

2- Competências a Desenvolver

2- Competências a Desenvolver ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO 1º ANO - ANO LETIVO 2014/15 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: TURISMO-INFORMAÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICA Componente de Formação Técnica 1- Elenco

Leia mais

Auto-Regulação e Melhoria das Escolas. Auto-avaliação - uma PRIORIDADE. Auto-avaliação do Agrupamento de Escolas de Gil Vicente

Auto-Regulação e Melhoria das Escolas. Auto-avaliação - uma PRIORIDADE. Auto-avaliação do Agrupamento de Escolas de Gil Vicente Agrupamento de Escolas de Auto-Regulação e Melhoria das Escolas Auto-avaliação - uma PRIORIDADE Equipa de Avaliação Interna 2009/2010 1 Agrupamento de Escolas de Enquadramento legal Justificação Novo Paradigma

Leia mais

DA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA

DA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA DA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA CICLO DE WORKSHOPS DE FUNÇÃO RESPIRATÓRIA Hospital CUF Descobertas FUNDAMENTAÇÃO A avaliação funcional respiratória tornou-se, nas últimas décadas, parte da rotina que, juntamente

Leia mais

Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º Ciclo do Ensino Básico

Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º Ciclo do Ensino Básico Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º Ciclo do Ensino Básico 2008/2009 (doc.1) Durante o ano lectivo de 2007/2008 decorreu o primeiro ano de formação nos agrupamentos e, simultaneamente,

Leia mais

Percurso formativo acreditado O Pré-escolar e o 1º Ciclo face aos novos desafios da educação INFORMAÇÕES AOS FORMANDOS

Percurso formativo acreditado O Pré-escolar e o 1º Ciclo face aos novos desafios da educação INFORMAÇÕES AOS FORMANDOS Percurso formativo acreditado O Pré-escolar e o 1º Ciclo face aos novos desafios da educação Auditório do Complexo Paroquial de Mangualde 7,12 e 13 de julho de 2012 INFORMAÇÕES AOS FORMANDOS Nome do curso

Leia mais

OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM FACULDADE DO NORTE GOIANO OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Objetivos do curso O Curso de Graduação em Enfermagem tem por objetivo formar bacharel em enfermagem (enfermeiro) capaz de influenciar na construção

Leia mais

INTRODUÇÃO 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS INTRODUÇÃO A disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) destina-se

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 09/04/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Associação Portuguesa de Solidariedade e Desenvolvimento. D - Elaboração dos conteúdos de formação

Associação Portuguesa de Solidariedade e Desenvolvimento. D - Elaboração dos conteúdos de formação Concepção e Organização da Mala Pedagógica D - Elaboração dos conteúdos de formação E - Concepção dos instrumentos e recursos didácticos mala pedagógica Da reunião de pré-validação resultaram alterações,

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Gestão Ano letivo 2018/2019 Unidade Curricular Direito Fiscal e Fiscalidade ECTS 6 Regime Obrigatório Ano 2.º Semestre 2.º Horas de trabalho globais Docente Rui Portela Total 168 Contacto 75 Coordenadora

Leia mais

/ O meu FUTURO na Madeira!

/ O meu FUTURO na Madeira! 2 0 1 7 / 2 0 1 8 www.isal.pt O meu FUTURO na Madeira! Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos 4ªEdição O B J E T I V O S A presente pós-graduação pretende desenvolver competências técnicas e humanas

Leia mais

IHMT-UNL INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA MESTRADO. Epidemiologia.

IHMT-UNL INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA MESTRADO. Epidemiologia. IHMT-UNL INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA MESTRADO Epidemiologia www.ihmt.unl.pt Prof. Doutora Inês Fronteira Coordenadora do Mestrado em Epidemiologia Inês Fronteira

Leia mais

Formação Inicial de Formadores em Gerontologia

Formação Inicial de Formadores em Gerontologia Formação Inicial de Formadores em Gerontologia A FITI Federação das Instituições de Terceira Idade, entidade formadora certificada pela DGERT (Proc. 0456/2013 aprovado em 15/04/2013) promove o curso de

Leia mais

Acompanhamento e Avaliação da Formação. Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Acompanhamento e Avaliação da Formação. Formação Pedagógica Inicial de Formadores Acompanhamento e Avaliação da Formação Formação Pedagógica Inicial de Formadores Objectivo geral Compreender a avaliação da formação como um sistema interactivo; Articular a avaliação na formação com a

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA Uma educação de, e para o Futuro Agrupamento de Escolas de Vila Flor PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA Uma escola de valores, que educa para os valores Vila Flor, 05 de julho de 2016 1 - IDENTIFICAÇÃO DO AGRUPAMENTO

Leia mais

PORTARIA/FIRB Nº 02, de 02 de fevereiro de 2015.

PORTARIA/FIRB Nº 02, de 02 de fevereiro de 2015. PORTARIA/FIRB Nº 02, de 02 de fevereiro de 2015. Regulamenta o Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional- NAPI O Prof. Flávio Antonio Moreira, no uso de suas atribuições regimentais, resolve: A partir

Leia mais

PROJETO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

PROJETO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PROJETO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Augustinópolis 2018.1 1 - NOME DO CURSO Curso de Pós-graduação Lato sensu em Unidade de Terapia Intensiva, com carga horária

Leia mais

internacionalmente em vigor e devidamente regulamentadas pela Ordem dos Médicos Dentistas, com vista

internacionalmente em vigor e devidamente regulamentadas pela Ordem dos Médicos Dentistas, com vista FACUlDADE DE MEDICINA DENTARIA UNIVER5DADE 00 PORTO Coordenação: Prof. Doutor António Cabral de Campos Felino, Professor Catedrático - FMDUP Corpo Docente: Doutor António Cabral de Campos Felino, Professor

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR JUSTIFICATIVA O programa de pós-graduação lato-sensu em Docência no Ensino Superior do ISECUB contempla reflexões teóricas, práticas e metodológicas acerca da Educação Superior,

Leia mais

30 junho a 4 julho 2014 Edição I

30 junho a 4 julho 2014 Edição I ÁREA DA SAÚDE É A TUA ONDA? NÃO PERCAS A OPORTUNIDADE E VIVE A EXPERIÊNCIA DE SER ENFERMEIRO II CURSO DE VERÃO DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA DE OLIVEIRA DE AZEMEIS OE, 2011

Leia mais

GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB6L

GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB6L GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB6L Índice ENQUADRAMENTO DESCRIÇÃO DESTINATÁRIOS OBJETIVOS ESTRUTURA E DURAÇÃO AUTOR METODOLOGIA PEDAGÓGICA AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Leia mais

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição.

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 1. OBJETIVOS GERAIS No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a orgânica das Instituições Sociais;

Leia mais