MASPP APLICADO NO ATINGIMENTO DE METAS DE REDUÇÃO DE PERDAS D ÁGUA E DE FATURAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MASPP APLICADO NO ATINGIMENTO DE METAS DE REDUÇÃO DE PERDAS D ÁGUA E DE FATURAMENTO"

Transcrição

1 1 MASPP APLICADO NO ATINGIMENTO DE METAS DE REDUÇÃO DE PERDAS D ÁGUA E DE FATURAMENTO TEMA V Mário Augusto Bággio Rua Fioravante Dalla Stella, 66 conjunto 223/18. Tel. /Fax (0**41) mabaggio@hoperacoes.com.br Bairro Cristo Rei Curitiba PR CEP Consultor de Empresas de Saneamento Básico e Ambiental, Ex-Coordenador Regional da FUNASA do Paraná, Ex-Diretor de Operações da SANEPAR, Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde para a América Latina e Caribe, Pós- Graduado em Engenharia Hidráulica pela Universidade de São Paulo/SP e Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Ary Maóski Consultor em Administração e Recursos Humanos, Ex-Gerente de Recursos Humanos da SANEPAR, Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde para América Latina e Caribe, Ex-Coordenador do Curso de Pós-Graduação de Administração da Fundação Universidade Federal do Paraná e Psicólogo formado pela Universidade Católica do Paraná. Arthur Pereira de Gouveia e Silva Consultor de Empresas de Saneamento Básico, Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Federal Uberlândia/MG e Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Uberlândia.

2 2 MASPP APLICADO NO ATINGIMENTO DE METAS DE REDUÇÃO DE PERDAS D ÁGUA E DE FATURAMENTO OBJETIVO DO TRABALHO Apresentar metodologia de solução de problema de perdas d água e de faturamento, consubstanciada na sistematização do ataque a suas causas, partindose do passo primordial no combate às perdas, qual seja, o da definição da meta de redução das mesmas para um determinado período. Após, desdobrando-se a perda em volumes disponibilizados e utilizados, o primeiro sendo controlado para decair, enquanto o segundo sendo controlado para subir, criando-se a tão necessária força binária de ataque aos dois volumes que geram, por conseqüência, as perdas de água. METODOLOGIA UTILIZADA O MASPP MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PERDAS D ÁGUA E DE FATURAMENTO tem sido a Ferramenta da Qualidade empregada em várias empresas municipais (COMUSA de NOVO HAMBURGO/RS) e estaduais (SABESP UNIDADES DE NEGÓCIO LESTE E OESTE), o qual, à luz do Ciclo do PDCA, está constituído de oito (08) Fases seqüenciais conforme demonstrado a seguir:

3 3 Conclusão Padronização ACTION Identificação do problema de perda Observação do Problema Análise do Problema Plano de Ação CHECK Verificação Ação Figura 1 Ciclo de Controle Nas Fases de IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA e OBSERVAÇÃO, Fases 1 e 2 respectivamente, depreende-se que as perdas estão no topo de uma árvore de relacionamento, conforme demonstrado a seguir:

4 4 Figura 2 Árvore de perdas e de seus desdobramentos Para se atingir o topo, há que se focar o ataque aos fatores causais das perdas, os quais se encontram nos PROCESSOS (reservação à distribuição) e ROTAS COMERCIAIS (cadastro de consumidores, medição de consumos, faturamento e cobrança). A partir da citada árvore vislumbra-se um universo de planejamento e controle basal, ou seja, na rotina dos Processos Críticos Operação e Comercialização, principalmente. Criam-se, assim, duas frentes de ataque, sendo uma visando a redução do VOLUME DISPONIBILIZADO, com foco em PROCESSOS, e outra visando o aumento do VOLUME UTILIZADO, focado nas ROTAS COMERCIAIS. O fluxograma a seguir estabelece toda a estratégia de ação nos processos e rotas comerciais, onde será instaurado o CICLO DO PDCA, alimentado por Ferramentas da Qualidade e Estatísticas, no firme propósito de redução de perdas, através de efetivo controle nas suas causas.

5 5

6 6 Figura 3 Fluxograma de Implantação do MASPP Em resumo, no processo de planejamento (PLAN) procura-se levar a efeito ações que, via de regra, não são consideradas pela maioria das empresas de saneamento. Trata-se da adequada caracterização do problema, definição de metas principais (de redução dos índices de perdas convencionados) e de metas desdobradas (de redução de volume disponibilizado e aumento do volume utilizado), passando pela observação (onde se percebe que as metas, uma vez desdobradas, direcionam o corpo gerencial ao ataque a processos da operação do sistema de água e rotas comerciais) e pela análise (falta de método e de pessoas capacitadas na baixa gerência como foco contra os fatores causais) coroado por Planos de Ação (5W2H) aplicáveis a cada uma das metas. Executar (DO) as ações é o processo subseqüente, com a vantagem da execução agora estar intimamente ligada a metas principais e desdobradas. Diferentemente da prática de Controle de Perdas, procura-se neste processo agir na operacionalização de ações que redundem no controle das causas das perdas, não no efeito. Foca-se o combate às causas através da aplicação de metodologias geradas pela Estratégia Verde (perda com causas gerenciais, principalmente aplicada a Processos Críticos) e por ostensivo processo de educação das pessoas da Baixa Gerência, foco principal da Estratégia Amarela (perda com causas humanas). Todas estas ações estarão sendo executadas por TIMES BINÁRIOS (de redução de volume disponibilizado e de aumento de volume utilizado) capacitados para agir no chão de fábrica e chão de venda dos Processos Operação e Comercial. Já no processo de verificação (CHECK), procura-se acompanhar os resultados principais e desdobrados, previstos e realizados, através da sistematização do Relatório das Três Gerações e de Análise Crítica onde, mês a mês, se acompanha a eficácia das ações, controlando-se não mais as perdas, mas sim as variações dos volumes disponibilizado e utilizado. Por último parte-se para o processo de ação corretiva (ACTION) ou padronização. A primeira, onde se busca a remoção das causas que porventura estejam comprometendo os resultados planejados, enquanto que na segunda, uma vez

7 7 comprovada a eficácia da metodologia, busca-se a sua imediata padronização e conclusão da aplicação do MASPP no período considerado (normalmente para um ano civil). ESTRATÉGIA ADOTADA FLUXOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO A aplicação da metodologia MASPP obedece a uma série de ações através das quais se procura mudar o enfoque de controle de perdas reais (físicas) e aparentes (não físicas) para o gerenciamento dos volumes disponibilizado e utilizado, nas menores células possíveis, quais sejam, operação de processos do sistema de abastecimento de água (reservação, bombeamento, VRP s e distribuição) e medição de consumos de rotas comerciais. O fluxograma a seguir, que consiste no PADRÃO DO SISTEMA DE GESTÃO (PROCEDIMENTO DE TRABALHO MASPP), elucida a essência da estratégia formulada pelos Times de Implantação (Time da Qualidade - faixas preta, Times VD e VU faixas verdes e brancas):

8 8 Figura 4 Padrão de Implantação do MASPP ESTRATÉGIA ADOTADA TIMES DE IMPLANTAÇÃO Os Times de Implantação do MASPP, essência da estratégia, visam levar às menores células organizacionais os fundamentos da qualidade e do controle estatístico, aonde sabidamente estas ferramentas normalmente não chegam. A figura a seguir evidencia as constituições dos citados Times:

9 9 Figura 5 Times de Implantação do MASPP RESULTADOS ALCANÇADOS Nas diversas empresas onde o MASPP tem sido aplicado (COMUSA, SABESP, etc.) os seguintes resultados podem ser vislumbrados: Transformar as metas de perdas em metas factíveis de REDUÇÃO DE VOLUMES DISPONIBILIZADOS e de AUMENTO DE VOLUMES UTILIZADOS; Estreitar as relações entre os Processos de Operação (PRODUÇÃO) e Comercialização (VENDA); Levar o controle ao nível de chão de fábrica e de venda, onde as perdas efetivamente se ressentem; ferramentas da qualidade e estatísticas têm sido largamente utilizadas pelas pessoas que fazem os Processos Operação e Comercial acontecerem; Criar Times Binários, onde as pessoas destes Times, normalmente representando 20% da força de trabalho, aplicam as metodologias de ataque às causas das perdas; Aproximar as ações de PLANEJAMENTO daquelas de CONTROLE E EXECUÇÃO; Praticar o modelo de Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-dia (GRTD) nos Processos Operação e Comercialização na sua plenitude, da Alta à Baixa Administração;

10 10 Em suma, praticar o Gerenciamento dos Macro-Processos (Operação e Comercialização) e Micro-Processos (Tratamento, Bombeamento, Medição de Consumos, Faturamento, etc.), pondo fim ao gerenciamento do efeito perdas. CONCLUSÕES/RECOMENDAÇÕES Sistematizar o ataque às causas das perdas é a palavra de ordem, pela via metodológica, visto que no Brasil, preterem-se estas ações em favor de outras muito mais dispendiosas e menos eficazes. O MASPP simboliza a essência metodológica já que se fundamenta no Ciclo de Controle do PDCA, a ser rodado tantas vezes quanto forem necessárias, até que se atinja o resultado previsto. Vale salientar que o MASPP têm sido utilizado em pequenos, médios e grandes sistemas de abastecimento de água, todos com resultados significativos, haja vista a constância de propósitos por ele proporcionado, sempre almejando metas principais e desdobradas, levando o estado de controle ao chão de fábrica e chão comercial. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁGGIO, M. A. Termo de referência para implantação de modelo de gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia do processo comercialização de serviços. Curitiba, p. BÁGGIO, M. A. Termo de referência para implantação de modelo de gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia do processo operação de sistemas. Curitiba, p. CAMPOS, V. F. Controle da Qualidade Total. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, p.

O USO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DAS EMPRESAS DE SANEAMENTO

O USO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DAS EMPRESAS DE SANEAMENTO 1 O USO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DAS EMPRESAS DE SANEAMENTO Tema V: Institucionalização do setor. Organização e gestão dos Serviços Autônomos de Saneamento. Formulação

Leia mais

V SISTEMA DE INFORMAÇÕES OPERACIONAIS APLICADO AO CONTROLE DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

V SISTEMA DE INFORMAÇÕES OPERACIONAIS APLICADO AO CONTROLE DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO V-022 - SISTEMA DE INFORMAÇÕES OPERACIONAIS APLICADO AO CONTROLE DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO Mário Augusto Bággio Consultor de Empresas de Saneamento Básico,

Leia mais

NOVO JEITO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTOS DO SEMAE DE SÃO JOSE DO RIO PRETO/SP

NOVO JEITO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTOS DO SEMAE DE SÃO JOSE DO RIO PRETO/SP 1 NOVO JEITO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTOS DO SEMAE DE SÃO JOSE DO RIO PRETO/SP TEMA V Mário Augusto Bággio Rua Fioravante Dalla Stella, 66 conjunto 223/18. Tel. /Fax (0**41) 3264 1154 E-mail:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO USO DE SOFTWARE DE GERENCIAMENTO NA PRÉ- OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO LITORAL DO PARANÁ

A IMPORTÂNCIA DO USO DE SOFTWARE DE GERENCIAMENTO NA PRÉ- OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO LITORAL DO PARANÁ 1 A IMPORTÂNCIA DO USO DE SOFTWARE DE GERENCIAMENTO NA PRÉ- OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO LITORAL DO PARANÁ Tema I: Abastecimento de água Arthur Pereira de Gouveia e Silva Consultor

Leia mais

UM NOVO JEITO DE CONTROLAR A OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTOS SANITÁRIOS

UM NOVO JEITO DE CONTROLAR A OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTOS SANITÁRIOS 1 UM NOVO JEITO DE CONTROLAR A OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTOS SANITÁRIOS Mário Augusto Bággio Rua Fioravante Dalla Stella, 66 sala 223/18. Tel. /Fax (0**41) 264 1154 E-mail:

Leia mais

A ESTRATÉGIA DE PADRONIZAÇÃO E CONTROLE DO SAAE DE SÃO GABRIEL DO OESTE MS, ATRAVÉS DO MODELO DE GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA-A-DIA

A ESTRATÉGIA DE PADRONIZAÇÃO E CONTROLE DO SAAE DE SÃO GABRIEL DO OESTE MS, ATRAVÉS DO MODELO DE GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA-A-DIA 1 A ESTRATÉGIA DE PADRONIZAÇÃO E CONTROLE DO SAAE DE SÃO GABRIEL DO OESTE MS, ATRAVÉS DO MODELO DE GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA-A-DIA José Barreto Filho Diretor Geral do SAAE, Presidente

Leia mais

TOTAL QUALITY CONTROLE MAIS ISO 9001:2000: A APLICAÇÃO DE SEUS FUNDAMENTOS NO DMAE DE UBERLÂNDIA

TOTAL QUALITY CONTROLE MAIS ISO 9001:2000: A APLICAÇÃO DE SEUS FUNDAMENTOS NO DMAE DE UBERLÂNDIA 1 TOTAL QUALITY CONTROLE MAIS ISO 9001:2000: A APLICAÇÃO DE SEUS FUNDAMENTOS NO DMAE DE UBERLÂNDIA TEMA V Mário Augusto Bággio Rua Fioravante Dalla Stella, 66 conjunto 223/18. Tel. /Fax (0**41) 3264 1154

Leia mais

GESTÃO INTEGRADA: É POSSÍVEL SAIR DO MODO APAGA INCÊNDIO NO SANEAMENTO?

GESTÃO INTEGRADA: É POSSÍVEL SAIR DO MODO APAGA INCÊNDIO NO SANEAMENTO? GESTÃO INTEGRADA: É POSSÍVEL SAIR DO MODO APAGA INCÊNDIO NO SANEAMENTO? Roseléia Martini de Aguiár (1) Funcionária Pública do SAAE-Marechal Cândido Rondon-Pr, Pós-graduada em Meio Ambiente e Desenv. Sustentável

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO PROJETO MASPP NA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA

IMPLANTAÇÃO DO PROJETO MASPP NA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO MASPP NA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA FRANCINE DOELINGER Coordenadora da Implantação do Projeto MASP-P Coordenadora do Comitê de Perdas da RGV Perdas de Água Problema Empresarial Problema

Leia mais

CICLO PDCA CICLO PDCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F.

CICLO PDCA CICLO PDCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PLANEJAMENTO PROCESSO DE

Leia mais

Mário Augusto BággioB. Sócio Gerente Hoperações Consultoria em Gerenciamento Ambiental Ltda. Brasil. Brasil 19 a 21 de outubro de 2009

Mário Augusto BággioB. Sócio Gerente Hoperações Consultoria em Gerenciamento Ambiental Ltda. Brasil. Brasil 19 a 21 de outubro de 2009 Mário Augusto BággioB Sócio Gerente Hoperações Consultoria em Gerenciamento Ambiental Ltda. Brasil Brasil 19 a 21 de outubro de 2009 Hotel Transamérica rica São Paulo BRASIL Controle de perdas de água

Leia mais

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO 29/03/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GESTÃO DE ESCOPO ACT SETOR DE TECNOLOGIA

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO 29/03/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GESTÃO DE ESCOPO ACT SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PLANEJAMENTO 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO GESTÃO DE PROCESSO DE PLANEJAMENTO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade Disciplina: Gestão da Qualidade Controle do Processo pelo PDCA 1ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução É comum encontrar gerentes e diretores que acham que, quando ocorrem maus resultados, saem com a

Leia mais

Metodologia de Trabalho da Central de Controle de Perdas Comerciais

Metodologia de Trabalho da Central de Controle de Perdas Comerciais Metodologia de Trabalho da Central de Controle de Perdas Comerciais TERESINHA TOSI ttosi@comusa.com.br Gerente Comercial da COMUSA, Bacharel em Geografia formada pela Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE Prof Me Alan Mazuco AGENDA: 1. INTRODUÇÃO 2. O CICLO PDCA 3. INDICADORES 4. BSC 5. RESUMO 1 Introdução Nesta aula vamos conhecer as formas de

Leia mais

I ENCONTRO DAS ÁGUAS. 13 a 15 de maio de Campo Grande MS. Realização: SINTERCON. Painel : Gestão de Processos. Título da Palestra: MASPP

I ENCONTRO DAS ÁGUAS. 13 a 15 de maio de Campo Grande MS. Realização: SINTERCON. Painel : Gestão de Processos. Título da Palestra: MASPP I ENCONTRO DAS ÁGUAS 13 a 15 de maio de 2009 - Campo Grande MS Realização: SINTERCON Painel : Gestão de Processos Título da Palestra: MASPP Palestrante: Alexandre Bianchini Empresa: Águas de Niterói Saneamento

Leia mais

MEDE, NÃO SE GERENCIA."

MEDE, NÃO SE GERENCIA. "O QUE NÃO SE MEDE, NÃO SE GERENCIA." (Adaptado de William Edwards Deming) O encontro das competências gerenciais da Mereo e ISAT Consulting aliadas à plataforma MEREO proporcionam condições de gerenciamento

Leia mais

I Encontro Técnico da Baixada Santista e Exposição de Materiais e. Tema "Eficiência Operacional em Redução de Perdas de Água"

I Encontro Técnico da Baixada Santista e Exposição de Materiais e. Tema Eficiência Operacional em Redução de Perdas de Água I Encontro Técnico da Baixada Santista e Exposição de Materiais e Equipamentos para Saneamento Tema "Eficiência Operacional em Redução de Perdas de Água" Santos, 29 a 30 de abril de 2.009 MASPP Método

Leia mais

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 28/03/2016. PROFª MSc. HELOISA F.

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 28/03/2016. PROFª MSc. HELOISA F. SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PLANEJAMENTO PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Leia mais

SEMAE de São Leopoldo: Gestão de Fornecedores

SEMAE de São Leopoldo: Gestão de Fornecedores SEMAE de São Leopoldo: Gestão de Fornecedores Sandro Adriani Camargo, Gerente de Operação do SEMAE/SL, Biólogo formado pela Universidade do Vale do Rio do Sinos, pós-graduado com especialização em Ecologia

Leia mais

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Seminário: Gestão e Competitividade na Indústria da Construção Copyright INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial Belo Horizonte, 13 de abril de 2012

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Marcelo De Nardi Porto Alegre, 04 de julho de 2011. CONTEXTUALIZAÇÃO Poder Judiciário no Contexto da Gestão Pública Nacional Processos

Leia mais

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL

Gestão da Qualidade. Profa. Ms. Ana Cabanas 02/09/ Aula 2 - QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL Gestão da Qualidade Profa. Ms. Ana Cabanas - Aula 2 - QUALIDADE TOTAL Qualidade Assegura 1980 Aspectos segurança e responsabilidade civil Produto/serviço QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL ISO 9000 Década

Leia mais

APOSTILA Implantação do Programa 5S

APOSTILA Implantação do Programa 5S APOSTILA Implantação do Programa 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

AVANÇOS EM SANEAMENTO BÁSICO

AVANÇOS EM SANEAMENTO BÁSICO 1 AVANÇOS EM SANEAMENTO BÁSICO Exemplos mostram que a universalização é possível São Paulo, 30 de setembro de 2015 Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais Agenda 2 9H00 - Mesa de autoridades

Leia mais

Tema I: Abastecimento de Água

Tema I: Abastecimento de Água 1 CONTROLAR PARA NÃO PERDER ÁGUA: O USO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS NO INCREMENTO DA QUALIDADE DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS E COMERCIALIZAÇÃO DE SERVIÇOS Tema I: Abastecimento de Água Arthur Pereira

Leia mais

DECLARAMOS ESTAR DE ACORDO COM O REGULAMENTO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS DA ASSEMBLÉIA NACIONAL DA ASSEMAE

DECLARAMOS ESTAR DE ACORDO COM O REGULAMENTO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS DA ASSEMBLÉIA NACIONAL DA ASSEMAE 1 APLIC DO CRITÉRIO 02 DO PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE NO SAAE DE SÃO GABRIEL DO OESTE, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL José Barreto Filho Diretor Geral do SAAE, Presidente da Regional Centro Oeste e Membro

Leia mais

APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS NA GESTÃO EMPRESARIAL

APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS NA GESTÃO EMPRESARIAL APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS NA GESTÃO EMPRESARIAL André Assaid Simão 1 Denner Mendonça 2 Dario Geraldo Rodrigues 3 PALAVRAS-CHAVE: ferramentas administrativas; indicador; evasão escolar.

Leia mais

Sistema de Monitoramento Físico e Financeiro do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG

Sistema de Monitoramento Físico e Financeiro do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG Sistema de Monitoramento Físico e Financeiro do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG Gerência do PPAG Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento PPAG Plano Plurianual de Ação Governamental Planejamento

Leia mais

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO DE CORTES ESPECIAIS DE ASA DE FRANGO PARA ATENDIMENTO DOS PADRÕES

Leia mais

CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE - ESTUDO DE CASO

CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE - ESTUDO DE CASO CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE - ESTUDO DE CASO Resumo André Coelho Braga andrecoelhobraga@hotmail.com Syntia Lemos Cotrim syntialceng@gmail.com Victor Augusto Dias Machado vadmachado@outlook.com

Leia mais

A importância estratégica do gerenciamento e mapeamento de processos. Plataforma da Informação

A importância estratégica do gerenciamento e mapeamento de processos. Plataforma da Informação A importância estratégica do gerenciamento e mapeamento de processos. Plataforma da Informação Prazer, Vitor Mol 2012.2 Analista de Qualidade 2013 Diretor de Qualidade 2014 Presidente 2015 Presidente do

Leia mais

GEPLANES 3. Este documento é um Guia explicativo para as principais atividades necessárias para utilizar o Geplanes. 1. CONCEITOS CHAVE...

GEPLANES 3. Este documento é um Guia explicativo para as principais atividades necessárias para utilizar o Geplanes. 1. CONCEITOS CHAVE... GEPLANES 3 Este documento é um Guia explicativo para as principais atividades necessárias para utilizar o Geplanes. SUMÁRIO 1. CONCEITOS CHAVE...2 MISSÃO...2 VISÃO...2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO...2 BSC...3

Leia mais

Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial

Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial Marlene Silva YPÊ Curitiba 05/12/12 Quem Somos Marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha

Leia mais

Gerenciamento Diário

Gerenciamento Diário Gerenciamento Diário Uma reflexão sobre a evolução do Lean... 2 - A EVOLUÇÃO DO LEAN THINKING - 80? MODELO DE GESTÃO APLICADO EM TODOS OS NEGÓCIOS ANOS 2010-2020 2020... 120 EXPANSÃO PARA OUTRAS ÁREAS

Leia mais

PROGRAMA DE MELHORIA

PROGRAMA DE MELHORIA Sistema de Abastecimento de Água (SAA) PROGRAMA DE MELHORIA - do planejamento à aplicação real - Engª Priscila Faria CREA-RJ 2006129552 Agosto 2012 Quem Somos? Atendimento a 6.2 milhões de habitantes Planejamento

Leia mais

Qualidade Conceitos Fundamentais

Qualidade Conceitos Fundamentais Qualidade Conceitos Fundamentais Qualidade significa satisfação dos usuários: produtos ou serviços que satisfazem as necessidades e expectativas dos usuários J. R. Tony Arnold Qualidade e política de

Leia mais

XI-010 AJUSTE DE PRESSÕES DE DISTRIBUIÇÃO POR HORÁRIO

XI-010 AJUSTE DE PRESSÕES DE DISTRIBUIÇÃO POR HORÁRIO XI-010 AJUSTE DE PRESSÕES DE DISTRIBUIÇÃO POR HORÁRIO Katia Regina Garcia da Silva (1) Engenheira Civil pela Universidade Positivo. Mestre em Engenharia Hidráulica e Ambiental pela Universidade Federal

Leia mais

Diretrizes Gerais Sistema de Gestão da Qualidade

Diretrizes Gerais Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. PROPÓSITO DO ESCRITÓRIO DE PROJETOS É o local central dentro da Diretoria de Produto cujo objetivo é planejar, executar, controlar e finalizar as atividades de projetos ou orientar todas

Leia mais

Pesquisa e Ação V4 N1: Maio de 2018 ISSN MELHORIA DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO DE HIGIENE P

Pesquisa e Ação V4 N1: Maio de 2018 ISSN MELHORIA DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO DE HIGIENE P Pesquisa e Ação V4 N1: Maio de 2018 ISSN 2447-0627 MELHORIA DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO DE HIGIENE PESSOAL Douglas Barreto de Sousa 1, Eduardo Augusto

Leia mais

PDCA UMA SIMPLES FERRAMENTA QUE PODE MUDAR SUA EMPRESA. Sobre o Autor:

PDCA UMA SIMPLES FERRAMENTA QUE PODE MUDAR SUA EMPRESA. Sobre o Autor: PDCA UMA SIMPLES FERRAMENTA QUE PODE MUDAR SUA EMPRESA Sobre o Autor: Meu nome é Guilherme Pereira Nunes Assunção Araújo. Sou graduado em Administração Empreendedora, tenho MBA em Gestão Empresarial com

Leia mais

COMO APLICAR UM MODELO DE GESTÃO PARA ATINGIR METAS EMPRESARIAIS 07/12/2016

COMO APLICAR UM MODELO DE GESTÃO PARA ATINGIR METAS EMPRESARIAIS 07/12/2016 COMO APLICAR UM MODELO DE GESTÃO PARA ATINGIR METAS EMPRESARIAIS 07/12/2016 Prof. JOEL SOUZA E SILVA Curitiba, 29 de novembro de 2016 O QUE É GESTÃO = Atingir Metas MERCADO NEGÓCIO PRODUTO METAS Pessoas

Leia mais

Gestão da Qualidade: Gerenciamento das Diretrizes

Gestão da Qualidade: Gerenciamento das Diretrizes Gestão da Qualidade: Gerenciamento das Diretrizes Curso de Especialização em Gestão da Produção Prof. MSc. Artur Henrique Moellmann UNESP Universidade Estadual Paulista FEG Faculdade de Engenharia do Campus

Leia mais

16 ANOS Avaliação das Práticas da Manutenção Avaliação das Práticas da Manutenção. Base para o Projeto de Melhoria Contínua

16 ANOS Avaliação das Práticas da Manutenção Avaliação das Práticas da Manutenção. Base para o Projeto de Melhoria Contínua Avaliação das Práticas da Manutenção Base para o Projeto de Melhoria Contínua Avaliação das Práticas da Manutenção (APM) Base para o Projeto de Melhoria Contínua JWB Engenharia: Empresa nacional de consultoria

Leia mais

APOSTILA. Implantação do Programa 5S

APOSTILA. Implantação do Programa 5S APOSTILA Implantação do Programa 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL POP-3 1/6 1 INTRODUÇÃO Participaram da elaboração ste padrão: D Avila/INDG, Camone,... 2 OBJETIVO Orientar a elaboração e atualização do gráfico acompanhamento do item controle, visando obter a padronização

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Ciclo PDCA. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Ciclo PDCA. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão da Qualidade Prof. Fábio Arruda O O teve origem na década de 1920, com Shewhart, nos Estados Unidos, mas tornou-se conhecido como ciclo de Deming a partir de 1950, no Japão.

Leia mais

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Objetivos de uma empresa Objetivo principal Pessoas Meios Satisfação das necessidades das pessoas CONSUMIDORES EMPREGADOS ACIONISTAS VIZINHOS Qualidade Crescimento

Leia mais

P Planejar Trata-se da elaboração do plano de ataque à obra (Linha de Balanço / Histograma/ Curva S / Cronograma de Logística / Layout de Canteiro).

P Planejar Trata-se da elaboração do plano de ataque à obra (Linha de Balanço / Histograma/ Curva S / Cronograma de Logística / Layout de Canteiro). Com a definição do planejamento para produção de sua obra é importante que sejam definidas rotinas de controle que garantam que as diretrizes iniciais sejam atingidas durante o andamento do projeto. A

Leia mais

Tecnologia e Inovação aplicada à Gestão de Perdas. Henrique Gustavo da Costa e Mário Augusto Bággio

Tecnologia e Inovação aplicada à Gestão de Perdas. Henrique Gustavo da Costa e Mário Augusto Bággio Tecnologia e Inovação aplicada à Gestão de Perdas Henrique Gustavo da Costa e Mário Augusto Bággio ABES/FENASAN: agradecimentos pelo tema, e honroso convite Hoshin Direção e Kanri = Gerenciamento, Execução

Leia mais

BATALHÃO DE IMPLANTAÇÃO SIGMA Software Grátis de Manutenção

BATALHÃO DE IMPLANTAÇÃO SIGMA Software Grátis de Manutenção BATALHÃO DE IMPLANTAÇÃO SIGMA Software Grátis de Manutenção Escopo Técnico Página 1 de 7 1. ETAPAS E ATIVIDADES PROPOSTAS Estabelecemos como período de 2 semanas, o prazo para execução de nossos trabalhos

Leia mais

PDCA. Imaginem a seguinte situação: Após lavar a louça do café da manhã a torneira da cozinha não fecha... A água sai continuamente...

PDCA. Imaginem a seguinte situação: Após lavar a louça do café da manhã a torneira da cozinha não fecha... A água sai continuamente... PDCA PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Imaginem a seguinte situação: Após lavar a louça do café da manhã a torneira da cozinha não fecha... A água sai continuamente... O que fazer?? Gerência da Qualidade

Leia mais

Gestão da Qualidade. Ciclo PDCA

Gestão da Qualidade. Ciclo PDCA Gestão da Qualidade Ciclo PDCA Grupo 2 TM16N-1 Fabricio Silva Erivelton Souza Ivan Souza Renato Rezende Marcos Eduardo Introdução O Que é Ciclo PDCA? O ciclo PDCA se trata de uma ferramenta muito conhecida

Leia mais

AUDITORIA INTERNA COM ABORDAGEM NA AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

AUDITORIA INTERNA COM ABORDAGEM NA AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS AUDITORIA INTERNA COM ABORDAGEM NA AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Prof. Sergio Vidal dos Santos Dias - MsC Formação Acadêmica Mestre em Ciências Contábeis - UERJ MBA em Auditoria e Controladoria

Leia mais

XI SOFTWARE LIVRE E ENGAJAMENTO DAS EQUIPES NA REDUÇÃO DE PERDAS: CASO ITAGUARI - GO

XI SOFTWARE LIVRE E ENGAJAMENTO DAS EQUIPES NA REDUÇÃO DE PERDAS: CASO ITAGUARI - GO XI-084 - SOFTWARE LIVRE E ENGAJAMENTO DAS EQUIPES NA REDUÇÃO DE PERDAS: CASO ITAGUARI - GO Alberto Adriano Sjobom Jr. (1) Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia da UFG. Mestre em Engenharia Elétrica

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Redução de Perdas através de contratos de remuneração por desempenho. Carlos Jose Teixeira Berenhauser

Redução de Perdas através de contratos de remuneração por desempenho. Carlos Jose Teixeira Berenhauser Redução de Perdas através de contratos de remuneração por desempenho Carlos Jose Teixeira Berenhauser Atuação desde 1992 em redução e controle de perdas em sistemas de abastecimento de agua Presença nacional

Leia mais

GESTÃO DE PROCESSOS PROCESS MANAGEMENT RESUMO

GESTÃO DE PROCESSOS PROCESS MANAGEMENT RESUMO GESTÃO DE PROCESSOS PROCESS MANAGEMENT Ana Luiza de Oliveira - aninha_oliveira3179@hotmail.com Suellem Taynara Farias Marques caparrozsuellem@gmail.com Hugo ScagliaTorquetti hugo.torquetti@gmail.com Graduando

Leia mais

7ª Conferência da Qualidade de Software e Serviços

7ª Conferência da Qualidade de Software e Serviços 7ª Conferência da Qualidade de Software e Serviços Principais Alterações e Benefícios da ISO 9001:2015 Sócio-Diretor da ASR Consultoria e Assessoria em Qualidade. Formado em Eng. Mecânica pela FEI e Pós-graduado

Leia mais

5. Estudo de Aplicação

5. Estudo de Aplicação 5. Estudo de Aplicação 5.1. Introdução Este capítulo objetiva relatar a experiência da utilização do Balanced Scorecard (BSC), como ferramenta para medição e avaliação do desempenho logístico, pela área

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Visão Geral da Gestão de Projetos

Visão Geral da Gestão de Projetos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Visão Geral da Gestão de Projetos Régis Kovacs Scalice, Prof. DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Leia mais

CMM Capability Maturity Model. O que é isto???

CMM Capability Maturity Model. O que é isto??? CMM Capability Maturity Model O que é isto??? Material Didático: A.S. Afonso Pinheiro Analista de Sistemas da DBA Engenharia e Sistemas Ltda. CMM Capability Maturity Model Material didático desenvolvido

Leia mais

Código Revisão Área Aprovação Data Página PS 12 3 Gestão Diretor Técnico 17/04/2017 1

Código Revisão Área Aprovação Data Página PS 12 3 Gestão Diretor Técnico 17/04/2017 1 PS 12 3 Gestão Diretor Técnico 17/04/2017 1 1. OBJETIVO Estabelecer uma sistemática para análise das causas de não conformidades e implementação de ações corretivas, com o intuito de eliminar a reincidência

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

O DMAIC é um método sistemático, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas, para o desenvolvimento dos projetos Lean Seis Sigma.

O DMAIC é um método sistemático, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas, para o desenvolvimento dos projetos Lean Seis Sigma. O DMAIC é um método sistemático, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas, para o desenvolvimento dos projetos Lean Seis Sigma. O Método DMAIC do Lean Seis Sigma Por Cristina Werkema Como

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC 16 TÍTULO: ANÁLISE DE CAUSA RAIZ E APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM GUARULHOS CATEGORIA:

Leia mais

DECLARAMOS ESTAR DE ACORDO COM O REGULAMENTO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS DA ASSEMBLÉIA NACIONAL DA ASSEMAE

DECLARAMOS ESTAR DE ACORDO COM O REGULAMENTO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS DA ASSEMBLÉIA NACIONAL DA ASSEMAE 1 MASPP MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PERDAS D ÁGUA Mário Augusto Bággio Rua Fioravante Dalla Stella, 66 sala 223/18. Tel. /Fax (0**41) 264 1154 E-mail: mabaggio@hoperacoes.com.br Bairro

Leia mais

OBJETIVOS DESTE ENCONTRO

OBJETIVOS DESTE ENCONTRO OBJETIVOS DESTE ENCONTRO Apresentar e facilitar o entendimento dos Critérios da Modalidade Processo. Entender como demonstrar resultados requeridos nesta modalidade. 2 1 CRONOGRAMA 2010 ATIVIDADE MAR ABR

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Desenvolvimento de Negócios Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Gestão Estratégica Para quê? Por Quê? Para fazer acontecer e trazer

Leia mais

CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Professor ADERSON Castro, Me. MATERIAL DIDÁTICO 1º.sem/2013.

CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Professor ADERSON Castro, Me. MATERIAL DIDÁTICO 1º.sem/2013. BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Disciplina: QUALIDADE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Professor ADERSON Castro, Me. MATERIAL DIDÁTICO 1º.sem/2013. Fonte:

Leia mais

XI UTILIZAÇÃO DE CURVA DE CONSUMO ESPECÍFICO PARA AUXÍLIO NA DEFINIÇÃO DE CONJUNTO MOTOR-BOMBA PARA ELEVATÓRIA DE ÁGUA DO TIPO BOOSTER

XI UTILIZAÇÃO DE CURVA DE CONSUMO ESPECÍFICO PARA AUXÍLIO NA DEFINIÇÃO DE CONJUNTO MOTOR-BOMBA PARA ELEVATÓRIA DE ÁGUA DO TIPO BOOSTER XI-007 - UTILIZAÇÃO DE CURVA DE CONSUMO ESPECÍFICO PARA AUXÍLIO NA DEFINIÇÃO DE CONJUNTO MOTOR-BOMBA PARA ELEVATÓRIA DE ÁGUA DO TIPO BOOSTER Romulo Ruiz Gasparini (1) Engenheiro Civil pela Universidade

Leia mais

7. RESULTADOS ANALISE E REFLEXÃO DO CRITÉRIO DE EXCELÊNCIA

7. RESULTADOS ANALISE E REFLEXÃO DO CRITÉRIO DE EXCELÊNCIA 7. RESULTADOS ANALISE E REFLEXÃO DO CRITÉRIO DE EXCELÊNCIA Esse Critério aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO ENGENHARIA DA QUALIDADE COM ÊNFASE EM BLACK BELTS

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO ENGENHARIA DA QUALIDADE COM ÊNFASE EM BLACK BELTS 2018 PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO ENGENHARIA DA QUALIDADE COM ÊNFASE EM BLACK BELTS Resumo do curso O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia da Qualidade com ênfase em Black Belt - surgiu a partir

Leia mais

Qualidade: reflexões e críticas

Qualidade: reflexões e críticas Qualidade: reflexões e críticas 68 Agosto de 2011 Notas Técnicas Ano III Por José Silvino Filho Silvino.qualidade@gmail.com AÇÕES PREVENTIVAS Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas Rev. 00 de Março/2013 1/208 1/ 42 Rodrigo Sousa Atuação: Instrutor de treinamentos Consultor e Auditor em Sistemas de Gestão da Qualidade

Leia mais

Gestão da Qualidade. Professor Flávio Toledo.

Gestão da Qualidade. Professor Flávio Toledo. Gestão da Qualidade Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br O QUE É QUALIDADE? (JURAN,1992) Qualidade possui duas definições: 1. qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades

Leia mais

VALORES Ética Parceria Inovação Excelência

VALORES Ética Parceria Inovação Excelência MISSÃO Incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos para gerenciamento de processos e gestão organizacional, através da sensibilização, capacitação e reconhecendo os melhores desempenhos do Estado

Leia mais

CellBus Plano de Gerenciamento de Qualidade Versão (1.3)

CellBus Plano de Gerenciamento de Qualidade Versão (1.3) CellBus Plano de Gerenciamento de Qualidade Versão (1.3) HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES Data Versão Descrição Autor 24/09/2016 1.0 Criação do Documento Cibellie Adrianne 27/09/2016 1.1 Modificações e Alterações

Leia mais

Fábrica de Software Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás. Plano de Medição

Fábrica de Software Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás. Plano de Medição Plano de Medição Sumário 1. Introdução 2. Objetivos 3. Objetivos Organizacionais 4. Armazenamento 4. Questões e Indicadores 5. Métricas 1. Introdução Este documento descreve o plano para a execução da

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÕES DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÕES DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 XXX.YY 22 a 25 Novembro de 2009 Recife - PE GRUPO - IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÕES DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP Parcela

Leia mais

DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I CAPÍTULO 2 METODOLOGIAS DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Aula 07 PDCA

DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I CAPÍTULO 2 METODOLOGIAS DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Aula 07 PDCA DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I CAPÍTULO 2 METODOLOGIAS DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Aula 07 PDCA 2 Qual é uma tarefa constante para profissionais de todas as áreas? Como o PDCA se encaixa nisso?

Leia mais

QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA _ X QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA E S T R A T É G I C A E M A R K E T I N G N A S E S C O L A S Professor Elimar Melo + + ESCOLA E-mail: elimarmelo@hotmail.com elimarmelo@yahoo.com.br Contatos: (31) 9 8793.8915

Leia mais

Desejando entender melhor o perfil profissional de André, estamos inteiramente à disposição.

Desejando entender melhor o perfil profissional de André, estamos inteiramente à disposição. Caro (a) Colega, Apresentamos a seguir o laudo Profissional André Henrique Pinto dos Reis para apreciação de sua empresa e participação em processos seletivos compatíveis com seu perfil. Havendo interesse

Leia mais

ISO 9001: Abordagem de processo

ISO 9001: Abordagem de processo ISO 9001:2008 0.2. Abordagem de processo Apesar dos requisitos da ISO 9001 propriamente ditos só começarem no item 4 da norma, o item 0.2 Abordagem de processo, é uma exigência básica para a aplicação

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 4 horas Presencial JOICE CORGOSINHO

PLANO DE ENSINO. 4 horas Presencial JOICE CORGOSINHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: APUCARANA CURSO: ADMINISTRACAO GRAU:

Leia mais

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis)

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis) CMMI / MPS.BR Modelos de Maturidade de Qualidade de Software Aplicações criteriosas de conceitos de gerenciamento de processos e de melhoria da qualidade ao desenvolvimento e manutenção de software CMMI

Leia mais

Treinamento Processos: Da Identificação ao Alinhamento com a Estratégia Proposta Técnica e Comercial: BPMExp

Treinamento Processos: Da Identificação ao Alinhamento com a Estratégia Proposta Técnica e Comercial: BPMExp Treinamento Processos: Da Identificação ao Alinhamento com a Estratégia Proposta Técnica e Comercial: BPMExp 15-0067-01 Att. Sr. Antonio Campoi Superintendência de Clientes Preparado para: Em: São Paulo,

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER METODOLOGIA PARA AUDITORIA DA TERCEIRA FASE DA PIRÂMIDE ESTRUTURAL

Leia mais

QUEM SOMOS. Nosso objetivo é desenvolver empresas e levar os consumidores até elas, garantindo a estes condições excelentes de:

QUEM SOMOS. Nosso objetivo é desenvolver empresas e levar os consumidores até elas, garantindo a estes condições excelentes de: QUEM SOMOS Somos a reunião de agências de consultoria empresarial que atuam no Sudeste do Brasil há mais de uma década. Atualmente, estamos organizados em Unidades instaladas no Sudeste e Centro-Oeste

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS

GESTÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS GESTÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Professor NOME: RÔMULO CÉSAR DIAS DE ANDRADE Mini CV: Doutorando em Ciência

Leia mais

CONTROLE E REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO

CONTROLE E REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO WORKSHOP CONTROLE E REDUÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA EM SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO CONTROL Y REDUCCIÓN DE AGUA NO CONTABILIZADA EN SISTEMAS PÚBLICOS DE ABASTECIMIENTO Companhia de Saneamento de Minas

Leia mais

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Unidade II SISTEMA DE QUALIDADE Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Sistemas e Ferramentas de Gestão da Qualidade Estudaremos neste módulo técnicas e metodologias trabalhadas na área da administração

Leia mais

Adriano Rodrigues Ana Paula Santana de Rezende Arruda Ana Rosa de Sousa

Adriano Rodrigues Ana Paula Santana de Rezende Arruda Ana Rosa de Sousa Adriano Rodrigues - Mestre em Matemática e Estatística e Doutor em Estatística Aplicada pela UFLA. Licenciado em Matemática pela UNINCOR e em Física pela UNIFOR. Pós-Graduado em Ensino de Matemática (UFJF)

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL

PROCEDIMENTO GERENCIAL PÁGINA: 1/5 1. OBJETIVO Descrever o procedimento para tratamento dos registros de não conformidades reais e potenciais ocorridas no sistema de gestão da Qualidade do INTS, contemplando o estudo das causas,

Leia mais

GESPÚBLICA - FMVZ/USP

GESPÚBLICA - FMVZ/USP Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia GESPÚBLICA - FMVZ/USP Desburocratização & Excelência 2008 O que é GESPÚBLICA? É o programa do Ministério do Planejamento, Orçamento

Leia mais