Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus. João 3.1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus. João 3.1"

Transcrição

1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus. João 3.1 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO ABRIL / 2012 Secretaria Manutenção de cadastro de alunos Atendimento ao público Digitação de notas Impressão de boletins Elaboração de atestados, históricos e declarações Atualização do GDAE Entrega de boletos de mensalidades a vencer de junho a agosto de 2012 Arquivo de documentos Distribuição das cartas de Quitação do ano de 2011 Organização do arquivo morto Financeiro Controle do fundo fixo Atendimento as negociações de mensalidades em atraso Conferência de caixa Cobrança sistemática de mensalidades vencidas ( inadimplentes) Recebimento de mensalidades vencidas Biblioteca Organização de documentos da biblioteca; Mudança do arranjo e disposição das estantes; Reorganização seqüencial dos livros; Organização e conferência do acervo; Atendimento a alunos, professores, pais e funcionários; Auxílio aos alunos em estudos e pesquisas; Organização do ambiente da biblioteca;

2 Controle de assinatura de periódicos; Execução das atividades da Semana da Biblioteca, em abril, juntamente com o Dia do Livro. Presidente da Igreja Metodista da Inglaterra visita o colégio Nesta segunda-feira, 02 de abril, o Colégio Metodista recebeu as ilustres visitas do Reverendo Lionel Osborn, presidente da Igreja Metodista da Inglaterra, de sua esposa Charlotte Osborn e do Reverendo Joaquin Quenet. Os ingleses vieram acompanhados pelo Bispo Adonias Lago e foram recepcionados pela Diretora do Colégio Metodista,Babete Nassif e pela Pastoral representada por Natanael e Ester Lago, que mostraram a estrutura da escola, o museu e exibiram um vídeo institucional sobre a Rede IMED.Em seu agradecimento pela acolhida o Reverendo Osborn disse estar muito contente em constatar que a missão de John Wesley de uma educação integral e igualitária pautada nos princípios cristãos continua viva e muito presente nas instituições que tem visitado.

3 Diretora do Metodista participa do Programa Tarde Vip No dia 03 de abril a Diretora do Colégio Metodista, Babete Nassif foi convidada para uma participação no programa Tarde VIP, da emissora SBT. Babete falou sobre seus 40 anos na área da educação e sobre seu trabalho como Diretora Pedagógica no Colégio Metodista. Culto da Páscoa 2012 Nesta quarta feira, dia 04 de abril o Colégio Metodista realizou seu tradicional Culto de Páscoa. Alunos, pais, funcionários e familiares se reuniram para celebrar a ressurreição de Cristo. As boas- vindas foram feitas pela Diretora do Metodista, Babete Nassif e a oração conduzida pelo Pastor Natanael Lago e complementada pela agente da pastoral, Ester Lago.O culto também contou com as apresentações musicais da Educação Infantil,do Ensino Fundamental e do grupo de jovens da Igreja Metodista Central.

4 Projeto da lagarta Com o objetivo de mostrar às crianças o real sentido da páscoa, a professora de Ensino Religioso, Walquíria Pingo, montou um pequeno terrário em algumas salas onde as crianças acompanharam todo o processo de transformação de uma lagarta em uma borboleta. Os alunos também criaram seus livrinhos personalizados da Dona Lagartinha.

5 Dia de Campo na Fazenda Visconde Nesta segunda e terça- feira ( 09 e 10) de abril, os alunos do Pré escolar aos 5.os anos passaram um dia de campo na Fazenda Visconde, na cidade de Serra Azul. O passeio proporcionou às crianças a oportunidade de vivenciar atividades que despertam sentimentos de aproximação e pertencimento da natureza, e da conscientização de sua interligação com os elementos da Terra e com todos os seres vivos. Através de atividades lúdicas, pedagógico- recreativas, da participação de trilhas interpretativas e do contato direto com inúmeros animais, conduzimos a sensibilização do aluno levando-o à conscientização, à mobilização e, assim à transformação de hábitos individuais e coletivos a favor do meio ambiente. Dia 11 de abril: Reunião sobre o projeto Vila do Livro Reunião para fechamento das atividades que o Colégio Metodista realizará na Vila do Livro, no dia 29 de maio. Dia 12 de abril: Conselho de Classe ( 6º ao 9º) Projeção de aluno por aluno, avaliação de cada um, notas, presença, tarefas, comportamento, convite para reforço, etc. Coordenação chamará pais ou responsáveis alunos que estão em situação mais crítica. Dias 12 e 13 de abril: Comparecimento do Reitor da Rede IMED ao Colégio Metodista Dia 13 de abril: Visita do Supervisor financeiro Sr José Roberto Cuppari, junto com o Reitor, Prof ºWalter Chalegre dos Santos para supervisão da obra de instalação do elevador.

6 Reunião para formação da Associação dos Ex-alunos No dia 14 de abril, às 10h00 foi realizada uma reunião para formação da Associação dos Ex-alunos do Colégio Metodista, que ficou da seguinte maneira: Presidente: Bianor Tavares Vice- Presidente: Marcos Ferreira 1º secretária: Ithayr Bianchi 2ª secretária: Ariana 1º tesoureiro: Yuri Areco 2º tesoureiro: Ary Engrácia Diretor social: Leonardo Conselho Fiscal: Fábio Marques Luis Fernando Maldonado Dia 16 de abril: Reunião do Conselho para avaliação de notas do 1º bimestre do Ensino Médio. Projeção de aluno por aluno, avaliação de cada um, notas, presença, tarefas, comportamento, convite para reforço, etc. Coordenação chamará pais ou responsáveis alunos que estão em situação mais crítica. Dia 17 de abril: Visita da Coordenadora da Positivo, Srta Joseli com a Direção Profª Elizabet para saber como estão caminhando as questões pedagógicas. Dia 18 de abril: Reunião de Pais e Mestres das 17h30 às 19h00. Presença de grande número de pais e presença obrigatória dos professores. Recepção, acolhimento e os pais se dirigiram às salas de cada segmento onde recebem os boletins dos filhos, conversam com os professores e são orientados e alguns convidados a freqüentarem os reforços ( notas abaixo da média).

7 Semana da Biblioteca A Semana da Biblioteca do Colégio Metodista aconteceu entre os dias 16 a 20 de abril. A Semana da Biblioteca tem como objetivo incentivar à prática da leitura e a representação teatral. Confira as atividades que enriqueceram a semana: - Citação de um trecho da obra Estórias da Bíblia do Nervo de Laurie Anderson realizada pelo Profº Cleido Vasconcelos - Teatro: Jonas e a Baleia com Ester Lago e pelo aluno Gustavo Agostinho - Contação de estórias: pela bibliotecária Ellen Rodrigues - Teatro: A burocracia do buraco turmas dos 8.os anos - Mural sobre Monteiro Lobato feito pelos alunos do maternal e pré-escola - Teatro: O Grande Rabanete pela turminha do 3º ano C - Exposição de cartazes e desenhos com contos de Carlos Drumond de Andrade 3º ano Médio

8 Conscientização com o Lixo A Coordenadora da Educação Infantil, Profª Carina A. Fernandes, inicia esse trabalho de conscientização já nessa etapa. Projeto integrado entre todos os segmentos do colégio, visando a conscientização entre os alunos para manter limpos os pátios e ambientes do colégio, utilizando também as lixeiras, separando corretamente materiais que podem ser reciclados. PROERD inicia atividades no Metodista O PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência) está promovendo um bate papo com os alunos dos 5.os anos do Colégio Metodista, ministradas por um Policial Militar treinado, com o objetivo de conscientizar os alunos e seus pais sobre a importância da prevenção ao uso de drogas, álcool e também da violência. O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Policia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura de paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

9 Dia 18 de abril: Aulas de Redação em parceria com a Arkadia Em parceria com a escola Arkadia o Colégio Metodista oferece quinzenalmente, às quartas-feiras, uma aula de técnicas de Redação para os grandes vestibulares. As aulas são oferecidas aos alunos do Ensino Médio e ministradas pela Professora Sílvia, da escola Arkadia. Dia 19 de abril: Comemoração do Dia do Índio As turminhas do maternal e pré-escola entraram no clima do Dia do Índio e com a ajuda das tias Vânia, Carol,Priscila, Tati e Liz criaram coloridos cocares e vestimentas típicas.

10 Dia 19 de abril : Reunião Administrativa Pedagógica em Lins A Direção, o marketing e o encarregado da TI foram para Lins para participarem da Reunião Administrativa da Rede IMED. Nessa reunião foram tratados assuntos pertinentes as três unidades da rede ( Lins, Birigui e Ribeirão). Dia 19 de abril: Capacitação do Mind Lab Os professores trabalharam os métodos e critérios de mediação, a Composição Curricular ( eixos estruturares), os conceitos, habilidades, mediações, transcendências, regras e objetivos das aulas dos jogos de raciocínio. Colégio Metodista patrocina alunos com bolsa-atleta No Colégio Metodista, a construção do conhecimento inclui a funcionalidade da arte e das atividades físicas. Neste ano, o Metodista ofereceu bolsa-atleta integral também para um grupo de alunos que proporcionou a montagem de um time de vôlei. A finalidade é o incentivo às atividades físicas, essenciais à saúde e ao bem estar. Nesse processo de concessão de bolsas, toda a comunidade será beneficiada: os bolsistas, por participarem de uma escola diferenciada e os nossos alunos, por conviverem com esses atletas.

11 Dia 21 de abril: Locação do Teatro para a Igreja Evangélica Casa da Oração Dia 22 de abril: Locação de 01 sala climatizada para retirada de certificado para Sonia Melo ( que faz Enem, Enade, Fuvest, etc) Dia 24 de abril: Cantarolando homenageia colégio Mousinho O tradicional colégio municipal Dom Luís do A. Mousinho, de Ribeirão Preto, comemorou no dia 24 de abril 50 anos. Para participar das festividades de aniversário o Coral Cantarolando recebeu o convite para realizar uma apresentação em homenagem ao colégio. O público se emocionou com as mais de 100 vozes reunidas em quatro músicas tocantes. A regência do Cantarolando foi realizada pela professora Luciane Coelho. Dia 25 de abril: Encontro com a Comissão Organizadora da Feira do Livro. Direção, Profª Elizabet participou de encontro no escritório da Revista Revide para tratar de assuntos relacionados com os participantes da 12ª Feira do Livro ( 10 escolas selecionadas). A direção do Metodista foi convidada para acompanhar e mediar no Teatro Pedro II, dia 29 de maio, a renomada escritora Rosely Sayão, psicóloga formada pela PUC, colunista da Band News FM e d jornal Folha de São Paulo Caderno Equilíbrio. Autora de vários livros sobre educação.

12 Comemoração dos aniversariantes do mês Ação conjunta entre Direção e Pastoral onde toda ultima sexta-feira do mês, reunimos todos os funcionários do CMRP que fizeram aniversário no referido mês, compramos um bolo, fazemos uma oração e comemoramos mais um ano de vida dos aniversariantes.

13 Curso de Capacitação da Positivo Elizabet Nassif Finanças para não financistas 08h às 12h Fábio Marques A arte da Filosofia ou a Filosofia da arte ( 1º / 9º) 08h às 12h Fábio Marques O pensamento é linguagem e linguagem é pensamento 13h30 às 17h Ana Carolina Falcheti A educação física escolar e a relação com o saber ( 6 / 9º) 08h às 12h André Luis Tártaro A educação física e a relação com o saber ( 6º / 9º) 08h às 12h Ana Carolina Falcheti Educação Física escolar, jogo e esporte. Qual é a regra? ( 2º / 5º) 13h30 às 17h Giovani Ribeiro Educação Física escolar, jogo e esporte. Qual é a regra? ( 2º / 5º) 13h30 às 17h Camila Andrade Dantas O conhecimento em jogo e a prática de jogos de tabuleiros 08h às 12h Roberta Ferreira Aleixo O conhecimento em jogo e a prática de jogos de tabuleiros 13:30 às 17h Camila Heloisa Buzolla Ações Educativas para crianças de 0 a 3 anos 13:30 às 17h Stela Maris Salgueiro Ações Educativas para crianças de 0 a 3 anos 08h às 12h Carolina Boso Aleixo Entrelaçando idéias, tecendo ações educativas 08h às 12h Nathalia Pereira Datas comemorativas ou calendário cultural? 08h às 12h Karina Furlan Bittar O faz de conta que acontece: é brincadeira que se aprende. 13h30 às 17h Erica Regina Penna O faz de conta que acontece: é brincadeira que se aprende. 13h30 às 17h Christiane Carvalho Alfabetização matemáticaa: somando aprendizagens 13h30 às 17h Dia 27 de maio: Reunião com Alessandro para orientar como será realizada a alimentação do Plano Estratégico online. Participação da Direção e sua assistente. Previsão para maio / 2012 Dia 04: Confraternização do Dia das mães ( todos os segmentos) Dia 05: Simulado para o Ensino Médio

14 Dia 23: Curso da Positivo Dia 28: Visita à USP Feira das Profissões ( Ensino Médio) Dia 29: Participação do Colégio Metodista na Vila do Livro ( 12ª Feira do livro de Ribeirão Preto das 9h às 17h). Dia 29: Direção do Colégio Metodista recepcionando a escritora Rosely Sayão 12ª Feira do Livro. Dia 31: Comemoração dos aniversariantes do mês de maio ( Direção + Pastoral) O próprio filho do Homem, não veio para ser servido, mas para servir. Marcos 10:45 Abraço fraternal, Direção do Colégio Metodista Profª Elizabet Nassif Assessora de Marketing Flávia Braga

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO DE 2013

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO DE 2013 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE DE 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I Capacitação Mind Lab Capacitação Positivo- tablets Atendimento a pais Organização

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I Atendimento a pais (novas matrículas) Organização do PAP (Estudo

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Reunião de pais para apresentação dos trabalhos e das conquistas

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JULHO - 2013

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JULHO - 2013 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JULHO - 2013 Início das férias escolares Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone/presencial Reunião com a diretora pedagógica toda

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL Novembro 2012 Coordenação Pedagógica de Educação Infantil e 2ºAno/9 à 5ª Série Capacitação Mind Lab Simulado online para os alunos dos 5º s anos Comemoração

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI. Relatório Mensal - Setembro/2013. Coordenação Pedagógica Educação Infantil e Fundamental I

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI. Relatório Mensal - Setembro/2013. Coordenação Pedagógica Educação Infantil e Fundamental I INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI Relatório Mensal - Setembro/2013 Coordenação Pedagógica Educação Infantil e Fundamental I Orientação didático-pedagógica às famílias Atendimento a psicopedagogos Análise das

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL MARÇO - 2014

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL MARÇO - 2014 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL MARÇO - 2014 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone e presencial/matrículas Reunião com a Diretora Pedagógica toda segunda-feira às

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL AGOSTO - 2014

RELATÓRIO MENSAL AGOSTO - 2014 RELATÓRIO MENSAL AGOSTO - 2014 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone e presencial/matrículas Reunião com a Diretora Pedagógica toda segunda-feira às 6h15min Apresentação da escola

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE MAIO DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE MAIO DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE MAIO DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Acompanhamento dos preparativos para a inauguração da Ed.infantil

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2014

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2014 Oh! Provai e Vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem e a mulher que nele se refugia Salmo 34;8 Secretaria RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2014 Atendimento

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL. Outubro 2012

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL. Outubro 2012 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL Outubro 2012 Coordenação Pedagógica de Educação Infantil e 2ºAno/9 à 5ª Série HTP com a Coordenadora do Sistema de Ensino Positivo Reunião de Conselho de Classe

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE ABRIL DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE ABRIL DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE ABRIL DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Reunião para organização da Festa da Família Capacitação da

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Organização do presente do dia dos pais Gincana em comemoração

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2013

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2013 Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.[..] Neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Salmos 56.3-4 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2013 Secretaria

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS DURANTE O MÊS DE JUNHO Educação Infantil e Fundamental I Campanha Leitinho para a Vovó Curso de capacitação Mind Lab Atendimento

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL OUTUBRO - 2013

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL OUTUBRO - 2013 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL OUTUBRO - 2013 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento de telefone e presencial Reunião com a diretora pedagógica toda segunda-feira às 6h15min

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO MENSAL MÊS: MAIO

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO MENSAL MÊS: MAIO INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO MENSAL MÊS: MAIO Educação Infantil e Fundamental I Acompanhamento de reuniões de pais- Ed.infantil Cursos de capacitação Mind Lab Comemoração Dia das Mães (Gincana)-

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL. Abril - 2013

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL. Abril - 2013 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL Abril - 2013 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone / presencial Reunião com a Diretora Pedagógica toda segunda-feira às 6h15min.

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Secretaria

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

PROJETO ANUAL. Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos?

PROJETO ANUAL. Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos? PROJETO ANUAL Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos? I TRIMESTRE Turmas: Maternal ao 5º ano Enfatizando: Maternal e jardim I: O Circo {A magia do riso] Levar os alunos a compreender

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI RELATORIO PEDAGÓGICO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM FEVEREIRO E AS PREVISTAS PARA MARÇO DE 2013 Coordenação Pedagógica de Educação Infantil e 2ºAno/9 à 5ª Série Atendimento a

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL NOVEMBRO - 2013

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL NOVEMBRO - 2013 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL NOVEMBRO - 2013 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento de telefone e presencial. Reunião com a diretora pedagógica toda segunda-feira às 6h15min.

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI. Relatório mensal agosto/2013

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI. Relatório mensal agosto/2013 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI Relatório mensal agosto/2013 Educação Infantil e Fundamental I Agosto Organização do presente do dia dos pais Gincana em comemoração ao Dia dos Pais Capacitação Mind Lab Atendimento

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO FEVEREIRO / 2013

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO FEVEREIRO / 2013 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus. João 3.1 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO FEVEREIRO / 2013 Secretaria Atendimento

Leia mais

]ÉÜÇtÄ wt XávÉÄt. Nossas ações durante o ano de 2013. Informativo Anual das ações da ESCOLA MUNICIPAL DR. ANTÔNIO RIBEIRO. Leitura livre.

]ÉÜÇtÄ wt XávÉÄt. Nossas ações durante o ano de 2013. Informativo Anual das ações da ESCOLA MUNICIPAL DR. ANTÔNIO RIBEIRO. Leitura livre. ]ÉÜÇtÄ wt XávÉÄt Informativo Anual das ações da ESCOLA MUNICIPAL DR. ANTÔNIO RIBEIRO. ANO 2013-1ª EDIÇÃO A equipe gestora está sempre preocupada com o desempenho dos alunos e dos educadores, evidenciando

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES Com a crescente produção de conhecimento e ampliação das possibilidades de atuação profissional, o curso proporciona atividades extra curriculares

Leia mais

Resolução SME N. 19/2015

Resolução SME N. 19/2015 Resolução SME N. 19/2015 Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração do Calendário Escolar, para o ano letivo de 2016, das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, Conveniadas e Privadas. A Secretária

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação Mostra de Projetos 2011 Projovem em Ação Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Prefeitura Municipal Santa Cecilia

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO JUNHO / 2013

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO JUNHO / 2013 Secretaria Buscar-me-eis e me achareis quando buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29:13 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO JUNHO / 2013 Atendimento ao público Envio

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATERNAL I SÉRIE: EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

Quem faz a diferença? E.E.E.I. Olímpio Catão Sala 10 - Sessão 1

Quem faz a diferença? E.E.E.I. Olímpio Catão Sala 10 - Sessão 1 Quem faz a diferença? E.E.E.I. Olímpio Catão Sala 10 - Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): responsável: Simone da Silva de Paula corresponsável: Lucilene Fernandes Realização: Foco O Projeto Quem

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO AGOSTO / 2013

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO AGOSTO / 2013 Secretaria Buscar-me-eis e me achareis quando buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29:13 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO AGOSTO / 2013 Atendimento ao público Envio

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. Atenciosamente, Equipe Pedagógica.

EDUCAÇÃO INFANTIL. Atenciosamente, Equipe Pedagógica. EDUCAÇÃO INFANTIL Srs. Pais e/ou Responsáveis, O Colégio Integral tem a honra de convidar V.Sª e família para participarem do III Salão do Livro Integral (SALINTE), que acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS. CONVENIADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE OSVALDO CRUZ

RELATÓRIO MENSAL CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS. CONVENIADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE OSVALDO CRUZ PROJETO S.O. S BOMBEIROS NO RESGATE DA CIDADANIA. RELATÓRIO MENSAL CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS. CONVENIADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE OSVALDO CRUZ PROGRAMA DE PROTEÇÃO

Leia mais

BIÊNIO 2012-2013. Tema Geral da Igreja Metodista "IGREJA: COMUNIDADE MISSIONÁRIA A SERVIÇO DO POVO ESPALHANDO A SANTIDADE BÍBLICA. Tema para o Biênio

BIÊNIO 2012-2013. Tema Geral da Igreja Metodista IGREJA: COMUNIDADE MISSIONÁRIA A SERVIÇO DO POVO ESPALHANDO A SANTIDADE BÍBLICA. Tema para o Biênio 1 IGREJA METODISTA PASTORAL IMED PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PLANO DE AÇÃO BIÊNIO 2012-2013 Tema Geral da Igreja Metodista "IGREJA: COMUNIDADE MISSIONÁRIA A SERVIÇO DO POVO ESPALHANDO A SANTIDADE BÍBLICA

Leia mais

Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade/MG CEP 35930-032 Telefone: 3851 3030 www.kennedyjm.edu.

Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade/MG CEP 35930-032 Telefone: 3851 3030 www.kennedyjm.edu. Trabalhamos para dar sentido, cada vez mais, à tão divulgada criação colaborativa. A diversidade de pontos de vista responsáveis multiplica nossa forma de ver o mundo. Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010 O Diretor das Faculdades Integradas Campo Grandenses, no uso de suas atribuições regimentais e por decisão dos Conselhos Superior, de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão e de Coordenadores, em reunião

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JUNHO - 2013

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JUNHO - 2013 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JUNHO - 2013 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone/ presencial Reunião com a diretora pedagógica toda segunda-feira às 6h15min Recebimento

Leia mais

OBSERVATÓRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DIRIGIDAS À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE EM PIRACICABA ASSOCIAÇÃO CRIANÇAS DO BRASIL EM PIRACICABA

OBSERVATÓRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DIRIGIDAS À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE EM PIRACICABA ASSOCIAÇÃO CRIANÇAS DO BRASIL EM PIRACICABA OBSERVATÓRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DIRIGIDAS À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE EM PIRACICABA ASSOCIAÇÃO CRIANÇAS DO BRASIL EM PIRACICABA Entidade não governamental, com personalidade jurídica própria. Criada

Leia mais

CINEMA NOSSO. Ação educacional pela democratização e convergência do audiovisual

CINEMA NOSSO. Ação educacional pela democratização e convergência do audiovisual CINEMA NOSSO escola audiovisual Ação educacional pela democratização e convergência do audiovisual Nossa História Em Agosto de 2000, um grupo de duzentos jovens de áreas populares cariocas foi reunido

Leia mais

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de:

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2014 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

JANEIRO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

JANEIRO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 JANEIRO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Calendário Escolar - 2014 01 Confraternização Universal. 02 Início das Férias Coletivas Docente. 06

Leia mais

SEMEAR Serviço Médico Educacional de Atendimento em Reabilitação, uma entidade considerada de utilidade Pública Federal, com data de fundação em 12 de Outubro de 1985, foi registrado como Associação Civil

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI RELATORIO PEDAGÓGICO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM MARÇO E AS PREVISTAS PARA ABRIL DE 2013

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI RELATORIO PEDAGÓGICO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM MARÇO E AS PREVISTAS PARA ABRIL DE 2013 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI RELATORIO PEDAGÓGICO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM MARÇO E AS PREVISTAS PARA ABRIL DE 2013 Coordenação Pedagógica de Educação Infantil e 2ºAno/9 à 5ª ano Atendimento a pais (alunos

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis.

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis. Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis Localização Missão, Valores e Visão Os 5 Pilares Objetivos e estratégias

Leia mais

SISEB Informa. 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas

SISEB Informa. 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas Ano I Número 6 setembro 2014 3 Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias página 4 6 Encontro Prêmio São Paulo

Leia mais

DESCRIÇÃO DOS CURSOS E ENCONTROS DA PJM

DESCRIÇÃO DOS CURSOS E ENCONTROS DA PJM DESCRIÇÃO DOS CURSOS E ENCONTROS DA PJM 1 Páscoa Jovem 1.1. Descrição A Páscoa Jovem é um encontro vivencial realizado para proporcionar uma experiência reflexiva e celebrativa da Paixão, Morte e Ressurreição

Leia mais

SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL PROGRAMAÇÃO - 2015

SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL PROGRAMAÇÃO - 2015 SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL PROGRAMAÇÃO - 2015 CRECHE SANTA BÁRBARA DIA 24/08/2015 - Segunda-feira Manhã: Horário: 08h as 10h Circuito Esportivo ministrado pela professora Gilvania (Ed. Física)

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Curso de Teologia

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Curso de Teologia REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Curso de Teologia Associação Educacional Batista Pioneira 2010 CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E DA FINALIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - Este instrumento regulamenta

Leia mais

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FUMCAD

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FUMCAD Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FUMCAD O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) aprovou três projetos do Instituto Saúde e Sustentabilidade para serem

Leia mais

Desenvolver a socialização do educando construindo as relações inter e intrapessoais importantes para o seu desenvolvimento integral.

Desenvolver a socialização do educando construindo as relações inter e intrapessoais importantes para o seu desenvolvimento integral. EDUCAÇÃO INTEGRAL Orientações Filosóficas e Pedagógicas A Educação Integral do Colégio e Faculdade Modelo exige mais do que compromisso impõe também e principalmente um projeto pedagógico cujo objetivo

Leia mais

Saber Viver promoveu grande festa de São João. pág. 7. Palestra e exposição ensinaram sobre a importância do exército

Saber Viver promoveu grande festa de São João. pág. 7. Palestra e exposição ensinaram sobre a importância do exército ano 2 n 5 - abr/mai/jun 2012 Saber Viver promoveu grande festa de São João pág. 7 Alunos vivenciaram a Páscoa de forma especial este ano pág. 3 Palestra e exposição ensinaram sobre a importância do exército

Leia mais

A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas

A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas e as representações subjetivas sobre os conceitos estudados.

Leia mais

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco!

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! FUNDAÇÃO DO CVSP O CVSP foi criado em 6 de maio de 1997, por um grupo

Leia mais

Formando o aluno para a responsabilidade social. Esther Carvalho Março 2010

Formando o aluno para a responsabilidade social. Esther Carvalho Março 2010 Formando o aluno para a responsabilidade social Esther Carvalho Março 2010 Missão "Servir com excelência, por meio da educação, formando cidadãos éticos, solidários e competentes" Visão "Ser referência

Leia mais

Perguntaram à teóloga alemã. Dorothee Sölle: Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade?

Perguntaram à teóloga alemã. Dorothee Sölle: Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade? Perguntaram à teóloga alemã Dorothee Sölle: Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade? Não explicaria, Daria uma bola para que ele jogasse... ESPORTE EDUCAÇÃO CULTURA QUALIFICAÇÃO PLACAR

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO Seja sobre nós a graça do Senhor nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma as obras das nossas mãos. AGOSTO/

Leia mais

Projeto: Formação continuada do maternal ao 3 ano do Ensino Fundamental A Turma que pensa... reflete e age Cidadania Ambiental

Projeto: Formação continuada do maternal ao 3 ano do Ensino Fundamental A Turma que pensa... reflete e age Cidadania Ambiental QUALIDADE NA PRÁTICA DOSCÊNCIA Centro Educacional Ana Galvan CNPJ 83.548.867?0001-03 Endereço: Rodovia SC 302 Km 292 Comunidade : Santa Tereza 89186 000 Aurora(SC) Fone: 47 3533-1108 Direção EDINARA JANIELI

Leia mais

PROJETO: SEMANA LITERÁRIA: LEITURA, CIDADANIA E VIDA

PROJETO: SEMANA LITERÁRIA: LEITURA, CIDADANIA E VIDA PROJETO: SEMANA LITERÁRIA: LEITURA, CIDADANIA E VIDA Giruá, outubro de 2014. 1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1. NOME DO PROJETO: SEMANA LITERÁRIA: LEITURA, CIDADANIA E VIDA 1.2. PÚBLICO ALVO Alunos e professores

Leia mais

Atividades executadas durante o mês de Agosto:

Atividades executadas durante o mês de Agosto: INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO DE 2015 Atividades executadas durante o mês de Agosto: EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Organização e participação

Leia mais

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013 Relatório Despertar 2013 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

UVV POST Nº69 06-12/10 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

UVV POST Nº69 06-12/10 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional JOGO DE CENA NO MUNDO COORPORATIVO Parceria entre Administração e Artes Cênicas propõe curso que simula

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO. 1. TÍTULO: A educação além dos portões da escola. 2. ÁREA DE CONHECIMENTO A QUAL A ATIVIDADE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA Educação.

PROJETO DE EXTENSÃO. 1. TÍTULO: A educação além dos portões da escola. 2. ÁREA DE CONHECIMENTO A QUAL A ATIVIDADE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA Educação. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANT ANA Rua Pinheiro Machado, n 189 Centro Ponta Grossa - PR CEP 84.010-310 Fone (0**42) 224-0301 www.interponta.com.br/santana PROJETO DE EXTENSÃO 1. TÍTULO: A educação

Leia mais

Srs. Pais, A direção.

Srs. Pais, A direção. Srs. Pais, Para o Centro de Educação Básica Prof. Luciano Feijão, educar é mais do que transmitir conhecimentos, é formar um cidadão completo, não apenas com informações, mas com valores éticos e morais.

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

Fórum Permanente Por Uma Cultura de Paz no Ambiente Escolar e Familiar em Passo Fundo

Fórum Permanente Por Uma Cultura de Paz no Ambiente Escolar e Familiar em Passo Fundo Fórum Permanente Por Uma Cultura de Paz no Ambiente Escolar e Familiar em Passo Fundo Dados de Identificação Denominação do Projeto: Fórum Permanente Por Uma Cultura de Paz no Ambiente Familiar e Escolar

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2014/2015 O NOSSO PROJETO CRESCER COM ARTE

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2014/2015 O NOSSO PROJETO CRESCER COM ARTE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2014/2015 O NOSSO PROJETO CRESCER COM ARTE CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADES OBJETIVOS RECURSOS 1 3 de setembro 14h -16h 3 de setembro 19h Acolhimento

Leia mais

O GRUPO DOM BOSCO ENSINO FUNDAMENTAL DOM BOSCO

O GRUPO DOM BOSCO ENSINO FUNDAMENTAL DOM BOSCO ENSINO FUNDAMENTAL DOM BOSCO O GRUPO DOM BOSCO Este é o momento de dar espaço à curiosidade, de fazer novas descobertas e formar suas próprias ideias. SEDE HORTO - Berçário - Educação Infantil - 1º Ano

Leia mais

pesquisa histórias arte jogos

pesquisa histórias arte jogos O Colégio Trevo oferece quatro anos de ensino na Educação Infantil: Mini Maternal,Maternal, Jardim I e Jardim II. Cada sala de aula possui ambientes exclusivos, onde alunos desenvolvem suas habilidades

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE ESTADO DE MINAS GERAIS LEI COMPLEMENTAR Nº 38, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2011. Altera dispositivos e Cria Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo na Lei Complementar nº 24, de 23 de abril de 2009, que dispõe sobre a Organização

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

A FACULDADE. Faculdade Santíssimo Sacramento

A FACULDADE. Faculdade Santíssimo Sacramento A FACULDADE Missão Produzir conhecimento em todas as suas formas e torná-lo acessível à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento integrado da região. Visão A Faculdade Santíssimo Sacramento (FSSS)

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos:

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos: 1 INTRODUÇÃO Sobre o Sou da Paz: O Sou da Paz é uma organização que há mais de 10 anos trabalha para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz no Brasil, atuando nas seguintes áreas complementares:

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIURNO

PLANO DE AÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIURNO FORMULÁRIO 14: Plano de Ação PLANO DE AÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIURNO META PLURIANUAL: Aumentar para 87% a taxa de aprovação e reduzir para 7% a taxa de abandono no Ensino Fundamental até dezembro de

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS FUNORTE DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUÇÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA CAMPUS SÃO NORBERTO

FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS FUNORTE DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUÇÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA CAMPUS SÃO NORBERTO FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS FUNORTE DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUÇÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA CAMPUS SÃO NORBERTO EDITAL UNIVERSAL DE PESQUISA 1º /2010 AS FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE

Leia mais

Pedagogia LICENCIATURA

Pedagogia LICENCIATURA CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro de 2012 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL Pedagogia LICENCIATURA CURSO

Leia mais

INCLUSÃO: POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA ESCOLAR RESUMO

INCLUSÃO: POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA ESCOLAR RESUMO INCLUSÃO: POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA ESCOLAR RESUMO INTRODUÇÃO: Experiência de Estágio de Núcleo Básico III com crianças do Ensino Fundamental sobre Inclusão. OBJETIVO: conscientizar a aceitação das

Leia mais

SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares

SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares Introdução O SESI-SP entende o Esporte como uma ferramenta para a transformação social de crianças e adolescentes, oportunizando

Leia mais

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013 Término da Safra 2012/2013 A Safra 2012/2013 terminou com muitas metas alcançadas com as produções agrícola e industrial atingindo índices positivos. O encerramento aconteceu no dia 18/04 e como sempre

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE ATIVIDADE 1: GINCANA ESTUDANTIL 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Organizar uma gincana para que os estudantes de diferentes salas possam participar e competir, com provas

Leia mais

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP. Alimentação mais saudável no CEI Ponte Pequena

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP. Alimentação mais saudável no CEI Ponte Pequena SÃO CAMILO SOCIAL Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP Alimentação mais saudável no CEI Ponte Pequena Produzido pela LC Web Comunicação Ano II, Edição 25 20-04-11

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo Camille Cistina Witsmiszyn de Souza 1 Dulce Stela Schramme 2 Neila Tonin Agranionih 3 Lucilene Paixão 4 Percepção de luz e

Leia mais

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos.

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos. Criando caminhos. ed. 11 - abril maio 2013 de Vacinação Anti-Gripe Pág. 2 Sistema de Trabalho em times Pág. 6 sumário 02 03 04 04 05 07 07 08 Editorial Dia do Ferroviário Fábrica Aberta Parceria SESI do

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA ISEF PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO FLORESTA PE 2013 SUMÁRIO I. JUSTIFICATIVA II. OBJETIVO A. GERAIS B. ESPECIFICOS III. DESENVOLVIMENTO IV. CRONOGRAMA

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROJETO JUDÔ NA ESCOLA: A SALA DE AULA E O TATAME Projeto: Domingos Sávio Aquino Fortes Professor da Rede Municipal de Lorena Semeie um pensamento,

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2014 / 2015 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE NOVEMBRO DE 2012 EREM ANÍBAL FERNANDES

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE NOVEMBRO DE 2012 EREM ANÍBAL FERNANDES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA FRANCISCO DE ASSIS DO NASCIMENTO RITA DE CÁSSIA GUEDES LIMA RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE NOVEMBRO DE 2012

Leia mais

Colégio Casimiro de Abreu Sistema Dom Bosco de ensino

Colégio Casimiro de Abreu Sistema Dom Bosco de ensino Caro(a) Conveniado, O COLÉGIO CASIMIRO DE ABREU, escola dedicada ao Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, tem grande satisfação em oferecer a você, através do convênio com o SEAAC, um benefício que

Leia mais

FACULDADE UNIDADE SERRA PLANO DE AÇÃO - CPA

FACULDADE UNIDADE SERRA PLANO DE AÇÃO - CPA FACULDADE UNIDADE SERRA PLANO DE AÇÃO - CPA PLANO DE AÇÃO Apresentação do Plano de Ação da CPA Os dados trabalhados são baseados na Avaliação Institucional realizada em Maio/2013 CPA- (comissão permanente

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

Pedagogia LICENCIATURA

Pedagogia LICENCIATURA CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro de 2012 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO III GESTÃO ESCOLAR Pedagogia LICENCIATURA CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais