O que é Segurança da Informação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que é Segurança da Informação"

Transcrição

1 PARTE V - CRIPTOGRAFIA O que é Segurança da Informação 1 Segurança de Informação relaciona-se com vários e diferentes aspectos referentes à: confidencialidade / privacidade, autenticidade, integridade, não-repúdio disponibilidade

2 O que é Segurança da Informação que não estão restritos: à sistemas computacionais, nem a informações eletrônicas, ou qualquer outra forma mecânica de armazenamento.

3 O que é Segurança da Informação 3 Ela se aplica à todos os aspectos de proteção e armazenamento de informações e dados, em qualquer forma.

4 Aspectos não computacionais da Segurança da Informação 4 Normativos Conceitos, Diretrizes, Regulamentos, Padrões Contingência Estatísticas Legislação Fórums de Discussão

5 Fontes de Informação 5 Na forma alfabética convencional: Um livro. Uma notícia formal impressa. Um relatório financeiro de uma empresa.

6 Fontes de Informação 6 Informação também existe em forma contínua. A natureza, geralmente, supre informação nessa forma.

7 Fonte de Informação 7 A prática moderna é amostrar o sinal contínuo em intervalos de tempo espaçados igualmente, e então digitalizar a quantidade observada (codificação). A informação pode, então, ser transmitida como um stream de dígitos binários.

8 Recursos da Informação 8 Um arquivo. Objetos. Um banco de dados.

9 Valor da Informação 9 Muitos recursos de informação que são disponíveis e mantidos em sistemas de informação distribuídos através de redes, têm um alto valor intrínseco para seus usuários. Toda informação tem valor e precisa ser protegida contra acidentes ou ataques.

10 Proteção da Informação 10 Código Cifra

11 Criptografia 11 Uma das ferramentas mais importantes para a segurança da informação é a criptografia. Qualquer método que transforme informação legível em informação legível ilegível.

12 Por que Criptografia? 12 O fato é que todos nós temos informações que queremos manter em sigilo: Desejo de Privacidade. Autoproteção. Empresas também têm segredos. Informações estratégicas. Previsões de vendas. Detalhes técnicos como produtos. Resultados de pesquisa de mercado. Arquivos pessoais.

13 O papel da criptografia na segurança da informação 13 Mundo real Se as fechaduras nas portas e janelas da sua casa são relativamente fortes, a ponto de que um ladrão não pode invadir e furtar seus pertences a sua casa está segura.

14 O papel da criptografia na segurança da informação 14 Mundo real Para maior proteção contra invasores, talvez você tenha de ter um sistema de alarme de segurança. A sua casa estará mais segura.

15 O papel da criptografia na segurança da informação 15 Mundo real Se alguém tentar fraudulentamente retirar dinheiro de sua conta bancária, mas se o banco não confiar na história do ladrão seu dinheiro estará seguro.

16 O papel da criptografia na segurança da informação 16 Mundo real Quando você assina um contrato, as assinaturas são imposições legais que orientam e impelem ambas as partes a honrar suas palavras.

17 O papel da criptografia na segurança da informação 17 Mundo Digital Confidencialidade ou Privacidade Ninguém pode invadir seus arquivos e ler os seus dados pessoais sigilosos (Privacidade). Ninguém pode invadir um meio de comunicação e obter a informação trafegada, no sentido de usufruir vantagem no uso de recursos de uma rede (confidencialidade).

18 O papel da criptografia na segurança da informação 18 Mundo Digital A privacidade é a fechadura da porta. Integridade refere-se ao mecanismo que informa quando algo foi alterado. Integridade é alarme da casa.

19 O papel da criptografia na segurança da informação 19 Mundo Digital Aplicando a prática da autenticação, pode-se verificar as identidades. A irretratabilidade (não-repúdio) é a imposição legal que impele as pessoas a honrar suas palavras.

20 O papel da criptografia na segurança da informação 20 De algum modo a criptografia contribui para resolver os problemas de: confidencialidade, privacidade, integridade, autenticação, irretratabilidade, disponibilidade.

21 O papel da criptografia na segurança da informação 21 Assim, uma das ferramentas mais importantes para a segurança da informação é a criptografia.

22 O papel da criptografia na segurança da informação 22 Qualquer um dos vários métodos que são utilizados para transformar informação legível para algo ilegível, pode contribuir para resolver os conceitos anteriores.

23 O papel da criptografia na segurança da informação 23 Mas, de modo algum a criptografia é a única ferramenta para assegurar a segurança da informação. Nem resolverá todos os problemas de segurança. Criptografia não é a prova de falhas.

24 O papel da criptografia na segurança da informação 24 Toda criptografia pode ser quebrada e, sobretudo, se for implementada incorretamente, não agrega nenhuma segurança real. O que veremos: uma visão da criptografia, focalizando a sua uitlização de forma adequada.

25 O papel da criptografia na segurança da informação 25 Não se trata de uma análise completa de tudo o que se deve conhecer sobre criptografia. Veremos as técnicas de criptografia mais amplamente usadas no mundo atual.

26 Conceitos 26 A palavra Criptografia Trabalhos sobre o história da criptografia Conceito de Cifra Conceito de Código

27 Significado da palavra 27 Criptografia A palavra criptografia vem das palavras gregas que significam escrita secreta. Kriptos (em grego) = Secreto + Grafia (de escrever) Criptografia = Escrita secreta. Criar mensagens cifradas. História de milhares de anos.

28 Jargões da Criptografia 28 Encripta (codifica, criptografa, cifra) Decripta (decodifica, decriptografa, decifra)

29 29 Os procedimentos de criptografar e decriptografar são obtidos através de um algoritmo.

30 Criptografia 30 Possui emprego nas mais diferentes áreas de atuação, mas em todas, tem o mesmo significado: proteger informações consideradas especiais ou de qualidade sensível.

31 Criptografia 31 Atualmente a CRIPTOGRAFIA é definida como a ciência que oculta e/ou protege informações escrita, eletrônica ou de comunicação.

32 Criptografia 32 É o ato de alterar uma mensagem para esconder o significado desta.

33 Criptografia Simétrica 33

34 Criptografia Assimétrica 34

35 Trabalhos sobre o história da criptografia 35 Histórico completo (Khan, 1995) Estado da arte em segurança e protocolos criptográficos (Kaufman et al., 2002) Abordagem mais matemática (Stinson, 2002) Abordagem menos matemática (Burnett e Paine (2001)

36 Técnicas envolvendo criptografia 36

37 Assinatura Digital 37

38 Técnicas envolvendo criptografia 38 Infra-estruturas de chave pública, Protocolos com Criptografia, Soluções criptográficas em Hardware,

39 Conceito de Cifra 39 É uma transformação de caractere por caractere ou bit pot bit, sem levar em conta a estrutura linguística da mensagem.

40 Conceito de Código 40 Substitui uma palavra por outra palavra ou por um símbolo. Códigos, não são mais utilizados, embora tenham tido uma história O código na linguagem navajo.

41 ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO Defina os Conceitos de: O modelo de criptografia Criptoanálise e Criptologia O conceito de chave O Princípio de Kerckoff

42 2. Defina as Categorias do métodos de criptografia e descreva como funciona as: 42 a)cifras de Substituição b)cifras de Transposição

43 3)Dois princípios fundamentais da criptografia se encontram abaixo, descreva o funcionamento? 43 Redundância Princípio Criptográfico #1 Atualidade Princípio Criptográfico #2

44 44 4)Um dos princípios da Segurança nas Camadas de Rede é a exceção da segurança. Com exceção da segurança na camada física, quase toda segurança se baseia em princípios criptográficos. Explique estes princípios?.

45 5)Na camada de enlace, os quadros em uma linha ponto-a-ponto podem ser codificados, à medida que saem de uma máquina, e decodificados quando chegam em outra. Explique melhor este procedimento? 45

46 5)Vários detalhes de criptografia poderiam ser tratados na camada de enlace, no entanto, essa solução se mostra ineficiente, quando existem vários roteadores. Por que? 46

47 47 6)A segurança do Protocolo IP funciona nesta camada, ISSO ACONTECE NA CAMADA DE TRANSPORTE. Verificando o protocol IPSec processo-a-processo verificamos que este tem entre outras fazer criptografia via SSL E TLS. COMO ISSO É POSSÍVEL? SSL (Security Socket Level) TLS (transport Level Security)

48 48 7) NA CRIPTOGRAFIA NA CAMADA DE APLICAÇÃO, DUAS TECNOLOGIAS SÃO APRESENTADAS, EXPLIQUE CADA UMA DELAS: S/MIME (Secure/Multipupose Internet Mail Extensions) SET (Secure Electronic Transactions)

49 1 7) Dê Exemplo de aplicação da Criptografia Simétrica e a defina?

50 8) Defina Criptografia de Chaves Públicas e o problema de distribuição de chaves, como também a Assinatura Digital?

Introdução à Criptografia

Introdução à Criptografia Introdução à Criptografia 1 Uma das ferramentas mais importantes para a segurança da informação é a criptografia. Qualquer método que transforme informação legível em informação ilegível. 2 O fato é que

Leia mais

Técnicas Clássicas de Criptografia. Criptografia e Segurança de Redes, Cap. 2 Willian Stallings 4 Ed. Pearson, 2008

Técnicas Clássicas de Criptografia. Criptografia e Segurança de Redes, Cap. 2 Willian Stallings 4 Ed. Pearson, 2008 Técnicas Clássicas de Criptografia Criptografia e Segurança de Redes, Cap. 2 Willian Stallings 4 Ed. Pearson, 2008 Conceitos A palavra Criptografia Conceito de Código Conceito de Cifra Criptoanálise Força

Leia mais

AULA 5: Criptografia e Esteganografia

AULA 5: Criptografia e Esteganografia AULA 5: Criptografia e Esteganografia Criptografia A forma mais utilizada para prover a segurança em pontos vulneráveis de uma rede de computadores é a utilização da criptografia. A criptografia é utilizada

Leia mais

Segurança da Informação Aula 7 Assinaturas Digitais e HASH.

Segurança da Informação Aula 7 Assinaturas Digitais e HASH. Segurança da Informação Aula 7 Assinaturas Digitais e HASH. Prof. Dr. Eng. Fred Sauer http://www.fredsauer.com.br fsauer@gmail.com Objetivos Como Trudy não possui as chaves privadas de Alice e Bob, não

Leia mais

Informática. Segurança da Informação

Informática. Segurança da Informação Informática Segurança da Informação 2 3 INTRODUÇÃO A segurança da informação busca reduzir os riscos de vazamentos, fraudes, erros, uso indevido, sabotagens, paralisações, roubo de informações ou qualquer

Leia mais

Segurança da Informação Aula 5 Criptografia. Objetivos e Tipos. Cifras de Bloco e Fluxo

Segurança da Informação Aula 5 Criptografia. Objetivos e Tipos. Cifras de Bloco e Fluxo Segurança da Informação Aula 5 Criptografia. Objetivos e Tipos. Cifras de Bloco e Fluxo Prof. Dr. Eng. Fred Sauer fsauer@gmail.com http://www.fredsauer.com.br Criptologia = Criptografia + Criptoanálise.

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA. Segurança da Informação Certificação Digital Parte 1

NOÇÕES DE INFORMÁTICA. Segurança da Informação Certificação Digital Parte 1 NOÇÕES DE INFORMÁTICA Segurança da Informação Certificação Digital Parte 1 Pilares da Segurança da Informação A segurança de informações é aqui caracterizada como a preservação de: confidencialidade, integridade

Leia mais

Entendendo a criptografia e como ela pode ser usada na prática. Italo Valcy Universidade Federal da Bahia CERT.

Entendendo a criptografia e como ela pode ser usada na prática. Italo Valcy Universidade Federal da Bahia CERT. Entendendo a criptografia e como ela pode ser usada na prática Italo Valcy Universidade Federal da Bahia CERT.Bahia PoP-BA/RNP Conceitos iniciais Criptografia (kryptós, escondido,

Leia mais

Esteganografia em Vídeos Digitais Comprimidos Tópicos em Hipermídia

Esteganografia em Vídeos Digitais Comprimidos Tópicos em Hipermídia Esteganografia em Vídeos Digitais Comprimidos Tópicos em Hipermídia Diego Fiori de Carvalho Rudinei Goularte Roteiro Definição; Objetivos; Motivações; Projeto; Trabalhos Futuros; Definição Esteganografia:

Leia mais

Criptografia Simétrica e Assimétrica, Hash, e Assinatura Digital

Criptografia Simétrica e Assimétrica, Hash, e Assinatura Digital Criptografia Simétrica e Assimétrica, Hash, e Assinatura Digital Segurança da Informação Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/sega6

Leia mais

Autenticação por par de. chaves assimétricas. Bruno Follmann

Autenticação por par de. chaves assimétricas. Bruno Follmann Autenticação por par de 1 chaves assimétricas Bruno Follmann 2 Criptografia assimétrica Criada em 1976 por Diffie e Hellman; Também chamada de criptografia de chave pública; Sistema para cifrar e decifrar

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Segurança de Redes Parte II Prof. Thiago Dutra Agenda n Parte I n Segurança da Informação n Parte II n Segurança em Redes de Computadores 2 1 Agenda Parte

Leia mais

Criptografia Aplicada LESI / LMCC

Criptografia Aplicada LESI / LMCC Criptografia Aplicada LESI / LMCC Exame da 1 a Chamada 16 de Janeiro 2004 1 Questão 1 [Terminologia] 1. Desenhe uma árvore hierárquica que reflicta as relações entre os seguintes termos: cifra por blocos

Leia mais

Antivirus Antimalware

Antivirus Antimalware Antivirus Antimalware Antivirus Antimalware Windows 7 AntiSpyware Windows 8 Windows 10 AntiSpyware Antivírus Windows 7 Antivírus Windows 7 AntiSpyware Antivírus Firewall Firewall Senhas Um dos principais

Leia mais

Simulado Aula 01 INSS INFORMÁTICA. Prof. Márcio Hunecke

Simulado Aula 01 INSS INFORMÁTICA. Prof. Márcio Hunecke Simulado Aula 01 INSS INFORMÁTICA Prof. Márcio Hunecke Informática 1. Um dos procedimentos de segurança da informação a ser adotado pelas empresas é a assinatura de um termo de compromisso pelos seus

Leia mais

Agenda. Criptografia e Segurança Certificado Digital Assinatura Digital

Agenda. Criptografia e Segurança Certificado Digital Assinatura Digital Agenda Criptografia e Segurança Certificado Digital Assinatura Digital CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA Criptografia e Segurança Necessidade de proteção da privacidade Problema de login-senha Autenticação multifatores

Leia mais

P R O F. ª E L I S Â N G E L A X AV I E R

P R O F. ª E L I S Â N G E L A X AV I E R CRIPTOGRAFIA P R O F. ª E L I S Â N G E L A X AV I E R CONCEITO Criptografia (Do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Computação

Faculdade de Engenharia da Computação Faculdade de Engenharia da Computação Disciplina: Modelos Aplicados a Segurança Fundamentos de Criptologia Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus 1 Conceito

Leia mais

AULA 08 CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE DADOS CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA CHAVES E ALGORITMOS 03/03/2016 PROF. FABIANO TAGUCHI

AULA 08 CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE DADOS CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA CHAVES E ALGORITMOS 03/03/2016 PROF. FABIANO TAGUCHI 03/03/2016 PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE DADOS AULA 08 CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA CHAVES E ALGORITMOS 1 CONCEITOS DA TECNOLOGIA CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA

Leia mais

Bot. Programa malicioso. Dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente.

Bot. Programa malicioso. Dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Bot Programa malicioso. Dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Bot O computador infectado por um bot é chamado de zumbi. Pode ser controlado

Leia mais

Segurança Informática em Redes e Sistemas

Segurança Informática em Redes e Sistemas Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Segurança Informática em Redes e Sistemas Prof Pedro Vunge http://pedrovunge.com I Semestre de 2019 SUMÁRIO : Criptografia de Chave Pública ou Assimétrica;

Leia mais

PTC Aula 19. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 09/06/ O que é segurança de rede? 5.2 Princípios de criptografia

PTC Aula 19. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 09/06/ O que é segurança de rede? 5.2 Princípios de criptografia PTC 2550 - Aula 19 5.1 O que é segurança de rede? 5.2 Princípios de criptografia (Kurose, p. 587-626) (Peterson, p. 444-454) 09/06/2017 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose and K.W. Ross,

Leia mais

Aula 8 Segurança em Redes Sem-fio

Aula 8 Segurança em Redes Sem-fio Comunicação Sem Fio (Wireless) Aula 8 Segurança em Redes Sem-fio Prof. Fred Sauer email: fsauer@gmail.com http://www.fredsauer.com.br 1/19 Base da segurança: Confidencialidade Controle de acesso Não-repúdio

Leia mais

Criptografia Assimétrica. Jiyan Yari

Criptografia Assimétrica. Jiyan Yari Criptografia Assimétrica Jiyan Yari Conceito Conhecido como algoritmos de chave pública e privada, consiste no uso de duas chaves distintas. Uma delas é usada para cifrar dados e a outra para decifrar,

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA

LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA INFOLOGIC TEORIA SOBRE CRIPTOGRAFIA + SILOGISMO Conceito de Criptografia Elementos Essenciais Tipos de Criptografia Simétrica Utiliza uma única chave. A chave que cifra é a mesma

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Segurança da Informação

PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Segurança da Informação UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE COMPUTAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Segurança da Informação ( X ) SEMESTRAL - ( ) ANUAL CÓDIGO: GBC083 PERÍODO:

Leia mais

BUSINESS CASE Certificação Digital

BUSINESS CASE Certificação Digital BUSINESS CASE Certificação Digital Simpósio sobre Certificação Digital e Prontuário Eletrônico Maio de 2011 CONTEXTUALIZAÇÃO SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CERTIFICAÇÃO DIGITAL CASE CERTIFICAÇÃO DIGITAL LAB.

Leia mais

AULA 10 CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE DADOS CERTIFICADOS DIGITAIS ESTRUTURA DE UMA ICP 26/03/2016 PROF. FABIANO TAGUCHI

AULA 10 CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE DADOS CERTIFICADOS DIGITAIS ESTRUTURA DE UMA ICP 26/03/2016 PROF. FABIANO TAGUCHI 26/03/2016 PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE DADOS AULA 10 CERTIFICADOS DIGITAIS ESTRUTURA DE UMA ICP 1 CONCEITUAÇÃO 2 PRIMEIRA SITUAÇÃO Alice tem a

Leia mais

Tópicos de Ambiente Web Segurança

Tópicos de Ambiente Web Segurança Tópicos de Ambiente Web Segurança Professora: Sheila Cáceres Componentes dos sistemas de segurança de dados Política de segurança de dados Serviços básicos para segurança computacional (security) Controle

Leia mais

Software para Assinatura Digital

Software para Assinatura Digital UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Evandro Araujo de Sousa Software para Assinatura Digital Florianópolis, Novembro de 2004 ii UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Leia mais

Exemplo da (in)segurança de um site sem HTTPS

Exemplo da (in)segurança de um site sem HTTPS Exemplo da (in)segurança de um site sem HTTPS Date : 9 de Janeiro de 2014 Nos dias que correm, é importante que todos os dados sensíveis transaccionados entre um cliente e um servidor sejam cifrados de

Leia mais

Capítulo 8. Segurança de redes

Capítulo 8. Segurança de redes Capítulo 8 Segurança de redes slide 1 Segurança de redes Algumas pessoas que causam problemas de segurança e motivação. slide 2 slide 3 Criptografia Introdução Cifras de substituição Cifras de transposição

Leia mais

Engloba os criptossistemas clássicos. Outros nomes: (Criptografia...)

Engloba os criptossistemas clássicos. Outros nomes: (Criptografia...) Principal característica: utilização da mesma chave para cifrar/decifrar. Engloba os criptossistemas clássicos. Outros nomes: (Criptografia...) convencional de chave única de chave secreta Os procedimentos

Leia mais

Formação em Segurança Cibernética. Sessão 8 Criptografia II

Formação em Segurança Cibernética. Sessão 8 Criptografia II Formação em Segurança Cibernética Sessão 8 Criptografia II Introdução A criptografia é a base para várias aplicações: Autenticação e autorização Transferência de informação confidencial Assinatura digital

Leia mais

O USO DA CRIPTOGRAFIA EM ÁUDIO

O USO DA CRIPTOGRAFIA EM ÁUDIO O USO DA CRIPTOGRAFIA EM ÁUDIO SILVA, Mariana de Lourdes Godoy da 1 ; OLIVEIRA, Cintia Carvalho 2 ; RESUMO: Atualmente, a criptografia é o que norteia toda a segurança da informação nos canais web de comunicação.

Leia mais

SEGURANÇA CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE DADOS. As funções de cifra são consideradas totalmente seguras se:

SEGURANÇA CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE DADOS. As funções de cifra são consideradas totalmente seguras se: 20/02/2016 PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE DADOS SEGURANÇA As funções de cifra são consideradas totalmente seguras se: Independente do tempo e do poder

Leia mais

Cifra Homofônica. Mestrado em Ciência da Computação Estruturas de Dados Prof. Dr. Paulo Roberto Gomes Luzzardi Mestranda: Nelsi Warken

Cifra Homofônica. Mestrado em Ciência da Computação Estruturas de Dados Prof. Dr. Paulo Roberto Gomes Luzzardi Mestranda: Nelsi Warken Cifra Homofônica Mestrado em Ciência da Computação Estruturas de Dados Prof. Dr. Paulo Roberto Gomes Luzzardi Mestranda: Nelsi Warken Sumário 1. Introdução 2. História da Criptologia 3. Tipos de Cifras

Leia mais

Aula 1 - Introdução à Criptografia

Aula 1 - Introdução à Criptografia GBC083 Segurança da Informação Aula 1 - Introdução à Criptografia Prof. Marcelo Keese Albertini 9 de Março de 2016 Segurança da Informação - Metas Confidencialidade Criptografia clássica (até 1970) Integridade

Leia mais

Segurança Informática em Redes e Sistemas

Segurança Informática em Redes e Sistemas Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Segurança Informática em Redes e Sistemas Prof Pedro Vunge I Semestre de 2019 Capítulo 2 POLÍTICA DE SEGURANÇA SUMÁRIO : POLÍTICA DE SEGURANÇA 2.1confidencialidade,

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas Segurança Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características Arquitetura

Leia mais

Segurança em Redes de Computadores

Segurança em Redes de Computadores Segurança em Redes de Computadores Capítulo 5 Segurança em Correio Eletrônico Slides por H. Johnson & S. Malladi; Modificados por S. J. Fritz, 2006 Modificados e traduzidos por P.S. Nicolletti, 2007; Modificados

Leia mais

CONCEITUAÇÃO CONCEITOS

CONCEITUAÇÃO CONCEITOS 13/03/2016 PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE DADOS AULA 09 ASSINATURA DIGITAL FUNÇÃO HASH 1 CONCEITO DE ASSINATURA 2 Confortável Prático Seguro? Conteúdo

Leia mais

Aspectos importantes como a autenticação e autorização. Tipos de ameaças: Atividade não autorizada; Downloads não autorizados; Redes: local de transmi

Aspectos importantes como a autenticação e autorização. Tipos de ameaças: Atividade não autorizada; Downloads não autorizados; Redes: local de transmi MODELO DE REFERÊNCIA DE SEGURANÇA Criado para definir uma arquitetura de rede confiável e que implemente uma política de segurança, que consiste em uma série de regras, procedimentos, autorizações e negações

Leia mais

Segurança Informática em Redes e Sistemas

Segurança Informática em Redes e Sistemas Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Segurança Informática em Redes e Sistemas Prof Pedro Vunge http://pedrovunge.com I Semestre de 2019 SUMÁRIO : Criptografia 2 Segurança Informática

Leia mais

AULA 08 CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE DADOS CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA CHAVES E ALGORITMOS 23/04/2016 PROF. FABIANO TAGUCHI

AULA 08 CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE DADOS CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA CHAVES E ALGORITMOS 23/04/2016 PROF. FABIANO TAGUCHI 23/04/2016 PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE DADOS AULA 08 CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA CHAVES E ALGORITMOS 1 CONCEITOS DA TECNOLOGIA CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA

Leia mais

Redes de Computadores Aula 23

Redes de Computadores Aula 23 Redes de Computadores Aula 23 Aula passada Segurança em redes Criptografia Confidencialidade Autenticação Aula de hoje Assinatura digital Message digest Integridade Firewalls O que é Segurança em Redes?

Leia mais

Segurança da Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Segurança da Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Segurança da Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Em um mundo onde existe uma riqueza de informação, existe frequentemente uma pobreza de atenção. Ken Mehlman Desde o surgimento da internet, a busca

Leia mais

MAB 715 Segurança em Redes

MAB 715 Segurança em Redes Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro MAB 715 Segurança em Redes Luiz Fernando Rust e-mail: INMETRO Tel. (021) 2679-9072 rust@nce.ufrj.br lfrust@inmetro.gov.br 11 Livros

Leia mais

PTC Aula 20. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 14/06/ Princípios de criptografia

PTC Aula 20. (Kurose, p ) (Peterson, p ) 14/06/ Princípios de criptografia PTC 2550 - Aula 20 5.2 Princípios de criptografia (Kurose, p. 587-626) (Peterson, p. 444-454) 14/06/2017 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose and K.W. Ross, All Rights Reserved Capítulo

Leia mais

Segurança e Auditoria de Sistemas. Professor Emiliano S. Monteiro

Segurança e Auditoria de Sistemas. Professor Emiliano S. Monteiro Segurança e Auditoria de Sistemas Professor Emiliano S. Monteiro Conceitos Criptografia: processo de criação e uso de códigos para assegurar a transmissão de informações Criptografia: converter a mensagem

Leia mais

O mundo virtual pode permitir essa segurança assim como o mundo real. As garantias virtuais se chamam as Assinaturas Digitais.

O mundo virtual pode permitir essa segurança assim como o mundo real. As garantias virtuais se chamam as Assinaturas Digitais. O mundo virtual pode permitir essa segurança assim como o mundo real. As garantias virtuais se chamam as Assinaturas Digitais. As assinaturas são chaves ou certificados criados apenas uma vez para cada

Leia mais

INE5680 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DE REDES Prova 1 04/10/2013 Turmas A e B Prova A NOME : MATRÍCULA :

INE5680 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DE REDES Prova 1 04/10/2013 Turmas A e B Prova A NOME : MATRÍCULA : INE5680 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DE REDES Prova 1 04/10/2013 Turmas A e B Prova A NOME : MATRÍCULA : 1. Indique (Verdade/Falso), sublinhando no texto e comentando, brevemente, o porquê de sua resposta:

Leia mais

Segurança da Informação Aula 6 Principais Algoritmos Simétricos. Criptografia Assimétrica.

Segurança da Informação Aula 6 Principais Algoritmos Simétricos. Criptografia Assimétrica. Segurança da Informação Aula 6 Principais Algoritmos Simétricos. Criptografia Assimétrica. Prof. Dr. Eng. Fred Sauer fsauer@gmail.com http://www.fredsauer.com.br Alguns cifradores simétricos: DES, 3DES

Leia mais

Silvio Fernando Vieira Correia Filho Paulo Henrique dos Santos

Silvio Fernando Vieira Correia Filho Paulo Henrique dos Santos Silvio Fernando Vieira Correia Filho Paulo Henrique dos Santos MISSÃO DO SERPRO Prover e integrar soluções de tecnologia da informação e comunicação para o êxito da governança do Estado, em benefício da

Leia mais

Segurança em Sistemas Operacionais

Segurança em Sistemas Operacionais Segurança em Sistemas Operacionais A Internet é um divisor águas no tema segurança da informação: Mainframes: segurança por meio do acesso físico; Minicomputadores: segurança por meio subscrição (login

Leia mais

Virtual Private Network (VPN)

Virtual Private Network (VPN) Virtual Private Network (VPN) Daniel Gurgel CCNP CCDP CCIP RHCE gurgel@secrel.net.br Introdução a VPN Networks Provem conexão segura na Internet com usuários e escritórios remotos. Depois de conectados,

Leia mais

Instituto Superior de Tecnologia em Ciências da Computação de Petrópolis VPN Virtual Private Network

Instituto Superior de Tecnologia em Ciências da Computação de Petrópolis VPN Virtual Private Network Instituto Superior de Tecnologia em Ciências da Computação de Petrópolis VPN Virtual Private Network Por: Bruno Fagundes Segurança Confidencialidade; Integridade; Autenticidade; Disponibilidade; Criptografia

Leia mais

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. SSL, VPN PPTP e IPsec

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. SSL, VPN PPTP e IPsec Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour SSL, VPN PPTP e IPsec Auxilio para as questões 1 e 2 Criptografia Assimétrica: (ou de chave Pública) - Usa chaves diferentes para criptografar

Leia mais

No Espaco Digital. De Pes Assentes

No Espaco Digital. De Pes Assentes No Espaco Digital De Pes Assentes Na Terra O Projeto Gamilearning (Utap-Icdt/Ivc-Esct/0020/2014) é financiado pela Fundação para Ciência e para a Tecnologia (Fct), ao abrigo do programa PortugaliutAustin.

Leia mais

Curso: Sistemas de informação Disciplina: Redes de computadores REVISÃO AVALIAÇÃO I AULA 02

Curso: Sistemas de informação Disciplina: Redes de computadores REVISÃO AVALIAÇÃO I AULA 02 Curso: Sistemas de informação Disciplina: Redes de computadores REVISÃO AVALIAÇÃO I AULA 02 01 Suponha que o laboratório de computação de uma universidade estabelece uma política que proíbe qualquer estudante

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação. Douglas Farias Cordeiro

Tecnologia da Informação e Comunicação. Douglas Farias Cordeiro Tecnologia da Informação e Comunicação Douglas Farias Cordeiro Criptografia O que é criptografia? Definição Criptografia: Kryptós escondido Gráphein escrita Estudo dos princípios e técnicas pelas quais

Leia mais

Segurança e Auditoria de Sistemas. Confiança Mútua Assinatura Digital Certificado Digital

Segurança e Auditoria de Sistemas. Confiança Mútua Assinatura Digital Certificado Digital Segurança e Auditoria de Sistemas Confiança Mútua Assinatura Digital Certificado Digital Motivação O que acontece quando uma informação vem de uma origem não confiável? Qual a importância da autenticidade

Leia mais

Auxilio a Resolução da Lista de Exercícios

Auxilio a Resolução da Lista de Exercícios Auxilio a Resolução da Lista de Exercícios Exercício 5 ALGORITIMO Criptografia Assimétrica Criptografia Simétrica CARACTERISTICAS Algoritmo de Chave Pública Duas chaves: chave privada e chave pública Segurança

Leia mais

Técnicas de criptografia. Funções Hash Criptografia com chave secreta Criptografia com chave pública Assinatura digital Protocolos

Técnicas de criptografia. Funções Hash Criptografia com chave secreta Criptografia com chave pública Assinatura digital Protocolos Funções Hash Criptografia com chave secreta Criptografia com chave pública Assinatura digital Protocolos 1 Criptografia Estudo de ferramentas e técnicas matemáticas relacionadas com aspectos relativos

Leia mais

Cartilha de Segurança para Internet Parte III: Privacidade

Cartilha de Segurança para Internet Parte III: Privacidade Cartilha de Segurança para Internet Parte III: Privacidade NIC BR Security Office nbso@nic.br Versão 2.0 11 de março de 2003 Resumo Esta parte da Cartilha discute questões relacionadas à privacidade do

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Redes de Computadores Aspectos de segurança em TCP/IP Secure Socket Layer (SSL) Trabalho sob a Licença Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Brasil Creative Commons. Para visualizar uma

Leia mais

Segurança conceitos básicos. Sistemas Distribuídos

Segurança conceitos básicos. Sistemas Distribuídos Segurança conceitos básicos Sistemas Distribuídos 2015 Ameaças interceptação interrupção modificação fabricação ataques a canais de comunicação escuta obtenção de informação na rede senhas, etc masquerading

Leia mais

Unidade III. Unidade III. Existe uma tendência dos sistemas de informação a funcionarem cada vez mais em Intranets e na Internet.

Unidade III. Unidade III. Existe uma tendência dos sistemas de informação a funcionarem cada vez mais em Intranets e na Internet. Unidade III Unidade III 3 GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA DA TI Existe uma tendência dos sistemas de informação a funcionarem cada vez mais em Intranets e na Internet. 1 As organizações estão sofrendo, a cada

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 1 Prof(a). Bethania Senra Documentos eletrônicos: Noções gerais: o documento eletrônico consiste no armazenamento de dados em arquivo digital (sequência

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores Virtual Private Network (VPN) Aula 29 Os protocolos Internet (TCP/IP) não seguros Necessidade de inserir garantias para segurança

Leia mais

PTC Aula Autenticação do ponto final 5.5 Exemplo de aplicação: tornando o seguro. (Kurose, p ) (Peterson, p.

PTC Aula Autenticação do ponto final 5.5 Exemplo de aplicação: tornando o  seguro. (Kurose, p ) (Peterson, p. PTC 2550 - Aula 22 5.4 Autenticação do ponto final 5.5 Exemplo de aplicação: tornando o e-mail seguro (Kurose, p. 587-626) (Peterson, p. 444-454) 23/06/2017 Muitos slides adaptados com autorização de J.F

Leia mais

CEA463 SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS

CEA463 SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS Criptografia CEA463 SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS Universidade Federal de Ouro Preto DECEA / João Monlevade Profa. Msc. Helen de Cássia S. da Costa Lima Universidade Federal de Ouro

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Computação

Faculdade de Engenharia da Computação Faculdade de Engenharia da Computação Disciplina Segurança Aplicada a Computação Aplicações de Modelos para Segurança Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de

Leia mais

IV Seminário sobre Segurança da Informação e Comunicações

IV Seminário sobre Segurança da Informação e Comunicações OBJETIVO Conhecer aspectos básicos do uso da Criptografia e da Certificaçã ção o Digital como instrumentos da SIC. Introdução Desde que se inventou o cochicho, a arte de ocultar informações foi desenvolvida.

Leia mais

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Criptografia, VPN, IPsec Protocolos de Roteamento

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Criptografia, VPN, IPsec Protocolos de Roteamento Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour Criptografia, VPN, IPsec Protocolos de Roteamento Exercício 1: Relacione FUNÇÃO ( ) Utiliza chaves diferentes para criptografa e descriptografar

Leia mais

Segurança em Redes de Computadores

Segurança em Redes de Computadores Segurança em Redes de Computadores Capítulo 6 Segurança IP Slides por H. Johnson & S. Malladi Modificados por S. J. Fritz, 2006 Modificados e traduzidos por P.S. Nicolletti, 2007 1 Resumo Necessidade de

Leia mais

IPSEC. IP Security Protocol. *Utilize este material para fins educativos e não comerciais*

IPSEC. IP Security Protocol. *Utilize este material para fins educativos e não comerciais* IPSEC IP Security Protocol *Utilize este material para fins educativos e não comerciais* Introdução O IPSec, ou IP Security Protocol, tem o objetivo de fornecer mecanismos de proteção ao pacote IP e às

Leia mais

Mantendo Segredos com a ajuda da Matemática

Mantendo Segredos com a ajuda da Matemática Mantendo Segredos com a ajuda da Matemática Hemar Godinho Departamento de Matemática - UnB 21 de outubro de 2002 Vamos imaginar que dois colegas de uma turma estejam planejando uma festa surpresa. O sucesso

Leia mais

Execícios de Revisão Redes e Sistemas Distribuídos II Edgard Jamhour. Filtros de Pacotes Criptografia, Certificados Digitais VPN

Execícios de Revisão Redes e Sistemas Distribuídos II Edgard Jamhour. Filtros de Pacotes Criptografia, Certificados Digitais VPN Execícios de Revisão Redes e Sistemas Distribuídos II Edgard Jamhour Filtros de Pacotes Criptografia, Certificados Digitais VPN Exercício 1 Configure as regras do filtro de pacotes "E" para permitir que

Leia mais

Configurar ajustes do no roteador do RV34x Series

Configurar ajustes do  no roteador do RV34x Series Configurar ajustes do email no roteador do RV34x Series Objetivo Um administrador de rede pode ser alertado dos eventos na rede com as notificações de Email. Isto melhora a maneira que as redes são monitoradas.

Leia mais

SEGURANÇA DE SISTEMAS E REDES

SEGURANÇA DE SISTEMAS E REDES SEGURANÇA DE SISTEMAS E REDES (CIFRAS SIMÉTRICAS) TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES www.tassiogoncalves.com.br tassiogoncalvesg@gmail.com CONTEÚDO Técnicas clássicas de encriptação Modelo de cifra simétrica

Leia mais