Integração: Trajetória crítica para computação em nuvem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Integração: Trajetória crítica para computação em nuvem"

Transcrição

1 IBM Software WebSphere White Paper Integração: Trajetória crítica para computação em nuvem Por Chandar Pattabhiram e Jaime D Anna

2 2 Integração: Trajetória crítica para computação em nuvem Índice Introdução 2 Novos recursos, novas questões 3 Integração no ambiente híbrido 4 Tecnologia de integração de primeira geração não desenvolvida para computação em nuvem 5 A IBM soluciona os desafios relacionados à integração do ambiente híbrido Estudos de caso 8 O Schumacher Group 8 Awana Clubs International 9 Conclusão 10 Introdução A primeira mobilização relacionada à computação em nuvem enfatizou a simplicidade e a rápida valorização. Ao ser complementada com vantagens técnicas e econômicas, a adoção da computação em nuvem foi validada e acelerada mundialmente. A adoção amplamente difundida de aplicativos de SaaS (Software as a Service) demonstrou claramente que a produtividade pode ser melhorada, o prazo de lançamento de produtos e serviços no mercado pode ser acelerado e economias podem ser obtidas com a aplicação de técnicas com base em nuvem em muitos desafios de negócios diferentes. Na segunda mobilização, as empresas estão descobrindo que um crescente número de ofertas de tecnologias de Plataforma como Serviço (PaaS), Infraestrutura como Serviço (IaaS) e virtualização fornecem um amplo conjunto de escolhas para novas funcionalidades e modelos de implementação com base em nuvem. A taxa de adoção na segunda mobilização varia de acordo com a empresa e com o segmento de mercado, porém é incontestável que cada vez mais ofertas e serviços estão se tornando fundamentais para as soluções oferecidas pelos departamentos de TI a fim de dar apoio à corporação. Claramente há uma mobilização maior em andamento. O IDC, uma corporação relacionada à pesquisa e análise, prevê que os gastos com serviços com base em nuvem no setor de TI serão de US$ 42 bilhões no ano de De fato, a Gartner antecipou que a entrega de SaaS nos mercados de software de aplicativo corporativo está progredindo em direção à taxa de crescimento anual de 27%, ou seja, é o setor de mais rápido crescimento no atual mercado de software. As empresas estão percebendo que para obter o valor máximo dessas novas soluções com base em nuvem, elas devem estar conectadas à infraestrutura de negócios existente. Neste cenário, novas formas de complexidade emergem rapidamente e devem ser guiadas por benefícios assegurados de computação em nuvem a serem obtidos.

3 IBM Software 3 Muitas questões devem ser respondidas a fim de possibilitar este ambiente híbrido de trabalho, e as práticas de TI principais devem ser modernizadas. Entretanto, o primeiro desafio para possibilitar o melhor da nuvem é a integração. Este white paper examina os desafios de integração que as empresas enfrentam conforme criam uma infraestrutura híbrida de aplicativos que se encontra no local, em ambientes de host gerenciados, em provedores de Software como Serviço, em ambientes de nuvem como Amazon Web Services, ou criados em ofertas de Plataforma como Serviço nos quais as organizações podem desenvolver seus próprios aplicativos de nuvem customizados. Novos recursos, novas questões A computação em nuvem é comumente discutida em relação a quatro categorias. Cada uma com desafios de integração, operação e design diferentes. O SaaS (Software as a Service) oferece a mesma simplicidade para os aplicativos, permitindo que novas funcionalidades sejam lançadas de maneira tão rápida quanto a obtenção de uma assinatura de cartão de crédito. Salesforce.com, Taleo e NetSuite fornecem aplicativos eficientes que encaminham as principais necessidades de negócios. O Google e a Microsoft estão competindo para fornecer um conjunto de aplicativos baseados em nuvem. O PaaS (Platform as a Service) fornece um ambiente de desenvolvimento que pode ser configurado e estar pronto para o uso de modo muito rápido. Muitos fornecedores entregam ambientes completos para criação de aplicativos de software com base em infraestruturas em nuvem prontas. As ofertas de IaaS (Infrastructure as a Service) tornam o fornecimento de infraestrutura em nuvem algo muito virtual e que pode ser feito de modo rápido, além de ser controlado através de um console simples ou uma interface de programação de aplicativo. A Tecnologia de Virtualização de empresas como VMware, Citrix, Novell, Sun e Microsoft fornece a capacidade de transformar datacenters locais em nuvens privadas. Todos os outros setores utilizam a tecnologia de virtualização e muitos centros de dados encontram modos inovadores para economizar a partir do uso desta técnica. Esses recursos comuns abrangem o que atualmente é conhecido como computação em nuvem e, conforme são adotados, as equipes de CIOs e de TI devem repensar a computação corporativa. Dentre as questões que devem ser encaminhadas, está a decisão de quais setores de sua infraestrutura devem ser movidos para a nuvem e quais devem ser mantidos localmente. Outras decisões incluem a escolha entre ofertas de nuvem para SaaS, desenvolvimento, infraestrutura e adaptação de planos para recuperação de desastre, sistemas de rede, gerenciamento de sistemas de TI, treinamento, segurança, balanceamento de carga, escala e backup.

4 4 Integração: Trajetória crítica para computação em nuvem Na primeira mobilização adotada, conforme os aplicativos eram movidos para a nuvem, a integração era uma preocupação, porém, em muitos casos, as novas ofertas adotadas de SaaS foram utilizadas de maneira independente. Entretanto, na segunda mobilização, os aplicativos de SaaS tornam-se partes centrais e importantes da infraestrutura de aplicativo, desenvolvimento e computação. Conforme são movidos para a nuvem, cada empresa é forçada a responder às seguintes questões: Como todas as camadas da infraestrutura de computação híbrida podem ser integradas do modo mais simples, gerenciável e com custo reduzido possível? Integração no ambiente híbrido No ambiente híbrido, que amplia datacenters locais e em nuvem, o problema relacionado à integração tornou-se mais complexo. Primeiramente, a infraestrutura de computação para os eventos futuros que podem ser previstos agora pode ser difundida nos seguintes locais: Datacenters locais Datacenters colocalizados e gerenciados Hospedagem de Infraestrutura como Serviço Hospedagem de Plataforma como Serviço Hospedagem Software como Serviço Isto significa que o desafio da integração será criar uma rede de muitos-para-muitos para conectar nós em todos esses locais a outros locais. Essa distribuição variada de infraestrutura de computação e aplicativos significa que os departamentos de TI terão que lidar com as seguintes questões relacionadas à integração: A funcionalidade do aplicativo implementado na nuvem deve ser conectada aos sistemas, a fim de permanecer no local ou em outros locais em nuvem. À medida que os requisitos de integração aumentam, haverá um gargalo de desenvolvimento, a menos que a integração seja simplificada e produtizada. A grande quantidade de integrações proporcionará um desafio de manutenção e gerenciamento. Pode ser necessário implementar as integrações em diferentes locais e de diversas maneiras, o que poderá ser alterado ao longo do tempo à medida que a funcionalidade migrar de uma parte do ambiente híbrido para outra. A menos que essas questões sejam resolvidas, a integração se tornará o principal obstáculo para a utilização completa da nuvem.

5 IBM Software 5 Tecnologia de integração de primeira geração não desenvolvida para a computação em nuvem O fato de que a tecnologia de integração existe por muitos anos ocultou o fato de que a computação em nuvem modificou sua utilização, criando novos desafios. A primeira geração da tecnologia de integração foi categorizada como EAI (Enterprise Application Integration), ETL (Extraction, Transformation, and Loading) e EII (Enterprise Information Integration). Certamente, a codificação customizada também foi utilizada com frequência para a integração. A aplicação dessas técnicas de modo genérico para a integração em nuvem não terá êxito devido aos seguintes motivos: A integração de técnicas da antiga geração não foi projetada tendo como foco a computação em nuvem, o que significa que o setor de TI poderá necessitar encaminhar as incapacidades dos produtos, como a habilidade de dar suporte e gerenciar grandes quantidades de integrações localizadas de forma desigual que serão necessárias, ou a disponibilidade de fornecer um modelo flexível de implementação em qualquer lugar, de uma só vez. No passado, quando as empresas criaram a integração entre aplicativos, elas frequentemente utilizavam um destes três métodos: Kits de ferramentas EAI, ETL ou código customizado. As tecnologias EAI, que são baseadas em estruturas de sistema de mensagens, foram desenvolvidas para lidar com as necessidades das integrações complexas relacionadas à BI (Business Intelligence), BAM (Business Activity Monitoring) e integração de aplicativos locais. Essas tecnologias podem ser tão complexas quanto eficientes, porém elas podem ser equivalentes a um ciclo de desenvolvimento e crescimento prolongado. Será necessário abordar considerações relacionadas a hardware, sistema operacional, software intermediário de conexão e de gerenciamento. ETL é uma categoria de tecnologia que descreve o processo de extração de dados a partir de muitas fontes diferentes, convertendo-o para um formato consistente e, então, carregando-o em um repositório único, normalmente um armazém de dados. Os ETLs têm como foco a operação em lote, em comparação com os recursos de gerenciamento de tempo real e opções de implementação limitada que não são alinhados com as estratégias de SaaS e Nuvem, bem como com a escassez de fluxo de trabalho e com o reconhecimento de evento. O código customizado proporciona a melhor gama de funcionalidades, sendo limitado apenas pela eficiência de uma linguagem de programação em expressar lógica. Entretanto, o problema é que embora bibliotecas comerciais de conectores possam ajudar com a conectividade de parte do enigma, cada integração customizada inicia, essencialmente, do zero. Além disso, as integrações customizadas são instáveis, portanto, uma simples alteração pode ser difícil e propensa a erros. A ausência de diagnósticos e rastreamento sistemático de erros também proporciona dificuldades na detecção de problemas. A capacidade do código customizado de criar uma funcionalidade única deve ser avaliada considerando a dificuldade de manutenção do código e a escassez de recursos de gerenciamento consistentes e sistemáticos. Há também a questão relacionada ao gargalo do desenvolvimento. Em uma integração customizada, somente um programador pode alterar as regras de fluxo de trabalho e transformação. Ao mesmo tempo em que o código customizado pode ser utilizado como um método para lidar com rendimentos volumosos para uma integração única, ele não é a abordagem que pode gerenciar muitas integrações.

6 6 Integração: Trajetória crítica para computação em nuvem As tecnologias EAI e ETL estão em foco quando relacionadas com integrações locais que possuem um grande volume de transação e complexidade. Entretanto, para reiterar, ambas as abordagens não foram meramente projetadas para a simplicidade, capacidade de reutilização e implementação flexível necessária na mobilização rápida e crescente de integrações em nuvem. A IBM soluciona os desafios relacionados à integração do ambiente híbrido Para que uma tecnologia de integração lide com um ambiente híbrido, ela deve ser simples de ser desenvolvida, reutilizável e implementável localmente ou como um serviço no local mais conveniente, ou seja, ela deve ser completa. A integração WebSphere Cast Iron Cloud é a única tecnologia de integração que reúne todos os desafios do ambiente híbrido em uma única plataforma. A IBM oferece uma forma de integração rápida, flexível e simples que é definida por muitos atributos. As empresas utilizam a integração WebSphere Cast Iron Cloud para solucionar muitos problemas relacionados à integração de aplicativos, pois ela fornece: Integração Abrangente: A integração WebSphere Cast Iron possui tudo o que é necessário para dar suporte às integrações em um ambiente híbrido e em uma plataforma de integração única, como Migração de Dados, Integração de Processo e até mesmo Mashups de IU. É um produto multiúso que pode ser utilizado tanto para migração de dados, para preenchimento de um novo aplicativo em nuvem, integração entre aplicativos e processos de negócios quanto para o uso de aplicativos extraídos e tornados visíveis a partir de um único aplicativo. Conectores, transformações, fluxo de trabalho, funções de gerenciamento, captura de evento e relatório são disponibilizados de modo que podem ser executados em qualquer local que for necessário e totalmente implementados a partir da nuvem com base em requisitos dos aplicativos participantes. Flexibilidade de Implementação Completa: A integração WebSphere Cast Iron Cloud é um produto único com três opções diferentes de implementação. Esses produtos de integração em Nuvem podem ser implementados como uma oferta de integração como serviço na nuvem, em uma máquina virtual ou em um dispositivo de hardware em um local ou em um datacenter gerenciado. As implementações podem ser movidas de um local para outro, conforme necessário, sem a necessidade de um novo desenvolvimento. O resultado desta possibilidade de transporte é que você pode planejar uma vez e executar em qualquer lugar. Se um aplicativo local é movido para execução em uma infraestrutura em nuvem. Esses produtos podem ser movidos juntamente com isso, a partir de uma versão de dispositivo ou virtualizada no local em uma implementação com base em nuvem.

7 IBM Software 7 Algumas empresas utilizam a virtualização para executar muitos projetos de integração diferentes em hardware compartilhável. Outras preferem a conveniência do funcionamento rápido do dispositivo de hardware. A integração WebSphere Cast Iron Cloud realmente possui Physical Appliance Capacidade de reutilização: Parte da flexibilidade da integração WebSphere Cast Iron Cloud provém de sua grande biblioteca de TIPs (Template de Processos de Integração). Esses modelos fornecem um assistente com base em perguntas e respostas que direciona o usuário através de um cenário comum de integração. Por exemplo, um TIP deve perguntar sobre todas as informações necessárias a fim de transformar uma oportunidade de um sistema CRM em um pedido de um sistema ERP. Muitos TIPs possuem aquisição de integração WebSphere Cast Iron Cloud e cada um pode, então, ser customizado a fim de atender necessidades pessoais. Esses produtos de integração em Nuvem reduzem o nível de qualificação necessário para a implementação de integrações e fornecem uma maneira de garantir que as boas práticas sejam seguidas. Virtual Appliance múltiplos propósitos, ao contrário de outros produtos que oferecem diferentes versões para integração local e em nuvem. Parcerias Confiáveis: O IBM Cast Iron é líder na criação de integrações produtizadas para provedores SaaS. A IBM possui grandes parcerias com Salesforce.com, Google, Taleo, NetSuite, ADP, Amazon, Oracle, Microsoft e muitos outros fornecedores. A integração WebSphere Cast Iron Cloud possibilita que os parceiros utilizem uma interface visual simples e fácil de usar para integrar seus produtos. O método aponte e clique permite a Integração Atualizada que é a característica distintiva do IBM Cast Iron em milhares de integrações de clientes. No ambiente híbrido, essa simplicidade também significa que os clientes confiam na integração WebSphere Cast Iron Cloud para o gerenciamento de grandes quantidades de integrações através de um console centralizando que utiliza recursos que não especializados, não necessitando de programadores altamente treinados.

8 8 Integração: Trajetória crítica para computação em nuvem Criadas de acordo com as boas práticas aprendidas em nossa comunidade de usuários, as comunidades de desenvolvedores e clientes da integração WebSphere Cast Iron Cloud são um centro de atividades que fornece suporte à comunidade e compartilha recursos reutilizáveis como TIPs e conectores. Frequentemente, os clientes do IBM Cast Iron publicam TIPs que foram desenvolvidos para problemas comuns e que são, depois, aprimoradas pelo analista da comunidade. A equipe de gerenciamento de produto do IBM Cast Iron interage com a comunidade, a fim de assegurar que os planos futuros para os recursos e aprimoramentos do produto principal estejam alinhados com as necessidades do cliente. O valor da assinatura da IBM proporciona um modelo previsível e escalável com base em muitos terminais conectados. Também está disponível uma assinatura com valor fixo para terminais ilimitados. O modelo de precificação permite que as integrações sejam implementadas de modo financeiramente suportável para integrações de pouco e muito volume. Conforme os seguintes casos de referência exibirão, a integração WebSphere Cast Iron Cloud é uma solução que foi cuidadosamente criada a fim de atender as necessidades de integração em nuvem. A nuvem transforma os limites restritos das gerações passadas da tecnologia de computação em um ambiente virtual flexível. Grande parte do potencial da nuvem desaparece se os métodos de integração utilizados forem os métodos antigos e restritos. Software como Serviço, Plataforma como Serviço, Infraestrutura como Serviço e tecnologia de virtualização local, não podem fornecer seu valor completo sem a Integração como Serviço que é proporcionado pela integração WebSphere Cast Iron Cloud. Estudos de caso Nesta seção, encontram-se alguns exemplos fornecidos por clientes de como a IBM está sendo utilizada pelo Schumacher Group, uma empresa de gerenciamento de pronto-socorro, e pela Awana Clubs International, uma organização global clerical sem fins lucrativos para crianças. O Schumacher Group O Schumacher Group é uma empresa do setor da saúde em rápida expansão que é especializada no gerenciamento de instalações de prontos-socorros. Essa empresa necessitava integrar os dados de pronto-socorro relacionados à emergência, projeto e informações de pacientes em sistemas de recebimento de dados, em que o atendimento é fornecido fora do pronto-socorro. Os dados necessitavam ser movidos entre os aplicativos PeopleSoft e Salesforce. com, e os repositórios deveriam ser mantidos no Servidor MS SQL e em outras fontes de dados acessíveis através de serviços da Web. As integrações em tempo real e em lote eram necessárias para aprimorar a qualidade dos dados e a confiabilidade, permitindo um ciclo contínuo de melhorias no processo de negócios. Além disso, a empresa optou pelos dispositivos corporativos do Google como o Portal para o fornecimento de informações relacionadas ao pronto-

9 IBM Software 9 O projeto inicial foi concluído em oito dias por uma equipe pequena e foi, então, estendido para a solução de novos problemas. A equipe de TI descobriu que a integração WebSphere Cast Iron Cloud complementava as políticas existentes relacionadas à recuperação de desastres. A flexibilidade desses produtos de Integração em Nuvem possibilitou que o Schumacher Group integrasse de modo fácil seu ambiente híbrido de nuvem em aplicativos em local. Awana Clubs International O Awana Clubs International é um líder global em atividades eclesiásticas para crianças, operando como uma ONG (organização não governamental) em mais de 100 países. Como uma organização de caridade depende de doações para ser mantida em funcionamento, eles necessitavam rastrear e atualizar de modo fácil socorro para muitos dos provedores que eles gerenciam. Atualmente, eles extraem, de modo seguro, dados relacionados ao pronto-socorro de seus aplicativos de armazém de dados local e exibem através dos dispositivos do Google. Após determinar que o código customizado e a tecnologia ETL teriam custos elevados e seriam insuficientemente escaláveis, o Schumacher Group optou pela integração WebSphere Cast Iron Cloud como sua solução de integração. A integração WebSphere Cast Iron Cloud fornece uma solução única para integrações em tempo real e em lote.

10 10 Integração: Trajetória crítica para computação em nuvem a responsabilidade financeira das contas dos doadores. Inicialmente, todas as informações das contas eram armazenadas no JD Edwards, o que era um problema, pois seus representantes de vendas queriam uma solução CRM robusta para fornecer uma visualização centralizada de todas as contas. O que significava que a Awana necessitava de um repositório centralizado que consolidasse todas as faturas relacionadas às contas, informações de faturamento, status de pedidos, etc. Também precisavam de uma solução que permitisse que quaisquer alterações nos dados da conta em qualquer aplicativo fossem visualizadas em tempo real a partir do painel CRM relacionado a vendas. Para obter essa visibilidade de pedido de vendas, a Awana necessitou conectar o Salesforce.com ao JD Edwards. O código customizado foi rejeitado devido aos seus altos custos com manutenção e, assim, a Awana optou pela integração WebSphere Cast Iron Cloud. A abordagem sem codificação desses produtos de integração possibilitou que a Awana conectasse de modo fácil as informações de oportunidades e contas do Salesforce.com aos aplicativos de reconciliação financeira e de processamento de pedidos do JD Edwards A Awana pode obter essa integração mapeada em seus fluxos de trabalho complexos em 30 dias. Os resultados foram imediatos para a organização: as horas dedicadas ao gerenciamento de informações de clientes foram reduzidas em 75 por cento, disponibilizando recursos valiosos para outros projetos. As notificações de campo foram reduzidas de 30 dias para 24 horas. A abordagem simples e fácil ao utilizar a integração WebSphere Cast Iron Cloud possibilitou que os funcionários da Awana tivessem acesso às mais recentes informações financeiras relacionadas aos seus clientes, obtendo assim, visibilidade total dos pedidos de vendas. Conclusão Líderes técnicos que optam por uma abordagem proativa para a linha de negócios de suas organizações devem garantir que seus principais aplicativos de negócios trabalhem em conjunto. Para obter mais valor de seus investimentos atuais de TI, eles devem integrar seus aplicativos fundamentais de negócios e permutar dados continuamente entre eles. Abordagens comuns de integração como EAI, ETL ou código customizado satisfazem as necessidades de integrações complexas em grandes empresas com tempo e recursos amplos. Além disso, eles representam custos ocultos em serviços, suporte, manutenção, bem como riscos no direcionamento de projetos futuros e necessidades de TI. Os negócios atuais estão exigindo uma abordagem de custo reduzido, rápida e simplificada para seus projetos de integração. A flexibilidade de implementação de suas integrações na nuvem ou em local e a opção de alterar formulários, quando necessário, fornece a flexibilidade de direcionamento para suas estratégias e políticas específicas de TI. Com milhares integrações de clientes, um conjunto de recursos abrangente e as parcerias de integração mais sólidas de fornecedores líderes de aplicativos, a integração WebSphere Cast Iron Cloud é verdadeiramente rápida, flexível e simples, sendo, portanto, a melhor escolha futura para os negócios atuais, à medida que necessitam de soluções bidirecionais e em tempo real para as necessidades de integração atuais e futuras. Para obter mais informações sobre o WebSphere Cast Iron Integration Solution, entre em contato através do número (EUA) ou acesse ibm.com/software/integration/cast-iron-cloudintegration/

11 Notas:

12 IBM Brasil Ltda. Rua Tutóia, 1157 CEP São Paulo - Brasil O site da IBM pode ser encontrado em: ibm.com IBM, o logotipo IBM e ibm.com são marcas comerciais ou marcas registradas da International Business Machines Corporation nos Estados Unidos, outros países, ou ambos. Se a primeira ocorrência desses e de outros termos de marcas registradas da IBM for marcada com um símbolo de marca registrada ( ou ), esses símbolos indicam marcas registradas ou de direito consuetudinário nos Estados Unidos de propriedade da IBM no momento da publicação destas informações. Tais marcas registradas também podem ser marcas registradas ou de direito consuetudinário em outros países. Uma lista atual de marcas da IBM está disponível na Web em Copyright and trademark information em ibm.com/legal/copytrade.shtml Outros nomes de serviços, produtos ou empresas podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de terceiros. Referências nesta publicação a produtos, programas ou serviços IBM não significam que a IBM pretenda torná-los disponíveis em todos os países nos quais a IBM opera. Copyright IBM Corporation 2011 Todos os direitos reservados. Por favor, recicle WSW14133-BRPT-01

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Aula 1 Conceitos da Computação em Nuvem A computação em nuvem ou cloud computing

Leia mais

Guia Rápido de Licenciamento do SQL Server 2012

Guia Rápido de Licenciamento do SQL Server 2012 Guia Rápido de Licenciamento do SQL Server 2012 Data de publicação: 1 de Dezembro de 2011 Visão Geral do Produto SQL Server 2012 é uma versão significativa do produto, provendo Tranquilidade em ambientes

Leia mais

Infraestrutura: devo usar a nuvem? Prof. Artur Clayton Jovanelli

Infraestrutura: devo usar a nuvem? Prof. Artur Clayton Jovanelli Infraestrutura: devo usar a nuvem? Prof. Artur Clayton Jovanelli Conceitos principais Nuvem Local Dados (informações) Profissional Pessoal Procedimento padrão (modelo) Produzir Armazenar Como era... Como

Leia mais

Qual servidor é o mais adequado para você?

Qual servidor é o mais adequado para você? Qual servidor é o mais adequado para você? Proteção de dados Tenho medo de perder dados se e o meu computador travar Preciso proteger dados confidenciais Preciso de acesso restrito a dados Acesso a dados

Leia mais

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS?

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? As ofertas de nuvem pública proliferaram, e a nuvem privada se popularizou. Agora, é uma questão de como aproveitar o potencial

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina - Sistemas Distribuídos Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 12 Computação em Nuvem Sumário Introdução Arquitetura Provedores

Leia mais

Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada

Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada Insight completo sobre IDG/Oracle Relatório de pesquisa de SOA Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada Alinhamento

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Storage Management CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de armazenamento, aumente a produtividade

Leia mais

Transformação do Agile ajuda a IBM Software a economizar 300 milhões de dólares

Transformação do Agile ajuda a IBM Software a economizar 300 milhões de dólares Transformação do Agile ajuda a IBM Software a economizar 300 milhões de dólares IBM Rational software possibilita práticas Agile e reutilização mais ampla de ativos Visão geral A necessidade IBM Software

Leia mais

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Otimização do Gerenciamento de Datacenters com o Microsoft System Center

Otimização do Gerenciamento de Datacenters com o Microsoft System Center Otimização do Gerenciamento de Datacenters com o Microsoft System Center Aviso de Isenção de Responsabilidade e Direitos Autorais As informações contidas neste documento representam a visão atual da Microsoft

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

Sicredi aprimora monitoramento de data center com o CA Data Center Infrastructure Management

Sicredi aprimora monitoramento de data center com o CA Data Center Infrastructure Management CUSTOMER SUCCESS STORY Sicredi aprimora monitoramento de data center com o CA Data Center Infrastructure Management PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços Financeiros Empresa: Sicredi Funcionários: 12.000+

Leia mais

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento HOME O QUE É TOUR MÓDULOS POR QUE SOMOS DIFERENTES METODOLOGIA CLIENTES DÚVIDAS PREÇOS FALE CONOSCO Suporte Sou Cliente Onde sua empresa quer chegar? Sistemas de gestão precisam ajudar sua empresa a atingir

Leia mais

IBM Software IBM Business Process Manager Simples e Poderoso

IBM Software IBM Business Process Manager Simples e Poderoso IBM Software IBM Business Process Manager Simples e Poderoso Uma única plataforma BPM que oferece total visibilidade e gerenciamento de seus processos de negócios 2 IBM Business Process Manager Simples

Leia mais

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral da solução Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral À medida que tecnologias como nuvem, mobilidade, mídias sociais e vídeo assumem papéis

Leia mais

gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011

gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011 gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011 a computação na nuvem está presente em todos os lugares e está crescendo 72% das empresas

Leia mais

Consolidação inteligente de servidores com o System Center

Consolidação inteligente de servidores com o System Center Consolidação de servidores por meio da virtualização Determinação do local dos sistemas convidados: a necessidade de determinar o melhor host de virtualização que possa lidar com os requisitos do sistema

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

Proteção de ambientes Citrix XenServer com Arcserve

Proteção de ambientes Citrix XenServer com Arcserve Proteção de ambientes Citrix XenServer com Arcserve Desafios do cliente Hoje em dia, você enfrenta desafios como acordos de nível de serviço exigentes e limitações de equipe e orçamento. Você procura maneiras

Leia mais

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD Simplificação da TI O Dell série MD pode simplificar a TI, otimizando sua arquitetura de armazenamento de dados e garantindo

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Interatividade aliada a Análise de Negócios

Interatividade aliada a Análise de Negócios Interatividade aliada a Análise de Negócios Na era digital, a quase totalidade das organizações necessita da análise de seus negócios de forma ágil e segura - relatórios interativos, análise de gráficos,

Leia mais

IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding

IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding Unindo a estratégia às operações com sucesso Visão Geral O Scorecarding oferece uma abordagem comprovada para comunicar a estratégia de negócios por toda a

Leia mais

CLOUD. tendências CLOUD. entendendo e contratando assertivamente. Agosto/2012 INFORMATIVO TECNOLÓGICO DA PRODESP EDIÇÃO 02

CLOUD. tendências CLOUD. entendendo e contratando assertivamente. Agosto/2012 INFORMATIVO TECNOLÓGICO DA PRODESP EDIÇÃO 02 tendências CLOUD EDIÇÃO 02 Agosto/2012 CLOUD O conceito de nuvem é nebuloso Como uma organização pode contratar assertivamente Serviços em Cloud? Quais são os principais riscos de um contrato de Cloud

Leia mais

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.com Windows 2008 Server Construído sob o mesmo código do Vista Server Core (Instalação somente

Leia mais

IBM Cloud: Repense a TI. Reinvente os negócios.

IBM Cloud: Repense a TI. Reinvente os negócios. Software Group White paper de Liderança de Pensamento Junho de 2011 IBM Cloud: Repense a TI. Reinvente os negócios. 2 IBM Cloud: Trabalhando na nuvem. Reinventando negócios. Os CIOs e executivos seniores

Leia mais

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI Profa. Gislaine Stachissini Unidade III GOVERNANÇA DE TI Information Technology Infrastructure Library ITIL Criado pelo governo do Reino Unido, tem como objetivo a criação de um guia com as melhores práticas

Leia mais

AGORA ORACLE AO SEU ALCANCE

AGORA ORACLE AO SEU ALCANCE A performance que você necessita no preço que você quer! Agora, produtos de infra-estrutura tecnológica ao seu alcance. Existem alternativas que proporcionam às pequenas e médias empresa permanecerem no

Leia mais

Alexandre Malveira, Wolflan Camilo

Alexandre Malveira, Wolflan Camilo Alexandre Malveira, Wolflan Camilo Introdução Cloud Computing Computação Móvel SaaS, PaaS e IaaS CloudBees Diariamente arquivos são acessados, informações dos mais variados tipos são armazenadas e ferramentas

Leia mais

O que é Cloud Computing?

O que é Cloud Computing? O que é Cloud Computing? Referência The Economics Of The Cloud, Microsoft, Nov. 2010 Virtualização, Brasport, Manoel Veras, Fev. 2011. 2 Arquitetura de TI A arquitetura de TI é um mapa ou plano de alto

Leia mais

RESUMO DA SOLUÇÃO CA ERwin Modeling. Como eu posso gerenciar a complexidade dos dados e aumentar a agilidade dos negócios?

RESUMO DA SOLUÇÃO CA ERwin Modeling. Como eu posso gerenciar a complexidade dos dados e aumentar a agilidade dos negócios? RESUMO DA SOLUÇÃO CA ERwin Modeling Como eu posso gerenciar a complexidade dos dados e aumentar a agilidade dos negócios? O CA ERwin Modeling fornece uma visão centralizada das principais definições de

Leia mais

Virtualização de Sistemas Operacionais

Virtualização de Sistemas Operacionais Virtualização de Sistemas Operacionais Felipe Antonio de Sousa 1, Júlio César Pereira 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil felipeantoniodesousa@gmail.com, juliocesarp@unipar.br Resumo.

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

Provedor de serviços de software oferece solução econômica de gestão eletrônica

Provedor de serviços de software oferece solução econômica de gestão eletrônica Windows Azure Soluções para clientes - Estudo de caso Provedor de serviços de software oferece solução econômica de gestão eletrônica Visão geral País ou região: Índia Setor: Tecnologia da informação Perfil

Leia mais

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos Eficiência operacional no setor público Dez recomendações para cortar custos 2 de 8 Introdução Com grandes cortes no orçamento e uma pressão reguladora cada vez maior, o setor público agora precisa aumentar

Leia mais

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation.

Leia mais

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation.

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. O SoftExpert PPM Suite é a solução mais robusta, funcional e fácil para priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos, portfólios

Leia mais

Estratégia da VMware: O modelo corporativo definido por software e o desafio de simplificar a TI. Anderson Ferreira Bruno Amaral 22 Ago 2014

Estratégia da VMware: O modelo corporativo definido por software e o desafio de simplificar a TI. Anderson Ferreira Bruno Amaral 22 Ago 2014 Estratégia da VMware: O modelo corporativo definido por software e o desafio de simplificar a TI Anderson Ferreira Bruno Amaral 22 Ago 2014 Desafios de TI Arquitetura da VMware Estratégia da VMware Sucesso

Leia mais

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva da solução SAP SAP Technology SAP Afaria Objetivos Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos

Leia mais

Cloud Computing. Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br

Cloud Computing. Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Cloud Computing Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Facebook 750 milhões de usuários 42% de todos os usuários do Facebook estão localizado na América, 27% na Ásia e 25% na Europa 4% na África

Leia mais

LEIA ISTO PRIMEIRO. IBM Tivoli Configuration Manager, Versão 4.2.1

LEIA ISTO PRIMEIRO. IBM Tivoli Configuration Manager, Versão 4.2.1 LEIA ISTO PRIMEIRO IBM Tivoli, Versão 4.2.1 O IBM Tivoli, Versão 4.2.1, é uma solução para controlar a distribuição de software e o inventário de gerenciamento de recursos em um ambiente multiplataformas.

Leia mais

CPD Informática otimiza gestão de serviços de TI com soluções CA Technologies

CPD Informática otimiza gestão de serviços de TI com soluções CA Technologies CUSTOMER SUCCESS STORY CPD Informática otimiza gestão de serviços de TI com soluções CA Technologies EMPRESA A CPD Informática atua com a venda de soluções, serviços, planejamento e gestão de TI, contribuindo

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Requisitos de business intelligence para TI: O que todo gerente de TI deve saber sobre as necessidades reais de usuários comerciais para BI

Requisitos de business intelligence para TI: O que todo gerente de TI deve saber sobre as necessidades reais de usuários comerciais para BI Requisitos de business intelligence para TI: O que todo gerente de TI deve saber sobre as necessidades reais de usuários comerciais para BI Janeiro de 2011 p2 Usuários comerciais e organizações precisam

Leia mais

O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados

O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados O Cisco IBSG prevê o surgimento de mercados globais conectados Como as empresas podem usar a nuvem para se adaptar e prosperar em um mercado financeiro em rápida mudança Por Sherwin Uretsky, Aron Dutta

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015. Computação em Nuvem

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015. Computação em Nuvem Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015 Computação em Nuvem Carlos Henrique Barbosa Lemos RESUMO Este trabalho tem por objetivo tratar

Leia mais

TRIBUTAÇÃO NA NUVEM. Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ

TRIBUTAÇÃO NA NUVEM. Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ TRIBUTAÇÃO NA NUVEM Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ PROGRAMA 1. INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO EM NUVEM CONCEITOS APLICÁVEIS 2. PRINCIPAIS OPERAÇÕES E ASPECTOS TRIBUTÁRIOS POLÊMICOS INTRODUÇÃO À

Leia mais

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Janeiro 2011 Exclusivamente para empresas de médio porte Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Relatório para o Brasil Panorama global: Pesquisa com 2.112 líderes do mercado de

Leia mais

CA Clarity PPM. Visão geral. Benefícios. agility made possible

CA Clarity PPM. Visão geral. Benefícios. agility made possible FOLHA DO PRODUTO CA Clarity PPM agility made possible O CA Clarity Project & Portfolio Management (CA Clarity PPM) o ajuda a inovar com agilidade, a transformar seu portfólio com confiança e a manter os

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

Alavancando a segurança a partir da nuvem

Alavancando a segurança a partir da nuvem Serviços Globais de Tecnologia IBM White Paper de Liderança em Pensamento Serviços de Segurança IBM Alavancando a segurança a partir da nuvem O quem, o que, quando, por que e como dos serviços de segurança

Leia mais

Soluções Oracle. Serviços Oracle

Soluções Oracle. Serviços Oracle Soluções Oracle Nossa aliança combina a força das aplicações e tecnologias da Oracle com o conhecimento da Cloware em Consultoria, Integração de Sistemas e Serviços Gerenciados. Por ser a provedora de

Leia mais

Service Desk. IT Management Software. Certified Partner

Service Desk. IT Management Software. Certified Partner Certified Partner Você não está precisando melhorar a qualidade do suporte técnico de sua empresa, reduzir radicalmente o tempo de resposta e gerir com as melhores práticas os processos de serviço? Atualmente,

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA DESTAQUES A infraestrutura do RSA Security Analytics Arquitetura modular para coleta distribuída Baseada em metadados para indexação, armazenamento

Leia mais

A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação. O que significa para a TI e a linha de negócios (LOB)

A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação. O que significa para a TI e a linha de negócios (LOB) A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação Maio de 2014 O novo comprador de tecnologia e a mentalidade de aquisição Existe hoje um novo comprador de tecnologia da informação Esse comprador

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

invgate Service Desk

invgate Service Desk invgate Service Desk 02 Informação Geral. 03 Funcionalidades. 06 Beneficiação. Índice. 02 Informação Geral. Revolucione seu departamento de IT Administrar seu departamento de IT é fácil Atualmente, os

Leia mais

www.under.com.br 4007.1432 / 0800.886.1432 / 51 3301.1432

www.under.com.br 4007.1432 / 0800.886.1432 / 51 3301.1432 www.under.com.br 4007.1432 / 0800.886.1432 / 51 3301.1432 Sua Infra na Nuvem Quem somos A Under é uma empresa de tecnologia e infraestrutura para internet, fundada em 2002. Figuramos entre as maiores empresas

Leia mais

Conheça a nova solução de servidor que ajuda pequenas empresas a fazer mais Com menos.

Conheça a nova solução de servidor que ajuda pequenas empresas a fazer mais Com menos. Conheça a nova solução de servidor que ajuda pequenas empresas a fazer mais Com menos. O papel de um servidor Introdução à rede básica Sua empresa tem muitas necessidades recorrentes, tais como organizar

Leia mais

Como usar a nuvem para continuidade dos negócios e recuperação de desastres

Como usar a nuvem para continuidade dos negócios e recuperação de desastres Como usar a nuvem para continuidade dos negócios e recuperação de desastres Há diversos motivos para as empresas de hoje enxergarem o valor de um serviço de nuvem, seja uma nuvem privada oferecida por

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

IBM WebSphere Business Monitor

IBM WebSphere Business Monitor Obtenha visibilidade em tempo real do desempenho dos processos de negócios IBM WebSphere Business Monitor Fornece aos usuários de negócios uma visão abrangente e em tempo real do desempenho dos processos

Leia mais

Licenciamento do System Center Server 2012 Server Management

Licenciamento do System Center Server 2012 Server Management 1. O que há de novo no licenciamento do System Center 2012?... 2 2. Você consegue descrever as edições do produto oferecidas com o System Center 2012?... 2 3. Como eu determino o número de Server Management

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. para Calçados Pegada

Soluções em. Cloud Computing. para Calçados Pegada Soluções em Cloud Computing para Calçados Pegada Principais Tópicos: Resumo executivo A Calçados Pegada procurou a Under no início de 2010 para uma solução de email corporativo em cloud. Em pouco tempo,

Leia mais

Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar?

Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar? Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão e Tecnologia da Informação - Turma 25 03/04/2015 Núvem Pública, Privada ou Híbrida, qual adotar? Paulo Fernando Martins Kreppel Analista de Sistemas

Leia mais

//Sobre VISÃO MISSÃO. Honestidade, Responsabilidade. Respeito. Colaboração.

//Sobre VISÃO MISSÃO. Honestidade, Responsabilidade. Respeito. Colaboração. . Quem somos //Sobre A Oficina1 é uma consultoria direcionada à tecnologia da informação, com foco na implementação dos ERPs Protheus e OpenBravo, além do aplicativo de Service Desk SysAid, abrangendo

Leia mais

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 SUMÁRIO 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 O que é Software?... 3 1.2 Situações Críticas no desenvolvimento

Leia mais

Introdução a Computação nas Nuvens

Introdução a Computação nas Nuvens Introdução a Computação nas Nuvens Professor: Rômulo César Dias de Andrade. E-mail: romulocesar@faculdadeguararapes.edu.br romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br PROFESSOR... Mini CV: NOME: RÔMULO

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

INTERNET HOST CONNECTOR

INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR IHC: INTEGRAÇÃO TOTAL COM PRESERVAÇÃO DE INVESTIMENTOS Ao longo das últimas décadas, as organizações investiram milhões de reais em sistemas e aplicativos

Leia mais

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015 GIS Cloud na Prática Fabiano Cucolo 26/08/2015 Um pouco sobre o palestrante Fabiano Cucolo fabiano@soloverdi.com.br 11-98266-0244 (WhatsApp) Consultor de Geotecnologias Soloverdi Engenharia www.soloverdi.com.br.

Leia mais

CA Mainframe Chorus for DB2 Database Management Version 2.0

CA Mainframe Chorus for DB2 Database Management Version 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for DB2 Database Management CA Mainframe Chorus for DB2 Database Management Version 2.0 Simplifique e otimize seu DB2 para tarefas de gerenciamento de carga de trabalho

Leia mais

Universo Online S.A 1

Universo Online S.A 1 Universo Online S.A 1 1. Sobre o UOL HOST O UOL HOST é uma empresa de hospedagem e serviços web do Grupo UOL e conta com a experiência de mais de 15 anos da marca sinônimo de internet no Brasil. Criado

Leia mais

Renan Borges Pereira¹, Paulo Henrique Gomes Barbosa². Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC. renanzaum_1@hotmail.com¹, paulohgb_15@hotmail.

Renan Borges Pereira¹, Paulo Henrique Gomes Barbosa². Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC. renanzaum_1@hotmail.com¹, paulohgb_15@hotmail. Renan Borges Pereira¹, Paulo Henrique Gomes Barbosa² Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC renanzaum_1@hotmail.com¹, paulohgb_15@hotmail.com² INTRODUÇÃO O modelo de software como um serviço (SaaS)

Leia mais

Como conduzir com sucesso um projeto de melhoria da qualidade

Como conduzir com sucesso um projeto de melhoria da qualidade Como conduzir com sucesso um projeto de melhoria da qualidade Maria Luiza Guerra de Toledo Coordenar e conduzir um projeto de melhoria da qualidade, seja ele baseado no Seis Sigma, Lean, ou outra metodologia

Leia mais

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation Descrição de Serviços IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation EM ADIÇÃO AOS TERMOS E CONDIÇÕES ESPECIFICADOS ABAIXO, ESSA DESCRIÇÃO DE SERVIÇOS INCLUI AS IBM MANAGED SECURITY

Leia mais

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0

Resumo do BABok 2.0 O Guia de Referência de Análise de Negócio Curso de Analista de Negócio 3.0 O que é BABok? O BABok 2.0, Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios, é considerado como um Guia Referência de Práticas de Análise de Negócio. Este guia é publicado e mantido pelo IIBA. O guia BABok

Leia mais

Gerencie a força de trabalho móvel, sem a complexidade e o custo de uma instalação on-premise

Gerencie a força de trabalho móvel, sem a complexidade e o custo de uma instalação on-premise de Soluções SAP SAP Afaria, edição para nuvem Objetivos Gerencie a força de trabalho móvel, sem a complexidade e o custo de uma instalação on-premise 2013 SAP AG ou empresa afiliada da SAP. Investimentos

Leia mais

USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS.

USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS. USE O PODER DA NUVEM. VEJA COMO A NUVEM PODE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS. A computação em nuvem é uma mudança de paradigma no gerenciamento de TI e de datacenters, além de representar a capacidade da TI

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA DE TI ATRAVÉS DE UM ABRANGENTE PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E MODELAGEM DE CARGAS DE TRABALHO

UTILIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA DE TI ATRAVÉS DE UM ABRANGENTE PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E MODELAGEM DE CARGAS DE TRABALHO S Y S T E M S ASG-PERFMAN 2020 UTILIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA DE TI ATRAVÉS DE UM ABRANGENTE PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E MODELAGEM DE CARGAS DE TRABALHO ASG ASG-PERFMAN 2020: Visão Global A sua capacidade

Leia mais

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES Janaína Schwarzrock jana_100ideia@hotmail.com Prof. Leonardo W. Sommariva RESUMO: Este artigo trata da importância da informação na hora da tomada de decisão,

Leia mais

Convergência por Design

Convergência por Design Convergência por Design Ronaldo Aloise Diretor de Vendas ESSN 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. 1 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. A Transformação

Leia mais