PERGUNTAS & RESPOSTAS TAC UNITINS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERGUNTAS & RESPOSTAS TAC UNITINS"

Transcrição

1 PERGUNTAS & RESPOSTAS TAC UNITINS 1) Qual foi a irregularidade constatada nos cursos de graduação a distância da Universidade do Tocantins (Unitins), verificada pelo Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO)? R. O Ministério Público Federal é o órgão público que tem a responsabilidade de zelar pela adequada aplicação das Leis Federais no Brasil, principalmente o que determina a Constituição Federal. Nesse sentido, o MPF/TO concluiu, em processo específico, que a Unitins é uma instituição pública estadual de ensino e não pode cobrar mensalidades dos estudantes de graduação, seja diretamente por ela ou por intermédio de parceiros que auxiliam na oferta dos cursos a distância. 2) Qual é a Lei que proíbe as universidades públicas de cobrar mensalidades nos seus cursos de graduação? R. O artigo 206 da Constituição Federal (CF) determina: art O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; Foi com base nesse dispositivo da CF que o MPF/TO abriu processo administrativo contra a Unitins. 3) Onde está registrada a irregularidade constatada pelo MPF/TO? R. No Procedimento Administrativo nº / instaurado pelo Ministério Público Federal no Estado do Tocantins. Trata-se de um documento público, portanto pode ser consultado pelos interessados na sede do MPF na cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins. 4) Quais foram as irregularidades constatadas nos cursos de graduação a distância da Unitins verificadas pelo Ministério da Educação? R. O MEC é o órgão público responsável pela verificação da regularidade e da qualidade dos cursos superiores ofertados no Brasil, inclusive na modalidade a distância. Na supervisão da Unitins, iniciada em maio de 2008, foram constatadas as seguintes irregularidades: a) a Unitins é uma universidade pública estadual contratada por uma empresa privada para a oferta de cursos de graduação a distância; b) ausência de conexão acadêmica entre o corpo docente da Unitins com os estudantes; c) ausência de conexão da Unitins com os polos e centros associados; d) polos e centros associados em relação de terceirização (franquias) e quantidade significativa deles sem condições e infraestrutura adequadas para um local de oferta de curso superior, isto é, locais de atendimento a estudantes sem o devido credenciamento e/ou precários;

2 e) poucos professores para o grande número de estudantes matriculados; f) acompanhamento acadêmico aos estudantes precário, inferior ao estabelecido em padrão de qualidade publicado pelo MEC. 5) Onde estão registradas as irregularidades constatadas pelo MEC? R. As irregularidades e as fragilidades acadêmicas dos cursos de graduação a distância da Unitins foram expostas na Nota Técnica de Supervisão nº37/2008 da Coordenação Geral de Supervisão da Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação, constante do Processo / e no dia 25 de fevereiro de 2009 foi publicada uma medida cautelar, por meio de Despacho do Secretário de Educação a Distância, em consideração à Recomendação PRDC/PRTO Nº 02/09 do MPF/TO, vedando o ingresso de novos estudantes na UNITINS. 6) Por que foi tomada a decisão de transferência dos estudantes da Unitins? R. Considerando que a Unitins é instituição pública e foi credenciada para a modalidade de educação a distância nessa condição, o Ministério Público Federal verificou irregularidade de cobrança de mensalidades pela Unitins. Diante disso, foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta em comum acordo entre o Ministério da Educação e a Universidade do Tocantins, com a interveniência do Ministério Público Federal do Tocantins, no qual a Unitins compromete-se a transferir os alunos para outras instituições de educação superior em situação regular no Ministério da Educação. 7) Por que não posso concluir o curso com gratuidade na própria Unitins? R. De acordo com a declaração dos dirigentes da Unitins, a instituição não tem possibilidade de atender os estudantes sem a cobrança de mensalidades, pois não há possibilidade de financiamento dos mesmos por parte do Governo do Estado do Tocantins, além de não ser papel do governo estadual financiar a educação superior em outros estados. Portanto, para preservar o direito dos estudantes e garantir o aproveitamento dos estudos concluídos até a transferência, o Termo de Ajuste de Conduta prevê que a Unitins procederá à transferência dos estudantes regulares matriculados em cursos de graduação na modalidade a distância para outras instituições credenciadas para oferta de cursos superiores na modalidade a distância, ou para instituições credenciadas para oferta de cursos superiores presenciais, conforme opção do estudante. 8) Se as instituições credenciadas participantes do edital de transferência não puderem, por algum motivo, realizar a transferência, o que será feito? R. O MEC fez um estudo de viabilidade de transferência com a Unitins e será possível transferir a maioria dos estudantes para os mesmos cursos e nos mesmos municípios ou municípios próximos. No caso de não haver oferta em município próximo ao endereço do estudante, será feito um levantamento global desses casos de

3 impossibilidade de transferência, para que o MEC, o Ministério Público e a Unitins busquem uma solução adequada, de modo a garantir a conclusão dos estudos sem qualquer prejuízo acadêmico para o aluno. 9) O que é um Termo de Ajuste de Conduta (TAC)? R. É um documento utilizado pelos órgãos públicos, em especial pelos Ministérios Públicos, para o ajuste de condutas contrárias à lei. No caso dos cursos da Unitins, o TAC foi assinado em comum acordo entre o Ministério da Educação e a Universidade do Tocantins, com a interveniência do Ministério Público Federal do Tocantins. 10) O que ficou estabelecido no TAC assinado pelo MEC, a Unitins e o MPF/TO? R. Que a Unitins compromete-se a transferir os alunos para outras instituições de educação superior de educação a distância em situação regular no Ministério da Educação. 11) A Unitins continuará ofertando cursos de graduação a distância? R. A Unitins poderá ofertar novos cursos de graduação a distância de forma gratuita a partir de novos projetos voltados às demandas vocacionais do Estado e regiões circunvizinhas, inclusive em parceira com o MEC, no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil. 12) Por que serão realizadas as transferências? R. Considerando a impossibilidade de atender os atuais estudantes sem a cobrança de mensalidades, a Unitins procederá a transferência dos estudantes regulares matriculados em cursos de graduação na modalidade a distância para outras instituições credenciadas para oferta de cursos superiores na modalidade a distância ou para instituições credenciadas para oferta de cursos superiores presenciais, conforme opção do estudante. 13) Como será o processo de realização das transferências? R. No dia 1º de junho será divulgada aos estudantes a lista de instituições que participarão do processo de transferência. Previamente, será divulgado edital de convocação para as instituições de ensino superior credenciadas para a oferta de cursos de graduação nas modalidades a distância e presencial, para receber os estudantes no segundo semestre deste ano. Todos os passos de efetivação das transferências serão divulgados por meio dos veículos de comunicação com os alunos (teleaulas, AVA, portal Unitins, carta). E outras dúvidas podem ser esclarecidas por meio do educacaodistancia@unitins.br.

4 14) Posso ser transferido para uma Instituição de Ensino Superior presencial em minha localidade? R. Sim, desde que a instituição de ensino superior esteja credenciada e regularizada no Ministério da Educação, observadas as regras de equivalência e aceitação de estudos já realizados com aprovação, nos termos do artigo 3º, 2º do Decreto 5.622/2005, bem como a regularidade da matrícula do estudante junto à Unitins para os fins de transferência. 15) Para qual Instituição de Ensino Superior serei transferido? R. Em 1º de junho de 2009, a Unitins apresentará, em sua página na internet, as opções de instituições para transferência juntamente com a divulgação de todas as informações sobre orientações e procedimentos a serem seguidos. 16) Qual o período para o estudante encaminhar a solicitação de transferência? R. De 2 de junho de 2009 a 14 de junho de ) Há possibilidade de transferir-me para outro curso de área afim? R. Sim. A Unitins e as instituições que receberão os alunos observarão as regras de equivalência e aceitação de estudos já realizados com aprovação, nos termos do artigo 3º, 2º do Decreto 5.622/2005, bem como a regularidade da matrícula do estudante junto à Unitins para os fins de transferência. 18) Se não houver vaga nas instituições de ensino superior da minha região, como fica minha situação acadêmica? R. A Unitins fará um levantamento dos casos de impossibilidade de transferência e a submeterá à avaliação do MEC e do Ministério Público, na busca de uma solução adequada. 19) Como ficam as disciplinas nas quais estou reprovado? R. De modo geral, as disciplinas realizadas sem aprovação devem ser novamente cursadas conforme as regras estipuladas. No entanto, elas serão submetidas para avaliação de equivalência nas novas instituições. 20) Minha formatura será garantida, caso eu seja transferido(a)? R. Sim. Após a transferência os estudos continuam normalmente até a conclusão do curso, cabendo a instituição de ensino superior de destino zelar pela vida acadêmica garantindo todos os seus direitos.

5 21) Estou no último semestre do curso, terei garantia de receber meu diploma? R. Sim. Os estudantes concluintes aprovados receberão da UNITINS os diplomas com base no disposto no art. 63 da Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de ) Quais os documentos que o estudante precisa entregar para ser transferido? R. Os documentos necessários são: uma foto 3x4; cópia legível e autenticada da carteira de identidade/rg; cópia legível e autenticada do CPF (CIC); cópia legível e autenticada do título de eleitor; cópia legível e autenticada do último comprovante de votação; se estudante do sexo masculino, cópia legível e autenticada do certificado militar (alistamento, reservista ou atestado de desobrigado); cópia legível e autenticada do histórico escolar do ensino médio (segundo grau); cópia legível e autenticada do diploma/certificado do ensino médio (segundo grau). 23) Como verifico quais os documentos que estou devendo à Unitins? R. A Unitins vai fornecer, com ampla divulgação ao público nos veículos de comunicação com o aluno (teleaulas, AVA, portal e ofício), o endereço eletrônico para consulta aos documentos pendentes. 24) Já apresentei todos os documentos anteriormente às instituições parceiras da Unitins, preciso apresentar novamente? R. Sim, pois essa documentação será exclusiva para o processo de transferência. A UNITINS deve permanecer com o arquivo já existente da documentação, constante nos dossiês dos acadêmicos. Os documentos deverão ser reencaminhados, via sedex, para a Fundação Universidade do Tocantins UNITINS, aos cuidados da Secretaria Acadêmica. Endereço: 108 SUL, Alameda 11, Lote 03, Caixa Postal CEP: Palmas/TO 25) Como será o aproveitamento das disciplinas cursadas? R. Serão aproveitadas conforme as regras estabelecidas pelas instituições de educação superior, respeitando-se os termos do artigo 3º, 2º do Decreto 5.622/2005, isto é, devem ser respeitadas as regras de equivalência e aceitação de estudos já realizados com aprovação.

EDITAL 2006/1. Artigo 1º - Entende-se por transferência interna os casos de transferência entre os cursos da UNITINS.

EDITAL 2006/1. Artigo 1º - Entende-se por transferência interna os casos de transferência entre os cursos da UNITINS. EDITAL 2006/1 DA ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES DESTINADAS A TRANSFERÊNCIAS E CANDIDATOS PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR O PRÓ-REITOR ACADÊMICO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE

Leia mais

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO POR PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PORTADOR DE DIPLOMA ETRANSFERÊNCIA EXTERNA EM 2019/1 EDITAL Nº. 04/2019

PROCESSO SELETIVO PARA PORTADOR DE DIPLOMA ETRANSFERÊNCIA EXTERNA EM 2019/1 EDITAL Nº. 04/2019 PROCESSO SELETIVO PARA PORTADOR DE DIPLOMA ETRANSFERÊNCIA EXTERNA EM 2019/1 EDITAL Nº. 04/2019 O Presidente da Comissão do Processo Seletivo da Faculdade Serra do Carmo, de acordo com o art. 44, inciso

Leia mais

Processo Seletivo Transferência/Reingresso

Processo Seletivo Transferência/Reingresso Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais Processo Seletivo Transferência/Reingresso Vagas para transferência Externa e para portadores de diploma de curso superior Edital 2009 1º semestre

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014 EDITAL Nº 020/2014 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA, REOPÇÃO DE CURSO E PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO

Leia mais

Processo Seletivo Transferência/Reingresso

Processo Seletivo Transferência/Reingresso Cursos Superiores de Tecnologia Processo Seletivo Transferência/Reingresso Vagas para transferência externa e para portadores de diploma de curso superior Edital 2012 2º semestre Normas para o processo

Leia mais

Processo Seletivo Transferência/Reingresso

Processo Seletivo Transferência/Reingresso Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais Processo Seletivo Transferência/Reingresso Vagas para transferência Externa e para portadores de diploma de curso superior Edital 2010 1º semestre

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2019/1.

PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2019/1. EDITAL Nº 20, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2018. PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2019/1. O Magnífico Reitor do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos UNICEPLAC, no uso de suas

Leia mais

Processo Seletivo Transferência/Reingresso

Processo Seletivo Transferência/Reingresso Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Processo Seletivo Transferência/Reingresso Vagas para transferência externa e para portadores de diploma de curso superior Edital 2011 1º semestre Normas

Leia mais

1.2 Requisitos para concorrer a uma vaga por transferência interna:

1.2 Requisitos para concorrer a uma vaga por transferência interna: O Campus Cubatão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, em conformidade com a Organização Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Leia mais

EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016

EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016 EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS EDITAL SIMPLIFICADO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA Nº 01/ I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS EDITAL SIMPLIFICADO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA Nº 01/ I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS EDITAL SIMPLIFICADO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA Nº 01/ 2014-1 O Reitor da Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS, no uso de suas atribuições e em conformidade

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERIDOS E GRADUADOS Licenciatura em Teatro e Técnico em Instrumento Musical Nº 0002 de 07 de fevereiro de 2017

EDITAL DE TRANSFERIDOS E GRADUADOS Licenciatura em Teatro e Técnico em Instrumento Musical Nº 0002 de 07 de fevereiro de 2017 EDITAL DE TRANSFERIDOS E GRADUADOS Licenciatura em Teatro e Técnico em Instrumento Musical Nº 0002 de 07 de fevereiro de 2017 O diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS EDITAL SIMPLIFICADO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA 2015/1-01

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS EDITAL SIMPLIFICADO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA 2015/1-01 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS EDITAL SIMPLIFICADO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA 2015/1-01 O Reitor da Fundação Universidade do Tocantins-UNITINS, no uso de suas atribuições legais e em conformidade

Leia mais

ATO EDITAL 08/2015 Em 30 de novembro de EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O CURSO DE MEDICINA

ATO EDITAL 08/2015 Em 30 de novembro de EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA O CURSO DE MEDICINA O Presidente da Comissão de Acesso ao Ensino Superior (CAES) da UNIVERSIDADE CEUMA, torna público através do presente Edital a existência de vagas no Curso de Medicina, na modalidade Transferência Externa

Leia mais

EDITAL N 377, DE 05 DE JULHO DE 2016

EDITAL N 377, DE 05 DE JULHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO DE REOPÇÃO DE CURSO, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO DE 2016 O Diretor-g-geral do Câmpus Votuporanga,

Leia mais

Art 1º. Poderá candidatar-se às vagas residuais existentes em cursos de graduação do IF Baiano Campus Uruçuca:

Art 1º. Poderá candidatar-se às vagas residuais existentes em cursos de graduação do IF Baiano Campus Uruçuca: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO End.: Rua Dr. João Nascimento - S/N - Centro - CEP: 45.680-000 - Uruçuca-BA

Leia mais

GUIA DE MATRÍCULA EAD UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1

GUIA DE MATRÍCULA EAD UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1 1 GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Guia de Matrícula 2 Caro estudante, Seja bem-vindo à Universidade Castelo Branco. É com grande satisfação que o recebemos para ser mais um integrante dos nossos cursos de Graduação

Leia mais

PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO

PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO Edital SJC N. 033/2017 de 27 de abril de 2017 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE

Leia mais

EDITAL Nº 07/FAPAC/ITPAC PORTO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL

EDITAL Nº 07/FAPAC/ITPAC PORTO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL EDITAL Nº 07/FAPAC/ITPAC PORTO 2018-2 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL A FAPAC - Faculdade Presidente Antônio Carlos, mantida pelo ITPAC PORTO

Leia mais

DESCONTOS NA MATRÍCULA PARA CURSOS EAD

DESCONTOS NA MATRÍCULA PARA CURSOS EAD Centro Universitário IESB Edital do Processo Seletivo Especial do 1º Trimestre de 2019 Para Portador de Diploma de Curso Superior DCS e Transferência Externa - TF (Cursos da modalidade à distância) A Reitora

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE EDITAL Nº 17/DAA/PROEN, de 22 de março 2017. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE,

Leia mais

Edital nº 05, de 28 de Julho de 2017

Edital nº 05, de 28 de Julho de 2017 Edital nº 05, de 28 de Julho de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA, REOPÇÃO DE CURSO E TROCA DE TURNO DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES PARA O PERÍODO LETIVO 2017.2 A Diretora

Leia mais

EDITAL N DE 10 DE OUTUBRO DE 2017

EDITAL N DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 iiii INSTITUTO FEDERAL São Paulo Câmpus São josé dos Campos EDITAL N. 0 054 DE 10 DE OUTUBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2018/2.

PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2018/2. EDITAL Nº 4, DE 01 DE JUNHO DE 2018. PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2018/2. O Diretor Geral das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central FACIPLAC, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL N 829, de 20 de dezembro de 2018.

EDITAL N 829, de 20 de dezembro de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SUZANO Av. Mogi das Cruzes, 1.501- Parque Suzano Suzano SP CEP 08673-010 Tel. 98614-1585 E-mail: drg_suzano@ifsp.edu.br

Leia mais

I - Das disposições iniciais

I - Das disposições iniciais EDITAL Nº07 DE MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR. A Diretoria de Ensino do Instituto

Leia mais

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 EDITAL Nº 01/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 A Faculdade União de Campo Mourão, credenciada pela Portaria MEC N.º 6 de 22 de Janeiro de 2010, publicada no DOU em 26 de 01 de 2010, de acordo com o Regimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ f MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ EDITAL N 08, DE 02 DE AGOSTO DE 2017 PARA TRANSFERIDOS E DIPLOMADOS

Leia mais

GUIA DE MATRÍCULA GRADUAÇÃO ON-LINE UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1

GUIA DE MATRÍCULA GRADUAÇÃO ON-LINE UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1 - UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1 GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Guia de Matrícula UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 2 Caro estudante, Seja bem-vindo à Universidade Castelo Branco. É com grande satisfação que o recebemos

Leia mais

ATO EDITAL 05/2016 Em 31 de maio de EDITAL DE VAGAS PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADE BACHARELADO

ATO EDITAL 05/2016 Em 31 de maio de EDITAL DE VAGAS PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADE BACHARELADO O Presidente da Comissão de Acesso ao Ensino Superior (CAES), da UNIVERSIDADE CEUMA, fundamentado na Lei nº 9394, de 20/12/96, regulamentada pelos decretos nº 5.622, de 20/12/2005 e nº 5.773, de 09/05/2006.;

Leia mais

1.1. Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações. Período Integral: 11 vagas.

1.1. Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações. Período Integral: 11 vagas. Edital CE nº 006/2017 Processo de Transferência Externa 2018 Estarão abertas na Seção Técnica de Apoio Acadêmico do Câmpus de São João da Boa Vista, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

Edital nº 03, de 28 de julho de 2017

Edital nº 03, de 28 de julho de 2017 Edital nº 03, de 28 de julho de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA, REINGRESSO, REOPÇÃO DE CURSO E TROCA DE TURNO DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS NA FORMA SUBSEQUENTE PARA O PERÍODO

Leia mais

Processo Seletivo Transferência/Reingresso

Processo Seletivo Transferência/Reingresso Cursos Superiores de Tecnologia Processo Seletivo Transferência/Reingresso Vagas para transferência externa e para portadores de diploma de curso superior Edital 2012 1º semestre Normas para o processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01, de 09 de Março de 2018 O Diretor-Geral do campus avançado

Leia mais

Edital nº 01, de 15 de Julho de 2016

Edital nº 01, de 15 de Julho de 2016 Edital nº 01, de 15 de Julho de 2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA, REINGRESSO, REOPÇÃO DE CURSO E TROCA DE TURNO DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR PARA O

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA CNA. Edital do 1º Processo Seletivo EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD

FACULDADE DE TECNOLOGIA CNA. Edital do 1º Processo Seletivo EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD FACULDADE DE TECNOLOGIA CNA Edital do 1º Processo Seletivo EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD 2019.1 O Diretor da Faculdade de Tecnologia CNA, mantida pelo INSTITUTO CNA, sediada em Brasília/DF, com base na Lei

Leia mais

EDITAL Nº 07/2018 ABRE PROCESSO PARA TRANSFERÊNCIA NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO, MODALIDADE SUBSEQUENTE E NOS CURSOS SUPERIORES

EDITAL Nº 07/2018 ABRE PROCESSO PARA TRANSFERÊNCIA NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO, MODALIDADE SUBSEQUENTE E NOS CURSOS SUPERIORES Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Administração Escolar EDITAL Nº 07/2018

Leia mais

EDITAL IFSP Nº 07, DE 07 DE JULHO DE 2017.

EDITAL IFSP Nº 07, DE 07 DE JULHO DE 2017. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Salto EDITAL IFSP Nº 07, DE 07 DE JULHO DE 2017. 1. Da Abertura 1.1. O Câmpus Salto do Instituto Federal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01, 12 de janeiro de 2018 O Diretor-Geral do campus Jaguaribe

Leia mais

regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas nacionais, credenciadas pelo

regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas nacionais, credenciadas pelo MINISTÉRIO DAEDUCAÇÃO CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/PETROBRAS EDITAL N 026/2016 PROCESSO SELETIVO DETRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

Edital de Transferidos e Diplomados. Nº 009, de 29 de novembro de 2017/DG

Edital de Transferidos e Diplomados. Nº 009, de 29 de novembro de 2017/DG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS DE BATURITÉ DIRETORIA DE ENSINO Edital de Transferidos e Diplomados

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 07, 16 de agosto de 2017 A Diretora-Geral do campus Morada Nova

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSFERÊNCIAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TRANSFERÊNCIAS 1 - Para a inscrição no processo seletivo transferência é cobrada alguma taxa? Resposta: Sim. Atualmente o valor da taxa de inscrição para o processo seletivo de transferência é de R$ 20,00 (vinte Reais).

Leia mais

EDITAL DIRGE/CCS/IFAC Nº 02, DE 12 DE JULHO DE 2017.

EDITAL DIRGE/CCS/IFAC Nº 02, DE 12 DE JULHO DE 2017. EDITAL DIRGE/CCS/IFAC Nº 02, DE 12 DE JULHO DE 2017. PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA, REINGRESSO, REOPÇÃO DE CURSO E TROCA DE TURNO DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E

Leia mais

Edital nº 01, de 18 de julho de 2016

Edital nº 01, de 18 de julho de 2016 Edital nº 01, de 18 de julho de 2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA, REINGRESSO E REOPÇÃO DE CURSO DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR PARA O PERÍODO LETIVO 2016.2

Leia mais

EDITAL 03/2017 DTA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA 2018

EDITAL 03/2017 DTA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA 2018 EDITAL 03/2017 DTA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA 2018 A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp, Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba, por meio de sua Diretoria Técnica

Leia mais

Processo Seletivo Transferência/Reingresso

Processo Seletivo Transferência/Reingresso Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Processo Seletivo Transferência/Reingresso Vagas para transferência externa e para portadores de diploma de curso superior Edital 2011 2º semestre Normas

Leia mais

EDITAL Nº 012/2017 MATRÍCULAS VESTIBULAR DE VERÃO

EDITAL Nº 012/2017 MATRÍCULAS VESTIBULAR DE VERÃO EDITAL Nº 012/2017 MATRÍCULAS VESTIBULAR DE VERÃO - 2018 A Faculdade União de Campo Mourão, Recredenciada pela Portaria MEC N.º 80 de 18/01/2017, publicada no D.O.U em 19/01/2017, de acordo com o artigo

Leia mais

Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01, de 06 de junho de 2016

Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01, de 06 de junho de 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01, de 06 de junho de 2016 O Diretor-Geral do campus Camocim do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Boletim de Serviço Eletrônico em 23/05/2019 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Campus Ouro Branco

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA º SEMESTRE. Edital nº 008/2019-GR/UNICURITIBA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA º SEMESTRE. Edital nº 008/2019-GR/UNICURITIBA CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA 2019 2º SEMESTRE Edital nº 008/2019-GR/UNICURITIBA A Reitoria do Centro Universitário Curitiba UNICURITIBA, recredenciado pela Portaria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 02, de 16 de março de 2016/DG O Diretor-Geral do campus Maracanaú

Leia mais

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE

Leia mais

Candidatos portadores de diploma de curso superior em Cambuí/MG 15. qualquer área.

Candidatos portadores de diploma de curso superior em Cambuí/MG 15. qualquer área. EDITAL Nº 008/2017 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA E PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 2018 CURSO DE FÍSICA LICENCIATURA EAD - UAB/UNIFEI A Pró-Reitoria de Graduação PRG da Universidade

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA CNA. Edital do 2º Processo Seletivo EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD 2019

FACULDADE DE TECNOLOGIA CNA. Edital do 2º Processo Seletivo EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD 2019 FACULDADE DE TECNOLOGIA CNA Edital do 2º Processo Seletivo EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD 2019 O Diretor da Faculdade de Tecnologia CNA, mantida pelo INSTITUTO CNA, sediada em Brasília/DF, com base na Lei

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ. Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01 de 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ. Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01 de 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01 de 2017 O Diretor-Geral do campus Iguatu do Instituto Federal

Leia mais

Edital nº 03, de 06 de junho de 2017

Edital nº 03, de 06 de junho de 2017 Edital nº 03, de 06 de junho de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA, REINGRESSO E REOPÇÃO DE CURSO DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIORES PARA O PERÍODO LETIVO

Leia mais

Quadro 1: Total das vagas e pré-requisitos para ingresso nos Cursos.

Quadro 1: Total das vagas e pré-requisitos para ingresso nos Cursos. EDITAL N 105 DE 22 DE FEVEREIRO DE 2018 - IFSP CAMPUS ITAPETININGA - PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS NO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE ENSINO FUNDAMENTAL II NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS

Leia mais

EDITAL Nº 04 FAPAC/ITPAC PORTO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL

EDITAL Nº 04 FAPAC/ITPAC PORTO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL EDITAL Nº 04 FAPAC/ITPAC PORTO 2019-2 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL A FAPAC - Faculdade Presidente Antônio Carlos, mantida pelo ITPAC PORTO

Leia mais

Antonio Meneghetti Faculdade Recredenciada pela Portaria nº 712, DOU 30/05/2012

Antonio Meneghetti Faculdade Recredenciada pela Portaria nº 712, DOU 30/05/2012 Gabinete da Diretoria EDITAL Nº 01/2018 A Diretora Geral da Faculdade Antonio Meneghetti, Professora Helena Biasotto, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público pelo presente edital,

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA, EXTERNA E PORTADOR DE CURSO SUPERIOR. OBS: Vagas limitadas para os cursos de Direito e Medicina Veterinária

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA, EXTERNA E PORTADOR DE CURSO SUPERIOR. OBS: Vagas limitadas para os cursos de Direito e Medicina Veterinária EDITAL DE TRANSFERÊNCIA, EXTERNA E PORTADOR DE CURSO SUPERIOR A Pró-Reitoria Acadêmica do Centro Universitário de Itajubá FEPI, torna pública as condições e critérios para as vagas oferecidas pelo Centro

Leia mais

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 01/2017

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 01/2017 CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Edital FCT DTA - 01/2017 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Câmpus de Presidente Prudente, torna público que estarão abertas, no período

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 01/2016, de 29 de fevereiro de 2016 O Diretor-Geral do campus

Leia mais

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 32/2018

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 32/2018 CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Edital FCT DTA - 32/2018 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Câmpus de Presidente Prudente, torna público que estarão abertas, no período

Leia mais

EDITAL Nº 12/CAMPUS SOBRAL - IFCE/2017 TRANSFERIDOS E DIPLOMADOS

EDITAL Nº 12/CAMPUS SOBRAL - IFCE/2017 TRANSFERIDOS E DIPLOMADOS INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE SOBRAL Endereço: Av. Dr. Guarani, nº 317, bairro Derby Clube. CEP: 62042-030. Sobral-CE Tel.: (88) 3112-8100 - home page: www.ifce.edu.br/sobral EDITAL Nº 12/CAMPUS

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL. SEMESTRE

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL. SEMESTRE EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL. SEMESTRE 2014-2 O Diretor Geral da Católica do Tocantins no uso de suas atribuições torna público que estarão abertas as inscrições

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZONIA FAMAZ DIREÇÃO GERAL COORDENAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO MEDICINA. Edital para Transferência Externa Curso de Medicina

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZONIA FAMAZ DIREÇÃO GERAL COORDENAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO MEDICINA. Edital para Transferência Externa Curso de Medicina 21 Edital para Transferência Externa Curso de Medicina Edital nº 003/2015 INSCRIÇÕES: Presencial (Secretaria Acadêmica da Famaz) PERÍODO: 04 de janeiro de 2016 a 22 de janeiro de 2016. VALOR: R$ 55,00

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 013, de 27 de novembro de 2017/DG O Diretor-Geral do campus Maracanaú

Leia mais

ATO EDITAL 02/2018 Em 2 de fevereiro de EDITAL DE VAGAS PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADE BACHARELADO

ATO EDITAL 02/2018 Em 2 de fevereiro de EDITAL DE VAGAS PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MODALIDADE BACHARELADO . O Presidente da Comissão de Acesso ao Ensino Superior (CAES), da UNIVERSIDADE CEUMA, fundamentado na Lei nº 9394, de 20/12/96, regulamentada pelos decretos nº 5.622, de 20/12/2005 e nº 5.773, de 09/05/2006.;

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Edital de Transferidos e Diplomados Nº 002, de 01 de agosto de 2017 O Diretor-Geral do campus Juazeiro

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Assis

Faculdade de Tecnologia de Assis Edital n 02 de 20 de julho de 2016 O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas as inscrições para participação no processo de Vagas Remanescentes/Transferência para o Curso

Leia mais

EDITAL Nº 01, DE 20 DE JULHO DE 2016

EDITAL Nº 01, DE 20 DE JULHO DE 2016 EDITAL Nº 01, DE 20 DE JULHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA, REINGRESSO, REOPÇÃO DE CURSO E TROCA DE TURNO DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR PARA O

Leia mais

INGRESSO COMO TRANSFERIDO

INGRESSO COMO TRANSFERIDO PROCESSO SELETIVO 2019.1 TRANSFERIDOS E GRADUADOS EDITAL Nº 33/2018 O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, torna público para conhecimento dos interessados, o presente edital com abertura de inscrições

Leia mais

EDITAL Nº 09/2018 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA E TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR

EDITAL Nº 09/2018 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA E TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR EDITAL Nº 09/2018 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA E TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR A Diretoria Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Edital de seleção de Transferidos e Diplomados Nº 02, de 31 de janeiro

Leia mais

Edital FCT-DTA

Edital FCT-DTA Edital FCT-DTA-021-2012 A Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente torna público que estarão abertas, no período de 19, 20 e 21/11/2012, as inscrições para o preenchimento de

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL. SEMESTRE

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL. SEMESTRE EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL. SEMESTRE 2014-1 A Diretora Geral da Faculdade Católica do Tocantins no uso de suas atribuições torna público que estarão abertas as

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERIDOS E DIPLOMADOS Edital nº 01, de 05 de janeiro de 2018

EDITAL DE TRANSFERIDOS E DIPLOMADOS Edital nº 01, de 05 de janeiro de 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ DIREÇÃO GERAL CAMPUS TIANGUÁ Rodovia CE 187, s/n, Aeroporto CEP: 62.320000 Tianguá CE (88) 3671.7900 ifce.edu.br/tiangua

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS UNITINS COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES CCS Vestibular Presencial SISU/ENEN 2017/1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS UNITINS COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES CCS Vestibular Presencial SISU/ENEN 2017/1 1 - ABERTURA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS UNITINS Edital SISU 2017/1 01 A Universidade Estadual do Tocantins Unitins, por meio de sua Comissão de Concursos e Seleções CCS, em conformidade com a Lei

Leia mais

EDITAL nº 01/2019. Noturno 120 Diurno e Noturno. 100 Diurno e Noturno 120 Diurno e Noturno

EDITAL nº 01/2019. Noturno 120 Diurno e Noturno. 100 Diurno e Noturno 120 Diurno e Noturno EDITAL nº 01/2019 A diretoria da Faculdade de Tecnologia e Negócios de Catalão FATENC, com fundamento na Lei 9.394/1996, de 20/12/1996, na Portaria Normativa MEC nº 040/2007, de 12/12/2007 e em seu Regimento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TRANSFERIDOS E GRADUADOS EDITAL Nº 39/2019

PROCESSO SELETIVO TRANSFERIDOS E GRADUADOS EDITAL Nº 39/2019 PROCESSO SELETIVO TRANSFERIDOS E GRADUADOS 2019.2 EDITAL Nº 39/2019 O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, torna público para conhecimento dos interessados, o presente edital com abertura de inscrições

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DEPARTAMENTO REGIONAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI PERNAMBUCO

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DEPARTAMENTO REGIONAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI PERNAMBUCO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DEPARTAMENTO REGIONAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI PERNAMBUCO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EXTRAVESTIBULAR 1 SEMESTRE DE 2016 O Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

Edital de Transferidos e Diplomados Nº de Dezembro de 2017

Edital de Transferidos e Diplomados Nº de Dezembro de 2017 S ERVIÇO P ÚBLICO F EDERAL M INISTÉRIO DA E DUCAÇÃO S ECRETARIA DE E DUCAÇÃO P ROFISSIONAL E T ECNOLÓGICA I NSTITUTO F EDERAL DE E DUCAÇÃO, C IÊNCIA E T ECNOLOGIA DO C EARÁ C AMPUS U BAJARA Edital de Transferidos

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO FASI

EDITAL DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO FASI EDITAL DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO FASI As Faculdades de Saúde Ibituruna - FASI, conforme disposições regimentais, na existência de vagas em seus Cursos de Graduação, fazem saber

Leia mais

EDITAL Nº. 023/2015 ALTERAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2016/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA

EDITAL Nº. 023/2015 ALTERAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2016/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº. 023/2015 ALTERAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2016/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA O Diretor Superintendente da Faculdade Alves Faria ALFA, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL Nº SPO. 031, DE 15 DE MAIO DE 2017

EDITAL Nº SPO. 031, DE 15 DE MAIO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO EDITAL Nº SPO. 031, DE 15 DE MAIO DE 2017 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Instituto de Biociências Câmpus do Litoral Paulista

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Instituto de Biociências Câmpus do Litoral Paulista INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CÂMPUS DO LITORAL PAULISTA Edital de Transferência Edital nº 01/2017 DTAc/CLP 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. Estarão abertas nos dias 19 e 20/01/2017 e nos dias 06 e 07/02/2017, das

Leia mais

EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS

EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE

Leia mais

COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES CCS. Edital SISU 2015/1 01

COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES CCS. Edital SISU 2015/1 01 COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES CCS Edital SISU 2015/1 01 1 - ABERTURA A Fundação Universidade do Tocantins Unitins, por meio de sua Comissão de Concursos e Seleções CCS, em conformidade com a Lei n.º

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL 006/2017 DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 006/2018. Técnico em Mecânica Subsequente Noite 3ª etapa/semestre 04 vagas Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente

EDITAL Nº 006/2018. Técnico em Mecânica Subsequente Noite 3ª etapa/semestre 04 vagas Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 006/2018 ABERTURA DE VAGAS PARA REINGRESSO,

Leia mais

EDITAL Nº 05/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES NO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAMPUS CHARQUEADAS

EDITAL Nº 05/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES NO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAMPUS CHARQUEADAS EDITAL Nº 05/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES NO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAMPUS CHARQUEADAS O Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Charqueadas

Leia mais