VER-SUS DO OESTE CATARINENSE EDIÇÃO DE INVERNO Relatório das vivências temática Saúde Indígena

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VER-SUS DO OESTE CATARINENSE EDIÇÃO DE INVERNO Relatório das vivências temática Saúde Indígena"

Transcrição

1 VER-SUS DO OESTE CATARINENSE EDIÇÃO DE INVERNO Relatório das vivências temática Saúde Indígena O VER-SUS/Oeste Catarinense foi organizado ao longo dos últimos anos por diversas comissões comprometidas com a transformação social, seu objetivo é fazer com que os participantes vivenciem as realidades do Sistema Único de Saúde. Após três dias de formação, os grupos foram divididos, e formados por sete pessoas cada, de vários cursos de graduação. Fomos contemplados com o tema: Saúde Indígena, com a função de conhecer a cultura, aspectos socioeconômicos e fatores que interferem na atenção de saúde dessa população. Ao longo da semana visitamos e vivenciamos diversos locais e realidades, sendo esses: SESAI, Aldeia Condá, Conselho Municipal de Saúde: Associação Pitanga Rosa, Vigilância Sanitária, Vigilância Sanitária: Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), Casa de Passagem e Hospital da criança. SESAI A Secretaria Especial de Saúde Indígena - SESAI, foi criado em 2011, e iniciaram-se as atividades em Vinculado ao Ministério da Saúde, desempenha atividades de cunho administrativo. A divisão foi feita por grupos étnicos pelo Brasil e foi separado em 34 distritos por todo o país. O distrito pertencente a Chapecó, contempla até a cidade de Seara. A população atendida é de 760 pessoas, sendo 100 de Seara. Desse montante, 118 crianças menores de 5 anos, o que desperta preocupação com a taxa de natalidade dessa população. Como Chapecó é o polo, o atendimento é diário, enquanto que em Seara, ocorre uma vez por semana em período integral. Durante esses anos, o SESAI estabeleceu algumas parcerias com a EPAGRI, que auxilia na educação alimentar domiciliar, oferecendo cursos de reaproveitamento de alimentos. Alguns outros serviços trabalham em conjunto, como a Pastoral da Criança, Mesa Brasil, que faz doações de alimentos, e um importante convênio com a CAIXA Econômica Federal para a realização da casa própria.

2 Apesar de hoje estar consolidado, esse serviço ainda tem dificuldades financeiras para a aquisição de materiais, manutenção e a burocracia que envolve todo o serviço. Há também dificuldades em levantamentos epidemiológicos de óbitos, e também, a difícil conscientização dessa população na promoção e prevenção de enfermidades. Os serviços prestados para a comunidade indígena são os mais variados, desde a atenção básica, que é feita na própria aldeia, como os de média e alta complexidade, que são no município de Chapecó que é o pólo-base. A saúde da mulher é bem trabalhada, fornecendo educação em saúde, conscientização do planejamento familiar, vacinação, serviço odontológico, preventivos e pré-natal. ALDEIA CONDÁ No dia 18 de julho, tivemos a oportunidade de estar vivenciando a realidade do povo indígena da tribo Kaingang da Aldeia Condá. Na visita, os alunos foram acompanhados pelo médico cubano Carlos da Fonseca Mendes e pelo agente comunitário de saúde da aldeia, o qual nos guiou durante todo o trajeto, explicando sobre as famílias, costumes, como é a subsistência de vida etc. Durante o caminho, o médico Carlos fazia suas visitas domiciliares de rotinas, o que foi muito enriquecedor para nós estudantes, pois, enquanto ele prestava o atendimento aos moradores, o mesmo ia explicando cada procedimento e o por que deles. Ainda, falou sobre as patologias mais frequentes da aldeia, que são a H.A.S (hipertensão arterial sistêmica), DM (diabetes mellitus), alguns casos de parasitose como ( Áscaris Lumbricóides) muito comum nas crianças, e anemia como resultado de uma alimentação pouco diversificada. Fonseca é médico da comunidade há dois anos e conhece muito bem a realidade do povo indígena e, relata que ainda o maior problema além da fragilidade da renda das famílias é o saneamento básico que é precário, não existe tratamento de esgoto, os detritos fecais são depositados em fossas sépticas e a água é clorada apenas que, provém de uma caixa d água instalada na aldeia e através de canos chega até as casas com grandes riscos de contaminação.

3 A população retira sua subsistência através do auxílio do bolsa família que o governo disponibiliza, recebem doações de alimentos como cestas básicas e os seus famosos artesanatos que confeccionam na aldeia logo saem para vender na cidade. CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE Na tarde do dia 18/07 nos dirigimos até a reunião do conselho municipal de saúde de Chapecó, nessa tarde aconteceu a aprovação de algumas atas, além de ser discutido fortemente a questão do suicídio, que acomete cerca de 10 milhões de pessoas no mundo anualmente, tornando-se assim uma questão de saúde pública. A participação na reunião do conselho municipal de saúde foi muito importante para discutirmos a importância da participação dos representantes e da população nesses espaços. ASSOCIAÇÃO PITANGA ROSA Na manhã do dia 19, tivemos a oportunidade de conhecer a Associação Pitanga Rosa, localizada na Linha Faxinal dos Rosas. Trata-se de uma propriedade de camponesas que dispõem suas terras para pesquisas acadêmicas com as plantas. Dentre os principais trabalhos estão o grupo das sementes, que as prepara para o solo, o adubo e o plantio, também o resgate de flores antigas. É composto desde mulheres com graduação até semianalfabetas, cada uma contribuindo como pode, e a produção não tem custo algum para as que trabalham. O maior desafio que elas encontram é o de manter as mulheres na terra com sustentabilidade, sem nenhum tipo de repreensão e liberdade no cultivo sem necessidade de utilização de agrotóxicos. No próprio local também é oferecido o curso de Homeopatia pela proprietária, dona Rosalina Nogueira da Silva, que consegue oferecer esses produtos da matéria prima de suas terras.

4 VIGILÂNCIA SANITÁRIA Na manhã do dia 20, obtivemos a oportunidade de adquirir melhor conhecimento sobre a vigilância sanitária. Foram apresentados a distribuição das equipes responsáveis por cada afazer, a função de cada qual dentro do setor de vigilância. Foram abordados vários assuntos dentre eles a liberação alvarás de funcionamento, fiscalização dos estabelecimentos, descartes de matérias de saúde, deslocamento de pneus velhos para seu devido lugar sem prejudicar o meio ambiente, amostras dos gráficos estatísticos de melhora e organização dentro do município de Chapecó - SC, mas dentro eles a dengue, zika vírus teve maior êxito de explanação, obtivesse melhoras, todos os profissionais e pessoas da comunidade se uniram para melhoria da comunidade. VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL (VSA) Também na manhã do dia 20, conhecemos melhor a Vigilância em Saúde Ambiental. O principal assunto abordado foi dengue, que conta com 808 casos autóctones registrados até julho de 2016 em Chapecó. Nesse mesmo ano, foram identificados 480 focos do mosquito. Chapecó, que conta com cerca de habitantes, é alvo de uma epidemia da doença. Foi interessante nos inteirarmos mais sobre as ações de educação em saúde que estão sendo feitas. Entre as diversas ações voltadas ao combate à Dengue, Zikavírus e Febre Chikungunya, foram cobertas 1559 cisternas, e foi borrifado inseticida em 9222 residências (medida com eficiência de apenas 20%). CASA DE PASSAGEM No dia 21 de julho foi realizada uma visita na Casa de Passagem João Piltz, instituição que foi fundada pela Ação Social Diocesana (ASDI), entidade que pertence à igreja católica, e que hoje conta não somente com a ASDI, mas também com o convênio com a prefeitura de Chapecó e com as prefeituras das cidades vizinhas para que possa se manter. A Casa de Passagem também é conhecida como o Albergue de Chapecó, nome que mudou após a instituição se adequar à Política Nacional de Assistência Social.

5 A Casa de Passagem é referência na região, realizando o acolhimento de pessoas que necessitam de abrigo ou alimentação, atendendo e fornecendo hospedagem para moradores de rua, imigrantes, indígenas e pacientes de tratamentos de saúde (principalmente tratamento oncológico) de outras cidades. Os atendimentos não se limitam apenas ao fornecimento de hospedagem, lá também os profissionais da área de psicologia e enfermagem atendem aqueles que necessitam de algo, assim como uma profissional da assistência social. É importante salientar que esta instituição se articula com outras instituições públicas para que seja possibilitada a promoção da saúde, exemplos de instituições que fazem parte desta articulação são os CAPS e CREAS. Esta visita foi muito importante para que pudéssemos desconstruir a ideia de caridade por trás da instituição e perceber que a moradia e a alimentação é um direito de todos, independente de quem for, isso justifica um reivindicação por uma atenção maior dos governos, fazendo com que assim haja um maior incentivo e investimento. Além disso, foi possível perceber a importância da articulação entre as várias instituições da área da saúde e assistência social e do trabalho multidisciplinar para que seja possível uma promoção de saúde de qualidade. HOSPITAL DA CRIANÇA No dia 22 de julho fomos até o hospital da criança Augusta Muller Bohner, que conta com 161 profissionais sendo equipes multiprofissionais e interdisciplinares, possui 51 leitos para internação e é referência no atendimento de crianças e adolescentes. Para uma melhor organização utiliza o sistema de Manchester na triagem dos atendimentos, realiza também algumas cirurgias de baixa e média complexidade sendo as mais comuns Adenoidectomia e varizes. O hospital preza muito a importância do lúdico e possui duas brinquedotecas uma utilizada para internação pediátrica e outra para a oncológica. A estrutura física do hospital é boa possui todos os materiais necessários e profissionais qualificados para prestar o atendimento. No atendimento dos indígenas a enfermeira relatou que eles não possuem resistência e realizam o tratamento certo, os casos de internação mais comum que atinge essa população são problemas respiratórios e viroses, mais presentes no verão.

6 CONCLUSÃO Vivemos em um mundo, em que todas as sociedades possuem manifestações culturais diferentes, sendo a dos indígenas uma das mais antigas. Realizando essa experiência, se teve um importante acréscimo na formação profissional de cada um de nós e olhar como humanos, na busca por igualdade de direitos.

HORTOS E HORTAS NA COMUNIDADE NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI: EXTENSÃO EM VIRTUDE DE UMA EDUCAÇÃO ALIMENTAR

HORTOS E HORTAS NA COMUNIDADE NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI: EXTENSÃO EM VIRTUDE DE UMA EDUCAÇÃO ALIMENTAR HORTOS E HORTAS NA COMUNIDADE NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI: EXTENSÃO EM VIRTUDE DE UMA EDUCAÇÃO ALIMENTAR PROENÇA, Flávia Maria Nunes ¹; VIEIRA, Leandro Marcolino 1 ; ROSSA, Überson Boaretto ² ; VALANDRO Josemar²;

Leia mais

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS Na cidade Paço do Lumiar 2016.1 Vivente: JACYENNE DE ARAUJO BATISTA Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS SERVIÇO DE PEDIATRIA OPERAÇÃO INVERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS SERVIÇO DE PEDIATRIA OPERAÇÃO INVERNO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS SERVIÇO DE PEDIATRIA OPERAÇÃO INVERNO HMIPV O HMIPV é um hospital próprio municipal 100% SUS,

Leia mais

UPA 24h. Unidade de Pronto Atendimento. São objetivos da UPA:

UPA 24h. Unidade de Pronto Atendimento. São objetivos da UPA: UPA 24h Unidade de Pronto Atendimento As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são fundamentais por serem constituídas de um componente pré-hospitalar fixo, atendendo as regiões desprovidas da modalidade

Leia mais

Secretaria Especial de Saúde Indígena-SESAI. Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus DSEI- ARP

Secretaria Especial de Saúde Indígena-SESAI. Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus DSEI- ARP Secretaria Especial de Saúde Indígena-SESAI Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus DSEI- ARP Secretaria Especial de Saúde Indígena-SESAI Principais atribuições da SESAI: Desenvolver ações

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

Relatório emitido em 04/01/ :04:27

Relatório emitido em 04/01/ :04:27 MINISTERIO DA SAUDE PORTAL DOS CONVÊNIOS SICONV - SISTEMA DE GESTÃO DE CONVÊNIOS Nº / ANO DA PROPOSTA: 065048/208 OBJETO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E AÇÕES COMPLEMENTARES NA ÁREA DE ATENÇÃO À SAÚDE, VISANDO

Leia mais

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA De forma pioneira, a NotreDame Intermédica entendeu que cuidar da saúde é muito mais que atender pessoas doentes. Por isso, em 1982, adotou o conceito

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 3. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 3. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 3 Profª. Lívia Bahia Atribuições comuns a todos os profissionais da Atenção Básica: Manter atualizado o cadastramento das famílias e dos indivíduos no

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE

ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE PROGRAMA: ANIMAL SELVAGEM Ciclo de Palestras do GEAS - UVV PROGRAMA: ASSISTÊNCIA À SAÚDE E NUTRIÇÃO ANIMAL. Curso de Defesa Sanitária Animal X Semana Acadêmica de Medicina Veterinária

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 5 Profª. Tatiane da Silva Campos LEI Nº 8.080, DE 19

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE SECRETARIA ESPECIAL DE SAÚDE INDÍGENA ORIENTAÇÕES PARA O ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES DE SAÚDE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DE FAMÍLIAS INDÍGENAS

Leia mais

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE No contexto atual, uma pessoa procura assistência no campo da saúde por diversos motivos: Atendimento pré-natal Consulta pediátrica Imunizações Controle de doenças crônicas

Leia mais

INFORME SEMANAL DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

INFORME SEMANAL DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA INFORME SEMANAL DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA 1. O Agente de Controle de Endemias: aliado de sua saúde Vistoria de imóveis, depósitos, terrenos baldios para buscar foco de doenças transmitidas por vetores,

Leia mais

FINANCIAMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS EM SAÚDE PAB FIXO:

FINANCIAMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS EM SAÚDE PAB FIXO: FINANCIAMENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS EM SAÚDE Podemos conceituar que política pública é a materialização da ação do Estado. No caso da saúde, temos políticas públicas que se materializam na forma de Programas

Leia mais

O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância. Microcefalia e Estimulação Precoce

O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância. Microcefalia e Estimulação Precoce O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância Microcefalia e Estimulação Precoce Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia no Brasil Alteração do padrão

Leia mais

Curso de Atualização no Combate Vetorial ao Aedes aegypti

Curso de Atualização no Combate Vetorial ao Aedes aegypti Curso de Atualização no Combate Vetorial ao Aedes aegypti Ações integradas para o combate ao Aedes aegypti Curso de Atualização no Combate Vetorial ao Aedes aegypti Ações integradas para o combate ao Aedes

Leia mais

1º ÁGUA. de 15 a 18 anos

1º ÁGUA. de 15 a 18 anos Dados da Moradia Dados da Família Município Programa de Formação e Mobilização para Convivência com o Semiárido P1+2 - Programa Uma Terra e Duas Águas Ficha de Seleção e Cadastramento de Famílias Comunidade

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ Estado do Espírito Santo

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÇUÍ Estado do Espírito Santo Decreto n.º 10.436, de 28 de novembro de 2017 APROVA A INSTRUÇÃO NORMATIVA SSP Nº 05/2017. legais; A Prefeita Municipal de Guaçuí,, no uso de suas atribuições CONSIDERANDO o Processo nº 4.611/2017, da

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO/2.013 ANEXO III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO/2.013 ANEXO III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO/2.013 ANEXO III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CÓDIGO FUNÇÃO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 001 TNS ENFERMEIRO DO PSF EM SAÚDE PÚBLICA: 1. Organização dos Serviços de Saúde no Brasil

Leia mais

INFORME SEMANAL DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

INFORME SEMANAL DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA INFORME SEMANAL DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA 1. 1 minutos, uma vez por semana, em nome de sua saúde. Você sabia que com apenas 1 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue, chikungunya e

Leia mais

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE. Etapas. Delimitação 11/4/2012. Diagnóstico de Saúde da Comunidade. Informações Gerais sobre a Área

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE. Etapas. Delimitação 11/4/2012. Diagnóstico de Saúde da Comunidade. Informações Gerais sobre a Área ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA COMUNIDADE Diagnóstico de da Comunidade Faculdade de Pública Zilda Pereira da Silva 2012 Delimitação São muitos os aspectos e alternativas a considerar na elaboração de

Leia mais

SANTO ANTONIO DO TAUÁ- PARA PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO PARA O ANO 2013, NO GOVERNO DE EVANDRO CORREA

SANTO ANTONIO DO TAUÁ- PARA PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO PARA O ANO 2013, NO GOVERNO DE EVANDRO CORREA SANTO ANTONIO DO TAUÁ PARA PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO PARA O ANO 2013, NO GOVERNO DE EVANDRO CORREA EIXOS A SEREM IMPLANTANTADOS: EDUCAÇÃO Valorização dos Profissionais da Educação, através de Plano

Leia mais

Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti

Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti A PREVENÇÃO É A ARMA CONTRA A DOENÇA Todos Juntos no Combate ao Aedes Aegypti! SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI A Sala Nacional de Coordenação e Controle

Leia mais

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO AGOSTO DE 2016 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Na segunda-feira de manhã, 01 de agosto, teve o primeiro

Leia mais

Projetos de Lei PPA e LOA 2018

Projetos de Lei PPA e LOA 2018 Projetos de Lei PPA 2018-2021 e LOA 2018 APRESENTAÇÃO SMS- DOCUMENTO SÍNTESE. Rio de Janeiro, 26 de outubro de 2017 AGENDA ÁREA DE RESULTADO 1 Capital Humano na Formação do Carioca 2 Rio Seguro e Vigilante

Leia mais

Atuação da equipe de Enfermagem nas ações de Promoção da Saúde no Campus Litoral Norte: Relato de experiência

Atuação da equipe de Enfermagem nas ações de Promoção da Saúde no Campus Litoral Norte: Relato de experiência Atuação da equipe de Enfermagem nas ações de Promoção da Saúde no Campus Litoral Norte: Relato de experiência Porto Alegre, 16 de setembro de 2016. Elisangela Pires Ramos de Jesus Daniela Fonseca da Silva

Leia mais

3 Centro Regional de Especialidades (Ambulatório de Especialidades):

3 Centro Regional de Especialidades (Ambulatório de Especialidades): ESTUDOS REGIONAIS 1 INTRODUÇÃO A "Organização Mundial de Saúde" (OMS) define a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". O

Leia mais

SUS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

SUS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Secretaria da Saúde Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto Estado de São Paulo www.saude.ribeiraopreto.sp.gov.br BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO SUS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Quadro 1: Casos notificados de Dengue,

Leia mais

Gestão do cuidado como forma de garantir a integralidade da atenção na RAS: a experiência do Município de Itajaí (SC)

Gestão do cuidado como forma de garantir a integralidade da atenção na RAS: a experiência do Município de Itajaí (SC) Gestão do cuidado como forma de garantir a integralidade da atenção na RAS: a experiência do Município de Itajaí (SC) Introdução Ser gestora das ações de alimentação e nutrição de um município é um grande

Leia mais

11 Unidades Básicas de Saúde

11 Unidades Básicas de Saúde Equipamentos de Saúde Gerenciados pelo CEJAM em Mogi das Cruzes 11 Unidades Básicas de Saúde 3 Unidades Básicas de Saúde 24 horas 1 Unidade Clínica Ambulatorial - UNICA 1 Laboratório de Exames Diagnósticos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR RUPPEL. ANGELA MARIA 1 PEREIRA. TÁSSIA² SOUZA. C. D. S³ Resumo: Este trabalho pretende apresentar

Leia mais

VILA NOVA ESPerança. INFORMações e dados da comunidade

VILA NOVA ESPerança. INFORMações e dados da comunidade VILA NOVA ESPerança INFORMações e dados da comunidade A vila nova esperança Localizada na Zona Oeste de São Paulo, a comunidade Vila Nova Esperança é formada por cerca de 500 famílias, muitas delas presentes

Leia mais

PROJETO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI ENSINO FUNDAMENTAL II

PROJETO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI ENSINO FUNDAMENTAL II PROJETO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI ENSINO FUNDAMENTAL II PROJETO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI - ENSINO FUNDAMENTAL II ESCOPO Conscientizar os alunos a respeito da importância da prevenção ao mosquito Aedes

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO:

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO: PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ANO: 2018 Gestão Eixo/Diretriz: PROGRAMAR MODELO DE GESTÃO COM CENTRALIDADE NA GARANTIA DE ACESSO, GESTÃO PARTICIPATIVA COM FOCO EM RESULTADOS, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E FINANCIAMENTO.

Leia mais

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem Prof.ª Natale Souza Um pouco de história... A atual política de saúde mental brasileira é resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores

Leia mais

Ano 8, nº 05, 03 de Abril/2013. Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde

Ano 8, nº 05, 03 de Abril/2013. Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde Ano 8, nº 05, 03 de Abril/2013 Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde Cidade de São Paulo 2004 - Indicadores para Diagnóstico Sintético da Saúde 03 Sumário Apresentação Quadro 1 - Relação de

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO RURAL NO MUNICÍPIO DE PORTO DO MANGUE/RN, SEMIÁRIDO BRASILEIRO

DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO RURAL NO MUNICÍPIO DE PORTO DO MANGUE/RN, SEMIÁRIDO BRASILEIRO DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO RURAL NO MUNICÍPIO DE PORTO DO MANGUE/RN, SEMIÁRIDO BRASILEIRO Allan Viktor da Silva Pereira (1); Gabriela Nogueira Cunha (1); Jose Paiva Lopes Neto (2); Leonardo Almeida

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1

RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1 RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1 1) Atenção domiciliar aos pacientes em dificuldades de locomoção dependente de ventilação

Leia mais

I Fórum de Saúde Indígena do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia. ASSISTENCIA A SAUDE INDIGENA DIFERENCIADA

I Fórum de Saúde Indígena do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia. ASSISTENCIA A SAUDE INDIGENA DIFERENCIADA ASSISTENCIA A SAUDE INDIGENA DIFERENCIADA 01 -Formação e capacitação dos AIS -Ter conhecimento acerca do trabalho a ser realizado e para poderem desenvolver mais ações que necessitam de capacitação. -Precisa-se

Leia mais

15 Congresso de Iniciação Científica PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA

15 Congresso de Iniciação Científica PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA 15 Congresso de Iniciação Científica PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA Autor(es) LUIZ HENRIQUE DA SILVA Orientador(es) Márcia Regina Campos Costa da

Leia mais

Toda grande árvore esta dento de uma pequena semente. E as crianças são nossas sementes.

Toda grande árvore esta dento de uma pequena semente. E as crianças são nossas sementes. BEM VINDO AO Toda grande realização foi primeiramente e por algum tempo, apenas um sonho. O sonho é a semente da realidade. Napoleon Hill. Quem Pensa Enriquece. Toda grande árvore esta dento de uma pequena

Leia mais

Homologação dos Trabalhos Científicos

Homologação dos Trabalhos Científicos A Comissão Científica da XXIII Semana da do COREN-RR, no uso de suas atribuições torna público a homologação dos resumos dos Trabalhos Científicos submetidos a esta Comissão. Os resumos que se encontram

Leia mais

Um Olhar da Arte sobre a Saúde Pública: Ampliando Conceitos 1

Um Olhar da Arte sobre a Saúde Pública: Ampliando Conceitos 1 S u m á r i o ' ' * Sy. s.-' ; ; «. ""'- at1 " ' ' «js > rf f " r ' ' ~. % V. Sobre os Autores III Prefácio VIII Um Olhar da Arte sobre a Saúde Pública: Ampliando Conceitos 1 Introdução...1 Arte, Vida

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA

Leia mais

Subsistema de Atenção à Saúde Indígena

Subsistema de Atenção à Saúde Indígena Subsistema de Atenção à Saúde Indígena Zaira Zambelli Taveira Maio de 2017 Quem é o índio brasileiro? Qual o ponto de partida da saúde indígena? Por que um subsistema? 1. Criação do SUS com enfoque em

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DE RECIFE

A EXPERIÊNCIA DE RECIFE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DO RECIFE NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL - NDI NÚCLEO DE APOIO A SAUDE DA FAMÍLIA - NASF A EXPERIÊNCIA DE RECIFE Intervenção e integração dos serviços de atenção à saúde.

Leia mais

SERVIÇO DE SAÚDE DA UFBA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA

SERVIÇO DE SAÚDE DA UFBA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA MANUAL DE ORIENTAÇÃO Atendimento ao Estudante da Universidade Federal da Bahia SERVIÇO DE SAÚDE DA UFBA SERVIÇO DE SAÚDE DA UFBA MANUAL DE ORIENTAÇÃO Atendimento ao Estudante da Universidade Federal da

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO

RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE TERESINA Ayla Maria Calixto de Carvalho Alba Alves Costa Marques Telma Maria Evangelista

Leia mais

Projetos focados no atendimento a Grupos Sociais Específicos. Programa Nacional de Habitação Rural PNHR INDÍGENA

Projetos focados no atendimento a Grupos Sociais Específicos. Programa Nacional de Habitação Rural PNHR INDÍGENA Projetos focados no atendimento a Grupos Sociais Específicos Programa Nacional de Habitação Rural PNHR INDÍGENA Povos Indígenas no Acre O projeto foi criado para atender as famílias pertencentes as terras

Leia mais

Novo informe epidemiológico mostra redução de 73% dos casos de dengue no Pará

Novo informe epidemiológico mostra redução de 73% dos casos de dengue no Pará Novo informe epidemiológico mostra redução de 73% dos casos de dengue no Pará O segundo informe do ano apresenta 212 casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti Dados do novo informe

Leia mais

Medicina. Preventiva

Medicina. Preventiva Medicina Preventiva Antecipar-se às doenças é uma tendência mundial Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde é o bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de moléstia ou enfermidade.

Leia mais

PSE. Programa de saúde nas escolas. PSE - Programa de Saúde nas Escolas. 34 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013

PSE. Programa de saúde nas escolas. PSE - Programa de Saúde nas Escolas. 34 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013 PSE - Programa de Saúde nas Escolas PSE Programa de saúde nas escolas 34 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013 B lanço Soci l PSE - Programa de Saúde nas Escolas Relatório de Gestão 2009, 2010,

Leia mais

Dia Mundial do Rim. APREPI-Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Estado do Piauí 01/04/2019

Dia Mundial do Rim. APREPI-Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Estado do Piauí 01/04/2019 2019 Dia Mundial do Rim APREPI-Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Estado do Piauí 01/04/2019 BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO: A APREPI iniciou suas atividade no dia 14 de junho de 2015, um grupo

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DRº JOÃO AMORIM PROGRAMA AMBIENTES VERDES E SAUDÁVEIS

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DRº JOÃO AMORIM PROGRAMA AMBIENTES VERDES E SAUDÁVEIS CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DRº JOÃO AMORIM PROGRAMA AMBIENTES VERDES E SAUDÁVEIS COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS ENTRE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E CRIANÇAS Everton Tumilheiro Rafael*;

Leia mais

CONDERG - CONSÓRCIO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO GOVERNO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA HOSPITAL REGIONAL DE DIVINOLÂNDIA RELATÓRIO DE GESTÃO 2012

CONDERG - CONSÓRCIO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO GOVERNO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA HOSPITAL REGIONAL DE DIVINOLÂNDIA RELATÓRIO DE GESTÃO 2012 RELATÓRIO DE GESTÃO 2012 CCIH COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR 1. APRESENTAÇÃO A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH é formada por Membros Executores - 01 Enfermeira, 01 Farmacêutica

Leia mais

O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1

O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1 O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1 Tatiéle Dos Santos Camargo 2, Luciana Meller 3, Flávia Michelle Pereira Albuquerque

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE CONCEITO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) A APS é a atenção à saúde essencial baseada em - métodos e tecnologias, cientificamente fundamentados e socialmente

Leia mais

Territorialização Integrada: Conhecendo as Necessidades do Território tornando dinâmica a Divisão de Recursos.

Territorialização Integrada: Conhecendo as Necessidades do Território tornando dinâmica a Divisão de Recursos. Territorialização Integrada: Conhecendo as Necessidades do Território tornando dinâmica a Divisão de Recursos. Quem Somos Nós? Experiência desenvolvida na Região Sul, no Estado do Paraná Município de Ubiratã.

Leia mais

Introdução. Todas essas questões podem ser vistas e analisadas no decorrer desse relatório.

Introdução. Todas essas questões podem ser vistas e analisadas no decorrer desse relatório. Introdução Este relatório de atividades reflete as ações e serviços executados em 2012 pela Liga Amazonense Contra o Câncer e materializa claramente a proposta de realizar mais, melhor e com todos, buscando

Leia mais

Ações executadas em 2013 e previsões para 2014

Ações executadas em 2013 e previsões para 2014 Ações executadas em 2013 e previsões para 2014 61 CRAS JÁ LICITADOS E CONTRATADOS EM 2013 Centro de Referência de Assistência Social 18% DE INCREMENTO DE TODA A REDE EXISTENTE INVESTIMENTO DE R$ 23,8 MILHÕES

Leia mais

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO FICHA DE OBSERVAÇÃO ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Acadêmico: Curso: Período: Turno: Disciplina: Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família Local: Profissional

Leia mais

Percepção da População sobre o Programa de Saúde da Família no Município de Piracicaba

Percepção da População sobre o Programa de Saúde da Família no Município de Piracicaba Percepção da População sobre o Programa de Saúde da Família no Município de Piracicaba Autores Luiz Henrique da Silva Orientador m rcia Regina Campos Costa da Fonseca 1. Introdução O Programa de Saúde

Leia mais

Quinta-feira, 14 de junho de 2018 Ano V Edição nº 1019 Página 1 de 19

Quinta-feira, 14 de junho de 2018 Ano V Edição nº 1019 Página 1 de 19 Quinta-feira, 14 de junho de 2018 Ano V Edição nº 1019 Página 1 de 19 SUMÁRIO PODER EXECUTIVO DE PEREIRA BARRETO 2 Atos Oficiais 2 Decretos 2 Concursos Públicos / Processos Seletivos 2 Outros atos 2 Atos

Leia mais

Relatório - Casa de Apoio dos Pais Participantes Julho a Dezembro de 2008

Relatório - Casa de Apoio dos Pais Participantes Julho a Dezembro de 2008 Relatório - Casa de Apoio dos Pais Participantes Julho a Dezembro de 2008 A Casa de Apoio dos Pais Participantes encontra-se em atividade desde 1999. Tem sido coordenada por profissionais do Departamento

Leia mais

VI ENCONTRO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA : FUNASA X ASSEMAE. Políticas Públicas. Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade

VI ENCONTRO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA : FUNASA X ASSEMAE. Políticas Públicas. Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade VI ENCONTRO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA : FUNASA X ASSEMAE Políticas Públicas Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade Políticas Públicas e Saneamento Ambiental Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade Constituição

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Para Instituto de Ciências da Saúde

Serviço Público Federal Universidade Federal do Para Instituto de Ciências da Saúde Serviço Público Federal Universidade Federal do Para Instituto de Ciências da Saúde Vivência e Estágio Na Realidade do Sistema Único de Saúde nos municípios de Breves e Benevides. Edição Inverno 2012 Projeto

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA PROMOÇÃO DO CUIDADO EM GRUPO DE IDOSOS E ADULTOS DO PROJETO EADASC

PARTICIPAÇÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA PROMOÇÃO DO CUIDADO EM GRUPO DE IDOSOS E ADULTOS DO PROJETO EADASC PARTICIPAÇÃO DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA PROMOÇÃO DO CUIDADO EM GRUPO DE IDOSOS E ADULTOS DO PROJETO EADASC Thaís Manuella Ferreira¹, Ingrid Franciny Nascimento Ferreira¹, Josineide Francisco Sampaio

Leia mais

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso Objetivos do programa Apesar dos benefícios óbvios da internação quando necessária, o paciente idoso afastado da rotina de casa e da família apresenta maior dificuldade de recuperação, além de correr risco

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE PET. Multidisciplinaridade. Serviço Social.

PALAVRAS-CHAVE PET. Multidisciplinaridade. Serviço Social. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PROGRAMA

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

Relatório - Casa de Apoio dos Pais Participantes Agosto a Dezembro de 2006

Relatório - Casa de Apoio dos Pais Participantes Agosto a Dezembro de 2006 Relatório - Casa de Apoio dos Pais Participantes Agosto a Dezembro de 2006 1 A Casa de Apoio dos Pais Participantes encontra-se em atividade desde 1999. Tem sido coordenada por profissionais do Departamento

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: /09/2015 Prof: Carolina série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II 3 a Etapa Exercícios ( ) Prova:( ) ESTUDO DIRIGIDO P1 3 a ETAPA - GABARITO 1 Analise

Leia mais

Quem Somos: Com o decorrer do tempo a equipe detectou que a maior demanda correspondia a crianças e adolescentes com câncer.

Quem Somos: Com o decorrer do tempo a equipe detectou que a maior demanda correspondia a crianças e adolescentes com câncer. Quem Somos: A AURA - Associação Unificada de Recuperação e Apoio, fundada em fevereiro de 1998, é uma organização sem fins lucrativos, que desde 2000, cuida de crianças e adolescentes com câncer. Em 2018

Leia mais

Censo da Pastoral da Saúde Nacional-2001/2002

Censo da Pastoral da Saúde Nacional-2001/2002 Censo da Pastoral da Saúde Nacional-2001/2002 Conforme foi combinado no XXII Congresso Brasileiro de Humanização e Pastoral da Saúde, a Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde publicará mensalmente partes

Leia mais

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Carlos Leonardo F. Cunha

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Carlos Leonardo F. Cunha ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Carlos Leonardo F. Cunha Reflexão Individual O que representa a Estratégia Saúde da Família para o SUS? Processo Histórico da Estratégia Saúde da Família Surgimento nos anos

Leia mais

Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O

Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS CAPS são serviços da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS abertos destinados a prestar atenção diária

Leia mais

O plano brasileiro de enfrentamento do crack. Dr. José Manoel Bertolote

O plano brasileiro de enfrentamento do crack. Dr. José Manoel Bertolote O plano brasileiro de enfrentamento do crack Dr. José Manoel Bertolote Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Usuários de crack (prevalência na vida)

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem Missão do Curso Formar Enfermeiros qualificados para atuar em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 1. Público Alvo Pessoas com agravo renal e seus familiares e/ou cuidadores. 2. Horário de Funcionamento Estamos de portas abertas das 8:00 hrs às 12:00 hrs / 13:00 hrs às 17:00

Leia mais

PSE. Programa de Saúde nas Escolas. 68 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS)

PSE. Programa de Saúde nas Escolas. 68 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS) PSE 68 Relatório de Gestão 200, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS) b lanço soci l (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS) Relatório

Leia mais

SERVIÇO DE ATENÇÃO AO PORTADOR DE OBESIDADE GRAVE

SERVIÇO DE ATENÇÃO AO PORTADOR DE OBESIDADE GRAVE Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE PSICOLOGIA POP nº 04 PSI/HU Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina SERVIÇO DE ATENÇÃO AO PORTADOR

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 22 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 648,

Leia mais

TRABALHO FINAL DE PGSII. GRUPO 209 B(A3/A4): Bárbara Diniz; Daniela Cásseres; Marcella Severiano; Mayra Sanandres; Natália Ronchi

TRABALHO FINAL DE PGSII. GRUPO 209 B(A3/A4): Bárbara Diniz; Daniela Cásseres; Marcella Severiano; Mayra Sanandres; Natália Ronchi TRABALHO FINAL DE PGSII GRUPO 209 B(A3/A4): Bárbara Diniz; Daniela Cásseres; Marcella Severiano; Mayra Sanandres; Natália Ronchi 1. 1ª Parte Reconhecimento do cenário, identificar e refletir sobre: a.

Leia mais

Indicadores para Diagnóstico de Saúde da Cidade de São Paulo

Indicadores para Diagnóstico de Saúde da Cidade de São Paulo Indicadores para Diagnóstico de Saúde da Cidade de São Paulo CEInfo Coordenação de Epidemiologia e Informação 03 Apresentação Os indicadores de saúde são importantes para apoiar à gestão e análise da situação

Leia mais

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu.

No período da tarde fizemos uma socialização com todos, indo conhecer as cachoeiras de Taquaruçu. PORTIFOLIO VER-SUS, PALMAS-TO - 2017/2018 VIVENTE: CECILIA MARQUES TENORIO PEREIRA ACADEMICA DO CURSO DE NUTRIÇÃO, UFT-PALMAS 14/01/2018 Nesta parte do dia, houveram apresentações de todos, falando do

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO DAS CRIANÇAS AOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO DAS CRIANÇAS AOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DO ACESSO DAS CRIANÇAS AOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Lívia de Almeida Faller Vice-Presidente IMESF Especialista em Saúde da Família e Comunidade Cel- (51) 81726506

Leia mais

GESTÃO DA CLINICA E A INSERÇÃO DAS UPA24H NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

GESTÃO DA CLINICA E A INSERÇÃO DAS UPA24H NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA GESTÃO DA CLINICA E A INSERÇÃO DAS UPA24H NA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO COSEMS 2014 UBATUBA Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo Departamento de Atenção Hospitalar e

Leia mais

O PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NA ABORDAGEM DE CASOS COMPLEXOS

O PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NA ABORDAGEM DE CASOS COMPLEXOS O PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NA ABORDAGEM DE CASOS COMPLEXOS Spártaco G. Fogaça de Almeida Juliana Azevedo Fernandes Lilian Soares Vidal Terra JUNHO 2013 CONTEXTO Família em questão moradora do território

Leia mais

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER.

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. Nº EXPOSITOR 1. TITULO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM PRÉ- OPERATÓRIO DE HISTERECTOMIA HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO

Leia mais

Está localizada no Sudoeste do Ceará, no sertão dos Inhamuns, à 344,7km da capital Fortaleza. Sua extensão territorial compreende uma área de

Está localizada no Sudoeste do Ceará, no sertão dos Inhamuns, à 344,7km da capital Fortaleza. Sua extensão territorial compreende uma área de Está localizada no Sudoeste do Ceará, no sertão dos Inhamuns, à 344,7km da capital Fortaleza. Sua extensão territorial compreende uma área de 4.018,162km², densidade de 13,87hab/km²; população estimada

Leia mais

Visão: Salvar vidas por ano. O QUE É UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)?

Visão: Salvar vidas por ano. O QUE É UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)? O QUE É UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)? A UTI é uma área exclusiva e restrita dentro do hospital de tratamento aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos e monitorização constante, com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA MATÉRIA: NEUROPSICOLOGIA 1. Modelos nomotéticos e ideográficos

Leia mais

ESPÍRITO SANTO. Saúde divulga 11º boletim da dengue

ESPÍRITO SANTO. Saúde divulga 11º boletim da dengue ESPÍRITO SANTO Saúde divulga 11º boletim da dengue Foram notificados 2.050 casos de dengue no Espírito Santo entre 31 de dezembro de 2017 e 17 de março de 2018. Neste período, a taxa de incidência da doença

Leia mais

INTEGRAÇÃO ENTRE A ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO COMBATE A DENGUE E A FEBRE AMARELA.

INTEGRAÇÃO ENTRE A ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO COMBATE A DENGUE E A FEBRE AMARELA. INTEGRAÇÃO ENTRE A ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO COMBATE A DENGUE E A FEBRE AMARELA. NOSSA CIDADE Cruzília - Sul de Minas Gerais (Berço do Cavalo Mangalarga e Mangalarga Marchador) IBGE 2010:

Leia mais

Prefeitura de Goiânia Secretaria Municipal de Saúde 2018

Prefeitura de Goiânia Secretaria Municipal de Saúde 2018 Prefeitura de Goiânia Secretaria Municipal de Saúde 2018 Coletividade e Protagonismo na transformação do trabalho em Saúde Laboratório de Inovações em Educação na Saúde com ênfase em Educação Permanente

Leia mais